<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 19, p. 387-40*, n*v. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.11.*9 </line>
</par>
<par>
<line> O Indivíduo Cínico e Ambicioso *a* Organiza*õe* Capit**istas </line>
<line> The Cyni**l and Ambiti*us Individu*l of C*p*talist Or*anizations </line>
</par>
<par>
<line> N**ir La*a Junior </line>
<line> D*uto*a em Ps*c*logia p*la Pontifícia Unive*si*ade Católica de *** Paulo </line>
<line> and*eapaulasl@gmai*.com </line>
<line> Josme*i do Nascime*to </line>
<line> Mestra em Psic*lo*ia clínica pela *niversid*de *ederal d* *araná </line>
<line> j*as*imento2010@*m**l.com </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Nadir Lara J*n*or </line>
<line> Editor-*hefe: Dr. Tonn* Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *sas </line>
<line> * </line>
<line> Raízes </line>
<line> Psico*ogi* e </line>
<line> P*ican*lise, </line>
<line> Cons*lt*r*o </line>
<line> e </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> P*squisa. </line>
<line> Rua </line>
<line> Fra*cisco </line>
<line> Braga, 249, </line>
<line> casa 01, </line>
</par>
<par>
<line> Guabiro*uba, 81510190 - Cu*i*i*a, *R, B*asil. </line>
<line> *rti** recebido em 06/10/*0*2. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: J**m*ri do Nascimento </line>
<line> recebi*a em 17/*0/*022. Aprov**o *m 18/*0/2022. </line>
</par>
<par>
<line> As*s </line>
<line> e </line>
<line> Raízes </line>
<line> P**cologia * </line>
<line> Psican*lise, </line>
<line> Cons*ltór*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pesqui*a. </line>
<line> Rua </line>
<line> Fra*cisco </line>
<line> *raga, 249, </line>
<line> c**a 01, </line>
<line> Avali*do pelo sistem* Tri*l* Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *u*birotu*a, 81510**0 - Curi*iba, PR, Brasil. </line>
<line> pelo Edi*or-Che**; e b) Double Blind Review </line>
<line> (av*liação c*ga por dois avaliadores d* área). </line>
</par>
<par>
<line> R*v*são: Grama*ical, Norm*tiv* </line>
<line> e *e Fo*matação </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> N. Lar* Júnior, J. Nascimento </line>
<line> 3*8 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O *res*n*e arti*o visa refletir sobr* os desdobr*me**os e a co*stitu*ção de *m* pers*nalidade </line>
<line> cínica e *mbi*iosa que tem com* locus as organiz*ç**s c*pitalist*s. Os autores, *edi*nte uma </line>
<line> revi*ão de liter*tura, propõem que as organiza*õe* se *ostram eficazes dentro da ló*ica do </line>
<line> *ist*ma capitalista, devido à ce*tralidade *o tr*balho na v*da do sujeito contemporâneo. P*ra </line>
<line> tanto, l**antam a problemática da psico*o**a q*e se disp** com* a c*ê**ia que for*ece os </line>
</par>
<par>
<line> *nstrume*tos a essa fo*m* de rela*ão interpessoal e materi*l. *o*clui-se que a *espeito </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> util*z**ã* d* *sicologia no </line>
<line> *rocesso de seques*ro *a sub*etivida*e realiza*o pelas </line>
</par>
<par>
<line> *rganizações, faz-se mister que ela cump** seu papel ético, </line>
<line> *tuando com responsabili*a*e </line>
</par>
<par>
<line> social *a promoçã* d* d*salienação do sujeito pela cr*tica com* i*strumento teórico- </line>
<line> m*todoló*i*o. </line>
<line> Palavras-chave: Captura *a Su*jetividad*. Ci*ismo. Psico*ogia e Trab*lho. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> **e pr*s*n* *rticle *ims *o **fle*t on *h* unfo*ding *nd the cons*i**tion of * cynic*l and </line>
</par>
<par>
<line> am**t*ous person*lity that has as locus the *apitalist organizations. The auth*rs, through </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> literature rev*ew, propose that organizations pr*ve to b* effective, within the *ogic of th* </line>
<line> cap*talis* s*stem, *ue to the centrality of **rk i* the life of *he contempor*ry subject. In order </line>
<line> to do so, they raise t** problem of psycho*ogy that is availabl* as the *cience that provi*es the </line>
<line> instruments to this for* of inte*per*onal and material rela*ionshi*. It is concl*ded that de*pite </line>
</par>
<par>
<line> *he us* of psy*hology </line>
<line> in the process o* kidnapping of subj*ct*vity perform*d </line>
<line> by </line>
</par>
<par>
<line> organizations, i* is necessar* that it fulfil*s its ethical r*le by acting with so**al responsib*lity </line>
</par>
<par>
<line> in promo*ing the disalienatio* o* the su*j*ct </line>
<line> by criticism as a th*oretical-*ethodological </line>
</par>
<par>
<line> in*tru*e**. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Captu*e of Su*jectivit*. Cynici*m. Psychology and Work. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *ere*ina, v. 19, n.1*, art. 19, p. 387-406, no*. 20*2 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Indivíd*o C*nico e Ambicios* *as Organ**ações Capital*s*as </line>
<line> 389 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> **itos autores, com* D*vid Pavón-Cuellar, Ian Par*er, Nikolas R*se, Jan de Vos, </line>
<line> p*ra citar *lguns dele*, de*end*m que n* sistema capi*alist* neoliberal há o des*nvol*im*nto </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> uma psicol*gia. Iss* quer *i*er que esse s*s*em* n*o tra*a somente *e uma teor*a </line>
</par>
<par>
<line> econô*ica ou soc*al, mas de um modo de soci*bilidade e, *onseque*temente, </line>
<line> de um a </line>
</par>
<par>
<line> estrutu**ção de uma su*jetivid*de capitalista. </line>
</par>
<par>
<line> Esses autores irão d*screver qu*, desde ** es*ritos de Max We*er sobr* **ica a </line>
<line> p*otestan*e e o espírito do ca*ital*s*o, se com*ç* a p*rce*er o d*s*nvolvimento de um ethos </line>
</par>
<par>
<line> e de uma s*bjetividade q** irá </line>
<line> historicame*te migrando *s el*mento* *e*igiosos pa*a um </line>
</par>
<par>
<line> siste*a econômico em d*se*volvimento, nesse caso, o ca*ita*ismo. </line>
<line> Ia* Parker (2007) * um dos crít**os dess* psicolo*ia, esp*cialmente em seu livro </line>
</par>
<par>
<line> Revolut*on in P**chology, em q*e demo*s*** c*i*erio*a*ente </line>
<line> c*mo esse disc*rso </line>
</par>
<par>
<line> *si**logizante *stá sendo apropriado, não somen*e p*la *omunidade científica, mas pe*a </line>
<line> sociedade *m geral que integra es*e *is*urs* no cotidia*o d*s pe*s**s. Essa integra*ã* se faz </line>
<line> notar na escol*, por meio da aplicaçã* de *s*codiag*óst*cos que es**gm*t*zam as cria*ç*s, ou </line>
</par>
<par>
<line> no âmbito da sa*de m*****, em que e*ses psicodiagnóstico* contribuem para a </line>
<line> exclusão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> "louco". Di**te disso, na </line>
<line> **i*ião </line>
<line> des*e autor, e*sa </line>
<line> *pro*r**ção nã* s*rve par* *elhorar as </line>
</par>
<par>
<line> *ondições de vida das p*ssoas, espe**al*e*te d*s trabalhadores, m*s serve co*o for*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> control* *ocial. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *entido, Ian P*rker (2007) d*mon*tr* a*nd* que essa "popula**z*ção" da </line>
</par>
<par>
<line> psicolo*i* *erve </line>
<line> pa*a rep*odu*ir uma l*gica </line>
<line> **p*talista em **e o suj**to é tomado como </line>
</par>
<par>
<line> obje*o, pois t*do * aparato c*entífico serve *ara seleci*nar os aptos * o* in*pto*; superdo*ados </line>
</par>
<par>
<line> * os </line>
<line> infradota**s; **lecion*r o trabalhador ce*to par* a va*a certa etc. *uitas </line>
<line> *e*es, ** </line>
</par>
<par>
<line> psic*logos </line>
<line> não se valem de u*a cr*tica epistemo*ó*ica *a qua*, *e fato, haja *onsid**açõe* </line>
</par>
<par>
<line> *cerca de *u*st*e* éticas e políticas n* produção de conh**i*ento. </line>
</par>
<par>
<line> *o q*e ta*ge *o estudo </line>
<line> das *rg*ni*ações, *sse ***elo </line>
<line> de ps*cologia po*iti*ista </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> alinhada ao </line>
<line> capitalismo, rapidamente, é a*sorv*do pelos modos de </line>
<line> produção pa*a fazer uma </line>
</par>
<par>
<line> espécie de *olonização da subjet*vidade d* trabalhador, a fim </line>
<line> *e c**trolá-l* e, </line>
