<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 4, p. 65-83, jan. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.1.4 </line>
</par>
<par>
<line> Proc*ssos Criativos e Inovação Socia*: A*álises da* Pr*ticas * *artir de Relat**ios de </line>
<line> Suste*tabilidade *e Trê* E*presas </line>
<line> Cr*ative Proces**s and *ocial Inn*vat*on: Ana*y*is of Pr*ctices Based on Sust*in*bility Reports </line>
<line> ***m Three Co*panies </line>
</par>
<par>
<line> Fernand* Hack </line>
<line> Mest*a em Indústr*a Criativa pela U*iv*rsidade Feeval* </line>
<line> E-mail: fer*an*ahackrp@**ail.com </line>
<line> *ri*tiano Max Pe*e**a Pinhei*o </line>
<line> Doutor em Comun*c*ção pela P*CRS </line>
<line> Profess*r da Universidade *eev*le </line>
<line> E-mail: maxr*@fee*al*.br </line>
<line> Ma*ricio Bar*h </line>
<line> D*u*or em Dive*sid*de Cultural pe*a Universidade Feevale </line>
<line> Profes*or na Universid*d* F*e*al* </line>
<line> E-mai*: mau**cio@feevale.br </line>
<line> Ma*y *andr* Guerra Ash*on </line>
<line> Douto** e* Comunicação pela PUCRS </line>
<line> *rofes*o*a na Unive**i*ade *eevale </line>
<line> E-*ail: marysg*@*eevale.b* </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Fernand* Hack </line>
</par>
<par>
<line> *niversid*de Feeva*e - </line>
<line> ERS 2*9, </line>
<line> 2755, </line>
<line> CEP </line>
<line> **525-075 </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny K*r*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> - Novo Ha*b*rgo/RS, B*asil. </line>
<line> Ro**igues </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Cristiano Ma* Perei** Pinheiro </line>
</par>
<par>
<line> Universidade F*evale - </line>
<line> ER* 239, </line>
<line> 2755, </line>
<line> CEP </line>
<line> 93525-075 </line>
<line> Art*go rec*b*do em 07/07/*022. Últim* ver*ã* </line>
</par>
<par>
<line> - Nov* Hamburgo/RS, B*asil. </line>
<line> recebida em 06/12/*022. Aprov*do e* 0*/012/20*2. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Mauricio *arth </line>
</par>
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<line> Unive*si**de Feev*le - </line>
<line> ERS *39, </line>
<line> 275*, </line>
<line> C*P </line>
<line> 935*5-075 </line>
<line> Avaliado pel* sis*ema Triple Revi*w: a) Desk Review </line>
</par>
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<line> - No*o **mb*rgo/RS, Bra*il. </line>
<line> pelo Edit*r-Ch*fe; e b) Double *lind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Mary Sandra Guerra *sh*on </line>
<line> (*valiação cega por dois avali*dores *a ár*a). </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Feevale - </line>
<line> ER* 239, </line>
<line> 2755, </line>
<line> CE* </line>
<line> 935*5-075 </line>
</par>
<par>
<line> - Novo *amburgo/RS, Brasil. </line>
<line> Revisão: Gra*atical, No**ativa e de Formatação </line>
</par>
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<line> F. Hack, C. M. *. P**he*ro, M. Bart, *. *. G. As*to* </line>
<line> 6* </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<par>
<line> Os p*ocess*s criati*os e sua rela*ã* com a in*vação social são o tema ce*t*a* deste estud* por </line>
<line> se constitu*r** c*m* *iferenciais *ara as empresas di*nt* dos c*nários d* mudanças *ociais * </line>
</par>
<par>
<line> econômicas na </line>
<line> atualidade. Nesse conte**o, o questioname*to imposto é: como os </line>
<line> proce*s*s </line>
</par>
<par>
<line> criati*os se rela*i*n*m com as </line>
<line> ações de inovação soci*l nas trê* e*presas de </line>
<line> grande por*e </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*s*das? O objetivo desta inve*tig*ção, então, é *na*isar as rel*ções entre * proces*o </line>
</par>
<par>
<line> *ri**ivo * </line>
<line> a* p**ticas d* ino*a**o so*ial *m </line>
<line> *rês o*gani*ações, a par*i* *e relat*rios </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> susten**b*lidade de 2*20. Para </line>
<line> tanto, a metodolog*a </line>
<line> utilizada foi pesquisa explorat*rio- </line>
</par>
<par>
<line> descritiva, de natureza *ásica, </line>
<line> análise bibliográfica e do*ument*l, por meio de relatóri*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> três e*pre*as </line>
<line> de </line>
<line> g*a*de po*te, </line>
<line> num a </line>
<line> pesquisa teóri** de c*nho qualit*tivo. As </line>
<line> organ*zações </line>
</par>
<par>
<line> correspondem a três setores di**rentes da economi* que, </line>
<line> para fins deste e*tudo, f*ram </line>
</par>
<par>
<line> denominadas c*mo "Empresa 1 - Indústria e Comér*io de ve*tuá*io", "Empresa 2 - Indústria </line>
<line> *e Celul*se" e "Empres* 3 - Institui*ão Fi*ance*ra", sen*o que as mesmas são clas*ificadas </line>
<line> como empr*sa* de grande por*e por possuírem mais *e mil funcio*ários e todas t*m uma de </line>
<line> suas se*es na região metrop**itana de Port* Alegre/RS. Ent*e os resultados, obser*o*-se que, </line>
</par>
<par>
<line> *a* três empresas pesqui*adas, a emp*esa com maior </line>
<line> tend*nci* à* *novações socia*s é, </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém, aquela *ue apre*enta mais fatores que p*op*c*am o *esenvolv*mento de prática* pa*a </line>
<line> tor*ar as pessoa* ma*s cri*tivas. </line>
<line> Pa*av*as-chave: Proces**s criati**s. Inovação soc*a*. Criativid*de. I*ov**ão. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Crea*i*e processes and their rel*tionship wi*h social inno*ation ar* the centra* th*me o* this </line>
<line> s*udy because t*ey are *ifferentiating fa*tors *or *omp*nies in the f*ce of cu*rent *o*ial and </line>
</par>
<par>
<line> econ*m*c c*a*ge </line>
<line> sc*narios. In *his conte*t, </line>
<line> the qu*stion imp*sed is: how do creative </line>
</par>
<par>
<line> p*ocesses re*ate to so*ial innovation action* *n the three l*rge comp*nies surveyed? The </line>
</par>
<par>
<line> objective of this *nvestigat*on, the*, *s </line>
<line> t* analyze the re*ations***s betw*en the cr*ative </line>
</par>
<par>
<line> process and *ocia* i*novati*n </line>
<line> *ra*tic*s in t*r*e </line>
<line> organizations, based on 2020 su*tainability </line>
</par>
<par>
<line> r**orts. bibliograp*ical and doc*men*al ana**s*s through r*ports of t*ree large compa*ie*, in </line>
<line> a qualitative theoreti*al r*search. *he organiza*ions corre**ond to t*ree diff*rent s*ctors of </line>
</par>
<par>
<line> the economy that, for th* purpo**s of this stu*y, were </line>
<line> *a*** a* "C*mpan* 1 - *lothi*g </line>
</par>
<par>
<line> Industry a*d Tr*de", "**mpany 2 - Pul* Industry" and "Company 3 - Financi*l I*st*tution". </line>
<line> they are classified a* large compa*ies because they have *o*e t*an a *housand em*lo*ees *n* </line>
<line> *ll have one of t*e*r headquarters in th* metropolitan regio* of *o*to Aleg*e/RS. *mong the </line>
<line> r**ul*s, *t was obser*e* that, of the three c*mpa**** *urveye*, the company with the gr*atest </line>
</par>
<par>
<line> tendency towards social innova**on is also t** o*e with </line>
<line> t*e most fa*to*s </line>
<line> th*t **omote </line>
<line> * h* </line>
</par>
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<line> develo**ent of prac*ices to make people mo*e creative. </line>
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<line> **yw*r*s: Cr*ative processes. S*cial inno*atio*. Creativity. **novation. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 20, n. 1, art. 4, *. 65-8*, ja*. 2*23 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.b*/*e*ista </line>
</par>
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<line> Processo* C**ativos * Inov*ção *ocial: A*ális** d*s Práticas * *artir ** Relatórios de Suste*tabili*ad* </line>
<line> 67 </line>
</par>
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<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
</par>
