<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 9, p. 156-174, *o*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.11.9
</line>
</par><par>
<line>
*odificações no Sistema de Contr*l* Gerencia* so* a Pers**ctiva da Teori* *a Contingên*ia:
</line>
<line>
Estudo de *aso d* u*a Fundaçã* Privada
</line>
<line>
Modi**cati*ns in the M*nag*ment C*n*rol Sys*em from the Perspect*ve *f Contingency T***ry:
</line>
<line>
Case St*dy of a Private F*undation
</line>
</par><par>
<line>
*uciano Pinh*iro de Sá
</line>
<line>
Doutor e* Ad*inistração pel* UNIGRANR*O
</line>
<line>
P*ofessor ** Univer*id*de Federal d* J**z de Fora
</line>
<line>
*-mail: luciano.pin*e*ro@ufjf.br
</line>
<line>
*alita Menon
</line>
<line>
*acharel em Ciênci*s Co*tábeis pela U*ive*si*ade F*deral de J*iz *e *ora
</line>
<line>
E-mail: *ali*amenon@gmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Luciano Pinheiro de *á
</line>
<line>
Editor-Chefe: D*. T*n*y *er*ey de *len**r
</line>
</par><par>
<line>
Faculdade de Ad*i*istr*ção e Ciênc*as Contá**i*
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Campus Unive*sitár*o, *ua José Lo**e*ço K*lmer, s/n -
</line>
</par><par>
<line>
S*o Pedro, Jui* *e Fora - MG, *6036-90*. MG, Brasil.
</line>
<line>
*rtig* recebido *m 11/08/20*2. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: Tal*ta Menon
</line>
<line>
receb*da e* 2*/08/2022. Aprovado em 2*/0*/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Ru* Mário P**eira d* Lima, 147 - Santa Cecíli* - Juiz d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ora - MG, 36026-200
</line>
<line>
Avaliado *elo sist*ma Triple Review: Desk Rev*ew a)
</line>
<line>
pe*o *ditor-Che*e; e b) Doubl* Bli*d *evi*w
</line>
<line>
(avaliação c*ga por dois avaliador*s da área).
</line>
<line>
R*vis*o: *ramat*cal, Normativa e de Fo*matação
</line>
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<par>
<line>
Mo*if**ações n* Siste*a de Co*t*ole G*rencial sob a Pers*ect*va da Teoria da C*ntingência:
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
R*S**O
</line>
</par><par>
<line>
N*
</line>
<line>
presente *esquisa, obj*tiv*u-se apresen*ação, por me*o a
</line>
<line>
de um Estudo
</line>
<line>
de Caso, das
</line>
</par><par>
<line>
dem*nd*s e*ternas que se tornaram conti*genci*is e *ue influenciaram uma fund*ção privad*
</line>
<line>
a mo*ificar o s*u Sistema de Controle Gerenci*l para a ex**ução de um programa de atenção
</line>
<line>
*e**nd*ria à saú** dos *ac*e**es do Sist*ma Úni*o de Saúd*. O estudo foi *u*dament*do no
</line>
<line>
Sistema de Controle *e*e*cial, com bas* na referência d* A**h*n* * Govindaraja* (2008).
</line>
<line>
Foi utilizad* a p*squi*a qualit*tiva e doc*mental *rimária, com acesso aos documentos, ent**
</line>
</par><par>
<line>
2010 a
</line>
<line>
2018, refe*entes
</line>
<line>
ao controle de exec*ç*o dos Pro*ramas de A*e*d*mento elaborados
</line>
</par><par>
<line>
pela contro*adoria e *o*rdenação assistenc*al
</line>
<line>
da Fu*d*ção IMEPEN. Nos resultado*
</line>
</par><par>
<line>
ide*tificou-se *ue *ão só
</line>
<line>
os
</line>
<line>
nív*is de produ*ão mais *l*va**s au*e*t** os níve*s de
</line>
</par><par>
<line>
*o**rol*, mas *u* um ma*or ní*el de contr*l* *roporc*ona ní*eis mai* *l*vados de pr*dução,
</line>
<line>
o que confirma a dis*ussão sobre o Sistema de Controle G*rencial. Ainda como contrib*ição,
</line>
<line>
a mudança na gestão, ocorrida * parti* da criação da Coorden*ção Assis*enc*al em 2*1*,
</line>
</par><par>
<line>
perm*tiu
</line>
<line>
informações de mel**r qu*lidade ent*e as
</line>
<line>
equipes i*ternas e externas,
</line>
</par><par>
<line>
proporcionando uma **evação na produçã*. Tal achado corrobor* com a d*scussão
</line>
<line>
sobre
</line>
</par><par>
<line>
Sis*ema de Controle Gerencial, na q*al Anth*ny e *ovindajaram (2008) dest*cam que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
controle g*rencial es*á lig*do ao*
</line>
<line>
gesto*es, pois são eles que mot*vam as pessoas dent*o d*s
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-Chave: Sis*ema de Contr*le Gerencial. T*oria da Contin*ência. Fundação Pri**da.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
I* the present r*search,
</line>
<line>
the objective *a* to pre*e*t, through a case, the ex*ernal
</line>
<line>
dem*nds,
</line>
</par><par>
<line>
which became c*nti*g**cy and that infl*enced * private f*undati*n to modify its
</line>
</par><par>
<line>
Managem*nt *o*tro* System fo* the execution
</line>
<line>
of *ea*th ca*e program Br*zi*ian\s *ealth
</line>
</par><par>
<line>
Pu*li* System. The stud* *as based ** the Managemen* C*ntrol Syst*m, ba*ed ** the
</line>
</par><par>
<line>
reference by *n*hony and Govindarajan
</line>
<line>
(20*8). We used
</line>
<line>
qua*itative and d*cumenta*y
</line>
</par><par>
<line>
research *as *ith *ccess *o documents b*tween *010 and 2018 regard*ng th* co*tro* of the
</line>
</par><par>
<line>
execu*ion of t*e Ass*s*ance Progra*s *re*a*ed
</line>
<line>
by
</line>
<line>
*he contro*lership a*d assis*ance
</line>
</par><par>
<line>
coor*ination of the IMEPEN F*undation. I* the resu*ts, it was identified th** not only hig*er
</line>
</par><par>
<line>
produ*tion levels increase control level*, but that a
</line>
<line>
h*gher l**el *f control prov*des hig***
</line>
</par><par>
<line>
level* of produ*tion, which confir*s the
</line>
<line>
*i*cussio* a*ou* the *anag*m*nt Control System.
</line>
</par><par>
<line>
Also, as contri*ution, the chan** in management th*t took place *fte* the cr**t*on of the a
</line>
<line>
A*sistance *oordination in *01* allowed for better qualit* inf*rmatio* between int*rnal and
</line>
<line>
ex**rnal te*ms, provi*ing an *ncrease in production. This fin*ing co**oborates th* discu*s***
</line>
<line>
o* t*e Man*g*ment C*ntrol Syste*, in w*ic* *nthony and *ovindajaram (2008) emphasize
</line>
</par><par>
<line>
th*t m*na*ement control is linked to ma*agers,
</line>
<line>
as the*
</line>
<line>
are the ones who motiv*t* pe*ple
</line>
</par><par>
<line>
*ithin orga*iz*tio*s.
</line>
</par><par>
<line>
**ywords: Manage*e*t Control System. Con*ingency Theory. Priv*te *o*ndatio*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi** PI, *. 1*, n. 11, art. 9, p. 1*6-*74, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.***.**/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Sá, T. Menon
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Tendo o controle como componente **sencial na **s*ão, a pes*uisa con*ta*te n*s**
</line>
<line>
traba*h* parte d* *ensamento *e que o controle geren*ial de uma o**an*z*ção *ngloba
</line>
<line>
diversas a*ividades, *ntre *las o planej**ento sobre o *ue se quer re*lizar, a coo*den*çã* d*s
</line>
<line>
a*ividades entre ** s*tores, a comuni*a**o das in*orma*ões, * avalia*ão da* *n*ormações, a*
</line>
</par><par>
<line>
*ecisõ** sobre ações a serem e*ecutad*s, c*so haja,
</line>
<line>
e a *nfluência sobr* os
</line>
<line>
envolvi*os,
</line>
</par><par>
<line>
objetiva*d*
</line>
<line>
a m*dan*a compor*amen*al (ANTHONY; GO**N**RAJAN, 2*08).
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
intenção é que *roces*os s*jam mais co*trola*o* a p**tir d* níveis de produção ma*s el*vados,
</line>
</par><par>
<line>
relação
</line>
<line>
*o* cli*ntes *
</line>
<line>
*endas, forn*cedor** e com ** respons*v*is *e*os recursos aplicad*s
</line>
</par><par>
<line>
(ANTONY; GOVINDA**J*N, 200*).
</line>
<line>
Te*-se c*mo *licerce par* a d*sc*ssão a *eor** *a Contin*ência, que v*sa a* estudo
</line>
</par><par>
<line>
da organização dentro
</line>
<line>
do seu meio,
</line>
<line>
pois, p*ra a o*tenção de um nível elevado de
</line>
</par><par>
<line>
*esempenho,
</line>
<line>
é necessár*o estratégia e fundam*ntos par* sua adequação aos *at**es
</line>
</par><par>
<line>
cont*n*encia*s, tais c*mo: taman*o, e*t*a*égia, *ecnolog*a e i*c*rtez*
</line>
<line>
nas tarefas.
