<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 8, art. 16, p. 336-350, *g*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.8.16 </line>
</par>
<par>
<line> *lunos com Transtorno do Espectr* A*tista na E*uc*ção In**ntil </line>
<line> Students **th Autistic *pectrum Dis*rder *n *hild Educ*tion </line>
</par>
<par>
<line> Carlos E**ardo *onçalves *eal </line>
<line> *outor *m *ducaçã* pelo Programa de Pós-*ra*uação em Educaç** *a Univers*dade Federal do *iauí </line>
<line> Prof*ssor no curs* de Bacharelado e* Ps*cologia do UNIF*A </line>
<line> carlosl*al@*nifsa.co*.*r </line>
<line> Danye*e F*ustino Mart*n* </line>
<line> *raduaçã* em Psicologia pe*o *entro uni*ersitário S*nto Agostinho </line>
<line> dan*ele*martins@gmai*.com </line>
<line> *ma*da Ma*ia Alenca* e S*l*a </line>
<line> Graduaç*o em *sicologia pel* Centro universitário Santo Ag*stinho </line>
<line> amandap*i*o*8@*ot*ail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: Carlos Edua*d* Gonç*lves Leal </line>
<line> E*itor-Che**: D*. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *v. Prof. *a*ter Alenc**, 6*5 - Sã* Pedro, Te*esina - PI, </line>
<line> Ro**igues </line>
</par>
<par>
<line> 64*19-625, B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> D*nyele Fau*tino Mar*ins </line>
<line> Ar*igo receb**o em 16/05/2*22. Última </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Av. *r*f. Valter Alencar, 665 - *ã* Pedro, T*resina - **, </line>
<line> receb*da em 30/05/2022. Aprova*o em 31/**/2022. </line>
</par>
<par>
<line> 64019-625, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: </line>
<line> Ama*da Maria Alencar e Silva </line>
<line> A*aliad* p*lo sistem* Triple Re*iew: *) D*sk R*view </line>
</par>
<par>
<line> Av. Prof. V*lter Alencar, 665 - São P*dro, Teres*na - P*, </line>
<line> p*lo Edi*or-Chefe; e b) Double Bl*nd Review </line>
</par>
<par>
<line> 6*01*-*25, Bras*l. </line>
<line> (aval*ação c*g* por d*is avaliadores da *rea). </line>
<line> *evisão: Gramati*al, Normativa e de *o**at*ção </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aluno* com Transto*no d* Espectro Au*ista na Edu*ação Infantil </line>
<line> 337 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O de*at* so*re a inclusão escolar de pess*as com *ran*torno do espectro autista (*EA) </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> marcad* por *ontrovér*ias. A presente pesquisa teve </line>
<line> c*mo </line>
<line> objeti** analisar as relações </line>
</par>
<par>
<line> interpe*s**is *ntre par** est*be*e**das por cr*anças </line>
<line> *om TEA na </line>
<line> *ducação inf*n*il. Foi </line>
</par>
<par>
<line> r*alizada uma pesquisa qua*i*a*iva em duas e*colas da rede pú*l**a *u**cipal de ensi*o de </line>
<line> Teresina, com a *ar*icip*ção de se*s criança* com o di*gnóstico. Para a coleta de dados, </line>
</par>
<par>
<line> foram u**lizadas entrev*sta semiestruturada e ob*e*vação. Os *esultado* a*o*tam que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maioria dos particip*ntes se r*l*ciona, de forma </line>
<line> limit*da, com s*u* pares, engajando-se em </line>
</par>
<par>
<line> ati*ida*es sociais *iv*rsas. Entre*anto, </line>
<line> desta*a-se que * e*is**nci* d*s **lações *stá </line>
</par>
<par>
<line> *o**ici*nad* m*is às *arac*erísticas *e**oais da *rianç* do que à **á*ica </line>
<line> educat*va das </line>
</par>
<par>
<line> professoras. </line>
</par>
<par>
<line> Palav*as-Chave: Transtorno do Espectro Au*ista. Educação Infantil. Inc*usão. Relações </line>
<line> Interpessoais. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> T*e debate on the school *nclusion *f pe*ple wi*h *utis* spectrum disorder (ASD) ** mar*ed </line>
</par>
<par>
<line> by contr*versies. The p*esent research aimed </line>
<line> to analyze the in**rpersonal relati*nships </line>
</par>
<par>
<line> between peer* estab*ished by children *ith ASD in early childhood edu*ation. A *ual*tative </line>
</par>
<par>
<line> research was </line>
<line> ca*ried ou* in two scho*ls of the mu*icip*l pub*ic edu*ation network of </line>
</par>
<par>
<line> Teres*na, with the partici*at*on of six chil*ren with the diagnos*s. For data co*lection, semi- </line>
<line> s*ructured inte*views and observat**n were used. Th* results indi*ate that the majority *f *he </line>
</par>
<par>
<line> par*i*ipants relate, in a lim*ted way, wi*h their peers, enga*ing *n </line>
<line> **rious social ac*iviti*s. </line>
</par>
<par>
<line> However, *t is emp*asized that the existe*ce *f *ela*ionships *s conditioned mo*e t* the c*ild's </line>
<line> person*l c*arac*eristic* th*n to the teacher*' *ducatio**l practice. </line>
<line> Key*o*ds: Autism S*ect*um **sorder. Child Edu*a*ion. Inclusion. Interpers*nal Relatio*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 8, art. 16, p. 3*6-3*0, ag*. 2022 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. E. G. Leal, D. F. Marti*s, A. M. A. *il*a </line>
<line> 33* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A educa*ão es*e*ial na persp*c*iv* </line>
<line> d* educ*ção inclu*iva se con*igura, n* Brasil, </line>
</par>
<par>
<line> co*o uma política educaci*nal priori*ária. A pr*posta da inclusão esco**r é assegura*a </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> dif*rentes dispositivos legais (BRASIL, *988; BRASIL, *996), qu* *ar*ntem a matrícu*a no </line>
</par>
<par>
<line> ens*** comum *e </line>
<line> pessoa* com deficiências, *ltas *a*ilidad*s/*up*rdo*ação * t*anstornos </line>
</par>
<par>
<line> globais do desenvolv*mento, dentre e**es, </line>
<line> o autismo. Ness* sentido, sob * fil*sofia </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> e*ucação inc*usiva, a es*ola passa a se co*st*tuir como uma agência </line>
<line> de in*lus*o socia* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas q*e, historic**ente, fo*am exclu*das do *onvívio social comum. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse con*exto, o* *ebates </line>
<line> sobr* a incl*s** *s*o*ar de </line>
