<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 19, p. 372-388, *e*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.19
</line>
</par><par>
<line>
*valiação da Satisfação de Usuár*o* em Relaçã* ao *colhi**nto na Atenção **imária
</line>
<line>
Eval*ation of Use* Sati*f*ction in R*lation to the **brac*ment in Pr*mar* Care
</line>
</par><par>
<line>
M*r*a Rozár*a Dias Andreão
</line>
<line>
Mestr* em *aúde Coletiva p*** Faculdad* São Leopoldo Ma*dic
</line>
<line>
E-mail: *ozariandre*o@yahoo.com.br
</line>
<line>
Flá*ia *artão Flório
</line>
<line>
Do*tora em Od*nt*logia pe** Univer*id*de Estadual *e **mpinas
</line>
<line>
P*ofessora da Facu*d*de São Leo*oldo Mandic
</line>
<line>
*-mail: flavia.flori*@slm*ndic.edu.br
</line>
<line>
Lu*ian* Za*in
</line>
<line>
Do*tora em Od*nt*l*gia pela U*ive*sidade Estadu*l de Campinas
</line>
<line>
Professora da Fac*ldade São Leopo*d* M*n*ic
</line>
<line>
*-mail: *uci**e.souza@slmandic.*d*.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Mari* Rozária **a* Andreão
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. *onny K*r*ey de Alen**r
</line>
</par><par>
<line>
*ua D*. José Roc*a Junqueir*, *3 Campin*s, SP. CEP
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
*3045-*55, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço:
</line>
<line>
*lávia *artão Fló**o
</line>
<line>
Artigo r*cebido em 13/06/*022. *l*ima versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua Dr. Jos* R*cha Jun*ueira, 1* *ampin*s, SP. CEP
</line>
<line>
recebida em 29/*6/2022. **rovado em 30/06/2022.
</line>
</par><par>
<line>
13045-*55, Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Luciane Zanin
</line>
<line>
A*aliad* p*lo sistem* Triple Re*iew: *e*k Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Rua Dr. Jo*é Rocha Junqueira, 13 C*mpinas, SP. *EP
</line>
<line>
p*l* Edito*-Chefe; e b) Double Blin* Review
</line>
</par><par>
</page><line>
130*5-7**, Brasil.
</line>
<line>
(*valia*ão ceg* p*r doi* avaliadores da ár*a).
</line>
<line>
Re*isão: Gramatica*, Normativa e de Fo*m**aç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliaç*o da Satisfa*ão d* Usuários em *elação ao A*olhimento na Atenção Primár*a
</line>
<line>
3*3
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo
</line>
<line>
desta pesqui*a foi
</line>
<line>
a*ali*r a satisfação dos usuário* em relação * imp*antação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
acolhimento nas equipes de es*ratégia d* *aúde da família de um municípi* d* *eq*eno port*.
</line>
<line>
*rat*-se *e ** estudo tr*nsver*al, obser*acional qua*t*tativo, *ealizado com 297 usuário* d*
</line>
</par><par>
<line>
5 *nidades de s*úde da família, a*o
</line>
<line>
** 2*2*. *ara a avaliaç*o da satisfação, os
</line>
<line>
*su*rios
</line>
</par><par>
<line>
*esponde*am à Escal* de Aval*ação da Satisfação dos Usuários com os **rviços de Saúde
</line>
</par><par>
<line>
*ental (SATIS-BR), adequada p*r* a avalia*ão da sati*f*ç*o
</line>
<line>
do usuário em relação ao
</line>
</par><par>
<line>
Acol*imento. A *s*ala possui 12 questõ*s relac*o*adas ao grau de satisfaçã* dos
</line>
<line>
*suários
</line>
</par><par>
<line>
co* o a*olhimento * 4 questões *bertas. *s *es**tad*s *o**raram q*e a s*t**faç*o gl*b*l dos
</line>
<line>
*suár*os foi alta, *o* *édia de *,28± (0,54). * questã* *o* menor médi* foi em relação às
</line>
</par><par>
<line>
\Condiçõ*s gerais
</line>
<line>
das instalações
</line>
<line>
da UBS\. Já e* relação ao fator "Condições *ísicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conforto no serviço", a men*r médi* foi observada (média=4,*1±0,60). Conc*ui-s* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*f*rida *mplantação
</line>
<line>
do acolhim**to n*s unidades *e saúde
</line>
<line>
básic* foi satisfatória, mas
</line>
</par><par>
<line>
apresenta ainda **cessidade de inve*timentos públicos q*anto à *uestão das instal*ções a
</line>
</par><par>
<line>
físicas para aumentar a *atisfa*ão d*s seus usuários
</line>
<line>
em rela*ão ao pr*cesso de ac*lhimento
</line>
</par><par>
<line>
r*aliz*do pe*a equi*e.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Estra*égia de Saúde
</line>
<line>
da Fam*li*. Atenção Prim*ria à Saúde. Satisfaç*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
usuário. *colhimento.
</line>
</par><par>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
The obje*tive of this resear** was to assess *ser satisfac*ion in relation to the *m*lemen*a*ion
</line>
</par><par>
<line>
of user embraceme*t in
</line>
<line>
the fa*ily health strate*y te*m* *n a small
</line>
<line>
town. Th*s is a
</line>
<line>
c*oss-
</line>
</par><par>
<line>
secti*nal, qua*titative observation*l s*u*y, ca*ried out w*th 297 users of 5 f*mi*y hea*th units,
</line>
<line>
yea* 20*0. For *he asses*me*t of satisfacti**, users an**ered the User S*t*sfaction
</line>
</par><par>
<line>
A*ses*me** Scale with Menta* H*alth Services (SATIS-BR), su*table for th*
</line>
<line>
assessment o*
</line>
</par><par>
<line>
user sat*sfaction i* re*ati*n to th* reception. Th* scale *as 12 questions rel*ted t* th* deg*ee
</line>
</par><par>
<line>
of user
</line>
<line>
sa*isfact*on wi*h *he receptio* a*d 4 *p*n que*tions. The *esults sh*wed tha* the
</line>
</par><par>
<line>
overa*l satisfaction of user* was high, wi*h an aver*ge of 4.28± (0.54). The questi** with the
</line>
<line>
low*st avera*e was in relation to 'General conditi*ns of UBS fa*iliti**'. Re*arding the fac*or
</line>
<line>
"Phys***l cond*tions an* comfort in the ser*ice", t*e *owest m*a* wa* obs*rved
</line>
<line>
(*e*n=4.11±0.60). It is concluded that the *mplementatio* *f reception in ba*ic health un*ts
</line>
</par><par>
<line>
w*s sati**a*tory, but it *till pres*nts the need for *ub*ic
</line>
<line>
investments
</line>
<line>
in the issu* of p*ysical
</line>
</par><par>
<line>
*acilities t* increase t** satisf*ction of *ts use*s in relation to the reception p*ocess **rried out
</line>
<line>
by *he tea*.
