<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 5, p. 85-102, ma*. 2*22
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.6.5
</line>
<line>
Res*ltado Fiscal e Endividamento Br*t* em Prefei*ur*s dos M**ores Municípi** do Nordeste
</line>
<line>
*ax Results a*d Gro*s *ndebtedn*ss in Municip**itie* of the Lar*est *unici*a*ities i* the
</line>
<line>
Northeast
</line>
</par><par>
<line>
Aless*nd*a Carla Ceolin
</line>
<line>
D***ora em Agr*negócios pela U*iversida*e Federal do *io Grande do Sul - U*RG*
</line>
<line>
Professora Adj*nta da UFR*E
</line>
<line>
E-*ail: ales**ndra.ac*@gm*il.com
</line>
<line>
Flori*v**do Cunha *avalcante Júnio*
</line>
<line>
M*stre em Co*troladoria *ela Universidade *ede*al Rural de Pe*nam*uc* - UFRP*
</line>
<line>
E-mail: jun*or.*a*alcantte@*aho*.com.br
</line>
<line>
Herriss*n Queiroz Neto
</line>
<line>
Mestre em Contro*adoria pela Uni*e*s*d*de *eder*l Ru**l de Pernambuco - U*R*E
</line>
<line>
E-ma*l: herrisso*queiroz@**t*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Alessa*dra Ca*l* Ceolin
</line>
</par><par>
<line>
Un**e*sid*de Feder*l Rural
</line>
<line>
de P**nambuco - *ua Dom
</line>
<line>
E*itor-Chef*: Dr. To*ny Kerley *e Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Manue* de Medeir**, s/n - Dois Ir*ãos, CEP: 52171-9*0,
</line>
<line>
Ro*r*gues
</line>
</par><par>
<line>
Recife - PE, Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: *lorisv**do Cun*a Cavalcante Júnior
</line>
<line>
A*tigo r**ebido em 08/02/2022. Última
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade Federal Rural *e Pern*m*uco - Rua Do*
</line>
<line>
recebida *m 03/*3/*022. *provado em 04/*3/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Manuel de Medei*os, s/n - Dois *rmã*s, *EP: 521*1-900,
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. C. *eolin, F. C. C**alcante Júnior, H. Queiroz Neto
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
**SU*O
</line>
</par><par>
<line>
O contr**e
</line>
<line>
da* fi*a**as públic*s se co*stitui c*mo elemento
</line>
<line>
*s*encial *ara a eficiência,
</line>
</par><par>
<line>
eficáci* e *f*tividade da *estão pública. O *q**l*b**o entre o que s* arrecada e o que se *as*a é
</line>
<line>
pr*mordial *a Adminis*ração P*blica, é uma informação relevante para **e a sociedade
</line>
<line>
co*heça quanto está sendo ar*e*adado e d*stinado a *r*a* que afetam diretamente o dia a *ia
</line>
</par><par>
<line>
dos ci*a*ãos. O
</line>
<line>
objetivo geral *o estud* é *nalisar a eficiência orç*men*ária, atrav*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
resultado *iscal e end*vidame*t* pú**ico. *o *o**o de vis*a
</line>
<line>
de *u* *atu*eza, * p*squi*a se
</line>
</par><par>
<line>
c*assifica c*m* *plicad*. No que *e refer* * a*ordagem do *roblema, foi utilizado o m*todo
</line>
</par><par>
<line>
quantitativo, com propósito e*ploratório. A técnica empre*ada para a coleta dos dados foi
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa *ocumental. Foi realiz*da uma pes*uis* docum*n*al. Fi*eram parte da amostra,
</line>
</par><par>
<line>
t**os o* município*
</line>
<line>
do interior d* Região Nordeste, que não são capitais,
</line>
<line>
c** população
</line>
</par><par>
<line>
entre 3*0.000 e 700.000 habita*tes. Pe*cebeu-se que dados *s municípios que fizeram part*
</line>
<line>
dessa a*ost*a possuem endividamen*o, contu*o, Campina G*ande, Mosso*ó e Ca*açar* são
</line>
<line>
as *idades que apresentam * maior endividamen*o, c*m destaque pa*a Campina Grande, que
</line>
</par><par>
<line>
*presenta re*ultados super*ores a 70%. Os mel*ores resultados fo**m observados
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
município* de Caucaia, Paulista e *e*ra de S*n*ana, respectivamente.
</line>
</par><par>
<line>
*alavras-c*ave:
</line>
<line>
Contabilidad*
</line>
<line>
Púb*i**.
</line>
<line>
Eficiência
</line>
<line>
de
</line>
<line>
G*stos.
</line>
<line>
R*sultado
</line>
<line>
F*scal.
</line>
</par><par>
<line>
En*ividamento.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
T*e c*n*rol *f public f*nances is an esse*ti*l ele*ent for the e*fi*ienc*, effecti*en*ss and
</line>
<line>
effectiv**ess of pu**ic management. *h* balance be*wee* wh** is collected and *h*t is spent
</line>
<line>
is essential in *ublic Admin*stration, it i* relevan* informati*n f*r so*iety t* know how much
</line>
<line>
*s bein* collected and dest*ned t* ar*as t*at directly *ffect t*e dai*y *ives of citi*e*s. T*e
</line>
<line>
*ener*l objecti*e of the st*dy is to *nalyze th* budget efficiency, thr*ugh the fis*al resul* and
</line>
<line>
public indebtedne**. From the poi*t of view *f its nature, the research is classif*ed as appli*d.
</line>
<line>
Rega**in* the approach t* the pro***m, the q*antitat*ve method was used, *ith a* e*plorat*r*
</line>
<line>
pu*pos*. The t*c*nique used for data collection w*s documental r**earch. A document*ry
</line>
<line>
research *as c*rried **t. *ll municip*lities in *he interior of t*e N*rtheast Region, which are
</line>
<line>
n*t ca*ital ci*ies, with pop*lations be**een 300,*00 and 70*,000 in*abitants were part of the
</line>
<line>
sampl*. It was **ticed that g*ven th* m***c*p*liti*s *hat we*e part of thi* sam*le, **ey have
</line>
</par><par>
<line>
ind*btedness, however, Campina Gran*e, M*ss*ró and Camaçari are the
</line>
<line>
citie* that have th*
</line>
</par><par>
<line>
highest indebtednes*, e*pe*ial*y Campina G*an*e, wh*c* *resents resul*s *bove 70%.
</line>
<line>
The
</line>
</par><par>
<line>
best resu*ts were observed
</line>
<line>
in t*e m*n*cipali*ies *f Caucaia, **ul*s*a and Feira *e *antana,
</line>
</par><par>
<line>
respectiv*ly.
</line>
</par><par>
<line>
K*****ds: Publ*c Accounting. Spending *fficiency. Tax Result. Indebtedness.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresin*, *. 1*, n.5, art. 5, *. 85-102, ma*. 20*2
</line>
<line>
ww*4.**anet.c*m.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, D*ixa o Novo Entrar": O Lut* do Aposent**, En*e*hec*r, da Finitude e da S*xualidad*
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O c**trole
</line>
<line>
das fi*anças públi*as se const*tui *om*
</line>
<line>
e*em*nto
</line>
<line>
essencial p**a * eficiência,
</line>
</par><par>
<line>
ef*c**ia e efe*ivid*de d* gestão *úbli**. O *quilíbrio **tre o q** se arrecada e o que se *asta é
</line>
<line>
p*im*rdial na A*ministração Pú*lica, é uma i*formação re*e*an*e pa*a que a so*ieda*e
</line>
<line>
conheça qua**o **tá send* arrecadado e dest*nado a *rea* que afetam *ireta*e*te * *ia a d*a
</line>
<line>
dos cidadãos.