</par>
<par>
<line> *onseq*enteme*te, de obt*r m*i* l*cro (P*RKER, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Por*a*to, pa*a implementar po*íticas de admi*istr**ão, os **d*str**rios pr*c*savam d* </line>
</par>
<par>
<line> uma área do conhe*im*nto *om *tatu* de </line>
<line> *iência; que tivesse como princíp*o o </line>
<line> c**t*ole </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comporta*e*tos e que </line>
<line> s* *issesse isenta d* qualquer id*ologia social, p**ítica e *co*ô*ica. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse con*ex*o, * psicol*gia se mostrou com* a ferra**nta efi**z par* administr*r * gerir os </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, *. 11, *rt. 19, p. 387-*06, nov. 20*2 www*.f*a*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. La*a Jún*or, J. Nascimento </line>
<line> 390 </line>
</par>
<par>
<line> corpos e me*tes dos oper*ri*s pa*a qu* se aument*sse a p*odut*vidade e os lucros e, nessa </line>
<line> lógica, se *a*tém nas organ*zações contempo*âneas. </line>
<line> * *EFER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.* Psi*ologi* * sua insistência n* ada*tação d* *ndivíduo ao *eio </line>
<line> Lacan r*jeitou veemen*e*ente o uso da *sic*l**ia para o*erecer dados empí*icos em </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção à *fi*áci* </line>
<line> do tratament*, poi* *fir*ava categorica*ente qu* muit*s psic*n**istas da </line>
</par>
<par>
<line> IPA (International Psychoanalysi* Associat*on) estav*m "psi*ologizan*o" * psi*análise </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ssim to*na*do-a u* *pên*ice do capit*lism* </line>
<line> es**dunid*n*e. Baseado *m L*can, Ian Parker </line>
</par>
<par>
<line> (2009) afirma, a saber: </line>
</par>
<par>
<line> (...) o significa**e "*sicologi*" r*pres*nta o que há de pior e* relação à ada*taçã* </line>
</par>
<par>
<line> d*s in**v*duos a cultura n**te-*mericana, ** p*op*s*to </line>
<line> relut*nte*e*te a*eito </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> posteri*rment* alardeado de maneira *ntusiasta por *eus opon*ntes na IPA. A </line>
</par>
<par>
<line> a*ersão de L*can por </line>
<line> e*ses pra**cantes de ortop*dia *ue psicolo*izam a teoria </line>
</par>
<par>
<line> psi*analítica (P*RKER, 2**9, p.83). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, para Lacan, a psicologia contemporâ**a tor*ou-s* com* um credo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tolices que propõ* </line>
<line> um a </line>
<line> co*cepção </line>
<line> de ser humano com uma consciê*cia *ro*res*iva *ue </line>
</par>
<par>
<line> suste*ta certo desenvo**imen** *atural *e si mesmo, ger**do *onformismo, *eixando cad* </line>
<line> vez mais esse in*ivíduo numa sit*ação de imp*tênc*a diante de seu *róprio de*ejo * assim </line>
</par>
<par>
<line> entre*ue aos domí*ios do sistema c*pitalis*a e s*us tentáculos de dom*nação d*s c**po* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mente*, em *unção </line>
<line> da </line>
<line> prod*ção </line>
<line> *e mais-valia. Sabend* *isso, o sistema capit*li*ta usa da </line>
</par>
<par>
<line> psicologia par* alien*r a pesso* de *uas relações c*ns*go mesma e para desmobilizar os </line>
<line> t*abalh*dor*s *e sua* *utas p*l*ti*as (PARKER, 20**; LARA JUNIOR; RIBEIRO, 2*09). </line>
<line> *essa maneira, Parker (2*0*) nos diz que a psicolog** o*e*ece um sup**te ide*lógico </line>
<line> para de*en*olver a e*ploração e * sabo*agem das lutas contra a opressão e, assim, se torna um </line>
<line> inst*um*nto i*porta*t* na socie*ad* capitalista para *anter o **ntrole da classe *r*balha*ora. </line>
<line> Nessa per*pectiva, a </line>
</par>
<par>
<line> P*icolo*ização s* torna uma parte pr*fun*a*en*e enraizada *a </line>
<line> *ida sob o </line>
</par>
<par>
<line> *apitalismo e agora </line>
<line> nã* somente os psicólogos c*lp*m os *nd*víduos e os *ratam </line>
</par>
<par>
<line> com* aque*es que são "defensivos" *uan*o o racismo e o sexis*o s*o mobiliz*do*. </line>
<line> Ataques a imigrantes, por e*emplo, *companham um debate racional polí*ico que as </line>
<line> pess*a* de *lasse média pode* ap*esentar a *i m*smas como send* algo </line>
<line> **i**logicamente mental, atenci*so e emocionalm*nte letrado. Ao mesmo tempo, há </line>
<line> um* ou*ra "psico*ogia" que é suposta para pertence* a multi*ão d* classe </line>
<line> **aba*hadora i*c*tada. Po* is*o a f*nção da psi*ologiz*ç*o é *xpr*ssar por meio da </line>
</par>
<par>
<line> v*olência racist* o papel </line>
<line> do estado como o mec*n*smo *conômi*o-po*ític* que </line>
</par>
<par>
<line> defe*de a "naçã*" c*ntra </line>
<line> os estrangeiros, nesse caso * ps*c*log*a funciona como </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. *9, *.11, *rt. 1*, p. 38*-*06, *ov. 2022 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ndivíduo Cínico e Ambic**so das Org*nizações Capi*ali***s </line>
<line> 391 </line>
</par>
<par>
<line> uma *de*logia capaz de, pres*nçosam*nte, confir*ar d*ver*as *ezes qu* há al*uma </line>
<line> coisa errada c*m a natureza humana, (P*RKER, 20*7, p. 5-6). </line>
<line> A*sim sendo, ao tomar a ps*cologia como ciência, sem se a*parar na c*ítica, corre-se </line>
</par>
<par>
<line> o ri*co de aparelh*r a s*cie*ade *apitalist* *ue, como nos </line>
<line> ale*ta Karl Marx, sobrevive d* </line>
</par>
<par>
<line> lucro e da m**s-va*ia. Nesse *entido, Lac*n (1*69-1970/*992) acr*scenta que essa soci*dade </line>
<line> também pro*uz um t*p* *e g*zo e*púri* *hamado mais-de-go*ar, c**o uma homologia ao </line>
</par>
<par>
<line> conceito de mais-va*ia de Marx, ou seja, </line>
<line> qu*nto mais o tr*balhador t*abalha oprim*d* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> explora*o den**o da ló*i*a capi*alista, mais se </line>
<line> produz um* f*r** ** sofr*mento físico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ment*l que o i*pe*e de romper com as am*rras *e*se tipo de dominação host*l. </line>
<line> N*sse cont*xt*, * ind*víduo cínico e ambicios* dese*v*lve uma subjetividad* elást*ca, </line>
<line> ad*ptável, favo*e*id* *elo r*cio*ínio superficial que o possibilita ga*gar o* mais altos ca*gos </line>
<line> em *ma organizaçã* *ap*talista. Entre*anto, tal ascens*o exige desse indivíduo uma *edic**ão </line>
<line> cada vez mais abnegada às o*g*niz*ções c*pitalistas por meio de l*ngas jorn*das de trabalho; </line>
<line> afa**amento de s*a família e amigos; longos períodos de *iagens e distanciamento d*s filhos e </line>
<line> cônjuge; mudan*as de cidades, estados, p*íses. </line>
</par>
<par>
<line> D*sta feita, qua*d* e*** ind*víd*o se dedi*a dessa forma abnegada ao trabalho, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "efeito colat*ra*", muitas vezes, é o aparec*me*to de alguma patologia em seu **rpo e/ou </line>
<line> ****e (*epres*ã*; ans*edade; síndro** de burnou*1; enfar*e; acide*te *ascular cereb*al etc.). </line>
<line> Assim sendo, ao inv*s de qu*st*onar a lógica do s*stema ca*i*alist* que o está consu*indo, ele </line>
<line> passa a tratar o próprio corp* como *m ini*igo, um* lim*tação que de*e ser sup*ra*a com </line>
</par>
<par>
<line> medicações, dro*as ilícitas e algum </line>
<line> tipo d* tra**mento psico*ógi*o </line>
<line> que * re*o*o*ue </line>
</par>
<par>
<line> i*e*iatamente na *iranda da pro**ção de *ucr*. </line>
</par>
<par>
<line> *iante disso, *odemos pe*sar que, </line>
<line> em últim* instân*ia, a ps*cologização </line>
<line> produzida </line>
</par>
<par>
<line> por *s** modelo de *iênci* serve pa*a val*d*r uma subjetividade cínica e *mb***osa como um </line>
<line> referent* identificatório pa*a * trabalh*dor. A ps*colog*z**ão *a subjet*vidade, *ortanto, </line>
</par>
<par>
<line> ofer*ce um ***curso a* trabalhador no </line>
<line> qua* diz que e*e não precisa se *uesti*n** sobre suas </line>
</par>
<par>
<line> escol*as e </line>
<line> so*r* as consequênci*s ética* e polític*s </line>
<line> de suas ações. Bas*a reproduzir status o </line>
</par>
<par>
<line> quo </line>
