<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 2, art. 6, p. 116-129, f*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.2.6 </line>
</par>
<par>
<line> Ap*icabilidade de Softwares Educa*i*nais no En*in* e Apre**izagem </line>
<line> Applic**ility of Edu*ational Sof*ware *n *eaching a*d Learning </line>
</par>
<par>
<line> An**é Rod*igues Mon*ice*i </line>
<line> Dout*r *m Engen*aria de Produção pel* Un*versidade Fede*** de Itajub* </line>
<line> Professor do Ce*tro Feder*l de Educaçã* Tecnológica de M*na* Gerais </line>
<line> E-mail: an*remontic*li@*efetmg.b* </line>
<line> *ilton C*sa* da Silva </line>
<line> Dou*o* *m Física * Química de Mater*a*s pela Uni*ersidade Fe*eral de São João De*-Rei </line>
<line> *rofessor do C*ntr* Fe*eral *e Educaçã* Te*n*lógica de *ina* Gerais </line>
<line> E-mail: n*silva1973@yahoo.com.br </line>
<line> Lázaro E*uardo da Silva </line>
<line> D*u*o* e* En*enha*ia E**trica pela Unive*s*dade *e São Paulo </line>
<line> *rofesso* *o *entro Federal de Educaç*o Tecn*l*gica de Mi**s *era*s </line>
<line> E-mail: l*zaro@cefet**.br </line>
<line> Eduar*o Gomes *arvalho </line>
<line> D*utor *m Adminis*ração pe*a Univ*rsidade F**eral de La*ras </line>
<line> Professor *o Ce*t*o Federal de Educaçã* T*cnológ*ca de Mi**s Gera*s </line>
<line> E-mail: eduardogomes@*efetm*.*r </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: André Rodrigu*s Montic*li </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> dos Imigrantes, 1000, *argem, *E*: 37.022-560, </line>
<line> *ditor-Che*e: Dr. *o*ny K*rley de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Varginha/MG, Brasil. </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ç*: Nilto* César da Silva </line>
</par>
<par>
<line> Av. dos *migrantes, *00*, *argem, C*P: 37.02*-560, </line>
<line> Ar*i*o rec*bido em 20/12/2021. Ú*tim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Varginh*/MG, Brasil. </row>
<row> Endere*o: **za*o Eduardo *a Silva </row>
<row> Av. do* Imi*rantes, 1000, *argem, CEP: 3*.022-560, </row>
<row> Varginha/MG, Brasil. </row>
<row> En*er*ço: *duardo Gomes Carvalho </row>
<row> Av. dos *migra*tes, *000, Vargem, CEP: 37.022-560, </row>
<row> Va*ginha/MG, Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> *ecebida e* 03/01/2022. Aprovado em04/01/202*. </row>
<row> Avaliado **lo sistema Triple Review: a) Des* R**ie* </row>
<row> pelo Edi**r-Ch*fe; * b) **uble Blin* Revie* </row>
<row> (avaliaç*o cega por do*s *valiad*res da área). </row>
<row> Revisão: Grama*i*a*, Normativa e *e Formatação </row>
</column>
</par>
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<line> Ap*i**b*l**ade de Softwa*es Educacionais n* En*ino e *prendiz*gem </line>
<line> 117 </line>
</par>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> O us* de tecnologias em sala de aula tem se to**ado frequente n* atualidade, dada a grande </line>
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<par>
<line> *e*anda de c*nciliar o *r*c*sso de ensino-aprendizagem me*iante um </line>
<line> *o*o perfil de aluno </line>
</par>
<par>
<line> que *e delin*i* em nossa realidade educa*ion*l, ainda mai* co* ensino rem*to utiliza*o o </line>
</par>
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<line> pela* i*st**uiç*e* d* *nsino d* vár*o* </line>
<line> *aís*s, de*i*o à Co*id-19. *iante diss*, e**e artig* </line>
</par>
<par>
<line> prete*de most**r *omo o uso de *oftwares pode estabelec*r uma prática possível entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento básico adquirido e *cumulado por um grupo de alunos, em *nterf*ce com o que </line>
</par>
<par>
<line> sabiam </line>
<line> sob*e o comput*dor * suas </line>
<line> p*s*ibil*dades para seu uso diár** </line>
<line> no u*iverso esc*lar. </line>
</par>
<par>
<line> Desenvol*endo uma metodologia de </line>
<line> estudo de caso, **vantando dados qu*litativos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quantit*tivos *om </line>
<line> um grupo de alun*s do ensino fundamental II </line>
<line> de u*a escol* mun*cipal, </line>
</par>
<par>
<line> pretendeu-se inv*stigar *omo o uso de *oftwares i*pact*ria d* modo p*sitivo a maneira como </line>
</par>
<par>
<line> e*ses alunos </line>
<line> aprende*. Os *esultados ra*ificaram que a tecno*ogia integr*da de modo </line>
</par>
<par>
<line> prod*tivo e pontual * realidade pretend**a, pode ser ali*da fundament*l para que a educação </line>
<line> a*o*teça d* m*neira atual, prazeros* e signifi*ativa. </line>
<line> Palavras-ch*ve: T*c**logia. Recurso D*dátic*. Metodolo*ias de E*sino e Aprendizagem. </line>
<line> AB*TR*C* </line>
</par>
<par>
<line> The *se of </line>
<line> tech*ologies in the cl*ss*oom h*s become fre*ue*t now*days, giv*n t*e great </line>