</line>
<line>
K***o*d*: Fami*y *ealth *trategy. Pri*ary *ea**h Care. User *atisfaction. Reception.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*si*a PI, v. 19, n. 9, art. 19, p. 372-388, set. 2*22
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. D. An*r*ão, *. M. Fl*rio, L. Zanin
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
* INT*O**ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em 2003, o Mi*i*tério da Saúde (MS) bra*ileiro desenvolveu *ma *r*posta p*ra
</line>
<line>
e*pandir a h**an*z*ção no SUS p*r* além do hospital, i*sti*****o a huma*ização na Atenção
</line>
<line>
à Saú*e também conhecida como Política Naci**al de Human**a*ão (PNH), q*e traz o
</line>
</par><par>
<line>
a*ol*ime*t* *entro *e *uas pro**stas (MEDEI*OS et al., 2010; FAUSTO et
</line>
<line>
*l., 2012). De
</line>
</par><par>
<line>
ac**do *o* a Po*ítica Nacional de *umanizaç*o (PNH) (*inistério d* *aúde, 2013), ac*lher
</line>
<line>
é utili*ar de uma es*uta *ua*i*ic*da, buscar no out** a *ingularidade * a**entici*ade i*div*dual
</line>
</par><par>
<line>
pa*a sua* *e*essidades ** saúde. **ndo a base
</line>
<line>
e sustenta*ão nas r*la*ões entre
</line>
</par><par>
<line>
*quipes/serviço* e usuários.
</line>
</par><par>
<line>
* emprego do a*o*hi*ent*
</line>
<line>
na organ*zaçã* dos serviços ** s**de é
</line>
<line>
uma *stratégia
</line>
</par><par>
<line>
crucia* no pro*ess* de reorgan*zação *o *ra**lho d*s equipes da atenção b*sic*, norteando os
</line>
</par><par>
<line>
a*e*dim*ntos * *riorizand* as dem**das
</line>
<line>
d* *cordo co* a* vu*n*rabilidades e neces*idades,
</line>
</par><par>
<line>
ampliand* * a*esso *em *obr*ca*regar a equi*e e *re*udica* a qu***dade das *ções reali*ada*
</line>
<line>
(FAUSTO et al., 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Em função disso, a utilização d*
</line>
<line>
prát*cas avaliativas pode contri*uir para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
programaçã* de ações e tomada de de*isão, alé* de ser um indicado* de **ande im*o*tânci*
</line>
</par><par>
<line>
para a c*nquista
</line>
<line>
*as *e*a* efet*vas dian*e da *e*liza*ão da receptivid*de no processo *e
</line>
</par><par>
<line>
aco**imen** (F*UST* *t al., 201*; B*ASIL, 20*4).
</line>
<line>
Há evidências c*ar*s de *ue *s sis*em*s nacionais de saúde que prioriz*m as **õ*s
</line>
<line>
primárias com* e*xo organi**dor das práticas *e saúde alca*çam melhores in**cadore* de
</line>
</par><par>
<line>
*a*de, me*ores cu*to* m*ior e
</line>
<line>
sa*isfação do usuári* (MEDEIR** et al., 20**; FAUS*O et
</line>
</par><par>
<line>
al., 2012; *I*ISTÉRIO *A SAÚDE, 201*). A institu*io*alização *a avalia*ão da *t*n*ão
</line>
</par><par>
<line>
Básic* no Brasil
</line>
<line>
g*nhou *mpulso com a nova Política Nac*onal de Aval*aç*o da *ten*ão
</line>
</par><par>
<line>
Básica (*NAB) no *aís (M*DEIROS et al., 2010; MINISTÉRIO DA SAÚ*E, *013;
</line>
<line>
MINISTÉR*O DA SAÚDE, 2004).
