<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 9, p. 156-174, *o*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.11.9 </line>
</par>
<par>
<line> *odificações no Sistema de Contr*l* Gerencia* so* a Pers**ctiva da Teori* *a Contingên*ia: </line>
<line> Estudo de *aso d* u*a Fundaçã* Privada </line>
<line> Modi**cati*ns in the M*nag*ment C*n*rol Sys*em from the Perspect*ve *f Contingency T***ry: </line>
<line> Case St*dy of a Private F*undation </line>
</par>
<par>
<line> *uciano Pinh*iro de Sá </line>
<line> Doutor e* Ad*inistração pel* UNIGRANR*O </line>
<line> P*ofessor ** Univer*id*de Federal d* J**z de Fora </line>
<line> *-mail: luciano.pin*e*ro@ufjf.br </line>
<line> *alita Menon </line>
<line> *acharel em Ciênci*s Co*tábeis pela U*ive*si*ade F*deral de J*iz *e *ora </line>
<line> E-mail: *ali*amenon@gmail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Luciano Pinheiro de *á </line>
<line> Editor-Chefe: D*. T*n*y *er*ey de *len**r </line>
</par>
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<line> Faculdade de Ad*i*istr*ção e Ciênc*as Contá**i* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Campus Unive*sitár*o, *ua José Lo**e*ço K*lmer, s/n - </line>
</par>
<par>
<line> S*o Pedro, Jui* *e Fora - MG, *6036-90*. MG, Brasil. </line>
<line> *rtig* recebido *m 11/08/20*2. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: Tal*ta Menon </line>
<line> receb*da e* 2*/08/2022. Aprovado em 2*/0*/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Ru* Mário P**eira d* Lima, 147 - Santa Cecíli* - Juiz d* </line>
</par>
<par>
<line> *ora - MG, 36026-200 </line>
<line> Avaliado *elo sist*ma Triple Review: Desk Rev*ew a) </line>
<line> pe*o *ditor-Che*e; e b) Doubl* Bli*d *evi*w </line>
<line> (avaliação c*ga por dois avaliador*s da área). </line>
<line> R*vis*o: *ramat*cal, Normativa e de Fo*matação </line>
</par>
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<par>
<line> Mo*if**ações n* Siste*a de Co*t*ole G*rencial sob a Pers*ect*va da Teoria da C*ntingência: </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> R*S**O </line>
</par>
<par>
<line> N* </line>
<line> presente *esquisa, obj*tiv*u-se apresen*ação, por me*o a </line>
<line> de um Estudo </line>
<line> de Caso, das </line>
</par>
<par>
<line> dem*nd*s e*ternas que se tornaram conti*genci*is e *ue influenciaram uma fund*ção privad* </line>
<line> a mo*ificar o s*u Sistema de Controle Gerenci*l para a ex**ução de um programa de atenção </line>
<line> *e**nd*ria à saú** dos *ac*e**es do Sist*ma Úni*o de Saúd*. O estudo foi *u*dament*do no </line>
<line> Sistema de Controle *e*e*cial, com bas* na referência d* A**h*n* * Govindaraja* (2008). </line>
<line> Foi utilizad* a p*squi*a qualit*tiva e doc*mental *rimária, com acesso aos documentos, ent** </line>
</par>
<par>
<line> 2010 a </line>
<line> 2018, refe*entes </line>
<line> ao controle de exec*ç*o dos Pro*ramas de A*e*d*mento elaborados </line>
</par>
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<line> pela contro*adoria e *o*rdenação assistenc*al </line>
<line> da Fu*d*ção IMEPEN. Nos resultado* </line>
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<line> ide*tificou-se *ue *ão só </line>
<line> os </line>
<line> nív*is de produ*ão mais *l*va**s au*e*t** os níve*s de </line>
</par>
<par>
<line> *o**rol*, mas *u* um ma*or ní*el de contr*l* *roporc*ona ní*eis mai* *l*vados de pr*dução, </line>
<line> o que confirma a dis*ussão sobre o Sistema de Controle G*rencial. Ainda como contrib*ição, </line>
<line> a mudança na gestão, ocorrida * parti* da criação da Coorden*ção Assis*enc*al em 2*1*, </line>
</par>
<par>
<line> perm*tiu </line>
<line> informações de mel**r qu*lidade ent*e as </line>
<line> equipes i*ternas e externas, </line>
</par>
<par>
<line> proporcionando uma **evação na produçã*. Tal achado corrobor* com a d*scussão </line>
<line> sobre </line>
</par>
<par>
<line> Sis*ema de Controle Gerencial, na q*al Anth*ny e *ovindajaram (2008) dest*cam que </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> controle g*rencial es*á lig*do ao* </line>
<line> gesto*es, pois são eles que mot*vam as pessoas dent*o d*s </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõ*s. </line>
</par>
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<line> Palavras-Chave: Sis*ema de Contr*le Gerencial. T*oria da Contin*ência. Fundação Pri**da. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> I* the present r*search, </line>
<line> the objective *a* to pre*e*t, through a case, the ex*ernal </line>
<line> dem*nds, </line>
</par>
<par>
<line> which became c*nti*g**cy and that infl*enced * private f*undati*n to modify its </line>
</par>
<par>
<line> Managem*nt *o*tro* System fo* the execution </line>
<line> of *ea*th ca*e program Br*zi*ian\s *ealth </line>
</par>
<par>
<line> Pu*li* System. The stud* *as based ** the Managemen* C*ntrol Syst*m, ba*ed ** the </line>
</par>
<par>
<line> reference by *n*hony and Govindarajan </line>
<line> (20*8). We used </line>
<line> qua*itative and d*cumenta*y </line>
</par>
<par>
<line> research *as *ith *ccess *o documents b*tween *010 and 2018 regard*ng th* co*tro* of the </line>
</par>
<par>
<line> execu*ion of t*e Ass*s*ance Progra*s *re*a*ed </line>
<line> by </line>
<line> *he contro*lership a*d assis*ance </line>
</par>
<par>
<line> coor*ination of the IMEPEN F*undation. I* the resu*ts, it was identified th** not only hig*er </line>
</par>
<par>
<line> produ*tion levels increase control level*, but that a </line>
<line> h*gher l**el *f control prov*des hig*** </line>
</par>
<par>
<line> level* of produ*tion, which confir*s the </line>
<line> *i*cussio* a*ou* the *anag*m*nt Control System. </line>
</par>
<par>
<line> Also, as contri*ution, the chan** in management th*t took place *fte* the cr**t*on of the a </line>
<line> A*sistance *oordination in *01* allowed for better qualit* inf*rmatio* between int*rnal and </line>
<line> ex**rnal te*ms, provi*ing an *ncrease in production. This fin*ing co**oborates th* discu*s*** </line>
<line> o* t*e Man*g*ment C*ntrol Syste*, in w*ic* *nthony and *ovindajaram (2008) emphasize </line>
</par>
<par>
<line> th*t m*na*ement control is linked to ma*agers, </line>
<line> as the* </line>
<line> are the ones who motiv*t* pe*ple </line>
</par>
<par>
<line> *ithin orga*iz*tio*s. </line>
</par>
<par>
<line> **ywords: Manage*e*t Control System. Con*ingency Theory. Priv*te *o*ndatio*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi** PI, *. 1*, n. 11, art. 9, p. 1*6-*74, nov. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.***.**/revist* </line>
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<line> L. P. Sá, T. Menon </line>
<line> 158 </line>
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<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Tendo o controle como componente **sencial na **s*ão, a pes*uisa con*ta*te n*s** </line>
<line> traba*h* parte d* *ensamento *e que o controle geren*ial de uma o**an*z*ção *ngloba </line>
<line> diversas a*ividades, *ntre *las o planej**ento sobre o *ue se quer re*lizar, a coo*den*çã* d*s </line>
<line> a*ividades entre ** s*tores, a comuni*a**o das in*orma*ões, * avalia*ão da* *n*ormações, a* </line>
</par>
<par>
<line> *ecisõ** sobre ações a serem e*ecutad*s, c*so haja, </line>
<line> e a *nfluência sobr* os </line>
<line> envolvi*os, </line>
</par>
<par>
<line> objetiva*d* </line>
<line> a m*dan*a compor*amen*al (ANTHONY; GO**N**RAJAN, 2*08). </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> intenção é que *roces*os s*jam mais co*trola*o* a p**tir d* níveis de produção ma*s el*vados, </line>
</par>
<par>
<line> relação </line>
<line> *o* cli*ntes * </line>