</par>
<par>
<line> demand t* </line>
<line> *econcil* *he teaching an* l*arning pro*ess *hr**gh a new student p*o*ile that is </line>
</par>
<par>
<line> outlined </line>
<line> i n ou* </line>
<line> educationa* reality, even *ore so wi*h the remot* te*chi*g used. *y </line>
</par>
<par>
<line> educationa* insti*utions in several c*untr*es, *ue t* Covid-19. The*efore, t*is ar*i*le intends t* </line>
<line> s*ow *o* the u*e of softw*re can est*blish a *ossible p*actice between the bas*c knowledg* </line>
<line> acquire* and accumulated by a gr**p of student*, in an int*rface with what they knew about </line>
<line> the c*mputer and *ts pos**bi*ities for its d*ily use ** *he sch*ol unive*se. By developing a *ase </line>
</par>
<par>
<line> s*u*y metho*o*og*, rai*ing q*a*itative and quantitative data w*th group of ele**ntary a </line>
</par>
<par>
<line> school II *tudents fro* a mu*icipa* *c*ool, we </line>
<line> inte*ded to inv*stigate how the *se *f </line>
</par>
<par>
<line> software would </line>
<line> positive*y im*act the *ay these stu*ents learn. **e resul*s confir*ed tha* </line>
</par>
<par>
<line> technology integrated in a pro*uctiv* *nd punctual *ay to t*e ***e*d*d rea*i*y, can b* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fundament*l al*y f** education *o take place in a current, pleasu*ab*e a*d meaningful way. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Te*hnology. Edu*ational Resource. Tea*h*ng *nd L*arning Met*od*log*e*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* P*, v. 19, n. 2, art. 6, p. 116-129, f*v. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/*e*ista </line>
</par>
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<line> A. R. *ont*celi, N. C. Si**a, L. *. S*lva, E. G. Carv*l*o </line>
<line> 118 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> *om o *****o tecno*ógico é importante pen*ar na utilização de novas ferramentas ** </line>
<line> auxílio do **o*esso en*ino-apre*di*age*. C**tro (20*1) *efende **e será prat*camente </line>
<line> impossível c*nceber um a**ie*t* esc*lar que ignore os a*anços tec*ológ*cos da human**ade. </line>
<line> Portant*, várias disc*ssões sobr* a im*le*e*ta*ão dessas ferra**n*as na educação *s**o </line>
<line> sendo *eita* nos *ltimos *nos (M**A*, 2012). Ferri, **imigu** e Calejon (2013) també* </line>
<line> defend*m a *mportânc*a do uso das tecn*logias no â*bito educac*o*al. </line>
<line> * int*odução d* tecn*logias educa**o**is nas e*colas públicas, ap*rente*ent*, deixou </line>
</par>
<par>
<line> de s*r um pr*b*em*, *isto *ue </line>
<line> em 1997 o governo fe*era* criou o Progra*a *aci*nal d* </line>
</par>
<par>
<line> *ecnologia *ducac**nal (P**Info) com * f*na*i*ade de promover o uso *essas tecnologi** n* </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o p*bli*o f*ndamental e *éd*o d* Brasi* (PRO***O DE LEI). N* Estado </line>
<line> de M*nas </line>
</par>
<par>
<line> *erais, em 2004, foi criado Escolas em Rede, que pre*ê a in*talação de laboratórios o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nformática conectad*s à internet em todas a* escolas *a rede estadual de *ns**o. A util*z*ção </line>
</par>
<par>
<line> do *omputa*or permi*e q*e * a*uno e*perimen*e e t*s*e sua* </line>
<line> hipóteses, faça c*njecturas, </line>
</par>
<par>
<line> des*nvol** argu**n*os (C**TRO, 201*). L*go, </line>
<line> prom*ve um aperfeiçoa*en*o no *ro*esso </line>
</par>
<par>
<line> *ns*no-aprendizagem. Leivas e Gobbi (2*14) f**e* uma análise de q*e *inda exis**m vários </line>
<line> profess*res que nece*sitam superar b**reiras *ar* u*iliz*r o comp*ta*o* como fe*ramenta </line>
<line> tecnológ*ca no pr**esso de **sino-*prendizag*m. </line>
<line> *erramen*as computa*ionais po*em *er utiliz*das para *oten*i*l*zar o pro*esso de </line>
<line> apr*ndiz*gem, possibilitando uma compl*mentação ao *ns*no f*rma* (CAPOBIAN*O, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). </line>
<line> *lmei*a (2012) ainda acrescenta que, uso do c*m*utador pode o </line>
<line> *ontribuir </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *elhor** do pr*prio nível esco*ar. </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo **ral (2012), as tecnol*gia* </line>
<line> educac**nais oferec*m um ambien*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aprendiza*o *e acordo com *s </line>
<line> ha*i**dades in*ividuais dos alun*s. Esses </line>
<line> amb*ente* po*em </line>
</par>
<par>
<line> m*tivar os alun*s de **rma *ficaz e assim, co*tribui* com s*a apre*d**agem. Leiva e Gobbi </line>
<line> (2014) apontam que, apesar d*sses recu*sos tecn*lógi*os serem e*i*ien*es, é preci*o usá-lo* </line>
<line> co* caut**a, po*s não são cap*zes d* re**lver t*d*s os probl*ma* existentes nos planos </line>
