<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 10, p. 195-21*, o*t. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*0 </line>
</par>
<par>
<line> Governança Corporativa e Gove*n*nça de TI n*s U*ivers**ades Federais **asileiras </line>
<line> C*rporate Gov*rnan*e *nd IT Gove*nance in Braz**ian F*deral Uni*ers*ties </line>
</par>
<par>
<line> P*i*cila da *ilva Cunha </line>
<line> Mestrado *m P*líticas Públic** *ela Unive*sidade Federal *e Pernamb*co </line>
<line> Graduada *m Direito pela Un*ve*sidade Católic* de Pernam*uc* </line>
<line> mail:pri**iladas*lv*cunha@gmail.*o* </line>
<line> *aurício *ssuero Lima de Fr*i*as </line>
<line> Doutor *m Economia p*la Universidade F*der*l de Pernambu*o </line>
<line> Pr*fe*sor d* Departam*nt* d* Ciências *ont*beis e Atuaria*s da Universidade Federal de Pe*nambuco </line>
<line> E-mail: m*u*i*i*.lf*eita*@ufp*.*r </line>
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<line> Endereço: Prisc*l* da Si*va Cunha </line>
<line> Ed*tor-Chef*: *r. *onny Kerley de Alencar </line>
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<line> U*ivers*d*de Federa* *e *ern*mbuco, Ce*tro de Ciên**as </line>
<line> Rodri*ues </line>
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<line> Soc*ais Aplic*das, D*partamen*o de Ciên*ias Co*tábeis. </line>
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<par>
<line> Av **s Economi*tas, Cid Univer*itá*i*, 50970410 - </line>
<line> Artigo rec*b*do em 30/*5/2022. Ú**ima </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Recife, PE - Brasil. </line>
<line> r*cebid* *m 23/06/2022. Aprovado em 24/*6/2022. </line>
</par>
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<line> En*ereço: Maurício Assuero L*ma de F*e*tas </line>
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<line> Unive*sidade Fe*era* d* Per*ambuco, Centr* de Ciências </line>
<line> Avaliado *elo siste*a Tr*p*e Revi*w: Desk Review a) </line>
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<line> Socia*s Aplicada*, De**rtamen*o de Ci*ncias *o*tábe*s. </line>
<line> pelo Editor-Chef*; e b) D*uble Blind Revi*w </line>
</par>
<par>
<line> Av dos Economis*a*, *id *niversit*ria, 5097041* - </line>
<line> (ava*iação cega p*r dois aval*adores da área). </line>
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<par>
<line> Recife, PE - Bras*l. </line>
<line> R*vi*ão: Gramatical, Normativa e de *ormat*ção </line>
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<line> *. S. Cunha, M. A. L. Freitas </line>
<line> 196 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> O estudo *a go*ernança c*rporativa e da governança de T* no contex** das Universidades </line>
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<line> Federais B*a**le*ras ense** a </line>
<line> pr*mo*ã* </line>
<line> *e um ambie*te org*nizacio*al e acadêmi*o *ais </line>
</par>
<par>
<line> efe*ivo na medida em que </line>
<line> colab*r* c*m a decisão d*s seus gestores *u**t* à **licação, </line>
</par>
<par>
<line> avan*o e aperfeiçoamen*o d*s mec*nismos d* governan*a. O teor *e governança presente nos </line>
</par>
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<line> mais variad** setores dessas *nstituições é analisado *t*avés do L*vantamen*o </line>
<line> *n*egrado de </line>
</par>
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<line> Governança Organiz*cional P*b*ica do Tribunal de Co*tas da U*i*o (TCU), por meio da </line>
</par>
<par>
<line> obtenção *e ce*tos índice* qu* proporcio*am determi*ar o </line>
<line> qua*t* es**s in*t*t**ções </line>
<line> fa*em </line>
</par>
<par>
<line> u*o **s pr*tic*s *a gov*rnan*a. Este estu*o, </line>
<line> **rtanto, *bjeti*ou aden**a* nessa área *o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento, com a fina*idade de responder se há uma correl*ção </line>
<line> entre governança </line>
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<line> corpo*ativa e governança de TI no contex*o das U*iversidades Federai* Brasilei*as. A </line>
</par>
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<line> *ature*a *a pes*uisa é </line>
<line> do t i po </line>
<line> aplicada *, </line>
<line> *uan*o aos objet*vos, classifi*a-se como </line>
</par>
<par>
<line> exploratório-descritiva. A po**lação da pesquisa *ão as 63 Universidad*s Fede*ais Brasileiras </line>
<line> p*rticipantes do levantamento *o TCU de *021. *uanto à abordagem, cons*dera-se * presente </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa com* quan*itat*va, poi* a análise dos dados foi *ealizada </line>
<line> por meio d* mé*odos </line>
</par>
<par>
<line> estatís*icos como </line>
<line> a </line>
<line> estatíst*ca </line>
<line> descriti*a e a análise da *orrelação de P*arson. Como </line>
</par>
<par>
<line> resulta**s, trouxe evid*ncias que </line>
<line> os </line>
<line> i*dicadores de governa*ç* </line>
<line> corpo*a*iva, gestão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> governan*a de TI est*o estreitamente r*lac*o**dos, assim como i*dicam *ue univer*idades </line>
<line> *ue obtenham um maior de*em*e*ho e* qualquer *os três índices t*m a *endê*cia de </line>
</par>
<par>
<line> també* </line>
<line> ob*erem *elhores *es*ltados </line>
<line> nos outr** </line>
<line> dois índ**es, confirmand*, a*sim, o que se </line>
</par>
<par>
<line> *xtr*i d** altas correlaçõ*s *e seus indicadores. </line>
<line> Palav*as Chaves - Go*ernança Corp*rativa. G*vernança d* TI. *niv*rsida*es Federais. </line>
<line> A*STRAC* </line>
<line> The study of corpor*te go*er*anc* and IT gover*ance in *he co*t*xt of Brazil*a* Fe*e*al </line>
</par>
<par>
<line> Un*versitie* </line>
<line> leads to t*e promo*ion of a mo*e effective organizat*onal and ac*demic </line>
</par>
<par>
<line> en*ironment insofar as it **llaborates </line>
<line> *ith the d*cision of their managers </line>
<line> regarding *he </line>
</par>
<par>
<line> applica*ion, ad**nc*ment and impro*ement o* </line>
<line> **verna*ce mecha*isms. The governan*e </line>
</par>
<par>
<line> con*e*t prese*t *n t*e mo*t var*e* sectors </line>
<line> of these institutions i* </line>
<line> analyzed thro**h the </line>
</par>
<par>
<line> Integrated *urvey of Pub*ic O*ganiz**i*nal Govern*nce of </line>
<line> the *ederal Court </line>
<line> of *ud*tors </line>
</par>
<par>
<line> (TCU), by obtaining </line>
<line> cert*in i*dices t*at provide t* determine **w much t*ese inst*tutio*s </line>
</par>
<par>
<line> make </line>
<line> us e of t he </line>
<line> practices of go*ernan**. This study, t*erefo*e, ***e* t* </line>
<line> ente* t*is are* of </line>
</par>
<par>
<line> knowledg*, in o*de* *o answer wh*ther there is a correlation bet*ee* co*porate governance </line>
<line> and IT gov*rnance in th* context of Brazilian *e*er*l Un*versities. *he *atu*e ** the research </line>
<line> i* a*plied and, in terms of *bjectives, it is clas*if*e* as expl*rat*ry-descri**iv*. T*e research </line>
