<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 5, p. 85-102, ma*. 2*22 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.6.5 </line>
<line> Res*ltado Fiscal e Endividamento Br*t* em Prefei*ur*s dos M**ores Municípi** do Nordeste </line>
<line> *ax Results a*d Gro*s *ndebtedn*ss in Municip**itie* of the Lar*est *unici*a*ities i* the </line>
<line> Northeast </line>
</par>
<par>
<line> Aless*nd*a Carla Ceolin </line>
<line> D***ora em Agr*negócios pela U*iversida*e Federal do *io Grande do Sul - U*RG* </line>
<line> Professora Adj*nta da UFR*E </line>
<line> E-*ail: ales**ndra.ac*@gm*il.com </line>
<line> Flori*v**do Cunha *avalcante Júnio* </line>
<line> M*stre em Co*troladoria *ela Universidade *ede*al Rural de Pe*nam*uc* - UFRP* </line>
<line> E-mail: jun*or.*a*alcantte@*aho*.com.br </line>
<line> Herriss*n Queiroz Neto </line>
<line> Mestre em Contro*adoria pela Uni*e*s*d*de *eder*l Ru**l de Pernambuco - U*R*E </line>
<line> E-ma*l: herrisso*queiroz@**t*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Alessa*dra Ca*l* Ceolin </line>
</par>
<par>
<line> Un**e*sid*de Feder*l Rural </line>
<line> de P**nambuco - *ua Dom </line>
<line> E*itor-Chef*: Dr. To*ny Kerley *e Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Manue* de Medeir**, s/n - Dois Ir*ãos, CEP: 52171-9*0, </line>
<line> Ro*r*gues </line>
</par>
<par>
<line> Recife - PE, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: *lorisv**do Cun*a Cavalcante Júnior </line>
<line> A*tigo r**ebido em 08/02/2022. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidade Federal Rural *e Pern*m*uco - Rua Do* </line>
<line> recebida *m 03/*3/*022. *provado em 04/*3/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Manuel de Medei*os, s/n - Dois *rmã*s, *EP: 521*1-900, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Recife - PE, Brasi*. </row>
<row> Endereço: H*rr**son Que*roz Ne*o </row>
<row> Univ*r*idad* Federal Rural de P*rna*buco - Rua Dom </row>
<row> Man*el de Medeiros, s/n - *o** Ir*ãos, CEP: 52*71-900, </row>
<row> Recif* - PE, B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> Avalia*o pelo sist*ma Triple Review: Desk Review *) </row>
<row> pe*o E*itor-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </row>
<row> (av*lia*ão cega por dois avaliador*s da área). </row>
<row> Re*isã*: Gramatic*l, Normativa e de Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. *eolin, F. C. C**alcante Júnior, H. Queiroz Neto </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> **SU*O </line>
</par>
<par>
<line> O contr**e </line>
<line> da* fi*a**as públic*s se co*stitui c*mo elemento </line>
<line> *s*encial *ara a eficiência, </line>
</par>
<par>
<line> eficáci* e *f*tividade da *estão pública. O *q**l*b**o entre o que s* arrecada e o que se *as*a é </line>
<line> pr*mordial *a Adminis*ração P*blica, é uma informação relevante para **e a sociedade </line>
<line> co*heça quanto está sendo ar*e*adado e d*stinado a *r*a* que afetam diretamente o dia a *ia </line>
</par>
<par>
<line> dos ci*a*ãos. O </line>
<line> objetivo geral *o estud* é *nalisar a eficiência orç*men*ária, atrav*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> resultado *iscal e end*vidame*t* pú**ico. *o *o**o de vis*a </line>
<line> de *u* *atu*eza, * p*squi*a se </line>
</par>
<par>
<line> c*assifica c*m* *plicad*. No que *e refer* * a*ordagem do *roblema, foi utilizado o m*todo </line>
</par>
<par>
<line> quantitativo, com propósito e*ploratório. A técnica empre*ada para a coleta dos dados foi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa *ocumental. Foi realiz*da uma pes*uis* docum*n*al. Fi*eram parte da amostra, </line>
</par>
<par>
<line> t**os o* município* </line>
<line> do interior d* Região Nordeste, que não são capitais, </line>
<line> c** população </line>
</par>
<par>
<line> entre 3*0.000 e 700.000 habita*tes. Pe*cebeu-se que dados *s municípios que fizeram part* </line>
<line> dessa a*ost*a possuem endividamen*o, contu*o, Campina G*ande, Mosso*ó e Ca*açar* são </line>
<line> as *idades que apresentam * maior endividamen*o, c*m destaque pa*a Campina Grande, que </line>
</par>
<par>
<line> *presenta re*ultados super*ores a 70%. Os mel*ores resultados fo**m observados </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> município* de Caucaia, Paulista e *e*ra de S*n*ana, respectivamente. </line>
</par>
<par>
<line> *alavras-c*ave: </line>
<line> Contabilidad* </line>
<line> Púb*i**. </line>
<line> Eficiência </line>
<line> de </line>
<line> G*stos. </line>
<line> R*sultado </line>
<line> F*scal. </line>
</par>
<par>
<line> En*ividamento. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> T*e c*n*rol *f public f*nances is an esse*ti*l ele*ent for the e*fi*ienc*, effecti*en*ss and </line>
<line> effectiv**ess of pu**ic management. *h* balance be*wee* wh** is collected and *h*t is spent </line>
<line> is essential in *ublic Admin*stration, it i* relevan* informati*n f*r so*iety t* know how much </line>
<line> *s bein* collected and dest*ned t* ar*as t*at directly *ffect t*e dai*y *ives of citi*e*s. T*e </line>
<line> *ener*l objecti*e of the st*dy is to *nalyze th* budget efficiency, thr*ugh the fis*al resul* and </line>
<line> public indebtedne**. From the poi*t of view *f its nature, the research is classif*ed as appli*d. </line>
<line> Rega**in* the approach t* the pro***m, the q*antitat*ve method was used, *ith a* e*plorat*r* </line>
<line> pu*pos*. The t*c*nique used for data collection w*s documental r**earch. A document*ry </line>
<line> research *as c*rried **t. *ll municip*lities in *he interior of t*e N*rtheast Region, which are </line>
<line> n*t ca*ital ci*ies, with pop*lations be**een 300,*00 and 70*,000 in*abitants were part of the </line>
<line> sampl*. It was **ticed that g*ven th* m***c*p*liti*s *hat we*e part of thi* sam*le, **ey have </line>
</par>
<par>
<line> ind*btedness, however, Campina Gran*e, M*ss*ró and Camaçari are the </line>
<line> citie* that have th* </line>
</par>
<par>
<line> highest indebtednes*, e*pe*ial*y Campina G*an*e, wh*c* *resents resul*s *bove 70%. </line>
<line> The </line>
</par>
<par>
<line> best resu*ts were observed </line>
<line> in t*e m*n*cipali*ies *f Caucaia, **ul*s*a and Feira *e *antana, </line>
</par>
<par>
<line> respectiv*ly. </line>
</par>
<par>
<line> K*****ds: Publ*c Accounting. Spending *fficiency. Tax Result. Indebtedness. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresin*, *. 1*, n.5, art. 5, *. 85-102, ma*. 20*2 </line>
<line> ww*4.**anet.c*m.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, D*ixa o Novo Entrar": O Lut* do Aposent**, En*e*hec*r, da Finitude e da S*xualidad* </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O c**trole </line>
