<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 4, p. 65-83, jan. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.1.4
</line>
</par><par>
<line>
Proc*ssos Criativos e Inovação Socia*: A*álises da* Pr*ticas * *artir de Relat**ios de
</line>
<line>
Suste*tabilidade *e Trê* E*presas
</line>
<line>
Cr*ative Proces**s and *ocial Inn*vat*on: Ana*y*is of Pr*ctices Based on Sust*in*bility Reports
</line>
<line>
***m Three Co*panies
</line>
</par><par>
<line>
Fernand* Hack
</line>
<line>
Mest*a em Indústr*a Criativa pela U*iv*rsidade Feeval*
</line>
<line>
E-mail: fer*an*ahackrp@**ail.com
</line>
<line>
*ri*tiano Max Pe*e**a Pinhei*o
</line>
<line>
Doutor em Comun*c*ção pela P*CRS
</line>
<line>
Profess*r da Universidade *eev*le
</line>
<line>
E-mail: maxr*@fee*al*.br
</line>
<line>
Ma*ricio Bar*h
</line>
<line>
D*u*or em Dive*sid*de Cultural pe*a Universidade Feevale
</line>
<line>
Profes*or na Universid*d* F*e*al*
</line>
<line>
E-mai*: mau**cio@feevale.br
</line>
<line>
Ma*y *andr* Guerra Ash*on
</line>
<line>
Douto** e* Comunicação pela PUCRS
</line>
<line>
*rofes*o*a na Unive**i*ade *eevale
</line>
<line>
E-*ail: marysg*@*eevale.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Fernand* Hack
</line>
</par><par>
<line>
*niversid*de Feeva*e -
</line>
<line>
ERS 2*9,
</line>
<line>
2755,
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
**525-075
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny K*r*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
- Novo Ha*b*rgo/RS, B*asil.
</line>
<line>
Ro**igues
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Cristiano Ma* Perei** Pinheiro
</line>
</par><par>
<line>
Universidade F*evale -
</line>
<line>
ER* 239,
</line>
<line>
2755,
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
93525-075
</line>
<line>
Art*go rec*b*do em 07/07/*022. Últim* ver*ã*
</line>
</par><par>
<line>
- Nov* Hamburgo/RS, B*asil.
</line>
<line>
recebida em 06/12/*022. Aprov*do e* 0*/012/20*2.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Mauricio *arth
</line>
</par><par>
<line>
Unive*si**de Feev*le -
</line>
<line>
ERS *39,
</line>
<line>
275*,
</line>
<line>
C*P
</line>
<line>
935*5-075
</line>
<line>
Avaliado pel* sis*ema Triple Revi*w: a) Desk Review
</line>
</par><par>
<line>
- No*o **mb*rgo/RS, Bra*il.
</line>
<line>
pelo Edit*r-Ch*fe; e b) Double *lind Revie*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Mary Sandra Guerra *sh*on
</line>
<line>
(*valiação cega por dois avali*dores *a ár*a).
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Feevale -
</line>
<line>
ER* 239,
</line>
<line>
2755,
</line>
<line>
CE*
</line>
<line>
935*5-075
</line>
</par><par>
</page><line>
- Novo *amburgo/RS, Brasil.
</line>
<line>
Revisão: Gra*atical, No**ativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hack, C. M. *. P**he*ro, M. Bart, *. *. G. As*to*
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Os p*ocess*s criati*os e sua rela*ã* com a in*vação social são o tema ce*t*a* deste estud* por
</line>
<line>
se constitu*r** c*m* *iferenciais *ara as empresas di*nt* dos c*nários d* mudanças *ociais *
</line>
</par><par>
<line>
econômicas na
</line>
<line>
atualidade. Nesse conte**o, o questioname*to imposto é: como os
</line>
<line>
proce*s*s
</line>
</par><par>
<line>
criati*os se rela*i*n*m com as
</line>
<line>
ações de inovação soci*l nas trê* e*presas de
</line>
<line>
grande por*e
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*s*das? O objetivo desta inve*tig*ção, então, é *na*isar as rel*ções entre * proces*o
</line>
</par><par>
<line>
*ri**ivo *
</line>
<line>
a* p**ticas d* ino*a**o so*ial *m
</line>
<line>
*rês o*gani*ações, a par*i* *e relat*rios
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
susten**b*lidade de 2*20. Para
</line>
<line>
tanto, a metodolog*a
</line>
<line>
utilizada foi pesquisa explorat*rio-
</line>
</par><par>
<line>
descritiva, de natureza *ásica,
</line>
<line>
análise bibliográfica e do*ument*l, por meio de relatóri*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
três e*pre*as
</line>
<line>
de
</line>
<line>
g*a*de po*te,
</line>
<line>
num a
</line>
<line>
pesquisa teóri** de c*nho qualit*tivo. As
</line>
<line>
organ*zações
</line>
</par><par>
<line>
correspondem a três setores di**rentes da economi* que,
</line>
<line>
para fins deste e*tudo, f*ram
</line>
</par><par>
<line>
denominadas c*mo "Empresa 1 - Indústria e Comér*io de ve*tuá*io", "Empresa 2 - Indústria
</line>
<line>
*e Celul*se" e "Empres* 3 - Institui*ão Fi*ance*ra", sen*o que as mesmas são clas*ificadas
</line>
<line>
como empr*sa* de grande por*e por possuírem mais *e mil funcio*ários e todas t*m uma de
</line>
<line>
suas se*es na região metrop**itana de Port* Alegre/RS. Ent*e os resultados, obser*o*-se que,
</line>
</par><par>
<line>
*a* três empresas pesqui*adas, a emp*esa com maior
</line>
<line>
tend*nci* à* *novações socia*s é,
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém, aquela *ue apre*enta mais fatores que p*op*c*am o *esenvolv*mento de prática* pa*a
</line>
<line>
tor*ar as pessoa* ma*s cri*tivas.
</line>
<line>
Pa*av*as-chave: Proces**s criati**s. Inovação soc*a*. Criativid*de. I*ov**ão.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Crea*i*e processes and their rel*tionship wi*h social inno*ation ar* the centra* th*me o* this
</line>
<line>
s*udy because t*ey are *ifferentiating fa*tors *or *omp*nies in the f*ce of cu*rent *o*ial and
</line>
</par><par>
<line>
econ*m*c c*a*ge
</line>
<line>
sc*narios. In *his conte*t,
</line>
<line>
the qu*stion imp*sed is: how do creative
</line>
</par><par>
<line>
p*ocesses re*ate to so*ial innovation action* *n the three l*rge comp*nies surveyed? The
</line>
</par><par>
<line>
objective of this *nvestigat*on, the*, *s
</line>
<line>
t* analyze the re*ations***s betw*en the cr*ative
</line>
</par><par>
<line>
process and *ocia* i*novati*n
</line>
<line>
*ra*tic*s in t*r*e
</line>
<line>
organizations, based on 2020 su*tainability
</line>
</par><par>
<line>
r**orts. bibliograp*ical and doc*men*al ana**s*s through r*ports of t*ree large compa*ie*, in
</line>
<line>
a qualitative theoreti*al r*search. *he organiza*ions corre**ond to t*ree diff*rent s*ctors of
</line>
</par><par>
<line>
the economy that, for th* purpo**s of this stu*y, were
</line>
<line>
*a*** a* "C*mpan* 1 - *lothi*g
</line>
</par><par>
<line>
Industry a*d Tr*de", "**mpany 2 - Pul* Industry" and "Company 3 - Financi*l I*st*tution".
</line>
<line>
they are classified a* large compa*ies because they have *o*e t*an a *housand em*lo*ees *n*
</line>
<line>
*ll have one of t*e*r headquarters in th* metropolitan regio* of *o*to Aleg*e/RS. *mong the
</line>
<line>
r**ul*s, *t was obser*e* that, of the three c*mpa**** *urveye*, the company with the gr*atest
</line>
</par><par>
<line>
tendency towards social innova**on is also t** o*e with
</line>
<line>
t*e most fa*to*s
</line>
<line>
th*t **omote
</line>
<line>
* h*
</line>
</par><par>
<line>
develo**ent of prac*ices to make people mo*e creative.
</line>
</par><par>
<line>
**yw*r*s: Cr*ative processes. S*cial inno*atio*. Creativity. **novation.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 20, n. 1, art. 4, *. 65-8*, ja*. 2*23
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Processo* C**ativos * Inov*ção *ocial: A*ális** d*s Práticas * *artir ** Relatórios de Suste*tabili*ad*
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O tema dess* pesquisa g*ra em torno d*s *ro*ess*s criati*os e d* inovação soc**l.
</line>
<line>
**bos con*eitos têm ganhado *elevâ*cia *unto às mud*nças n* s*ci**ade, n*s hábitos de
</line>
</par><par>
<line>
consumo e *a ex*gência dos con*u*ido*es po* *mpresas ma*s enga**das
</line>
<line>
s**ialment*.
</line>
</par><par>
<line>
A*su*ç*o (2019) comenta que as *mpresas têm muda** s*a atu*çã* emp*es*rial, passan*o a
</line>
</par><par>
<line>
*on*ribui* par* **rmação d* uma socied*de m*is justa solidária, em detrimento de ter
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apen*s res*ltados financeiros.
