<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 13, p. 268-27*, d*z. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.12.*3
</line>
</par><par>
<line>
Estresse, Carga de Trabalho, Bur*o*t e Satisf*çã* no Tra**lho: Algumas Co**iderações
</line>
<line>
T*óricas
</line>
<line>
Stre*s, Wor*l*ad, Burnou* and Job Satis**ctio*: Some Theo*eti*al Con*i*eratio*s
</line>
<line>
Karoline Morais Si*va
</line>
<line>
*studante de Adm***stração d* Universidade F*deral de L*vras
</line>
<line>
karoli*e.silva2@estudan*e.u*la.br
</line>
<line>
Lorrayne P*ssi
</line>
<line>
Estud*nt* de Admin**tração *a U*iversidade *e**ral de La*ras
</line>
<line>
lorrayne.pes*i@*studante.*fla.br
</line>
<line>
Vitór*a Sousa Neves Peni*o
</line>
<line>
Es*udante de Adm*nis*ra*ão da *niversid*de *e*eral de La*ras
</line>
<line>
*itoria.penido@*studante.ufla.br
</line>
<line>
Franciely Apa*ecida da Silva
</line>
<line>
E*t*d*n*e d* Admi*ist**ção da Universid*d* Fede*al de Lavra*
</line>
<line>
francie**.s*lva@estudante.ufla.br
</line>
<line>
Fe*nanda *l*za de Carv**h*
</line>
<line>
Est*dante de *dministra**o da Univ*rsidad* Federal d* Lavr*s
</line>
<line>
fernand*.carvalh*2@estu*ante.ufla.**
</line>
<line>
Ana Alice *ilas Boas
</line>
<line>
Dout*ra e* A*ministração - The Uni*e*sity of *eading - **
</line>
<line>
Profe*sora Titular da UFLA
</line>
<line>
a*a.alic*@*fla.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Karoline *orais Si*va
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny K*rley d* A*encar
</line>
</par><par>
<line>
DAE-*FLA Campu* Uni*e*sit*rios, Caixa Po*tal 3037
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
CE* 37200-900, *avr*s - *G, Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Lorrayne *essi
</line>
<line>
Artig* re**bido em *5/08/20*2. Últi*a
</line>
<line>
*ersã*
</line>
</par><par>
<line>
DAE-UFLA Campus Un*ver*itários, Caixa P*stal 3037
</line>
<line>
recebi*a ** 14/*9/2022. Apr*vado em 15/09/*022.
</line>
</par><par>
<line>
*EP 37200-900, *avras - MG, Br*sil.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Estres*e, Ca*ga de Traba*ho, *urnout e Sa*isfação no *rabalh*: A*gu**s Co*s*d**ações T*óri*a*
</line>
<line>
*69
</line>
</par><par>
<line>
R*SUM*
</line>
</par><par>
<line>
O *stre*se al*ado à carga *e **abalho *ode te* origem ** d*versos fat*res que são relativos à
</line>
<line>
em*resa em si e às características pes*oais e profissionais de cad* indivíduo. Condições
</line>
<line>
inadequada* do amb*ente de trabalho, clim* organiza*ion*l desf*v*ráve*, longas jornadas de
</line>
<line>
tra**lho, *alta de pre*cupação com a *aúde e bem-estar do colaborador são alg**s elementos
</line>
</par><par>
<line>
que po*em gerar
</line>
<line>
estresse no *mbien*e de trabalho. Send* assim, objetivo deste ensaio o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
analis*r co*o a sobrecarga de traba*ho pode *evar ao aum*nto do
</line>
<line>
estr*sse r*laci*nado a*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, apesar do est*esse nem sempre ser *eg*tivo e dele se* percebido
</line>
<line>
de forma
</line>
</par><par>
<line>
d*ferenciada *or cada indiví*uo. Busca-se tam*ém analisar a relaç** entre estres*e e burnout
</line>
</par><par>
<line>
e e*idenciar a relação de*s*s tema* c*m percepção de satisf*ção no tra*alho. Inúmeros a
</line>
</par><par>
<line>
as*unt*s **ram
</line>
<line>
encontrado* a resp*ito do tem*, nos qua*s destacam-se as fontes *e e*t*ess*,
</line>
</par><par>
<line>
caracter*sticas pessoais * pe*cepç*o do estress*, ab*rdag*m psicol*gi*a e níveis de sat**fação
</line>
</par><par>
<line>
no **abalho. Vale de*t*car que est*ess* e c**ga de trabalho es*ã* correlacionados e que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*brecarga fí*ica, mental e e*ocional *e trabalho *od* lev*r à sín*rome de burno*t e que
</line>
</par><par>
<line>
*sses fatores podem *feta* os
</line>
<line>
*íve*s de percepç*o de sat*sfaç*o *o trabalho. A *a*ti*
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
tex*os analis*dos, obser*a-se a ne*essidade *e mais estudos sobre o c*idado com s*úde a
</line>
<line>
men*al de diferentes categ**ias de colab*radores *m diferentes contextos laborais pa*a se ter
</line>
<line>
um a*rofun**me*to sobre os tem*s abord***s nest* ensaio.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Carg* de Tr*b*lho. Est*e*se *o Tr*balh*. Q*alidade de Vida no Trabalho.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
Stress com**ned with workloa* may origina*e fr*m seve**l *actors tha* are relat*d
</line>
<line>
t o t he
</line>
</par><par>
<line>
company *ts*lf and the personal and pro*ess*onal ch*racteristi*s of each in**vidual.