<line> das fi*anças públi*as se const*tui *om* </line>
<line> e*em*nto </line>
<line> essencial p**a * eficiência, </line>
</par>
<par>
<line> ef*c**ia e efe*ivid*de d* gestão *úbli**. O *quilíbrio **tre o q** se arrecada e o que se *asta é </line>
<line> p*im*rdial na A*ministração Pú*lica, é uma i*formação re*e*an*e pa*a que a so*ieda*e </line>
<line> conheça qua**o **tá send* arrecadado e dest*nado a *rea* que afetam *ireta*e*te * *ia a d*a </line>
<line> dos cidadãos. </line>
</par>
<par>
<line> Após a p*bli*ação da Lei Com*l*men*ar 13*, *ambém conh*cida c**o Lei </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Transpa*ê*ci*, (L*i nº 12.527, de 18 de nov*mbro de 2011), sanc**n*da em *00*, que *br*ga </line>
</par>
<par>
<line> a União, os *st*do* e os mu*icí***s a divul*ar seus </line>
<line> gas*os n* Internet em tempo real, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade teve a oport*nida*e de acompanhar a eficiência *e gestão </line>
<line> fiscal, por pa*te dos </line>
</par>
<par>
<line> agentes públic*s. </line>
</par>
<par>
<line> O descu*primento da refer*da **i </line>
<line> pode s*r </line>
<line> *enunc*ado aos *ribunai* de *o*t*s dos *stados </line>
</par>
<par>
<line> o* ao M*n*stér*o Público por qua*quer cidadão, p*rtid* *olít**o, *sso**ação ou *i*dicato. </line>
</par>
<par>
<line> *esse contexto, o r*su*tad* fi*cal e * en*ividamento são duas questões re*eva**e* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> serem </line>
<line> analisa*a*, pois o seu **gligenciamento *oderá traze* sérias consequ**cias pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *r*aniz*ção, a mé*io * l*ngo pra*o. </line>
<line> Diante do contex*o, a Cont**ilidad* *úbli*a ganhou ma*o* importâ*cia e valor*zação </line>
<line> com * ad*ento da Le* de Respo*sabi*i*a*e Fiscal - *RF (Lei Comp*emen*ar 101/2000). Nos </line>
<line> dias atuais, com * olhar mais a*en*o da *opu*ação sobr* o orça*ento *úblico, a gestão precisa </line>
<line> se esforça* c*ntinuamente *ara alcançar a ef*ciênc** orça*entária, sobret*do, n*s muni**pios. </line>
<line> Em se tratand* do M*nicípi*, *ste, no conte*to da admin*stração públi*a *rasileira, é * </line>
<line> ter*i**l admini*trativo do País. É n*s municípi*s que *e r*fle*em as ações po*íti**s pr*postas </line>
</par>
<par>
<line> pelas es*eras Fe*eral * Estad*a*. *ogo, </line>
<line> por exemplo, atrasos na distribuição de *ecursos o* </line>
</par>
<par>
<line> mudança* na </line>
<line> le*islação f*s*al n*cessaria*ente in*er*erir** na p*anificação *a esf*ra </line>
</par>
<par>
<line> **nicip*l. (*OLEDO FIL*O; O*IVEIRA, 2007). </line>
<line> Responsável por esse controle, a C**t*bilidade *p*icad* ao Setor Público br*sileiro </line>
</par>
<par>
<line> está *nser*d* no </line>
<line> c**p*exo campo das Fi**nç*s Pública*, *e*do *n*erpreta*a ta*b*m pe*o </line>
</par>
<par>
<line> Dir*ito Fina*ceiro, *o qual </line>
<line> vários agentes *ortadores de d*stintos *nteresses e </line>
<line> d*versific*da </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão acad**ico-profission*l cu*dam em elab*rar a estrutura d* contabilid*de bra**leira. </line>
<line> (FRANCO, et al, 2014). </line>
<line> No que tange ao setor público, mui**s aut*res *ons*deram a chegada da família re*l </line>
<line> port*guesa ao Brasil como o marco inicial *a co*ta*ili*ade *o setor p*blico brasileir*, *evid* </line>
<line> * *ecessi*ade de um maio* *on*role nas con*as públicas *m função dos gas*os incorridos p*lo </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a PI, v. 19, n. 5, art. 5, *. 85-102, mai. *022 *ww4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Ceolin, F. C. Cav*lcante J*nio*, H. Queiroz Neto </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> gov*rno fre*te ** de*envolv*me*to econômico, *raz*do pela expansão da **ividade colonial </line>
<line> (RO*A, e* al, 2019). </line>
<line> Diante do cenári*, a prob*emática *es*e estudo resid* em *presentar a eficiência de </line>
<line> gasto* públi*os e* c*dade* *e 300.0*0 * 70*.000 habitan**s, localizadas na Regi*o N*rdeste, </line>
<line> excetuando-se *s *apitais. </line>
<line> O estudo se ju**i*i*a pela nec**sidad* de acompanham*nt* contínu* da eficiên*ia do* </line>
<line> gastos públicos, de todas as esferas, mas, principalment*, do* muni*ípios, *o* ser o ter*in*l </line>
</par>
<par>
<line> administrativo *o País e **r refletirem as a*õ*s polí*icas propost*s pelas esf*ras Fe*eral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Es*adual, como relata*o po* T*le*o Filho; Oliv*i*a (2007), e o *esultado fiscal e o re*ultado </line>
<line> bruto, são dois in*ic*dor*s a*rangentes *essa ques*ão. </line>
<line> An*e o exposto, o objetivo *era* do estudo é analisa* a e*iciência *rç*mentária, através </line>
<line> do resul*ado fi*cal e endividamento público. </line>
<line> Este t*abalho está or*a*iz*do em cinco capít*lo*; este, que a*re*enta os aspect*s </line>
</par>
<par>
<line> int**d**órios, </line>
<line> o segundo que apresen*a uma </line>
<line> breve revi*ão da literatura; o terceiro que </line>
</par>
<par>
<line> *es*reve os p*ocedimentos metodológicos, o qu*rto que *bor*a a anál**e do* resulta*o* e, por </line>
<line> fi*, as *ons*derações f*nais. </line>
<line> 2. R*F*RE*CIA* TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Conta*ilidade Públic* </line>
<line> Para Santos e Almeida (2012), * o*jet* da Ciên*ia C*ntáb*l é o patr*mônio. Po* r*zões </line>
</par>
<par>
<line> históricas, a Contabilidad* Pú*l*ca </line>
<line> e*teve </line>
<line> voltada pa*a o controle e *co*p*nh*men*o </line>
</par>
<par>
<line> or**me*tário, ou s*ja, v*ltada para os conce*tos de receita e despesa **blicas re*acionados à </line>
</par>
<par>
<line> su* cor***a eviden*ia*ão e confrontação d* acordo *om </line>
<line> o que foi *efi*ido *a L*i </line>
</par>
<par>
<line> Orçam*ntár*a Anual. </line>
</par>
<par>
<line> Para os mes*os </line>
<line> autores, independ*nte dis*o, a abo*dagem patrimonial, </line>
<line> le*ando em </line>
</par>
<par>
<line> consideração o ambie*te legali*ta, não é algo novo, p*is a Lei 4320/6* hav*a di*pos*o em seu </line>
</par>
<par>
<line> art**o 89 quais eram *s fatos que a contabilid*de estava o**iga*a a evide*ciar. E entr* </line>
<line> el*s, </line>
</par>
<par>
<line> além d*s fatos *rçamentários, </line>
<line> havia *s financeiros, p*trimo*i**s e *ndu*tria**, isto é, o </line>
</par>
<par>
<line> patrimôn*o se**re foi um dos pontos principais de evi*enciação da Contab*lidade Públ*ca. </line>
<line> O campo d* atuação da Co*t*bilidade *úbli** abran*e *s pess*as jurídicas de Direito </line>
