<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 5, p. 84-101, ja*. 2*23
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.1.5
</line>
</par><par>
<line>
O Ge*enciamento da Comunicação em Pr*j*tos Públi*os: *ma Aná**se da Literatu** Nacional
</line>
<line>
Co*munication *anag*m*nt in Publ*c Projects: A R**iew o* the Natio*al L*terat*r*
</line>
</par><par>
<line>
Vaness* de Almeida Aquino
</line>
<line>
Me*tr*do em Administr***o Pública *m Rede Nacional *a Univers*dade Federa* Rural de Pernamb*co
</line>
<line>
*raduação em adm*nistraçã* pe*a Univer**dade de *er*ambuco
</line>
<line>
E-mai*: v**essaaqu*noo@gmail.com
</line>
<line>
Ale*s*ndra Carl* Ceolin
</line>
<line>
Dout*ra em Agronegócio* pel* Universidad* Fed*ra* do Ri* Grande do *ul
</line>
<line>
*r*fessora d* Dep*rtamento de Ad*inistração na Universidade Fe*eral Rural de Pe*n*m*u*o
</line>
<line>
E-*ail: a*ess**dra.acc@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereç*: Vanessa de *lmeida A**i*o
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny K*rley d* A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Rua **m *anu*l de Mede*ros, s/n, Dois **mãos - CEP:
</line>
<line>
*odrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
52171-90* - Reci*e/PE, Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Aless*ndra Carl* *eolin
</line>
<line>
Art*go recebido em *0/03/*0*2. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua D*m *anuel d* Medeir**, s/n, Doi* Irmãos - CEP:
</line>
<line>
recebida e* 05/12/2**2. Aprovado em 06/12/2022.
</line>
</par><par>
<line>
52*71-900 - Re*ife/PE, Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pe*o sist*m* Triple Re*iew: Desk R*vie* a)
</line>
<line>
*elo *ditor-Chefe; e *) Double Blind Review
</line>
<line>
(a*aliação c*ga p*r *ois av*liadores da área).
</line>
<line>
Rev*são: Gramat*ca*, *ormati*a e de F*rmata*ã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ger*nciamento da Comu*ica*ão em Projetos P*blicos: Uma Análi*e ** Li*eratura N*cional
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
*onsiderand* a necessid*de crescente
</line>
<line>
de maior eficiê*ci* no*
</line>
<line>
projetos públicos e o
</line>
<line>
papel
</line>
</par><par>
<line>
e*senci*l da *omunicação no sucesso do g*renciamen*o de *rojetos, e*se estudo buscou, com
</line>
<line>
base no ma*eamento d* *iteratura, identificar como o* e**ud*s nacion**s so*re *e**nciament*
</line>
</par><par>
<line>
de pro*etos púb*icos aborda* a *omunic*ção. Para
</line>
<line>
tanto, foi realiz*d* u*a revisão
</line>
</par><par>
<line>
si*temática da lit*r**u*a (**L), com levanta*ento
</line>
<line>
de trabalhos *ub*icad*s em peri*dicos
</line>
</par><par>
<line>
nac*onais, n*s últimos dez anos. Os dados foram colet**os em duas bases *e dados, o Portal
</line>
</par><par>
<line>
Periódic*s
</line>
<line>
*apes
</line>
<line>
e Go*gle Acadê*i*o. *s resultados evidenciam
</line>
<line>
pouc*
</line>
<line>
ocorrên*i*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estudos relacion*dos ao t*m*
</line>
<line>
durante todo o
</line>
<line>
período (20*1 a 2*21). Foi
</line>
<line>
cons*at*do que,
</line>
</par><par>
<line>
embo*a
</line>
<line>
não seja r*cente, o *s*un**
</line>
<line>
ain*a *n**piente * rep*e**nta *ma p*q*ena p*rcel* é
</line>
</par><par>
<line>
quando co*p**ado ao t*tal de *rabalh** p*oduzidos n* seara do gerenciamento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comunicação em projetos, com um vas*o
</line>
<line>
campo
</line>
<line>
para exploração. A pe*quisa
</line>
<line>
também
</line>
</par><par>
<line>
identificou uma ênf*se no g*renciamento da comun*cação
</line>
<line>
com* uma *erram*n*a ess*ncial
</line>
</par><par>
<line>
para o êxito das
</line>
<line>
d**ers*s ações gov*rnamentais e* forma de projetos públicos, sobretudo,
</line>
</par><par>
<line>
**ra identificar e g*renciar as expectat*vas da* partes interessa*as, planejar as comunicações e
</line>
</par><par>
<line>
*aranti*
</line>
<line>
que *s informações sejam re*assada* de maneira *lara e obje*iva, i*clus*ve
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
cidadãos.
</line>
<line>
Palavras-c*ave: Comunicação. Ge*en*iamento de Pr*jetos. Projetos Públ*cos. Divulga*ão
</line>
<line>
em Projetos.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
Consi*ering the growing n**d for greater *fficiency in *ublic projects and th* e*senti*l *ole
</line>
</par><par>
<line>
of
</line>
<line>
communication *n the succ*ss of project mana*eme*t, **is study sought, *ased o* the
</line>
</par><par>
<line>
mappi*g of the *iterature, to identify *ow *a*ion*l studies *n
</line>
<line>
public project *an*geme*t
</line>
</par><par>
<line>
addresses *om*unic*tion. To t*is *nd, a systematic **teratur*
</line>
<line>
*eview (SLR)
</line>
<line>
was c*n*ucted,
</line>
</par><par>
<line>
with * sur*ey ** papers publishe* i*
</line>
<line>
national journals in the *ast ten
</line>
<line>
year*. The data were
</line>
</par><par>
<line>
*ollecte* in two data*as*s, Po*tal Pe*iódicos Cape* and Go*gle Scholar. The res*lts s*ow
</line>
<line>
*itt*e occurrenc* of stud*es re*a*ed to the the*e *ur*n* the e*tire peri*d (2011 to 2*21). It wa*
</line>
</par><par>
<line>
found tha*, although not recent, th* subject is *till inc*pient and represents s**ll portion a
</line>
<line>
*hen comp*red to the total of works produced in *he field of *ommun**at*on management *n
</line>
<line>
proje***, with a *ast scop* for exploration. T*e res*a*ch also *d*nt*fie*, in th* s*udies found,
</line>
</par><par>
<line>
emphasis on communi*ation managem**t as an essential *ool for the s*cce*s
</line>
<line>
of
</line>
<line>
va**o*s
</line>
</par><par>
<line>
governme*t actions *n the form of pub*ic *rojects, especially to ide*tif* and man*ge
</line>
<line>
stakehol*er expecta**ons, pla* communi*ation* and ensure that the informatio* is pas**d on in
</line>
<line>
a clea* and ob*e***v* m*nner, *n*ludin* to the citiz*n.
</line>
<line>
Ke*wo**s: Communic*tion. Project management. Publi* Pr*je*ts. Project Disclosure.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 20, n. 1, art. 5, p. 84-101, jan. 2*2*
</line>
<line>
ww*4.fs*net.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. A**ino, A. C. Ceolin
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em um ambi*nte tão competitivo, *s o*g*nizaçõ*s ne*essitam c**st*n*emente de
</line>
<line>
p*o*etos para criar ou *eal**** *lguma i*ovação em seus process*s, produtos, serviços ou até
</line>
<line>
mesmo na sua **trutura in**r*a (VERZU*, 2000). Seg*nd* Lun*i* (*018), a s*c*edade e **
</line>
<line>
organizaç*es estão seguindo cam*nhos que le**m a *m* cre*cente "projetizaç*o" do traba*ho,
</line>
<line>
do* produtos e d* *conomia. Ess* trajetória *nclui desa*ios, *il*m*s e *ecisões tanto p**a *
</line>
<line>
setor privado *u**to para *s org*niz*ções pú*lica*.