</line>
<line>
Ness*
</line>
</par><par>
<line>
sentido, é nece*sári* *ue a o**a*iza**o tenha *a*acidad*
</line>
<line>
de se adaptar aos *at*res
</line>
</par><par>
<line>
*on*inge*ci*is
</line>
<line>
para alcançar um desempenho m*lho* (*R*ITAG; ALMEIDA; LU*E*A,
</line>
</par><par>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
Com **vas diretrizes e*itidas pelo *estor do progra** de aten*im*n*o e
</line>
<line>
mo*erniza*õe* d* sistem*s externos, como o d* Sistem* *nico de **úde (S*S), por exemp*o,
</line>
<line>
*xigiram-*e que as fun*ações ada*ta*sem seus c*ntroles *lém d* a*o*arem nov*s.
</line>
</par><par>
<line>
Não está c*aro n* literatura prévia, como os sis*emas de cont*ol* são *mpa*tados
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*xigên*ias a*bientais e aumentos de produção em *u*dações priva*as. Assim, esta pes*uisa
</line>
<line>
p**cura *nalisar como as *ema*das ex**rnas impactam e mo*ifi*am os co**roles
</line>
<line>
organ*zacionais *a execução das *t*vidades das *und*ç**s privad*s.
</line>
<line>
Esta pesquisa se *rienta pel* perg*nt* de p*squisa: como a* dem**das *xternas podem
</line>
<line>
m*difica* o Sis*ema de *o**role Gerencial em uma fundação privada?
</line>
</par><par>
<line>
O ob*etivo ger*l da pesq*isa é *nalisar c*m*
</line>
<line>
as d*mandas ex*ernas m*di*icam *
</line>
</par><par>
<line>
*ist*ma de Contro*e Ger*nc**l e imp*c*am as meta* tr*çadas na execução de um programa em
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
fundaç** p*ivada. Par* i*so, bu*cam-se como objetiv*s específico*: iden*i*ica* *u*is
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
demandas e**er*as e os res**n*áv*i* que infl*enc*a*am a *odif*cação do *istem* de Controle
</line>
<line>
Gerencia*; quais os contr*les que f*zem parte do q*adro evol*tivo no p*ríodo d* *010 a 2018;
</line>
<line>
e qual *oi a *volução da* metas no período *m comparaçã* ao con**ole gerencial.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.11, art. 9, p. 156-174, nov. **22 ww*4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modificações n* Siste*a de Controle Gerencial sob a Perspe*tiv* da *eor*a da *ontingê*cia:
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
O objeto d**ta pe***isa é
</line>
<line>
um* fundação pri**da, *qui denomin*da como Fund*ção
</line>
</par><par>
<line>
IMEPEN. Sua e*pecialidade é n* área da saú*e e te* atuação na cid*de de Juiz *e Fo*a, no
</line>
</par><par>
<line>
Estado d* Minas Gera*s. Em 2010,
</line>
<line>
a Funda*ão IMEPE*
</line>
<line>
cel*brou um contrato com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Secret*ri* *e S*úde do E*ta*o de Minas Ger*is (S*S-MG) para a execução ** programa
</line>
</par><par>
<line>
denominad* Al*a, referente à
</line>
<line>
atenção se*undár*a para
</line>
<line>
at*nd*mento de pacie*te*. O contrato
</line>
</par><par>
<line>
durou de maio de 2010 a*é junh* de 2*1*.
</line>
<line>
O tip* *e pesq*i*a u*ilizada foi * *ualitativa, pois abar*a a*álise aprofundada do *a*o
</line>
<line>
estudado (RAUPP; BEUR**, 2*0*). Assim, ado**u-se a p*squisa docume*ta*, utiliza*do-se
</line>
</par><par>
<line>
fonte
</line>
<line>
*e dad*s primária dos setores de Coordenação Assistencial e d* Co*trol*doria
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*bjeto.
</line>
<line>
Os *es*ltados sugerem um* evoluç** dos Sistemas
</line>
<line>
de C*n*role G*rencial
</line>
<line>
de ac*rdo
</line>
</par><par>
<line>
com o au*ento n*s serviç*s de atendimentos *res*a*os * exigências *m*ientais
</line>
<line>
*xternas. O
</line>
</par><par>
<line>
controle de *etas exigido pelo gesto* se*viu *e b*se para o de*envolvim*nto d*s controles já
</line>
<line>
existe*tes * para o aumento da pr*du*ão foram n*ce*sários novos controles. Es*es con*roles
</line>
</par><par>
<line>
permitiram identificar fra*ilidades inte*n*s e *lgumas contingê*ci*s externa* qu*
</line>
<line>
impediam
</line>
</par><par>
<line>
esse *umen** d* *rodução.
</line>
</par><par>
<line>
O presente
</line>
<line>
trabalh* é composto por c*nco seções incluindo
</line>
<line>
essa intr*du*ão. É
</line>
</par><par>
<line>
apre*entada, no capítulo 2, a revisão da *iterat*ra, n* capítu** 3, a m*todolog*a, *o capít*lo *,
</line>
<line>
a an*lise dos re*ultado* e *is*uss*es, e no capítulo 5, *ão apresentada* as considerações
</line>
<line>
finais.
</line>
<line>
2 *E*ISÃ* DA LITE*ATU*A
</line>
<line>
2.1 T*ORIA DA C*NTINGÊN*I* E SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIA*
</line>
<line>
A t*o*ia d* contingência a*sume que a org*ni*a*ão *ara *er e**ci*nte é depe*den*e de
</line>
</par><par>
<line>
elementos tecn*lógicos e ambientais. Ne**a direção, *s
</line>
<line>
processos ge*enc***s eficie*te* são
</line>
</par><par>
<line>
contingentes s*bre pro*riedades e*tru*ura*s d* organi*ação, *omo centralizaçã*, autonomia,
</line>
<line>
decisões *e produ*ão e es*ecificação (WATERHOU*E; TJESSEN, 1978).
</line>
</par><par>
<line>
A relação mais
</line>
<line>
*róxima da *eoria da contingê*cia e control* ger*nci*l
</line>
<line>
ga*hou mais
</line>
</par><par>
<line>
ro**stez a
</line>
<line>
partir d*s anos 70. À época, havia um* tentativa ** bus*ar expli*ações
</line>
<line>
para *s
</line>
</par><par>
<line>
v*riaçõe* prátic*s da contabilidade g*rencial. As vari*veis i*d**en*ent*s usa**s para explicar
</line>
</par><par>
<line>
a *str**ura organizacional
</line>
<line>
eram muitas veze* transferidas para * teoria da co*tabilidad*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n* PI, v. 19, n. 11, *rt. 9, p. **6-174, n*v. *022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. S*, T. ****n
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
*erencial com objet*vo de ex*li*ar o desenho e a util*zaçã* d*s Sistemas de Controle
</line>
<line>
Ge*en*ial (OTLE*, 20**).
</line>
<line>
A Te*ria da Contingência se d*fere*c*a das demais ao conduz*r seus *stud*s
</line>
</par><par>
<line>
observand* q*e n** exis*e um *onjunto único
</line>
<line>
de princípios para uma o*gani*ação, um tipo
</line>
</par><par>
<line>
i*eal de *istema de gest** qu* pode servir co*o um modelo para *odas as empresas (BURNS;
</line>
<line>
STAL*ER, 19** apud FREITAG; ALMEIDA; LUCENA, *0*1).
</line>
<line>
As*im, des*e a década de 70, a teoria d* contingê*cia, em sua essência, **erece que a*
</line>
</par><par>
<line>
estruturas
</line>
<line>
organizacionais eficie*tes variam com elementos c*ntextuais das organiza*ões.
</line>
</par><par>
<line>
Implica ainda que a *ficác*a de
</line>
<line>
certas té*n*c** *ere*cia*s, como a t*mada de decisão
</line>
</par><par>
<line>
participativa ou tarefa sobre a l*de*ança dirigida, depende *o c*ntexto e da estrutura da a
</line>
<line>
org**ização (****R*OUSE; T*E*SEN, *978).
</line>
<line>
Anthony e **vindaraj*n (2008) d*stacam *ue * controle gere*cial está ligado aos
</line>
<line>
ges*ores, p*is *ão eles que motiv*m as pess*a* dentr* das organizaçõ*s a implementarem as
</line>
<line>
estratégias des*nhad*s par* as mes*as. G*ande parte d* process* de *ontrole gerencial e*tá
</line>
<line>
relacionada às relaçõ*s in**rmais entre *s ge*tore* e e*t*e *est*r*s e seus subor*inados
</line>
<line>
(ANTHO**; GOVIN*ARA**N, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Para G*mes (2014), m*tade das pessoa* acredi*a que d*veria
</line>
<line>
existir menos
</line>
<line>
contro*e,
</line>
</par><par>
<line>
**is o vê com* forma *e coerçã* e opr*s*ão; já a outra metade deseja ma*s c***role, pois o
</line>
<line>
percebe c*mo instrumento impo*t*nte que r*gula as *elaçõ*s **ss*ais e org*nizaci*nais, e que
</line>
<line>
sem *le ha***ia caos. *ontinuando a expli*ação, Gom*s (2014) cita dois *ontos *m**rtantes
</line>
</par><par>
<line>
na discu*são: a q*a*tidade e qualid*de, ou se*a,
</line>
<line>
o quanto *ontrolar, o que con*rolar, como
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quando, visto qu* mais controle não é sinônim* de melhor contr*le. Para *lgumas *ess*as
</line>
</par><par>
<line>
deve-se cont*olar *o *áximo, se*
</line>
<line>
deixar nada de fora, pa*a *utros i*tere*sa *aber o que
</line>
</par><par>
<line>
contro*ar e o que não deve se* deixa*o fora do *on*role, direcionando os e*forços p*ra o q*e *
</line>
<line>
relevan*e.