</line>
<line>
*nadequa*e work*ng environment conditions, unf*vorab** organizati*nal cl*m***, l*n*
</line>
<line>
work*n* hours, *ack of conce*n fo* th* *mployee's h*alth and well-being are some ele*en*s
</line>
<line>
t*at can generate stress in the *ork environ*ent. Therefore, the obj*c*iv* of t*is essay is *o
</line>
</par><par>
<line>
a*aly*e **w work
</line>
<line>
overloa*
</line>
<line>
c*n lead to increased w*rk-related stress, de*pi*e *tress n*t
</line>
</par><par>
<line>
al*ays
</line>
<line>
being **ga*i*e and being
</line>
<line>
*e*ceived different*y by **** *ndivid*al. It also seeks to
</line>
</par><par>
<line>
anal*ze the relationship between stress an* *urnout and ** h*ghligh* the rela*io*shi* b**ween
</line>
<line>
t*e*e theme* *nd the perc*ption of job satisfac*ion. Numero** is*u*s we*e found on the
</line>
</par><par>
<line>
subj*ct, in whic* the s*urces of str**s, personal c*aracterist*cs and
</line>
<line>
perc*pti*n o* s*re*s,
</line>
</par><par>
<line>
psychologica* *p*roach and leve*s ** job sat*sfac*ion *tand ou*. It is **r*h noting th** stres*
</line>
</par><par>
<line>
*nd workload
</line>
<line>
are corr*lated a*d t*at physic*l, mental
</line>
<line>
and emo*ional over*oad at work
</line>
<line>
c*n
</line>
</par><par>
<line>
*ea* to b*rnout sy*drom* and that thes* *a**ors can *ffect perceived l*vels o* job *atisfacti*n.
</line>
</par><par>
<line>
Base* o* th* *naly*ed texts, there is a nee* for *urther studie*
</line>
<line>
o* men*al he**th care for
</line>
</par><par>
<line>
*iffer**t cat**ories of
</line>
<line>
*m*lo*e*s in different work c*ntexts in order t* *a*e a de*pe*
</line>
</par><par>
<line>
und*rs*anding of th* to*ic* cover*d in ***s essay.
</line>
<line>
K*y-words: Wor*loa*. Work-Related Stress. Quality of Working Life.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 12, art. 13, p. 268-2*9, dez. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Silva, *. Pessi, V. S. *. Penido, F. A. Silva, F. E. *ar**lho, A. A. V*l*s Boas
</line>
<line>
*70
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
N* es*u*o *a doc*ncia e te*do c*m* obje*ivo argumentar s*bre o estresse *o tra**lho
</line>
<line>
e * *a*ga d* *rabalh*, o*serva-s* que grande quant*da*e do *st*esse *ue *e passa no local de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho
</line>
<line>
pode *er d**i*o a
</line>
<line>
uma situação *e *xcesso de **rga de trabalho, a*arretando
</line>
</par><par>
<line>
p*oblemas não só m**tal, mas *ri*c*palm*nte fís*co*. U* ambien*e de trabalho estr*ssante
</line>
</par><par>
<line>
**de ser e**rema*ente preju*i*ial à saú*e dos
</line>
<line>
colab*radores e *ar* a
</line>
<line>
produti*idade da
</line>
</par><par>
<line>
*mpre*a (*I*AS BOAS; M*RIN, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
O m*delo *e Cooper (1985) especifica três *ipos de
</line>
<line>
font*s
</line>
<line>
d* est*ess*: fatores
</line>
</par><par>
<line>
i*tríns*cos a* trabalho, fatores psicossociais (i*c*uindo o papel *o indivíduo na or*aniza**o)
</line>
</par><par>
<line>
e fa*ores organizac*ona*s (incl**ndo o
</line>
<line>
desenvolvim*nto *a carre**a, as estrutu*as
</line>
</par><par>
<line>
organiz*cionais e o cli*a *rganizacio*al). A* c**acterís*icas pessoais tam*ém afetam o*
</line>
</par><par>
<line>
indi*ad*res *e estresse
</line>
<line>
no *rab**ho e, *omo resultado, i*fluenc*am
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*rcepç*o *
</line>
<line>
*valiação
</line>
</par><par>
<line>
que os indivíduos têm
</line>
<line>
de suas próp*ias carac*erístic*s ind*viduais (V*L*S BO*S; MORIN,
</line>
</par><par>
<line>
20*6).
</line>
</par><par>
<line>
Adema*s, a* aval**r o e*tresse rela*iona*o a* *rabal*o
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
perspec*iv* do modelo
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
questão, deve-se partir do princíp** d* que os mes*o* estr*ssores são sentido* e enfrentado*
</line>
</par><par>
<line>
de fo*m* dif**e*te pelos indiví**os. *ssim, um tr**a*ho
</line>
<line>
*l*amente e*tre*s*nte *ara u*a
</line>
</par><par>
<line>
pessoa *ode nã* o ser para outra pesso*, pois as pessoa* percebe* e avaliam seu *mbiente d*
</line>
<line>
trabalh* de form* *iferenciada e t*m hi*tórias de v*da diferenciada* que precisa* ser le**das
</line>
<line>
em consideração para entender melhor a QVT (VILAS BO**; MORI*, 201*).
</line>
<line>
A ca*ga de trabalho está diretame*te lig*da à forma como o profissional se man*ém n*
</line>
</par><par>
<line>
am*ien*e de
</line>
<line>
*rabalho, *avendo satisfaç** se a m***a for es*ipulada
</line>
<line>
com
</line>
<line>
r**po*sabilidade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
causando vá*ios problemas s* houver excesso*. Gropher & Do*chin (*986) O'Donnell & e
</line>
</par><par>
<line>
*ggemeier (*986) *omentam que * estudo da c*rga de trabalho *ode ajud*r
</line>
<line>
ps*cólogos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trabalho * ergono*is** a d*stingu*r e*tre a eficiên*ia d*s projetos concorr**tes de emprego de
</line>
</par><par>
<line>
sis*em*s contemporâneos e ajud*r os ge*tores a f*rn*cer um melhor a*bi*nte de
</line>
<line>
trabalho
</line>
</par><par>
<line>
(VILAS BOAS; MORIN, *016).
