<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.8, art. 13, p. 267-288, *g*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.8.13
</line>
</par><par>
<line>
*s Juventudes Escolarizadas e a C*d*de: Um Estu*o d* Caso
</line>
<line>
S**ooled Youths a** the City: A Ca*e Study
</line>
</par><par>
<line>
Vict*r Hug* N*del Olive*ra
</line>
<line>
Doutor em E**caçã* pela Pont*fíc*a Univ*r*idade C*tólica do Rio Grande *o S*l
</line>
<line>
Professor do P***rama de Pó*-Graduação da Un*versidad* Federal do R*o Grande do Sul
</line>
<line>
E-m*il: *ictor.juventud*s@gmail.co*
</line>
<line>
Le*nardo Br**o de Oli*ei*a
</line>
<line>
Graduando *m **ências S*ciais pela Unive*s*dade Fede*al do Rio Gra*de do Sul
</line>
<line>
E-mail: leo*ien*iasocial@gma*l.co*
</line>
</par><par>
<line>
En*ereç*: Victor Hu*o N*d*l Oliveir*
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: Dr. Ton*y Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
UFRGS - Av. Ben*o Gonçalves, 950*, p*é*i* 43.*36,
</line>
<line>
Ro*rig**s
</line>
</par><par>
<line>
gabinete 216, Ag*o*omia, *EP: 91.509-90*, Porto
</line>
</par><par>
<line>
Al**r*/RS, Brasil.
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 05/*5/*022. Últim*
</line>
<line>
*e*são
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: *eonardo Br**o de Oliv*ira
</line>
<line>
rec*bida em 19/*5/202*. Aprovado *m 20/05/20*2.
</line>
</par><par>
<line>
UFRG* - Av. Bento G**çalves, 95*0, prédio 43.136,
</line>
</par><par>
<line>
*abi*e*e 216, Agronomia, CEP: 9*.5*9-900, Po*to
</line>
<line>
Aval**do pel* sistema Triple Revie*: Desk R**iew a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Alegre/RS, Brasil.
</line>
<line>
pel* Editor-C*efe; e b) Double Blind Revie*
</line>
<line>
(avali*ç*o cega por *ois avali*dor*s *a ár*a).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atical, Normativa e de *ormataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. *l*veira, *. B. Oliveira
</line>
<line>
268
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
As juventu*es **ntempo*âneas *ão
</line>
<line>
car*c*eriz*das por suas múlti*las *ormas de ser est*r e
</line>
</par><par>
<line>
apresentando *i**rs*s element*s que as comp*em e *aracteriza* como sujei*os únicos. O
</line>
<line>
principal objeti*o d* pr*sente texto foi analisar que* são os *ove*s estudantes do Ensino
</line>
</par><par>
<line>
Méd*o do Colégi* de A*licação d* Universidade Federal
</line>
<line>
do Rio G*ande do Su* *uas e
</line>
</par><par>
<line>
vivências urbanas, na cid*d* *e P*rto Aleg**. Par* ta*t*, *fetuou-se *esqui*a quanti*ativa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
part*r *a aplic*ção de um
</line>
<line>
questionário di*i*i*o em três pri*cipais partes: c*r**t*r**ação da
</line>
</par><par>
<line>
amost*a da pesquisa; soci*bi*idad*s juveni* e espaços *e trâns*to dos jovens. Os resultados
</line>
</par><par>
<line>
evidencia**m
</line>
<line>
que a situação *uvenil encontrada
</line>
<line>
difer* a *artir de *lementos
</line>
<line>
*o*o *tnia,
</line>
</par><par>
<line>
gênero e renda. As perspec*ivas ace*c* dos espaços apresen*ados at*a*és de imagens são
</line>
<line>
múltipl*s, na *edida em qu* de*envolvem d*versas rel*ções co* o* es**ços *r*a**s que lh*s
</line>
<line>
fo*a* *vid*nci*d*s. Em r*laçã* às percepç*e* *obre su* escol*, ficou e**d*nciada a re*ação
</line>
<line>
de abertura e acolhi*a com a maioria dos jovens estudant*s. É possível considerar, des*a
</line>
</par><par>
<line>
forma, que os elementos encontra*os
</line>
<line>
ent*e os jovens que partic*param da i*ves*igaçã*
</line>
</par><par>
<line>
r*flet*m sua visão de mundo, de m**eir* a experime*tar seus olha*es sobre os
</line>
<line>
espaços da
</line>
</par><par>
<line>
cidade.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-**ave: Juventudes. Jo*ens. Cidade. Escola. Po*to Ale*re.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Conte*porary youth are characteris*ic
</line>
<line>
for
</line>
<line>
t*eir *ultiple ways of being, p*esenti*g several
</line>
</par><par>
<line>
e*ements tha* comp*se an* chara*terize them as unique s*bjects. The main obj*ct*ve of this
</line>
<line>
tex* was to analyze who ar* the young hi*h school stude*ts of the Colég*o de Aplicação of th*
</line>
<line>
*niversidade *ederal do Rio *rande do Sul and their *r*an exp*r*ences in the city of Po*to
</line>
</par><par>
<line>
Alegre. *herefore, a quanti*ati*e **search was carr*ed out, *ased on th* applic*tion of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
questionnair*, di*i*ed i*to
</line>
<line>
three m*in parts:
</line>
<line>
charact*ri*atio* of the resea*ch *ampl*;
</line>
<line>
youth
</line>
</par><par>
<line>
so*ia*ility; and trans** spaces f** young people. T*e *esults sho*ed t*at **e juvenile
</line>
</par><par>
<line>
situa*i*ns found differ based
</line>
<line>
on e*ements such *s ethnicity, g*nder and *ncome. The
</line>
</par><par>
<line>
p*rs*ect*ves ab*ut the spaces *resen*ed through images a*e mul*ip*e, in*ofar as they *evelop
</line>
</par><par>
<line>
*iffe*e*t relations*i*s
</line>
<line>
w*t* the u*ban space* that were *ighlig*ted to
</line>
<line>
the*. Regarding
</line>
</par><par>
<line>
perception* about thei* school, t*e relationship of open**ss and accep*ance wit* most young
</line>
<line>
students was evident. It i* possible t* consi**r, t*erefore, that t*e eleme*** found *mong the
</line>
</par><par>
<line>
*oung people who
</line>
<line>
pa*tici*a*ed in th* i*ve*tig*tion *e*lect their worldviews, in order t*
</line>
</par><par>
<line>
experience th**r views on the spa*es of the cit*.
</line>
<line>
Key*ords: Y**t*. Young. City. *chool. Por*o Alegre.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-288, a*o. 20*2
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai V**ho, Deix* o Novo En*rar": O L*to do Aposentar, Envelhecer, da F*nitud* * da Sexualid*de
</line>
<line>
269
</line>
</par><par>
<line>
* I***O*U*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
As *i*ência* dos jovens c*nte*po**neos em esp*ços urbanos como shoppings, pra*as,
</line>
<line>
*ua* e escolas é experimentada de *iferentes m*dos e é diante dessas m*l*ip*as e*periência*
</line>
</par><par>
<line>
qu* res*d** os principais *s*udos sobre/com/para a* juventudes
</line>
<line>
contemp*râ*e*s
</line>
</par><par>
<line>
(OLIVE*RA, 2*22). É de se n**ar * p*esença dos *o*ens nos espaços na *edi** ** *ue
</line>
<line>
obse*vamos sua linguagem e v*stimenta, ou quando escutam música e me**m no celula*.
</line>
</par><par>
<line>
*r*ta-se
</line>
<line>
de *últipla* ca*act*r**ticas *u* se rela**onam a cont*xtos locais e
</line>
<line>
globais, *ue
</line>
</par><par>
<line>
atraves**m a *s*ala *oletiva e individ*al, expres*adas *e diferente* *ormas, e fort*mente
</line>
<line>
repre*entadas na* ger*çõ*s *e j*ventudes conte**o*âneas. Essas sã* a* *ultura* juve*is, s*o
</line>
<line>
múlti*las. E**s *ão amplame**e trab**hadas por Feixa (1998), *uando a*ir*a que:
</line>
<line>
en un *entido amplio, l*s culturas *uveniles se *e*ie*en a *a manera *n que *as
</line>
<line>
experienc**s **ciales *e los jóvenes son e*presa*as c*lectivame*te med*a*te **
</line>
<line>
cons*rucción de estilos de *ida *istintivos, lo*a*iza*os fu**amentalme*te en e*
</line>
<line>
*iemp* *ibre, o en *s*ac*o* intersticiales de l* vida institucio**l. (*. 32)
</line>
<line>
Re*or*and* o c*ráter diver*o d* ju*entud*, pod***s ressal*ar Pais (200*), qua*do diz:
</line>
<line>
[...] a juventude deve ser olhada "não apenas na *ua ap*rente unidade, mas também
</line>
</par><par>
<line>
na s*a diversidade", pois nã* há um único conceito d*
</line>
<line>
juventu*e, que possa
</line>
</par><par>
<line>
envolv*r t**os os ca*p*s semâ*ticos q*e a ela es*ão *s*o*iado*. (p.98).
