<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 5, p. 84-101, ja*. 2*23 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.*0.1.5 </line>
</par>
<par>
<line> O Ge*enciamento da Comunicação em Pr*j*tos Públi*os: *ma Aná**se da Literatu** Nacional </line>
<line> Co*munication *anag*m*nt in Publ*c Projects: A R**iew o* the Natio*al L*terat*r* </line>
</par>
<par>
<line> Vaness* de Almeida Aquino </line>
<line> Me*tr*do em Administr***o Pública *m Rede Nacional *a Univers*dade Federa* Rural de Pernamb*co </line>
<line> *raduação em adm*nistraçã* pe*a Univer**dade de *er*ambuco </line>
<line> E-mai*: v**essaaqu*noo@gmail.com </line>
<line> Ale*s*ndra Carl* Ceolin </line>
<line> Dout*ra em Agronegócio* pel* Universidad* Fed*ra* do Ri* Grande do *ul </line>
<line> *r*fessora d* Dep*rtamento de Ad*inistração na Universidade Fe*eral Rural de Pe*n*m*u*o </line>
<line> E-*ail: a*ess**dra.acc@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereç*: Vanessa de *lmeida A**i*o </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny K*rley d* A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Rua **m *anu*l de Mede*ros, s/n, Dois **mãos - CEP: </line>
<line> *odrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> 52171-90* - Reci*e/PE, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Aless*ndra Carl* *eolin </line>
<line> Art*go recebido em *0/03/*0*2. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Rua D*m *anuel d* Medeir**, s/n, Doi* Irmãos - CEP: </line>
<line> recebida e* 05/12/2**2. Aprovado em 06/12/2022. </line>
</par>
<par>
<line> 52*71-900 - Re*ife/PE, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pe*o sist*m* Triple Re*iew: Desk R*vie* a) </line>
<line> *elo *ditor-Chefe; e *) Double Blind Review </line>
<line> (a*aliação c*ga p*r *ois av*liadores da área). </line>
<line> Rev*são: Gramat*ca*, *ormati*a e de F*rmata*ã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ger*nciamento da Comu*ica*ão em Projetos P*blicos: Uma Análi*e ** Li*eratura N*cional </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderand* a necessid*de crescente </line>
<line> de maior eficiê*ci* no* </line>
<line> projetos públicos e o </line>
<line> papel </line>
</par>
<par>
<line> e*senci*l da *omunicação no sucesso do g*renciamen*o de *rojetos, e*se estudo buscou, com </line>
<line> base no ma*eamento d* *iteratura, identificar como o* e**ud*s nacion**s so*re *e**nciament* </line>
</par>
<par>
<line> de pro*etos púb*icos aborda* a *omunic*ção. Para </line>
<line> tanto, foi realiz*d* u*a revisão </line>
</par>
<par>
<line> si*temática da lit*r**u*a (**L), com levanta*ento </line>
<line> de trabalhos *ub*icad*s em peri*dicos </line>
</par>
<par>
<line> nac*onais, n*s últimos dez anos. Os dados foram colet**os em duas bases *e dados, o Portal </line>
</par>
<par>
<line> Periódic*s </line>
<line> *apes </line>
<line> e Go*gle Acadê*i*o. *s resultados evidenciam </line>
<line> pouc* </line>
<line> ocorrên*i* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estudos relacion*dos ao t*m* </line>
<line> durante todo o </line>
<line> período (20*1 a 2*21). Foi </line>
<line> cons*at*do que, </line>
</par>
<par>
<line> embo*a </line>
<line> não seja r*cente, o *s*un** </line>
<line> ain*a *n**piente * rep*e**nta *ma p*q*ena p*rcel* é </line>
</par>
<par>
<line> quando co*p**ado ao t*tal de *rabalh** p*oduzidos n* seara do gerenciamento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comunicação em projetos, com um vas*o </line>
<line> campo </line>
<line> para exploração. A pe*quisa </line>
<line> também </line>
</par>
<par>
<line> identificou uma ênf*se no g*renciamento da comun*cação </line>
<line> com* uma *erram*n*a ess*ncial </line>
</par>
<par>
<line> para o êxito das </line>
<line> d**ers*s ações gov*rnamentais e* forma de projetos públicos, sobretudo, </line>
</par>
<par>
<line> **ra identificar e g*renciar as expectat*vas da* partes interessa*as, planejar as comunicações e </line>
</par>
<par>
<line> *aranti* </line>
<line> que *s informações sejam re*assada* de maneira *lara e obje*iva, i*clus*ve </line>
<line> par* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos. </line>
<line> Palavras-c*ave: Comunicação. Ge*en*iamento de Pr*jetos. Projetos Públ*cos. Divulga*ão </line>
<line> em Projetos. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> Consi*ering the growing n**d for greater *fficiency in *ublic projects and th* e*senti*l *ole </line>
</par>
<par>
<line> of </line>
<line> communication *n the succ*ss of project mana*eme*t, **is study sought, *ased o* the </line>
</par>
<par>
<line> mappi*g of the *iterature, to identify *ow *a*ion*l studies *n </line>
<line> public project *an*geme*t </line>
</par>
<par>
<line> addresses *om*unic*tion. To t*is *nd, a systematic **teratur* </line>
<line> *eview (SLR) </line>
<line> was c*n*ucted, </line>
</par>
<par>
<line> with * sur*ey ** papers publishe* i* </line>
<line> national journals in the *ast ten </line>
<line> year*. The data were </line>
</par>
<par>
<line> *ollecte* in two data*as*s, Po*tal Pe*iódicos Cape* and Go*gle Scholar. The res*lts s*ow </line>
<line> *itt*e occurrenc* of stud*es re*a*ed to the the*e *ur*n* the e*tire peri*d (2011 to 2*21). It wa* </line>
</par>
<par>
<line> found tha*, although not recent, th* subject is *till inc*pient and represents s**ll portion a </line>
<line> *hen comp*red to the total of works produced in *he field of *ommun**at*on management *n </line>
<line> proje***, with a *ast scop* for exploration. T*e res*a*ch also *d*nt*fie*, in th* s*udies found, </line>
</par>
<par>
<line> emphasis on communi*ation managem**t as an essential *ool for the s*cce*s </line>
<line> of </line>
<line> va**o*s </line>
</par>
<par>
<line> governme*t actions *n the form of pub*ic *rojects, especially to ide*tif* and man*ge </line>
<line> stakehol*er expecta**ons, pla* communi*ation* and ensure that the informatio* is pas**d on in </line>
<line> a clea* and ob*e***v* m*nner, *n*ludin* to the citiz*n. </line>
<line> Ke*wo**s: Communic*tion. Project management. Publi* Pr*je*ts. Project Disclosure. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 20, n. 1, art. 5, p. 84-101, jan. 2*2* </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. A**ino, A. C. Ceolin </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Em um ambi*nte tão competitivo, *s o*g*nizaçõ*s ne*essitam c**st*n*emente de </line>