</line>
</par><par>
<line>
Os proce*sos criativos existe* em todos os lugares, de *orma mai* ou menos
</line>
<line>
organiza*os * *ão deri*a*os de a*ividad*s criati*as, *u*, s*gund* Barth e P*nhe*r* (2016), *ão
</line>
</par><par>
<line>
as atividades *riadoras, aque*as
</line>
<line>
qu* *trib**m *xis**ncia ao *o*o e não n*cessariamente
</line>
</par><par>
<line>
r*su*tam *m a*go ma*er*al, além
</line>
<line>
de contarem com a
</line>
<line>
complex*dad* *e *ntegrar campos
</line>
</par><par>
<line>
*i*bólicos o* *ão simbólicos da *sicologia.
</line>
</par><par>
<line>
J* a inovação soci** é um ass*nt* q*e vem *anhand* es*a*o
</line>
<line>
nas di*cussões
</line>
</par><par>
<line>
empresar*ais e se **resent*
</line>
<line>
*omo u*
</line>
<line>
formato de *n*vação ma*s adaptado *s necessi*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
imposta* pelo mer*ado a*u*l. *ssim, bus*a resposta* para *lém das participações econôm*cas,
</line>
<line>
pois cob*a, t*mbé*, a pa*ticipaçã* efeti*a das *mpresas nas questões de impacto so*i*l, visto
</line>
<line>
que a i*ovação tradicio*al se m**tra i*eficiente ness*s ca*os esp**íficos (PHILLS JUN*OR;
</line>
<line>
D*IGLEME*; *ILLER, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
A*pliar as di*cussões sobre * t*ma dos proce*sos *r**tivos a i*ovação social abr* e
</line>
</par><par>
<line>
um caminh*
</line>
<line>
para *iá*ogo * o as
</line>
<line>
discussõ*s,
</line>
<line>
ge**ndo *ais conhecimen*o subsí*ios p*ra o e
</line>
</par><par>
<line>
a*a**o da ciência e para os atores envolvidos no p*ocesso, se*am eles o* próp*ios
</line>
<line>
consu*i*ore*, as empres*s, os gov*rn*s ou m**mo e*presas do te*ceir* se**r que b*s*am
</line>
<line>
por par*ei*os.
</line>
<line>
Para este estudo, partiu-se do seguinte ques**o*amento: co*o *s pro*essos criativos se
</line>
<line>
*elacionam co* as aç*e* de i**v*ção social nas t**s e*presas de **a*de *o*te pesqu*sad*s? *
</line>
<line>
obj*tivo *esta inv*stiga*ão é, portanto, analisa* as relações en*re o proc*sso criativo * as
</line>
<line>
prátic*s de inov*ção soc**l em três organi*açõ*s, a partir d* relatórios de su*tentabilid*de de
</line>
</par><par>
<line>
2**0. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica, se busco*
</line>
<line>
*a teo*ia e*pec*alizada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão conce*tual d*s termos que envolvem processos cri*tiv*s e *nov*ção *ocial,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizou-se três
</line>
<line>
em**esas ** *rande
</line>
<line>
p*rte como obje**s
</line>
<line>
d* estudos par* investigar *obre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relação d*s processos e pe*soas criat*vas
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
construção da *novação s*cia*. Este
</line>
<line>
estudo, *or
</line>
</par><par>
<line>
ser de
</line>
<line>
ca*áter
</line>
<line>
explorató*io, visa i*ici*r
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
discussão sobr* as cara*te**st*cas de p*oc*ssos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na PI, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-**, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hack, C. M. P. Pinh*iro, M. B*rt, M. S. G. As*to*
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
criativos e *no*ação social, onde se visa cruzar v*riáve*s co*u*s e co**reend*r *e f*rma
</line>
<line>
direta e**a relação.
</line>
<line>
2 PROCESSOS *RI*TIVOS E INOVAÇÃO SOCI*L
</line>
</par><par>
<line>
*este tópico serão abo**a*o* os concei**s e arg*mentos teóric*s a*erca
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c*iatividad* e seu*
</line>
<line>
processos e da inovação
</line>
<line>
social, a fim de abrir o debate e e*ba*ar um*
</line>
</par><par>
<line>
discu*s*o sobre a *el*ção entre
</line>
<line>
os temas, *mplian** a visão holístic* e *tribu*ndo
</line>
</par><par>
<line>
direcion*mentos par* as aná*ises a se*uir.
</line>
<line>
2.1 Tipos de cri*tiv*d*de * modelos cri*t*vos
</line>
<line>
A cri*tividade vem sendo ob*eto de estudo já há algum *em*o, po*ém *em sendo ca*a
</line>
<line>
vez mais *m ati*o importante na confi*ura*ão atual de empresa* e i*stituiçõ*s q*e, para se
</line>
<line>
manterem competi*ivas, p*ecisam inovar; inovação, não rarame*te precedida p*r *ri*tividade
</line>
<line>
e pelos *ro*essos cri*ti*os, conforme af*rma S**u**eter (1982).
</line>
<line>
Mas, antes da busca *elo entendimen*o dos processos, faz-se necessár*o u*
</line>
<line>
entendi*ento sobre a criatividade, que se*undo Ri*eir* e Morae* (*pud *ACHECO, 2*1*, p.
</line>
</par><par>
<line>
14), pod* se*
</line>
<line>
ent*ndida como * "[...] fenôme*o
</line>
<line>
*um*no d* natureza comple*a que se
</line>
</par><par>
<line>
manifes*a como emergência, a partir *e *roc*ssos, re*ult*ndo n* transfo*mação do *i*tema, na
</line>
</par><par>
<line>
autotransformação e
</line>
<line>
na c*ia*ã* de u*a nova ordem". Ain*a, segundo
</line>
<line>
os a*to*e*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*lti*ime**io*alidade é * que *oncebe a criativid*de, que pode ser associad* *os valore*
</line>
<line>
humanos, aos pr*ces*** de senti*en*os e pensamentos de *deias e *ealizaçõe*, que *ode* ou
</line>
<line>
*ão resu*tar e* produtos dinâmic*s vitais. Consoante, S*monton (*000, p.1*1) entende que a
</line>
<line>
criati*idade é essencial, é desejada * pode ser a*licada nas difere*tes atividad*s do *oss*
</line>
<line>
cot*diano.
</line>
<line>
Não s**preendenteme*te, a criatividade é vist* como um bom **rib*to para a*
</line>
<line>
pessoas po*su*rem. Os p*ofesso*es esperam que seus a*unos mostrem al*uma
</line>
<line>
cr*a**vi*ade *m seu* *rojetos de ciênc*as. E**cutivos de empresas de alta tecnolog*a
</line>
<line>
esperam suas pesq*isas e unida*es de desen*olvimento pa*a *onceber n*vos
</line>
</par><par>
<line>
p**dutos
</line>
<line>
* s*as uni*ades de marketing para c*n*e*** *ovas *stratégias
</line>
<line>
p ar a
</line>
</par><par>
<line>
pr*mover e*se* produtos.
</line>
<line>
Para Ribe*ro e M*r*es (2014 apud PACHECO, 2019, *. 18), * criativ*da** é am*la, e
</line>
<line>
deve ser trabalhada *o sen*i*o de desenvolver uma v*são ge*al do *to criativo: "[...] *o*st**ui-
</line>
</par><par>
<line>
se *e um* conjunção de sentidos que se opõe à mer*
</line>
<line>
apli*ação de técni*as, tre*namento,
</line>
</par><par>
<line>
sequê**ia *ígida e linear *e etapas"; dessa f*rma, estimulando e analisan*o tod** as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. *, p. *5-83, *an. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Process*s Criativos e Inova**o Social: An*lises das Práticas a Partir de Relató*ios de Sustentabilidade
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
dimensões do processo d* criação e do meio pela q*al se d*senvolve, com *m *l*** hol*sti*o
</line>
<line>
para o p*ocesso e não direcionado apenas ao ato criativo.
</line>
<line>
H*wk*ns (2013) afirma que a cri*ti*idade é algo original, que pod* *urgir d* ***a, *u,
</line>
</par><par>
<line>
aind*, c*mo a*go retrabalh**o, melhora*o. Ainda, *egundo * au*or, são
</line>
<line>
seis as
</line>
<line>
p*incipais
</line>
</par><par>
<line>
característi*as da c*ia*ividade: criativ*dade
</line>
<line>
enq*a*to ele*ento básico da
</line>
<line>
v*da, talento
</line>
</par><par>
<line>
universal, divertimento, s*nso d*
</line>
<line>
comp*tição, *raç* de
</line>
<line>
personal*dade e su*pr*sa. Com
</line>
<line>
base
</line>
</par><par>
<line>
nesses co*ceitos, entende-se, aqui,
</line>
<line>
qu* a cr**tividade é u* fat*r imp*rt*n*e *m
</line>
<line>
di*e*entes
</line>
</par><par>
<line>
aspect*s da nossa vid* * que el* se f**ma a partir d* diferent*s elementos, sen*o const*uída e
</line>
</par><par>
<line>
*elhorada, o
</line>
<line>
que nos leva à bus*a **lo entend*mento *e como a c*iati*i*ade é formada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quais são os pr*ce***s criativos que ajud*m a potencializá-la.
