<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 10, p. 195-21*, o*t. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*0
</line>
</par><par>
<line>
Governança Corporativa e Gove*n*nça de TI n*s U*ivers**ades Federais **asileiras
</line>
<line>
C*rporate Gov*rnan*e *nd IT Gove*nance in Braz**ian F*deral Uni*ers*ties
</line>
</par><par>
<line>
P*i*cila da *ilva Cunha
</line>
<line>
Mestrado *m P*líticas Públic** *ela Unive*sidade Federal *e Pernamb*co
</line>
<line>
Graduada *m Direito pela Un*ve*sidade Católic* de Pernam*uc*
</line>
<line>
mail:pri**iladas*lv*cunha@gmail.*o*
</line>
<line>
*aurício *ssuero Lima de Fr*i*as
</line>
<line>
Doutor *m Economia p*la Universidade F*der*l de Pernambu*o
</line>
<line>
Pr*fe*sor d* Departam*nt* d* Ciências *ont*beis e Atuaria*s da Universidade Federal de Pe*nambuco
</line>
<line>
E-mail: m*u*i*i*.lf*eita*@ufp*.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Prisc*l* da Si*va Cunha
</line>
<line>
Ed*tor-Chef*: *r. *onny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
U*ivers*d*de Federa* *e *ern*mbuco, Ce*tro de Ciên**as
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Soc*ais Aplic*das, D*partamen*o de Ciên*ias Co*tábeis.
</line>
</par><par>
<line>
Av **s Economi*tas, Cid Univer*itá*i*, 50970410 -
</line>
<line>
Artigo rec*b*do em 30/*5/2022. Ú**ima
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Recife, PE - Brasil.
</line>
<line>
r*cebid* *m 23/06/2022. Aprovado em 24/*6/2022.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Maurício Assuero L*ma de F*e*tas
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade Fe*era* d* Per*ambuco, Centr* de Ciências
</line>
<line>
Avaliado *elo siste*a Tr*p*e Revi*w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Socia*s Aplicada*, De**rtamen*o de Ci*ncias *o*tábe*s.
</line>
<line>
pelo Editor-Chef*; e b) D*uble Blind Revi*w
</line>
</par><par>
<line>
Av dos Economis*a*, *id *niversit*ria, 5097041* -
</line>
<line>
(ava*iação cega p*r dois aval*adores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Recife, PE - Bras*l.
</line>
<line>
R*vi*ão: Gramatical, Normativa e de *ormat*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Cunha, M. A. L. Freitas
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O estudo *a go*ernança c*rporativa e da governança de T* no contex** das Universidades
</line>
</par><par>
<line>
Federais B*a**le*ras ense** a
</line>
<line>
pr*mo*ã*
</line>
<line>
*e um ambie*te org*nizacio*al e acadêmi*o *ais
</line>
</par><par>
<line>
efe*ivo na medida em que
</line>
<line>
colab*r* c*m a decisão d*s seus gestores *u**t* à **licação,
</line>
</par><par>
<line>
avan*o e aperfeiçoamen*o d*s mec*nismos d* governan*a. O teor *e governança presente nos
</line>
</par><par>
<line>
mais variad** setores dessas *nstituições é analisado *t*avés do L*vantamen*o
</line>
<line>
*n*egrado de
</line>
</par><par>
<line>
Governança Organiz*cional P*b*ica do Tribunal de Co*tas da U*i*o (TCU), por meio da
</line>
</par><par>
<line>
obtenção *e ce*tos índice* qu* proporcio*am determi*ar o
</line>
<line>
qua*t* es**s in*t*t**ções
</line>
<line>
fa*em
</line>
</par><par>
<line>
u*o **s pr*tic*s *a gov*rnan*a. Este estu*o,
</line>
<line>
**rtanto, *bjeti*ou aden**a* nessa área *o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento, com a fina*idade de responder se há uma correl*ção
</line>
<line>
entre governança
</line>
</par><par>
<line>
corpo*ativa e governança de TI no contex*o das U*iversidades Federai* Brasilei*as. A
</line>
</par><par>
<line>
*ature*a *a pes*uisa é
</line>
<line>
do t i po
</line>
<line>
aplicada *,
</line>
<line>
*uan*o aos objet*vos, classifi*a-se como
</line>
</par><par>
<line>
exploratório-descritiva. A po**lação da pesquisa *ão as 63 Universidad*s Fede*ais Brasileiras
</line>
<line>
p*rticipantes do levantamento *o TCU de *021. *uanto à abordagem, cons*dera-se * presente
</line>
</par><par>
<line>
p*squisa com* quan*itat*va, poi* a análise dos dados foi *ealizada
</line>
<line>
por meio d* mé*odos
</line>
</par><par>
<line>
estatís*icos como
</line>
<line>
a
</line>
<line>
estatíst*ca
</line>
<line>
descriti*a e a análise da *orrelação de P*arson. Como
</line>
</par><par>
<line>
resulta**s, trouxe evid*ncias que
</line>
<line>
os
</line>
<line>
i*dicadores de governa*ç*
</line>
<line>
corpo*a*iva, gestão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
governan*a de TI est*o estreitamente r*lac*o**dos, assim como i*dicam *ue univer*idades
</line>
<line>
*ue obtenham um maior de*em*e*ho e* qualquer *os três índices t*m a *endê*cia de
</line>
</par><par>
<line>
també*
</line>
<line>
ob*erem *elhores *es*ltados
</line>
<line>
nos outr**
</line>
<line>
dois índ**es, confirmand*, a*sim, o que se
</line>
</par><par>
<line>
*xtr*i d** altas correlaçõ*s *e seus indicadores.
</line>
<line>
Palav*as Chaves - Go*ernança Corp*rativa. G*vernança d* TI. *niv*rsida*es Federais.
</line>
<line>
A*STRAC*
</line>
<line>
The study of corpor*te go*er*anc* and IT gover*ance in *he co*t*xt of Brazil*a* Fe*e*al
</line>
</par><par>
<line>
Un*versitie*
</line>
<line>
leads to t*e promo*ion of a mo*e effective organizat*onal and ac*demic
</line>
</par><par>
<line>
en*ironment insofar as it **llaborates
</line>
<line>
*ith the d*cision of their managers
</line>
<line>
regarding *he
</line>
</par><par>
<line>
applica*ion, ad**nc*ment and impro*ement o*
</line>
<line>
**verna*ce mecha*isms. The governan*e
</line>
</par><par>
<line>
con*e*t prese*t *n t*e mo*t var*e* sectors
</line>
<line>
of these institutions i*
</line>
<line>
analyzed thro**h the
</line>
</par><par>
<line>
Integrated *urvey of Pub*ic O*ganiz**i*nal Govern*nce of
</line>
<line>
the *ederal Court
</line>
<line>
of *ud*tors
</line>
</par><par>
<line>
(TCU), by obtaining
</line>
<line>
cert*in i*dices t*at provide t* determine **w much t*ese inst*tutio*s
</line>
</par><par>
<line>
make
</line>
<line>
us e of t he
</line>
<line>
practices of go*ernan**. This study, t*erefo*e, ***e* t*
</line>
<line>
ente* t*is are* of
</line>
</par><par>
<line>
knowledg*, in o*de* *o answer wh*ther there is a correlation bet*ee* co*porate governance
</line>
<line>
and IT gov*rnance in th* context of Brazilian *e*er*l Un*versities. *he *atu*e ** the research
</line>
<line>
i* a*plied and, in terms of *bjectives, it is clas*if*e* as expl*rat*ry-descri**iv*. T*e research
</line>
<line>
*o*ulation is the 63 B*azi**** *ederal *niversities particip*ting in the 2021 TCU survey. As
</line>
<line>
for the ap**oach, this r**e*rch is c*nsidere* to *e qu*n**tativ*, a* the dat* *nalysis wa*
</line>
</par><par>
<line>
performed using stat*stical met**ds *u*h as *escriptive stati*tics
</line>
<line>
and a*alys*s of Pearson'*
</line>
</par><par>
<line>
*orrelation. *s a
</line>
<line>
result, it *rought evi*enc* th*t *he *ndicators of co**o*ate governanc*,
</line>
</par><par>
<line>
m**agemen* and I* gov*rnance *re cl**e*y related, a* *ell as **dicating that unive*sities *ha*
</line>
<line>
obtain a h*gher performan*e in any of t*e three indi*e* te*d to *lso obta*n bet*er results in **e
</line>
</par><par>
<line>
**her two *ndices, confirmin*, thus, w*at i* extracted *rom
</line>
<line>
t h*
</line>
<line>
h*gh **rrel*tions of its
</line>
</par><par>
<line>
indicato*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ke* Words - Corpora*e *ove*nanc*. *T Governan*e. Fede**l Uni**rsities.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, T*resina, v. 19, n.10, art. 10, *. 195-211, out. 2022
</line>
<line>
w**4.*sane*.co*.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Governan*a C*rp*rativ* e Go***nança de *I nas Unive*sid*des Federais Brasileiras
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O ac*sso à *nformação tem demandado uma *ociedade mais
</line>
<line>
ativa n* busca pela
</line>
</par><par>
<line>
eficiênci* dos serv*ços públicos. A imp*rt**cia de a*e*der a e*sa ques*ão torna*do * a*b*ente
</line>
</par><par>
<line>
*rganiza*ion*l *ais e*etivo capaz de ag*egar valor, por *eio d* *prim**a*ent* *a sua e
</line>
<line>
g*s*ão e de s*as responsabili*ad*s, ve* re*elan*o à* organizações a necessidade da a*oçã* *
</line>
</par><par>
<line>
d* fortaleciment* d* mecanism** de governança co*porativa. Di*nte desse cenár**,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gover*an*a *em ga*hando e*pa*o *as orga*izações que, por su* vez, pas**ram a co**ar, ca*a
</line>
</par><par>
<line>
vez mais,
</line>
<line>
c*m * Tecnolo*ia da Infor*ação (TI) pa*a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*onsecuçã*
</line>
<line>
dos seus *bjet*v*s,
</line>
</par><par>
<line>
*ornando-* indispens*vel n* cotidiano do ambiente organi*acional.