</line>
<line>
Para *NTH*NY e GOVINDARAJAN (2008):
</line>
<line>
* s*st*ma de cont*ole g*renci*l é o resultado de um proce*so *e planejame*t*
</line>
</par><par>
<line>
cons*iente. E *es*e pr*cesso o gestor
</line>
<line>
deci*e quais ações a org*nização deve
</line>
</par><par>
<line>
e*preender, e uma pa*te do processo *e *ontrole é a comp*ração entre *s
</line>
<line>
re*lizações e*etiv** e os planos definidos. Por*anto, o proc*sso de **ntro*e em uma
</line>
<line>
organi*ação envolve o *lanejamento. Em diversas situaçõ*s, o planejament* e o
</line>
</par><par>
<line>
controle podem ser compreendidos como dua* *tiv**ades separadas. O
</line>
<line>
contr*le
</line>
</par><par>
<line>
**renc*al, no entanto, envolve o planejamento e o
</line>
<line>
controle (ANTHONY e
</line>
</par><par>
<line>
GOVINDAR*JA*, 2*08, p.*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Com relação às *t*vidades, A*tho*y e Govindarajan (2008) destacam qu* o controle
</line>
<line>
gerencial de uma or*aniza*ã* e*globa dive*sa* atividades, entre e*as: o planeja**nto sobr* o
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. **, n.11, art. 9, p. 156-174, nov. *0*2 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mo*ificações no Sistema de Co*trol* Gerenc*al sob a *erspectiva da Teoria da Contingência:
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
que se quer realizar; coorde*ação das atividade* entre o* se*ores; c*m**ic*ção *as
</line>
<line>
informações; avaliação das inf*rmaç*es; decisõe* sob*e a*õ*s a serem executadas, caso haj*;
</line>
</par><par>
<line>
e in*l*ên*ia so**e
</line>
<line>
o* envolvidos, o*jeti**ndo a mu*ança com*or*ament*l. Complementam
</line>
</par><par>
<line>
ainda d*z**do que os Sistema* de C*ntroles Ge*enciais são caracteriza*os *or *ais ou menos
</line>
</par><par>
<line>
etapas, com *eriodici*ades difer*ntes, recorrentes e coordenada*, tend* como o*jet*vo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realizaç** de um pro*ósi*o específico (A*THONY; GOVINDAR*JAN, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Gome* (2014) ap*nta que a* *ariáveis *amanho da organizaç*o, tec*ol*g*a, nív*l d*
</line>
<line>
concorrência exi*tente, a* *elaç*es huma**s e a relação de p*de* é qu*m v*o dit*r a
</line>
</par><par>
<line>
c*nfi*uração do *ist*ma de controle, *e fo*ma que possibi*it*m maior informa*ão do que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*elevante nos *i*los vivenciad*s pela organização, *ermit*ndo flexibilid*de adaptabilidade e
</line>
<line>
** transf*rmaç**s internas * exte*nas.
</line>
<line>
* organ*zação deve *er c*ntr*lada, pois os procedi*e*tos *rec**am es*ar *e ac*rdo
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
as r*gra* para q** haja g*rantia da ex*cução
</line>
<line>
*os pl*n** estratégicos. O c***role
</line>
</par><par>
<line>
*erencial **tá
</line>
<line>
entre a d*finição da estraté*ia e o c*nt*o*e de tar*f**. A intençã* é que
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos sejam *ais controlados a partir de n*veis d* produção **is ele*ad*s, relação com
</line>
</par><par>
<line>
clien*es e v*ndas,
</line>
<line>
*ornecedores *om *s responsáveis pe*os recursos aplic**os (ANTONY; e
</line>
</par><par>
<line>
GOVINDA*AJAN, 200*).
</line>
<line>
Com re*ação aos l*mites de aplica*ão da Teoria da C**tingência rel*cion*d** ao
</line>
</par><par>
<line>
c*n*r**e
</line>
<line>
ge*enc***, têm-se as relaçõe* entre as organizações, p**s os esforços ai*da parecem
</line>
</par><par>
<line>
tí*idos sobr* o tema. O *ue
</line>
<line>
por um lad* pode ser
</line>
<line>
uma limitação, po* outro pode
</line>
<line>
se* *ma
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade de pes*uisa, como a evolução no Si*tem* *e Contr*le Gerencial, a utili*ação de
</line>
<line>
técnicas novas d* controle geren*ial * as cons*quências de ade*u**ões das cont*ngências para
</line>
<line>
os novo* modelos de negócios, internacionalização e novo* d*lineamentos hi*rárquicos. Es**s
</line>
</par><par>
<line>
* ou*ros t**as inspiram
</line>
<line>
estudos p*ra * progresso sobre os fatore* de co*tingência
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
empre*a* como poder do cliente e o poder *o f*rnecedor, ten*an*o *dentific*r influência* *as
</line>
</par><par>
<line>
rel**õ*s com cliente* e fornecedores
</line>
<line>
e outras p*s*ibi*idade* (*REITAG; ALMEIDA;
</line>
</par><par>
<line>
LUCENA, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
2.2 F*nda*ões Pr*vada*
</line>
</par><par>
<line>
Hülse (**1*) esclarece que, no campo jurídico brasi*e*ro, a prime*ra nor*a*ização d*s
</line>
</par><par>
<line>
*undações *rivadas
</line>
<line>
nos *eva ao ano *e 1903, sen*o incorporada
</line>
<line>
ao Códi*o Ci*** *e 1916.
</line>
</par><par>
<line>
Am*ral (2021) comp*eme*ta *ue a Lei n.º 13.151 de 201* aumen**u o número de finalidades
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. *, *. 156-174, *ov. 2022
</line>
<line>
**w*.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. S*, T. Meno*
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
p*r* autoriz**ão de criação de *ma *undação, *espaldando o antigo rol de fi*ali*ades d*
</line>
<line>
p*rá*rafo único do art. *2 *o Código Ci*il.
</line>
<line>
Sobre a fis**lizaçã* das fund***es, Amaral (202*) e**lar**e qu* o órgão fiscaliz*do*
</line>
<line>
responsáve* é o Ministério *úblico (MP), e o art. 66 do Códig* *ivil di* q*e qu*m c*idará
</line>
<line>
das fundações é o Minis*ério Público do Estado, onde elas *s*ão situad*s, o que perm*nece na
</line>
<line>
Lei n.º 1*.151/15.
</line>
<line>
Levan** em consideraçã* o destino dos ben* ma*eria*s e que poderiam concretizar o*
</line>
<line>
i*eais de alguns homens gerando um legad*, a cria*ão das fundaçõ*s:
</line>
</par><par>
<line>
**dem ser justif*ca*as pel* *e*ejo de sol*darieda*e
</line>
<line>
atribuíd* ao ser h**ano, *u*
</line>
</par><par>
<line>
busca mecani*mos *ar* auxiliar pessoas n**essitadas. Há regi*tros desde os
</line>
<line>
pri*órdios da hum*nidade *e h*mens cheios *e amo* pelas artes, sabe*or*a, cultura
</line>
<line>
ou até mesmo ao sing*lo, mais *rofundo amor ao próximo, quando dispunham de
</line>
<line>
b*ns *ar* determinada finalidade social (PAES, 2010, p. *75).
</line>
<line>
No conte*to bras**eiro, as fundações podem te* ca*áter público o* p*ivad*. Ne*se
</line>
<line>
trabal*o serão *estacadas as *u*dações de **ráte* privado, ob*eto do estu*o. *esse c*so,
</line>
<line>
t*mos que:
</line>
</par><par>
<line>
As Fundaç*es Privada* são entidad*s do*adas
</line>
<line>
de personalidade jurídica
</line>
<line>
de
</line>
<line>
direi*o
</line>
</par><par>
<line>
pr*vado, sem fins lucrativos, criadas em virtude *e
</line>
<line>
autoriz*ç*o legisl*t*va para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvime*to de ativi**des de in*e*esse *úblico, como e*ucação, cultu*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sa, sempre merecedoras de am*aro legal. São cria*as p*r d*ação de
</line>
<line>
patrimônio p*ra ao fi* ao *ua* fo*am criadas. (HÜLSE, 2012, p.2)
</line>
<line>
O mai* r*ce*te dado e*contrado sobre a total*dad*, seg*n*o IBGE (2016), no *no *e
</line>
<line>
2016, o B*asil po**uía próx*m* a 237 mil Fun*ações Privadas e Asso**ações sem Fi*s
</line>
<line>
Lucrativos (F*SFIL). O *sta*o de Minas Gerais possuía c*r*a de 31 *il F*SFIL,
</line>
<line>
represen*and* 13,2% do total n* Brasi*, * des*a*, **7 (sei*cen*o* e qua*enta e sete) eram
</line>
<line>
in*titui*ões da área da saúde. Além da população atendi*a, as i*st*tuições possuí*m o núme*o
</line>
<line>
de 2,72 *ilh*es *e pessoal alocado as*alari*do no Brasil. Em Minas Gerais, algo próxim* a
</line>
<line>
251 mil pessoas estão alocada* no se**r.
