<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 3, p. 29-48, jul. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.7.3 </line>
<line> O Sis*ema de Gestão Ética do Poder Exec*t*vo Federa* e a *utela ** Res Publica: At**ção da </line>
<line> Comis*ão de Ética P*blic* d* Governo F*deral </line>
<line> The Eth**al Ma*agement S*ste* of the *e*eral Ex*cutive Power and the *ro*ection of the Re* </line>
<line> **blica: Per*ormance of the F*deral Gov*rnment Publ*c Ethics Commiss*on </line>
</par>
<par>
<line> *runo Barbosa Di* </line>
<line> Mestrado *m A*ministr**ão Públ*ca *a Universid*d* *ederal d* Goiás </line>
<line> Graduação *m *ireito pe*a Universid*de Salgado de Oliv*ira-*ampus Goiâni* </line>
<line> E-ma*l: b*unod*badv@gmai*.co* </line>
<line> P*ulo Marti*s do* Passos </line>
<line> Mestre *m Geotecnia e Construção Civil *ela Universida*e *e*e*al *e Goi*s </line>
<line> E-m**l: paulompengc@gm*i*.com </line>
<line> M*rilo Chave* Vilarin** </line>
<line> D*utor em Sociologia pela *niver*i*ade Feder** d* Goi*s </line>
<line> Profes*or Adjunto ** Faculda*e de Ciê*cias e Tec*olog*a (FCT0) / (UFG) </line>
<line> *-mail: mur*lovil*rinho@ufg.** </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *runo Barbosa D*b </line>
</par>
<par>
<line> Un*v*rsidade </line>
<line> Federal </line>
<line> de </line>
<line> G*i*s, Av. Esp*rança, s/* </line>
<line>-</line>
<line> *ditor-*hefe: Dr. Tonny Kerley d* Alenc** </line>
</par>
<par>
<line> Chácaras </line>
<line> de </line>
<line> Recreio </line>
<line> Sama*baia, </line>
<line> Goi*nia - </line>
<line> GO, </line>
<line> 74690- </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> 90*, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Pa*lo Martin* dos *a*sos </line>
<line> *rtigo recebi*o em 03/03/2022. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsi*a*e </line>
<line> Fede*al </line>
<line> de </line>
<line> Goiás, Av. Espera*ça, s/n </line>
<line>-</line>
<line> receb*da ** 21/03/20*2. Apro*ado em *2/*3/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Chácaras </line>
<line> de </line>
<line> Recre*o </line>
<line> Sa*ambaia, </line>
<line> Goiânia - </line>
<line> *O, </line>
<line> 74690- </line>
</par>
<par>
<line> 900, Brasi*. </line>
<line> A**li*do pelo si*tema Triple *evi*w: a) Desk Revi*w </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *urilo Chaves Vilarinho </line>
<line> pelo *di*or-*hefe; e b) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> U*ivers*dad* </line>
<line> Federal </line>
<line> de </line>
<line> Goiás, Av. Espera*ça, s/n </line>
<line>-</line>
<line> (avali*ção *ega por do*s avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Chácara* </line>
<line> de </line>
<line> Recrei* </line>
<line> *amambaia, </line>
<line> Goiânia - </line>
<line> GO, </line>
<line> 74690- </line>
</par>
<par>
<line> 900, *r**il. </line>
<line> *evisão: G**mat*ca*, N**mativa e d* Forma*ação </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. B. D*b, P. M. Passos, M. *. V*larinh* </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este artigo obj*t*v* traçar um pa*orama sob o enfo*u* *x*o**gico-normati*o da temática da </line>
</par>
<par>
<line> mo*al*dade </line>
<line> *dminist*ativa, vis*ndo car*cterizar e analisar a atuação do Siste** de Gestão </line>
</par>
<par>
<line> Ética *o Poder Executivo Federa* (S*EPEF), ins*ituído pe*o *e*reto 6.029 de 2007, </line>
</par>
<par>
<line> correlacion*ndo-o à tu*e*a </line>
<line> da res </line>
<line> publica. Meto*ologic*m*nte, foi empregada pesqui*a </line>
</par>
<par>
<line> bi*liográfic* a r*speito da t*mática Est*do, demo*r*ci* * res </line>
<line> *u*l**a, </line>
<line> desde * for*a**o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *sta*o *oder*o até *urgimento *o **tado De*ocrát*co de Di**i*o brasilei*o. Além o </line>
<line> disso, </line>
</par>
<par>
<line> foi realiza*a análise qualitativa das atas de r*união dos anos de 2000 a 2021 *a Comissão de </line>
<line> Ética Pública - órgão *entra* do SGEPEF -, observando-*e os princ*pai* temas *u*meti*os à </line>
<line> análise pelo coleg**do. O* resultado* obtidos cond*ziram à conclusão da importância do pa**l </line>
<line> do SGEPEF na tute*a da res publica, empr*stand*-se efetividade ao *rcabouço normativo </line>
<line> relacion*do à mor*lid*de administrativa. </line>
<line> Pal*vras Ch*ve: Res Publ*ca. Ética Pú*lica. *iste*a de Ge*tão de Ética. Moralidad*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This arti*le *ims to provid* an overview, under th* axiologica*-normative app*oach, of the </line>
<line> the*e of administrativ* *orality, aimi*g to characte*ize and analyze the pe*f*rmanc* o* the </line>
</par>
<par>
<line> Ethical Manageme*t System o* the Federal Execu*ive *r**ch </line>
<line> (SGEPEF), estab*ished </line>
<line> *y </line>
</par>
<par>
<line> Decree 6*29 of 20*7, correlating it to the *ro*e*tio* of the pub*ic res.Methodolo*ic*lly, </line>
</par>
<par>
<line> b*bliographi* re*earc* was used *n t*e </line>
<line> theme State, de**cracy an* *es publica, fro* t*e </line>
</par>
<par>
<line> formatio* of t*e m**ern State to the e*e*gence of the Brazilian De*ocratic Sta*e of Law. In </line>
<line> add*tion, a qu*litative a*al*sis *f the m*eting minute* of the *000s was carried ou* to 20*1 o* </line>
<line> the *ublic Ethic* Commis*ion - c*n*ral body of S*E*EF, *b*ervi*g the main *opics </line>
</par>
<par>
<line> sub*itted f*r analysi* by the collegiate. The r*sults obta*ned led t* </line>
<line> the conclusion of the </line>
</par>
<par>
<line> i**ortance of t*e role of *he SGEPEF in the protection of the </line>
<line> re* publica, le*ding </line>
</par>
<par>
<line> e**ec*iveness to the *ormati** *ramew*rk relat*d to administrati*e mor*l*ty. </line>
<line> Keyw*r*s: R*s Pu*lica. *u*lic Ethics. Ethics Management Sy*tem. Morality. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 19, *. 7, art. 3, p. 29-48, *ul. 2*22 </line>
<line> www*.*s*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Si*tema de Gestão É*ic* do Poder Executivo Federa* e a T*tela da *es Publica: </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ** </line>
</par>
<par>
<line> O Estad* Democrá*ico de *ireito brasileiro foi forjado *or mei* *o processo d* </line>
<line> redem*c***i*a*ão de*l*grado * partir da se*und* me**de da décad* de 1980, e notabilizou-se </line>
</par>
<par>
<line> por gar*nt*r a *articipação popular </line>
<line> na esco*ha de seus go*ernantes (sufrágio), pe*a </line>
</par>
<par>
<line> *ar*ici*ação da soc*ed*de n* v**a política do p*í* (democracia partici*ativa) e </line>
<line> pelo império </line>
</par>
<par>
<line> *as *e*s. Nesse *ont*xto, a gest** pú*l*ca deve bal*z*r-se por parâmetro* </line>
<line> nor*****res de s*a </line>
</par>
<par>
<line> conduta, atuando com é*ica e </line>
<line> respeitando, dentre </line>
<line> outros, o Prin**pio da Mora**d*de </line>
</par>
<par>
<line> Admi*istrati*a, r*zão *e** </line>
<line> qual </line>
<line> e*i*e-se a ne**ssidade de *elhor </line>
<line> delimitação </line>
<line> do *ue vem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ser **ra*i*ade *dministrativa, em *ontrapon*o à mo*al comum. </line>
<line> O or**namento jur*dico pátrio *ositivou u* arc*bo*ç* no*mativo relacio**d* à tutela </line>
<line> da mor*l**ade adm*nist*ati*a e da co*sa pú**i*a, dentre as **ais a L** de Improbidade </line>
</par>
<par>
<line> Admi*istrat*va * a Lei de Co*flito de Intere*ses. De </line>
<line> igua* modo, a Admin*s*ra*ão P*blica </line>
</par>
<par>
<line> Fe*eral, *endo em vista * *e**ssidad* de sistematizar e*trate*ica*ente a prom*ção da *t*ca ** </line>
</par>
<par>
<line> serv*ço público federal, in*tit*iu Sistema de G*s*ão É*ica d* *oder Execu*ivo Fe**ral, o </line>
<line> **ravés do *e*re*o *º 6.029, de 1º de fevere*ro de 2007. Ao iden**f*car o *is*ema *e G*stão </line>
</par>
<par>
<line> Ética d* Po*er *xecut*vo F***ral, anal*sando as ca*act*rísticas </line>
