A Loucura em Amarelo: Uma Análise da cor na Construção Literária em o Papel de Parede Amarelo / The Madness in Yellow: An Analysis of Color in the Literary Construction in the Yellow Wallpaper
Resumen
Este artigo discute o papel da cor na narrativa literária e o uso de simbologias como meio de guiar o personagem na trajetória e impactar na construção de relações com o ambiente desenvolvido. ‘O Papel de Parede Amarelo’ é um conto publicado pela primeira vez em janeiro de 1892 pela escritora americana Charlotte Perkins Gilman. Mediado pela cor amarela, o conto descreve um relacionamento conjugal, e uma jovem esposa que sofre de “depressão nervosa temporária” após o nascimento de seu bebê. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir como o elemento cromático é utilizado e como sua aplicação interfere na narrativa do conto ‘O Papel de Parede Amarelo’. A partir desta investigação, esta pesquisa visa discutir e estimular o uso da cor como ferramenta narrativa, de acordo com os estudos da semiótica discursiva. Para tanto, os métodos e conceitos utilizados para a análise foram baseados nos trabalhos de Julien Greimas. Os resultados apontam para uma gama de significados que variam ao longo do texto de acordo com a relação da protagonista com seu ambiente e seu papel de parede amarelo. Da consternação à excitação, a cor amarela desempenha o papel de guiar a personagem desde um sentimento de melancolia, passando por um contexto de repulsa e recusa, atravessando um sentimento de instigação e prazer, atingindo finalmente um estado de obsessão com o papel de parede amarelo.
Palavras-chave: Greimas. Psicologia das Cores. Simbologia das Cores. Teoria Literária. Literatura Americana.
ABSTRACT
This paper discusses the role of color in the literary narrative and the use of symbologies as a means of guiding the character in the trajectory and impacting the construction of relationships with the surrounding people. The Yellow Wallpaper is a short story first published in January 1892 by the American writer Charlotte Perkins Gilman. It describes a marriage relationship, and a young wife suffering from “temporary nervous depression” after the birth of their baby is mediated by the yellow color. In this sense, the objective of this work is to analyze and discuss how the chromatic element is used and how it interferes with the narrative of the short story “The Yellow Wallpaper”. From that investigation, thus, this research aims to discuss and encourage the use of color as a narrative tool, based on the studies of discursive semiotics. To do so, the methods and concepts used for the analysis were based on Julien Greimas' works. The results point at a range of meanings that vary along with text according to the protagonist’s relationship with her environment and its yellow wallpaper. From consternation to excitement, yellow color plays the role of guiding the character from a feeling of melancholy, going through a context of disgust and refusal, changing to a feeling of instigation and pleasure, finally reaching a state of obsession with the yellow wallpaper.
Keywords: Greimas. Color Psychology. Color Symbology. Literary Theory. American Literature.
Referencias
ABALLI, I. Sobre a cor: tratado em preto e branco para seu uso e aplicação. São Paulo:
Projeto Octógono Arte Contemporânea. Pinacoteca do Estado de São Paulo. Catálogo de
exposição, 2010.
BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.
BARTHES, R. Elementos de semiologia. Tradução de Izidoro Blikstein. 16. ed. São Paulo:
Cultrix, 2006.
BATISTA, I. M. S.; MARTINS, M. M.; DUQUE-ARRAZOLA, L. S. Semiótica discursiva
aplicada a um post de transição capilar do Facebook. Infodesign, v. 14, n. 2, p. 218-233,
BRUM, B. O. Relações de poder no conto O Papel de Parede Amarelo. Monografia
(Licenciatura em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Passo
Fundo. Passo Fundo, 2019.
BOCCANERA, N. B.; BOCCANERA, S. F. B.; BARBOSA, M. A. As cores no ambiente de
terapia intensiva: percepções de pacientes e profissionais. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 40, n.
, p. 343-349, 2006.
BORGES, L. A. O Capote e O Papel de Parede Amarelo: desdobramentos sobre a noção de
estranhamento. Cadernos da Fucamp, v. 18, n. 34, p. 54-66, 2019.
CAIVANO, J. L. Color and semiotics: a two-way street. Color Research and Application, v.
, n. 6, p. 390-401, 1998.
CAYANN, N. "E o que se pode fazer?" - gaslighting em O Papel de Parede Amarelo.
Revista Ribanceira, v. 14, p. 145-148, 2018.