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<line> O tema dess* pesquisa g*ra em torno d*s *ro*ess*s criati*os e d* inovação soc**l. </line>
<line> **bos con*eitos têm ganhado *elevâ*cia *unto às mud*nças n* s*ci**ade, n*s hábitos de </line>
</par>
<par>
<line> consumo e *a ex*gência dos con*u*ido*es po* *mpresas ma*s enga**das </line>
<line> s**ialment*. </line>
</par>
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<line> A*su*ç*o (2019) comenta que as *mpresas têm muda** s*a atu*çã* emp*es*rial, passan*o a </line>
</par>
<par>
<line> *on*ribui* par* **rmação d* uma socied*de m*is justa solidária, em detrimento de ter </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> apen*s res*ltados financeiros. </line>
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<line> Os proce*sos criativos existe* em todos os lugares, de *orma mai* ou menos </line>
<line> organiza*os * *ão deri*a*os de a*ividad*s criati*as, *u*, s*gund* Barth e P*nhe*r* (2016), *ão </line>
</par>
<par>
<line> as atividades *riadoras, aque*as </line>
<line> qu* *trib**m *xis**ncia ao *o*o e não n*cessariamente </line>
</par>
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<line> r*su*tam *m a*go ma*er*al, além </line>
<line> de contarem com a </line>
<line> complex*dad* *e *ntegrar campos </line>
</par>
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<line> *i*bólicos o* *ão simbólicos da *sicologia. </line>
</par>
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<line> J* a inovação soci** é um ass*nt* q*e vem *anhand* es*a*o </line>
<line> nas di*cussões </line>
</par>
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<line> empresar*ais e se **resent* </line>
<line> *omo u* </line>
<line> formato de *n*vação ma*s adaptado *s necessi*ad*s </line>
</par>
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<line> imposta* pelo mer*ado a*u*l. *ssim, bus*a resposta* para *lém das participações econôm*cas, </line>
<line> pois cob*a, t*mbé*, a pa*ticipaçã* efeti*a das *mpresas nas questões de impacto so*i*l, visto </line>
<line> que a i*ovação tradicio*al se m**tra i*eficiente ness*s ca*os esp**íficos (PHILLS JUN*OR; </line>
<line> D*IGLEME*; *ILLER, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> A*pliar as di*cussões sobre * t*ma dos proce*sos *r**tivos a i*ovação social abr* e </line>
</par>
<par>
<line> um caminh* </line>
<line> para *iá*ogo * o as </line>
<line> discussõ*s, </line>
<line> ge**ndo *ais conhecimen*o subsí*ios p*ra o e </line>
</par>
<par>
<line> a*a**o da ciência e para os atores envolvidos no p*ocesso, se*am eles o* próp*ios </line>
<line> consu*i*ore*, as empres*s, os gov*rn*s ou m**mo e*presas do te*ceir* se**r que b*s*am </line>
<line> por par*ei*os. </line>
<line> Para este estudo, partiu-se do seguinte ques**o*amento: co*o *s pro*essos criativos se </line>
<line> *elacionam co* as aç*e* de i**v*ção social nas t**s e*presas de **a*de *o*te pesqu*sad*s? * </line>
<line> obj*tivo *esta inv*stiga*ão é, portanto, analisa* as relações en*re o proc*sso criativo * as </line>
<line> prátic*s de inov*ção soc**l em três organi*açõ*s, a partir d* relatórios de su*tentabilid*de de </line>
</par>
<par>
<line> 2**0. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica, se busco* </line>
<line> *a teo*ia e*pec*alizada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão conce*tual d*s termos que envolvem processos cri*tiv*s e *nov*ção *ocial, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> u*ilizou-se três </line>
<line> em**esas ** *rande </line>
<line> p*rte como obje**s </line>
<line> d* estudos par* investigar *obre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relação d*s processos e pe*soas criat*vas </line>
<line> n* </line>
<line> construção da *novação s*cia*. Este </line>
<line> estudo, *or </line>
</par>
<par>
<line> ser de </line>
<line> ca*áter </line>
<line> explorató*io, visa i*ici*r </line>
<line> um a </line>
<line> discussão sobr* as cara*te**st*cas de p*oc*ssos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na PI, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-**, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Hack, C. M. P. Pinh*iro, M. B*rt, M. S. G. As*to* </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> criativos e *no*ação social, onde se visa cruzar v*riáve*s co*u*s e co**reend*r *e f*rma </line>
<line> direta e**a relação. </line>
<line> 2 PROCESSOS *RI*TIVOS E INOVAÇÃO SOCI*L </line>
</par>
<par>
<line> *este tópico serão abo**a*o* os concei**s e arg*mentos teóric*s a*erca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c*iatividad* e seu* </line>
<line> processos e da inovação </line>
<line> social, a fim de abrir o debate e e*ba*ar um* </line>
</par>
<par>
<line> discu*s*o sobre a *el*ção entre </line>
<line> os temas, *mplian** a visão holístic* e *tribu*ndo </line>
</par>
<par>
<line> direcion*mentos par* as aná*ises a se*uir. </line>
<line> 2.1 Tipos de cri*tiv*d*de * modelos cri*t*vos </line>
<line> A cri*tividade vem sendo ob*eto de estudo já há algum *em*o, po*ém *em sendo ca*a </line>
<line> vez mais *m ati*o importante na confi*ura*ão atual de empresa* e i*stituiçõ*s q*e, para se </line>
<line> manterem competi*ivas, p*ecisam inovar; inovação, não rarame*te precedida p*r *ri*tividade </line>
<line> e pelos *ro*essos cri*ti*os, conforme af*rma S**u**eter (1982). </line>
<line> Mas, antes da busca *elo entendimen*o dos processos, faz-se necessár*o u* </line>
<line> entendi*ento sobre a criatividade, que se*undo Ri*eir* e Morae* (*pud *ACHECO, 2*1*, p. </line>
</par>
<par>
<line> 14), pod* se* </line>
<line> ent*ndida como * "[...] fenôme*o </line>
<line> *um*no d* natureza comple*a que se </line>
</par>
<par>
<line> manifes*a como emergência, a partir *e *roc*ssos, re*ult*ndo n* transfo*mação do *i*tema, na </line>
</par>
<par>
<line> autotransformação e </line>
<line> na c*ia*ã* de u*a nova ordem". Ain*a, segundo </line>
<line> os a*to*e*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*lti*ime**io*alidade é * que *oncebe a criativid*de, que pode ser associad* *os valore* </line>
<line> humanos, aos pr*ces*** de senti*en*os e pensamentos de *deias e *ealizaçõe*, que *ode* ou </line>
<line> *ão resu*tar e* produtos dinâmic*s vitais. Consoante, S*monton (*000, p.1*1) entende que a </line>
<line> criati*idade é essencial, é desejada * pode ser a*licada nas difere*tes atividad*s do *oss* </line>
<line> cot*diano. </line>
<line> Não s**preendenteme*te, a criatividade é vist* como um bom **rib*to para a* </line>
<line> pessoas po*su*rem. Os p*ofesso*es esperam que seus a*unos mostrem al*uma </line>
<line> cr*a**vi*ade *m seu* *rojetos de ciênc*as. E**cutivos de empresas de alta tecnolog*a </line>
<line> esperam suas pesq*isas e unida*es de desen*olvimento pa*a *onceber n*vos </line>
</par>
<par>
<line> p**dutos </line>
<line> * s*as uni*ades de marketing para c*n*e*** *ovas *stratégias </line>
<line> p ar a </line>
</par>
<par>
<line> pr*mover e*se* produtos. </line>
<line> Para Ribe*ro e M*r*es (2014 apud PACHECO, 2019, *. 18), * criativ*da** é am*la, e </line>
<line> deve ser trabalhada *o sen*i*o de desenvolver uma v*são ge*al do *to criativo: "[...] *o*st**ui- </line>
</par>
<par>
<line> se *e um* conjunção de sentidos que se opõe à mer* </line>
<line> apli*ação de técni*as, tre*namento, </line>
</par>
<par>
<line> sequê**ia *ígida e linear *e etapas"; dessa f*rma, estimulando e analisan*o tod** as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. *, p. *5-83, *an. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Process*s Criativos e Inova**o Social: An*lises das Práticas a Partir de Relató*ios de Sustentabilidade </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> dimensões do processo d* criação e do meio pela q*al se d*senvolve, com *m *l*** hol*sti*o </line>
<line> para o p*ocesso e não direcionado apenas ao ato criativo. </line>
<line> H*wk*ns (2013) afirma que a cri*ti*idade é algo original, que pod* *urgir d* ***a, *u, </line>