<line> *e*soas c*m Transtorn* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> E*pe**ro Autista (*EA), </line>
<line> terminologia adotada com o D*M-V (*PA, *013), têm sido </line>
</par>
<par>
<line> marcados por con*rovérsias, c*nsiderando que esse t*a*st*rno </line>
<line> *igura entr* as </line>
<line> *ond*ç**s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saúde mais *n*gmáticas da literat*ra científica. A tría*e d* c*mprome*ime*tos nas in**ra*õ*s </line>
</par>
<par>
<line> sociais, n* c*municação e nos pa*rõe* ** **nduta q*e define o TEA, aliada </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *esconhecimento dos professores e ao p**co domínio ** e*tratég*as pedag*gi*as a*e**adas </line>
<line> à* d*mandas ** alunos com * síndrome representa* um desafio **ra * o*era*ionalização da </line>
<line> Po*ítica Nac*onal *e Educação E**ecial na Per*pectiva da E*ucação Inc*usi*a (B*A*IL, </line>
<line> *007). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar diss*, * e*bora os estudo* r**lizado* no Br*sil *os </line>
<line> úl t i * os </line>
<line> an** t*nham </line>
</par>
<par>
<line> evide**iado d**iciências no proces*o inclu*iv* desses ed*candos (NUNES; AZ*VEDO; </line>
<line> SCHMI*T, 2013), algun* a*to*es a*reditam *ue a i*clusão escol**, p** propor*ionar à pessoa </line>
<line> com *ranst*rno *o espectro *o auti*m* a c**vivê*cia em grupos de pares, *u se*a, de outras </line>
</par>
<par>
<line> pes*o*s </line>
<line> da *esma **ixa etária, *ode fa**lita* * desenvo*v*me*t* de habilidades soci*is, </line>
</par>
<par>
<line> potencializa**o * apre*di*age* es*olar e, conse*ue*te*ente, a *ncl***o social (*AMARGO; </line>
</par>
<par>
<line> BOS*, </line>
<line> 200*, 2012; SANINI; SIFUENTES; BOSA, 2013). Assim, as relaç*es in*erpessoais </line>
</par>
<par>
<line> no contexto da es*ola influenciariam p*sitivamente no desen*olvimen*o do que a literatu*a </line>
<line> (D** PRETTE; *E* PRETT*, 2005) de*ine como *om*e*ê*cia s*cial. </line>
<line> Dia*te d*s*o, con*iderando os pouc*s estudos exis*ente* *obre ** r*laç**s </line>
</par>
<par>
<line> inter*e*soais d* crianças com tra*st*rno *o e*pect*o d* autismo na Educação Infantil, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*por**n*ia desse contex*o </line>
<line> *nicial de **colarização par* o desenvolv*mento de </line>
<line> habili**des </line>
</par>
<par>
<line> soc*ai* </line>
<line> e * inex*stênci* de *s*udos lo*ais a respeito da t*mática, **finiu-s* * segu*nte </line>
</par>
<par>
<line> proble*a </line>
<line> *e pesqui*a: como os ed*candos co* TE* se relaci*nam com s*us pa*e* n* </line>
</par>
<par>
<line> context* da Educaçã* Infa*til? Nossa hipótese era de que a* relações in*er*ess*ais *essas </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, *. 19, n.8, art. 16, p. 336-350, ago. 2022 www4.fs*n*t.com.br/revis*a </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Alunos com Tran*torno ** Espe*tro Autista na E*uca*ão Inf**til </line>
<line> 339 </line>
</par>
<par>
<line> crianças c*m se*s pares **orrem de man*ira precár*a e que de algum* f*rma isso é re*orç*d* </line>
<line> *ela prát*ca educativa do pr*fessor. </line>
</par>
<par>
<line> Acr*dita-*e q*e a p*squisa possu* rel**ânc*a científica, um* vez que *s est*dos so*r* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> temática ainda são incipientes. Além disso, *roporcio*a a produ*ão de *onhecime*t* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*peito de u*a reali*ad* loca* *ind* não investi*ada. O*tr* *onto i*p*rtante é q*e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> resultados desse estudo contribuirão para d**c*ssão teór*c* sobr* a inclusão escolar * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas co* tran*t*rno ** e*pectro do autis**, vi*to que rev**a* po*s*bilidad*s e l*m*tes *o </line>
<line> cot*diano da *scola *ara a efetivação da in*lusão desses e*ucandos. </line>
<line> *estaca-se tam*ém que, ape*ar da tem*tica se **stringir às rel*çõe* interpess*ais de </line>
</par>
<par>
<line> crianças c*m TEA, pano de *undo d* *nvestigação é uma importante política pública que o </line>
</par>
<par>
<line> ai**a ger* con*rov*rsias: a Política Nacional de *ducaç*o Especial na Perspectiva </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Educaç*o In*lu*iva (*RAS*L, 2008). Se*do assim, a pesqui** acab* **veland* aspectos </line>
<line> con**ad*tórios na op*racionaliz*ção da política *ue impedem sua p*ena efetiv*ção. </line>
<line> N*sse sentido, pa*a respond*r o p*oblema de pe*quisa, o obj*tivo geral foi: a*alisar a* </line>
</par>
<par>
<line> rel*ções interpessoais </line>
<line> *ntre pa*es **ta*elecid*s p*r crianças co* tra*storno do espectro </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> autismo no contexto *a E*ucação Infantil. Os obje*ivos e*pecífic*s f*ram: caracteri*ar *ssas </line>
</par>
<par>
<line> relações; descrever </line>
<line> as situ*ções </line>
<line> q*e fa*o*ecem * *ificu*t*m c*ntato inter**ssoal; traçar o </line>
</par>
<par>
<line> aspect*s d* </line>
<line> prática educativa do *r*fessor que afetam pos**i*o * </line>
<line> negativa**nte as *elações </line>
</par>
<par>
<line> inter*es*oais; ana*isar impac*o o </line>
<line> de*sas relações no desenvolvimento da competência socia* </line>
</par>
<par>
<line> de*ses e*ucand*s. </line>
</par>
<par>
<line> * METODOL*GI* </line>
</par>
<par>
<line> Realizou-se uma pe*quisa q**litativa em duas *s*olas p*blicas de Ter*sina, Piauí, *ue </line>
<line> for*m seleci*nadas pelos crité*ios *e *is*onibilidad* d*s profes*ores, consentimento d*s pais </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> a realização *o e*tud* e a *resença </line>
<line> de *rianças d*agno*ticadas, regularment* </line>
</par>
<par>
<line> mat*iculadas </line>
<line> no nível d* en*ino </line>
<line> que se *on*titui </line>
<line> como </line>
<line> objeto da inves*igaçã*. A pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> contou com seis criança*, do sexo mascul*n*, co* faixa etária de 5 * 6 a*os. Os prof*ss*res </line>
<line> das respec*ivas **i**ças também foram envolvido* no estudo. Para a *oleta de dados, utilizou- </line>