<line> *ú*l*** *nter*o, bem como o de algum*s de sua* en*idades vinculadas - *unda*õ*s públicas, </line>
<line> estas quando u*il*zam recu*so* *o Or*amento Público (PISCITE*LI; TI*B*, 2009). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.5, a*t. 5, p. 8*-102, mai. 2022 *w*4.f**net.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, Deixa o Novo Entrar": O L*to do *posentar, Env*lhece*, da Finitude e d* *ex*alidade </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Par* Pereira et al (20*2), a Contabilidade Pública n*o tem **mo papel principal </line>
<line> apenas a e*c*itu*ação e *s registros das entidad*s pública*. O controle e o acomp**hamento </line>
</par>
<par>
<line> da *estão, bem como a observação quanto à l*galidade dos </line>
<line> atos emanado* da aplicação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recurso* públicos também abran*em os o*jetivos dess* e*x* ** Con*abi*idade. </line>
<line> A C*ntabilidade Pública é uma ferramenta de grande p*de* estratégico quando </line>
<line> ut*li*ada com eficiência e eficáci*, *ois, ass** **m* ocorr* n* amb*ente corpora**vo privad*, </line>
<line> onde o p*anejam*nt* é uma das chave* do sucesso, no Serviço Pú*lico e*te *esmo </line>
</par>
<par>
<line> planejamen*o e defin*ç*es de e*tratégias pode* acarretar em inúmeros benefícios pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ge*tão P*blica. </line>
</par>
<par>
<line> *omo *iência Cont*bil, a Con*ab*lidade Pública estu*a o patrimônio dos órgãos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ent**ades da Admi*ist*ação *úb*i*a, * orç*m*nto e os atos p*aticados pel* *dmini*tra**r que, </line>
<line> potenc*almente, p*ssam alterar qu*litati*a ou qu*ntitativamente o patrimôn*o (**ARES, </line>
<line> SCAR*IN, 201*). Para Lim* (2003, *. 1*). </line>
</par>
<par>
<line> Contabilidade pública o ram* da ***tabilidade que tem p*r objetivo aplicar o* é </line>
</par>
<par>
<line> *onceito*, Princí*ios e N*r**s C*ntábeis *a gestã* orçamentári*, fina***ira </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pa*rimonial dos Órgão* e Entida*es da Administr*ção Pú*l**a e, como ramo da </line>
<line> Co*tabil*d*de, oferecer à so*iedade, *e maneira *ransparente e ace*sível, o </line>
<line> conhecimento amplo *obre a gestão da coisa públi*a. </line>
<line> Em se tratando *o Munic*pio, est*, no c*ntexto da admi*istr*ç*o públic* brasileira, é o </line>
<line> termin*l *dminis*rati*o d* País. É nos municí*ios que se refletem *s açõe* polític*s p*opostas </line>
</par>
<par>
<line> pelas esferas *ederal e *stad*a*. Logo, por *xempl*, atr*sos na </line>
<line> distribuição de *e*ur*os ou </line>
</par>
<par>
<line> muda*ças n* legis*ação fiscal, necessariam*nt*, interferir*o </line>
<line> *a pla*ificaç*o d* esf*ra </line>
</par>
<par>
<line> municipal. (TOLED*; OLIVEIRA, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Par* Freire et al (20*2), a Contabilidad* Pública não te* c*mo papel princi*al apenas </line>
</par>
<par>
<line> a e*cri*uração e os *egis**os das entidades pública*. O controle * o acom**nham*nto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> gestão, b*m como a observ*ção quanto legalidade dos atos em*nados da aplica*ão à </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recursos públicos também abrangem os o**eti**s desse eixo da Contabi*id**e. </line>
</par>
<par>
<line> Par* Roza, Machado e Quintana (2011, p. 61). </line>
</par>
<par>
<line> Entende-se que a Contabilidade Públ*ca *e *rad*z em um sistema *e*ador de </line>
<line> in*orm*ções, para controle e avaliação da* ações governamentais, tanto p*lo ges*o* </line>
<line> p*blico quan*o p*los cidadãos. Porta*to, percebe-s* *ue ela ex*c*ta um papel </line>
</par>
<par>
<line> *ssen**al para a </line>
<line> sociedade, p*i* demonstram de que forma o* rec*rsos arrecadados </line>
</par>
<par>
<line> estão se*do in*estido* e aplic*dos e para os administradores públicos, por meio do </line>
<line> fornecimento de su*sídios que auxilia* em suas *om*das de *e**sõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, art. 5, p. 85-102, *ai. 20*2 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Ceolin, F. C. Cavalcante *úni*r, *. Qu*iroz **to </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> A Lei Federa* nº 4.3**, em seu a*t. 83, esta*el*ce que * contabilidade públic* t** por </line>
<line> objetivo evi*enc*ar a situaç*o da receita, da despesa, do *at*im*nio e de quem operacion*lize </line>
<line> a res*ectiva mov*mentação, quando preconiza: a co*tabi*idade *vid*nciará peran** a Fazend* </line>
<line> Púb*ica a situação *e todos quantos, *e qualquer mo*o, arrec*dem rece**as, efetue* despesas, </line>
<line> administr*m ou g*ar*e* bens * el* pertencentes ou c*nfiado*. </line>
<line> *.2 End*vidame**o Público </line>
<line> Segun*o O*ive*ra (*014), o *ndi*ida*ento públ*co e*tá relacionad* à co*tratação de </line>
<line> de*pe*as sem lastro fi*anceiro p*ra amortizá-l*s. *té o ano de 2000, *onsiderando a ausê*cia </line>
<line> de *ormativo que re*ulamentasse o endiv**amento, * admi**stração pú*lica *ra m*rcada *ela </line>
<line> má gest*o do* seu* recursos. </line>
</par>
<par>
<line> O endivida*e*to p*bli** resu*ta *e de*pesas supe*ior*s </line>
<line> às re**itas d* ente públic*, </line>
</par>
<par>
<line> possí*el ap*n** em face da conces*** de cr*dito por t**ceiro de fo*ma voluntária ou nã* </line>
<line> (MACED*; CO*B*RI, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> *u**do </line>
<line> se </line>
<line> abor*a </line>
<line> o </line>
<line> assunt* </line>
<line> dí vi da </line>
<line> púb*ica </line>
<line> ou </line>
<line> endividamento, </line>
<line> surgem </line>
</par>
<par>
<line> *uesti*namentos **bre </line>
<line> os *ot*vos que levaram o ór*ão pú*lico * captar recur*os, *á que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil bate *odos os anos recor**s de arrecadação de *ributos. *ubent*nde-se que, *e o órgão </line>
<line> públic* tem a necessida** de captar mais *ecur*o*, *s su*s *e**ita* não ***am suficientes p*ra </line>
</par>
<par>
<line> quitar as despesas no **ríodo, ou seja, o r*sultado foi </line>
<line> d*ficitári*. (PICCOL*; JERSZURKI, </line>
</par>
<par>
<line> 2*18). </line>
</par>
<par>
<line> Na visão de Andrade (201*), a dívida públ**a é estática, pois se ref*re a um conjunto </line>
<line> de obriga*ões ** ente pú*lico, o endividament* é dinâmico na medida em q*e diz respeito à </line>
<line> *rát*ca de at*s para a contrat*ç** da dívida. </line>
</par>
<par>
<line> In*ependentemente dos p*os e dos contras, o endividamento é uma </line>
<line> fonte </line>