</line>
<line>
A a*aliaç** da sa*isfação do usuá*io e*tá ins**ida em estudos de r*lac*onamen**
</line>
<line>
interpesso*l nos servi*os de saúde, for*a*ecendo a par*ici*a**o da comu*idade nos process*s
</line>
<line>
de planej*ment* e a*ali*ção (FAUSTO et *l., 20**). Alé* disso, a importâ*cia dos *suár*os
</line>
</par><par>
<line>
nes*e **ocesso avaliativo, torna-os
</line>
<line>
verdadeiros av*liadores, *mplia se*s
</line>
<line>
dir*itos
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
*i*adã*s e estabe*ece a re*po*sabi**zaç*o compartil*ada p*la **oduçã* d* cuidado, o *ue
</line>
<line>
*ode influenciar na forma como o cuidado é pres**d* e possibi*i*ar ma*or qualidade e efic*cia
</line>
<line>
(COELHO; JO*GE; DE *R*ÚJO, **1*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 19, *.9, art. 19, p. 3**-3*8, s*t. *022 www4.*san*t.*om.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avali*ção da *atisfação de Usuário* em Relação ao A*olhimen*o na Atenção P*imária
</line>
<line>
37*
</line>
</par><par>
<line>
Consequ*ntemen**, a obtenção de um* ava*iação com b*se estatística d* interação
</line>
</par><par>
<line>
e*tre os **rviços de saúde e
</line>
<line>
seus usuários pode
</line>
<line>
contribuir para o
</line>
<line>
d**envo*vim*nto *e
</line>
</par><par>
<line>
alternativas
</line>
<line>
conjuntas de
</line>
<line>
*nterv*nções mais adequadas para solucion*r os *ro*lem*s do
</line>
</par><par>
<line>
*otidian* dos serviços, fav**ecen** *vanços *a produção
</line>
<line>
e
</line>
<line>
g**tã* dos serviço* de saúde
</line>
</par><par>
<line>
(BRA*IL, 2014; MINISTÉ*IO DA SAÚDE, 2004; *OELHO; JORG*; DE AR*ÚJO,
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
Em sua* diretriz*s es*ecíficas de *tenção Pri*ária à Saúde (APS), * PNH prop*e o
</line>
<line>
e*tabelecimento de fo*mas de a*ol**me*to aos u*uá*ios dos servi*os d* saúde que promovam
</line>
<line>
**a otimização, classi*ic*ção de risco, fim das long*s fila* de esper* e a*esso aos demai*
</line>
</par><par>
<line>
ní*eis do sistema
</line>
<line>
(MINISTÉRIO DA SAÚ*E, 2004; *ORA; *U*GES, 2**3). A PNH
</line>
</par><par>
<line>
*a*ei*-se em três pr**cípios estruturante*: a
</line>
<line>
t*ansversalidade, que i*d*ca a ampliação da
</line>
</par><par>
<line>
comu**c*ç*o entre su**itos e *erviços, visan*o a *udanças *as áreas de *oder, *udanças nas
</line>
<line>
fronteiras do saber e nas relações de traba*ho; * indi*socia*i*idade cu*da*o e gestão,
</line>
</par><par>
<line>
afirman*o que ex**te uma relação in*i*sociá*el entre modo* de cuidar e *ormas *e gerir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ossuir o trabalho; * a af*r*aç*o de que os pa*é*s e a auto*omia de sujeitos e col*tivos,
</line>
<line>
entendidos como s*je*tos *a p*odução dos *erviços, p*ra si * para o mundo, desenvol*end*
</line>
<line>
atitudes de corres*on*abilidad* na *rodução do cuidado à saúde (*ORA;JU*GES, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Torna-se importante ressa*tar que as inte*v*nç*es devem levar em *on*ideração
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
gr*nde diversida*e geo**á**ca, ambiental, social, cultur*l e econômica da* cinco
</line>
</par><par>
<line>
macrorregiões do Brasil,
</line>
<line>
*uj*s dispar*dades se refletem
</line>
<line>
em
</line>
<line>
desigualda*e de ace*so à*
</line>
</par><par>
<line>
condiç**s bá*icas de v*d*, dispon*bi*ida*e de serviç*s públi*o*,
</line>
<line>
ex*ect*tiva
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vida,
</line>
</par><par>
<line>
capa*idade instituc*onal dos governos estadua*s *por*unidad*s de *esen*olvimen*o, e
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
ge*a*
</line>
<line>
uma distribuição geográfica de*ig*a* de t*abalho e renda e, *onsequentem*nt*,
</line>
</par><par>
<line>
c*nd*çõe* de v**a e *aúde desi*uai* (COELHO; JORGE, DE ARA*JO; 2012; GONÇALVES
</line>
<line>
et al., 2**5).
</line>
<line>
Assim, a i*entificação d*s fa***es que in*lu*nciam na satisfaçã* dos usu*rios diant*
</line>
</par><par>
<line>
do a*olh*me*to nas U*idad*s Básicas de Saúde (*BS\s), se encontra rela*ionado
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fe*ramenta de gestão, que *ermite melhorias
</line>
<line>
no acesso d*s pacient*s na
</line>
<line>
atenção primá*ia
</line>
</par><par>
<line>
CRUZ; BORDI*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
A li*era*ura mostra **tudos que aval*aram satisfação dos usu*rios em rel**ão a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
acolhi*ento e pond*ra* alguns *ntrave* que comprometem o at*ndimento, reper*utind*
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
*ai*a sa*isfa**o e alta demanda p*lo p**nto atendimento (GOMIDE et al., 2017).
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
in*dequada infraestr*tura das uni*ades de saú*e
</line>
<line>
(LUCENA et al., *0*9) descont*nuid**e a
</line>
</par><par>
<line>
dos *r*cesso* de avaliação (LENTSCK; KL*T*C****Y; KLU*HCOVSKY, 2010) e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*in* PI, v. 19, n. 9, art. 19, p. 372-*88, se*. 2*22 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. D. Andre*o, F. *. *lór*o, L. Zanin
</line>
<line>
376
</line>
</par><par>
<line>
interferên*ia da *e*tão influencia a sati*fação *os us*ários em rel*ç*o a** serv*ços *restados
</line>
<line>
(CRUZ; BORDIN, 2017).
</line>
<line>
Desse modo, a *nser*ão do usuário *omo av*liador é essen**al, *ara que ele pos*a
</line>
</par><par>
<line>
imprimir a sua *isão e a sua participação no *roce**o saúde - doença, desenvolvend*
</line>
<line>
a*ões
</line>
</par><par>
<line>
*ficaz*s para a construção de um* saúde de q*alidade e fortalec**do a sobera*ia popular. A
</line>
<line>
avaliação realizada pel* usuário dos serviços de sa*de beneficia a humaniza*ão do trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
além de e*tabel*cer uma chanc* d* s* **ali*ar n* cotidia*o, o retorno da população
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
serviços ofertados, b*m c*mo conceder a melhora d*le *s expectativas do territóri* *dscrit*
</line>
<line>
(***D*T et al., *0*4).
</line>
</par><par>
<line>
Po*tanto, o objet**o desta pe*quisa f*i avali*r a *atisfação de u*uários em relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
impl*ntaçã* do *colhimento real*zado pel*s *quipe* de estratégia d* saúde da família de um
</line>
<line>
município de pe*ueno *orte.