</line>
<line>
C*m*çando po* Hennes*ey e Am*b**e (2*09), que co*preend*m a criativid*de so* *
</line>
</par><par>
<line>
*tica de: *riatividade de
</line>
<line>
pro*utos, def*nida como um est*do
</line>
<line>
pas*a**iro e
</line>
<line>
amplamente
</line>
</par><par>
<line>
*epend*n*e da situação (ao *nvés de *ma person*lidade relativam*nte estável e duradoura) e
</line>
</par><par>
<line>
cr*atividade de pessoas, que, se*undo as autoras, *ode ser *uradou*a es*ável e pode ser *
</line>
</par><par>
<line>
ampl*a*a,
</line>
<line>
depend*ndo de alguns fatores *m*ientai* aos
</line>
<line>
q*ai* os indivíduos es*iverem
</line>
</par><par>
<line>
expostos. As *utora* conside*am, *inda, que as pessoas pod*m ser
</line>
<line>
cri*tiva* a *artir da
</line>
</par><par>
<line>
*ontri*uiç*o de fatores intrínsec*s
</line>
<line>
* ex*rínsecos, *endo *omo os
</line>
<line>
*rincipais fatores os
</line>
</par><par>
<line>
neu*ol*gicos, afeti*o*/cogn*ção/tre*na*ent*s e indivíduos/pers*nalidades.
</line>
<line>
Em estu*os realizados *or Hennessey e Am*bile (2009), são e*e*cados alguns fa*ores
</line>
<line>
de infl*ênc*a da criati*idad* *m diferentes ambientes. N*ste artigo, *os det**os,
</line>
<line>
es*ecificamente, *os fatores que *nfluenciam no ambiente de trabal*o, que, segundo as
</line>
<line>
*utoras, são, principalmente, a pressão do tempo (**e po** ser mais prejudicial q*e b**éfic*
</line>
</par><par>
<line>
para o desenvolvimento de processos
</line>
<line>
criativos), a segurança psicoló*ic*, a *uto*omia,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
feedbac* e *s objetiv*s cl*ros, sendo os quatro últimos fator*s que têm capacidade de amplia*
</line>
<line>
a cria*i*i*ade nos pro*es*os.
</line>
<line>
Aprofundando um *ouco mais ca** um desse* a*pectos que *erão **portância para o
</line>
<line>
ent*n*imento das análises real*zad*s neste artigo, Hennessey e *mabi*e (2009, p. *83)
</line>
<line>
afir*am que a pressão no trabalho tem recebido grande importância de estud*s recentes: "[...]
</line>
</par><par>
<line>
os estud*s que
</line>
<line>
pr*cu*am rel*ç**s l*nea*es simples geralmente
</line>
<line>
não encont*aram
</line>
<line>
*enhuma
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção *u r*l*ções negativas fracas, indic*ndo
</line>
<line>
*u*, em *eral, *
</line>
<line>
*re*são
</line>
<line>
do tempo p*de se*
</line>
</par><par>
<line>
*rejudi*ial à cri*ti*idade *o trabalho". Ao se sentir*m **essionados ou co* tar*fas múltip*as
</line>
</par><par>
<line>
a serem realizadas, alg*ma* pe*soas passam a ser menos
</line>
<line>
*riativas,
</line>
<line>
*nquanto qu*, se
</line>
</par><par>
</page><line>
conseguirem focar em apenas *ma ta*efa, me*mo c*m o tempo corr**do contr*, as p*ssoas se
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 20, *. 1, art. 4, p. 65-83, j*n. 2023 w*w4.fsane*.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hack, C. M. P. Pinheir*, M. Bar*, M. S. *. A*hton
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
t*rnam mais criativ*s, o que t**na es*a uma qu**tão complexa e i*te*ess*nt* de se* ava*iad*
</line>
<line>
nesta com*osi*ão de fatores q*e am*liam (ou não) os p*oc*ssos criativos *as empres*s.
</line>
<line>
Sobre a segu*a*ça psicológic*, Hennessey e Amabil* (2009, p. *83) entendem que *e
</line>
<line>
as pessoas estiver** em grup*s ond* *e sintam ac*lhid*s ao *alar s*bre suas pr*ocu*açõ*s,
</line>
</par><par>
<line>
estas se sentirão m*i* à
</line>
<line>
vo*tad* *ara r*la*ar s*us erros, pr*por *ovas i**ias, o q*e tem
</line>
</par><par>
<line>
impact* diret* na cr*a**vidade organiza***nal. E*tende-se q** a tolerânc*a ao erro em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ambie*te que *re*i*a
</line>
<line>
ser cr*a**vo e, conse*uentemen*e, inovador, *e mostra um fator
</line>
</par><par>
<line>
importante * que de*e ser cons**erado. *m r*lação à autonomia n* trab*lho, r*lacionada ao
</line>
</par><par>
<line>
*mp*deramento dos
</line>
<line>
col*boradores - pelo me**s em certo grau -, as au*oras ent*ndem q*e
</line>
</par><par>
<line>
este é um *ator important* do ambiente de t**balho para o fo*ento *a **iat*v*d**e. Se*und*
</line>
<line>
**nnessey e Amabil* (2009, p. 583), ao se sentirem **oprietários (em *erto grau) sob*e o que
</line>
<line>
rea*izam no *eu dia a dia d* trabalho, as pessoas se se*tem mais prop**sas a criar, fazendo da
</line>
<line>
a*tonomia um dos fatores ma*s im**rtante* para a ampliação de u* ambiente mais criativo.
</line>
<line>
*m relação ao fee*bac*, "[...] o monit*ramento do trab*l** e a avaliaçã* do trabalho
</line>
</par><par>
<line>
estão int*mamente relacionados podem ter efeitos bastant* d*ferentes sobre * criatividad*, *
</line>
<line>
d*pe*dend* *e como são realizados" (*EN*ESSEY; AMABILE, 2009, p. 584). Po* isso, *a
</line>
<line>
opinião da* autora*, r*alizar processos de feedback *ue *ejam constan*es * n* formato
</line>
<line>
a*equado ajuda ** desen**l*imento dos pr*cessos criativos, assim c*m* o es*abele**mento
</line>
</par><par>
<line>
de objetivos claros, que a* pri*eiro
</line>
<line>
o*har p*dem so** e*tranhos, já que a necessidade de
</line>
</par><par>
<line>
atingi* m*tas poder*a
</line>
<line>
repr*m*r as ativ*d*des
</line>
<line>
criat*vas; contudo, *s autoras
</line>
<line>
*ntendem q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estabelecimento d* dir****zes e de m*tas que apont*m ao*de *e quer chegar, ajuda a d*recio**r
</line>
</par><par>
<line>
os gerentes, que
</line>
<line>
passam a des*jar que seus funcionário* *ejam ma*s criat**o*, q*e
</line>
<line>
busquem
</line>
</par><par>
<line>
man*iras de e*coraj*r *s f*n*ionário* * realizar ativi*ad*s
</line>
<line>
criati*as. principal A
</line>
<line>
maneira de
</line>
</par><par>
<line>
faz*r is*o é cri*n*o e*pectativas de fu*ç*o, definind* metas ou torn**do a ati*idade cr***iva
</line>
</par><par>
<line>
um requis*t* *e tr**alh*. Hennessy e Amabi*e (2*09), ainda, com*letam
</line>
<line>
afirman*o que as
</line>
</par><par>
<line>
organizações prec**am ter c*r*eza *e q*e o contexto também é favoráv*l aos objetivos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
requisitos est*b*lecidos p*la empresa; *sso gera confi*nça e atitud* *ositiva por par*e dos
</line>
<line>
funcionári*s e *esto*es.
</line>
<line>
Completando essa reflexão *o*re os aspectos necessários para o dese*volvi*ento da
</line>
<line>
criati*i**de e dos proces*os *riati**s, *adeira (20*4 apud FR*IRE, 2014) en*ende qu* *s
</line>
<line>
em*r*sas precisam *rop*rc*onar ambientes com **exibilidade, resp*nsáveis por "[...]
</line>
</par><par>
<line>
prom*ver capacida*e de imp*ov*sação e habi*idad*, aberta a
</line>
<line>
às
</line>
<line>
mistu*as * ao efetivo
</line>
<line>-</line>
</par><par>
</page><line>
transformada em c*mpetên*ia, bens e serviços voltados para a dinâmica qu* o m*vi*ento
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-83, jan. 2*23 www4.fsa*et.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Processos Criativ*s e *novação Socia*: A*ális*s d*s Prática* a Parti* de Relatório* d* Sustenta**lida*e
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
exige". A*sim, chegam*s *o próx*mo p*nto das reflexõe* necessári*s para o avan*o da
</line>
<line>
*roposta teórica imposta pelo objetivo d*sse *rtigo: os processos criativos nas empresas.
</line>
<line>
K*ufman e Be*u*tto (2007) *e*inem um m*delo conceit*al prelimi**r para aj*d*r a
</line>
<line>
en*uadrar essas *uestões e art*cular ma*s claramente a natureza da c*iatividade. Difer*nte *e
</line>
<line>
o*tros autores, estes v*o além e, *o m*de*o p*oposto, apresentam quatro ti*o* de *riativi*ade:
</line>
<line>
o Little-C e o Big-C (tr*dic*ona*s) * adicionam o m*ni-* e o Proc-C.