</line>
</par><par>
<line>
A c*rga *e *raba**o tamb*m *od* ser usada pa** fornecer insights so*re *aracterísticas
</line>
</par><par>
<line>
espe*í*icas de trabalho e das **l*ç*es de
</line>
<line>
trab**ho que *evam ao signif*ca*o do trab*lho
</line>
</par><par>
<line>
(MORIN, 2*08). Pe*cepções subjetivas de carga de trabalho refletem uma
</line>
<line>
a*al*ação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
capa*i*ade do in*iv*duo para atender à* demand** da tarefa. Altos n*v*is de c*rga de trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
percebid* ocorr*m quando *s
</line>
<line>
demandas de
</line>
<line>
tare*as e*c*de* capacidade *o *ndivídu* para a
</line>
</par><par>
</page><line>
atender a essas *emandas (VILAS BOAS; MORI*, 20*6). Co* o o*jetivo de v*rificar c*mo
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, a*t. 13, *. 268-279, dez. 2022 www*.fs*net.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estresse, Carga de Trab*lho, Bu*nout e Satisfação no Trabalho: Algu*as Consideraç*e* Te*ricas
</line>
<line>
271
</line>
</par><par>
<line>
a carga *e t*abalho e a* di*erenças indiv*duai* *o**ribuem para o estresse no tr*balho. Por se
</line>
<line>
tra*ar de um ensaio, são comparadas o*in*ões de di*ersos autores, a fim de argumenta* e tirar
</line>
<line>
*onc*usões s**re o *ema.
</line>
<line>
Inic*a*mente, s*o a*res*ntados os c*nceito*, d*fi*içõ*s e teorias sobre * estresse no
</line>
</par><par>
<line>
amb*ente de trabalho, a carga de *r*bal*o e o
</line>
<line>
bur*out, *onte*do análi*es de vár*o* autores,
</line>
</par><par>
<line>
comparações e
</line>
<line>
classifi*aç*e*. Apó*, são apresentad*s os aspectos *ai* i*po*tan*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**nc*usivos de*sa b*eve pesquisa teóri*a e com indicações de tem** para pesq*isas futuras.
</line>
<line>
2 *EFE***CIAL TEÓ*IC*
</line>
<line>
2.1 Estresse e estre*se rela*ionado ao t*aba*ho
</line>
<line>
A *al*vra str*ss, do *nglês, deu origem a* termo estresse em Po*tuguês, *ue, de a*ordo
</line>
<line>
com o Dicionário *urélio da Língua Portuguesa, *ignifica "*onjunto de reaçõe* do organismo
</line>
</par><par>
<line>
* agr*ssõ*s
</line>
<line>
de *rigem dive**as, capazes de p*rturbar-lhe o equilíbri* interno" (FE**EIR*,
</line>
</par><par>
<line>
p.233, 199*). No século X*II*, a palav*a stres* passa a ser empregad* para expressar *ressã*
</line>
<line>
o* *or*e es*orço ** corpo humano. No e*tan**, somente no século XX é que o termo ganh* a
</line>
<line>
conotação cientí*ica (SELYE, 19*6).
</line>
<line>
O estress* é um estado ca*a*terizado *or um* *índro*e *specí*ica desencadeada por
</line>
</par><par>
<line>
fa*o*e*
</line>
<line>
***lógi*os e psicológicos. O*orrem m*di*icações pontuais n* sist*m* biológico que
</line>
</par><par>
<line>
são causad*s p*r uma gra*de **rie*ade de agentes, mas deve-s* cons*d*rar o
</line>
<line>
estresse como
</line>
</par><par>
<line>
se*do ine*peci*icamente in*u*id*. *essa *orm*, ele a resposta inespecífica do corpo é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
exig*ncias às
</line>
<line>
quai*
</line>
<line>
está s*ndo submetido (**RE*RA; ZILLE, 2010). A*tores como
</line>
<line>
C out *
</line>
</par><par>
<line>
(1987) e Simonton et al. (1987) co*side**m o estresse como um estado an*r*al d* organ*smo
</line>
</par><par>
<line>
do ser
</line>
<line>
humano; trata-s* de uma red*ção de desempenho d* *rabalho, pr*vocada
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
incapacidade prolongad* do indivíduo de suportar a* exigências da vida e sua* consequências.
</line>
<line>
Nesse s*ntido, * trabalho pod* s*r ***ceb*do c*mo uma ca*ga pesada demais em certos
</line>
<line>
momentos da vida e pode *er*r uma sobrecarga menta* e e*ocional também.