DARIZ, M. R. Introdução à semiótica discursiva. 2015. Disponível em:
educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429887/2/Introdução%20aos%20Estudos%20de%20S
emiótica%20Discursiva2.pdf. Acesso em 27 mai. 2020.
DIAS, A. R. A aplicação da semiótica discursiva na análise da comunicação publicitária para
divulgação da marca. Intexto, n. 37, p. 394-412, 2016.
DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
EMERIM, C. Semiótica discursiva: aplicações na pesquisa em jornalismo. In: SCÓZ, M.;
VANDRESEN, M.; OLIVEIRA, S. R. (orgs.). Proposições interativas: modos de produzir
sentidos. Florianópolis: Ed. UDESC, p. 159-184, 2016.
FARINA, M.; BASTOS, D.; PEREZ, C. Psicodinâmica das cores em comunicação. São
Paulo: Edgard Blucher, 2006.
FERREIRA, A. B. A identidade e a escrita femininas no conto "O papel de parede amarelo",
de Charlotte Perkins Gilman. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 13, p. 109-122, jun. 2019.
FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2013.
FLUSSER, V. O Mundo Codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
GIANVECHIO, H. M.; BORGES, L.; CARRIJO, S. A. B. O papel da mulher X a mulher no
papel: o conto "O papel de parede amarelo", de Charlotte Perkins Gilman nos labirintos da
escrita feminina. Revista Tabuleiro de Letras, v. 13, n. 2, p. 192-207, 2019.
GILMAN, C. P. O papel de parede amarelo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
GOETHE, J. W. V. Doutrina das cores. Tradução Marco Giannotti. São Paulo: Nova
Alexandria, 2011.
GOMES, D. L.; BARROS, T. H. B. O discurso em ontologias: uma abordagem a partir da
semiótica discursiva. In: BARROS, T. H. B.; TOGNOLI, N. B. (org.). Organização do
conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas. Belém:
Universidade Federal do Pará, 2019. p. 372-381.
HELLER, E. A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo:
Gustavo Gili, 2013.
KANDINSKY, W. Do espiritual na arte. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LIMA, Y. L. F. A influência da cor na interpretação da mensagem em capas
monocromáticas de livros. 158 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Centro de Ciências e
Tecnologia, Unidade Acadêmica de Design, Universidade Federal de Campina Grande.
Campina Grande, 2018.
LUFT, M. G. C. Um estudo de cores em Josef Albers para um ambiente infantil. DaPesquisa,
v. 6, n. 8, p. 287-305, 2011.
MELO, A. P. B. Mulheres, loucura e escrita no século XIX: um estudo sobre a obra O papel
de parede amarelo de Charlotte Perkins Gilman (1892). Revista Mundo Livre, v. 4, n. 2, p.
-57, 2018.
MOREIRA, A. C.; JACQUES, J. J.; PIZZATO, G. Z. A. Experiência estética e percepção
visual: análise de abordagens e proposição de um modelo unificado para o design. Revista
Educação Gráfica, v. 22, n. 3, p. 06-17, 2018.
PASTOUREAU, M. Preto: história de uma cor. Tradução Lea P. Zylberlitch. São Paulo:
Editora Senac São Paulo, 2011.
PASTOUREAU, M. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Tradução
Maria José Figueiredo. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
PEDROSA, I. O Universo da Cor. 1. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.
PERUZZOLO, A. C. Elementos de semiótica da comunicação. 3. ed. Brasil: Paco Editorial,
PIGNATARI, D. Semiótica & Literatura. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira, 2005.
SANTAELLA, L. O que é semiótica. Brasil: Brasiliense, 2002.
SANTANA, M. M. A mulher no conto O Papel de Parede Amarelo: cerceamento e relação
de poder. Monografia (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Letras, Centro de
Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande. Cajazeiras, 2018.
SANTOS, C. V. M. O Papel de Parede Amarelo: um conto sobre saúde mental de mulheres.
Rebeh - Revista Brasileira dos Estudos da Homocultura, v. 1, n. 4, p. 257-264, 2018.
SILVA, C. A. P. As cores e as formas dos cheiros: as correspondências entre os sentidos da
visão e do olfato no design de embalagem para perfumes. 2017. 298 f. Tese (Doutorado em
Design e Arquitetura) - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
SILVA, F. A. Q. A proposta epistemológica de A. J. Greimas a partir da relação entre
leitura e a estrutura profunda da significação. 2010. 109 f. Monografia (Bacharelado em
Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília. Brasília, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.6.4
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)