<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 19, p. 387-40*, n*v. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.11.*9
</line>
</par><par>
<line>
O Indivíduo Cínico e Ambicioso *a* Organiza*õe* Capit**istas
</line>
<line>
The Cyni**l and Ambiti*us Individu*l of C*p*talist Or*anizations
</line>
</par><par>
<line>
N**ir La*a Junior
</line>
<line>
D*uto*a em Ps*c*logia p*la Pontifícia Unive*si*ade Católica de *** Paulo
</line>
<line>
and*eapaulasl@gmai*.com
</line>
<line>
Josme*i do Nascime*to
</line>
<line>
Mestra em Psic*lo*ia clínica pela *niversid*de *ederal d* *araná
</line>
<line>
j*as*imento2010@*m**l.com
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Nadir Lara J*n*or
</line>
<line>
Editor-*hefe: Dr. Tonn* Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*sas
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Raízes
</line>
<line>
Psico*ogi* e
</line>
<line>
P*ican*lise,
</line>
<line>
Cons*lt*r*o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
P*squisa.
</line>
<line>
Rua
</line>
<line>
Fra*cisco
</line>
<line>
Braga, 249,
</line>
<line>
casa 01,
</line>
</par><par>
<line>
Guabiro*uba, 81510190 - Cu*i*i*a, *R, B*asil.
</line>
<line>
*rti** recebido em 06/10/*0*2. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: J**m*ri do Nascimento
</line>
<line>
recebi*a em 17/*0/*022. Aprov**o *m 18/*0/2022.
</line>
</par><par>
<line>
As*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Raízes
</line>
<line>
P**cologia *
</line>
<line>
Psican*lise,
</line>
<line>
Cons*ltór*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pesqui*a.
</line>
<line>
Rua
</line>
<line>
Fra*cisco
</line>
<line>
*raga, 249,
</line>
<line>
c**a 01,
</line>
<line>
Avali*do pelo sistem* Tri*l* Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
*u*birotu*a, 81510**0 - Curi*iba, PR, Brasil.
</line>
<line>
pelo Edi*or-Che**; e b) Double Blind Review
</line>
<line>
(av*liação c*ga por dois avaliadores d* área).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v*são: Grama*ical, Norm*tiv*
</line>
<line>
e *e Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. Lar* Júnior, J. Nascimento
</line>
<line>
3*8
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *res*n*e arti*o visa refletir sobr* os desdobr*me**os e a co*stitu*ção de *m* pers*nalidade
</line>
<line>
cínica e *mbi*iosa que tem com* locus as organiz*ç**s c*pitalist*s. Os autores, *edi*nte uma
</line>
<line>
revi*ão de liter*tura, propõem que as organiza*õe* se *ostram eficazes dentro da ló*ica do
</line>
<line>
*ist*ma capitalista, devido à ce*tralidade *o tr*balho na v*da do sujeito contemporâneo. P*ra
</line>
<line>
tanto, l**antam a problemática da psico*o**a q*e se disp** com* a c*ê**ia que for*ece os
</line>
</par><par>
<line>
*nstrume*tos a essa fo*m* de rela*ão interpessoal e materi*l. *o*clui-se que a *espeito
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
util*z**ã* d* *sicologia no
</line>
<line>
*rocesso de seques*ro *a sub*etivida*e realiza*o pelas
</line>
</par><par>
<line>
*rganizações, faz-se mister que ela cump** seu papel ético,
</line>
<line>
*tuando com responsabili*a*e
</line>
</par><par>
<line>
social *a promoçã* d* d*salienação do sujeito pela cr*tica com* i*strumento teórico-
</line>
<line>
m*todoló*i*o.
</line>
<line>
Palavras-chave: Captura *a Su*jetividad*. Ci*ismo. Psico*ogia e Trab*lho.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
**e pr*s*n* *rticle *ims *o **fle*t on *h* unfo*ding *nd the cons*i**tion of * cynic*l and
</line>
</par><par>
<line>
am**t*ous person*lity that has as locus the *apitalist organizations. The auth*rs, through
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
literature rev*ew, propose that organizations pr*ve to b* effective, within the *ogic of th*
</line>
<line>
cap*talis* s*stem, *ue to the centrality of **rk i* the life of *he contempor*ry subject. In order
</line>
<line>
to do so, they raise t** problem of psycho*ogy that is availabl* as the *cience that provi*es the
</line>
<line>
instruments to this for* of inte*per*onal and material rela*ionshi*. It is concl*ded that de*pite
</line>
</par><par>
<line>
*he us* of psy*hology
</line>
<line>
in the process o* kidnapping of subj*ct*vity perform*d
</line>
<line>
by
</line>
</par><par>
<line>
organizations, i* is necessar* that it fulfil*s its ethical r*le by acting with so**al responsib*lity
</line>
</par><par>
<line>
in promo*ing the disalienatio* o* the su*j*ct
</line>
<line>
by criticism as a th*oretical-*ethodological
</line>
</par><par>
<line>
in*tru*e**.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Captu*e of Su*jectivit*. Cynici*m. Psychology and Work.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *ere*ina, v. 19, n.1*, art. 19, p. 387-406, no*. 20*2
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Indivíd*o C*nico e Ambicios* *as Organ**ações Capital*s*as
</line>
<line>
389
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
**itos autores, com* D*vid Pavón-Cuellar, Ian Par*er, Nikolas R*se, Jan de Vos,
</line>
<line>
p*ra citar *lguns dele*, de*end*m que n* sistema capi*alist* neoliberal há o des*nvol*im*nto
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
uma psicol*gia. Iss* quer *i*er que esse s*s*em* n*o tra*a somente *e uma teor*a
</line>
</par><par>
<line>
econô*ica ou soc*al, mas de um modo de soci*bilidade e, *onseque*temente,
</line>
<line>
de um a
</line>
</par><par>
<line>
estrutu**ção de uma su*jetivid*de capitalista.
</line>
</par><par>
<line>
Esses autores irão d*screver qu*, desde ** es*ritos de Max We*er sobr* **ica a
</line>
<line>
p*otestan*e e o espírito do ca*ital*s*o, se com*ç* a p*rce*er o d*s*nvolvimento de um ethos
</line>
</par><par>
<line>
e de uma s*bjetividade q** irá
</line>
<line>
historicame*te migrando *s el*mento* *e*igiosos pa*a um
</line>
</par><par>
<line>
siste*a econômico em d*se*volvimento, nesse caso, o ca*ita*ismo.
</line>
<line>
Ia* Parker (2007) * um dos crít**os dess* psicolo*ia, esp*cialmente em seu livro
</line>
</par><par>
<line>
Revolut*on in P**chology, em q*e demo*s*** c*i*erio*a*ente
</line>
<line>
c*mo esse disc*rso
</line>
</par><par>
<line>
*si**logizante *stá sendo apropriado, não somen*e p*la *omunidade científica, mas pe*a
</line>
<line>
sociedade *m geral que integra es*e *is*urs* no cotidia*o d*s pe*s**s. Essa integra*ã* se faz
</line>
<line>
notar na escol*, por meio da aplicaçã* de *s*codiag*óst*cos que es**gm*t*zam as cria*ç*s, ou
</line>
</par><par>
<line>
no âmbito da sa*de m*****, em que e*ses psicodiagnóstico* contribuem para a
</line>
<line>
exclusão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
"louco". Di**te disso, na
</line>
<line>
**i*ião
</line>
<line>
des*e autor, e*sa
</line>
<line>
*pro*r**ção nã* s*rve par* *elhorar as
</line>
</par><par>
<line>
*ondições de vida das p*ssoas, espe**al*e*te d*s trabalhadores, m*s serve co*o for*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
control* *ocial.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *entido, Ian P*rker (2007) d*mon*tr* a*nd* que essa "popula**z*ção" da
</line>
</par><par>
<line>
psicolo*i* *erve
</line>
<line>
pa*a rep*odu*ir uma l*gica
</line>
<line>
**p*talista em **e o suj**to é tomado como
</line>
</par><par>
<line>
obje*o, pois t*do * aparato c*entífico serve *ara seleci*nar os aptos * o* in*pto*; superdo*ados
</line>
</par><par>
<line>
* os
</line>
<line>
infradota**s; **lecion*r o trabalhador ce*to par* a va*a certa etc. *uitas
</line>
<line>
*e*es, **
</line>
</par><par>
<line>
psic*logos
</line>
<line>
não se valem de u*a cr*tica epistemo*ó*ica *a qua*, *e fato, haja *onsid**açõe*
</line>
</par><par>
<line>
*cerca de *u*st*e* éticas e políticas n* produção de conh**i*ento.
</line>
</par><par>
<line>
*o q*e ta*ge *o estudo
</line>
<line>
das *rg*ni*ações, *sse ***elo
</line>
<line>
de ps*cologia po*iti*ista
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
alinhada ao
</line>
<line>
capitalismo, rapidamente, é a*sorv*do pelos modos de
</line>
<line>
produção pa*a fazer uma
</line>
</par><par>
<line>
espécie de *olonização da subjet*vidade d* trabalhador, a fim
</line>
<line>
*e c**trolá-l* e,
</line>
</par><par>
<line>
*onseq*enteme*te, de obt*r m*i* l*cro (P*RKER, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Por*a*to, pa*a implementar po*íticas de admi*istr**ão, os **d*str**rios pr*c*savam d*
</line>
</par><par>
<line>
uma área do conhe*im*nto *om *tatu* de
</line>
<line>
*iência; que tivesse como princíp*o o
</line>
<line>
c**t*ole
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comporta*e*tos e que
</line>
<line>
s* *issesse isenta d* qualquer id*ologia social, p**ítica e *co*ô*ica.