<line> de sua atuação na defesa </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tutela da m*rali*ade administrativa, este art*go almeja demonstrar *ua importância como a*or </line>
<line> centr*l na tutela da res p*bl**a. </line>
<line> Para t*n*o, foi r*alizad* pesquis* ex*l*r*tóri* da liter*tur* c*rrel*ta, bem como foram </line>
<line> *nalisadas as a*as da* *euni**s *eal**adas pe*a *omissã* de Ética Pública - *EP, *inc*la*a à </line>
</par>
<par>
<line> Pr*si*ência da República, dos anos de </line>
<line> 20*0 a 2**1. *través da análi*e *os dados o**idos, </line>
</par>
<par>
<line> evidenciar*m-se </line>
<line> os papéi* de coordenação, ** orient*çã*, c*nsul*ivo e pe*ag*g*co </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Co*issão de Ética Púb*ica do G**erno Fe**ral. </line>
</par>
<par>
<line> 2 *ETODOLOGI* </line>
</par>
<par>
<line> O *étodo de *esquisa fo* subdivid*do *m duas eta*as: pesqu*sa ex*l*r*tória </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> b*bliográfi*a (fon*e secundária) análise documen*al (fonte pri*ár*a). Co*cei*ua-se como * </line>
<line> pesqu*sa bi*liográfica aquela fundamentada e* m*terial já pub*icado em revista*, artig** </line>
<line> cien*íficos, livros, m*nog*afias, **ssertações e tese* (MAR*ONI; LAK**OS, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Os ma*eriais </line>
<line> de r*ferência </line>
<line> para * p*squisa bibl*ogr*f**a foram s*lecionados com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> i*tuito de fu*dame*ta* as r*flexões </line>
<line> sobr* </line>
<line> éti** na a*ministração pú*lica, po* meio </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> pens*m**to de autores consagrados que </line>
<line> contemplass*m em suas r*flexões *s tem*s Estado, </line>
</par>
<par>
<line> E*t*do D*mocrátic* de Dire*to, *es pu**ica * ética. Estab*lece*am-** a leit*r* e o ficham*nt* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 7, art. 3, p. 29-48, jul. 2022 www*.*s*net.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Dib, P. M. Passos, M. C. Vi*arinho </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> dos *exto* d*s au**r*s abordados par* *is*ematizaç** d* te*r*a basal s*bre *s *ema* (a a </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 1 </line>
<line> apr*senta * literatura abordada). *demais, consid*rando-se *s especifici*ades </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> te*a, proced*u-se ain** à pesquisa sobr* leg*slação per*inente à ética </line>
<line> na *dministraç*o </line>
</par>
<par>
<line> públ**a. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1 - Material bibliográfico de referência: Estad*, *stad* Dem*crá*ico de </line>
<line> Direito, res pública e É*ica. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Bi*liografia </row>
<row> Florenzano (2006) </row>
<row> Bobbio (2*14) </row>
<row> S*lv* (198*) </row>
<row> Bob*io (1998) </row>
<row> B*esser-Pereira (19**) </row>
<row> Bres***-Pereir* (2004) </row>
<row> Fonseca (**07) </row>
<row> *raga (2007) </row>
<row> Ta*lle (2016) </row>
<row> Ela*orado pelos aut*res </row>
</column>
<column>
<row> Temática pr*ncipal </row>
<row> Est*do </row>
<row> Es*ado </row>
<row> Estado Dem*crático d* </row>
<row> Dir*ito </row>
<row> Estado e *emocracia </row>
<row> *es publica </row>
<row> Esta*o Republ*can* </row>
<row> Ética </row>
<row> Ética </row>
<row> Ética </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A a*álise d*cu**nt*l de aná*is* qualitativa *til*zou como fonte de da**s as atas, </line>
<line> extratos de *ta* e notas públicas dispon*biliz*das no sí*io *letrônico da C*mi*são de Ética </line>
<line> Pública1. Realizou-s* a leit*ra d* m*teri** docum*n*al *roduzido en**e os anos 2000 a 2021, </line>
</par>
<par>
<line> in*es*igando a atuação da co*i*são e o funcionamento ** S*s*ema de Ges**o </line>
<line> da Ét*ca </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Poder Exe*ut*vo Feder*l (SGEPEF). </line>
</par>
<par>
<line> Po* fim, e*te trabalho pautou-se na construção de referencial teó*ic*, </line>
<line> anál*se de </line>
</par>
<par>
<line> l*g*slação e *ná*ise </line>
<line> documental pa*a discu**r a temática da ét*c* no ser*iço público, c*m </line>
</par>
<par>
<line> recorte d*finid* na atuaç*o do SGEPEF. </line>
</par>
<par>
<line> 1 Dispo*íve* e*: ht*ps://www.gov.br/*l*nalto/pt-*r/assuntos/etica-publ*ca/cep </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n. *, art. *, p. 2*-48, jul. 2022 *ww4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Sistema de G*stã* Ética do Poder Exec*ti*o Federal * a T*tela da Res Publica: </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> 3 REF*RENCI*L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Da formação do Estado M*derno </line>
</par>
<par>
<line> A formaç*o *o E*tado moderno dec*rr* de um proc*ss* histórico int*mame**e </line>
</par>
<par>
<line> **lacionado, de um lado, à forma*ão da sociedade *, de </line>
<line> outro, com as relações de pode* </line>
</par>
<par>
<line> de*orrente* </line>
<line> da própria organização social, s*ndo cer*o </line>
<line> qu* </line>
<line> devem s** lev*dos em </line>
</par>
<par>
<line> co*s*deraçã*, ig*alm*nte, os aspe*tos eco*ô*ic*s de*orrentes da vida *m sociedade, tal *ual </line>
<line> o direito à propriedad* e * dec*são pol*tic* acer*a do mode*o econôm*c* a ser adotado. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, pare*e f*n*ame*tal ter em vista * ideia de unid*de *o*o c*ave *ent**l p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compr*ens*o do fenômeno de sur*imento do Estado tal com* * conhecid* hoje. </line>
</par>
<par>
<line> Para Bobb*o (20**), * Estado, e*te*dido como ordename*to polí*ico de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> c*mun*dad*, </line>
<line> na*ce da di*solu*ão da comunidade p*imitiva fundada sob*e os laç*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pa*entesco e da formação *e comunidades mais amplas, de*ivadas da *nião de vários gru*os </line>
<line> familiare* por *azõ*s de *obrevivên**a interna (o sus*ento) e externas (a defesa). *ontudo, </line>
</par>
<par>
<line> rel**iva*ente ao m*mento hist*ri*o do sur*imento *os </line>
<line> primeiros Estado* modernos, </line>
</par>
<par>
<line> Flore*zano (2*0*) *fi*ma q*e: </line>
</par>
<par>
<line> A ma**ria dos historia*ore* *tuais considera que isso ocorreu em m*ados do século </line>
</par>
<par>
<line> XVI, d*vidindo-se a *inoria </line>
<line> res*ante entre os *u* retardam *ara o **II a su* </line>
</par>
<par>
<line> o*orrên*ia </line>
<line> e os que a antecipam pa*a * s****o XV, c*ntribuindo aos Est*dos </line>
</par>
<par>
<line> ita*ia*os do quattrocento * méri*o *a primazia. (FLORENZANO, 20*7, p. *6). </line>
<line> Quanto *os **eme*tos característicos do *stad* M*derno, sobre os quais m*itos </line>
</par>
<par>
<line> a*tore* denominam c*m* el**ento* ess*nciais, há uma </line>
<line> diversidade de opiniões, *anto * </line>
</par>
<par>
<line> respeito da i*entif*cação quanto d* *úm*ro, Dallari (201*), sem contemplar *s pormenores de </line>
</par>
<par>
<line> cada teoria, *uatr* *lementos </line>
<line> de base a soberania, * t*rri*ório, o *ovo e a finalidade , </line>
</par>
<par>
<line> cuja s*ntese, seg*ndo o autor, conduz a ** conceito </line>
<line> d* Estado que parece realista, porque </line>
</par>
<par>
<line> co*sidera todas as peculiari*ades verificáveis no pl*no da realidade social. *á, cont*do, um </line>
</par>
<par>
<line> aspecto *o*i***gic* ace*ca da for*ação do Estado. Florenzano (2007), </line>
<line> ao adotar a corren*e </line>
</par>
<par>
<line> w*beriana, correlaciona * su*gimento dos Estados Moderno* *cident*** *o* o capi*a*ism*: </line>
<line> Max Weber tam**m incluiu * Estado *o lado d* ca*italismo e daq*eles fenômenos </line>
<line> cultura*s, que, p*r s*rem encontradiç*s em outr*s *spaço* e tempos, não pod*m ser </line>
</par>
<par>
<line> considerados como uma </line>