</line>
</par><par>
<line>
Port*nto, *s *uven*udes são múltipl*s na medida em q*e
</line>
<line>
exi**em de **r*os m**os
</line>
</par><par>
<line>
dian*e *as dist*ntas realidades *ue *nco*tr*mos n*s e*paços da vida real (PAIS et al, 2017).
</line>
<line>
*ua d**e*sidade vai do in*i*idual ao c**etivo, mas é expre*sa nesse últ*mo na medida em q**
</line>
<line>
agem e s*o p*r*ebid*s nos es*aç*s *m que tr*nsitam. Ressalta-s* também **e o jove* *ão é
</line>
<line>
s*mente um ag*n*e passiv* e nem pode s*r entendi*o c*mo homogê*eo junto * seus *a*e*;
</line>
</par><par>
<line>
porém, es*e entendim*nto a*nda não se demonstra sólido em *uitos
</line>
<line>
espaç*s d* nos*a
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade, po*to
</line>
<line>
que *inda *e projeta a imagem de uma juventude *o*ogênea,
</line>
</par><par>
<line>
frequ*ntemente estigm*tizad* - *as, qu*ndo convém, exal*ada, *ide o d**ejo
</line>
<line>
pela estética
</line>
</par><par>
<line>
*uve*il na so**edade conte*porânea -, e t*mbém passiva, u*a *ez que ela só *eri* o **pel de
</line>
<line>
re*eber os valores e c*nheciment*s já i*st*tuc*onalizados.
</line>
<line>
O *spa** urb*no, por sua vez, re*tera a s*a imp*rtânc*a **ando visitamos a história e
</line>
<line>
percebemos a su* utilizaç*o para gr*ndes *ransform*ç*es. A* juventud*s fazem *os *spaç**
</line>
</par><par>
<line>
urb*nos palcos p*ra os *ai* *ariad*s *ipos de ma*if*stações, de modo a lhe
</line>
<line>
dar novos
</line>
</par><par>
<line>
sentidos e apro**i*ções. Send* a*sim, o *spaço urbano não po*e ficar em seg*ndo p*a*o, po**
</line>
</par><par>
<line>
é *m grande objeto ** pr*tagonism* * m*da*ç*s. Esse po*er d* m*dan*as
</line>
<line>
da* juventu*es
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n.8, a*t. 13, p. 267-288, ag*. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. *. Oliveir*, L. B. Oliv**ra
</line>
<line>
270
</line>
</par><par>
<line>
também tr*z à t*na as suas d*ferenças, de mane*ra que as sua* ident**ades se demonstram por
</line>
<line>
uma pluralidade de característ**as, ev*den*ian*o a complexidade em retratá-l*s.
</line>
<line>
Em se*tido contrário a esse entendimento *omo*en*iza*te, o* jovens c*iam e
</line>
<line>
ressignifi**m sím***os, que m*dam a maneira ** in*eragir com o *spaço e os fe*ômenos que
</line>
<line>
o ade*tram, ou seja, ele*, como indiv*duos *tivos, assimil*m aquilo q*e lh*s é externo a *artir
</line>
<line>
de su* realidade e, ass*m, a trans*orm*m do modo como eles se *dentif*ca* *o m*ndo ao
</line>
<line>
m*sm* tempo em que e*te m*smo mundo a estrutu**.
</line>
<line>
Desse modo, entende-s* qu* as problemáticas das ju*entud*s se enco*tr*m nas
</line>
<line>
barreira* so*iais e espaciais que a elas são im*ostas, *ois *ã* é dad* *oz e ne* c*ed*tado
</line>
<line>
poder d* *udança e decisão, deix*nd* essas dimensões para * v*da adulta e, normalmen**,
</line>
</par><par>
<line>
d*f*nindo a ju**ntude
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
somente um *er*odo de tr*nsição. Ess*s bar*eiras também
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
permitem
</line>
<line>
que os jovens
</line>
<line>
possam estabel*ce* suas *ifere*ç*s, de mane*ra *ue consigam
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
ide*tifica* *om o mundo à sua vo*t*,
</line>
<line>
deixa*do-os sempre n* mão dos adu*tos. Ve*do como
</line>
</par><par>
<line>
o*era essa realidad*, faz-*e *ec*ssário o apr*f*ndament* do estudo das juventu*es que não as
</line>
<line>
entenda de m*ne*ra h*mo*eneizante * apassiva*ora, m*s a compreenda também *omo
</line>
<line>
*ransformadora da r*al*dade.
</line>
<line>
Para *ma *elhor compreensão dos sus*entác*los de análise a que o presente arti*o se
</line>
<line>
propõe a an*l*sa*, seciona-se o refe*en*ial teóri*o e* dois momentos: * prim**r*, *ratando
</line>
</par><par>
<line>
sobre cidade e o esp*ço e o segundo, so*re a
</line>
<line>
as culturas juvenis. A cidad* on*e as é
</line>
</par><par>
<line>
dif*renças se encontram com frequên*ia, onde * trâ*sito é c**sta*te, de man*i*a que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*is*gem *ão é inteir*mente e*t*ti*a, es*á em constante mu*ança, movimento. * cidade pode
</line>
<line>
ser entendida, *a*bém, *omo uma *ult*dão d* desconh*cidos, pe*o* quais estamos abertos
</line>
<line>
cotidian*me*t*, diz *eyes (2005):
</line>
<line>
Viver *a cidade é viv*r a *i*âm*ca d* rea**da*e cotidia*a, é e*tar inserido no flu*o
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
vida diária com tudo * *ue esse fl*xo propõe. É com* est** *berto nã* só *o
</line>
</par><par>
<line>
conhecido, ao que é *amilia*, mas, sobret*do, e*tar *is*onível *o olh*r do estranho
</line>
<line>
(p. 19)
</line>
<line>
J* o espaço, definido po* Santos (*997), re*aciona-se com a ideia d* cidade, na
</line>
</par><par>
<line>
medida em que conse*ue dar con*a de suas relações *om um dos obje*os
</line>
<line>
d* est*do d*sta
</line>
</par><par>
<line>
pesqui**, o espaço urban*. Esse último, por sua vez, é *efinido co** "uma *nidade d* análise
</line>
<line>
co*si*tindo e* um conj*nto de edifícios, ati*idades e popula*ão con*u**am*nte *euni**s no
</line>
</par><par>
<line>
espaço" (CLARK, *991, *.
</line>
<line>
*7). Esse espaço se interpela com uma sér*e
</line>
<line>
de relações
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
</page><line>
ca*sam mutação *o ambiente * no entendime*t* dele em re*ação * *uem o o*s*rva e o *ive.
</line>
<line>
Essas relações, como *á *i** **teri*rmente, mudam o espa*o, e elas *od*m conotar poder, o
</line>
<line>
Re*. FSA, T*r*sina, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-288, *go. *022 www4.*sa**t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, Dei*a o No*o *ntrar": O Luto do Aposen*ar, Env*lhec*r, da Finitud* e *a S**uali*ade
</line>
<line>
*71
</line>
</par><par>
<line>
que se entende, nesta pesquisa,
</line>
<line>
como e*paço *e território, *as tam*ém podem conot**
</line>
</par><par>
<line>
id*ntidade e pert*ncimento, o que, p*r sua vez, compreende-se como *m esp**o de lugar. A
</line>
</par><par>
<line>
presente pesquis* n*s
</line>
<line>
co*ocou o *rande desafio de compre*nder a rel*ção que os jovens-
</line>
</par><par>
<line>
es**dantes
</line>
<line>
do C*légio de Aplicação da UFRGS têm com o e*paço urbano (OLIVEIRA,
</line>
</par><par>
<line>
2019).