<line> se da ob*er*ação e fi*magem do comportamento dos part*cipant*s, qu* ocorre**m du*ante as </line>
<line> a*l*s e no ho*ár*o do *ecreio, e en*revist*s *em*est*uturadas com os p*ofessores. </line>
<line> Em re*peito à dignidade humana, h*u*e o c*idado d* cum*rir t*dos os pr*ncípios </line>
</par>
<par>
<line> *t*cos definidos pela Resolução 46*/20*2, </line>
<line> *o Co*selho Nacional *e Saúde. A pesq*is* f*i </line>
</par>
<par>
<line> s*bme*ida * *pr*vada </line>
<line> pelo *omi*ê de Ética e Pesquis* do Centro Universitári* *anto </line>
</par>
<par>
<line> Agos*inho (CAAE: 4227*115.*.**00.5602). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 8, *rt. 16, p. 3*6-350, ago. 20*2 </line>
<line> ww*4.fs*ne*.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. G. Leal, D. F. Martin*, A. M. A. Silva </line>
<line> 340 </line>
</par>
<par>
<line> Os dado* foram a*alisa*os por meio do método d* análise de conteúdo </line>
<line> de Bardi* </line>
</par>
<par>
<line> (2004). </line>
</par>
<par>
<line> 3 RES*LTADOS E DISCUSSÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Na análise do* dad*s co*eta*os, constru**-se as seguinte* categorias para explic*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comport**ent* social d*s particip*nt*s na esc*la: inte*ação e isolamento, a q*al define se a </line>
</par>
<par>
<line> cr*ança i*t**ag* com </line>
<line> *eus p**es ou fica isolad*; fac**idades e dificuldades, </line>
<line> define esses </line>
</par>
<par>
<line> a*pectos </line>
<line> no </line>
<line> contexto *a escola e </line>
<line> no *omportame*to do </line>
<line> partici*a*te; a práti*a edu**tiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *n*eraçã* social evidencia como a *r*t*** </line>
<line> *o pro*essor afeta as rela*ões </line>
<line> int*rp*ssoais do </line>
</par>
<par>
<line> particip*nte. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* I*teração e isolamento </line>
</par>
<par>
<line> O pa*ti*ipante 1 *pr**ent* leve comprometimento n* soci*b*lidade, comportando-s* de </line>
<line> for*a par*cida no recr*i* e n* *ora d* aul*. Notou-se a incapacidade de iniciar uma *nter*ção </line>
<line> social, ma* quand* alguma crianç* *ni*ia uma convers* ou brincadeira, *nterage, embora </line>
<line> apresente d*ficu**ade em lidar com situações de *o*pet*ção, no*ada nas observações e na </line>
<line> *ntrevist* realizada com a pro**ssora. O par*icipante se engaja nas atividades so*iais lúdicas </line>
</par>
<par>
<line> propostas pe*a professora, mas tem dif*culdade </line>
<line> em aceitar seg*ndo lu*ar em brincad*i*a* * </line>
</par>
<par>
<line> *omp*tit*vas. </line>
</par>
<par>
<line> O par*icipante </line>
<line> 2, ainda que tenha um histórico </line>
<line> de compor*am*ntos desadaptativos, </line>
</par>
<par>
<line> s*br*tudo, condutas </line>
<line> agressivas di**gidas a** **l*gas de *u*ma, t*mbém apresen** leve </line>
</par>
<par>
<line> comp*ometim*nto na </line>
<line> s*ci*bilidade, expr*ssando </line>
<line> precária inicia*iva na* in*erações sociais, </line>
</par>
<par>
<line> *ercebid* n*s obse*vações realiza*as e no relato da professora. No recrei*, o par*icip*nte em </line>
</par>
<par>
<line> *ues*ão fica o </line>
<line> tem*o todo co*re*do com outras crianç*s próximas à sua faixa etá*ia, o **e </line>
</par>
<par>
<line> demonstra *ma </line>
<line> p*rtil*a d* </line>
<line> i*t*res*e* com os outros, *mbora aprese**e </line>
<line> um </line>
<line> dé*ici* *a </line>
</par>
<par>
<line> comunicaç*o verbal. </line>
<line> J* o participante *, difere*te dos *ois participantes anterio*e*, *presenta *m maio* </line>
</par>
<par>
<line> comprom*time*t* </line>
<line> na comunicação e sociabilid*de. ** </line>
<line> *bservação, </line>
<line> notou-se </line>
<line> q*e resistia ao </line>
</par>
<par>
<line> contat* s*cial, não *emonst*ando </line>
<line> i*t**es*e nas dem*is cria*ças, nem qualq*er </line>
</par>
<par>
<line> co***rtamen*o lúdico coletivo, e*bora ind*vidualmente is*o ocor*a. * *elação com os par*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 19, n.8, a*t. 16, p. 33*-350, ago. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Alunos com Transto*no do Espectro Autista na Ed*cação Infantil </line>
<line> *41 </line>
</par>
<par>
<line> é pre*ária, pa*san*o a maior parte *o tem*o *solado. P*rcebeu-se que as demai* c*ianças </line>
<line> *enta* in*ciar a interação, *o entanto, não obtêm *ualqu*r respos*a s*cial por parte do sujei*o. </line>
<line> O parti*ipan*e * apresen*a défi*it e*pressivo na comunicaç*o *er*al, mas res*onde *o </line>
</par>
<par>
<line> cont*to social demandado pelo* pa*es, apresent*n*o, </line>
<line> até *esmo, </line>
<line> in*ci*tiv*. Durante as </line>
</par>
<par>
<line> ativida*es em sala de aula, f*ca isolado, tod*via, no recreio, en*aja-se, de forma *i*itada, em </line>
<line> situaç*es lúdicas c*let*vas. Como há * comp**metimento na comunicaçã* verbal, con*ida os </line>
<line> **lega* para brincar p*xando o braço, o* quais já compreendem o comportam*nto e, de forma </line>
<line> na*ural, compartilham a brincadeira, situação re**rça** pela professora. </line>
</par>
<par>
<line> O part*ci**nte 5, *os dois contextos investigados, apresenta incapacidade </line>
<line> de iniciar </line>
</par>
<par>
<line> *nt*r*ção *ocial com os pa*e*, no entant*, qua*do um colega começa a brincar e est*belecer </line>
<line> um processo comunica*ivo co* e*e, *nterage pr*ca*iamente, apesar dis*o ocorrer em **ucos </line>
</par>
<par>
<line> m i n*t *s . </line>
<line> Na maiori* das v**es, encontra-se camin*a*do ou correndo sozinho, ex*res*ando </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos repe*itiv*s. Essa o*servaç*o foi reforçada pela professora na entrevista </line>
<line> realizada. </line>
<line> O participa*te 6 apresenta défi*it soci*l e *omuni*a**vo *ign*ficativo, o que se traduz </line>
</par>
<par>
<line> no estabe*ecim*nto de uma r*laç*o </line>
<line> p*e*ária com os pares. Encontra-se *sol*d* do* dema**, </line>