<line> criação e*clus*va da *ivili*açã* Ocidental. M*s Weber </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*rou justamente demo*strar que somente na Civi*iza**o Ocidental *eve *ugar * </line>
<line> de*e*v*lvi*e*to de um capit*lismo racion**, de fen*men** culturais d*tados de </line>
</par>
<par>
<line> u*iversal[idade] e* seu val*r e sig*ificado", e o desenvolviment* d* </line>
<line> *m </line>
<line> Estado </line>
</par>
<par>
<line> c*mo uma "*ntidade *olít*c*, com uma \Constituição\ racion*lm***e redigida, um </line>
<line> Direit* racionalmente orde*a*o, e uma ad*inistr*ção or*e**ad* por regr*s racio*ais, </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, *. *9, n. 7, art. *, p. 29-48, jul. 2022 www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. B. Di*, P. M. Pas*o*, *. C. Vilarinho </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> as *eis, e a*m*nistrado por fu*cionár*os especi*lizados." (FLORENZA*O, 2007, p. </line>
<line> 1 1 ). </line>
<line> A noção de ordem ju*ídica, portanto, está implíc*ta no conceito d* Estado *oderno, </line>
<line> *ma v*z que a ordem so*ial s* f*nda em um* Constituição, posici*n*da no vé*tice *or*ativo </line>
<line> do ordenam*nto jurídico, uma ve* que as *ociedad*s s*o ordens jurídicas, con*tituída* sob o </line>
</par>
<par>
<line> *r*texto </line>
<line> da *ossib*lid*de de verificação, no ca*p* so*ial, dos el*ment*s </line>
<line> cons*itutivos do </line>
</par>
<par>
<line> Estado. Para B*bb*o (2007), para a*é* do es*udo da h*st*ria, *egue o estudo das le*s, aptas a </line>
<line> regulame*tarem as relaç*es existentes en*re governante* e *overnados, isto *, o conjunto d* </line>
<line> nor*as constit*tiva* *o direito público. </line>
<line> 3.2 Do Es*ado Democr*tico d* *irei*o </line>
<line> O Estado Demo*rático de Dire*to brasileiro foi forjado por mei* do processo de </line>
</par>
<par>
<line> r*democratização, deflagrado a </line>
<line> partir de 1980, e **tab**iza-se por garantir par*ic**ação * </line>
</par>
<par>
<line> popular </line>
<line> na escolha de seus governantes (sufrágio), pela participação *a s*c*eda*e na vida </line>
</par>
<par>
<line> polít*c* </line>
<line> do país (de*ocr*cia participativa) e pelo império *as leis. Cabe ressaltar, que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fo*mulaç*o *a *onstituiç*o B*asileira de 1988 (BR*SIL, 1988) se </line>
<line> d** </line>
<line> em condi*õ*s </line>
</par>
<par>
<line> fundamen*alme**e </line>
<line> diferentes das Car*a* anteriores, pois represe*tou * </line>
<line> vontade popular </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> manifest*da </line>
<line> pe*a própr*a popul*ção na elaboração do processo legislativo, pelos meios de </line>
</par>
<par>
<line> comunicaçã*, e incorporada pela* elites * pe*a clas*e </line>
<line> **lí*ica, *inalizando o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> redemoc*atiz*ção do país. *dem*is, *a*a Santiago (2019), a Constituiç*o de *9*8 </line>
<line> t*az </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> *pe*as a previsão *etór**a quant* ao model* es*atal a *er observado, mas a ela a*r**a todos os </line>
<line> elemen*os e*truturant*s desse paradigma estata*, nã* pa*rando dúvidas quanto à *xistênci*, </line>
<line> neste país, *as bases jurídicas estruturan*es ca*azes d* con*uzir ao Estad* *emocrát*co. </line>
<line> A*sim, sendo o Est*do democrático, *onstitucion*lmente *revisto, **nsubstan*ia-se na </line>
</par>
<par>
<line> representat*vida*e p*p*lar </line>
<line> e*ta*pada no parágrafo *nico do **tigo </line>
<line> *º da CF/8* (*RASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 1988), no su*rá*io, </line>
<line> n* ex*rcíc*o do* dir*itos polí*ico* passivos, no pl*ral*smo político e *os </line>
</par>
<par>
<line> *nstrumentos de *articipa*ão direta pop*l*r - referendo e p*ebiscito. Já o Estad* de Dir*ito </line>
<line> consolida-s* com o princípio da su**emacia *a lei, **osto ao arb*trio *a au*orida*e, fazendo </line>
<line> n*sce* o co*ceito de direitos pú*l*cos *ubj**ivos *po*íve*s ao Estado, *ons*stent** em um </line>
<line> f*zer estatal (*tuaçã* posi*i**), em uma visão de ma***z com*nitarist*. </line>
<line> *ontudo, vis*umbra-se, inicialme*te, a ne*es*i*ade de c*n**ituação d* democrac*a, </line>
<line> fundamen*al para a compreensão do que v*m a ser * Estado De**cráti*o d* Direito. Segundo </line>
<line> Si*va (19*8), a de*ocracia, como *ea*ização de valores (*gualdade, liberda** e dignidade da </line>
<line> pess*a) de conv*vênci* humana, é c*nceito mais abr*ngente que o de E**ado de Direito, *ue </line>
<line> Re*. F**, Ter*s*n*, *. 19, n. *, art. *, *. *9-48, jul. 2022 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Si**ema de Gestão Ét*ca do Poder Ex*cutivo Fe*eral e a *utela da Res *ublica: </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> surgiu como exp*essão jurídi** da democracia liberal. *eu conceito é tão históri*o co** o de </line>
<line> dem*cracia e se enriquec* de conteúdo com o evolui* dos tempos. Mais *o qu* um conc*ito </line>
<line> abstrato, id*á**o, ou ideolog*a desprovida de pragm*tismo, para a Teoria do Estado interessam </line>
<line> os aspec*o* que entregam co*cretude à dem**r*ci* como **io de exercício do pod*r. N*sse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, conforme Bobb*o, Mat*eucci e Pasq*ino (199*), p*r Democracia se foi </line>
<line> entendend* </line>
</par>
<par>
<line> um *étodo ou um co*ju*t* de regras *e procedimen** para a **n*tituição de G*verno e para </line>
<line> a formação da* d*cis*es pol**icas (ou seja, das decisões que ab*ang*m toda * comu*idade) </line>
<line> **i* do que uma determinada ideologia. </line>
<line> Em se*u*do lugar, c*be apr*s*ntar a di*e*enciação *xistente en*re democr*cia forma* e </line>
<line> democracia substan*ial. * ***mo "democ*acia", proveni*nte *a G*écia antiga, signific* </line>
<line> "gover** do povo" (demos = povo, kratein = go*erno). O cerne do modelo pol**ico con*ido </line>
<line> no v**á*u*o era a partic*pação do* gover*a*os *o *xercíci* *o poder estatal, *em, *ontudo, s* </line>
<line> correlacionar com a finalid*de d* atuaç*o *st*tal. Para Bobbio, M*t*eucci e Pas*uino (1998), </line>
</par>
<par>
<line> cha**-se form*l a prime*** </line>
<line> porque é cara*t**iza** pel*s </line>
<line> chamados "compo*ta*entos </line>
</par>
<par>
<line> unive*sais"; e substan*ial a segunda, porque faz re**rência * c*rto* co*teúdos inspirados em </line>
</par>
<par>
<line> ideais *aracterísticos da tradição do p*n*amento de*ocrático, c*m relevo </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *gualitaris**. Assim, a democra*ia formal é mais u* go*erno *o povo, a substancial é mais </line>
<line> um g*v*rno para o povo. </line>
</par>
<par>
<line> Apresentado o ideário d*mocrá*ico, </line>
<line> cabe desta*a* *ue no Estado De*oc*ático </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> D*reito </line>
<line> as r*gras da s*premacia d* Consti**içã* (d* Estado) da hie*arq*ia *as leis, assim e </line>
</par>
<par>
<line> como * *rincípio da reser*a legal, regulam a *tuação estat*l. A Cons*it*ição Federa* bras*leira </line>
</par>
<par>
<line> de 1988 rea*ir*a como fundamento da ordem ju*ídica o *rincípio da legalidade, fonte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> direitos e de*er*s e *imite ao poder do Estado à e </line>
<line> autonomia da von*ade. Deriva *esse </line>
</par>
<par>
<line> pr**cípio a regra segundo a qua* co*petência admi*i*trat*va (*nquanto r*gramen*o de a </line>
<line> atuação *s*atal) vinc**a-se n*cessariam*nte a uma au*o*izaçã* leg*l pretérita. A uni*o desses </line>
<line> do*s conceitos - *sta*o de Direito e Estado Democrático - faz sur*ir o *stado Democrático </line>
<line> de Direito, que na lição de *ilva (1988) *o*cilia Es*a*o Democr*tico e Estado *e Direito, m** </line>
<line> não cons*s*e ape*as na reunião *ormal dos ele*entos de*ses dois tipos de Estado, rev*lando </line>