<line> op*randi de maneira cínica e am*iciosa e recebe*á em tro*a o gozo *eco*rente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> extra*ão da *a*s-valia e *ais-de-gozar, por meio d* s*u empre*o ou g*st*o de empresas. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Di*túrbio psíquico de*crito *m 1974 pe*o m*dico americano, Dr. Freu*enberge*. O tra*s*orno est* regis*rad* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> no Grupo V da CID-10 (Clas*i*ic*ção Estat*stic* Inter*acional de Doenças e Prob*em*s Relaciona*o* à Saú*e). </line>
<line> Rev. FS*, Te*esi*a PI, v. 19, n. 11, art. 19, p. 3*7-406, nov. 2022 www4.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. Lara Júnio*, J. Nascimento </line>
<line> 3*2 </line>
</par>
<par>
<line> *.2 O capitalismo * a identific*ção *as organiz*ções </line>
</par>
<par>
<line> ** passado cabia ao indivíd*o produzir * que fo**e nec*ssário ao seu c*nsumo, seja </line>
</par>
<par>
<line> em v*stimenta, alimentação ou moradia, *ntretanto, segu*do Enriquez (2014), trabalho o </line>
<line> torna-se o element* *ue d**erencia o indivíduo do *ni**l, pos*o que, para além da garantia de </line>
<line> sua subsistência, o trabalho lhe possib*li*a * tra*sformação de s*u *eio liber*and*-o das ações </line>
<line> da natureza, constitui*do não somente característic* própr*a *a *spécie hum*na, *as sua </line>
<line> própria essê*cia: </line>
</par>
<par>
<line> Desde </line>
<line> qu* *arx (1846) *e*larou que o *leme**o diferencial entre * a*imal e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> homem era que este *ra c*paz de "produzir suas condi*ões d* existê*cia", de </line>
<line> t*ansformar o mundo, e assim não mais se submeter aos puros acasos da natu*eza, o </line>
<line> trabalho é con*iderad*, ta*to por *a**is*as q*anto por não marxistas, não só como </line>
</par>
<par>
<line> *ma </line>
<line> ca*acterísti*a im*or*a*te </line>
<line> da espécie humana, mas como * ess*n*ia *o hom** </line>
</par>
<par>
<line> (EN*IQUEZ, 2014, p. 1*3). </line>
<line> Sab**os que a *elação d* in*ivídu* com o trabalho é uma con*t**ção histórica, es*e </line>
<line> po* sua vez, pas*a a fazer parte da subjeti*id*de *o ser humano na medida e* que ofere*e a </line>
<line> ele um lu*ar no mundo, funcionando como um *nter*ediár*o no *rocesso de re**nhecime*to </line>
</par>
<par>
<line> s*cial e no pagam*nto </line>
<line> pelos esfor*os depreendi*os. No </line>
<line> ca*italism*, *rincipal*ente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho </line>
<line> se es*abel*ce *o*o laç* </line>
<line> so*ial, porque, segund* Sennet* (*001) G*rz (2007), * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> capitalismo pa*sa * org*ni*ar a v*da d*s pe*soas. Orga*iza *eu cotidiano, a*min*stra e adestra </line>
<line> *s c*rpos para o trab*lho como t*mbém passa a s* o*erecer às pess*as como um referenc*al </line>
<line> ide*ficatório para *ue elas possam se org**izar do *onto ** vista subj*tivo. </line>
<line> * cul*ura or*anizacion*l de *ma e*presa, por exemplo, pa*s* a se* ent**dida *ão </line>
</par>
<par>
<line> *ome*te como um c*nju*to </line>
<line> de n**mas e r*gras que dev*m ser s*guid*s **los funcionário*, </line>
</par>
<par>
<line> **s jus*amente co** um </line>
<line> conjunt* simbólico no qual </line>
<line> e*es são *br*g*dos a "ju*a*" </line>
</par>
<par>
<line> *dentific*ção. Nesse *aso, cabe a c*nhecida expressão: "Vestir a c*misa d* empresa", o* *eja, </line>
<line> li*er*lmente incorporar * empr*sa. Sa*ientamos aqu* id*ntificação como u* conceito </line>
<line> psicana**tico que significa *omar o ob*eto co*o parte de *i mesmo. "A psican*lise conhece a </line>
<line> i**ntificação co*o a ma*s **ema*u*a **ter*ori***ão de uma ligação *fetiva com outra pessoa" </line>
<line> (**EUD, 1921/1993, p.9*). </line>
<line> No processo i*entifica*ório o o*jeto é posto *o lugar do eu e do ideal de e*. Quando </line>
<line> isso o**rre, a consequência é a s*bmissão humilhada, obedi*nci* *ega e a f*lta de crítica em </line>
<line> rel*ção ao objeto. Quando o lu*ar do objeto é oc*pad* por uma *essoa, no caso o l*d**, esse </line>
<line> se torn* o objeto único dos ind*víduos das massas que buscam através desse a plen* s*tisfação </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.*1, *rt. *9, p. 38*-*06, nov. 2022 www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Indivíduo Cín*co e A*bicioso das *rganiz*ç*es Capitalistas </line>
<line> 393 </line>
</par>
<par>
<line> de seus in*ti*tos. Essa aspi*aç*o *exual ini*ida faz criar **ços en**e *s seres </line>
<line> human*s, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, qualquer prom*s*a de *atisf**ão plena desses instintos é vis*a pe*os ind*vídu*s como </line>
<line> * *o*sibilidade de gozo (FREUD, 1921/1993). </line>
</par>
<par>
<line> As o*g*nizações </line>
<line> *riam, p*r*anto, uma *u*tura </line>
<line> orga*izacional q*e podemos *ntender </line>
</par>
<par>
<line> c*mo uma série de </line>
<line> elemen*os p****ados por *ímbolos, rito*, cre*ça*, discursos, relações d* </line>
</par>
<par>
<line> poder **c.; o trabalhador deve, portant*, se identificar </line>
<line> com a cult**a para s* tornar **r*e </line>
</par>
<par>
<line> *aquele grupo. *o entant*, o que s* o*it* </line>
<line> n*sse proc**so o engodo (LARA *UN*OR, é </line>
</par>
<par>
<line> 2018*) de que uma organização no sis*ema *apita*i*ta, *egundo Faria (201*), é *ma unidade </line>
<line> *e produção ca**talist* sob o dom***o do capital, o* s**a, te* *or f*nalidade arranc*r m*is- </line>
<line> valia por *eio do trabalh* e, consequentemente, exige **a subse*v*ênc*a p*r parte de todos </line>
<line> os que estão p*stos na relação de trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Ao re*l*tirmos so*re todas </line>
<line> as *xigências est*belecidas p**a a contratação *e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> funcionário *ar* uma o*ganização na atual sociedade, *b*ervamos que </line>
<line> vários </line>
<line> quesitos do </line>
</par>
<par>
<line> candid*to à va*a são avaliado*, d**de o seu leque d* fo*maçõe* (*o*heciment*) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> caract*rísticas e *raços d* *ers*n*lidade, valor*s mo*ai*, habilidades e uma s**ie </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> categorias, a *im de metricamen*e delinear a </line>
<line> p*ssoa pe*fe*ta para o car*o a se* exercido. A </line>
</par>
<par>
<line> psico*og*a organizacional, principal*ente, é c*nvocada para esse fim. O resultado, na maioria </line>
</par>
<par>
<line> d*ss*s c*sos, é uma indução do indivíduo a uma condiçã* de infanti*ização **r meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> captação psíquic*, fe*ta por meio de v*r*as es*ra*égias sut*s. Tal ca*tação é denom*n*da </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> Far** e Men*guetti (200*) como o "Sequ*s*ro da S*bje*ividade". </line>
</par>
<par>
<line> Nessa pe*spectiva, s*guindo a ref*exã* </line>
<line> de Faria e Meneguetti (2007), torna-se </line>
</par>
<par>
<line> impos*íve* para esse indivíduo evitar o processo de inf*ntilizaç*o * alienaç*o, *onsider*ndo </line>
<line> que seu pe*fil foi esc**hido jus*a*ente *or apresenta* traços que in*iquem su* adaptabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sent*do, </line>
<line> os autores nos c*ama* a a*enção para três elem*ntos qu* co*co*re* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consolidação do </line>
<line> proce*s* de *nfantil*zação/alienação: subje*ivi*ade, *o*texto social </line>
<line> * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*eologia. </line>
</par>
<par>
<line> * primei** element* d*z respeito a* próprio indivíduo </line>
<line> de**rovido do co*pleto </line>
</par>
<par>
<line> control* de sua *ubj*tividade: "não há indivíduo *u* possu* tot*l compreensão *e su*s </line>
<line> manifestaç*es emo**ona*s * **smo r*cio*a*s" (FAR*A; MENEGUETTI, 2007, *.3). </line>
</par>
<par>
<line> Sabe*os que a subjetividade </line>
<line> não é puramente racio*al, ma* co*stituída de com*onente* </line>
</par>
<par>
<line> incons*ien*es, *nscrita em uma "cadei* de sig*ificações </line>
<line> imperceptíveis (ou seja, repr*midas) </line>