</line>
<line>
Ass*m, p*ese*te c*escentem*nte na* orga*izações, independente do contexto *e *estão
</line>
<line>
públic* ou privada, a TI ve* sendo **iliz*da com a finalid*de d* garan**r melhorias nos
</line>
</par><par>
<line>
se*viç*s prest**os, quer seja *ela diminu*ção de custos e *u*ento de
</line>
<line>
qual*dad*, c**o
</line>
</par><par>
<line>
também *a própria garanti* da seguran*a da i*fo*maç*o. Dessa forma, * con**xto *tual aponta
</line>
</par><par>
<line>
par* avanço* tecn*lógic*s **e correspondam a essa nova realidade e,
</line>
<line>
por c*nseguint*, as
</line>
</par><par>
<line>
organ*zaçõ*s precisa* s* ada*tar a essa* evoluç*es.
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
âmb**o da* Instituiçõ*s Púb*ic**, apont*-s* uma melho*ia *a forma de gerir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente organizacional ad**n*as com o au*e*to do *so de TI, com o intuit* de prestar um
</line>
<line>
*tend*m*nto **i* adaptado e efic**nt* aos seus u**á*io*. N*sse cont*xto *e *til*zaçã* da TI,
</line>
<line>
sur*e a Gov*rnança de TI, justamen*e com a finalid*de de ali*har a aplicaç*o de recur*os com
</line>
<line>
TI *os obje**vos da organiza*ão, o*erecendo o *poio fundamenta* que ela prec*sa par* *arantir
</line>
<line>
o pleno funcionamento desses recursos em seu b**efíc*o.
</line>
</par><par>
<line>
A g*ver*ança de TI, portanto, emerge
</line>
<line>
em *eio
</line>
<line>
a u* mundo cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
globalizado, com *ist*s a *com*anh*r as
</line>
<line>
cons*antes atualizaç**s sur***as na TI *em como
</line>
</par><par>
<line>
seus p**sí*eis reflexo* no ambiente *rganizacional *, assim,
</line>
<line>
conceder * estrutura *eces*ária
</line>
</par><par>
<line>
que a inst*tuição pr*cis* para reagir * essas cont*nuas modificaç*es despo*tad*s no mercado,
</line>
<line>
fazendo-*e prese*te **r m*io de um* eq*ipe de gestão *rep*rada para essa fina**dade.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, a Go*er*ança de TI está
</line>
<line>
diretame*te lig*da ao ava*ço *erado através
</line>
</par><par>
<line>
*os *nvestimentos realizados com TI,
</line>
<line>
*o mesm* mod* e* que t**
</line>
<line>
se des*a*ad* como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
rel**ante área de discussõ*s,
</line>
<line>
t*nto no meio de institu*ç*es corporativas como **m*é* no
</line>
</par><par>
<line>
meio ac**êmico.
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
que se refere *s I*stituiç*es de Ensin* Supe*ior (IES), especificamente às
</line>
</par><par>
<line>
universidades, já é
</line>
<line>
possíve* id*ntif*car ne*a* o cresci*en*o da valorização d* govern**ça
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
TI. A gestão d*
</line>
<line>
u*a univ*rsidade pres*upõe a apli*ação d* métodos *ue colaborem com o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *er*sina PI, v. 19, n. *0, *rt. 10, p. 19*-211, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. S. Cunha, *. A. L. *rei*as
</line>
<line>
*98
</line>
</par><par>
<line>
gerenci*mento de s*as at*vidades. É fundamenta* con*uzir, de forma estru*ur*da, tanto
</line>
<line>
q*es*ões acadêmicas, que repres*ntam a *tividade fim dessas instituições, *uanto questõe* d*
</line>
<line>
ge*tão da educação s*pe*ior como u* to*o.
</line>
<line>
No contexto d* Univ**s**ades Federais Brasileiras, *xiste à disposi*ão as orientações
</line>
</par><par>
<line>
sobre govern*nç* de TI ele*cadas
</line>
<line>
no Guia de Governança de Te*nologi* da I*formaç**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Co*unicaçã* (G*vTIC) do *is*ema *e Administ*ação do* R*cu*sos *e Tecnologia da
</line>
</par><par>
<line>
I*formação. Adema*s, essas universidades pre*i*am p*utar su*s aç*es se*uindo as
</line>
<line>
*ráticas
</line>
</par><par>
<line>
*p*esentadas pelo Tribunal de Cont*s d* U*ião (*CU), por meio do Le*antamento In*eg*a*o
</line>
</par><par>
<line>
d* Gov*rna**a O*ganizaci*nal *ública, a partir do q*al as instituições elab**am
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
aut*avaliação.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a au***valiaçã*,
</line>
<line>
co*stam questionamen*os que o*jetivam me*ir o *eor
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
g*vernan*a pre*ente nos mais vari*dos setores da insti*uição, d*ntre e*es, a governança de TI.
</line>
</par><par>
<line>
A *artir desses dados, obtêm-se c*rtos índi*es que proporcion*m
</line>
<line>
determinar * qua*to
</line>
<line>
e*sas
</line>
</par><par>
<line>
*nstituiçõ** fazem uso das p*áticas da governança. De*tre esses í**ice*, estão o í*dice
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Cap*ci*ade em G*stão de *I (iGestTI), o índice de
</line>
<line>
*overnança de TI (*GovTI) * í**ic* e
</line>
</par><par>
<line>
in*egra** de Governança e G*stã* *úblicas (iGG).
</line>
</par><par>
<line>
Discutir a temática da go*ernança corporati*a no context* de Univers*dades Federa*s
</line>
<line>
*rasileir*s con**dera-s* r*levan*e por diversos aspectos. *o *o****to so*ioeconômico, o tema
</line>
</par><par>
<line>
*grega r*le*ância devido à impo*tânc*a *ue essas instituições re*re*entam pa*a s**ied*de. a
</line>
<line>
Embora já existam es*udos *o*re a correlação entre *rátic*s de g*vernança e d*s*mp**ho da*
</line>
<line>
ins*ituições de ensino superior, esses est*dos n*o são conclud*ntes, m*ito menos sufi**en*es
</line>
</par><par>
<line>
para a
</line>
<line>
abord*gem
</line>
<line>
da temática, *brindo
</line>
<line>
espaço para o surgim*nto d* *ovas pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
empíricas.
</line>
</par><par>
<line>
Es*e *stu*o, port*nto,
</line>
<line>
objetiva adentrar n*ssa área d* conhecimento, anal**ando os
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipais índices do Levantamento de Go*ernança e Gestão Públicas
</line>
<line>
*o TCU, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
finalidade de *esponder à seguinte pe*gunta: *á uma correla*ã* e***e go*ern*nça corp*rativa
</line>
</par><par>
<line>
e governança de TI
</line>
<line>
nas Universidades Fede*ai* Brasileiras? Para tant*, ab*rda, na teoria,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
temática da go**rnança ****o*ativa * d* gov*rnança de TI, b** como, nos r*sultad*s, anali*a
</line>
<line>
o* índices iGG, iG*vTI e iGestTI e suas corr*laçõe*.