</par>
<par>
<line> aind*, c*mo a*go retrabalh**o, melhora*o. Ainda, *egundo * au*or, são </line>
<line> seis as </line>
<line> p*incipais </line>
</par>
<par>
<line> característi*as da c*ia*ividade: criativ*dade </line>
<line> enq*a*to ele*ento básico da </line>
<line> v*da, talento </line>
</par>
<par>
<line> universal, divertimento, s*nso d* </line>
<line> comp*tição, *raç* de </line>
<line> personal*dade e su*pr*sa. Com </line>
<line> base </line>
</par>
<par>
<line> nesses co*ceitos, entende-se, aqui, </line>
<line> qu* a cr**tividade é u* fat*r imp*rt*n*e *m </line>
<line> di*e*entes </line>
</par>
<par>
<line> aspect*s da nossa vid* * que el* se f**ma a partir d* diferent*s elementos, sen*o const*uída e </line>
</par>
<par>
<line> *elhorada, o </line>
<line> que nos leva à bus*a **lo entend*mento *e como a c*iati*i*ade é formada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quais são os pr*ce***s criativos que ajud*m a potencializá-la. </line>
<line> C*m*çando po* Hennes*ey e Am*b**e (2*09), que co*preend*m a criativid*de so* * </line>
</par>
<par>
<line> *tica de: *riatividade de </line>
<line> pro*utos, def*nida como um est*do </line>
<line> pas*a**iro e </line>
<line> amplamente </line>
</par>
<par>
<line> *epend*n*e da situação (ao *nvés de *ma person*lidade relativam*nte estável e duradoura) e </line>
</par>
<par>
<line> cr*atividade de pessoas, que, se*undo as autoras, *ode ser *uradou*a es*ável e pode ser * </line>
</par>
<par>
<line> ampl*a*a, </line>
<line> depend*ndo de alguns fatores *m*ientai* aos </line>
<line> q*ai* os indivíduos es*iverem </line>
</par>
<par>
<line> expostos. As *utora* conside*am, *inda, que as pessoas pod*m ser </line>
<line> cri*tiva* a *artir da </line>
</par>
<par>
<line> *ontri*uiç*o de fatores intrínsec*s </line>
<line> * ex*rínsecos, *endo *omo os </line>
<line> *rincipais fatores os </line>
</par>
<par>
<line> neu*ol*gicos, afeti*o*/cogn*ção/tre*na*ent*s e indivíduos/pers*nalidades. </line>
<line> Em estu*os realizados *or Hennessey e Am*bile (2009), são e*e*cados alguns fa*ores </line>
<line> de infl*ênc*a da criati*idad* *m diferentes ambientes. N*ste artigo, *os det**os, </line>
<line> es*ecificamente, *os fatores que *nfluenciam no ambiente de trabal*o, que, segundo as </line>
<line> *utoras, são, principalmente, a pressão do tempo (**e po** ser mais prejudicial q*e b**éfic* </line>
</par>
<par>
<line> para o desenvolvimento de processos </line>
<line> criativos), a segurança psicoló*ic*, a *uto*omia, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> feedbac* e *s objetiv*s cl*ros, sendo os quatro últimos fator*s que têm capacidade de amplia* </line>
<line> a cria*i*i*ade nos pro*es*os. </line>
<line> Aprofundando um *ouco mais ca** um desse* a*pectos que *erão **portância para o </line>
<line> ent*n*imento das análises real*zad*s neste artigo, Hennessey e *mabi*e (2009, p. *83) </line>
<line> afir*am que a pressão no trabalho tem recebido grande importância de estud*s recentes: "[...] </line>
</par>
<par>
<line> os estud*s que </line>
<line> pr*cu*am rel*ç**s l*nea*es simples geralmente </line>
<line> não encont*aram </line>
<line> *enhuma </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção *u r*l*ções negativas fracas, indic*ndo </line>
<line> *u*, em *eral, * </line>
<line> *re*são </line>
<line> do tempo p*de se* </line>
</par>
<par>
<line> *rejudi*ial à cri*ti*idade *o trabalho". Ao se sentir*m **essionados ou co* tar*fas múltip*as </line>
</par>
<par>
<line> a serem realizadas, alg*ma* pe*soas passam a ser menos </line>
<line> *riativas, </line>
<line> *nquanto qu*, se </line>
</par>
<par>
<line> conseguirem focar em apenas *ma ta*efa, me*mo c*m o tempo corr**do contr*, as p*ssoas se </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 20, *. 1, art. 4, p. 65-83, j*n. 2023 w*w4.fsane*.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Hack, C. M. P. Pinheir*, M. Bar*, M. S. *. A*hton </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> t*rnam mais criativ*s, o que t**na es*a uma qu**tão complexa e i*te*ess*nt* de se* ava*iad* </line>
<line> nesta com*osi*ão de fatores q*e am*liam (ou não) os p*oc*ssos criativos *as empres*s. </line>
<line> Sobre a segu*a*ça psicológic*, Hennessey e Amabil* (2009, p. *83) entendem que *e </line>
<line> as pessoas estiver** em grup*s ond* *e sintam ac*lhid*s ao *alar s*bre suas pr*ocu*açõ*s, </line>
</par>
<par>
<line> estas se sentirão m*i* à </line>
<line> vo*tad* *ara r*la*ar s*us erros, pr*por *ovas i**ias, o q*e tem </line>
</par>
<par>
<line> impact* diret* na cr*a**vidade organiza***nal. E*tende-se q** a tolerânc*a ao erro em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ambie*te que *re*i*a </line>
<line> ser cr*a**vo e, conse*uentemen*e, inovador, *e mostra um fator </line>
</par>
<par>
<line> importante * que de*e ser cons**erado. *m r*lação à autonomia n* trab*lho, r*lacionada ao </line>
</par>
<par>
<line> *mp*deramento dos </line>
<line> col*boradores - pelo me**s em certo grau -, as au*oras ent*ndem q*e </line>
</par>
<par>
<line> este é um *ator important* do ambiente de t**balho para o fo*ento *a **iat*v*d**e. Se*und* </line>
<line> **nnessey e Amabil* (2009, p. 583), ao se sentirem **oprietários (em *erto grau) sob*e o que </line>
<line> rea*izam no *eu dia a dia d* trabalho, as pessoas se se*tem mais prop**sas a criar, fazendo da </line>
<line> a*tonomia um dos fatores ma*s im**rtante* para a ampliação de u* ambiente mais criativo. </line>
<line> *m relação ao fee*bac*, "[...] o monit*ramento do trab*l** e a avaliaçã* do trabalho </line>
</par>
<par>
<line> estão int*mamente relacionados podem ter efeitos bastant* d*ferentes sobre * criatividad*, * </line>
<line> d*pe*dend* *e como são realizados" (*EN*ESSEY; AMABILE, 2009, p. 584). Po* isso, *a </line>
<line> opinião da* autora*, r*alizar processos de feedback *ue *ejam constan*es * n* formato </line>
<line> a*equado ajuda ** desen**l*imento dos pr*cessos criativos, assim c*m* o es*abele**mento </line>
</par>
<par>
<line> de objetivos claros, que a* pri*eiro </line>
<line> o*har p*dem so** e*tranhos, já que a necessidade de </line>
</par>
<par>
<line> atingi* m*tas poder*a </line>
<line> repr*m*r as ativ*d*des </line>
<line> criat*vas; contudo, *s autoras </line>
<line> *ntendem q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estabelecimento d* dir****zes e de m*tas que apont*m ao*de *e quer chegar, ajuda a d*recio**r </line>
</par>
<par>
<line> os gerentes, que </line>
<line> passam a des*jar que seus funcionário* *ejam ma*s criat**o*, q*e </line>
<line> busquem </line>
</par>
<par>
<line> man*iras de e*coraj*r *s f*n*ionário* * realizar ativi*ad*s </line>
<line> criati*as. principal A </line>
<line> maneira de </line>
</par>
<par>
<line> faz*r is*o é cri*n*o e*pectativas de fu*ç*o, definind* metas ou torn**do a ati*idade cr***iva </line>
</par>
<par>
<line> um requis*t* *e tr**alh*. Hennessy e Amabi*e (2*09), ainda, com*letam </line>
<line> afirman*o que as </line>
</par>
<par>
<line> organizações prec**am ter c*r*eza *e q*e o contexto também é favoráv*l aos objetivos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> requisitos est*b*lecidos p*la empresa; *sso gera confi*nça e atitud* *ositiva por par*e dos </line>
<line> funcionári*s e *esto*es. </line>
<line> Completando essa reflexão *o*re os aspectos necessários para o dese*volvi*ento da </line>
<line> criati*i**de e dos proces*os *riati**s, *adeira (20*4 apud FR*IRE, 2014) en*ende qu* *s </line>
<line> em*r*sas precisam *rop*rc*onar ambientes com **exibilidade, resp*nsáveis por "[...] </line>
</par>
<par>
<line> prom*ver capacida*e de imp*ov*sação e habi*idad*, aberta a </line>
<line> às </line>