</line>
<line>
* METOD*LOG*A
</line>
<line>
2.1 Tipo de e*tudo
</line>
<line>
Tra*a-s* de um estudo transve*sal, observacional e quan*ita**vo.
</line>
<line>
2.2 Caract*riz*ção d* lo*a* d* est*d*
</line>
<line>
O presente es*udo foi desen**lvido *o mu**cípio de Ven*a Nova do I*igrante-ES,
</line>
</par><par>
<line>
situ*do na re*ião Su*oeste Serrana do Estado
</line>
<line>
do E*p**ito Santo,
</line>
<line>
*om uma *opulaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
25.*7* habitantes e Índice de Desen*ol***ento Humano Municip*l (IDHM) 0,778
</line>
<line>
(IBGE,
</line>
</par><par>
<line>
2019). * m*nicípio *ossui u*a Equi*e ** Nú*leo de Ap*io à Saú*e da Família (N*SF) pa**
</line>
</par><par>
<line>
*uxilia* as demandas das 08 e*uipes
</line>
<line>
da *SF que
</line>
<line>
proporci*nam 10*% d* *obertura
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
popul*ção do *u*icípio (MIRANDA; *OUZA; FE*REIRA, 201*). A Secretaria Muni*ipal
</line>
</par><par>
<line>
de Saúde
</line>
<line>
de Venda Nova d* Imigrante opera com 05 unid*des de saúde com *8 equip*s de
</line>
</par><par>
<line>
ESF * uma *oliclínica Mu*icip*l *ara aten*imentos especializa*o*. O munic*pio p*ss*i 100%
</line>
<line>
de cobertur* pela ESF e dispõe de *m novo *odelo de *te*dimento, onde a equipe, a*ravés de
</line>
<line>
*ma es*u*a qualif*cada, a*olh* o usuário em suas neces*i*ad*s e encami*ha pa*a aten*imento
</line>
</par><par>
<line>
necessário (o site *a P*efeitura de *e*da No*a do Imi*ra*te - E*,
</line>
<line>
apresenta em detal*es
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
modelo).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.9, *rt. 19, p. 372-388, set. *022
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iação da Sat*sfa*ão de Usuár*os em **lação ao Acolhimento na A*enção Prim*ria
</line>
<line>
37*
</line>
</par><par>
<line>
* muni*ípio iniciou e* 2018 um proces*o de reorganização operacional d*s serviços
</line>
</par><par>
<line>
na At*nção Primária à Saúde, o qual incluiu a implant**ão d* *colhimento a fim
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
apr*mo**r o pr*cesso de trabalho na APS. Para discutir
</line>
<line>
as necessidades, foram realiz*da*
</line>
</par><par>
<line>
c*nco *euniões mensa*s *unto às eq*ipe*, nas quais foram relatadas as dema*das, dificuldades
</line>
<line>
de cada unid*de, com *n*u*to de discu*ir * implementar ações *onjuntas de **estrutu*a*ão dos
</line>
<line>
serv*ços d* *aúde no município.
</line>
<line>
En*r* os anos de 2018 e 2019 fora* rea*izadas oficinas com os pro*issi*nais de *aúde
</line>
</par><par>
<line>
ju*tamente à Secretária Municipal de Saúde, com diversas temáticas, send* que
</line>
<line>
em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
destas of*cinas f*i t*abalh*d* * te*a ac*lhimento focando na humanização
</line>
<line>
*a ass*stência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*sol*ti*i*ade das demandas. Após encerr*das *s *ta*as da* *fi*inas e discus*ões s**re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
log*stica e o* as*ectos *peracionais dos servi*o*, *odas as unidades *e sa*de passara*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
operar com base no Acolh*me*to.
</line>
</par><par>
<line>
*.3 População e cálculo a*ostral
</line>
</par><par>
<line>
A p*pulação to*al cadastrada nas 05 unidades d* muni*ípio n* mom*nto do estudo **i
</line>
</par><par>
<line>
de 25.67* usu*rios. O cálculo *mostral foi rea*izado utiliz*ndo
</line>
<line>
com*
</line>
<line>
parâmet**s uma
</line>
</par><par>
<line>
prop*rção esperada de sat*sfaç*o d* 8*% de sa*is*ação e nível de con*iança d* *5% (Luc*na
</line>
</par><par>
<line>
et al., **19; Patino Ferre*ra). * amo*tr* míni*a es*ima*a foi de 24* vol*ntários e, e
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
com*ensar perdas, f*ra* acrescentados *0% de usuár*os na amostra, *o*pondo uma amos*ra
</line>
</par><par>
<line>
de 297 usuários
</line>
<line>
d*strib*ídos de forma pr*porcional, de acordo **m média *ensa* *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atendim*ntos *eal*zados *m cada unid*de a*ali*da.
</line>
<line>
2.4 Critérios de In*l*são * Exc**são
</line>
</par><par>
<line>
F*ra* inc*uídos na pe*qui*a
</line>
<line>
os us**rios q*e passaram
</line>
<line>
p*lo aco*hime*t* *elo menos
</line>
</par><par>
<line>
uma vez ***de a i*plementa**o. Foram exc*uídos
</line>
<line>
os usuários m*nores *e 1* a*os que
</line>
</par><par>
<line>
a*r**entaram a*gum tipo d* dificulda*e cognitiva que impedia a com*reens*o das perg**tas
</line>
<line>
do *ue*tionário proposto.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Tere*ina PI, v. 19, n. 9, a*t. 1*, p. 372-388, set. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. D. Andreão, F. M. F*ório, L. Za*in
</line>
<line>
378
</line>
</par><par>
<line>
*.5 Coleta d* dados
</line>
</par><par>
<line>
Os dados f*ram coletados e* *m dia previame*te co*b**ado *o* a **stã* das
</line>
</par><par>
<line>
***dades. Os usuário* foram abordados pela
</line>
<line>
pe**uisadora que es*lareceu poss*veis
</line>
<line>
dúvi*as
</line>
</par><par>
<line>
em re*ação ao dese*volvimento do estudo. Os v*luntários re**onderam a perguntas
</line>
</par><par>
<line>
re*acionadas à idade, estado *ivi*, *exo, esc*laridade e ocupação * relacionadas ao
</line>
<line>
grau
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*atisfação com o *col*imento. *s
</line>
<line>
dados foram co*e**dos por meio *e questionários
</line>
</par><par>
<line>
auto*plicados. Quando necessário, devido à
</line>
<line>
dificuldad* d* leitura,
</line>
<line>
as ques*ões foram lid**
</line>
</par><par>
<line>
p*la *esqu**adora.