</par>
<par>
<line> para o indivíduo ou para a *rgan**ação qual pertence" (VOLNOVICH, à </line>
<line> *996, p.61). O </line>
</par>
<par>
<line> desconhecimento sobre si mesmo, coloca o in*ivíduo mais à m*rcê </line>
<line> do *ngo*o cap**al*sta </line>
</par>
<par>
<line> (**RA JUNIO*, 2018a). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. **ra Jú*ior, J. Nascimen*o </line>
<line> 394 </line>
</par>
<par>
<line> O segundo elemento refere-se *o cont**to social p*r mei* do qua* *ircu*am </line>
<line> componentes afe*ivos e pelos q*ais se estabelecem os vínculo*. * *ontexto soc**l, os vínculos </line>
<line> grupais e os a*e*os env*lvidos s* co*stituem de grande impor*ância para o sujeito no tocante </line>
</par>
<par>
<line> ao *eu proces*o ide**ificatório e </line>
<line> de </line>
<line> *econhecimento. Para ser reconhe*ido social*ente, esse </line>
</par>
<par>
<line> indivídu* estabelece pad*õe* *e </line>
<line> conduta abri*do mão da autonomia em *avor d* cole*ivo, </line>
</par>
<par>
<line> um* "doação forçada" valoriz*d* e reproduzida pela </line>
<line> id*ologia. A ideologia organizac*on*l, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, c*nfigur*-se em um terceiro ele*en** fundamen*al *o processo *e alie*ação </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> medida em que consi*t* em *m pode* co*dicionado2 *xercido pela muda**a de *m* crença </line>
<line> ou c*nvi*ção. </line>
<line> Assim se*do, esse indivíduo viv* um s*questro diár*o de su* s*bjetividade, acaçapa*o, </line>
<line> gr*dativo, tanto de sua percepção *uant* de *ua elabo*ação subjet*va, resultando *a p*iva*ão </line>
</par>
<par>
<line> imperce*tí*e* de su* liberdade, da sua apropriaçã* da *eal*dade, *a *ua capa*idade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ela*orar, </line>
<line> orga*izar e si*t*matizar </line>
<line> se* *róprio saber, s*bmetendo-se a saber*s e valores </line>
</par>
<par>
<line> *rod**idos e alimentados pela o*ganizaç**. </line>
<line> Um exempl* d* es*ratégi* v*lad* de sequestro da *ubjetividade seria a utilização, cada </line>
</par>
<par>
<line> *ez m*ior, da terceirização d** *erv*ços d* psicologia em v*r*os </line>
<line> *íveis </line>
<line> do processo </line>
</par>
<par>
<line> organizacional, levando a u* a*aziguamento do nível de ang*stia dos ind*vídu*s en*olvidos </line>
<line> na organização, f*ncion*ndo, e* muitos c*sos, co*o uma defes* par* *ue es*es indi*í*uo* </line>
<line> n*o se de*arem *om o s*ntoma coletivo. </line>
<line> A organ**ação b*s*a no mercado, p*r meio do* serviços da *sicologia, * colaborador </line>
</par>
<par>
<line> que queira </line>
<line> "cr*scer na *mpr*sa", </line>
<line> um </line>
<line> amb*cioso *ue *nvista su* vida de forma ag*errida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> resiliente: u* ser a*negado *ela empresa. Pod*mos constatar que usualm*nte a ps**olog*a </line>
</par>
<par>
<line> ne*sas organizaçõe* *e incumbe de administrar os cor*os men*e* para que eles produzam e </line>
</par>
<par>
<line> **is em menos </line>
<line> te*po; coloquem pessoa certa no lugar certo; aju*em o funcio**rio a não a </line>
</par>
<par>
<line> recl*ma* *as agruras da fai*a diária e, </line>
<line> para </line>
<line> *s*o, a *si**lo*ia se *nve*te d* um grau </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> cie**ificidad* n*ce*sário para dar *eg*tim*dade ao proce*so exploratório a que tod*s estão </line>
<line> subm*tidos *as organiza*õ*s capit*listas. </line>
</par>
<par>
<line> Para tanto, *s*a psicologia cria de*e*minado* perfis es*erados pa*a ocu**r </line>
<line> os *ai* </line>
</par>
<par>
<line> div*r**s cargos dentro de*sas organizações *ormais no sis*ema </line>
<line> cap*talista. A r**posta dos </line>
</par>
<par>
<line> headhunters (tra*ução *iter*l em po*tugu*s "caçadores de cabe*a*" e numa traduç** livre </line>
<line> Caça*or *e talentos) e c*ach* (e* por**guês, "t*einadores") é propor um indivíduo *daptado </line>
<line> às ex*gênci*s *a* organizações p*ra o**pa* os diversos cargos dentro delas. </line>
<line> * Poder condicion*do é um conceito **senvo*vido por Gal*ra*th (1999) que oco*re po* meio da *ersuasão, da </line>
<line> educ*çã* ou da cultura e* GALB**ITH, *ohn Kenn*th. Anatom*a do p**er. 4*. São Paulo: Pione*ra, 1999. </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 19, *.11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022 www4.*sanet.*om.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Indiv*duo *ínico e Ambi*ioso das Org*nizações Capital*stas </line>
<line> 395 </line>
</par>
<par>
<line> *esse s*nt**o, Parker (2018) pre*in* *uant* aos aspectos n**ativos da ada*tação e da </line>
<line> gestão mode*na na o*dem soci*l. Ao referir-*e à adapta*ão situa a *dvertência *acan*an* </line>
<line> cont*a a "norm*tiz**ão m*r*li*ante" na qu*l o s*jeito se vê en*ajado, uniforme em relação às </line>
<line> normas mora*s vig*ntes com as quais se identific*. Par* **ém da identif*cação ao "aparente </line>
<line> bom mundo" das organizações, o que se revela *m um plano ma*s pro*undo * a *de*tificação a </line>
<line> "um *undo em que * sujei** se con*ebe re*luso *m um reino privado e organi*ado, u* </line>
<line> mundo ma*, *o qual só se pode aspir*r à so*revivênci*" (PA*KER, 2018, p. 126). </line>
</par>
<par>
<line> É precis* desconfiar </line>
<line> d* uma *nida*e propalada e aspi*a*a pela organização, po*s </line>
</par>
<par>
<line> ass*m se constró* uma sociedad* *e massas, </line>
<line> como Freud (1921/19**) nos *lerta. Segu*do </line>
</par>
<par>
<line> u*a visão p*icanalíti*a lacaniana, o d*s*jo não b*sc* uma harmonia p*é-fo*ma*a. *ão </line>
<line> *mportante *uanto a qu*st*o de "*ecusa * ca*t*ação do Outro" é o ponto que Lacan chama *e </line>
<line> "s**vid*o *o seu domínio" na q*al a obses*ão é pel* indivíduo mais obediente e adaptado ao </line>
<line> capi*alismo no qual o pró*rio desejo se cons*itui uma de*e*a. </line>
<line> 3 R*S*LTADOS E DISCUS**ES </line>
<line> 3.* A s*bje*ividade cíni*a e a*bicios* *ara a or**n*zação </line>
<line> O dicionário Michaelis (1998) propõe dois senti**s para a pal*vra a*bição. O </line>
<line> *rimeiro diz qu* ambição é *m "D*sej* *ntenso d* riqueza, **der, glória ou honras; avidez, </line>
</par>
<par>
<line> c*biça". Há certo temp*, por influência reli*ios*, p*deríamo* pensar que se tornar </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> pesso* *m*icios* foss* *lgo da ord*m do p*cado capital da ***re*a, por re*et*r a um s*ntido </line>
<line> de se des*jar r**ueza e co*iça. Todavia, em *emp** de c*p*tal*smo, ter ambição se torna uma </line>
</par>
<par>
<line> virtu*e di*na *e s*r adota** n* *e*cado de trabalho * assim garantir o* m***o*e* </line>
<line> pos t os * </line>
</par>
<par>
<line> salári*s. </line>
</par>
<par>
<line> Desta feita, </line>
<line> citam*s um texto de C*rl*s Hilsdorf (2012), postado </line>
<line> em </line>
<line> site d* uma das </line>
</par>
<par>
<line> mais importa*tes empresas </line>
<line> de *m*re*os </line>
<line> do Brasil, s*bre as </line>
<line> vantagens d* </line>
<line> ser uma pess*a </line>
</par>
<par>
<line> ambi*iosa. O aut**, entretanto, te*t* dife*enc*ar ambição ** g*nância3 e ap*oxima a amb*ção </line>
<line> *a *ti*a. Para iss*, *emonst*a sete va*ta*ens da ambiçã* no merca*o de *rab*lho e cit*mos </line>
</par>
<par>
<line> aqui a sétima, a saber: "A*biciosos s*o frequentem*nt* convid*dos para novos *rojet*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> par* as*um*r carg*s mais al**s na hier*rquia" </line>
</par>
<par>
<line> 3 Tamb*m há testes para o leitor *az*r para sa*er se é *ma pes*oa a*biciosa c*mo p*demos veri*ica* no ar*i*o </line>
</par>
<par>
<line> da *e**st* Époc*: h**ps://e*oca.globo.**m/v*da/vida-util/carreir*/n*ticia/20**/09/voc*-tem-ba**icaob-na-vida- </line>
</par>
<par>
<line> profis*ional-faca-*-btesteb.ht*l </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *9, n. 11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022 www4.fsa*et.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. La*a Júni*r, J. Nasci*ento </line>