</line>
</par><par>
<line>
Após a p*bli*ação da Lei Com*l*men*ar 13*, *ambém conh*cida c**o Lei
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Transpa*ê*ci*, (L*i nº 12.527, de 18 de nov*mbro de 2011), sanc**n*da em *00*, que *br*ga
</line>
</par><par>
<line>
a União, os *st*do* e os mu*icí***s a divul*ar seus
</line>
<line>
gas*os n* Internet em tempo real,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade teve a oport*nida*e de acompanhar a eficiência *e gestão
</line>
<line>
fiscal, por pa*te dos
</line>
</par><par>
<line>
agentes públic*s.
</line>
</par><par>
<line>
O descu*primento da refer*da **i
</line>
<line>
pode s*r
</line>
<line>
*enunc*ado aos *ribunai* de *o*t*s dos *stados
</line>
</par><par>
<line>
o* ao M*n*stér*o Público por qua*quer cidadão, p*rtid* *olít**o, *sso**ação ou *i*dicato.
</line>
</par><par>
<line>
*esse contexto, o r*su*tad* fi*cal e * en*ividamento são duas questões re*eva**e*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
serem
</line>
<line>
analisa*a*, pois o seu **gligenciamento *oderá traze* sérias consequ**cias pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*r*aniz*ção, a mé*io * l*ngo pra*o.
</line>
<line>
Diante do contex*o, a Cont**ilidad* *úbli*a ganhou ma*o* importâ*cia e valor*zação
</line>
<line>
com * ad*ento da Le* de Respo*sabi*i*a*e Fiscal - *RF (Lei Comp*emen*ar 101/2000). Nos
</line>
<line>
dias atuais, com * olhar mais a*en*o da *opu*ação sobr* o orça*ento *úblico, a gestão precisa
</line>
<line>
se esforça* c*ntinuamente *ara alcançar a ef*ciênc** orça*entária, sobret*do, n*s muni**pios.
</line>
<line>
Em se tratand* do M*nicípi*, *ste, no conte*to da admin*stração públi*a *rasileira, é *
</line>
<line>
ter*i**l admini*trativo do País. É n*s municípi*s que *e r*fle*em as ações po*íti**s pr*postas
</line>
</par><par>
<line>
pelas es*eras Fe*eral * Estad*a*. *ogo,
</line>
<line>
por exemplo, atrasos na distribuição de *ecursos o*
</line>
</par><par>
<line>
mudança* na
</line>
<line>
le*islação f*s*al n*cessaria*ente in*er*erir** na p*anificação *a esf*ra
</line>
</par><par>
<line>
**nicip*l. (*OLEDO FIL*O; O*IVEIRA, 2007).
</line>
<line>
Responsável por esse controle, a C**t*bilidade *p*icad* ao Setor Público br*sileiro
</line>
</par><par>
<line>
está *nser*d* no
</line>
<line>
c**p*exo campo das Fi**nç*s Pública*, *e*do *n*erpreta*a ta*b*m pe*o
</line>
</par><par>
<line>
Dir*ito Fina*ceiro, *o qual
</line>
<line>
vários agentes *ortadores de d*stintos *nteresses e
</line>
<line>
d*versific*da
</line>
</par><par>
</page><line>
forma*ão acad**ico-profission*l cu*dam em elab*rar a estrutura d* contabilid*de bra**leira.
</line>
<line>
(FRANCO, et al, 2014).
</line>
<line>
No que tange ao setor público, mui**s aut*res *ons*deram a chegada da família re*l
</line>
<line>
port*guesa ao Brasil como o marco inicial *a co*ta*ili*ade *o setor p*blico brasileir*, *evid*
</line>
<line>
* *ecessi*ade de um maio* *on*role nas con*as públicas *m função dos gas*os incorridos p*lo
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a PI, v. 19, n. 5, art. 5, *. 85-102, mai. *022 *ww4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Ceolin, F. C. Cav*lcante J*nio*, H. Queiroz Neto
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
gov*rno fre*te ** de*envolv*me*to econômico, *raz*do pela expansão da **ividade colonial
</line>
<line>
(RO*A, e* al, 2019).
</line>
<line>
Diante do cenári*, a prob*emática *es*e estudo resid* em *presentar a eficiência de
</line>
<line>
gasto* públi*os e* c*dade* *e 300.0*0 * 70*.000 habitan**s, localizadas na Regi*o N*rdeste,
</line>
<line>
excetuando-se *s *apitais.
</line>
<line>
O estudo se ju**i*i*a pela nec**sidad* de acompanham*nt* contínu* da eficiên*ia do*
</line>
<line>
gastos públicos, de todas as esferas, mas, principalment*, do* muni*ípios, *o* ser o ter*in*l
</line>
</par><par>
<line>
administrativo *o País e **r refletirem as a*õ*s polí*icas propost*s pelas esf*ras Fe*eral
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Es*adual, como relata*o po* T*le*o Filho; Oliv*i*a (2007), e o *esultado fiscal e o re*ultado
</line>
<line>
bruto, são dois in*ic*dor*s a*rangentes *essa ques*ão.
</line>
<line>
An*e o exposto, o objetivo *era* do estudo é analisa* a e*iciência *rç*mentária, através
</line>
<line>
do resul*ado fi*cal e endividamento público.
</line>
<line>
Este t*abalho está or*a*iz*do em cinco capít*lo*; este, que a*re*enta os aspect*s
</line>
</par><par>
<line>
int**d**órios,
</line>
<line>
o segundo que apresen*a uma
</line>
<line>
breve revi*ão da literatura; o terceiro que
</line>
</par><par>
<line>
*es*reve os p*ocedimentos metodológicos, o qu*rto que *bor*a a anál**e do* resulta*o* e, por
</line>
<line>
fi*, as *ons*derações f*nais.
</line>
<line>
2. R*F*RE*CIA* TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Conta*ilidade Públic*
</line>
<line>
Para Santos e Almeida (2012), * o*jet* da Ciên*ia C*ntáb*l é o patr*mônio. Po* r*zões
</line>
</par><par>
<line>
históricas, a Contabilidad* Pú*l*ca
</line>
<line>
e*teve
</line>
<line>
voltada pa*a o controle e *co*p*nh*men*o
</line>
</par><par>
<line>
or**me*tário, ou s*ja, v*ltada para os conce*tos de receita e despesa **blicas re*acionados à
</line>
</par><par>
<line>
su* cor***a eviden*ia*ão e confrontação d* acordo *om
</line>
<line>
o que foi *efi*ido *a L*i
</line>
</par><par>
<line>
Orçam*ntár*a Anual.
</line>
</par><par>
<line>
Para os mes*os
</line>
<line>
autores, independ*nte dis*o, a abo*dagem patrimonial,
</line>
<line>
le*ando em
</line>
</par><par>
<line>
consideração o ambie*te legali*ta, não é algo novo, p*is a Lei 4320/6* hav*a di*pos*o em seu
</line>
</par><par>
<line>
art**o 89 quais eram *s fatos que a contabilid*de estava o**iga*a a evide*ciar. E entr*
</line>
<line>
el*s,
</line>
</par><par>
<line>
além d*s fatos *rçamentários,
</line>
<line>
havia *s financeiros, p*trimo*i**s e *ndu*tria**, isto é, o
</line>
</par><par>
</page><line>
patrimôn*o se**re foi um dos pontos principais de evi*enciação da Contab*lidade Públ*ca.