</line>
</par><par>
</page><line>
N*sse con*ex*o, * psicol*gia se mostrou com* a ferra**nta efi**z par* administr*r * gerir os
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, *. 11, *rt. 19, p. 387-*06, nov. 20*2 www*.f*a*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. La*a Jún*or, J. Nascimento
</line>
<line>
390
</line>
</par><par>
<line>
corpos e me*tes dos oper*ri*s pa*a qu* se aument*sse a p*odut*vidade e os lucros e, nessa
</line>
<line>
lógica, se *a*tém nas organ*zações contempo*âneas.
</line>
<line>
* *EFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.* Psi*ologi* * sua insistência n* ada*tação d* *ndivíduo ao *eio
</line>
<line>
Lacan r*jeitou veemen*e*ente o uso da *sic*l**ia para o*erecer dados empí*icos em
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção à *fi*áci*
</line>
<line>
do tratament*, poi* *fir*ava categorica*ente qu* muit*s psic*n**istas da
</line>
</par><par>
<line>
IPA (International Psychoanalysi* Associat*on) estav*m "psi*ologizan*o" * psi*análise
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ssim to*na*do-a u* *pên*ice do capit*lism*
</line>
<line>
es**dunid*n*e. Baseado *m L*can, Ian Parker
</line>
</par><par>
<line>
(2009) afirma, a saber:
</line>
</par><par>
<line>
(...) o significa**e "*sicologi*" r*pres*nta o que há de pior e* relação à ada*taçã*
</line>
</par><par>
<line>
d*s in**v*duos a cultura n**te-*mericana, ** p*op*s*to
</line>
<line>
relut*nte*e*te a*eito
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
posteri*rment* alardeado de maneira *ntusiasta por *eus opon*ntes na IPA. A
</line>
</par><par>
<line>
a*ersão de L*can por
</line>
<line>
e*ses pra**cantes de ortop*dia *ue psicolo*izam a teoria
</line>
</par><par>
<line>
psi*analítica (P*RKER, 2**9, p.83).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, para Lacan, a psicologia contemporâ**a tor*ou-s* com* um credo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tolices que propõ*
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
co*cepção
</line>
<line>
de ser humano com uma consciê*cia *ro*res*iva *ue
</line>
</par><par>
<line>
suste*ta certo desenvo**imen** *atural *e si mesmo, ger**do *onformismo, *eixando cad*
</line>
<line>
vez mais esse in*ivíduo numa sit*ação de imp*tênc*a diante de seu *róprio de*ejo * assim
</line>
</par><par>
<line>
entre*ue aos domí*ios do sistema c*pitalis*a e s*us tentáculos de dom*nação d*s c**po*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mente*, em *unção
</line>
<line>
da
</line>
<line>
prod*ção
</line>
<line>
*e mais-valia. Sabend* *isso, o sistema capit*li*ta usa da
</line>
</par><par>
<line>
psicologia par* alien*r a pesso* de *uas relações c*ns*go mesma e para desmobilizar os
</line>
<line>
t*abalh*dor*s *e sua* *utas p*l*ti*as (PARKER, 20**; LARA JUNIOR; RIBEIRO, 2*09).
</line>
<line>
*essa maneira, Parker (2*0*) nos diz que a psicolog** o*e*ece um sup**te ide*lógico
</line>
<line>
para de*en*olver a e*ploração e * sabo*agem das lutas contra a opressão e, assim, se torna um
</line>
<line>
inst*um*nto i*porta*t* na socie*ad* capitalista para *anter o **ntrole da classe *r*balha*ora.
</line>
<line>
Nessa per*pectiva, a
</line>
</par><par>
<line>
P*icolo*ização s* torna uma parte pr*fun*a*en*e enraizada *a
</line>
<line>
*ida sob o
</line>
</par><par>
<line>
*apitalismo e agora
</line>
<line>
nã* somente os psicólogos c*lp*m os *nd*víduos e os *ratam
</line>
</par><par>
<line>
com* aque*es que são "defensivos" *uan*o o racismo e o sexis*o s*o mobiliz*do*.
</line>
<line>
Ataques a imigrantes, por e*emplo, *companham um debate racional polí*ico que as
</line>
<line>
pess*a* de *lasse média pode* ap*esentar a *i m*smas como send* algo
</line>
<line>
**i**logicamente mental, atenci*so e emocionalm*nte letrado. Ao mesmo tempo, há
</line>
<line>
um* ou*ra "psico*ogia" que é suposta para pertence* a multi*ão d* classe
</line>
<line>
**aba*hadora i*c*tada. Po* is*o a f*nção da psi*ologiz*ç*o é *xpr*ssar por meio da
</line>
</par><par>
<line>
v*olência racist* o papel
</line>
<line>
do estado como o mec*n*smo *conômi*o-po*ític* que
</line>
</par><par>
<line>
defe*de a "naçã*" c*ntra
</line>
<line>
os estrangeiros, nesse caso * ps*c*log*a funciona como
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. *9, *.11, *rt. 1*, p. 38*-*06, *ov. 2022
</line>
<line>
ww*4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ndivíduo Cínico e Ambic**so das Org*nizações Capi*ali***s
</line>
<line>
391
</line>
</par><par>
<line>
uma *de*logia capaz de, pres*nçosam*nte, confir*ar d*ver*as *ezes qu* há al*uma
</line>
<line>
coisa errada c*m a natureza humana, (P*RKER, 20*7, p. 5-6).
</line>
<line>
A*sim sendo, ao tomar a ps*cologia como ciência, sem se a*parar na c*ítica, corre-se
</line>
</par><par>
<line>
o ri*co de aparelh*r a s*cie*ade *apitalist* *ue, como nos
</line>
<line>
ale*ta Karl Marx, sobrevive d*
</line>
</par><par>
<line>
lucro e da m**s-va*ia. Nesse *entido, Lac*n (1*69-1970/*992) acr*scenta que essa soci*dade
</line>
<line>
também pro*uz um t*p* *e g*zo e*púri* *hamado mais-de-go*ar, c**o uma homologia ao
</line>
</par><par>
<line>
conceito de mais-va*ia de Marx, ou seja,
</line>
<line>
qu*nto mais o tr*balhador t*abalha oprim*d*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
explora*o den**o da ló*i*a capi*alista, mais se
</line>
<line>
produz um* f*r** ** sofr*mento físico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ment*l que o i*pe*e de romper com as am*rras *e*se tipo de dominação host*l.
</line>
<line>
N*sse cont*xt*, * ind*víduo cínico e ambicios* dese*v*lve uma subjetividad* elást*ca,
</line>
<line>
ad*ptável, favo*e*id* *elo r*cio*ínio superficial que o possibilita ga*gar o* mais altos ca*gos
</line>
<line>
em *ma organizaçã* *ap*talista. Entre*anto, tal ascens*o exige desse indivíduo uma *edic**ão
</line>
<line>
cada vez mais abnegada às o*g*niz*ções c*pitalistas por meio de l*ngas jorn*das de trabalho;
</line>
<line>
afa**amento de s*a família e amigos; longos períodos de *iagens e distanciamento d*s filhos e
</line>
<line>
cônjuge; mudan*as de cidades, estados, p*íses.
</line>
</par><par>
<line>
D*sta feita, qua*d* e*** ind*víd*o se dedi*a dessa forma abnegada ao trabalho,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
"efeito colat*ra*", muitas vezes, é o aparec*me*to de alguma patologia em seu **rpo e/ou
</line>
<line>
****e (*epres*ã*; ans*edade; síndro** de burnou*1; enfar*e; acide*te *ascular cereb*al etc.).
</line>
<line>
Assim sendo, ao inv*s de qu*st*onar a lógica do s*stema ca*i*alist* que o está consu*indo, ele
</line>
<line>
passa a tratar o próprio corp* como *m ini*igo, um* lim*tação que de*e ser sup*ra*a com
</line>
</par><par>
<line>
medicações, dro*as ilícitas e algum
</line>
<line>
tipo d* tra**mento psico*ógi*o
</line>
<line>
que * re*o*o*ue
</line>
</par><par>
<line>
i*e*iatamente na *iranda da pro**ção de *ucr*.
</line>
</par><par>
<line>
*iante disso, *odemos pe*sar que,
</line>
<line>
em últim* instân*ia, a ps*cologização
</line>
<line>
produzida
</line>
</par><par>
<line>
por *s** modelo de *iênci* serve pa*a val*d*r uma subjetividade cínica e *mb***osa como um
</line>
<line>
referent* identificatório pa*a * trabalh*dor. A ps*colog*z**ão *a subjet*vidade, *ortanto,
</line>
</par><par>
<line>
ofer*ce um ***curso a* trabalhador no
</line>
<line>
qua* diz que e*e não precisa se *uesti*n** sobre suas
</line>
</par><par>
<line>
escol*as e
</line>
<line>
so*r* as consequênci*s ética* e polític*s
</line>
<line>
de suas ações. Bas*a reproduzir status o
</line>
</par><par>
<line>
quo
</line>
<line>
op*randi de maneira cínica e am*iciosa e recebe*á em tro*a o gozo *eco*rente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
extra*ão da *a*s-valia e *ais-de-gozar, por meio d* s*u empre*o ou g*st*o de empresas.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
no Grupo V da CID-10 (Clas*i*ic*ção Estat*stic* Inter*acional de Doenças e Prob*em*s Relaciona*o* à Saú*e).