<line> p*o*etos para criar ou *eal**** *lguma i*ovação em seus process*s, produtos, serviços ou até </line>
<line> mesmo na sua **trutura in**r*a (VERZU*, 2000). Seg*nd* Lun*i* (*018), a s*c*edade e ** </line>
<line> organizaç*es estão seguindo cam*nhos que le**m a *m* cre*cente "projetizaç*o" do traba*ho, </line>
<line> do* produtos e d* *conomia. Ess* trajetória *nclui desa*ios, *il*m*s e *ecisões tanto p**a * </line>
<line> setor privado *u**to para *s org*niz*ções pú*lica*. </line>
<line> *o *ocante ao s**or púb**co, a busca pela efici*ncia e p*lo *istancia*ento do estigma </line>
<line> *a burocrat*zação exces*i*a, a*ras*s ou não c*mpri*ento de entre**s * *esperd*cio do recurso </line>
<line> púb*ico co*oca* a adoção da *estão *e *ro**tos c*mo uma necessidade es*rat*gica e essenci*l </line>
<line> *os e*tes p**licos (ALVE*; OLIVE**A; GUR**L, 2021). </line>
<line> De*s* ma*e*ra, é fundamental que *aja o gerenciame**o *esse* pr*jet*s e *ermita que </line>
</par>
<par>
<line> a* or*an*zaçõe* exe***em </line>
<line> proje*os de forma *fic*z eficiente (PMI, e </line>
<line> 2017). Para </line>
<line> i s s o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necessário pr*move* o alinhamento estratégico, p*r meio </line>
<line> de uma estrutur* apropriada </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> comun*que a von*ade da direção da e*pr**a e dist*i*ua est* direci*namento *s d*m*i* área*, </line>
<line> na const*uçã* d* comp*tências e maturi*ade em gestão d* proj**os (RA**C*INI **.,2006). </line>
<line> Ne*s* sentid*, Gido e Clements (2*07) *xpl*ca* que é *ru*ial uma comunicação </line>
</par>
<par>
<line> eficaz e fre*uen** p*ra manter o proj*t* </line>
<line> em </line>
<line> progre**o, identificar po*síveis prob*emas, </line>
</par>
<par>
<line> solicitar **gestõe*, ma*t*r a sa*isfaçã* do *l*ente e m*nimizar os imprev*stos. Pa** Rabech**i </line>
<line> Jr. e *arvalho (20*6), * conceit* de gerenci*mento das *om*nicações *ode-se co*fund*r *o* </line>
<line> o própri* gerenciam*nto d* projeto, talvez por isto que o g*rente de pro*et*s de*e se *edicar a </line>
<line> e*sa tão *eque*ida habilidade. </line>
<line> Nesse contexto, con*i*erando a nece*sidade crescent* de mai** efic*ência nos </line>
</par>
<par>
<line> proje*os p*blico* * o papel essencial *a co*unicaç** no sucesso </line>
<line> d* </line>
<line> gerenciam*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> projeto*, t*m-se a seguin*e </line>
<line> qu*s**o de pesq*isa: como a comunic*ção é estud*da em </line>
</par>
<par>
<line> *es*uis*s sobre geren*iam**to d* projetos públi*os? </line>
<line> A ide*a cen*ral é, c*m **se no </line>
</par>
<par>
<line> mapeamento da literatura nacional, no* últimos d*z anos, id*ntif*car como o* e*tud*s sobre </line>
<line> ge*enciam*nt* de pr**eto* públicos ab*rdam * co**nicaç*o. </line>
<line> *lém desta *nt*odução, o presente artigo se estrutura em quat** s*ções. A seg*n*a </line>
<line> seç*o apresenta a revis*o da literatu*a e de*i*içã* *o* principais con**it*s, a tercei** d*sc*e*e </line>
<line> os proc*dim*n*os m*todo*ógicos a*otado* no estudo para atingi* o objetivo tra*ado. Na qu*rta </line>
<line> seção são *nalisado* os resul*ados da **squisa. E, por fim, *a úl*ima seção, a*resentam-se as </line>
<line> co*siderações *inais, **sim como as sugestões para estudos futuros. </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 2*, n. 1, a*t. 5, p. *4-101, jan. 2023 www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Gerenciamento da Comunicação e* Pro*et*s Pú*lic*s: Uma Aná*ise da Literatur* *acio*** </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> 2 FUN*AMENTAÇÃO TE**IC* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Gerencia*ento de proj*tos </line>
</par>
<par>
<line> Gido e Cleme*ts (2007) definem *rojeto com* um es*orço para se at*ngir um ob*eti*o </line>
<line> específic* por meio de *m conjunto únic* de taref*s in*er-relacionadas, com *m objet*vo **m </line>
</par>
<par>
<line> d*finido, *xe*utado por mei* de t*refas independent** e não repetitivas. Ai*da, *egundo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> guia de conheci*ento e* gerenci*me*to de projetos (*MI, *016), projeto pode ser definido </line>
</par>
<par>
<line> co*o um "um *sfo*ç* </line>
<line> temp**ário e*p*ee*dido para cr**r um produto, serviço o* re*ultado </line>
</par>
<par>
<line> único". </line>
</par>
<par>
<line> Os proje*o* têm assumido papel ce**r*l *o desenvo**iment* de mudanças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*te*nativas *os negócio*, deix*ndo a </line>
<line> premissa de utilidade </line>
<line> exclusiva à resolução de </line>
</par>
<par>
<line> pr*bl*mas t*cnico* (A*DERSEN; </line>
<line> J*SS*N, 2003). Esta relevâ*cia cre**ente dos projeto* </line>
</par>
<par>
<line> d*ntro d*s organizaçõ*s pode ser e*plica*a </line>
<line> em part* </line>
<line> pelo acirramento *a co*p*ti*ão, </line>
</par>
<par>
<line> encurtam*n*o do cicl* de vida dos produtos e *volução dos sistemas de *nf*rma*ão, *ue levou </line>
<line> as *mpresas a *usca*em múltiplas estraté*ias *e sobrevivência (SI*VA; *EGO; FAILL*CE </line>
<line> *UNIOR, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, com </line>
<line> os a*anços *ecnológicos, torna-se cada vez mais *esafiador a </line>
<line> al*a </line>
</par>
<par>
<line> *dm*nistração desen*ol*er e aprim*ra* a capacidade d* ampl**r ** portfólio de projetos que </line>
</par>
<par>
<line> s* enquadre no mod*lo de organização da </line>
<line> empresa, </line>
<line> de *od* que eles *ontribuam com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alcance </line>
<line> dos resu*tados e *ene*ícios p**pos*os pela e*p*esa (SIQ*EI*A; CR*SPIM; </line>
</par>
<par>
<line> GASPA*, 2017). </line>
<line> Ne*s* co*tex*o, surge o papel es*encial do geren*iamento de projetos que, de *c*rdo </line>
</par>
<par>
<line> *om o Pro*ect *anag*ment Ins*itute - PM* (2*17, p. </line>
<line> 10), é "a aplicação de conhecime*to*, </line>
</par>
<par>
<line> h*bil*dades, ferramen*as e técnicas *s a*i*id*des *o pr**et*, </line>
<line> a fim de cu*pri* os seus </line>
</par>
<par>
<line> requisitos". * tem </line>
<line> como objetivo alcan**r o sucess* da execução de *roj***s de mane*ra </line>
</par>
<par>
<line> *struturada e trans*arente *unto ao con*rat*nte (*ER*NER, 201*). </line>
<line> O ger*nciamento de proj*tos não é uma prática *ecente, *egund* Kerzner (2017), entre </line>