</par>
<par>
<line> nã* demonstrand* </line>
<line> inte**sse em r*lação ao *on*ato </line>
<line> so*ial, bem como ao </line>
<line> engajam*n** nas </line>
</par>
<par>
<line> atividades </line>
<line> s*cia*s </line>
<line> de ensino-*prendizagem propostas p*la *ro*essora. Nos momentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *bservaçã* e na entrev*sta realizada com a professora, *otou-*e que o *art*cipante apre**nta </line>
<line> comp*rta*ento de birra s*mpre que demand*do para a real*zação d* uma tare**. </line>
<line> Nas obser*ações realizadas e n*s ent*ev*s*as co*du*idas com as profes*oras, no**u-se </line>
<line> q*e o comp**tamento social *os *art*ci*ante*, sob*etu*o, em relaç*o ao* pares, é condiz*nte </line>
</par>
<par>
<line> *om as diretriz*s d*agnósticas pro*ostas pel* DSM-V (APA, 2013). *l*m disso, o maior </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> menor comprometim*nto, ta*bém observado, e*pressa as variações **ínicas *o Tra**torno do </line>
</par>
<par>
<line> Es*ectr* </line>
<line> Aut*sta, ap*ntadas pel* lit*rat*ra científica (BOSA, </line>
<line> 2*0*; KLI*, 200*). *odav*a, </line>
</par>
<par>
<line> C*mar*o e Bosa (201*) afi*mam, po* *eio de </line>
<line> *studo reali*ado, qu* poss*b**itar às </line>
<line> crianças </line>
</par>
<par>
<line> *** o </line>
<line> dia*nóstico m**entos </line>
<line> de co*vivência com os par*s torn* op*r*uno alg*n* *stímulos </line>
</par>
<par>
<line> *ue favore*em suas </line>
<line> cap*cidades interativas e o dese*volvi*ento da co**etênc*a s*cial, </line>
</par>
<par>
<line> fornecendo mo*elos *omo r*ferência de i*te*ação e evitando o i*olamento constan**. </line>
<line> 3.2 Facilidades e di*iculdad*s </line>
<line> Em en*revista, a *rofessora do pa*ticipante 1 apo**ou que, quando c*meço* a **aba*h*r </line>
<line> ** esc*la, o* **ofessores que já *companhavam a criança d**creveram algun* aspectos do s*u </line>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 19, n. 8, art. 1*, p. 336-350, ago. 2022 www4.fsa*et.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. G. Leal, D. F. Martins, A. M. *. Silva </line>
<line> 342 </line>
</par>
<par>
<line> comportamento *ue d**iculta*am suas relações int*rpessoais: "[...] relataram-me *ue no início </line>
</par>
<par>
<line> era *em d*fícil, q*e </line>
<line> ele batia nos m*n**os, não queri* ficar na sala e gritav* quando ouvia </line>
</par>
<par>
<line> barulho, entretanto quando eu chegu*i *sso não acontec*a mais". Quando **g* sa*a da r**ina, </line>
<line> negava-se a partic*pa*, mas com o tempo foi se adapt*ndo. A *resença da a*ompanh*n*e, que </line>
<line> é estudante de psicologi*, é v*sta como um fa*il*t*dor, uma ve* que, consider**do as p**p*ias </line>
</par>
<par>
<line> particul*ridades do transtorno, o s*p*rte *ado pa** a </line>
<line> condução das atividades dimi*ui a* </line>
</par>
<par>
<line> deman*as so*iais e </line>
<line> **d*gógicas para a professora e </line>
<line> os próprio* c*legas de s*la. Sob*e *sso, </line>
</par>
<par>
<line> apon*a: "* melhor ad*ptação dele *stá relac*onada à pr*sença da acompanhant* ter****tica". </line>
<line> O ac*mpanhamento *a mã* ta*bém é um facilitador n* proce**o de interação social dessa </line>
</par>
<par>
<line> c*iança, já que há um trabalh* *olabor*tivo. Al** d*s*o, as demais </line>
<line> cr*anças da *ala </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *a*ti*i*ante 1 o a**lhem e o aceitam *ui*o bem, o qu* favorece as relações interp*sso*is. </line>
<line> Par* a *ro*essora do partic*p*nte 2, a pres*nça da acompa**ante ta*bém faci***a, uma </line>
<line> vez que e*t* *rof**sio*al teria um maior *on*ecimento so*re o transtorn*, como apresenta em </line>
<line> seu rela**: "[...] a acomp*n*ant* me *juda, ela sabe como lidar com e*e. Ela tem cuidado de </line>
<line> interagir co* e*e. A presen*a dela é imp*rtante para mi* e para ele. Nã* *onheço a doença". </line>
<line> *o participante 2, * dé*icit *a comunicação verbal e não ver*a* é uma das maiores </line>
<line> dificuldades, uma vez *ue nem *empre ocorre a *o**reensão de sua* ne*essid**e* e desejos. </line>
<line> *ão há a ut*lização de *ualque* *ist*m* de comunicaç*o am*li*da ou alternativa p**a criança, </line>
<line> o que afe*a suas relações s*ciais, tanto h*rizont*is *omo vertica*s. Alé* disso, segundo re*at* </line>
</par>
<par>
<line> da professora, os </line>
<line> pais não ace*tam o fa*o de o filho ser diagnosticado </line>
<line> como autista, </line>
</par>
<par>
<line> ex*re*sa*do a esperança </line>
<line> da cura, o que dificulta a incl*são, já que a*aba </line>
<line> não **ndo </line>
</par>
<par>
<line> estimulado como dever*a. </line>
</par>
<par>
<line> E* relação aos pa*t*cipa*te* 3 e 4, as dif*culdad*s comportame*t*is que as i**edem </line>
</par>
<par>
<line> *e se relaci*nar com os p*r*s </line>
<line> estã* rel*cionadas à agres*ividade e e*tereotipia*. Par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> professora do participante 3, quanto ao *eu a*uno, o que facilita é a não aversão ao toque e ao </line>
</par>
<par>
<line> *braço. Às v*z*s, </line>
<line> ele ace*t* que o abr*cem e isso faz *om que as cr**nças con*i*am se </line>
</par>
<par>
<line> *proximar, mes*o que ainda mi*imament*. Sobre isso, relata: </line>
</par>
<par>
<line> Ele não fa*a e isso dificulta, *orq*e s* ele falasse seria </line>
<line> ma*s próxi*o d*s o*tr*s </line>
</par>
<par>
<line> crianças. Ele precisa muito *e *m a*ompanha*te só para ele, tem uma mo*a qu* fic* </line>
<line> n* sala, mas prec*sa *star ate*ta a out**s crianç*s *ambém. Ele ag*ra começou a </line>
<line> bater nos **ninos, antes *u falava e ele o*edeci*, mas *gora ele fica chateado e </line>
<line> ba*e. </line>
</par>
<par>
<line> *as obs*rva*ões e entrevis*a, pe*cebeu-se a fal*a de co**eci*e*** por p*rte </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *rofe*sora, que ignora as *aract*rísticas do TEA, que interfere o </line>