</line>
<line>
*o *ocante ao s**or púb**co, a busca pela efici*ncia e p*lo *istancia*ento do estigma
</line>
<line>
*a burocrat*zação exces*i*a, a*ras*s ou não c*mpri*ento de entre**s * *esperd*cio do recurso
</line>
<line>
púb*ico co*oca* a adoção da *estão *e *ro**tos c*mo uma necessidade es*rat*gica e essenci*l
</line>
<line>
*os e*tes p**licos (ALVE*; OLIVE**A; GUR**L, 2021).
</line>
<line>
De*s* ma*e*ra, é fundamental que *aja o gerenciame**o *esse* pr*jet*s e *ermita que
</line>
</par><par>
<line>
a* or*an*zaçõe* exe***em
</line>
<line>
proje*os de forma *fic*z eficiente (PMI, e
</line>
<line>
2017). Para
</line>
<line>
i s s o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessário pr*move* o alinhamento estratégico, p*r meio
</line>
<line>
de uma estrutur* apropriada
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
comun*que a von*ade da direção da e*pr**a e dist*i*ua est* direci*namento *s d*m*i* área*,
</line>
<line>
na const*uçã* d* comp*tências e maturi*ade em gestão d* proj**os (RA**C*INI **.,2006).
</line>
<line>
Ne*s* sentid*, Gido e Clements (2*07) *xpl*ca* que é *ru*ial uma comunicação
</line>
</par><par>
<line>
eficaz e fre*uen** p*ra manter o proj*t*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
progre**o, identificar po*síveis prob*emas,
</line>
</par><par>
<line>
solicitar **gestõe*, ma*t*r a sa*isfaçã* do *l*ente e m*nimizar os imprev*stos. Pa** Rabech**i
</line>
<line>
Jr. e *arvalho (20*6), * conceit* de gerenci*mento das *om*nicações *ode-se co*fund*r *o*
</line>
<line>
o própri* gerenciam*nto d* projeto, talvez por isto que o g*rente de pro*et*s de*e se *edicar a
</line>
<line>
e*sa tão *eque*ida habilidade.
</line>
<line>
Nesse contexto, con*i*erando a nece*sidade crescent* de mai** efic*ência nos
</line>
</par><par>
<line>
proje*os p*blico* * o papel essencial *a co*unicaç** no sucesso
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
gerenciam*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
projeto*, t*m-se a seguin*e
</line>
<line>
qu*s**o de pesq*isa: como a comunic*ção é estud*da em
</line>
</par><par>
<line>
*es*uis*s sobre geren*iam**to d* projetos públi*os?
</line>
<line>
A ide*a cen*ral é, c*m **se no
</line>
</par><par>
</page><line>
mapeamento da literatura nacional, no* últimos d*z anos, id*ntif*car como o* e*tud*s sobre
</line>
<line>
ge*enciam*nt* de pr**eto* públicos ab*rdam * co**nicaç*o.
</line>
<line>
*lém desta *nt*odução, o presente artigo se estrutura em quat** s*ções. A seg*n*a
</line>
<line>
seç*o apresenta a revis*o da literatu*a e de*i*içã* *o* principais con**it*s, a tercei** d*sc*e*e
</line>
<line>
os proc*dim*n*os m*todo*ógicos a*otado* no estudo para atingi* o objetivo tra*ado. Na qu*rta
</line>
<line>
seção são *nalisado* os resul*ados da **squisa. E, por fim, *a úl*ima seção, a*resentam-se as
</line>
<line>
co*siderações *inais, **sim como as sugestões para estudos futuros.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 2*, n. 1, a*t. 5, p. *4-101, jan. 2023 www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Gerenciamento da Comunicação e* Pro*et*s Pú*lic*s: Uma Aná*ise da Literatur* *acio***
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
2 FUN*AMENTAÇÃO TE**IC*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Gerencia*ento de proj*tos
</line>
</par><par>
<line>
Gido e Cleme*ts (2007) definem *rojeto com* um es*orço para se at*ngir um ob*eti*o
</line>
<line>
específic* por meio de *m conjunto únic* de taref*s in*er-relacionadas, com *m objet*vo **m
</line>
</par><par>
<line>
d*finido, *xe*utado por mei* de t*refas independent** e não repetitivas. Ai*da, *egundo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
guia de conheci*ento e* gerenci*me*to de projetos (*MI, *016), projeto pode ser definido
</line>
</par><par>
<line>
co*o um "um *sfo*ç*
</line>
<line>
temp**ário e*p*ee*dido para cr**r um produto, serviço o* re*ultado
</line>
</par><par>
<line>
único".
</line>
</par><par>
<line>
Os proje*o* têm assumido papel ce**r*l *o desenvo**iment* de mudanças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*te*nativas *os negócio*, deix*ndo a
</line>
<line>
premissa de utilidade
</line>
<line>
exclusiva à resolução de
</line>
</par><par>
<line>
pr*bl*mas t*cnico* (A*DERSEN;
</line>
<line>
J*SS*N, 2003). Esta relevâ*cia cre**ente dos projeto*
</line>
</par><par>
<line>
d*ntro d*s organizaçõ*s pode ser e*plica*a
</line>
<line>
em part*
</line>
<line>
pelo acirramento *a co*p*ti*ão,
</line>
</par><par>
<line>
encurtam*n*o do cicl* de vida dos produtos e *volução dos sistemas de *nf*rma*ão, *ue levou
</line>
<line>
as *mpresas a *usca*em múltiplas estraté*ias *e sobrevivência (SI*VA; *EGO; FAILL*CE
</line>
<line>
*UNIOR, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, com
</line>
<line>
os a*anços *ecnológicos, torna-se cada vez mais *esafiador a
</line>
<line>
al*a
</line>
</par><par>
<line>
*dm*nistração desen*ol*er e aprim*ra* a capacidade d* ampl**r ** portfólio de projetos que
</line>
</par><par>
<line>
s* enquadre no mod*lo de organização da
</line>
<line>
empresa,
</line>
<line>
de *od* que eles *ontribuam com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alcance
</line>
<line>
dos resu*tados e *ene*ícios p**pos*os pela e*p*esa (SIQ*EI*A; CR*SPIM;
</line>
</par><par>
<line>
GASPA*, 2017).
</line>
<line>
Ne*s* co*tex*o, surge o papel es*encial do geren*iamento de projetos que, de *c*rdo
</line>
</par><par>
<line>
*om o Pro*ect *anag*ment Ins*itute - PM* (2*17, p.
</line>
<line>
10), é "a aplicação de conhecime*to*,
</line>
</par><par>
<line>
h*bil*dades, ferramen*as e técnicas *s a*i*id*des *o pr**et*,
</line>
<line>
a fim de cu*pri* os seus
</line>
</par><par>
<line>
requisitos". * tem
</line>
<line>
como objetivo alcan**r o sucess* da execução de *roj***s de mane*ra
</line>
</par><par>
<line>
*struturada e trans*arente *unto ao con*rat*nte (*ER*NER, 201*).