</line>
<line>
O campo d* atuação da Co*t*bilidade *úbli** abran*e *s pess*as jurídicas de Direito
</line>
<line>
*ú*l*** *nter*o, bem como o de algum*s de sua* en*idades vinculadas - *unda*õ*s públicas,
</line>
<line>
estas quando u*il*zam recu*so* *o Or*amento Público (PISCITE*LI; TI*B*, 2009).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.5, a*t. 5, p. 8*-102, mai. 2022 *w*4.f**net.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, Deixa o Novo Entrar": O L*to do *posentar, Env*lhece*, da Finitude e d* *ex*alidade
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Par* Pereira et al (20*2), a Contabilidade Pública n*o tem **mo papel principal
</line>
<line>
apenas a e*c*itu*ação e *s registros das entidad*s pública*. O controle e o acomp**hamento
</line>
</par><par>
<line>
da *estão, bem como a observação quanto à l*galidade dos
</line>
<line>
atos emanado* da aplicação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recurso* públicos também abran*em os o*jetivos dess* e*x* ** Con*abi*idade.
</line>
<line>
A C*ntabilidade Pública é uma ferramenta de grande p*de* estratégico quando
</line>
<line>
ut*li*ada com eficiência e eficáci*, *ois, ass** **m* ocorr* n* amb*ente corpora**vo privad*,
</line>
<line>
onde o p*anejam*nt* é uma das chave* do sucesso, no Serviço Pú*lico e*te *esmo
</line>
</par><par>
<line>
planejamen*o e defin*ç*es de e*tratégias pode* acarretar em inúmeros benefícios pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ge*tão P*blica.
</line>
</par><par>
<line>
*omo *iência Cont*bil, a Con*ab*lidade Pública estu*a o patrimônio dos órgãos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ent**ades da Admi*ist*ação *úb*i*a, * orç*m*nto e os atos p*aticados pel* *dmini*tra**r que,
</line>
<line>
potenc*almente, p*ssam alterar qu*litati*a ou qu*ntitativamente o patrimôn*o (**ARES,
</line>
<line>
SCAR*IN, 201*). Para Lim* (2003, *. 1*).
</line>
</par><par>
<line>
Contabilidade pública o ram* da ***tabilidade que tem p*r objetivo aplicar o* é
</line>
</par><par>
<line>
*onceito*, Princí*ios e N*r**s C*ntábeis *a gestã* orçamentári*, fina***ira
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pa*rimonial dos Órgão* e Entida*es da Administr*ção Pú*l**a e, como ramo da
</line>
<line>
Co*tabil*d*de, oferecer à so*iedade, *e maneira *ransparente e ace*sível, o
</line>
<line>
conhecimento amplo *obre a gestão da coisa públi*a.
</line>
<line>
Em se tratando *o Munic*pio, est*, no c*ntexto da admi*istr*ç*o públic* brasileira, é o
</line>
<line>
termin*l *dminis*rati*o d* País. É nos municí*ios que se refletem *s açõe* polític*s p*opostas
</line>
</par><par>
<line>
pelas esferas *ederal e *stad*a*. Logo, por *xempl*, atr*sos na
</line>
<line>
distribuição de *e*ur*os ou
</line>
</par><par>
<line>
muda*ças n* legis*ação fiscal, necessariam*nt*, interferir*o
</line>
<line>
*a pla*ificaç*o d* esf*ra
</line>
</par><par>
<line>
municipal. (TOLED*; OLIVEIRA, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Par* Freire et al (20*2), a Contabilidad* Pública não te* c*mo papel princi*al apenas
</line>
</par><par>
<line>
a e*cri*uração e os *egis**os das entidades pública*. O controle * o acom**nham*nto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
gestão, b*m como a observ*ção quanto legalidade dos atos em*nados da aplica*ão à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recursos públicos também abrangem os o**eti**s desse eixo da Contabi*id**e.
</line>
</par><par>
<line>
Par* Roza, Machado e Quintana (2011, p. 61).
</line>
</par><par>
<line>
Entende-se que a Contabilidade Públ*ca *e *rad*z em um sistema *e*ador de
</line>
<line>
in*orm*ções, para controle e avaliação da* ações governamentais, tanto p*lo ges*o*
</line>
<line>
p*blico quan*o p*los cidadãos. Porta*to, percebe-s* *ue ela ex*c*ta um papel
</line>
</par><par>
<line>
*ssen**al para a
</line>
<line>
sociedade, p*i* demonstram de que forma o* rec*rsos arrecadados
</line>
</par><par>
<line>
estão se*do in*estido* e aplic*dos e para os administradores públicos, por meio do
</line>
<line>
fornecimento de su*sídios que auxilia* em suas *om*das de *e**sõ*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, art. 5, p. 85-102, *ai. 20*2
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Ceolin, F. C. Cavalcante *úni*r, *. Qu*iroz **to
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
A Lei Federa* nº 4.3**, em seu a*t. 83, esta*el*ce que * contabilidade públic* t** por
</line>
<line>
objetivo evi*enc*ar a situaç*o da receita, da despesa, do *at*im*nio e de quem operacion*lize
</line>
<line>
a res*ectiva mov*mentação, quando preconiza: a co*tabi*idade *vid*nciará peran** a Fazend*
</line>
<line>
Púb*ica a situação *e todos quantos, *e qualquer mo*o, arrec*dem rece**as, efetue* despesas,
</line>
<line>
administr*m ou g*ar*e* bens * el* pertencentes ou c*nfiado*.
</line>
<line>
*.2 End*vidame**o Público
</line>
<line>
Segun*o O*ive*ra (*014), o *ndi*ida*ento públ*co e*tá relacionad* à co*tratação de
</line>
<line>
de*pe*as sem lastro fi*anceiro p*ra amortizá-l*s. *té o ano de 2000, *onsiderando a ausê*cia
</line>
<line>
de *ormativo que re*ulamentasse o endiv**amento, * admi**stração pú*lica *ra m*rcada *ela
</line>
<line>
má gest*o do* seu* recursos.
</line>
</par><par>
<line>
O endivida*e*to p*bli** resu*ta *e de*pesas supe*ior*s
</line>
<line>
às re**itas d* ente públic*,
</line>
</par><par>
<line>
possí*el ap*n** em face da conces*** de cr*dito por t**ceiro de fo*ma voluntária ou nã*
</line>
<line>
(MACED*; CO*B*RI, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
*u**do
</line>
<line>
se
</line>
<line>
abor*a
</line>
<line>
o
</line>
<line>
assunt*
</line>
<line>
dí vi da
</line>
<line>
púb*ica
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
endividamento,
</line>
<line>
surgem
</line>
</par><par>
<line>
*uesti*namentos **bre
</line>
<line>
os *ot*vos que levaram o ór*ão pú*lico * captar recur*os, *á que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Brasil bate *odos os anos recor**s de arrecadação de *ributos. *ubent*nde-se que, *e o órgão
</line>
<line>
públic* tem a necessida** de captar mais *ecur*o*, *s su*s *e**ita* não ***am suficientes p*ra
</line>
</par><par>
<line>
quitar as despesas no **ríodo, ou seja, o r*sultado foi
</line>
<line>
d*ficitári*. (PICCOL*; JERSZURKI,
</line>
</par><par>
<line>
2*18).
</line>
</par><par>
<line>
Na visão de Andrade (201*), a dívida públ**a é estática, pois se ref*re a um conjunto
</line>
<line>
de obriga*ões ** ente pú*lico, o endividament* é dinâmico na medida em q*e diz respeito à
</line>
<line>
*rát*ca de at*s para a contrat*ç** da dívida.
</line>
</par><par>
<line>
In*ependentemente dos p*os e dos contras, o endividamento é uma
</line>
<line>
fonte
</line>
<line>
impor*a*te
</line>
</par><par>
</page><line>
para o Estado, *ois o aumento **s *ec*rsos **iginários de tributa*ão *ode não ser possível nos
</line>
<line>
mo*ento* de recessão *u pode r*d*zir o crescimento econômico, p*r d*minuir a rend*
</line>
<line>
di*p*nível par* o consumo. Em v**ta dis**, m*ito se tem dis*utido a respeito dos efei*o* do
</line>
<line>
e*divid**ento no âmbito da gestão públic* (SOU*A, 2015).