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
A gover*a*ça cor*orativa pode se* compreendida como um instrumento qu* prod*z
</line>
</par><par>
<line>
uma *elhor*a si*nificativa *as
</line>
<line>
organ*za*ões, por torná-las mai* competentes e capazes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, Teresina, v. 1*, n.10, *rt. 10, *. 19*-2*1, *ut. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G**ernan*a Co**orativa e Go*ernança d* TI nas Universi*ades Fe*erais *rasileiras
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
agregarem v*l**, por meio d* aprim*ramento *e sua *d*inistração, da maneira de ges*ão * **
</line>
</par><par>
<line>
como lidar
</line>
<line>
com respo*sabilidades,
</line>
<line>
alavan*a*do, assim, * seu des*mpenh* o**an*zaciona*
</line>
</par><par>
<line>
(FERREI*A et al., 2019; CU*HA; FR***AS; ARAÚ*O, 2020). Dessa forma, g*vernanç*
</line>
</par><par>
<line>
corporativa se *evela
</line>
<line>
*o** um mecanismo de g*stão q*e, *liado às boas pr*ticas, p*ssui
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*ão de reduzir os pr*blemas de agência e desarmo*ia de informações (AL-SARTAW*,
</line>
<line>
2018).
</line>
<line>
Para o Inst*tuto Br*sileir* de G*vernança Corp*rati*a (*BGC), a gov*rnança
</line>
</par><par>
<line>
corporativa
</line>
<line>
c*n*iste no *iste*a p*r meio
</line>
<line>
do
</line>
<line>
qual tan*o as empresas como q*alque* outra
</line>
</par><par>
<line>
or*an*zação, seja
</line>
<line>
ela pública *u privad*, são a*m*nistrad*s, acom*anh*das e estimuladas,
</line>
</par><par>
<line>
abra*g*nd* as mais
</line>
<line>
di*ersa* relaç*es
</line>
<line>
existentes
</line>
<line>
dentro e fo*a d* organizaçã*.
</line>
<line>
P*ra is*o, as
</line>
</par><par>
<line>
prá*ic*s da *overnança corpora*iva transformam p*incípios bási*os em orientaçõe* objetivas,
</line>
</par><par>
<line>
vis*n*o
</line>
<line>
conservar e
</line>
<line>
po*encializar * val*r econômic* da or**nização bem como favorec*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acesso a *ecurs** e col*borar para a um* melhor gestão *a organização (IBGC, 2020).
</line>
<line>
A governa*ça corporativa *esponta num cenário onde a figura do propriet**io e * *o
</line>
<line>
gestor pertencem a pe*so** dist*ntas (ALTOUNIAN; SOUSA; LAPA, 2017), fazendo-se
</line>
</par><par>
<line>
extremamente necessária * fi* d* est*belecer
</line>
<line>
um rel*c*onamento *lar*,
</line>
<line>
produtivo e íntegro
</line>
</par><par>
<line>
entre as part*s interessadas na empresa (AGU*LERA e* a*., 2*15). Nessa ló*ic*, a busca por
</line>
<line>
prática* de governan** corpora*i*a está inti*amen** ligada ao querer eli*i*ar os problemas
</line>
</par><par>
<line>
originár*os d* vínculo existente
</line>
<line>
entre a*ioni*tas e ge*tores (C*ANG et al. (2015). Desse
</line>
</par><par>
<line>
modo, organizações pautadas em mais práticas de go*ernança, diminuem o* confli*os *e
</line>
<line>
agên*i* * a d*sar*onia das informações e, consequen*emen*e, exibem um* ges*ão *a*s eficaz
</line>
<line>
e um melhor desempen*o or*a*iz*cion** (LA*SMI; KAMILA, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
De f**ma clar*, a govern*nç* corpo*ativa se apresenta com* a **rramenta
</line>
<line>
essenc*al
</line>
</par><par>
<line>
p*ra lograr ê*ito quanto ao modo de geri* e c*nt*olar uma instituição (R*GHOOBUR, 2*18).
</line>
<line>
A litera*ura internacional aponta estu*os ne*sa mes*a li*ha de pensame**o. Autore* com*
</line>
</par><par>
<line>
Laksmi Kamila (*018), Aguilera, Ju*ce e Terjesen (*018), Det*hamrong ** e
</line>
<line>
al. (2017),
</line>
</par><par>
<line>
H*rmasi (2017) e Shehata
</line>
<line>
(*016) e*ta*e*ecem *em*lhanças em suas pe*quisas **bre o *ema
</line>
</par><par>
<line>
qua**o apresentam po*sí*eis *es*ltad*s da *ove*nança cor*ora*iva em diverso* paí*es.
</line>
</par><par>
<line>
No contexto *ov*rnamental, a gov*rnança co*porativa con*i*te em sua essên*ia
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
métodos de li*eranç*, estratégia e co*trole estabelecido* *ara ava*iar, o**entar e ins*ecio*ar a
</line>
</par><par>
<line>
*rátic* da gestão, v*san*o à c*iação de políticas p*b*ica* bem **mo ao *fe*eci*ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ser*iço* de int**esse d* sociedade (C*NHA et *l., 202*). D**sa forma, a
</line>
<line>
govern***a
</line>
</par><par>
</page><line>
cor*orativa é **a ferramen*a cuja finalidade é *arant*r a *c*ountab*l**y pública, *uxiliand* na
</line>
<line>
redução *as indecisões sobre as ativi*ades d* administ**ção pú*li*a e oferecendo à soc*edad*
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, *. 19, *. 10, art. 10, p. 195-211, o*t. 2022 www4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. S. Cunh*, M. A. L. Frei*as
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
*ma certa s*gurança de que p*deres outorgad** aos administr*dore* p**lic*s *s**o de *cor**
</line>
<line>
*om as práticas de *estão estabelecidas pe** poder público, a*sim como conf*rme as lei* e
</line>
<line>
princ*pios que reg*m toda a administração pú*lica (BRASIL, 2**4a).
</line>
<line>
Destarte, no âmbito d* ordenamento jurídico br*sil**ro, fora* publicadas leis e
</line>
</par><par>
<line>
re*ulamentos que promover*m significante
</line>
<line>
*van*o na gov*rnança corpora*i** do país. A
</line>
</par><par>
<line>
pró*ria Constituição Fed*ral de
</line>
<line>
1988 instituiu o Estado Democrático de Dir*i*o,
</line>
</par><par>
<line>
estabelecend* disposições **s*nc*ais à **vernança corporativ* do *aís, além de organizar
</line>
<line>
polí*ica e *dministrat*vament* o *stado, separando competência* e r*sponsabilid*de*, b*m
</line>
</par><par>
<line>
como ins*aurando sist**as de f**i*s e contrapes*s estruturas de controle, *a*to i*terno *
</line>
<line>
*uanto externo (BRASIL, 2014a).
</line>
</par><par>
<line>
Ade*ais, *utros *nstr*mento* *e*ais despontaram para consolidar a
</line>
<line>
gov*r*ança
</line>
</par><par>
<line>
corp*rativ* n* país. Den*r* eles, pode-*e mencionar: * Código de *tica Prof*ssional
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Servidor P*bli** **vil do Po*er Executivo *ede*al (*ecreto 1.171, de 22 de Ju*ho de 1**4),
</line>
<line>
como manual de conduta étic* e moral a ser seguido pelo* *ervido*es públ**o* f*derais; a Lei
</line>
</par><par>
<line>
d* Respons*bilid*d* Fi*c*l (Lei Com**ementar 101,
</line>
<line>
de 4 *e m*io de 200*), que
</line>
<line>
estabelece
</line>
</par><par>
<line>
normas de fin*nça* públi*a* di*ecionadas à resp*n*abilidade *a gestão fisc** da inst*tuição; o
</line>
</par><par>
<line>
***grama Nacion*l ** Ges**o Pú*lica e Desburocr*ti*ação (GesPúb*ica), que foi cri*do
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
ano de 2005 e revisado **s
</line>
<line>
anos d*
</line>
<line>
2*09 e *01*, que apresenta fundamentos
</line>
<line>
b*seados
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
princípios constitu*i*nais que r*gem a admin*stração
</line>
<line>
públi*a
</line>
<line>
bem como fu**amentos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cont*mporânea
</line>
<line>
excelê*ci* gere*cial; a Lei 12.813, de 16 de maio de *0*3, que trata
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conflito de interesses n* exerc*cio do cargo
</line>
<line>
ou *m**ego público e d*s i*pedim**t*s
</line>
</par><par>
<line>
posteri*res ao ex*rcício; e a L*i de Ace**o à I*f*rmação (Lei 12.*27, d* 18 *e novembro de
</line>
<line>
2011), c**o um instrumento d* transparência q*e, além de gara*tir o di*ei*o fundament*l de
</line>
<line>
a*esso à informaçã*, ta*bém facilita o acompanhamen*o e a fis*alização, tanto dos atos
</line>
<line>
administrativos qua*to *a p*ópria conduta dos servidores públicos (BRA*IL, 2014a).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a ating** seus objetivos, a governan*a c*rporativa nec*s*ita s* fa*er
</line>
<line>
presen*e
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
tod*s as áreas da
</line>
<line>
i*s*ituição, e* *spec*al na área d* tecnologi* d* infor*açã* (TI).