</line>
<line>
2.3 Estudos empíricos
</line>
<line>
Oliveir* e Callado (2017) apresentaram pesquisa com objetivo *eral de invest*gar as
</line>
</par><par>
<line>
*rát*cas d* *on*rol**
</line>
<line>
gerenci*is no âmbi*o de uma Organização Não Governamental (ONG).
</line>
</par><par>
<line>
Na pesquisa, co*stataram a fa**a de u* planejamento *ormal
</line>
<line>
por parte da ONG, que, em
</line>
</par><par>
</page><line>
deter*inado* *omentos, re*liza *eus ga**os e i*vestimentos com ba*e no planejam*nto
</line>
<line>
fundamentado nos control** *inanceiros ** doações e das receitas vin*a* do SUS.
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*es*na, v. 19, n.11, art. 9, p. 156-174, n*v. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*dificaçõ*s no S**tema de Control* Gerencial sob a Perspectiva da T*oria da Con*ingência:
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
No cas* de França (2007), o *bj**ivo da pesquis* foi investigar
</line>
<line>
se os s*stema*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*trole *as Igrejas Batistas em J*ã* Pessoa, no Estado da Pa*aíba, atendem às necessidades
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
t*ansparênci*, avalia*ão de desempenho e co*un**ação. A pes*ui*a
</line>
<line>
de caráte*
</line>
</par><par>
<line>
explo*atório, tem como instrumen*o* té*nicos
</line>
<line>
*ti*izados a rev*são bibliográfic* * a pe*q*isa
</line>
</par><par>
<line>
de camp* com * utilização *e questionário. A amos*ra d* pesquisa foi *ompos*a *or 40
</line>
</par><par>
<line>
igrejas. Como
</line>
<line>
res*lta*o, França (2007), salienta que
</line>
<line>
os s*stem*s d* control* atendem
</line>
</par><par>
<line>
par*ialmente aos o*je*ivo* da pesquis*, po*s *onst*ta que há existência de siste*as
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
co*trol* p*uco sof*sticados, in*luenciad*s, sobret*d*,
</line>
<line>
por uma est**tura organiza*ional
</line>
</par><par>
<line>
centralizad*, porém, há in*ica**vos de descentralização *través d* *mplantaç*o *e n*vos
</line>
<line>
mod*l*s de *estão eclesiás*ica.
</line>
<line>
Brito (2017) teve como objetivo inve*tig*r as relações da intens***de d* uso d*
</line>
</par><par>
<line>
Sistema de Cont*o*e G*rencial e o desempenho organizacional nas fu*d*ções de
</line>
<line>
apoio
</line>
</par><par>
<line>
brasileiras, u*ilizando o m*delo *e su*sistemas que integram o S*stema *e Con*role Ger*ncial
</line>
<line>
*roposto po* Fla**oltz. * pesqui*a *oi *e*criti*a, qua*tita*iva, bibliográfica de l**antam*n*o,
</line>
<line>
com coleta d* dados at*avés de ques*ionário. A p*pulação alvo foi composta *elas Fu*daç*es
</line>
</par><par>
<line>
Priva*as que *es*mpenham a*ividades de apo*o às instituições fed*rais
</line>
<line>
*e ensin* superior
</line>
</par><par>
<line>
(IFES) e *s instituições científi*as e tec**lógi*as (I*Ts) afiliadas ao C**selho Nacional das
</line>
</par><par>
<line>
Fundações d* Apoio *s *nstituições de Ensino e ** Pesquisa Cie*tífica e Tecnológica
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
CONFIES.
</line>
</par><par>
<line>
Em suas consi*erações, Br**o (2017) destaca *ue * *erceiro setor te* despertado
</line>
</par><par>
<line>
in*e*es*e n** pe*quis*dor*s de *árias
</line>
<line>
á*eas d* *esquisa, e* e*pe*ial nas ciênci*s
</line>
<line>
s*cia*s
</line>
</par><par>
<line>
aplicadas q*e exploram modelos de ges*ão e melhor g*renci*mento dos re*u*sos dis*oníveis
</line>
<line>
para o set*r. *omplementa informa*d* que o Si*tema de Co*trole Ger*ncia* * ele*en*o
</line>
<line>
pr*m**dial na gestão das *rganizações, prin*ipalmente na* sem fin*lidades lu**ativas, pois
</line>
<line>
possuem objet*vos e *otiv*ções d*fere*te das que visam ao l*c*o.
</line>
<line>
A autora con**uiu, quando *va*iando a hipót*se b*s*ca d* *esqui*a, que a intensidade
</line>
</par><par>
<line>
do us o
</line>
<line>
do Sist*ma de Control* Geren*i*l *em relação posi*iva **m o *esempenho
</line>
</par><par>
<line>
organizacional nas f*ndações
</line>
<line>
de apoio. * mesma relação f** encon*rada em estu*os
</line>
</par><par>
<line>
*nteriores,
</line>
<line>
que *ostr*m que o u*o do Sistema de Co*tr*le Gerencial p*rmit* *elh*rar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*mpenho.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T**esi*a PI, v. 19, n. 11, art. 9, *. 156-174, nov. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Sá, T. Menon
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
3 *ETODO*OG*A
</line>
</par><par>
<line>
3.1 T*po de Pesqu*sa
</line>
</par><par>
<line>
A* classifica*ões relacio*adas ao processo d* pesquis* direc*on** o pesquisador ao*
</line>
</par><par>
<line>
mé**dos d* busca, àcoleta, ** técnicas de a*álise dos dados que se*ão e
</line>
<line>
ut*lizados *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contin*idade da p*squisa. Pa*a Gil (2002, p. 4*), as pe*qu*sas e*plorat*ria* *êm c*m*
</line>
<line>
"ob*etivo pro*orc*onar maior fa*iliaridade com o problema, com vistas a to*ná-lo *ais
</line>
<line>
explícito ou construir hi*óte***".
</line>
</par><par>
<line>
Richardson (1*99) possui a visão de que os estudos que
</line>
<line>
utilizam uma metodolo*ia
</line>
</par><par>
<line>
qualitat*va po*em ex*l*ca* dificuldade d* um determi*ado as**nto, an*lisan*o a in*eração a
</line>
</par><par>
<line>
de certas variáve*s, com*reenden** e classificando os pr*cess*s
</line>
<line>
dinâmico* vi*enciados por
</line>
</par><par>
<line>
grupos s*ciais.
</line>
</par><par>
<line>
Raupp e *eur*n (200*) abarcam
</line>
<line>
que a pesq*i*a qualitativa
</line>
<line>
demand* uma a*álise
</line>
</par><par>
<line>
aprof*ndada do fato **tudado e ainda a justifica* *a ár*a contábil *or s* tratar d* uma ciênci*
</line>
<line>
social.
</line>
<line>
Com rel*ç*o ao mei* e a*s participant*s en*ol*i*os *a pesquisa, "* compreen*ão * o
</line>
</par><par>
<line>
ap*ofund*me*t* dos fenômenos vivenciados pela
</line>
<line>
ótic* do* *art*c*pantes em meio na*ural ao
</line>
</par><par>
<line>
co*texto é * foco da pesquisa qualitativa." (SAMPIERI; COLL*DO; LUCIO, 2013, p. 376).
</line>
</par><par>
<line>
O* autores compleme*tam ainda q*e "*eu
</line>
<line>
e*f*que
</line>
<line>
está na cole** de d*do* sem *edição
</line>
</par><par>
<line>
numér*ca q*e vem pa** descob**r *u aperfeiçoar as perguntas de pesquisa durante o pro**sso
</line>
<line>
de apre*enta*ão." (SAMP*ERI; COLLADO; LU*IO, 2013, p. 3*).
</line>
</par><par>
<line>
De
</line>
<line>
*cor** com Mart*ns e Theó**ilo (2009), como atributo dos es*udos que
</line>
<line>
utilizam
</line>
</par><par>
<line>
*ocumentos como font* de d*d*s, inform*ções e evidências, têm-se o méto** d* Pesqu*sa
</line>
<line>
Do**mental, qu* util*za documentos d* **ri*dos tip*s, q*e pode* ser escritos o* não, c**o:
</line>
<line>
diário*; arquivos de do*ume**os p*b*ico* ou privados; gravações; correspon*ênc*as *es*oais
</line>
<line>
e f**m**s; *otografias; film*s; mapas e outros. A*s**, *o *a*o da Pes*uisa Do*umental,
</line>
</par><par>
<line>
utiliza fo*tes
</line>
<line>
primária*, co*siderando os materiais compila*os pelo
</line>
<line>
autor do trab*lho e que
</line>
</par><par>
<line>
ainda n*o *or*m utilizados *omo objeto de anál*se, ou podem s*r retr*balhados ** acordo com
</line>
<line>
o fo*o *a pes*uis*.
</line>
</par><par>
<line>
Utilizou-s* * E*tudo de Caso, *ois analis*u-se *m *en*meno real **orrido *urante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*xe*ução de um pro*rama em u*a fu*daç*o privad*, no período de maio de 2010 * junho de
</line>
<line>
20*8, com eventos *e i*ício, me*o e fim. Para Yin (*015), o E*tudo d* Ca*o é *tiliz*do em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresi*a, v. 19, n.11, art. *, p. 156-174, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*dific*çõe* no Sistem* de C*ntrole Ger*nci*l sob * P*rsp*c**va *a Teo*i* *a Co*tingênci*:
</line>
<line>
*65
</line>
</par><par>
<line>
*iversas situações c*m* forma de **ntrib*ição a* *onhecimento de
</line>
<line>
ocor*ências ind*viduais,
</line>
</par><par>
<line>
em *rupo, organizac*ona*, *ocial, político e pertinentes.