<line> educacionais, princip**m*nte por nã* g*rant*r mudanças na práti*a educativa. V*lent* (1*99) </line>
<line> a**r*a que é devido à f**gi*idade que ** a*un*s *ossuem n* est*u*ura*ão do* pré-requ*sitos * </line>
</par>
<par>
<line> acentuando-se pelas c*ndições socio*conômic*s dos mesmos, j* que a form*ção cult*ral </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> i**ivíduo gere sua* per*pectivas </line>
<line> e * </line>
<line> prepara </line>
<line> para as n*vas demanda* do mun** </line>
</par>
<par>
<line> contemporâneo, que a individualidade dos alunos é </line>
<line> um fa**r a se* </line>
<line> con*ide*ado para que se </line>
</par>
<par>
<line> possa utiliza* esses *aboratórios de forma eficiente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*re*ina, *. 19, n.*, art. 6, p. 11*-129, fev. 2022 </line>
<line> www4.**anet.***.br/revi*ta </line>
</par>
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<line> Aplicabil**ad* de Software* Educaciona*s no Ensino e Apr*ndizagem </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> O u*o de novas t*cnol*gias no ensino *emanda um *lha* mais abrang*nte, envolv*ndo </line>
<line> novas forma* de ensin*r e d* aprender, condizent*s com a a*ua* *oc*edade d* co*hecimento, </line>
</par>
<par>
<line> po*s se*undo Levy (2000), qual**er reflexão sobre o f*tu*o dos sistemas de educaç*o e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f*rmação n* ci*ercultura dev* se* fundada em uma análise prévia da *utaçã* con*e*porâ**a </line>
<line> da re*a*ão *om o saber. </line>
</par>
<par>
<line> Sc**miguel et al. (2018) afir*am *ue: </line>
<line> "Os recursos criado* p*lo progresso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tecno**g*a *a informa**o da co*unicação cria*, po* um lado, n*vas possib*lida*es e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> organização de contextos educativos mais atrae*te* e, por *utra p*r*e, trazem *ma *uantidade </line>
<line> de desa*ios a se**m enfrentados pe*o* profe*sores". </line>
<line> Partin*o desse pre*supos*o, neste a*tigo, analisamos c*mo a* f*rr*mentas tecn*l*gicas </line>
</par>
<par>
<line> po*em ser bem exploradas *m grupos </line>
<line> de alunos que ap*es*nta* po*co domínio </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> informá*ica e *ouco domínio de conte*do b*sico, além de analis*-lo* frente às *ua* condições </line>
<line> socioeconômic*s. </line>
<line> A pes*uisa realizada pôde mostrar que, me*mo com os vário* d*sa*ios enfrentados *a </line>
</par>
<par>
<line> u*ilização </line>
<line> *fe*iva do computa*or de**r* *o espaço escolar, mesmo com </line>
<line> o* limitantes </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentados pelos alunos trabalh*do*, o bom </line>
<line> uso *essa tecnologia pode trazer vár*os </line>
</par>
<par>
<line> bene*íci*s ao pro**sso *e ensino-*p*endiza*em *ess*s alunos. </line>
</par>
<par>
<line> Es*e artig* e*tá </line>
<line> *rga*izado da seguint* forma: a seção 2 a*resenta a </line>
<line> fundamentação </line>
</par>
<par>
<line> t*ó*ica, </line>
<line> *a qual f*z-se *ma re*isão da i*portânc*a *a informática no processo ensin*- </line>
</par>
<par>
<line> ap*e*diz*gem. A metodolog*a de pesquisa * ap*e*en*ada *a se**o 3, *em como a s*tua*ão </line>
<line> socioeconômica * escolar dos alunos e a de**nição dos *rupos de aluno* que ***am estud*do*. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados coletados *ão apre*entados </line>
<line> na *eçã* 4, ju*ta*ente co* sua a*álise. Ao final, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> s*ção 5, apresentam-se a*gumas c*nside*ações. </line>
<line> 2 REFERENCIAL T*ÓRICO </line>
<line> 2.1 A Informática no Pro*esso Ensi*o - Aprendizagem </line>
<line> Os *aboratórios *e in*orm*tic* presentes ** maioria das es*olas públicas hoje em di*, </line>
<line> têm como pr**ósi*o contri*uir com a qu*li*ade do e*sino, po*s esse constitui uma *erramenta </line>
<line> que p*ssibi*i** o d*sen*olvi**nto cognitivo, ma* tam**m o desenvolvimento social, além de </line>
</par>
<par>
<line> fa*orecer a interdisc*plinaridad* e ampliaçã* a </line>
<line> da informaç*o * do conhec*ment*, *ois, </line>
</par>
<par>
<line> se*u*do Mar*on et al. (2008), as práticas *d*c****nais *recisam ser pensad*s como f*rm* de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 19, *. 2, *rt. 6, p. 116-129, fev. 2022 www4.*sa*et.com.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Monticeli, N. C. Silva, L. E. Si*va, E. G. *a*valho </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> estimular o *ujeit* a par*icipar ativ* e *ig**fica*iva*ente do processo de construção do </line>
<line> conh*cime*to. </line>