<line> *endas, forn*cedor** e com ** respons*v*is *e*os recursos aplicad*s </line>
</par>
<par>
<line> (ANTONY; GOVINDA**J*N, 200*). </line>
<line> Te*-se c*mo *licerce par* a d*sc*ssão a *eor** *a Contin*ência, que v*sa a* estudo </line>
</par>
<par>
<line> da organização dentro </line>
<line> do seu meio, </line>
<line> pois, p*ra a o*tenção de um nível elevado de </line>
</par>
<par>
<line> *esempenho, </line>
<line> é necessár*o estratégia e fundam*ntos par* sua adequação aos *at**es </line>
</par>
<par>
<line> cont*n*encia*s, tais c*mo: taman*o, e*t*a*égia, *ecnolog*a e i*c*rtez* </line>
<line> nas tarefas. </line>
<line> Ness* </line>
</par>
<par>
<line> sentido, é nece*sári* *ue a o**a*iza**o tenha *a*acidad* </line>
<line> de se adaptar aos *at*res </line>
</par>
<par>
<line> *on*inge*ci*is </line>
<line> para alcançar um desempenho m*lho* (*R*ITAG; ALMEIDA; LU*E*A, </line>
</par>
<par>
<line> 2021). </line>
</par>
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<line> Com **vas diretrizes e*itidas pelo *estor do progra** de aten*im*n*o e </line>
<line> mo*erniza*õe* d* sistem*s externos, como o d* Sistem* *nico de **úde (S*S), por exemp*o, </line>
<line> *xigiram-*e que as fun*ações ada*ta*sem seus c*ntroles *lém d* a*o*arem nov*s. </line>
</par>
<par>
<line> Não está c*aro n* literatura prévia, como os sis*emas de cont*ol* são *mpa*tados </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *xigên*ias a*bientais e aumentos de produção em *u*dações priva*as. Assim, esta pes*uisa </line>
<line> p**cura *nalisar como as *ema*das ex**rnas impactam e mo*ifi*am os co**roles </line>
<line> organ*zacionais *a execução das *t*vidades das *und*ç**s privad*s. </line>
<line> Esta pesquisa se *rienta pel* perg*nt* de p*squisa: como a* dem**das *xternas podem </line>
<line> m*difica* o Sis*ema de *o**role Gerencial em uma fundação privada? </line>
</par>
<par>
<line> O ob*etivo ger*l da pesq*isa é *nalisar c*m* </line>
<line> as d*mandas ex*ernas m*di*icam * </line>
</par>
<par>
<line> *ist*ma de Contro*e Ger*nc**l e imp*c*am as meta* tr*çadas na execução de um programa em </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> fundaç** p*ivada. Par* i*so, bu*cam-se como objetiv*s específico*: iden*i*ica* *u*is </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> demandas e**er*as e os res**n*áv*i* que infl*enc*a*am a *odif*cação do *istem* de Controle </line>
<line> Gerencia*; quais os contr*les que f*zem parte do q*adro evol*tivo no p*ríodo d* *010 a 2018; </line>
<line> e qual *oi a *volução da* metas no período *m comparaçã* ao con**ole gerencial. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.11, art. 9, p. 156-174, nov. **22 ww*4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Modificações n* Siste*a de Controle Gerencial sob a Perspe*tiv* da *eor*a da *ontingê*cia: </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> O objeto d**ta pe***isa é </line>
<line> um* fundação pri**da, *qui denomin*da como Fund*ção </line>
</par>
<par>
<line> IMEPEN. Sua e*pecialidade é n* área da saú*e e te* atuação na cid*de de Juiz *e Fo*a, no </line>
</par>
<par>
<line> Estado d* Minas Gera*s. Em 2010, </line>
<line> a Funda*ão IMEPE* </line>
<line> cel*brou um contrato com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Secret*ri* *e S*úde do E*ta*o de Minas Ger*is (S*S-MG) para a execução ** programa </line>
</par>
<par>
<line> denominad* Al*a, referente à </line>
<line> atenção se*undár*a para </line>
<line> at*nd*mento de pacie*te*. O contrato </line>
</par>
<par>
<line> durou de maio de 2010 a*é junh* de 2*1*. </line>
<line> O tip* *e pesq*i*a u*ilizada foi * *ualitativa, pois abar*a a*álise aprofundada do *a*o </line>
<line> estudado (RAUPP; BEUR**, 2*0*). Assim, ado**u-se a p*squisa docume*ta*, utiliza*do-se </line>
</par>
<par>
<line> fonte </line>
<line> *e dad*s primária dos setores de Coordenação Assistencial e d* Co*trol*doria </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto. </line>
<line> Os *es*ltados sugerem um* evoluç** dos Sistemas </line>
<line> de C*n*role G*rencial </line>
<line> de ac*rdo </line>
</par>
<par>
<line> com o au*ento n*s serviç*s de atendimentos *res*a*os * exigências *m*ientais </line>
<line> *xternas. O </line>
</par>
<par>
<line> controle de *etas exigido pelo gesto* se*viu *e b*se para o de*envolvim*nto d*s controles já </line>
<line> existe*tes * para o aumento da pr*du*ão foram n*ce*sários novos controles. Es*es con*roles </line>
</par>
<par>
<line> permitiram identificar fra*ilidades inte*n*s e *lgumas contingê*ci*s externa* qu* </line>
<line> impediam </line>
</par>
<par>
<line> esse *umen** d* *rodução. </line>
</par>
<par>
<line> O presente </line>
<line> trabalh* é composto por c*nco seções incluindo </line>
<line> essa intr*du*ão. É </line>
</par>
<par>
<line> apre*entada, no capítulo 2, a revisão da *iterat*ra, n* capítu** 3, a m*todolog*a, *o capít*lo *, </line>
<line> a an*lise dos re*ultado* e *is*uss*es, e no capítulo 5, *ão apresentada* as considerações </line>
<line> finais. </line>
<line> 2 *E*ISÃ* DA LITE*ATU*A </line>
<line> 2.1 T*ORIA DA C*NTINGÊN*I* E SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIA* </line>
<line> A t*o*ia d* contingência a*sume que a org*ni*a*ão *ara *er e**ci*nte é depe*den*e de </line>
</par>
<par>
<line> elementos tecn*lógicos e ambientais. Ne**a direção, *s </line>
<line> processos ge*enc***s eficie*te* são </line>
</par>
<par>
<line> contingentes s*bre pro*riedades e*tru*ura*s d* organi*ação, *omo centralizaçã*, autonomia, </line>
<line> decisões *e produ*ão e es*ecificação (WATERHOU*E; TJESSEN, 1978). </line>
</par>
<par>
<line> A relação mais </line>
<line> *róxima da *eoria da contingê*cia e control* ger*nci*l </line>
<line> ga*hou mais </line>
</par>
<par>
<line> ro**stez a </line>
<line> partir d*s anos 70. À época, havia um* tentativa ** bus*ar expli*ações </line>
<line> para *s </line>
</par>
<par>
<line> v*riaçõe* prátic*s da contabilidade g*rencial. As vari*veis i*d**en*ent*s usa**s para explicar </line>
</par>
<par>
<line> a *str**ura organizacional </line>
<line> eram muitas veze* transferidas para * teoria da co*tabilidad* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n* PI, v. 19, n. 11, *rt. 9, p. **6-174, n*v. *022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. S*, T. ****n </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> *erencial com objet*vo de ex*li*ar o desenho e a util*zaçã* d*s Sistemas de Controle </line>
<line> Ge*en*ial (OTLE*, 20**). </line>
<line> A Te*ria da Contingência se d*fere*c*a das demais ao conduz*r seus *stud*s </line>
</par>
<par>
<line> observand* q*e n** exis*e um *onjunto único </line>
<line> de princípios para uma o*gani*ação, um tipo </line>
</par>
<par>
<line> i*eal de *istema de gest** qu* pode servir co*o um modelo para *odas as empresas (BURNS; </line>
<line> STAL*ER, 19** apud FREITAG; ALMEIDA; LUCENA, *0*1). </line>
<line> As*im, des*e a década de 70, a teoria d* contingê*cia, em sua essência, **erece que a* </line>
</par>
<par>
<line> estruturas </line>
<line> organizacionais eficie*tes variam com elementos c*ntextuais das organiza*ões. </line>
</par>
<par>
<line> Implica ainda que a *ficác*a de </line>
<line> certas té*n*c** *ere*cia*s, como a t*mada de decisão </line>
</par>
<par>
<line> participativa ou tarefa sobre a l*de*ança dirigida, depende *o c*ntexto e da estrutura da a </line>
<line> org**ização (****R*OUSE; T*E*SEN, *978). </line>
<line> Anthony e **vindaraj*n (2008) d*stacam *ue * controle gere*cial está ligado aos </line>
<line> ges*ores, p*is *ão eles que motiv*m as pess*a* dentr* das organizaçõ*s a implementarem as </line>
<line> estratégias des*nhad*s par* as mes*as. G*ande parte d* process* de *ontrole gerencial e*tá </line>
