<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 13, p. 268-27*, d*z. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.12.*3 </line>
</par>
<par>
<line> Estresse, Carga de Trabalho, Bur*o*t e Satisf*çã* no Tra**lho: Algumas Co**iderações </line>
<line> T*óricas </line>
<line> Stre*s, Wor*l*ad, Burnou* and Job Satis**ctio*: Some Theo*eti*al Con*i*eratio*s </line>
<line> Karoline Morais Si*va </line>
<line> *studante de Adm***stração d* Universidade F*deral de L*vras </line>
<line> karoli*e.silva2@estudan*e.u*la.br </line>
<line> Lorrayne P*ssi </line>
<line> Estud*nt* de Admin**tração *a U*iversidade *e**ral de La*ras </line>
<line> lorrayne.pes*i@*studante.*fla.br </line>
<line> Vitór*a Sousa Neves Peni*o </line>
<line> Es*udante de Adm*nis*ra*ão da *niversid*de *e*eral de La*ras </line>
<line> *itoria.penido@*studante.ufla.br </line>
<line> Franciely Apa*ecida da Silva </line>
<line> E*t*d*n*e d* Admi*ist**ção da Universid*d* Fede*al de Lavra* </line>
<line> francie**.s*lva@estudante.ufla.br </line>
<line> Fe*nanda *l*za de Carv**h* </line>
<line> Est*dante de *dministra**o da Univ*rsidad* Federal d* Lavr*s </line>
<line> fernand*.carvalh*2@estu*ante.ufla.** </line>
<line> Ana Alice *ilas Boas </line>
<line> Dout*ra e* A*ministração - The Uni*e*sity of *eading - ** </line>
<line> Profe*sora Titular da UFLA </line>
<line> a*a.alic*@*fla.br </line>
</par>
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<line> Endereço: Karoline *orais Si*va </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny K*rley d* A*encar </line>
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<par>
<line> DAE-*FLA Campu* Uni*e*sit*rios, Caixa Po*tal 3037 </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> CE* 37200-900, *avr*s - *G, Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Lorrayne *essi </line>
<line> Artig* re**bido em *5/08/20*2. Últi*a </line>
<line> *ersã* </line>
</par>
<par>
<line> DAE-UFLA Campus Un*ver*itários, Caixa P*stal 3037 </line>
<line> recebi*a ** 14/*9/2022. Apr*vado em 15/09/*022. </line>
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<par>
<line> *EP 37200-900, *avras - MG, Br*sil. </line>
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<column>
<row> Endereço: Vitória Sousa N*ve* Pe*ido </row>
<row> DAE-UFLA Campus Universi*ários, *aix* Postal 3037 </row>
<row> CEP 37200-900, L*vras - MG, Bra*il. </row>
<row> E*dereço: Fr*nciely Aparecida da Silva </row>
<row> DAE-*FLA Campu* *niversitários, Caixa Postal 3*3* </row>
<row> *EP *7200-900, **vra* - MG, *r**il. </row>
<row> Endere*o: Fern*nda Eliz* de Carvalho </row>
<row> *A*-UFLA Ca*pus Universitários, Caix* P*s*al 3037 </row>
<row> CEP 3*200-900, Lavras - M*, B**s*l. </row>
<row> **dereço: Ana Al*ce Vilas Boas </row>
<row> Via S*n P*olin*, 35, Provi*cia di Luc*a, CEP 37*05-014 </row>
<row> Lavras - MG, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo s**tema Triple Rev*ew: Desk Review a) </row>
<row> pelo Edit*r-*hefe; e b) D*uble Blin* R*v*ew </row>
<row> (avaliação cega por dois ava*iadores *a *rea). </row>
<row> Revisão: Gramati*al, Norm*t*va e de Formatação </row>
</column>
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<line> Estres*e, Ca*ga de Traba*ho, *urnout e Sa*isfação no *rabalh*: A*gu**s Co*s*d**ações T*óri*a* </line>
<line> *69 </line>
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<line> R*SUM* </line>
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<line> O *stre*se al*ado à carga *e **abalho *ode te* origem ** d*versos fat*res que são relativos à </line>
<line> em*resa em si e às características pes*oais e profissionais de cad* indivíduo. Condições </line>
<line> inadequada* do amb*ente de trabalho, clim* organiza*ion*l desf*v*ráve*, longas jornadas de </line>
<line> tra**lho, *alta de pre*cupação com a *aúde e bem-estar do colaborador são alg**s elementos </line>
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<line> que po*em gerar </line>
<line> estresse no *mbien*e de trabalho. Send* assim, objetivo deste ensaio o </line>
<line> * </line>
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<line> analis*r co*o a sobrecarga de traba*ho pode *evar ao aum*nto do </line>
<line> estr*sse r*laci*nado a* </line>
</par>
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<line> trabalho, apesar do est*esse nem sempre ser *eg*tivo e dele se* percebido </line>
<line> de forma </line>
</par>
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<line> d*ferenciada *or cada indiví*uo. Busca-se tam*ém analisar a relaç** entre estres*e e burnout </line>
</par>
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<line> e e*idenciar a relação de*s*s tema* c*m percepção de satisf*ção no tra*alho. Inúmeros a </line>
</par>
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<line> as*unt*s **ram </line>
<line> encontrado* a resp*ito do tem*, nos qua*s destacam-se as fontes *e e*t*ess*, </line>
</par>
<par>
<line> caracter*sticas pessoais * pe*cepç*o do estress*, ab*rdag*m psicol*gi*a e níveis de sat**fação </line>
</par>
<par>