</line>
<line>
O estresse re**cionad* ** *r*balho *j*da n* entendiment* *o signifi*ado que *
</line>
<line>
indiví*uo *á ao seu trabal*o e, por conseguinte, afet* a qual*da*e da vida no traba*ho. Nesta
</line>
<line>
*e*spect*va, existem dive*sos modelos e formas de estudar o estr*sse e * estr*sse re*aci*nado
</line>
<line>
ao trab*lho. O mod*lo *e Cooper (1985) é frequ*ntemente utilizado nos e*tud** sobre esse
</line>
<line>
t*ma, c*nfor*e j* m*n*ion*d* anteriormen*e. É um modelo s**plifi*ado **e combina um*
</line>
</par><par>
<line>
série de f*tores e disting*e
</line>
<line>
fonte* poten*iais de estresse no trabalh*. A **imeira fo*te de
</line>
</par><par>
<line>
e*tresse e*tá re*a*ionada aos fatores intrínse*os
</line>
<line>
** *rabalho, ou seja, pres*ão por
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 19, n. 12, *rt. 13, p. 2*8-279, d*z. **22
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Sil*a, L. Pe***, V. S. N. Pen*do, F. A. Silva, F. E. Carva*ho, A. A. Vil*s Boas
</line>
<line>
272
</line>
</par><par>
<line>
produ*ivida*e, **rmas de poder e au*orida*e, *ondições de tra*alho in*dequadas * relações
</line>
<line>
interpe*soais conflituosas. A segun*a fonte de estresse são os fa*ores psicossoc*ais, inc*uindo
</line>
<line>
o *ape* do indivíduo n* orga*i*ação e co*o o indivíduo percebe * s*u traba*ho pe*an*e os
</line>
</par><par>
<line>
demais. Enqua*to a terceira fonte *e estr*sse
</line>
<line>
são o* fa*ores organizacionais *ncluind*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*n*olvimen*o da ca*rei*a, estruturas organiza*i*na*s e o clima *rgan*zacio*al favorável ou
</line>
<line>
desfavor*ve*.
</line>
<line>
Por outro la*o, *s car*cterís*ic*s pe*soais também afeta* os indicadores de *stresse no
</line>
<line>
tra*alho e como resul*ado elas influ*n*iam a percepção * avaliação q*e os *ndivíduos *êm de
</line>
<line>
**as próprias relações de t*abalho. Ess*s mesm** cara*terísticas in*ividuais tamb*m balizam
</line>
<line>
os elementos e a percepç*o que o indivídu* tem do seu trabalho e mesmo da sua sobrecarga
</line>
</par><par>
<line>
d* *rab**ho. Como exemplo podemo* ci**r o as*ecto idade, que
</line>
<line>
se refere ao fato de um
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo mais jovem e sem filho* po*e* per*eber um nível m*n*r de estre*se n* trabalho, ao
</line>
<line>
passo que uma pessoa d* meia idade com responsabilid*des fa*i*i*res divers*fi*adas pode
</line>
<line>
perceber *ma sobrecar** maior de *r*balho e, por *onse**inte, acabar tendo um *í*el maior
</line>
</par><par>
<line>
de estresse
</line>
<line>
no
</line>
<line>
tr*bal*o. Lembrando que, nesse caso, *á
</line>
<line>
pod*mos tam*ém perc*ber que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
equilíbrio vida/trabalho é outro responsável por
</line>
<line>
uma melhor *u pior qualidade de *ida
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
t*ab*lho, co*f**me *ost*lam Vilas Boas et al (2018).
</line>
<line>
3 RESULTA*OS E D*SCUSSÕS
</line>
<line>
3.1 *arg* de *r*balho
</line>
<line>
No que tange à carga de t*aba*h*, de *cord* *om *alzon (2015), o u*o do t**mo carg*
</line>
</par><par>
<line>
é com fre*uê*cia am*íguo: pode se referir ao
</line>
<line>
*í**l de
</line>
<line>
exigência
</line>
<line>
de *ma t*refa num da*o
</line>
</par><par>
<line>
momento, ou às
</line>
<line>
consequên*ia* de*sa tarefa. No modelo apr*sentado p*lo
</line>
<line>
autor, ba*eado
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
esquema clássico em erg*nomi*, disti*gue-*e:
</line>
<line>
na entrada, a* *arefas e *uas *xigências e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tado do operado*; e, na saída, um n*vel de d*sempenh* * consequê*cias para o operador, *u
</line>
</par><par>
<line>
sej*, a c*r*a
</line>
<line>
pod* se* influenciada pel* defini**o de t*refa, ob**tivos a se ating*r
</line>
<line>
c*m es*as
</line>
</par><par>
</page><line>
*aref*s, re*ult*dos esper*dos, *ualidade a obt*r e o*tros fatores. A*ém *isso, a carga de
</line>
<line>
t*abalho ta*bém é influen*i*da pelo esforç* produzido em refer*ncia à *tividade,
</line>
<line>
consi*erando o grau de mobi**zação (f*sico, **gnitivo, ps*quic*) daq*ele qu* exerce a ta*efa.
</line>
<line>
*ont*ollin (1993) e Falzon (2*1*) arg*men**m que *s t*ref*s de uma ati*ida*e de tr**alho
</line>
<line>
g*ram uma carg*, porta*to, de*f**er-se da carga é um ***etiv* em vão, é ne**ssário eli*inar,
</line>
<line>
ou pelo menos d*minui* a s*b*ecarga *e **abalho.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 19, n. 12, a*t. 13, p. 268-279, dez. 2022 www4.fsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**tress*, Ca*ga de Trabalho, Burn*ut e S*tisf*ção no Trabal*o: A*gumas Consideraç*es Teóricas
</line>
<line>
273
</line>
</par><par>
<line>
Pa** Falzon (2015), a relaç*o entre a *arga q*e gera fad*ga é a consequên*ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
esforço. É u* *stado consecu*ivo a *m **aba*h* r**liz*do s** *ertas condições *ue se objetiva
</line>
</par><par>
<line>
em sintom**, que induz a uma p*rda
</line>
<line>
temporár*a e revers*vel de e*iciência. Lo*o, a fadiga
</line>
</par><par>
<line>
excessiva pode *er causada po* *ma sobrecarga, o que aca*reta em estresse. No entan*o, as