<line> relacionada às relaçõ*s in**rmais entre *s ge*tore* e e*t*e *est*r*s e seus subor*inados </line>
<line> (ANTHO**; GOVIN*ARA**N, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Para G*mes (2014), m*tade das pessoa* acredi*a que d*veria </line>
<line> existir menos </line>
<line> contro*e, </line>
</par>
<par>
<line> **is o vê com* forma *e coerçã* e opr*s*ão; já a outra metade deseja ma*s c***role, pois o </line>
<line> percebe c*mo instrumento impo*t*nte que r*gula as *elaçõ*s **ss*ais e org*nizaci*nais, e que </line>
<line> sem *le ha***ia caos. *ontinuando a expli*ação, Gom*s (2014) cita dois *ontos *m**rtantes </line>
</par>
<par>
<line> na discu*são: a q*a*tidade e qualid*de, ou se*a, </line>
<line> o quanto *ontrolar, o que con*rolar, como </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quando, visto qu* mais controle não é sinônim* de melhor contr*le. Para *lgumas *ess*as </line>
</par>
<par>
<line> deve-se cont*olar *o *áximo, se* </line>
<line> deixar nada de fora, pa*a *utros i*tere*sa *aber o que </line>
</par>
<par>
<line> contro*ar e o que não deve se* deixa*o fora do *on*role, direcionando os e*forços p*ra o q*e * </line>
<line> relevan*e. </line>
<line> Para *NTH*NY e GOVINDARAJAN (2008): </line>
<line> * s*st*ma de cont*ole g*renci*l é o resultado de um proce*so *e planejame*t* </line>
</par>
<par>
<line> cons*iente. E *es*e pr*cesso o gestor </line>
<line> deci*e quais ações a org*nização deve </line>
</par>
<par>
<line> e*preender, e uma pa*te do processo *e *ontrole é a comp*ração entre *s </line>
<line> re*lizações e*etiv** e os planos definidos. Por*anto, o proc*sso de **ntro*e em uma </line>
<line> organi*ação envolve o *lanejamento. Em diversas situaçõ*s, o planejament* e o </line>
</par>
<par>
<line> controle podem ser compreendidos como dua* *tiv**ades separadas. O </line>
<line> contr*le </line>
</par>
<par>
<line> **renc*al, no entanto, envolve o planejamento e o </line>
<line> controle (ANTHONY e </line>
</par>
<par>
<line> GOVINDAR*JA*, 2*08, p.*). </line>
</par>
<par>
<line> Com relação às *t*vidades, A*tho*y e Govindarajan (2008) destacam qu* o controle </line>
<line> gerencial de uma or*aniza*ã* e*globa dive*sa* atividades, entre e*as: o planeja**nto sobr* o </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. **, n.11, art. 9, p. 156-174, nov. *0*2 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mo*ificações no Sistema de Co*trol* Gerenc*al sob a *erspectiva da Teoria da Contingência: </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> que se quer realizar; coorde*ação das atividade* entre o* se*ores; c*m**ic*ção *as </line>
<line> informações; avaliação das inf*rmaç*es; decisõe* sob*e a*õ*s a serem executadas, caso haj*; </line>
</par>
<par>
<line> e in*l*ên*ia so**e </line>
<line> o* envolvidos, o*jeti**ndo a mu*ança com*or*ament*l. Complementam </line>
</par>
<par>
<line> ainda d*z**do que os Sistema* de C*ntroles Ge*enciais são caracteriza*os *or *ais ou menos </line>
</par>
<par>
<line> etapas, com *eriodici*ades difer*ntes, recorrentes e coordenada*, tend* como o*jet*vo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realizaç** de um pro*ósi*o específico (A*THONY; GOVINDAR*JAN, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Gome* (2014) ap*nta que a* *ariáveis *amanho da organizaç*o, tec*ol*g*a, nív*l d* </line>
<line> concorrência exi*tente, a* *elaç*es huma**s e a relação de p*de* é qu*m v*o dit*r a </line>
</par>
<par>
<line> c*nfi*uração do *ist*ma de controle, *e fo*ma que possibi*it*m maior informa*ão do que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *elevante nos *i*los vivenciad*s pela organização, *ermit*ndo flexibilid*de adaptabilidade e </line>
<line> ** transf*rmaç**s internas * exte*nas. </line>
<line> * organ*zação deve *er c*ntr*lada, pois os procedi*e*tos *rec**am es*ar *e ac*rdo </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> as r*gra* para q** haja g*rantia da ex*cução </line>
<line> *os pl*n** estratégicos. O c***role </line>
</par>
<par>
<line> *erencial **tá </line>
<line> entre a d*finição da estraté*ia e o c*nt*o*e de tar*f**. A intençã* é que </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssos sejam *ais controlados a partir de n*veis d* produção **is ele*ad*s, relação com </line>
</par>
<par>
<line> clien*es e v*ndas, </line>
<line> *ornecedores *om *s responsáveis pe*os recursos aplic**os (ANTONY; e </line>
</par>
<par>
<line> GOVINDA*AJAN, 200*). </line>
<line> Com re*ação aos l*mites de aplica*ão da Teoria da C**tingência rel*cion*d** ao </line>
</par>
<par>
<line> c*n*r**e </line>
<line> ge*enc***, têm-se as relaçõe* entre as organizações, p**s os esforços ai*da parecem </line>
</par>
<par>
<line> tí*idos sobr* o tema. O *ue </line>
<line> por um lad* pode ser </line>
<line> uma limitação, po* outro pode </line>
<line> se* *ma </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade de pes*uisa, como a evolução no Si*tem* *e Contr*le Gerencial, a utili*ação de </line>
<line> técnicas novas d* controle geren*ial * as cons*quências de ade*u**ões das cont*ngências para </line>
<line> os novo* modelos de negócios, internacionalização e novo* d*lineamentos hi*rárquicos. Es**s </line>
</par>
<par>
<line> * ou*ros t**as inspiram </line>
<line> estudos p*ra * progresso sobre os fatore* de co*tingência </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> empre*a* como poder do cliente e o poder *o f*rnecedor, ten*an*o *dentific*r influência* *as </line>
</par>
<par>
<line> rel**õ*s com cliente* e fornecedores </line>
<line> e outras p*s*ibi*idade* (*REITAG; ALMEIDA; </line>
</par>
<par>
<line> LUCENA, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 F*nda*ões Pr*vada* </line>
</par>
<par>
<line> Hülse (**1*) esclarece que, no campo jurídico brasi*e*ro, a prime*ra nor*a*ização d*s </line>
</par>
<par>
<line> *undações *rivadas </line>
<line> nos *eva ao ano *e 1903, sen*o incorporada </line>
<line> ao Códi*o Ci*** *e 1916. </line>
</par>
<par>
<line> Am*ral (2021) comp*eme*ta *ue a Lei n.º 13.151 de 201* aumen**u o número de finalidades </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. *, *. 156-174, *ov. 2022 </line>
<line> **w*.f*anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. S*, T. Meno* </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> p*r* autoriz**ão de criação de *ma *undação, *espaldando o antigo rol de fi*ali*ades d* </line>
<line> p*rá*rafo único do art. *2 *o Código Ci*il. </line>
<line> Sobre a fis**lizaçã* das fund***es, Amaral (202*) e**lar**e qu* o órgão fiscaliz*do* </line>
<line> responsáve* é o Ministério *úblico (MP), e o art. 66 do Códig* *ivil di* q*e qu*m c*idará </line>
<line> das fundações é o Minis*ério Público do Estado, onde elas *s*ão situad*s, o que perm*nece na </line>
<line> Lei n.º 1*.151/15. </line>
<line> Levan** em consideraçã* o destino dos ben* ma*eria*s e que poderiam concretizar o* </line>
<line> i*eais de alguns homens gerando um legad*, a cria*ão das fundaçõ*s: </line>
</par>
<par>
<line> **dem ser justif*ca*as pel* *e*ejo de sol*darieda*e </line>
<line> atribuíd* ao ser h**ano, *u* </line>
</par>
<par>
<line> busca mecani*mos *ar* auxiliar pessoas n**essitadas. Há regi*tros desde os </line>
<line> pri*órdios da hum*nidade *e h*mens cheios *e amo* pelas artes, sabe*or*a, cultura </line>
<line> ou até mesmo ao sing*lo, mais *rofundo amor ao próximo, quando dispunham de </line>
<line> b*ns *ar* determinada finalidade social (PAES, 2010, p. *75). </line>
<line> No conte*to bras**eiro, as fundações podem te* ca*áter público o* p*ivad*. Ne*se </line>
<line> trabal*o serão *estacadas as *u*dações de **ráte* privado, ob*eto do estu*o. *esse c*so, </line>