<line> no **abalho. Vale de*t*car que est*ess* e c**ga de trabalho es*ã* correlacionados e que </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> s*brecarga fí*ica, mental e e*ocional *e trabalho *od* lev*r à sín*rome de burno*t e que </line>
</par>
<par>
<line> *sses fatores podem *feta* os </line>
<line> *íve*s de percepç*o de sat*sfaç*o *o trabalho. A *a*ti* </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> tex*os analis*dos, obser*a-se a ne*essidade *e mais estudos sobre o c*idado com s*úde a </line>
<line> men*al de diferentes categ**ias de colab*radores *m diferentes contextos laborais pa*a se ter </line>
<line> um a*rofun**me*to sobre os tem*s abord***s nest* ensaio. </line>
<line> P*lavras-chave: Carg* de Tr*b*lho. Est*e*se *o Tr*balh*. Q*alidade de Vida no Trabalho. </line>
<line> ABST*ACT </line>
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<line> Stress com**ned with workloa* may origina*e fr*m seve**l *actors tha* are relat*d </line>
<line> t o t he </line>
</par>
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<line> company *ts*lf and the personal and pro*ess*onal ch*racteristi*s of each in**vidual. </line>
<line> *nadequa*e work*ng environment conditions, unf*vorab** organizati*nal cl*m***, l*n* </line>
<line> work*n* hours, *ack of conce*n fo* th* *mployee's h*alth and well-being are some ele*en*s </line>
<line> t*at can generate stress in the *ork environ*ent. Therefore, the obj*c*iv* of t*is essay is *o </line>
</par>
<par>
<line> a*aly*e **w work </line>
<line> overloa* </line>
<line> c*n lead to increased w*rk-related stress, de*pi*e *tress n*t </line>
</par>
<par>
<line> al*ays </line>
<line> being **ga*i*e and being </line>
<line> *e*ceived different*y by **** *ndivid*al. It also seeks to </line>
</par>
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<line> anal*ze the relationship between stress an* *urnout and ** h*ghligh* the rela*io*shi* b**ween </line>
<line> t*e*e theme* *nd the perc*ption of job satisfac*ion. Numero** is*u*s we*e found on the </line>
</par>
<par>
<line> subj*ct, in whic* the s*urces of str**s, personal c*aracterist*cs and </line>
<line> perc*pti*n o* s*re*s, </line>
</par>
<par>
<line> psychologica* *p*roach and leve*s ** job sat*sfac*ion *tand ou*. It is **r*h noting th** stres* </line>
</par>
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<line> *nd workload </line>
<line> are corr*lated a*d t*at physic*l, mental </line>
<line> and emo*ional over*oad at work </line>
<line> c*n </line>
</par>
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<line> *ea* to b*rnout sy*drom* and that thes* *a**ors can *ffect perceived l*vels o* job *atisfacti*n. </line>
</par>
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<line> Base* o* th* *naly*ed texts, there is a nee* for *urther studie* </line>
<line> o* men*al he**th care for </line>
</par>
<par>
<line> *iffer**t cat**ories of </line>
<line> *m*lo*e*s in different work c*ntexts in order t* *a*e a de*pe* </line>
</par>
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<line> und*rs*anding of th* to*ic* cover*d in ***s essay. </line>
<line> K*y-words: Wor*loa*. Work-Related Stress. Quality of Working Life. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 12, art. 13, p. 268-2*9, dez. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
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<line> K. M. Silva, *. Pessi, V. S. *. Penido, F. A. Silva, F. E. *ar**lho, A. A. V*l*s Boas </line>
<line> *70 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
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<line> N* es*u*o *a doc*ncia e te*do c*m* obje*ivo argumentar s*bre o estresse *o tra**lho </line>
<line> e * *a*ga d* *rabalh*, o*serva-s* que grande quant*da*e do *st*esse *ue *e passa no local de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho </line>
<line> pode *er d**i*o a </line>
<line> uma situação *e *xcesso de **rga de trabalho, a*arretando </line>
</par>
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<line> p*oblemas não só m**tal, mas *ri*c*palm*nte fís*co*. U* ambien*e de trabalho estr*ssante </line>
</par>
<par>
<line> **de ser e**rema*ente preju*i*ial à saú*e dos </line>
<line> colab*radores e *ar* a </line>
<line> produti*idade da </line>
</par>
<par>
<line> *mpre*a (*I*AS BOAS; M*RIN, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> O m*delo *e Cooper (1985) especifica três *ipos de </line>
<line> font*s </line>
<line> d* est*ess*: fatores </line>
</par>
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<line> i*tríns*cos a* trabalho, fatores psicossociais (i*c*uindo o papel *o indivíduo na or*aniza**o) </line>
</par>
<par>
<line> e fa*ores organizac*ona*s (incl**ndo o </line>
<line> desenvolvim*nto *a carre**a, as estrutu*as </line>
</par>
<par>
<line> organiz*cionais e o cli*a *rganizacio*al). A* c**acterís*icas pessoais tam*ém afetam o* </line>
</par>
<par>
<line> indi*ad*res *e estresse </line>
<line> no *rab**ho e, *omo resultado, i*fluenc*am </line>
<line> a </line>
<line> p*rcepç*o * </line>
<line> *valiação </line>
</par>
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<line> que os indivíduos têm </line>