</line>
</par><par>
<line>
**ferenç*s individuais també* podem afetar a percepçã* de estresse no t*aba*ho.
</line>
</par><par>
<line>
Nos e*tudos internac*o**is, alguns au*ores
</line>
<line>
buscam formas de *idar com a sobrecarga
</line>
</par><par>
<line>
de trabalho de modo a evitar * f*diga e diminuir *s efeitos neg**i*os *o exc**so de papéis no
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o (r*le
</line>
<line>
overload), desde década a
</line>
<line>
*e 199*, como, por exe*plo, Wor*m*n, Biernat &
</line>
</par><par>
<line>
Lang (1991). Mas estudo* at*ais mostram c*da *e* mais os pr*blemas de saú** causa**s *elo
</line>
<line>
excesso d* carga de trabalho (KINMAN; *O*ES, 2*08). A ca**a de trabalho que pode afetar
</line>
<line>
a q*ali*ade de *ida e*tá rel**i*nada à carga física, mental e emocional.
</line>
<line>
*a*os (1991) co*oca a r*l*ção entr* c*rga e carg* mental como *ma constr*ção
</line>
</par><par>
<line>
hipot*tica, induzida pela re*liz**** de uma ta*efa que provo*a um*
</line>
<line>
re*ução ou aumento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cap*cidad* *ental de realizar outras tar*fas. Por outro lado, Falzon (**15) reaf*rma ess*
</line>
</par><par>
<line>
*i*ó*ese, pois
</line>
<line>
para *sse auto* uma ta*e*a e*i*ente mob**iza uma parte co*si*erável
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
capacidade total do indivíd*o em *ealiz*r * ta*efa em si, sendo qu* a *apacidade *esidual fica
</line>
</par><par>
<line>
**tão peq*ena. Inve***mente, uma tar*f* *ouc* *xig*nte só mobiliza u*a p*rte pequena
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade t*tal do indivíduo em realiz** tal tar*f* e a c*pa*idade residual será grande. A*sim
</line>
</par><par>
<line>
já se pode observar que
</line>
<line>
as dif*r*nças indi*iduais pod*m afetar a perc*pção
</line>
<line>
de carg*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
trabalho tamb*m.
</line>
</par><par>
<line>
Com relação à ca*ga *e tra*alho e modos operatórios, Falz*n (*015) expõe que,
</line>
<line>
quando o nível de exigênc*a da ta*efa é baixo, um m*d* *ouco econômic*, ma* que sa**s*az
</line>
</par><par>
<line>
mais cr*térios, n*rmalmente *
</line>
<line>
utiliz**o. En*r*tanto, quando * nív*l d* exigência
</line>
<line>
aumenta, *
</line>
</par><par>
<line>
*sforço aumenta, at* ser atingido um l*miar subjeti*o, que de*en*adeia no ope*ador * escolha
</line>
<line>
de um out*o m*do operatório, mais econômic* e, porta*to, levando a uma redução do esforço.
</line>
<line>
Se o nível d* ex*gê*cia continua a aumentar, o processo se repet*.
</line>
<line>
Leplat (198*) aprese**a um esquema com relação à c*mp*tência daquel* q*e rea*iz* a
</line>
<line>
tarefa e *nalisa *ua complexid*d*, em zona da* *tivi*ades simpl*s (ou seja, de *o*co esf*rço),
</line>
<line>
*m que o nível de co*petência é *uperior ao n*vel *e complexidade: pode se tratar de tarefas
</line>
<line>
"*bje*ivamente" simples, ou de tarefas difíceis rea*izadas po* o*eradore* m*ito comp*tentes.
</line>
<line>
Adici*nalmente, a **na das at*v*dade* complexas (ou *eja, de muito e*forço), em *ue o nível
</line>
</par><par>
<line>
de competência é i*ferior ao nível
</line>
<line>
de *omp*ex*dade, pode se tratar d* tarefa* si*pl*s
</line>
</par><par>
<line>
r*alizadas por operadores
</line>
<line>
pou*o *om*etentes,
</line>
<line>
*u
</line>
<line>
de tarefas complexas *eal*zad*s *or
</line>
</par><par>
<line>
operadore* co*petente*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina P*, v. *9, n. 12, art. 13, p. *68-279, dez. 2022
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Silva, L. P*ssi, V. S. *. Pen*do, F. A. Silva, F. E. Carvalho, A. A. V*l*s Boas
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
3.* Estresse e bur*out
</line>
</par><par>
<line>
* síndrome Bur*out é d**ini*a *** Codo * Men*z*s (199*) como uma reação à t*nsão
</line>
</par><par>
<line>
e*ocional crônica
</line>
<line>
gerada a partir do contato d*reto * ex*essivo
</line>
<line>
com outr*s
</line>
<line>
seres *umanos,
</line>
</par><par>
<line>
*art*cu*armente quando esse*
</line>
<line>
ficam *reocupados. Ou
</line>
<line>
com o contato direto e con*tante com
</line>
</par><par>
<line>
problemas que o indiv*duo t** que enfrentar no dia a dia. De aco*do com estes autores, trata-
</line>
<line>
se de um tipo de estresse o*upacional que *comet* pro*issi**ai* env**vidos co* qualquer *ipo
</line>
</par><par>
<line>
de cuidado em uma relação de
</line>
<line>
atenção direta, contínua a*tamente emoc**nal. M*slach, e
</line>
</par><par>
<line>
Schauf*li e Leiter (2001) definem a síndrom* basea** em: exaustã* emoc*onal, c**acte*izada
</line>
</par><par>
<line>
por uma falta *u carência de *nergia,
</line>
<line>
entusiasmo e um sentim***o de
</line>
<line>
esgotam**to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recursos; despersona*i*ação, q*e se cara*te*iza por tratar os client*s, colegas e a organização
</line>
<line>
como obj*tos; e dimi*uiçã* *a realização pe*soal no trabalho com tendência d* trabalhad*r a
</line>
</par><par>
<line>
se autoavaliar d* forma negativa. *s p**soas sentem-se *nfelizes consigo
</line>
<line>
pró*rias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nsat*sfeit*s com seu desenvolvimen*o *rofissional.