<line> t*mos que: </line>
</par>
<par>
<line> As Fundaç*es Privada* são entidad*s do*adas </line>
<line> de personalidade jurídica </line>
<line> de </line>
<line> direi*o </line>
</par>
<par>
<line> pr*vado, sem fins lucrativos, criadas em virtude *e </line>
<line> autoriz*ç*o legisl*t*va para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvime*to de ativi**des de in*e*esse *úblico, como e*ucação, cultu*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa, sempre merecedoras de am*aro legal. São cria*as p*r d*ação de </line>
<line> patrimônio p*ra ao fi* ao *ua* fo*am criadas. (HÜLSE, 2012, p.2) </line>
<line> O mai* r*ce*te dado e*contrado sobre a total*dad*, seg*n*o IBGE (2016), no *no *e </line>
<line> 2016, o B*asil po**uía próx*m* a 237 mil Fun*ações Privadas e Asso**ações sem Fi*s </line>
<line> Lucrativos (F*SFIL). O *sta*o de Minas Gerais possuía c*r*a de 31 *il F*SFIL, </line>
<line> represen*and* 13,2% do total n* Brasi*, * des*a*, **7 (sei*cen*o* e qua*enta e sete) eram </line>
<line> in*titui*ões da área da saúde. Além da população atendi*a, as i*st*tuições possuí*m o núme*o </line>
<line> de 2,72 *ilh*es *e pessoal alocado as*alari*do no Brasil. Em Minas Gerais, algo próxim* a </line>
<line> 251 mil pessoas estão alocada* no se**r. </line>
<line> 2.3 Estudos empíricos </line>
<line> Oliveir* e Callado (2017) apresentaram pesquisa com objetivo *eral de invest*gar as </line>
</par>
<par>
<line> *rát*cas d* *on*rol** </line>
<line> gerenci*is no âmbi*o de uma Organização Não Governamental (ONG). </line>
</par>
<par>
<line> Na pesquisa, co*stataram a fa**a de u* planejamento *ormal </line>
<line> por parte da ONG, que, em </line>
</par>
<par>
<line> deter*inado* *omentos, re*liza *eus ga**os e i*vestimentos com ba*e no planejam*nto </line>
<line> fundamentado nos control** *inanceiros ** doações e das receitas vin*a* do SUS. </line>
<line> *ev. FSA, Te*es*na, v. 19, n.11, art. 9, p. 156-174, n*v. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*dificaçõ*s no S**tema de Control* Gerencial sob a Perspectiva da T*oria da Con*ingência: </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> No cas* de França (2007), o *bj**ivo da pesquis* foi investigar </line>
<line> se os s*stema* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*trole *as Igrejas Batistas em J*ã* Pessoa, no Estado da Pa*aíba, atendem às necessidades </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> t*ansparênci*, avalia*ão de desempenho e co*un**ação. A pes*ui*a </line>
<line> de caráte* </line>
</par>
<par>
<line> explo*atório, tem como instrumen*o* té*nicos </line>
<line> *ti*izados a rev*são bibliográfic* * a pe*q*isa </line>
</par>
<par>
<line> de camp* com * utilização *e questionário. A amos*ra d* pesquisa foi *ompos*a *or 40 </line>
</par>
<par>
<line> igrejas. Como </line>
<line> res*lta*o, França (2007), salienta que </line>
<line> os s*stem*s d* control* atendem </line>
</par>
<par>
<line> par*ialmente aos o*je*ivo* da pesquis*, po*s *onst*ta que há existência de siste*as </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> co*trol* p*uco sof*sticados, in*luenciad*s, sobret*d*, </line>
<line> por uma est**tura organiza*ional </line>
</par>
<par>
<line> centralizad*, porém, há in*ica**vos de descentralização *través d* *mplantaç*o *e n*vos </line>
<line> mod*l*s de *estão eclesiás*ica. </line>
<line> Brito (2017) teve como objetivo inve*tig*r as relações da intens***de d* uso d* </line>
</par>
<par>
<line> Sistema de Cont*o*e G*rencial e o desempenho organizacional nas fu*d*ções de </line>
<line> apoio </line>
</par>
<par>
<line> brasileiras, u*ilizando o m*delo *e su*sistemas que integram o S*stema *e Con*role Ger*ncial </line>
<line> *roposto po* Fla**oltz. * pesqui*a *oi *e*criti*a, qua*tita*iva, bibliográfica de l**antam*n*o, </line>
<line> com coleta d* dados at*avés de ques*ionário. A p*pulação alvo foi composta *elas Fu*daç*es </line>
</par>
<par>
<line> Priva*as que *es*mpenham a*ividades de apo*o às instituições fed*rais </line>
<line> *e ensin* superior </line>
</par>
<par>
<line> (IFES) e *s instituições científi*as e tec**lógi*as (I*Ts) afiliadas ao C**selho Nacional das </line>
</par>
<par>
<line> Fundações d* Apoio *s *nstituições de Ensino e ** Pesquisa Cie*tífica e Tecnológica </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> CONFIES. </line>
</par>
<par>
<line> Em suas consi*erações, Br**o (2017) destaca *ue * *erceiro setor te* despertado </line>
</par>
<par>
<line> in*e*es*e n** pe*quis*dor*s de *árias </line>
<line> á*eas d* *esquisa, e* e*pe*ial nas ciênci*s </line>
<line> s*cia*s </line>
</par>
<par>
<line> aplicadas q*e exploram modelos de ges*ão e melhor g*renci*mento dos re*u*sos dis*oníveis </line>
<line> para o set*r. *omplementa informa*d* que o Si*tema de Co*trole Ger*ncia* * ele*en*o </line>
<line> pr*m**dial na gestão das *rganizações, prin*ipalmente na* sem fin*lidades lu**ativas, pois </line>
<line> possuem objet*vos e *otiv*ções d*fere*te das que visam ao l*c*o. </line>
<line> A autora con**uiu, quando *va*iando a hipót*se b*s*ca d* *esqui*a, que a intensidade </line>
</par>
<par>
<line> do us o </line>
<line> do Sist*ma de Control* Geren*i*l *em relação posi*iva **m o *esempenho </line>
</par>
<par>
<line> organizacional nas f*ndações </line>
<line> de apoio. * mesma relação f** encon*rada em estu*os </line>
</par>
<par>
<line> *nteriores, </line>
<line> que *ostr*m que o u*o do Sistema de Co*tr*le Gerencial p*rmit* *elh*rar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*mpenho. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T**esi*a PI, v. 19, n. 11, art. 9, *. 156-174, nov. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Sá, T. Menon </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ETODO*OG*A </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 T*po de Pesqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> A* classifica*ões relacio*adas ao processo d* pesquis* direc*on** o pesquisador ao* </line>
</par>
<par>
<line> mé**dos d* busca, àcoleta, ** técnicas de a*álise dos dados que se*ão e </line>
<line> ut*lizados *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> contin*idade da p*squisa. Pa*a Gil (2002, p. 4*), as pe*qu*sas e*plorat*ria* *êm c*m* </line>
<line> "ob*etivo pro*orc*onar maior fa*iliaridade com o problema, com vistas a to*ná-lo *ais </line>
<line> explícito ou construir hi*óte***". </line>
</par>
<par>
<line> Richardson (1*99) possui a visão de que os estudos que </line>
<line> utilizam uma metodolo*ia </line>
</par>
<par>
<line> qualitat*va po*em ex*l*ca* dificuldade d* um determi*ado as**nto, an*lisan*o a in*eração a </line>
</par>
<par>
<line> de certas variáve*s, com*reenden** e classificando os pr*cess*s </line>
<line> dinâmico* vi*enciados por </line>
</par>
<par>
<line> grupos s*ciais. </line>
</par>
<par>
<line> Raupp e *eur*n (200*) abarcam </line>
<line> que a pesq*i*a qualitativa </line>
<line> demand* uma a*álise </line>
</par>
<par>
<line> aprof*ndada do fato **tudado e ainda a justifica* *a ár*a contábil *or s* tratar d* uma ciênci* </line>
<line> social. </line>
<line> Com rel*ç*o ao mei* e a*s participant*s en*ol*i*os *a pesquisa, "* compreen*ão * o </line>
</par>
<par>
<line> ap*ofund*me*t* dos fenômenos vivenciados pela </line>
<line> ótic* do* *art*c*pantes em meio na*ural ao </line>
</par>
<par>
<line> co*texto é * foco da pesquisa qualitativa." (SAMPIERI; COLL*DO; LUCIO, 2013, p. 376). </line>
</par>
<par>
<line> O* autores compleme*tam ainda q*e "*eu </line>
<line> e*f*que </line>
<line> está na cole** de d*do* sem *edição </line>
</par>
<par>
<line> numér*ca q*e vem pa** descob**r *u aperfeiçoar as perguntas de pesquisa durante o pro**sso </line>