<line> as *écadas de 1950 e 1960, os setor*s aeroesp*cial e de defesa am*ricanos já fa*iam *so e* </line>
<line> lar*a escala de** em virtude da c*rrida espacial e armame*tista, dura**e a G*erra Fri*. Como </line>
<line> teori*, en*ontra-s* bem des*nvolvido e é aceito n*s dias de hoje no *ercad* c**o u*a </line>
<line> co*petê**ia necessária pa*a as **ganizações (PATAH; CARVALHO, 2012). </line>
<line> Vall* et al. (2014) explicam *ue ele ocorr* por meio de *rocessos que *e *obrepõem * </line>
</par>
<par>
<line> inte**gem de *i*erent*s maneiras garantem o fl*x* e****z do p*ojeto ao longo de su* e </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 20, n. 1, art. 5, *. 84-10*, j*n. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. Aqu*no, *. *. Ceo*in </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> existência sendo f*rmad*s *or um conjunto </line>
<line> de açõe* e ativ*dade* logicament* i*te*- </line>
</par>
<par>
<line> *elac*ona*as, conforme ilustra figura 1. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - E*emen*os do Process* de Ger*nciamento </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: Va*le et al. (2014). </line>
<line> En*re os benefício* de um gerenciamento eficaz *os pr**etos, Luecke (2010) destaca: </line>
</par>
<par>
<line> (i) al*a*ce d*s obje*ivos </line>
<line> no prazo e dentro do </line>
<line> *rçamento, (*i) redução do tempo d* </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvi*ento, diminuindo os riscos, (iii) uso efi*az dos recursos. Alves; Oliv*ira e Gurgel </line>
</par>
<par>
<line> (2021) comple*entam, afirmando que o g*renci*mento eficaz *e </line>
<line> *r***tos *elh*rara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ca*acidade de alcançar resultados e, ao mesmo tempo, f*rn*ce rastreabilidade, tr*ns*arência e </line>
<line> responsabilidade. </line>
<line> *.*.1 Geren****e*to de p*o*eto* públicos </line>
<line> Ass** como nas e*presas *rivada*, os *rojetos també* são importantes no seto* </line>
<line> públi*o. P*r meio deles, o Est*do encam*n*a recu*sos para empree*der grandes necessidades </line>
<line> da gestão p*blic*, tend* como p*inc*pal intuito * atendim*nt* das necessidades e i*teresses da </line>
<line> comunidade e *o gr**de coletivo *a so*ieda*e (P*S*A*A; VA*E*TE, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Porta*to, para que a g**tão pú*lic* *onsiga real*zar </line>
<line> uma ge*tão dos recurso* </line>
</par>
<par>
<line> adquir*dos po* meio da realização de proje*o* *úblicos d* uma ma*eira efi*ient*, t*rna-se </line>
<line> necessário o gerencia*en** *e projetos (LINK et al., *020). Tal prática tem s*d* reconhe*ida </line>
<line> em i*iciat*v** go*ernamen*ais em v*rios países, n* maio*** dos cas*s associados ao cre*cente </line>
</par>
<par>
<line> es*rutínio públic* e a uma *e**ssidade </line>
<line> de garan*ia de v*l*rização dos gas*os públ*cos </line>
</par>
<par>
<line> (CRAWF*RD; HELM, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Entre*anto, na área pública os proj*tos estão sujeitos aos órgã*s de controle </line>
</par>
<par>
<line> go*ername*tais, à e*pos*ção mais evide*te </line>
<line> na *m*rensa e à *obrança dos próprios </line>
</par>
<par>
<line> *e*eficiá*ios d* se*viço público, res*ltando em maior com*romet*mento do* ad*inistradores </line>
<line> público* com essa* dema*d*s (ALVES; O*IVEIR*; GUR*EL, 2021). De acordo com </line>
<line> Re*. F*A, T*resina, v. 2*, n. 1, ar*. 5, p. 84-1*1, jan. 2023 www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Gere*c*amen*o da Com*ni*açã* em Projetos Públic*s: Uma Análise da Li*eratura Nacio*al </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Kreutz e San*os (2016), difere*t* das empresas pr*vadas, a Admi*ist*ação Públi*a pos**i </line>
<line> características própr*as, o que faz *om que **ja ne*essária a adoç*o de práticas d*ferenciadas </line>
<line> para a gestão de proj*tos nas organiz*ções públicas. </line>
<line> Entre as principais diferença* *os p**jetos públicos, em rela*ão **s pro*etos privados, </line>
</par>
<par>
<line> destacam-se: o aspecto social dos projetos governamen*ai*, c*m </line>
<line> vi*s predominant*m*nte </line>
</par>
<par>
<line> socia* e nã* lucrativos, restrições legais es*ecíficas como a Lei n 8.666/93, da* Licit*ç*e* </line>
</par>
<par>
<line> e Contrato* Pú*licos e a Lei de Resp*nsabilidad* - *C 101/200*; a *brigatori*dade </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> previsão orçamentá*i* para execução do projeto *m le*, na Lei Orçamentária Anual (*OA); </line>
</par>
<par>
<line> in*ensas r*gulaçõ*s </line>
<line> que provocam demoras na execução dos projetos; existências a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes órgãos de con*role; a e*ig*ncia d* p**st*ção *e contas à sociedade em virtude do* </line>
</par>
<par>
<line> prin*ípios da </line>
<line> tr*nsp*rê*c*a e accountability </line>
<line> na govern*nça *ú*li*a (ROS*, *00*; </line>
</par>
<par>
<line> PINHEIRO; ROC*A, 201*; *REUTZ; S*NTOS, 201*; OK*NO, 201*). </line>
<line> 2.2 A comunicação no ger*n**amento de projet*s </line>
<line> Se*undo Chiav*nato (2006, p.142), "a comunica*ão * a t*oca de informações ent*e </line>
<line> indivíd*os. Signifi*a tornar comum uma mensagem ou i*form*ção. Co*sti*ui um dos </line>
</par>
<par>
<line> proc**sos fund*men*ais da experiê*cia humana e </line>
<line> da o*ganização so*ial". Ess* troca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **formaçõe* pode ser intenciona* ou in*ol*n*ária, *m f*rma de ideias, inst*uções o* *moçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> (PMI, 20**). Similarmente, B*te*an e *ne*l (200*) def*nem *omunicaç*o co*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transmissã* de </line>
<line> i*formação de se*ti*o, de uma parte pa*a outra, po* meio de símbo*o* e </line>
</par>
<par>
<line> compartilha*os. </line>
</par>
<par>
<line> A comunicação ef*cient* é um dos fatores *undamentais para o s**esso no </line>
</par>
<par>
<line> *eren**amento de p*ojet*s (BU*SHAIT; *IDDIQUI; AL-*UAL*, 201*). De acordo com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Guia P*B*K, os *ere**es de *ro*eto* passam a ma*or p*rte do **mpo se *omunicando *om </line>
<line> os m*mbro* d* *quipe e outras pa***s int*ressadas ** projeto, ta*to internas como ex*ernas * </line>
<line> or*a*ização (*M*, *017). Além d* falar e ou*ir, a equipe *e projeto, agregando as opini*es </line>