</line>
</par><par>
<line>
Para Lan*evin, 2002 (apud PIERRE, 2013), o bu*no*t surge como *ma cons*quência
</line>
</par><par>
<line>
possível, es*ec**ica,
</line>
<line>
do est*es*e no trabal*o. O est*esse pode engendrar o burn*u*. Su*
</line>
</par><par>
<line>
espec*fi*idade é que e*e provoca não só fa**ga e *s*otamento e*oci*nal (portant* uma baixa
</line>
</par><par>
<line>
nos recurso*), mas *ambém um
</line>
<line>
aban*ono da* r*gras do ofício. Perez,
</line>
<line>
2*13 (a*ud
</line>
</par><par>
<line>
PUMARIEGA, 2018), cita o burno*t com* co*sequênc*a da sobreca*ga e estresse d* tr*bal*o
</line>
</par><par>
<line>
na
</line>
<line>
vi da de
</line>
<line>
*m f*n*ioná*io. O autor caracteriza o burn*ut *omo *ma
</line>
<line>
sí*d*ome, na q*al
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
indivíd*o pode exp*rimenta*,
</line>
<line>
f*ndamental**nte, esgotamen*o emocional, desesp*ro e
</line>
<line>
baixa
</line>
</par><par>
<line>
r*ali**ção pessoal.
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se efet*vamente ** uma retro*l*me*tação s*b*e os *ecursos, em vez d* uma
</line>
<line>
retroalimentação sobre os constr*ngi*entos. Os constrangime***s ex*erno* ao sujeito, a sab*r,
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
d* organização, permanecem estáveis. São os cons*r*ngimentos que o sujeito se f*xa,
</line>
</par><par>
<line>
aqueles q*e con*tit*em os recursos da ação,
</line>
<line>
que *ão
</line>
<line>
afe*ados. *ogo, todo *sse
</line>
<line>
pr*cesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*roa**ment*ção bas*a*a e* a*ivida*es, co*petê*cia pessoal, desgaste f**ico e m*n*al, entre
</line>
</par><par>
<line>
outr*s fatore*, pode acarre*ar em uma
</line>
<line>
so*recarga, excesso de carga, q*e poder* por
</line>
</par><par>
<line>
*onsequê*cia ge*ar *doecimen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Com base em Pum*riega (2018), a sobrecar*a e es*resse n* trabalho estão
</line>
<line>
*elacionados e interliga*os, embo** tenh*m or*gem em aspectos d**tintos. A primeira advém
</line>
<line>
do exce*so de t*r*fas ou atividades que lh** são distribu*das ao trabalhador na ocupação; e a
</line>
<line>
segunda r*sulta das c**sequências fí*ic** e psíquicas da so*recarga ocupa*i*na* qu* *er* uma
</line>
</par><par>
<line>
g*and* ins*tisfaç*o des**tivação n* v*da *o trabalhador. *eg*ndo *erez (2013, e
</line>
<line>
ap*d
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, *rt. 13, p. 268-27*, dez. 20*2 www4.fsane*.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estresse, Carg* d* Trabalho, Burnout e S*t*sfação *o Trabalh*: Algumas C*nsid**açõ*s T*óri*a*
</line>
<line>
*75
</line>
</par><par>
<line>
PUMARIEGA, 2018), * sobrecarga ocorr* quando as dem*ndas de *rabalho ex**dem as
</line>
<line>
habilidades e recur*os do *raba*hador *ara c*mprir com suas obri*a*ões com êxito, **
</line>
<line>
período de *em*o estabeleci*o pe*a *mpr**a.
</line>
</par><par>
<line>
À med*da que os níveis de estresse no tr*balho vão
</line>
<line>
se e*evand* e *o* o passar
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
temp*, o in**ví*uo pode desenvolver a síndrome d* burnout. Por isso, *orna-se prement* *ue
</line>
</par><par>
<line>
as o*ganizações * os *róprios indiv*duos *valiem *om frequência os *ot*nciais fatore*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es**ess* na vida p*ssoal e no *mbie**e de *rabalho para ev*tar chegar uma *
</line>
<line>
*ituação ma*s
</line>
</par><par>
<line>
grave de burnout. Assim sendo, * indiv*du* deve *uscar um tr*bal*o que lhe tra*a satisfaçã*
</line>
</par><par>
<line>
e as organizações *evem ofe*ecer
</line>
<line>
u* am**ente que também p*od**a sat*sfação no
</line>
<line>
trab**ho
</line>
</par><par>
<line>
para melho*ar a qualidade de vida *os seu* colabor*dores.
</line>
<line>
3.3 Sat*sfação no *rabalho
</line>
</par><par>
<line>
O *omem evolui* no se*ti*o da
</line>
<line>
s*a adapt*ção **s di*e*en*es ambien*es e* que ele
</line>
</par><par>
<line>
vive. P*r esse motivo, Pereira e Ziller (1994) afirm*m que * estresse pode estar relacion*do
</line>
</par><par>
<line>
c** * ambiente de t*abalho. Sabendo que estresse relacionado com a o
</line>
<line>
carga de
</line>
<line>
tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
impact* dire*amen*e *a s*tisfação no tr*balho, Marq*eze e M**eno (19*9) defi*em sa*isfação
</line>
</par><par>
<line>
no trabalho como r*sult*do da ava**ação que o trabalhado* tem s*bre o seu tr*ba*ho ou o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realização de *eus valores p*r me*o des*a atividade, sendo *m* emoção positiva de be*-esta*.