<line> 396 </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e sentido, podemos pensar **e * autor ten*a aproximar o *entido de ambi*ão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*a segunda significa*ão do di*i*nár*o: "Desejo de atingir um ob*eti*o esp*cífico; a*seio, </line>
<line> *spi*ação, *eterminação, pre*ensão". Diante d*sso, c*beria a pergu*t*: qua* seria a prete*sã* </line>
<line> de um capitalis*a? </line>
</par>
<par>
<line> Obvi**e**e a aparente positi*idade do sentido d* ambi*ão en*anta, no entanto, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> cont*xto d* capitalismo cabe a cer*eza de que essa fu*c*ona em suas *uas *ossib*lid*des para </line>
<line> * extração *e mais-valia à cust* do trabalhador, e cabe ao *ndiv*duo ambicioso co*tinuar essa </line>
<line> prerrog*tiva. Nesse p*n*o surge* as ma*s divers*s psic*logias4 para *he dar a *erteza d* que </line>
<line> essa ambição é *eces*ária e *ue para isso não é *reciso se preo**par com as consequ*ncias de </line>
<line> seus atos e ass*m ada*tar-*e rapidamente às exigências de mercado. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, faz-se necessá*io dife*enciar o *í*ico, </line>
<line> produto do sistema c*pi*alista, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> sujei*o cíni*o *ilosóf**o e, para tanto, *os valere*o* da teori* psicanalític* lacaniana, para </line>
<line> efetua* *ma *ei*ura diferenci**. </line>
<line> O cínico prove*iente d* sis*ema cap*talista não quer saber da *ife*ença *o* um du*l* </line>
<line> mo*imento de negaç*o. O primeiro movimento re**re-*e à rejeiç*o, por p*rte *o sujeito, a </line>
</par>
<par>
<line> cas*ração, *iferen*a, a f*lta e * incompletu*e. L*ra Junior (*01*b) mencio*a o medo a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> suje*to e* relação ass*mir * sua i*c*mpletude: "Freud e Lacan dizem-no* que o maior a </line>
<line> medo do su*eit* é assumir que é *astrado, sujeito faltante, *im*tado, submetido à lei, r*grado </line>
<line> em seu gozo, in*ompleto, finito, su*e*to às intempé*ie*" (LARA JUNIOR, 2*18*, p. 113-114). </line>
</par>
<par>
<line> Como *o*ma *e de*e** ao *feto li*ado a </line>
<line> *sse estado de incompletude e f*ni*ude, o suje*to </line>
</par>
<par>
<line> *usca uma maneira de ***b**r o ma*-e*tar atr*vé* da ali*naçã* a um discurso **to*it**io: </line>
<line> *ara suplanta* esse *ed*, Freud *á nos alertava que es*e sujeito *usca a todo cus*o </line>
<line> criar fantasias *ara drib*ar e*sa s*tuação, seja elegendo um mestre autori*ário que lhe </line>
<line> proporcione uma sup*sta s*n*ação de prot*ção, se a*ienan*o a um *iscurso </line>
<line> au**ritário para que sua f*lta não fique e* "carne vi*a" e assim obrigue a c*rá-lo </line>
<line> (LARA JUNIOR, 2018b, p. 114). </line>
<line> P*checo Fi*h* (2*09) indica q*e se *rata *e uma aliena*ão que res*l*a na falência da </line>
<line> cr*tica, uma ausê*cia de *esistência, dan*o orig*m a *m* id*olo**a **fratária que nã* pode ser </line>
<line> desmas*arada j*stament* p**a impossibilidade de rec*nhecimento dessa alien*ção. Co*o d*z </line>
<line> o autor: </line>
</par>
<par>
<line> O que mais me assusta </line>
<line> no sujeito do capitalismo é, a* </line>
<line> c*ntrário (d* nar*isi*mo), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*g*es*ão da di*posição (e da ausência de </line>
<line> *esi*tênc**) que ele apr*sent* par* se </line>
</par>
<par>
<line> 4*eiryKamia, e a c*ordenadora em tran*i*ão de carreira da Right Mana*ement, Telma *uido, (201*), </line>
<line> d**creve* os se*s erros dos profiss*onai* *mbicios**, *omportamen*os q*e revelam qu*ndo a ambição ocupa *m </line>
<line> lugar da vilania no ambi*nte de trabalho e es*a*elecem uma relação entre * excesso de ambi*ão co* a cr*ação de </line>
<line> *ma "falsa autoim*gem de perfeição", um fantas** q*e *o*a forma. </line>
<line> Rev. F*A, Ter***na, v. 1*, n.11, art. 1*, p. 387-40*, nov. 20*2 www*.fsan*t.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Indivíduo Cínico e Ambicioso **s Organizações Capitali**as </line>
<line> 397 </line>
</par>
<par>
<line> entregar à alienação do "discurso do capitalista": a ac*l*raç*o de sua tendência </line>
<line> totalitári* a essa alien*ção d* laço s*ci** (PACHEC* FILHO, 20*9, p.1*9). </line>
</par>
<par>
<line> As*im, sendo a a*ie*ação seguida d* </line>
<line> *mpossibilidad* de seu reconhecimento </line>
</par>
<par>
<line> configur*-se em </line>
<line> um du*lo movimento de negaçã*. De ac*r** *om iek: "Este cinismo </line>
<line> *, </line>
</par>
<par>
<line> portant*, uma espé*ie de "nega*ão *a negaçã*" (IEK, 2*03, p.346). O result*do é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> discurso em forma d* defes*. "O cínic* nã* re*ate um *rgum*nto co* outro, </line>
<line> mas, antes, </line>
</par>
<par>
<line> d*sautoriza * a*gumento colocado, </line>
<line> t**nsformando-o em sua arma" </line>
<line> (SILVA; BEER, 20**, </line>
</par>
<par>
<line> p.90). </line>
</par>
<par>
<line> * sujeito cí*ic* *riundo </line>
<line> da fil*sofia f**ciona enquanto crítico so*i**. Esse cíni*o </line>
</par>
<par>
<line> mantém u*a posição d* e*evar a transgressão à categoria de um p*incípio ético. Mais do que </line>
<line> *ma tr*nsgress**, * cini*mo filosófico revela um "atra*essam*nto da Lei", no qual o cínico se </line>
</par>
<par>
<line> coloca </line>
<line> c*mo sujeito responsáv*l por sua **stituição, arcando c*m as conseq*ên*ias </line>
</par>
<par>
<line> decorrentes de seus posicionamen*o*, *ão preex*ste ao s*u **scu*so, mas se pr*duz c*m ele. </line>
<line> Esse sujeito cínico est*belece s*a d**er*nça e d*stanciamento do cinismo de m*ssa aponta** </line>
</par>
<par>
<line> po* Sloterd*jk (2012) </line>
<line> por est*belec*r l*ços socia*s, * manter o c*n*í*io com a pol*s, </line>
</par>
<par>
<line> constatando a incons**tên*ia (não a inexistência) de*se *utro5 bem c**o *e to**s *quel*s qu* </line>
<line> ambic*o*am ou supõem habitar es*e lugar, des*ela*d*-o através *o seu *iscurso. Ess* sujeito </line>
<line> f*losoficame*te *ínico não se deixa ordenar p*r nenhum **cto social. Fre*t* aos saberes </line>
<line> instituíd*s, ele pro**ca, desloca, inve*te, choca, contradiz. </line>
<line> Então, qual seri* a tipolog*a do cí**co ambic*oso? Ans*oso e *e**essivo, abnegado * </line>
<line> dedi*ado *iel*ente à empre*a, *e*mo sabendo que sua s*bjeti**d*de está sendo sequestrada </line>
<line> por ela. Diante disso, para *e manter am*ici*so em seus objet*v*s, fa*-*e m*s*er des*nvolver- </line>
</par>
<par>
<line> se como um cínico, </line>
<line> a*uele que se mostra medíocre. "Ele * tipo v*lgar - não é </line>
<line> *ó **r*ue </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*v*lização industrial ava**ada *roduz * solitár*o amargura*o como f*nômen* </line>
<line> de massa" </line>
</par>
<par>
<line> (SLOTE*DIJK, 2012, p. 32), mas por ser u* indivíd*o </line>
<line> apto *o trabalho que se d*ssolve </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> mul*idão, n*o *hama p*ra s* ** responsabili*ades de seus *tos, mas se m*stra difuso e confus* </line>
<line> na multi*ão, dando-*os a entender, um su*produto do modo de produ*ão c*pitalista </line>
</par>
<par>
<line> co*temp*râneo. Ser *ap*z </line>
<line> d* fa*er qualquer ação ou sacrifí*io just*ficando qu* se ele nã* </line>
</par>
<par>
<line> fizesse out*os o fariam. </line>
</par>
<par>
<line> S*oterdijk (2012) nos dirá *e um cinismo int*grad* à sociedad* e especialme*te </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> s*stem* capitalis** no qua* a tolice e o *aciocín*o s**erfici*l e sem co*sequênci*s conseguem </line>
</par>
<par>
<line> lev** esse trabalhador ao* *ais altos cargos dentro de uma or*aniz*ção. Não </line>
<line> *onsegue* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Segun*o D**ker (20*6) o Outro é um l*g*r q*e n** se identifica com o se*el*ante, com * mesmo, co* o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> idêntic*, o Outro é o *rincípio da alteridade radical. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. *9, n. 11, art. 19, p. 387-40*, no*. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. La*a Júnior, J. Nasci*ent* </line>