<line> impor*a*te </line>
</par>
<par>
<line> para o Estado, *ois o aumento **s *ec*rsos **iginários de tributa*ão *ode não ser possível nos </line>
<line> mo*ento* de recessão *u pode r*d*zir o crescimento econômico, p*r d*minuir a rend* </line>
<line> di*p*nível par* o consumo. Em v**ta dis**, m*ito se tem dis*utido a respeito dos efei*o* do </line>
<line> e*divid**ento no âmbito da gestão públic* (SOU*A, 2015). </line>
<line> *ara M*llo e S**m*ki (2009, p. 79) </line>
<line> As causas do crescimento da *í*ida nos úl*imos a*o*, a possib*l*dade da </line>
<line> co*tinuidade o* recorrên*ia desses *atores no futuro próx*mo, a ****entabil*dade da </line>
<line> dívid*, são *nd*gações que têm aparec*do com **equência na literatura de </line>
<line> fi*anças públicas, na impren**, no parl*mento, o* *e*m* entre o públi*o leigo. E </line>
<line> *ev. FSA, *e*es*n*, v. 19, n.5, ar*. *, p. 85-102, mai. 2022 *ww*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, Deixa o *ovo *ntrar": * L*to *o Aposentar, Enve*h*cer, da Fini*ude e da Sexua**dade </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> *ão é raro *** tais indagaç*e* *xpr**am u*a visão simplist* da* origens e do* </line>
<line> males associa*os ao endividamento públi**. </line>
<line> A Lei de *e*pon*ab*lidade Fiscal - LRF (Lei Comple*entar 101/2000) aborda no seu </line>
<line> § 1º qu* a *esponsab*lidade na g*stão fiscal pr*ssupõe a açã* *lanejada e tran*parente, em que </line>
<line> se *re*inem *iscos e corrigem desvios capa*e* de afetar o equilíbrio das contas públ*cas, </line>
</par>
<par>
<line> me*iante o cumpri*e**o de metas de re*ul*ados e**r* receitas * despesa* e a obediên*ia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lim**es. </line>
</par>
<par>
<line> R*d*igues (2019) co*rob*ra *firmando que devid* * sua grande abrang*ncia, ao seu </line>
<line> carát*r punitivo e à *ultura *e c*ntrole fisc*l aos *oucos introduzi*a n* país, a LRF passou a </line>
</par>
<par>
<line> ser amplam*nte con*ecida discutida pela sociedade brasileira, e </line>
<line> *on*ol*dando-se como peça </line>
</par>
<par>
<line> fundamental para a gestã* govername*tal. </line>
</par>
<par>
<line> Con**rme determinado pela LC 13*/20*9, todos os ente* d*verã* di*ulgar, qua*to </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> des*esa, todos os a*o* praticad** pela* unidades g*storas no d*c*rrer d* exe*ução da despesa, </line>
<line> n* momento de *ua realizaç*o, co* a disponibilização mínima dos dados ref*ren*es ao </line>
<line> número do correspondente processo, ao b*m forneci*o *u ao serv*ç* prestad*, à pessoa físi*a </line>
</par>
<par>
<line> ou jurídi** </line>
<line> benefic*á*ia do *agamento e, qu*ndo for o caso, *o proced*mento licitatório </line>
</par>
<par>
<line> realiza*o. </line>
</par>
<par>
<line> Para Franco et al (*014, *. 1) </line>
</par>
<par>
<line> P*incípios como a Evid*nciaçã* e a *ub*ic*dade têm sido consagrados co*o </line>
<line> *un*amento d* gestão fiscal respons*vel, *o pr*s*reverem a nec*ss*dade de a*pla </line>
</par>
<par>
<line> div**gação </line>
<line> de *t*s, procedime*tos, relatórios e demo**trações fin*nceiras </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> soci*dade. A*bos *ão originários </line>
<line> do discipl*n*mento *e co*dutas </line>
<line> de gesto*es d* </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõe* priva**s; no </line>
<line> *n***to, fo*am a*o*ados *ela administraçã* públi*a </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, os quais denotam o conceito de t*ansp*rê*cia, que agrega a *stes pr*ceitos </line>
<line> * con*ro*e de resultados. </line>
<line> Para * Senad* Federal (2001), o endividamento público é * captação de recursos </line>
</par>
<par>
<line> financei*os fe**a pelo estado junto a </line>
<line> terceiros, *e forma </line>
<line> contratual e a encargos. O </line>
</par>
<par>
<line> endividamento é um* das fontes de f*nanci*men*o do P**er *úbl**o, ao lado *a tributa*ão e </line>
<line> da emissão de moeda, sendo esta última somente possíve* pelo governo **dera* por força de </line>
<line> le*. O estado contrata dívida para cob*ir o dé**cit fiscal, *u sej*, quand* * desp*sa realizada é </line>
</par>
<par>
<line> maio* que a receita *rrecadada (excluídas as recei*** provenient** de operações </line>
<line> de crédito), </line>
</par>
<par>
<line> ou *a*a faze* investi*en*os. </line>
</par>
<par>
<line> A situação é pior nos m*nicípios que dependem mais das tr*nsferênc*as de **ceita dos </line>
<line> estad*s e do governo central. Com uma que*a maior nas *eceitas e pouco cai*a, o ajuste nas </line>
<line> de*pe**s desses munic*pios é insuficiente, d*da a el*vada *artic*pação do gasto com pesso*l. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 5, art. 5, p. 85-102, mai. 2022 www4.fsa*et.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Ceol*n, F. C. Cavalcante Júni*r, H. **eiroz Net* </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> *esses caso*, as con*as fecham por meio de atras*s *e p*gamen*os * aumentos no* restos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pagar, o qu* *ess*l*a a necessi*ade *e reformas e*truturais no gasto do* mun*cípios </line>
<line> (SCHNE*DER, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> *ma das formas de acomp*nha*ento </line>
<line> dos </line>
<line> gastos é o SICONFI, que *e con*ti*ui </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dua* interfaces *om finalidade* di*tin*as: a chamad* ár*a *úbli*a, de livre </line>
<line> navegação, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> acessí*el * qua*quer *n*eressa*o; e a área res*rita, </line>
<line> priv*tiva de u*u*rios cadas**ados, </line>
</par>
<par>
<line> alimenta*ores do sistema por *eio da inse*ção ** informações certificad*s, bem com* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> servido*e* en*arrega*o* da m*nutenção do por*al (TESOURO NACIONAL, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, de acor*o co* o Tesouro Nacional, na á*** púb*ica, p*de-se lançar mão *o </line>
</par>
<par>
<line> *ai* substancioso repositório de </line>
<line> informes contá*e*s do setor público brasilei*o, que </line>
</par>
<par>
<line> atualm*nte d*spe*ta amplo interesse de pes*uisad*res, j*rnalist*s, estu*antes, </line>
<line> órgã*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **ntro*e, gesto*e* pú*l*cos ou, *esmo, </line>
<line> *os mo*imentos sociais empen**dos na *v*liação </line>
</par>
<par>
<line> da per*ormance *rçamentári* e fiscal de *unicípios, estados, Distri*o Feder*l ou *nião. </line>
<line> Na á*ea res*ri*a, situa-se * canal de comuni*ação dos gestores da á*ea co*tábil e *inanceira das </line>
