Releituras do Conto “Chapeuzinho Vermelho” em “Chapeuzinhos Coloridos” / Readings of the Story “Ring Chapeuzinho” in “Coloring Chapeuzinhos”

Suzana Fernandes Santos Silva, Vilma Nunes da Silva Fonseca

Resumen


Neste artigo, apresentamos uma análise de seis contos, configurados como releituras de “Chapeuzinho Vermelho”, publicados na obra infantojuvenil “Chapeuzinhos Coloridos”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta (2016). O nosso objetivo consistiu em analisar as variações da estória original e a estrutura da narrativa dos contos reescritos a partir de versões consideradas modernas, pela inserção de temáticas e registros de linguagem contemporâneos. Utilizamos como método de investigação a pesquisa bibliográfica, a partir de procedimentos da abordagem qualitativa. Para subsidiar a leitura empreendida, recorremos aos estudos de Propp (2001) e Labov e Waletzky (1967) visando à fundamentação da análise. As discussões e os resultados apontaram que as estórias atualizaram o conto maravilhoso em termos de apresentação de temas compatíveis com o contexto do leitor de hoje. Quanto à forma, os textos mantiveram a estrutura narrativa tradicional, como referência direta ao gênero literário focalizado.

  

Palavras-Chave: Narrativa Tradicional. Conto Maravilhoso. Chapeuzinho Vermelho.

 

ABSTRACT

 

In this article, we present an analysis of 6 (six) short stories, configured as re-readings of “Chapeuzinho Vermelho”, published in the children’s book “Chapeuzinhos Coloridos” by José Roberto Torero and Marcus Aurelius Pimenta (2016). Our objective was to analyze the variations of the original story and the narrative structure of the tales rewritten from versions considered modern, through the insertion of contemporary themes and language registers. We used as a research method the bibliographic research from procedures of the qualitative approach. To support the reading undertaken, we resorted to studies by Propp (2001) and Labov and Waletzky (1967) in order to support the analysis. Discussions and results showed that the stories updated the wonderful tale in terms of presenting themes compatible with the context of today's reader. As for the form, the texts kept the traditional narrative structure, as a direct reference to the focused literary genre.

 

Keywords: Traditional Narrative. Wonderful Tale. Chapeuzinho Vermelho.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.16

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