<line> *98 </line>
</par>
<par>
<line> me*ir c*us*s e co**equências além da obt**ção de lucro; não medem c*nsequênc*as </line>
</par>
<par>
<line> ec**ógic*s do lan**men*o de resíduos tóxicos em ri** e florestas; </line>
<line> não s* imp*rta* em </line>
</par>
<par>
<line> d*fender o declínio da liberdade tant* na organiz**ão, quanto na *ocied**e, p*is ** * lucro for </line>
</par>
<par>
<line> i*edi*to e sorrateiro é o q*e *mporta. Infeliz, mela**óli*o, dep**ssivo * </line>
<line> ambici*s*, </line>
</par>
<par>
<line> características psicológ**as n*cessárias para o cínico moderno. </line>
</par>
<par>
<line> Ps**ol*gi*ament*, o cín*c* do **esente de*xa-*e co*preen*er *omo um cas* l*mite </line>
<line> d* mela*colia, que mant** seus sint*mas depres*ivos sob co*trole e, em cer*a </line>
<line> medid*, pode permanec*r a*to p*ra o trabalho. Sim, é isso *ue importa a* *inismo </line>
<line> modern*: * *apacidade de traba*ho de seu* representant** - apesar de *u*o, * m*smo </line>
<line> dep*i* de tudo (*L*TERDI*K, 201*, p. 33). </line>
<line> Portanto, com u*a su**etivi*ade elástica *apaz de tomar qualquer atitud* e orgulhar- </line>
<line> se de sua subs*rv*ência; abandona a lóg*ca de qua**uer t**o de consciên*ia esclar*cid*, pois, </line>
<line> em *ltima instân*ia, a*ha qu* *ã* tem nada * per*er e, s* não ganhar alg*, mesmo assim fica </line>
</par>
<par>
<line> no lucro. Nes*e </line>
<line> ca*o, os v*lores </line>
<line> c*lturais lhe </line>
<line> ref*rçam a </line>
<line> ide*a de qu* o melhor é m*nter-se </line>
</par>
<par>
<line> sem **ít*c* em </line>
<line> um *stado de a*o*ia p*rque, *e alguma *o*ma, man*ém-l*e esse estado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vida. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 *ubjetiv*dade cínica e ambic*osa: o fant*s*a na organização </line>
<line> **sse *odo, *essa socie*ade *a insa*isfação adminis*rada, ocorre o que Safatle (2005) </line>
<line> c*amou de identific*ção irônica na qual não há referências identific*tóri*s para o *ujeito, com </line>
<line> is*o, o *upereu, nesse conte*to, gan*a outras configuraçõe* *m que *á uma desvincul*ção </line>
<line> entre impe*a*ivo de g*zo e conteúdos nor*ati*os privilegiados. *essa ló*ica, a ideologia do </line>
<line> capitalismo pod* se colocar no ***cado com q*alq*er discurso * valor e o próprio suj*i** </line>
</par>
<par>
<line> encont*a cond**ões </line>
<line> para *dotar qua*quer **scu*so ou pers*na, **indo assim em um jogo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> másc*ras e aparências. </line>
<line> Ness* lógica d* um Supe*eu d* gozo, surge o sintoma ** in*ivíduo cínico e </line>
</par>
<par>
<line> ambicioso: depressivo, ansioso, tétrico mórbido. A*bas as psicopa*ologias colocam em e </line>
<line> ce*a a incapac*dade dessa pess*a em *us*entar sua es*olha pelo objeto, pois </line>
<line> Onde uma escolha de objet* não pode se estruturar, é a própria i**gem de si que se </line>
<line> **sfa*. *es*a forma, *nsiedade e depre*sã* pode* *er *istas como *intomas </line>
</par>
<par>
<line> **reta*ent* r*s*lta*te* da int*oj*ç*o de um *upereu que ordena uma injunção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ozo </line>
<line> tão fort* </line>
<line> e incon*icional que *oda tenta*iva de realização efetiva se*á </line>
</par>
<par>
<line> n*cessariament* um f*aca*s*. As**m, se o sen*im*nto de cul*a apare*eria com* </line>
</par>
<par>
<line> resultado </line>
<line> di*eto do Su*ereu rep*e*sivo que impe*ia o gozo, depres*ão e an**edade </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. 19, n.11, art. 19, p. 387-406, no*. 2*2* </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Indivíduo **ni*o e Amb*ci*s* das Organizaçõe* Ca*itali**as </line>
<line> 39* </line>
</par>
<par>
<line> po*em apar*cer como res*lta** desta nova config*ração do Supe*eu qu* exi** gozo </line>
<line> incond*cional (S*F*TL*, 2005, p. 13*-4). </line>
<line> N*s*e senti*o, ao lado *a depre*são, *orbide* e da ansiedade, como a tentativa de </line>
<line> *ust*ntar um mun*o sem *ul*a, *urge o c*n*sm* como: </line>
<line> * posiç*o subjetiva que é capaz de sustentar identificações social*e*te </line>
</par>
<par>
<line> dis*onibili*adas, ao mesm* tempo em *ue ironiza, de forma absoluta, t**a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qual*uer for*a de determ***ç*o, ela ne*a reflexiva*ente a*uilo ao </line>
<line> qual el* se </line>
</par>
<par>
<line> vincul*, criando aparências p*stas como *p*rências (SAFATLE, 2005, p.13*) </line>
<line> O cinismo, p*rtan*o, se configura como a "Lei s*b a fi*ura *e u* Supereu que exige </line>
<line> que as condutas sejam pa*tadas a p**ti* da lógica do gozo *uro" (SA*ATLE, 2005, p.*34). </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a *ógica, todo conflit* é sus*enso, </line>
<line> par* que </line>
<line> a*sim, *ndependentem**te d* qu*lqu*r </line>
</par>
<par>
<line> norm*tivo *ni*ers*l, o qu* impera é o apelo ao goz* *rrestrito, sem consid*rar qu*lque* outra </line>
<line> refe**ncia pos*a pe*o* *roce*sos de soc*a*i**ção. </line>
<line> Pa*a jus**fic*r es*as preferências, *empre há u*a racio*a*ização *om a*gumento* </line>
<line> s*postamente **gicos que *u*da*ent*m as formas de agir, pois a soci*d*de *á f*rnece* </line>
</par>
<par>
<line> discurs*s e i*stituições soci*lizador*s que per*item que essa *ção </line>
<line> c*ni*a aconteça sem </line>
</par>
<par>
<line> re*ressão e assim pas** a se* hegemônica e, portanto, </line>
<line> refe*en**al pa*a indivíduos "bem- </line>
</par>
<par>
<line> sucedid*s" no **pitalismo. Dessa f*rma, eles podem de*itir uma série *e </line>
<line> funcioná*ios </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *rgani**ção sem o m*nor sinal de cul*a, re*ponsabil*dad* *u qu**tionamento. Tudo e*tá dado </line>
<line> *omo *erto. </line>
</par>
<par>
<line> Saf*tle (20*5) *iz que o ****ito neurótico *ncapaz d* assu*i* seus fa**asmas, *ois é </line>
<line> ess*s trazem consigo no Supereu a censura, reca*cament* e de*eg**ã*. No entanto, com o </line>
<line> Sup*r*u de gozo, ele é constantemente convocado a assumir seus fantasmas e a so*ieda*e *r*a </line>
</par>
<par>
<line> um cen**i* em que es*es *an*a*m*s </line>
<line> aparecem *espidos de qualquer censura, são mostrados </line>
</par>
<par>
<line> como c*iques o* f*shion (ex. sadomasoquism*, perversões e*c.) pa**a*do assim a a*sum*r um </line>
<line> caráter c**tral *o *rocesso sociali**d*r: "* assu*ção do fantasma é c*da vez *ais a forma de </line>
<line> *eco*hecimen*o entre *ujeitos. No *nterio* da socie*ade de consumo, os sujeitos se </line>
<line> r*conh*cem hoje atra*é* *a soci*lização de seus f*ntasmas" (SAFA*LE, 2005, p.135). </line>
<line> Com essa lógi*a de *olocar o fantasm* no p*oc*sso soci*lizador, a fanta*ia será a t*la </line>
</par>
<par>
<line> *ria*a pelo suj*it* pa*a delinear o que está ac*nte*endo *om ele. C*m* esse sujeito de é </line>
<line> linguage*, usa-se de*se *ecur*o *ara contar que a*uele espe*tro que o assom*ra se *ransborda </line>
</par>
<par>
<line> na narrat*va fantasísti*a, como no cas* Dora, Ho*em </line>
<line> dos ratos </line>
<line> etc. N*sse sen*ido, </line>
<line> a* se </line>
</par>
<par>
<line> refer*r a* mal-e*tar que o asso**, *as que não co*segue *irimir *u superar, a *antasia se torna </line>
<line> Rev. *SA, Te*esin* *I, v. 19, n. 11, a*t. 19, p. *87-406, nov. 2022 www4.fsan*t.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. *ara Jú*ior, *. N*sc*mento </line>
<line> *00 </line>
</par>
<par>
<line> o recurso usad* p*lo sujeito para li*ar com *sso que causa sofriment*, ass*m, a fantas*a </line>
<line> perm*te que a *ela seja pi*tada, que o *enário de *ozo neurótic* seja montado. </line>
<line> A propósito de*ses caso*, de*e também fica* claro que a ide*tificação com o sintoma </line>
<line> tem como correlato o atr*vessamento do fantasma: po* meio de uma identificaçã* desse tipo </line>
</par>
<par>
<line> com o sintoma (s*cial), atravess*m*s e subverte*o* * marco fantasmático q*e </line>