</line>
<line>
*ara M*llo e S**m*ki (2009, p. 79)
</line>
<line>
As causas do crescimento da *í*ida nos úl*imos a*o*, a possib*l*dade da
</line>
<line>
co*tinuidade o* recorrên*ia desses *atores no futuro próx*mo, a ****entabil*dade da
</line>
<line>
dívid*, são *nd*gações que têm aparec*do com **equência na literatura de
</line>
<line>
fi*anças públicas, na impren**, no parl*mento, o* *e*m* entre o públi*o leigo. E
</line>
<line>
*ev. FSA, *e*es*n*, v. 19, n.5, ar*. *, p. 85-102, mai. 2022 *ww*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, Deixa o *ovo *ntrar": * L*to *o Aposentar, Enve*h*cer, da Fini*ude e da Sexua**dade
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
*ão é raro *** tais indagaç*e* *xpr**am u*a visão simplist* da* origens e do*
</line>
<line>
males associa*os ao endividamento públi**.
</line>
<line>
A Lei de *e*pon*ab*lidade Fiscal - LRF (Lei Comple*entar 101/2000) aborda no seu
</line>
<line>
§ 1º qu* a *esponsab*lidade na g*stão fiscal pr*ssupõe a açã* *lanejada e tran*parente, em que
</line>
<line>
se *re*inem *iscos e corrigem desvios capa*e* de afetar o equilíbrio das contas públ*cas,
</line>
</par><par>
<line>
me*iante o cumpri*e**o de metas de re*ul*ados e**r* receitas * despesa* e a obediên*ia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lim**es.
</line>
</par><par>
<line>
R*d*igues (2019) co*rob*ra *firmando que devid* * sua grande abrang*ncia, ao seu
</line>
<line>
carát*r punitivo e à *ultura *e c*ntrole fisc*l aos *oucos introduzi*a n* país, a LRF passou a
</line>
</par><par>
<line>
ser amplam*nte con*ecida discutida pela sociedade brasileira, e
</line>
<line>
*on*ol*dando-se como peça
</line>
</par><par>
<line>
fundamental para a gestã* govername*tal.
</line>
</par><par>
<line>
Con**rme determinado pela LC 13*/20*9, todos os ente* d*verã* di*ulgar, qua*to
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
des*esa, todos os a*o* praticad** pela* unidades g*storas no d*c*rrer d* exe*ução da despesa,
</line>
<line>
n* momento de *ua realizaç*o, co* a disponibilização mínima dos dados ref*ren*es ao
</line>
<line>
número do correspondente processo, ao b*m forneci*o *u ao serv*ç* prestad*, à pessoa físi*a
</line>
</par><par>
<line>
ou jurídi**
</line>
<line>
benefic*á*ia do *agamento e, qu*ndo for o caso, *o proced*mento licitatório
</line>
</par><par>
<line>
realiza*o.
</line>
</par><par>
<line>
Para Franco et al (*014, *. 1)
</line>
</par><par>
<line>
P*incípios como a Evid*nciaçã* e a *ub*ic*dade têm sido consagrados co*o
</line>
<line>
*un*amento d* gestão fiscal respons*vel, *o pr*s*reverem a nec*ss*dade de a*pla
</line>
</par><par>
<line>
div**gação
</line>
<line>
de *t*s, procedime*tos, relatórios e demo**trações fin*nceiras
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
soci*dade. A*bos *ão originários
</line>
<line>
do discipl*n*mento *e co*dutas
</line>
<line>
de gesto*es d*
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõe* priva**s; no
</line>
<line>
*n***to, fo*am a*o*ados *ela administraçã* públi*a
</line>
</par><par>
<line>
brasileira, os quais denotam o conceito de t*ansp*rê*cia, que agrega a *stes pr*ceitos
</line>
<line>
* con*ro*e de resultados.
</line>
<line>
Para * Senad* Federal (2001), o endividamento público é * captação de recursos
</line>
</par><par>
<line>
financei*os fe**a pelo estado junto a
</line>
<line>
terceiros, *e forma
</line>
<line>
contratual e a encargos. O
</line>
</par><par>
<line>
endividamento é um* das fontes de f*nanci*men*o do P**er *úbl**o, ao lado *a tributa*ão e
</line>
<line>
da emissão de moeda, sendo esta última somente possíve* pelo governo **dera* por força de
</line>
<line>
le*. O estado contrata dívida para cob*ir o dé**cit fiscal, *u sej*, quand* * desp*sa realizada é
</line>
</par><par>
<line>
maio* que a receita *rrecadada (excluídas as recei*** provenient** de operações
</line>
<line>
de crédito),
</line>
</par><par>
<line>
ou *a*a faze* investi*en*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
A situação é pior nos m*nicípios que dependem mais das tr*nsferênc*as de **ceita dos
</line>
<line>
estad*s e do governo central. Com uma que*a maior nas *eceitas e pouco cai*a, o ajuste nas
</line>
<line>
de*pe**s desses munic*pios é insuficiente, d*da a el*vada *artic*pação do gasto com pesso*l.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 5, art. 5, p. 85-102, mai. 2022 www4.fsa*et.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Ceol*n, F. C. Cavalcante Júni*r, H. **eiroz Net*
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
*esses caso*, as con*as fecham por meio de atras*s *e p*gamen*os * aumentos no* restos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pagar, o qu* *ess*l*a a necessi*ade *e reformas e*truturais no gasto do* mun*cípios
</line>
<line>
(SCHNE*DER, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
*ma das formas de acomp*nha*ento
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
gastos é o SICONFI, que *e con*ti*ui
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dua* interfaces *om finalidade* di*tin*as: a chamad* ár*a *úbli*a, de livre
</line>
<line>
navegação,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
acessí*el * qua*quer *n*eressa*o; e a área res*rita,
</line>
<line>
priv*tiva de u*u*rios cadas**ados,
</line>
</par><par>
<line>
alimenta*ores do sistema por *eio da inse*ção ** informações certificad*s, bem com*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
servido*e* en*arrega*o* da m*nutenção do por*al (TESOURO NACIONAL, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, de acor*o co* o Tesouro Nacional, na á*** púb*ica, p*de-se lançar mão *o
</line>
</par><par>
<line>
*ai* substancioso repositório de
</line>
<line>
informes contá*e*s do setor público brasilei*o, que
</line>
</par><par>
<line>
atualm*nte d*spe*ta amplo interesse de pes*uisad*res, j*rnalist*s, estu*antes,
</line>
<line>
órgã*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**ntro*e, gesto*e* pú*l*cos ou, *esmo,
</line>
<line>
*os mo*imentos sociais empen**dos na *v*liação
</line>
</par><par>
<line>
da per*ormance *rçamentári* e fiscal de *unicípios, estados, Distri*o Feder*l ou *nião.
</line>
<line>
Na á*ea res*ri*a, situa-se * canal de comuni*ação dos gestores da á*ea co*tábil e *inanceira das
</line>
</par><par>
<line>
u*idades federativas, por m*io
</line>
<line>
do qu** são p*bli*adas informaçõe* *e interesse público, em
</line>
</par><par>
<line>
atendim*nto ao* d*tames da Lei de Responsa**lidade Fisca*.