<line> de suas próp*ias carac*erístic*s ind*viduais (V*L*S BO*S; MORIN, </line>
</par>
<par>
<line> 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> Adema*s, a* aval**r o e*tresse rela*iona*o a* *rabal*o </line>
<line> *a </line>
<line> perspec*iv* do modelo </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> questão, deve-se partir do princíp** d* que os mes*o* estr*ssores são sentido* e enfrentado* </line>
</par>
<par>
<line> de fo*m* dif**e*te pelos indiví**os. *ssim, um tr**a*ho </line>
<line> *l*amente e*tre*s*nte *ara u*a </line>
</par>
<par>
<line> pessoa *ode nã* o ser para outra pesso*, pois as pessoa* percebe* e avaliam seu *mbiente d* </line>
<line> trabalh* de form* *iferenciada e t*m hi*tórias de v*da diferenciada* que precisa* ser le**das </line>
<line> em consideração para entender melhor a QVT (VILAS BO**; MORI*, 201*). </line>
<line> A ca*ga de trabalho está diretame*te lig*da à forma como o profissional se man*ém n* </line>
</par>
<par>
<line> am*ien*e de </line>
<line> *rabalho, *avendo satisfaç** se a m***a for es*ipulada </line>
<line> com </line>
<line> r**po*sabilidade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> causando vá*ios problemas s* houver excesso*. Gropher & Do*chin (*986) O'Donnell & e </line>
</par>
<par>
<line> *ggemeier (*986) *omentam que * estudo da c*rga de trabalho *ode ajud*r </line>
<line> ps*cólogos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabalho * ergono*is** a d*stingu*r e*tre a eficiên*ia d*s projetos concorr**tes de emprego de </line>
</par>
<par>
<line> sis*em*s contemporâneos e ajud*r os ge*tores a f*rn*cer um melhor a*bi*nte de </line>
<line> trabalho </line>
</par>
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<line> (VILAS BOAS; MORIN, *016). </line>
</par>
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<line> A c*rga *e *raba**o tamb*m *od* ser usada pa** fornecer insights so*re *aracterísticas </line>
</par>
<par>
<line> espe*í*icas de trabalho e das **l*ç*es de </line>
<line> trab**ho que *evam ao signif*ca*o do trab*lho </line>
</par>
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<line> (MORIN, 2*08). Pe*cepções subjetivas de carga de trabalho refletem uma </line>
<line> a*al*ação </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> capa*i*ade do in*iv*duo para atender à* demand** da tarefa. Altos n*v*is de c*rga de trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> percebid* ocorr*m quando *s </line>
<line> demandas de </line>
<line> tare*as e*c*de* capacidade *o *ndivídu* para a </line>
</par>
<par>
<line> atender a essas *emandas (VILAS BOAS; MORI*, 20*6). Co* o o*jetivo de v*rificar c*mo </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, a*t. 13, *. 268-279, dez. 2022 www*.fs*net.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estresse, Carga de Trab*lho, Bu*nout e Satisfação no Trabalho: Algu*as Consideraç*e* Te*ricas </line>
<line> 271 </line>
</par>
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<line> a carga *e t*abalho e a* di*erenças indiv*duai* *o**ribuem para o estresse no tr*balho. Por se </line>
<line> tra*ar de um ensaio, são comparadas o*in*ões de di*ersos autores, a fim de argumenta* e tirar </line>
<line> *onc*usões s**re o *ema. </line>
<line> Inic*a*mente, s*o a*res*ntados os c*nceito*, d*fi*içõ*s e teorias sobre * estresse no </line>
</par>
<par>
<line> amb*ente de trabalho, a carga de *r*bal*o e o </line>
<line> bur*out, *onte*do análi*es de vár*o* autores, </line>
</par>
<par>
<line> comparações e </line>
<line> classifi*aç*e*. Apó*, são apresentad*s os aspectos *ai* i*po*tan*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **nc*usivos de*sa b*eve pesquisa teóri*a e com indicações de tem** para pesq*isas futuras. </line>
<line> 2 *EFE***CIAL TEÓ*IC* </line>
<line> 2.1 Estresse e estre*se rela*ionado ao t*aba*ho </line>
<line> A *al*vra str*ss, do *nglês, deu origem a* termo estresse em Po*tuguês, *ue, de a*ordo </line>
<line> com o Dicionário *urélio da Língua Portuguesa, *ignifica "*onjunto de reaçõe* do organismo </line>
</par>
<par>
<line> * agr*ssõ*s </line>
<line> de *rigem dive**as, capazes de p*rturbar-lhe o equilíbri* interno" (FE**EIR*, </line>
</par>
<par>
<line> p.233, 199*). No século X*II*, a palav*a stres* passa a ser empregad* para expressar *ressã* </line>
<line> o* *or*e es*orço ** corpo humano. No e*tan**, somente no século XX é que o termo ganh* a </line>
<line> conotação cientí*ica (SELYE, 19*6). </line>
<line> O estress* é um estado ca*a*terizado *or um* *índro*e *specí*ica desencadeada por </line>
</par>
<par>
<line> fa*o*e* </line>
<line> ***lógi*os e psicológicos. O*orrem m*di*icações pontuais n* sist*m* biológico que </line>
</par>
<par>
<line> são causad*s p*r uma gra*de **rie*ade de agentes, mas deve-s* cons*d*rar o </line>
<line> estresse como </line>
</par>
<par>
<line> se*do ine*peci*icamente in*u*id*. *essa *orm*, ele a resposta inespecífica do corpo é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> exig*ncias às </line>
<line> quai* </line>
<line> está s*ndo submetido (**RE*RA; ZILLE, 2010). A*tores como </line>