</line>
<line>
O ger*nciamento de proj*tos não é uma prática *ecente, *egund* Kerzner (2017), entre
</line>
<line>
as *écadas de 1950 e 1960, os setor*s aeroesp*cial e de defesa am*ricanos já fa*iam *so e*
</line>
<line>
lar*a escala de** em virtude da c*rrida espacial e armame*tista, dura**e a G*erra Fri*. Como
</line>
<line>
teori*, en*ontra-s* bem des*nvolvido e é aceito n*s dias de hoje no *ercad* c**o u*a
</line>
<line>
co*petê**ia necessária pa*a as **ganizações (PATAH; CARVALHO, 2012).
</line>
<line>
Vall* et al. (2014) explicam *ue ele ocorr* por meio de *rocessos que *e *obrepõem *
</line>
</par><par>
</page><line>
inte**gem de *i*erent*s maneiras garantem o fl*x* e****z do p*ojeto ao longo de su* e
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. 20, n. 1, art. 5, *. 84-10*, j*n. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. Aqu*no, *. *. Ceo*in
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
existência sendo f*rmad*s *or um conjunto
</line>
<line>
de açõe* e ativ*dade* logicament* i*te*-
</line>
</par><par>
<line>
*elac*ona*as, conforme ilustra figura 1.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - E*emen*os do Process* de Ger*nciamento
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: Va*le et al. (2014).
</line>
<line>
En*re os benefício* de um gerenciamento eficaz *os pr**etos, Luecke (2010) destaca:
</line>
</par><par>
<line>
(i) al*a*ce d*s obje*ivos
</line>
<line>
no prazo e dentro do
</line>
<line>
*rçamento, (*i) redução do tempo d*
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvi*ento, diminuindo os riscos, (iii) uso efi*az dos recursos. Alves; Oliv*ira e Gurgel
</line>
</par><par>
<line>
(2021) comple*entam, afirmando que o g*renci*mento eficaz *e
</line>
<line>
*r***tos *elh*rara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ca*acidade de alcançar resultados e, ao mesmo tempo, f*rn*ce rastreabilidade, tr*ns*arência e
</line>
<line>
responsabilidade.
</line>
<line>
*.*.1 Geren****e*to de p*o*eto* públicos
</line>
<line>
Ass** como nas e*presas *rivada*, os *rojetos també* são importantes no seto*
</line>
<line>
públi*o. P*r meio deles, o Est*do encam*n*a recu*sos para empree*der grandes necessidades
</line>
<line>
da gestão p*blic*, tend* como p*inc*pal intuito * atendim*nt* das necessidades e i*teresses da
</line>
<line>
comunidade e *o gr**de coletivo *a so*ieda*e (P*S*A*A; VA*E*TE, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Porta*to, para que a g**tão pú*lic* *onsiga real*zar
</line>
<line>
uma ge*tão dos recurso*
</line>
</par><par>
<line>
adquir*dos po* meio da realização de proje*o* *úblicos d* uma ma*eira efi*ient*, t*rna-se
</line>
<line>
necessário o gerencia*en** *e projetos (LINK et al., *020). Tal prática tem s*d* reconhe*ida
</line>
<line>
em i*iciat*v** go*ernamen*ais em v*rios países, n* maio*** dos cas*s associados ao cre*cente
</line>
</par><par>
<line>
es*rutínio públic* e a uma *e**ssidade
</line>
<line>
de garan*ia de v*l*rização dos gas*os públ*cos
</line>
</par><par>
<line>
(CRAWF*RD; HELM, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Entre*anto, na área pública os proj*tos estão sujeitos aos órgã*s de controle
</line>
</par><par>
<line>
go*ername*tais, à e*pos*ção mais evide*te
</line>
<line>
na *m*rensa e à *obrança dos próprios
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*eficiá*ios d* se*viço público, res*ltando em maior com*romet*mento do* ad*inistradores
</line>
<line>
público* com essa* dema*d*s (ALVES; O*IVEIR*; GUR*EL, 2021). De acordo com
</line>
<line>
Re*. F*A, T*resina, v. 2*, n. 1, ar*. 5, p. 84-1*1, jan. 2023 www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Gere*c*amen*o da Com*ni*açã* em Projetos Públic*s: Uma Análise da Li*eratura Nacio*al
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Kreutz e San*os (2016), difere*t* das empresas pr*vadas, a Admi*ist*ação Públi*a pos**i
</line>
<line>
características própr*as, o que faz *om que **ja ne*essária a adoç*o de práticas d*ferenciadas
</line>
<line>
para a gestão de proj*tos nas organiz*ções públicas.
</line>
<line>
Entre as principais diferença* *os p**jetos públicos, em rela*ão **s pro*etos privados,
</line>
</par><par>
<line>
destacam-se: o aspecto social dos projetos governamen*ai*, c*m
</line>
<line>
vi*s predominant*m*nte
</line>
</par><par>
<line>
socia* e nã* lucrativos, restrições legais es*ecíficas como a Lei n 8.666/93, da* Licit*ç*e*
</line>
</par><par>
<line>
e Contrato* Pú*licos e a Lei de Resp*nsabilidad* - *C 101/200*; a *brigatori*dade
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
previsão orçamentá*i* para execução do projeto *m le*, na Lei Orçamentária Anual (*OA);
</line>
</par><par>
<line>
in*ensas r*gulaçõ*s
</line>
<line>
que provocam demoras na execução dos projetos; existências a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes órgãos de con*role; a e*ig*ncia d* p**st*ção *e contas à sociedade em virtude do*
</line>
</par><par>
<line>
prin*ípios da
</line>
<line>
tr*nsp*rê*c*a e accountability
</line>
<line>
na govern*nça *ú*li*a (ROS*, *00*;
</line>
</par><par>
<line>
PINHEIRO; ROC*A, 201*; *REUTZ; S*NTOS, 201*; OK*NO, 201*).
</line>
<line>
2.2 A comunicação no ger*n**amento de projet*s
</line>
<line>
Se*undo Chiav*nato (2006, p.142), "a comunica*ão * a t*oca de informações ent*e
</line>
<line>
indivíd*os. Signifi*a tornar comum uma mensagem ou i*form*ção. Co*sti*ui um dos
</line>
</par><par>
<line>
proc**sos fund*men*ais da experiê*cia humana e
</line>
<line>
da o*ganização so*ial". Ess* troca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**formaçõe* pode ser intenciona* ou in*ol*n*ária, *m f*rma de ideias, inst*uções o* *moçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
(PMI, 20**). Similarmente, B*te*an e *ne*l (200*) def*nem *omunicaç*o co*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transmissã* de
</line>
<line>
i*formação de se*ti*o, de uma parte pa*a outra, po* meio de símbo*o* e
</line>
</par><par>
<line>
compartilha*os.
</line>
</par><par>
<line>
A comunicação ef*cient* é um dos fatores *undamentais para o s**esso no
</line>
</par><par>
<line>
*eren**amento de p*ojet*s (BU*SHAIT; *IDDIQUI; AL-*UAL*, 201*). De acordo com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Guia P*B*K, os *ere**es de *ro*eto* passam a ma*or p*rte do **mpo se *omunicando *om
</line>
<line>
os m*mbro* d* *quipe e outras pa***s int*ressadas ** projeto, ta*to internas como ex*ernas *
</line>
<line>
or*a*ização (*M*, *017). Além d* falar e ou*ir, a equipe *e projeto, agregando as opini*es
</line>
<line>
da e*uipe às su** própr*as, *s gestores de proje*os pr*cisa* se comunicar *om *mpresas
</line>
<line>
terceiri*adas, clientes e al** direção e por isso d*vem ser b*ns com*nicadore* (GIDO;
</line>
<line>
CLEMENTS, 2*14).