</line>
<line>
*ntrand* *a defini*ã* de cada tipo *roposto, Kaufman e Beg**tto (2007) def*nem
</line>
<line>
como Big-C a *riati*ida*e que agrega contribuiçõe* c*iativ*s em*nentes e bem de*ini*as, ou
</line>
<line>
seja, os g*andes **nio* d* **iati*ida*e *e enc*ixariam aqui. Em re*ação à *riatividade Little-
</line>
<line>
C, os autores entendem co*o foc*da *m ações do cotid*ano, com* aquela* açõ*s c*iativas nas
</line>
</par><par>
<line>
quais o "n*o espe*ialista" pode participar todos os dias. P*ra
</line>
<line>
os autores, este tipo de
</line>
</par><par>
<line>
criat*vida**, ainda, muitas vezes, se foca em mo*trar que todo mundo pode ser criativo.
</line>
</par><par>
<line>
Em relação aos *ois novos tipo* propo*tos *or Ka**ma* e Be**etto (200*),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criativ*dade mini-C vem para preencher o que os autores entendem co*o uma lacuna d**xada
</line>
</par><par>
<line>
*ntre Big-C o Lit*le-C, se caracterizando como uma in*erpre**ção nova e p*ssoa*mente
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficativa de experi*ncias, ações e *ventos. Por exemplo, alunos em s***
</line>
<line>
de
</line>
<line>
aula, que
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
*prender novos conceitos, i*t*rnali*am e, em se*ui*a, formulam ideias ou pro*essos criativos.
</line>
</par><par>
<line>
Esse
</line>
<line>
t i po de
</line>
<line>
ação *ão se
</line>
<line>
enca*xari*, *egundo os autor*s, nem como um ato de Big-C, mas,
</line>
</par><par>
<line>
també*, não pode se* entendido como um m*ro Little-C.
</line>
<line>
A últ*ma **tegoria propo*ta por Kaufman e Begue*to (200*) é a Pr*c-C, cat*goria que
</line>
<line>
podemos explo*a* na nossa análise post*rior, já que se refere aos esfor*os *rofissiona*s e está
</line>
<line>
*iretamente ligada a* ní**l de criat*vi*ade que as e*presa* podem levar seus funcioná*i*s a
</line>
</par><par>
<line>
*esenv*lv*r. Para os aut*res, a pessoa que de**nvo*v* experiênc*a de *ível
</line>
<line>
profis*ional
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
qualquer áre* cri*tiva provave*mente *l*ançou o status Pro-c; co*tud*, os autores salientam
</line>
</par><par>
<line>
que só o f*to de *tu*r na área *riativa não * sinônimo de al*an*ar e*sa categor*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c*iati*idade; por outro lado, profiss*on*is d*s mai* d*versas *reas de atua*ão poderã* alcança*
</line>
<line>
e*se nível, de**e que tenham ex*ressão criativa su*iciente em *eus **ícios diários.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sent*do, chega-** a
</line>
<line>
um ponto *m*or*ante da *i*cus*ão, em que se fala *obre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criatividade como motor para a i*ova*ão nas empresas. Segund* **eir* (2015), * introdução
</line>
</par><par>
<line>
de i*o*aç*es em ambiente organizacional é
</line>
<line>
essencial e s*
</line>
<line>
t*rnou estratégica à medida
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
empresas d* todo* os
</line>
<line>
t*manhos, formas e setores p*ecisa* se re*nventar,
</line>
<line>
*recis*m se tornar
</line>
</par><par>
<line>
*rga**zaçõ*s
</line>
<line>
inova*o*as * c*pazes *e mob*liza* conhecimento, experiê**ia e de*e*penho
</line>
</par><par>
</page><line>
tecnol*gico par* criar produ*os e proces*os. O autor, ainda, complemen*a:
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, v. *0, n. 1, ar*. 4, p. *5-83, jan. 20*3 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hack, C. M. P. P*nhei*o, M. Bart, *. S. G. Ashton
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
O in*eresse contínuo e genera*izado n* *uest*o de *aber se o pensame**o criativo e a
</line>
</par><par>
<line>
solução
</line>
<line>
de proble*as pod*m *er treinados é claramen** devido ao fat* de que na
</line>
</par><par>
<line>
maioria dos ambientes organizaci*nais que re**erem desenvol*im**to de produtos
</line>
<line>
in*vadores e solu*õ*s d* pr**le*as, es*era-*e qu* os trab*lhad**es se torn*m *ad*
</line>
<line>
vez mais criat*vo* à me*ida que colab*ram em equipes de projeto (*REIRE, 2014,
</line>
<line>
p. *40).
</line>
<line>
Nes*e contexto, M*r*ins e Te*blanche (2003 apud *R*IRE, 2014) entendem qu* a
</line>
<line>
*ultura *rganizac*onal é um f*tor q** pod* am*lia* o* *nibir a criativid*de e,
</line>
<line>
consequentem*nte, bloquear *u ampli*r a produçã* *e inovações, sendo que dete*mina*as
</line>
<line>
ci*cunst*ncia* organizacionais, a*o*dagens estra**gicas, valo*es * ações gerenc*ais, *s*rut**a e
</line>
</par><par>
<line>
cic*o tecnológico podem ser manipul*dos de forma q*e poss*m *e*eficiar criaçã* de u* *
</line>
<line>
am*iente propício para a liberaliz*ção da criativid*de e da inovação.
</line>
<line>
**ncomi*antemente, O*iv*ira e Cândido (2*08) en*endem q*e a empresa deve
</line>
<line>
d*se*volver atribu*os in**ati*os nas pe*soas em to*os os **cal*es. Além disso, se*undo os
</line>
</par><par>
<line>
autore*, *evem ser in*tituídas políticas de incent*vos fo*ma*s e in*ormais par* imp*lsionar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ge*ação de inov*ções. A inovação po*e ser obt*da a pa*ti*
</line>
<line>
*a criação de uma o*ga**zaçã*
</line>
</par><par>
<line>
projetada par* *sse fim. Porta*to, a empresa inovador* é algo *ue pode s*r construíd*; nesse
</line>
<line>
sen*ido, no Qua*ro 1, observa-*e que *s a*tore* aprese*tam **a li*t* de *ráticas g*ren*iais
</line>
<line>
que pode* tornar as empresas mais inovadoras.
</line>
<line>
Quad*o 1 - Pr*ticas gerenciais que promove* ino***ão.
</line>
</par><par>
<line>
1. Inovação * Tecnologia
</line>
<line>
Disponibilidades de recursos, obtenção de recu*sos e materi*is, te*nolo*i* da *nformação, inv*stimento e* pesqu**a e des*nvolv*ment*, departamento e laboratór*o de P&*, polític** de patenteamento, age*tes i*ovadores d* in*vação.
</line>
</par><par>
<line>
2. Ambiente Físi*o
</line>
<line>
Ambiente de *rab*lho, p*esença de ruídos e *a*ulho, espaço de trabal*o.
</line>
</par><par>
<line>
3. Co*unicação
</line>
<line>
En*endimento da* *omunicações, veículos de c**uni*ação inter*a, co*hecimen*o sobre as m*tas, canais de c*m*nicaçã*, co*hecimento sob*e vi*ão * m*ss*o, circulaç*o da infor*aç*o.
</line>
</par><par>
<line>
4. M*rketi*g e *s*ratégia
</line>
<line>
Relacionamento com cliente*, me**ado* p*tenciais, inovaç*o como est*atégia, *nteratividade com clientes e fornecedores, *ráticas comerciai*, liderança de merc*do, risco co*o *por*u*idade, comprome**men*o c*m a q*alidade, exce*ênc*a no ate**imento, **t*ração entre fábricas e laboratórios, satisfação das **cessidade* dos c*ientes, *iderança em in*vação, par*er*as p**a a geraç*o de inov**ão, alianças estratégicas, te*ceirização.
</line>
</par><par>
<line>
5. Estr*tura Organizaciona*
</line>
<line>
Con*r*le hierá*quico centralizado, implemen**ç*o de no*as id**as, flexib*lida*e na rotina de tr***lh*, formaç*o d* grupo* multidiscipl*nare*, *elhoria *ontínua de pro*ess**, tec*o*ogi* de produção flexível, divisões pe*uen*s e *sp*ços abe**o*, *a*ufatura just in t*me.
</line>
</par><par>
<line>
6. Atuação em
</line>
<line>
De*e***l*i*ento do *spírit* de equipe, clima de c*nfiança, clim* pa*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-*3, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*o*es*os Criativos * Inovação Social: A*álises das P*ática* a Partir d* *elatórios de S*s*enta*ili*ade
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
Equi**
</line>
<line>
e*posição de i*eias, equip*s de *r*ba*ho com aut**omia, me*anismos *e d*sseminação.
</line>
</par><par>
<line>
7. *eio-ambi*nte
</line>
<line>
*ten*imento a *egislação ambiental, inc*rporação d* atributos am*ie*tais, pr*dutos ambient*lment* segur*s, r*ci*lagem *e materi**s, consci*ntização am*iental, adequação às que*tõ*s ambien*ais.
</line>
</par><par>
<line>
8. A*rendi*age* Organiza*ion*l
</line>
<line>
Mecanism* par* troc* d* con*e**me*to, di*s**ina*ão do conh**im*nto tácito, comparti*h*mento de **vos co*hecim**tos.
</line>
</par><par>
<line>
9. Pessoas
</line>
<line>
Atuaçã* gerencial *ara a parti*ipação, atuação *ere**ial voltada para mudança, valorizaç*o d** participações *ndivi*uais, ace*tabilidade *e sugestões, reconhecime**o * incentiv*s formais e in*ormais, atraçã* e manu*enção de talentos-ch*ve, trei*a*ent* para gestão de mudança, t*ein*ment* e desenv*lvim*nto* ofer*cidos, desenvolv*mento de talen*os pa*a inovação.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Oli*eira e Cândid* (20*8).