<line> C out * </line>
</par>
<par>
<line> (1987) e Simonton et al. (1987) co*side**m o estresse como um estado an*r*al d* organ*smo </line>
</par>
<par>
<line> do ser </line>
<line> humano; trata-s* de uma red*ção de desempenho d* *rabalho, pr*vocada </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> incapacidade prolongad* do indivíduo de suportar a* exigências da vida e sua* consequências. </line>
<line> Nesse s*ntido, * trabalho pod* s*r ***ceb*do c*mo uma ca*ga pesada demais em certos </line>
<line> momentos da vida e pode *er*r uma sobrecarga menta* e e*ocional também. </line>
<line> O estresse re**cionad* ** *r*balho *j*da n* entendiment* *o signifi*ado que * </line>
<line> indiví*uo *á ao seu trabal*o e, por conseguinte, afet* a qual*da*e da vida no traba*ho. Nesta </line>
<line> *e*spect*va, existem dive*sos modelos e formas de estudar o estr*sse e * estr*sse re*aci*nado </line>
<line> ao trab*lho. O mod*lo *e Cooper (1985) é frequ*ntemente utilizado nos e*tud** sobre esse </line>
<line> t*ma, c*nfor*e j* m*n*ion*d* anteriormen*e. É um modelo s**plifi*ado **e combina um* </line>
</par>
<par>
<line> série de f*tores e disting*e </line>
<line> fonte* poten*iais de estresse no trabalh*. A **imeira fo*te de </line>
</par>
<par>
<line> e*tresse e*tá re*a*ionada aos fatores intrínse*os </line>
<line> ** *rabalho, ou seja, pres*ão por </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 19, n. 12, *rt. 13, p. 2*8-279, d*z. **22 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Sil*a, L. Pe***, V. S. N. Pen*do, F. A. Silva, F. E. Carva*ho, A. A. Vil*s Boas </line>
<line> 272 </line>
</par>
<par>
<line> produ*ivida*e, **rmas de poder e au*orida*e, *ondições de tra*alho in*dequadas * relações </line>
<line> interpe*soais conflituosas. A segun*a fonte de estresse são os fa*ores psicossoc*ais, inc*uindo </line>
<line> o *ape* do indivíduo n* orga*i*ação e co*o o indivíduo percebe * s*u traba*ho pe*an*e os </line>
</par>
<par>
<line> demais. Enqua*to a terceira fonte *e estr*sse </line>
<line> são o* fa*ores organizacionais *ncluind* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*n*olvimen*o da ca*rei*a, estruturas organiza*i*na*s e o clima *rgan*zacio*al favorável ou </line>
<line> desfavor*ve*. </line>
<line> Por outro la*o, *s car*cterís*ic*s pe*soais também afeta* os indicadores de *stresse no </line>
<line> tra*alho e como resul*ado elas influ*n*iam a percepção * avaliação q*e os *ndivíduos *êm de </line>
<line> **as próprias relações de t*abalho. Ess*s mesm** cara*terísticas in*ividuais tamb*m balizam </line>
<line> os elementos e a percepç*o que o indivídu* tem do seu trabalho e mesmo da sua sobrecarga </line>
</par>
<par>
<line> d* *rab**ho. Como exemplo podemo* ci**r o as*ecto idade, que </line>
<line> se refere ao fato de um </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo mais jovem e sem filho* po*e* per*eber um nível m*n*r de estre*se n* trabalho, ao </line>
<line> passo que uma pessoa d* meia idade com responsabilid*des fa*i*i*res divers*fi*adas pode </line>
<line> perceber *ma sobrecar** maior de *r*balho e, por *onse**inte, acabar tendo um *í*el maior </line>
</par>
<par>
<line> de estresse </line>
<line> no </line>
<line> tr*bal*o. Lembrando que, nesse caso, *á </line>
<line> pod*mos tam*ém perc*ber que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> equilíbrio vida/trabalho é outro responsável por </line>
<line> uma melhor *u pior qualidade de *ida </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> t*ab*lho, co*f**me *ost*lam Vilas Boas et al (2018). </line>
<line> 3 RESULTA*OS E D*SCUSSÕS </line>
<line> 3.1 *arg* de *r*balho </line>
<line> No que tange à carga de t*aba*h*, de *cord* *om *alzon (2015), o u*o do t**mo carg* </line>
</par>
<par>
<line> é com fre*uê*cia am*íguo: pode se referir ao </line>
<line> *í**l de </line>
<line> exigência </line>
<line> de *ma t*refa num da*o </line>
</par>
<par>
<line> momento, ou às </line>
<line> consequên*ia* de*sa tarefa. No modelo apr*sentado p*lo </line>
<line> autor, ba*eado </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> esquema clássico em erg*nomi*, disti*gue-*e: </line>
<line> na entrada, a* *arefas e *uas *xigências e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tado do operado*; e, na saída, um n*vel de d*sempenh* * consequê*cias para o operador, *u </line>
</par>
<par>
<line> sej*, a c*r*a </line>
<line> pod* se* influenciada pel* defini**o de t*refa, ob**tivos a se ating*r </line>
<line> c*m es*as </line>
</par>
<par>
<line> *aref*s, re*ult*dos esper*dos, *ualidade a obt*r e o*tros fatores. A*ém *isso, a carga de </line>
<line> t*abalho ta*bém é influen*i*da pelo esforç* produzido em refer*ncia à *tividade, </line>
<line> consi*erando o grau de mobi**zação (f*sico, **gnitivo, ps*quic*) daq*ele qu* exerce a ta*efa. </line>
<line> *ont*ollin (1993) e Falzon (2*1*) arg*men**m que *s t*ref*s de uma ati*ida*e de tr**alho </line>
<line> g*ram uma carg*, porta*to, de*f**er-se da carga é um ***etiv* em vão, é ne**ssário eli*inar, </line>