<line> A presença *e nova* tecnologias n* *sc*la permite um n*vo encantament*, pois essas </line>
<line> possibilitam qu* os al**os conversem e pesquisem com *u*ros *lunos *a mesma cidade, país </line>
<line> ou do *xterior, n* seu próprio ritmo. C** a informát*ca, trabalhos de pesquisa podem ser </line>
<line> co*partilhados por outros al*nos e divulgados instan*aneamente na rede para *uem qu*ser, e </line>
<line> também p*s*i***ita * ace*so a inúm*ras bibliotecas eletrônicas e revistas on-line. </line>
<line> V*le*te (2002) defende que a in*or*ática pode ser utilizada de d**erente* ***m*s para </line>
</par>
<par>
<line> *e*hor*r o </line>
<line> processo d* *nsino - apr*ndizag*m. O uso d* co*putador, segun*o Valente </line>
</par>
<par>
<line> (1991), tem </line>
<line> se </line>
<line> dem*nstra*o c*da vez mais efica* como </line>
<line> uma *e*ramen*a de aprendizad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interação entre os alunos. </line>
<line> Sabemos q*e o su*esso *ducac*ona* não se conce*tra apen*s e* ferramentas </line>
<line> metodo*ógicas, mas também no prof*sso*, *ois esse pre*isa *onst*nt*m*n*e bu*c*r meios de </line>
</par>
<par>
<line> mel*orar o </line>
<line> proces** de </line>
<line> ens*no-a**endizagem. N*sse senti*o, a tecnologia d* inform*tica </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibilita uma nova dinâmic* e**cacional. </line>
<line> *lguns *rofesso*es ai*d* apresentam resistência fre*te ** *so do computador em s*la </line>
<line> de aula. Existem vá*i*s profes*ores qu* olham *o* *es*onfianç*, procur*ndo adiar o má*imo </line>
</par>
<par>
<line> p***ível mo*ento o </line>
<line> de utilizar o *omputad*r em suas aulas. O*tros a*n** até utilizam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*putad*r *o cotidiano, por*m, não sa*em como in*egrá-lo à sua práti*a pedagógica. Tem </line>
</par>
<par>
<line> também aqu*les que até utilizam em suas *ráticas </line>
<line> pedagó*icas, po*ém, não m*dam * forma </line>
</par>
<par>
<line> de ensin*r (PON*E, *000). </line>
</par>
<par>
<line> Não b*sta equipar as escola*, é *reciso *ambé* fo*mar o professor p*ra que seja capaz </line>
<line> de *ntegr*r a infor*át*ca nas atividades que r*aliza em *ala d* a*la, pois e*e prec*sa e*tender </line>
</par>
<par>
<line> por que e como in*e*ra* o </line>
<line> computa*or na *ua prá*ica pedagógica e ser capa* </line>
<line> de *uperar </line>
</par>
<par>
<line> barr*i*as de *rdem ad*in*str*tiva e pedagógica (V*LENTE, 1999). </line>
<line> Valent* (1999) aponta pa*a a possibilidad* de automatiza* m*todos tradicio*ais de </line>
<line> ensin* e de *prendizag*m, sen** que a informática pode au*iliar na cr*ação d* *ovos *étodos </line>
<line> e a rede*inir objetivo* educacionais vigentes. Assim, o pr*cesso de ensino-*prendizagem pode </line>
<line> ganhar um dinamismo, inovaç** e po**r de comunicação inusi*ad**. </line>
<line> Port*ndo, para que o conhecimento seja construído e contextualizado com o *so *o </line>
<line> *omp*tador, é necess*r*o repensa* o pr*cesso de ensinar e aprender. Valen*e (1999) apresenta </line>
<line> que, para atin*ir a co*t*x*ualização *ec*ssária para assegu*ar o signifi**do, é impo*t*nte que </line>
</par>
<par>
<line> o al*no se** capaz </line>
<line> de assumir res*o*sabilidades, tomar decis*es, b*scar soluções, ser ativo, </line>
</par>
<par>
<line> cr*tico * integr*do, de mo*o a estar sempre aprendendo; já ao professor, cabe-lhe o papel de </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.2, art. 6, p. *16-129, f*v. 2*22 www*.f**ne*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicabilidade de Soft*ares *ducaciona*s no *ns*n* e Aprendizagem </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> mediador, *esa*i*do*, que c**si*a manter vivo * inte**sse dos *lunos. O c*nh*cimen*o se dá </line>
</par>
<par>
<line> por meio do </line>
<line> proce*s* *e depuração do co*hec*mento prév*o apresentado pelo aluno. *á </line>
</par>
<par>
<line> A*au*o e Abid (2003) afirmam qu* o uso do co*putador po*e tornar o ensino mais atraente * </line>
<line> sign*ficat*vo p*ra os alunos, p**mitindo *ue e*ses façam uma a*álise qualitat*va e quantita*iva </line>
<line> do c*nteúdo q** estão est*dando. </line>
<line> Kenski (2012) de*ende *ue * u*o de n*va* tecnologias pode *casion** muda*ças </line>
</par>
<par>
<line> pos**ivas para a educ*çã*. Exi*te* hoje *m di* mui*os recurs*s de *udio, </line>
<line> vídeo, sof*war*, </line>
</par>
<par>
<line> jogos e outros *an*os que podem fav*recer o pr*cesso ensino - *p*endizagem. Por *utro lado, </line>
<line> não basta *ermos *scolas equipad*s, é preciso termos um* *ransfo*maçã* *as prática* doce*tes </line>
<line> (*IBOTT*; OLIVEIRA, 2*13). </line>
<line> 3 *ETO*OLOGIA </line>