<line> *o*ulation is the 63 B*azi**** *ederal *niversities particip*ting in the 2021 TCU survey. As </line>
<line> for the ap**oach, this r**e*rch is c*nsidere* to *e qu*n**tativ*, a* the dat* *nalysis wa* </line>
</par>
<par>
<line> performed using stat*stical met**ds *u*h as *escriptive stati*tics </line>
<line> and a*alys*s of Pearson'* </line>
</par>
<par>
<line> *orrelation. *s a </line>
<line> result, it *rought evi*enc* th*t *he *ndicators of co**o*ate governanc*, </line>
</par>
<par>
<line> m**agemen* and I* gov*rnance *re cl**e*y related, a* *ell as **dicating that unive*sities *ha* </line>
<line> obtain a h*gher performan*e in any of t*e three indi*e* te*d to *lso obta*n bet*er results in **e </line>
</par>
<par>
<line> **her two *ndices, confirmin*, thus, w*at i* extracted *rom </line>
<line> t h* </line>
<line> h*gh **rrel*tions of its </line>
</par>
<par>
<line> indicato*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ke* Words - Corpora*e *ove*nanc*. *T Governan*e. Fede**l Uni**rsities. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, T*resina, v. 19, n.10, art. 10, *. 195-211, out. 2022 </line>
<line> w**4.*sane*.co*.br/r*vi*ta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Governan*a C*rp*rativ* e Go***nança de *I nas Unive*sid*des Federais Brasileiras </line>
<line> 197 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O ac*sso à *nformação tem demandado uma *ociedade mais </line>
<line> ativa n* busca pela </line>
</par>
<par>
<line> eficiênci* dos serv*ços públicos. A imp*rt**cia de a*e*der a e*sa ques*ão torna*do * a*b*ente </line>
</par>
<par>
<line> *rganiza*ion*l *ais e*etivo capaz de ag*egar valor, por *eio d* *prim**a*ent* *a sua e </line>
<line> g*s*ão e de s*as responsabili*ad*s, ve* re*elan*o à* organizações a necessidade da a*oçã* * </line>
</par>
<par>
<line> d* fortaleciment* d* mecanism** de governança co*porativa. Di*nte desse cenár**, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> gover*an*a *em ga*hando e*pa*o *as orga*izações que, por su* vez, pas**ram a co**ar, ca*a </line>
</par>
<par>
<line> vez mais, </line>
<line> c*m * Tecnolo*ia da Infor*ação (TI) pa*a </line>
<line> a </line>
<line> *onsecuçã* </line>
<line> dos seus *bjet*v*s, </line>
</par>
<par>
<line> *ornando-* indispens*vel n* cotidiano do ambiente organi*acional. </line>
<line> Ass*m, p*ese*te c*escentem*nte na* orga*izações, independente do contexto *e *estão </line>
<line> públic* ou privada, a TI ve* sendo **iliz*da com a finalid*de d* garan**r melhorias nos </line>
</par>
<par>
<line> se*viç*s prest**os, quer seja *ela diminu*ção de custos e *u*ento de </line>
<line> qual*dad*, c**o </line>
</par>
<par>
<line> também *a própria garanti* da seguran*a da i*fo*maç*o. Dessa forma, * con**xto *tual aponta </line>
</par>
<par>
<line> par* avanço* tecn*lógic*s **e correspondam a essa nova realidade e, </line>
<line> por c*nseguint*, as </line>
</par>
<par>
<line> organ*zaçõ*s precisa* s* ada*tar a essa* evoluç*es. </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> âmb**o da* Instituiçõ*s Púb*ic**, apont*-s* uma melho*ia *a forma de gerir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente organizacional ad**n*as com o au*e*to do *so de TI, com o intuit* de prestar um </line>
<line> *tend*m*nto **i* adaptado e efic**nt* aos seus u**á*io*. N*sse cont*xto *e *til*zaçã* da TI, </line>
<line> sur*e a Gov*rnança de TI, justamen*e com a finalid*de de ali*har a aplicaç*o de recur*os com </line>
<line> TI *os obje**vos da organiza*ão, o*erecendo o *poio fundamenta* que ela prec*sa par* *arantir </line>
<line> o pleno funcionamento desses recursos em seu b**efíc*o. </line>
</par>
<par>
<line> A g*ver*ança de TI, portanto, emerge </line>
<line> em *eio </line>
<line> a u* mundo cada vez mais </line>
</par>
<par>
<line> globalizado, com *ist*s a *com*anh*r as </line>
<line> cons*antes atualizaç**s sur***as na TI *em como </line>
</par>
<par>
<line> seus p**sí*eis reflexo* no ambiente *rganizacional *, assim, </line>
<line> conceder * estrutura *eces*ária </line>
</par>
<par>
<line> que a inst*tuição pr*cis* para reagir * essas cont*nuas modificaç*es despo*tad*s no mercado, </line>
<line> fazendo-*e prese*te **r m*io de um* eq*ipe de gestão *rep*rada para essa fina**dade. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, a Go*er*ança de TI está </line>
<line> diretame*te lig*da ao ava*ço *erado através </line>
</par>
<par>
<line> *os *nvestimentos realizados com TI, </line>
<line> *o mesm* mod* e* que t** </line>
<line> se des*a*ad* como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> rel**ante área de discussõ*s, </line>
<line> t*nto no meio de institu*ç*es corporativas como **m*é* no </line>
</par>
<par>
<line> meio ac**êmico. </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> que se refere *s I*stituiç*es de Ensin* Supe*ior (IES), especificamente às </line>
</par>
<par>
<line> universidades, já é </line>
<line> possíve* id*ntif*car ne*a* o cresci*en*o da valorização d* govern**ça </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> TI. A gestão d* </line>
<line> u*a univ*rsidade pres*upõe a apli*ação d* métodos *ue colaborem com o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *er*sina PI, v. 19, n. *0, *rt. 10, p. 19*-211, out. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. S. Cunha, *. A. L. *rei*as </line>
<line> *98 </line>
</par>
<par>
<line> gerenci*mento de s*as at*vidades. É fundamenta* con*uzir, de forma estru*ur*da, tanto </line>
<line> q*es*ões acadêmicas, que repres*ntam a *tividade fim dessas instituições, *uanto questõe* d* </line>
<line> ge*tão da educação s*pe*ior como u* to*o. </line>
<line> No contexto d* Univ**s**ades Federais Brasileiras, *xiste à disposi*ão as orientações </line>
</par>
<par>
<line> sobre govern*nç* de TI ele*cadas </line>
<line> no Guia de Governança de Te*nologi* da I*formaç** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Co*unicaçã* (G*vTIC) do *is*ema *e Administ*ação do* R*cu*sos *e Tecnologia da </line>
</par>
<par>
<line> I*formação. Adema*s, essas universidades pre*i*am p*utar su*s aç*es se*uindo as </line>
<line> *ráticas </line>
</par>
<par>
<line> *p*esentadas pelo Tribunal de Cont*s d* U*ião (*CU), por meio do Le*antamento In*eg*a*o </line>
</par>
<par>
<line> d* Gov*rna**a O*ganizaci*nal *ública, a partir do q*al as instituições elab**am </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> aut*avaliação. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a au***valiaçã*, </line>
<line> co*stam questionamen*os que o*jetivam me*ir o *eor </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> g*vernan*a pre*ente nos mais vari*dos setores da insti*uição, d*ntre e*es, a governança de TI. </line>
</par>
<par>
<line> A *artir desses dados, obtêm-se c*rtos índi*es que proporcion*m </line>
<line> determinar * qua*to </line>
<line> e*sas </line>
</par>
<par>
<line> *nstituiçõ** fazem uso das p*áticas da governança. De*tre esses í**ice*, estão o í*dice </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Cap*ci*ade em G*stão de *I (iGestTI), o índice de </line>