<line> ou pelo menos d*minui* a s*b*ecarga *e **abalho. </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 19, n. 12, a*t. 13, p. 268-279, dez. 2022 www4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **tress*, Ca*ga de Trabalho, Burn*ut e S*tisf*ção no Trabal*o: A*gumas Consideraç*es Teóricas </line>
<line> 273 </line>
</par>
<par>
<line> Pa** Falzon (2015), a relaç*o entre a *arga q*e gera fad*ga é a consequên*ia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> esforço. É u* *stado consecu*ivo a *m **aba*h* r**liz*do s** *ertas condições *ue se objetiva </line>
</par>
<par>
<line> em sintom**, que induz a uma p*rda </line>
<line> temporár*a e revers*vel de e*iciência. Lo*o, a fadiga </line>
</par>
<par>
<line> excessiva pode *er causada po* *ma sobrecarga, o que aca*reta em estresse. No entan*o, as </line>
</par>
<par>
<line> **ferenç*s individuais també* podem afetar a percepçã* de estresse no t*aba*ho. </line>
</par>
<par>
<line> Nos e*tudos internac*o**is, alguns au*ores </line>
<line> buscam formas de *idar com a sobrecarga </line>
</par>
<par>
<line> de trabalho de modo a evitar * f*diga e diminuir *s efeitos neg**i*os *o exc**so de papéis no </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o (r*le </line>
<line> overload), desde década a </line>
<line> *e 199*, como, por exe*plo, Wor*m*n, Biernat & </line>
</par>
<par>
<line> Lang (1991). Mas estudo* at*ais mostram c*da *e* mais os pr*blemas de saú** causa**s *elo </line>
<line> excesso d* carga de trabalho (KINMAN; *O*ES, 2*08). A ca**a de trabalho que pode afetar </line>
<line> a q*ali*ade de *ida e*tá rel**i*nada à carga física, mental e emocional. </line>
<line> *a*os (1991) co*oca a r*l*ção entr* c*rga e carg* mental como *ma constr*ção </line>
</par>
<par>
<line> hipot*tica, induzida pela re*liz**** de uma ta*efa que provo*a um* </line>
<line> re*ução ou aumento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cap*cidad* *ental de realizar outras tar*fas. Por outro lado, Falzon (**15) reaf*rma ess* </line>
</par>
<par>
<line> *i*ó*ese, pois </line>
<line> para *sse auto* uma ta*e*a e*i*ente mob**iza uma parte co*si*erável </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> capacidade total do indivíd*o em *ealiz*r * ta*efa em si, sendo qu* a *apacidade *esidual fica </line>
</par>
<par>
<line> **tão peq*ena. Inve***mente, uma tar*f* *ouc* *xig*nte só mobiliza u*a p*rte pequena </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade t*tal do indivíduo em realiz** tal tar*f* e a c*pa*idade residual será grande. A*sim </line>
</par>
<par>
<line> já se pode observar que </line>
<line> as dif*r*nças indi*iduais pod*m afetar a perc*pção </line>
<line> de carg* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> trabalho tamb*m. </line>
</par>
<par>
<line> Com relação à ca*ga *e tra*alho e modos operatórios, Falz*n (*015) expõe que, </line>
<line> quando o nível de exigênc*a da ta*efa é baixo, um m*d* *ouco econômic*, ma* que sa**s*az </line>
</par>
<par>
<line> mais cr*térios, n*rmalmente * </line>
<line> utiliz**o. En*r*tanto, quando * nív*l d* exigência </line>
<line> aumenta, * </line>
</par>
<par>
<line> *sforço aumenta, at* ser atingido um l*miar subjeti*o, que de*en*adeia no ope*ador * escolha </line>
<line> de um out*o m*do operatório, mais econômic* e, porta*to, levando a uma redução do esforço. </line>
<line> Se o nível d* ex*gê*cia continua a aumentar, o processo se repet*. </line>
<line> Leplat (198*) aprese**a um esquema com relação à c*mp*tência daquel* q*e rea*iz* a </line>
<line> tarefa e *nalisa *ua complexid*d*, em zona da* *tivi*ades simpl*s (ou seja, de *o*co esf*rço), </line>
<line> *m que o nível de co*petência é *uperior ao n*vel *e complexidade: pode se tratar de tarefas </line>
<line> "*bje*ivamente" simples, ou de tarefas difíceis rea*izadas po* o*eradore* m*ito comp*tentes. </line>
<line> Adici*nalmente, a **na das at*v*dade* complexas (ou *eja, de muito e*forço), em *ue o nível </line>
</par>
<par>
<line> de competência é i*ferior ao nível </line>
<line> de *omp*ex*dade, pode se tratar d* tarefa* si*pl*s </line>
</par>
<par>
<line> r*alizadas por operadores </line>
<line> pou*o *om*etentes, </line>
<line> *u </line>
<line> de tarefas complexas *eal*zad*s *or </line>
</par>
<par>
<line> operadore* co*petente*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina P*, v. *9, n. 12, art. 13, p. *68-279, dez. 2022 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Silva, L. P*ssi, V. S. *. Pen*do, F. A. Silva, F. E. Carvalho, A. A. V*l*s Boas </line>
<line> *74 </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Estresse e bur*out </line>
</par>
<par>
<line> * síndrome Bur*out é d**ini*a *** Codo * Men*z*s (199*) como uma reação à t*nsão </line>
</par>
<par>
<line> e*ocional crônica </line>
<line> gerada a partir do contato d*reto * ex*essivo </line>
<line> com outr*s </line>
<line> seres *umanos, </line>
</par>
<par>
<line> *art*cu*armente quando esse* </line>
<line> ficam *reocupados. Ou </line>
<line> com o contato direto e con*tante com </line>
</par>
<par>
<line> problemas que o indiv*duo t** que enfrentar no dia a dia. De aco*do com estes autores, trata- </line>