</line>
<line>
2.2 Inovação so*ial: co**e**os e tipos
</line>
<line>
O conceit* de inovação socia* não s* apre*enta como um consenso e*tre o* estudiosos,
</line>
<line>
mas vem gan*ando cada vez mai* a*enção, espe*ial*ente n*s úl*imas déc*das. Refer*nciado
</line>
<line>
pela prime*ra vez na década de 1970 (M*DEIR*S et al., 2017), o term* ainda aparece com
</line>
</par><par>
<line>
po*cas pesquis*s *e compa*ado a* que
</line>
<line>
os au*ores c*amam de inova*ões tec*ológica*, que
</line>
</par><par>
<line>
têm muito mais *tenç*o dos p*squisadores em
</line>
<line>
g*ral. Apresenta** como uma alternat*va
</line>
</par><par>
<line>
viável tanto para re*olve* dem*ndas sociais locais
</line>
<line>
como desafios globais, a inovação social
</line>
</par><par>
<line>
pode *rovoca* mudança* s*stemáticas, envolvendo *es*e atitu*es e val*res at* e*tratég**s,
</line>
<line>
políticas, e*truturas * p*ocessos *rganizaciona*s (BORGES; DANDOLINI; SOA**S, 2*19).
</line>
<line>
*egundo Correi* *t al. (2017, p. 200), a *novaçã* soc*al pode *er entendida como "[...]
</line>
</par><par>
<line>
um proc*sso *e tra*s*orma*ã* no* padrões de resp*stas às necessidades soc**is
</line>
<line>
*rofundas,
</line>
</par><par>
<line>
*travé* da r*ptura de
</line>
<line>
norma*
</line>
<line>
vigen*es, com v*lor*s ins*ituídos e co* a e*trutura
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
di*tribuiç*o de pode* e recu*sos". *ara
</line>
<line>
os
</line>
<line>
autor*s, in*vaçõ*s *ociais se caracterizam
</line>
<line>
ainda
</line>
</par><par>
<line>
c*mo soluções eficazes, *fic*entes e susten*áveis para um problema soc*al, *erando valor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
alcanç*ndo a sociedade de f*rma mais completa. * Q*adro 2, que seg*e, a*resenta conc*it*s
</line>
<line>
e definiçõe* s*br* ino*a**o s*cial, co*form* especialistas e estudiosos d*ss* temática.
</line>
<line>
*ua*ro 2 - Definições de I***a**o Soc*a*.
</line>
</par><par>
<line>
Defini*ão
</line>
<line>
*utor
</line>
</par><par>
<line>
U*a res*osta nova, def**id* na **ão * com efeito du*adou*o, p*ra uma *ituação social cons*derada in*atisfatória, q*e busca o bem-estar *os indiv*duo* e/ou *omunidades.
</line>
<line>
Cloutier (2003)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-83, jan. 2023
</line>
<line>
w*w4.fs*n*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hac*, C. M. P. Pi*heir*, M. Bart, M. S. G. A**ton
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
Ferramenta par* uma visão alte*nativa d* desenvolvimento u*bano, focada na satisfação de *ecessid*d*s *umanas (emp*wer*ent) m*diante a ino*ação nas r*l*ções no seio da viz*nhança e da go*ernan*a comunitária.
</line>
<line>
M*ulear* et *l. (*00*)
</line>
</par><par>
<line>
Nov** i**ias que funcion*m na satisfação *e objet*vos soci*i*; *tividades inovadoras e s*rviços que são motivado* pelo o*je*ivo de satisfazer necessidades sociais e que são predomi*a*temente d*sen*olv*dos e d*f*nd*dos por *eio de organizações cuj*s pr*pósi**s primário* são s*cia*s.
</line>
<line>
Mu*gan et al. (2007)
</line>
</par><par>
<line>
U*a solução nova para *m *roblema social ainda mal re*olvido e que * mais efe*i**, efici*nte e *ustentável do que a*uela* *ntão exi***ntes e por me*o da *ual o valor q*e é criado se revert* em benefícios para a soci*dade como um todo, ao *n*és de se restringir a ganh*s particulares.
</line>
<line>
*hill*, Dei*lmeier * Miller (2008)
</line>
</par><par>
<line>
Um c*njunto de estratégias, con**i*o*, i*eias e forma* orga***acio*ais com v*stas a e*pandi* e for*alec*r * pap*l da *ociedade civil em resposta a uma di**rsidade de necessidades **ciais, de uma forma melhor do que as práticas existentes.
</line>
<line>
How*l*t, Ko*p e Schwarz (2010)
</line>
</par><par>
<line>
O processo de i*plementaçã* de um* ferra*en** visand* expandi* e fo*tal*cer o papel *a s*ciedade civil ** resposta a uma d*versidade de necessidades soci*is.
</line>
<line>
OECD (20*1)
</line>
</par><par>
<line>
Um conjunto de estrat*gias, *o***itos, ideias e forma* organiz*cionais *om vistas * ex*andir e f*rtal*cer o papel da so*iedade civil em respost* a uma d*versid*de *e n*cessi*ades *ociai* (educação, cultur*, saúde, entr* o*tros), sendo entendi** como uma construção de compromissos ** bus*a de respon*er **s problemas c*letivo*, *e forma a atender a demanda* s**iais de um* forma mel*or do que as *r*ticas existentes.
</line>
<line>
Howaldt, Kopp e Schwa*z (2015)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado de M*deir*s et al. (20**, *. 966).
</line>
</par><par>
<line>
N*ta-se que não há um consenso, po*ém alg*ns pontos são comuns
</line>
<line>
nas definições
</line>
</par><par>
<line>
*presentadas; por exem*lo, a afir**ção de que a inovação *ocial vem p*ra *olucionar
</line>
<line>
problemas e resolver quest*e* *té então "*em resp*s**s". Co*forme desc*ito p*r Howaldt,
</line>
<line>
Kopp e Schwarz (2010; *015), mais *o q** um *roces*o ou uma ferramenta, como defe*dido
</line>
</par><par>
<line>
por ou**os *utores c*tados, a inovaç*o soci*l s* define co*o *m conjunt*
</line>
<line>
d* e*tratégias,
</line>
</par><par>
<line>
*ntendendo, dessa forma, * *onc*ito como algo
</line>
<line>
amplo, não u*a a*ão ou ativi**d* iso**d*,
</line>
</par><par>
<line>
mas c*mo u* conju*t* de esforços em torno de *roblemas s*cia*s *ré-existe*tes.
</line>
</par><par>
<line>
O*servamos qu*, se por um l*do faltam de*in*ções mais claras, por outro,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ersonal**ação das defin*ç*es pelos diversos agen*es cultu**is, intelectuai*, nos contextos
</line>
<line>
políticos, econômic*s, no tempo * no esp**o, se most*am cons*sten*e* * em crescimento
</line>
<line>
c*nsta*te (B*RGE*; DANDOLINI; S*A*E*, 2019), ou seja, mesmo s*m uma ú**c*
</line>
<line>
terminologia ou conceituação completamente conv*ncionada, é *ato *ue a inovação so*i*l
</line>
<line>
ve* *co*t*cendo * beneficiando a sociedade *or meio das ações dos diferente* agent*s
</line>
<line>
envolvi*o* *o *ro*e*s*.
</line>
</par><par>
<line>
Alguns dos principais d**afi*s soci*is do séc*lo XXI envo*vem
</line>
<line>
os
</line>
<line>
e*forço* de
</line>
</par><par>
</page><line>
diversos se*ores da sociedade em se un*r, conseg*indo a *ntegração de comp*tências que s*o,
</line>
<line>
aind*, e* grand* med***, desconectada*, especialme*te tecnoló*icas e não tecnológi*as, bem
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-*3, jan. 2023 www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proces*os Cr*ativos e I*ov*çã* So*ial: Análises das Práticas a *artir d* Relatório* de Suste*tabilidade
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
como as ciê*cias naturais e sociai*. A união de esfor*os en*re os poder*s públicos, pr*vados *
</line>
<line>
o ter*eiro setor, ** torno *os maiores *roblema* so**ais, ain*a é um des*fio a ser v*ncido. A
</line>
</par><par>
<line>
articul**ão e integração dess** partes
</line>
<line>
interessadas podem intr*duzi* as
</line>
<line>
capa*idades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nteres*es **cessá*ios em pesqui*a * in*va**o para enfrentar os de*af*os socia*s (MEDEIR*S
</line>
<line>
et al., 201*). Nesse sen*ido, estimular a criatividade, repensar pr*cessos q** tornem pessoas e
</line>
</par><par>
<line>
e*pr*sas mais in*linadas * inovaç*o e co*strução de solu*ões **iati*as p*ra *robl**as à
</line>
<line>
sociais passa a se* *ma prática assertiva p*ra as empr*sas a* *asso *ue se mo**ra s*mpre mais
</line>
<line>
necessária para * *ociedade.