</par>
<par>
<line> u*idades federativas, por m*io </line>
<line> do qu** são p*bli*adas informaçõe* *e interesse público, em </line>
</par>
<par>
<line> atendim*nto ao* d*tames da Lei de Responsa**lidade Fisca*. </line>
<line> Portanto, no estágio em que se encontra, o SIC*NFI já repr**enta um sistem* </line>
</par>
<par>
<line> re**lucionário a ser*iço da moderni*a*ão *as **na*ças </line>
<line> p*bli*as e* territ*rio </line>
<line> n**ional, vez </line>
</par>
<par>
<line> *u* fa*ulta um inumer*ve* cab*dal de inform*s contábeis e fiscais par* a sociedade * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> públ*co especial*z*do, o que, *or si só, implica em *m*liação da transparê*c*a </line>
<line> públi*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fortal*cimento d* cont**le s*ci*l (TE*O**O NACIONAL, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> 3 M*TODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Este es*udo teve como *bjetiv* analisar a **iciência orçamentária, at*avés *o res*ltado </line>
<line> *isca* e endividamento pú*l*co de todos os **nicípios c*mo *opulação de 3*0.00* a *00.0** </line>
<line> habit*ntes, do Nordeste, excetuando-se a* capitais. </line>
</par>
<par>
<line> Do </line>
<line> p*nt o </line>
<line> de *i*t* de sua natureza, *esq**sa *e classifica como aplicada. Para * </line>
</par>
<par>
<line> Kauark, Manhães e *edeiros (2010, p. 2*), *ste ti*o de pesquis* "ob*etiva gerar </line>
<line> co*heci*entos p*ra aplicação prá*ic*, dirigida à sol*ção d* *rob*emas esp*cíficos. E*volv* </line>
<line> *erd*des e interesse* locais". </line>
<line> No que s* *efere à abo*dagem do problema, foi utiliza*o o mét*do *uant*tativo, com </line>
<line> *rop*sito explor*tório. Para K*uark, Manhães, Mede*ros (2010, *. 27), a pe*qu**a quantitativa </line>
<line> R*v. F**, Tere*ina, v. 19, n.5, art. 5, *. *5-102, mai. 2022 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai *elho, Dei*a o Novo Entr*r": O Luto do *posentar, *nvelhecer, d* Fini*ud* e da S*xualid*de </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> "*ida *o* fa*os, tudo aq*ilo *ue pode se tor*ar objetivo através da observação siste*átic*; </line>
<line> evento bem especificado, deli*ita** * mensurável". </line>
<line> B*uren et. al. (2003, p. 80) destacam que "por meio do estudo explorató*io, busca-se </line>
<line> c*nhec*r com *a*or *rofundidade o *ssunto, de m*do a to**á-lo ma*s clar* ou co*struir </line>
</par>
<par>
<line> questões importan*es pa*a a concl**ão da pesquisa." Cervo, B*rvia* e </line>
<line> Silva (200*), </line>
</par>
<par>
<line> co*plementam que </line>
<line> "a pesqu*sa explorató*ia r*aliz* descrições </line>
<line> preci*a* da situação e quer </line>
</par>
<par>
<line> des*obri* as relações *xistentes en**e seus elementos componen**s". </line>
<line> A t*cnica empr*gad* para a co*eta dos dad*s foi a pesquis* d*cument*l. A *esquisa </line>
<line> Docum*nta* é m*i*o p*recida com * bibliogr*fi*a, co*tudo, a *if*r*nça está na natureza das </line>
<line> fontes, pois e*ta **rma *a*e-se de materiais *ue não rec*beram a*nda um tratamento analítico </line>
<line> (GIL, 2008). </line>
<line> Foi rea*izada uma pesquisa *ocumental, no site *eu Municíp*o, *om d*d*s do </line>
</par>
<par>
<line> Tesouro Nac**nal, *o p*río*o de 2017 a 201*, que </line>
<line> *presen** o Siste** d* Informações </line>
</par>
<par>
<line> Contábeis e Fiscais do Setor Público Br**ileiro - SIC*NFI, n*va ferr*menta destina*a ao </line>
</par>
<par>
<line> receb*me*to d* *nformaç*es </line>
<line> contá**is, financeiras e de estatíst*cas fiscais oriun*as de um </line>
</par>
<par>
<line> universo que *omp*e*nde 5.570 *unicípios, 26 estados, o Distri** F*deral * a Uni**. </line>
<line> Fizeram p*rte d* amostra todos o* **ni*ípios d* in*erior *a Região Norde*te, qu* *ão </line>
<line> são ca*itais, com popu*açã* *ntr* 3*0.00* e 700.000 habitantes, segundo dado* da e*ti*at*va </line>
<line> do IB** (2**1). * tabela 1, apresen*a todos os municí*i** *a *m*stra do *studo. </line>
<line> T*bela 1 - População do* municípios d* am*stra </line>
</par>
<par>
<line> MUNICÍPIO </line>
<line> ESTADO </line>
<line> POPULAÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Camaçari </line>
<line> Bahia </line>
<line> 3 0 9 .2 * 8 </line>
</par>
<par>
<line> Feira de Santa*a </line>
<line> *ah*a </line>
<line> 6 2 4 .1 0 7 </line>
</par>
<par>
<line> Vitó*ia da Conquista </line>
<line> Ba*ia </line>
<line> 3 4 3 .6 4 3 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*caia </line>
<line> C*ará </line>
<line> 3 6 8 .9 1 * </line>
</par>
<par>
<line> *ampina Grande </line>
<line> *a*aíba </line>
<line> * 1 3 .8 * 0 </line>
</par>
<par>
<line> Caruaru </line>
<line> P**n*mbuco </line>
<line> 3 6 9 .3 4 * </line>
</par>
<par>
<line> Olinda </line>
<line> Per*amb*c* </line>
<line> 3 9 * .7 3 4 </line>
</par>
<par>
<line> Pauli**a </line>
<line> Perna*buco </line>
<line> 3 3 6 .* 1 9 </line>
</par>
<par>
<line> *etrolina </line>
<line> Per*ambuco </line>
<line> 3 * 9 .3 7 * </line>
</par>
<par>
<line> Mos*oró </line>
<line> Rio G*ande do Norte </line>
<line> 3 0 3 .7 9 2 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaborada *elos autores </line>
<line> *s d*dos col*tados foram ta*ulado*, anali*ad*s e *stão a*resenta**s em gráf*cos e </line>
<line> tabela*, no próximo capítulo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina *I, v. 19, n. *, art. 5, p. *5-10*, mai. 2022 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. *e*lin, *. C. **va*cant* J**ior, *. Queiroz N**o </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> 4 ANÁLISE E DISCUSSÃ* D*S RESULT**OS </line>
</par>
<par>
<line> O ob*etivo **ral deste estudo foi *nalisar a e*iciência o*çamentária, atr*vés ** </line>
<line> resultado fiscal e endividamento p*bl**o. Essa análise f*i real*zada, a pa*tir dos dado* </line>
<line> disponíveis no SICONF/ST*. </line>
</par>
<par>
<line> *m *os focos p*incipais no d*senvolviment* dessa *erramenta, o SICONF, f*i </line>
<line> criar </line>
</par>
<par>
<line> *o*diç*es para a integração da c*nta*ilid*de orçam*ntár*a, pa*rimo*ial e analítica, p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conformaç*o de u*a contabilid*d* púb*ica moderna q*e v*esse a ser grand* aliad* *o* </line>
<line> *estores públicos, a* permitir-lhes efe*ivo c*ntro*e financeiro das difer*ntes *nstâncias </line>
<line> administra*ivas e o fornecim*n*o de inform*ção *recis*, con*iável e o*ortuna ao* múltiplos </line>
<line> agente* públicos interessados. (*ESOU*O NACIONAL, 2020). </line>
<line> O *ráfico 1, mostra os es*ados que for*m *bjeto d* estu*o. </line>
