Avaliação da Satisfação de Usuários em Relação ao Acolhimento na Atenção Primária / Evaluation of User Satisfaction in Relation to the Embracement in Primary Care
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a satisfação dos usuários em relação à implantação do acolhimento nas equipes de estratégia de saúde da família de um município de pequeno porte. Trata-se de um estudo transversal, observacional quantitativo, realizado com 297 usuários de 5 unidades de saúde da família, ano de 2020. Para a avaliação da satisfação, os usuários responderam à Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR), adequada para a avaliação da satisfação do usuário em relação ao Acolhimento. A escala possui 12 questões relacionadas ao grau de satisfação dos usuários com o acolhimento e 4 questões abertas. Os resultados mostraram que a satisfação global dos usuários foi alta, com média de 4,28± (0,54). A questão com menor média foi em relação às ‘Condições gerais das instalações da UBS’. Já em relação ao fator “Condições físicas e conforto no serviço”, a menor média foi observada (média=4,11±0,60). Conclui-se que a referida implantação do acolhimento nas unidades de saúde básica foi satisfatória, mas apresenta ainda a necessidade de investimentos públicos quanto à questão das instalações físicas para aumentar a satisfação dos seus usuários em relação ao processo de acolhimento realizado pela equipe.
Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Satisfação do usuário. Acolhimento.
ABSTRACT
The objective of this research was to assess user satisfaction in relation to the implementation of user embracement in the family health strategy teams in a small town. This is a cross-sectional, quantitative observational study, carried out with 297 users of 5 family health units, year 2020. For the assessment of satisfaction, users answered the User Satisfaction Assessment Scale with Mental Health Services (SATIS-BR), suitable for the assessment of user satisfaction in relation to the reception. The scale has 12 questions related to the degree of user satisfaction with the reception and 4 open questions. The results showed that the overall satisfaction of users was high, with an average of 4.28± (0.54). The question with the lowest average was in relation to 'General conditions of UBS facilities'. Regarding the factor “Physical conditions and comfort in the service”, the lowest mean was observed (mean=4.11±0.60). It is concluded that the implementation of reception in basic health units was satisfactory, but it still presents the need for public investments in the issue of physical facilities to increase the satisfaction of its users in relation to the reception process carried out by the team.
Keywords: Family Health Strategy. Primary Health Care. User Satisfaction. Reception.
Referencias
Alves, M.G.d.M., Casotti, E., Oliveira, L.G.D.d., Machado, M.T.C., Almeida, P.F.d., Corvino, M.P.F., ... & Montenegro, L.A.A. (2014). Fatores condicionantes do acesso às equipes da Estratégia Saúde da Família no Brasil. Saúde em Debate, 38(especial).
Bandeira, M., & Silva, M.A.d. (2012). Escala de Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR): estudo de validação. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 61(3), 124-32. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0047-20852012000300002 Acesso em: set. 2021.
Belfort, I.K.P., Costa, V.C., & Monteiro, S.C.M. (2021). Acolhimento na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. APS EM REVISTA, 3(1), 03-8. Disponível em: https://doi.org/10.14295/aps.v3i1.139. Acesso em: dez. 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família: ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Brasília, DF: Ministério da Saúde. (Cadernos de Atenção Básica, n. 39). 2014. Disponível em: . Acesso em: dez. 2021.
Cantalino, J.L.R., Scherer, M.D. dos A., Soratto, J.S., Antônio, A.D.S.O. (2021). Satisfação dos usuários em relação aos serviços de Atenção Primária à Saúde no Brasil. Revista de Saúde Pública, 55, 22. Epub May 17, 2021.https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055002533
Clementino, F.S., Gomes, L.B., Vianna, R.P.T., Marcolino, E.C., Araújo, J.P., & Chaves, T.V. (2015). Acolhimento na atenção básica: análise a partir da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Revista Saúde & Ciência Online, ;4(1):62-80. doi: https://doi.org/10.35572/rsc.v4i1.241.
Coelho, M.O., Jorge, M.S.B., & De Araújo, M.E. (2012). O acesso por meio do acolhimento na atenção básica à saúde. Revista Baiana de Saúde Pública, 33(3), 440. https://doi.org/10.22278/2318-2660.2009.v33.n3.a225.
Coutinho, L.R.P., Barbieri, A.R., & Santos, M.L.d.M.d. (2015). Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, 39(105), 514-24. https://doi.org/10.1590/0103-110420151050002018.
Cruz, L., & Bordin, R. (2017). Satisfação do usuário diante do acolhimento nas unidades básicas de saúde – uma revisão, 2004-2014. Gestão em saúde no Rio Grande do Sul: casos, análises e práticas. 2017;2. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/159731/001022691.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: jul. 2021.
de Lira, L.B.S., Santos, D.D.S., Neves, S.J.F., Nagliate, P.D.C., DE LIRA, L.B.S., Pereira, E.D.A.T., & Cavalcante, M.V. (2018). Acesso, acolhimento e estratégia saúde da família: satisfação do usuário. Revista de Enfermagem UFPE on line, 12(9), 2334. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i9a234878p2334-2340-2018.