<line> *overnança de TI (*GovTI) * í**ic* e </line>
</par>
<par>
<line> in*egra** de Governança e G*stã* *úblicas (iGG). </line>
</par>
<par>
<line> Discutir a temática da go*ernança corporati*a no context* de Univers*dades Federa*s </line>
<line> *rasileir*s con**dera-s* r*levan*e por diversos aspectos. *o *o****to so*ioeconômico, o tema </line>
</par>
<par>
<line> *grega r*le*ância devido à impo*tânc*a *ue essas instituições re*re*entam pa*a s**ied*de. a </line>
<line> Embora já existam es*udos *o*re a correlação entre *rátic*s de g*vernança e d*s*mp**ho da* </line>
<line> ins*ituições de ensino superior, esses est*dos n*o são conclud*ntes, m*ito menos sufi**en*es </line>
</par>
<par>
<line> para a </line>
<line> abord*gem </line>
<line> da temática, *brindo </line>
<line> espaço para o surgim*nto d* *ovas pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> empíricas. </line>
</par>
<par>
<line> Es*e *stu*o, port*nto, </line>
<line> objetiva adentrar n*ssa área d* conhecimento, anal**ando os </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais índices do Levantamento de Go*ernança e Gestão Públicas </line>
<line> *o TCU, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> finalidade de *esponder à seguinte pe*gunta: *á uma correla*ã* e***e go*ern*nça corp*rativa </line>
</par>
<par>
<line> e governança de TI </line>
<line> nas Universidades Fede*ai* Brasileiras? Para tant*, ab*rda, na teoria, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temática da go**rnança ****o*ativa * d* gov*rnança de TI, b** como, nos r*sultad*s, anali*a </line>
<line> o* índices iGG, iG*vTI e iGestTI e suas corr*laçõe*. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> A gover*a*ça cor*orativa pode se* compreendida como um instrumento qu* prod*z </line>
</par>
<par>
<line> uma *elhor*a si*nificativa *as </line>
<line> organ*za*ões, por torná-las mai* competentes e capazes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F**, Teresina, v. 1*, n.10, *rt. 10, *. 19*-2*1, *ut. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G**ernan*a Co**orativa e Go*ernança d* TI nas Universi*ades Fe*erais *rasileiras </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> agregarem v*l**, por meio d* aprim*ramento *e sua *d*inistração, da maneira de ges*ão * ** </line>
</par>
<par>
<line> como lidar </line>
<line> com respo*sabilidades, </line>
<line> alavan*a*do, assim, * seu des*mpenh* o**an*zaciona* </line>
</par>
<par>
<line> (FERREI*A et al., 2019; CU*HA; FR***AS; ARAÚ*O, 2020). Dessa forma, g*vernanç* </line>
</par>
<par>
<line> corporativa se *evela </line>
<line> *o** um mecanismo de g*stão q*e, *liado às boas pr*ticas, p*ssui </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*ão de reduzir os pr*blemas de agência e desarmo*ia de informações (AL-SARTAW*, </line>
<line> 2018). </line>
<line> Para o Inst*tuto Br*sileir* de G*vernança Corp*rati*a (*BGC), a gov*rnança </line>
</par>
<par>
<line> corporativa </line>
<line> c*n*iste no *iste*a p*r meio </line>
<line> do </line>
<line> qual tan*o as empresas como q*alque* outra </line>
</par>
<par>
<line> or*an*zação, seja </line>
<line> ela pública *u privad*, são a*m*nistrad*s, acom*anh*das e estimuladas, </line>
</par>
<par>
<line> abra*g*nd* as mais </line>
<line> di*ersa* relaç*es </line>
<line> existentes </line>
<line> dentro e fo*a d* organizaçã*. </line>
<line> P*ra is*o, as </line>
</par>
<par>
<line> prá*ic*s da *overnança corpora*iva transformam p*incípios bási*os em orientaçõe* objetivas, </line>
</par>
<par>
<line> vis*n*o </line>
<line> conservar e </line>
<line> po*encializar * val*r econômic* da or**nização bem como favorec*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acesso a *ecurs** e col*borar para a um* melhor gestão *a organização (IBGC, 2020). </line>
<line> A governa*ça corporativa *esponta num cenário onde a figura do propriet**io e * *o </line>
<line> gestor pertencem a pe*so** dist*ntas (ALTOUNIAN; SOUSA; LAPA, 2017), fazendo-se </line>
</par>
<par>
<line> extremamente necessária * fi* d* est*belecer </line>
<line> um rel*c*onamento *lar*, </line>
<line> produtivo e íntegro </line>
</par>
<par>
<line> entre as part*s interessadas na empresa (AGU*LERA e* a*., 2*15). Nessa ló*ic*, a busca por </line>
<line> prática* de governan** corpora*i*a está inti*amen** ligada ao querer eli*i*ar os problemas </line>
</par>
<par>
<line> originár*os d* vínculo existente </line>
<line> entre a*ioni*tas e ge*tores (C*ANG et al. (2015). Desse </line>
</par>
<par>
<line> modo, organizações pautadas em mais práticas de go*ernança, diminuem o* confli*os *e </line>
<line> agên*i* * a d*sar*onia das informações e, consequen*emen*e, exibem um* ges*ão *a*s eficaz </line>
<line> e um melhor desempen*o or*a*iz*cion** (LA*SMI; KAMILA, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> De f**ma clar*, a govern*nç* corpo*ativa se apresenta com* a **rramenta </line>
<line> essenc*al </line>
</par>
<par>
<line> p*ra lograr ê*ito quanto ao modo de geri* e c*nt*olar uma instituição (R*GHOOBUR, 2*18). </line>
<line> A litera*ura internacional aponta estu*os ne*sa mes*a li*ha de pensame**o. Autore* com* </line>
</par>
<par>
<line> Laksmi Kamila (*018), Aguilera, Ju*ce e Terjesen (*018), Det*hamrong ** e </line>
<line> al. (2017), </line>
</par>
<par>
<line> H*rmasi (2017) e Shehata </line>
<line> (*016) e*ta*e*ecem *em*lhanças em suas pe*quisas **bre o *ema </line>
</par>
<par>
<line> qua**o apresentam po*sí*eis *es*ltad*s da *ove*nança cor*ora*iva em diverso* paí*es. </line>
</par>
<par>
<line> No contexto *ov*rnamental, a gov*rnança co*porativa con*i*te em sua essên*ia </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> métodos de li*eranç*, estratégia e co*trole estabelecido* *ara ava*iar, o**entar e ins*ecio*ar a </line>
</par>
<par>
<line> *rátic* da gestão, v*san*o à c*iação de políticas p*b*ica* bem **mo ao *fe*eci*ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ser*iço* de int**esse d* sociedade (C*NHA et *l., 202*). D**sa forma, a </line>
<line> govern***a </line>
</par>
<par>
<line> cor*orativa é **a ferramen*a cuja finalidade é *arant*r a *c*ountab*l**y pública, *uxiliand* na </line>
<line> redução *as indecisões sobre as ativi*ades d* administ**ção pú*li*a e oferecendo à soc*edad* </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, *. 19, *. 10, art. 10, p. 195-211, o*t. 2022 www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. S. Cunh*, M. A. L. Frei*as </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> *ma certa s*gurança de que p*deres outorgad** aos administr*dore* p**lic*s *s**o de *cor** </line>
<line> *om as práticas de *estão estabelecidas pe** poder público, a*sim como conf*rme as lei* e </line>
<line> princ*pios que reg*m toda a administração pú*lica (BRASIL, 2**4a). </line>
<line> Destarte, no âmbito d* ordenamento jurídico br*sil**ro, fora* publicadas leis e </line>
</par>
<par>