</line>
<line>
Vargas (2009) d**taca entre os p*inci*a** ben*f*c**s da *omu***ação dentro do
</line>
<line>
ge*enciamento de projetos: **mento do contro*e gerencial; a*ilidade d*s decis*es; orientaç*o
</line>
<line>
da revisão da estrutura; *elhora na cap**idade de adaptação; pos*ibilidade de desenvolve*
</line>
</par><par>
<line>
dif**enciai* competitivos e nova* técnicas; e
</line>
<line>
antecipação *as situações de*fav*ráveis.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina *I, *. *0, n. 1, art. 5, p. 84-*01, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. Aquino, A. C. Ceolin
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
Sobretudo, a c*m*nicação é impor*ante para a ce**i*ic*ção d* *ue o projeto está alin*ad* aos
</line>
<line>
objetivos estratégic*s da o*ganização (K*LOTELO; *A*VALHO, 2007).
</line>
<line>
Além desses benefí*io* mencionados, * co*u*icação, so* a perspectiv* *o seto*
</line>
<line>
*ú*lico, também v*abiliza a transparência *d*ini*trati** preconizada na Constituição F*der*l
</line>
</par><par>
<line>
(CF) de *988, n* artig* *º,
</line>
<line>
*nciso XXXIII e posteriormente
</line>
<line>
na Lei 1*.5*7/2011, ou
</line>
<line>
L*i
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ac*s*o à Infor*a*ão (LAI), que *egula o aces*o à inform*ção
</line>
<line>
públi*a. A transparência é,
</line>
</par><par>
<line>
po*tan**, **emento c*ucial para a
</line>
<line>
c*dad*ni*, e a comunicação públi*a é ess**cial para
</line>
</par><par>
<line>
caracterizar esse *rocesso (SANTOS; FERREIRA **NIOR, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Contu**, a *o*unicação exc*usivame*te téc*i*a e *p*raciona* *ão atende mais
</line>
<line>
à*
</line>
</par><par>
<line>
de*andas da* organizações no novo ambien*e so*ioeco*ô*ic* e político. É nece*s*ria uma
</line>
<line>
com*nicação orga**zacion*l muito m*** proativa e es*r**égi** par* lidar com as ques*õe* que
</line>
</par><par>
<line>
norteia*
</line>
<line>
os comportame*tos
</line>
<line>
institucionais acerc* *a respo*s*bil*da*e social pública,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*mento sustentável, diversidade, *r*nsparênc*a, ética e ou*ros valores in*angíveis
</line>
<line>
(KU**CH, 2018).
</line>
<line>
Para Mor*ira (2009), entre os *iv*rsos *otivos que levam um projeto ao *r*casso,
</line>
<line>
destaca-se a falta ou a má elabora*ão de u* Planejamento *e **municação no G*re*ciame**o
</line>
<line>
*o Projeto. *esse mes*o sentido, o *elatór** Pul*e *f the Profess*on, e*ab*rado pelo PMI
</line>
</par><par>
<line>
(Proje** Management Insti*ute) em 2013, revel* que das
</line>
<line>
empre*as alta*en*e eficazes
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação,
</line>
<line>
80% alcanç*ra* suas metas e 71% conseguiram
</line>
<line>
c*mpleta* seus projetos no
</line>
</par><par>
<line>
prazo estipulado; já das empr*sa* po*co eficazes na comunicação, apenas 52% dos ca*os
</line>
<line>
atingir*m suas m**as previstas e 37% completa*am *eus projetos n* p*azo e*ti*ulado. No
</line>
<line>
q*esito o*çamento, 76% da* e*presas do **imei*o grupo, con*eguiram re*l*zar pr*jet*s
</line>
<line>
dentro do orçam*nto previs*o, enquanto n* seg*ndo apenas 48%.
</line>
<line>
Dessa maneira, é essencial r*con*ecer a comunicação como uma das principais á*eas
</line>
<line>
de con*e*imento d*n*ro do ger*nciamento de *m projeto e, **ra que al*a*ce o s*u propósito,
</line>
</par><par>
<line>
d*ve ser admini*trada du*ante todas as suas fases:
</line>
<line>
ini*iação, planejamen*o, ex*cu*ão,
</line>
</par><par>
<line>
monitoramento e c*ntrole, * en*er*am*nto (QUADROS; CARVALHO, 2012). Co*s*de*ando
</line>
<line>
sua *mportância e com o prop*sit* de d*s*eminar boas p*át*cas de ge*enciam**to de pro*e*os,
</line>
</par><par>
<line>
o Guia
</line>
<line>
do C*nhecimento
</line>
<line>
em Gerenc**mento
</line>
<line>
de Pro*etos (PMBOK) est*belec*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ge*enciamento das comunicaç*e* como u*a da* principais ár*as d* conheciment*.
</line>
<line>
No Ger**cia*e*** das C*mun*c*ções *o Projeto, primeir* é dese*volvida uma
</line>
<line>
estratégia de comunicação, com b*se na* ne*essidades do pr*jeto e n*s parte* int*re*sadas do
</line>
</par><par>
<line>
mesmo, depoi* é form*lado um plano de gerenciamento para imp*ementar a estratégia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
comuni*ação **aborada e garantir que as mensa*ens apropriadas sejam comunicadas às partes
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. *, art. 5, p. *4-10*, jan. 2**3 w*w4.f**net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *erenciamento da Comunicação em Projetos Públicos: Uma An*lise da Liter**ura N*cional
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
inte*essadas em diversos formatos e me*os (PMI, **17). Os proce*sos d*ssa ár** de
</line>
<line>
co*hecimento são desc*itos pelo Gui* PMBOK, conforme Quadro 1.
</line>
<line>
Quadr* * - *rocessos de **renciamento das comunica*õ*s do pr*jeto lis*ad*s pelo
</line>
<line>
PMBOK.
</line>
</par><par>
<line>
Processo
</line>
<line>
Ob*etivo
</line>
</par><par>
<line>
Planejar o Gerenciamento d*s Comunic*ções
</line>
<line>
**senvolver uma a*ordagem e um plano adequado para *tividades *e comunicação do pr*jeto com base na* ne**ssidades de in*ormação de cada parte *ntere*sada *u grup*, nos ativos organizacio*a*s disponíveis e nas ne*essidades do projeto.
</line>
</par><par>
<line>
Gerenci*r a* comunicaçõ*s
</line>
<line>
Asseg*rar a coleta, criação, *is**ibuição, a*ma*enamento, r*cuper*ção, gerenciamento, monito*a*en*o e dis*os*ção final da* informações do pr**eto, *e *orma oport*na e *dequada.
</line>
</par><par>
<line>
Mon*torar as comunicaçõe*
</line>
<line>
Gar*ntir que as ne*essid*d*s de informação do pro*eto * de suas partes interessadas s*jam a*en*idas.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: PMI (2017).
</line>
<line>
Ne*se contexto, a e*co*ha d*s canais de *om*n*caçã* adequados influencia na
</line>
<line>
tra*sm*ssã* da in*o*mação d* forma efici*nte. Para c*da tipo d* r*ceptor da m**sagem existe
</line>
</par><par>
<line>
u* canal
</line>
<line>
mais adequad* para a comu*ica**o (MURANAKA et
</line>
<line>
al., 2019). Carv*lho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Rab**hini Jr. (20*1, *. 23*) esclar*c*m qu* "uma análise crí*ica das partes interessadas pode
</line>
</par><par>
<line>
ajud*r a s*lecionar os principai* **nai* de co*unicação e defi*i* fo*mas mais adequadas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação por grupos *e *takeholders". Nesse sentido, *onforme det*lha o *uad*o 2,
</line>
<line>
compreender o tipo de r*cepto* cria * possibi*idade *e uma comun*caç** mais *ireta e *f*ca*,
</line>
<line>
c*paz de *tend*r às e*pectativas do mesmo (FR**ÇA, 200*).
