As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study

Victor Hugo Nedel Oliveira, Leonardo Brião de Oliveira

Resumen


As juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade.

 

Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre.

 

ABSTRACT

 

Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city.

 

Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre.

 


Referencias


BARBOSA, Júlia Silveira; SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos Santos; OLIVEIRA, Leonardo Brião de; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. “Metodologia de Cartas” Como Forma de Análise dos Trânsitos Urbanos de Jovens Contemporâneos. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 17, n. 02, 2020. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1932 Acesso em: 05 fev. 2022.

BARDIN, Laurance. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRASIL. Lei 12.852 de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm Acesso em: 20 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1. p. 44-46. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 16 abr. 2022.

CLARK, David. Introdução à Geografia Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

CORRÊA, Leticia Xavier; HECK, Adalberto da Rocha. Segregação Racial: O lugar do negro em Porto Alegre/RS - O bairro Rubem Berta. In: XVII Enanpur, 2019, Natal, RN. Anais XVIII ENANPUR 2019, 2019.

FEIXA, Carles. La ciudad invisible: territórios de las culturas juveniles. In: MARGULIS, Mario; CUBIDES, Humberto; VALDERRAMA, Carlos. Viviendo a toda: jóvenes, territórios culturales y nuevas sensibilidades. Santa Fé de Bogotá: Universidad Central; Siglo Del Hombre, 1998.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de; SANTOS; Andreia Mendes dos. Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo - uma entrevista com Carles Feixa. Educar em Revista, v. 34, p. 311-325, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58145/35929 Acesso em: 05 fev. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de. Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 15, n. 02, 2018. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533 Acesso em: 05 fev. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. (De) marcando a cidade: vivências urbanas de jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 31, p. 71-85, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/82695 Acesso em: 05 fev. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Pensando as juventudes, a escola e a cultura da paz. Cadernos da pedagogia (UFSCAR Online), v. 14, p. 256-258, 2020a. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1393 Acesso em: 05 fev. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Jovens olhares sobre a cidade: lugares e territórios urbanos de estudantes porto-alegrenses. 2020. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020b. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9109 Acesso em: 20 jan. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; PALADINO, Fructuoso Riveira. Contando a história da Geografia do Colégio de Aplicação da UFRGS: uma entrevista com o professor Fructuoso Riveira Paladino. Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 31, p. 97-101, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/83840 Acesso em: 05 fev. 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.). Dialogando sobre Juventudes. Porto Alegre: GEPJUVE/UFRGS, 2022. Disponível em: https://publicacoes.even3.com.br/book/dialogando-sobre-juventudes-544395 Acesso em: 05 abr. 2022.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003.

PAIS, José Machado; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação – uma entrevista com José Machado Pais. Educar em Revista, v. 64, p. 301-313, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50119/32190 Acesso em: 05 fev. 2022.

REYES, Paulo. Quando a rua vira corpo ou a dimensão pública na ordem digital. Editora Unisinos, 2005.

SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos Santos; OLIVEIRA, Leonardo Brião de; BARBOSA, Júlia Silveira; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Culturas Juvenis: Um Estudo Sobre as Vivências dos Estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 16, p. 199-218, 2019. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1729 Acesso em: 05 fev. 2022.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.8.13

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)