</line>
</par><par>
<line>
Considerada p*r fortalec*r e apoiar as *nst*tuições no cumprimento de suas ações e me*as
</line>
<line>
e*tabelecidas em seu planejamento estratégi*o, a tecnol*g*a da info*m*ção pass* a carecer de
</line>
</par><par>
<line>
u*a regulame**ação e de
</line>
<line>
*e* gove*nada, fim de qu* a comunicaçã* entre os *etores fique a
</line>
</par><par>
<line>
cada vez mais *róxima, asseguran*o o
</line>
<line>
p*en*
</line>
<line>
desempenho de
</line>
<line>
qualq*er inst*tu*çã*. De*sa
</line>
</par><par>
<line>
relação entre a TI e os
</line>
<line>
obje*i*os *a instit*ição, manifesta-se a nec*ssi*ade *e *xecutar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão *a TI, em to*as as su**
</line>
<line>
etapas, d*s*e
</line>
<line>
os
</line>
<line>
process*s que antecedem a sua c**tratação,
</line>
</par><par>
</page><line>
pa*sando pela aqu*sição, *éto*os de administração, geren*i*mento * con*ervação, até me*mo
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresin*, v. 19, n.1*, *rt. 1*, p. ***-211, o*t. 20*2 *ww4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gover*ança Corporativa e Governança de TI nas Univ*rsid*de* Federais Brasi*eiras
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
por su* con*in*idade ou substituiç*o devi*o às inovações que porventura surjam (CE*TARI
</line>
<line>
FILHO, 2012).
</line>
<line>
Diante disso, su*ge a G**ernança de Tecnologia da Infor*ação para conceder o apoio
</line>
<line>
necessário à instituiçã*, levando-se em c*nside*açã* a com**ex*dad* *os proce*sos de ges*ão
</line>
<line>
de TI em um ambiente organizacional. Para Gaseta (2012), a G*vernança de T* *clod*
</line>
<line>
justamente pa*a criar um sistema de relacioname*to e pr**essos para *ondu*ir e re**r uma
</line>
<line>
*rganização, objeti*ando alcança* metas corporativas, agregand* **lor ao empre**dimento e
</line>
<line>
balanceando os r*s*os no t*cante ao *et*rno gerado pela aplicaç*o de recursos em TI.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Ve*as (2009), a g*vern**ça de TI deve rep*rcutir a
</line>
<line>
governança
</line>
</par><par>
<line>
corporativ* na mesma oc*sião em que precisa *ssegurar a gest*o d* *I e de seus recu*sos
</line>
</par><par>
<line>
aplicados. Para We*b, Poll*rd e R*dley (2*06), a
</line>
<line>
governança de TI est* d*retamente ligada
</line>
</par><par>
<line>
aos *vanços advindos dos investim*nt*s que uma ins*ituiçã* realiza com TI e cada *ez **is
</line>
<line>
vem gan*an*o espaço co*o uma r*levante área de discussõe*, t*nt* no amb*en*e acadêmico,
</line>
<line>
*uanto nas institu**ões *o*porativas.
</line>
<line>
*lém *isso, devido *os muitos aspectos pr*sen*es em uma orga*izaçã*, u* dos mais
</line>
<line>
relevantes c*nsi*te na manutenção dos procedim*ntos *ec*ológico* já produzid*s por meio da
</line>
</par><par>
<line>
te*no*ogi* da informa*ão. * d*pend*ncia desses
</line>
<line>
procedimentos
</line>
<line>
p*od*z um *rand* f*tor de
</line>
</par><par>
<line>
r*sco para a or*anização *m casos d* f*lhas que in**abilizem sua u*ilização. Para tant*, como
</line>
</par><par>
<line>
expre*sam **rnandes e Abreu (2014), a Gov*rnança d* *I também
</line>
<line>
p*s*a a *er resp*n*áve*
</line>
</par><par>
<line>
por reduzir ess*s riscos por meio de alternativas sóli*as q*e impeçam que, em casos d* **lha*,
</line>
<line>
a org*nização se depa*e *om *erdas incalculáveis.
</line>
<line>
Dessa forma, nas institu*ç*es em que o nível de relacion*mento entre * TI e a *rea *e
</line>
</par><par>
<line>
negócio
</line>
<line>
é considerado b*ixo, a T*
</line>
<line>
é vis*a apenas *omo pa*te do negóc*o, in**paz
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
corres*o*de* à* prete*sões *a ins*ituição em tempo oport**o. Por e*s* motivo, a gove*nança
</line>
<line>
de *I surge como *ntermediá*ia para desempenhar a gest*o, com vi*tas * fazer co* que a T*
</line>
<line>
al*ance a val*rização necess*ria e essencial desej*da po* toda in*tituição (CESTA*I FILHO,
</line>
<line>
2012).
</line>
</par><par>
<line>
Pelo exposto, * govern**ça
</line>
<line>
de *I é p*rte relevante
</line>
<line>
da **vernança corporativa e tem
</line>
</par><par>
<line>
sua *tuaçã*
</line>
<line>
p*utada em contribuir com ** instituiçõe*, fazendo toda a gestão
</line>
<line>
de riscos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
perdas que
</line>
<line>
*xistirem e* *orno do
</line>
<line>
tema te*no**gia (MOHAMED; SING*, 2012). Dessa
</line>
</par><par>
<line>
man*i*a, a *ov**na*ça
</line>
<line>
de *I re*ela-*e como p*ça fu**amental d* g*ve*nança corpora*iv*,
</line>
</par><par>
</page><line>
con*endo suas pró*rias especificidades re*ativas à tec*ologi* da informaç*o (*NTOSAI,
</line>
<line>
*016).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 19, n. 10, art. 10, p. 195-2*1, *ut. 2022 *ww4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. *unh*, M. A. *. Fre*t**
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
No contexto da* instituições de e*sino superio*
</line>
<line>
brasil*iras, pode-s*
</line>
<line>
*bservar que,
</line>
</par><par>
<line>
desde a
</line>
<line>
década *e 200*, os si*temas *e gov*rnança corporativ*
</line>
<line>
v*m obtendo imp**tantes
</line>
</par><par>
<line>
ava*ço*. Isso muito se *eu p*r *eio ** criaç*o de programas de governo, a exemp*o do
</line>
</par><par>
<line>
Programa *niver*i*a*e
</line>
<line>
para Todos (PRO*NI) d* *00*, bem como em 2007 com Programa
</line>
</par><par>
<line>
de A*oio a Planos de Re*struturação e E**ansão *as Universi*ad*s Federais (REU*I), que
</line>
<line>
*xpandi*am as formas de ac*ss* e permanência *e mui**s es*udantes, *lém de reo*gani**rem
</line>
</par><par>
<line>
* até então siste*a de ensino sup**ior brasil*iro, o
</line>
<line>
que não seria possível se* o apoi* e o*
</line>
</par><par>
<line>
recu*sos advind*s da *overnança d* TI (BRASIL, 20*2).
</line>
<line>
O Sistema de Admi*istraçã* dos Re*ur**s de Tecnologia d* In**rmaç*o (SISP), órgão
</line>
</par><par>
<line>
do **verno respon*ável pela
</line>
<line>
área de TI, no* últim*s anos, ve*
</line>
<line>
orientando *s institu*ções
</line>
</par><par>
<line>
públ*cas brasile*ras q*an*o ao f*nciona*ent* *a go*e*na*ça de TI, at*avé* de suas
</line>
<line>
publi*ações, dentre elas o Guia de Governança de *ecno*ogia da Informação e Comunica*ão
</line>
<line>
(G***IC) (BRASIL, 201*a). Além dele, o Tribunal de Contas da União (TCU), como órgão
</line>
</par><par>
<line>
de con*role federa*,
</line>
<line>
de ig*al mo*o, *ez *ublicações re*evantes so*re o te**,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*efere*cial *ásico de Governança Aplic*vel a *rgãos e E**idades da Administra*ão Pú*lica
</line>
</par><par>
<line>
(BRASI*, 20*4a), o Guia de dez passos *ara a boa gove*nan*a (BRA*IL, 2014b) e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Refere*c*al para Avaliação de G*vern*nça em Polít*cas Públicas (**ASIL, 2014c), este
</line>
<line>
último, em e**eci*l, com o obje*ivo *e colabo*ar com a cri*ção de um ambie*t* mais se*ur* e
</line>
<line>
propício par* as p*lí*i*as *úblicas.