</line>
</par><par>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
<line>
O presente *exto é um dos resultado* do pro*eto intitula*o "(*e) ***can*o a c*dade:
</line>
<line>
viv*ncias urbanas de jovens estudantes do Colégio de *pl*cação da UFRGS", que teve *om*
</line>
</par><par>
<line>
objetivo principal
</line>
<line>
analisa* *s perce****s * exper*ê*cia* urbanas vive**iadas
</line>
<line>
por *ovens
</line>
</par><par>
<line>
e*colari*ad*s do Colégio de *plicação da Universida*e Fede*al *o Rio Grande do Su*
</line>
<line>
(OLIVEIR*, 2*19).
</line>
<line>
Tra*a-se de investig*ção, quanto à abordagem, de cunho quant*tati*o-qua*itati*o (GI*,
</line>
<line>
2007), uma vez *ue os dad*s p*deram ser extraídos *m números e em múltiplos t*xto*, *endo
</line>
</par><par>
<line>
constr*ída *náli*e p*i*i*egi*d*
</line>
<line>
das informaç*es coletadas. ** relaç*o
</line>
<line>
ao* *bjetivos, tr*ta-se
</line>
</par><par>
<line>
de um *studo descriti*o, visto *ue se i*tencionou gerar maior fami*i**idade com * tópic* em
</line>
</par><par>
<line>
quest*o, no p*e*ente caso,
</line>
<line>
sendo o conhecimen*o d** *elações dos jovens d* Colégio de
</line>
</par><par>
<line>
Aplicaçã* d* UFRGS
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
a cidad* (OLIVE*R*; *AC*RDA, 2018). *m relaç*o aos
</line>
</par><par>
<line>
procedi*ento*, **atou-se *e um estudo de caso a *artir de *evantamento, em *m ente*d**ento
</line>
</par><par>
<line>
de acordo
</line>
<line>
co* Gil (20*7), * partir do levan*amento *e dados em *rofundidade
</line>
<line>
sobr*
</line>
</par><par>
<line>
determinada população ana*isada.
</line>
</par><par>
<line>
Os sujeitos da pesqui*a foram os joven* estuda*tes do E*sin* Médio regular
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Col*g*o de Apli*ação da UFRGS. Há o ente*d*mento, a *arti* do *statuto da Juven*ude
</line>
<line>
(BRASIL, 2013), que "*uvent*de" compr*en*e a categoria de sujeit*s entre 1* e 29 a*o*, e,
</line>
</par><par>
<line>
nessa
</line>
<line>
l*itura, *ais *ujeitos,
</line>
<line>
quando presen*e* no *spaço esc*lar, e*contr*m-se no Ensino
</line>
</par><par>
<line>
Médio. A
</line>
<line>
apli*aç*o do questio*á*io se *eu no fi*al *o an* letivo de 2018,
</line>
<line>
quan*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
instituição co*tava com
</line>
<line>
aprox*madamente 210 es*udantes nessa *t*pa de ensino,
</line>
<line>
ten*o
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
desses *esp*ndido inte*ralm**te
</line>
<line>
ao instrumento da inve*tigação, o q*e apon**
</line>
<line>
para *ma
</line>
</par><par>
<line>
amostra com*osta pelo perc*ntual de 69,5% do universo disponív*l.
</line>
<line>
O instrumento *e coleta de dados consistiu em um questionári* *ivi**do em três
</line>
</par><par>
<line>
grandes part*s, a **ber: (a) *
</line>
<line>
caracterização
</line>
<line>
da pesquisa, que tratou de coletar
</line>
<line>
dados gerais,
</line>
</par><par>
</page><line>
como: *da*e, *tni*, gênero e renda *é*ia; (b) as que*tõe* que exploraram a sociabilidade d*s
</line>
<line>
jovens perguntando onde se d* a maio* p*r*e de seus re*ac*onamentos, os locai* pelos quais **
</line>
<line>
jovens c*r*ularam pel* meno* *ma vez ao ano, pergunt*s *ue buscaram saber sobre a* via*ens
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *.8, art. *3, p. 267-2*8, ago. 20*2 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, L. B. Oliveira
</line>
<line>
272
</line>
</par><par>
<line>
que os jovens *á fizeram, assim com* aquela* qu* eles d*s**ar*m re*lizar; e (c) as percepções
</line>
<line>
sobre espa*os ur*anos, a part*r de *ma*e*s pelas quais era necessário *ita* a *ri*eira **la*ra
</line>
<line>
que lhes vi*ha à m**te. A aná*ise dos d*do* combi*ou análise estatístic*, a **rtir da
</line>
<line>
interpre*açã* triangula*a dos dados numéricos obt*do* no *uestionário, e análise *e conteúd*
</line>
</par><par>
<line>
(BARDIN, 200*), a partir dos dados escritos. A re*rese*tação *os r*sultados se d**
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
imag*ns, g*áficos e quadr*s que foram cons*ruídos para t*l final*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Em a**nção aos m*is rigorosos cuidad*s éti*os *a *nves*ig*ção em ciências hu*anas,
</line>
</par><par>
<line>
a p**quis* foi sub**tida e aprovada *a C*mis*ão *e Pes*uis* do C*légio de A*lic*ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
UFRGS e n* Com*tê de Ética da U*RG*, por se tratar de *nvestiga*ão com sujeit*s *enores
</line>
<line>
de idad* (BRASIL, 2016). Os resp*nsáve*s pelos sujeito* jovens aprovaram su* *artici*ação *
</line>
</par><par>
<line>
*artir da as*inat*ra d* Termo *e Consenti*ent* Liv*e e Esclarecido;
</line>
<line>
os jo*e*s su*eit**
</line>
</par><par>
<line>
tamb*m e*dos*aram o cons*nti*ento d** respo*sáveis, a par*ir da a*sina*u** do Termo de
</line>
</par><par>
<line>
Assen***ento *ivre e
</line>
<line>
Esc**recido, bem *omo o diretor da ins*ituiç*o f*r*eceu a A*u**cia
</line>
</par><par>
<line>
para a *ealizaçã* da investi*ação. Os sujeitos, quando da co*eta de *ados, fora* *nform*do*
</line>
</par><par>
<line>
dos riscos e
</line>
<line>
benefí*ios d* pesq*isa e que pode*ia* desistir de preen*her o questionári* *
</line>
</par><par>
<line>
qualquer momento e *or qualq*er mot*vo, não lhe* sendo imputada *enhuma situaçã*.
</line>
<line>
* RESULTADOS E D*SCUS*Ã*
</line>
<line>
*m re*a*ã* * car*cte***ação inicial da a*ostra, foi perguntado ao* *ovens acerca de
</line>
</par><par>
<line>
*eu gênero, ida*e, etnia, re*da
</line>
<line>
médi* mensal,
</line>
<line>
onde *esidem e o tempo que eles l*vam para
</line>
</par><par>
<line>
irem ** casa até a escola. De pos*e dessas informações, pro*uzi**m-se tab*las que tornaram
</line>
<line>
pos*ível estabelecer relaç*es entre os dado*, de m*neira a *ntender melhor *i**rentes aspe*tos
</line>
<line>
da vida desses jov*ns.