<line> de apre*enta*ão." (SAMP*ERI; COLLADO; LU*IO, 2013, p. 3*). </line>
</par>
<par>
<line> De </line>
<line> *cor** com Mart*ns e Theó**ilo (2009), como atributo dos es*udos que </line>
<line> utilizam </line>
</par>
<par>
<line> *ocumentos como font* de d*d*s, inform*ções e evidências, têm-se o méto** d* Pesqu*sa </line>
<line> Do**mental, qu* util*za documentos d* **ri*dos tip*s, q*e pode* ser escritos o* não, c**o: </line>
<line> diário*; arquivos de do*ume**os p*b*ico* ou privados; gravações; correspon*ênc*as *es*oais </line>
<line> e f**m**s; *otografias; film*s; mapas e outros. A*s**, *o *a*o da Pes*uisa Do*umental, </line>
</par>
<par>
<line> utiliza fo*tes </line>
<line> primária*, co*siderando os materiais compila*os pelo </line>
<line> autor do trab*lho e que </line>
</par>
<par>
<line> ainda n*o *or*m utilizados *omo objeto de anál*se, ou podem s*r retr*balhados ** acordo com </line>
<line> o fo*o *a pes*uis*. </line>
</par>
<par>
<line> Utilizou-s* * E*tudo de Caso, *ois analis*u-se *m *en*meno real **orrido *urante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *xe*ução de um pro*rama em u*a fu*daç*o privad*, no período de maio de 2010 * junho de </line>
<line> 20*8, com eventos *e i*ício, me*o e fim. Para Yin (*015), o E*tudo d* Ca*o é *tiliz*do em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresi*a, v. 19, n.11, art. *, p. 156-174, nov. 2022 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*dific*çõe* no Sistem* de C*ntrole Ger*nci*l sob * P*rsp*c**va *a Teo*i* *a Co*tingênci*: </line>
<line> *65 </line>
</par>
<par>
<line> *iversas situações c*m* forma de **ntrib*ição a* *onhecimento de </line>
<line> ocor*ências ind*viduais, </line>
</par>
<par>
<line> em *rupo, organizac*ona*, *ocial, político e pertinentes. </line>
</par>
<par>
<line> Assoc*ad* *os níveis de pro*ução, b*scou-se, n*s documento* da Fundação IMEPEN, </line>
<line> saber **m* eram as pr*ticas de cont*ole gerencial *o inte*valo de maio de 2010 a *unho de </line>
</par>
<par>
<line> *0*8 e a* demandas externas que d*ter*inar*m as </line>
<line> nova* prát*cas *o Sis*ema de Controle </line>
</par>
<par>
<line> G*rencial. </line>
</par>
<par>
<line> Como m*todo *e </line>
<line> busca, os doc*m*nto* originais </line>
<line> im*re*sos e digitais i*terno** b** </line>
</par>
<par>
<line> como correspondên*ias eletrônicas d*s set*res d* Controladoria e Coord*naçã* Assistencial, </line>
</par>
<par>
<line> além de </line>
<line> a*esso à Linha Guia * à* Deliberaç*es (d*cumen*os o*iciais </line>
<line> d* gestor) di*poníveis </line>
</par>
<par>
<line> em arqui*os na própria instituiç*o e qu* também estão dis*oníveis para consul*a pública, </line>
<line> at*a*és do ac*sso a* site da S*creta*ia de Estado d* Saúde d* Minas Ge*ais. </line>
<line> 3.2 O CASO Funda*ão IM*PEN </line>
<line> A F*ndação IMEPEN, se*iada em de Juiz ** Fora, no Estado de M*nas Gerais, realiza </line>
<line> pes*uisa * des*nvolvimento no apoio à gestão da saúde e atendimento médico ambul*torial </line>
</par>
<par>
<line> *as espec*a*idades: Nefrologia, Endo*ri*ologia, *ardiol*gia, Cl*n*co Gera*, *rtopedia, </line>
<line> Pé </line>
</par>
<par>
<line> D*abético, a*é* de atuaç*o em diversos e*ames. Desenvolve a capa**ta*ão *e Diálise </line>
</par>
<par>
<line> Peri**neal, </line>
<line> além </line>
<line> de of*recer c*rso* </line>
<line> especí*icos. No campo das pesquis*s cl*nica*, h* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> Ce*t*o </line>
<line> d* Pesquisa de nov*s medicamentos. Foi funda** em *986, por in*ciati*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rofessores da *aculd*de de Me*ici*a da U*iversidade *ed*ral de Jui* de *ora (UFJF), *om o </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivo de *poi*r Programas *e En*ino, P*s*uisa e Extensão da Disciplina e *erviço </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Nefrologia *a UF*F (IMEPEN, 2021a). </line>
</par>
<par>
<line> *a assistência é referênci* no *tendimento aos porta*ores de doenças ren*is, além de </line>
</par>
<par>
<line> unidade </line>
<line> *e *poio aos serv*ço* de saúde públ*co* da rede munic*p*l, e*tad*a* * fe*eral, </line>
</par>
<par>
<line> of*rtan*o </line>
<line> suporte técnico e científic* re*ativo aos *ro*edimentos de média * **t* </line>
</par>
<par>
<line> *ompl*x*dades. C*m r*lação *o ate*dimento aos </line>
<line> u**ár*os ** SU*, abrange, além </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> mun*cí*io </line>
<line> de J*iz de Fora, outras cid*des dos es*ados de Minas G*rais e Rio de Janei*o </line>
</par>
<par>
<line> (IMEPEN, *021*). </line>
<line> Os a*bulatórios de Nefrologia, Endocrinol*gia e Cardiologia da Fundação IM*PEN, </line>
<line> v*s*m especialm*nte ao a*endim*nto d* pacientes **m Doença Renal Crônic* (DRC), </line>
</par>
<par>
<line> Diabetes M*llitus (D*) e Hipertensão Arte*ial Sistêmica (HAS), </line>
<line> que são con*iderada* </line>
</par>
<par>
<line> D*e*ças Crônic*s e p*ssue* diversos gr*us de risc* e *íveis de agravame*to. De acordo c*m </line>
<line> o Min*stério da Saúde (*013), as *oe*ç*s c*ôni**s ** geral: </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 11, *rt. 9, p. 15*-174, nov. 2*2* *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Sá, T. Menon </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> Estão rel*ciona*as * causas múltiplas, são caracterizadas por início gradual, *e </line>
<line> *rognósti*o us*alm*nte in*e*to, *om long* ou indefinida duração. A*res*ntam **rso </line>
<line> clínic* que m*da a* lon*o do tempo, com p*ssíveis períodos d* a*udização, </line>
<line> podendo gerar inc*pacidades. R*querem i*t**vençõ*s com * uso de tecnologias </line>
</par>
<par>
<line> *eves, **veduras ***as, associad*s a m*danças de es*ilo de vida, em um pro*esso e </line>
<line> de cuidado contínu* que nem sempre leva * c*ra. (MINISTÉRIO DA SAÚDE 20*3, </line>
<line> p. 5) </line>
<line> Com relação *os gr*us d* risco e *íveis de agrava*ento, destaca-se o nível 4 co* </line>
<line> *o*u*a*ão de alto e m*ito a*** grau *e risco, e *ue serã* citad*s pos*erio*m*nte *est* </line>
<line> trabalho: </line>
<line> No nível 4, opera-se com sub**pulações com condição cr**ica de alto ou muito alto </line>
</par>
<par>
<line> risco. Nesse nível, além do autocuid*d* </line>
<line> apo*ado, observa-se a necessidade m*is </line>
</par>
<par>
<line> signific*tiva *e </line>
<line> cuid*do* *rofiss*onais, in*lui*do o *specializ*do. (*INISTÉRIO </line>
</par>
<par>
<line> DA S**DE 2013, p. 13). </line>
<line> No an* de 2010, a Fundação IMEPEN, median*e celebra*ão de um contrato, inici*u a </line>
</par>
<par>
<line> ex*c***o </line>
<line> de um programa da S*cretari* Estadua* de Saúde d* Mi*as Gerai* de at*nção </line>
</par>
<par>
<line> secundári* à saúde, o qual neste trab*lho é t*atado c*m o *od*nome P*ogra*a Alfa, *ue tinha </line>
<line> como ref*rência a Li*h*-Guia de Hipertensã* *rterial Sistêmica, Diabetes Mellitu* * Doe*ça </line>
<line> Renal Cr*ni**, emitido pela *esma Se**etaria. O público-alvo eram *a**entes com *oença </line>
<line> Ren*l Crônica, D*a*etes Mellitus tipo 1 e tipo 2 e com Hiper*ensão Arterial Sistêmic*, todo* </line>
<line> em estág** *e alt* e muito alto grau de risco. O at*ndime*to incluía, além da consulta com o </line>
<line> méd*co especializado, o at*ndiment* *om a equipe interdis*iplinar da* ár*as de Enfermagem, </line>
<line> Psicologia, Serviço S*c**l, Nutriç*o, Farmá*i*, *duc*ção Física * Fisi*terapia e a realização </line>
</par>
<par>
<line> de exa*es locai* (MA**, Ho*ter, El*trocardiograma, Teste Ergom*trico e Ret**og*afia) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pa*a os pacientes *e Diab*te* Mellitus *o* Pé Diabét*c*, a *onsulta co* a Angiologia. </line>