</line>
<line>
Portanto, no estágio em que se encontra, o SIC*NFI já repr**enta um sistem*
</line>
</par><par>
<line>
re**lucionário a ser*iço da moderni*a*ão *as **na*ças
</line>
<line>
p*bli*as e* territ*rio
</line>
<line>
n**ional, vez
</line>
</par><par>
<line>
*u* fa*ulta um inumer*ve* cab*dal de inform*s contábeis e fiscais par* a sociedade *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
públ*co especial*z*do, o que, *or si só, implica em *m*liação da transparê*c*a
</line>
<line>
públi*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fortal*cimento d* cont**le s*ci*l (TE*O**O NACIONAL, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
3 M*TODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Este es*udo teve como *bjetiv* analisar a **iciência orçamentária, at*avés *o res*ltado
</line>
<line>
*isca* e endividamento pú*l*co de todos os **nicípios c*mo *opulação de 3*0.00* a *00.0**
</line>
<line>
habit*ntes, do Nordeste, excetuando-se a* capitais.
</line>
</par><par>
<line>
Do
</line>
<line>
p*nt o
</line>
<line>
de *i*t* de sua natureza, *esq**sa *e classifica como aplicada. Para *
</line>
</par><par>
</page><line>
Kauark, Manhães e *edeiros (2010, p. 2*), *ste ti*o de pesquis* "ob*etiva gerar
</line>
<line>
co*heci*entos p*ra aplicação prá*ic*, dirigida à sol*ção d* *rob*emas esp*cíficos. E*volv*
</line>
<line>
*erd*des e interesse* locais".
</line>
<line>
No que s* *efere à abo*dagem do problema, foi utiliza*o o mét*do *uant*tativo, com
</line>
<line>
*rop*sito explor*tório. Para K*uark, Manhães, Mede*ros (2010, *. 27), a pe*qu**a quantitativa
</line>
<line>
R*v. F**, Tere*ina, v. 19, n.5, art. 5, *. *5-102, mai. 2022 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai *elho, Dei*a o Novo Entr*r": O Luto do *posentar, *nvelhecer, d* Fini*ud* e da S*xualid*de
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
"*ida *o* fa*os, tudo aq*ilo *ue pode se tor*ar objetivo através da observação siste*átic*;
</line>
<line>
evento bem especificado, deli*ita** * mensurável".
</line>
<line>
B*uren et. al. (2003, p. 80) destacam que "por meio do estudo explorató*io, busca-se
</line>
<line>
c*nhec*r com *a*or *rofundidade o *ssunto, de m*do a to**á-lo ma*s clar* ou co*struir
</line>
</par><par>
<line>
questões importan*es pa*a a concl**ão da pesquisa." Cervo, B*rvia* e
</line>
<line>
Silva (200*),
</line>
</par><par>
<line>
co*plementam que
</line>
<line>
"a pesqu*sa explorató*ia r*aliz* descrições
</line>
<line>
preci*a* da situação e quer
</line>
</par><par>
<line>
des*obri* as relações *xistentes en**e seus elementos componen**s".
</line>
<line>
A t*cnica empr*gad* para a co*eta dos dad*s foi a pesquis* d*cument*l. A *esquisa
</line>
<line>
Docum*nta* é m*i*o p*recida com * bibliogr*fi*a, co*tudo, a *if*r*nça está na natureza das
</line>
<line>
fontes, pois e*ta **rma *a*e-se de materiais *ue não rec*beram a*nda um tratamento analítico
</line>
<line>
(GIL, 2008).
</line>
<line>
Foi rea*izada uma pesquisa *ocumental, no site *eu Municíp*o, *om d*d*s do
</line>
</par><par>
<line>
Tesouro Nac**nal, *o p*río*o de 2017 a 201*, que
</line>
<line>
*presen** o Siste** d* Informações
</line>
</par><par>
<line>
Contábeis e Fiscais do Setor Público Br**ileiro - SIC*NFI, n*va ferr*menta destina*a ao
</line>
</par><par>
<line>
receb*me*to d* *nformaç*es
</line>
<line>
contá**is, financeiras e de estatíst*cas fiscais oriun*as de um
</line>
</par><par>
<line>
universo que *omp*e*nde 5.570 *unicípios, 26 estados, o Distri** F*deral * a Uni**.
</line>
<line>
Fizeram p*rte d* amostra todos o* **ni*ípios d* in*erior *a Região Norde*te, qu* *ão
</line>
<line>
são ca*itais, com popu*açã* *ntr* 3*0.00* e 700.000 habitantes, segundo dado* da e*ti*at*va
</line>
<line>
do IB** (2**1). * tabela 1, apresen*a todos os municí*i** *a *m*stra do *studo.
</line>
<line>
T*bela 1 - População do* municípios d* am*stra
</line>
</par><par>
<line>
MUNICÍPIO
</line>
<line>
ESTADO
</line>
<line>
POPULAÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Camaçari
</line>
<line>
Bahia
</line>
<line>
3 0 9 .2 * 8
</line>
</par><par>
<line>
Feira de Santa*a
</line>
<line>
*ah*a
</line>
<line>
6 2 4 .1 0 7
</line>
</par><par>
<line>
Vitó*ia da Conquista
</line>
<line>
Ba*ia
</line>
<line>
3 4 3 .6 4 3
</line>
</par><par>
<line>
Ca*caia
</line>
<line>
C*ará
</line>
<line>
3 6 8 .9 1 *
</line>
</par><par>
<line>
*ampina Grande
</line>
<line>
*a*aíba
</line>
<line>
* 1 3 .8 * 0
</line>
</par><par>
<line>
Caruaru
</line>
<line>
P**n*mbuco
</line>
<line>
3 6 9 .3 4 *
</line>
</par><par>
<line>
Olinda
</line>
<line>
Per*amb*c*
</line>
<line>
3 9 * .7 3 4
</line>
</par><par>
<line>
Pauli**a
</line>
<line>
Perna*buco
</line>
<line>
3 3 6 .* 1 9
</line>
</par><par>
<line>
*etrolina
</line>
<line>
Per*ambuco
</line>
<line>
3 * 9 .3 7 *
</line>
</par><par>
<line>
Mos*oró
</line>
<line>
Rio G*ande do Norte
</line>
<line>
3 0 3 .7 9 2
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elaborada *elos autores
</line>
<line>
*s d*dos col*tados foram ta*ulado*, anali*ad*s e *stão a*resenta**s em gráf*cos e
</line>
<line>
tabela*, no próximo capítulo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina *I, v. 19, n. *, art. 5, p. *5-10*, mai. 2022
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. *e*lin, *. C. **va*cant* J**ior, *. Queiroz N**o
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
4 ANÁLISE E DISCUSSÃ* D*S RESULT**OS
</line>
</par><par>
<line>
O ob*etivo **ral deste estudo foi *nalisar a e*iciência o*çamentária, atr*vés **
</line>
<line>
resultado fiscal e endividamento p*bl**o. Essa análise f*i real*zada, a pa*tir dos dado*
</line>
<line>
disponíveis no SICONF/ST*.
</line>
</par><par>
<line>
*m *os focos p*incipais no d*senvolviment* dessa *erramenta, o SICONF, f*i
</line>
<line>
criar
</line>
</par><par>
<line>
*o*diç*es para a integração da c*nta*ilid*de orçam*ntár*a, pa*rimo*ial e analítica, p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conformaç*o de u*a contabilid*d* púb*ica moderna q*e v*esse a ser grand* aliad* *o*
</line>
<line>
*estores públicos, a* permitir-lhes efe*ivo c*ntro*e financeiro das difer*ntes *nstâncias
</line>
<line>
administra*ivas e o fornecim*n*o de inform*ção *recis*, con*iável e o*ortuna ao* múltiplos
</line>
<line>
agente* públicos interessados. (*ESOU*O NACIONAL, 2020).
</line>
<line>
O *ráfico 1, mostra os es*ados que for*m *bjeto d* estu*o.