</line>
</par><par>
<line>
Na *róxima se*ão, *erã* apres*nt*d*s os procedimentos metodológicos qu*
</line>
<line>
fo**m
</line>
</par><par>
<line>
ut*l*zados para
</line>
<line>
anali*ar a corre*ação en*re Governança corporativa e
</line>
<line>
Governança de T*
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
Universidades *ederais Brasilei*as. Nessa
</line>
<line>
pe*s*ect*v*, a fundamentaçã*
</line>
<line>
*eór*ca *pre*entada
</line>
</par><par>
<line>
conce*e o s*porte q**nto à co**r*ensão do tema governança corporativa e governança d* *I
</line>
<line>
e sua poss*vel r*lação q*anto ao desemp*nho das Un*ve*sid**es Feder*is Brasi**iras.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Referent* aos procedimento* metodológicos, a nat*rez* d* pesquis* é do tipo aplicada,
</line>
<line>
portanto, pr**u*a gera* conh**imento pa*a a ap*icação prática * **re*ionada *ar* soluç*o do
</line>
<line>
problema a*orda**. Quanto a*s objetivos, cl*ssi**ca-s* c*mo e*ploratório-descritiva. No
</line>
<line>
tocant* aos *ro*ed*mentos **c**c*s da pesquisa, fez-*e um levantament* b***i*g*áfico s*bre a
</line>
</par><par>
<line>
te*ática
</line>
<line>
da governanç* corporativa *em *omo, especificamente, da governa*ça de TI
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demais conc*itos relevante* s*br* o estudo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.10, *rt. 10, p. 195-21*, out. 20*2
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G*vern*nça *orporativ* * G*vernança de *I nas Unive*sid*d*s F*derais Br**ileira*
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
Adem*is, *oram utiliza*as como d*dos *e pe*quisa as *nformações disponibili*adas
</line>
<line>
pelo T*U em seus três *lt*mos Lev*ntamentos de G*verna*ça e Ge*tã* Pú*licas, *os anos d*
</line>
<line>
*017, 2018 * 2021. A popul*ção da pesquisa são as Un*ve*sidades *edera*s Bras*lei*as, tendo
</line>
</par><par>
<line>
c*mo
</line>
<line>
a*ostra
</line>
<line>
do ti*o po* conv*n*ênc*a, ** 63 *nive*s**ade* Federais **as*leiras
</line>
</par><par>
<line>
participant*s *o levant**ento d* TCU de **21. Quanto à abordage*, considera-*e a present*
</line>
<line>
pesquisa como q*ant**ativa, pois a análise dos dados foi re*li**da por meio de mé*odos
</line>
</par><par>
<line>
e*tatísti*os, como esta*ística descritiva, a anál**e *a a
</line>
<line>
correl*ção de Pearso*, a análise de
</line>
</par><par>
<line>
va*iânci* e a regressão, a fim de *tingir *s *rop*sitos desta pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
4 R*SUL*ADOS * DISCUSS*O
</line>
</par><par>
<line>
Ser*o ap*esen*ados, nesta seção, *s resultados o*tido* a partir da an*l*se d*s
</line>
<line>
dados
</line>
</par><par>
<line>
dispo*ib*lizados pelo TC* em seu **v**tamento de Governa*ça e Gestão Públic* do an* de
</line>
</par><par>
<line>
20*1. Porém,
</line>
<line>
desde o ano de 20*7, o TC* vem realizando um méto*o de avaliação de
</line>
</par><par>
<line>
*o*ernança na* ins*ituiç*es f*derais p*rticipan*es do seu Levantam*nto, de forma integrada a
</line>
<line>
*iver*as áreas, possibi*itando realizar um c*mparativo n*s *ados do* últi*os três
</line>
</par><par>
<line>
L*vanta*entos,
</line>
<line>
quais s*jam, 201*, 2018 e o m*is recente, de 2021, *ma ve* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
l*vantamento não f*i realizado no* *nos de 2019 e 2020.
</line>
<line>
P*ra a análise, foram sele*iona*os o *ndice integrado de Governança e Gestão Públicas
</line>
<line>
(iGG), o índice de Go*ernanç* de TI (iGo*T*) e o índice de Capacidade *m G*stão de *I
</line>
<line>
(iGest*I). A tab*l* 1, a segu**, mostra o resu*tado dess*s *ndices p*ra as 63 Univer*idades
</line>
<line>
Federais Brasi**ir*s q*e participara* *o Levantament* de Gove*nan*a e Gest*o Públicas de
</line>
<line>
2021.
</line>
<line>
Tabela * - Índ*ces i*G, *GovT* e *Ge*tTI de 2021 das 6* Universidades particip**te*
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ades
</line>
<line>
i*G
</line>
<line>
iG*vTI
</line>
<line>
iGestTI
</line>
<line>
Un*versi*ades
</line>
<line>
iG*
</line>
<line>
iGo*TI iG*stTI
</line>
</par><par>
<line>
UFAC
</line>
<line>
3 7 ,* 0 %
</line>
<line>
3 * ,8 0 %
</line>
<line>
2 7 ,5 0 %
</line>
<line>
UF*S
</line>
<line>
9 * ,3 0 %
</line>
<line>
7 2 ,6 0 %
</line>
<line>
8 * ,0 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UNIFA*
</line>
<line>
3 9 ,2 0 %
</line>
<line>
3 * ,0 0 %
</line>
<line>
1 * ,1 0 %
</line>
<line>
UFES
</line>
<line>
4 8 ,0 0 %
</line>
<line>
* 4 ,2 0 %
</line>
<line>
* 2 ,8 0 %
</line>
</par><par>
<line>
U*A*
</line>
<line>
3 1 ,9 0 %
</line>
<line>
3 1 ,5 0 %
</line>
<line>
2 9 ,5 0 %
</line>
<line>
UNIFAL-MG
</line>
<line>
6 2 ,1 0 %
</line>
<line>
3 6 ,* 0 %
</line>
<line>
4 8 ,4 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFPA
</line>
<line>
8 2 ,8 0 %
</line>
<line>
7 4 ,8 0 %
</line>
<line>
8 * ,3 0 %
</line>
<line>
U*IFEI
</line>
<line>
9 3 ,2 0 %
</line>
<line>
9 5 ,5 0 %
</line>
<line>
* 3 ,3 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFOPA
</line>
<line>
6 9 ,7 0 %
</line>
<line>
6 9 ,5 0 %
</line>
<line>
6 1 ,7 0 %
</line>
<line>
UF*F
</line>
<line>
4 * ,3 0 %
</line>
<line>
3 9 ,4 0 %
</line>
<line>
3 7 ,6 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFRA
</line>
<line>
6 5 ,6 0 %
</line>
<line>
* 4 ,6 0 %
</line>
<line>
5 1 ,0 0 %
</line>
<line>
UFLA
</line>
<line>
9 0 ,2 0 %
</line>
<line>
9 * ,4 0 %
</line>
<line>
8 5 ,8 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UNIFESSPA
</line>
<line>
* 6 ,* 0 %
</line>
<line>
5 3 ,8 0 %
</line>
<line>
4 7 ,0 0 %
</line>
<line>
UF*G
</line>
<line>
5 * ,2 0 %
</line>
<line>
4 9 ,3 0 %
</line>
<line>
4 9 ,7 0 %
</line>
</par><par>
<line>
U*IR
</line>
<line>
* 3 ,1 0 %
</line>
<line>
4 2 ,9 0 %
</line>
<line>
4 6 ,4 0 %
</line>
<line>
*F*P
</line>
<line>
5 * ,4 0 %
</line>
<line>
5 * ,2 * %
</line>
<line>
* 2 ,5 * %
</line>
</par><par>
<line>
UFRR
</line>
<line>
6 7 ,* 0 %
</line>
<line>
6 7 ,3 * %
</line>
<line>
6 1 ,7 0 %
</line>
<line>
UFSJ
</line>
<line>
4 3 ,7 0 %
</line>
<line>
3 4 ,4 0 %
</line>
<line>
2 8 ,5 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFT
</line>
<line>
4 4 ,* 0 %
</line>
<line>
3 * ,2 0 %
</line>
<line>
3 3 ,0 0 %
</line>
<line>
UF*
</line>
<line>
5 9 ,* 0 %
</line>
<line>
6 0 ,9 0 %
</line>
<line>
6 1 ,6 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFAL
</line>
<line>
3 7 ,7 * %
</line>
<line>
* * ,9 * %
</line>
<line>
* 0 ,9 0 %
</line>
<line>
U*V
</line>
<line>
* 8 ,8 0 %
</line>
<line>
8 7 ,4 * %
</line>
<line>
8 5 ,* 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFBA
</line>
<line>
* 3 ,2 0 %
</line>
<line>
6 * ,3 0 %
</line>
<line>
7 1 ,1 0 %
</line>
<line>
UFTM
</line>
<line>
6 * ,* 0 %
</line>
<line>
5 * ,5 0 %
</line>
<line>
* * ,4 0 %
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a PI, v. *9, n. *0, art. 1*, p. 195-211, out. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. S. C*nha, M. A. L. Freitas
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
UFOB