<line> re*ulamentos que promover*m significante </line>
<line> *van*o na gov*rnança corpora*i** do país. A </line>
</par>
<par>
<line> pró*ria Constituição Fed*ral de </line>
<line> 1988 instituiu o Estado Democrático de Dir*i*o, </line>
</par>
<par>
<line> estabelecend* disposições **s*nc*ais à **vernança corporativ* do *aís, além de organizar </line>
<line> polí*ica e *dministrat*vament* o *stado, separando competência* e r*sponsabilid*de*, b*m </line>
</par>
<par>
<line> como ins*aurando sist**as de f**i*s e contrapes*s estruturas de controle, *a*to i*terno * </line>
<line> *uanto externo (BRASIL, 2014a). </line>
</par>
<par>
<line> Ade*ais, *utros *nstr*mento* *e*ais despontaram para consolidar a </line>
<line> gov*r*ança </line>
</par>
<par>
<line> corp*rativ* n* país. Den*r* eles, pode-*e mencionar: * Código de *tica Prof*ssional </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Servidor P*bli** **vil do Po*er Executivo *ede*al (*ecreto 1.171, de 22 de Ju*ho de 1**4), </line>
<line> como manual de conduta étic* e moral a ser seguido pelo* *ervido*es públ**o* f*derais; a Lei </line>
</par>
<par>
<line> d* Respons*bilid*d* Fi*c*l (Lei Com**ementar 101, </line>
<line> de 4 *e m*io de 200*), que </line>
<line> estabelece </line>
</par>
<par>
<line> normas de fin*nça* públi*a* di*ecionadas à resp*n*abilidade *a gestão fisc** da inst*tuição; o </line>
</par>
<par>
<line> ***grama Nacion*l ** Ges**o Pú*lica e Desburocr*ti*ação (GesPúb*ica), que foi cri*do </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ano de 2005 e revisado **s </line>
<line> anos d* </line>
<line> 2*09 e *01*, que apresenta fundamentos </line>
<line> b*seados </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> princípios constitu*i*nais que r*gem a admin*stração </line>
<line> públi*a </line>
<line> bem como fu**amentos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cont*mporânea </line>
<line> excelê*ci* gere*cial; a Lei 12.813, de 16 de maio de *0*3, que trata </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conflito de interesses n* exerc*cio do cargo </line>
<line> ou *m**ego público e d*s i*pedim**t*s </line>
</par>
<par>
<line> posteri*res ao ex*rcício; e a L*i de Ace**o à I*f*rmação (Lei 12.*27, d* 18 *e novembro de </line>
<line> 2011), c**o um instrumento d* transparência q*e, além de gara*tir o di*ei*o fundament*l de </line>
<line> a*esso à informaçã*, ta*bém facilita o acompanhamen*o e a fis*alização, tanto dos atos </line>
<line> administrativos qua*to *a p*ópria conduta dos servidores públicos (BRA*IL, 2014a). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a ating** seus objetivos, a governan*a c*rporativa nec*s*ita s* fa*er </line>
<line> presen*e </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> tod*s as áreas da </line>
<line> i*s*ituição, e* *spec*al na área d* tecnologi* d* infor*açã* (TI). </line>
</par>
<par>
<line> Considerada p*r fortalec*r e apoiar as *nst*tuições no cumprimento de suas ações e me*as </line>
<line> e*tabelecidas em seu planejamento estratégi*o, a tecnol*g*a da info*m*ção pass* a carecer de </line>
</par>
<par>
<line> u*a regulame**ação e de </line>
<line> *e* gove*nada, fim de qu* a comunicaçã* entre os *etores fique a </line>
</par>
<par>
<line> cada vez mais *róxima, asseguran*o o </line>
<line> p*en* </line>
<line> desempenho de </line>
<line> qualq*er inst*tu*çã*. De*sa </line>
</par>
<par>
<line> relação entre a TI e os </line>
<line> obje*i*os *a instit*ição, manifesta-se a nec*ssi*ade *e *xecutar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão *a TI, em to*as as su** </line>
<line> etapas, d*s*e </line>
<line> os </line>
<line> process*s que antecedem a sua c**tratação, </line>
</par>
<par>
<line> pa*sando pela aqu*sição, *éto*os de administração, geren*i*mento * con*ervação, até me*mo </line>
<line> R*v. FSA, Teresin*, v. 19, n.1*, *rt. 1*, p. ***-211, o*t. 20*2 *ww4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gover*ança Corporativa e Governança de TI nas Univ*rsid*de* Federais Brasi*eiras </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> por su* con*in*idade ou substituiç*o devi*o às inovações que porventura surjam (CE*TARI </line>
<line> FILHO, 2012). </line>
<line> Diante disso, su*ge a G**ernança de Tecnologia da Infor*ação para conceder o apoio </line>
<line> necessário à instituiçã*, levando-se em c*nside*açã* a com**ex*dad* *os proce*sos de ges*ão </line>
<line> de TI em um ambiente organizacional. Para Gaseta (2012), a G*vernança de T* *clod* </line>
<line> justamente pa*a criar um sistema de relacioname*to e pr**essos para *ondu*ir e re**r uma </line>
<line> *rganização, objeti*ando alcança* metas corporativas, agregand* **lor ao empre**dimento e </line>
<line> balanceando os r*s*os no t*cante ao *et*rno gerado pela aplicaç*o de recursos em TI. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Ve*as (2009), a g*vern**ça de TI deve rep*rcutir a </line>
<line> governança </line>
</par>
<par>
<line> corporativ* na mesma oc*sião em que precisa *ssegurar a gest*o d* *I e de seus recu*sos </line>
</par>
<par>
<line> aplicados. Para We*b, Poll*rd e R*dley (2*06), a </line>
<line> governança de TI est* d*retamente ligada </line>
</par>
<par>
<line> aos *vanços advindos dos investim*nt*s que uma ins*ituiçã* realiza com TI e cada *ez **is </line>
<line> vem gan*an*o espaço co*o uma r*levante área de discussõe*, t*nt* no amb*en*e acadêmico, </line>
<line> *uanto nas institu**ões *o*porativas. </line>
<line> *lém *isso, devido *os muitos aspectos pr*sen*es em uma orga*izaçã*, u* dos mais </line>
<line> relevantes c*nsi*te na manutenção dos procedim*ntos *ec*ológico* já produzid*s por meio da </line>
</par>
<par>
<line> te*no*ogi* da informa*ão. * d*pend*ncia desses </line>
<line> procedimentos </line>
<line> p*od*z um *rand* f*tor de </line>
</par>
<par>
<line> r*sco para a or*anização *m casos d* f*lhas que in**abilizem sua u*ilização. Para tant*, como </line>
</par>
<par>
<line> expre*sam **rnandes e Abreu (2014), a Gov*rnança d* *I também </line>
<line> p*s*a a *er resp*n*áve* </line>
</par>
<par>
<line> por reduzir ess*s riscos por meio de alternativas sóli*as q*e impeçam que, em casos d* **lha*, </line>
<line> a org*nização se depa*e *om *erdas incalculáveis. </line>
<line> Dessa forma, nas institu*ç*es em que o nível de relacion*mento entre * TI e a *rea *e </line>
</par>
<par>
<line> negócio </line>
<line> é considerado b*ixo, a T* </line>
<line> é vis*a apenas *omo pa*te do negóc*o, in**paz </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> corres*o*de* à* prete*sões *a ins*ituição em tempo oport**o. Por e*s* motivo, a gove*nança </line>
<line> de *I surge como *ntermediá*ia para desempenhar a gest*o, com vi*tas * fazer co* que a T* </line>
<line> al*ance a val*rização necess*ria e essencial desej*da po* toda in*tituição (CESTA*I FILHO, </line>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Pelo exposto, * govern**ça </line>
<line> de *I é p*rte relevante </line>
<line> da **vernança corporativa e tem </line>