</line>
<line>
Q*adro 2 - Planej*mento da *omunicação * do uso de se*s instrumentos diante dos
</line>
<line>
*iferen*es t*pos de pú*licos.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. *SA, Te**sin* PI, v. 20, n. 1, art. 5, p. 8*-101, jan. 2023
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. Aquino, A. C. Ceolin
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
manut*nç*o da f*delidade à *arc*.
</line>
<line>
eventos.
</line>
</par><par>
<line>
Dir*ta, com regul*ridade, informati*a,
</line>
<line>
Encont*os, pro*et** sociais,
</line>
</par><par>
<line>
motivac*on**, tran*missora de val**es e
</line>
<line>
patrocín*os, parcerias, publica*ões,
</line>
</par><par>
<line>
Co*unidade
</line>
<line>
*olíticas em*resariai*, para conq*istar
</line>
<line>
event*s.
</line>
<line>
apo*o e *nter*sse pel* emp**sa, p*l* su*
</line>
<line>
defesa.
</line>
<line>
Di*eta, *e regularida*e bem planejada,
</line>
<line>
Contatos diretos, visita*, enco*tros,
</line>
</par><par>
<line>
Governo
</line>
<line>
informativa, tec*oló***a, transparen*e,
</line>
<line>
ações de lobby, audiências,
</line>
<line>
persuasiva e ética.
</line>
<line>
relatórios, p*ojetos.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Fran*a (200*).
</line>
<line>
D*ss* maneira, quand* a informaç*o gera* *mpact* no pro*eto, a*etando seu escopo,
</line>
<line>
duração, *usto *u qualid**e, os stakeholders dev*m rec*ber tal men*ag*m através dos canais
</line>
</par><par>
<line>
d* comunicação *pro*riad*s (ULO; SKENDROVI,
</line>
<line>
20*0). *ntende-se assim que um
</line>
</par><par>
<line>
*elat*rio, e-mail, re*nião, convers* *nformal
</line>
<line>
dentro de um proje** con*iste, cada u* a se*
</line>
</par><par>
<line>
modo e im*ortância, e* uma comunicaç*o * como ta* de*e ser gerencia*a, a f*m d* o*te* o
</line>
</par><par>
<line>
máximo de *ficiênci* pa*a o
</line>
<line>
s*cesso *o p*o*eto (SILVA; REGO; FAILLACE JUNIOR,
</line>
</par><par>
<line>
2015).
</line>
</par><par>
<line>
C*ns**era*d* os canais de comu*icação, Cy*anczuc*, Mendes Junior e Pécora Junior
</line>
<line>
(2018) afirmam q*e as principais bar*eiras de comunica*ão identif*c*das *o* os gerentes de
</line>
</par><par>
<line>
p**jet*s s*o: au*ência de feed*ack *os inte**antes d* *q*ipe de projetos; falta
</line>
<line>
de confiança
</line>
</par><par>
<line>
entre os membros d* *quipe; tran*miss*o de inf*rmações equiv*cadas e di*to*cid**; falta de
</line>
<line>
*nvio da i**ormação ou envio em momentos *noportunos e as co*petências e conheci*ent*s
</line>
<line>
*imitado* dos gerentes de projetos, repr**e*tando *ma li**rança fra*a.
</line>
<line>
Esp*cificamente no ***it* públic*, Al*eida (2*15) afirma que o *stab**eciment* de
</line>
</par><par>
<line>
canais de co*uni**ção *f*cie*tes corresponde a um dos
</line>
<line>
principa*s de*af*os *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co**r**i*ação de projetos *esse setor, uma ve*
</line>
<line>
q** *o *o*go do te*po a máq*ina pública
</line>
</par><par>
<line>
transp*s diversas mu*an*as, entre elas a forma de se relaci*nar com o cidadão, que *assou a
</line>
<line>
exigir c*d* ve* mais serviço* públicos de quali*ade.
</line>
<line>
3 METODO*OGIA
</line>
<line>
O *resente e**udo caracteri*a-*e com* des*ritivo, com **o*dagem quali*ativa e uso *o
</line>
</par><par>
<line>
mé*o*o d* revisão s**temáti*a da lite*at*ra (RSL), cujo ob*etivo é r*ali*ar s*nteses
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
literatura sobre um tema *specífico, *ediante aval*aç*o críti*a e sumarizada *as inf*rmaçõ*s
</line>
<line>
a*ur*das (SA*PAIO; MAN**NI, 2007).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 1, art. 5, p. 84-101, jan. 2*23
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O G*renciame*to d* Comunicaç*o em *roje*o* Púb*i**s: U*a Aná*i** da L*teratura **ci*nal
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
A revisão sist*m*tica, con**rme or*entam **mpaio e Mancini (2007), *oi seguida *ela:
</line>
<line>
escolh* da base de dados, *rit**ios de inclusão e exclusão dos artig*s, v**ificação da acu*ácia
</line>
<line>
d*s result*dos e determ*nação da qualidade dos es**d*s. Dessa fo*ma, a busca pel* material
</line>
<line>
bibl*ográf*co, acerca da temátic*, foi rea*i*ada *m três etapas.
</line>
<line>
A primeira *ons*itui*-se do lev*ntam*nto *os es*udos em periódic*s nacionais, po*
</line>
</par><par>
<line>
meio
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
base de dado* d* Por*al Periódico* Ca*es e Google Acad*mico. E* *e**mbro de
</line>
</par><par>
<line>
2021, ocorre* a coleta de dados, p*r mei* da co*binação dos temos
</line>
<line>
"comu*icaç*o"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"projetos" com o opera*or lógico AND. A bu*c* das expres*ões *oi del*mit*da aos tí*ulos dos
</line>
<line>
t*abalhos.
</line>
<line>
Como indi*adores para triagem dos *raba*hos, foram utiliz*dos os seguintes cri*érios:
</line>
<line>
(a) sele*ã* soment* de ar*igos de n*turez* acadêmica, pu*licado* em revis*as; (b) publicação
</line>
<line>
no* últi*os 10 a*os, de 2011 a 2021. E*sa busca repor**u a 117 artigos.
</line>
<line>
Dep*is de aplicados esses f*ltro* nas *ases de dados, a amostra passou pelos seguintes
</line>
</par><par>
<line>
critérios
</line>
<line>
de exclu*ão: (a)
</line>
<line>
eli*inação d*s *rabalhos
</line>
<line>
duplicados; (b) d*sc*rte dos *ue não
</line>
</par><par>
<line>
e*tavam *l*nhados ** tema, após lei*ura do tít*l* e do resu*o. O primeiro cr*tério,
</line>
</par><par>
<line>
duplicidade, des**rt*u 1* trabalhos, per**necendo assim
</line>
<line>
*03 trab*lho*. O segun*o
</line>
<line>
critério
</line>
</par><par>
<line>
eliminou 82 tr*bal*os qu* n*o apr*s*nt*ram relação dir*ta com o escopo do estudo.
</line>
</par><par>
<line>
E**e p*ocesso re*ultou *a id*ntificação
</line>
<line>
de *1 trab*lhos co*
</line>
<line>
t od*s
</line>
<line>
os c*itérios
</line>
</par><par>
<line>
est*be*ecidos, en*re*anto ver*ficou-se *ue 3 ar*igo* não estavam *isp*níve*s *e forma integral,
</line>
<line>
conforme deta*ha o Quadro 3.