</line>
<line>
A maioria dos jovens tinha entre 16 e 17 anos. Des*e *otal, 61% declara* ser do
</line>
<line>
gênero **m*ni*o, 38% d* *asculino e 1% de outros *ên*ros, verificando-se que o gê*ero
</line>
<line>
f*minino é sig*ifican*e*ente maior em relação ao mascu*in* e outros. Além *is*o, *uando os
</line>
<line>
j*vens foram pe**untad** s*bre sua etnia, *bservou-se que 64% dos jove*s *ecl*ram-se
</line>
</par><par>
<line>
**ancos, um
</line>
<line>
pouco menos que o
</line>
<line>
dobro *as o*tras e*nias *omada* *u*, quando separadas,
</line>
</par><par>
<line>
representam: 21% de ne*r*s, 13% de par*os, 1% de *n*ígenas e *% d* outras, co*forme pode
</line>
<line>
s*r visuali*ado no qua*ro 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.8, ***. *3, p. 267-28*, ago. 2022
</line>
<line>
www4.*san*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, *eixa o **vo Entrar": O Luto do Aposentar, *nvelhecer, da Finitude e d* *exuali*ade
</line>
<line>
273
</line>
</par><par>
<line>
**a*r* 1 - Etnia/gêner*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Brancos
</line>
<line>
*egros
</line>
<line>
*a*do*
</line>
<line>
I*dígenas
</line>
<line>
**tros
</line>
</par><par>
<line>
Feminino
</line>
<line>
6*%
</line>
<line>
60%
</line>
<line>
*9%
</line>
<line>
100%
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Mas*ulino
</line>
<line>
37%
</line>
<line>
40%
</line>
<line>
41%
</line>
<line>-</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
Outros
</line>
<line>
3%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Tot*l
</line>
<line>
83(*4%)
</line>
<line>
28(21%)
</line>
<line>
*7(*3%)
</line>
<line>
1(*%)
</line>
<line>
1(1%)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o *elos autor*s (2022).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar ** em term*s
</line>
<line>
absolu*** as diferença* s**em
</line>
<line>
e**den*es quanto à etnia * ao
</line>
</par><par>
<line>
*ênero, ao obs*rvar de maneir* proporcional os números, a* *iferen*a* dim*nu*m
</line>
<line>
consideravelmente. O quadr* 2 apresenta as relações entre et*i* e renda mé*ia mensal d*s
</line>
<line>
famílias dos *ovens estud**tes.
</line>
<line>
Quadro 2 - Etn*a/renda mensal
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Br*nc*s
</line>
<line>
Ne g * o s
</line>
<line>
Pardos
</line>
<line>
Indígenas
</line>
<line>
Outros
</line>
</par><par>
<line>
At* R$ *000,00
</line>
<line>
36%
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
47%
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Acima de R$ 3000,00
</line>
<line>
37%
</line>
<line>
3*%
</line>
<line>
29%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
10*%
</line>
</par><par>
<line>
Não respondeu
</line>
<line>
*7%
</line>
<line>
**%
</line>
<line>
23%
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
83
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
17
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *l*borado pe*os autor*s (2022).
</line>
<line>
As di*erença* *e re*d* são logo obse*vad*s q*ando comparados os **ancos com os
</line>
</par><par>
<line>
negro* e
</line>
<line>
pardos. Apesar d* uma parcela s*gnific*ti*a dos jovens *ranc*s ter declarado
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
r*nda média mensal de até R$ 3000,*0, esse c*ntingente é maior em negros e pardos. Outro
</line>
</par><par>
<line>
dem*rc*do* de diferença é que os jovens brancos são os
</line>
<line>
ú*icos que tê* sua por**ntagem
</line>
</par><par>
<line>
maior na renda médi* me*sal acima de R$ 3*0*,00. Ta* co*statação * repres*ntativa de um*
</line>
<line>
r*alidade d**igua* do Brasil, q*e se dá prin*i*almen*e em *ermos raciais (OL*VEIRA, 2020*).
</line>
</par><par>
<line>
Por outro la*o, ao *ançar
</line>
<line>
um olhar geográfico de análise sob*e as *elações espaço-temporais
</line>
</par><par>
<line>
dos jovens, observ*-se o quadr* 3, *ue compa*a * etnia co* o local de mor*dia dos
</line>
<line>
est**antes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Ter*sina PI, v. 19, n.8, *rt. 13, p. 267-288, *go. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. *liveira, L. B. Olivei*a
</line>
<line>
27*
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dro 3 - Etnia/local de m*radia e* Po*to *le*re
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Brancos
</line>
<line>
Negros
</line>
<line>
Pardos
</line>
<line>
Ind*g*na*
</line>
<line>
Outros
</line>
</par><par>
<line>
Z*na Norte
</line>
<line>
9%
</line>
<line>
7%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Zona Leste
</line>
<line>
2*%
</line>
<line>
32%
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>
100%
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*e*tro
</line>
<line>
23%
</line>
<line>
11%
</line>
<line>
1%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Zon* Su*
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
17%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Reg*ão Metr**olitana (*u*ras cidades)
</line>
<line>
*6%
</line>
<line>
43%
</line>
<line>
64%
</line>
<line>-</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
83
</line>
<line>
28
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*rado pelos aut*res (20*2).
</line>
<line>
É p*ssível observar nesse qua*r* as dif*ren*as entre branc*s, ne*ros e pardos, n*
</line>
<line>
medid* *m qu* o* **vens *ran*o* resi*em na zona central *a capi*al, que é a que concentra a
</line>
</par><par>
<line>
maior parte dos bair*os no*re*, em mais
</line>
<line>
que o dob*o de por*entage* das *em*is etnias. A
</line>
</par><par>
<line>
Zona Lest* e a Reg*ão Metropolitana de Porto Alegre são as *ue mais concentram jovens,
</line>
</par><par>
<line>
send* essa **imeira onde se encontra
</line>
<line>
o bairr* Agronomia, localização do Colégio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Aplicação
</line>
<line>
da U*RGS, escola dos *ovens. * Reg*ão Me**op*lit**a abarca *ma série
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cidades, mas, cabe ressaltar, que dentre elas a maior parte d*s jovens conc**tra-s*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
Viamão, cida*e limítrofe e conurbada com Porto *legre. * *uadro 4 apr*sent* as rel**ões
</line>
<line>
e*tre etnia e o tempo d* deslocament* dos jovens no trajeto casa - esc***.
</line>
<line>
Quadro 4 - Etn**/tempo de deslocamento cas*-e*cola
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
B*ancos
</line>
<line>
Ne*ro*
</line>
<line>
Pardos
</line>
<line>
Indígenas
</line>
<line>
Outro*
</line>
</par><par>
<line>
Menos de 30min
</line>
<line>
40%
</line>
<line>
46%
</line>
<line>
30%
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
De 30 *in até 1h
</line>
<line>
4*%
</line>
<line>
43%
</line>
<line>
40%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
** 1h até 1h e 30min
</line>
<line>
*7%
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
30%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
De 1h e 30min até 2h
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
4%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
1*0% ( 83)
</line>
<line>
100% ( 28)
</line>
<line>
1*0% ( 17)
</line>
<line>
100% ( 1)
</line>
<line>
100% ( 1)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado pelos *ut**es (2022).
</line>
<line>
Nesse q*adro é possível obser*ar que * maio* parte *os jovens leva até uma ho*a *ara
</line>
</par><par>
<line>
chegar à escola. Po*ém, apesar das
</line>
<line>
diferenças
</line>
<line>
entr* ne*ros e branco* demons*rarem os
</line>
</par><par>
</page><line>
privilégio* de**es último*, de*sa vez obse*vamos *ue os primeiros é que levam *e*os *empo
</line>
<line>
n* tr*jeto design*do. E isso se dá, prin**pal*e*te, em relaç*o à p*oximidade g*ográfica dos
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n.8, art. 1*, p. 267-2*8, *go. 2022 www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velho, Deixa o Novo En*rar": O *ut* do Apose*tar, Envelhe*er, da Finitude * da *exu*lidade
</line>
<line>
275
</line>
</par><par>
<line>
*ov*n* negr*s e pardos em relação à escola, *is*o qu* a mai*r*a desse* reside na Zo*a Leste e
</line>
</par><par>
<line>
n* Região M*t*opolitana (**ior parte em Vi*mão). Por outro lado, a* desiguald*des
</line>
<line>
**ltam
</line>
</par><par>
<line>
quando se observam o* meios de **ansporte *e*os *uais os *o*ens *ealizam o traje*o casa -
</line>
<line>
escola, como é possível observar *o qu*dro 5.
</line>
<line>
Quadro 5 - Etnia X me** *e tr*nspo*te para ir para o *A*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Br*ncos
</line>
<line>
Negros
</line>
<line>
Pardos
</line>
<line>
Indígenas
</line>
<line>
Outros
</line>
</par><par>
<line>
Ônibus
</line>
<line>
5*%
</line>
<line>
6*%
</line>
<line>
47%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Van escolar
</line>
<line>
26%
</line>
<line>
18%
</line>
<line>
41%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Carro
</line>
<line>
*4%
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
12%
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
* pé
</line>
<line>
2%
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Tot*l
</line>
<line>
100% ( 83)
</line>
<line>
100% ( 28)
</line>
<line>
100% ( 17)
</line>
<line>
100% ( 1)
</line>
<line>
1*0% ( 1)
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Ela*orado pe*os aut*res (2022).