</par>
<par>
<line> sua *tuaçã* </line>
<line> p*utada em contribuir com ** instituiçõe*, fazendo toda a gestão </line>
<line> de riscos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> perdas que </line>
<line> *xistirem e* *orno do </line>
<line> tema te*no**gia (MOHAMED; SING*, 2012). Dessa </line>
</par>
<par>
<line> man*i*a, a *ov**na*ça </line>
<line> de *I re*ela-*e como p*ça fu**amental d* g*ve*nança corpora*iv*, </line>
</par>
<par>
<line> con*endo suas pró*rias especificidades re*ativas à tec*ologi* da informaç*o (*NTOSAI, </line>
<line> *016). </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 19, n. 10, art. 10, p. 195-2*1, *ut. 2022 *ww4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. *. *unh*, M. A. *. Fre*t** </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> No contexto da* instituições de e*sino superio* </line>
<line> brasil*iras, pode-s* </line>
<line> *bservar que, </line>
</par>
<par>
<line> desde a </line>
<line> década *e 200*, os si*temas *e gov*rnança corporativ* </line>
<line> v*m obtendo imp**tantes </line>
</par>
<par>
<line> ava*ço*. Isso muito se *eu p*r *eio ** criaç*o de programas de governo, a exemp*o do </line>
</par>
<par>
<line> Programa *niver*i*a*e </line>
<line> para Todos (PRO*NI) d* *00*, bem como em 2007 com Programa </line>
</par>
<par>
<line> de A*oio a Planos de Re*struturação e E**ansão *as Universi*ad*s Federais (REU*I), que </line>
<line> *xpandi*am as formas de ac*ss* e permanência *e mui**s es*udantes, *lém de reo*gani**rem </line>
</par>
<par>
<line> * até então siste*a de ensino sup**ior brasil*iro, o </line>
<line> que não seria possível se* o apoi* e o* </line>
</par>
<par>
<line> recu*sos advind*s da *overnança d* TI (BRASIL, 20*2). </line>
<line> O Sistema de Admi*istraçã* dos Re*ur**s de Tecnologia d* In**rmaç*o (SISP), órgão </line>
</par>
<par>
<line> do **verno respon*ável pela </line>
<line> área de TI, no* últim*s anos, ve* </line>
<line> orientando *s institu*ções </line>
</par>
<par>
<line> públ*cas brasile*ras q*an*o ao f*nciona*ent* *a go*e*na*ça de TI, at*avé* de suas </line>
<line> publi*ações, dentre elas o Guia de Governança de *ecno*ogia da Informação e Comunica*ão </line>
<line> (G***IC) (BRASIL, 201*a). Além dele, o Tribunal de Contas da União (TCU), como órgão </line>
</par>
<par>
<line> de con*role federa*, </line>
<line> de ig*al mo*o, *ez *ublicações re*evantes so*re o te**, </line>
<line> como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *efere*cial *ásico de Governança Aplic*vel a *rgãos e E**idades da Administra*ão Pú*lica </line>
</par>
<par>
<line> (BRASI*, 20*4a), o Guia de dez passos *ara a boa gove*nan*a (BRA*IL, 2014b) e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Refere*c*al para Avaliação de G*vern*nça em Polít*cas Públicas (**ASIL, 2014c), este </line>
<line> último, em e**eci*l, com o obje*ivo *e colabo*ar com a cri*ção de um ambie*t* mais se*ur* e </line>
<line> propício par* as p*lí*i*as *úblicas. </line>
</par>
<par>
<line> Na *róxima se*ão, *erã* apres*nt*d*s os procedimentos metodológicos qu* </line>
<line> fo**m </line>
</par>
<par>
<line> ut*l*zados para </line>
<line> anali*ar a corre*ação en*re Governança corporativa e </line>
<line> Governança de T* </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> Universidades *ederais Brasilei*as. Nessa </line>
<line> pe*s*ect*v*, a fundamentaçã* </line>
<line> *eór*ca *pre*entada </line>
</par>
<par>
<line> conce*e o s*porte q**nto à co**r*ensão do tema governança corporativa e governança d* *I </line>
<line> e sua poss*vel r*lação q*anto ao desemp*nho das Un*ve*sid**es Feder*is Brasi**iras. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Referent* aos procedimento* metodológicos, a nat*rez* d* pesquis* é do tipo aplicada, </line>
<line> portanto, pr**u*a gera* conh**imento pa*a a ap*icação prática * **re*ionada *ar* soluç*o do </line>
<line> problema a*orda**. Quanto a*s objetivos, cl*ssi**ca-s* c*mo e*ploratório-descritiva. No </line>
<line> tocant* aos *ro*ed*mentos **c**c*s da pesquisa, fez-*e um levantament* b***i*g*áfico s*bre a </line>
</par>
<par>
<line> te*ática </line>
<line> da governanç* corporativa *em *omo, especificamente, da governa*ça de TI </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> demais conc*itos relevante* s*br* o estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.10, *rt. 10, p. 195-21*, out. 20*2 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G*vern*nça *orporativ* * G*vernança de *I nas Unive*sid*d*s F*derais Br**ileira* </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> Adem*is, *oram utiliza*as como d*dos *e pe*quisa as *nformações disponibili*adas </line>
<line> pelo T*U em seus três *lt*mos Lev*ntamentos de G*verna*ça e Ge*tã* Pú*licas, *os anos d* </line>
<line> *017, 2018 * 2021. A popul*ção da pesquisa são as Un*ve*sidades *edera*s Bras*lei*as, tendo </line>
</par>
<par>
<line> c*mo </line>
<line> a*ostra </line>
<line> do ti*o po* conv*n*ênc*a, ** 63 *nive*s**ade* Federais **as*leiras </line>
</par>
<par>
<line> participant*s *o levant**ento d* TCU de **21. Quanto à abordage*, considera-*e a present* </line>
<line> pesquisa como q*ant**ativa, pois a análise dos dados foi re*li**da por meio de mé*odos </line>
</par>
<par>
<line> e*tatísti*os, como esta*ística descritiva, a anál**e *a a </line>
<line> correl*ção de Pearso*, a análise de </line>
</par>
<par>
<line> va*iânci* e a regressão, a fim de *tingir *s *rop*sitos desta pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*SUL*ADOS * DISCUSS*O </line>
</par>
<par>
<line> Ser*o ap*esen*ados, nesta seção, *s resultados o*tido* a partir da an*l*se d*s </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> dispo*ib*lizados pelo TC* em seu **v**tamento de Governa*ça e Gestão Públic* do an* de </line>
</par>
<par>
<line> 20*1. Porém, </line>
<line> desde o ano de 20*7, o TC* vem realizando um méto*o de avaliação de </line>
</par>
<par>
<line> *o*ernança na* ins*ituiç*es f*derais p*rticipan*es do seu Levantam*nto, de forma integrada a </line>
<line> *iver*as áreas, possibi*itando realizar um c*mparativo n*s *ados do* últi*os três </line>
</par>
<par>
<line> L*vanta*entos, </line>
<line> quais s*jam, 201*, 2018 e o m*is recente, de 2021, *ma ve* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> l*vantamento não f*i realizado no* *nos de 2019 e 2020. </line>
<line> P*ra a análise, foram sele*iona*os o *ndice integrado de Governança e Gestão Públicas </line>
<line> (iGG), o índice de Go*ernanç* de TI (iGo*T*) e o índice de Capacidade *m G*stão de *I </line>
<line> (iGest*I). A tab*l* 1, a segu**, mostra o resu*tado dess*s *ndices p*ra as 63 Univer*idades </line>
<line> Federais Brasi**ir*s q*e participara* *o Levantament* de Gove*nan*a e Gest*o Públicas de </line>
<line> 2021. </line>
<line> Tabela * - Índ*ces i*G, *GovT* e *Ge*tTI de 2021 das 6* Universidades particip**te* </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ades </line>
<line> i*G </line>
