Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI / Determinants of Performance in the Mathematical Subject in a Higher Education Institution in Teresina-PI

Gilberto de Araújo Costa, Giancarlo da Silva Sousa, Jairelda Sousa Rodrigues, Wellington dos Santos Alves

Resumen


Este artigo tem como principal objetivo avaliar e identificar os principais fatores de fracasso na disciplina matemática aplicada do Curso de Administração do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Para esse fim, utilizam-se modelos econométricos de regressão linear múltipla (RLM) e regressão logística (RL) na tentativa de discriminar adequadamente fatores que influenciam o fracasso ou sucesso na disciplina de matemática aplicada à administração. A amostra de dados utilizada foi obtida através de um questionário aplicado aos alunos dessa disciplina, entre os períodos 2003/1 a 2007/1 a fim de construir as variáveis que possivelmente explicam os determinantes do sucesso dos alunos nessa disciplina. Além disso, houve uma consulta às notas dos alunos junto a Secretaria Acadêmica do UNIFSA. Os resultados obtidos apontam que a maioria das variáveis apresentou sinal esperado e significância estatística na explicação das notas e sucessos obtidos pelos alunos. Ou seja, as variáveis faltas (ausência de sala de aula), procedência do ensino médio, idade do aluno e escolaridade do pai foram os determinantes principais na explicação do sucesso dos alunos nessa disciplina.

 

Palavras-Chave: Matemática. Relação Fracasso/Sucesso. Regressão Múltipla. Regressão Logística.

 

ABSTRACT

 

This article has as main purpose not only to evaluate but also to identify the main failure factors in the Applied Mathematics subject in the Administration Course of Santo Agostinho College (SAC). In order of that, it is used econometric models of multiple linear regression (MLR) and logistic regression (LR) in the tentative of discriminate suitable for factors that influence the failure or success in the Applied Mathematics to Administration. The sample of data used was attained through a questionnaire applied to those students who have studied this subject from 2003/1 to 2007/1 in order to construct the variables that possibly explain the students success determinants in this subject. In addition to, it was consulted the marks taken together Santo Agostinho Academic Service. The results show that most variables presented the waited signal and statistics significance in the explication of the marks and success achieved by the students. In other words, the variables like lacks (absence in the classroom), origin of High School, student age and father educational level were the main determinants in the explication of the students success in this subject.

 

Keywords: Mathematics. Failure/Success Relation. Multiple Regression. Logistic Regression.

 

 

 


Referencias


ALMEIDA, L. S. et al (2005). Sucesso e insucesso no ensino básico: relevância de variáveis sócio-familiares e escolares em alunos do 50 ano. Braga: Universidade do Minho.

ALBERNAZ, A.; FRANCISCO H. G. FERREIRA, F. H. G.; & CRESO FRANCO, C. Qualidade e eqüidade no ensino fundamental brasileiro. Disponível em: http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/139/74. Acessado em : 28 janeiro 2008.

BENAVENTE, A. (1990). Insucesso escolar no contexto português. Análise Social, XXV, 108-109.

BENAVENTE, A. (1998). Da construção do sucesso escolar. Equacionar a questão e debater estratégias. Seara Nova, 18, 3-27.

BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto Codex – Portugal. Porto Editora,Ltda., 1995.

BITTAR, Mariluce. Universidade comunitária: uma identidade em construção. Disponível em: < http://www.ufscar.br/~ppge/fund/resumos/fundamentos/1999dout-fund_bittar.pdf>. Acesso em: 21 novembro 2007.

BRITO, M.R.F. (1996). Um estudo sobre as atitudes em relação à matemática em estudantes de 1º e 2º Graus. Tese de Livre Docência. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

CHAVKIN, N. F. (ed.). Families and schools in a pluralistic society. Albany, NY: State University of New York Press, 1993. p. 217-26.

CIBULKA, J. J., KRITEK, W. J. (eds.). Coordination among schools, families, and communities: prospects for educational reform. Albany, NY: State University of New York Press, 1996.

CORBUCCI, Paulo. O Ensino Superior Brasileiro na Década de 90. Disponível em: . Acesso em: 28 novembro 2007.

CORREA, Jane & MACLEAN, Morag. Era uma vez ... um vilão chamado matemática: Um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática. Psicol. Reflex. Crit. Vol. 12 n. 1. Porto Alegre, 1999.

ESTITE, Mônica Barreto de Sá. Evasão de uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o método de regressão logística. Fortaleza, 2005. Dissertação, Curso de mestrado profissional em Economia de Empresas. UFC/CAEN.

GAIOSO, N. P. L. O fenômeno da evasão escolar educação superior no Brasil.

Brasília: UCB, 2005.

GIST, W., GOEDDE, H., & WARD, B. The influence of mathematical skills and others

factors on minority student performance in principles of accounting. Issues in Accounting

Education, v.11, n. 1, p. 49-59, 1996

GUJARATI, D. N. Econometria básica. São Paulo: Makron Books, 2000, 845 p.

HAIR, J. F., et al..Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAIR, J. F., et al..Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HENDERSON, A., BERLA, N. (eds.). A New generation of evidence: the family is crucial to

student achievement. Washington, DC: National Committee for Citizens in Education, 1994.

HOFFMANN, Rodolfo. Análise de Regressão: Uma introdução à econometria. São Paulo: Ed. Hucitec, 1977.

HÜBNER, Maria Martha. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, Mackenzie, 2001.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) – Censo de 2004

KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

LAZAR, I., DARLINGTON, R. B. Summary: lasting effects after preschool. Cornell University. 1978. (Consortium for Longitudinal Studies)

MAGALHÃES, Francyslene Abreu Costa; ANDRADE, Jesusmar Ximenes. Exame vestibular, características demográficas e desempenho na universidade: em busca de fatores preditores. Teresina, 2002.

NATIONAL EDUCATION GOALS PANEL. The National education goals report: building a nation of learners. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 1995.

PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L. Econometria. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PONTE, João Pedro da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. Disponível em: . Acesso em: 28 novembro 2007.

___________. What works: research about teaching and learning. Washington, DC: U.S. Department of Education, 1987.

WHITE, K. R., TAYLOR, M. J., MOSS, V. D. Does research support claims about the benefits of involving parents in early intervention programs? Review of Educational Research, v. 62, p. 91-125, 1992.

WOOLDRIDGE, Jeffrey M. Introdução à econometria: uma abordagem moderna. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2006.

SANTOS, Paulo da Cruz Freire. Perfil, necessidades e anseios dos alunos dos cursos de administração de Maceió in Revista Brasileira de administração, ano VIII, n. 21, Brasília. (1998)

STOCK, J. H. e WATSON, M.W. Econometria. São Paulo: Prentice hall, 2004.

TINTO, V. Classrooms as communities: exploring the Educational Character of Student

Persistence. Journal of Higher Education, v. 68, n. 6, p. 599-623, nov/dez 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.3.10

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)