</line>
</par><par>
<line>
A avaliação da s*ti*fação foi obtida por meio d* Esca*a de Avaliaç*o da Sat*s*ação
</line>
<line>
dos Usuários com os Servi*os *e Saúde Menta* - SA*I*-BR, adequa*a para a avali**ão da
</line>
</par><par>
<line>
s**i*fação do usuá*io em relação ao
</line>
<line>
acolhime*t*. Est* escal* *oi validada em 2012 em uma
</line>
</par><par>
<line>
versã* abr*viada *om 12 *uestõ** o*jetivas e 4 questões abertas (Bandeira * S*lva, 2012). A*
</line>
<line>
12 que*t*es objet*v*s foram av*liadas por m*io da esca*a do tipo L*kert de 5 pontos (quant*
</line>
<line>
mai**, **lhor a sa*isfação) e div*did*s e* 3 componentes. O prime*ro, ref**e à "Competência
</line>
</par><par>
<line>
e compreensã* da equipe"
</line>
<line>
que atendeu ao u**ário, (qu*stões 2-*, * 1*). O *egundo e
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
re*ere à "Aco*hida d* e*ui*e * ajuda re**bida no serviço" (*ue*tões 1, 7 e *) e o
</line>
<line>
terceiro
</line>
</par><par>
<line>
refere-se às "cond*çõe* físic*s * co*forto no serviço" (*u*stões 11 e 1*).
</line>
</par><par>
<line>
As quatro que**ões abe*tas refe***-se a: "De que voc* g**tou ** ser*iço de
</line>
<line>
acolhimen*o?"; "D* que você men*s gostou no aco*himento?"; "Em sua opinião, o lo**l onde
</line>
<line>
o*o*re o *co*himento poderia ser melhora*o?"; "Se sim, de que maneira?", estas ques*õ*s
</line>
<line>
abertas *ermitiram *o usuário rela*ar aspectos **o mensurados pe*as 12 questões ob*et*vas.
</line>
<line>
A *valiação global da satisfaçã* f*i avaliada através dos valores médios *btido* em
</line>
</par><par>
<line>
todas as que*t**s. As questões a*er*as for** a*rupadas p*r catego*ias, de acor*o com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s**elh*n*a nas respost*s do* us*ários. Respostas qu* *ão se referiam esp*cificamente
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
pe*gunta em ques*ão fora* ex*luídas na co*tabi*ização do total d* re*pondentes.
</line>
</par><par>
<line>
2.6 Análise Estatí*tica
</line>
</par><par>
<line>
Fo*am realizadas análises descritivas dos dado*. As *ar*áveis sociodemográficas
</line>
</par><par>
<line>
foram descritas *om frequên*ias e po**entagens. Os escores
</line>
<line>
da Esc*la *e Avaliação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*a*isfa*ão *os Usuári*s com os *erviços de Sa*d* Mental - SA**S-BR f*ram descri*os com
</line>
</par><par>
<line>
médi* e *esvio *adr*o e
</line>
<line>
as questões ab*rtas com fr*quências ab*olu*as e relativas (%). As
</line>
</par><par>
<line>
análises foram realiza*as c*m auxílio do programa R.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.*, art. 19, p. 37*-3*8, set. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliação ** Satisfa*ã* de Us*ários em Rela*ão ao Acolhim*nto na At*nção Primária
</line>
<line>
379
</line>
</par><par>
<line>
2.7 Aspect*s Éticos
</line>
</par><par>
<line>
Este estu*o te*e a *provação do Comitê d* Ética e* Pe*qu*sa* (CEP) em Humanos da
</line>
<line>
Faculdade S*o *eo*oldo Man*ic, sob o número de aprov*ção *.019.*7* e com CAEE
</line>
<line>
293*86*0.8.0000.5*74. Os au**res dest*c*m que todos o* princípios éticos qu* *nvolvem a
</line>
<line>
pe*quisa em seres *umano* for*m respeitados.
</line>
<line>
3 RESULTADO* E *ISCUS*ÃO
</line>
<line>
T*dos os 297 usuá*ios *as unidades d* saúde **e fo*a* **nvid*dos * p*rtic*par se
</line>
<line>
dispuseram * parti*ipar da pesquisa e responderam de forma sati*fató*ia *os questionári*s. Na
</line>
<line>
Tab*la 1 são *pre*en*ados os dados sociod*mográ*icos dos usuários. Pode-se observar que
</line>
<line>
e*tre os usuários a maioria é do se*o fem**ino, casados ou em união estável * possuem o
</line>
</par><par>
<line>
ensino médio completo ou superior. As prof*ssões
</line>
<line>
com maio*es fre*uên*ias f**am
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Ag**cultore*, Donas de c*sa, Auxiliares de serviços domésticos e Autônomos.
</line>
<line>
Tabela * - Análise desc**tiva *as variáveis s*ciodemográficas da amostra de us*ários
</line>
<line>
(*=*97) das equi*es de *strat**ia de *aúde da Família.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 9, art. 19, p. 372-388, set. 2022
</line>
<line>
w*w*.fs*net.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. D. A*dreão, F. M. Flório, L. Z**in
</line>
<line>
3*0
</line>
</par><par>
<line>
*a Tabela 2 s*o ap*esentadas a* médias e desvios padr*o do* escores da Es*ala de
</line>
<line>
*v*liação da Satisfação *os U*uários com os Serviços de Saúd* Ment*l - S*TIS-BR.