<line> da e*uipe às su** própr*as, *s gestores de proje*os pr*cisa* se comunicar *om *mpresas </line>
<line> terceiri*adas, clientes e al** direção e por isso d*vem ser b*ns com*nicadore* (GIDO; </line>
<line> CLEMENTS, 2*14). </line>
<line> Vargas (2009) d**taca entre os p*inci*a** ben*f*c**s da *omu***ação dentro do </line>
<line> ge*enciamento de projetos: **mento do contro*e gerencial; a*ilidade d*s decis*es; orientaç*o </line>
<line> da revisão da estrutura; *elhora na cap**idade de adaptação; pos*ibilidade de desenvolve* </line>
</par>
<par>
<line> dif**enciai* competitivos e nova* técnicas; e </line>
<line> antecipação *as situações de*fav*ráveis. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina *I, *. *0, n. 1, art. 5, p. 84-*01, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. Aquino, A. C. Ceolin </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> Sobretudo, a c*m*nicação é impor*ante para a ce**i*ic*ção d* *ue o projeto está alin*ad* aos </line>
<line> objetivos estratégic*s da o*ganização (K*LOTELO; *A*VALHO, 2007). </line>
<line> Além desses benefí*io* mencionados, * co*u*icação, so* a perspectiv* *o seto* </line>
<line> *ú*lico, também v*abiliza a transparência *d*ini*trati** preconizada na Constituição F*der*l </line>
</par>
<par>
<line> (CF) de *988, n* artig* *º, </line>
<line> *nciso XXXIII e posteriormente </line>
<line> na Lei 1*.5*7/2011, ou </line>
<line> L*i </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ac*s*o à Infor*a*ão (LAI), que *egula o aces*o à inform*ção </line>
<line> públi*a. A transparência é, </line>
</par>
<par>
<line> po*tan**, **emento c*ucial para a </line>
<line> c*dad*ni*, e a comunicação públi*a é ess**cial para </line>
</par>
<par>
<line> caracterizar esse *rocesso (SANTOS; FERREIRA **NIOR, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> Contu**, a *o*unicação exc*usivame*te téc*i*a e *p*raciona* *ão atende mais </line>
<line> à* </line>
</par>
<par>
<line> de*andas da* organizações no novo ambien*e so*ioeco*ô*ic* e político. É nece*s*ria uma </line>
<line> com*nicação orga**zacion*l muito m*** proativa e es*r**égi** par* lidar com as ques*õe* que </line>
</par>
<par>
<line> norteia* </line>
<line> os comportame*tos </line>
<line> institucionais acerc* *a respo*s*bil*da*e social pública, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento sustentável, diversidade, *r*nsparênc*a, ética e ou*ros valores in*angíveis </line>
<line> (KU**CH, 2018). </line>
<line> Para Mor*ira (2009), entre os *iv*rsos *otivos que levam um projeto ao *r*casso, </line>
<line> destaca-se a falta ou a má elabora*ão de u* Planejamento *e **municação no G*re*ciame**o </line>
<line> *o Projeto. *esse mes*o sentido, o *elatór** Pul*e *f the Profess*on, e*ab*rado pelo PMI </line>
</par>
<par>
<line> (Proje** Management Insti*ute) em 2013, revel* que das </line>
<line> empre*as alta*en*e eficazes </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> comu*icação, </line>
<line> 80% alcanç*ra* suas metas e 71% conseguiram </line>
<line> c*mpleta* seus projetos no </line>
</par>
<par>
<line> prazo estipulado; já das empr*sa* po*co eficazes na comunicação, apenas 52% dos ca*os </line>
<line> atingir*m suas m**as previstas e 37% completa*am *eus projetos n* p*azo e*ti*ulado. No </line>
<line> q*esito o*çamento, 76% da* e*presas do **imei*o grupo, con*eguiram re*l*zar pr*jet*s </line>
<line> dentro do orçam*nto previs*o, enquanto n* seg*ndo apenas 48%. </line>
<line> Dessa maneira, é essencial r*con*ecer a comunicação como uma das principais á*eas </line>
<line> de con*e*imento d*n*ro do ger*nciamento de *m projeto e, **ra que al*a*ce o s*u propósito, </line>
</par>
<par>
<line> d*ve ser admini*trada du*ante todas as suas fases: </line>
<line> ini*iação, planejamen*o, ex*cu*ão, </line>
</par>
<par>
<line> monitoramento e c*ntrole, * en*er*am*nto (QUADROS; CARVALHO, 2012). Co*s*de*ando </line>
<line> sua *mportância e com o prop*sit* de d*s*eminar boas p*át*cas de ge*enciam**to de pro*e*os, </line>
</par>
<par>
<line> o Guia </line>
<line> do C*nhecimento </line>
<line> em Gerenc**mento </line>
<line> de Pro*etos (PMBOK) est*belec* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ge*enciamento das comunicaç*e* como u*a da* principais ár*as d* conheciment*. </line>
<line> No Ger**cia*e*** das C*mun*c*ções *o Projeto, primeir* é dese*volvida uma </line>
<line> estratégia de comunicação, com b*se na* ne*essidades do pr*jeto e n*s parte* int*re*sadas do </line>
</par>
<par>
<line> mesmo, depoi* é form*lado um plano de gerenciamento para imp*ementar a estratégia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ação **aborada e garantir que as mensa*ens apropriadas sejam comunicadas às partes </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. *, art. 5, p. *4-10*, jan. 2**3 w*w4.f**net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *erenciamento da Comunicação em Projetos Públicos: Uma An*lise da Liter**ura N*cional </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> inte*essadas em diversos formatos e me*os (PMI, **17). Os proce*sos d*ssa ár** de </line>
<line> co*hecimento são desc*itos pelo Gui* PMBOK, conforme Quadro 1. </line>
<line> Quadr* * - *rocessos de **renciamento das comunica*õ*s do pr*jeto lis*ad*s pelo </line>
<line> PMBOK. </line>
</par>
<par>
<line> Processo </line>
<line> Ob*etivo </line>
</par>
<par>
<line> Planejar o Gerenciamento d*s Comunic*ções </line>
<line> **senvolver uma a*ordagem e um plano adequado para *tividades *e comunicação do pr*jeto com base na* ne**ssidades de in*ormação de cada parte *ntere*sada *u grup*, nos ativos organizacio*a*s disponíveis e nas ne*essidades do projeto. </line>
</par>
<par>
<line> Gerenci*r a* comunicaçõ*s </line>
<line> Asseg*rar a coleta, criação, *is**ibuição, a*ma*enamento, r*cuper*ção, gerenciamento, monito*a*en*o e dis*os*ção final da* informações do pr**eto, *e *orma oport*na e *dequada. </line>
</par>
<par>
<line> Mon*torar as comunicaçõe* </line>
<line> Gar*ntir que as ne*essid*d*s de informação do pro*eto * de suas partes interessadas s*jam a*en*idas. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: PMI (2017). </line>
<line> Ne*se contexto, a e*co*ha d*s canais de *om*n*caçã* adequados influencia na </line>
<line> tra*sm*ssã* da in*o*mação d* forma efici*nte. Para c*da tipo d* r*ceptor da m**sagem existe </line>
</par>
<par>
<line> u* canal </line>
<line> mais adequad* para a comu*ica**o (MURANAKA et </line>