<line> Realizou-se u* e*tud* de c**o em u*a e*col* municipal *o Su* de Min**. Nessa </line>
</par>
<par>
<line> *scola foram </line>
<line> *ealiz*das </line>
<line> e*t**vistas semiestr***rada* com os alu**s e profess*res de </line>
<line> língua </line>
</par>
<par>
<line> portu*uesa e *at*m*tica do *º **o do ensin* fundamen*al. Aos alun*s, foi aplicado um </line>
</par>
<par>
<line> questionár*o soci*econômic* * </line>
<line> um tes*e a*aliativo das disci*lina* de </line>
<line> lí*gua portugue*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *atemática, além di*so, foram realizad** aulas no laboratór*o de info*mátic* da escola </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> observações fo*am feitas. </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 A Si**ação Socioeco*ômic* e **col*r </line>
</par>
<par>
<line> *a** con*ece* * *enário da escola, *oi feita uma pesquisa so**e a situação </line>
<line> soc*oeconômica e * conhecim*nto bás*co já adquir*do. </line>
<line> O resultado do questio*ário socioec**ômico foi que 86% dos alu*os residem na zona </line>
</par>
<par>
<line> urbana, *oré*, *penas 5*,5% possuem computado* em casa e, desses, 49% têm ac*sso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> internet. P*r ou*ro lado, *1% dos alunos apr*s**taram algum *onhecimento de infor*ática, </line>
<line> ou seja, sabem utilizar o computador e suas f*r*amentas. Portan*o, mesmo aquel** q*e n*o </line>
<line> pos**em computador, sabem m*nu*eá-lo. Isso comprova a impor*ânci* da inserção *essa </line>
<line> te*n*logia no ensino. </line>
<line> Para avaliar o *es*mpenho escol*r d*s *lunos, foi *tilizado o se**inte c**t*rio de </line>
<line> aprove*tamento: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, *. 19, n. *, art. 6, p. **6-129, fev. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A. R. M*ntic*li, N. C. S**v*, L. E. Silva, E. G. Carvalho </row>
<row> Abaixo do Rendime*t* Esperado - *% de ace*t*s; </row>
<row> Nível B*s*co - de 1% a 30% *e acertos; </row>
<row> Ní*el Interm*diário - de *1% a 70% de acertos; </row>
<row> Nível *van**** - de 71% a 10*% de acertos. </row>
</column>
<column>
<row> 12* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Apó* a a*licação de um teste pa*a iden**ficar o nível de conheciment* já adquirido </line>
<line> pelos aluno*, *omo res*ltado, a **i*r*a dos alunos f*i classi*icada *o*o N*v*l Interm**iário </line>
</par>
<par>
<line> em língua *or*uguesa e *ível Básico </line>
<line> em </line>
<line> matemática. Al*m </line>
<line> di*so, os a*u*os *emonstraram </line>
</par>
<par>
<line> uma *a*or aptidão *ara a língua p**tugues*, sendo qu* **% dos estudant*s **tiv**am </line>
<line> r*sultados maiore* ne*sa discipli*a. </line>
<line> 3.2 Classific*ção dos Grupos de Alunos </line>
<line> De**is de co*h*cer * pe*fil dos estudantes da escola, *oi possível classificar cada </line>
<line> al*n* em um dos q*atro grupo*: </line>
<line> Grupo A - Alunos *ue possuem d**ínio de informá*ica e não possuem </line>
<line> *om*nio d*s conteúdos escolares básico*. </line>
</par>
<par>
<line> G*upo B - Alunos que possuem domínio de </line>
<line> con*eúdo b*sico escolar e *ã* </line>
</par>
<par>
<line> *ossuem domíni* de *nform**i*a. </line>
</par>
<par>
<line> Grupo C - A*unos que *ossuem dom*nio de c**teú*o *ásico escola* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> do*ín*o de informática. </line>
</par>
<par>
<line> Gr**o D - Alunos que não d*minam nenhum dos *ois conteúdo*. </line>
</par>
<par>
<line> Com os g*up*s estabelec*dos, p*ssamos para a eta*a d* aplicação de atividades. For*m </line>
</par>
<par>
<line> elabo*adas quatro </line>
<line> atividades com o foco nos requisi*os *e c*da um dos quatro grupos. </line>
<line> Ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, a Atividade 1 *eve como fo*o </line>
<line> anali**r o comportamento dos alun*s q*e </line>
<line> pertencem ao </line>
</par>
<par>
<line> *r*po A, a *ti*idade 2 </line>
<line> co* o foco n* Grupo B, a Ativ*d*de 3 com fo** no Gr*po C o e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ati*idade 4 com * f*co no G*upo *. Ressaltamos que *odas as ati*idades fora* apl*cadas a </line>
<line> todos os alunos envolvidos na pes*uis* e os resultados de cada Atividade foram anal*sados, </line>
<line> con*o*me apres*n*amos na p*óxima seção. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres**a, v. 19, n.2, a*t. *, p. 116-*29, fev. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *plicabilidade de Software* Educacionais no E*sin* e A*rendizagem </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> 4 APR*SENTAÇ*O E *NÁ*IS* DOS DADOS </line>
</par>
<par>
<line> As observações fei*a* du*ante as a*licações das atividad*s fo*am b*s*adas nos </line>