</par>
<par>
<line> um conceito *ovo *ue *ncorpora os princíp*os daqu*le* do*s c*nceitos, mas os supera </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> medi*a *m q*e agrega *m componente revoluci*nár*o de *r*nsformação d* st*tus quo. </line>
</par>
<par>
<line> D* ideia d* *emocrac*a *ubstancial, *m que o exercício </line>
<line> do po**r se dá em raz*o do </line>
</par>
<par>
<line> povo, com a f*nalid*de d* atendimento das demandas *o*iais, t*mos *ue, quando se </line>
<line> bu* c a </line>
</par>
<par>
<line> s*lvaguardar o *em </line>
<line> com** (de u*a ***etiv*dad*), e*tá-se *iante do que se den*mina </line>
</par>
<par>
<line> i*teresse </line>
<line> público, que surge </line>
<line> como a relação de p*der e*is*ente entre aque*es que, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*in*, v. 19, n. 7, art. 3, p. 29-48, jul. *022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. B. Dib, P. M. Passos, M. *. Vilarinho </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> comunidade, estão *nves**dos </line>
<line> de autoridade e a sociedade. * interesse público, então, para </line>
</par>
<par>
<line> além da dicotomia púb*ico-privada, su*divid*-se e* inte**ss* púb**co primá*io intere*se e </line>
<line> público secundário. O primeiro é o fim almejado pela Ad*inistração P**lica, *ois esse </line>
<line> alcan*a o interesse da coletividade e po*sui su**emacia sob*e o pa*ticul**; o seg*ndo, por seu </line>
<line> turno, di* respeito ao i*teresse patrimonial do Estad*. </line>
<line> **erca da fina**dade da atuação estatal, co*o * busca *a efetiv*çã* do interesse </line>
</par>
<par>
<line> público pr*mário, Martins Filho (2000) conceit*a interes*e púb**co como a relaçã* entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade e o bem comum po* ela </line>
<line> perseg*ido, através daquel*s </line>
<line> que, na comunid*de, **m </line>
</par>
<par>
<line> autoridade (g*vernantes, administr*dores *úbli*os, mag*strados etc.), </line>
<line> o relaciona*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> finalidade da atuaçã* </line>
<line> estatal. Para o </line>
<line> autor, </line>
<line> noção </line>
<line> afi* à d* bem comum é a *e inter*sse </line>
</par>
<par>
<line> público: ao princ*pi* </line>
<line> *tico do be* co*um corresp*nde o p*incípio jurídico </line>
<line> do inter*s*e </line>
</par>
<par>
<line> p*blico. </line>
</par>
<par>
<line> *.3 D* Estado Demo*rático e Repúblic* </line>
<line> *íce*o (*000), citand* dis*urso profer*do por Robespierre à C*nve*ção Nacional, *m </line>
</par>
<par>
<line> 1794, *n*ina que governo </line>
<line> democ*áti*o ou republicano é não outra co*sa, se </line>
<line> *ão *inônimo*, </line>
</par>
<par>
<line> pois democr*cia consiste </line>
<line> e* um *sta*o onde o pov* so*e*ano, g*iado por suas leis, realiza </line>
</par>
<par>
<line> po* si *udo, *u por *e*egados *leitos, tudo *quilo que *he faz be*, u*a vez que to** governo </line>
<line> democ*ático se sustenta s*bre o pilar *a vi**ude, esse sentimento que s*põe a pre**rência do* </line>
<line> i*te*esses p*b*ico* sobre os partic*lares. Bresser-Pereira, ao abordar o Est*do R*publicano, </line>
<line> assim conce***a a r*s pub*ica: </line>
<line> Como um conc*i*o m*is geral do espaço público, a res publica ou \o pú*l*co\ inclui </line>
<line> tudo aquilo que é p*blico, que pe*tenc* ao p*vo, que é de e para todos, que * </line>
</par>
<par>
<line> manif*sto e, *ortanto, *otado </line>
<line> *e publicid*de, q** é gar*ntido o* a*se*u*ado </line>
</par>
<par>
<line> me*iant* uma l*gislação pública. Como **a corp*r*ficação do be* comum ou *o </line>
</par>
<par>
<line> interesse *úblico, a re* publica assume um caráter *ormati*o. </line>
<line> (BR*SSER- </line>
</par>
<par>
<line> PER*IRA, 20*4, p. *) </line>
</par>
<par>
<line> Para Rous*eau, grande teór*co da Democracia mode*na, se*undo Bo*bio, Matteucci e </line>
</par>
<par>
<line> *asquino (1998), o ideal repu*licano **mocr*tic* coincidem perfe**amente. No Contrato e </line>
<line> social, con*luem, a*é *e fundirem, a doutrina cl**sica da sober*nia popular, a quem compete, </line>
</par>
<par>
<line> por meio da forma*ão de uma vo**ade geral inal*en**el, indivisível e *nfalível, o </line>
<line> pod*r *e </line>
</par>
<par>
<line> f*ze* *s l*is, e o *dea* da r*públic*, a dou**ina contr*t*al*sta do Estado f*nd*do s*bre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consens*, sobre a participação de t*dos na produ*ão das *eis e sobre o *d*al igua*itário que </line>
</par>
<par>
<line> acompa*h*u ideia republicana, *m* contra*osição às *esiguald*des s**iai* e p*lít*c** a </line>
<line> perpetradas por *egimes monárquic*s de natureza *espóti*a. </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 19, n. 7, art. 3, p. 29-48, jul. 2*22 ww*4.fsa*et.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Sistema de Ges*ã* Ética do Pode* *xecutivo F*de*al e a Tutela d* Res *u*lic*: </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Bresser-Pereira (2004), um Estad* democrático *orte g*r*n*e os direitos </line>
<line> po*íti**s a *odos os cidadãos, considerando c*da um como igual a*s outros. Um Esta** socia* </line>
<line> forte garan*e o* direitos soci*is, co*batend* o desemprego e a d*si*ualdade econô*ica. P**a </line>
</par>
<par>
<line> se* forte co* relação a*s </line>
<line> trê* *ire*tos humanos clá*sicos, o Estado **ecisa ser c*paz de </line>
</par>
<par>
<line> garantir os </line>
<line> direitos re*ublic*no*, e con*ar com cida*ãos *ue particip*m ativament* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> assuntos polí*icos. Em o*tras p*la**as, o Estado preci*a s** repu*licano. O Estad* </line>
<line> *epublicano é *m Estado suficientem*nte fo*te para s* proteger da *aptura pr*vada, </line>
<line> defe*dendo o patr*môni* pú*lico. * republ*can**mo, p*r*an*o: </line>
<line> exige pr*teç*o para a res pu*lica, o pressuposto é o inverso. No entanto, *m amb*s </line>
<line> os casos, a combinação de inte*ess* **óprio e inter*sse público é essencial. Sem uma </line>
</par>
<par>
<line> noção </line>
<line> razoavelmente clara d* interesse p*blic*, é imp*s*ív*l definir a res *ublica. </line>
</par>
<par>
<line> Em g*ral, re* *ublic* é o bem *úbli*o; em um sentido mais restri*o, é o p*trimôni* </line>
<line> *úblico. (BRESSER-PEREI*A, 200*, p. 136) </line>
<line> Nesse *en*ido, para Bresser-Pere*ra (2004), é impo*sív*l que *aja a defesa do </line>
</par>
<par>
<line> pat*i*ônio público, se </line>
<line> não </line>
<line> há *epúb*ica, se os cid*dãos não comp**endem, claramente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> noção d* *spa*o público, d* bem *omum ou d* interesse *úblico. Embora * p*eocupa*ão *om </line>
</par>
<par>
<line> a proteção d* res *ub*i*a e </line>
<line> * </line>
<line> participa*ão cívica *ej*m fe*ômeno* an*i*os, eles só </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> disseminaram como ansei*s d* *ovo * n*o, unicamente, das *lites - nos *ltimos *inte e cinco </line>
<line> anos do século XX. Em suma, no Estad* republicano, a preo*upação com a prote*ão do </line>
</par>
<par>
<line> inter*s*e </line>
<line> pú*l*co e do patrimôn** púb*ic* é pr*mordial, cont*do, n*m sempr* * intere**e </line>
</par>
<par>
<line> *úblico será evidente. </line>
<line> No Brasil, o Estado patrimonial**ta do iníci* do sé*ulo XX a*nda possuía </line>
</par>
<par>
<line> ca*acteríst*ca* ess**cialmen*e oligár**icas, em que uma pequena parce*a de senhores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> te*ras e políticos patr*mon*a*istas de*inha o poder de </line>
<line> governo (BRESSE*-*E*EIRA, 2*01), </line>
</par>
<par>
<line> co* </line>
<line> *resença m*rcan*e do </line>
<line> patrimonia***mo *ípico d* co*onial*smo, com protag*nism* *e </line>
</par>
<par>
<line> políti*os e burocrata* </line>
<line> adv**dos </line>