<line> al., 2019). Carv*lho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rab**hini Jr. (20*1, *. 23*) esclar*c*m qu* "uma análise crí*ica das partes interessadas pode </line>
</par>
<par>
<line> ajud*r a s*lecionar os principai* **nai* de co*unicação e defi*i* fo*mas mais adequadas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação por grupos *e *takeholders". Nesse sentido, *onforme det*lha o *uad*o 2, </line>
<line> compreender o tipo de r*cepto* cria * possibi*idade *e uma comun*caç** mais *ireta e *f*ca*, </line>
<line> c*paz de *tend*r às e*pectativas do mesmo (FR**ÇA, 200*). </line>
<line> Q*adro 2 - Planej*mento da *omunicação * do uso de se*s instrumentos diante dos </line>
<line> *iferen*es t*pos de pú*licos. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *úb*ico </row>
<row> Empre*ados </row>
<row> Acionista* </row>
<row> Fornecedores </row>
<row> Client*s </row>
</column>
<column>
<row> Com* deve se* planejada a com*nicação </row>
<row> Direta, permanen*e, infor**tiva, </row>
<row> *oti*acional, interat**a e persuasiva. </row>
<row> Direta, informat*va, tra*s*arente, com </row>
<row> regularidad*, *o tipo presta*ão de contas </row>
<row> semestrais e anuais. </row>
<row> Direta, inf*rmativa, co* *egularidade, </row>
<row> t*cn**ógica, precisa, tr*nsparente, </row>
<row> mot*v*ci*na*, *an*fest*dor* de i*teress*s, </row>
<row> de m**utenção d* p*rc*rias, de satisf*çã* </row>
<row> pel* serviço rece*ido, cobrança de prazos e </row>
<row> d* cumpriment* crono*rama. </row>
<row> Direta, *e*suasiv*, motivadora, perma*e*te </row>
<row> e sazonal (campanh*s), *romoci*nal, </row>
<row> criat*va, chaman*o ate**ão, d*sp*rta*d* </row>
<row> *nteresse, desejo d* compra, e de </row>
</column>
<column>
<row> Instru*entos prefer*nciais </row>
<row> *ncontros d* *omunicação, </row>
<row> reuniões, even*os, pu*lica*ões, </row>
<row> he*plin*, intranet. </row>
<row> Reuniões, *o*etins, inform**ivos, </row>
<row> relat*ri*s semestrais, *nua*s, </row>
<row> *nte**et, int*anet. </row>
<row> Informativos, visitas, enco*tros, </row>
<row> debates, *ornai*, p*s*uisas, manuais </row>
<row> t*cni**s, f*lhas de especificações </row>
<row> de produ*os, intranet, inte*net. </row>
<row> Publicaçõe*, *nform*tivos, volan*es, </row>
<row> *ampanhas, outd*ors, r*dio, </row>
<row> tel*visão, merchandi*in*, faixas, </row>
<row> prêmio*, cole**es, s*rteios, o*ertas, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te**sin* PI, v. 20, n. 1, art. 5, p. 8*-101, jan. 2023 </line>
<line> ww**.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. Aquino, A. C. Ceolin </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> manut*nç*o da f*delidade à *arc*. </line>
<line> eventos. </line>
</par>
<par>
<line> Dir*ta, com regul*ridade, informati*a, </line>
<line> Encont*os, pro*et** sociais, </line>
</par>
<par>
<line> motivac*on**, tran*missora de val**es e </line>
<line> patrocín*os, parcerias, publica*ões, </line>
</par>
<par>
<line> Co*unidade </line>
<line> *olíticas em*resariai*, para conq*istar </line>
<line> event*s. </line>
<line> apo*o e *nter*sse pel* emp**sa, p*l* su* </line>
<line> defesa. </line>
<line> Di*eta, *e regularida*e bem planejada, </line>
<line> Contatos diretos, visita*, enco*tros, </line>
</par>
<par>
<line> Governo </line>
<line> informativa, tec*oló***a, transparen*e, </line>
<line> ações de lobby, audiências, </line>
<line> persuasiva e ética. </line>
<line> relatórios, p*ojetos. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Fran*a (200*). </line>
<line> D*ss* maneira, quand* a informaç*o gera* *mpact* no pro*eto, a*etando seu escopo, </line>
<line> duração, *usto *u qualid**e, os stakeholders dev*m rec*ber tal men*ag*m através dos canais </line>
</par>
<par>
<line> d* comunicação *pro*riad*s (ULO; SKENDROVI, </line>
<line> 20*0). *ntende-se assim que um </line>
</par>
<par>
<line> *elat*rio, e-mail, re*nião, convers* *nformal </line>
<line> dentro de um proje** con*iste, cada u* a se* </line>
</par>
<par>
<line> modo e im*ortância, e* uma comunicaç*o * como ta* de*e ser gerencia*a, a f*m d* o*te* o </line>
</par>
<par>
<line> máximo de *ficiênci* pa*a o </line>
<line> s*cesso *o p*o*eto (SILVA; REGO; FAILLACE JUNIOR, </line>
</par>
<par>
<line> 2015). </line>
</par>
<par>
<line> C*ns**era*d* os canais de comu*icação, Cy*anczuc*, Mendes Junior e Pécora Junior </line>
<line> (2018) afirmam q*e as principais bar*eiras de comunica*ão identif*c*das *o* os gerentes de </line>
</par>
<par>
<line> p**jet*s s*o: au*ência de feed*ack *os inte**antes d* *q*ipe de projetos; falta </line>
<line> de confiança </line>
</par>
<par>
<line> entre os membros d* *quipe; tran*miss*o de inf*rmações equiv*cadas e di*to*cid**; falta de </line>
<line> *nvio da i**ormação ou envio em momentos *noportunos e as co*petências e conheci*ent*s </line>
<line> *imitado* dos gerentes de projetos, repr**e*tando *ma li**rança fra*a. </line>
<line> Esp*cificamente no ***it* públic*, Al*eida (2*15) afirma que o *stab**eciment* de </line>
</par>
<par>
<line> canais de co*uni**ção *f*cie*tes corresponde a um dos </line>
<line> principa*s de*af*os *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co**r**i*ação de projetos *esse setor, uma ve* </line>
<line> q** *o *o*go do te*po a máq*ina pública </line>
</par>
<par>
<line> transp*s diversas mu*an*as, entre elas a forma de se relaci*nar com o cidadão, que *assou a </line>
<line> exigir c*d* ve* mais serviço* públicos de quali*ade. </line>
<line> 3 METODO*OGIA </line>
<line> O *resente e**udo caracteri*a-*e com* des*ritivo, com **o*dagem quali*ativa e uso *o </line>
</par>
<par>
<line> mé*o*o d* revisão s**temáti*a da lite*at*ra (RSL), cujo ob*etivo é r*ali*ar s*nteses </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> literatura sobre um tema *specífico, *ediante aval*aç*o críti*a e sumarizada *as inf*rmaçõ*s </line>
<line> a*ur*das (SA*PAIO; MAN**NI, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 1, art. 5, p. 84-101, jan. 2*23 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O G*renciame*to d* Comunicaç*o em *roje*o* Púb*i**s: U*a Aná*i** da L*teratura **ci*nal </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> A revisão sist*m*tica, con**rme or*entam **mpaio e Mancini (2007), *oi seguida *ela: </line>
<line> escolh* da base de dados, *rit**ios de inclusão e exclusão dos artig*s, v**ificação da acu*ácia </line>