</line>
<line>
Gráfic* 1 - Muni*ípios por est*do
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elabora*o pelos autores.
</line>
<line>
O e*tado *om o ma*or número de muni*ípios com mais ** 300.000 habitante* foi
</line>
<line>
Pernambuco (40%), segu*do pe*a Ba*ia com (30%). Os estados de Alagoas, Maranhão, Piauí
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
Sergipe
</line>
<line>
não possue* cidade* nessa
</line>
<line>
fa*x* populacional, por isso n*o f*zeram p*rte da
</line>
</par><par>
<line>
a*ostra.
</line>
<line>
* G*áfico 2, **resenta a loc*lização d*s *unicípi*s pesquisados.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 19, n.5, a**. 5, p. *5-1*2, mai. 2022
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai *elh*, Deixa o *ovo Entrar": O Luto do Apose*tar, *nvel*e*er, da *i*it*de e da Sexualid*de
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Localizaç** do* municípi*s
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Ela*orado pelos au*ores
</line>
<line>
N* Região *ord*ste, a *aior parte d*s m*nicípios *om *opulaçã* entre 30*.000 e
</line>
</par><par>
<line>
7*0.00* habitantes *stã* fora *a* Regiões Metropolitanas (60%) enq*anto 40% ficam
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
congl*mer*do urbano de su*s respectivas capitais.
</line>
</par><par>
<line>
Ac*rc* da arrecadação e desp*sas dos municípios *esquisados, os dad*s *stão
</line>
<line>
apresen*ad*s na tabela 2.
</line>
<line>
T*be*a 2 - Receitas e *e*pe*as d*s **ni*ípios p*squi*ados
</line>
</par><par>
<line>
MUNICÍPIO
</line>
<line>
201 RECEITA
</line>
<line>
7 D*SP*SA
</line>
<line>
20 RECE*TA
</line>
<line>
*8 DESPESA
</line>
<line>
20 RECEIT*
</line>
<line>
** D**PESA
</line>
</par><par>
<line>
*a*açari
</line>
<line>
1.*89.*61
</line>
<line>
948.*57
</line>
<line>
1.1*5.788
</line>
<line>
1.122.586
</line>
<line>
*.*59.*43
</line>
<line>
*.*06.*42
</line>
</par><par>
<line>
Feira de Sa*tana
</line>
<line>
*.09*.087
</line>
<line>
1.0*9.333
</line>
<line>
1.439.908
</line>
<line>
1.157.41*
</line>
<line>
1.315.112
</line>
<line>
1.*42.245
</line>
</par><par>
<line>
Vitória *a Conquista
</line>
<line>
598.84*
</line>
<line>
591.359
</line>
<line>
6*2.12*
</line>
<line>
637.*32
</line>
<line>
730.014
</line>
<line>
734.806
</line>
</par><par>
<line>
Caucaia
</line>
<line>
593.434
</line>
<line>
547.98*
</line>
<line>
653.641
</line>
<line>
675.507
</line>
<line>
754.338
</line>
<line>
742.666
</line>
</par><par>
<line>
Cam*ina G*a*de
</line>
<line>
828.968
</line>
<line>
88*.469
</line>
<line>
877.*47
</line>
<line>
906.*89
</line>
<line>
1.0*9.628
</line>
<line>
977.05*
</line>
</par><par>
<line>
*aruaru
</line>
<line>
626.771
</line>
<line>
611.335
</line>
<line>
*40.401
</line>
<line>
740.395
</line>
<line>
8*2.947
</line>
<line>
837.*79
</line>
</par><par>
<line>
Olinda
</line>
<line>
576.407
</line>
<line>
56*.246
</line>
<line>
627.076
</line>
<line>
634.609
</line>
<line>
661.913
</line>
<line>
676.*20
</line>
</par><par>
<line>
Pauli*t*
</line>
<line>
4*5.935
</line>
<line>
447.82*
</line>
<line>
501.*49
</line>
<line>
46*.518
</line>
<line>
517.307
</line>
<line>
4*3.968
</line>
</par><par>
<line>
Petr*l*na
</line>
<line>
622.251
</line>
<line>
573.020
</line>
<line>
7*2.694
</line>
<line>
693.451
</line>
<line>
7*5.714
</line>
<line>
8*0.324
</line>
</par><par>
<line>
Mossoró
</line>
<line>
52*.574
</line>
<line>
49*.07*
</line>
<line>
6*9.9*2
</line>
<line>
57*.*4*
</line>
<line>
*65.625
</line>
<line>
623.759
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborada pe*os auto*es, dados *a **squisa
</line>
<line>
Observa-se, nos trê* anos pesquisados, que a m*ioria *os *unicípios (60%) gastam
</line>
</par><par>
<line>
mais do que arrecadam. 40% dos municípi*s *xcederam *s de*pes*s em ap*n*s 1 *no
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
in*ervalo pesquisado e 20% e* doi* anos, **s três pesq*isad*s. Re*sal*a-se que nenhum
</line>
<line>
*unicípio teve gast* m*ior que a receita nos três se*uidos.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin* P*, *. 19, n. 5, a*t. 5, p. 8*-102, mai. 2022 www4.fs*net.c**.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Ceolin, F. C. C*val*ante Júnior, *. Queiroz Neto
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
As e*ceções ocorreram nos mun*cípios de Camaçari * F*ira de Santana na Bahia;
</line>
<line>
Pa*lista/PE e Mosso*ó/RN, q*e ar*ecadar*m mais do que gas*aram nos três anos analisa**s.
</line>
<line>
*s*e* resultados *ostr** * impo*tância d*sse aco*panha*ento, *ara q*e * soc*eda*e tenha
</line>
<line>
ciência da real situação fi**nceira do seu município.
</line>
<line>
N* *ocante ao Resultado Fiscal, os dados estão expostos na tabe*a *.
</line>
<line>
Tab*la 3 - Resultado Fiscal
</line>
</par><par>
<line>
MUNICÍP*O
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
2*19
</line>
</par><par>
<line>
Ca*açari
</line>
<line>
* ,9 2 %
</line>
<line>
* * ,9 4 %
</line>
<line>
1 2 ,1 3 %
</line>
</par><par>
<line>
*eira de S*nta*a
</line>
<line>
-0,6*%
</line>
<line>
2 1 ,4 1 %
</line>
<line>
7 ,3 2 %
</line>
</par><par>
<line>
Vi*ór*a da Conquista
</line>
<line>
-*,*8%
</line>
<line>
6 ,0 3 %
</line>
<line>
2 ,6 8 %
</line>
</par><par>
<line>
Caucai*
</line>
<line>
8 ,2 0 %
</line>
<line>
1 ,5 4 %
</line>
<line>
7 ,7 1 %
</line>
</par><par>
<line>
Campina Grande
</line>
<line>
-9,92%
</line>
<line>
1 ,8 * %
</line>
<line>
6 ,8 5 %
</line>
</par><par>
<line>
Carua*u
</line>
<line>
1 ,1 0 %
</line>
<line>
3 ,9 8 %
</line>
<line>
2 ,1 2 %
</line>
</par><par>
<line>
Olinda
</line>
<line>
2 ,3 6 %
</line>
<line>
* ,5 1 %
</line>
<line>
5 ,4 * %
</line>
</par><par>
<line>
P***ista
</line>
<line>
2 ,1 8 %
</line>
<line>
1 0 ,2 4 %
</line>
<line>
1 0 ,0 4 %
</line>
</par><par>
<line>
P*trolina
</line>
<line>
* ,6 1 %
</line>
<line>
7 ,8 6 %
</line>
<line>
7 ,2 * %
</line>
</par><par>
<line>
Mossoró
</line>
<line>
-0,*9%
</line>
<line>
3 ,* 3 %
</line>
<line>
9 ,8 5 %
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Ela*orado pelos aut*res, dados da pesquisa
</line>
<line>
O í*dice d* result*do *is*al med* o per*entua* que a prefeitura *onseguiu e*o*omizar
</line>
<line>
ou que gasto* * mais, frente à receita total. Para se ch**ar a *sse indica*or, **i utilizada a
</line>
<line>
*eguint* *órmula:
</line>
<line>
Resultado Fiscal = R*c**ta total - I*tra Orç. - (De*pesa Empen*a*a Total - Intra Orç.)