</line>
<line>
Ob*erva-se que o *rau de satisfa*ão *a es*ala global *oi *l*o (4,28±*,54), as médias dos
</line>
<line>
escores da qu*st*o co* meno* m*dia foi *e 4,04±0,72 (Que*tão 12 - Con*ições ge*a*s das
</line>
<line>
insta**ções da USF) e a c*m maior média foi de *,76±0,76 (Ques*ão 2 - **ntiu que os fatores
</line>
<line>
de sat*sfação p**e-se notar *u*, o F*tor "Con*i*ões *ísicas e confor*o no serviço" apresentou
</line>
<line>
menor média (mé*ia=4,*1±0,60), porém ainda apres***and* uma b*a satisfação.
</line>
<line>
Ta*e*a 2 - *score médio (desvio padrão) das 12 questões da E*c*la de Avaliação da
</line>
<line>
Satisfaç*o dos Usuári*s com *s Se*viços de Saúde Mental - SAT*S-BR- pa*a o
</line>
<line>
gr*po de usu*rios d*s equipes d* Est**tégi* de Saúd* d* Fa*í*ia.
</line>
<line>
Usu*rios
</line>
<line>
*uest*o
</line>
<line>
(n=297)
</line>
<line>
Fator 1 - Competên**a e com*r*ensão da equi*e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Q10 - G*a* de *ompetência
</line>
<line>
da *es*oa q*e acolheu mai* de perto
</line>
<line>
4,26 (0,73)
</line>
</par><par>
<line>
Média do b*oco
</line>
<line>
4,30 (0,57)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. 19, n.9, art. 19, *. 372-3*8, set. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliaç*o da S**isf*ção de Us*ários em R*laçã* *o Ac*lhimento na Ate*ção Primária
</line>
<line>
3**
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
*Aspe*to* mencionados u*a ún*ca *e*. **Há * possibili*ade de mai* do *ue u*a resp*st*.
</line>
<line>
J* em relação à Tabela 4, a maior parte das *es**sta* a*ontaram para uma *nsatisfa*ão
</line>
<line>
com o *empo de espera para ser atendido (31,64%), e, em seg*ida, 15,19% (12 usuário*),
</line>
<line>
relataram aspect*s que aludi*m * fal*a *e acolhimento n* *BS.
</line>
</par><par>
<line>
T*be*a 4. O*inião de usuá*ios *e UBSs d* *enda No** d* Imigrante/ES sobre "De que
</line>
<line>
você menos gostou no acolhi**nto?".
</line>
<line>
Variáv*l Fre*uência (%)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 9, art. 1*, p. 372-388, set. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. D. Andreão, *. M. Flório, L. Za*in
</line>
<line>
382
</line>
</par><par>
<line>
*endo aten**do lá sempre
</line>
</par><par>
<line>
Es*a*o peq*eno
</line>
<line>
*(2,53)
</line>
</par><par>
<line>
Falta d* *i*ita do Agent* Comunitár*o da *a*de
</line>
<line>
*(2,53)
</line>
</par><par>
<line>
Total ** respos*as
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
Tot*l d* respondente*
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
*Aspec*os m*nci*nados um* única vez. **Há a possibilid*de de mais d* que uma respo*ta.
</line>
<line>
*uando f*i perguntado "E* sua op*nião, o *oc*l o*de oco*re o acol**mento po*eria
</line>
</par><par>
<line>
ser mel*orado?", 85 usuários assin*la*am que
</line>
<line>
"Si*",
</line>
<line>
no ent*nto ap*nas *6 foram
</line>
</par><par>
<line>
co*put*dos, pois os *ema*s jus*i*ica*a* * qu*stão *6 "** sim, *e que mane**a?", s* referindo
</line>
</par><par>
<line>
à melhora *o* serviço* *ão ao e*paço f**ico. A grande maioria *os usuário* (41,30%) e
</line>
<line>
rela*aram que gostar*am d* *ue existissem espaços mais reserva*os **ra se conversar *obre
</line>
<line>
d*termina*os assuntos *o processo do acolhiment* (*a*ela 5).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
*Aspecto* mencionados uma única *ez. **Há * pos*ibilidade de mais do que uma resposta.
</line>
<line>
Neste estudo, os níveis de sat*sfação *os usuár*o* mostraram-se elevados, e* to*os os
</line>
<line>
pa*âmetro* avali*d*s possi**lmente como r*flexo da i*p*ementaç*o do acolhimen*o,
</line>
<line>
aperfeiçoamento e qu**if*ca*ão da equipe mu**iprofissiona*.
</line>
<line>
O grau d* sat*sfação *a escala global dos usuár*os f*i alt*, c*m méd*a *e (4,*8 ±0,54).
</line>
<line>
Sendo o aco*himento entendido como o **oc*sso que ac*ntece *esd* a chegada dos u*uário*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina, v. *9, n.9, art. 19, p. 3*2-3*8, set. 2022
</line>
<line>
*ww*.fsanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iaç*o da Satisfa*ão d* Usuá*i*s em Relação ao Acolhimento na A*enção Primária
</line>
<line>
383
</line>
</par><par>
<line>
na *nid*de até o moment* da finalização do atendim*nt*,
</line>
<line>
pode-se dizer que pela *valiação
</line>
</par><par>
<line>
apresent*da houve uma atenç*o *esolutiva e s*ti*fatória.
</line>
</par><par>
<line>
Os as*ec*os de menor sa*i*fa*ão f*r** os *elacio*ados *s condições de instalação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*fo*to nas ins*al*ções da unidade de s***e. **tes a*p*ctos ta*bé* foram *enci*nados na
</line>
<line>
ques**o a*er**, po*tuando os asp*ctos *ue *oderi*m ser melhorados no l*cal de aco*himento.