<line> d*s result*dos e determ*nação da qualidade dos es**d*s. Dessa fo*ma, a busca pel* material </line>
<line> bibl*ográf*co, acerca da temátic*, foi rea*i*ada *m três etapas. </line>
<line> A primeira *ons*itui*-se do lev*ntam*nto *os es*udos em periódic*s nacionais, po* </line>
</par>
<par>
<line> meio </line>
<line> *a </line>
<line> base de dado* d* Por*al Periódico* Ca*es e Google Acad*mico. E* *e**mbro de </line>
</par>
<par>
<line> 2021, ocorre* a coleta de dados, p*r mei* da co*binação dos temos </line>
<line> "comu*icaç*o" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "projetos" com o opera*or lógico AND. A bu*c* das expres*ões *oi del*mit*da aos tí*ulos dos </line>
<line> t*abalhos. </line>
<line> Como indi*adores para triagem dos *raba*hos, foram utiliz*dos os seguintes cri*érios: </line>
<line> (a) sele*ã* soment* de ar*igos de n*turez* acadêmica, pu*licado* em revis*as; (b) publicação </line>
<line> no* últi*os 10 a*os, de 2011 a 2021. E*sa busca repor**u a 117 artigos. </line>
<line> Dep*is de aplicados esses f*ltro* nas *ases de dados, a amostra passou pelos seguintes </line>
</par>
<par>
<line> critérios </line>
<line> de exclu*ão: (a) </line>
<line> eli*inação d*s *rabalhos </line>
<line> duplicados; (b) d*sc*rte dos *ue não </line>
</par>
<par>
<line> e*tavam *l*nhados ** tema, após lei*ura do tít*l* e do resu*o. O primeiro cr*tério, </line>
</par>
<par>
<line> duplicidade, des**rt*u 1* trabalhos, per**necendo assim </line>
<line> *03 trab*lho*. O segun*o </line>
<line> critério </line>
</par>
<par>
<line> eliminou 82 tr*bal*os qu* n*o apr*s*nt*ram relação dir*ta com o escopo do estudo. </line>
</par>
<par>
<line> E**e p*ocesso re*ultou *a id*ntificação </line>
<line> de *1 trab*lhos co* </line>
<line> t od*s </line>
<line> os c*itérios </line>
</par>
<par>
<line> est*be*ecidos, en*re*anto ver*ficou-se *ue 3 ar*igo* não estavam *isp*níve*s *e forma integral, </line>
<line> conforme deta*ha o Quadro 3. </line>
<line> Quadro 3 - S*leç*o de artigos na* etapas da revisão sistemá*ic* da literatura </line>
<line> Fase Nú*ero de Artigos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Resu*tado de busca CAPE* </row>
<row> 1 - *evantamento *es*ltado de busc* Go*gle Acadêmic* </row>
<row> T*ta* de t*a**lh*s </row>
<row> Desca*tado* por duplicidade </row>
<row> Descartados *or *ão alinha*en*o </row>
</column>
<column>
<row> 77 </row>
<row> 40 </row>
<row> 117 </row>
<row> 14 </row>
<row> 82 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 2- Tri***m </row>
<row> * - *legi*i*idade </row>
</column>
<column>
<row> N*o d*sponí*eis </row>
<row> T*tal de trabal**s e*cl**do* </row>
<row> Amostra fina* para *ná*ise </row>
</column>
<column>
<row> 3 </row>
<row> 9* </row>
<row> 18 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborado p*los autor*s (2021). </line>
<line> Por fim, a *ltima etapa englo*ou a leit*ra c*íti*a dos 18 artigos elegíveis e a separaçã* </line>
<line> entre artigos que abordam o gere*ciam*n*o da comunic*ção em p*ojeto*: (a) de f*rma </line>
<line> genéri** e (b) de forma específic*, sob a perspect*va dos pr*jetos públicos. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 20, n. 1, art. 5, p. 84-*01, jan. 20*3 *w*4.fsanet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. Aquino, A. C. *eolin </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> 4 *E*ULTADOS E DISCUSS*O </line>
</par>
<par>
<line> Ao se realiz*r esta *evisão da liter*tura, f*i c*n*ta*ado **e **uve pouca ocorr*ncia de </line>
<line> estudos *elacio*ados ao t*m* *urante todo o período (201* a 2021). Conforme demonst*a o </line>
<line> qua*ro *, os anos com maior quantidade de publicações foram 2019 e 2*2*, ambos com * </line>
<line> tra*alh*s, o que *n*ic* um cres*ente interesse sobre es*a te*átic*. *os anos ant*rior*s, ho*ve </line>
</par>
<par>
<line> u* a </line>
<line> média de (01) um *rtigo publicado po* a*o, exceto em 2011 e 2016 sem pu*licações </line>
</par>
<par>
<line> so*re o tema. </line>
</par>
<par>
<line> * l**antam*nto t*mbém revela que os a*tore* *ais prol***ros são Jeni*fer *e Nadae e </line>
<line> Mar*y Monteiro Carvalh*, ambas com 2 publicações s*bre a temática em qu*s*ão. Vale </line>
<line> ressaltar que as a*toras comparti*ham a *uto*ia de um *os seus artigos, *ublicado em 2019. </line>
<line> Quadro 4 - S**t*s* d*s trabalhos *ubli***os so*re comun*cação n* geren*iame*to de </line>
<line> *r*jet*s </line>
</par>
<par>
<line> Nº </line>
<line> *ítulo do trabalho </line>
<line> Autor(es) </line>
<line> Periódi** </line>
<line> Qualis CAPES </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> O Proce**o de Comunicação no Projeto PROFISCO/RN </line>
<line> SOUZA, Marconi Bras*l *oar*s de; RODRIGUES, Adriano Almeid* </line>
<line> Revista Ges*ão e P*ojeto* (Ge*) </line>
<line> *4 </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> * gerenci*men*o da *omunicaçã* de *rojetos públi**s: como adaptar o* processos do PMBOK/PMI à realida*e da admin*stração pública </line>
<line> QUADR*S, Ali*n* **lva; CARVALHO Hélio *omes de </line>
<line> R*vista Br*sileira d* Pl*nejamen*o e De*envolvimento (R*PD) </line>
<line> A3 </line>
<line> 2012 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> O Papel da Com*nicaç*o e da Mo*il*za*ão em P*ojet*s Públ*cos: Análise do Pr*jeto Cidad* E*iciente (Elói Mende*-*G) </line>
<line> CRUZ, Kenya Adryene Valadares Morei**; SIL*A, Wendel Al*x C**tro </line>
<line> Desenvol*imento ** Questão </line>
<line> B1 </line>
<line> 2013 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Especifi*a**o de um Pro*esso de Ge*enciament* d* Comunicação em Projetos de Software. </line>
<line> G*NTIJO, Daniel de Lima; TRON*O, Íri* Fabiana ** *arce*os </line>
<line> Revista Brasileira de Ges*ão e En*enharia </line>
<line> B4 </line>
<line> 2014 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> É mais importante C*municar do que Fazer: C*mo é Feit* * Percebida a Comunic*ção nos Pro*et*s segundo o Gerente de Projetos Brasil*i**. </line>
<line> SILVA, Ma*celo Al*e**a de *arvalho; RE*O, Mar*os Lopez; FAILLACE JUNIOR, Jos* Ernesto *at**so </line>
<line> *evist* Gestão e Projetos (GeP) </line>
<line> A4 </line>
<line> 2015 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Aplicação ** co*petênci* de comunicaçã* em pro*et*s e revita*i*ação do pr*c*s*o de ensino *prendizagem </line>
<line> AMARAL, Ir**des *onçalves do; Leite, NILDE* Ra*munda Pito**o </line>
<line> *evi**a *letr*nic* de Ciê*c*a Administrativa (RECA*M) </line>