</line>
<line>
Ap*sar ** vant*gem reg*o*al *a *aiori* dos n*gros * pardos, observamos no q**dro
</line>
</par><par>
<line>
ac*m* que os meios d*s quais a *aioria dos n*gros se uti*iza não possuem
</line>
<line>
tanto conf*rto
</line>
</par><par>
<line>
qua*to o* dos bran*os, ain*a q*e estes si*nificantement* utilizem esses meios *ambé*. Já os
</line>
<line>
pa*dos, que, como tem*s visto nos quadros anter*ores, po**uem s*tua*ões semelhantes ** dos
</line>
<line>
negros, dessa vez estão util*zando *i*nificantemente transp**tes melhores, *té mesmo que os
</line>
<line>
brancos, no caso da van escola*, por exempl*; *orém, é o tercei*o m**or grupo, o que pod*,
</line>
</par><par>
<line>
semelhante ao* i*dí*en** ou*ros, a*arr*tar *m falta *e dad**. Como se po*e *bs*rvar no e
</line>
<line>
gráfi*o 1, * gra*de maioria do* jovens tem a maior parte d* seus relaci*namen*os na escola,
</line>
<line>
*e*elando * importância do am*i*nte escolar para a so*i*bilida*e.
</line>
<line>
Figura 1 - *ráfico: on*e se d* * mai*r p*rte *o* *elacionamentos d*s jovens
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Ela*orado pelos a*tores (2*22)
</line>
<line>
Rev. FSA, T**esina PI, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-2*8, ago. *022 w*w4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliv*i*a, L. B. Oliveira
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
Já no gráf*co *baixo, pergun*amo* s*bre ** espaç*s frequentados ao menos uma vez
</line>
</par><par>
<line>
a* ano pelos jov*ns, e ob*e*v*mos que locais d* con**mo, *omo: shopping, cinema
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
restauran*e, foram os mais fr*quentes. Por out** lado, l*cais de cult*ra * lazer mais
</line>
<line>
tra*icio*ais, a ex*mplo de: museu, clu*e e *eatro, foram os *enos **equ*ntes nas *espostas.
</line>
<line>
*endo **sim, *odemos ver que a *sfera do consu** é um fator i*portante para os jovens da
</line>
<line>
pes*uisa, n* me*ida e* que o shopp*ng (B*RBOSA et al, 2*20) - que na cid*de de Porto
</line>
<line>
Alegre *ngloba o* princ*pa** cinemas, bem como *ár**s res*aurantes - é o ma** frequentado.
</line>
<line>
*igura 2 - Gráfico: espaç*s freq*entados *o menos uma v*z ao ano pe*os jovens
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elabor*do pe*os *utor*s (2022)
</line>
<line>
A *im d* *eta*h*r m*is o gráfi*o ac*ma, observamo* no quadro abaixo os mesmos
</line>
<line>
espaços, porém, *gora *elacionados à renda média dec*ara** *elos jovens.
</line>
<line>
Q*adro 6 - Espaços x renda
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Até R$3000,00
</line>
<line>
Variação em %
</line>
<line>
Acima de R$3000,*0
</line>
<line>
Variação e* %
</line>
<line>
Não r*spon*e*am
</line>
</par><par>
<line>
*hopping
</line>
<line>
86%
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
91%
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
97%
</line>
</par><par>
<line>
Cinema
</line>
<line>
8*%
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
91%
</line>
<line>
-1%
</line>
<line>
9*%
</line>
</par><par>
<line>
*estau*ante
</line>
<line>
7*%
</line>
<line>
6%
</line>
<line>
87%
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
*7%
</line>
</par><par>
<line>
Praça
</line>
<line>
73%
</line>
<line>
9%
</line>
<line>
82%
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
87%
</line>
</par><par>
<line>
Parque
</line>
<line>
60%
</line>
<line>
*8%
</line>
<line>
78%
</line>
<line>
-1%
</line>
<line>
*7%
</line>
</par><par>
<line>
Hospit**
</line>
<line>
60%
</line>
<line>
-2%
</line>
<line>
58%
</line>
<line>
6%
</line>
<line>
64%
</line>
</par><par>
<line>
Livraria
</line>
<line>
58%
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
62%
</line>
<line>
-14%
</line>
<line>
*8%
</line>
</par><par>
<line>
Aeroport*
</line>
<line>
42%
</line>
<line>
*9%
</line>
<line>
71%
</line>
<line>
-16%
</line>
<line>
55%
</line>
</par><par>
<line>
Rodoviária
</line>
<line>
5*%
</line>
<line>
-1%
</line>
<line>
51%
</line>
<line>
-9%
</line>
<line>
42%
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, *. 19, n.8, art. 13, p. 267-28*, a*o. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velh*, Deixa o Novo E**rar": O Luto do Aposentar, Env**hec*r, da Finitu*e e d* Sexuali*ade
</line>
<line>
277
</line>
</par><par>
<line>
Est*dio de Futebol
</line>
<line>
*3%
</line>
<line>
*1%
</line>
<line>
64%
</line>
<line>
-25%
</line>
<line>
3*%
</line>
</par><par>
<line>
Ig*eja
</line>
<line>
33%
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
58%
</line>
<line>
-19%
</line>
<line>
3*%
</line>
</par><par>
<line>
M us * u
</line>
<line>
4*%
</line>
<line>
-5%
</line>
<line>
*5%
</line>
<line>
4%
</line>
<line>
*9%
</line>
</par><par>
<line>
Clube
</line>
<line>
15%
</line>
<line>
3*%
</line>
<line>
49%
</line>
<line>
-17%
</line>
<line>
32%
</line>
</par><par>
<line>
Te*tr*
</line>
<line>
21%
</line>
<line>
-8%
</line>
<line>
*3%
</line>
<line>
6%
</line>
<line>
19%
</line>
<line>
</line>
<line>
T*ta*: 1*0% ( 52)
</line>
<line>
Média: 11%
</line>
<line>
Total: 100% (45)
</line>
<line>
Média: -5%
</line>
<line>
Total: *00% ( **)
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: *laborado pelos a*tores (202*).
</line>
<line>
A parti* desse quadro, temos outra dimensão, na medida *m que alguns desses *spaços
</line>
<line>
são até 34% m*is frequen*a*os e* r*lação a quem pos**i re*da *ens*l até R$ 3000,00. *ota-
</line>
<line>
*e també* *ue a var**ç*o média dos que ganham até R$3000,00 é maior do que os que **o
</line>
<line>
responde*am, qu*ndo rel*cionados aos q*e ganham a*im* de R$**00,00. Sen*o assim, o* *ue
</line>
<line>
preferiram não falar a sua *enda, são os que se a*roximaram mais dos q*e ti*h*m renda a*ima
</line>
<line>
de R$3000,00, porém, não estão **r*o de se*em ig**is, uma vez *ue há *ignificativas
</line>
</par><par>
<line>
***er*nças. Qu*nt* relaç*o de gênero e à
</line>
<line>
o* espa**s do quad*o, observou-se u*a va**açã*
</line>
</par><par>
<line>
m*ito *ouco significativa, uma vez que, em *édi*, os *ov*ns do gê**r* *e*inino
</line>
<line>
frequenta*am 2% a mais os espa*o* ** q*e *queles *ue se de*laram do gênero mas*ulino. Os
</line>
<line>
outr*s g*neros tiveram um tamanho numéri*o muito baixo para fi*s de comparação. *á *
</line>
<line>
re*ação desses e*paços com as etnia* segue no qua*ro 7.