<line> *e *ma c*asse média oligárquico-patrimon*ali*ta. *eg*ndo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hi**o**o*rafia tradicion*l brasileira, com * a***n*o *o prime*ro dos t*ês golpes militare* no </line>
<line> país, ocorr*do *m 1930, começa a se formar o Estado *urocrático gerido p*r Getúlio Varga*, </line>
</par>
<par>
<line> q*em *ealizou, com </line>
<line> a*raso em relação ao* </line>
<line> países ocid*ntais *esenvolv**os, </line>
<line> a reforma </line>
</par>
<par>
<line> bu*o*ráti*a, ca*acterizad* *e*a hierarqui*ação e cont*ole *r*an*zacionai*, *ocaliz*ndo </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*ssos e basean*o-se no fo*mal*smo * na prese*ça </line>
<line> constante de normas e r*gidez </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pr*cedimentos. E*se *odelo v*gorou de manei*a pred*minan*e d*ra*te boa *arte do s**ulo </line>
<line> XX, in*lusive dura*te o período de ditadura *il*tar. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. 1*, n. 7, a*t. 3, p. 29-48, j*l. 20*2 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. *. D**, P. M. *asso*, M. *. *ila*inho </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> So**nt* após a redemocratiz*ç*o, no gove**o Fern*ndo He**ique Cardoso, com os </line>
<line> v*ntos do neo*iberalism* econômico sopr*ndo, * * conjuntura internacional favoráv*l, p** </line>
<line> ocasião da cria*ão, em 1*95, do Min*stério da Ad*inistração e Reforma do E**a*o - MARE, </line>
<line> é fo*mulada, a aind* incompleta, re*orma g*rencial do Estado. O E*tado Ge*e*cia*, conforme </line>
<line> preconizado p*r Lu*z Car*os Bress*r-Per*ira, *otab*liza-se por privi*egiar o contro*e por </line>
<line> *esultados a p*s*eri*ri, maior auto*om*a e flexibilida*e esta**l, **scentralização, </line>
</par>
<par>
<line> re*ponsabilidade </line>
<line> (ac*ount*bili*y), </line>
<line> orientação </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
<line> cid*dão, </line>
<line> p*rticipação </line>
<line> social, </line>
</par>
<par>
<line> tra*sparência e busc* d* eficiênci*. </line>
<line> Ace*ca da g*ver*ança dem*crática, B*esser-Pereira (200*) pontua que é o processo </line>
<line> p*inci*al através do qua* os modernos sistema* de governo d*f*nem, par* cada *uestão, q*al é </line>
<line> o i*teresse públ*co. Assi*, o Estado *epublicano é intr*nsec*mente *emocrático. Mas é *ais </line>
</par>
<par>
<line> do que demo**ático porque, assi* como é capaz de protege* cida*ãos *ndividuais, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> igualmente capaz de se proteger </line>
<line> dos interesses conf*itante*: ele poss*i *s instituições e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cida*ão* </line>
<line> qu e </line>
<line> aju*am a pro*over e*s* </line>
<line> proteç**. Sob muitos as*ectos, ent*e*anto, o </line>
<line> di*eito </line>
</par>
<par>
<line> administ*ativo ainda está preso ** su*s o*igens: </line>
<line> ao sécul* *IX. Nesse sécul*, o </line>
<line> direi*o </line>
</par>
<par>
<line> ad*inistr*tivo surgiu como discipl*na j*rídi*a * preo*u*ou-*e com três probl*mas </line>
<line> fundamentais que, a ri**r, e*tão na bas* dos di*eit*s republicano*: a afir*ação do *ode* ou da </line>
<line> *oberania do *st*do e da sup*em*cia do in*eresse p*blico *obr* o privado; a d*fes* do Es*a*o </line>
</par>
<par>
<line> contra a corrupção e o nepotis*o a regulamentação da *dmi*istração públ*ca e da sua e </line>
<line> burocracia: </line>
</par>
<par>
<line> No s*cu*o XXI, o grande desafio *ara o direito </line>
<line> admin*strativo será pro*e*er o </line>
</par>
<par>
<line> Estado, ou *ai* precisament*, a r*s publica, par*, d*ss* for*a, **ot*ger o ci*adão. </line>
<line> *idadão-contribuinte, que paga *mp*stos e tem *ir*ito que os serviços ***s**dos </line>
</par>
<par>
<line> p*l* </line>
<line> Estado *ej*m efic*ente*, </line>
<line> custem o míni** ne*es**ri*. Cidadão-usuá*io, qu* </line>
</par>
<par>
<line> re*ebe se*viços e tem direito q*e eles sej*m de boa qualid*de. Cidadãos-cidad*os, </line>
<line> que tê* dir*ito * res publica. (BRESSER-PEREIRA, 1997, p. 307) </line>
<line> *ada obstante, para além do concei*o jus-*o*itivista de *nteres*e públ*co (in*eresse </line>
<line> res**ardado na lei aprovad* pelos represe*tantes d* povo), há o consenso s*cial de interesse </line>
<line> público, a p*rtir do q*a*, p*ra o retrom*nci*nado *utor, será po*sível ide*t*ficar a violação d* </line>
</par>
<par>
<line> interesse </line>
<line> pú*lico t*da vez que, expos*a a mat*ri* à *ub*ici**d*, *la </line>
<line> provoca escâ*dalo ou </line>
</par>
<par>
<line> reação c*letiva *e despre*o ** revolta. A transparência *fetiva da coisa pública * de sua </line>
</par>
<par>
<line> *es*ão é a garantia mais concreta da democracia participativ* c*ntra a </line>
<line> vio*açã* </line>
<line> dos *ireit*s </line>
</par>
<par>
<line> *ep*blican*s e a privatização da res *ubl*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresin*, v. 19, n. *, art. *, p. 29-*8, jul. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *istema de Gestão Ética do Po*er Executiv* Federal * a **tela d* Res P*blica: </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTAD*S E DI**USSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.* **stema de Ges*ão É*ica do Gover*o Federal </line>
</par>
<par>
<line> As concep*ões de ética e moral são, us*almente, utilizada* c*mo sinônimos. A esse </line>
<line> respe*to, Taille (2016) a*irma: "* sin*nímia d*s conceitos de m*ral e de ética é perfeitame**e </line>
<line> *d*i*sível e não s*o rar** *s aut*res que a *ceitam.". *ontud*, para *onse*a (*006), * éti*a </line>
<line> tem campo significativo mais abr**gente do que o da moral. O ob**to da ética é o estudo do </line>
</par>
<par>
<line> mundo moral dos homens, esses consid*r*dos *omo seres sociais e histórico*. Assim, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> val*res m*rais m*di**cam-se n* Históri* e, po* iss*, são também *on*truídos histo**camente. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> tran*formações histórico-sociais ex*gem, igual*ente, </line>
<line> reformulações </line>
<line> na* </line>
<line> dout*i*** </line>
</par>
<par>
<line> tradicionais étic*s sobre v*rios asp*ctos. Dess* mo*o, a ética *eria *ntendida como </line>
<line> c*mpo </line>
</par>
<par>
<line> apto ao estudo de pro*essos *ndivid*ai* ou *oleti*os de *usca d* identidade e con*tituição d* </line>
<line> s*ntido da vida; e a mor** como conjunto de valores sociais vál**os e* determina*os **paços </line>
</par>
<par>
<line> e momen*os hist**icos, visando ao tratament* o**etivo e </line>
<line> im*arcial de *roblemas p*á*icos </line>
</par>
<par>
<line> compartilhados sob o aspecto do q*e é igualmente correto pa*a tod*s. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse s***ido, F*nseca (2006), reflete que moral*dade p*blica: consiste numa </line>
<line> esfera </line>
</par>
<par>
<line> em que to*os os seres humanos pa*ticipam, ** medida em que cada si*tema moral *re*isa ser </line>
</par>
<par>
<line> confrontado por outros, a fim de *e**lar sua u*ilater*l**ade. *specifica*ente </line>
<line> *uanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> moralidade administ*ativa, um *os **in*ípios *a administração pública, Bra*a (2007), cita**o </line>
<line> o *onstitu*ionalista Jos* Afons* da *ilva, expl*c*: </line>
<line> A ideia su*j*c*nte ao prin*ípio é que a moralidade **min*strativa não é moralida*e </line>
<line> c*mum, mas mor**i*ade **r*dica. *ssa *onsid*r*ção não significa nece*sariament* </line>
<line> que * a*o legal se*a hon*sto." A Consti*uição de 1*88, consoant* o e*inente </line>
<line> publicista, "quer que * imorali**de administra*i*a, em si, seja fundamento *a </line>
<line> nulida** do ato viciado." (B*AGA, 2007, p. 56). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, </line>
<line> a </line>
<line> efetiv* aplicaçã* do pri**ípio da m*ralida*e adm*n**trativa, assim </line>
</par>
<par>