<line> Gráfic* 1 - Muni*ípios por est*do </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elabora*o pelos autores. </line>
<line> O e*tado *om o ma*or número de muni*ípios com mais ** 300.000 habitante* foi </line>
<line> Pernambuco (40%), segu*do pe*a Ba*ia com (30%). Os estados de Alagoas, Maranhão, Piauí </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> Sergipe </line>
<line> não possue* cidade* nessa </line>
<line> fa*x* populacional, por isso n*o f*zeram p*rte da </line>
</par>
<par>
<line> a*ostra. </line>
<line> * G*áfico 2, **resenta a loc*lização d*s *unicípi*s pesquisados. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 19, n.5, a**. 5, p. *5-1*2, mai. 2022 </line>
<line> www4.**anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai *elh*, Deixa o *ovo Entrar": O Luto do Apose*tar, *nvel*e*er, da *i*it*de e da Sexualid*de </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - Localizaç** do* municípi*s </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Ela*orado pelos au*ores </line>
<line> N* Região *ord*ste, a *aior parte d*s m*nicípios *om *opulaçã* entre 30*.000 e </line>
</par>
<par>
<line> 7*0.00* habitantes *stã* fora *a* Regiões Metropolitanas (60%) enq*anto 40% ficam </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> congl*mer*do urbano de su*s respectivas capitais. </line>
</par>
<par>
<line> Ac*rc* da arrecadação e desp*sas dos municípios *esquisados, os dad*s *stão </line>
<line> apresen*ad*s na tabela 2. </line>
<line> T*be*a 2 - Receitas e *e*pe*as d*s **ni*ípios p*squi*ados </line>
</par>
<par>
<line> MUNICÍPIO </line>
<line> 201 RECEITA </line>
<line> 7 D*SP*SA </line>
<line> 20 RECE*TA </line>
<line> *8 DESPESA </line>
<line> 20 RECEIT* </line>
<line> ** D**PESA </line>
</par>
<par>
<line> *a*açari </line>
<line> 1.*89.*61 </line>
<line> 948.*57 </line>
<line> 1.1*5.788 </line>
<line> 1.122.586 </line>
<line> *.*59.*43 </line>
<line> *.*06.*42 </line>
</par>
<par>
<line> Feira de Sa*tana </line>
<line> *.09*.087 </line>
<line> 1.0*9.333 </line>
<line> 1.439.908 </line>
<line> 1.157.41* </line>
<line> 1.315.112 </line>
<line> 1.*42.245 </line>
</par>
<par>
<line> Vitória *a Conquista </line>
<line> 598.84* </line>
<line> 591.359 </line>
<line> 6*2.12* </line>
<line> 637.*32 </line>
<line> 730.014 </line>
<line> 734.806 </line>
</par>
<par>
<line> Caucaia </line>
<line> 593.434 </line>
<line> 547.98* </line>
<line> 653.641 </line>
<line> 675.507 </line>
<line> 754.338 </line>
<line> 742.666 </line>
</par>
<par>
<line> Cam*ina G*a*de </line>
<line> 828.968 </line>
<line> 88*.469 </line>
<line> 877.*47 </line>
<line> 906.*89 </line>
<line> 1.0*9.628 </line>
<line> 977.05* </line>
</par>
<par>
<line> *aruaru </line>
<line> 626.771 </line>
<line> 611.335 </line>
<line> *40.401 </line>
<line> 740.395 </line>
<line> 8*2.947 </line>
<line> 837.*79 </line>
</par>
<par>
<line> Olinda </line>
<line> 576.407 </line>
<line> 56*.246 </line>
<line> 627.076 </line>
<line> 634.609 </line>
<line> 661.913 </line>
<line> 676.*20 </line>
</par>
<par>
<line> Pauli*t* </line>
<line> 4*5.935 </line>
<line> 447.82* </line>
<line> 501.*49 </line>
<line> 46*.518 </line>
<line> 517.307 </line>
<line> 4*3.968 </line>
</par>
<par>
<line> Petr*l*na </line>
<line> 622.251 </line>
<line> 573.020 </line>
<line> 7*2.694 </line>
<line> 693.451 </line>
<line> 7*5.714 </line>
<line> 8*0.324 </line>
</par>
<par>
<line> Mossoró </line>
<line> 52*.574 </line>
<line> 49*.07* </line>
<line> 6*9.9*2 </line>
<line> 57*.*4* </line>
<line> *65.625 </line>
<line> 623.759 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborada pe*os auto*es, dados *a **squisa </line>
<line> Observa-se, nos trê* anos pesquisados, que a m*ioria *os *unicípios (60%) gastam </line>
</par>
<par>
<line> mais do que arrecadam. 40% dos municípi*s *xcederam *s de*pes*s em ap*n*s 1 *no </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> in*ervalo pesquisado e 20% e* doi* anos, **s três pesq*isad*s. Re*sal*a-se que nenhum </line>
<line> *unicípio teve gast* m*ior que a receita nos três se*uidos. </line>
<line> Rev. FS*, Teresin* P*, *. 19, n. 5, a*t. 5, p. 8*-102, mai. 2022 www4.fs*net.c**.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. Ceolin, F. C. C*val*ante Júnior, *. Queiroz Neto </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> As e*ceções ocorreram nos mun*cípios de Camaçari * F*ira de Santana na Bahia; </line>
<line> Pa*lista/PE e Mosso*ó/RN, q*e ar*ecadar*m mais do que gas*aram nos três anos analisa**s. </line>
<line> *s*e* resultados *ostr** * impo*tância d*sse aco*panha*ento, *ara q*e * soc*eda*e tenha </line>
<line> ciência da real situação fi**nceira do seu município. </line>
<line> N* *ocante ao Resultado Fiscal, os dados estão expostos na tabe*a *. </line>
<line> Tab*la 3 - Resultado Fiscal </line>
</par>
<par>
<line> MUNICÍP*O </line>
<line> 2017 </line>
<line> 2018 </line>
<line> 2*19 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*açari </line>
<line> * ,9 2 % </line>
<line> * * ,9 4 % </line>
<line> 1 2 ,1 3 % </line>
</par>
<par>
<line> *eira de S*nta*a </line>
<line> -0,6*% </line>
<line> 2 1 ,4 1 % </line>
<line> 7 ,3 2 % </line>
</par>
<par>
<line> Vi*ór*a da Conquista </line>
<line> -*,*8% </line>
<line> 6 ,0 3 % </line>
<line> 2 ,6 8 % </line>
</par>
<par>
<line> Caucai* </line>
<line> 8 ,2 0 % </line>
<line> 1 ,5 4 % </line>
<line> 7 ,7 1 % </line>
</par>
<par>
<line> Campina Grande </line>
<line> -9,92% </line>
<line> 1 ,8 * % </line>
<line> 6 ,8 5 % </line>
</par>
<par>
<line> Carua*u </line>
<line> 1 ,1 0 % </line>
<line> 3 ,9 8 % </line>
<line> 2 ,1 2 % </line>
</par>
<par>
<line> Olinda </line>
<line> 2 ,3 6 % </line>
<line> * ,5 1 % </line>
<line> 5 ,4 * % </line>
</par>
<par>
<line> P***ista </line>
<line> 2 ,1 8 % </line>
<line> 1 0 ,2 4 % </line>
<line> 1 0 ,0 4 % </line>
</par>
<par>
<line> P*trolina </line>
<line> * ,6 1 % </line>
<line> 7 ,8 6 % </line>
<line> 7 ,2 * % </line>
</par>
<par>
<line> Mossoró </line>
<line> -0,*9% </line>
<line> 3 ,* 3 % </line>
<line> 9 ,8 5 % </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Ela*orado pelos aut*res, dados da pesquisa </line>
<line> O í*dice d* result*do *is*al med* o per*entua* que a prefeitura *onseguiu e*o*omizar </line>
<line> ou que gasto* * mais, frente à receita total. Para se ch**ar a *sse indica*or, **i utilizada a </line>
<line> *eguint* *órmula: </line>
<line> Resultado Fiscal = R*c**ta total - I*tra Orç. - (De*pesa Empen*a*a Total - Intra Orç.) </line>
<line> Receita total - Receit* Intra Orçamentária. </line>
<line> Dos 3* resu*tados en***trad*s, apenas 13,33% apresentaram r*sulta*o negativo. </line>