</line>
<line>
Qu*dro 7 - Espa**s x etnia
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Branc*s
</line>
<line>
*aria*ão e* relação ao* *r*ncos
</line>
<line>
Negros
</line>
<line>
*ariação em *ela*ã* ao* brancos
</line>
<line>
P**dos
</line>
</par><par>
<line>
Sho*ping
</line>
<line>
94%
</line>
<line>
-8%
</line>
<line>
*6%
</line>
<line>
8%
</line>
<line>
*4%
</line>
</par><par>
<line>
Cinema
</line>
<line>
93%
</line>
<line>
-4%
</line>
<line>
8*%
</line>
<line>
-18%
</line>
<line>
71%
</line>
</par><par>
<line>
Res*aur*nte
</line>
<line>
*2%
</line>
<line>
4%
</line>
<line>
86%
</line>
<line>
2%
</line>
<line>
88%
</line>
</par><par>
<line>
*raça
</line>
<line>
83%
</line>
<line>
-8%
</line>
<line>
75%
</line>
<line>
-4%
</line>
<line>
71%
</line>
</par><par>
<line>
Parque
</line>
<line>
73%
</line>
<line>
-5%
</line>
<line>
*8%
</line>
<line>
-9%
</line>
<line>
59%
</line>
</par><par>
<line>
Hospi*al
</line>
<line>
55%
</line>
<line>
13%
</line>
<line>
68%
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
71%
</line>
</par><par>
<line>
*iv*aria
</line>
<line>
60%
</line>
<line>
-*0%
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
53%
</line>
</par><par>
<line>
Aeropo*to
</line>
<line>
55%
</line>
<line>
2%
</line>
<line>
*7%
</line>
<line>
-4%
</line>
<line>
53%
</line>
</par><par>
<line>
R*do*iá*ia
</line>
<line>
51%
</line>
<line>
-1%
</line>
<line>
*0%
</line>
<line>
-9%
</line>
<line>
41%
</line>
</par><par>
<line>
Est**io de Fut*bol
</line>
<line>
43%
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
46%
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
5*%
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n.*, ar*. 13, p. 267-2*8, ago. 2*22
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Olive*ra, L. *. Oliv*i*a
</line>
<line>
27*
</line>
</par><par>
<line>
I**ej*
</line>
<line>
42%
</line>
<line>
4%
</line>
<line>
4*%
</line>
<line>
-1*%
</line>
<line>
*5%
</line>
</par><par>
<line>
M u* e u
</line>
<line>
39%
</line>
<line>
-1%
</line>
<line>
38%
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
**%
</line>
</par><par>
<line>
Cl*be
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
-9%
</line>
<line>
41%
</line>
</par><par>
<line>
Teatro
</line>
<line>
6%
</line>
<line>
*3%
</line>
<line>
*9%
</line>
<line>
-4%
</line>
<line>
35%
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
100% ( **)
</line>
<line>
Média: *%
</line>
<line>
100% ( 28)
</line>
<line>
**dia: -3%
</line>
<line>
100% ( 17)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orado pelo* autores (20*2).
</line>
<line>
Nesse quadro t*mos **guns dados interessantes e uns dos p*im**ros que chama a
</line>
<line>
a*enção * o salto p*rcentual po*itivo que os negros e pard** t*m em relaç*o aos brancos
</line>
</par><par>
<line>
*uando se
</line>
<line>
trata *e sua f*equência em clubes e *eatros. *h*mam * atenção também alguns
</line>
</par><par>
<line>
l*cai* que o* negros e *ardo* com*arti*ham uma
</line>
<line>
porcenta*em positiva em *elaç*o aos
</line>
</par><par>
<line>
brancos: * r*sta*rante, o hospi*al * estádio de fute*ol. Por **t** lado, o
</line>
<line>
quando retir*do o
</line>
</par><par>
<line>
percentual de *lube * teat*o, voltamos a ter, ainda q*e peq*ena, uma variação média *egativa
</line>
<line>
de negro* e *ardos em re*açã* aos br*nco*. As outra* etnias nã* foram incluídas p*r causa de
</line>
<line>
seu tamanho nu*éric* muito pequeno.
</line>
<line>
Na *ergunta que questio*ava aos jove*s *ara qua* luga* sonham e* viaja*,
</line>
</par><par>
<line>
observamos n*
</line>
<line>
nuvem d* palavra*, entre as resposta* mais *reque*tes, localidades *o
</line>
</par><par>
<line>
Hemisfério N**te do planeta, como: *stados Unidos, Itália, C*nadá * Lon*res. Essa
</line>
</par><par>
<line>
dominância de tais países cidades e
</line>
<line>
provavelmente se dá, e* parte, p*lo ideár*o *ue se
</line>
<line>
tem
</line>
</par><par>
<line>
desses lugares.
</line>
</par><par>
<line>
*ig*ra 3 - Nuv*m de pal*vras: l*c*l que go**aria de viaja*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*o*ado pelo* autores via wo*dart.com (2022)
</line>
<line>
Já quando **rg*nt*mos ao jovem so**e a sua viagem m*is dist*nte, *bserva*os duas
</line>
</par><par>
<line>
categorias de
</line>
<line>
res*ost*s:
</line>
<line>
via*e*s den*r* e f*ra do Brasil. Ent*e as viagens dentro do Bra**l,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 1*, n.8, a*t. 13, p. 267-288, ag*. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Vel*o, D*ixa o Novo *nt*ar": O Luto *o Aposen*ar, Env*lhe*er, da Finitu*e e d* Sexu*l*dade
</line>
<line>
279
</line>
</par><par>
<line>
observamos: São Paulo, R*o de Janeiro e Santa Ca*ari*a. Em relação às *iagens para fora do
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, *em*s: Uruguai e Argentina. *esse caso, vemos que *anta Catarina, Uru*u*i
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Argentina *ão *ocalidades q*e r*deiam o estad* d* Ri* Gra*d* *o S*l, que o t*rna m*is o
</line>
<line>
"acessível" para ir, enquant* Sã* Paulo e Ri* de *aneiro são cidades ***t* *ovim*n*adas e
</line>
<line>
v*sa*as, vis*o que *ão polos de tu**sm* e n**óc*os no Brasil (O*IVEI*A, 2*20a).
</line>
<line>
Fi*ura 4 - Nuvem de palavr*s: viagem m*is distante já *ealizada pelos jo*ens
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Ela*ora*o pelos autores via wordart.com (2022)
</line>
<line>
No *ntanto, quando dissecamos em ter*os de *e*da e etnia es*as viag*ns, obs*rvam*s
</line>
<line>
os seguin**s dados.
</line>
<line>
Quadro 8 - Relaç*o etnia x renda * viagem m*is longe
</line>
<line>
Brancos
</line>
</par><par>
<line>
At* R$ 3000,00
</line>
<line>
Acima de R$ 3000,00
</line>
<line>
Não *esponde*a*
</line>
<line>
T*tal
</line>
</par><par>
<line>
Viagen* nac*onai*
</line>
<line>
31%
</line>
<line>
18%
</line>
<line>
21%
</line>
<line>
70%
</line>
</par><par>
<line>
Vi*gens inte*n*cionais
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
18%
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
30%
</line>
</par><par>
<line>
To*al
</line>
<line>
100% (83)
</line>
<line>
Ne g r * s
</line>
<line>
Até R$ *000,00
</line>
<line>
Acima de R$ *000,00
</line>
<line>
*ão *e*po*der**
</line>
<line>
T**al
</line>
</par><par>
<line>
Viagens naci*nais
</line>
<line>
50%
</line>
<line>
25%
</line>
<line>
14%
</line>
<line>
89%
</line>
</par><par>
<line>
V*agens i*ternaci*n**s
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
4%
</line>
<line>
11%
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
100% (28)
</line>
<line>
Pardo*
</line>
<line>
Até R$ 3000,00
</line>
<line>
Acima de R$ 30*0,00
</line>
<line>
Nã* re*ponderam
</line>
<line>
Total
</line>
</par><par>
<line>
Viagens nacionais
</line>
<line>
35%
</line>
<line>
18%
</line>
<line>
23%
</line>
<line>
76%
</line>
</par><par>
<line>
Viagens inte*n*cionais
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>
12%
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
*4%
</line>
</par><par>
<line>
To*al
</line>
<line>
100% (*7)
</line>
</par><par>
</page><line>
*on*e: Elabo*ado pelos autores (2022).
</line>
<line>
R*v. FS*, Tere**na PI, v. 19, n.8, *rt. 13, *. 267-*88, a*o. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. *. O*iveira, L. B. Oliveira
</line>
<line>
280
</line>
</par><par>
<line>
O que *odemos obse*var mais *m* *ez são *uas d*ferenças frequent*s: a de **nda
</line>
<line>
médi* **nsal, posto q*e aq*eles que têm *aior renda foram ma*s para o exterior; e aquela
</line>
<line>
*ue reflete as relaç*e* raciais quando observad* a diferença ent*e bra*cos, *egros e *ardos -
</line>
<line>
sendo ess*s dois últimos, normalment*, *s *u* d*têm os piore* núme*** fren*e aos
</line>
<line>
pri*eiros - , u*a vez q*e o pr*blem* d* ren*a re*ai, majoritariamente, nessas duas ú**imas
</line>
<line>
etnias.