</par>
<par>
<line> O program* *ont*mplava o atendimento ao* pa*ientes do S**, e*cam**h*dos p*las </line>
<line> *nidad*s *e Atenção Primária à Sa*de (UAPS) e da* Uni*a*es Básica* de Sa*de (UBS) dos </line>
<line> mu*ícipios d* Juiz de Fora * de *ais 36 municípios da Micror*egião de **iz de Fora, Sant*s </line>
<line> *umont e São João Nepomu*eno, toda* *o Estado de Mina* Gerais. Possuía como meta </line>
<line> atingir 1*0 mil aten*iment** entre co*sultas * exam*s **r ano. </line>
<line> 4 ANÁLISE DO* RESU*TAD*S E D*SCUSSÕES </line>
<line> A a*r*s*ntação dos resulta*os eme**e *a divisão em quatro estágios. Assim, </line>
<line> apresenta-se o im*acto do Sis*ema *e Controle Gere*c*al e* *ad* e*tágio *urante o período </line>
<line> de execuç*o do programa. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.11, a*t. 9, p. 156-17*, n**. 2*22 *w*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mod**ica*ões no *istema d* Controle G*rencia* sob a P*rspectiva da T*oria da Contingência: </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Impact* do sis*ema de controle no *stágio 1 </line>
</par>
<par>
<line> O Est*gio 1 f*i *o perí*do d* **io de 2010 (iníc*o dos atendi*entos) a dez*mbro de </line>
<line> 2013. Os contr*les no Es*ágio 1 sã*: Informativo de Pr*dução Ambulatorial e a P*squ*sa de </line>
<line> Satisfa*ão do *aciente, e*am *e m*de*os e exigências formais do g*stor do *rograma pa*a </line>
<line> contro*e de produçã*. Nesse momen*o, a Pesquisa de Satisfa*ão do Paciente e*a com*ilada e </line>
</par>
<par>
<line> inc*uída no Infor*ativo *e Pro*ução Ambul**orial, </line>
<line> *ue era impr*sso e ent*eg** aos set*res </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsáveis. </line>
</par>
<par>
<line> N* ano de 2011, dand* *ontinuidade à impla**ação do protocolo do Projeto Alf*, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> par* que </line>
<line> hou*esse ade*ão dos m*ni**pios a*endidos pelo *r*gr*ma, </line>
<line> **ssou-se a realizar </line>
</par>
<par>
<line> vis*ta* aos Gest*res da Sa*de e trein*mento das *quipes de saúde das UAPS e UBS de cada </line>
<line> munic*pio. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> pe**odo, os </line>
<line> coordenado*es *édicos e </line>
<line> nã* médicos *ram os r*spon*áveis </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> capa*ita**o dos *rof*ss*onai* *os municípios com rel**ão ao programa. Tal trei*amento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntro** </line>
<line> se fe* necess**io, p*is caso não </line>
<line> houvesse a </line>
<line> ades** e o encaminhamen*o </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> pac*ent*s dos municípios ao programa, não hav*ria o cumpr**ento de meta* dos mu**cí*io* * </line>
<line> *o programa, *o ge*al. </line>
<line> 4.2 Impacto do sis*e*a de controle no Está**o 2 </line>
<line> O *stág** 2 foi d* períod* d* janeiro de 2014 a dezembro d* *015. *m 2013 foi </line>
<line> emitida a alteração da Gu** de *up*rvisã*, que m*d*fi**u operaçõ*s p*ra o *no de 2*14 *o </line>
</par>
<par>
<line> cumprim*n*o de me*as pa*a os município* *ontempla*os, para per*anência no *rograma </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> par* a Funda*ão IMEPEN. O rep*ss* de v*rba para programa esta*a condicion**o ao o </line>
<line> atendime*** das novas exigênci*s. </line>
<line> Assim, n* ano de 2014, o se**r de Contr*l*d*r*a foi cr*a*o na fun*a*ão IME*EN. Se* </line>
</par>
<par>
<line> objetivo era prom*ver ** levan*amento de dad*s mais efetivo e controle </line>
<line> espe*ífico sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> execução d* pr*grama. A partir das no*as deman**s, nov** controles fo*am implem*nta*os e </line>
<line> per*itiram uma co*uni*ação **s *nformaç*es e *e dad*s de forma cont*nua e dinâmica. Os </line>
<line> controles j* exi*tent*s foram *primorados. Alé* disso, nov*s cont*oles foram *ançados co**: </line>
<line> In*i*ador*s de Absen*e*smo *or Mu*icípio, U*u*rio po* Mun*cípio e Agendamento po* Vaga </line>
<line> por *unicípio. </line>
<line> Em dezemb*o de 2014, a *r*feitura de Juiz d* *ora *omu*icou que o I*for*ativo *e </line>
</par>
<par>
<line> Produção Ambul*torial, com tramitação em meio f*sico, seria substi*uído pelo Boletim </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 11, ar*. 9, p. 15*-174, nov. *022 www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Sá, T. M*non </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> Produção Ambulatoria* (*PA), em *ormato digital. *om essa altera*ã*, o infor*e ao SUS </line>
</par>
<par>
<line> passou a se* de f*rma eletrônica. Ob*etivan*o a melhoria </line>
<line> na execução do program*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Fundação IM***N criou a f*nçã* </line>
<line> da Coordena*ão Assistencial. A de*i**o gerou </line>
</par>
<par>
<line> *odifi**ção </line>
<line> do Si*tema de Co*trol* *ere*cial, pois *er**tiu a otimização dos p*oces*os de </line>
</par>
<par>
<line> gestão e das comu*icações *ntre as *qui*es, de forma a central**ar *nformações de execução. </line>
<line> Também tinha como foco desenhar novos pr*jetos interno* para ampliação do aten*imento e </line>
<line> al*ance das metas e*tab*le*idas. </line>
<line> Ainda e* 2015, com a mudança de gestão do Governo do Estad* de Minas Gerais, o </line>
<line> gestor do program* *omunicou a uni** de o**ro *rogram* ao Programa Alfa. *om *lter**ão </line>
<line> *o nome e a fo*malizaç** da cr*açã* d* C*ord*na*ão Ass*st*n*ial, es*e novo programa tem o </line>
<line> codinome Bet*, neste traba*ho, mas o* fundamento* permanec*m os mesmos para Fundação </line>
<line> IME*EN. </line>
</par>
<par>
<line> *ando continui*ade *o </line>
<line> no*o *ic**, no ano de *01*, os setore* de Cont*oladori* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Coordenaçã* Assiste*cial pas*a*am a trabalha* de </line>
<line> forma integr*da, ana**sando de fo*ma </line>
</par>
<par>
<line> obje*iva os dados disponibiliz*d*s *os cont*oles impl*ntados. Desde o iníc** da *xecuç*o d* </line>
<line> p*ograma, nessas an*li*es for** iden*if*cadas r*strições, fr*gil**ades internas, e al*umas </line>
<line> conting*ncia* ext**nas que impe*iam uma p*e*a e*ecução d* pr*g*ama e o a*cance da* </line>
<line> metas. A *art*r dessa* informações, um Plano de Enfrenta*ent* foi desenh*do e a*ro*a*o na </line>
</par>
<par>
<line> reu*i*o d* Comi*são In*ergestores Bipartite e colocado em </line>
<line> prática ainda no mesmo </line>
<line> a*o. </line>
</par>
<par>
<line> *omo se* objetiv* era o cumpri*ento das *etas, englobava controles já e**stente* e os nov*s </line>
<line> controle* **s*nvolvi*os para aten*iment* do plano, como: a *nvestiga*ão Clínica, Produção </line>
<line> p*r Equipe, e *a*os para BPA. </line>
<line> 4.3 Impacto do s*stema de co*trol* no Estágio 3 </line>
<line> O Estágio 3 fo* do pe*íod* de *aneiro de 2016 a dezembro de 2017. Em 2016, de*ido à </line>
<line> ent**ga *o Boletim de Prod*ção Am*ulatorial *er rea*i*ada de forma eletrô*ica, v*rificou-*e a </line>
<line> ne*ess*dade de um novo **ntr*le, *ess* vez, em *onju*to *om o *rofi*sional responsável p**o </line>
</par>
<par>
<line> Sistema </line>
<line> de Prontuár*o Info*mati*ado. Naquel* *omento, u* </line>
<line> con*r**e sem*nal passo* a *e* </line>
</par>
<par>
<line> *ealiz*do, ve**fic*ndo *e a entrada de </line>
<line> dad*s estava d* acordo *o* a neces*ida*e, gerand* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ontrole de d**os do sist*m*. </line>
</par>
<par>
<line> Ai*da n* ano </line>
<line> de 2016, o Programa Beta fi*o* se* o r*passe *e verba d*ran*e dez </line>