<line> se de um tipo de estresse o*upacional que *comet* pro*issi**ai* env**vidos co* qualquer *ipo </line>
</par>
<par>
<line> de cuidado em uma relação de </line>
<line> atenção direta, contínua a*tamente emoc**nal. M*slach, e </line>
</par>
<par>
<line> Schauf*li e Leiter (2001) definem a síndrom* basea** em: exaustã* emoc*onal, c**acte*izada </line>
</par>
<par>
<line> por uma falta *u carência de *nergia, </line>
<line> entusiasmo e um sentim***o de </line>
<line> esgotam**to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recursos; despersona*i*ação, q*e se cara*te*iza por tratar os client*s, colegas e a organização </line>
<line> como obj*tos; e dimi*uiçã* *a realização pe*soal no trabalho com tendência d* trabalhad*r a </line>
</par>
<par>
<line> se autoavaliar d* forma negativa. *s p**soas sentem-se *nfelizes consigo </line>
<line> pró*rias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nsat*sfeit*s com seu desenvolvimen*o *rofissional. </line>
</par>
<par>
<line> Para Lan*evin, 2002 (apud PIERRE, 2013), o bu*no*t surge como *ma cons*quência </line>
</par>
<par>
<line> possível, es*ec**ica, </line>
<line> do est*es*e no trabal*o. O est*esse pode engendrar o burn*u*. Su* </line>
</par>
<par>
<line> espec*fi*idade é que e*e provoca não só fa**ga e *s*otamento e*oci*nal (portant* uma baixa </line>
</par>
<par>
<line> nos recurso*), mas *ambém um </line>
<line> aban*ono da* r*gras do ofício. Perez, </line>
<line> 2*13 (a*ud </line>
</par>
<par>
<line> PUMARIEGA, 2018), cita o burno*t com* co*sequênc*a da sobreca*ga e estresse d* tr*bal*o </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> vi da de </line>
<line> *m f*n*ioná*io. O autor caracteriza o burn*ut *omo *ma </line>
<line> sí*d*ome, na q*al </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indivíd*o pode exp*rimenta*, </line>
<line> f*ndamental**nte, esgotamen*o emocional, desesp*ro e </line>
<line> baixa </line>
</par>
<par>
<line> r*ali**ção pessoal. </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se efet*vamente ** uma retro*l*me*tação s*b*e os *ecursos, em vez d* uma </line>
<line> retroalimentação sobre os constr*ngi*entos. Os constrangime***s ex*erno* ao sujeito, a sab*r, </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> d* organização, permanecem estáveis. São os cons*r*ngimentos que o sujeito se f*xa, </line>
</par>
<par>
<line> aqueles q*e con*tit*em os recursos da ação, </line>
<line> que *ão </line>
<line> afe*ados. *ogo, todo *sse </line>
<line> pr*cesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re*roa**ment*ção bas*a*a e* a*ivida*es, co*petê*cia pessoal, desgaste f**ico e m*n*al, entre </line>
</par>
<par>
<line> outr*s fatore*, pode acarre*ar em uma </line>
<line> so*recarga, excesso de carga, q*e poder* por </line>
</par>
<par>
<line> *onsequê*cia ge*ar *doecimen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Com base em Pum*riega (2018), a sobrecar*a e es*resse n* trabalho estão </line>
<line> *elacionados e interliga*os, embo** tenh*m or*gem em aspectos d**tintos. A primeira advém </line>
<line> do exce*so de t*r*fas ou atividades que lh** são distribu*das ao trabalhador na ocupação; e a </line>
<line> segunda r*sulta das c**sequências fí*ic** e psíquicas da so*recarga ocupa*i*na* qu* *er* uma </line>
</par>
<par>
<line> g*and* ins*tisfaç*o des**tivação n* v*da *o trabalhador. *eg*ndo *erez (2013, e </line>
<line> ap*d </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, *rt. 13, p. 268-27*, dez. 20*2 www4.fsane*.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estresse, Carg* d* Trabalho, Burnout e S*t*sfação *o Trabalh*: Algumas C*nsid**açõ*s T*óri*a* </line>
<line> *75 </line>
</par>
<par>
<line> PUMARIEGA, 2018), * sobrecarga ocorr* quando as dem*ndas de *rabalho ex**dem as </line>
<line> habilidades e recur*os do *raba*hador *ara c*mprir com suas obri*a*ões com êxito, ** </line>
<line> período de *em*o estabeleci*o pe*a *mpr**a. </line>
</par>
<par>
<line> À med*da que os níveis de estresse no tr*balho vão </line>
<line> se e*evand* e *o* o passar </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> temp*, o in**ví*uo pode desenvolver a síndrome d* burnout. Por isso, *orna-se prement* *ue </line>
</par>
<par>
<line> as o*ganizações * os *róprios indiv*duos *valiem *om frequência os *ot*nciais fatore* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> es**ess* na vida p*ssoal e no *mbie**e de *rabalho para ev*tar chegar uma * </line>
<line> *ituação ma*s </line>
</par>
<par>
<line> grave de burnout. Assim sendo, * indiv*du* deve *uscar um tr*bal*o que lhe tra*a satisfaçã* </line>
</par>
<par>
<line> e as organizações *evem ofe*ecer </line>
<line> u* am**ente que também p*od**a sat*sfação no </line>
<line> trab**ho </line>
</par>
<par>
<line> para melho*ar a qualidade de vida *os seu* colabor*dores. </line>
<line> 3.3 Sat*sfação no *rabalho </line>
</par>
<par>
<line> O *omem evolui* no se*ti*o da </line>
<line> s*a adapt*ção **s di*e*en*es ambien*es e* que ele </line>
</par>
<par>