</line>
<line>
A satisfaçã* no trabalho é ** sentimento que resulta da **tua*ão total do *rab*lho. Marq*eze
</line>
<line>
e Moren* (1998) argument*m *ue, no am*ie*te de trabalho, *lgu*as *o*di*ões podem
</line>
<line>
r*presenta* so*rec*rgas n* se*t*do de estresse, e uma delas é a insatisf*çã* *o tr*b*lho
</line>
</par><par>
<line>
decorrente d*
</line>
<line>
conteúdo * da carg* de trabalho, em que uma maior insatisfação le*a a um
</line>
</par><par>
<line>
maior nível de *stresse.
</line>
<line>
De acordo *om uma pesq*i*a re*l*zada por Pereir* * Zil*e (2*10), a* principais f*nte*
</line>
<line>
de tens** excess**a *o trabalho estavam relacionadas com a realização de **rias ativi*ades *o
</line>
</par><par>
<line>
mesmo *empo com alto g*au de cobr*nç* pel** organiz*ções; fil**ofia de
</line>
<line>
trabalho pautada
</line>
</par><par>
<line>
pel* obsessão e compul*ão por resultados; es*abe*e*imento d* muitos prazos cronogramas e
</line>
</par><par>
<line>
a**r*ados; s*brec**ga em deco*rênc*a
</line>
<line>
da tecnologia; ***en*ações s*pe*iores *mplícitas
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
e*plíc**as no sen*ido de agir for* do q** é co*s*der*do eticamente correto; e conviver
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
am*ie*te *cupaci**a* *o* indivíduos cons*derados de perso*a***a*e *ifícil (*nsioso,
</line>
</par><par>
<line>
*stressado, desequi*ibrado
</line>
<line>
emoci*na*mente). Pereira e Zille (2010) també* destacam outras
</line>
</par><par>
</page><line>
fon*es de tensão, com* d*fi*uldade de des*igar-se de context*s relaciona*os ao t*abalho; te* *
</line>
<line>
tempo muito to*a*o por *omp*omissos as**m*dos dentro o* fora do tra*alh*; c*nf*itos por
</line>
<line>
R**. FSA, Ter*sina PI, v. *9, n. *2, art. 13, p. 268-2*9, dez. 202* www*.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Silva, L. Pessi, V. S. *. Penido, F. A. S*lva, F. E. Carval*o, A. *. Vilas B*as
</line>
<line>
276
</line>
</par><par>
<line>
ter que a* mesmo *empo s*r i*ov*dor do*ado de au**nomia, es*ando sujeit* às normas da e
</line>
<line>
organizaç*o; e *ão ter a p*ssibi*idade *e de*cansar de *orm* regular (fi*s de *eman*, f*ria*o*
</line>
</par><par>
<line>
* fé*ias). E*s** fon*es de tens** ex*essiva
</line>
<line>
afetam a sati*f*ção com r**ação a* traba**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
impactam diretam*nte nas con*equências *e estresse, carg*, bur**ut e outras doenças
</line>
<line>
laborais.
</line>
</par><par>
<line>
Para Pu*ar**ga (2018), o trabal*o é imp*rtante n* constituiç*o
</line>
<line>
do sujeito e para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inser**o *ocial des*e. Entretanto, *ssa atividade *ode ai*da servir como estra*égia de *a*de,
</line>
</par><par>
<line>
m*s também tem sido associ*da a* adoe*imento m*ntal. *ara *utor*s como Couto (1987)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Simonton et al. (*987),
</line>
<line>
o *stresse afet* p*sso*s mais vulner*ve*s, incapazes de s*
</line>
</par><par>
<line>
desco**r**rem e relaxarem, dev*do às característ*cas d* vida *oderna e às fontes de te*são
</line>
</par><par>
<line>
e*cessiva. Han (2015) refor*a essa ideia
</line>
<line>
em se* l*vro "A socie*ade *o cans*ço": "A
</line>
</par><par>
<line>
*ociedad* do século *XI
</line>
<line>
não é mais a soci*dade disciplinar, mas a s*cied*de
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desempenho*ujeitos de
</line>
<line>
desempen*o e produção". * n*s palav*as de *ietzsch*, em
</line>
</par><par>
<line>
"Hum*no, demasiado *umano":
</line>
</par><par>
<line>
P*r falta d* repouso, nossa civ*liza*ão cam*nha para uma nova *arbárie. Em
</line>
<line>
nen**ma outra época os a*ivos, isto é, os inquieto*, vale*am t*nto. Assim, pertence
</line>
<line>
às correções necessárias a serem tomadas quan*o ao car*ter da hu*a*idade
</line>
<line>
fortalecer em gra*de *edida o *lement* conte*p*ativo (N**TZSCHE apud H*N,
</line>
<line>
2 0 1 5 , p . 3 7 ).