</line>
<line>
Para Bi*net* (201*, p. 8), a *iteratura aborda as inovações soci*is realiza**s por
</line>
</par><par>
<line>
organi*ações **mo *ud***as realiza*as i*ternamente
</line>
<line>
e/ou dir*c*onadas para ambient*: *
</line>
</par><par>
<line>
"Qua*do re**izada* no seio *a* organizações, as mudanças o**rre* no sentido de estabelecer
</line>
<line>
uma nova **vi*ão *o trab*lho, u*a *od**icação na* es*rut*ras de *od*r ou uma me*h*ria na
</line>
<line>
*uali*ade de vida no t**balho". Ess* afirmação *ostra que a *mplementaçã* de proc*ssos que
</line>
<line>
favor*ça* a in*vação social pode traz*r benefício*, *ambém, para que* **z parte da
</line>
<line>
organiza*ão, como j* mencionado no* *ópicos an*e*i*r*s.
</line>
<line>
Quand* f*lamos d* i*ovaçã* soci*l, também é necessá*io c**sider*r que esta dep*nde
</line>
<line>
de diversos atores sociai* e as empresas podem assu*ir *sse papel na busca de *romover
</line>
</par><par>
<line>
**danç**, fortalecer s*a imagem e *epu*ação aj*dar construi* nov*s rea**d*des. Ness*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*ntid*, Punescu (2014, p. *) afirma que se sabe que o valor
</line>
<line>
*e um *roce*so
</line>
<line>
de in*vação
</line>
</par><par>
<line>
está na ca*acidade d* trata* questões s*ciais e não **en*s *uest*es econôm*c*s, ou *eja, a*
</line>
</par><par>
<line>
ações e e*f*rços d*
</line>
<line>
t od *s
</line>
<line>
os setores (privados, p*blicos e *erceiros setores), b*m como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
em*o*eramento da soci**ade *ivi*, são consid*rad*s aspe*tos cruciais do e*tímulo à inovação
</line>
<line>
social. Para t*nto, o autor desenv*lveu o Quadro 3, que tem como objetivo demostrar co*o a
</line>
<line>
in*vação s*cial tem impa*to *obre as empresas e p*de faz*r a diferença de forma a **pact*r,
</line>
<line>
econômica e cu*turalmente, no* p*ocesso* anteriormente es*abe*ecidos.
</line>
<line>
Quadro 3 - In*vação s*cial nas empresas.
</line>
</par><par>
<line>
Echeverria (2013)
</line>
<line>
*s inovações f***ecem dife*ent*s formas de v*lor: econômico, socia*, c**tural, p*lític*, *mbienta*, moral. Ess*s for**s de *novação d*ve* *er avaliadas em todas *s fas*s do processo de inova*ão e deve* levar e* con*ideração os diferen**s a*ores envolvidos.
</line>
</par><par>
<line>
Tsai et al. (2013)
</line>
<line>
O desempenho da inovação é indire*amente afetad* pelo capital social co*prador-ven*edor por meio do *omp*om*sso com a ino*ação (normas compartilhadas, confiança) e desen*olvimento do conhecimento do clie**e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a PI, *. *0, n. *, art. 4, p. 6*-83, jan. 2023
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.**/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hack, *. M. P. Pinhe**o, M. Ba*t, M. S. *. A*h*on
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Ra*s et al. (*01*)
</line>
<line>
O *apita* social (entendido como estrutura * conteúdo da* relaçõ*s sociais) de*empenha u* papel mediador entre a imple*en*ação de instru*ent*s de *n*va**o aberta * o d*sempenho *a empre*a. A imple*entação de in*trument*s de inov*ç*o aberta fort*lece o capital s*cial d* *ma organiz*ção, que *or sua vez está positivame*t* r*lacion*do ao dese*penho da empresa.
</line>
</par><par>
<line>
Pa**et* e Mour*Le*t* (2012)
</line>
<line>
O grau de imp*ct* da ino**ção s*ci*l no des*mpenho fina*cei** da empresa está re*acionado ao n*vel d* env**vimento de i*stituiç*e* go*ernamen*ai* e *ão gove*namenta*s na cri*ção *e incen*ivos para as empresas implementa*em a*ividades i*ovad*ra* q*e gerem *e*ef*cios *ociai*. Padgett e Moura-Leite (2012) demonstram que existe um efeito n*g*tivo e *ignific*tivo entre i*ovação c*m alto benefício social e dese**enho fi*anceir*.
</line>
</par><par>
<line>
Maurer et a*. (**1*)
</line>
<line>
A trans*erência de c*nheci*ento (conceitu*da como a m*bilização, assimilaç*o e uso de r*c*rsos de conhecimento) faz * mediação e*tre o *apital social intraorga*izac*ona* do* membros da organização e os resultados de *esempen** or*anizacional de c*escim*nto e desem*enho i*o*ador.
</line>
</par><par>
<line>
Link e Siegel (2*09)
</line>
<line>
Pa*a avalia* os be*efí*ios sociais da **ans*er*nci* de tec*olog*a e *ete*mina* os ganhos econômicos **sociados a esta ativi*ade, du*s mét*icas princ**ais pode* ser *s**as, a s*ber: taxas *e *e**rno so*ial (p**a in*enç*es baseadas na un*versidad*) e taxas *e *enefíc*o-cu*to de nov*s *ecnologias.
</line>
</par><par>
<line>
**velin e Po*t*r (2*08)
</line>
<line>
A *novação determina a relação *n*re * es*ratég*a corpor*tiv* e as questões soc*ais, em te*mos, por e*emplo, da prob*bili*ad* de a inovação tra*er redução dos imp**tos *mbientais e/ou melhoria da s*úd* * segu*ança e a força desse efeit*.
</line>
</par><par>
<line>
Hul* * Rothenberg (2008)
</line>
<line>
O *esempenho socia* corporativo p*de melhora* o dese*penho **nanceiro *o permitir que a *mpr*sa se dife*enc**, e es** efeito pode ser mo*erado t*nto *ela inov*ção, qu*, t*mbém, im****iona a diferen*iação da *mpre*a, *uanto p**o níve* de difer*nciação na indústria.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Punescu (2014, p. *).
</line>
<line>
Por mei* das *on**a*ações do Quadro 3, no*a-*e a relevância e o impacto que ações de
</line>
<line>
inovação social podem ter nas emp*esas, * q*e *eva à re**e*ão de que, *e p*r u* l*d* faltam
</line>
<line>
def*nições mais claras, por outro, a personalização da* defini*õ*s pelos diversos agente*
</line>
<line>
culturais, in*ele**u*is, nos cont*xto* políticos, ec**ômic*s, *o tempo e no espaç*, *s
</line>
<line>
*n*vaçõ*s sociais se mostr*m cons*stentes e em c*esc*mento co*stante (*ORGES;
</line>
<line>
DAND*LINI; SO*RES, 2019), *u seja, mesmo sem uma única term*nolo*ia ou
</line>
<line>
conceit*a**o comp*etamente conven*ionada, é fato *ue a inovação social vem a*ont*cendo e
</line>
<line>
benefici*ndo * so*iedade p*r meio das ações *os difere*te* age*tes envol*id*s n* processo.
</line>
<line>
3 METODOLOGI*
</line>
<line>
Nes*e tóp*co se bu*c* explicar a classificação, *rocedim*nt*s e in*t*umentos utiliz*dos
</line>
<line>
na com*osição do méto*o de p*squisa utilizado pa*a resolver o pr*blema propo*to e ati*gir o
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, *. 1, art. *, p. 65-83, ja*. 20*3 www*.fsanet.com.br/***ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proces*os Cri*tivos e *novação So*ial: Análises das Prá*icas * Part** de Relató*ios d* Sustentabilidade
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
ob*eti*o elencad*. O *onjun*o de *r*ce*sos e o*erações mentais *u* devem ser emprega*os
</line>
</par><par>
<line>
em i*vestigações
</line>
<line>
científic*s, pa*a
</line>
<line>
Prodano* e Frei*as (2013, *. 126), compõe* uma
</line>
</par><par>
<line>
inves*igação, qu* segundo os au*ores "[...] depende de
</line>
<line>
um conjunto *e proced*me*tos
</line>
</par><par>
<line>
intelect*ais e técnicos *ara que seus objetivos sejam atingidos: os métod*s científicos".
</line>
<line>
Este estudo *e caracteriza como uma pe*quisa exploratório-desc*itiva, de natur*z*
</line>
</par><par>
<line>
básica
</line>
<line>
com a*á**se qualitativa, sendo *ue,
</line>
<line>
como p*ocedimentos, uti*i*amo* * revisão
</line>
</par><par>
<line>
*ibl*ográfic* para compreensão d*s termos de re*er*nci*, *ais *
</line>
<line>
c*m*
</line>
<line>
p***essos criati**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ino*a*ão social, pesq*isa doc*ment*l em sites e *o*um**t*s oficiai* sobre as t*ê*
</line>
<line>
o*gani*açõe* em *nális* que ter*o seu* *ome* omitidos neste es**d*, te**o como abord*ge*
</line>
</par><par>
<line>
do p**bl**a análise quali*ativa (PRODAN*V; *RE*TAS, 2*13; *ARD*N, 2011; GIL, a
</line>
<line>
2002).
</line>
<line>
*ssa p*squis* t*m *ar*cter explor*tório, que, segundo Gil (2002, p.4*), tem * objetivo
</line>
</par><par>
<line>
de tr*zer
</line>
<line>
m*ior familiaridade com o
</line>
<line>
problem*, ou sej*, torná-lo *ai* explícito ou, ainda,
</line>
</par><par>
<line>
aju*ar *a construção de hipó*eses. Segundo * autor, a pesquisa
</line>
<line>
explo*atória *i*a aprimorar
</line>
</par><par>
<line>
ideias e *escobertas a*t*s der*vadas da intui*ão.