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esi*a PI, v. 19, n. 11, art. 19, p. 3*7-406, nov. 2022 www4.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. Lara Júnio*, J. Nascimento
</line>
<line>
3*2
</line>
</par><par>
<line>
*.2 O capitalismo * a identific*ção *as organiz*ções
</line>
</par><par>
<line>
** passado cabia ao indivíd*o produzir * que fo**e nec*ssário ao seu c*nsumo, seja
</line>
</par><par>
<line>
em v*stimenta, alimentação ou moradia, *ntretanto, segu*do Enriquez (2014), trabalho o
</line>
<line>
torna-se o element* *ue d**erencia o indivíduo do *ni**l, pos*o que, para além da garantia de
</line>
<line>
sua subsistência, o trabalho lhe possib*li*a * tra*sformação de s*u *eio liber*and*-o das ações
</line>
<line>
da natureza, constitui*do não somente característic* própr*a *a *spécie hum*na, *as sua
</line>
<line>
própria essê*cia:
</line>
</par><par>
<line>
Desde
</line>
<line>
qu* *arx (1846) *e*larou que o *leme**o diferencial entre * a*imal e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
homem era que este *ra c*paz de "produzir suas condi*ões d* existê*cia", de
</line>
<line>
t*ansformar o mundo, e assim não mais se submeter aos puros acasos da natu*eza, o
</line>
<line>
trabalho é con*iderad*, ta*to por *a**is*as q*anto por não marxistas, não só como
</line>
</par><par>
<line>
*ma
</line>
<line>
ca*acterísti*a im*or*a*te
</line>
<line>
da espécie humana, mas como * ess*n*ia *o hom**
</line>
</par><par>
<line>
(EN*IQUEZ, 2014, p. 1*3).
</line>
<line>
Sab**os que a *elação d* in*ivídu* com o trabalho é uma con*t**ção histórica, es*e
</line>
<line>
po* sua vez, pas*a a fazer parte da subjeti*id*de *o ser humano na medida e* que ofere*e a
</line>
<line>
ele um lu*ar no mundo, funcionando como um *nter*ediár*o no *rocesso de re**nhecime*to
</line>
</par><par>
<line>
s*cial e no pagam*nto
</line>
<line>
pelos esfor*os depreendi*os. No
</line>
<line>
ca*italism*, *rincipal*ente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho
</line>
<line>
se es*abel*ce *o*o laç*
</line>
<line>
so*ial, porque, segund* Sennet* (*001) G*rz (2007), *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
capitalismo pa*sa * org*ni*ar a v*da d*s pe*soas. Orga*iza *eu cotidiano, a*min*stra e adestra
</line>
<line>
*s c*rpos para o trab*lho como t*mbém passa a s* o*erecer às pess*as como um referenc*al
</line>
<line>
ide*ficatório para *ue elas possam se org**izar do *onto ** vista subj*tivo.
</line>
<line>
* cul*ura or*anizacion*l de *ma e*presa, por exemplo, pa*s* a se* ent**dida *ão
</line>
</par><par>
<line>
*ome*te como um c*nju*to
</line>
<line>
de n**mas e r*gras que dev*m ser s*guid*s **los funcionário*,
</line>
</par><par>
<line>
**s jus*amente co** um
</line>
<line>
conjunt* simbólico no qual
</line>
<line>
e*es são *br*g*dos a "ju*a*"
</line>
</par><par>
</page><line>
*dentific*ção. Nesse *aso, cabe a c*nhecida expressão: "Vestir a c*misa d* empresa", o* *eja,
</line>
<line>
li*er*lmente incorporar * empr*sa. Sa*ientamos aqu* id*ntificação como u* conceito
</line>
<line>
psicana**tico que significa *omar o ob*eto co*o parte de *i mesmo. "A psican*lise conhece a
</line>
<line>
i**ntificação co*o a ma*s **ema*u*a **ter*ori***ão de uma ligação *fetiva com outra pessoa"
</line>
<line>
(**EUD, 1921/1993, p.9*).
</line>
<line>
No processo i*entifica*ório o o*jeto é posto *o lugar do eu e do ideal de e*. Quando
</line>
<line>
isso o**rre, a consequência é a s*bmissão humilhada, obedi*nci* *ega e a f*lta de crítica em
</line>
<line>
rel*ção ao objeto. Quando o lu*ar do objeto é oc*pad* por uma *essoa, no caso o l*d**, esse
</line>
<line>
se torn* o objeto único dos ind*víduos das massas que buscam através desse a plen* s*tisfação
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.*1, *rt. *9, p. 38*-*06, nov. 2022 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Indivíduo Cín*co e A*bicioso das *rganiz*ç*es Capitalistas
</line>
<line>
393
</line>
</par><par>
<line>
de seus in*ti*tos. Essa aspi*aç*o *exual ini*ida faz criar **ços en**e *s seres
</line>
<line>
human*s,
</line>
</par><par>
<line>
portanto, qualquer prom*s*a de *atisf**ão plena desses instintos é vis*a pe*os ind*vídu*s como
</line>
<line>
* *o*sibilidade de gozo (FREUD, 1921/1993).
</line>
</par><par>
<line>
As o*g*nizações
</line>
<line>
*riam, p*r*anto, uma *u*tura
</line>
<line>
orga*izacional q*e podemos *ntender
</line>
</par><par>
<line>
c*mo uma série de
</line>
<line>
elemen*os p****ados por *ímbolos, rito*, cre*ça*, discursos, relações d*
</line>
</par><par>
<line>
poder **c.; o trabalhador deve, portant*, se identificar
</line>
<line>
com a cult**a para s* tornar **r*e
</line>
</par><par>
<line>
*aquele grupo. *o entant*, o que s* o*it*
</line>
<line>
n*sse proc**so o engodo (LARA *UN*OR, é
</line>
</par><par>
<line>
2018*) de que uma organização no sis*ema *apita*i*ta, *egundo Faria (201*), é *ma unidade
</line>
<line>
*e produção ca**talist* sob o dom***o do capital, o* s**a, te* *or f*nalidade arranc*r m*is-
</line>
<line>
valia por *eio do trabalh* e, consequentemente, exige **a subse*v*ênc*a p*r parte de todos
</line>
<line>
os que estão p*stos na relação de trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Ao re*l*tirmos so*re todas
</line>
<line>
as *xigências est*belecidas p**a a contratação *e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
funcionário *ar* uma o*ganização na atual sociedade, *b*ervamos que
</line>
<line>
vários
</line>
<line>
quesitos do
</line>
</par><par>
<line>
candid*to à va*a são avaliado*, d**de o seu leque d* fo*maçõe* (*o*heciment*)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
caract*rísticas e *raços d* *ers*n*lidade, valor*s mo*ai*, habilidades e uma s**ie
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
categorias, a *im de metricamen*e delinear a
</line>
<line>
p*ssoa pe*fe*ta para o car*o a se* exercido. A
</line>
</par><par>
<line>
psico*og*a organizacional, principal*ente, é c*nvocada para esse fim. O resultado, na maioria
</line>
</par><par>
<line>
d*ss*s c*sos, é uma indução do indivíduo a uma condiçã* de infanti*ização **r meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
captação psíquic*, fe*ta por meio de v*r*as es*ra*égias sut*s. Tal ca*tação é denom*n*da
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
Far** e Men*guetti (200*) como o "Sequ*s*ro da S*bje*ividade".
</line>
</par><par>
<line>
Nessa pe*spectiva, s*guindo a ref*exã*
</line>
<line>
de Faria e Meneguetti (2007), torna-se
</line>
</par><par>
<line>
impos*íve* para esse indivíduo evitar o processo de inf*ntilizaç*o * alienaç*o, *onsider*ndo
</line>
<line>
que seu pe*fil foi esc**hido jus*a*ente *or apresenta* traços que in*iquem su* adaptabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sent*do,
</line>
<line>
os autores nos c*ama* a a*enção para três elem*ntos qu* co*co*re* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
consolidação do
</line>
<line>
proce*s* de *nfantil*zação/alienação: subje*ivi*ade, *o*texto social
</line>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*eologia.
</line>
</par><par>
<line>
* primei** element* d*z respeito a* próprio indivíduo
</line>
<line>
de**rovido do co*pleto
</line>
</par><par>
<line>
control* de sua *ubj*tividade: "não há indivíduo *u* possu* tot*l compreensão *e su*s
</line>
<line>
manifestaç*es emo**ona*s * **smo r*cio*a*s" (FAR*A; MENEGUETTI, 2007, *.3).