<line> mistu*as * ao efetivo </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> transformada em c*mpetên*ia, bens e serviços voltados para a dinâmica qu* o m*vi*ento </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-83, jan. 2*23 www4.fsa*et.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Processos Criativ*s e *novação Socia*: A*ális*s d*s Prática* a Parti* de Relatório* d* Sustenta**lida*e </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> exige". A*sim, chegam*s *o próx*mo p*nto das reflexõe* necessári*s para o avan*o da </line>
<line> *roposta teórica imposta pelo objetivo d*sse *rtigo: os processos criativos nas empresas. </line>
<line> K*ufman e Be*u*tto (2007) *e*inem um m*delo conceit*al prelimi**r para aj*d*r a </line>
<line> en*uadrar essas *uestões e art*cular ma*s claramente a natureza da c*iatividade. Difer*nte *e </line>
<line> o*tros autores, estes v*o além e, *o m*de*o p*oposto, apresentam quatro ti*o* de *riativi*ade: </line>
<line> o Little-C e o Big-C (tr*dic*ona*s) * adicionam o m*ni-* e o Proc-C. </line>
<line> *ntrand* *a defini*ã* de cada tipo *roposto, Kaufman e Beg**tto (2007) def*nem </line>
<line> como Big-C a *riati*ida*e que agrega contribuiçõe* c*iativ*s em*nentes e bem de*ini*as, ou </line>
<line> seja, os g*andes **nio* d* **iati*ida*e *e enc*ixariam aqui. Em re*ação à *riatividade Little- </line>
<line> C, os autores entendem co*o foc*da *m ações do cotid*ano, com* aquela* açõ*s c*iativas nas </line>
</par>
<par>
<line> quais o "n*o espe*ialista" pode participar todos os dias. P*ra </line>
<line> os autores, este tipo de </line>
</par>
<par>
<line> criat*vida**, ainda, muitas vezes, se foca em mo*trar que todo mundo pode ser criativo. </line>
</par>
<par>
<line> Em relação aos *ois novos tipo* propo*tos *or Ka**ma* e Be**etto (200*), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criativ*dade mini-C vem para preencher o que os autores entendem co*o uma lacuna d**xada </line>
</par>
<par>
<line> *ntre Big-C o Lit*le-C, se caracterizando como uma in*erpre**ção nova e p*ssoa*mente </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficativa de experi*ncias, ações e *ventos. Por exemplo, alunos em s*** </line>
<line> de </line>
<line> aula, que </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> *prender novos conceitos, i*t*rnali*am e, em se*ui*a, formulam ideias ou pro*essos criativos. </line>
</par>
<par>
<line> Esse </line>
<line> t i po de </line>
<line> ação *ão se </line>
<line> enca*xari*, *egundo os autor*s, nem como um ato de Big-C, mas, </line>
</par>
<par>
<line> també*, não pode se* entendido como um m*ro Little-C. </line>
<line> A últ*ma **tegoria propo*ta por Kaufman e Begue*to (200*) é a Pr*c-C, cat*goria que </line>
<line> podemos explo*a* na nossa análise post*rior, já que se refere aos esfor*os *rofissiona*s e está </line>
<line> *iretamente ligada a* ní**l de criat*vi*ade que as e*presa* podem levar seus funcioná*i*s a </line>
</par>
<par>
<line> *esenv*lv*r. Para os aut*res, a pessoa que de**nvo*v* experiênc*a de *ível </line>
<line> profis*ional </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> qualquer áre* cri*tiva provave*mente *l*ançou o status Pro-c; co*tud*, os autores salientam </line>
</par>
<par>
<line> que só o f*to de *tu*r na área *riativa não * sinônimo de al*an*ar e*sa categor*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*iati*idade; por outro lado, profiss*on*is d*s mai* d*versas *reas de atua*ão poderã* alcança* </line>
<line> e*se nível, de**e que tenham ex*ressão criativa su*iciente em *eus **ícios diários. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sent*do, chega-** a </line>
<line> um ponto *m*or*ante da *i*cus*ão, em que se fala *obre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criatividade como motor para a i*ova*ão nas empresas. Segund* **eir* (2015), * introdução </line>
</par>
<par>
<line> de i*o*aç*es em ambiente organizacional é </line>
<line> essencial e s* </line>
<line> t*rnou estratégica à medida </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> empresas d* todo* os </line>
<line> t*manhos, formas e setores p*ecisa* se re*nventar, </line>
<line> *recis*m se tornar </line>
</par>
<par>
<line> *rga**zaçõ*s </line>
<line> inova*o*as * c*pazes *e mob*liza* conhecimento, experiê**ia e de*e*penho </line>
</par>
<par>
<line> tecnol*gico par* criar produ*os e proces*os. O autor, ainda, complemen*a: </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina PI, v. *0, n. 1, ar*. 4, p. *5-83, jan. 20*3 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Hack, C. M. P. P*nhei*o, M. Bart, *. S. G. Ashton </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> O in*eresse contínuo e genera*izado n* *uest*o de *aber se o pensame**o criativo e a </line>
</par>
<par>
<line> solução </line>
<line> de proble*as pod*m *er treinados é claramen** devido ao fat* de que na </line>
</par>
<par>
<line> maioria dos ambientes organizaci*nais que re**erem desenvol*im**to de produtos </line>
<line> in*vadores e solu*õ*s d* pr**le*as, es*era-*e qu* os trab*lhad**es se torn*m *ad* </line>
<line> vez mais criat*vo* à me*ida que colab*ram em equipes de projeto (*REIRE, 2014, </line>
<line> p. *40). </line>
<line> Nes*e contexto, M*r*ins e Te*blanche (2003 apud *R*IRE, 2014) entendem qu* a </line>
<line> *ultura *rganizac*onal é um f*tor q** pod* am*lia* o* *nibir a criativid*de e, </line>
<line> consequentem*nte, bloquear *u ampli*r a produçã* *e inovações, sendo que dete*mina*as </line>
<line> ci*cunst*ncia* organizacionais, a*o*dagens estra**gicas, valo*es * ações gerenc*ais, *s*rut**a e </line>
</par>
<par>
<line> cic*o tecnológico podem ser manipul*dos de forma q*e poss*m *e*eficiar criaçã* de u* * </line>
<line> am*iente propício para a liberaliz*ção da criativid*de e da inovação. </line>
<line> **ncomi*antemente, O*iv*ira e Cândido (2*08) en*endem q*e a empresa deve </line>
<line> d*se*volver atribu*os in**ati*os nas pe*soas em to*os os **cal*es. Além disso, se*undo os </line>
</par>
<par>
<line> autore*, *evem ser in*tituídas políticas de incent*vos fo*ma*s e in*ormais par* imp*lsionar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ge*ação de inov*ções. A inovação po*e ser obt*da a pa*ti* </line>
<line> *a criação de uma o*ga**zaçã* </line>
</par>
<par>
<line> projetada par* *sse fim. Porta*to, a empresa inovador* é algo *ue pode s*r construíd*; nesse </line>
<line> sen*ido, no Qua*ro 1, observa-*e que *s a*tore* aprese*tam **a li*t* de *ráticas g*ren*iais </line>
<line> que pode* tornar as empresas mais inovadoras. </line>
<line> Quad*o 1 - Pr*ticas gerenciais que promove* ino***ão. </line>
</par>
<par>
<line> 1. Inovação * Tecnologia </line>
<line> Disponibilidades de recursos, obtenção de recu*sos e materi*is, te*nolo*i* da *nformação, inv*stimento e* pesqu**a e des*nvolv*ment*, departamento e laboratór*o de P&*, polític** de patenteamento, age*tes i*ovadores d* in*vação. </line>
</par>
<par>
<line> 2. Ambiente Físi*o </line>
<line> Ambiente de *rab*lho, p*esença de ruídos e *a*ulho, espaço de trabal*o. </line>
</par>
<par>
<line> 3. Co*unicação </line>
<line> En*endimento da* *omunicações, veículos de c**uni*ação inter*a, co*hecimen*o sobre as m*tas, canais de c*m*nicaçã*, co*hecimento sob*e vi*ão * m*ss*o, circulaç*o da infor*aç*o. </line>
</par>
<par>
<line> 4. M*rketi*g e *s*ratégia </line>
<line> Relacionamento com cliente*, me**ado* p*tenciais, inovaç*o como est*atégia, *nteratividade com clientes e fornecedores, *ráticas comerciai*, liderança de merc*do, risco co*o *por*u*idade, comprome**men*o c*m a q*alidade, exce*ênc*a no ate**imento, **t*ração entre fábricas e laboratórios, satisfação das **cessidade* dos c*ientes, *iderança em in*vação, par*er*as p**a a geraç*o de inov**ão, alianças estratégicas, te*ceirização. </line>
</par>
<par>
<line> 5. Estr*tura Organizaciona* </line>
<line> Con*r*le hierá*quico centralizado, implemen**ç*o de no*as id**as, flexib*lida*e na rotina de tr***lh*, formaç*o d* grupo* multidiscipl*nare*, *elhoria *ontínua de pro*ess**, tec*o*ogi* de produção flexível, divisões pe*uen*s e *sp*ços abe**o*, *a*ufatura just in t*me. </line>
</par>