<line> Ressalta-se que esse resu*tado negativo foi obs*rvado ap**as no ano de 2017. Por o*tro lado, </line>
<line> os *el*ores foram observados nos Municípios *e **ira de Sa*tana (20*8, **,41%); C*maçari </line>
<line> (201*, 12,13%; *017, 11,94%) e Paulista (2018, 10,24%). </line>
<line> *ara Schn*id** (20*7), o pro*lema fiscal dos municípios e*iste, mas é m**os *rave se </line>
<line> c*mparado ao do g*verno *en*ral e ao do* e*tados. Os m*n*c*pios não co*vivem com grandes </line>
<line> resu**ado* deficitários e/ou com um *nd*vidamento **e*ado * *r*scen*e. </line>
<line> No *ocant* a* endividamento bruto, o* dados estã* exp*s*os na tabe*a 4. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 19, n.5, art. *, p. 85-102, mai. 2*22 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sa* Velho, De**a o Novo Entrar": * L*to do Aposentar, Envelh*cer, da Fi**tude e da Sexual*dade </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 4 - Endividamento Bru*o </line>
</par>
<par>
<line> MUNICÍP*O </line>
<line> 2017 </line>
<line> **18 </line>
<line> 2019 </line>
</par>
<par>
<line> C*maçari </line>
<line> * 6 ,5 1 % </line>
<line> 4 * ,9 * % </line>
<line> * 7 ,4 8 % </line>
</par>
<par>
<line> Feira de Sant*na </line>
<line> 1 6 ,* 8 % </line>
<line> 9 ,0 * % </line>
<line> 1 5 ,4 * % </line>
</par>
<par>
<line> Vitória da C*n*u*sta </line>
<line> 3 9 ,4 4 % </line>
<line> 3 4 ,8 4 % </line>
<line> 3 5 ,6 3 % </line>
</par>
<par>
<line> C*ucaia </line>
<line> * * ,7 * % </line>
<line> 8 ,3 1 % </line>
<line> 1 2 ,3 2 % </line>
</par>
<par>
<line> Campina Grande </line>
<line> 7 1 ,9 0 % </line>
<line> 7 8 ,9 1 % </line>
<line> 7 0 ,2 5 % </line>
</par>
<par>
<line> Caruaru </line>
<line> 1 6 ,2 7 % </line>
<line> * 3 ,3 3 % </line>
<line> 2 9 ,5 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Ol*nda </line>
<line> * 8 ,2 8 % </line>
<line> 1 6 ,7 0 % </line>
<line> 8 ,8 4 % </line>
</par>
<par>
<line> Pau*i*ta </line>
<line> 1 * ,* 1 % </line>
<line> 8 ,* 3 % </line>
<line> * 1 ,1 6 % </line>
</par>
<par>
<line> Pe*rolina </line>
<line> 2 4 ,1 7 % </line>
<line> 2 7 ,2 8 % </line>
<line> 2 5 ,2 1 % </line>
</par>
<par>
<line> Moss*ró </line>
<line> 4 8 ,8 3 % </line>
<line> 4 4 ,6 6 % </line>
<line> 4 0 ,6 9 % </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fonte: Elabora*o pelo* autores, d*d** d* pe*q*i*a </row>
<row> Este indicador mede o p**cen*ual en*re recei*a orçament*ria e de *peraç*es de crédito, </row>
<row> p*ecatórias, obrigações a p*gar em ci*culaç*o, obrigações lega*s e tributári*s. Para *e *hegar * </row>
<row> ess** *esultados, foi *tilizada a s*guinte fór*ula: </row>
<row> Op. Cred. Interna e *xterna e* Circula*ão + Precatórios a p*rtir de </row>
</column>
<par>
<line> Endividamento b*uto = </line>
<line> *5/05/2000 + Op. Cr*d. Int*rnas e Ext*rn*s L*ng* Prazo + Obrig. Legais e </line>
<line> Tribut*rias______________________________ </line>
<line> Re*eita Corre*te Líqui*a </line>
</par>
<column>
<row> Todos os mu*icípios que *izeram parte dessa amo*tra possuem end*vida*ento. </row>
<row> Contu*o, Campina Gra*de, Mos*oró e *amaçari sã* *s cida*es que apre*entam o m*io* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ndivid*mento, co* destaque *ara Campina Gra**e, que apresenta resu**ados superiores </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 70%. Os melhores *esul*ados, fo*am obser*ados no* mu**cípio* de Caucaia, Pa*l*st* e F**ra </line>
<line> de Santana, respect*va*ente. </line>
<line> Par* o Tesour* Nacional (*020), a dívi*a surge e aumenta sempre que o governo gast* </line>
<line> mais do q** arrecada. Assim, qu*nd* os imposto* e demais *eceita* não s*o suficientes p*ra </line>
</par>
<par>
<line> c**rir a* des*es*s, o go**rno é financiado </line>
<line> por s**s credores (pessoas fís*cas, empre*as, </line>
</par>
<par>
<line> ba**os et*), dando o**gem * dívida pública. </line>
</par>
<par>
<line> Endividam**to público resul*a de *esp*sas *uperiores às receitas do ente públi*o, </line>
</par>
<par>
<line> possível **enas em face *a conc**sã* de ***dito </line>
<line> por te*cei*o de forma voluntár*a *u não </line>
</par>
<par>
<line> (MACEDO; CORBARI, **09). É *uito **porta*te </line>
<line> que a *o*iedade tenha </line>
<line> acesso a essas </line>
</par>
<par>
<line> **for*ações. </line>
</par>
<par>
<line> Além da transparência e da pu**ic*çã* dos re*atór*o* pú**icos sere* um* exi*ência </line>
<line> *eg*l, a presta*ã* de con*as é u* mecanismo por **io do qual * gestor pod* demonstra* o seu </line>
</par>
<par>
<line> desempe*ho nos n*gócios públic*s, v*a </line>
<line> de *egra, </line>
<line> o maior interessa*o nessa form* *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*** PI, v. 19, n. 5, art. 5, p. 85-10*, mai. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. C*o*i*, F. C. Cava*c*nte Jún*o*, H. Quei*oz Ne*o </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> apresentação *e </line>
<line> co**as. Cas* sua administ*ação seja eficiente nas ações *overnamentais, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> equilí*ri* nas contas públicas * sinal de **e o ge**or obteve suc*sso na sua *dmi*istraç*o </line>
<line> (SOARES; SCAR*IN, 2*10). A u**l*zação re*pon*ável * consciente do *ndividamento </line>
<line> público é impo*tan*e par* o bom de*envolvimento d* país (TESO*RO NAC*ONAL, 2020). </line>
<line> 5 *ONSIDERAÇ**S F*N*IS </line>
<line> A p*oblemáti*a *ess* estu*o residi* e* apres*nta* a eficiência de gastos *úblicos *m </line>
</par>
<par>
<line> cidades de 200.000 * 300.000 ha*i*antes, localizad** no i*ter*or da </line>
<line> Regiã* Nor*este, c*m </line>
</par>
<par>
<line> objetivo de ana*isar a eficiência orçamentári*, através dos resul*ados fiscais e endividamento </line>
<line> bruto. </line>
</par>
<par>
<line> Observou-se, n*s trê* anos </line>
<line> pe*quisados, </line>
<line> que * ma*oria </line>
<line> dos município* (60%) gas*am </line>
</par>
<par>
<line> mais do que arrecada*. *0% dos *unicípios exce*eram </line>
<line> as despes*s *m apena* 1 </line>
<line> ano </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> intervalo *esq*isado e 20% em dois a*os, dos t*ês pesquisados. Ressalta-se que nen*um </line>
<line> município ***e gasto ma*or q*e a receita n*s três anos seguidos. </line>
</par>
<par>
<line> *e**ficou-s*, no toc**te ao res*ltado fis*al, qu* *pen*s 13,33% dos </line>
<line> *un**ípios </line>
</par>
<par>
<line> apresentaram r*sult*do negativo. Ressalta-*e que ess* result*do n*gativo foi observad* </line>
</par>
<par>
<line> *pe*as no ano de </line>
<line> 2017. Por outro lado, os </line>
<line> melhores foram </line>