</line>
<line>
A melh*ria na privacidad*, a necess*dad* de s*la ampla, arejada e com boa iluminação f*ram
</line>
<line>
aspectos mencionados pelos *suár*o*. Vale ressal*ar que e*tes fa*ores *odem estar **sociados
</line>
</par><par>
<line>
ao fato de o e*tudo ter sido r*alizado *o ano de
</line>
<line>
2020, epicen*ro da pandemia de
</line>
<line>
C ovi d 19,
</line>
</par><par>
<line>
qua*do se pro*ô* u*a nova estr*tur*ção d*s serviços d* saúde ofe*t*dos pela ESF
</line>
</par><par>
<line>
(BELFO*T, COSTA, MONTE*RO, 202*), pois onde habit*almen*e s* r*al*zav*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a**lhimento teve q*e ser substituí*o devid* ao risco *e **ntágio pelo Coronavírus.
</line>
</par><par>
<line>
* espaço físico da UBS dev* conte*pl*r eixos que determinam a ambiência
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
saúde. A partir de uma *s*rutura fí*ica *deq*ada, o q*e *e d*seja é s*nsibilizar a equipe par*
</line>
</par><par>
<line>
"ouv*r" o ou**o, "abraçar" o *suár*o, te*end*
</line>
<line>
uma rede de con*iança, autonomia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*s*lutividade,
</line>
<line>
oportunizando
</line>
<line>
* implementa*ão do
</line>
<line>
aco*h**ento p*r tod* a equipe, para
</line>
</par><par>
<line>
respo*der e **caminha* ** forma segur* tod*s os usuário* (LENTSCK, KLUTHCOVS*Y,
</line>
<line>
KLUTHCOVSKY, 2010; MIRAN*A, SOUZA, FERREIRA, 20*4; *ILSON, BONATTI,
</line>
</par><par>
<line>
PRADO, 2009; *E LIRA et al., 2018). *orta*to, p*r mais q*e os
</line>
<line>
valores enc*ntrados no
</line>
</par><par>
<line>
presente estud* *ã* r*v*lem necessa*iame*** uma i*satisfa*ão gera*, promo*er me*hori*s *o
</line>
<line>
lo*al d* atendimento pode contribuir para **a maior satisfação do usu**io.
</line>
</par><par>
<line>
Embora os usuários tenham relatado necessidade de melh*r*as n* espaço físico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conforto, demo*straram de f*rma g*ral
</line>
<line>
es*ar** satisf*itos com * aco*him*nto da equi*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*juda recebida ** serviço, pois, an*es da implantação do acolhiment*, os usuári*s chegavam
</line>
<line>
de madrugad* para *e*** ficha para atendim*nto médi*o e não er*m acolhid*s p*r ningué*
</line>
</par><par>
<line>
da eq*ipe, depois da im*lantação
</line>
<line>
do acolhiment*
</line>
<line>
este c*nário m*do* pa*a um at*ndim*nto
</line>
</par><par>
<line>
co* escuta qualific*da, não nece*s*tando vir tão cedo p**a ser atendido, pois independente do
</line>
</par><par>
<line>
h**ári* o usuário
</line>
<line>
t*m a **rantia
</line>
<line>
da esc*ta qual**icada que atualmente real*z**a pelos é
</line>
</par><par>
<line>
p*ofission*is das equi*e*. Isso demonstra que acolher não signif*ca que as demandas
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
usu*rios *evem ser ***egra*mente atendidas, mas sim que s* dê ate*ção à relação profissional-
</line>
<line>
usuário (*RUZ; BORDIN, 2017), ao env*lviment* *om a equipe multipro*issional d* UB*,
</line>
</par><par>
<line>
de forma a combinar diferentes aborda*e** e esclar*ciment*s **bre *s doenças, d*mand*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
necessidades (FAUSTO et al., *012).
</line>
</par><par>
</page><line>
Uma a*or**ge* impor*ante no processo de acolhime*to a escuta **al*ficada q*e é
</line>
<line>
neste estud* demos*ro* satisfaç*o *elos usuá*i*s. * acolhimen*o ao usuário deve estar **uta*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 9, a*t. 19, p. 372-38*, *e*. 202* *w*4.fsa*et.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. D. Andreão, F. M. Flóri*, L. Zanin
</line>
<line>
384
</line>
</par><par>
<line>
*o ca*i*ho, afeto, r*laçã* de confianç*, diálogo e *roximidade *om *s profissionais, bem como
</line>
<line>
à r*solutiv**ade das demand*s *u encaminhamento para *utros se**iços (LENZ et al., 2*20).
</line>
<line>
Entretanto, acolhimento demand* mudança n* posic**namento *ão só do*
</line>
<line>
prof*s**onais, mas também *os us*ári*s e g*stores, que d*v*m *ompreendê-lo como p*rte de
</line>
<line>
**d* relação baseada no respeito às competências e aten*imento do i*div*duo, construind*-s*,
</line>
</par><par>
<line>
a pa**ir *e*sa com*reensão, uma rede de diálog*s
</line>
<line>
entre profissionais e usuári*s
</line>
</par><par>
<line>
(CLEM*NTINO et a*., 2**5). *ss*m, * a*uação adequada de toda a **uip* de saú*e, a parti*
</line>
</par><par>
<line>
de escuta q*alific*da e de*icação à deman*a do usuário, pode facilit*r a resol*tivid*de
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
problema que *evou
</line>
<line>
aquele i*divíd*o * unida*e de ***de e permitir o *dequado
</line>
</par><par>
<line>
enc*minhament* dos casos (ALVES et al., *014).
</line>
</par><par>
<line>
Outr* aspecto *encionado neste e*tudo, como
</line>
<line>
fonte de pouca *ati*fação do usuá*io,
</line>
</par><par>
<line>
fo* o "Tempo
</line>
<line>
de *sp*ra"
</line>
<line>
*ar* ser atendido. Por mais que nã* tenha u*ilizado o m*smo
</line>
</par><par>
<line>
inst*umento, uma p*squisa de Li*a et al, (2018) constatou q*e a única fonte d* insa*isfação de
</line>
<line>
*suários de UB*s no no*dest* brasileir* *oi o "te*po para ser *tendido". *o e**anto,
</line>
<line>
in*erpreta*os nosso d*do com cautela, u** vez que o aspecto "Agi**dade no atendimento"
</line>
<line>
teve uma fre*uênc*a absol*ta muito *róxima * co**tatad* no "Tempo de es*e*a".