<par>
<line> 6. Atuação em </line>
<line> De*e***l*i*ento do *spírit* de equipe, clima de c*nfiança, clim* pa*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-*3, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*o*es*os Criativos * Inovação Social: A*álises das P*ática* a Partir d* *elatórios de S*s*enta*ili*ade </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> Equi** </line>
<line> e*posição de i*eias, equip*s de *r*ba*ho com aut**omia, me*anismos *e d*sseminação. </line>
</par>
<par>
<line> 7. *eio-ambi*nte </line>
<line> *ten*imento a *egislação ambiental, inc*rporação d* atributos am*ie*tais, pr*dutos ambient*lment* segur*s, r*ci*lagem *e materi**s, consci*ntização am*iental, adequação às que*tõ*s ambien*ais. </line>
</par>
<par>
<line> 8. A*rendi*age* Organiza*ion*l </line>
<line> Mecanism* par* troc* d* con*e**me*to, di*s**ina*ão do conh**im*nto tácito, comparti*h*mento de **vos co*hecim**tos. </line>
</par>
<par>
<line> 9. Pessoas </line>
<line> Atuaçã* gerencial *ara a parti*ipação, atuação *ere**ial voltada para mudança, valorizaç*o d** participações *ndivi*uais, ace*tabilidade *e sugestões, reconhecime**o * incentiv*s formais e in*ormais, atraçã* e manu*enção de talentos-ch*ve, trei*a*ent* para gestão de mudança, t*ein*ment* e desenv*lvim*nto* ofer*cidos, desenvolv*mento de talen*os pa*a inovação. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Oli*eira e Cândid* (20*8). </line>
<line> 2.2 Inovação so*ial: co**e**os e tipos </line>
<line> O conceit* de inovação socia* não s* apre*enta como um consenso e*tre o* estudiosos, </line>
<line> mas vem gan*ando cada vez mai* a*enção, espe*ial*ente n*s úl*imas déc*das. Refer*nciado </line>
<line> pela prime*ra vez na década de 1970 (M*DEIR*S et al., 2017), o term* ainda aparece com </line>
</par>
<par>
<line> po*cas pesquis*s *e compa*ado a* que </line>
<line> os au*ores c*amam de inova*ões tec*ológica*, que </line>
</par>
<par>
<line> têm muito mais *tenç*o dos p*squisadores em </line>
<line> g*ral. Apresenta** como uma alternat*va </line>
</par>
<par>
<line> viável tanto para re*olve* dem*ndas sociais locais </line>
<line> como desafios globais, a inovação social </line>
</par>
<par>
<line> pode *rovoca* mudança* s*stemáticas, envolvendo *es*e atitu*es e val*res at* e*tratég**s, </line>
<line> políticas, e*truturas * p*ocessos *rganizaciona*s (BORGES; DANDOLINI; SOA**S, 2*19). </line>
<line> *egundo Correi* *t al. (2017, p. 200), a *novaçã* soc*al pode *er entendida como "[...] </line>
</par>
<par>
<line> um proc*sso *e tra*s*orma*ã* no* padrões de resp*stas às necessidades soc**is </line>
<line> *rofundas, </line>
</par>
<par>
<line> *travé* da r*ptura de </line>
<line> norma* </line>
<line> vigen*es, com v*lor*s ins*ituídos e co* a e*trutura </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> di*tribuiç*o de pode* e recu*sos". *ara </line>
<line> os </line>
<line> autor*s, in*vaçõ*s *ociais se caracterizam </line>
<line> ainda </line>
</par>
<par>
<line> c*mo soluções eficazes, *fic*entes e susten*áveis para um problema soc*al, *erando valor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> alcanç*ndo a sociedade de f*rma mais completa. * Q*adro 2, que seg*e, a*resenta conc*it*s </line>
<line> e definiçõe* s*br* ino*a**o s*cial, co*form* especialistas e estudiosos d*ss* temática. </line>
<line> *ua*ro 2 - Definições de I***a**o Soc*a*. </line>
</par>
<par>
<line> Defini*ão </line>
<line> *utor </line>
</par>
<par>
<line> U*a res*osta nova, def**id* na **ão * com efeito du*adou*o, p*ra uma *ituação social cons*derada in*atisfatória, q*e busca o bem-estar *os indiv*duo* e/ou *omunidades. </line>
<line> Cloutier (2003) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-83, jan. 2023 </line>
<line> w*w4.fs*n*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Hac*, C. M. P. Pi*heir*, M. Bart, M. S. G. A**ton </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Ferramenta par* uma visão alte*nativa d* desenvolvimento u*bano, focada na satisfação de *ecessid*d*s *umanas (emp*wer*ent) m*diante a ino*ação nas r*l*ções no seio da viz*nhança e da go*ernan*a comunitária. </line>
<line> M*ulear* et *l. (*00*) </line>
</par>
<par>
<line> Nov** i**ias que funcion*m na satisfação *e objet*vos soci*i*; *tividades inovadoras e s*rviços que são motivado* pelo o*je*ivo de satisfazer necessidades sociais e que são predomi*a*temente d*sen*olv*dos e d*f*nd*dos por *eio de organizações cuj*s pr*pósi**s primário* são s*cia*s. </line>
<line> Mu*gan et al. (2007) </line>
</par>
<par>
<line> U*a solução nova para *m *roblema social ainda mal re*olvido e que * mais efe*i**, efici*nte e *ustentável do que a*uela* *ntão exi***ntes e por me*o da *ual o valor q*e é criado se revert* em benefícios para a soci*dade como um todo, ao *n*és de se restringir a ganh*s particulares. </line>
<line> *hill*, Dei*lmeier * Miller (2008) </line>
</par>
<par>
<line> Um c*njunto de estratégias, con**i*o*, i*eias e forma* orga***acio*ais com v*stas a e*pandi* e for*alec*r * pap*l da *ociedade civil em resposta a uma di**rsidade de necessidades **ciais, de uma forma melhor do que as práticas existentes. </line>
<line> How*l*t, Ko*p e Schwarz (2010) </line>
</par>
<par>
<line> O processo de i*plementaçã* de um* ferra*en** visand* expandi* e fo*tal*cer o papel *a s*ciedade civil ** resposta a uma d*versidade de necessidades soci*is. </line>
<line> OECD (20*1) </line>
</par>
<par>
<line> Um conjunto de estrat*gias, *o***itos, ideias e forma* organiz*cionais *om vistas * ex*andir e f*rtal*cer o papel da so*iedade civil em respost* a uma d*versid*de *e n*cessi*ades *ociai* (educação, cultur*, saúde, entr* o*tros), sendo entendi** como uma construção de compromissos ** bus*a de respon*er **s problemas c*letivo*, *e forma a atender a demanda* s**iais de um* forma mel*or do que as *r*ticas existentes. </line>
<line> Howaldt, Kopp e Schwa*z (2015) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de M*deir*s et al. (20**, *. 966). </line>
</par>
<par>
<line> N*ta-se que não há um consenso, po*ém alg*ns pontos são comuns </line>
<line> nas definições </line>
</par>
<par>
<line> *presentadas; por exem*lo, a afir**ção de que a inovação *ocial vem p*ra *olucionar </line>
<line> problemas e resolver quest*e* *té então "*em resp*s**s". Co*forme desc*ito p*r Howaldt, </line>
<line> Kopp e Schwarz (2010; *015), mais *o q** um *roces*o ou uma ferramenta, como defe*dido </line>
</par>
<par>
<line> por ou**os *utores c*tados, a inovaç*o soci*l s* define co*o *m conjunt* </line>
<line> d* e*tratégias, </line>
</par>
<par>
<line> *ntendendo, dessa forma, * *onc*ito como algo </line>
<line> amplo, não u*a a*ão ou ativi**d* iso**d*, </line>
</par>
<par>
<line> mas c*mo u* conju*t* de esforços em torno de *roblemas s*cia*s *ré-existe*tes. </line>
</par>
<par>
<line> O*servamos qu*, se por um l*do faltam de*in*ções mais claras, por outro, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ersonal**ação das defin*ç*es pelos diversos agen*es cultu**is, intelectuai*, nos contextos </line>
<line> políticos, econômic*s, no tempo * no esp**o, se most*am cons*sten*e* * em crescimento </line>
<line> c*nsta*te (B*RGE*; DANDOLINI; S*A*E*, 2019), ou seja, mesmo s*m uma ú**c* </line>
<line> terminologia ou conceituação completamente conv*ncionada, é *ato *ue a inovação so*i*l </line>
<line> ve* *co*t*cendo * beneficiando a sociedade *or meio das ações dos diferente* agent*s </line>
<line> envolvi*o* *o *ro*e*s*. </line>
</par>
<par>
<line> Alguns dos principais d**afi*s soci*is do séc*lo XXI envo*vem </line>
<line> os </line>
<line> e*forço* de </line>
</par>
<par>
<line> diversos se*ores da sociedade em se un*r, conseg*indo a *ntegração de comp*tências que s*o, </line>