Fausto, M.C.R., Giovanella, L., Mendonça, M.H.M.d., Fonseca, H.M.S., & Lima, J.G. (2014). A posição da Estratégia Saúde da Família na rede de atenção à saúde na perspectiva das equipes e usuários participantes do PMAQ-AB 2012. Saúde em Debate, 38(special), (esp): 13-33. https://doi.org/10.5935/0103-1104.2014S003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/xyFtnVSD4MgBWXfV8NDYXSS/abstract/?lang=pt Acesso em: set. 2021.
Gomide, M.F.S., Pinto, I.C., Bulgarelli, A.F., Santos, A.L.P.d., & Serrano Gallardo, M.d.P. (2017). A satisfação do usuário com a atenção primária à saúde: uma análise do acesso e acolhimento. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 22(65), 387-98. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0633.
Gonçalves, R.M.d.A., Lancman, S., Sznelwar, L.I., Cordone, N.G., & Barros, J.d.O. (2015). Estudo do trabalho em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 40(131), 59-74. https://doi.org/10.1590/0303-7657000078013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572015000100059&lng=en&nrm=iso. Acesso em: jan. 2022.
IBGE. Dados sobre imigrantes. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) IBGE [Internet]. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/es/venda-nova-do-imigrante.html Acesso em: jun. 2021.
Lentsck, M.H., Kluthcovsky, A.C.G.C., & Kluthcovsky, F.A. (2010). Avaliação do Programa Saúde da Família: uma revisão. Ciência & Saúde Coletiva, 15(suppl 3), 3455-66. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000900020.
Lenz, T.C., Costa, M.C.d., Colomé, I.C.d.S., Andrade, A.D., Souza, N.S.d., & Arboit, J. (2020). Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: perspectivas das pessoas com deficiência no contexto rural. Revista de Enfermagem da UFSM, 11, e3. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769244155
Lucena, L.N., Melo, R.H.V., Rodrigues, M.P., Andrade, F.B.d., Vilar, R.L.A., & Bosco Filho, J. (2019). Avaliação da satisfação do usuário com o acolhimento na Estratégia da Saúde da Família no Recife (PE). Revista Ciência Plural, 4(2), 21-37. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n2ID16837. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16837. Acesso em: 3 maio. 2022.
Medeiros, F.A., de Araújo-Souza, G.C., Albuquerque-Barbosa, A.A., & Clara-Costa, I.C. (2010). Acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde: a satisfação do usuário em foco. Revista de Salud Pública, 12(3), 402-413. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S012400642010000300006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: set. 2021.
Ministério da Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS). Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, DF. 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf. Acesso em: dez. 2021.
Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização: Humaniza SUS [Internet]. 1st ed. Brasília: Ministério da Saúde. 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf. Acesso em: dez. 2022.
Miranda, P.O.d., Souza, O.F.d., & Ferreira, T.d.F. (2014). Avaliação da satisfação dos pacientes e familiares em um serviço de saúde mental na cidade de Rio Branco, Acre. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 63(4), 332-40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000042. Acesso em: out. 2021.
Mori, N.L.R., Olbrich, N., Jaime, S., Regina, S, & Juliani, C.M.C.M. (2020). Resolution, access, and waiting time for specialties in different models of care. Revista de Saúde Pública, 54, 18. Epub January 31, 2020.https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001627
Nilson LG, Bonatti LS, Prado SG. Sensibilização para o acolhimento na atenção básica. Políticas Públicas, Educação e Diversidade: Uma Compreensão Científica do Real. 2009;2(4). Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/articles/200901495.pdf Acesso em: set. 2021.
Nora, C.R., & Junges, J.R. (2013). Política de humanização na atenção básica: revisão sistemática. Rev Saude Publica, 47(6): 1186-200. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004581.
Patino, C.M., & Ferreira, J.C. (2016). What is the importance of calculating sample size? Jornal Brasileiro de Pneumologia, 42(2), 162. https://doi.org/10.1590/S1806-37562016000000114. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/ZrHNy8vrJrqTM4HNjQnrckM/?format=pdf〈=pt Acesso em: set. 2021.
Vahdat, S., Hamzehgardeshi, L., Hessam, S., & Hamzehgardeshi, Z. (2014). Patient Involvement in Health Care Decision Making: A Review. Iranian Red Crescent Medical Journal, 16(1):e12454. Disponível em: https://doi.org/10.5812/ircmj.12454 Acesso em: jul. 2021.
Vieira, N.F.C., Machado, M.A.F.S., Nogueira, P.S.F., Lopes, K.S., Vieira-Meyer, A.P.G.F., Morais, A.P.P., Campelo, I.L.B., Guimarães, J.M.X., Nuto, Sharmênia, de A.S., & Freitas, R.W.J.F. (2021). Fatores presentes na satisfação dos usuários na Atenção Básica. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 25, e200516. Epub January 08, 2021.https://doi.org/10.1590/interface.200516.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.9.19
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)