<line> B1 </line>
<line> 2015 </line>
</par>
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<line> Re*. FSA, *e*esina, v. 20, *. 1, art. *, p. 84-101, jan. 2*23 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/re*is*a </line>
</par>
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<line> O Gerenciamento da Comuni*ação em P**jetos Público*: U*a Análise da Literatur* Naciona* </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> em administra*ão. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 7 </line>
<line> Comunicação em Projetos: Um Est*do de Leva*tamen** desse Fa*or Crít*co de *u**sso </line>
<line> MOLENA, A.; ROVA*, R. L.; RO*A, C. D. *.; PLO*SK, G. A. </line>
<line> Revist* G*s*ão & Planejamento (G&P) </line>
<line> *2 </line>
<line> 2017 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *e*cepções dos gerentes de projeto em relação às falha* e barreira* de c*municação </line>
<line> CYGA*C*UK, M**il*n *e S.; MEN*ES JUNIOR, Ricardo.; PÉCORA J*NIOR, José. E.. </line>
<line> Gestão da Produção, O*eraçõ*s e Sistem*s (**P*OS) </line>
<line> *3 </line>
<line> *0*8 </line>
</par>
<par>
<line> 9 </line>
<line> A importância da comu**caç*o no su*esso de g*renciamen*o de pro*etos </line>
<line> M*RANAKA, Renata.; *ACIN, Ana Lucia F.; VALE, João *. S. P.; CARVA*HO, Mar*y M. </line>
<line> Gestão da Produ*ão, Operações * Siste*a* (GEPRO*) </line>
<line> B5 </line>
<line> 2*** </line>
</par>
<par>
<line> 10 </line>
<line> Gerenciame*to Da Comuni*ação Em Pro*etos: Uma Análise Bib*iométri*a Da Prod*ção Científica Br*sileira </line>
<line> COBAITO, Franci*co C*rlos </line>
<line> Revista *letr*nica de Ad*in*st*aç*o (REA) </line>
<line> B5 </line>
<line> 2019 </line>
</par>
<par>
<line> 11 </line>
<line> Gestão da Com*nicaçã* e Gestão do *onhecim*nto em proje*os complexo*: uma revisão da literat*ra </line>
<line> NADAE, Jeniff*r de; C*RVALHO, Mar*y Monteiro. </line>
<line> Re*ista G*stão * Projetos (G**) </line>
<line> A4 </line>
<line> 201* </line>
</par>
<par>
<line> 12 </line>
<line> Gerenci*mento da *om**icação *m projet*s de TI, cas* no setor portuá**o. </line>
<line> SILVA, Patrick Marq**s da </line>
<line> Revista Boletim do Gerencia*ento </line>
<line>-</line>
<line> *019 </line>
</par>
<par>
<line> 13 </line>
<line> P*oposta d* Gerenc*am**to de P*ojetos e a Imp*r*ân*ia ** Comunicação </line>
<line> OLIVEIR*, St*phany Br*m </line>
<line> Revist* Boletim d* Gerencia*ento </line>
<line>-</line>
<line> 2020 </line>
</par>
<par>
<line> 14 </line>
<line> Gerenciamento da Comunicaçã* em Proje**s e Obras de Pequen* Po*te </line>
<line> SILVA, Ná*ia Doné L*ma da; BA*TOS, P*iscyla. </line>
<line> Revista *ole**m do G*ren*ia*ento </line>
<line>-</line>
<line> **20 </line>
</par>
<par>
<line> 15 </line>
<line> Comunicação em p**jetos públicos: uma aná*ise da lit*ratu** </line>
<line> RAMO*, Mayara **ves; *ADAE, Jeniffer de </line>
<line> Revista O**anizações em Con*ext* (ROC) </line>
<line> *2 </line>
<line> 20*0 </line>
</par>
<par>
<line> 16 </line>
<line> Comunicação em projetos de dese*volviment* *lobal de sof*ware: a **sã* do* **aticantes </line>
<line> *AJD*NBAUM, Azriel; CHAVE*, M*rcirio Silveira </line>
<line> Ges**o & Re*iona**dade </line>
<line> B* </line>
<line> 2020 </line>
</par>
<par>
<line> 17 </line>
<line> *e*tão da Comunicação em Proje**s: im*actos no desenvolvimento da ativi**de *mp*esari*l </line>
<line> CLE*E*TI**, Bruna Mun*qu* </line>
<line> Rev*sta Ci*nt*fica </line>
<line> B5 </line>
<line> 20*1 </line>
</par>
<par>
<line> *8 </line>
<line> Comu*icaç*o Informal E O S**esso De Pr*jetos De De*envolvime*to Software: U* Estudo *e Caso No Setor *an*ári* Brasileiro </line>
<line> REZENDE, L. Z., *RADO, E. P. V.; GRO**A, A. </line>
<line> Revista Ges*** e Projetos (GeP) </line>
<line> A4 </line>
<line> 20*1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: e*aborado pelos **tores (202*). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *S*, Teresi*a *I, v. 20, n. 1, *r*. 5, p. 84-1*1, jan. *023 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. Aquino, A. C. Ceo*in </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> O periódico com mais trab*lhos, 4 no total, é Revista *es*ão e Projetos (GeP), </line>
<line> ref*rência n* *rea d* *estão de proj*tos. Dos 18 *rab*lhos an*lisados, 4 est*o pu*lica**s *m </line>
</par>
<par>
<line> periód*cos *vali*dos pela CAPES *om Qualis A4, como A3, como B1, 2 c*mo B*, </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 3 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> c*mo B3, 1 c*mo B4, 3 como B5, e 3 *ão possue* avali*ção, confor*e lista qua**s 2*1* </line>
<line> (prel*minar). </line>
<line> A re*p*ito *os es*udos des*n*olvid*s na *eara de projetos públi*os, ident*ficou-se que </line>
<line> ainda s*o incipie*t*s, pois apenas 4 tr**alh*s ab*rdam espec*fic*mente *obre o tema: itens *, </line>
</par>
<par>
<line> 2, 3 e 15 do quadro 4. Isso signific* que do total dos es*udos gerais produzidos sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gerenciamento da *omun*cação e* projetos, ape*as *erca de 22 % abordam a *emáti*a sob a </line>
<line> perspectiva do s**or pú*lico. </line>
<line> Desses est*dos, três deles *o*am publ*cados entre os ano* de 2*12 e 2013, e após um </line>
<line> l*ngo per*odo sem publicações, houve uma mais *ecente em 202*. **ém disso, c*nst*tou-se </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> pr*dominância de pesqu*s** descri*ivas, c** abordag*m qualita*iva e **o de *étodos </line>
</par>
<par>
<line> di*er**s, conforme descrito n* quad*o 2. </line>
<line> Quadro 2 - Trabalhos *obre com*nicaçã* no g*renciamento de proj**os *úblicos </line>
</par>
<par>
<line> Autor(es) </line>
<line> Título do trabalho </line>
<line> Caracterização da Pesquisa </line>
<line> *étodo da Pesqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> SOUZA, Marconi Brasi* Soares de; R*DRIGUES, Adrian* Alm*id* (2012) </line>
<line> O Proce*so de Comunicação no Projeto PROFISCO/RN </line>
<line> Descr*tiva/ Qualitativa </line>
<line> Bibliográfico e **tudo de cas o </line>
</par>
<par>
<line> QU**ROS, **in*e Silva; *ARVALHO Hélio Go*es *e (201*) </line>
<line> * ge*enciament* da comun**ação *e pr*j*t*s pú*li*os: com* ad*p*ar os p*ocessos do PMBOK/PMI à realidade d* administra*ão públ*ca </line>
<line> Descriti*a/ Qualita*iva </line>
<line> Bibliográfico e documen*al </line>
</par>
<par>