<line> diretamente *a sua *rá*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 19, *.8, art. 16, *. 336-*50, *go. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Alunos com Transtorno do Espectro *utista na Educação Infantil </line>
<line> 34* </line>
</par>
<par>
<line> Na en**evista, quando era questionada *obre as relações interpessoais, relatava sobre que*tões </line>
<line> de aprend*zagem. *o tr*cho a **gu*r, a p**fessora *nforma as*ectos que não eram o objetivo </line>
<line> investigado, demonstrando c*mo a questão d** rela*ões interpess*ais não é pensada por ela, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez qu* não po**ui formaçã* para *sso. Na </line>
<line> **trev*sta, era preciso rel*mbrar que o fo*o </line>
</par>
<par>
<line> da investigação. Segue a fala ** *rofessora: </line>
</par>
<par>
<line> A **rendizagem dele é muito le*t*. Eu con*ersei co* um* professora da </line>
</par>
<par>
<line> universi*ade e ela disse que esses meninos t*m esses pr*blem**, mas </line>
<line> eles podem </line>
</par>
<par>
<line> c*locar o nome deles, a questão é </line>
<line> que *le não fala, *as ela disse pra mim: </line>
</par>
<par>
<line> "*rofessora, todo *ia **cê vai pegar na *ãozinha dele e vai ped*r para *le fa*er". </line>
<line> Mas *ão sou eu que fico com ele, *u *á falei para a menina n*o fazer as tarefas dele, </line>
<line> porque *ra *la que estav* fazend* e quem tem que fazer a* ta**fas dele e *le *esmo, </line>
<line> bonit* ou fei*, mas tem que ser ele mesmo. Se * m*nd*r ler o *lf*beto, ele sab* </line>
<line> todo. </line>
<line> No relato, not*-*e du*s *uestões im*ort*ntes. A prime*ra é a associação entr* o TE* e </line>
</par>
<par>
<line> a ideia de um* apren*i*agem lenta. O </line>
<line> que carac*eri*a a aprendizagem do sujeito </line>
</par>
<par>
<line> di*gnos*ic*do não é n*cessariame*te a lentidão n* pr*ces*o, aspecto c*ra*t*ríst*co do déficit </line>
</par>
<par>
<line> intelectual qu* po*e ou *ão vi* a*sociad* ao </line>
<line> transtor*o, mas uma m*neira pe*u*iar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> apre**er (PETTERS, 199*). </line>
<line> Isso significa que *daptando o *ate**al à forma como processa </line>
</par>
<par>
<line> a* </line>
<line> informa**es é possí*e* qu* aprend*. A *egu*da questão que s* percebe é </line>
<line> um a </line>
<line> inclusão </line>
</par>
<par>
<line> marginal, por me*o da *ual não são geradas dem***as p*ra a c*iança, consider*n*o o *ato de </line>
</par>
<par>
<line> que as tarefas são realizadas pela acom*a*hante. Além disso, a professo*a </line>
<line> expressa </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esco*pro*isso com o aluno quando af*rma nã* ser e*a quem fi*a com e*e. </line>
</par>
<par>
<line> Em relaçã* à fa**lida*e quant* a* pa*t*cipan*e 4, a r*spec*iva professora aponta **e o </line>
</par>
<par>
<line> dia*n*stico </line>
<line> precoc* facilit*u para que to*nasse o amb*ente escolar mais propíci* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*sen*olvimen*o do pa*ti*ipante qu*nto ao que era di*iculdade para ele e, so*retu*o, para q*e </line>
<line> pudesse se inf*rmar sobre o transtorno. E*a relat**: "É de s*ma i*portância [refer*-*e ao </line>
</par>
<par>
<line> diagnóstico]. Quando a crian*a já ve* </line>
<line> c*m o diagnóstico, eu posso **ocurar meios *ara </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar e tem também a aceitação da fa*ília que aj**a no processo". </line>
<line> A *na**quação do trabal*o desenvolvid* p*la *co**an*ante *efo*ça c*rtos </line>
<line> co*port**entos des*d*pt*tivos do parti*ip*nte, *lém de não aux*liar no desenvolvimento *e </line>
</par>
<par>
<line> habilidad*s soci*is. A interve*ç*o da pro*issional só ocorr* q*ando </line>
<line> a criança está </line>
</par>
<par>
<line> a*r*palhan*o a </line>
<line> aula, qu*ndo está b*igan** com *lg*ém o* q**ndo ela </line>
<line> quer ir ao b*nheiro. </line>
</par>
<par>
<line> Relata a pr*fessora do pa*ticipa*te 4: "A falta ** instrução do AT é um dificu*tado*, pois </line>
</par>
<par>
<line> *oderi* ajud*-lo estimulando sua *o*unicação, sua **rma de reso*ve* problemas, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *ere**na PI, v. *9, n. 8, art. 16, p. 336-350, ago. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. G. *e*l, D. F. Martins, A. M. A. *ilv* </line>
<line> *44 </line>
</par>
<par>
<line> *articipar mais das atividades, e*tre outros". Isso t*mbém foi observ**o em re*ação ao </line>
<line> part*ci*ante 5. </line>
<line> Segundo * prof*ssora d* participante 6, u* po*to que facilit* a con**ção *as relaç*es </line>
<line> sociai* do al**o co* TEA na escola é a *resença do dia**óstico, poi* permite a solicitação da </line>
</par>
<par>
<line> pres*nça de *ma </line>
<line> *comp*nhante </line>
<line> e de *ma i*tervenção a*equada, que c*nsidera </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> caract*rística* do alu*o. N* *aso específico d* pa**icip*nte em questão, * *rofessora at*ibui a </line>
<line> superproteção *a famí*ia como u* fator que af*ta negati*amente o c*mportament* da </line>
<line> cr*an*a. </line>
<line> Aqu* a profe*sor* *amb*m *e q*eixa da in*deq*ação do traba*ho da acompanhante, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez que em muitas o*asiõ*s ela não possui o </line>
<line> conheciment* de c*** agir </line>
<line> ou de com* </line>
</par>
<par>
<line> realizar adaptações para amenizar certas situações de des*onforto par* a cri*nça. C*r*os </line>
<line> *omentos que o p*rticipant* poder** ser re*orçad* ou es*imulado passam desperceb*do, ta*to </line>
<line> pela a**mpanhante como pela p*ópri* professor*, qu* às vezes não sabe lida* com a criança. </line>
<line> *s co*port*mentos estereoti*a*os de bater palmas ou g*itar *cabam afast*ndo as crianç** ou </line>
</par>
<par>
<line> irritando-as, tirando o f**o da *tividade q*e </line>
<line> es*á sendo r*alizada. O p*rticipante 6 e*i*a </line>
</par>
<par>
<line> conta*o f*sico, demonstr*ndo *es*o*fo*to em certo* momentos *ua*do é *braça*o. </line>
<line> 3.* P*ática educativa e interação social </line>
<line> A *ro**sso*a *o participante 1 *elata que *em uma f*rmação na prefeitura, no entanto, </line>