<line> vive. P*r esse motivo, Pereira e Ziller (1994) afirm*m que * estresse pode estar relacion*do </line>
</par>
<par>
<line> c** * ambiente de t*abalho. Sabendo que estresse relacionado com a o </line>
<line> carga de </line>
<line> tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> impact* dire*amen*e *a s*tisfação no tr*balho, Marq*eze e M**eno (19*9) defi*em sa*isfação </line>
</par>
<par>
<line> no trabalho como r*sult*do da ava**ação que o trabalhado* tem s*bre o seu tr*ba*ho ou o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realização de *eus valores p*r me*o des*a atividade, sendo *m* emoção positiva de be*-esta*. </line>
<line> A satisfaçã* no trabalho é ** sentimento que resulta da **tua*ão total do *rab*lho. Marq*eze </line>
<line> e Moren* (1998) argument*m *ue, no am*ie*te de trabalho, *lgu*as *o*di*ões podem </line>
<line> r*presenta* so*rec*rgas n* se*t*do de estresse, e uma delas é a insatisf*çã* *o tr*b*lho </line>
</par>
<par>
<line> decorrente d* </line>
<line> conteúdo * da carg* de trabalho, em que uma maior insatisfação le*a a um </line>
</par>
<par>
<line> maior nível de *stresse. </line>
<line> De acordo *om uma pesq*i*a re*l*zada por Pereir* * Zil*e (2*10), a* principais f*nte* </line>
<line> de tens** excess**a *o trabalho estavam relacionadas com a realização de **rias ativi*ades *o </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *empo com alto g*au de cobr*nç* pel** organiz*ções; fil**ofia de </line>
<line> trabalho pautada </line>
</par>
<par>
<line> pel* obsessão e compul*ão por resultados; es*abe*e*imento d* muitos prazos cronogramas e </line>
</par>
<par>
<line> a**r*ados; s*brec**ga em deco*rênc*a </line>
<line> da tecnologia; ***en*ações s*pe*iores *mplícitas </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> e*plíc**as no sen*ido de agir for* do q** é co*s*der*do eticamente correto; e conviver </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> am*ie*te *cupaci**a* *o* indivíduos cons*derados de perso*a***a*e *ifícil (*nsioso, </line>
</par>
<par>
<line> *stressado, desequi*ibrado </line>
<line> emoci*na*mente). Pereira e Zille (2010) també* destacam outras </line>
</par>
<par>
<line> fon*es de tensão, com* d*fi*uldade de des*igar-se de context*s relaciona*os ao t*abalho; te* * </line>
<line> tempo muito to*a*o por *omp*omissos as**m*dos dentro o* fora do tra*alh*; c*nf*itos por </line>
<line> R**. FSA, Ter*sina PI, v. *9, n. *2, art. 13, p. 268-2*9, dez. 202* www*.fsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Silva, L. Pessi, V. S. *. Penido, F. A. S*lva, F. E. Carval*o, A. *. Vilas B*as </line>
<line> 276 </line>
</par>
<par>
<line> ter que a* mesmo *empo s*r i*ov*dor do*ado de au**nomia, es*ando sujeit* às normas da e </line>
<line> organizaç*o; e *ão ter a p*ssibi*idade *e de*cansar de *orm* regular (fi*s de *eman*, f*ria*o* </line>
</par>
<par>
<line> * fé*ias). E*s** fon*es de tens** ex*essiva </line>
<line> afetam a sati*f*ção com r**ação a* traba**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impactam diretam*nte nas con*equências *e estresse, carg*, bur**ut e outras doenças </line>
<line> laborais. </line>
</par>
<par>
<line> Para Pu*ar**ga (2018), o trabal*o é imp*rtante n* constituiç*o </line>
<line> do sujeito e para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inser**o *ocial des*e. Entretanto, *ssa atividade *ode ai*da servir como estra*égia de *a*de, </line>
</par>
<par>
<line> m*s também tem sido associ*da a* adoe*imento m*ntal. *ara *utor*s como Couto (1987) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Simonton et al. (*987), </line>
<line> o *stresse afet* p*sso*s mais vulner*ve*s, incapazes de s* </line>
</par>
<par>
<line> desco**r**rem e relaxarem, dev*do às característ*cas d* vida *oderna e às fontes de te*são </line>
</par>
<par>
<line> e*cessiva. Han (2015) refor*a essa ideia </line>
<line> em se* l*vro "A socie*ade *o cans*ço": "A </line>
</par>
<par>
<line> *ociedad* do século *XI </line>
<line> não é mais a soci*dade disciplinar, mas a s*cied*de </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desempenho*ujeitos de </line>
<line> desempen*o e produção". * n*s palav*as de *ietzsch*, em </line>
</par>
<par>
<line> "Hum*no, demasiado *umano": </line>
</par>
<par>
<line> P*r falta d* repouso, nossa civ*liza*ão cam*nha para uma nova *arbárie. Em </line>
<line> nen**ma outra época os a*ivos, isto é, os inquieto*, vale*am t*nto. Assim, pertence </line>
<line> às correções necessárias a serem tomadas quan*o ao car*ter da hu*a*idade </line>
<line> fortalecer em gra*de *edida o *lement* conte*p*ativo (N**TZSCHE apud H*N, </line>
<line> 2 0 1 5 , p . 3 7 ). </line>
<line> *o*e-se dize* que o elemento *ontemplativo, mencion**o p*r N*etzsche (1967), </line>
<line> p**mite que o indi*íduo re*arr*gue sua* energias e com isso consi*a pe*cebe* s*u tra*a*ho *e </line>
</par>
<par>
<line> uma forma mais *atisfatória e saudável. T**o i*so vem mos*rar </line>
<line> qu* os i *di ví duos e os </line>
</par>
<par>
<line> g*store* </line>
<line> de </line>
<line> pess*as </line>
<line> d*vem l*var </line>
<line> em consi*er*ção as car*ct*rística* individ*ais pa*a me*hor </line>