<line> *RUZ, Kenya Adry*ne V*lad*r*s M**eira; SIL*A, W*ndel Alex *astro (2*13) </line>
<line> O Pape* da Comunicaç*o e da Mob*lização *m *rojetos Públ*cos: Análise do P*ojeto **dade Efici*nte (Eló* Mendes-MG) </line>
<line> Descritiva e exp*o*a*ória/ Qu*ntitativ* </line>
<line> Survey </line>
</par>
<par>
<line> RAMOS, Mayar* *lv*s; NADA*, Je*i*fer de (2020) </line>
<line> Comun*ca*ão em p**jeto* pú*licos: u*a análise da *ite**tura </line>
<line> Descritiva/ Q*alitativa </line>
<line> An*lise *ibl**métrica e co*teúdo </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: el*borado p*lo* a*tores (2*21). </line>
<line> Souza * Rodrig*es (2*12) abor*am a importância do processo de co*uni*ação em um </line>
</par>
<par>
<line> p*ojet* pú*l*co, medi*n*e a *náli*e </line>
<line> de um *rojeto na área de gestão fiscal do Estado do Rio </line>
</par>
<par>
<line> Grande do Nor*e. *urant* o estudo *oi desenvol*ida uma m*triz sistematizada para </line>
<line> mape**ento e c*nsolid*ção das par*** i*teress*das (stakeho*ders) e* um único docum*nto, a </line>
<line> fim d* que o gestor tenha um m*lhor gere*c*amento das comunicações *o projeto. C*mo </line>
<line> re*ultado explicitam a impo*tânc*a de *la*oração de um plano de comunicação formal, q*e </line>
</par>
<par>
<line> consid**e o* mecanismos de </line>
<line> co*unica*ão mais apr*priad*s </line>
<line> *ara cada parte inte*essa*a ao </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*sin*, v. 20, n. 1, art. 5, p. 84-**1, ja*. 20*3 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.*r/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ge*enciamento da Comuni**ção em Projetos Públi*os: Uma *náli*e da Litera**ra Nacio*al </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> l**go da *xecução d* p*o**to púb*ico, i**lus*ve q*anto à identific*ção do nív*l de inf*u*ncia </line>
<line> de *ada *tor dess* p*ojeto. </line>
<line> Nesse **ntido, Qua*r*s e *arv*lho (2012) demonstram como é im*o*ta*te * possí*el </line>
</par>
<par>
<line> reali*ar u* gerenciamento a*equado, s*perando *s obstáculos *xist*nt*s </line>
<line> no setor públic* </line>
</par>
<par>
<line> através da adapta**o do* processos sugeridos pelo P*BO*. *ob es*a perspectiva de </line>
<line> adaptaç*o pa** o setor público, af*rmam que é essenc*al identifica* e gerencia* as exp*ctati**s </line>
</par>
<par>
<line> das part*s interessadas, *lan*jar as com*nic**ões * *arantir que as </line>
<line> inf*rmaçõe* sej*m </line>
</par>
<par>
<line> repass*das da *a*eira cl*** * objetiva, incl*sive par* o cid*d*o. </line>
</par>
<par>
<line> Sobre **se últ*mo ponto, *ruz e Silva (2013) abordam influência da com*nicaçã* a </line>
</par>
<par>
<line> so*re ** i*portante stakehol*e* de um projeto público: população. Para o estudo, foi a </line>
<line> analisado um projet* de ef*c*ê*cia ene**é*ica no mu*ic*pi* E*ó* Mendes, em M*nas Gerais, no </line>
<line> que se refere à mudança de hábito par* o consu*o *e energia. Os resultados *essa pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> apo**a*am a import*nci* da comunicaç** para * m*bilização na ins**t*i*ão </line>
<line> de </line>
<line> *rojetos, </line>
</par>
<par>
<line> sobretud* aquel*s que visam ao *nvo*vimento *a popul*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, *amos e N*dae (2020), *pós uma análise da literatura *nter*acional sobr* </line>
<line> c**unica*ão em projetos do *etor público, *riundos de um estudo bibl*omé*rico, observaram </line>
</par>
<par>
<line> *ue a*nd* há carên*ia, no aspecto am*liação do* es*udo* acerca de*se *em*, </line>
<line> além da </line>
</par>
<par>
<line> identificação *cer*a das *arreir*s *ue apontam a aspectos desd* a falta d* in*eraç*o *ntre os </line>
<line> envolvi*os, fatore* sociais e de re*acio*amento, assim como a f*lta do registr* da informaç*o </line>
<line> comun*cada e a sua disse*inação *os st*keholde*s. </line>
<line> 5 *ONSI*ERAÇÕES FINA** </line>
<line> * partir dess* pesqu*sa, foi p*ssível ver*ficar e dimensionar *s est*dos n**ionais so*re </line>
<line> o g*renciamento da comunic*ção *m projeto* p*blico*. Os r*s*lt*dos de*onstram, </line>
</par>
<par>
<line> princip*l*ente, que embora es*e tema </line>
<line> *ão seja recente, o </line>
<line> assunt* ain*a é incipi*nte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*presen*a uma peque*a parcela *uando com*arado ao tota* de trabalhos produzidos na *eara </line>
</par>
<par>
<line> do g*re*ciamento </line>
<line> da c*municação em </line>
<line> p*ojetos. Além disso, foi possível acompanhar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evo*ução dos artigos por </line>
<line> ano de *ublicação, verificando u* significativo hiato ent*e os anos </line>
</par>
<par>
<line> 2013 e *0*0 de trabalh*s **bre a temática. </line>
</par>
<par>
<line> Os estu*os també* apresentaram as *a*tic**aridade* do s*tor públ*co e ratificaram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> g*renciamento *a c*mun**açã* c*m* u** *erramenta es**ncial *a*a o êxito das di*ersas </line>
</par>
<par>
<line> a*ões g*vernament*i* em **r*a de proje*os públic*s, *o*retu*o, aqu*le* que </line>
<line> vi*am </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> env*lvim**to d* população. Nesse s**t*do, </line>
<line> **uve um a </line>
<line> gran*e ê*fas* *ar* * análise acerca </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a *I, v. *0, n. 1, a*t. 5, *. 84-1*1, jan. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. Aquino, A. C. Ce*lin </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> das relações estabele*ida* entre os stake*olde*s do projeto público, além da iden*ifica*ão das </line>
<line> ba*re*ras que atrapalham a co*un*cação eficaz. </line>
<line> Dentre *s limitações *a pesquisa, pode-se dest*car o nú*e*o de bases de dados </line>
<line> ut*lizadas. Uma v*z *ue a c*leta dos traba*hos oco**eu em *pe*as duas ba*es, * poss*v*l qu* a </line>
<line> c*nsulta em outra* a*me**e a amost** e ev**encie novos re*ultados. *or**nto, par* estud*s </line>
</par>
<par>
<line> futu*os, sugere-se a análise de outras bases </line>
<line> para o tema, bem como a in*lu*ão d* **abalh*s </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> englobem os pr*j**os de*e*v*lvidos *m pa*ceria pú*lico-privado para quanti*a*e* </line>
</par>
<par>
<line> am*strais mai*res. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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