<line> co*o os d*mai* ins*itutos dest*n*d*s à proteção da res p*blica, **n*iste em um dos principais </line>
</par>
<par>
<line> desafios </line>
<line> dos Estados mode*nos. Para Br*ga </line>
<line> (2*07), diante do aum*n*o da **ef*c*ência </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Estado em atender às dema*das sociais, e do desvio do dinhe*ro púb*ico, é que d*v* *a*er * </line>
<line> c*r*eção de rumos mediante a **bil*zação *a socied*de organiz*da (já qu* o sist*ma político </line>
</par>
<par>
<line> é d*ficilmente capaz de auto*orreção). *obili*ação essa inspira*a por imperat*vos ét*c*s, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fis*ali*** a atuação do go*erno, isto é, d*s agentes p*blicos, em todos os ní*eis e até *esmo </line>
<line> rev*rtendo suas prior*dades e adequando-as às v*rda*eiras necess*dade* sociais. </line>
<line> D*ss* mo*o, d* ponto de vista jurídico-nor*ativo, e*contram-se *eferênc*as ao </line>
</par>
<par>
<line> princí*io </line>
<line> da morali*ade, expressa ou implic*tamente, em dive*sos i*strumento* normativos </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resi*a, v. 19, n. 7, art. *, *. 29-48, j*l. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. *. Dib, P. M. Pa*sos, M. C. Vil*rinho </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> pátrio*. * Constituição Feder** de 1988, como dito, traz o princípi* da mo*alidad* insculp*do </line>
<line> no ar*. 37, **anand* vetores dogm*t*co* po* *odo microssistema de *ro*eção à mo*alidade. </line>
</par>
<par>
<line> *demais, no *spectro i*fraconstitucional, podemos destacar a ex*stência ** normas tanto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ín*ol* civil-admi*istrati*a, quant* pena*: 1) Título XI do Có*igo **nal B*asi*ei*o - Dec**to </line>
<line> 2.848/1940 (Dos Crime* *ontra a Administração *ública); 2) L*i 1.07*/*950 (L*i dos Cr**es </line>
</par>
<par>
<line> d* Responsabilidade); </line>
<line> 3) Lei 8.1**/1990 (regime jurí*ico *os s*rvi*ores públicos civis </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> União, das aut*rquias e da* *undações pú*licas **de*ai*); *) *ei </line>
<line> 8.429/199* (Lei </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Improbidade Admi*i*trativa); 5) Lei 9.784/19** (Lei *o Pro**sso Ad*inistr*t*vo); 6) Lei </line>
<line> 12.813/2013 (Lei de Con**ito *e Interesses); e 7) Decreto nº 6.029/200* (*is*em* de Ges*ão </line>
<line> da *t*ca ** Poder Exe*ut*vo F*deral). </line>
<line> *o B*asil, a pri*e*ra açã* para *mplementar um* *stratégi* de promoçã* da ética no </line>
</par>
<par>
<line> *erviço públi*o feder*l foi aprovaçã* do *ecr*to n º 1.171 de 22 de junho *e 1994, que a </line>
<line> i**tituiu o Códig* ** Ética Profissiona* do Servi*or Público Civ** do Poder E*e*u*i*o </line>
<line> Feder*l. * seção I (*a* Regra* Deon*ológicas) da refer*da n**ma tra* em seu bojo os *alores </line>
<line> e ideais da moralidade *ública, conforme se obse*va: </line>
<line> * - A dignidade, o decoro, * zelo, a ef**ácia * * consciência *os princí*ios *orais s*o </line>
<line> primados ma*ore* que d**e* nortear * ser*idor *úblico, seja no *xercício do cargo </line>
<line> ou função, o* for* dele, *á que re*letirá o exercí*io da voca*ão do p*óprio pode* </line>
<line> estatal. Se** at*s, *ompo*tamentos * a*itu*es se*ão direc*o*ados p*ra a *reservação </line>
<line> da honra e d* tradiçã* dos serviços públi*os. </line>
<line> II - O ser*i*or público não po**rá j*mai* desprezar * ele*ento é*ico de sua condut*. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, não terá que decidir some*te entre o legal e o *legal, o justo e o injusto, o </line>
</par>
<par>
<line> conveniente e o inconve*ient*, o oport*no e o inoport*no, *as principalmente *ntre </line>
<line> o *onesto e o desonesto, co**oant* as regras conti*as no art. 37, cap*t, * § 4°, da </line>
<line> Con*tituição Federal. </line>
<line> *II - A *oralidade da Admi*istraç*o Pública não se limita à distinção *ntre o bem e </line>
</par>
<par>
<line> o m**, *evendo se* acr*scida da ide*a de que o </line>
<line> fim é sempre *e* *omum. O o </line>
</par>
<par>
<line> *quilí**io entre * legalida*e e a f**ali*ade na con*ut* *o servidor público é q*e </line>
<line> pod*rá consolidar a moral*dade do a*o admin*str*tivo. (BRASIL, 1994). </line>
<line> Cin** an*s depois, foi criada, pelo Decreto nº 26 /1999, a Comissão de Ética Púb*ica, </line>
<line> vinculada *o Presidente da Repúbl*ca, cujo obj*tivo é "revisão d*s no*ma* que dispõem *obre </line>
<line> conduta ética na Administração Pública F*deral, elaborar e propor a institui**o do Código de </line>
</par>
<par>
<line> C**dut* *as *utorid*des, no âmbito do P*de* Exec**iv* Federal." (Br*sil, </line>
<line> 1999). **u </line>
</par>
<par>
<line> fun*ion*m*n*o co*o ó*gão ce*tr*l *iria a *er confirmado com a edição do </line>
<line> Decr*to </line>
</par>
<par>
<line> 6 .0 2 9 / 2 0 0 7 , </line>
<line> *ue "Inst*tui Sistema *e Gestão d* Ética do Poder Executivo Fed*ra*". (Brasil, </line>
</par>
<par>
<line> 2007). Ca*e me*cio*a*, ai**a, que a ed*çã* do Código *e Condu*a da Alta *dministraçã* </line>
</par>
<par>
<line> Federal (*CAAF) foi *o* ato administ*ativo do Presid*nte da **pública </line>
<line> (Ex*osição </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Motivos nº 37/2000). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*e*ina, v. 19, *. 7, art. 3, p. 29-*8, jul. 2022 www4.fsan**.co*.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *istema de Gestão *ti*a do Po**r Exe*ut*vo Fede*al e a Tutela *a Re* *ublica: </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *endes et al. (20*5), uma *ez e**abelecidas *s </line>
<line> normas * o* va*ores éti*os </line>
</par>
<par>
<line> *u*dament*is, expre*sos tan*o na *onstit*ição Federal de 1988 quanto no Cód*go d* Ética </line>
<line> Prof*ssio*al *o *ervido* P*bl*co Ci*il do P*der Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n° </line>
<line> 1.171/1994, e no *ó*igo de *onduta d* Alta Admini*tração F*deral (2000), fez-se necessário </line>
</par>
<par>
<line> e**rutura*, estrat*gicamente, * </line>
<line> **g*lament*ção das regr*s mora*s aplicáveis a*s servido*es </line>
</par>
<par>
<line> públicos federais *a União. Ne*s* sentido, por meio do Decre*o nº 6.029, de *º de f*vereiro de </line>
</par>
<par>
<line> 2007, </line>
<line> foi insti*uído * Sis*em* de Gestão da Ética do Poder Executivo Fede*al com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f**al*dade de promover *tivid*des que dis*õem so*r* a </line>
<line> conduta ética no â*bito *o Poder </line>
</par>
<par>
<line> E*ecut*vo f*deral, competi**o-lh*: </line>
</par>
<par>
<line> I - I*teg*ar os ó*gãos, *ro*ram*s e aç*es relacionadas com a **ica pública; </line>
<line> II - contri*uir pa*a a im*lementaçã* *e políti*as p*b**cas t*ndo a tran*p*r**cia e o </line>
<line> *cess* * inf*rma*ão como instrume*tos funda*entais *a*a o exer*íci* de gestã* d* </line>
<line> ética públi**; </line>
<line> III - promo*e*, co* apo*o dos segmentos pertinentes, * c*mp*ti*iliza*ão e inte*açã* </line>
<line> de normas, proced*mentos t*cnicos e *e gestão rela*ivos * ét*ca pública; </line>
<line> IV - art*cular ações com vi**as a *stabelecer e efetivar proc*di**ntos *e incentivo e </line>
</par>
<par>
<line> incremento *o de**mpenho instituci*nal na gestão da é*ica pública do </line>
<line> *stado </line>
</par>
<par>
<line> bras*leiro. (*RASIL, **07) </line>
</par>
<par>
<line> Integr*m o Sistema de Ge*tão *a Ética do *ode* *xec**ivo Federal: a Comi*são </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> É*ica *ública - C*P, inst*t*ída pel* ***reto de 26 de ma*o de 1999; *s Com*s*ões de É**ca de </line>
</par>
<par>
<line> q*e trata D*creto nº 1.171, o </line>
<line> de 22 </line>
<line> de junho de 1994; as dema*s Comis*ões *e É**c* e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> equivalentes na* e*tidades e órgãos do Poder Executivo federal. O Decreto também institui* </line>