</line>
</par><par>
<line>
Assoc*ad* *os níveis de pro*ução, b*scou-se, n*s documento* da Fundação IMEPEN,
</line>
<line>
saber **m* eram as pr*ticas de cont*ole gerencial *o inte*valo de maio de 2010 a *unho de
</line>
</par><par>
<line>
*0*8 e a* demandas externas que d*ter*inar*m as
</line>
<line>
nova* prát*cas *o Sis*ema de Controle
</line>
</par><par>
<line>
G*rencial.
</line>
</par><par>
<line>
Como m*todo *e
</line>
<line>
busca, os doc*m*nto* originais
</line>
<line>
im*re*sos e digitais i*terno** b**
</line>
</par><par>
<line>
como correspondên*ias eletrônicas d*s set*res d* Controladoria e Coord*naçã* Assistencial,
</line>
</par><par>
<line>
além de
</line>
<line>
a*esso à Linha Guia * à* Deliberaç*es (d*cumen*os o*iciais
</line>
<line>
d* gestor) di*poníveis
</line>
</par><par>
<line>
em arqui*os na própria instituiç*o e qu* também estão dis*oníveis para consul*a pública,
</line>
<line>
at*a*és do ac*sso a* site da S*creta*ia de Estado d* Saúde d* Minas Ge*ais.
</line>
<line>
3.2 O CASO Funda*ão IM*PEN
</line>
<line>
A F*ndação IMEPEN, se*iada em de Juiz ** Fora, no Estado de M*nas Gerais, realiza
</line>
<line>
pes*uisa * des*nvolvimento no apoio à gestão da saúde e atendimento médico ambul*torial
</line>
</par><par>
<line>
*as espec*a*idades: Nefrologia, Endo*ri*ologia, *ardiol*gia, Cl*n*co Gera*, *rtopedia,
</line>
<line>
Pé
</line>
</par><par>
<line>
D*abético, a*é* de atuaç*o em diversos e*ames. Desenvolve a capa**ta*ão *e Diálise
</line>
</par><par>
<line>
Peri**neal,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
de of*recer c*rso*
</line>
<line>
especí*icos. No campo das pesquis*s cl*nica*, h*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
Ce*t*o
</line>
<line>
d* Pesquisa de nov*s medicamentos. Foi funda** em *986, por in*ciati*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rofessores da *aculd*de de Me*ici*a da U*iversidade *ed*ral de Jui* de *ora (UFJF), *om o
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivo de *poi*r Programas *e En*ino, P*s*uisa e Extensão da Disciplina e *erviço
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Nefrologia *a UF*F (IMEPEN, 2021a).
</line>
</par><par>
<line>
*a assistência é referênci* no *tendimento aos porta*ores de doenças ren*is, além de
</line>
</par><par>
<line>
unidade
</line>
<line>
*e *poio aos serv*ço* de saúde públ*co* da rede munic*p*l, e*tad*a* * fe*eral,
</line>
</par><par>
<line>
of*rtan*o
</line>
<line>
suporte técnico e científic* re*ativo aos *ro*edimentos de média * **t*
</line>
</par><par>
<line>
*ompl*x*dades. C*m r*lação *o ate*dimento aos
</line>
<line>
u**ár*os ** SU*, abrange, além
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
mun*cí*io
</line>
<line>
de J*iz de Fora, outras cid*des dos es*ados de Minas G*rais e Rio de Janei*o
</line>
</par><par>
<line>
(IMEPEN, *021*).
</line>
<line>
Os a*bulatórios de Nefrologia, Endocrinol*gia e Cardiologia da Fundação IM*PEN,
</line>
<line>
v*s*m especialm*nte ao a*endim*nto d* pacientes **m Doença Renal Crônic* (DRC),
</line>
</par><par>
<line>
Diabetes M*llitus (D*) e Hipertensão Arte*ial Sistêmica (HAS),
</line>
<line>
que são con*iderada*
</line>
</par><par>
</page><line>
D*e*ças Crônic*s e p*ssue* diversos gr*us de risc* e *íveis de agravame*to. De acordo c*m
</line>
<line>
o Min*stério da Saúde (*013), as *oe*ç*s c*ôni**s ** geral:
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 11, *rt. 9, p. 15*-174, nov. 2*2* *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Sá, T. Menon
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
Estão rel*ciona*as * causas múltiplas, são caracterizadas por início gradual, *e
</line>
<line>
*rognósti*o us*alm*nte in*e*to, *om long* ou indefinida duração. A*res*ntam **rso
</line>
<line>
clínic* que m*da a* lon*o do tempo, com p*ssíveis períodos d* a*udização,
</line>
<line>
podendo gerar inc*pacidades. R*querem i*t**vençõ*s com * uso de tecnologias
</line>
</par><par>
<line>
*eves, **veduras ***as, associad*s a m*danças de es*ilo de vida, em um pro*esso e
</line>
<line>
de cuidado contínu* que nem sempre leva * c*ra. (MINISTÉRIO DA SAÚDE 20*3,
</line>
<line>
p. 5)
</line>
<line>
Com relação *os gr*us d* risco e *íveis de agrava*ento, destaca-se o nível 4 co*
</line>
<line>
*o*u*a*ão de alto e m*ito a*** grau *e risco, e *ue serã* citad*s pos*erio*m*nte *est*
</line>
<line>
trabalho:
</line>
<line>
No nível 4, opera-se com sub**pulações com condição cr**ica de alto ou muito alto
</line>
</par><par>
<line>
risco. Nesse nível, além do autocuid*d*
</line>
<line>
apo*ado, observa-se a necessidade m*is
</line>
</par><par>
<line>
signific*tiva *e
</line>
<line>
cuid*do* *rofiss*onais, in*lui*do o *specializ*do. (*INISTÉRIO
</line>
</par><par>
<line>
DA S**DE 2013, p. 13).
</line>
<line>
No an* de 2010, a Fundação IMEPEN, median*e celebra*ão de um contrato, inici*u a
</line>
</par><par>
<line>
ex*c***o
</line>
<line>
de um programa da S*cretari* Estadua* de Saúde d* Mi*as Gerai* de at*nção
</line>
</par><par>
<line>
secundári* à saúde, o qual neste trab*lho é t*atado c*m o *od*nome P*ogra*a Alfa, *ue tinha
</line>
<line>
como ref*rência a Li*h*-Guia de Hipertensã* *rterial Sistêmica, Diabetes Mellitu* * Doe*ça
</line>
<line>
Renal Cr*ni**, emitido pela *esma Se**etaria. O público-alvo eram *a**entes com *oença
</line>
<line>
Ren*l Crônica, D*a*etes Mellitus tipo 1 e tipo 2 e com Hiper*ensão Arterial Sistêmic*, todo*
</line>
<line>
em estág** *e alt* e muito alto grau de risco. O at*ndime*to incluía, além da consulta com o
</line>
<line>
méd*co especializado, o at*ndiment* *om a equipe interdis*iplinar da* ár*as de Enfermagem,
</line>
<line>
Psicologia, Serviço S*c**l, Nutriç*o, Farmá*i*, *duc*ção Física * Fisi*terapia e a realização
</line>
</par><par>
<line>
de exa*es locai* (MA**, Ho*ter, El*trocardiograma, Teste Ergom*trico e Ret**og*afia)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pa*a os pacientes *e Diab*te* Mellitus *o* Pé Diabét*c*, a *onsulta co* a Angiologia.
</line>
</par><par>
</page><line>
O program* *ont*mplava o atendimento ao* pa*ientes do S**, e*cam**h*dos p*las
</line>
<line>
*nidad*s *e Atenção Primária à Sa*de (UAPS) e da* Uni*a*es Básica* de Sa*de (UBS) dos
</line>
<line>
mu*ícipios d* Juiz de Fora * de *ais 36 municípios da Micror*egião de **iz de Fora, Sant*s
</line>
<line>
*umont e São João Nepomu*eno, toda* *o Estado de Mina* Gerais. Possuía como meta
</line>
<line>
atingir 1*0 mil aten*iment** entre co*sultas * exam*s **r ano.
</line>
<line>
4 ANÁLISE DO* RESU*TAD*S E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
A a*r*s*ntação dos resulta*os eme**e *a divisão em quatro estágios. Assim,
</line>
<line>
apresenta-se o im*acto do Sis*ema *e Controle Gere*c*al e* *ad* e*tágio *urante o período
</line>
<line>
de execuç*o do programa.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.11, a*t. 9, p. 156-17*, n**. 2*22 *w*4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mod**ica*ões no *istema d* Controle G*rencia* sob a P*rspectiva da T*oria da Contingência:
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Impact* do sis*ema de controle no *stágio 1
</line>
</par><par>
<line>
O Est*gio 1 f*i *o perí*do d* **io de 2010 (iníc*o dos atendi*entos) a dez*mbro de
</line>
<line>
2013. Os contr*les no Es*ágio 1 sã*: Informativo de Pr*dução Ambulatorial e a P*squ*sa de
</line>
<line>
Satisfa*ão do *aciente, e*am *e m*de*os e exigências formais do g*stor do *rograma pa*a
</line>
<line>
contro*e de produçã*. Nesse momen*o, a Pesquisa de Satisfa*ão do Paciente e*a com*ilada e
</line>
</par><par>
<line>
inc*uída no Infor*ativo *e Pro*ução Ambul**orial,
</line>
<line>
*ue era impr*sso e ent*eg** aos set*res
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsáveis.