</line>
<line>
Quadro 3 - S*leç*o de artigos na* etapas da revisão sistemá*ic* da literatura
</line>
<line>
Fase Nú*ero de Artigos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Fonte: elaborado p*los autor*s (2021).
</line>
<line>
Por fim, a *ltima etapa englo*ou a leit*ra c*íti*a dos 18 artigos elegíveis e a separaçã*
</line>
<line>
entre artigos que abordam o gere*ciam*n*o da comunic*ção em p*ojeto*: (a) de f*rma
</line>
<line>
genéri** e (b) de forma específic*, sob a perspect*va dos pr*jetos públicos.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 1, art. 5, p. 84-*01, jan. 20*3 *w*4.fsanet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. Aquino, A. C. *eolin
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
4 *E*ULTADOS E DISCUSS*O
</line>
</par><par>
<line>
Ao se realiz*r esta *evisão da liter*tura, f*i c*n*ta*ado **e **uve pouca ocorr*ncia de
</line>
<line>
estudos *elacio*ados ao t*m* *urante todo o período (201* a 2021). Conforme demonst*a o
</line>
<line>
qua*ro *, os anos com maior quantidade de publicações foram 2019 e 2*2*, ambos com *
</line>
<line>
tra*alh*s, o que *n*ic* um cres*ente interesse sobre es*a te*átic*. *os anos ant*rior*s, ho*ve
</line>
</par><par>
<line>
u* a
</line>
<line>
média de (01) um *rtigo publicado po* a*o, exceto em 2011 e 2016 sem pu*licações
</line>
</par><par>
<line>
so*re o tema.
</line>
</par><par>
<line>
* l**antam*nto t*mbém revela que os a*tore* *ais prol***ros são Jeni*fer *e Nadae e
</line>
<line>
Mar*y Monteiro Carvalh*, ambas com 2 publicações s*bre a temática em qu*s*ão. Vale
</line>
<line>
ressaltar que as a*toras comparti*ham a *uto*ia de um *os seus artigos, *ublicado em 2019.
</line>
<line>
Quadro 4 - S**t*s* d*s trabalhos *ubli***os so*re comun*cação n* geren*iame*to de
</line>
<line>
*r*jet*s
</line>
</par><par>
<line>
Nº
</line>
<line>
*ítulo do trabalho
</line>
<line>
Autor(es)
</line>
<line>
Periódi**
</line>
<line>
Qualis CAPES
</line>
<line>
Ano
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
O Proce**o de Comunicação no Projeto PROFISCO/RN
</line>
<line>
SOUZA, Marconi Bras*l *oar*s de; RODRIGUES, Adriano Almeid*
</line>
<line>
Revista Ges*ão e P*ojeto* (Ge*)
</line>
<line>
*4
</line>
<line>
2012
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
* gerenci*men*o da *omunicaçã* de *rojetos públi**s: como adaptar o* processos do PMBOK/PMI à realida*e da admin*stração pública
</line>
<line>
QUADR*S, Ali*n* **lva; CARVALHO Hélio *omes de
</line>
<line>
R*vista Br*sileira d* Pl*nejamen*o e De*envolvimento (R*PD)
</line>
<line>
A3
</line>
<line>
2012
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
O Papel da Com*nicaç*o e da Mo*il*za*ão em P*ojet*s Públ*cos: Análise do Pr*jeto Cidad* E*iciente (Elói Mende*-*G)
</line>
<line>
CRUZ, Kenya Adryene Valadares Morei**; SIL*A, Wendel Al*x C**tro
</line>
<line>
Desenvol*imento ** Questão
</line>
<line>
B1
</line>
<line>
2013
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Especifi*a**o de um Pro*esso de Ge*enciament* d* Comunicação em Projetos de Software.
</line>
<line>
G*NTIJO, Daniel de Lima; TRON*O, Íri* Fabiana ** *arce*os
</line>
<line>
Revista Brasileira de Ges*ão e En*enharia
</line>
<line>
B4
</line>
<line>
2014
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
É mais importante C*municar do que Fazer: C*mo é Feit* * Percebida a Comunic*ção nos Pro*et*s segundo o Gerente de Projetos Brasil*i**.
</line>
<line>
SILVA, Ma*celo Al*e**a de *arvalho; RE*O, Mar*os Lopez; FAILLACE JUNIOR, Jos* Ernesto *at**so
</line>
<line>
*evist* Gestão e Projetos (GeP)
</line>
<line>
A4
</line>
<line>
2015
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Aplicação ** co*petênci* de comunicaçã* em pro*et*s e revita*i*ação do pr*c*s*o de ensino *prendizagem
</line>
<line>
AMARAL, Ir**des *onçalves do; Leite, NILDE* Ra*munda Pito**o
</line>
<line>
*evi**a *letr*nic* de Ciê*c*a Administrativa (RECA*M)
</line>
<line>
B1
</line>
<line>
2015
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *e*esina, v. 20, *. 1, art. *, p. 84-101, jan. 2*23
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Gerenciamento da Comuni*ação em P**jetos Público*: U*a Análise da Literatur* Naciona*
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
em administra*ão.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
Comunicação em Projetos: Um Est*do de Leva*tamen** desse Fa*or Crít*co de *u**sso
</line>
<line>
MOLENA, A.; ROVA*, R. L.; RO*A, C. D. *.; PLO*SK, G. A.
</line>
<line>
Revist* G*s*ão & Planejamento (G&P)
</line>
<line>
*2
</line>
<line>
2017
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*e*cepções dos gerentes de projeto em relação às falha* e barreira* de c*municação
</line>
<line>
CYGA*C*UK, M**il*n *e S.; MEN*ES JUNIOR, Ricardo.; PÉCORA J*NIOR, José. E..
</line>
<line>
Gestão da Produção, O*eraçõ*s e Sistem*s (**P*OS)
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
*0*8
</line>
</par><par>
<line>
9
</line>
<line>
A importância da comu**caç*o no su*esso de g*renciamen*o de pro*etos
</line>
<line>
M*RANAKA, Renata.; *ACIN, Ana Lucia F.; VALE, João *. S. P.; CARVA*HO, Mar*y M.
</line>
<line>
Gestão da Produ*ão, Operações * Siste*a* (GEPRO*)
</line>
<line>
B5
</line>
<line>
2***
</line>
</par><par>
<line>
10
</line>
<line>
Gerenciame*to Da Comuni*ação Em Pro*etos: Uma Análise Bib*iométri*a Da Prod*ção Científica Br*sileira
</line>
<line>
COBAITO, Franci*co C*rlos
</line>
<line>
Revista *letr*nica de Ad*in*st*aç*o (REA)
</line>
<line>
B5
</line>
<line>
2019
</line>
</par><par>
<line>
11
</line>
<line>
Gestão da Com*nicaçã* e Gestão do *onhecim*nto em proje*os complexo*: uma revisão da literat*ra
</line>
<line>
NADAE, Jeniff*r de; C*RVALHO, Mar*y Monteiro.
</line>
<line>
Re*ista G*stão * Projetos (G**)
</line>
<line>
A4
</line>
<line>
201*
</line>
</par><par>
<line>
12
</line>
<line>
Gerenci*mento da *om**icação *m projet*s de TI, cas* no setor portuá**o.