</par>
<par>
<line> que à *o*i*são de É**c* Pública </line>
<line> *om*et* c*o*denar, aval*ar e supervisionar o Sistema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Gestão da Ética Pú*lica do *o*er Executivo federal. O D*creto nº 1.171, *e 22 ** j*nho de </line>
<line> 1994, *sta*elece que em t**os os *r*ãos e entidades d* *d*i*istr*ção Pública feder*l dire*a e </line>
<line> indireta o* em q*alquer ó*gão ou e*tidade que *xerça a*ribuiçõ*s delegadas pelo poder </line>
<line> públic*, deve*á ser criada u*a **missã* de ética, encarre*ada de orient*r e aconselhar sobre a </line>
</par>
<par>
<line> éti*a pr*fissional do </line>
<line> ser*ido*, no *ratamen*o com as pessoas * com o patr*mô*io p*blico, </line>
</par>
<par>
<line> com*et*nd*-lhe conhecer concreta*ent* de im*utação </line>
<line> *u *e procedimento susceptív*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cens*ra. * cont*x*o normativo do S*stema de G*stão da Ética d* Pode* Executivo Federal é </line>
<line> *umarizado em l*nha tempora* na Figu*a 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n. 7, *rt. 3, p. *9-48, jul. 2*22 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/re***ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. B. Dib, P. M. P*ssos, M. *. Vilari*ho </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 1 - Contexto normativ* do Si*tema ** Gestão da *tica *o Poder Executivo </line>
<line> Feder*l </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elabor*d* pelos *uto*e* </line>
<line> 4.2 *nális* documental </line>
<line> A aná*i*e de atas, extratos *e atas * notas públicas evidenc*ou a *ção da CEP *omo </line>
<line> ge*tora do *GEPEF e dem*nstrou qu* desde seu *rincípio atu*u como órgão de referência d* </line>
<line> consult* pa*a órgãos da ad*inistração di*eta e indireta. Todavia, por haver desconfiança d*s </line>
<line> poucos resultados apres*ntados no início dos trab*lhos no ano de 2000 (fato re*atado em uma </line>
<line> re*n*ão da CEP ao s* r**ercutir publicação d* imprens* escrita sobre a c*m*ssã*), *á em 2001 </line>
<line> *s re*atos pre*entes nas atas indi*avam balanço *e m*dia ** 500 *r*e*t***es e 40 notifi**ções </line>
<line> p*e*tadas nos prim*iros me*es de *tuação. </line>
</par>
<par>
<line> Ao t*d*, de**e *ua </line>
<line> primei*a reunião *m *1/*9/200*, ocor*er*m 244 r*uniões </line>
</par>
<par>
<line> (*rdin**ias * extraordinárias) **m *nt**to de delibe*ar *obr* *em** </line>
<line> relacionados à *tica na </line>
</par>
<par>
<line> admin*s*ra*ão pú*li*a fe*eral do poder ex*cuti*o. Real*z*u-*e m*dia de onze r*uniões </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> ano (Figura 2). </line>
</par>
<par>
<line> O pape* de t*tela da res pub*ica p*lo CEP se evidencia desde o ano 20*0 (aind* sem a </line>
</par>
<par>
<line> cri*çã* do SGEPEF, que ocorreu e* 20*7), no início </line>
<line> de suas at*vidades e em b*sca do </line>
</par>
<par>
<line> estabeleciment* de conv*n*os, parcerias cooper*ção técnica e </line>
<line> *o* inst*tuições nacio*ais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in**rnac*on*is. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda n* an* de 20*2, * CEP *e c*necta e propõe i*t*rc**bio para **rif**ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> prátic*s semelh*nt** na gest*o da ét*ca nos *stados Unidos da América, Canadá, México </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Argentina. Em 2005, s*ma*-se a** *aíses *á mencionados Urug*a*, *hile * P*r*o Rico (R*de </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 19, n. 7, art. 3, p. 29-48, jul. *0*2 *ww*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Sistema de **stã* É*ica d* Pode* Execut*vo Fed*ral e a Tutela da Res Public*: </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> Améric*s). As a*as deixam c*ara * exi*tên*ia de uma </line>
<line> rede *e a*ore* internac*onais </line>
</par>
<par>
<line> i*te*essados na com*ssão a intenção *e se conectar **m práticas de *overnança da CEP, e </line>
<line> destacando-se as tratativas com o **nco Interamericano de Dese*volv*me*to (BID), Fun*o </line>
<line> Monetário Int*rnacional (F*I), Organizaçã* das Nações Unidas (ONU), Organi*ação par* a </line>
<line> Coo*eração e Desenvolvime*to Econômico (O**E). </line>
<line> Figura 2 - *req**ncia de reu**ões da CEP </line>
</par>
<par>
<line> Elaborad* pelos autor*s com *ados *a Com*ssão de Ética *ú*l*ca d* Pre*idência da Rep*blica. </line>
<line> * papel de in*tância consu*tiva na *plicação do CCA*F e do C**igo de Ética </line>
<line> Profissional ** Se*vidor P*bl*co Civ*l do Poder Executivo F*deral e, portanto, de efet*vad*ra </line>
<line> do *espeit* à res publica resta evide*te *o* d*cumentos oficiais em que se nota a ge*tão d*s </line>
<line> *autas pr*ncip*is de consultas real*zadas à *EP e que são posterior*e*te **gulamen*adas na </line>
<line> forma *e resoluções ou p**posições de adequ**ã* em outros instrumentos legais. </line>
</par>
<par>
<line> O papel *e coordena*ão, avaliação </line>
<line> e *upervisão do SG*PE* é demonstr*do na </line>
</par>
<par>
<line> atu*ção e n* promoçã* d* *onh*cimento da ética n* adm*nistração públ**a em eventos </line>
<line> (seminários, pa*est***, visit*s), *os ciclos de avalia*ão da g*stão d* ética do poder executivo </line>
</par>
<par>
<line> federal, manutenção de banco de dados que cont**ham sanções </line>
<line> ética* (a*licada pel* CEP </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> demais com*ss*es d* SG*PEF). Ademais, *m reuniõe*, a CEP deci*iu pela div*lgaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> boletins de *ua atuação, publicação do ementário de prec*de*tes (*onsultas já conso*ida**s no </line>
<line> *istema), organi*ação *o Concurso de Bo*s Prát*cas na Gestão da Ética a p**tir d* 2015. </line>
<line> A*ém de cond*nsar *ais ati*idades de promoção do co**ecime*to e incentivo de boa* </line>
<line> prátic*s, a at*ação da *EP se manifesta distintamente em *eu papel orientador, fo*nec*ndo </line>
</par>
<par>
<line> b*ses </line>
<line> para ex*ingui* </line>
<line> dúvidas quaisquer qu* possam surgir na **ter***tação ou prática </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n. 7, art. 3, p. 29-48, *ul. 2022 </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. B. D*b, P. M. Pass*s, M. C. Vilari*h* </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> C*AAF e *o código de ética d*s s*rvido*es. Ao longo dos anos, as *euniõe* oport*ni*aram a </line>
<line> *eliberação sob*e: *ecome*dação de *bertu*a de investiga*ões e/ou p**ced*mentos </line>
</par>
<par>
<line> administrati*os, sanções ética* (advertên**a ou c*nsura é**ca), r*com*ndações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **ssarci*ento ao e**rio, ne*otism* *ruzado, pa*ticipação </line>
<line> de *estores e* even**s político- </line>
</par>
<par>
<line> e*e*t*rais, *ece*imento de brindes/p*esentes, custeio d* viagens, condut* pessoal, patrimônio </line>
</par>
<par>
<line> pessoal, publicidade e </line>
<line> o*i*ntações diversas às co*i*sões do sistema e aos gestores da alta </line>
</par>
<par>
<line> *dmin*s**açã* f*d*ra*. </line>
</par>
<par>
<line> Di*ti*guem-se como principa*s *ss*ntos *queles relacionados a conflitos de in*er*sse, </line>
<line> com especial monta para os que i*põem nec**sidade de se c**prir quare*t*na esta*elecida </line>
<line> em *egi*lação para a*sumir ca*gos f**a da admini*traçã* pública. *onfr*nt*m-se, n*sse </line>
<line> s*ntido, o púb*ico e o pr**ado, de*endo preval*cer o b*m *omum (do interesse pú*li*o) como </line>
</par>
<par>
<line> a*onta B*esser-Pereir* </line>
<line> (2*04), ao abordar o Es**do *e*ublica*o e* q*e é </line>
<line> manif*sto e </line>
</par>
<par>
<line> garantido para o *ovo a res public*. </line>
<line> *o* dad** d* ext*atos d* reuniõ** da CEP, disponíveis apen*s nos últimos *in*o anos, </line>
</par>
<par>
<line> infere-se que </line>