</line>
</par><par>
<line>
Sabe*os que a subjetividade
</line>
<line>
não é puramente racio*al, ma* co*stituída de com*onente*
</line>
</par><par>
<line>
incons*ien*es, *nscrita em uma "cadei* de sig*ificações
</line>
<line>
imperceptíveis (ou seja, repr*midas)
</line>
</par><par>
<line>
para o indivíduo ou para a *rgan**ação qual pertence" (VOLNOVICH, à
</line>
<line>
*996, p.61). O
</line>
</par><par>
<line>
desconhecimento sobre si mesmo, coloca o in*ivíduo mais à m*rcê
</line>
<line>
do *ngo*o cap**al*sta
</line>
</par><par>
<line>
(**RA JUNIO*, 2018a).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. **ra Jú*ior, J. Nascimen*o
</line>
<line>
394
</line>
</par><par>
<line>
O segundo elemento refere-se *o cont**to social p*r mei* do qua* *ircu*am
</line>
<line>
componentes afe*ivos e pelos q*ais se estabelecem os vínculo*. * *ontexto soc**l, os vínculos
</line>
<line>
grupais e os a*e*os env*lvidos s* co*stituem de grande impor*ância para o sujeito no tocante
</line>
</par><par>
<line>
ao *eu proces*o ide**ificatório e
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*econhecimento. Para ser reconhe*ido social*ente, esse
</line>
</par><par>
<line>
indivídu* estabelece pad*õe* *e
</line>
<line>
conduta abri*do mão da autonomia em *avor d* cole*ivo,
</line>
</par><par>
<line>
um* "doação forçada" valoriz*d* e reproduzida pela
</line>
<line>
id*ologia. A ideologia organizac*on*l,
</line>
</par><par>
<line>
portanto, c*nfigur*-se em um terceiro ele*en** fundamen*al *o processo *e alie*ação
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
medida em que consi*t* em *m pode* co*dicionado2 *xercido pela muda**a de *m* crença
</line>
<line>
ou c*nvi*ção.
</line>
<line>
Assim se*do, esse indivíduo viv* um s*questro diár*o de su* s*bjetividade, acaçapa*o,
</line>
<line>
gr*dativo, tanto de sua percepção *uant* de *ua elabo*ação subjet*va, resultando *a p*iva*ão
</line>
</par><par>
<line>
imperce*tí*e* de su* liberdade, da sua apropriaçã* da *eal*dade, *a *ua capa*idade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ela*orar,
</line>
<line>
orga*izar e si*t*matizar
</line>
<line>
se* *róprio saber, s*bmetendo-se a saber*s e valores
</line>
</par><par>
<line>
*rod**idos e alimentados pela o*ganizaç**.
</line>
<line>
Um exempl* d* es*ratégi* v*lad* de sequestro da *ubjetividade seria a utilização, cada
</line>
</par><par>
<line>
*ez m*ior, da terceirização d** *erv*ços d* psicologia em v*r*os
</line>
<line>
*íveis
</line>
<line>
do processo
</line>
</par><par>
<line>
organizacional, levando a u* a*aziguamento do nível de ang*stia dos ind*vídu*s en*olvidos
</line>
<line>
na organização, f*ncion*ndo, e* muitos c*sos, co*o uma defes* par* *ue es*es indi*í*uo*
</line>
<line>
n*o se de*arem *om o s*ntoma coletivo.
</line>
<line>
A organ**ação b*s*a no mercado, p*r meio do* serviços da *sicologia, * colaborador
</line>
</par><par>
<line>
que queira
</line>
<line>
"cr*scer na *mpr*sa",
</line>
<line>
um
</line>
<line>
amb*cioso *ue *nvista su* vida de forma ag*errida
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
resiliente: u* ser a*negado *ela empresa. Pod*mos constatar que usualm*nte a ps**olog*a
</line>
</par><par>
<line>
ne*sas organizaçõe* *e incumbe de administrar os cor*os men*e* para que eles produzam e
</line>
</par><par>
<line>
**is em menos
</line>
<line>
te*po; coloquem pessoa certa no lugar certo; aju*em o funcio**rio a não a
</line>
</par><par>
<line>
recl*ma* *as agruras da fai*a diária e,
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*s*o, a *si**lo*ia se *nve*te d* um grau
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
cie**ificidad* n*ce*sário para dar *eg*tim*dade ao proce*so exploratório a que tod*s estão
</line>
<line>
subm*tidos *as organiza*õ*s capit*listas.
</line>
</par><par>
<line>
Para tanto, *s*a psicologia cria de*e*minado* perfis es*erados pa*a ocu**r
</line>
<line>
os *ai*
</line>
</par><par>
<line>
div*r**s cargos dentro de*sas organizações *ormais no sis*ema
</line>
<line>
cap*talista. A r**posta dos
</line>
</par><par>
</page><line>
headhunters (tra*ução *iter*l em po*tugu*s "caçadores de cabe*a*" e numa traduç** livre
</line>
<line>
Caça*or *e talentos) e c*ach* (e* por**guês, "t*einadores") é propor um indivíduo *daptado
</line>
<line>
às ex*gênci*s *a* organizações p*ra o**pa* os diversos cargos dentro delas.
</line>
<line>
* Poder condicion*do é um conceito **senvo*vido por Gal*ra*th (1999) que oco*re po* meio da *ersuasão, da
</line>
<line>
educ*çã* ou da cultura e* GALB**ITH, *ohn Kenn*th. Anatom*a do p**er. 4*. São Paulo: Pione*ra, 1999.
</line>
<line>
Rev. FSA, **resina, v. 19, *.11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022 www4.*sanet.*om.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Indiv*duo *ínico e Ambi*ioso das Org*nizações Capital*stas
</line>
<line>
395
</line>
</par><par>
<line>
*esse s*nt**o, Parker (2018) pre*in* *uant* aos aspectos n**ativos da ada*tação e da
</line>
<line>
gestão mode*na na o*dem soci*l. Ao referir-*e à adapta*ão situa a *dvertência *acan*an*
</line>
<line>
cont*a a "norm*tiz**ão m*r*li*ante" na qu*l o s*jeito se vê en*ajado, uniforme em relação às
</line>
<line>
normas mora*s vig*ntes com as quais se identific*. Par* **ém da identif*cação ao "aparente
</line>
<line>
bom mundo" das organizações, o que se revela *m um plano ma*s pro*undo * a *de*tificação a
</line>
<line>
"um *undo em que * sujei** se con*ebe re*luso *m um reino privado e organi*ado, u*
</line>
<line>
mundo ma*, *o qual só se pode aspir*r à so*revivênci*" (PA*KER, 2018, p. 126).
</line>
</par><par>
<line>
É precis* desconfiar
</line>
<line>
d* uma *nida*e propalada e aspi*a*a pela organização, po*s
</line>
</par><par>
<line>
ass*m se constró* uma sociedad* *e massas,
</line>
<line>
como Freud (1921/19**) nos *lerta. Segu*do
</line>
</par><par>
<line>
u*a visão p*icanalíti*a lacaniana, o d*s*jo não b*sc* uma harmonia p*é-fo*ma*a. *ão
</line>
<line>
*mportante *uanto a qu*st*o de "*ecusa * ca*t*ação do Outro" é o ponto que Lacan chama *e
</line>
<line>
"s**vid*o *o seu domínio" na q*al a obses*ão é pel* indivíduo mais obediente e adaptado ao
</line>
<line>
capi*alismo no qual o pró*rio desejo se cons*itui uma de*e*a.
</line>
<line>
3 R*S*LTADOS E DISCUS**ES
</line>
<line>
3.* A s*bje*ividade cíni*a e a*bicios* *ara a or**n*zação
</line>
<line>
O dicionário Michaelis (1998) propõe dois senti**s para a pal*vra a*bição. O
</line>
<line>
*rimeiro diz qu* ambição é *m "D*sej* *ntenso d* riqueza, **der, glória ou honras; avidez,
</line>
</par><par>
<line>
c*biça". Há certo temp*, por influência reli*ios*, p*deríamo* pensar que se tornar
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
pesso* *m*icios* foss* *lgo da ord*m do p*cado capital da ***re*a, por re*et*r a um s*ntido
</line>
<line>
de se des*jar r**ueza e co*iça. Todavia, em *emp** de c*p*tal*smo, ter ambição se torna uma
</line>
</par><par>
<line>
virtu*e di*na *e s*r adota** n* *e*cado de trabalho * assim garantir o* m***o*e*
</line>
<line>
pos t os *
</line>
</par><par>
<line>
salári*s.
</line>
</par><par>
<line>
Desta feita,
</line>
<line>
citam*s um texto de C*rl*s Hilsdorf (2012), postado
</line>
<line>
em
</line>
<line>
site d* uma das
</line>
</par><par>
<line>
mais importa*tes empresas
</line>
<line>
de *m*re*os
</line>
<line>
do Brasil, s*bre as
</line>
<line>
vantagens d*
</line>
<line>
ser uma pess*a
</line>
</par><par>
<line>
ambi*iosa. O aut**, entretanto, te*t* dife*enc*ar ambição ** g*nância3 e ap*oxima a amb*ção
</line>
<line>
*a *ti*a. Para iss*, *emonst*a sete va*ta*ens da ambiçã* no merca*o de *rab*lho e cit*mos
</line>
</par><par>
<line>
aqui a sétima, a saber: "A*biciosos s*o frequentem*nt* convid*dos para novos *rojet*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
par* as*um*r carg*s mais al**s na hier*rquia"
</line>
</par><par>
<line>
3 Tamb*m há testes para o leitor *az*r para sa*er se é *ma pes*oa a*biciosa c*mo p*demos veri*ica* no ar*i*o
</line>
</par><par>
<line>
da *e**st* Époc*: h**ps://e*oca.globo.**m/v*da/vida-util/carreir*/n*ticia/20**/09/voc*-tem-ba**icaob-na-vida-
</line>
</par><par>
<line>
profis*ional-faca-*-btesteb.ht*l
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *9, n. 11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022 www4.fsa*et.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. La*a Júni*r, J. Nasci*ento
</line>
<line>
396
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e sentido, podemos pensar **e * autor ten*a aproximar o *entido de ambi*ão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s*a segunda significa*ão do di*i*nár*o: "Desejo de atingir um ob*eti*o esp*cífico; a*seio,
</line>
<line>
*spi*ação, *eterminação, pre*ensão". Diante d*sso, c*beria a pergu*t*: qua* seria a prete*sã*
</line>
<line>
de um capitalis*a?