<line> segu*nt*s critér*os: </line>
<line> Agil**ade e fam*l*aridade com * hardware; </line>
<line> Objetivida** ao executar *s comandos ped*dos; </line>
<line> De*emp*nho nas questões referent*s * forma*ão b*sica; </line>
<line> Execução *as a*ividades no t*mpo de**rmi*a**. </line>
<line> * part*r de*s*s cri*érios estabelece*os qua*ro divisões: </line>
<line> 1 - Avançado - para os alunos que ate*dera* to*os os critérios *stabel*cidos; </line>
<line> 2 - *nte*me*iário - para os alunos *ue ate*deram três dos quatro critérios </line>
<line> estabe*ecidos; </line>
</par>
<par>
<line> 3 - Regular - para os </line>
<line> alunos *ue at**deram dois dos quatro critério* </line>
</par>
<par>
<line> estabelecidos; </line>
</par>
<par>
<line> 4 - Abaixo do rendimento - para os aluno* que atenderam * apena* um d*s </line>
<line> cri**ri*s es**belecid*s; </line>
<line> A Ativid*de 1 foi realizada com o foco no Grupo A. O resultado dos dado* coletados </line>
<line> es** disp*sto na Figura 1. </line>
<line> *igura 1 - Desempenho dos alunos med*ante a **la com enfo*ue no *RUPO A. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 2, ar*. 6, p. 116-129, fev. *022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. *onticeli, N. C. **lva, L. E. Silva, E. G. Carvalho </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> P*lo res*ltado en*on*rado, podemos afirmar qu* somente com o domínio de </line>
</par>
<par>
<line> informát*ca não é su*icie**e para alcançar *00% de rendimento no uso da inform*tica </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizagem. Analisan*o os grupos indi*id**lmente, observ*mos alunos do Grupo A q*e </line>
</par>
<par>
<line> não c*rres*onder*m à hipótese de que o cont*ú*o básico escolar conc*deria agilidade </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> hardware, f*to *ue também se *epetiu *o Grupo B. Já no Grupo D, </line>
<line> *ão **uve evolu*ão </line>
</par>
<par>
<line> *urante a re*lizaç*o das atividades. </line>
</par>
<par>
<line> Na Figura * - a*re*entam*s o* dados colet*dos na Atividade 2. </line>
</par>
<par>
<line> ** Ati*i*ade 2, cujo e*foq*e foi para os *lunos que possuem dom*nio *e conteúdo </line>
<line> bá*ico es*o*ar e não possuem domín*o de *nformática, o resultado foi um *ouco *el*or, pois </line>
<line> o *úmero de alu*os pertencent*s a* Aba*xo do Rendi*en*o *imin*iu, e o número de alunos </line>
<line> perten*en*e ao *vanç*d* aument*u. Isso ratif*ca que ter *m domíni* b*sico escol** facilita a </line>
<line> apl*cação dos software*. </line>
<line> Ainda em re*açã* * segunda atividade, podem*s afirma* *ue é neces*á*ia * ênfase *a </line>
<line> *nst*ução do softwar* e auxílio do hardware. Isso fica confir*ado *o Grupo A, que teve 100% </line>
<line> de ***dim*nto e *a melhora consi*e*áv*l do Grupo D, no qual alguns alunos mudaram do </line>
<line> es*a*o de Baixo Rendimento para R*gular. </line>
<line> Duran*e as d*as p*imeiras atividades, pode-*e conc*uir q*e o aluno *ecess*ta de que os </line>
<line> *onh**imen*os bási*o* es*o*ares s*jam t*abal*ados antes da utilizaç** do sof*w*re, para que o </line>
<line> p*ofessor *ossa enfati*ar as aplic*ções e as funções do hardwa*e e do so*twa*e. </line>
</par>
<par>
<line> Seguin*o essa *de*a, foi </line>
<line> apli*ada a Atividade *, que tem seu resultado *xpli*itado n* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.2, art. 6, p. 116-1*9, fev. 20** </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A**icabilidade de Softwares Educ*ciona*s *o Ensino e Aprendizagem </line>
<line> **5 </line>
</par>
<par>
<line> Podemos obs*rvar que os alunos em geral corresponderam *em às ativi**des </line>
<line> propostas * qu* *enhum aluno este*e Abaixo do ren*i*en*o. P**e-s* obse*var *ue a </line>
<line> *otalid*de (10*%) *os alunos *o *ru*o C (cuja ativid*de *oi d*stinada) apre*entou um </line>
<line> desempenho avan*ado, corresp*ndend* mais uma vez *o*itivam*nte ao esperado. </line>
<line> Fi*u*a 3 - Desempenho dos al*n*s media*te a aula c*m enfoque *o GRU** C. </line>
</par>
<par>
<line> Os *lu*os d*s **upos A e B tiveram d*sempenhos interm*diários ou re*ulares, * que </line>
</par>
<par>
<line> mostra * *ificuldade, por parte dele*, em al*um co*teúdo, </line>
<line> *á que * aula foi ministrad* d* </line>
</par>
<par>
<line> forma a conte**lar a língu* po*tuguesa e a in*orm*t*ca d* *orma c*njunta. Assim, quando o </line>
<line> software f*r utilizado c*mo fer*a*e*ta de ensino-apr*ndi**ge* é importante que antes se </line>
<line> faça um *evantamento das *ondições e nece**idade* do aprendiz *ue * utilizará. </line>
<line> Já o* alun*s do Gru*o D tiveram um ren*im*nto regular, o q*e res**lta *ois aspe*tos: </line>
</par>