</line>
<line>
Receita total - Receit* Intra Orçamentária.
</line>
<line>
Dos 3* resu*tados en***trad*s, apenas 13,33% apresentaram r*sulta*o negativo.
</line>
<line>
Ressalta-se que esse resu*tado negativo foi obs*rvado ap**as no ano de 2017. Por o*tro lado,
</line>
<line>
os *el*ores foram observados nos Municípios *e **ira de Sa*tana (20*8, **,41%); C*maçari
</line>
<line>
(201*, 12,13%; *017, 11,94%) e Paulista (2018, 10,24%).
</line>
<line>
*ara Schn*id** (20*7), o pro*lema fiscal dos municípios e*iste, mas é m**os *rave se
</line>
<line>
c*mparado ao do g*verno *en*ral e ao do* e*tados. Os m*n*c*pios não co*vivem com grandes
</line>
<line>
resu**ado* deficitários e/ou com um *nd*vidamento **e*ado * *r*scen*e.
</line>
<line>
No *ocant* a* endividamento bruto, o* dados estã* exp*s*os na tabe*a 4.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 19, n.5, art. *, p. 85-102, mai. 2*22
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sa* Velho, De**a o Novo Entrar": * L*to do Aposentar, Envelh*cer, da Fi**tude e da Sexual*dade
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 4 - Endividamento Bru*o
</line>
</par><par>
<line>
MUNICÍP*O
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
**18
</line>
<line>
2019
</line>
</par><par>
<line>
C*maçari
</line>
<line>
* 6 ,5 1 %
</line>
<line>
4 * ,9 * %
</line>
<line>
* 7 ,4 8 %
</line>
</par><par>
<line>
Feira de Sant*na
</line>
<line>
1 6 ,* 8 %
</line>
<line>
9 ,0 * %
</line>
<line>
1 5 ,4 * %
</line>
</par><par>
<line>
Vitória da C*n*u*sta
</line>
<line>
3 9 ,4 4 %
</line>
<line>
3 4 ,8 4 %
</line>
<line>
3 5 ,6 3 %
</line>
</par><par>
<line>
C*ucaia
</line>
<line>
* * ,7 * %
</line>
<line>
8 ,3 1 %
</line>
<line>
1 2 ,3 2 %
</line>
</par><par>
<line>
Campina Grande
</line>
<line>
7 1 ,9 0 %
</line>
<line>
7 8 ,9 1 %
</line>
<line>
7 0 ,2 5 %
</line>
</par><par>
<line>
Caruaru
</line>
<line>
1 6 ,2 7 %
</line>
<line>
* 3 ,3 3 %
</line>
<line>
2 9 ,5 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Ol*nda
</line>
<line>
* 8 ,2 8 %
</line>
<line>
1 6 ,7 0 %
</line>
<line>
8 ,8 4 %
</line>
</par><par>
<line>
Pau*i*ta
</line>
<line>
1 * ,* 1 %
</line>
<line>
8 ,* 3 %
</line>
<line>
* 1 ,1 6 %
</line>
</par><par>
<line>
Pe*rolina
</line>
<line>
2 4 ,1 7 %
</line>
<line>
2 7 ,2 8 %
</line>
<line>
2 5 ,2 1 %
</line>
</par><par>
<line>
Moss*ró
</line>
<line>
4 8 ,8 3 %
</line>
<line>
4 4 ,6 6 %
</line>
<line>
4 0 ,6 9 %
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*ndivid*mento, co* destaque *ara Campina Gra**e, que apresenta resu**ados superiores
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
70%. Os melhores *esul*ados, fo*am obser*ados no* mu**cípio* de Caucaia, Pa*l*st* e F**ra
</line>
<line>
de Santana, respect*va*ente.
</line>
<line>
Par* o Tesour* Nacional (*020), a dívi*a surge e aumenta sempre que o governo gast*
</line>
<line>
mais do q** arrecada. Assim, qu*nd* os imposto* e demais *eceita* não s*o suficientes p*ra
</line>
</par><par>
<line>
c**rir a* des*es*s, o go**rno é financiado
</line>
<line>
por s**s credores (pessoas fís*cas, empre*as,
</line>
</par><par>
<line>
ba**os et*), dando o**gem * dívida pública.
</line>
</par><par>
<line>
Endividam**to público resul*a de *esp*sas *uperiores às receitas do ente públi*o,
</line>
</par><par>
<line>
possível **enas em face *a conc**sã* de ***dito
</line>
<line>
por te*cei*o de forma voluntár*a *u não
</line>
</par><par>
<line>
(MACEDO; CORBARI, **09). É *uito **porta*te
</line>
<line>
que a *o*iedade tenha
</line>
<line>
acesso a essas
</line>
</par><par>
<line>
**for*ações.
</line>
</par><par>
<line>
Além da transparência e da pu**ic*çã* dos re*atór*o* pú**icos sere* um* exi*ência
</line>
<line>
*eg*l, a presta*ã* de con*as é u* mecanismo por **io do qual * gestor pod* demonstra* o seu
</line>
</par><par>
<line>
desempe*ho nos n*gócios públic*s, v*a
</line>
<line>
de *egra,
</line>
<line>
o maior interessa*o nessa form* *e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*** PI, v. 19, n. 5, art. 5, p. 85-10*, mai. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. C*o*i*, F. C. Cava*c*nte Jún*o*, H. Quei*oz Ne*o
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
apresentação *e
</line>
<line>
co**as. Cas* sua administ*ação seja eficiente nas ações *overnamentais,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
equilí*ri* nas contas públicas * sinal de **e o ge**or obteve suc*sso na sua *dmi*istraç*o
</line>
<line>
(SOARES; SCAR*IN, 2*10). A u**l*zação re*pon*ável * consciente do *ndividamento
</line>
<line>
público é impo*tan*e par* o bom de*envolvimento d* país (TESO*RO NAC*ONAL, 2020).
</line>
<line>
5 *ONSIDERAÇ**S F*N*IS
</line>
<line>
A p*oblemáti*a *ess* estu*o residi* e* apres*nta* a eficiência de gastos *úblicos *m
</line>
</par><par>
<line>
cidades de 200.000 * 300.000 ha*i*antes, localizad** no i*ter*or da
</line>
<line>
Regiã* Nor*este, c*m
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de ana*isar a eficiência orçamentári*, através dos resul*ados fiscais e endividamento
</line>
<line>
bruto.
</line>
</par><par>
<line>
Observou-se, n*s trê* anos
</line>
<line>
pe*quisados,
</line>
<line>
que * ma*oria
</line>
<line>
dos município* (60%) gas*am
</line>
</par><par>
<line>
mais do que arrecada*. *0% dos *unicípios exce*eram
</line>
<line>
as despes*s *m apena* 1
</line>
<line>
ano
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
intervalo *esq*isado e 20% em dois a*os, dos t*ês pesquisados. Ressalta-se que nen*um
</line>
<line>
município ***e gasto ma*or q*e a receita n*s três anos seguidos.