</line>
<line>
Esta parte do* *esultados também traz as nuvens de palavras, que dessa vez
</line>
<line>
a*o*pan*am, cada uma, uma imagem, a fim de p*ovocar nos j*vens *artic*pa**es a pri*eira
</line>
<line>
pal*vra *ue v*nha à mente *el*s ao visualiza* *s diferentes es*aços mostrados nas imagens.
</line>
</par><par>
<line>
A pri*eira imag*m ilustrava o centro de *orto *l***e, mais exatamente a *raça
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
M*triz. Pod*mos obser*ar *a nuvem t*ês ca*egorias de pala*ras: genéricas, positiva*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambi*nte arb*ri*ad*. As pal*vras *ais ou *uase mais genéri*as destaca*a* na nuvem são
</line>
<line>
cidade * *entro. Palavras de conotação positiv* *ão o*servadas e* re**ostas como: bo*ito e
</line>
</par><par>
<line>
be**za. Já em relação
</line>
<line>
ao ambient* a**orizado d* imagem, te*os naturez* c*mo a resposta
</line>
</par><par>
<line>
mais frequente. A maior pa*te das palavras é de conot*ção p*sitiva.
</line>
<line>
F***ra 5 - I*agem da Praça da Matriz, Porto *legre.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Google Imagens (2022)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-*88, ago. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Ve*ho, *eixa o Novo Entrar": O Luto do Aposentar, E*v**hecer, da *initud* e ** Sex*alidade
</line>
<line>
28*
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 6 - Nuvem de palavras que emer*iram sob*e a **aç* da Mat*iz
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos aut*res via wor**rt.*om (2022)
</line>
<line>
N* segunda image*, repre*en*ada por um* f*vela, pode*o* d*vidir em tr*s categorias
</line>
</par><par>
<line>
de palavr**:
</line>
<line>
gen*ricas, negativas íntima*. Em *elação às e
</line>
<line>
**n*ric**, t*mos: f*vel*, morro *
</line>
</par><par>
<line>
p*riferia. Já nas respost*s de conota*ão n*g*tiva, surg*m: pob*eza, desigua*dade, desc*so e
</line>
<line>
tristez*. E n* última categoria, a de conot*ção ínti**, temos casa e fa*í*ia. A maioria das
</line>
<line>
respos*as foi de **notação negati*a.
</line>
<line>
Figura 7 - Imagem de uma região peri*érica
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Goog** Imagens (*022)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*e**na PI, v. 19, n.8, art. 13, *. 267-2*8, ag*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Olivei*a, L. B. Ol**e*ra
</line>
<line>
282
</line>
</par><par>
<line>
Figura 8 - Nuvem de palavras que emergiram sobr* a região pe*ifé*ica
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*a*o pe**s a*t*res vi* wordart.com (2022)
</line>
<line>
A terceir* imagem representava o campo. Ne*sa fig*ra podemo* d**i*ir *s *e*postas
</line>
</par><par>
<line>
mais frequentes ** trê* categ*rias: gen*ricas, posi*ivas ca*icatu*izadas. As gené*icas são e
</line>
<line>
representadas *or campo, *ona ru*al e rural. As de con*tação positi*a são r*p*esent*das ***
</line>
<line>
paz. Já as que po*sivelmente *ormavam um* imagem caricaturiz*da são: fa*enda, int*rior,
</line>
</par><par>
<line>
agricultura, *atureza, calma e tranqui*ida*e. A maior part* das r*spostas f*i d*
</line>
<line>
co*ot*ção
</line>
</par><par>
<line>
positiva.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 9 - Image* de espa*o rural
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Google *magens (2022)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-288, *go. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"*ai Velho, Deix* o Novo *ntra*": O Luto do Ap**entar, *nvelhecer, *a Finitu*e e ** Sexual*dade
</line>
<line>
283
</line>
</par><par>
<line>
*igura 10 - N*vem de palavras **e emergiram sobre o e**aço rural
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos *utor*s via wo*dart.com (*022)
</line>
<line>
A qu*rt* * últim* imagem retra*a *ma *as **tradas do Colégio de A*li*ação da
</line>
</par><par>
<line>
U*RGS. Pode*os observ*r que ness* imagem surgem quatro categorias de
</line>
<line>
palav*as dentr*
</line>
</par><par>
<line>
*as respostas situ*da* na nuvem, sã* elas: gen*rica, po*itiv*, negativa e ínti*a. Em **laçã* à
</line>
<line>
ca*eg*ria d* *alavras genéricas, te**s: colégio, escola, educa*ão e estud*. Já na **tego*ia de
</line>
</par><par>
<line>
pa**vra* positivas, observa-se: bom, e**ola boa, futuro e
</line>
<line>
o*ort*nid*de. P*r outro lado,
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
respostas de conota*ão negativ*, *emos: sofrim*nto, ca**ia * bu***ing. E, por úl*imo, *a
</line>
<line>
categoria de pala*r*s íntimas, percebe-se: **sa, c*ush e ** casa. A *aior pa*t* das respostas
</line>
<line>
nessa imagem **i de *onotação positiva. Cabe ressaltar **e a* pa*avras *e con*t*çã* *egativa
</line>
</par><par>
<line>
n*o f*ram *aiori*, ma* tiveram s*g*ifica*ivo n*mero, sendo mos**adas na nu*em mais
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*ma provoca*ão ao tema.
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 11 - En*rada do Colégi* de *pli*ação da UFRGS
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ban*o de dados do* *utores (2022)
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. **A, Teresina PI, v. 19, n.8, *rt. 13, p. 26*-288, ago. 2022
</line>
<line>
ww**.fsanet.co*.b*/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. *l*veira, L. *. O*iveir*
</line>
<line>
284
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 12 - Nuvem de pa*avr** que em*rgiram sobre * Colégio de Aplicação
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado pelos autores vi* wo*dart.com (2022)
</line>
<line>
Verifi*amos, ent**, que a* *iferentes ca*egorias d* res*ostas n*s trazem à ton* vár*as
</line>
<line>
pe**p*ctivas s*bre *s esp*ços mostrados, *endo algumas respostas mais *rof*ndas * outras
</line>
<line>
*enos, mas que mos*ram um ent*ndime*to mínimo s*bre o que il**tr*m * que t*mbém, em
</line>
</par><par>
<line>
ce*t* med*da, co*roboram *o* a plur*lid*de de
</line>
<line>
visões, vivências * situaçõ*s que temos
</line>
</par><par>
<line>
observa*o até aqui.
</line>
</par><par>
<line>
* C*NSIDERAÇÕES FIN**S
</line>
</par><par>
<line>
O C*lég*o de Aplica*ão d* UFRGS *, historicamente, *m colégio de excelência. A
</line>
</par><par>
<line>
insti*uição de ensino po*sui uma estrutura muito boa quando comparada a ou*ras e*colas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*olégios públ*co*
</line>
<line>
e, além disso, possui *m corp* docente muito qualifi**do em *ermos
</line>
</par><par>
<line>
acadêmic*s. Atualmente, a *e*eção é p*r sorteio, no qual s* pag* uma taxa para ingr*ssar. O
</line>
</par><par>
<line>
n*mero de pessoas participantes nor*almente cheg* **sa dos mil*are*. No passado, à
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
processo de seleção
</line>
<line>
*o **p se dav* por pr**as escri*as e orais, * que r**ult*va, para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*nt**to da época, em uma elit* estu*antil com boas
</line>
<line>
condiç*es socio*conômi*as
</line>
</par><par>
</page><line>
(O*IVEIRA; PALADINO, 201*). *o m*mento atual, apesar da democratização maior que o
</line>
<line>
sorteio trouxe, *á ainda uma dis*ribuição desigual das *agas, na med*da em que a maior*a do*
</line>
<line>
es*udantes são *rancos, e desses, a maioria se enquadra na mais al*a faixa de renda: acima de
</line>
<line>
R$ 3000,00. De**a forma, seria p**sív** su*or que o *Ap ainda leva con*ig* traç** de *eu
</line>
<line>
elitism* passado - **nda q*e is*o *ã* est*ja *ob o co*tr*l* do col*gio - no que concerne, pelo
</line>
<line>
menos, à co*posição de s*jeitos *o ensino méd*o. Pensar n*m colégio que se localiza mui*o
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, *. 19, n.*, art. *3, *. 26*-*88, ago. 20*2 w*w4.fsanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai *elho, Deixa o N*vo Entra*": O Luto do *p*sentar, Envel*ecer, da Finitud* e da Se**alidade
</line>
<line>
28*
</line>
</par><par>
<line>
próxim* a regiões pobres e densas e* p*p*lação n*gra (CORRÊ*; HECK, 2019), como é o
</line>
</par><par>
<line>
ca** do *arten*n, L*m*a do Pinheiro e Vi*mã*, mostr*
</line>
<line>
*ue há,
</line>
<line>
*ss*m, sobre *sses lugare*,
</line>
</par><par>
<line>
em r**ação às classes ma*s baixas, um ti*o de d*sco**asso espaci*l - e, em últ*m* in*tância,
</line>
<line>
s*ci*l, *ois, por *ais pert* que o CA* est*ja dess*s bairros, não se verifica isso rep*ese*tado
</line>
<line>
na com*osiç*o d* g*ande nú*e*o d* alun*s atin*idos pela pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
No que se refere à relação dos jovens com o *A*, verif*ca-se uma *elação
</line>
<line>
pos i * i va
</line>
</par><par>
<line>
com s*a instituição de ensino, como é **strado *as resp*stas sobre * **a*em do co*égio, que
</line>
<line>
res*altam *alavras do tip*: escola bo*, bom e futuro. Também, de *cordo com *s *esultados,
</line>
</par><par>
<line>
percebemos qu* se fortifi*a o se*tido das palavras de cono*ação *nti*a
</line>
<line>
c*m o
</line>
<line>
colégio,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
medida em que a maior parte do* relacio**me*tos dos jovens oc*rre na *scola, muit* em
</line>
<line>
raz*o *ambém de alguns dia* sere* turnos i*tegr*is p*ra eles.