<line> aind*, e* grand* med***, desconectada*, especialme*te tecnoló*icas e não tecnológi*as, bem </line>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 1, art. 4, p. 65-*3, jan. 2023 www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proces*os Cr*ativos e I*ov*çã* So*ial: Análises das Práticas a *artir d* Relatório* de Suste*tabilidade </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> como as ciê*cias naturais e sociai*. A união de esfor*os en*re os poder*s públicos, pr*vados * </line>
<line> o ter*eiro setor, ** torno *os maiores *roblema* so**ais, ain*a é um des*fio a ser v*ncido. A </line>
</par>
<par>
<line> articul**ão e integração dess** partes </line>
<line> interessadas podem intr*duzi* as </line>
<line> capa*idades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nteres*es **cessá*ios em pesqui*a * in*va**o para enfrentar os de*af*os socia*s (MEDEIR*S </line>
<line> et al., 201*). Nesse sen*ido, estimular a criatividade, repensar pr*cessos q** tornem pessoas e </line>
</par>
<par>
<line> e*pr*sas mais in*linadas * inovaç*o e co*strução de solu*ões **iati*as p*ra *robl**as à </line>
<line> sociais passa a se* *ma prática assertiva p*ra as empr*sas a* *asso *ue se mo**ra s*mpre mais </line>
<line> necessária para * *ociedade. </line>
<line> Para Bi*net* (201*, p. 8), a *iteratura aborda as inovações soci*is realiza**s por </line>
</par>
<par>
<line> organi*ações **mo *ud***as realiza*as i*ternamente </line>
<line> e/ou dir*c*onadas para ambient*: * </line>
</par>
<par>
<line> "Qua*do re**izada* no seio *a* organizações, as mudanças o**rre* no sentido de estabelecer </line>
<line> uma nova **vi*ão *o trab*lho, u*a *od**icação na* es*rut*ras de *od*r ou uma me*h*ria na </line>
<line> *uali*ade de vida no t**balho". Ess* afirmação *ostra que a *mplementaçã* de proc*ssos que </line>
<line> favor*ça* a in*vação social pode traz*r benefício*, *ambém, para que* **z parte da </line>
<line> organiza*ão, como j* mencionado no* *ópicos an*e*i*r*s. </line>
<line> Quand* f*lamos d* i*ovaçã* soci*l, também é necessá*io c**sider*r que esta dep*nde </line>
<line> de diversos atores sociai* e as empresas podem assu*ir *sse papel na busca de *romover </line>
</par>
<par>
<line> **danç**, fortalecer s*a imagem e *epu*ação aj*dar construi* nov*s rea**d*des. Ness* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*ntid*, Punescu (2014, p. *) afirma que se sabe que o valor </line>
<line> *e um *roce*so </line>
<line> de in*vação </line>
</par>
<par>
<line> está na ca*acidade d* trata* questões s*ciais e não **en*s *uest*es econôm*c*s, ou *eja, a* </line>
</par>
<par>
<line> ações e e*f*rços d* </line>
<line> t od *s </line>
<line> os setores (privados, p*blicos e *erceiros setores), b*m como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> em*o*eramento da soci**ade *ivi*, são consid*rad*s aspe*tos cruciais do e*tímulo à inovação </line>
<line> social. Para t*nto, o autor desenv*lveu o Quadro 3, que tem como objetivo demostrar co*o a </line>
<line> in*vação s*cial tem impa*to *obre as empresas e p*de faz*r a diferença de forma a **pact*r, </line>
<line> econômica e cu*turalmente, no* p*ocesso* anteriormente es*abe*ecidos. </line>
<line> Quadro 3 - In*vação s*cial nas empresas. </line>
</par>
<par>
<line> Echeverria (2013) </line>
<line> *s inovações f***ecem dife*ent*s formas de v*lor: econômico, socia*, c**tural, p*lític*, *mbienta*, moral. Ess*s for**s de *novação d*ve* *er avaliadas em todas *s fas*s do processo de inova*ão e deve* levar e* con*ideração os diferen**s a*ores envolvidos. </line>
</par>
<par>
<line> Tsai et al. (2013) </line>
<line> O desempenho da inovação é indire*amente afetad* pelo capital social co*prador-ven*edor por meio do *omp*om*sso com a ino*ação (normas compartilhadas, confiança) e desen*olvimento do conhecimento do clie**e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, *. *0, n. *, art. 4, p. 6*-83, jan. 2023 </line>
<line> www4.f*an*t.com.**/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Hack, *. M. P. Pinhe**o, M. Ba*t, M. S. *. A*h*on </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Ra*s et al. (*01*) </line>
<line> O *apita* social (entendido como estrutura * conteúdo da* relaçõ*s sociais) de*empenha u* papel mediador entre a imple*en*ação de instru*ent*s de *n*va**o aberta * o d*sempenho *a empre*a. A imple*entação de in*trument*s de inov*ç*o aberta fort*lece o capital s*cial d* *ma organiz*ção, que *or sua vez está positivame*t* r*lacion*do ao dese*penho da empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Pa**et* e Mour*Le*t* (2012) </line>
<line> O grau de imp*ct* da ino**ção s*ci*l no des*mpenho fina*cei** da empresa está re*acionado ao n*vel d* env**vimento de i*stituiç*e* go*ernamen*ai* e *ão gove*namenta*s na cri*ção *e incen*ivos para as empresas implementa*em a*ividades i*ovad*ra* q*e gerem *e*ef*cios *ociai*. Padgett e Moura-Leite (2012) demonstram que existe um efeito n*g*tivo e *ignific*tivo entre i*ovação c*m alto benefício social e dese**enho fi*anceir*. </line>
</par>
<par>
<line> Maurer et a*. (**1*) </line>
<line> A trans*erência de c*nheci*ento (conceitu*da como a m*bilização, assimilaç*o e uso de r*c*rsos de conhecimento) faz * mediação e*tre o *apital social intraorga*izac*ona* do* membros da organização e os resultados de *esempen** or*anizacional de c*escim*nto e desem*enho i*o*ador. </line>
</par>
<par>
<line> Link e Siegel (2*09) </line>
<line> Pa*a avalia* os be*efí*ios sociais da **ans*er*nci* de tec*olog*a e *ete*mina* os ganhos econômicos **sociados a esta ativi*ade, du*s mét*icas princ**ais pode* ser *s**as, a s*ber: taxas *e *e**rno so*ial (p**a in*enç*es baseadas na un*versidad*) e taxas *e *enefíc*o-cu*to de nov*s *ecnologias. </line>
</par>
<par>
<line> **velin e Po*t*r (2*08) </line>
<line> A *novação determina a relação *n*re * es*ratég*a corpor*tiv* e as questões soc*ais, em te*mos, por e*emplo, da prob*bili*ad* de a inovação tra*er redução dos imp**tos *mbientais e/ou melhoria da s*úd* * segu*ança e a força desse efeit*. </line>
</par>
<par>
<line> Hul* * Rothenberg (2008) </line>
<line> O *esempenho socia* corporativo p*de melhora* o dese*penho **nanceiro *o permitir que a *mpr*sa se dife*enc**, e es** efeito pode ser mo*erado t*nto *ela inov*ção, qu*, t*mbém, im****iona a diferen*iação da *mpre*a, *uanto p**o níve* de difer*nciação na indústria. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Punescu (2014, p. *). </line>
<line> Por mei* das *on**a*ações do Quadro 3, no*a-*e a relevância e o impacto que ações de </line>
<line> inovação social podem ter nas emp*esas, * q*e *eva à re**e*ão de que, *e p*r u* l*d* faltam </line>
<line> def*nições mais claras, por outro, a personalização da* defini*õ*s pelos diversos agente* </line>
<line> culturais, in*ele**u*is, nos cont*xto* políticos, ec**ômic*s, *o tempo e no espaç*, *s </line>
<line> *n*vaçõ*s sociais se mostr*m cons*stentes e em c*esc*mento co*stante (*ORGES; </line>
<line> DAND*LINI; SO*RES, 2019), *u seja, mesmo sem uma única term*nolo*ia ou </line>
<line> conceit*a**o comp*etamente conven*ionada, é fato *ue a inovação social vem a*ont*cendo e </line>
<line> benefici*ndo * so*iedade p*r meio das ações *os difere*te* age*tes envol*id*s n* processo. </line>
<line> 3 METODOLOGI* </line>
<line> Nes*e tóp*co se bu*c* explicar a classificação, *rocedim*nt*s e in*t*umentos utiliz*dos </line>
<line> na com*osição do méto*o de p*squisa utilizado pa*a resolver o pr*blema propo*to e ati*gir o </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, *. 1, art. *, p. 65-83, ja*. 20*3 www*.fsanet.com.br/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proces*os Cri*tivos e *novação So*ial: Análises das Prá*icas * Part** de Relató*ios d* Sustentabilidade </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> ob*eti*o elencad*. O *onjun*o de *r*ce*sos e o*erações mentais *u* devem ser emprega*os </line>
</par>
<par>
<line> em i*vestigações </line>
<line> científic*s, pa*a </line>
<line> Prodano* e Frei*as (2013, *. 126), compõe* uma </line>
</par>
<par>
<line> inves*igação, qu* segundo os au*ores "[...] depende de </line>