<line> essa formaç*o não trabalha de fo*ma alguma as quest*es relacio*a*as à *p*racionalizaçã* *a </line>
<line> in*lu*ão. Q*ando questio*ada *a entre**sta sob** q*ais os métodos utilizados, contatou-se na </line>
<line> sua respost* *ue ainda há *ma gr*nde fra*ilidade na for*ação. Os mé*od*s po* *la utili*ados </line>
<line> são **seados no conhecimento do se*so comum. Segue a fa*a: </line>
<line> Nunca tive nada que *ess* s*porte. A g*nte tem umas disciplinas, mas m**t* teori*, </line>
<line> prát**a que é bom *ada, a *erdade é essa. So*** jo*adas no *ei* de um f*racão e </line>
<line> temos q*e res**ver. E é as*im o tempo todo. *uan** sou*e *ue d*ria aula para uma </line>
<line> criança autista *u já *ui *us*ar form**ã*, *o*s para mim era mui*o novo. Já tinha </line>
<line> tr*b***a*o *om cria*ças esp*ciais na outra esco*a, mas não era c*mo *le, eu tive que </line>
<line> tentar entender pa*a trabalhar direiti*ho. Nós temos uma *o*ma*ão na prefeit*ra, </line>
<line> mas essa formaç*o não trabal*a de fo*ma alguma * *uestão de incl*s*o, da s*la d* </line>
<line> aula, é uma c**s* muito ampla * eu tenho qu* me v*r*r p*ra adapta* *ara min*a sala </line>
<line> de *ul*. </line>
<line> A fala demons*ra a frag*lid*de n* formaçã* da professora para o trab*lho pedagó*ico </line>
</par>
<par>
<line> no contex*o d* atual p*lítica de Educ*ção Es*ecial (*RA*IL, *008). Ap*sar diss*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> partici*ante 1 nunca * excluído de nenhuma ati*id*de. A prof*ssora *u a aco*pan*ante estã* </line>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 19, *.8, art. *6, *. 336-*5*, *go. *022 w*w*.*san*t.com.br/re**st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Alunos com Transtor*o *o Espect** Autis*a na Ed**ação Infantil </line>
<line> 345 </line>
</par>
<par>
<line> se*pre atenta* e tentam aj*dá-lo a se relaci*nar * *articipar das atividades, o que é fac*li**de </line>
</par>
<par>
<line> pelo leve com*romet*mento no </line>
<line> *omportamen*o </line>
<line> do aluno. A professora re**t*u que se </line>
</par>
<par>
<line> pr*ocupa em prep*rar o aluno já n* dia an*erior quando algo na *ala de a*l* vai *air da rotina. </line>
<line> Isso acaba *vit*ndo c*mportam*ntos *e bi*ra ou *gressivos por pa*te do aluno e fa*ilit*ndo a </line>
<line> integra*ã* com *s demais cole*as. </line>
<line> * professora do p*rtici**n** 2 também relatou co*o se sentia despre*arad*, uma v*z </line>
</par>
<par>
<line> que na universidade, n* form*ção inicial, </line>
<line> não foi pre*arada para lidar *o* essa deman*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*nta: </line>
</par>
<par>
<line> Nã* tem *m método *specífic*, é a inclusão mesmo. * incluir ele no momento. </line>
<line> Q*ando *le chegou, eu esta*a sem auxiliar, e perc*bi como sou d*s*repara*a. Não </line>
<line> *abia nem *omo re*ebê-lo por cau*a da sua *gitação * por não saber lida*. Porq*e na </line>
<line> un*versidade não so*os preparados **ra atender essa de*anda. A formação não é </line>
<line> su*icie*te. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *rática educativa da professora do participante 3 está pautada na* relaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> cotidi*n*s com as crianças com TEA, *en*o despr*vidas d* funda*e*tação t**rica </line>
</par>
<par>
<line> empiric*mente val*d*da e de si*tematicidade, *proximando-se de </line>
<line> um ens**o-a*re*dizagem </line>
</par>
<par>
<line> por en**io e erro. Relat*u não te* for*ação es*ecífica, o que a leva a desc*nhe*er as </line>
</par>
<par>
<line> *a*acte*í*ti*as do transtorn* e a não saber como </line>
<line> lidar </line>
<line> co* * al*no em </line>
<line> sala *e aula. *ara </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> professora, se * aluno *ica qui*to, e*tá ót*mo, não há uma *ob*ança para *ue *eja esti*ulado a </line>
</par>
<par>
<line> i*terag*r co* os </line>
<line> demais. A </line>
<line> c*ian*a não *a*e brincar com os colegas e isso n*o é ensinado, </line>
</par>
<par>
<line> dificult*ndo *s </line>
<line> relações int*rpessoais, já que esse seri* um *mbiente e momento pro*ício. </line>
</par>
<par>
<line> Segue a fala da *rofessora que evi*e*cia o relato a*im*: </line>
<line> Ele não é meni*o d* bagunçar, de b*t*r, d* jei*o **e d*ixar el* sent*do ele fica, ele </line>
</par>
<par>
<line> só sai se chamar *le, *e mandar s*nt*r, ele senta. No iníci* **s **las q*a*do </line>
<line> ele </line>
</par>
<par>
<line> c*me*ou a es*udar *ra uma pessoa **it* bo* *ic*va sentado no *ugar *el*. </line>
</par>
<par>
<line> Quant* à prática educativa *a profess*ra do particip*nte 4, ressalta tam*ém não te* </line>
</par>
<par>
<line> obt*do n* formação inicial o embasamento teóri*o </line>
<line> para lidar com a situação. Ela re*ata: "O </line>
</par>
<par>
<line> *u* eu fiz foi co*rer atr*s faze*do cu*sos, eu proc**o ler, procuro entende* os comportame*tos </line>
</par>
<par>
<line> dele *ara </line>
<line> que eu possa aju*á-lo". Percebe-se um processo de </line>
<line> *utoform*ç*o *or </line>
<line> parte da </line>
</par>
<par>
<line> *rof*ssor*. Nas observa*ões, foi po*s*vel perceber que t*nta, na medida *o poss*vel, reforçar </line>
</par>
<par>
<line> as *ntera*õe* d* cr*anç* *o* *s </line>
<line> demais, todavi*, faz isso de form* assist*mática, s*m </line>
</par>
<par>
<line> **anejamento e sem conside*ar as particularidades *o alun*, o q*e expressa a dificuldade de </line>
<line> todos os professores, a formaç*o *eficitár*a. </line>
<line> Re*. FSA, *eresi*a *I, v. *9, n. 8, art. *6, p. 336-350, ago. 2022 www4.f*ane*.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. G. *eal, D. *. Mar*ins, *. M. A. Silva </line>
<line> 346 </line>
</par>
<par>
<line> Em *elação à professor* d* participante 5, percebeu-se *ue não há uti*ização </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> n**hum ma*eria* específico para a c*ianç*, *em brinq***os. A ativida*e é a *esma para </line>
</par>
<par>
<line> to*os, assim como os bri*quedos presentes </line>