</line>
<line>
6 0 ,7 * %
</line>
<line>
5 7 ,2 * %
</line>
<line>
5 0 ,1 * %
</line>
<line>
UFVJM
</line>
<line>
7 2 ,5 0 %
</line>
<line>
7 3 ,8 0 %
</line>
<line>
6 4 ,5 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFRB
</line>
<line>
3 0 ,0 0 %
</line>
<line>
2 1 ,6 0 %
</line>
<line>
2 8 ,1 * %
</line>
<line>
UniRIO
</line>
<line>
5 4 ,1 0 %
</line>
<line>
5 0 ,2 0 %
</line>
<line>
5 4 ,0 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFSB
</line>
<line>
2 3 ,3 0 %
</line>
<line>
2 * ,3 0 %
</line>
<line>
1 5 ,* 0 %
</line>
<line>
*FRJ
</line>
<line>
5 7 ,0 0 %
</line>
<line>
2 0 ,2 * %
</line>
<line>
2 9 ,5 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UF*A
</line>
<line>
5 4 ,1 0 %
</line>
<line>
* 9 ,9 0 %
</line>
<line>
5 * ,4 0 %
</line>
<line>
UFF
</line>
<line>
4 2 ,2 0 %
</line>
<line>
* * ,8 0 %
</line>
<line>
5 3 ,5 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFC
</line>
<line>
6 9 ,6 0 %
</line>
<line>
5 6 ,4 0 %
</line>
<line>
5 * ,0 0 %
</line>
<line>
UFRRJ
</line>
<line>
2 8 ,7 0 %
</line>
<line>
3 * ,5 0 %
</line>
<line>
2 2 ,0 0 %
</line>
</par><par>
<line>
U*ILAB
</line>
<line>
3 4 ,8 0 %
</line>
<line>
3 2 ,0 0 %
</line>
<line>
3 9 ,7 0 %
</line>
<line>
*FSCar
</line>
<line>
4 5 ,1 0 %
</line>
<line>
5 2 ,1 0 %
</line>
<line>
5 3 ,1 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFMA
</line>
<line>
2 9 ,2 * %
</line>
<line>
3 4 ,0 0 %
</line>
<line>
3 1 ,1 * %
</line>
<line>
U*I*ESP
</line>
<line>
6 2 ,7 0 %
</line>
<line>
4 5 ,* 0 %
</line>
<line>
3 1 ,* 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFC*
</line>
<line>
2 4 ,2 0 %
</line>
<line>
2 4 ,9 0 %
</line>
<line>
1 5 ,* 0 %
</line>
<line>
UFABC
</line>
<line>
4 9 ,* 0 %
</line>
<line>
* 0 ,9 0 %
</line>
<line>
5 1 ,9 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFPB
</line>
<line>
4 8 ,9 0 %
</line>
<line>
* 8 ,4 0 %
</line>
<line>
5 2 ,5 0 %
</line>
<line>
UNIL*
</line>
<line>
3 9 ,8 0 %
</line>
<line>
3 * ,0 0 %
</line>
<line>
3 6 ,3 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFPE
</line>
<line>
7 3 ,6 * %
</line>
<line>
6 4 ,1 0 %
</line>
<line>
5 * ,1 0 %
</line>
<line>
*F*R
</line>
<line>
6 * ,9 0 %
</line>
<line>
4 * ,* 0 %
</line>
<line>
* * ,7 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFRPE
</line>
<line>
6 8 ,8 0 %
</line>
<line>
6 3 ,* 0 %
</line>
<line>
6 0 ,5 0 %
</line>
<line>
UTFPR
</line>
<line>
4 7 ,5 * %
</line>
<line>
4 5 ,0 0 %
</line>
<line>
4 9 ,* 0 %
</line>
</par><par>
<line>
Univas*
</line>
<line>
3 * ,* 0 %
</line>
<line>
2 5 ,0 0 %
</line>
<line>
2 3 ,1 0 %
</line>
<line>
UFCSPA
</line>
<line>
5 0 ,2 0 %
</line>
<line>
4 2 ,* 0 %
</line>
<line>
3 3 ,0 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFPI
</line>
<line>
4 0 ,2 0 %
</line>
<line>
3 3 ,1 0 %
</line>
<line>
3 9 ,0 * %
</line>
<line>
UFPel
</line>
<line>
* 5 ,3 * %
</line>
<line>
4 7 ,7 0 %
</line>
<line>
5 0 ,2 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFRN
</line>
<line>
9 6 ,3 0 %
</line>
<line>
8 7 ,3 0 %
</line>
<line>
9 4 ,5 0 %
</line>
<line>
UFSM
</line>
<line>
5 0 ,2 0 %
</line>
<line>
3 7 ,4 0 %
</line>
<line>
2 3 ,9 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFERSA
</line>
<line>
4 9 ,* 0 %
</line>
<line>
* 8 ,7 0 %
</line>
<line>
5 2 ,8 0 %
</line>
<line>
U*IPA*PA
</line>
<line>
3 * ,4 0 %
</line>
<line>
2 1 ,7 * %
</line>
<line>
2 * ,3 0 %
</line>
</par><par>
<line>
*FS
</line>
<line>
5 9 ,1 0 %
</line>
<line>
* 2 ,9 0 %
</line>
<line>
5 2 ,2 0 %
</line>
<line>
FURG
</line>
<line>
6 3 ,9 0 %
</line>
<line>
5 5 ,5 0 %
</line>
<line>
7 * ,2 0 %
</line>
</par><par>
<line>
F*B
</line>
<line>
8 1 ,5 * %
</line>
<line>
* 8 ,9 0 %
</line>
<line>
7 0 ,0 0 %
</line>
<line>
UF*GS
</line>
<line>
5 6 ,* 0 %
</line>
<line>
5 8 ,* 0 %
</line>
<line>
6 8 ,* 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UFG
</line>
<line>
5 8 ,8 0 %
</line>
<line>
7 4 ,4 0 %
</line>
<line>
* 9 ,3 0 %
</line>
<line>
UFSC
</line>
<line>
5 6 ,9 0 %
</line>
<line>
5 9 ,7 0 %
</line>
<line>
5 * ,6 * %
</line>
</par><par>
<line>
UFMT
</line>
<line>
5 3 ,2 0 %
</line>
<line>
5 1 ,6 0 %
</line>
<line>
5 2 ,8 0 %
</line>
<line>
UFFS
</line>
<line>
4 6 ,1 * %
</line>
<line>
2 8 ,8 0 %
</line>
<line>
3 3 ,4 0 %
</line>
</par><par>
<line>
UF*D
</line>
<line>
3 4 ,0 0 %
</line>
<line>
1 9 ,* 0 %
</line>
<line>
* * ,1 0 %
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dad*s adaptados do TCU, S*cret**ia-Geral ** *ontrole Ext*rno (*021)
</line>
<line>
Com o res*ltado dos índices, f*ram extraídos alguns dad*s estatísticos, den*r* eles a
</line>
<line>
média aritmética e * desvio padrão d* cada *ndi*e, confo*me tabela 2, a seg*ir:
</line>
<line>
Tabela 2 - Estatística de**r*t*v* dos índices *GG, iG***I e iG*stTI de 2*21
</line>
</par><par>
<line>
Esta*ístic* Desc*itiv*
</line>
<line>
I*G
</line>
<line>
iG*vTI
</line>
<line>
*GestTI
</line>
</par><par>
<line>
Média
</line>
<line>
0,5422
</line>
<line>
0,4943
</line>
<line>
0,4860
</line>
</par><par>
<line>
Err* *adrão
</line>
<line>
0,0224
</line>
<line>
0,0233
</line>
<line>
0,0248
</line>
</par><par>
<line>
M**iana
</line>
<line>
0,522
</line>
<line>
0,484
</line>
<line>
0,507
</line>
</par><par>
<line>
Modo
</line>
<line>
0,541
</line>
<line>
0,315
</line>
<line>
0,295
</line>
</par><par>
<line>
Desvio padrão
</line>
<line>
0,1778
</line>
<line>
*,1*48
</line>
<line>
0,*965
</line>
</par><par>
<line>
Variância da amostra
</line>
<line>
0,031*
</line>
<line>
0,0342
</line>
<line>
0,0386
</line>
</par><par>
<line>
*oef. d* varia*ão
</line>
<line>
**,79%
</line>
<line>
37,39%
</line>
<line>
*0,43%
</line>
</par><par>
<line>
Inte*val*
</line>
<line>
0,73
</line>
<line>
*,757
</line>
<line>
0,794
</line>
</par><par>
<line>
Mí*im*
</line>
<line>
0,233
</line>
<line>
0,198
</line>
<line>
0,151
</line>
</par><par>
<line>
**ximo
</line>
<line>
0,963
</line>
<line>
0,955
</line>
<line>
0,*45
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Autoria própria (2022)
</line>
<line>
As*im, a média *ritmética dos resulta*os do *n***e iGG das 63 Univers*dades
</line>
<line>
Fe*erais Br*sileiras *ar*icipant*s foi *e 54,224%, com desv*o padrão de 0,178, das quai*
</line>
<line>
28 uni*ersida*es *pr*senta*am re*ultad*s acima da média, t*ndo a UFRN o*t*do melhor
</line>
<line>
resultad* *om 96,30%. Do mesmo modo, o índice iGovTI a**ese*ta a média a*it**tica de
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi**, v. 19, n.10, art. 10, p. 195-211, out. 2*2* *ww4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Govern*n*a Corporativa e Governança de TI nas Un*versidades Federais Bra*ilei*as
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
49,***%, com d*svio padrão 0,185, tendo 30 uni*ersid*des apresentado resultados acima
</line>
<line>
d* média e a UNIFEI obtid* melhor r**ultado com 95,50%. E o ín*ice iGestT*, a m*dia
</line>
<line>
aritmética de 48,597%, com desvio pad*ã* *e 0,196, re*istran*o ** uni*ersidades *om
</line>
<line>
re*uldados acima da média e nova*ente a UF*N o**en*o melh*r resultado com 94,50%.