</line>
<line>
SILVA, Patrick Marq**s da
</line>
<line>
Revista Boletim do Gerencia*ento
</line>
<line>-</line>
<line>
*019
</line>
</par><par>
<line>
13
</line>
<line>
P*oposta d* Gerenc*am**to de P*ojetos e a Imp*r*ân*ia ** Comunicação
</line>
<line>
OLIVEIR*, St*phany Br*m
</line>
<line>
Revist* Boletim d* Gerencia*ento
</line>
<line>-</line>
<line>
2020
</line>
</par><par>
<line>
14
</line>
<line>
Gerenciamento da Comunicaçã* em Proje**s e Obras de Pequen* Po*te
</line>
<line>
SILVA, Ná*ia Doné L*ma da; BA*TOS, P*iscyla.
</line>
<line>
Revista *ole**m do G*ren*ia*ento
</line>
<line>-</line>
<line>
**20
</line>
</par><par>
<line>
15
</line>
<line>
Comunicação em p**jetos públicos: uma aná*ise da lit*ratu**
</line>
<line>
RAMO*, Mayara **ves; *ADAE, Jeniffer de
</line>
<line>
Revista O**anizações em Con*ext* (ROC)
</line>
<line>
*2
</line>
<line>
20*0
</line>
</par><par>
<line>
16
</line>
<line>
Comunicação em projetos de dese*volviment* *lobal de sof*ware: a **sã* do* **aticantes
</line>
<line>
*AJD*NBAUM, Azriel; CHAVE*, M*rcirio Silveira
</line>
<line>
Ges**o & Re*iona**dade
</line>
<line>
B*
</line>
<line>
2020
</line>
</par><par>
<line>
17
</line>
<line>
*e*tão da Comunicação em Proje**s: im*actos no desenvolvimento da ativi**de *mp*esari*l
</line>
<line>
CLE*E*TI**, Bruna Mun*qu*
</line>
<line>
Rev*sta Ci*nt*fica
</line>
<line>
B5
</line>
<line>
20*1
</line>
</par><par>
<line>
*8
</line>
<line>
Comu*icaç*o Informal E O S**esso De Pr*jetos De De*envolvime*to Software: U* Estudo *e Caso No Setor *an*ári* Brasileiro
</line>
<line>
REZENDE, L. Z., *RADO, E. P. V.; GRO**A, A.
</line>
<line>
Revista Ges*** e Projetos (GeP)
</line>
<line>
A4
</line>
<line>
20*1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: e*aborado pelos **tores (202*).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *S*, Teresi*a *I, v. 20, n. 1, *r*. 5, p. 84-1*1, jan. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. Aquino, A. C. Ceo*in
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
O periódico com mais trab*lhos, 4 no total, é Revista *es*ão e Projetos (GeP),
</line>
<line>
ref*rência n* *rea d* *estão de proj*tos. Dos 18 *rab*lhos an*lisados, 4 est*o pu*lica**s *m
</line>
</par><par>
<line>
periód*cos *vali*dos pela CAPES *om Qualis A4, como A3, como B1, 2 c*mo B*,
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
3
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
c*mo B3, 1 c*mo B4, 3 como B5, e 3 *ão possue* avali*ção, confor*e lista qua**s 2*1*
</line>
<line>
(prel*minar).
</line>
<line>
A re*p*ito *os es*udos des*n*olvid*s na *eara de projetos públi*os, ident*ficou-se que
</line>
<line>
ainda s*o incipie*t*s, pois apenas 4 tr**alh*s ab*rdam espec*fic*mente *obre o tema: itens *,
</line>
</par><par>
<line>
2, 3 e 15 do quadro 4. Isso signific* que do total dos es*udos gerais produzidos sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gerenciamento da *omun*cação e* projetos, ape*as *erca de 22 % abordam a *emáti*a sob a
</line>
<line>
perspectiva do s**or pú*lico.
</line>
<line>
Desses est*dos, três deles *o*am publ*cados entre os ano* de 2*12 e 2013, e após um
</line>
<line>
l*ngo per*odo sem publicações, houve uma mais *ecente em 202*. **ém disso, c*nst*tou-se
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
pr*dominância de pesqu*s** descri*ivas, c** abordag*m qualita*iva e **o de *étodos
</line>
</par><par>
<line>
di*er**s, conforme descrito n* quad*o 2.
</line>
<line>
Quadro 2 - Trabalhos *obre com*nicaçã* no g*renciamento de proj**os *úblicos
</line>
</par><par>
<line>
Autor(es)
</line>
<line>
Título do trabalho
</line>
<line>
Caracterização da Pesquisa
</line>
<line>
*étodo da Pesqu*sa
</line>
</par><par>
<line>
SOUZA, Marconi Brasi* Soares de; R*DRIGUES, Adrian* Alm*id* (2012)
</line>
<line>
O Proce*so de Comunicação no Projeto PROFISCO/RN
</line>
<line>
Descr*tiva/ Qualitativa
</line>
<line>
Bibliográfico e **tudo de cas o
</line>
</par><par>
<line>
QU**ROS, **in*e Silva; *ARVALHO Hélio Go*es *e (201*)
</line>
<line>
* ge*enciament* da comun**ação *e pr*j*t*s pú*li*os: com* ad*p*ar os p*ocessos do PMBOK/PMI à realidade d* administra*ão públ*ca
</line>
<line>
Descriti*a/ Qualita*iva
</line>
<line>
Bibliográfico e documen*al
</line>
</par><par>
<line>
*RUZ, Kenya Adry*ne V*lad*r*s M**eira; SIL*A, W*ndel Alex *astro (2*13)
</line>
<line>
O Pape* da Comunicaç*o e da Mob*lização *m *rojetos Públ*cos: Análise do P*ojeto **dade Efici*nte (Eló* Mendes-MG)
</line>
<line>
Descritiva e exp*o*a*ória/ Qu*ntitativ*
</line>
<line>
Survey
</line>
</par><par>
<line>
RAMOS, Mayar* *lv*s; NADA*, Je*i*fer de (2020)
</line>
<line>
Comun*ca*ão em p**jeto* pú*licos: u*a análise da *ite**tura
</line>
<line>
Descritiva/ Q*alitativa
</line>
<line>
An*lise *ibl**métrica e co*teúdo
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: el*borado p*lo* a*tores (2*21).
</line>
<line>
Souza * Rodrig*es (2*12) abor*am a importância do processo de co*uni*ação em um
</line>
</par><par>
<line>
p*ojet* pú*l*co, medi*n*e a *náli*e
</line>
<line>
de um *rojeto na área de gestão fiscal do Estado do Rio
</line>
</par><par>
<line>
Grande do Nor*e. *urant* o estudo *oi desenvol*ida uma m*triz sistematizada para
</line>
<line>
mape**ento e c*nsolid*ção das par*** i*teress*das (stakeho*ders) e* um único docum*nto, a
</line>
<line>
fim d* que o gestor tenha um m*lhor gere*c*amento das comunicações *o projeto. C*mo
</line>
<line>
re*ultado explicitam a impo*tânc*a de *la*oração de um plano de comunicação formal, q*e
</line>
</par><par>
<line>
consid**e o* mecanismos de
</line>
<line>
co*unica*ão mais apr*priad*s
</line>
<line>
*ara cada parte inte*essa*a ao
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*sin*, v. 20, n. 1, art. 5, p. 84-**1, ja*. 20*3
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.*r/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ge*enciamento da Comuni**ção em Projetos Públi*os: Uma *náli*e da Litera**ra Nacio*al
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
l**go da *xecução d* p*o**to púb*ico, i**lus*ve q*anto à identific*ção do nív*l de inf*u*ncia
</line>
<line>
de *ada *tor dess* p*ojeto.