</line>
</par><par>
<line>
N* ano de 2011, dand* *ontinuidade à impla**ação do protocolo do Projeto Alf*,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
par* que
</line>
<line>
hou*esse ade*ão dos m*ni**pios a*endidos pelo *r*gr*ma,
</line>
<line>
**ssou-se a realizar
</line>
</par><par>
<line>
vis*ta* aos Gest*res da Sa*de e trein*mento das *quipes de saúde das UAPS e UBS de cada
</line>
<line>
munic*pio.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
pe**odo, os
</line>
<line>
coordenado*es *édicos e
</line>
<line>
nã* médicos *ram os r*spon*áveis
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
capa*ita**o dos *rof*ss*onai* *os municípios com rel**ão ao programa. Tal trei*amento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntro**
</line>
<line>
se fe* necess**io, p*is caso não
</line>
<line>
houvesse a
</line>
<line>
ades** e o encaminhamen*o
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
pac*ent*s dos municípios ao programa, não hav*ria o cumpr**ento de meta* dos mu**cí*io* *
</line>
<line>
*o programa, *o ge*al.
</line>
<line>
4.2 Impacto do sis*e*a de controle no Está**o 2
</line>
<line>
O *stág** 2 foi d* períod* d* janeiro de 2014 a dezembro d* *015. *m 2013 foi
</line>
<line>
emitida a alteração da Gu** de *up*rvisã*, que m*d*fi**u operaçõ*s p*ra o *no de 2*14 *o
</line>
</par><par>
<line>
cumprim*n*o de me*as pa*a os município* *ontempla*os, para per*anência no *rograma
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
par* a Funda*ão IMEPEN. O rep*ss* de v*rba para programa esta*a condicion**o ao o
</line>
<line>
atendime*** das novas exigênci*s.
</line>
<line>
Assim, n* ano de 2014, o se**r de Contr*l*d*r*a foi cr*a*o na fun*a*ão IME*EN. Se*
</line>
</par><par>
<line>
objetivo era prom*ver ** levan*amento de dad*s mais efetivo e controle
</line>
<line>
espe*ífico sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
execução d* pr*grama. A partir das no*as deman**s, nov** controles fo*am implem*nta*os e
</line>
<line>
per*itiram uma co*uni*ação **s *nformaç*es e *e dad*s de forma cont*nua e dinâmica. Os
</line>
<line>
controles j* exi*tent*s foram *primorados. Alé* disso, nov*s cont*oles foram *ançados co**:
</line>
<line>
In*i*ador*s de Absen*e*smo *or Mu*icípio, U*u*rio po* Mun*cípio e Agendamento po* Vaga
</line>
<line>
por *unicípio.
</line>
<line>
Em dezemb*o de 2014, a *r*feitura de Juiz d* *ora *omu*icou que o I*for*ativo *e
</line>
</par><par>
<line>
Produção Ambul*torial, com tramitação em meio f*sico, seria substi*uído pelo Boletim
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 11, ar*. 9, p. 15*-174, nov. *022 www4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Sá, T. M*non
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
Produção Ambulatoria* (*PA), em *ormato digital. *om essa altera*ã*, o infor*e ao SUS
</line>
</par><par>
<line>
passou a se* de f*rma eletrônica. Ob*etivan*o a melhoria
</line>
<line>
na execução do program*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Fundação IM***N criou a f*nçã*
</line>
<line>
da Coordena*ão Assistencial. A de*i**o gerou
</line>
</par><par>
<line>
*odifi**ção
</line>
<line>
do Si*tema de Co*trol* *ere*cial, pois *er**tiu a otimização dos p*oces*os de
</line>
</par><par>
<line>
gestão e das comu*icações *ntre as *qui*es, de forma a central**ar *nformações de execução.
</line>
<line>
Também tinha como foco desenhar novos pr*jetos interno* para ampliação do aten*imento e
</line>
<line>
al*ance das metas e*tab*le*idas.
</line>
<line>
Ainda e* 2015, com a mudança de gestão do Governo do Estad* de Minas Gerais, o
</line>
<line>
gestor do program* *omunicou a uni** de o**ro *rogram* ao Programa Alfa. *om *lter**ão
</line>
<line>
*o nome e a fo*malizaç** da cr*açã* d* C*ord*na*ão Ass*st*n*ial, es*e novo programa tem o
</line>
<line>
codinome Bet*, neste traba*ho, mas o* fundamento* permanec*m os mesmos para Fundação
</line>
<line>
IME*EN.
</line>
</par><par>
<line>
*ando continui*ade *o
</line>
<line>
no*o *ic**, no ano de *01*, os setore* de Cont*oladori*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Coordenaçã* Assiste*cial pas*a*am a trabalha* de
</line>
<line>
forma integr*da, ana**sando de fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
obje*iva os dados disponibiliz*d*s *os cont*oles impl*ntados. Desde o iníc** da *xecuç*o d*
</line>
<line>
p*ograma, nessas an*li*es for** iden*if*cadas r*strições, fr*gil**ades internas, e al*umas
</line>
<line>
conting*ncia* ext**nas que impe*iam uma p*e*a e*ecução d* pr*g*ama e o a*cance da*
</line>
<line>
metas. A *art*r dessa* informações, um Plano de Enfrenta*ent* foi desenh*do e a*ro*a*o na
</line>
</par><par>
<line>
reu*i*o d* Comi*são In*ergestores Bipartite e colocado em
</line>
<line>
prática ainda no mesmo
</line>
<line>
a*o.
</line>
</par><par>
<line>
*omo se* objetiv* era o cumpri*ento das *etas, englobava controles já e**stente* e os nov*s
</line>
<line>
controle* **s*nvolvi*os para aten*iment* do plano, como: a *nvestiga*ão Clínica, Produção
</line>
<line>
p*r Equipe, e *a*os para BPA.
</line>
<line>
4.3 Impacto do s*stema de co*trol* no Estágio 3
</line>
<line>
O Estágio 3 fo* do pe*íod* de *aneiro de 2016 a dezembro de 2017. Em 2016, de*ido à
</line>
<line>
ent**ga *o Boletim de Prod*ção Am*ulatorial *er rea*i*ada de forma eletrô*ica, v*rificou-*e a
</line>
<line>
ne*ess*dade de um novo **ntr*le, *ess* vez, em *onju*to *om o *rofi*sional responsável p**o
</line>
</par><par>
<line>
Sistema
</line>
<line>
de Prontuár*o Info*mati*ado. Naquel* *omento, u*
</line>
<line>
con*r**e sem*nal passo* a *e*
</line>
</par><par>
<line>
*ealiz*do, ve**fic*ndo *e a entrada de
</line>
<line>
dad*s estava d* acordo *o* a neces*ida*e, gerand*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ontrole de d**os do sist*m*.
</line>
</par><par>
<line>
Ai*da n* ano
</line>
<line>
de 2016, o Programa Beta fi*o* se* o r*passe *e verba d*ran*e dez
</line>
</par><par>
<line>
meses, que pr*judicou * produçã*, uma vez que a m*ior p*rt* da equipe precis*u ser o
</line>
</par><par>
<line>
dispensada,
</line>
<line>
**o po*sibilitando os atendiment*s e**erad*s. Contudo, todos os
</line>
<line>
projet*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina, v. 19, n.1*, art. 9, p. 156-174, nov. *022
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mod*ficaç**s no Siste*a de Controle Ge*enc*al sob a Pe*spe**iva ** Teoria da Conting*ncia:
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
con*inuaram * ser ex*c*tados e ** **ntroles os tre*namento* de eq*i*es exte**as e
</line>
<line>
fo*am
</line>
</par><par>
<line>
manti*os. A falta de repasse prejudicou a produçã* que vin*a em *ma **r*a ascendente desde
</line>
</par><par>
<line>
*0*4. Mesmo assim, devido ao controle efetivo
</line>
<line>
dos atendimentos, ocorreu um d*scre*o
</line>
</par><par>
<line>
*r*scimen** n* produçã*. Os *ep*s*e* foram norm*lizados e, no final do mesmo ano,
</line>
<line>
ocorreram contrat*ções e r*c*ntratações.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
ano de 201*, não foram reg*str**a* demandas d* con*roles
</line>
<line>
adicio**is ex*e*nas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
internas
</line>
<line>
qu* *u*t*fica*sem uma mudança no *istem* de Controle G*ren*ial da fu*dação n*
</line>
</par><par>
<line>
contexto d* execuç*o do prog*ama. Por isso, os controles perm*nece*am os mesmos.
</line>
</par><par>
<line>
J*s**fica-s* o pico positivo d*s metas,
</line>
<line>
devid* aos controles realizado* des*e o início
</line>
</par><par>
<line>
do prog*ama *,
</line>
<line>
de *orma mai* efetiva,
</line>
<line>
em 2015, *uando a pa*ce*ia d* dois seto*es,
</line>
</par><par>
<line>
*oo*denação Assistencial * Con*rola*oria,
</line>
<line>
co*s*guiram adotar medidas que *ntegras*em
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
prog*a*a, possibilitan*o a comuni*ação dos setor*s int*rnos e externos.
</line>
<line>
Apes*r de 2016 ter si*o um período *em repa*se, houve a reform*lação d* pron*uário
</line>
<line>
in*or*atiz*do, deixando-o ***s otimizado * de pre*nchime*to mais ági*, o que permitiu que o
</line>
<line>
c*ntro*e do B**etim de Pr*duçã* Ambulatorial fosse ape*fei*oado.