</line>
<line>
"Seu p**neja*en*o
</line>
<line>
é, portan*o,
</line>
<line>
b*stan*e
</line>
</par><par>
<line>
*lex*ve*, de modo que poss*b*li** a consid**açã* *os mais variad*s aspect*s r**ativos *o fato
</line>
</par><par>
<line>
*studa*o." O
</line>
<line>
autor, ainda, complementa,
</line>
<line>
afirmando que pesquisas explor*tó*ias, ** *aiori*
</line>
</par><par>
<line>
dos casos,
</line>
<line>
envolvem *e**ntam*n*o *ibliog*áfi*o e análi*e de
</line>
<line>
exemplos que estimul*m
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*mp*eensão.
</line>
<line>
No c*so deste estudo, como j* *enc*o*ado, u*iliz*-se a pes*uisa b*bliográfica, que, na
</line>
<line>
opiniã* d* Marcon* e Lak*tos (2002, p. 2*), "é um *pan*ado *eral sobre os *ri*cip*is
</line>
<line>
trabal*os já re*li*ados, revestid*s de importânci* por serem cap**es de fornece* dados atuais
</line>
</par><par>
<line>
e relevantes relacionados
</line>
<line>
com o tema". U**lizou-se
</line>
<line>
esse método para a
</line>
<line>
c*mpre*ns*o de
</line>
</par><par>
<line>
conce*tos de inovação *ocial, por me*o, especialme*te, de autores
</line>
<line>
como Medeiros e* al.
</line>
</par><par>
<line>
(2017), e *ara a *ompreensão de
</line>
<line>
process*s criativos e c**atividad*, uti**zou-se,
</line>
</par><par>
<line>
prin**palmente, os concei*os dos autor*s Hen*esse* e Ama*ile (2009), Kauf*a* e *egu*tto
</line>
<line>
(*no), Oliveira e C*ndido (*008) e Freir* (2014).
</line>
<line>
Para que *eja pos*ível observar d* forma **ática o questionamento pr**os*o, utili*ou-
</line>
</par><par>
<line>
*e, nest* estudo, a pesquisa doc*mental, definida
</line>
<line>
por Bar*in (2*12, p.5*) como "[...] um*
</line>
</par><par>
<line>
operação ou um conjunto d* op*r*ç*es visando representar o conteúdo d* um do*u*ento sob
</line>
</par><par>
<line>
*m a
</line>
<line>
fo*ma diferente da orig*nal, a fi* de facilitar, num
</line>
<line>
esta*o
</line>
<line>
*lt**ior, a sua *onsulta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ref*renciação". Dessa **rma, realizou-se a a**l*se qualitativa baseada no relatório d*
</line>
<line>
sustentab*lidade de 2020 *as três organiz*çõ*s que corre*pondem a *rês se*ores dif*r**tes *a
</line>
</par><par>
<line>
economia que,
</line>
<line>
par* fin* deste estudo, fo**m denominadas como "Empres* 1 - In***tria e
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 20, *. 1, art. 4, *. 65-83, j*n. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hack, C. M. P. Pinheiro, M. Bart, M. S. G. Ashton
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
**mércio de vestuár*o", "*mpresa 2 - In*ústria de Celul*se" * "Emp*es* 3 - Instituiç*o
</line>
<line>
Finance*ra", sendo q*e as mesmas *ão cl*ssificadas com* empresas de grande porte por
</line>
<line>
possuírem mai* de *il f*ncionários e toda* têm **a de *uas sedes na re*ião m*tropolitana de
</line>
<line>
*orto A*egre/RS. A pesquisa refer**-se, ai*da, esp*cificame*te, ao *elatór*o de
</line>
<line>
sustentabilidade d* *no de 2*20, por isso, é necessá*io leva* em co*ta o con*exto da pandemia
</line>
<line>
causada pela Cov*d-19 como um fator impor*ant* no co*texto dest* análi*e.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCU*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
A fim de busc** ent***er a relação dos processos criativos *om a existênci*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inovaçã* soci*l na empresa,
</line>
<line>
desenv*lveu-se, e* um primeir* m*men*o, a Fi*ura 1, que
</line>
</par><par>
<line>
propõe um* re*ação d*reta entre as variáve*s de amb*ente p*op*cio pa*a o desenvolvim*n*o de
</line>
<line>
cr*ativida*e, por H*nnessey e Amab*le (2009), c** os f*tores que tornam as em*resas
</line>
<line>
inovadora*, de Olivei** e Cân*ido (200*).
</line>
<line>
*igu*a 1 - C*racteríst**as de um *mbiente **ovado* e nece**idades e o* fatores que
</line>
<line>
t*rnam as pe*soas **is propícia* à *n*vaçã* no a*biente de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
*onte: os autores, co* base em Henness*y e Amabile (2009) e Oliveira e Cândido (2008).
</line>
<line>
Em u* s*gundo momento, com base *m *nálises documentais realizadas por *eio d*s
</line>
</par><par>
<line>
**lat*r*o*
</line>
<line>
de *us*en*abilidade do ano de 20*0, *is*onív*is nos sites das empresas,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolveu-*e o *uadro 4, que apresenta as caracterí*ticas id**tificadas em **da uma das
</line>
<line>
e*p*esas (ca*a uma repre*ent*da por uma co*), avalian*o, qua**itativame*te, qua*tas
</line>
<line>
vari*veis *e a*bien*e ino*ador e pess*as criat**as est*s empresas a*endem.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, a*t. 4, *. 65-83, ja*. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Processo* *ri*t*vos e In*va*ã* Social: A*álises das Práticas a *artir de Relató**o* de S**t*nta*ilida*e
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Qua**o 4: Análise dos fatores q*e compõem um a*bi*nte inovador e fatores fav*ráveis
</line>
<line>
ao *es*nvolviment* de *ess*as cria*ivas
</line>
<line>
A*biente Inovador Pess*as C*iat*vas
</line>
</par><par>
<line>
Emp*esa 1 | *mpresa 2 |
</line>
<line>
Pr*ssão ** Auton*mia Fee*back S*gura*ç*
</line>
<line>
Objetivo*
</line>
</par><par>
<line>
Em*resa 3
</line>
<line>
t*mpo**
</line>
<line>
psi*ológica
</line>
<line>
claros
</line>
</par><par>
<line>
1. Inovação e
</line>
<line>
xxx
</line>
<line>
x
</line>
<line>
xxx
</line>
<line>
*x*
</line>
<line>
xx*
</line>
</par><par>
<line>
*e*nolog*a
</line>
</par><par>
<line>
2. Ambi*nte Físic*
</line>
<line>
xxx
</line>
</par><par>
<line>
3. Comunicação
</line>
<line>
xx
</line>
</par><par>
<line>
4. Marketing e
</line>
<line>
xx
</line>
</par><par>
<line>
Est*atégia
</line>
</par><par>
<line>
5. Est*u*u*a
</line>
<line>
xx*
</line>
</par><par>
<line>
Organiza*ional
</line>
</par><par>
<line>
6. A**ação em Equipe*
</line>
</par><par>
<line>
7. Meio Ambiente
</line>
<line>
x*x
</line>
</par><par>
<line>
8. Aprend*za*em
</line>
<line>
xxx
</line>
</par><par>
<line>
9. Pe*soas
</line>
<line>
xxx
</line>
</par><par>
<line>
* e **: Não foi p*ss*v*l i*entificar n*s d**u*entos pesquisa*os insumo* para defi*ição da
</line>
<line>
existência *u *ão deste* *ato*es em ne*huma d*s t*ê* *mpre*as pesquisadas.
</line>
<line>
Comentár**s ge*ais:
</line>
<line>
Observa-se que a E*p*es* 1 atende o*to, dos nove *a*ores que
</line>
<line>
constituem um am*iente f*vorável à inovação, e quatro, dos cin*o
</line>
<line>
fato*es que tornam as pessoas *a*s cr*ativas. A inovaç*o compõe um
</line>
<line>
capítu*o do relat*rio, o qu* *az com que a p*lavr* in*vação apareça m*is
</line>
<line>
de 150 vezes. O cap*t*lo des*inado à inovação fala so*re os difere*tes
</line>
<line>
tipos de inov*ç*o *ue são de**nvolvidos, d*sde os voltados para o*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. *SA, *eresina PI, v. 20, *. 1, ar*. 4, p. *5-83, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Hac*, C. M. P. Pinheiro, M. *ar*, M. S. G. Ashton
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
Observa-se q*e a Empresa 3 a*en*e oito, dos nove *at*res que
</line>
<line>
**n*tituem um ambiente fa*orável à *nov*ç**, e quatro, dos cinco
</line>
<line>
fatores que *orn*m a* pessoas ma*s criativas. Foi pos*ível verificar a
</line>
<line>
ex*stência de cinco ações *e inovação social ao lo*go *o do*umento. A
</line>
<line>
empresa possui em s*u propósito a palavra "socied*de", o que traz um
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E* compleme*to ao Quadro *, por meio de *nálises qualitati*as, f*i possível *bserva*
</line>
<line>
que a Empresa *, a qua* p*ssui mais fator*s tan*o no ambiente inovador quan*o *o âmbito de
</line>
<line>
pessoa* criativas confor*e as abo*dagens d** **to*es Oli**ira e *ândido (*008) e Hennes*ey
</line>
<line>
e Amabile (200*), re*p*ctiva*ente, *p*esento*, também, *a*s clare*a e rique*a d* açõe* de
</line>
</par><par>
<line>
*novação *ocial e*postas no se* relatório d* *u*tent*bilidade de 20*0 e, *a *esma *orma,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**presa 3, que *present*u o *egundo maior *ú*er*
</line>
<line>
d* fatore* comp*tí*eis, apare*e com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
segund* *a*** númer* de ações *e ***vação social l*stadas no relat*rio. Por fim, a Em*resa *
</line>
<line>
foi a q*e apres*ntou o men*r *ú*ero *e *ções ** inovaçã* soc*al. Faz-se neces**rio o refo*ço
</line>
<line>
de que esta análise se baseou em a*enas um documento, que, em geral, c*m*leta todas as
</line>
<line>
principai* aç**s das grandes *m*resas no ano, mas, nesse sentido, seriam necessárias análises
</line>
<line>
*inda mais ap*o*undadas par* * clarez* que b*s**mos do entendimen*o de uma *elação dire*a
</line>
<line>
*os p*ocessos *ri*tivos no desenvo*vim*n** d* açõ** ** inovação soci*l *as empresas.