</line>
<line>
Nesse **ntido, Qua*r*s e *arv*lho (2012) demonstram como é im*o*ta*te * possí*el
</line>
</par><par>
<line>
reali*ar u* gerenciamento a*equado, s*perando *s obstáculos *xist*nt*s
</line>
<line>
no setor públic*
</line>
</par><par>
<line>
através da adapta**o do* processos sugeridos pelo P*BO*. *ob es*a perspectiva de
</line>
<line>
adaptaç*o pa** o setor público, af*rmam que é essenc*al identifica* e gerencia* as exp*ctati**s
</line>
</par><par>
<line>
das part*s interessadas, *lan*jar as com*nic**ões * *arantir que as
</line>
<line>
inf*rmaçõe* sej*m
</line>
</par><par>
<line>
repass*das da *a*eira cl*** * objetiva, incl*sive par* o cid*d*o.
</line>
</par><par>
<line>
Sobre **se últ*mo ponto, *ruz e Silva (2013) abordam influência da com*nicaçã* a
</line>
</par><par>
<line>
so*re ** i*portante stakehol*e* de um projeto público: população. Para o estudo, foi a
</line>
<line>
analisado um projet* de ef*c*ê*cia ene**é*ica no mu*ic*pi* E*ó* Mendes, em M*nas Gerais, no
</line>
<line>
que se refere à mudança de hábito par* o consu*o *e energia. Os resultados *essa pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
apo**a*am a import*nci* da comunicaç** para * m*bilização na ins**t*i*ão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*rojetos,
</line>
</par><par>
<line>
sobretud* aquel*s que visam ao *nvo*vimento *a popul*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, *amos e N*dae (2020), *pós uma análise da literatura *nter*acional sobr*
</line>
<line>
c**unica*ão em projetos do *etor público, *riundos de um estudo bibl*omé*rico, observaram
</line>
</par><par>
<line>
*ue a*nd* há carên*ia, no aspecto am*liação do* es*udo* acerca de*se *em*,
</line>
<line>
além da
</line>
</par><par>
<line>
identificação *cer*a das *arreir*s *ue apontam a aspectos desd* a falta d* in*eraç*o *ntre os
</line>
<line>
envolvi*os, fatore* sociais e de re*acio*amento, assim como a f*lta do registr* da informaç*o
</line>
<line>
comun*cada e a sua disse*inação *os st*keholde*s.
</line>
<line>
5 *ONSI*ERAÇÕES FINA**
</line>
<line>
* partir dess* pesqu*sa, foi p*ssível ver*ficar e dimensionar *s est*dos n**ionais so*re
</line>
<line>
o g*renciamento da comunic*ção *m projeto* p*blico*. Os r*s*lt*dos de*onstram,
</line>
</par><par>
<line>
princip*l*ente, que embora es*e tema
</line>
<line>
*ão seja recente, o
</line>
<line>
assunt* ain*a é incipi*nte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*presen*a uma peque*a parcela *uando com*arado ao tota* de trabalhos produzidos na *eara
</line>
</par><par>
<line>
do g*re*ciamento
</line>
<line>
da c*municação em
</line>
<line>
p*ojetos. Além disso, foi possível acompanhar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
evo*ução dos artigos por
</line>
<line>
ano de *ublicação, verificando u* significativo hiato ent*e os anos
</line>
</par><par>
<line>
2013 e *0*0 de trabalh*s **bre a temática.
</line>
</par><par>
<line>
Os estu*os també* apresentaram as *a*tic**aridade* do s*tor públ*co e ratificaram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
g*renciamento *a c*mun**açã* c*m* u** *erramenta es**ncial *a*a o êxito das di*ersas
</line>
</par><par>
<line>
a*ões g*vernament*i* em **r*a de proje*os públic*s, *o*retu*o, aqu*le* que
</line>
<line>
vi*am
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
env*lvim**to d* população. Nesse s**t*do,
</line>
<line>
**uve um a
</line>
<line>
gran*e ê*fas* *ar* * análise acerca
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a *I, v. *0, n. 1, a*t. 5, *. 84-1*1, jan. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.*om.br/r*v*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. Aquino, A. C. Ce*lin
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
das relações estabele*ida* entre os stake*olde*s do projeto público, além da iden*ifica*ão das
</line>
<line>
ba*re*ras que atrapalham a co*un*cação eficaz.
</line>
<line>
Dentre *s limitações *a pesquisa, pode-se dest*car o nú*e*o de bases de dados
</line>
<line>
ut*lizadas. Uma v*z *ue a c*leta dos traba*hos oco**eu em *pe*as duas ba*es, * poss*v*l qu* a
</line>
<line>
c*nsulta em outra* a*me**e a amost** e ev**encie novos re*ultados. *or**nto, par* estud*s
</line>
</par><par>
<line>
futu*os, sugere-se a análise de outras bases
</line>
<line>
para o tema, bem como a in*lu*ão d* **abalh*s
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
englobem os pr*j**os de*e*v*lvidos *m pa*ceria pú*lico-privado para quanti*a*e*
</line>
</par><par>
<line>
am*strais mai*res.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
ALME**A, J. S. *. A* boas *ráti*as em Ge*encia*ento de Projetos no Setor P*b*ico.
</line>
<line>
Rev*sta E*pecialize *n-li*e IP*G, v.1, *. 10, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
ALVES, *. C. L.; *LIV*IRA, T.; GURG*L, A. M. Ges*ão *e
</line>
<line>
projetos na a*ministração
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica: um estud* *obre a implan*ação do processo eletrônico na UFRN e no IFRN. Revist*
</line>
<line>
*e Gestão e Projetos (GeP), v. 12, n. *, 110-1*4, m*io/ago, 202*.
</line>
<line>
AMARAL, I. G. L; NILD*S, R. P. Aplicaç*o da competên*ia de comunicação em projeto* e
</line>
</par><par>
<line>
revita*izaç*o do processo de
</line>
<line>
ensino *prendizagem e* *dministr*ção. **vista Elet**nica de
</line>
</par><par>
<line>
Ciência Adm*nistrativa (*ECAD*), v. 14, n. *, p. 143-*65, Set-Dez/201*.
</line>
<line>
A*D*RSE*, E. S; J*SSEN, S. A. Projec* matur*ty in organ*zations. Inte*nation*l Journal
</line>
<line>
of Pro*ect Ma**gement, v. 21, n. 6, p. 457-461, 2003.
</line>
</par><par>
<line>
**TE*AN, T.; SNE*L, S. *dmini*tração: Novo
</line>
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min). Dispo*ív*l *m: http://*ww.ri*a*do-varg*s.com/pt/*o*casts/p*blicsec*or/. *cess* em:
</line>
<line>
*5 out . 202*.
</line>
</par><par>
<line>
Como Re*erenciar es*e Artigo, con**r*e ABN*:
</line>
<line>
AQUINO, V. A; CEOL*N, A. *. O *eren*iamen** da Comunic*ção em Pr*je*os Públicos: U*a
</line>
<line>
*ná*i*e da Lit*ratu*a N*cional. Re*. FSA, Teresina, *. *0, *. *, *rt. 5, p. 8*-101, jan. 2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
**ntribuição do* Autores
</line>
<line>
V. A. Aqui*o
</line>
<line>
A. C. Ceolin
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepç*o e pla*ejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e * i*ter*r*taçã* *os dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) el*boração do ras**nho ou na r*visão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*cipação na aprovação da versão *i*al do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T**esina PI, v. 20, n. *, a*t. 5, p. 84-101, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Enlaces refback
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