<line> observados nos M*nicípios de </line>
</par>
<par>
<line> Fe*ra de Santana (2018, 21,41%); *amaçari (20*8, 12,13%; 2017, 11,94%) * Pau*is*a (2018, </line>
<line> 10,24%). </line>
</par>
<par>
<line> P*rcebeu-se que dados </line>
<line> os municípios </line>
<line> que fizeram p*rte dessa </line>
<line> amostra possuem </line>
</par>
<par>
<line> endivid**ento, contudo C**pin* *ra*de, Moss*ró e Camaçari são *s c*dade* *ue </line>
<line> *presentam * maior en**vida*ent*, c*m *est*qu* para C*mp*n* Grand*, que apresenta </line>
<line> resultados superi*res a 70%. Os me*hores r*sultados fo*am observ*dos nos municípios de </line>
<line> Caucai*, Pa*lista e Feira d* San*ana, *e*pe**ivament*. </line>
<line> Co*o limitaç*es do es*udo, ress*lta-se o fato d* se anali*ar apena* t*ês períodos (2*17 </line>
</par>
<par>
<line> a 2019) e os dad*s de 20** ainda não s* encont*am disponíveis no SICONFI, </line>
<line> * q* e </line>
</par>
<par>
<line> *carret*ria em inf*rmações do context* *ai* atual. </line>
</par>
<par>
<line> *om* s*gestões de estud*s f*turos, **opõe-*e a*pliar a *esquisa par* cid**es </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> menos de 300.*00 habitante*, para *ue s* *enha uma vis*o global *a *it*ação em m*ni*í*ios </line>
<line> com *articul*ridade* dis*intas d*s propostas neste estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n.5, ar*. 5, p. 85-*02, *a*. 2022 </line>
<line> ww*4.*sa*et.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, Deixa o Novo Entrar": O Luto do Aposentar, Envelhe*e*, da Fin*tude e da *exualidade </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
</par>
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<line> ANDRADE, C. A. S. O controle do **divida*ento pú*lico e auto***i* dos ent*s da a </line>
<line> federa*ão. 201*. Dissertação (M*strado em *ireito Econômico e Fi*anceiro) - F*c*ldade de </line>
<line> Direito, Univers*dade de São *aulo, *ão Paulo, 2012. doi:10.11606/*.2.201*.tde-*60*2013- </line>
<line> 141952. Acesso em: 2021-05-04. </line>
<line> BEUREN, I. M. (o*ganizad**a). C*mo elaborar trab*lhos m*nográfico* em con*a*ilidade: </line>
<line> Teoria e Pr*tica. *ão Paulo: *tlas, *003. </line>
<line> *RASIL. Lei Fede**l nº *.32*, de 1* de mar*o de 1*64. *sta*ui No*mas Gerais de Direito * </line>
<line> *nanceiro para elabor*ção e c*ntro*e dos orçam**tos e bal*nço* d* *nião, *os Estado*, d*s * </line>
<line> *nicíp*os e d* *ist*ito *ederal. Disponív*l em: <http://w*w.plana*t*.gov.br/c*ivi*_03/Leis/L </line>
<line> *3*0.htm>. Acesso **: 10 abr. 202*. </line>
<line> B*AS*L. Le* nº 12.527, de 18 de Novembro de 2*1*. Re*ul* o aces*o a infor*açõ*s </line>
<line> previsto no inc*so XXXII* do art. 5º , *o inciso II do § *º do a*t. 3* e no § 2º do art. 216 d* </line>
</par>
<par>
<line> Constituição Fed**al; a*tera a Lei nº 8.112, </line>
<line> de 11 de dez*mb** </line>
<line> de </line>
<line> 19*0; revoga a Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 11.111, de 5 *e ma** de 2005, e disposit*vos da Lei nº 8.159, *e 8 de janeiro d* 1991; e dá </line>
</par>
<par>
<line> ou*ras </line>
<line> pr*vidên**as. Dispon*vel em: <http://www.p*ana*to.gov.br/c*ivi*_*3/_at**011- </line>
</par>
<par>
<line> 2014/2011/lei/l*2527.ht* >. Ace*so em 20 a*r. 2020. </line>
<line> *R*SIL. Lei ****lementar nº 10*, de 4 de ma*o de 2*0*. Estabe**ce nor*as de fin*nças </line>
<line> públicas voltadas para a responsabi*idade n* ges*ão **s*al e dá outras provi*ê*cias. Disponível </line>
<line> em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.ht*>. Aces*o *m *0 abr. 20**. </line>
</par>
<par>
<line> B*ASIL. Lei *om*le*e*t*r nº 131, de </line>
<line> 4 *e maio de 2000. Acrescenta dispositivos à Lei </line>
</par>
<par>
<line> Comp*ementa* n* 101, </line>
<line> de 4 de maio </line>
<line> de </line>
<line> 2000, </line>
<line> qu* estabelece n*rma* *e *inanças </line>
<line> pú*lic*s </line>
</par>
<par>
<line> voltadas pa** a res*o*sabilidade na ge**ã* f*scal * dá outras providê*cias, a *im de determi*ar </line>
</par>
<par>
<line> a *isponib*lizaçã*, em tempo re*l, </line>
<line> de inf*rmações *ormenorizadas </line>
<line> sobre </line>
<line> a execuç*o </line>
</par>
<par>
<line> orç*mentária e fi*a**eira d* União, dos Estado*, do Distrito F*deral e dos </line>
<line> Municípios. </line>
</par>
<par>
<line> Di*pon*vel em: <http://www.pl*nal*o.g*v.br/cciv*l_03/leis/lcp/lcp*31.htm >. Ace*so *m 03 </line>
<line> *ai. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> BR*SI*. Se*ado Federal. Resolução *0, de </line>
<line> *7 de m*io de 20*9. *ispõe sobre os limites </line>
</par>
<par>
<line> glo*ais para * mo*tant* d* dívida pública *onsolida*a e da dívida </line>
<line> pú*lica *obiliária dos </line>
</par>
<par>
<line> Estad*s, do Distrito F*deral e dos M*nicípi*s, em atendimento *o dispo*to no *rt. 52, VI </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *X, </line>
<line> d* </line>
<line> Cons*ituição </line>
<line> Fede***. </line>
<line> Disponível </line>
<line> *m: </line>
</par>
<par>
<line> <http://*ww2.cam*ra.leg.br/le*in/fed/ressen/2001/re*oluc*o-40-2*-*ezembro-2*01-42*320- </line>
<line> normaatualizada-pl.*tml>. *cesso em: 1* a*r. 2020. </line>
<line> *ERV*, A. *.; BE*VIAN, P. *.; SILVA, R. da. Metodo*o*ia científica. 6. ed *ão Pau*o: </line>
<line> Prentice Hall, 2007. </line>
<line> FRA*CO, L. *. G.; REZENDE, *. A.; FIGU*IREDO, F. *.; NASCIMENT*, C. Nível de </line>
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<line> *ivulgaçã* eletrônica d* contabilidade pública </line>
<line> dos *unicípi*s </line>
<line> d* Paraná no amb*ente </line>
<line> da </line>
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<line> Intern*t. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 38, p. *40-153, 2014. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 5, art. 5, p. 85-102, mai. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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</page>
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<line> A. C. C*o*in </line>
<line> F. C. Cavalcante Júnior </line>
<line> H. *ueiroz *eto </line>
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<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análi*e e interpretação dos da*o*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboração do r*scunho ou na revis*o crítica *o conte**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipaç*o n* aprovação da ve*são final do manusc*i*o. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.5, art. 5, p. 8*-102, mai. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/*e*i*ta </line>
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