<par>
<line> os alu*os de**e gr*po tiveram uma </line>
<line> e*olução conjun**, já que o esp*rado era que não </line>
</par>
<par>
<line> atingissem </line>
<line> um *esemp*nh* </line>
<line> sati*fatório; e q*e se* desenvolvi*ento aconte*eu de forma </line>
</par>
<par>
<line> coeren*e, já que t*dos os *lu**s apresentaram u* me**o res*ltado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina PI, v. 19, n. *, art. 6, p. 116-129, fev. 2022 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. M*nticeli, N. *. Silva, L. E. S*lva, E. G. Carva*ho </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 4 - *esempe*ho d** alu*o* me*iante a au*a co* enfoque no GR*PO D. </line>
</par>
<par>
<line> A quarta atividade, destinada aos alu*os do *rupo D, alunos que não possuem n*nhu* </line>
<line> **mínio, foi a at*vidade na qual houve desempenho mais avançado, o que explici*a o </line>
<line> desenvol*imen*o do g*u*o d* alunos partic*pantes do p*ojeto. </line>
<line> ** aluno* do Gru*o C e d* Grupo A, em sua totalidade, a*rese*taram </line>
</par>
<par>
<line> de**nvolvimento avançad* na at*vidade, um </line>
<line> r*su*tado esperado, já que a*bos dominam o </line>
</par>
<par>
<line> *omp*tado*. Metade do Grupo B </line>
<line> a*i*giu um </line>
<line> desenvolvimen*o ava*çado, enquan*o a outra </line>
</par>
<par>
<line> meta** teve um desempenho regula*. *á os *lunos do Gr*po D *iveram 6*% de desempe*ho </line>
<line> regular, e 33% *ã* estive*am *baixo do rendi*ent*. </line>
<line> Co* u* ap*ofundamen*o dos dado* ap*ese*tados *m c*d* atividade, pôde-se concluir </line>
</par>
<par>
<line> que o soft*ar* *em d*i* papéis fundamen*ais no pro*esso de *nsino </line>
<line> aprendizagem: o de </line>
</par>
<par>
<line> estimulador e o de ap*rfeiçoador. </line>
</par>
<par>
<line> Já o pap*l de aperfeiçoado* apareceu q*a*do o *l*no já tinha algu* *ont*úd*, sej* ele </line>
<line> escolar b*sic* ou de in**rmátic*, *o*s esses alunos demonstravam uma característica for** de </line>
<line> autodid*tas q*ando ex*ostos a alguma *úvida sob*e a* fer**mentas d* softwar*. *esse modo, </line>
<line> eles criaram um ape*feiçoamento do ra*iocínio lógico e uso *e me*ó*ia longa * curta. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> **t* traba*ho in**stigou a r*laçã* entre conteúdo* **si*os pré-e*is*entes * a boa </line>
<line> aplicaçã* de um **boratór*o de informáti*a no **oce*s* de e*sino-aprendizagem. </line>
<line> Para que o labo*ató*io *e i*formát**a **x*lie no processo d* ensino-aprendiz*g**, </line>
</par>
<par>
<line> *u*t*o fator*s funda*entais são necessá*ios: </line>
<line> número de *om*utadores suficientes para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> núm*ro de alunos; </line>
<line> profess*r capacitado pa*a * us* da máquina e d* software; aluno </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 19, n.2, *rt. 6, p. 116-1**, fev. 2022 </line>
<line> www4.f*a*et.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apli**b*lidade de So*twares Edu*aci*n*is *o Ensino e **rendiz*gem </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> i*te*essado e com o* conceit*s bá*ico* desenvo*vidos e fixados, e um conví*io mínimo c*m o </line>
<line> mundo digi*al. </line>
<line> * primei*o fator básico *ara qu* a apli*aç*o s* dê de f*rma plen* * a aprese*tação do </line>
<line> alu*o ao mundo informatizad*. Um *ado dest* pesqu*sa é qu*, nem *odo aluno *onh*ce um </line>
<line> compu*ado*, e des*e *odo, * i**la*taçã* d* *abo*atório nã* *ju*a no letramento dele*, p*is </line>
<line> se não ** conhe*iment* *a existência da máqu*na não há, po*tanto, domí*io sobre ela. </line>
<line> Par* que * *luno possa usufruir de todas as ferr*me**as disponibili*adas p*lo softw*re </line>
<line> é necessá*io que haja uma estrutura**o *o conheci*ento. Ele prec*sa dominar ini*ialme*te os </line>
<line> conceitos para *epois a*l*cá-l*s no programa, visto que a*sim </line>
<line> * cond*ção soci*l, eco*ômi*a e ed*cacional do mesm* deve ser anali*ada a*tes das </line>
</par>
<par>
<line> aplic*ç*es p*ra </line>
<line> que </line>
<line> as aula* se *déquem ao nível *e domí**o </line>
<line> ** aluno. Nesse mesmo </line>
</par>
<par>
<line> r*ciocínio, é necess*rio q*e o pr*fessor domine o Hardwa*e e o S*ftware, a fim de poder </line>
<line> tr*nsmitir o conhec*m*nto ao alun*. </line>
<line> Há u*a rela*ão d*reta ent*e os conce*tos básicos escol*res e a aplicabilidade e*icaz *o </line>
<line> software, bem co*o há uma ligação intr*nseca entre * i*teress* do al*no e as fe*ramen*as do </line>
<line> softwar*, e isto o*orre tod*s as vezes que o apr*ndiz *e vê me*iante um novo des*fio. </line>
</par>
<par>
<line> Da mesma fo**a, o software conse*uiu desenvolver os alu*os qu* </line>