<line> na sala. *o momento de aula, ra*a*ente há </line>
</par>
<par>
<line> atenção da profes*ora com o partic*pant* na t*ntativ* de ensiná-lo a in*eragir na aula. Não se </line>
<line> perce** n*n*u* tipo de prát*ca qu* ** preo*upe em in*erir a c*iança *o con*exto *u *esm* </line>
<line> faz*-la interagir com os demais. Por não p**suir uma formação especí**ca sobre o autismo, a </line>
<line> professora relata: </line>
<line> Tento na medida do po*s*vel *ealizar adaptações nas ativi*ades com o al*no </line>
<line> au*ista, p*ré*, *ercebi *om o temp* que *ão h*uve uma mel*or* de </line>
<line> interesse d* *riança e, por ter * restante da turma para dar atenç*o, </line>
<line> desenvo*ver atividades com o pa*tici*a*** se tornou uma taref* complic*da. </line>
<line> Infor*ações sob*e a *rática e*ucat*va e interação s*cial do participante 6. A *ormaç*o </line>
<line> acadê*ic* de*onstr* carê*cia so*re o assunto, o que *esulta em u*a *rática educativa </line>
</par>
<par>
<line> s**elhante às relatadas anteriormente, ** </line>
<line> qua*s expressa* ce**o abandono pe*agógic*. </line>
</par>
<par>
<line> *essalta a professora: </line>
</par>
<par>
<line> No s d * d * * </line>
<line> escolare* a criança *utista não *a*ticipa do processo de avaliação, não </line>
</par>
<par>
<line> es*á incluído no processo so*atór*o total, p*** ele b*ixaria o rendimento da turma, </line>
<line> *u seja, *le está inserido no contexto, mas por*ue tem que incluir, mas *ão é </line>
<line> aval**da. </line>
<line> A professora do pa*ticipante * re*ata que não se realiza nenhuma adaptaç*o ** rotina </line>
<line> e*colar e *u* *esm* com a prese*ça da *companhante, ele não realiza *s ativid*de*, *ic*ndo </line>
</par>
<par>
<line> ir*itado sempre que ocorre uma t*ntativa de **al*zação da* tarefas. Exist* um apo*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> psicoped*g*ga, mas ele *ã* f*ca sentado *a cadeira e nem demonst** int*resse quanto ao que </line>
<line> se re*li*a. Sobre a ac**p*nha**e, * prof*sso*a apon*a: "* acompanhante possui m*is contato </line>
<line> *om e*e *o que eu me*ma, po*s no final se*á cobrado * rendimento *a t*rma, tenho que dar </line>
<line> mais atenç*o aos out**s alunos". </line>
<line> Perce*e-*e que a prática das prof*ssoras é **mitada quanto à *romoção do </line>
<line> desenvolvimento da com*etência s*cial n** criança* com Tra*stor*o ** Espectro Autist* </line>
<line> incl*ída* na e*cola. O desco*h*c*mento a respeito do *ranst**n* e de estratégias pedagógicas </line>
<line> que podem ser utiliza*as no conte*to e*colar é um fator *g*ava**e, u*a *ez que *ulmina na </line>
<line> exclusão. Santos * Santos (2012), ao investigarem as *epres*ntações s*c**i* de *r*f*ssores </line>
</par>
<par>
<line> sobre o autismo i**ant*l, reve*aram </line>
<line> iss*. Os resulta*os do </line>
<line> es*udo ap*ntam </line>
<line> que os dis*ursos </line>
</par>
<par>
<line> dos docentes revel*m concep*ões di*ersas que express*m incertezas * fluid*z, *efini*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ***. FSA, Teresina, v. *9, n.8, art. 16, p. 3*6-350, ago. 20*2 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Al*nos com T*anstorno do Espec*ro Autista na Educação I*fan*il </line>
<line> 347 </line>
</par>
<par>
<line> autism* com b*se em pola*id*de*. Al*m disso, diante das incertez*s, os pro*essores, na </line>
</par>
<par>
<line> *mplemen*ação de suas *ntervençõe*, recorrem ao saber prát*co, </line>
<line> em detriment* do </line>
<line> sa*er </line>
</par>
<par>
<line> científ*co. </line>
</par>
<par>
<line> A fragilid*de na f*rmaç*o de profes**res, in*lusive, daq*eles que *tu** no cont*xto </line>
</par>
<par>
<line> da Ed*cação Esp*cial </line>
<line> (ver BUENO; M**IN, 2011; GARCIA, 2011), a**ociada </line>
<line> ao caráter </line>
</par>
<par>
<line> descritivo da* emen*as de di*ciplina* especí*ic** nos cu*sos de formaç*o *ni*ia* (*er GATTI, </line>
</par>
<par>
<line> 2010), verific*do* nas fala* dos </line>
<line> prof*ssores in*ormantes </line>
<line> *a pesquisa, podem </line>
<line> justificar, em </line>
</par>
<par>
<line> parte, as in*ertezas **anto </line>
<line> ao espectro d* au*ismo e as </line>
<line> di*iculdad*s no des*nvol*imento de </line>
</par>
<par>
<line> práti*as e**cati*as. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém *isso, * *esponsabilização do* *companhantes pela inc*usão do al*no co* *EA </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém é ou**o fa*or que preocupa. Em geral, es**s profissionais *e </line>
<line> ap*io </line>
<line> n*o po*suem </line>
</par>
<par>
<line> formação adequada para lidar c*m os alunos. **mes e Mendes (*010) ar**me*ta* **e para </line>
</par>
<par>
<line> que o* aco*panhantes estejam *a*acitados a interfer** nas *elaç**s da </line>
<line> cr*ança </line>
<line> no *m*ito </line>
</par>
<par>
<line> escolar, é necessária um* *apa*itação e supervisão constante, cas* *on*rá*io sua *unçã* t*rn*- </line>
<line> *e apenas d* um *uid*dor, te*do *omo papel *u*rir os *uida*os das necessi**des fisio*ógicas </line>
<line> da c*iança, perd*ndo as funçõe* educac*onais e deixan*o a*sim *e participar do proces*o </line>
<line> escolar. Is** também foi evi***ciado na pesquisa r*alizada. </line>
<line> *emos, Salomão e **mos (2014) a*i*m*m *er nece*s*rio que * c*iança *om </line>
</par>
<par>
<line> Tr*nstorno do Espect*o Au**sta se*a ativa nas re*ações interpessoais no conte*to da </line>
<line> escola </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> que, antes d* tu*o, o professor deve es*ar atent*, *bser**ndo as dificu*dades apr*sen*adas e, </line>
</par>
<par>
<line> a*sim, conhecen*o me*hor s** a*uno </line>
<line> para </line>
<line> *ue p*ssa p*nsar em estrat*gias que favorecem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interaç*o so*ial. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ONSIDE*AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Re*omando o p*oblem* de pesquis*, nota-se que * *ai*r*a dos *ducandos </line>
<line> *o* </line>
</par>
<par>