</line>
</par><par>
<line>
De forma *ais especí**ca, * gráfico * apresenta os i*dicad*re* iGG, iGovT*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*GestTI de *0*1, *eparados p*r regiões:
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1 - Índ**es p*r Região 2021
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dado* ad*ptados do T**, S*cre**r*a-Ger*l de *ontro*e *xterno (2021)
</line>
<line>
No Gráfico *, é possível *bse*v*r o quanti*ativ* de universi*ades enqu*dradas em
</line>
<line>
ca*a r*gião, totalizando as 63 univ*rsidade* *articipantes *o *evantamento do TCU de 2*21,
</line>
<line>
das qu**s 10 estão no Nor*e, 18 no Nordeste, cinco no Centro-Oes*e, 19 no Sud*ste e 1* *o
</line>
<line>
Sul. Per*ebe-se q*e, ape*a* *a região Centro-O*ste a*res*nta* a menor quan*i*a*e de
</line>
<line>
universidades, *la det** a* médias mais altas dos três índices iGG, iGovTI e iGes*TI. Por
</line>
<line>
outr* lad*, a região Sul foi * q*e ap**se*t*u as mé*ias mais baixas para os trê* índices iGG,
</line>
<line>
iGovTI e iGestTI. A t*bela 3 *ostra a an*l**e *e v*r*â*cia, com fator único, para ** cin*o
</line>
<line>
regi*es:
</line>
<line>
Tabel* 3 - ANOVA - Aná*ise de V*riânc*a dos Índices p*r Região de 2021
</line>
</par><par>
<line>
Fonte da v*riação
</line>
<line>
S*
</line>
<line>
gl
</line>
<line>
MQ
</line>
<line>
F
</line>
<line>
*alor-P
</line>
<line>
F crítico
</line>
</par><par>
<line>
En*re grupos
</line>
<line>
0 ,0 0 * 4
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,0 0 * 7
</line>
<line>
* ,4 7 7 2
</line>
<line>
0 ,* 6 7 0
</line>
<line>
* ,* * 5 3
</line>
</par><par>
<line>
Dentro dos g*upos
</line>
<line>
0 ,0 3 8 3
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
0 ,0 0 3 2
</line>
</par><par>
<line>
Tota*
</line>
<line>
0 ,0 4 7 8
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autor*a própri* (2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, *. 10, art. 10, p. 195-211, out. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. S. Cunha, *. A. L. *re*ta*
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
Assim, a análise de variâ*cia par* as cinco re*iões mos*ra que não há *iferença en*re
</line>
<line>
as médias dos índice* das 63 universi*ades *nalisadas, *ato que tradu* algum *ível *e
</line>
<line>
homogene**ade en*re as insti*uições n* qu* *e refer* aos aspe*tos de gov*rnança.
</line>
</par><par>
<line>
O Gráfic* * mostra a evolução da* *édias dos índices iGG,
</line>
<line>
iGovTI e iG*stTI *os
</line>
</par><par>
<line>
últi*os três l*vantam*nt** do TCU, *ue foram real*z*do* no* *nos de 2017, 2018 e 2021:
</line>
<line>
*rá*ico 2 - Evo*ução dos *ndices
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Dados a*aptados do TCU, Secretaria-Geral de Contro*e Extern* (*017b), (2018) e (2021)
</line>
<line>
A p*rt*r do Gráfic* 2, perceb*-se uma c*esce*te evolução das *édi** dos t*ês
</line>
</par><par>
<line>
i*di*ador**. O índice iGG passou de
</line>
<line>
**,217%, em 2017, para 54,224% e* 2021, um
</line>
</par><par>
<line>
cr*scim**to to*al de 68,**%. Já o *ndice iGovTI cresceu de 31,**7%, em 2017, para 49,4*5%
</line>
</par><par>
<line>
em *021, *m cr*scimento
</line>
<line>
de 57,85%. Por fim, o índice
</line>
<line>
iGe*tTI era de 3*,*83% em 2017,
</line>
</par><par>
<line>
pa*sou pa** 48,*97% ** *021, totali*and* um crescimento
</line>
<line>
de 5*,4*%. Apesar da evolução
</line>
</par><par>
<line>
s**nif*cati**, os val*res per*e*tuais de 2021 revelam que ai**a ex*ste um longo trajeto a ser
</line>
<line>
percorri** pe*as *niver*idad*s *ed**ais brasi*ei*as r*mo a ma*or*s níveis d* m*turid*de na
</line>
<line>
*rea da governa**a, tendo co*o parâmetr* os resulta*os de algumas *nstitu*ções federais *e
</line>
<line>
e*sin*, como a própria Univers*dade Federa* *o Rio Grande do ***te (UFRN) que apresen*a
</line>
<line>
altos r*sultados nos t**s indicad*r*s, * s*ber: 96,3*% (i*G), 87,30% (i*o*TI) e 94,*0%
</line>
<line>
(iGe*tTI). A tabela 4 most*a a m**riz de *orrelação en*re os índices iGG, iGovTI e iGes*TI, no
</line>
<line>
universo de instit*iç*es considerado:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi**, v. 19, n.**, art. 10, p. 195-21*, out. 2022
</line>
<line>
w*w4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Go*ern*nça C**p*rativa e *ove*nanç* de TI nas Unive*sidades Federais Brasileir*s
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
Tabe*a 4 - Matr*z de correlação *GG, iGovTI * iGest*I de 2021
</line>
</par><par>
<line>
Va*iáveis
</line>
<line>
iGG
</line>
<line>
**ov*I
</line>
<line>
*Gest*I
</line>
</par><par>
<line>
iGG
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
iGo*T*
</line>
<line>
0 ,8 8 *
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
iGe*tTI
</line>
<line>
0 ,8 7 4
</line>
<line>
* ,9 * 1
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Au*oria própria (2022)
</line>
<line>
De ac*rdo com a *abela 4, há uma corre*ação fort* e*tre os índices iG**TI e *Ges*TI
</line>
<line>
com o índ*ce i*G e, de m*do igual, entre iG*vTI e iGovTI. Além disso, esses in*icadores se
</line>
<line>
movim*ntam na mesma direção, portanto, forma-se um padrão *timo * partir *a melhora de
</line>
<line>
q*al*uer um deles. Assim, a *artir *a disposição dos valor** das 6* universidades, *bserva-se
</line>
<line>
que h* u*a tendê*cia de que uma univ*rsi*ade que apresente *m maior *ndice de governança
</line>
<line>
de TI também te*ha um melhor r***ltado em g*ver*ança corpor*tiva.