<line> apr*sentaram </line>
</par>
<par>
<line> fragilidade no domínio </line>
<line> do computador, já que os estimulo* a quest*onarem, e*t*nderem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprenderem as f*nc*onalid*des dos *oftwa*e* utiliz**os. Mais do que *sso: incen*i*ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proc*ra do conteúdo *scolar de uma forma mai* *nt*ra*iva, </line>
<line> complemen**ndo, não só </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*eúdo de *nfo*mática, *as relacionando-o às disc*pli*as es*o*ares. </line>
</par>
<par>
<line> *s*im, * projeto </line>
<line> trouxe * tona a paridade </line>
<line> entre sof**ar* e </line>
<line> conteúd* escol*r, on*e </line>
</par>
<par>
<line> informática * a apre*dizage* do c*nteú*o escolar po*em * devem ter *ma *elação e*treita. O </line>
</par>
<par>
<line> *so do s*ftw*re </line>
<line> estimula * alu*o a de*e*volver seu conhecimento, poden*o ser uma </line>
</par>
<par>
<line> importante f*rra*enta no proces*o educacional. Nessa </line>
<line> persp*ct*va, o </line>
<line> computador e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*eúdo didático deve* andar juntos, de fo*m* a acelerar e a*er*eiçoar o proc*ss* de ensino. </line>
<line> REF*R*NC*AS </line>
<line> A*M**DA, *. J. Educa*ão e I*formática: os computadores na *sc*la. 5ª ediç*o. S*o Paulo: </line>
<line> Cortez, 2012. </line>
</par>
<par>
<line> ***U**, M. S.; AB*B*, M. L. V. S. Di*er*ntes </line>
<line> e*foqu*s, diferentes **na*id**es. *evista </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*eira *e E*sino d* Física, v. 25, n.2, Jun. 200*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 2, *rt. 6, p. 116-129, fev. 20*2 </line>
<line> www4.fs*net.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Monticeli, N. C. Silva, L. E. Silva, *. G. Carvalho </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> CASTRO, K. O. Ideias b*sica* d* função no 9º *no do en*ino fu*dame*tal: uma seq**ncia de </line>
</par>
<par>
<line> atividades co* o auxílio </line>
<line> do so*tware Wi*plot. Revista Eletr*nica de Educação </line>
</par>
<par>
<line> Matemática. *.6, n. 2, 2011. </line>
</par>
<par>
<line> *A*O*IANCO, L. Com*nic*ção e *iteracia Di*ital na In*e*net - Estudo etnogr*fico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> anális* explo*atória de dados *o Prog*am* d* In*lus** D**ital Acessa SP - P*NLINE. </line>
<line> Disserta*ão de Me*trado (Me*t**do em Ciências da Comunic*ção). Escola de Comunicaç*o </line>
<line> e Art*s, U*iversidade de São Paulo, 2010. </line>
<line> CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. O c*n*ecimento *ecn*lóg*co e pe*a*óg*co do </line>
</par>
<par>
<line> co*teúdo (TPACK) na formação *nic*al do **ofessor de *atem*tic*. In: V*II Encontro </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *rodução Científic* e *ecnológica, 8, 2013, Campo Mou*ão-PR. Anais... C*mpo Mour*o: </line>
<line> **cilic*m, 201*. p. 1-15. </line>
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<line> FERRI, J.; SHIMIG*EL, J.; C**EJON, L. M. C. *** do GeoGebra *o en*ino </line>
<line> de </line>
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<line> Matem*tica. Revista Gestã* Universitária. 2013. </line>
</par>
<par>
<line> Disp*nível </line>
<line> em </line>
<line> <http://www.ge*t*ouniversitaria.com.br/ar*igos/uso-do-geog*bra-n*-ens*no-de- </line>
</par>
<par>
<line> ma*ematica--2> Acess* em: 20 dez. 2021. </line>
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<par>
<line> KENSKI, V. M. Edu**ç*o * T*cnologias: </line>
<line> o *ovo r***o da i*formaçã*. Campin*s-SP: </line>
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<line> Pa*irus, *ª edi*ã*, 201*. </line>
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<line> LEI*AS, J. C. P. ; GOBBI,J. A. O software e a Engenh**ia Didática no Estudo de á**as </line>
<line> e </line>
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<line> Con*ribui**o *os Autores </line>
<line> A. R. Monticeli </line>
<line> N. C. Silva </line>
<line> L. E. Silva </line>
<line> E. G. Carvalh* </line>
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<line> 1) concepçã* e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) a*áli** e i*t*rpret*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabor*ção do rascunho ou na revisão cr*tica d* conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
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<line> 4) *ar*i*i*ação na aprovação da ver**o fi*al do m*nuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FS*, Teresi*a PI, v. 1*, n. 2, art. 6, p. 116-12*, fev. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
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