<line> um conjunto *e proced*me*tos </line>
</par>
<par>
<line> intelect*ais e técnicos *ara que seus objetivos sejam atingidos: os métod*s científicos". </line>
<line> Este estudo *e caracteriza como uma pe*quisa exploratório-desc*itiva, de natur*z* </line>
</par>
<par>
<line> básica </line>
<line> com a*á**se qualitativa, sendo *ue, </line>
<line> como p*ocedimentos, uti*i*amo* * revisão </line>
</par>
<par>
<line> *ibl*ográfic* para compreensão d*s termos de re*er*nci*, *ais * </line>
<line> c*m* </line>
<line> p***essos criati**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ino*a*ão social, pesq*isa doc*ment*l em sites e *o*um**t*s oficiai* sobre as t*ê* </line>
<line> o*gani*açõe* em *nális* que ter*o seu* *ome* omitidos neste es**d*, te**o como abord*ge* </line>
</par>
<par>
<line> do p**bl**a análise quali*ativa (PRODAN*V; *RE*TAS, 2*13; *ARD*N, 2011; GIL, a </line>
<line> 2002). </line>
<line> *ssa p*squis* t*m *ar*cter explor*tório, que, segundo Gil (2002, p.4*), tem * objetivo </line>
</par>
<par>
<line> de tr*zer </line>
<line> m*ior familiaridade com o </line>
<line> problem*, ou sej*, torná-lo *ai* explícito ou, ainda, </line>
</par>
<par>
<line> aju*ar *a construção de hipó*eses. Segundo * autor, a pesquisa </line>
<line> explo*atória *i*a aprimorar </line>
</par>
<par>
<line> ideias e *escobertas a*t*s der*vadas da intui*ão. </line>
<line> "Seu p**neja*en*o </line>
<line> é, portan*o, </line>
<line> b*stan*e </line>
</par>
<par>
<line> *lex*ve*, de modo que poss*b*li** a consid**açã* *os mais variad*s aspect*s r**ativos *o fato </line>
</par>
<par>
<line> *studa*o." O </line>
<line> autor, ainda, complementa, </line>
<line> afirmando que pesquisas explor*tó*ias, ** *aiori* </line>
</par>
<par>
<line> dos casos, </line>
<line> envolvem *e**ntam*n*o *ibliog*áfi*o e análi*e de </line>
<line> exemplos que estimul*m </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*mp*eensão. </line>
<line> No c*so deste estudo, como j* *enc*o*ado, u*iliz*-se a pes*uisa b*bliográfica, que, na </line>
<line> opiniã* d* Marcon* e Lak*tos (2002, p. 2*), "é um *pan*ado *eral sobre os *ri*cip*is </line>
<line> trabal*os já re*li*ados, revestid*s de importânci* por serem cap**es de fornece* dados atuais </line>
</par>
<par>
<line> e relevantes relacionados </line>
<line> com o tema". U**lizou-se </line>
<line> esse método para a </line>
<line> c*mpre*ns*o de </line>
</par>
<par>
<line> conce*tos de inovação *ocial, por me*o, especialme*te, de autores </line>
<line> como Medeiros e* al. </line>
</par>
<par>
<line> (2017), e *ara a *ompreensão de </line>
<line> process*s criativos e c**atividad*, uti**zou-se, </line>
</par>
<par>
<line> prin**palmente, os concei*os dos autor*s Hen*esse* e Ama*ile (2009), Kauf*a* e *egu*tto </line>
<line> (*no), Oliveira e C*ndido (*008) e Freir* (2014). </line>
<line> Para que *eja pos*ível observar d* forma **ática o questionamento pr**os*o, utili*ou- </line>
</par>
<par>
<line> *e, nest* estudo, a pesquisa doc*mental, definida </line>
<line> por Bar*in (2*12, p.5*) como "[...] um* </line>
</par>
<par>
<line> operação ou um conjunto d* op*r*ç*es visando representar o conteúdo d* um do*u*ento sob </line>
</par>
<par>
<line> *m a </line>
<line> fo*ma diferente da orig*nal, a fi* de facilitar, num </line>
<line> esta*o </line>
<line> *lt**ior, a sua *onsulta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ref*renciação". Dessa **rma, realizou-se a a**l*se qualitativa baseada no relatório d* </line>
<line> sustentab*lidade de 2020 *as três organiz*çõ*s que corre*pondem a *rês se*ores dif*r**tes *a </line>
</par>
<par>
<line> economia que, </line>
<line> par* fin* deste estudo, fo**m denominadas como "Empres* 1 - In***tria e </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 20, *. 1, art. 4, *. 65-83, j*n. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Hack, C. M. P. Pinheiro, M. Bart, M. S. G. Ashton </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> **mércio de vestuár*o", "*mpresa 2 - In*ústria de Celul*se" * "Emp*es* 3 - Instituiç*o </line>
<line> Finance*ra", sendo q*e as mesmas *ão cl*ssificadas com* empresas de grande porte por </line>
<line> possuírem mai* de *il f*ncionários e toda* têm **a de *uas sedes na re*ião m*tropolitana de </line>
<line> *orto A*egre/RS. A pesquisa refer**-se, ai*da, esp*cificame*te, ao *elatór*o de </line>
<line> sustentabilidade d* *no de 2*20, por isso, é necessá*io leva* em co*ta o con*exto da pandemia </line>
<line> causada pela Cov*d-19 como um fator impor*ant* no co*texto dest* análi*e. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCU*SÕES </line>
</par>
<par>
<line> A fim de busc** ent***er a relação dos processos criativos *om a existênci* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inovaçã* soci*l na empresa, </line>
<line> desenv*lveu-se, e* um primeir* m*men*o, a Fi*ura 1, que </line>
</par>
<par>
<line> propõe um* re*ação d*reta entre as variáve*s de amb*ente p*op*cio pa*a o desenvolvim*n*o de </line>
<line> cr*ativida*e, por H*nnessey e Amab*le (2009), c** os f*tores que tornam as em*resas </line>
<line> inovadora*, de Olivei** e Cân*ido (200*). </line>
<line> *igu*a 1 - C*racteríst**as de um *mbiente **ovado* e nece**idades e o* fatores que </line>
<line> t*rnam as pe*soas **is propícia* à *n*vaçã* no a*biente de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> *onte: os autores, co* base em Henness*y e Amabile (2009) e Oliveira e Cândido (2008). </line>
<line> Em u* s*gundo momento, com base *m *nálises documentais realizadas por *eio d*s </line>
</par>
<par>
<line> **lat*r*o* </line>
<line> de *us*en*abilidade do ano de 20*0, *is*onív*is nos sites das empresas, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolveu-*e o *uadro 4, que apresenta as caracterí*ticas id**tificadas em **da uma das </line>
<line> e*p*esas (ca*a uma repre*ent*da por uma co*), avalian*o, qua**itativame*te, qua*tas </line>
<line> vari*veis *e a*bien*e ino*ador e pess*as criat**as est*s empresas a*endem. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, a*t. 4, *. 65-83, ja*. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Processo* *ri*t*vos e In*va*ã* Social: A*álises das Práticas a *artir de Relató**o* de S**t*nta*ilida*e </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Qua**o 4: Análise dos fatores q*e compõem um a*bi*nte inovador e fatores fav*ráveis </line>
<line> ao *es*nvolviment* de *ess*as cria*ivas </line>
<line> A*biente Inovador Pess*as C*iat*vas </line>
</par>
<par>
<line> Emp*esa 1 | *mpresa 2 | </line>
<line> Pr*ssão ** Auton*mia Fee*back S*gura*ç* </line>
<line> Objetivo* </line>
</par>
<par>
<line> Em*resa 3 </line>
<line> t*mpo** </line>
<line> psi*ológica </line>
<line> claros </line>
</par>
<par>
<line> 1. Inovação e </line>
<line> xxx </line>
<line> x </line>
<line> xxx </line>
<line> *x* </line>
<line> xx* </line>
</par>
<par>
<line> *e*nolog*a </line>
</par>
<par>
<line> 2. Ambi*nte Físic* </line>
<line> xxx </line>
</par>
<par>
<line> 3. Comunicação </line>
<line> xx </line>
</par>
<par>
<line> 4. Marketing e </line>
<line> xx </line>
</par>
<par>
<line> Est*atégia </line>
</par>
<par>
<line> 5. Est*u*u*a </line>
<line> xx* </line>
</par>
<par>
<line> Organiza*ional </line>
</par>
<par>
<line> 6. A**ação em Equipe* </line>
</par>
<par>
<line> 7. Meio Ambiente </line>
<line> x*x </line>
</par>
<par>
<line> 8. Aprend*za*em </line>
<line> xxx </line>
</par>
<par>
<line> 9. Pe*soas </line>
<line> xxx </line>
</par>
<par>
<line> * e **: Não foi p*ss*v*l i*entificar n*s d**u*entos pesquisa*os insumo* para defi*ição da </line>
<line> existência *u *ão deste* *ato*es em ne*huma d*s t*ê* *mpre*as pesquisadas. </line>
<line> Comentár**s ge*ais: </line>
<line> Observa-se que a E*p*es* 1 atende o*to, dos nove *a*ores que </line>
<line> constituem um am*iente f*vorável à inovação, e quatro, dos cin*o </line>
<line> fato*es que tornam as pessoas *a*s cr*ativas. A inovaç*o compõe um </line>