</line>
<line>
Tomando por bas* t**s relaç*es, a ta**la 5 most*a os parâm*tros ** uma *egressão
</line>
<line>
*in**r na qual se coloca o iG* como *unção do iGovTI e iGes*TI:
</line>
<line>
Tabel* 5 - Regre*são *inear Múltipla
</line>
</par><par>
<line>
Vari**ei*
</line>
<line>
Coeficientes
</line>
<line>
Erro padrão
</line>
<line>
St at t
</line>
<line>
valor-P
</line>
</par><par>
<line>
Interseção
</line>
<line>
0 ,1 2 0
</line>
<line>
0 ,0 2 9
</line>
<line>
4 ,1 8 *
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
iGovTI
</line>
<line>
0 ,5 * 4
</line>
<line>
0 ,1 4 0
</line>
<line>
3 ,6 6 0
</line>
<line>
0 ,0 0 1
</line>
</par><par>
<line>
iGestT*
</line>
<line>
0 ,3 4 5
</line>
<line>
0 ,1 3 2
</line>
<line>
2 ,* 1 4
</line>
<line>
0 ,0 1 1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Au*ori* pr*pria (2022); R2 = *,8980
</line>
<line>
Note-se que variações no iGovTI e no iGestT* explicam 89,80% das variações do
</line>
<line>
iGG, **rtanto, dado qu* *xis**m 6* observ*ções, trata-se de u* bo* ajus** co* parâmetro*
</line>
<line>
signifi**tivo* a 5%. E* a*i*ão, v*ri*ções n* iG*v*I caus*m impacto maior no iGG, dado que
</line>
<line>
uma *ariação de 1*% no iGov*I faz o iGG va*iar 5,14%, en*uanto essa mesma variação no
</line>
<line>
*Ge*tTI, causa 3,45% d* var*açã* n* iG*.
</line>
<line>
*endo ass*m, a *nálise do* result*dos indi*a que as unive*sidades *ue obten*a* um
</line>
<line>
maior dese*penho em qualqu*r dos t**s índices (i*G, iGovT* e iGestTI) têm a tendência d*
</line>
<line>
t*m*ém obte*em melhor*s resultados nos ou**os *ois ín*ic*s, *onfirmando o que *e e*trai d**
</line>
</par><par>
<line>
alta*
</line>
<line>
co*relaçõ*s entre os in*ica**res. Portanto, esse* foram os resu*tado*
</line>
<line>
obt**os quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
c*rrelaçã* e*tr* governa*ça *o*porati*a e gover*ança de *I, pa*tir do L*vantamento a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Governança e Gest*o Pú*licas do TC*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*r*sina PI, *. 1*, n. 1*, art. 1*, p. 195-2*1, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. S. Cunha, M. A. L. Freitas
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
* C*NSIDE*AÇÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
O estudo *a govern*nça corporativa e da governan** de TI no *ontext* das
</line>
</par><par>
<line>
Univer***a*es Fede*ais Brasile*ras en*eja a promoção *e um ambie*te organizacional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*adêmico m*i* efetivo, na medida em que c*labora com * deci*ão dos seus gestores quan*o à
</line>
</par><par>
<line>
ap*ica*ão, *vanço e aperfeiçoamento dos mecanismos d* governa**a e,
</line>
<line>
*essa maneira,
</line>
</par><par>
<line>
con*ribui *ara o aprim*ramen*o *as práticas de ensi*o, pes*uisa e ex*ensã* no â*bito dessas
</line>
<line>
in**itu*çõ*s.
</line>
<line>
As*im, a pe*quis* te*e po* obje*ivo adentrar na temát**a da governança corpo*ativa *
</line>
</par><par>
<line>
da go*ernança de **, analisa*do o* p**ncip*is índice* d* L**antam*nto d* *ove*nan*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Gestão Públic*s do TCU, co* a final*d*de de re*pon*er se há
</line>
<line>
u*a *orrelação e**re
</line>
</par><par>
<line>
govern*n*a c*rpo*ativa e governança de TI nas U*i*er*id*des Fe*erais Br*sil*iras, a partir da
</line>
<line>
a*álise do* índices *GG, iGovTI e iG*stTI * su*s correlações.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o resultados, trou** evi*ências que os indicadores
</line>
<line>
d* go**rnan*a corporativa,
</line>
</par><par>
<line>
gestão e go*ern**ça de TI estão
</line>
<line>
estr*itamente relaci*nados, haja vis*a apresent*ção a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
matri* *e correla*ão dos índices i*G,
</line>
<line>
iG*vTI e iGes*TI d* *021 **m como
</line>
<line>
os gráficos *as
</line>
</par><par>
<line>
disp*rsõ*s dos val*res, ac*m*anhado* ** *inha de
</line>
<line>
tendên*ia. Sendo *ssim, *s *esulta**s
</line>
</par><par>
<line>
indi*am que un*versidades que obtenham um maior desempe*ho em qu*lqu*r d** t*ês índices
</line>
<line>
(iGG, iGov*I * iGestTI) têm a tendência de também obterem melhores resultados nos out*os
</line>
<line>
do*s *n*ices, co**i*mando, as*im, * qu* s* e*trai das al*as correlações de seus indicadores.
</line>
</par><par>
<line>
Aponta-se com* limita*ã* da
</line>
<line>
pesquisa análise ape*as das univer*ida**s *ederais a
</line>
</par><par>
<line>
b*asi*eiras. Dessa m**eira, *e*omenda-se que nov** e*t*dos p*omovam a análise d*s dema*s
</line>
<line>
Instituiçõ*s de *nsino Su*erior b*m como se ut*lizem d* outras t*cnicas estatísticas de
</line>
<line>
análi*es qu* mensurem o gr*u ** corre*ação existente e*tre as prátic*s de governança
</line>
<line>
corporat*va e *e governança de T* no â*bi*o dessas *nstituições.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
<line>
*GU*LER*, R. V. et al. Co*ne*ti*g the Dots - bringing ext*rna* corp*rate go*e*nance into
</line>
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</line>
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*ef**e*cial bási*o de gover*a*ç* apli*ável * ór*ãos e e*tidade* da ad**nis*ração
</line>
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pública, v. 2, B**s*li*, *014a.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. *ri*una* *e
</line>
<line>
C**tas da
</line>
<line>
União.
</line>
<line>
Sec*etaria de Pla*e*am*nto,
</line>
<line>
G*ve*nan*a Gestão e
</line>
</par><par>
<line>
Dez pa*sos p*ra a bo* g*v*rn*nça. Brasíli*, 2014b.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Tribunal de
</line>
<line>
Con*as d*
</line>
<line>
União.
</line>
<line>
Secreta*ia de *lanejamento,
</line>
<line>
Governança Gestão *
</line>
</par><par>
<line>
Refer*ncial pa*a a*aliação de governança *m p*líticas públicas. Br*sília, 2014c.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL.
</line>
<line>
Tribunal
</line>
<line>
de Conta*
</line>
<line>
da Uniã*.
</line>
<line>
S*cretaria-Geral
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Co*trole Extern*.
</line>
<line>
S*cret*ria de
</line>
</par><par>
<line>
Fiscali*ação de
</line>
<line>
**cnol*gi*
</line>
<line>
da Inform*çã*.
</line>
<line>
Leva*t*men*o
</line>
<line>
I*tegrado
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Gove*n*nç*
</line>
</par><par>
<line>
*rganiza**ona* *ública - ciclo 2*17. Relat*ri* *écnico *etalh*do. Bra*ília. 2017b.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL.
</line>
<line>
Tribunal
</line>
<line>
de Contas
</line>
<line>
da União.
</line>
<line>
Secretaria-Ge*al
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Co***ole Ex*erno.
</line>
<line>
Secretaria de
</line>
</par><par>
<line>
*i**aliz*ç*o *e
</line>
<line>
Tecno*ogi*
</line>
<line>
da Infor*ação.
</line>
<line>
Levantamento
</line>
<line>
Integ*a*o
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
G*vernança
</line>
</par><par>
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</line>
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<line>
BRASIL.
</line>
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*r*bunal
</line>
<line>
d* Cont*s
</line>
<line>
da União.
</line>
<line>
S*cre*ari*-Ger*l
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Controle *xt*rno.
</line>
<line>
*ecretari* de
</line>
</par><par>
<line>
Fisc*li*ação de
</line>
<line>
Tecnol*gia
</line>
<line>
da Informaç*o.
</line>
<line>
Levantamen**
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Integrado
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M. A. L. Freit*s
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1) concep*ão e plane*amento.
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X
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2) análise e *n*erpreta**o do* dados.
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X
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*
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3) elab*ra*ã* *o ras*unho ou na revisão crític* *o co*teúdo.
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X
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X
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<line>
4) participa*ã* na *provação *a versão fi*a* do manuscrito.
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X
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