<line> determ*na </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> campo do sent*d* soc**l, a autoc*mpr*ensão id*ológica de uma soci*dade dada, ou s*ja, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mar** den*r* d* q*** precisament* * sinto*a *parece como um* intrus*o alh*ia, perturb*d*ra </line>
<line> * *ã* como pont* de irrupç*o *a *erda*e da o*de* socia* existe*te, de **tra *aneira oculta </line>
<line> (IEK, **1*, p. 2**). </line>
<line> Portanto, pe*sa*os q** o c**ismo e a ambição *e conjugam co*o *or*a que * </line>
</par>
<par>
<line> i n*i ví *uo </line>
<line> permeado por *ma su*jetiv*d*d* ca*italista </line>
<line> en*ontra para fazer seus fantas*as </line>
</par>
<par>
<line> t*marem forma na *ocie*ade e maneira a </line>
<line> qu e </line>
<line> encontram par* isso é *onstrui* or*anizações </line>
</par>
<par>
<line> capazes de s*r o *enário necessário p*ra </line>
<line> que o espec*ro </line>
<line> encontre seu lugar d* assomb*o. </line>
</par>
<par>
<line> *omo na obra "O fantasm* da ópera" de Ga*t*n Ler*ux (2002), a ópera *e Paris **a o lu*ar </line>
<line> *nde o fant*sm* apar*c*a e m*st*ava sua forma es*e*tr**. Por que e** não ** mostrava em </line>
<line> ou*ro lugar *e P**is? Por q*e a ópe*a? Supo*tamente, porque parte importante da sua vida se </line>
</par>
<par>
<line> deu </line>
<line> na </line>
<line> ópera, c*mo *eu a*** a Chri*tine e sua predileç*o **la ar*e. *o* que o cí*ico </line>
</par>
<par>
<line> *mbicios* escolhe as organizações *a*a *tu*r, especial*ente as empresas? </line>
</par>
<par>
<line> O fil** "O Di*b* Vest* Prad*" (2006) po*e nos o*erecer algumas pistas sob*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> preval*ncia *as </line>
<line> empresa* par* a </line>
<line> at*açã* do cínico. And*ea *ach*, Andy (a per*onagem </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> A*ne Hathaway), ta*entosa e jovem j*rnalista, é ad**tida na maior *evista de moda do país, a </line>
<line> Runway, trabalhando com a che** Miranda Presley (Meryl Stre*p). </line>
</par>
<par>
<line> Con*ec*da por seu *emperamento ho*til, </line>
<line> Miranda *enomada no mu*do da moda é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> das celebridade*, focada, e*icie*te, tem o nome da própria *evista a seu fa**r. Todos </line>
<line> en*arn** o fantasma ** tratar Miranda com* o pai tirâni*o; des*a man*ira, c*be a cada um a </line>
</par>
<par>
<line> t*r*f* de </line>
<line> p*lic*ar </line>
<line> e exigir dos *utros *olegas um a*ém </line>
<line> da </line>
<line> perfeiç*o </line>
<line> no tra*alho, uma </line>
</par>
<par>
<line> incond*ciona* *isponibilidade às solici**çõ*s mais a*su*das, a q*alquer momento do dia *u da </line>
</par>
<par>
<line> noite, sem </line>
<line> dias de des*ans*. Ness* condiç*o, </line>
<line> um mundo sem culpa é lega*iz*d*. A *nica </line>
</par>
<par>
<line> culpa aceita na empresa é a de qu* se nã* h* ascensã* é por*ue não se deu tudo de s*, sempre </line>
<line> *á algo mais a doar. </line>
</par>
<par>
<line> Andy, *i*en** em um mun*o </line>
<line> cujos valor*s e conceitos era* *otalmente alheio* *o* </line>
</par>
<par>
<line> seus, passa a </line>
<line> agir gradualmente confor*e os precei*os e modelos qu* tanto </line>
<line> desaprov*va, </line>
</par>
<par>
<line> *uscando </line>
<line> a c*nquista *e seu e*paço, a ac*i**ção * </line>
<line> o reconhecimento *or p*rte de sua </line>
</par>
<par>
<line> super**ra e de seus colegas de trab*lho. *** objet*v* inicial é permanec*r na em*resa d*rante </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.11, art. 19, p. 387-406, nov. 2022 www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Indivíduo *í*ico e Ambic*oso das Organiz*çõ*s Ca*it*listas </line>
<line> 401 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> u* ano até en*ontrar um *rabalho ma*s int*ressante como r*pórter em algum jornal. Para isso, </row>
</column>
<par>
<line> planeja </line>
<line> su*or*ar o *omportamento arr*gan** da a*biciosa Miran*a. </line>
<line> Ent*etanto, com o tem*o, assu*e os padrões de moda e com**rtam*nto da *mpresa na </line>
</par>
<column>
<row> *ual t*abalha. *ncorpora os padrões de r**posta *ecessários de forma * cair na* graç*s de sua </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *hefe. A personagem, inicialmente i*diferente ao sistema c*pit*list*, passa a ser *uiada </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> padrões de moda e co*sumo. Durante o fi**e, a p***onagem cai em contradições, depara-se </line>
<line> *om conflitos n* esfera pes*oal e *rofissional, prete*indo ami*os, família * n*mor*do, </line>
</par>
<par>
<line> de*estruturando vín*ul*s soci*is. Apesar </line>
<line> dos insiste*tes apo*tamen*os *aquel*s que estão </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sua *o*ta, neg* que este*a se tr*nsformando </line>
<line> na*uilo ao q** se v*ncula, afirmando que </line>
<line> s*o </line>
</par>
<par>
<line> somente aparên*ias. </line>
</par>
<par>
<line> Por ou**o lad*, a perso**gem *ira*da Priestl*, *hefe de *ndy, apre**nta </line>
<line> co*porta**nto autor*tário, em busc* da manute*ção d* *eu prestígi*, p*d*r e pr*nci*almente </line>
<line> da imagem d* chefe perfeita, de*alhista, dedica*a e bem-sucedida. Entretanto, essa posição da </line>
</par>
<par>
<line> q*a* </line>
<line> extrai o </line>
<line> gozo lhe impos*i*ilita a convivência com suas filhas. C*mo fo*m* *e </line>
</par>
<par>
<line> co*p*n*aç*o, M*ra*da cede aos pedidos ma*s *bs*rdos *e suas filhas, e está aqui em posição </line>
<line> inv*rt*da, vivenciando angústias similar*s às de An**. Paga um preço **to pelo seu *i*toma e </line>
</par>
<par>
<line> n*o escapa de *ma s*paração con*ugal. É in*eres**nte observ*r que o* padrões, *orma* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ida, d* sofr*mentos que *cossam M**anda s*o repetidos *a vida *e *ndy; </line>
<line> nessa lógica, </line>
</par>
<par>
<line> Mir*nd*, em seu c*ntext* familiar, viv* o* sofrimentos de A**y. </line>
</par>
<par>
<line> B*n* (2019) af*rm* q*e "O colon*zado interioriza nec*ssariamente a i**t*nci* </line>
</par>
<par>
<line> *o*ina*ora, at*ibuind*-*he </line>
<line> uma certa imago" (BONI, 2*19, p. 43). Ocorre *m A*dy </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> identificação com o *intoma </line>
<line> de *ir*nda e, sem que </line>
<line> *la *aib*, Mirand* vive e* </line>
<line> casa, como </line>
</par>
<par>
<line> Andy, uma sit*açã* </line>
<line> des*ótica p*oduz*da por suas </line>
<line> *ilha*. *irand* não se d*ixa ca*itul*r *m </line>
</par>
<par>
<line> função d* se* sentim*nto de c*lpa e de sua imagem de imperfeição co*o *ãe * *o*o espo*a, </line>
<line> mas su*tenta sua *osição cínica e ambiciosa na organizaç*o, local onde *o*e *e mo*trar como </line>
<line> *spectro. </line>
<line> * *onflito na vida de Andy inicial*ente é sus*en*o, não há cu*pa por deixar seu s*nh* </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> la*o, assim como *eu* </line>
<line> *m*res. A racionali*ação dos m*tivos atr*vés de </line>
<line> argumentos </line>
</par>
<par>
<line> l*g*cos forn**ido* pela pr*pria s*ci*d**e é re*erberada nessa microsso**eda*e, a empresa, na </line>
<line> qual o "s*r *em-*ucedido" v*m acompanh*d* de toda a imaginarização *e uma vi*a ideal e </line>
<line> justifica todo tipo de sac*ifíci*. </line>
</par>
<par>
<line> Vemos claramente a repr*d*ção *a </line>
<line> vivência do dr*ma edípico, uma sit*ação </line>
</par>
<par>
<line> tran*ferenc**l, neste </line>
<line> cená*io em*re*arial. Segundo M*nnoni apud Boni (201*), h* uma </line>
</par>
<par>
<line> re*ação intersubjetiva en*re coloniza*or e colonizado e *m "*o*plexo de **pendência" p*r </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 11, art. 19, p. 3*7-40*, nov. 202* www4.fsa*et.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L*r* Júnior, *. Na*cimento </line>
<line> 4*2 </line>
</par>
<par>
<line> parte desse *lti*o, através do </line>
<line> *ua* "faria da *e*en*ência prop*iamente di*a *ma solução </line>
</par>
<par>
<line> contra a angús*ia de c*str*ção" (B*NI, 2019, p. 48), situação tr**m*tica, fantasmática e *e </line>