</line>
<line>
4.4 Im*a*to do s*ste*a *e c*ntrol* no Estágio 4
</line>
<line>
Por f*m, * Estágio 4 foi do pe*íodo d* janeiro a junho de 2018. E* 201*, a Fundaçã*
</line>
<line>
IMEPE* partic*pou de um ch*mamento p*blico par* a continuida*e do programa e concorreu
</line>
</par><par>
<line>
co* outra in*ti*uição
</line>
<line>
de natu*eza pública. Co*o a Fundação IMEPEN é uma fundação
</line>
</par><par>
<line>
privada, e o pro*rama é público, ela perdeu o *hamamento.
</line>
<line>
Toda a execuçã* do programa bem como os se*s controles fo*a* mantidos at* m**dos
</line>
</par><par>
<line>
de junho de 2018, qu*ndo o pro*rama foi
</line>
<line>
entregu*
</line>
<line>
a* ges**r. Todos
</line>
<line>
o* con*roles e d*dos
</line>
</par><par>
<line>
coletados sobr* a execução do *ro*ram*, *esd* o *ê* d* **io de 2010 a ju**o de 20*8,
</line>
</par><par>
<line>
*oram entregue* à Prefe*tura *e Juiz de Fo*a * à S**r*taria de E*tado
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Sa*d* d* Mina*
</line>
</par><par>
<line>
Gera*s p*ra que *udesse* dar c**tin*idade e os pacient** n*o f**assem sem at*nd*men**.
</line>
<line>
4.5 **nclusões, refle*ões e discuss*e*
</line>
<line>
Du*ante * ex*cuç*o do programa, no *erío*o de ma*o *e *01* a junho de 20*8, foram
</line>
</par><par>
<line>
realizados cerca de
</line>
<line>
6*8 mi* consultas e ex*mes. N* acesso aos
</line>
<line>
documentos, foi possí*el
</line>
</par><par>
<line>
ver*ficar al*un* elementos, como: as dive*sa* reuniões e treiname*tos das equip*s para
</line>
</par><par>
<line>
apresentação da* exigên*i*s das metas e os novos
</line>
<line>
*rocedimento* d*senh*dos e que seria*
</line>
</par><par>
</page><line>
implan**dos p*ra *lcançá-la*; ap*esen*a*ões *os *esultados atin*i*os ** equipes **ter**s e aos
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina P*, v. 1*, *. 11, art. 9, *. 156-17*, nov. 20*2 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Sá, T. Menon
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
gestores; capaci*aç*o da* **uipes *xternas de saúde e a*r**enta*ã* d*s contr*les *ndividu*is
</line>
<line>
alcançados em cada mun*c*p*o.
</line>
<line>
C*mo control* inicial, destacou-se o **for*e *e Pro*ução *mbulat*rial q*e
</line>
<line>
posteriormente se torno* o *oletim *e Pro*ução Ambul*tor*al e *ue e*am formaliza*os *elo
</line>
<line>
*estor e pe*o SUS, di*er*nte do que apre*entaram as pesq*isas de Olive**a e Callado (20*7) e
</line>
<line>
França (2007), em que os controles apresentados não **am formais nem na ONG e nem na*
</line>
</par><par>
<line>
igre*as. *essalta-s* que
</line>
<line>
a maior part* dos control*s destacados *esta pesquisa foi
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*da pelas *espo*sáveis do setor de Cont*oladoria e da C**rdenação *ssi**encial, ou
</line>
<line>
s**a, não eram formais, a*sim como os d*s pes*uisa* dos a*tores citado* a*t*rio*men*e.
</line>
<line>
Os quatro est*gios a*resentam a* demandas ext*rnas ex*gidas pelo gest*r do pr**rama
</line>
<line>
e pelo SUS e que impact**am *iretam*nt* no Sis*ema de Controle Geren*ial da execução dos
</line>
<line>
Prog*ama* Alfa * Beta, po*endo-se observar o aument* no *ú*e*o de controles, modificação
</line>
</par><par>
<line>
de algun* e sof*s*icação d* outr*s. Este último, princi*alment*, devido
</line>
<line>
à evolução da
</line>
</par><par>
<line>
t*c*ol**ia e da tr*nsição de pap*l para o digital e ** aprimoramento de **d*s de análise do
</line>
<line>
gestor.
</line>
<line>
Observou-se que n* ano de 2014, *uando os contr*les evoluíram, a *ro*ução
</line>
</par><par>
<line>
aumen*ou e post*riorm*nte em 20*5,
</line>
<line>
**m a p*odução mais eleva*a, os *ontroles també*
</line>
</par><par>
<line>
*icaram mais sofisticados, * que ***robor* c*m a pesquisa de Brit* (2017), q*e most*a que o
</line>
<line>
uso do Sistema de Controle Gerencial permite melhorar o desempe**o.
</line>
</par><par>
<line>
Destaca-se ainda *u* o envolvim*nto das equipes *nt*rna*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
e*ternas com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*oordenaç*o assiste*cial foi re*evan*e para o alcance *as metas, estando de acordo
</line>
<line>
com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
autores An*ho*y e G*vindarajan (2008), q*e de**aca* que o controle *eren*ial está ligado
</line>
</par><par>
<line>
*os ges*ores, já que são eles que m**ivam *s pess*as dentro *as or*anizaç*es
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementarem as es**atégi*s desenhadas para a m*smas.
</line>
</par><par>
<line>
Fo* obse*vado qu* a Fundação IMEPEN precisou se ada*tar para atender às dem*nda*
</line>
</par><par>
<line>
e à ef*tividade d* Siste*a de Controle
</line>
<line>
no
</line>
<line>
cumpr*mento das exigên**as c***ratuais,
</line>
</par><par>
<line>
principalmente colaborand* com a evolução
</line>
<line>
*a produção, *ue co*tribui para a Teori* o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ngência.
</line>
</par><par>
<line>
5 C*N*IDE*AÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Com o objet*vo *eral d* analisar como as dema*das ext*rnas m*di*icam o *istema de
</line>
</par><par>
<line>
Contr*l* Geren*ial e imp*ctam n*s metas traçad*s na
</line>
<line>
exec**ão d* um programa em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</page><line>
fun*ação privada, uti*izou-se pe**uisa *ualita**va p*ra a*rofundame**o do fat* estudad*,
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresi**, v. 19, n.11, ar*. 9, p. 156-174, nov. *022 www4.f*anet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o*i*icaç*es n* Sistema de Control* Gerencial sob a Pe*spectiva da Teo*ia da Contingência:
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
adotando-se a pesquis* d*cumental, a partir de fo*t*s primárias dos setores de Controlad*ria e
</line>
<line>
*o**den*ç*o *ss*st*nc*al da Fundação IMEPEN, *u* te* sua e*pecialidade na área da saúde.
</line>
</par><par>
<line>
Tendo o co*tr*le como componente essencial na ge*tão, a pes**isa partiu
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**nsamento d* q*e contr*le o
</line>
<line>
gerenc*al d*
</line>
<line>
uma organiz*ção engl*ba
</line>
<line>
di**rsas ativi*ades,
</line>
</par><par>
<line>
e*tre elas (*NTHO*Y; G*VIND*RAJA*,
</line>
<line>
2008). Teve c*mo alice**e para * discussão,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eoria *a *ontingência, que vis* ao *studo d* organ*zação dentro *o *eu meio, pois,
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*bt*n*ão de um *ív*l *levado d* desempenho, é necessá*io estratégia e **n*ame**o* par* sua
</line>
</par><par>
<line>
ad*quação **s fatores
</line>
<line>
contingencia*s tais como, ta*an*o, estratégia,
</line>
<line>
tecnologia e *ncerteza
</line>
</par><par>
<line>
*as *arefas (FREI*AG; *LME*DA; LUCE*A, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
*dentificou-se que os m*tiv*s pr*ncipai* para *s mudanças *o Sis**ma
</line>
<line>
de C*ntrole
</line>
</par><par>
<line>
*erenc*al da *u*dação IME*EN *oram os *ocumen*os emitidos
</line>
<line>
pelo gestor
</line>
<line>
do programa
</line>
</par><par>
<line>
(*e*re**r*a
</line>
<line>
de Es*ado da S*úde de Min*s Gerais) e pelas modificações do sistem*
</line>
</par><par>
<line>
informatiz*d* d* Sis*ema único *e Saúde (S**) no período de 2010 a 2018.
</line>
<line>
Os cont*oles dese*vo*vidos par* o alcance das meta* pe*m*ti*am identifi*ar **
</line>
</par><par>
<line>
f*agilidades int*rnas e dem*ndas exte*nas,
</line>
<line>
desenvolver o
</line>
<line>
p*a*ejament* *e es*ratégi*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exe*ut*-l** para *ue os problemas fossem co**igi*os, isso, paralelo às e*i*ên*ias trazi*as pelo
</line>
<line>
ges*o* e novo controle do Sistem* Único d* Saúde. Tudo isso exigiu evoluções d*s cont*oles
</line>
<line>
já existentes e cri*ç*o de *ovos, o que deman*ou o envolvimento *os parcei*os inte**os e dos
</line>
<line>
exte*nos.