</line>
<line>
O *un**ípio em estudo dispõe *e c*nco unid*des de sa*de que apr*sentam su* própria
</line>
</par><par>
<line>
gestão de serviços e organização *o seu pro**sso de trabalho
</line>
<line>
qu* de*eriam leva*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
consi*eração *s pec*liaridades de s*u te**itór*o ad*cr*to. A i**onformidade entre a o**rta de
</line>
</par><par>
<line>
vagas para consu*tas e a dem*nda d* *acie*tes por
</line>
<line>
**ses *erviços
</line>
<line>
prejudicam o aces**
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
serviços de s*úde *e to*nan*o uma barreira para a inserção dos us*ários dent** dos serviço*
</line>
<line>
(MORI e* *l., 2*20).
</line>
<line>
***im, entende-*e qu* por mais que a média *o *rau de satisfação co* * aco*hime**o
</line>
<line>
rela*ado pel* u*uário nas UBSs tenha sido sa**sfa*ório de forma geral, os aspectos apo**ad*s
</line>
</par><par>
<line>
p*los
</line>
<line>
us*ário* d*ve* *er levado*
</line>
<line>
em *ons*deraç*o p*is sempre * i*porta*te re*ensar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organi**ção e func*onamento d*s serviços, *rabalhando t*nto par* manter
</line>
<line>
os aspe*to*
</line>
</par><par>
<line>
col*cados como satisfatór*os como melh**ar a qualidade ** *ue foi avaliado
</line>
<line>
neg*tivamen*e
</line>
</par><par>
<line>
visando à exc**ência do a*e*d*m*nto. Em o*t*o estud* (C*NTALI*O et a*., 2021), também
</line>
<line>
ficou *vid**ciado *ue os serviço*, de modo geral, se encontram sat*sfatórios na percepção *os
</line>
<line>
*suários. O mesmo estu*o ainda c**plem**ta que a satis*ação dos u*uár*os está *ssociada a
</line>
<line>
as*ect*s ele**n*ares par* fun*iona*ento dos servi*os de APS.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, *.9, ar*. 19, p. 3*2-388, se*. 2022
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Av*liação da S*tisfação d* *su*r*os em *elação ao *c*lhi*ento *a Atençã* P*imári*
</line>
<line>
385
</line>
</par><par>
<line>
* CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* municíp*o estudado passou p*r um proce*s*
</line>
<line>
longo de impleme**açã* do p*ocesso
</line>
</par><par>
<line>
de a*olh*mento, *esultado do esfo*ço
</line>
<line>
da gestão e
</line>
<line>
de profissionais *e saúde na melhori* no
</line>
</par><par>
<line>
atendimento. Os resultados deste estudo possi*elme*te refl*tem os result*do* positivos deste
</line>
<line>
pr*cesso *ue refletiu positivam**te na *isão do usuário *m relação ao ac*l*imento, *or isso
</line>
</par><par>
<line>
os dados le*ant*dos sobre satisfa*ão dos u*uários a
</line>
<line>
neste estudo podem não rep*esentar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
per***ção de um o*tro
</line>
<line>
*unicípio, qu* vivencia outros con*e**os e
</line>
<line>
pro*essos **
</line>
</par><par>
<line>
impleme*tação do a*olhi**nto * devem ser *nt**pretados de forma esp*cífi*a e direcionada à
</line>
<line>
real*dade ava*iada.
</line>
<line>
As*im, a *mplementação é um pr**es*o no qual transformamos o que sabemos no que
</line>
<line>
fazemos, monitorado p*r pesquisas de *mplementação para ava*iar as cond*ções que
</line>
<line>
influe*cia* es*es processo*. A pesquisa de implementação oferece ferramen*as para explorar
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
refletir sobre o **e provavelmen** fun**on*rá
</line>
<line>
ness* situação para es*as
</line>
<line>
*esso**
</line>
<line>
ne*ta
</line>
</par><par>
<line>
organiz*ção
</line>
<line>
com
</line>
<line>
e**as
</line>
<line>
re*tri*õ*s. *ssi*, a d*scriç*o e * a*álise *e experiências de um
</line>
</par><par>
<line>
processo de i*tervenção e* um cont*xto específ*co podem o*erecer inspiração e sabedor*a
</line>
<line>
p*ra a transform*ção *m am*i*nt** análogo* da *ida real (V*EIRA et *l., 2021).
</line>
<line>
En*retanto, deve-*e consid*rar a rel*v*ncia deste es*udo em nível loc*l, uma v** que,
</line>
<line>
após a c*leta de *ados, os profissionais da e*u*p* juntam*nte com a g*stão puderam refle**r
</line>
</par><par>
<line>
s*bre su*s
</line>
<line>
p*á*icas, buscando um* me*hor or**niza*ão
</line>
<line>
*as agen*as, facilita*do o **esso ao
</line>
</par><par>
<line>
acolhimen*o por todos qu*
</line>
<line>
proc*ram ** serviços de *aúde, ten*o *m o*har dife*en*i*do aos
</line>
</par><par>
<line>
u*uários q*e neces*ita* ir muit*s vezes à unidade
</line>
<line>
de saúde pelo fat* de
</line>
<line>
n*o serem ouv*dos
</line>
</par><par>
<line>
a*eq*a*amente.
</line>
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1) conc*pção e p**nejamento.
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X
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X
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<line>
2) análise * interpretaç*o d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
3) elaboração do *ascunho o* na *evisão crít*ca *o co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
4) par*icipação na aprovaçã* da v*rsã* final d* manu*crito.
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X
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