</line>
<line>
5 CON*IDERAÇÕES FINAI*
</line>
<line>
Co* as emp*e*as em busca, cada v*z mais, de legi*im**ão para suas marca*, produção
</line>
<line>
de b*ns e serviços *om diferenciai* competitivos e p*odução difer*ncia*a * criat*va, aumenta
</line>
<line>
* busca pelo desenv*lvimento de pr**es*os cr*ativos. Porém, o pr*meiro ponto a se observ**,
</line>
<line>
são, just*mente, o* únicos *tores capazes de tornar pr*dutos e pro*es*os mais criativo* e, por
</line>
<line>
*onsequência, mais inovado*e*: as ***soas.
</line>
<line>
En*ende*-se, aqui, que o que oco*re * um ciclo: pes*o*s estimuladas a serem cria*ivas
</line>
<line>
dese*vo**em *r*cessos capazes *e *ro*u*ir coisas inovadoras. Com a frequent* demanda do*
</line>
<line>
consumi**res por empr*sas *ais tr*nspar*ntes e socialmente engaja*as, a ino*aç*o social se
</line>
<line>
apresen*a como uma soluçã* viável; logo, empresas com *essoas mais criativas, com
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*ssos
</line>
<line>
já estabeleci*o* te*dem a s*r mais inovadoras e, assim, *ossibilitam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
dese*v*lvim*n*o de mais ações *e inovaç*o socia*, impac*a*do, positivame*te, * s*cied*de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *0, n. 1, art. 4, p. 65-*3, jan. 20*3 *ww4.fsa*et.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*o*essos *r*a*ivos * Inov*ção So*ial: A*álises das Prát*cas a *art*r de Rela*óri*s de Su*tent*bil**ade
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
como *m *odo - desde que sigam algu*s critérios p**mordiais *ara que ess* ci*lo, de fato,
</line>
<line>
func*o*e.
</line>
</par><par>
<line>
Bus*ou-s* compreender o* conceitos *o* meio d* ref**enc*al teórico e analisar as
</line>
</par><par>
<line>
in**rmações l*v*nt*das na
</line>
<line>
pesqu*sa document*l, a *i* *e busc*r res*ostas para o se*uinte
</line>
</par><par>
<line>
questionamento: como *s proces*os criativos se relacionam com co*str*ção de ações de a
</line>
<line>
in*vação **cia* *m grandes empresas? Entre os re*ulta*os, foi possível identi*i*ar que as
</line>
</par><par>
<line>
pe*soas *ão *arte fun*a*ental para *ss* proc*sso e, *o* *sso, ma** do que critérios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*as inovadoras, f*i preciso entender co*o se dá o desenvolvi*ento de pes*oas c*iat*vas
</line>
<line>
n*s empres*s que a*sei*m po* processos ma*s ino**dore*. Con*udo, exist*, ain**, espaço para
</line>
</par><par>
<line>
a ampliaçã* desta disc*ssã*, já que *ste *s*ud* deu conta de *nalisar,
</line>
<line>
ex*lusiv*mente,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
relatório de sustent*bil*dade das empresas pesqui*ad*s, abr*nd* margem *ara es*udo* ai**a
</line>
<line>
mais aprofundados sobre * impac*o *o* processos c*iativos em ações de *novação s*cial em
</line>
<line>
gra*des em**esas.
</line>
<line>
R*FERÊ*CIAS
</line>
<line>
ASS*NÇ*O, D. Análi*e das c*nt***uições *a inov*ção social: u* estudo de caso sobre a
</line>
<line>
*ssoci*ção cultura* vila flores. *ovo Hamburgo: Feevale, 2016.
</line>
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BAR*IN, L. *nálise de conteú*o. São Paulo, *P: Edições 7*, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
BARTH, M.; P*NHEIRO, C. M. P. Eur*ka! Um
</line>
<line>
*studo so*re a vida dos profissi*nai*
</line>
<line>
da
</line>
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Indús*ria Criativa de Novo Hamburgo/RS. Holo*, Natal, a. 32, v. 4, 2016, p. 352-**8.
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B*GN*TTI, L. *s inovações sociais: uma incursã* por ide*a*, tendência* e focos de pesquisa.
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BORGES, *.; DANDOLINI, *.; SOARES, *. L. O pr**esso de formação d* parcer*as
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inters*toriais e* i*ic**tivas d* *no*ação *ocial em *ortugal. Análise Socia*, l* (1.º), 2020 (*.º
</line>
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234), p. 118-143.
</line>
<line>
CAMPA*ANS, C.; RENÓ, D.; GOSCIOLA, V. Narrativ*s t*ansmedia: Entre teorías y
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<line>
prác*icas. Banrranq*ilha: UOC, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
CO*REIA, S *t al
</line>
<line>
Inovação Social para o D*senv*lvi*ent* Sustentáve*: um caminho
</line>
</par><par>
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possível. Administraç*o Públ*ca e Ge*tão Soc*a*, 10(3), p. *99-212, 2017.
</line>
<line>
CORRE*A, S.; O**VEI*A, M; GÓ*EZ, C. P. Cultur* de *ons*mo, Sustentabilid*de e
</line>
<line>
Práticas *mp*esariais: Co*o as *mpr*sas Podem Contribuir pa*a Prom*ver o va*o*
</line>
</par><par>
<line>
Si*bólico da Sustentabilida*e
</line>
<line>
nas *t*vid*de* de Cons*mo. Re*ista
</line>
<line>
de Gestão *mbiental
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Sustentabilid**e - GeAS, *. *, n. 1. *aneir*/Abril. 2016.
</line>
</par><par>
<line>
FREIRE, O. Marketing, criativi*ade in*va*ão e
</line>
<line>
em uni*ades
</line>
<line>
de infor*ação. REM*rk -
</line>
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Revis*a *ra*il*ira de Marketin*, v. 15, n. 2, A**il/Junho 20*6.
</line>
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Rev. **A, Teresina PI, v. 20, *. 1, *rt. 4, p. 6*-*3, jan. 2023 www4.*sanet.com.b*/rev*sta
</line>
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<par>
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F. Hac*, C. M. P. Pinheiro, M. Bart, M. S. G. Ashton
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8*
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*LIVE*R*, J. *.; *ÂND*DO, G. *. *arac*erística* * Práticas Geren*iais *e Empresas
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<line>
In*vadoras: Um Estudo de Ca*o numa Empresa do Set*r Têxtil do *stad* da Paraíba. Anais...
</line>
<line>
XXV Simp*si* de Ge*t** da Inov*çã* *ec*ológica. Brasília (DF). 2*-24 *e outubro de *008.
</line>
<line>
ANPAD.
</line>
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PACHECO, A. Eco*o**a Criativa n* Bra*i*.
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<line>
Conceito,
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políti*as
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pú*licas
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e
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*U*ESCU, *. Current tr*nds *n soc*al inn*vation *e*earch: *o*ia* capi*al, corporate social
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No. 1L*, 151-158 DOI
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Rev. F**, Teresina, v. **, n. 1, **t. *, p. 65-83, jan. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.**m.br/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*rocessos Cri*tivos e I*ovação Social: Análises das *r*ticas a Par*ir de Relató*ios de *ustent*b*lidad*
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
Com* Refer*nciar este Arti*o, confo*me ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
H*C*, F; *INHEIRO, C. *. *; B*RT, M; *S*T** M. S. G. **ocessos Criativo* * Ino*ação
</line>
<line>
S*cial: Anális*s d*s Pr*ti**s a Partir de Relat*rios de Sust*ntabi*idade de Três Empresas. Rev. FSA,
</line>
<line>
Te*esina, *. *0, n. 1, ar*. 4, p. 6*-83, jan. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
C*nt*ibuição dos Autores
</line>
<line>
F. Hack
</line>
<line>
C. *. P, Pinheiro
</line>
<line>
M. Bart
</line>
<line>
M. S. G. As*ton
</line>
</par><par>
<line>
1) *onc*pção * pla*ejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e interpreta*ão *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do *ascun*o o* na revisão crítica d* conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção *a aprova*ão da versão f**al do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 1, art. *, p. 6*-83, jan. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/*evis**
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)