</par>
<par>
<line> meses, que pr*judicou * produçã*, uma vez que a m*ior p*rt* da equipe precis*u ser o </line>
</par>
<par>
<line> dispensada, </line>
<line> **o po*sibilitando os atendiment*s e**erad*s. Contudo, todos os </line>
<line> projet*s </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 19, n.1*, art. 9, p. 156-174, nov. *022 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mod*ficaç**s no Siste*a de Controle Ge*enc*al sob a Pe*spe**iva ** Teoria da Conting*ncia: </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> con*inuaram * ser ex*c*tados e ** **ntroles os tre*namento* de eq*i*es exte**as e </line>
<line> fo*am </line>
</par>
<par>
<line> manti*os. A falta de repasse prejudicou a produçã* que vin*a em *ma **r*a ascendente desde </line>
</par>
<par>
<line> *0*4. Mesmo assim, devido ao controle efetivo </line>
<line> dos atendimentos, ocorreu um d*scre*o </line>
</par>
<par>
<line> *r*scimen** n* produçã*. Os *ep*s*e* foram norm*lizados e, no final do mesmo ano, </line>
<line> ocorreram contrat*ções e r*c*ntratações. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> ano de 201*, não foram reg*str**a* demandas d* con*roles </line>
<line> adicio**is ex*e*nas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> internas </line>
<line> qu* *u*t*fica*sem uma mudança no *istem* de Controle G*ren*ial da fu*dação n* </line>
</par>
<par>
<line> contexto d* execuç*o do prog*ama. Por isso, os controles perm*nece*am os mesmos. </line>
</par>
<par>
<line> J*s**fica-s* o pico positivo d*s metas, </line>
<line> devid* aos controles realizado* des*e o início </line>
</par>
<par>
<line> do prog*ama *, </line>
<line> de *orma mai* efetiva, </line>
<line> em 2015, *uando a pa*ce*ia d* dois seto*es, </line>
</par>
<par>
<line> *oo*denação Assistencial * Con*rola*oria, </line>
<line> co*s*guiram adotar medidas que *ntegras*em </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> prog*a*a, possibilitan*o a comuni*ação dos setor*s int*rnos e externos. </line>
<line> Apes*r de 2016 ter si*o um período *em repa*se, houve a reform*lação d* pron*uário </line>
<line> in*or*atiz*do, deixando-o ***s otimizado * de pre*nchime*to mais ági*, o que permitiu que o </line>
<line> c*ntro*e do B**etim de Pr*duçã* Ambulatorial fosse ape*fei*oado. </line>
<line> 4.4 Im*a*to do s*ste*a *e c*ntrol* no Estágio 4 </line>
<line> Por f*m, * Estágio 4 foi do pe*íodo d* janeiro a junho de 2018. E* 201*, a Fundaçã* </line>
<line> IMEPE* partic*pou de um ch*mamento p*blico par* a continuida*e do programa e concorreu </line>
</par>
<par>
<line> co* outra in*ti*uição </line>
<line> de natu*eza pública. Co*o a Fundação IMEPEN é uma fundação </line>
</par>
<par>
<line> privada, e o pro*rama é público, ela perdeu o *hamamento. </line>
<line> Toda a execuçã* do programa bem como os se*s controles fo*a* mantidos at* m**dos </line>
</par>
<par>
<line> de junho de 2018, qu*ndo o pro*rama foi </line>
<line> entregu* </line>
<line> a* ges**r. Todos </line>
<line> o* con*roles e d*dos </line>
</par>
<par>
<line> coletados sobr* a execução do *ro*ram*, *esd* o *ê* d* **io de 2010 a ju**o de 20*8, </line>
</par>
<par>
<line> *oram entregue* à Prefe*tura *e Juiz de Fo*a * à S**r*taria de E*tado </line>
<line> da </line>
<line> Sa*d* d* Mina* </line>
</par>
<par>
<line> Gera*s p*ra que *udesse* dar c**tin*idade e os pacient** n*o f**assem sem at*nd*men**. </line>
<line> 4.5 **nclusões, refle*ões e discuss*e* </line>
<line> Du*ante * ex*cuç*o do programa, no *erío*o de ma*o *e *01* a junho de 20*8, foram </line>
</par>
<par>
<line> realizados cerca de </line>
<line> 6*8 mi* consultas e ex*mes. N* acesso aos </line>
<line> documentos, foi possí*el </line>
</par>
<par>
<line> ver*ficar al*un* elementos, como: as dive*sa* reuniões e treiname*tos das equip*s para </line>
</par>
<par>
<line> apresentação da* exigên*i*s das metas e os novos </line>
<line> *rocedimento* d*senh*dos e que seria* </line>
</par>
<par>
<line> implan**dos p*ra *lcançá-la*; ap*esen*a*ões *os *esultados atin*i*os ** equipes **ter**s e aos </line>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, v. 1*, *. 11, art. 9, *. 156-17*, nov. 20*2 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Sá, T. Menon </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> gestores; capaci*aç*o da* **uipes *xternas de saúde e a*r**enta*ã* d*s contr*les *ndividu*is </line>
<line> alcançados em cada mun*c*p*o. </line>
<line> C*mo control* inicial, destacou-se o **for*e *e Pro*ução *mbulat*rial q*e </line>
<line> posteriormente se torno* o *oletim *e Pro*ução Ambul*tor*al e *ue e*am formaliza*os *elo </line>
<line> *estor e pe*o SUS, di*er*nte do que apre*entaram as pesq*isas de Olive**a e Callado (20*7) e </line>
<line> França (2007), em que os controles apresentados não **am formais nem na ONG e nem na* </line>
</par>
<par>
<line> igre*as. *essalta-s* que </line>
<line> a maior part* dos control*s destacados *esta pesquisa foi </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*da pelas *espo*sáveis do setor de Cont*oladoria e da C**rdenação *ssi**encial, ou </line>
<line> s**a, não eram formais, a*sim como os d*s pes*uisa* dos a*tores citado* a*t*rio*men*e. </line>
<line> Os quatro est*gios a*resentam a* demandas ext*rnas ex*gidas pelo gest*r do pr**rama </line>
<line> e pelo SUS e que impact**am *iretam*nt* no Sis*ema de Controle Geren*ial da execução dos </line>
<line> Prog*ama* Alfa * Beta, po*endo-se observar o aument* no *ú*e*o de controles, modificação </line>
</par>
<par>
<line> de algun* e sof*s*icação d* outr*s. Este último, princi*alment*, devido </line>
<line> à evolução da </line>
</par>
<par>
<line> t*c*ol**ia e da tr*nsição de pap*l para o digital e ** aprimoramento de **d*s de análise do </line>
<line> gestor. </line>
<line> Observou-se que n* ano de 2014, *uando os contr*les evoluíram, a *ro*ução </line>
</par>
<par>
<line> aumen*ou e post*riorm*nte em 20*5, </line>
<line> **m a p*odução mais eleva*a, os *ontroles també* </line>
</par>
<par>
<line> *icaram mais sofisticados, * que ***robor* c*m a pesquisa de Brit* (2017), q*e most*a que o </line>
<line> uso do Sistema de Controle Gerencial permite melhorar o desempe**o. </line>
</par>
<par>
<line> Destaca-se ainda *u* o envolvim*nto das equipes *nt*rna* </line>
<line> e </line>
<line> e*ternas com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *oordenaç*o assiste*cial foi re*evan*e para o alcance *as metas, estando de acordo </line>
<line> com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> autores An*ho*y e G*vindarajan (2008), q*e de**aca* que o controle *eren*ial está ligado </line>
</par>
<par>
<line> *os ges*ores, já que são eles que m**ivam *s pess*as dentro *as or*anizaç*es </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementarem as es**atégi*s desenhadas para a m*smas. </line>
</par>
<par>
<line> Fo* obse*vado qu* a Fundação IMEPEN precisou se ada*tar para atender às dem*nda* </line>
</par>
<par>
<line> e à ef*tividade d* Siste*a de Controle </line>
<line> no </line>
<line> cumpr*mento das exigên**as c***ratuais, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente colaborand* com a evolução </line>
<line> *a produção, *ue co*tribui para a Teori* o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Cont*ngência. </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*N*IDE*AÇÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Com o objet*vo *eral d* analisar como as dema*das ext*rnas m*di*icam o *istema de </line>
</par>
<par>
<line> Contr*l* Geren*ial e imp*ctam n*s metas traçad*s na </line>
<line> exec**ão d* um programa em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> fun*ação privada, uti*izou-se pe**uisa *ualita**va p*ra a*rofundame**o do fat* estudad*, </line>