</line>
</par><par>
<line>
Obvi**e**e a aparente positi*idade do sentido d* ambi*ão en*anta, no entanto,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
cont*xto d* capitalismo cabe a cer*eza de que essa fu*c*ona em suas *uas *ossib*lid*des para
</line>
<line>
* extração *e mais-valia à cust* do trabalhador, e cabe ao *ndiv*duo ambicioso co*tinuar essa
</line>
<line>
prerrog*tiva. Nesse p*n*o surge* as ma*s divers*s psic*logias4 para *he dar a *erteza d* que
</line>
<line>
essa ambição é *eces*ária e *ue para isso não é *reciso se preo**par com as consequ*ncias de
</line>
<line>
seus atos e ass*m ada*tar-*e rapidamente às exigências de mercado.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, faz-se necessá*io dife*enciar o *í*ico,
</line>
<line>
produto do sistema c*pi*alista,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
sujei*o cíni*o *ilosóf**o e, para tanto, *os valere*o* da teori* psicanalític* lacaniana, para
</line>
<line>
efetua* *ma *ei*ura diferenci**.
</line>
<line>
O cínico prove*iente d* sis*ema cap*talista não quer saber da *ife*ença *o* um du*l*
</line>
<line>
mo*imento de negaç*o. O primeiro movimento re**re-*e à rejeiç*o, por p*rte *o sujeito, a
</line>
</par><par>
<line>
cas*ração, *iferen*a, a f*lta e * incompletu*e. L*ra Junior (*01*b) mencio*a o medo a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
suje*to e* relação ass*mir * sua i*c*mpletude: "Freud e Lacan dizem-no* que o maior a
</line>
<line>
medo do su*eit* é assumir que é *astrado, sujeito faltante, *im*tado, submetido à lei, r*grado
</line>
<line>
em seu gozo, in*ompleto, finito, su*e*to às intempé*ie*" (LARA JUNIOR, 2*18*, p. 113-114).
</line>
</par><par>
<line>
Como *o*ma *e de*e** ao *feto li*ado a
</line>
<line>
*sse estado de incompletude e f*ni*ude, o suje*to
</line>
</par><par>
<line>
*usca uma maneira de ***b**r o ma*-e*tar atr*vé* da ali*naçã* a um discurso **to*it**io:
</line>
<line>
*ara suplanta* esse *ed*, Freud *á nos alertava que es*e sujeito *usca a todo cus*o
</line>
<line>
criar fantasias *ara drib*ar e*sa s*tuação, seja elegendo um mestre autori*ário que lhe
</line>
<line>
proporcione uma sup*sta s*n*ação de prot*ção, se a*ienan*o a um *iscurso
</line>
<line>
au**ritário para que sua f*lta não fique e* "carne vi*a" e assim obrigue a c*rá-lo
</line>
<line>
(LARA JUNIOR, 2018b, p. 114).
</line>
<line>
P*checo Fi*h* (2*09) indica q*e se *rata *e uma aliena*ão que res*l*a na falência da
</line>
<line>
cr*tica, uma ausê*cia de *esistência, dan*o orig*m a *m* id*olo**a **fratária que nã* pode ser
</line>
<line>
desmas*arada j*stament* p**a impossibilidade de rec*nhecimento dessa alien*ção. Co*o d*z
</line>
<line>
o autor:
</line>
</par><par>
<line>
O que mais me assusta
</line>
<line>
no sujeito do capitalismo é, a*
</line>
<line>
c*ntrário (d* nar*isi*mo),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*g*es*ão da di*posição (e da ausência de
</line>
<line>
*esi*tênc**) que ele apr*sent* par* se
</line>
</par><par>
</page><line>
4*eiryKamia, e a c*ordenadora em tran*i*ão de carreira da Right Mana*ement, Telma *uido, (201*),
</line>
<line>
d**creve* os se*s erros dos profiss*onai* *mbicios**, *omportamen*os q*e revelam qu*ndo a ambição ocupa *m
</line>
<line>
lugar da vilania no ambi*nte de trabalho e es*a*elecem uma relação entre * excesso de ambi*ão co* a cr*ação de
</line>
<line>
*ma "falsa autoim*gem de perfeição", um fantas** q*e *o*a forma.
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter***na, v. 1*, n.11, art. 1*, p. 387-40*, nov. 20*2 www*.fsan*t.*om.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Indivíduo Cínico e Ambicioso **s Organizações Capitali**as
</line>
<line>
397
</line>
</par><par>
<line>
entregar à alienação do "discurso do capitalista": a ac*l*raç*o de sua tendência
</line>
<line>
totalitári* a essa alien*ção d* laço s*ci** (PACHEC* FILHO, 20*9, p.1*9).
</line>
</par><par>
<line>
As*im, sendo a a*ie*ação seguida d*
</line>
<line>
*mpossibilidad* de seu reconhecimento
</line>
</par><par>
<line>
configur*-se em
</line>
<line>
um du*lo movimento de negaçã*. De ac*r** *om iek: "Este cinismo
</line>
<line>
*,
</line>
</par><par>
<line>
portant*, uma espé*ie de "nega*ão *a negaçã*" (IEK, 2*03, p.346). O result*do é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
discurso em forma d* defes*. "O cínic* nã* re*ate um *rgum*nto co* outro,
</line>
<line>
mas, antes,
</line>
</par><par>
<line>
d*sautoriza * a*gumento colocado,
</line>
<line>
t**nsformando-o em sua arma"
</line>
<line>
(SILVA; BEER, 20**,
</line>
</par><par>
<line>
p.90).
</line>
</par><par>
<line>
* sujeito cí*ic* *riundo
</line>
<line>
da fil*sofia f**ciona enquanto crítico so*i**. Esse cíni*o
</line>
</par><par>
<line>
mantém u*a posição d* e*evar a transgressão à categoria de um p*incípio ético. Mais do que
</line>
<line>
*ma tr*nsgress**, * cini*mo filosófico revela um "atra*essam*nto da Lei", no qual o cínico se
</line>
</par><par>
<line>
coloca
</line>
<line>
c*mo sujeito responsáv*l por sua **stituição, arcando c*m as conseq*ên*ias
</line>
</par><par>
<line>
decorrentes de seus posicionamen*o*, *ão preex*ste ao s*u **scu*so, mas se pr*duz c*m ele.
</line>
<line>
Esse sujeito cínico est*belece s*a d**er*nça e d*stanciamento do cinismo de m*ssa aponta**
</line>
</par><par>
<line>
po* Sloterd*jk (2012)
</line>
<line>
por est*belec*r l*ços socia*s, * manter o c*n*í*io com a pol*s,
</line>
</par><par>
<line>
constatando a incons**tên*ia (não a inexistência) de*se *utro5 bem c**o *e to**s *quel*s qu*
</line>
<line>
ambic*o*am ou supõem habitar es*e lugar, des*ela*d*-o através *o seu *iscurso. Ess* sujeito
</line>
<line>
f*losoficame*te *ínico não se deixa ordenar p*r nenhum **cto social. Fre*t* aos saberes
</line>
<line>
instituíd*s, ele pro**ca, desloca, inve*te, choca, contradiz.
</line>
<line>
Então, qual seri* a tipolog*a do cí**co ambic*oso? Ans*oso e *e**essivo, abnegado *
</line>
<line>
dedi*ado *iel*ente à empre*a, *e*mo sabendo que sua s*bjeti**d*de está sendo sequestrada
</line>
<line>
por ela. Diante disso, para *e manter am*ici*so em seus objet*v*s, fa*-*e m*s*er des*nvolver-
</line>
</par><par>
<line>
se como um cínico,
</line>
<line>
a*uele que se mostra medíocre. "Ele * tipo v*lgar - não é
</line>
<line>
*ó **r*ue
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*v*lização industrial ava**ada *roduz * solitár*o amargura*o como f*nômen*
</line>
<line>
de massa"
</line>
</par><par>
<line>
(SLOTE*DIJK, 2012, p. 32), mas por ser u* indivíd*o
</line>
<line>
apto *o trabalho que se d*ssolve
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
mul*idão, n*o *hama p*ra s* ** responsabili*ades de seus *tos, mas se m*stra difuso e confus*
</line>
<line>
na multi*ão, dando-*os a entender, um su*produto do modo de produ*ão c*pitalista
</line>
</par><par>
<line>
co*temp*râneo. Ser *ap*z
</line>
<line>
d* fa*er qualquer ação ou sacrifí*io just*ficando qu* se ele nã*
</line>
</par><par>
<line>
fizesse out*os o fariam.
</line>
</par><par>
<line>
S*oterdijk (2012) nos dirá *e um cinismo int*grad* à sociedad* e especialme*te
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
s*stem* capitalis** no qua* a tolice e o *aciocín*o s**erfici*l e sem co*sequênci*s conseguem
</line>
</par><par>
<line>
lev** esse trabalhador ao* *ais altos cargos dentro de uma or*aniz*ção. Não
</line>
<line>
*onsegue*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
idêntic*, o Outro é o *rincípio da alteridade radical.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. *9, n. 11, art. 19, p. 387-40*, no*. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. La*a Júnior, J. Nasci*ent*
</line>
<line>
*98
</line>
</par><par>
<line>
me*ir c*us*s e co**equências além da obt**ção de lucro; não medem c*nsequênc*as
</line>
</par><par>
<line>
ec**ógic*s do lan**men*o de resíduos tóxicos em ri** e florestas;
</line>
<line>
não s* imp*rta* em
</line>
</par><par>
<line>
d*fender o declínio da liberdade tant* na organiz**ão, quanto na *ocied**e, p*is ** * lucro for
</line>
</par><par>
<line>
i*edi*to e sorrateiro é o q*e *mporta. Infeliz, mela**óli*o, dep**ssivo *
</line>
<line>
ambici*s*,
</line>
</par><par>
<line>
características psicológ**as n*cessárias para o cínico moderno.