<line> Tra*stor*o do Espe*t*o Auti*ta q*e participaram do estu*o se rela*iona, ainda que de fo*ma </line>
</par>
<par>
<line> limita*a, *om seus pares no c**tex*o in*estigado, </line>
<line> e*gaj*ndo-se *m atividades soc*ais </line>
</par>
<par>
<line> diversas, desde as recreati*as até as de </line>
<line> nature*a pedagógica. Todavia, destaca-se que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existência *u não *as rela*ões está cond*ci*nada mais às caract*rísti*as pessoais da criança ** </line>
<line> que à *rática educati*a desenvolvid* p*las pro*essoras. Isso sign*fic* que as crianças qu* </line>
<line> aprese*tavam um menor déficit na comunica*ão e nas relaç*** sociais c*nse*uiam manter * </line>
<line> contato com seus par*s, **m um sup*rte as**stemáti*o e não pla*ejad* *or p*rte das </line>
</par>
<par>
<line> pr*fe**oras. O agravante é que *ela n*o existência de um pro*rama esp*cífico </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, *rt. *6, p. 336-350, ago. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. G. Leal, D. F. Martins, A. *. A. Silva </line>
<line> 348 </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimento de habili*ades socia*s e de promoção d* inc*us*o social do a*uno com TEA, </line>
<line> aqueles que apresentavam um compro*etimento mais significativo eram **ejudicados. </line>
</par>
<par>
<line> Pe**ebe*-*e a *ragili*ade na formação d*s p*ofes**ra* para lidar *om as </line>
<line> dem**das </line>
</par>
<par>
<line> e*pec*f*c*s do *lu*o com o *sp*c*ro do a*tismo, o que, mesmo nos casos nos qua*s o nível de </line>
<line> c*mprome*imento não e*a signifi*ativo, resultava em uma inclu*ão *arginal. A form*ção </line>
<line> *nic*a* da* *rofesso*as *ostrou-se *nsufic*ente qua*to às informa*ões sobr* as carac*e*ísticas </line>
<line> clín*cas do transtor*o, bem c**o sobre as e*tratég*as de ensino-aprendizagem *u* p*deriam </line>
</par>
<par>
<line> *er utiliz*das </line>
<line> para a </line>
<line> promoção ** de*envol*im*n*o integral do alu*o, o*jetiv* *a Edu*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> Infan*il, previsto </line>
<line> *a Le* *e Diretrizes Base* da Educação (B*ASIL, *996). **ém e </line>
<line> di s s o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*existên*i* ou *neficiê*ci* d* políti*as públi*as de fo*maç*o conti*uada </line>
<line> direcionadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> temática é </line>
<line> um *spe*to </line>
<line> que tem s* conf*gu*a*o como </line>
<line> u* </line>
<line> o*st*culo *ara a s*peração das </line>
</par>
<par>
<line> lacunas da formação inicial e, consequentement*, p*ra a op*raciona*ização da in*lusão es*olar </line>
<line> do aluno com TEA. As profes**ras que *presen*aram uma at***d* mais po*itiva em rel*ção à </line>
</par>
<par>
<line> i*clusão são exa*amente </line>
<line> as *ue </line>
<line> estão implicadas e*ocionalm*n*e </line>
<line> com a política, o que as </line>
</par>
<par>
<line> co*duz a um pro*esso *e autoformação. </line>
<line> Outro asp*cto q*e es*á r*lacionado ao comprometimento das relaçõ*s interp**so*is do </line>
<line> aluno com TE* é o des*ocamento d* respo*s*bilidade pela incl*são p*ra o acom*anha*te d* </line>
<line> apoio. Por mais **e al*um*s pr*fesso*as te*ha* apo*tado * presença desse profi**ional como </line>
</par>
<par>
<line> um facilit*dor, no*a-se </line>
<line> q*e a reponsa**lidade p*lo p*o**sso i*clusivo t*m *i**do a </line>
<line> ca*go </line>
</par>
<par>
<line> de**e. A </line>
<line> c*nse*uência é que não o*orre incl*são, con*i*erando *ue a *rática </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> a*ompanhante, **smo daque*e* qu* pos*uem a formação em psicologia, *s*á m*is *incul*da </line>
</par>
<par>
<line> à dime*são </line>
<line> *o cuidado. O manej* comport*mental d* algumas situ*ções *e </line>
<line> c*ise por </line>
<line> parte </line>
</par>
<par>
<line> dos *lunos </line>
<line> tem ocorrid* *em q*e se considere </line>
<line> os aspectos </line>
<line> c*nt**tuai* </line>
<line> causadores </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno. N* mai**ia das vezes, o educ*ndo é retirado do *spaço até que s* acalme e es*eja </line>
</par>
<par>
<line> em *ondiç**s </line>
<line> de retor*ar </line>
<line> para sala. Ent*nde-*e que sem a *ole**viz**ão de a </line>
<line> práticas, o q*e </line>
</par>
<par>
<line> envol*e ge*tor, coor*enado* </line>
<line> p*dagógi**, </line>
<line> **ofessores, </line>
<line> alu*os, famil*ares, *n*re outr** atore* </line>
</par>
<par>
<line> da escol*, não é possível pensar em uma efetiva inclu*ão. </line>
<line> A Edu*açã* In**n*il pode ser um conte*t* propício para o desenvolvimento da </line>
<line> competência social no aluno com au*ismo, *o*s*derand* * c*ráter pr*co*e d*s *e*ações que s* </line>
<line> estabelecem nesse momento. Entretanto, a escola c*mo um to*o *recisa estar engajada c*m a </line>
<line> filosofia *a ed**a*ão inclusi*a e o* profissiona**, sobr*t*do, o professor da **l* c*mum e * </line>
<line> acompanhante de a*oio, co*siderando as *art*cularid*des que *nvolvem o T*A, preci*am ter </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimentos </line>
<line> específicos </line>
<line> sobr* </line>
<line> estr*tégias </line>
<line> de </line>
<line> man*j* </line>
<line> *ompor*amental </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*envolviment* de habilidades sociais. </line>
</par>
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<line> D. F. Ma*tins </line>
<line> A. M. A. Silva </line>
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<line> 1) conce*ção e pl*nejam*nt*. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e interpret*ç*o dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *labor*ção do rascunh* ou na rev**ão c*ítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na a*rovação d* *ersã* final d* *anu*cri*o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. *9, n.8, art. 1*, *. 336-35*, ago. 20** </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
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