</line>
<line>
Falta d* *nte*di*ent* ou con*ciên*ia *ão é * que a*ompanha a mente dos jo**ns do
</line>
</par><par>
<line>
Colégio
</line>
<line>
de Aplic*ção da *FRGS, *ois, quando **resenta*os à* i**gens,
</line>
<line>
*emonstra*a*
</line>
</par><par>
<line>
c**hecim*nto b**ico *u pr*fundo dos locais, *ostrando *ue não h* d*ficuld*de
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
reconhe*e* e falar sobr* * que veem. A*n*a q*e se *orme uma imagem caricaturiz*d*, ou *ej*,
</line>
</par><par>
<line>
uma im*gem daqu*lo q*e normalmente se *obressa* de comum *
</line>
<line>
genérico, as r*spos*as *e
</line>
</par><par>
<line>
apresentam coe*entes com o conteú** mos*rado.
</line>
</par><par>
<line>
Quando se trata dos esp*ço* *e pre*erência dos jovens, obser*amo*, *través do gráfico
</line>
</par><par>
<line>
*,
</line>
<line>
que eles se
</line>
<line>
carac*erizam
</line>
<line>
por
</line>
<line>
esp*ços de cons*mo, a ex*mplo d*: *hopping,
</line>
<line>
c*nema
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
restaura*te. E*sa relaçã* pos**vel**nte se dá, dentro de *ma pers*ect*va globa* de cul*u*a nas
</line>
</par><par>
<line>
so****ades ocidenta*s, pelas d*tas c*r*cterís**cas da *odernid*de, que buscam um ideal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vida através do ti*o e níve* de c*ns**o. *as também podemos p*r *m análise a questão da
</line>
</par><par>
<line>
sociabilidade que ambientes como esses promove* em
</line>
<line>
se*s *s*aços, al** d* atrativ*da*e
</line>
</par><par>
<line>
p*o*o*italmente *ealizada através das mercadorias e espaços de la*er, bem c*m* a segurança
</line>
<line>
que esses lo*ais têm, já que, *egu**o * estudo de S*nto* et al (2019), os j**ens d* C*p
</line>
</par><par>
<line>
possuem um sent**e*t* de in*egurança muito gr*nde no *eu trânsito
</line>
<line>
p*la c*dade de P*rto
</line>
</par><par>
<line>
Ale*re.
</line>
</par><par>
<line>
É possív*l que o e*inente i*teresse dos jovens da pesquis* em re*ação aos país*s **
</line>
<line>
hemis*ério norte, como: E*tados Unidos, *anadá e Itália, venha do id*ári* de que esses país*s
</line>
</par><par>
<line>
sã* pr*speros
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*ermitem uma qua*idade de v*da *elh*r, portant*, ma*s c*ances
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade*. Alé* diss*, a cultu*a, *s lugares e as paisagens de*ses país*s t*mbém *ã*
</line>
</par><par>
<line>
atrativos
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*sses jove*s. Já quando olh*mos p*ra as
</line>
<line>
viagens mais
</line>
<line>
di*tantes dos jov*ns,
</line>
</par><par>
</page><line>
voltamos *o probl*ma étnico e econô*ico que *barc* quase to*os *s dad*s da pesquisa, ***to
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. 19, n.8, *rt. 13, p. 267-2*8, ago. 2022 www4.fsane*.com.b*/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliv*ira, L. *. Oliveira
</line>
<line>
286
</line>
</par><par>
<line>
que negros * par*os são os m*n*s priv*leg*a*os *m rela*ão às viagens do q*e *rancos, pois
</line>
<line>
esses *ltimo* viajam com mais frequên*ia p*ra o exter*or.
</line>
<line>
Em s*ma, a esc*la reflete *m parte os *roblemas *ociais de nos*a sociedade
</line>
<line>
(OLIVEIRA et al, 2*18), porém, *an*ém uma relaçã* positiva com a *aior parte dos jovens
</line>
<line>
pesquisados. Esses jovens, *or sua vez, são múltiplos, o q*e resulta em diversos olh*res sobre
</line>
<line>
as questões pro*ostas. Ainda as*i*, como já trat*d*, *bservam-se padrões de *ênero, et*ia e
</line>
</par><par>
<line>
renda
</line>
<line>
que
</line>
<line>
den*n*iam **oblemas *a so*iedade. C*be, também, a novas pe*quisas busca*em
</line>
</par><par>
<line>
*pro**nda* t*d*s
</line>
<line>
** *ados apresen**dos ne*t* trabalho, na me*ida em q*e há l*cunas a se
</line>
</par><par>
<line>
p*e*nc**r *m relação *s desigua*d*d*s apr*sent*da*.
</line>
</par><par>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
B*RBOS*, *. S et *l. "Metodologia de C**t*s" C**o Forma
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*RASIL. Lei 12.852 de 5 d* agosto de 201*. Institui o Estatuto da *uventu*e * dispõe
</line>
</par><par>
<line>
sobre os dire*tos dos joven*,o* prin*ípios e diretr*zes das **líti*as *úblicas d* ju*entu*e
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
o Si*te*a Nacional de Ju*e*tu** - SINAJUV*. *isp**ível
</line>
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em:
</line>
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http://ww*.planalt*.go*.*r/ccivi*_03/_Ato*011-20*4/2013/Lei/L12852.htm Acesso em: 20
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BRASIL. Ministério *a S*úde. ***selho *acional de Saúde. Re*o**ção n* 5*0, *e 7 de ab*il
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d* 2016. Diá*io Oficial da República F*d*r*ti*a do Brasil, *rasília, DF, 24 maio 201*. *eçã*
</line>
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1.
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*.
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*ispo*ível
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28*
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OLIV*I*A, V. H. N et a*. Cult*ras juvenis e temas s*nsívei* ao contemporâneo - uma
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OLIVEIRA, V. *. N. Jove*s olhares sobre a cida*e: lugares e terri**rio* **banos
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do
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R io
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<line>
*rande
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d*
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S ul ,
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Po*to
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*legre,
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OLIVEIRA, V. H. N; P*LADINO, F. R. Contan*o a histór** da Ge*grafia ** Col*gio
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Aplicaçã* *a UFRGS: *ma entre**sta co* o prof**sor Fruct*oso Riveira P*ladino. Ca*erno*
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<line>
*o
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Aplicação
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(*F*G*),
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v.
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31,
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p.
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*7-10*,
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2018.
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L. B. *l*veira
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1) concepção e plane*amento.
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*
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X
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<line>
2) análise e interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
3) e*aboração do rascunho ou *a *evi*ão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
4) partici*ação na ap*ovação ** versão fina* do ma*us*rito.
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X
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