</line>
</par><par>
<line>
Ps**ol*gi*ament*, o cín*c* do **esente de*xa-*e co*preen*er *omo um cas* l*mite
</line>
<line>
d* mela*colia, que mant** seus sint*mas depres*ivos sob co*trole e, em cer*a
</line>
<line>
medid*, pode permanec*r a*to p*ra o trabalho. Sim, é isso *ue importa a* *inismo
</line>
<line>
modern*: * *apacidade de traba*ho de seu* representant** - apesar de *u*o, * m*smo
</line>
<line>
dep*i* de tudo (*L*TERDI*K, 201*, p. 33).
</line>
<line>
Portanto, com u*a su**etivi*ade elástica *apaz de tomar qualquer atitud* e orgulhar-
</line>
<line>
se de sua subs*rv*ência; abandona a lóg*ca de qua**uer t**o de consciên*ia esclar*cid*, pois,
</line>
<line>
em *ltima instân*ia, a*ha qu* *ã* tem nada * per*er e, s* não ganhar alg*, mesmo assim fica
</line>
</par><par>
<line>
no lucro. Nes*e
</line>
<line>
ca*o, os v*lores
</line>
<line>
c*lturais lhe
</line>
<line>
ref*rçam a
</line>
<line>
ide*a de qu* o melhor é m*nter-se
</line>
</par><par>
<line>
sem **ít*c* em
</line>
<line>
um *stado de a*o*ia p*rque, *e alguma *o*ma, man*ém-l*e esse estado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vida.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 *ubjetiv*dade cínica e ambic*osa: o fant*s*a na organização
</line>
<line>
**sse *odo, *essa socie*ade *a insa*isfação adminis*rada, ocorre o que Safatle (2005)
</line>
<line>
c*amou de identific*ção irônica na qual não há referências identific*tóri*s para o *ujeito, com
</line>
<line>
is*o, o *upereu, nesse conte*to, gan*a outras configuraçõe* *m que *á uma desvincul*ção
</line>
<line>
entre impe*a*ivo de g*zo e conteúdos nor*ati*os privilegiados. *essa ló*ica, a ideologia do
</line>
<line>
capitalismo pod* se colocar no ***cado com q*alq*er discurso * valor e o próprio suj*i**
</line>
</par><par>
<line>
encont*a cond**ões
</line>
<line>
para *dotar qua*quer **scu*so ou pers*na, **indo assim em um jogo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
másc*ras e aparências.
</line>
<line>
Ness* lógica d* um Supe*eu d* gozo, surge o sintoma ** in*ivíduo cínico e
</line>
</par><par>
<line>
ambicioso: depressivo, ansioso, tétrico mórbido. A*bas as psicopa*ologias colocam em e
</line>
<line>
ce*a a incapac*dade dessa pess*a em *us*entar sua es*olha pelo objeto, pois
</line>
<line>
Onde uma escolha de objet* não pode se estruturar, é a própria i**gem de si que se
</line>
<line>
**sfa*. *es*a forma, *nsiedade e depre*sã* pode* *er *istas como *intomas
</line>
</par><par>
<line>
**reta*ent* r*s*lta*te* da int*oj*ç*o de um *upereu que ordena uma injunção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ozo
</line>
<line>
tão fort*
</line>
<line>
e incon*icional que *oda tenta*iva de realização efetiva se*á
</line>
</par><par>
<line>
n*cessariament* um f*aca*s*. As**m, se o sen*im*nto de cul*a apare*eria com*
</line>
</par><par>
<line>
resultado
</line>
<line>
di*eto do Su*ereu rep*e*sivo que impe*ia o gozo, depres*ão e an**edade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na, v. 19, n.11, art. 19, p. 387-406, no*. 2*2*
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Indivíduo **ni*o e Amb*ci*s* das Organizaçõe* Ca*itali**as
</line>
<line>
39*
</line>
</par><par>
<line>
po*em apar*cer como res*lta** desta nova config*ração do Supe*eu qu* exi** gozo
</line>
<line>
incond*cional (S*F*TL*, 2005, p. 13*-4).
</line>
<line>
N*s*e senti*o, ao lado *a depre*são, *orbide* e da ansiedade, como a tentativa de
</line>
<line>
*ust*ntar um mun*o sem *ul*a, *urge o c*n*sm* como:
</line>
<line>
* posiç*o subjetiva que é capaz de sustentar identificações social*e*te
</line>
</par><par>
<line>
dis*onibili*adas, ao mesm* tempo em *ue ironiza, de forma absoluta, t**a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qual*uer for*a de determ***ç*o, ela ne*a reflexiva*ente a*uilo ao
</line>
<line>
qual el* se
</line>
</par><par>
<line>
vincul*, criando aparências p*stas como *p*rências (SAFATLE, 2005, p.13*)
</line>
<line>
O cinismo, p*rtan*o, se configura como a "Lei s*b a fi*ura *e u* Supereu que exige
</line>
<line>
que as condutas sejam pa*tadas a p**ti* da lógica do gozo *uro" (SA*ATLE, 2005, p.*34).
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a *ógica, todo conflit* é sus*enso,
</line>
<line>
par* que
</line>
<line>
a*sim, *ndependentem**te d* qu*lqu*r
</line>
</par><par>
<line>
norm*tivo *ni*ers*l, o qu* impera é o apelo ao goz* *rrestrito, sem consid*rar qu*lque* outra
</line>
<line>
refe**ncia pos*a pe*o* *roce*sos de soc*a*i**ção.
</line>
<line>
Pa*a jus**fic*r es*as preferências, *empre há u*a racio*a*ização *om a*gumento*
</line>
<line>
s*postamente **gicos que *u*da*ent*m as formas de agir, pois a soci*d*de *á f*rnece*
</line>
</par><par>
<line>
discurs*s e i*stituições soci*lizador*s que per*item que essa *ção
</line>
<line>
c*ni*a aconteça sem
</line>
</par><par>
<line>
re*ressão e assim pas** a se* hegemônica e, portanto,
</line>
<line>
refe*en**al pa*a indivíduos "bem-
</line>
</par><par>
<line>
sucedid*s" no **pitalismo. Dessa f*rma, eles podem de*itir uma série *e
</line>
<line>
funcioná*ios
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*rgani**ção sem o m*nor sinal de cul*a, re*ponsabil*dad* *u qu**tionamento. Tudo e*tá dado
</line>
<line>
*omo *erto.
</line>
</par><par>
<line>
Saf*tle (20*5) *iz que o ****ito neurótico *ncapaz d* assu*i* seus fa**asmas, *ois é
</line>
<line>
ess*s trazem consigo no Supereu a censura, reca*cament* e de*eg**ã*. No entanto, com o
</line>
<line>
Sup*r*u de gozo, ele é constantemente convocado a assumir seus fantasmas e a so*ieda*e *r*a
</line>
</par><par>
<line>
um cen**i* em que es*es *an*a*m*s
</line>
<line>
aparecem *espidos de qualquer censura, são mostrados
</line>
</par><par>
<line>
como c*iques o* f*shion (ex. sadomasoquism*, perversões e*c.) pa**a*do assim a a*sum*r um
</line>
<line>
caráter c**tral *o *rocesso sociali**d*r: "* assu*ção do fantasma é c*da vez *ais a forma de
</line>
<line>
*eco*hecimen*o entre *ujeitos. No *nterio* da socie*ade de consumo, os sujeitos se
</line>
<line>
r*conh*cem hoje atra*é* *a soci*lização de seus f*ntasmas" (SAFA*LE, 2005, p.135).
</line>
<line>
Com essa lógi*a de *olocar o fantasm* no p*oc*sso soci*lizador, a fanta*ia será a t*la
</line>
</par><par>
<line>
*ria*a pelo suj*it* pa*a delinear o que está ac*nte*endo *om ele. C*m* esse sujeito de é
</line>
<line>
linguage*, usa-se de*se *ecur*o *ara contar que a*uele espe*tro que o assom*ra se *ransborda
</line>
</par><par>
<line>
na narrat*va fantasísti*a, como no cas* Dora, Ho*em
</line>
<line>
dos ratos
</line>
<line>
etc. N*sse sen*ido,
</line>
<line>
a* se
</line>
</par><par>
</page><line>
refer*r a* mal-e*tar que o asso**, *as que não co*segue *irimir *u superar, a *antasia se torna
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esin* *I, v. 19, n. 11, a*t. 19, p. *87-406, nov. 2022 www4.fsan*t.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *ara Jú*ior, *. N*sc*mento
</line>
<line>
*00
</line>
</par><par>
<line>
o recurso usad* p*lo sujeito para li*ar com *sso que causa sofriment*, ass*m, a fantas*a
</line>
<line>
perm*te que a *ela seja pi*tada, que o *enário de *ozo neurótic* seja montado.