<line> iG*vTI </line>
<line> iGestTI </line>
<line> Un*versi*ades </line>
<line> iG* </line>
<line> iGo*TI iG*stTI </line>
</par>
<par>
<line> UFAC </line>
<line> 3 7 ,* 0 % </line>
<line> 3 * ,8 0 % </line>
<line> 2 7 ,5 0 % </line>
<line> UF*S </line>
<line> 9 * ,3 0 % </line>
<line> 7 2 ,6 0 % </line>
<line> 8 * ,0 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UNIFA* </line>
<line> 3 9 ,2 0 % </line>
<line> 3 * ,0 0 % </line>
<line> 1 * ,1 0 % </line>
<line> UFES </line>
<line> 4 8 ,0 0 % </line>
<line> * 4 ,2 0 % </line>
<line> * 2 ,8 0 % </line>
</par>
<par>
<line> U*A* </line>
<line> 3 1 ,9 0 % </line>
<line> 3 1 ,5 0 % </line>
<line> 2 9 ,5 0 % </line>
<line> UNIFAL-MG </line>
<line> 6 2 ,1 0 % </line>
<line> 3 6 ,* 0 % </line>
<line> 4 8 ,4 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFPA </line>
<line> 8 2 ,8 0 % </line>
<line> 7 4 ,8 0 % </line>
<line> 8 * ,3 0 % </line>
<line> U*IFEI </line>
<line> 9 3 ,2 0 % </line>
<line> 9 5 ,5 0 % </line>
<line> * 3 ,3 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFOPA </line>
<line> 6 9 ,7 0 % </line>
<line> 6 9 ,5 0 % </line>
<line> 6 1 ,7 0 % </line>
<line> UF*F </line>
<line> 4 * ,3 0 % </line>
<line> 3 9 ,4 0 % </line>
<line> 3 7 ,6 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFRA </line>
<line> 6 5 ,6 0 % </line>
<line> * 4 ,6 0 % </line>
<line> 5 1 ,0 0 % </line>
<line> UFLA </line>
<line> 9 0 ,2 0 % </line>
<line> 9 * ,4 0 % </line>
<line> 8 5 ,8 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UNIFESSPA </line>
<line> * 6 ,* 0 % </line>
<line> 5 3 ,8 0 % </line>
<line> 4 7 ,0 0 % </line>
<line> UF*G </line>
<line> 5 * ,2 0 % </line>
<line> 4 9 ,3 0 % </line>
<line> 4 9 ,7 0 % </line>
</par>
<par>
<line> U*IR </line>
<line> * 3 ,1 0 % </line>
<line> 4 2 ,9 0 % </line>
<line> 4 6 ,4 0 % </line>
<line> *F*P </line>
<line> 5 * ,4 0 % </line>
<line> 5 * ,2 * % </line>
<line> * 2 ,5 * % </line>
</par>
<par>
<line> UFRR </line>
<line> 6 7 ,* 0 % </line>
<line> 6 7 ,3 * % </line>
<line> 6 1 ,7 0 % </line>
<line> UFSJ </line>
<line> 4 3 ,7 0 % </line>
<line> 3 4 ,4 0 % </line>
<line> 2 8 ,5 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFT </line>
<line> 4 4 ,* 0 % </line>
<line> 3 * ,2 0 % </line>
<line> 3 3 ,0 0 % </line>
<line> UF* </line>
<line> 5 9 ,* 0 % </line>
<line> 6 0 ,9 0 % </line>
<line> 6 1 ,6 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFAL </line>
<line> 3 7 ,7 * % </line>
<line> * * ,9 * % </line>
<line> * 0 ,9 0 % </line>
<line> U*V </line>
<line> * 8 ,8 0 % </line>
<line> 8 7 ,4 * % </line>
<line> 8 5 ,* 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFBA </line>
<line> * 3 ,2 0 % </line>
<line> 6 * ,3 0 % </line>
<line> 7 1 ,1 0 % </line>
<line> UFTM </line>
<line> 6 * ,* 0 % </line>
<line> 5 * ,5 0 % </line>
<line> * * ,4 0 % </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a PI, v. *9, n. *0, art. 1*, p. 195-211, out. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. S. C*nha, M. A. L. Freitas </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> UFOB </line>
<line> 6 0 ,7 * % </line>
<line> 5 7 ,2 * % </line>
<line> 5 0 ,1 * % </line>
<line> UFVJM </line>
<line> 7 2 ,5 0 % </line>
<line> 7 3 ,8 0 % </line>
<line> 6 4 ,5 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFRB </line>
<line> 3 0 ,0 0 % </line>
<line> 2 1 ,6 0 % </line>
<line> 2 8 ,1 * % </line>
<line> UniRIO </line>
<line> 5 4 ,1 0 % </line>
<line> 5 0 ,2 0 % </line>
<line> 5 4 ,0 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFSB </line>
<line> 2 3 ,3 0 % </line>
<line> 2 * ,3 0 % </line>
<line> 1 5 ,* 0 % </line>
<line> *FRJ </line>
<line> 5 7 ,0 0 % </line>
<line> 2 0 ,2 * % </line>
<line> 2 9 ,5 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UF*A </line>
<line> 5 4 ,1 0 % </line>
<line> * 9 ,9 0 % </line>
<line> 5 * ,4 0 % </line>
<line> UFF </line>
<line> 4 2 ,2 0 % </line>
<line> * * ,8 0 % </line>
<line> 5 3 ,5 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFC </line>
<line> 6 9 ,6 0 % </line>
<line> 5 6 ,4 0 % </line>
<line> 5 * ,0 0 % </line>
<line> UFRRJ </line>
<line> 2 8 ,7 0 % </line>
<line> 3 * ,5 0 % </line>
<line> 2 2 ,0 0 % </line>
</par>
<par>
<line> U*ILAB </line>
<line> 3 4 ,8 0 % </line>
<line> 3 2 ,0 0 % </line>
<line> 3 9 ,7 0 % </line>
<line> *FSCar </line>
<line> 4 5 ,1 0 % </line>
<line> 5 2 ,1 0 % </line>
<line> 5 3 ,1 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFMA </line>
<line> 2 9 ,2 * % </line>
<line> 3 4 ,0 0 % </line>
<line> 3 1 ,1 * % </line>
<line> U*I*ESP </line>
<line> 6 2 ,7 0 % </line>
<line> 4 5 ,* 0 % </line>
<line> 3 1 ,* 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFC* </line>
<line> 2 4 ,2 0 % </line>
<line> 2 4 ,9 0 % </line>
<line> 1 5 ,* 0 % </line>
<line> UFABC </line>
<line> 4 9 ,* 0 % </line>
<line> * 0 ,9 0 % </line>
<line> 5 1 ,9 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFPB </line>
<line> 4 8 ,9 0 % </line>
<line> * 8 ,4 0 % </line>
<line> 5 2 ,5 0 % </line>
<line> UNIL* </line>
<line> 3 9 ,8 0 % </line>
<line> 3 * ,0 0 % </line>
<line> 3 6 ,3 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFPE </line>
<line> 7 3 ,6 * % </line>
<line> 6 4 ,1 0 % </line>
<line> 5 * ,1 0 % </line>
<line> *F*R </line>
<line> 6 * ,9 0 % </line>
<line> 4 * ,* 0 % </line>
<line> * * ,7 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFRPE </line>
<line> 6 8 ,8 0 % </line>
<line> 6 3 ,* 0 % </line>
<line> 6 0 ,5 0 % </line>
<line> UTFPR </line>
<line> 4 7 ,5 * % </line>
<line> 4 5 ,0 0 % </line>
<line> 4 9 ,* 0 % </line>
</par>
<par>
<line> Univas* </line>
<line> 3 * ,* 0 % </line>
<line> 2 5 ,0 0 % </line>
<line> 2 3 ,1 0 % </line>
<line> UFCSPA </line>
<line> 5 0 ,2 0 % </line>
<line> 4 2 ,* 0 % </line>
<line> 3 3 ,0 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFPI </line>
<line> 4 0 ,2 0 % </line>
<line> 3 3 ,1 0 % </line>
<line> 3 9 ,0 * % </line>
<line> UFPel </line>
<line> * 5 ,3 * % </line>
<line> 4 7 ,7 0 % </line>
<line> 5 0 ,2 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFRN </line>
<line> 9 6 ,3 0 % </line>
<line> 8 7 ,3 0 % </line>
<line> 9 4 ,5 0 % </line>
<line> UFSM </line>
<line> 5 0 ,2 0 % </line>
<line> 3 7 ,4 0 % </line>
<line> 2 3 ,9 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFERSA </line>
<line> 4 9 ,* 0 % </line>
<line> * 8 ,7 0 % </line>
<line> 5 2 ,8 0 % </line>
<line> U*IPA*PA </line>
<line> 3 * ,4 0 % </line>
<line> 2 1 ,7 * % </line>
<line> 2 * ,3 0 % </line>
</par>
<par>
<line> *FS </line>
<line> 5 9 ,1 0 % </line>
<line> * 2 ,9 0 % </line>
<line> 5 2 ,2 0 % </line>
<line> FURG </line>
<line> 6 3 ,9 0 % </line>
<line> 5 5 ,5 0 % </line>
<line> 7 * ,2 0 % </line>
</par>
<par>
<line> F*B </line>
<line> 8 1 ,5 * % </line>
<line> * 8 ,9 0 % </line>
<line> 7 0 ,0 0 % </line>
<line> UF*GS </line>
<line> 5 6 ,* 0 % </line>
<line> 5 8 ,* 0 % </line>
<line> 6 8 ,* 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UFG </line>
<line> 5 8 ,8 0 % </line>
<line> 7 4 ,4 0 % </line>
<line> * 9 ,3 0 % </line>
<line> UFSC </line>