</line>
<line>
P*rt* desse achado é u* contraponto com os *u*ores A*tony e Gonvidarajan (200*),
</line>
<line>
ao defender*m que a intenção é *u* o* process** sejam mais c*ntrolados a partir de *íveis de
</line>
</par><par>
<line>
prod*ção *ais ele*ados. Na p*squisa, ve*ifi*ou-s* q*e inver*o o
</line>
<line>
*ambém oco*reu, uma vez
</line>
</par><par>
<line>
qu* foi *ecessário a*me*tar os ti*o* e á*eas de cont*ole da exec*ç*o para a identificação da*
</line>
</par><par>
<line>
fragi*ida*es
</line>
<line>
in*ernas
</line>
<line>
e algumas
</line>
<line>
contin**n*ias
</line>
<line>
externas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
corri*i-*os,
</line>
<line>
*ar*
</line>
<line>
que,
</line>
</par><par>
<line>
consequentemen*e, oc*rresse o aumento da produ*ã*. Ou seja, tanto a m*d*ficaç*o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
controle gerencial
</line>
<line>
provocou aum*nto na p*odu*ão, como o aumento da pro**ç** pr*vocou
</line>
</par><par>
<line>
um maior e melhor **ntrol*.
</line>
<line>
O pre*ente tr*balh* tamb*m con*ribuiu pa*a a Teoria da Co*tingência, com relação à
</line>
<line>
af*r*ativa dos autores F*eitag, Almeida e Luce*a (2021), d* que é n*cess*ri* a organi*aç*o
</line>
<line>
*er capacid*de *e *e adaptar *o* f*tores contingenciais para al*ançar ** desempe*ho melhor,
</line>
</par><par>
<line>
visto qu* * F*ndação IM**E* se
</line>
<line>
*daptou em vários aspec*os *ara *tender às dem*n**s
</line>
</par><par>
</page><line>
*xternas. Os a**ores ta*b*m reportam que o homem * a organização possue* ca*ac*dade de
</line>
<line>
m*di*ica* suas e*t*uturas e *stra*égias para adapta*ão ao amb*en*e (DONALDSON, 2*06
</line>
<line>
*pud FRE*TAG; ALMEI*A; LUCEN*, 2021). Es*e tr*balho fortalece tal teo*ia, uma vez *ue
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 11, a*t. 9, p. 156-*7*, *ov. 2022 *ww4.fsanet.co*.**/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. Sá, T. Menon
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
ap*es*ntou dados que mostra* que a fundação modif*cou suas estru*ur*s e estraté*ias para a
</line>
<line>
ada*tação ao prog*am*.
</line>
<line>
Como limitaçã* pa*a esse t**b*lho destaca-se o fato d* a fundaç*o ex*c**ar, no mesmo
</line>
</par><par>
<line>
período, outros pro*ram*s, p*ojetos e at*ndimentos,
</line>
<line>
contudo,
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
a realização de*sa
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, utilizara*-se somente os dados do c*nt*ole *e execução do Programa Alfa * Beta,
</line>
</par><par>
<line>
no período de maio de 201* a junho de 2018, de **sponsabilidad* **s setores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Controladoria e Coorden*ção Assistencial. Não foram incluídos *s controles admi*istrativos *
</line>
<line>
fi*anc*iros.
</line>
<line>
Vale des*acar que pesquisas n* área de gestão **o rele*a**es, uma vez que **
</line>
</par><par>
<line>
o*ga**zações estão comp*eendidas
</line>
<line>
em um mun*o *lob*liz*d* tecn*lógico. Para estudos *
</line>
</par><par>
<line>
f*turo*, su*ere-*e o desenv*lvimento de *esquisas s*bre os Sistemas de C*ntr*le gerenci*l,
</line>
<line>
finan*eiro, contábi* e de p*e*tação de serviç*s em f*ndações privadas e pública*, p*ra análise
</line>
<line>
efetiv* de seus cumprimen*os com r*lação ao* ***s o*jetiv** espe*íficos, *ma vez que vi*am
</line>
<line>
atender ao in*er*s*e cole*ivo, u*i*izando *ecurso* p*ivados * público*.
</line>
<line>
RE*ERÊN*IA*
</line>
</par><par>
<line>
AMARAL, M. *. R. S. As Fu*dações Priv*das e a
</line>
<line>
Lei n.º **.1*1/15. C*nteúdo Jurídi*o,
</line>
</par><par>
<line>
B*a*ília-*F. Disp**ível em: htt*s://conteu*oj*ridico.com.br/*o*su*t*/Artigo*/4547*/as-
</line>
<line>
*undacoes-*rivadas-e-a-le*-*-o-**-*51-15. A*esso em: 1* d***mbro 2021.
</line>
<line>
ANTH*NY, R. N; GOVINDARA*AN, V. Sistemas d* cont*ole ge*encial. *2. ed. Porto
</line>
<line>
*l*g*e. AM*H *dito**, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
BRI*O, A. C. * relação entre * *istema de *ontrole gerencial e
</line>
<line>
o desempenho
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizacional: um estudo em fund*ç*es de apoio. Dissertação (*es**ado em Contab*l*dade)
</line>
</par><par>
<line>
Área
</line>
<line>
de concentração: Contabilidade e Finanças, do Seto* de Ciências *o*iais Aplica**s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersi*a** Federal do Paraná. *araná, p. *5. 2017.
</line>
<line>
FRANÇ*, R. *. Sis*emas de c*nt*ole no terceiro s*tor: *m **t*do e****ratório das ig*e*as
</line>
</par><par>
<line>
batistas da gr*nde João Pessoa-P*. Di*serta*ã* de Mestrado em Ci*ncias Contáb*is
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Universidade de B*asília, p. 118. 2*07.
</line>
</par><par>
<line>
FREITAG, V. C; *LMEIDA, K. K. N; LUCE*A, W. G. Teoria da Con*inência.
</line>
<line>
In:
</line>
</par><par>
<line>
AL*EIDA, *a*la Kat*uscia Nóbr*ga de; FRANÇA, Robér*o Dantas de. Teo**as *plic*das à
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa em *ontabilidade:
</line>
<line>
uma intr**ução às t*orias e*onômic*s, organizacionais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
compo*tamentais. *oã* Pessoa: Editora U*PB, 20*1.p.85-110.
</line>
<line>
GIL, A. C. et al. Como el*b*ra* **ojetos *e pes*uisa. 4. ed. São Paulo: A*la*, 2002.
</line>
<line>
GOMES, J. *. C*ntrole de gestão comporta*ental: tex*os * *as*s. *ão Paulo: Atlas, 2*1*.
</line>
<line>
Re*. F*A, Teresina, v. 19, n.11, art. 9, p. 156-174, nov. 2*22 www4.fsa*et.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modif*caç*es no S*stema *e Controle Gerencial sob a *erspec*iv* da Teoria da Contin*ência:
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
IBGE. As *undações privadas e asso*iações sem fins lucrativos n* B*asil: 2016. Rio de
</line>
<line>
Jan*i*o: I*GE, 201*. (Estudos e Pesquisas: Info*mação Econômica, n. 3*). D*spon*v*l em:
</line>
<line>
https://bibl*oteca.ib*e.gov.br/*isual*z*cao/livros/liv*01*4*.pdf.
</line>
<line>
I*EPEN. Instituto *ine*ro de Estudo* e Pesqu*s*s em Nef*ol*gi*. Disponíve* e*:
</line>
<line>
https://*m*p*n.com/*mepe*/. Acess* em: 17 *e setembro de 20*1.
</line>
<line>
________ Res*ons*bilidad* Cor*orati*a. Rev*são *. *uiz de Fora, *0*1.
</line>
</par><par>
<line>
HÜLSE, L. Origem e evoluç*o das
</line>
<line>
fundaçõ** privadas: *ma perspec*iv* histórica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
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ju*í*ica. R*vis*a Jurídica (FUR*), v. 16, n. 32, p. 35-*6, *012.
</line>
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MA*TIN*, *. A; TH*ÓPHILO, C. R. Metodologia da i**estigaçã* c*en*ifica para
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C*ências Soci*is *p**cadas. *. ed. Sã* Paulo: Atlas,20*9.
</line>
</par><par>
<line>
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Dir*trizes p*ra cuidado das pessoas com doença* o
</line>
</par><par>
<line>
cr*nicas nas redes de *tençã* *aúd* * nas linhas de cuidado priorit*rias. *rasília: à
</line>
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</line>
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OL*VEIR*, A. S; *ALLADO, A. *. C. *ontroles g*re*ciai* em or*a**zaçõe* *ão
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YIN, R. K. Estudo de Cas*-: Pl*nejamento e métodos. Bookman e*itora, 2015.
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Rev. *SA, Teresina *I, v. *9, n. 11, a*t. 9, p. 156-174, nov. 2022 www4.fsa*et.co*.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
L. P. Sá, T. Meno*
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este Artigo, *onfor*e ABNT:
</line>
<line>
*Á, L. P; MEN*N, *. Modi*icações no Siste*a de **ntr*le Ge*encial sob a *er*pec*iva da Teoria da
</line>
<line>
Co*tingência: Es*ud* de Caso de um* Fun*açã* Privada. Rev. FSA, Teresin*, v.19, n. 1*, art. 9, p.
</line>
<line>
1*6-*74, *ov. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos A*tore*
</line>
<line>
L. *. Sá
</line>
<line>
T. *en*n
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção * planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpretaçã* *os dad**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elabo*ação do rascunho ou na revisão crítica d* conte*do.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação na apro*ação da v*rsão fin*l *o m*nu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, *. 19, n.11, art. 9, *. 156-1**, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/**vista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)