<line> tal con*lito é tem* re*evante nas d*li*era*ões da c*missã* e de comissões do </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma </line>
<line> q*e re*orrem à *esto*a do SGEPEF *ara d**imir </line>
<line> d*vidas (F*gura 3). *omen*e *os </line>
</par>
<par>
<line> último* ci*co anos *oram re*lizadas 1188 consultas (média de 99 p*r *no) **p*cífic*s sobre </line>
<line> *onflito d* interesses. Desse total, em 30% dos casos c*nstatou-se a *x*s*ênc*a de confl*tos de </line>
<line> in**resse nas consultas. </line>
<line> Figura 3 - Fr*quência d* re*niões da C*P. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado *el*s *ut*res, com dado* da **m*ssão de Ética Pú*lica da Pr*sidência *a República. </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 1*, *. 7, ar*. 3, p. 29-48, *ul. 202* ww*4.**anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Sistema de **stã* Ética do Poder Execu*i*o F*deral e a T*tela da Res *u*lica: </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> Do exposto, verifi*a-se que * SGEPEF, capitaneado pela CEP, estru*ura e m*terializa </line>
<line> o arcabouço l*g*l so*re ética, efetiv*ndo a proteção do i*teresse p*blico, s**a através de *eu </line>
</par>
<par>
<line> pa*el *onsultivo, seja *or meio das orienta*õ*s expe*idas, do </line>
<line> processamento e *puração de </line>
</par>
<par>
<line> i*frações éticas, o*, a*n*a, promov**do o conheci*ento (caráter pedagóg*co). </line>
<line> 5 CONSIDER*ÇÕE* FINAIS </line>
<line> *estarte, *epreende-*e qu* o re*p*ito à mo*al*dade admi*istrativa é p*ess*posto para a </line>
<line> *on*agração *o *nt*resse públ*co, isto é, da *e* publica. A congruência do* conce*tos *e </line>
<line> Est*do, Estado Democrático ** D*reito e res publica, f*n*am*nt*dos pelo ideal de uni*ade * </line>
<line> pelo arcabouço legal con*t*tutivo, é possib*l*tada p*la existência da ética (que não é condi*ão </line>
<line> sufi*ien*e, mas necessária) e da mo**l **mi*istrativa. Assim, o pape* *xerci*o pel* SGEPEF </line>
<line> *o dir*mir d*vida*, em sua mai*ria quanto a co*flito de interesses, ao atu*r *o processamento </line>
<line> da* sanções éticas e ao e*itir re*omend*ções, *ef*rça o ide*l d* d*mocracia n* qu*l * Estado </line>
<line> De*o*r*tico de Direito brasileiro se *undam**ta, haja v*sta que garantir o **t*resse púb**c* é </line>
<line> g*rantir o interesse pop*la* no E*tado constit*í**. </line>
<line> N*sse Estado o**entado *a*a o cidadão (em uma demo*racia que se pressupõ* se* pa*a </line>
</par>
<par>
<line> o povo, p*lo *ovo * </line>
<line> com o p*v*), a admini*traç*o pública encontr* no SGEPE* me*o de </line>
</par>
<par>
<line> evidenci*r e *clarar * prevalên*ia do in*eresse *úbl*co. As tratativas sobre é*ica e mora*idade </line>
<line> admin*strativa contex*ualiza*, d**se modo, * governança d***cr*ti*a, a busca pela e*ici*nc*a </line>
<line> e eficácia da máquin* pública sustentada *elo contribui*te. *lém disso, c*be sublinhar *ue a </line>
</par>
<par>
<line> falta de é*ic* na gestão públ*ca, *a medid* *m *ue é </line>
<line> uma ameaça à admin*stração *úbl*c* </line>
</par>
<par>
<line> *ficiente, é uma ameaça ao Estad* e à d*mo*racia. </line>
</par>
<par>
<line> Adem*is, o SGEPEF surge a p*rtir de </line>
<line> uma Constit*ição Federal (CF/88) advi*da </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> redemocratizaçã* br*sil*ira em que se manifestou o de*ejo popular (manifestado no p*ocesso </line>
<line> legislat**o constituinte). ***se diapasão, o Princípio da Moralidad* Administrativa, </line>
<line> insculpido no artigo *7 da Carta Maior, e*ana vetores *or*ead*res balizado*es do arcabouço </line>
</par>
<par>
<line> norm*tivo, bem como a **uação *s**tal, visando g**a*ti* * respeito à ética </line>
<line> p*bl i c a </line>
<line> e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> moralida*e *dmi*ist*a*iva, e * respeito à coisa púb*i*a, em u* Es*ado *ue corpor*fique o bem </line>
</par>
<par>
<line> c*mum </line>
<line> como id*al. Portanto, fundam*nta*a em um inte*esse or*ginário de de*ocra*i*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atuação da CEP, *em co*o a formalização do SGEPEF, c*n*titui importante* ferramentas de </line>
</par>
<par>
<line> de*esa </line>
<line> do p*trimôni* ***li*o, a par**r de u*a conce*ção de que tu*ela da res publi*a a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> f*ndame*tal p*r* assegu*ar o alc*n*e dos ob*etivos d* id*ário *em*crático. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina, v. 19, n. *, art. 3, p. 29-48, j**. 2*22 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*ev*s*a </line>
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<line> 1950. Define ** cr*mes d* responsabilida*e </line>
<line> e </line>
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<line> regula </line>
<line> o respectivo **ocesso </line>
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<line> 1990. Dispõe sobr* o r*gime </line>
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<line> ________. Lei n* 8.429, de * e j*nho de 1992. Dispõe s*bre as sanções ap*icáveis em virtude </line>
<line> da prá*ica de atos de improbidade ad*i*istrativa, de que tr*t* o § 4* do art. *7 da Constituição </line>
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<line> Federa*; e dá outras providê*c*as (Re*a*ão dada pela Le* nº 14.230, *e 2021). B*asil, </line>
<line> 1*9*. </line>
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<line> e </line>
</par>
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<line> regula </line>
<line> o </line>
<line> respectivo proc**so </line>
<line> de julg*m*nt*. </line>
<line> Brasil, </line>
<line> 1950. </line>
<line> *isponível e*: </line>
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<line> *xer**cio de cargo ou emprego do Pode* Exec*tivo federal e impedim*n*os posteri*res </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> ex*rcício d* c*rgo ou empr*go; * revo*a dis*o**tivos ** Lei nº 9.986, de 18 de ju*ho d* 2000, </line>
<line> e das Medid*s Provisórias nº 2.216-*7, de 31 de agosto de 2*01, e 2.225-45, *e 4 de *ete*bro </line>
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<line> Rev. F*A, Te*e*in*, v. 19, n. 7, art. 3, p. *9-48, jul. 202* </line>
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<line> O Sistema *e Ge*tão Ética do Poder Execut*vo *eder*l e * Tutela *a Res P*bli*a: </line>
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<line> *ev. 2022. </line>
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</par>
<par>
<line> processual </line>
<line> para </line>
<line> as Comissões de *tica i*stitu*das pel* D*cret* nº 1.171, </line>
<line> de 22 de j u*ho </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *994, * disc*plinadas pe*o D*cre*o nº 6.029, de 1º de fe*ereiro de 200*. Br*sil, 2008. </line>
</par>
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<line> Dis*oní*el </line>
<line> e*: </line>
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<line> Como *eferenciar este Artig*, c**forme ABNT: </line>
<line> D*B, B. B; *A*SOS, P. M; VILARINHO, *. C. O Si*tema de *estão Ét*ca do Poder E*ecutivo </line>
<line> Federa* e * T**ela *a *es Pu*lica: Atuaç*o da *omis*ão de É*ica Púb*i*a do Go*e*no *eder*l. Rev. </line>
<line> FSA, Teresina, v. 19, n. *, art. 3, p. 29-48, jul. *022 </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buiçã* dos A*tores </line>
<line> B. B. Di* </line>
<line> P. M . Passo* </line>
<line> M. C. ***arinho </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepç*o e p*a*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *nálise e inter*ret*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboração do rascunho ou na revis*o crítica ** *on*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rtici*ação na aprovaç** da versão *inal do m*nu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*r*sina, v. **, n. 7, art. 3, p. *9-48, ju*. 2*22 </line>
<line> www4.f*ane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)