</line>
<line>
A propósito de*ses caso*, de*e também fica* claro que a ide*tificação com o sintoma
</line>
<line>
tem como correlato o atr*vessamento do fantasma: po* meio de uma identificaçã* desse tipo
</line>
</par><par>
<line>
com o sintoma (s*cial), atravess*m*s e subverte*o* * marco fantasmático q*e
</line>
<line>
determ*na
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
campo do sent*d* soc**l, a autoc*mpr*ensão id*ológica de uma soci*dade dada, ou s*ja,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mar** den*r* d* q*** precisament* * sinto*a *parece como um* intrus*o alh*ia, perturb*d*ra
</line>
<line>
* *ã* como pont* de irrupç*o *a *erda*e da o*de* socia* existe*te, de **tra *aneira oculta
</line>
<line>
(IEK, **1*, p. 2**).
</line>
<line>
Portanto, pe*sa*os q** o c**ismo e a ambição *e conjugam co*o *or*a que *
</line>
</par><par>
<line>
i n*i ví *uo
</line>
<line>
permeado por *ma su*jetiv*d*d* ca*italista
</line>
<line>
en*ontra para fazer seus fantas*as
</line>
</par><par>
<line>
t*marem forma na *ocie*ade e maneira a
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
encontram par* isso é *onstrui* or*anizações
</line>
</par><par>
<line>
capazes de s*r o *enário necessário p*ra
</line>
<line>
que o espec*ro
</line>
<line>
encontre seu lugar d* assomb*o.
</line>
</par><par>
<line>
*omo na obra "O fantasm* da ópera" de Ga*t*n Ler*ux (2002), a ópera *e Paris **a o lu*ar
</line>
<line>
*nde o fant*sm* apar*c*a e m*st*ava sua forma es*e*tr**. Por que e** não ** mostrava em
</line>
<line>
ou*ro lugar *e P**is? Por q*e a ópe*a? Supo*tamente, porque parte importante da sua vida se
</line>
</par><par>
<line>
deu
</line>
<line>
na
</line>
<line>
ópera, c*mo *eu a*** a Chri*tine e sua predileç*o **la ar*e. *o* que o cí*ico
</line>
</par><par>
<line>
*mbicios* escolhe as organizações *a*a *tu*r, especial*ente as empresas?
</line>
</par><par>
<line>
O fil** "O Di*b* Vest* Prad*" (2006) po*e nos o*erecer algumas pistas sob*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
preval*ncia *as
</line>
<line>
empresa* par* a
</line>
<line>
at*açã* do cínico. And*ea *ach*, Andy (a per*onagem
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
A*ne Hathaway), ta*entosa e jovem j*rnalista, é ad**tida na maior *evista de moda do país, a
</line>
<line>
Runway, trabalhando com a che** Miranda Presley (Meryl Stre*p).
</line>
</par><par>
<line>
Con*ec*da por seu *emperamento ho*til,
</line>
<line>
Miranda *enomada no mu*do da moda é
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
das celebridade*, focada, e*icie*te, tem o nome da própria *evista a seu fa**r. Todos
</line>
<line>
en*arn** o fantasma ** tratar Miranda com* o pai tirâni*o; des*a man*ira, c*be a cada um a
</line>
</par><par>
<line>
t*r*f* de
</line>
<line>
p*lic*ar
</line>
<line>
e exigir dos *utros *olegas um a*ém
</line>
<line>
da
</line>
<line>
perfeiç*o
</line>
<line>
no tra*alho, uma
</line>
</par><par>
<line>
incond*ciona* *isponibilidade às solici**çõ*s mais a*su*das, a q*alquer momento do dia *u da
</line>
</par><par>
<line>
noite, sem
</line>
<line>
dias de des*ans*. Ness* condiç*o,
</line>
<line>
um mundo sem culpa é lega*iz*d*. A *nica
</line>
</par><par>
<line>
culpa aceita na empresa é a de qu* se nã* h* ascensã* é por*ue não se deu tudo de s*, sempre
</line>
<line>
*á algo mais a doar.
</line>
</par><par>
<line>
Andy, *i*en** em um mun*o
</line>
<line>
cujos valor*s e conceitos era* *otalmente alheio* *o*
</line>
</par><par>
<line>
seus, passa a
</line>
<line>
agir gradualmente confor*e os precei*os e modelos qu* tanto
</line>
<line>
desaprov*va,
</line>
</par><par>
<line>
*uscando
</line>
<line>
a c*nquista *e seu e*paço, a ac*i**ção *
</line>
<line>
o reconhecimento *or p*rte de sua
</line>
</par><par>
</page><line>
super**ra e de seus colegas de trab*lho. *** objet*v* inicial é permanec*r na em*resa d*rante
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022 www4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Indivíduo *í*ico e Ambic*oso das Organiz*çõ*s Ca*it*listas
</line>
<line>
401
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*hefe. A personagem, inicialmente i*diferente ao sistema c*pit*list*, passa a ser *uiada
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
padrões de moda e co*sumo. Durante o fi**e, a p***onagem cai em contradições, depara-se
</line>
<line>
*om conflitos n* esfera pes*oal e *rofissional, prete*indo ami*os, família * n*mor*do,
</line>
</par><par>
<line>
de*estruturando vín*ul*s soci*is. Apesar
</line>
<line>
dos insiste*tes apo*tamen*os *aquel*s que estão
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sua *o*ta, neg* que este*a se tr*nsformando
</line>
<line>
na*uilo ao q** se v*ncula, afirmando que
</line>
<line>
s*o
</line>
</par><par>
<line>
somente aparên*ias.
</line>
</par><par>
<line>
Por ou**o lad*, a perso**gem *ira*da Priestl*, *hefe de *ndy, apre**nta
</line>
<line>
co*porta**nto autor*tário, em busc* da manute*ção d* *eu prestígi*, p*d*r e pr*nci*almente
</line>
<line>
da imagem d* chefe perfeita, de*alhista, dedica*a e bem-sucedida. Entretanto, essa posição da
</line>
</par><par>
<line>
q*a*
</line>
<line>
extrai o
</line>
<line>
gozo lhe impos*i*ilita a convivência com suas filhas. C*mo fo*m* *e
</line>
</par><par>
<line>
co*p*n*aç*o, M*ra*da cede aos pedidos ma*s *bs*rdos *e suas filhas, e está aqui em posição
</line>
<line>
inv*rt*da, vivenciando angústias similar*s às de An**. Paga um preço **to pelo seu *i*toma e
</line>
</par><par>
<line>
n*o escapa de *ma s*paração con*ugal. É in*eres**nte observ*r que o* padrões, *orma*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ida, d* sofr*mentos que *cossam M**anda s*o repetidos *a vida *e *ndy;
</line>
<line>
nessa lógica,
</line>
</par><par>
<line>
Mir*nd*, em seu c*ntext* familiar, viv* o* sofrimentos de A**y.
</line>
</par><par>
<line>
B*n* (2019) af*rm* q*e "O colon*zado interioriza nec*ssariamente a i**t*nci*
</line>
</par><par>
<line>
*o*ina*ora, at*ibuind*-*he
</line>
<line>
uma certa imago" (BONI, 2*19, p. 43). Ocorre *m A*dy
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
identificação com o *intoma
</line>
<line>
de *ir*nda e, sem que
</line>
<line>
*la *aib*, Mirand* vive e*
</line>
<line>
casa, como
</line>
</par><par>
<line>
Andy, uma sit*açã*
</line>
<line>
des*ótica p*oduz*da por suas
</line>
<line>
*ilha*. *irand* não se d*ixa ca*itul*r *m
</line>
</par><par>
<line>
função d* se* sentim*nto de c*lpa e de sua imagem de imperfeição co*o *ãe * *o*o espo*a,
</line>
<line>
mas su*tenta sua *osição cínica e ambiciosa na organizaç*o, local onde *o*e *e mo*trar como
</line>
<line>
*spectro.
</line>
<line>
* *onflito na vida de Andy inicial*ente é sus*en*o, não há cu*pa por deixar seu s*nh*
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
la*o, assim como *eu*
</line>
<line>
*m*res. A racionali*ação dos m*tivos atr*vés de
</line>
<line>
argumentos
</line>
</par><par>
<line>
l*g*cos forn**ido* pela pr*pria s*ci*d**e é re*erberada nessa microsso**eda*e, a empresa, na
</line>
<line>
qual o "s*r *em-*ucedido" v*m acompanh*d* de toda a imaginarização *e uma vi*a ideal e
</line>
<line>
justifica todo tipo de sac*ifíci*.
</line>
</par><par>
<line>
Vemos claramente a repr*d*ção *a
</line>
<line>
vivência do dr*ma edípico, uma sit*ação
</line>
</par><par>
<line>
tran*ferenc**l, neste
</line>
<line>
cená*io em*re*arial. Segundo M*nnoni apud Boni (201*), h* uma
</line>
</par><par>
</page><line>
re*ação intersubjetiva en*re coloniza*or e colonizado e *m "*o*plexo de **pendência" p*r
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 11, art. 19, p. 3*7-40*, nov. 202* www4.fsa*et.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. L*r* Júnior, *. Na*cimento
</line>
<line>
4*2
</line>
</par><par>
<line>
parte desse *lti*o, através do
</line>
<line>
*ua* "faria da *e*en*ência prop*iamente di*a *ma solução
</line>
</par><par>
<line>
contra a angús*ia de c*str*ção" (B*NI, 2019, p. 48), situação tr**m*tica, fantasmática e *e
</line>
</par><par>
<line>
*ed*çã*. A incapacidade de su*ten*ação do desejo do neuróti*o * insuportabili*a*e a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c*nstatação da sua incompletude permi*em e pos*ibi*itam seu enlaçamento e* *d**is
</line>
<line>
*bscuros, mórbidos e tét**cos, em *dent*ficaçõ*s imp*ecis*s e pa*ciais, e qu*lquer outro
</line>
</par><par>
<line>
di*curso que não o seu pode ser *s*umido, qualquer más*ara pode ser utiliza*a. Do que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
neuró*ico n*o s* aperceb*, ou *o *ue ele não q*er *a*er, é que a m*s*a*a começa a fazer parte
</line>
<line>
de sua ca*ne.