</par>
<par>
<line> entende* o qu* gera *a*s ou menos satisfação no trabal*o. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> F*i possível con*tatar nesse estudo que o es*re*se relacionado com a c*rga de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> imp*cta diretamente </line>
<line> n* s*tisfação no t*ab*lho. O </line>
<line> estress* re*acionado ao t*a*al*o </line>
<line> ad*é* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> e*cesso d* </line>
<line> tare*as ou atividades que são distr*bu*das ao tra*al*ador </line>
<line> para desempen*** s** </line>
</par>
<par>
<line> ocup*ç*o e das </line>
<line> c*ns*quênc*as fí*icas e psíqui**s d* so**ec*rga ocupacio*al qu* ge*a uma </line>
</par>
<par>
<line> g*ande insatisfação e *esmotiva*ão na vida do tr*balhador. </line>
<line> Constat*u-se que, s* não *or t*atado, o estresse pode evoluir para uma *ondição clínica </line>
</par>
<par>
<line> muito grave que *feta </line>
<line> *e*ativamente *aúde do *rabal*o, que * o burnout, r**uzindo muito a </line>
</par>
<par>
<line> sua cap*cidade de </line>
<line> trab*lhar. Enf*m, há </line>
<line> a </line>
<line> necessidade d* uma nova perspectiva sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*e*i*a, v. 19, n. 12, ar*. 13, p. *68-27*, dez. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estresse, *arga de Traba*ho, Bur*out e Satisfaçã* no Tra*al*o: *lg*mas **n**derações Teóri*as </line>
<line> 277 </line>
</par>
<par>
<line> estresse, *ois vem*s graves *a**s à saúde, que podem levar a *ais desconforto </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> prod*tivid*de *essoal, muitas vezes na incapacidade de retornar à vida la*o*al e até me*mo a </line>
<line> *imi*ação d* c*nv*vio soc*al. Vale destacar, confor*e ap*ntam **las Boas e M*rin (2*17), </line>
<line> q*e as *aracterístic*s individuais, como *d*de, sexo, inteligência emoci*nal e orient*ção para </line>
</par>
<par>
<line> * t**balho, *feta* a percepção de estr*sse r**acionad* ** trabalho e a *ua r*lação com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade de vida no t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> É importante cons*derar o trabalho e a *o*mação de uma cultura prop*cia ao bem-estar </line>
<line> *esso*l, po*s não se *ode pensar apen*s na incapacidade de subst**u*r *s *uncionário*, pois * </line>
<line> **tres*e muitas *ezes ve* da rel*ção c*m o tr*b*lho. *eve-*e garantir que os sujeitos possam </line>
<line> e**or seus problemas e vê-los **mo situações que não dependem somente deles mesmos, mas </line>
<line> que *a*em p*rte de uma experiência social *ue afeta a so*ieda*e como *m t**o. </line>
</par>
<par>
<line> Adema*s, identi*ico*-se q*e os mesmos *st*essores são se**idos e enfrenta*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma diferente </line>
<line> pelos indi*íduos. Log*, considera-se que as org*niza*õ** </line>
<line> *evam adotar </line>
</par>
<par>
<line> medida* para est*mular e i*plantar u*a c*ltura de *uali*ade de Vida no Tr*balho, de modo a </line>
<line> agir na ra*z do pr*blema, d*rr*ba*do sua* caus*s para *ue o estresse rel*cionado ao *r*balho </line>
<line> atrelado à so**ecarga física, mental e emocional do t**bal*o deixem de *er **tores agrava*tes </line>
<line> das **ndições que propiciam bai*o* *íveis de s*tisfação *o trabalho * o *umento dos casos de </line>
<line> burnout. </line>
<line> Portanto, i*vestigações futuras pod*rão i*entific** *ator*s que afetam o trabalho, que </line>
</par>
<par>
<line> ca*sam </line>
<line> in*atisfação e estresse no trabalho pa*a diferentes tipos de *ndivídu** e </line>
<line> diferentes </line>
</par>
<par>
<line> catego*ias de trab*lh*dores. Estudar os níveis de sobrecarga *í**ca, menta* e emoci*n** em </line>
</par>
<par>
<line> d*ferentes p*ofis*ões ou </line>
<line> ambientes de trabalho *ambém aj*da**a o* gesto*es de pessoas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oferecerem um </line>
<line> *mbiente de </line>
<line> **ab*lho mais *audável para s*u capi*al *ntelectu*l. *ugere-se </line>
</par>
<par>
<line> a*n*a *ue </line>
<line> outros e*tudos possam identifi**r </line>
<line> os *atores que levam à geraç*o d* doenças </line>
</par>
<par>
<line> me**a*s e f**i*as, </line>
<line> co*o sí*drome *e *urnout, em profissiona*s de difere*tes * </line>
<line> s*tores </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e*onom*a, a fim </line>
<line> de apr*sentarem *edidas que p*ss*m ser adotadas pelas organi*ações pa** </line>
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<line> melhorar a sat*s*ação no trabalho. </line>
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<line> </line>
<line> </line>
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<line> 3) **ab*ração *o r*s*unho ou na revisã* cr*tica d* *onte*do. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
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<line> 4) p*rticipação *a ap**vação da versão fi*al do manuscr*to. </line>
<line> X </line>
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