<line> 5 6 ,9 0 % </line>
<line> 5 9 ,7 0 % </line>
<line> 5 * ,6 * % </line>
</par>
<par>
<line> UFMT </line>
<line> 5 3 ,2 0 % </line>
<line> 5 1 ,6 0 % </line>
<line> 5 2 ,8 0 % </line>
<line> UFFS </line>
<line> 4 6 ,1 * % </line>
<line> 2 8 ,8 0 % </line>
<line> 3 3 ,4 0 % </line>
</par>
<par>
<line> UF*D </line>
<line> 3 4 ,0 0 % </line>
<line> 1 9 ,* 0 % </line>
<line> * * ,1 0 % </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Dad*s adaptados do TCU, S*cret**ia-Geral ** *ontrole Ext*rno (*021) </line>
<line> Com o res*ltado dos índices, f*ram extraídos alguns dad*s estatísticos, den*r* eles a </line>
<line> média aritmética e * desvio padrão d* cada *ndi*e, confo*me tabela 2, a seg*ir: </line>
<line> Tabela 2 - Estatística de**r*t*v* dos índices *GG, iG***I e iG*stTI de 2*21 </line>
</par>
<par>
<line> Esta*ístic* Desc*itiv* </line>
<line> I*G </line>
<line> iG*vTI </line>
<line> *GestTI </line>
</par>
<par>
<line> Média </line>
<line> 0,5422 </line>
<line> 0,4943 </line>
<line> 0,4860 </line>
</par>
<par>
<line> Err* *adrão </line>
<line> 0,0224 </line>
<line> 0,0233 </line>
<line> 0,0248 </line>
</par>
<par>
<line> M**iana </line>
<line> 0,522 </line>
<line> 0,484 </line>
<line> 0,507 </line>
</par>
<par>
<line> Modo </line>
<line> 0,541 </line>
<line> 0,315 </line>
<line> 0,295 </line>
</par>
<par>
<line> Desvio padrão </line>
<line> 0,1778 </line>
<line> *,1*48 </line>
<line> 0,*965 </line>
</par>
<par>
<line> Variância da amostra </line>
<line> 0,031* </line>
<line> 0,0342 </line>
<line> 0,0386 </line>
</par>
<par>
<line> *oef. d* varia*ão </line>
<line> **,79% </line>
<line> 37,39% </line>
<line> *0,43% </line>
</par>
<par>
<line> Inte*val* </line>
<line> 0,73 </line>
<line> *,757 </line>
<line> 0,794 </line>
</par>
<par>
<line> Mí*im* </line>
<line> 0,233 </line>
<line> 0,198 </line>
<line> 0,151 </line>
</par>
<par>
<line> **ximo </line>
<line> 0,963 </line>
<line> 0,955 </line>
<line> 0,*45 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria própria (2022) </line>
<line> As*im, a média *ritmética dos resulta*os do *n***e iGG das 63 Univers*dades </line>
<line> Fe*erais Br*sileiras *ar*icipant*s foi *e 54,224%, com desv*o padrão de 0,178, das quai* </line>
<line> 28 uni*ersida*es *pr*senta*am re*ultad*s acima da média, t*ndo a UFRN o*t*do melhor </line>
<line> resultad* *om 96,30%. Do mesmo modo, o índice iGovTI a**ese*ta a média a*it**tica de </line>
<line> Rev. FS*, Teresi**, v. 19, n.10, art. 10, p. 195-211, out. 2*2* *ww4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Govern*n*a Corporativa e Governança de TI nas Un*versidades Federais Bra*ilei*as </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> 49,***%, com d*svio padrão 0,185, tendo 30 uni*ersid*des apresentado resultados acima </line>
<line> d* média e a UNIFEI obtid* melhor r**ultado com 95,50%. E o ín*ice iGestT*, a m*dia </line>
<line> aritmética de 48,597%, com desvio pad*ã* *e 0,196, re*istran*o ** uni*ersidades *om </line>
<line> re*uldados acima da média e nova*ente a UF*N o**en*o melh*r resultado com 94,50%. </line>
</par>
<par>
<line> De forma *ais especí**ca, * gráfico * apresenta os i*dicad*re* iGG, iGovT* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *GestTI de *0*1, *eparados p*r regiões: </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 1 - Índ**es p*r Região 2021 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dado* ad*ptados do T**, S*cre**r*a-Ger*l de *ontro*e *xterno (2021) </line>
<line> No Gráfico *, é possível *bse*v*r o quanti*ativ* de universi*ades enqu*dradas em </line>
<line> ca*a r*gião, totalizando as 63 univ*rsidade* *articipantes *o *evantamento do TCU de 2*21, </line>
<line> das qu**s 10 estão no Nor*e, 18 no Nordeste, cinco no Centro-Oes*e, 19 no Sud*ste e 1* *o </line>
<line> Sul. Per*ebe-se q*e, ape*a* *a região Centro-O*ste a*res*nta* a menor quan*i*a*e de </line>
<line> universidades, *la det** a* médias mais altas dos três índices iGG, iGovTI e iGes*TI. Por </line>
<line> outr* lad*, a região Sul foi * q*e ap**se*t*u as mé*ias mais baixas para os trê* índices iGG, </line>
<line> iGovTI e iGestTI. A t*bela 3 *ostra a an*l**e *e v*r*â*cia, com fator único, para ** cin*o </line>
<line> regi*es: </line>
<line> Tabel* 3 - ANOVA - Aná*ise de V*riânc*a dos Índices p*r Região de 2021 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte da v*riação </line>
<line> S* </line>
<line> gl </line>
<line> MQ </line>
<line> F </line>
<line> *alor-P </line>
<line> F crítico </line>
</par>
<par>
<line> En*re grupos </line>
<line> 0 ,0 0 * 4 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,0 0 * 7 </line>
<line> * ,4 7 7 2 </line>
<line> 0 ,* 6 7 0 </line>
<line> * ,* * 5 3 </line>
</par>
<par>
<line> Dentro dos g*upos </line>
<line> 0 ,0 3 8 3 </line>
<line> 1* </line>
<line> 0 ,0 0 3 2 </line>
</par>
<par>
<line> Tota* </line>
<line> 0 ,0 4 7 8 </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autor*a própri* (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, *. 10, art. 10, p. 195-211, out. 202* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. S. Cunha, *. A. L. *re*ta* </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a análise de variâ*cia par* as cinco re*iões mos*ra que não há *iferença en*re </line>
<line> as médias dos índice* das 63 universi*ades *nalisadas, *ato que tradu* algum *ível *e </line>
<line> homogene**ade en*re as insti*uições n* qu* *e refer* aos aspe*tos de gov*rnança. </line>
</par>
<par>
<line> O Gráfic* * mostra a evolução da* *édias dos índices iGG, </line>
<line> iGovTI e iG*stTI *os </line>
</par>
<par>
<line> últi*os três l*vantam*nt** do TCU, *ue foram real*z*do* no* *nos de 2017, 2018 e 2021: </line>
<line> *rá*ico 2 - Evo*ução dos *ndices </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Dados a*aptados do TCU, Secretaria-Geral de Contro*e Extern* (*017b), (2018) e (2021) </line>
<line> A p*rt*r do Gráfic* 2, perceb*-se uma c*esce*te evolução das *édi** dos t*ês </line>
</par>
<par>
<line> i*di*ador**. O índice iGG passou de </line>
<line> **,217%, em 2017, para 54,224% e* 2021, um </line>
</par>
<par>
<line> cr*scim**to to*al de 68,**%. Já o *ndice iGovTI cresceu de 31,**7%, em 2017, para 49,4*5% </line>
</par>
<par>
<line> em *021, *m cr*scimento </line>
<line> de 57,85%. Por fim, o índice </line>
<line> iGe*tTI era de 3*,*83% em 2017, </line>
</par>
<par>
<line> pa*sou pa** 48,*97% ** *021, totali*and* um crescimento </line>
<line> de 5*,4*%. Apesar da evolução </line>
</par>
<par>
<line> s**nif*cati**, os val*res per*e*tuais de 2021 revelam que ai**a ex*ste um longo trajeto a ser </line>
<line> percorri** pe*as *niver*idad*s *ed**ais brasi*ei*as r*mo a ma*or*s níveis d* m*turid*de na </line>
<line> *rea da governa**a, tendo co*o parâmetr* os resulta*os de algumas *nstitu*ções federais *e </line>
<line> e*sin*, como a própria Univers*dade Federa* *o Rio Grande do ***te (UFRN) que apresen*a </line>
<line> altos r*sultados nos t**s indicad*r*s, * s*ber: 96,3*% (i*G), 87,30% (i*o*TI) e 94,*0% </line>