<line> capítu*o do relat*rio, o qu* *az com que a p*lavr* in*vação apareça m*is </line>
<line> de 150 vezes. O cap*t*lo des*inado à inovação fala so*re os difere*tes </line>
<line> tipos de inov*ç*o *ue são de**nvolvidos, d*sde os voltados para o* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Empresa 1 </row>
<row> Emp*esa * </row>
</column>
<column>
<row> produt*s quanto *s voltado* par* que*t*es ambi*nt*is e socia*s. </row>
<row> Identifica*os, e* análise não *xa*stiva, pe*o *en*s oito proj*tos de </row>
<row> inov*ç*o social beneficiando ou * comun*dad* ou o c*laborador ou a </row>
<row> socieda** c*mo um todo. No mapa de g*r*çã* de *alor, é possível </row>
<row> veri*ica* a relevância do tema da su*t*ntabilidade e d* p*eocup*ção com </row>
<row> questões sociais, mas, neste, a p*lavra i*ova*ão não é diretamente </row>
<row> ci**d*. </row>
<row> *bs*rva-se que a Empresa 2 at**de sei*, dos n*ve fato*es qu* </row>
<row> cons*itue* um ambien*e favorável à i*ovação, e três, dos cinco fat*r*s </row>
<row> que tornam as pess*as mais criativas. Fo* possív*l veri*icar * ex*stência </row>
<row> *e d*a* ações de in*va*ã* social; a e*p*e*a tem em seu modelo de </row>
<row> criação d* valor * *reocupa*ão com o capital so**a* onde fala ** </row>
<row> i*pa*tar comunidades, mas nã* ab*e ma*s informaçõe* s**r* isso. Seu </row>
<row> mod**o de cri*ç*o de valor não cita a pa*avra inovação. Como me*as *e </row>
<row> s*stentab*li*ade *prese*t* a intenç*o de c*iação de um comitê *e </row>
<row> inovaç*o. A* longo de todo * do*umento, * palavra c*iativi*ade é ci*ada </row>
<row> * vezes e a palavra inovaç*o é citada *2 vezes, na ma*oria das vezes </row>
<row> li*adas ap*n** a proce*sos produtiv**. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, *eresina PI, v. 20, *. 1, ar*. 4, p. *5-83, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> F. Hac*, C. M. P. Pinheiro, M. *ar*, M. S. G. Ashton </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se q*e a Empresa 3 a*en*e oito, dos nove *at*res que </line>
<line> **n*tituem um ambiente fa*orável à *nov*ç**, e quatro, dos cinco </line>
<line> fatores que *orn*m a* pessoas ma*s criativas. Foi pos*ível verificar a </line>
<line> ex*stência de cinco ações *e inovação social ao lo*go *o do*umento. A </line>
<line> empresa possui em s*u propósito a palavra "socied*de", o que traz um </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Em**esa 3 </row>
<row> Fonte: os au***es. </row>
</column>
<column>
<row> indicativo da estratégia voltada *ara esse aspecto. Ao longo de todo o </row>
<row> docu*ento, a palavra cr*atividade é *it*da 3 *ezes e a palav*a inovação é </row>
<row> citada 1* vezes, em algun* *oment*s **ltada ao dese**o*vi**nto de </row>
<row> novos produ*os e, em outros, volt*d* à qu*stã* d* pess*as (sejam </row>
<row> colaborado*e* ou cl*en*es). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> E* compleme*to ao Quadro *, por meio de *nálises qualitati*as, f*i possível *bserva* </line>
<line> que a Empresa *, a qua* p*ssui mais fator*s tan*o no ambiente inovador quan*o *o âmbito de </line>
<line> pessoa* criativas confor*e as abo*dagens d** **to*es Oli**ira e *ândido (*008) e Hennes*ey </line>
<line> e Amabile (200*), re*p*ctiva*ente, *p*esento*, também, *a*s clare*a e rique*a d* açõe* de </line>
</par>
<par>
<line> *novação *ocial e*postas no se* relatório d* *u*tent*bilidade de 20*0 e, *a *esma *orma, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **presa 3, que *present*u o *egundo maior *ú*er* </line>
<line> d* fatore* comp*tí*eis, apare*e com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> segund* *a*** númer* de ações *e ***vação social l*stadas no relat*rio. Por fim, a Em*resa * </line>
<line> foi a q*e apres*ntou o men*r *ú*ero *e *ções ** inovaçã* soc*al. Faz-se neces**rio o refo*ço </line>
<line> de que esta análise se baseou em a*enas um documento, que, em geral, c*m*leta todas as </line>
<line> principai* aç**s das grandes *m*resas no ano, mas, nesse sentido, seriam necessárias análises </line>
<line> *inda mais ap*o*undadas par* * clarez* que b*s**mos do entendimen*o de uma *elação dire*a </line>
<line> *os p*ocessos *ri*tivos no desenvo*vim*n** d* açõ** ** inovação soci*l *as empresas. </line>
<line> 5 CON*IDERAÇÕES FINAI* </line>
<line> Co* as emp*e*as em busca, cada v*z mais, de legi*im**ão para suas marca*, produção </line>
<line> de b*ns e serviços *om diferenciai* competitivos e p*odução difer*ncia*a * criat*va, aumenta </line>
<line> * busca pelo desenv*lvimento de pr**es*os cr*ativos. Porém, o pr*meiro ponto a se observ**, </line>
<line> são, just*mente, o* únicos *tores capazes de tornar pr*dutos e pro*es*os mais criativo* e, por </line>
<line> *onsequência, mais inovado*e*: as ***soas. </line>
<line> En*ende*-se, aqui, que o que oco*re * um ciclo: pes*o*s estimuladas a serem cria*ivas </line>
<line> dese*vo**em *r*cessos capazes *e *ro*u*ir coisas inovadoras. Com a frequent* demanda do* </line>
<line> consumi**res por empr*sas *ais tr*nspar*ntes e socialmente engaja*as, a ino*aç*o social se </line>
<line> apresen*a como uma soluçã* viável; logo, empresas com *essoas mais criativas, com </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*ssos </line>
<line> já estabeleci*o* te*dem a s*r mais inovadoras e, assim, *ossibilitam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*v*lvim*n*o de mais ações *e inovaç*o socia*, impac*a*do, positivame*te, * s*cied*de </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. *0, n. 1, art. 4, p. 65-*3, jan. 20*3 *ww4.fsa*et.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> P*o*essos *r*a*ivos * Inov*ção So*ial: A*álises das Prát*cas a *art*r de Rela*óri*s de Su*tent*bil**ade </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> como *m *odo - desde que sigam algu*s critérios p**mordiais *ara que ess* ci*lo, de fato, </line>
<line> func*o*e. </line>
</par>
<par>
<line> Bus*ou-s* compreender o* conceitos *o* meio d* ref**enc*al teórico e analisar as </line>
</par>
<par>
<line> in**rmações l*v*nt*das na </line>
<line> pesqu*sa document*l, a *i* *e busc*r res*ostas para o se*uinte </line>
</par>
<par>
<line> questionamento: como *s proces*os criativos se relacionam com co*str*ção de ações de a </line>
<line> in*vação **cia* *m grandes empresas? Entre os re*ulta*os, foi possível identi*i*ar que as </line>
</par>
<par>
<line> pe*soas *ão *arte fun*a*ental para *ss* proc*sso e, *o* *sso, ma** do que critérios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*as inovadoras, f*i preciso entender co*o se dá o desenvolvi*ento de pes*oas c*iat*vas </line>
<line> n*s empres*s que a*sei*m po* processos ma*s ino**dore*. Con*udo, exist*, ain**, espaço para </line>
</par>
<par>
<line> a ampliaçã* desta disc*ssã*, já que *ste *s*ud* deu conta de *nalisar, </line>
<line> ex*lusiv*mente, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> relatório de sustent*bil*dade das empresas pesqui*ad*s, abr*nd* margem *ara es*udo* ai**a </line>
<line> mais aprofundados sobre * impac*o *o* processos c*iativos em ações de *novação s*cial em </line>
<line> gra*des em**esas. </line>
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<line> C*nt*ibuição dos Autores </line>
<line> F. Hack </line>
<line> C. *. P, Pinheiro </line>
<line> M. Bart </line>
<line> M. S. G. As*ton </line>
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<line> 1) *onc*pção * pla*ejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interpreta*ão *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do *ascun*o o* na revisão crítica d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ção *a aprova*ão da versão f**al do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> R**. FSA, Tere*ina PI, *. 20, n. 1, art. *, p. 6*-83, jan. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/*evis** </line>
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