<line> *ev. FSA, *eresi**, v. 19, n.11, ar*. 9, p. 156-174, nov. *022 www4.f*anet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*i*icaç*es n* Sistema de Control* Gerencial sob a Pe*spectiva da Teo*ia da Contingência: </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> adotando-se a pesquis* d*cumental, a partir de fo*t*s primárias dos setores de Controlad*ria e </line>
<line> *o**den*ç*o *ss*st*nc*al da Fundação IMEPEN, *u* te* sua e*pecialidade na área da saúde. </line>
</par>
<par>
<line> Tendo o co*tr*le como componente essencial na ge*tão, a pes**isa partiu </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **nsamento d* q*e contr*le o </line>
<line> gerenc*al d* </line>
<line> uma organiz*ção engl*ba </line>
<line> di**rsas ativi*ades, </line>
</par>
<par>
<line> e*tre elas (*NTHO*Y; G*VIND*RAJA*, </line>
<line> 2008). Teve c*mo alice**e para * discussão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eoria *a *ontingência, que vis* ao *studo d* organ*zação dentro *o *eu meio, pois, </line>
<line> para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *bt*n*ão de um *ív*l *levado d* desempenho, é necessá*io estratégia e **n*ame**o* par* sua </line>
</par>
<par>
<line> ad*quação **s fatores </line>
<line> contingencia*s tais como, ta*an*o, estratégia, </line>
<line> tecnologia e *ncerteza </line>
</par>
<par>
<line> *as *arefas (FREI*AG; *LME*DA; LUCE*A, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> *dentificou-se que os m*tiv*s pr*ncipai* para *s mudanças *o Sis**ma </line>
<line> de C*ntrole </line>
</par>
<par>
<line> *erenc*al da *u*dação IME*EN *oram os *ocumen*os emitidos </line>
<line> pelo gestor </line>
<line> do programa </line>
</par>
<par>
<line> (*e*re**r*a </line>
<line> de Es*ado da S*úde de Min*s Gerais) e pelas modificações do sistem* </line>
</par>
<par>
<line> informatiz*d* d* Sis*ema único *e Saúde (S**) no período de 2010 a 2018. </line>
<line> Os cont*oles dese*vo*vidos par* o alcance das meta* pe*m*ti*am identifi*ar ** </line>
</par>
<par>
<line> f*agilidades int*rnas e dem*ndas exte*nas, </line>
<line> desenvolver o </line>
<line> p*a*ejament* *e es*ratégi*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exe*ut*-l** para *ue os problemas fossem co**igi*os, isso, paralelo às e*i*ên*ias trazi*as pelo </line>
<line> ges*o* e novo controle do Sistem* Único d* Saúde. Tudo isso exigiu evoluções d*s cont*oles </line>
<line> já existentes e cri*ç*o de *ovos, o que deman*ou o envolvimento *os parcei*os inte**os e dos </line>
<line> exte*nos. </line>
<line> P*rt* desse achado é u* contraponto com os *u*ores A*tony e Gonvidarajan (200*), </line>
<line> ao defender*m que a intenção é *u* o* process** sejam mais c*ntrolados a partir de *íveis de </line>
</par>
<par>
<line> prod*ção *ais ele*ados. Na p*squisa, ve*ifi*ou-s* q*e inver*o o </line>
<line> *ambém oco*reu, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> qu* foi *ecessário a*me*tar os ti*o* e á*eas de cont*ole da exec*ç*o para a identificação da* </line>
</par>
<par>
<line> fragi*ida*es </line>
<line> in*ernas </line>
<line> e algumas </line>
<line> contin**n*ias </line>
<line> externas </line>
<line> e </line>
<line> corri*i-*os, </line>
<line> *ar* </line>
<line> que, </line>
</par>
<par>
<line> consequentemen*e, oc*rresse o aumento da produ*ã*. Ou seja, tanto a m*d*ficaç*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> controle gerencial </line>
<line> provocou aum*nto na p*odu*ão, como o aumento da pro**ç** pr*vocou </line>
</par>
<par>
<line> um maior e melhor **ntrol*. </line>
<line> O pre*ente tr*balh* tamb*m con*ribuiu pa*a a Teoria da Co*tingência, com relação à </line>
<line> af*r*ativa dos autores F*eitag, Almeida e Luce*a (2021), d* que é n*cess*ri* a organi*aç*o </line>
<line> *er capacid*de *e *e adaptar *o* f*tores contingenciais para al*ançar ** desempe*ho melhor, </line>
</par>
<par>
<line> visto qu* * F*ndação IM**E* se </line>
<line> *daptou em vários aspec*os *ara *tender às dem*n**s </line>
</par>
<par>
<line> *xternas. Os a**ores ta*b*m reportam que o homem * a organização possue* ca*ac*dade de </line>
<line> m*di*ica* suas e*t*uturas e *stra*égias para adapta*ão ao amb*en*e (DONALDSON, 2*06 </line>
<line> *pud FRE*TAG; ALMEI*A; LUCEN*, 2021). Es*e tr*balho fortalece tal teo*ia, uma vez *ue </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 11, a*t. 9, p. 156-*7*, *ov. 2022 *ww4.fsanet.co*.**/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. Sá, T. Menon </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> ap*es*ntou dados que mostra* que a fundação modif*cou suas estru*ur*s e estraté*ias para a </line>
<line> ada*tação ao prog*am*. </line>
<line> Como limitaçã* pa*a esse t**b*lho destaca-se o fato d* a fundaç*o ex*c**ar, no mesmo </line>
</par>
<par>
<line> período, outros pro*ram*s, p*ojetos e at*ndimentos, </line>
<line> contudo, </line>
<line> *ara </line>
<line> a realização de*sa </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, utilizara*-se somente os dados do c*nt*ole *e execução do Programa Alfa * Beta, </line>
</par>
<par>
<line> no período de maio de 201* a junho de 2018, de **sponsabilidad* **s setores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Controladoria e Coorden*ção Assistencial. Não foram incluídos *s controles admi*istrativos * </line>
<line> fi*anc*iros. </line>
<line> Vale des*acar que pesquisas n* área de gestão **o rele*a**es, uma vez que ** </line>
</par>
<par>
<line> o*ga**zações estão comp*eendidas </line>
<line> em um mun*o *lob*liz*d* tecn*lógico. Para estudos * </line>
</par>
<par>
<line> f*turo*, su*ere-*e o desenv*lvimento de *esquisas s*bre os Sistemas de C*ntr*le gerenci*l, </line>
<line> finan*eiro, contábi* e de p*e*tação de serviç*s em f*ndações privadas e pública*, p*ra análise </line>
<line> efetiv* de seus cumprimen*os com r*lação ao* ***s o*jetiv** espe*íficos, *ma vez que vi*am </line>
<line> atender ao in*er*s*e cole*ivo, u*i*izando *ecurso* p*ivados * público*. </line>
<line> RE*ERÊN*IA* </line>
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<line> AMARAL, M. *. R. S. As Fu*dações Priv*das e a </line>
<line> Lei n.º **.1*1/15. C*nteúdo Jurídi*o, </line>
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<line> o desempenho </line>
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<line> o*ganizacional: um estudo em fund*ç*es de apoio. Dissertação (*es**ado em Contab*l*dade) </line>
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<line> Área </line>
<line> de concentração: Contabilidade e Finanças, do Seto* de Ciências *o*iais Aplica**s </line>
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<line> L. P. Sá, T. Meno* </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> Como Referenciar este Artigo, *onfor*e ABNT: </line>
<line> *Á, L. P; MEN*N, *. Modi*icações no Siste*a de **ntr*le Ge*encial sob a *er*pec*iva da Teoria da </line>
<line> Co*tingência: Es*ud* de Caso de um* Fun*açã* Privada. Rev. FSA, Teresin*, v.19, n. 1*, art. 9, p. </line>
<line> 1*6-*74, *ov. 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos A*tore* </line>
<line> L. *. Sá </line>
<line> T. *en*n </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção * planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretaçã* *os dad**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elabo*ação do rascunho ou na revisão crítica d* conte*do. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pação na apro*ação da v*rsão fin*l *o m*nu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, *. 19, n.11, art. 9, *. 156-1**, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
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