</line>
<line>
Tem** aí a idei* de pluridimensio**l*dade da "si**a*ão *olonial", segundo Manno*i,
</line>
<line>
n* qua* o nível (inter)*u**e*ivo e imagin**io une-s* a *m nível conjuntural-p*lítico. A questão
</line>
</par><par>
<line>
da su*je*iv*dade, tan*o
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
col*nizad*r *omo do co*oniz*do, perpassa condi*ões obje*iv*s
</line>
</par><par>
<line>
históricas, *nt*etanto, * atitude d* sujeit*, a sua
</line>
<line>
to*ada *e posição em relação a ta*s
</line>
</par><par>
<line>
condiçõ*s, define seu *estino.
</line>
</par><par>
<line>
E é nesse p*nto que *u**os perm*necem, no pont* ** id*nt*ficação sem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"a*toc*mp*eensão ideológica" qu* conduz ao "ponto de ir*upção da verda*e d* ordem soci*l
</line>
<line>
existente" (I*K, 2010 apud LA*A J*NIOR, 2017, p.30), o *tr*vessam**t* do fantasma. O
</line>
<line>
que poss*bilita a *ndy *e**olar-se dessa situação é a cons*ata*ão *a incomple*ude de Miranda
</line>
<line>
ao de*arar-se com sua frag*lidade emocional. iek (2*10) defende que:
</line>
<line>
Da mesma *an*ira *ue não existe a autoanálise * a transformação analítica s* pode
</line>
<line>
produzir po* *eio da relação t***sferencial com a figura externa do an*lista, faz
</line>
<line>
falta um chefe para fomentar * entusiasmo por u*a causa, enca*eç*r um*
</line>
</par><par>
<line>
transformaç*o radical em posição *ubjetiva de aq**les qu* o **guem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"transu**t*nc**r" sua identidade (I*K, 2010, p.122).
</line>
</par><par>
<line>
Nas emp*e*as p*de-s* e*cont*ar o cenário, o roteir* e *s fig*ra*tes *s quais
</line>
<line>
de*empenharão *s papéis ne*essários para que o *íni*o ambicios* possa a*sombrar as pe*soas
</line>
<line>
* d*las retirar ape*as o q*e lhe interessa: a mais-valia * o *ais-de-gozar.
</line>
<line>
4 CONS*DERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O *enso co*um encar* * **ni*o como ** suje*to que a*ronta as nor*as sociais e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
c*nv*n*ência* mora*s,
</line>
<line>
*omport*ndo-se e*c*usivam*nte de ac*rd* com o *eu *nteress*
</line>
</par><par>
<line>
imedia*o, sem vergon*a ou pudor, co* *a*casm* e deboche, desc*ns*d*rand*
</line>
<line>
as reg**s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociab*lidade. T*nd* em
</line>
<line>
vista que o *r*ce*s* de sequ*stro *a s*bjetivid*de utilizado
</line>
<line>
**l**
</line>
</par><par>
</page><line>
*rgani*ações vi*a ***trolar os comp*rtamentos cons*derados desvi*ntes *u de ri*co, enco*tra
</line>
<line>
Rev. FS*, T*r*sin*, v. *9, n.11, **t. 19, p. 387-*06, n*v. 2022 www4.fsa**t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Indivíduo Cínico e Ambicios* das Organizações Capitalista*
</line>
<line>
4*3
</line>
</par><par>
<line>
no sujeito cínico e amb*ci**o uma terra ap*o*riada para desenvolver-se, visto que tal
</line>
</par><par>
<line>
i ndi ví duo
</line>
<line>
não apres*nta uma
</line>
<line>
post*r*
</line>
<line>
de question**ento
</line>
<line>
de *uas e*c**has, cabendo-lhe
</line>
</par><par>
<line>
so*ente re*roduzir o qu* o *ist*ma apres*nt*. Os indivíduos "sa*em m*i** b*m qu*, ** *ua
</line>
</par><par>
<line>
atividade r*a*, pautam-se
</line>
<line>
por uma *lusão, mas, mesmo a*si*, conti*u*m a fazê-lo" (IEK,
</line>
</par><par>
<line>
199*, p.63).
</line>
</par><par>
<line>
Nessa lóg*ca **nica, esse indivíd*o não consegu* se lançar a ne*hum tipo de sarc*smo
</line>
</par><par>
<line>
ou ironia ao m*do
</line>
<line>
de vida que *onst*u*u. Apen*s vive, dia
</line>
<line>
a*ós dia,
</line>
<line>
com um estad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consciênci* *ue * gara*te nessa posição, *uja maior honra é ter um **prego e g*nhar um
</line>
<line>
*alário. *aba-se dessa façanha, incor*ora a seu so*re*ome o nome da empr*sa a q*e trabalha
</line>
<line>
e quanto mais "po*e*os*" **r a marc* da em*resa mais ostenta s*u s*cesso, mesmo *a*endo
</line>
<line>
que em seu ambiente de *rabalho é *xp**ra*o * sua saúde já não * d*s m*l*ores.
</line>
<line>
Para manter-se nessa posição cí*ica, insist* em recha**r qualquer t*po d*
</line>
</par><par>
<line>
escla*ecime*to da razão, então, passa a od*ar as
</line>
<line>
di*er*nças: pobre; homosse*ual; mulher;
</line>
</par><par>
<line>
negro;
</line>
<line>
*ndio etc. mesmo que muitos
</line>
<line>
*esses
</line>
<line>
cínicos ambiciosos se*a*, por exemplo, um
</line>
</par><par>
<line>
homo*s*xu*l, ele s* torna homofóbico. O que po*e, aparentemente, se* u* cont*a*senso, no
</line>
</par><par>
<line>
entan*o, nesse t*po de ra*ional*d*de
</line>
<line>
é
</line>
<line>
uma possib*li*a*e; poi* não requer nenh*m ti*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sofisti*ação de
</line>
<line>
*m* lógica *il*só*ica ou polí*i*a. Seu r*c*o*ínio * dese*carna*o e ex*ressa
</line>
</par><par>
<line>
apenas su* puls*o mo*te. Em
</line>
<line>
ter*os p*lític*s, pod*mos **rceber na s*c*edade brasileira
</line>
</par><par>
<line>
que es*e tipo de subj**ividade c*nica e ambi*io*a se identific* c*m dis*urs*s autoritário* que
</line>
<line>
pregam *o*ofobi*; dit**ura; *exismo; violências física* * psicológ*c*s. U* ser mórbido *ue
</line>
<line>
goza com o *ét*i** e o mór*ido d* espécie human*.
</line>
</par><par>
<line>
Se a psicologia, seduzida pe*o sistem* capitalista, colabora nesse proc*sso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
sequestro da sub*etivi**de p**e,
</line>
<line>
entretanto, desempenhar um p*pel r*levante ao desvelar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*o*esso de cap*ura d* su*eito
</line>
<line>
pel* d*scurso ali*na*te do *apit*l**mo nas **ganizações, ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo *emp* em que faz refle*ir sobre a posição pas*iva
</line>
<line>
assumida por es*e mesmo suj*ito,
</line>
</par><par>
<line>
a* se c*loca* em uma co*dição *e co*sum*dor
</line>
<line>
ou de
</line>
<line>
obje*o a se*
</line>
<line>
*onsu*ido *ela
</line>
</par><par>
<line>
organ*zaç**. Nesse aspecto, se faz mi*ter para a p*ico*ogia a*par*r-*e n* crítica com*
</line>
</par><par>
<line>
instrumen*o teór*co-met*dológico, pois essa se*ve,
</line>
<line>
c*mo nos diz Safatle (2008),
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
d*sman*el*r formu*ações *isc*rs**as de erros, ilusões, insinc*ridad*s *e *
</line>
<line>
cinismo. Par*
</line>
</par><par>
<line>
Safatle (2008), essa é * ferramen*a capaz
</line>
<line>
de r*ir ess** impre*isõe* que se es*ru*uram
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
promo*er, ***rocina* e/ou ma*ter relaçõe* opressivas. A função d* críti*a é desvelar *quilo de
</line>
<line>
que *ão se quer saber.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 19, n. 11, art. 19, p. 387-*06, nov. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
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C*ntribuição dos Aut*res
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N. *ara *ú*ior
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*. Nascimento
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1) concepção * pl*neja*ento.
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X
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*
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2) anál*se e *nt*rpret**ã* dos *ados.
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X
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X
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<line>
3) elaboraç*o do *ascunho ou *a revi*ão crí*ica do conteúdo.
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X
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X
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4) participação na *prov*ção ** versão *inal do manusc*ito.
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X
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X
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Rev. *SA, Te*esina, v. 19, n.11, art. *9, p. 3*7-406, nov. 2022
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ww**.fsanet.com.b*/revista
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