<line> (iGe*tTI). A tabela 4 most*a a m**riz de *orrelação en*re os índices iGG, iGovTI e iGes*TI, no </line>
<line> universo de instit*iç*es considerado: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi**, v. 19, n.**, art. 10, p. 195-21*, out. 2022 </line>
<line> w*w4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Go*ern*nça C**p*rativa e *ove*nanç* de TI nas Unive*sidades Federais Brasileir*s </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> Tabe*a 4 - Matr*z de correlação *GG, iGovTI * iGest*I de 2021 </line>
</par>
<par>
<line> Va*iáveis </line>
<line> iGG </line>
<line> **ov*I </line>
<line> *Gest*I </line>
</par>
<par>
<line> iGG </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> iGo*T* </line>
<line> 0 ,8 8 * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> iGe*tTI </line>
<line> 0 ,8 7 4 </line>
<line> * ,9 * 1 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Au*oria própria (2022) </line>
<line> De ac*rdo com a *abela 4, há uma corre*ação fort* e*tre os índices iG**TI e *Ges*TI </line>
<line> com o índ*ce i*G e, de m*do igual, entre iG*vTI e iGovTI. Além disso, esses in*icadores se </line>
<line> movim*ntam na mesma direção, portanto, forma-se um padrão *timo * partir *a melhora de </line>
<line> q*al*uer um deles. Assim, a *artir *a disposição dos valor** das 6* universidades, *bserva-se </line>
<line> que h* u*a tendê*cia de que uma univ*rsi*ade que apresente *m maior *ndice de governança </line>
<line> de TI também te*ha um melhor r***ltado em g*ver*ança corpor*tiva. </line>
<line> Tomando por bas* t**s relaç*es, a ta**la 5 most*a os parâm*tros ** uma *egressão </line>
<line> *in**r na qual se coloca o iG* como *unção do iGovTI e iGes*TI: </line>
<line> Tabel* 5 - Regre*são *inear Múltipla </line>
</par>
<par>
<line> Vari**ei* </line>
<line> Coeficientes </line>
<line> Erro padrão </line>
<line> St at t </line>
<line> valor-P </line>
</par>
<par>
<line> Interseção </line>
<line> 0 ,1 2 0 </line>
<line> 0 ,0 2 9 </line>
<line> 4 ,1 8 * </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> iGovTI </line>
<line> 0 ,5 * 4 </line>
<line> 0 ,1 4 0 </line>
<line> 3 ,6 6 0 </line>
<line> 0 ,0 0 1 </line>
</par>
<par>
<line> iGestT* </line>
<line> 0 ,3 4 5 </line>
<line> 0 ,1 3 2 </line>
<line> 2 ,* 1 4 </line>
<line> 0 ,0 1 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Au*ori* pr*pria (2022); R2 = *,8980 </line>
<line> Note-se que variações no iGovTI e no iGestT* explicam 89,80% das variações do </line>
<line> iGG, **rtanto, dado qu* *xis**m 6* observ*ções, trata-se de u* bo* ajus** co* parâmetro* </line>
<line> signifi**tivo* a 5%. E* a*i*ão, v*ri*ções n* iG*v*I caus*m impacto maior no iGG, dado que </line>
<line> uma *ariação de 1*% no iGov*I faz o iGG va*iar 5,14%, en*uanto essa mesma variação no </line>
<line> *Ge*tTI, causa 3,45% d* var*açã* n* iG*. </line>
<line> *endo ass*m, a *nálise do* result*dos indi*a que as unive*sidades *ue obten*a* um </line>
<line> maior dese*penho em qualqu*r dos t**s índices (i*G, iGovT* e iGestTI) têm a tendência d* </line>
<line> t*m*ém obte*em melhor*s resultados nos ou**os *ois ín*ic*s, *onfirmando o que *e e*trai d** </line>
</par>
<par>
<line> alta* </line>
<line> co*relaçõ*s entre os in*ica**res. Portanto, esse* foram os resu*tado* </line>
<line> obt**os quanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*rrelaçã* e*tr* governa*ça *o*porati*a e gover*ança de *I, pa*tir do L*vantamento a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
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<line> O estudo *a govern*nça corporativa e da governan** de TI no *ontext* das </line>
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<line> Univer***a*es Fede*ais Brasile*ras en*eja a promoção *e um ambie*te organizacional </line>
<line> e </line>
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<line> a*adêmico m*i* efetivo, na medida em que c*labora com * deci*ão dos seus gestores quan*o à </line>
</par>
<par>
<line> ap*ica*ão, *vanço e aperfeiçoamento dos mecanismos d* governa**a e, </line>
<line> *essa maneira, </line>
</par>
<par>
<line> con*ribui *ara o aprim*ramen*o *as práticas de ensi*o, pes*uisa e ex*ensã* no â*bito dessas </line>
<line> in**itu*çõ*s. </line>
<line> As*im, a pe*quis* te*e po* obje*ivo adentrar na temát**a da governança corpo*ativa * </line>
</par>
<par>
<line> da go*ernança de **, analisa*do o* p**ncip*is índice* d* L**antam*nto d* *ove*nan*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Gestão Públic*s do TCU, co* a final*d*de de re*pon*er se há </line>
<line> u*a *orrelação e**re </line>
</par>
<par>
<line> govern*n*a c*rpo*ativa e governança de TI nas U*i*er*id*des Fe*erais Br*sil*iras, a partir da </line>
<line> a*álise do* índices *GG, iGovTI e iG*stTI * su*s correlações. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o resultados, trou** evi*ências que os indicadores </line>
<line> d* go**rnan*a corporativa, </line>
</par>
<par>
<line> gestão e go*ern**ça de TI estão </line>
<line> estr*itamente relaci*nados, haja vis*a apresent*ção a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> matri* *e correla*ão dos índices i*G, </line>
<line> iG*vTI e iGes*TI d* *021 **m como </line>
<line> os gráficos *as </line>
</par>
<par>
<line> disp*rsõ*s dos val*res, ac*m*anhado* ** *inha de </line>
<line> tendên*ia. Sendo *ssim, *s *esulta**s </line>
</par>
<par>
<line> indi*am que un*versidades que obtenham um maior desempe*ho em qu*lqu*r d** t*ês índices </line>
<line> (iGG, iGov*I * iGestTI) têm a tendência de também obterem melhores resultados nos out*os </line>
<line> do*s *n*ices, co**i*mando, as*im, * qu* s* e*trai das al*as correlações de seus indicadores. </line>
</par>
<par>
<line> Aponta-se com* limita*ã* da </line>
<line> pesquisa análise ape*as das univer*ida**s *ederais a </line>
</par>
<par>
<line> b*asi*eiras. Dessa m**eira, *e*omenda-se que nov** e*t*dos p*omovam a análise d*s dema*s </line>
<line> Instituiçõ*s de *nsino Su*erior b*m como se ut*lizem d* outras t*cnicas estatísticas de </line>
<line> análi*es qu* mensurem o gr*u ** corre*ação existente e*tre as prátic*s de governança </line>
<line> corporat*va e *e governança de T* no â*bi*o dessas *nstituições. </line>
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<line> Fiscali*ação de </line>
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<line> Leva*t*men*o </line>
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<line> 1) concep*ão e plane*amento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e *n*erpreta**o do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ra*ã* *o ras*unho ou na revisão crític* *o co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participa*ã* na *provação *a versão fi*a* do manuscrito. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 19, n. 10, art. 10, p. 195-211, out. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revista </line>
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