</line>
<line>
*o*e-se dize* que o elemento *ontemplativo, mencion**o p*r N*etzsche (1967),
</line>
<line>
p**mite que o indi*íduo re*arr*gue sua* energias e com isso consi*a pe*cebe* s*u tra*a*ho *e
</line>
</par><par>
<line>
uma forma mais *atisfatória e saudável. T**o i*so vem mos*rar
</line>
<line>
qu* os i *di ví duos e os
</line>
</par><par>
<line>
g*store*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pess*as
</line>
<line>
d*vem l*var
</line>
<line>
em consi*er*ção as car*ct*rística* individ*ais pa*a me*hor
</line>
</par><par>
<line>
entende* o qu* gera *a*s ou menos satisfação no trabal*o.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
F*i possível con*tatar nesse estudo que o es*re*se relacionado com a c*rga de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
imp*cta diretamente
</line>
<line>
n* s*tisfação no t*ab*lho. O
</line>
<line>
estress* re*acionado ao t*a*al*o
</line>
<line>
ad*é*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
e*cesso d*
</line>
<line>
tare*as ou atividades que são distr*bu*das ao tra*al*ador
</line>
<line>
para desempen*** s**
</line>
</par><par>
<line>
ocup*ç*o e das
</line>
<line>
c*ns*quênc*as fí*icas e psíqui**s d* so**ec*rga ocupacio*al qu* ge*a uma
</line>
</par><par>
<line>
g*ande insatisfação e *esmotiva*ão na vida do tr*balhador.
</line>
<line>
Constat*u-se que, s* não *or t*atado, o estresse pode evoluir para uma *ondição clínica
</line>
</par><par>
<line>
muito grave que *feta
</line>
<line>
*e*ativamente *aúde do *rabal*o, que * o burnout, r**uzindo muito a
</line>
</par><par>
<line>
sua cap*cidade de
</line>
<line>
trab*lhar. Enf*m, há
</line>
<line>
a
</line>
<line>
necessidade d* uma nova perspectiva sobre
</line>
<line>
o
</line>
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www*.fsanet.co*.b*/revista
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<line>
277
</line>
</par><par>
<line>
estresse, *ois vem*s graves *a**s à saúde, que podem levar a *ais desconforto
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
prod*tivid*de *essoal, muitas vezes na incapacidade de retornar à vida la*o*al e até me*mo a
</line>
<line>
*imi*ação d* c*nv*vio soc*al. Vale destacar, confor*e ap*ntam **las Boas e M*rin (2*17),
</line>
<line>
q*e as *aracterístic*s individuais, como *d*de, sexo, inteligência emoci*nal e orient*ção para
</line>
</par><par>
<line>
* t**balho, *feta* a percepção de estr*sse r**acionad* ** trabalho e a *ua r*lação com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
q*alidade de vida no t*abalho.
</line>
</par><par>
<line>
É importante cons*derar o trabalho e a *o*mação de uma cultura prop*cia ao bem-estar
</line>
<line>
*esso*l, po*s não se *ode pensar apen*s na incapacidade de subst**u*r *s *uncionário*, pois *
</line>
<line>
**tres*e muitas *ezes ve* da rel*ção c*m o tr*b*lho. *eve-*e garantir que os sujeitos possam
</line>
<line>
e**or seus problemas e vê-los **mo situações que não dependem somente deles mesmos, mas
</line>
<line>
que *a*em p*rte de uma experiência social *ue afeta a so*ieda*e como *m t**o.
</line>
</par><par>
<line>
Adema*s, identi*ico*-se q*e os mesmos *st*essores são se**idos e enfrenta*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma diferente
</line>
<line>
pelos indi*íduos. Log*, considera-se que as org*niza*õ**
</line>
<line>
*evam adotar
</line>
</par><par>
<line>
medida* para est*mular e i*plantar u*a c*ltura de *uali*ade de Vida no Tr*balho, de modo a
</line>
<line>
agir na ra*z do pr*blema, d*rr*ba*do sua* caus*s para *ue o estresse rel*cionado ao *r*balho
</line>
<line>
atrelado à so**ecarga física, mental e emocional do t**bal*o deixem de *er **tores agrava*tes
</line>
<line>
das **ndições que propiciam bai*o* *íveis de s*tisfação *o trabalho * o *umento dos casos de
</line>
<line>
burnout.
</line>
<line>
Portanto, i*vestigações futuras pod*rão i*entific** *ator*s que afetam o trabalho, que
</line>
</par><par>
<line>
ca*sam
</line>
<line>
in*atisfação e estresse no trabalho pa*a diferentes tipos de *ndivídu** e
</line>
<line>
diferentes
</line>
</par><par>
<line>
catego*ias de trab*lh*dores. Estudar os níveis de sobrecarga *í**ca, menta* e emoci*n** em
</line>
</par><par>
<line>
d*ferentes p*ofis*ões ou
</line>
<line>
ambientes de trabalho *ambém aj*da**a o* gesto*es de pessoas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oferecerem um
</line>
<line>
*mbiente de
</line>
<line>
**ab*lho mais *audável para s*u capi*al *ntelectu*l. *ugere-se
</line>
</par><par>
<line>
a*n*a *ue
</line>
<line>
outros e*tudos possam identifi**r
</line>
<line>
os *atores que levam à geraç*o d* doenças
</line>
</par><par>
<line>
me**a*s e f**i*as,
</line>
<line>
co*o sí*drome *e *urnout, em profissiona*s de difere*tes *
</line>
<line>
s*tores
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*onom*a, a fim
</line>
<line>
de apr*sentarem *edidas que p*ss*m ser adotadas pelas organi*ações pa**
</line>
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melhorar a sat*s*ação no trabalho.
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K . M. Silva
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<line>
L. Pes*i
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<line>
V. S. N. Penido
</line>
<line>
F. A. S*lva
</line>
<line>
F. E. **rvalho
</line>
<line>
A. A. V*las Boa*
</line>
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<line>
1) concepção e planejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e inter*retação dos dados.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) **ab*ração *o r*s*unho ou na revisã* cr*tica d* *onte*do.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rticipação *a ap**vação da versão fi*al do manuscr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, Teresina PI, *. 19, n. 12, ar*. 1*, p. 2*8-279, dez. *02*
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
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