</line>
</par><par>
<line>
*e**ficou-s*, no toc**te ao res*ltado fis*al, qu* *pen*s 13,33% dos
</line>
<line>
*un**ípios
</line>
</par><par>
<line>
apresentaram r*sult*do negativo. Ressalta-*e que ess* result*do n*gativo foi observad*
</line>
</par><par>
<line>
*pe*as no ano de
</line>
<line>
2017. Por outro lado, os
</line>
<line>
melhores foram
</line>
<line>
observados nos M*nicípios de
</line>
</par><par>
<line>
Fe*ra de Santana (2018, 21,41%); *amaçari (20*8, 12,13%; 2017, 11,94%) * Pau*is*a (2018,
</line>
<line>
10,24%).
</line>
</par><par>
<line>
P*rcebeu-se que dados
</line>
<line>
os municípios
</line>
<line>
que fizeram p*rte dessa
</line>
<line>
amostra possuem
</line>
</par><par>
<line>
endivid**ento, contudo C**pin* *ra*de, Moss*ró e Camaçari são *s c*dade* *ue
</line>
<line>
*presentam * maior en**vida*ent*, c*m *est*qu* para C*mp*n* Grand*, que apresenta
</line>
<line>
resultados superi*res a 70%. Os me*hores r*sultados fo*am observ*dos nos municípios de
</line>
<line>
Caucai*, Pa*lista e Feira d* San*ana, *e*pe**ivament*.
</line>
<line>
Co*o limitaç*es do es*udo, ress*lta-se o fato d* se anali*ar apena* t*ês períodos (2*17
</line>
</par><par>
<line>
a 2019) e os dad*s de 20** ainda não s* encont*am disponíveis no SICONFI,
</line>
<line>
* q* e
</line>
</par><par>
<line>
*carret*ria em inf*rmações do context* *ai* atual.
</line>
</par><par>
<line>
*om* s*gestões de estud*s f*turos, **opõe-*e a*pliar a *esquisa par* cid**es
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
menos de 300.*00 habitante*, para *ue s* *enha uma vis*o global *a *it*ação em m*ni*í*ios
</line>
<line>
com *articul*ridade* dis*intas d*s propostas neste estudo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n.5, ar*. 5, p. 85-*02, *a*. 2022
</line>
<line>
ww*4.*sa*et.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, Deixa o Novo Entrar": O Luto do Aposentar, Envelhe*e*, da Fin*tude e da *exualidade
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊ*CIAS
</line>
</par><par>
<line>
ANDRADE, C. A. S. O controle do **divida*ento pú*lico e auto***i* dos ent*s da a
</line>
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</line>
<line>
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<line>
141952. Acesso em: 2021-05-04.
</line>
<line>
BEUREN, I. M. (o*ganizad**a). C*mo elaborar trab*lhos m*nográfico* em con*a*ilidade:
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<line>
Teoria e Pr*tica. *ão Paulo: *tlas, *003.
</line>
<line>
*RASIL. Lei Fede**l nº *.32*, de 1* de mar*o de 1*64. *sta*ui No*mas Gerais de Direito *
</line>
<line>
*nanceiro para elabor*ção e c*ntro*e dos orçam**tos e bal*nço* d* *nião, *os Estado*, d*s *
</line>
<line>
*nicíp*os e d* *ist*ito *ederal. Disponív*l em: <http://w*w.plana*t*.gov.br/c*ivi*_03/Leis/L
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*3*0.htm>. Acesso **: 10 abr. 202*.
</line>
<line>
B*AS*L. Le* nº 12.527, de 18 de Novembro de 2*1*. Re*ul* o aces*o a infor*açõ*s
</line>
<line>
previsto no inc*so XXXII* do art. 5º , *o inciso II do § *º do a*t. 3* e no § 2º do art. 216 d*
</line>
</par><par>
<line>
Constituição Fed**al; a*tera a Lei nº 8.112,
</line>
<line>
de 11 de dez*mb**
</line>
<line>
de
</line>
<line>
19*0; revoga a Lei nº
</line>
</par><par>
<line>
11.111, de 5 *e ma** de 2005, e disposit*vos da Lei nº 8.159, *e 8 de janeiro d* 1991; e dá
</line>
</par><par>
<line>
ou*ras
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pr*vidên**as. Dispon*vel em: <http://www.p*ana*to.gov.br/c*ivi*_*3/_at**011-
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2014/2011/lei/l*2527.ht* >. Ace*so em 20 a*r. 2020.
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*R*SIL. Lei ****lementar nº 10*, de 4 de ma*o de 2*0*. Estabe**ce nor*as de fin*nças
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públicas voltadas para a responsabi*idade n* ges*ão **s*al e dá outras provi*ê*cias. Disponível
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em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.ht*>. Aces*o *m *0 abr. 20**.
</line>
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B*ASIL. Lei *om*le*e*t*r nº 131, de
</line>
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4 *e maio de 2000. Acrescenta dispositivos à Lei
</line>
</par><par>
<line>
Comp*ementa* n* 101,
</line>
<line>
de 4 de maio
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2000,
</line>
<line>
qu* estabelece n*rma* *e *inanças
</line>
<line>
pú*lic*s
</line>
</par><par>
<line>
voltadas pa** a res*o*sabilidade na ge**ã* f*scal * dá outras providê*cias, a *im de determi*ar
</line>
</par><par>
<line>
a *isponib*lizaçã*, em tempo re*l,
</line>
<line>
de inf*rmações *ormenorizadas
</line>
<line>
sobre
</line>
<line>
a execuç*o
</line>
</par><par>
<line>
orç*mentária e fi*a**eira d* União, dos Estado*, do Distrito F*deral e dos
</line>
<line>
Municípios.
</line>
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<line>
Di*pon*vel em: <http://www.pl*nal*o.g*v.br/cciv*l_03/leis/lcp/lcp*31.htm >. Ace*so *m 03
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*ai. 2021.
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BR*SI*. Se*ado Federal. Resolução *0, de
</line>
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*7 de m*io de 20*9. *ispõe sobre os limites
</line>
</par><par>
<line>
glo*ais para * mo*tant* d* dívida pública *onsolida*a e da dívida
</line>
<line>
pú*lica *obiliária dos
</line>
</par><par>
<line>
Estad*s, do Distrito F*deral e dos M*nicípi*s, em atendimento *o dispo*to no *rt. 52, VI
</line>
<line>
e
</line>
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<line>
*X,
</line>
<line>
d*
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Cons*ituição
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Fede***.
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</line>
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TO*EDO FIL*O, J. R.; OL*VEIRA, A. Análise do Sis*ema *e Co*tabili*ade P*blica como
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Curitiba/PR. Contabi*i*ad* *i*ta & Rev*sta, v. 18, *. 3, p. 81-105, 2*07.
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Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, art. 5, p. 85-102, *ai. 2022
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<line>
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</par><page>
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<line>
A. C. Ceoli*, *. C. Cavalcante Júnior, H. Queiroz N*to
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
Com* Re*erenciar *ste Artigo, confor*e A*N*:
</line>
</par><par>
<line>
CE*LIN, A. C; CAVAL*AN** J*NIOR, F. C; QUEIROZ *ETO, H. Resu*tado Fisc*l e
</line>
<line>
Endividamento B*u*o em Pref**tur*s dos Ma*ores M*ni*í**os do *ordeste. Rev. FSA, Teresina, *.*9,
</line>
<line>
n. 5, *rt. 5, p. 85-102, mai. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
C*n*ri*uição dos *utores
</line>
<line>
A. C. C*o*in
</line>
<line>
F. C. Cavalcante Júnior
</line>
<line>
H. *ueiroz *eto
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análi*e e interpretação dos da*o*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboração do r*scunho ou na revis*o crítica *o conte**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipaç*o n* aprovação da ve*são final do manusc*i*o.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.5, art. 5, p. 8*-102, mai. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/*e*i*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)