Experiências e Percepções dos Acadêmicos do Ensino Superior Sobre o uso de TIC´s como Estratégia para o Ensino de Administração / Experiences and Perceptions of Higher Education Academics on the Use of ict as a Strategy for Teaching Administration
Resumen
O Ensino envolve práticas pedagógicas formais e/ou informais, trazendo consigo mudanças emergentes oriundas do contexto social, político e cultural. Nesse sentido, o processo de ensino deve contemplar questões, processos e pessoas que estejam em consonância com as tendências contemporâneas que a educação exige dos professores e alunos, para fazer acontecer o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho propõe, como questão de pesquisa, entender qual a percepção dos discentes de Administração em relação ao uso das tecnologias na sala de aula? E tem por objetivo conhecer a percepção dos discentes de Administração sobre as estratégias de ensino-aprendizagem com viés tecnológico utilizado pelos professores. Se utilizou uma abordagem quantitativa por sua estratégia de coleta e análise de dados, a partir da aplicação da técnica de Análise Fatorial, possibilitando reflexões pertinentes ao tema. Por fim, o estudo revela a importância que as pessoas ainda têm no contexto educacional, assim como o caminho que deve ser trilhado pelos professores e alunos na construção de uma educação de qualidade, humana e tecnológica que vise proporcionar o aprendizado necessário a todos.
Palavras-chave: Ensino. Administração. Tecnológico.
ABSTRACT
Teaching involves formal and / or informal pedagogical practices bringing with it emerging changes from the social, political and cultural context. In this sense, the teaching process must include issues, processes and people that are in line with the contemporary trends that education requires from teachers and students to make learning happen. In this way, the present work proposes, as a research question, to understand what is the perception of students of Administration in relation to the use of technologies in the classroom? And, it aims to get to know the perception of students of administration on the teaching-learning strategies with technological bias used by teachers. A quantitative approach was used for its data collection and analysis strategy, based on the application of the Factor Analysis technique, allowing reflections pertinent to the theme. Finally, the study reveals the importance that people still have in the educational context as well as the path that must be followed by teachers and students in building a quality, human and technological education that aims to provide the necessary learning for all.
Keywords: Teaching. Administration. Technological.
Referencias
ABREU, José Ricardo Pinto de. Contexto Atual do Ensino Médico: metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
BEHR, A.; SCHIAVI, G.; MOMO, F.; LORINI, M.; SOUZA, A. R. L de. Uso de Tecnologias Móveis na Caracterização da Sala de Aula No Ensino Superior. Revista de Administração e Contabilidade. v.11, n. 1, Feira de Santana, Jan/Abr , 2019, p.2 – 21.
BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CARVALHO, J. S. de; OLIVEIRA, D. L de; SOUZA, J. A de; RAMOS, E. G. Efeitos do uso de ti móvel em sala de aula. Revista Pensamento contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, jan/mar, 2019
CORRAR, et. al. Análise Multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. São Paulo: Atlas, 2007.
DARROZ, Luiz Marcelo; TRAVISAN, Thais Lorençato; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Estratégias de Aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14 (29). Especial Metacognição, p. 93-109, jan-jun, 2018.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p.268-288, 2017.
FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. 4 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2004. p. 57-72.
FERNÁNDEZ Rodríguez, Eduardo; Anguita Martínez, Rocío. APRENDIZAJES INVISIBLES EN CONTEXTOS DE EDUCACIÓN XPANDIDA. RETOS Y OPORTUNIDADES EN LA SOCIEDAD HIPERCONECTADA. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, vol. 19, núm. 2, mayo agosto, 2015, pp. 1-16 Universidad de Granada - Granada, España.
FRANCISCO, D. J.; LIMA, M. R. M.L. A inserção das tecnologias de informação e comunicação na formação docente do ensino superior. RACE. Revista da Administração. Alagoas, v. 3, ano 2019.
FRANSCISCO, T. H. A.; VEFAGO, Y. B.; RAMOS, A. M.; SOUZA, I. R. Para além das metodologias ativas: uma reflexão sobrea indução da qualidade em cursos de administração. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, vol. 3, n. 2, p. 38-57, Abr.-Jun. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GHERARDI, S.; STRATI, A. Administração e aprendizagem na prática. Elsevier ed. Rio de Janeiro: 2014.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015.
MARTINS, Lara Barros; ZERBINI, Thaís. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 317-328, 2014
MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT. v. 2, n. 1, jan./jun. 2013.
MORAN, José Manuel. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006. BERBEL, Neusi, A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 32, n.1, 2011.
PINTO, E. A. T.; CORTINOVE, L. C.; CARVALHO, D de. Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de história, filosofia e pedagogia: concepções de alunos e professores contrapontos. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 17, n. 3, Itajaí, Jul/Set .p. 590-616.
RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista eletrônica: LENPES PIBID de ciências sociais-UEL. n. 2, v. 1, jul/dez. 2012.
RICHARDSON, R.; Colaboradores. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. 13. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.
SEBRAE. O Futuro de Seu Negócio: Empresas Familiares. Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pi?codUf=19 acessado em 09 de julho de 2019
SILVA, E. H. B de. Professor e as novas tecnologias: formação, saberes e prática na educação. Congresso internacional de Educação e Tecnologias.Jun/Jul, 2018.
SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.
VERASZTO, E. V., SILVA, D., Miranda, N. A., SIMON, F. O. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, 2009.p. 60-85.
Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.5.2
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)