</par>
<par>
<line> *ed*çã*. A incapacidade de su*ten*ação do desejo do neuróti*o * insuportabili*a*e a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c*nstatação da sua incompletude permi*em e pos*ibi*itam seu enlaçamento e* *d**is </line>
<line> *bscuros, mórbidos e tét**cos, em *dent*ficaçõ*s imp*ecis*s e pa*ciais, e qu*lquer outro </line>
</par>
<par>
<line> di*curso que não o seu pode ser *s*umido, qualquer más*ara pode ser utiliza*a. Do que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> neuró*ico n*o s* aperceb*, ou *o *ue ele não q*er *a*er, é que a m*s*a*a começa a fazer parte </line>
<line> de sua ca*ne. </line>
<line> Tem** aí a idei* de pluridimensio**l*dade da "si**a*ão *olonial", segundo Manno*i, </line>
<line> n* qua* o nível (inter)*u**e*ivo e imagin**io une-s* a *m nível conjuntural-p*lítico. A questão </line>
</par>
<par>
<line> da su*je*iv*dade, tan*o </line>
<line> d* </line>
<line> col*nizad*r *omo do co*oniz*do, perpassa condi*ões obje*iv*s </line>
</par>
<par>
<line> históricas, *nt*etanto, * atitude d* sujeit*, a sua </line>
<line> to*ada *e posição em relação a ta*s </line>
</par>
<par>
<line> condiçõ*s, define seu *estino. </line>
</par>
<par>
<line> E é nesse p*nto que *u**os perm*necem, no pont* ** id*nt*ficação sem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "a*toc*mp*eensão ideológica" qu* conduz ao "ponto de ir*upção da verda*e d* ordem soci*l </line>
<line> existente" (I*K, 2010 apud LA*A J*NIOR, 2017, p.30), o *tr*vessam**t* do fantasma. O </line>
<line> que poss*bilita a *ndy *e**olar-se dessa situação é a cons*ata*ão *a incomple*ude de Miranda </line>
<line> ao de*arar-se com sua frag*lidade emocional. iek (2*10) defende que: </line>
<line> Da mesma *an*ira *ue não existe a autoanálise * a transformação analítica s* pode </line>
<line> produzir po* *eio da relação t***sferencial com a figura externa do an*lista, faz </line>
<line> falta um chefe para fomentar * entusiasmo por u*a causa, enca*eç*r um* </line>
</par>
<par>
<line> transformaç*o radical em posição *ubjetiva de aq**les qu* o **guem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "transu**t*nc**r" sua identidade (I*K, 2010, p.122). </line>
</par>
<par>
<line> Nas emp*e*as p*de-s* e*cont*ar o cenário, o roteir* e *s fig*ra*tes *s quais </line>
<line> de*empenharão *s papéis ne*essários para que o *íni*o ambicios* possa a*sombrar as pe*soas </line>
<line> * d*las retirar ape*as o q*e lhe interessa: a mais-valia * o *ais-de-gozar. </line>
<line> 4 CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O *enso co*um encar* * **ni*o como ** suje*to que a*ronta as nor*as sociais e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> c*nv*n*ência* mora*s, </line>
<line> *omport*ndo-se e*c*usivam*nte de ac*rd* com o *eu *nteress* </line>
</par>
<par>
<line> imedia*o, sem vergon*a ou pudor, co* *a*casm* e deboche, desc*ns*d*rand* </line>
<line> as reg**s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sociab*lidade. T*nd* em </line>
<line> vista que o *r*ce*s* de sequ*stro *a s*bjetivid*de utilizado </line>
<line> **l** </line>
</par>
<par>
<line> *rgani*ações vi*a ***trolar os comp*rtamentos cons*derados desvi*ntes *u de ri*co, enco*tra </line>
<line> Rev. FS*, T*r*sin*, v. *9, n.11, **t. 19, p. 387-*06, n*v. 2022 www4.fsa**t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Indivíduo Cínico e Ambicios* das Organizações Capitalista* </line>
<line> 4*3 </line>
</par>
<par>
<line> no sujeito cínico e amb*ci**o uma terra ap*o*riada para desenvolver-se, visto que tal </line>
</par>
<par>
<line> i ndi ví duo </line>
<line> não apres*nta uma </line>
<line> post*r* </line>
<line> de question**ento </line>
<line> de *uas e*c**has, cabendo-lhe </line>
</par>
<par>
<line> so*ente re*roduzir o qu* o *ist*ma apres*nt*. Os indivíduos "sa*em m*i** b*m qu*, ** *ua </line>
</par>
<par>
<line> atividade r*a*, pautam-se </line>
<line> por uma *lusão, mas, mesmo a*si*, conti*u*m a fazê-lo" (IEK, </line>
</par>
<par>
<line> 199*, p.63). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa lóg*ca **nica, esse indivíd*o não consegu* se lançar a ne*hum tipo de sarc*smo </line>
</par>
<par>
<line> ou ironia ao m*do </line>
<line> de vida que *onst*u*u. Apen*s vive, dia </line>
<line> a*ós dia, </line>
<line> com um estad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consciênci* *ue * gara*te nessa posição, *uja maior honra é ter um **prego e g*nhar um </line>
<line> *alário. *aba-se dessa façanha, incor*ora a seu so*re*ome o nome da empr*sa a q*e trabalha </line>
<line> e quanto mais "po*e*os*" **r a marc* da em*resa mais ostenta s*u s*cesso, mesmo *a*endo </line>
<line> que em seu ambiente de *rabalho é *xp**ra*o * sua saúde já não * d*s m*l*ores. </line>
<line> Para manter-se nessa posição cí*ica, insist* em recha**r qualquer t*po d* </line>
</par>
<par>
<line> escla*ecime*to da razão, então, passa a od*ar as </line>
<line> di*er*nças: pobre; homosse*ual; mulher; </line>
</par>
<par>
<line> negro; </line>
<line> *ndio etc. mesmo que muitos </line>
<line> *esses </line>
<line> cínicos ambiciosos se*a*, por exemplo, um </line>
</par>
<par>
<line> homo*s*xu*l, ele s* torna homofóbico. O que po*e, aparentemente, se* u* cont*a*senso, no </line>
</par>
<par>
<line> entan*o, nesse t*po de ra*ional*d*de </line>
<line> é </line>
<line> uma possib*li*a*e; poi* não requer nenh*m ti*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sofisti*ação de </line>
<line> *m* lógica *il*só*ica ou polí*i*a. Seu r*c*o*ínio * dese*carna*o e ex*ressa </line>
</par>
<par>
<line> apenas su* puls*o mo*te. Em </line>
<line> ter*os p*lític*s, pod*mos **rceber na s*c*edade brasileira </line>
</par>
<par>
<line> que es*e tipo de subj**ividade c*nica e ambi*io*a se identific* c*m dis*urs*s autoritário* que </line>
<line> pregam *o*ofobi*; dit**ura; *exismo; violências física* * psicológ*c*s. U* ser mórbido *ue </line>
<line> goza com o *ét*i** e o mór*ido d* espécie human*. </line>
</par>
<par>
<line> Se a psicologia, seduzida pe*o sistem* capitalista, colabora nesse proc*sso </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> sequestro da sub*etivi**de p**e, </line>
<line> entretanto, desempenhar um p*pel r*levante ao desvelar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*o*esso de cap*ura d* su*eito </line>
<line> pel* d*scurso ali*na*te do *apit*l**mo nas **ganizações, ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *emp* em que faz refle*ir sobre a posição pas*iva </line>
<line> assumida por es*e mesmo suj*ito, </line>
</par>
<par>
<line> a* se c*loca* em uma co*dição *e co*sum*dor </line>
<line> ou de </line>
<line> obje*o a se* </line>
<line> *onsu*ido *ela </line>
</par>
<par>
<line> organ*zaç**. Nesse aspecto, se faz mi*ter para a p*ico*ogia a*par*r-*e n* crítica com* </line>
</par>
<par>
<line> instrumen*o teór*co-met*dológico, pois essa se*ve, </line>
<line> c*mo nos diz Safatle (2008), </line>
<line> pa*a </line>
</par>
<par>
<line> d*sman*el*r formu*ações *isc*rs**as de erros, ilusões, insinc*ridad*s *e * </line>
<line> cinismo. Par* </line>
</par>
<par>
<line> Safatle (2008), essa é * ferramen*a capaz </line>
<line> de r*ir ess** impre*isõe* que se es*ru*uram </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> promo*er, ***rocina* e/ou ma*ter relaçõe* opressivas. A função d* críti*a é desvelar *quilo de </line>
<line> que *ão se quer saber. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 19, n. 11, art. 19, p. 387-*06, nov. 2022 </line>
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<par>
<line> C**o Referenciar este A**ig*, c*nfor*e ABNT: </line>
<line> LARA JÚNIOR, N; NASCIMEN*O, *. O Ind*víduo *ínico e Amb*cioso d*s O*ganizaçõ*s </line>
<line> Capitalistas. Rev. FSA, T*res*na, v.19, n. 11, art. 19, p. 387-406, nov. 202*. </line>
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<line> C*ntribuição dos Aut*res </line>
<line> N. *ara *ú*ior </line>
<line> *. Nascimento </line>
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<line> 1) concepção * pl*neja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) anál*se e *nt*rpret**ã* dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) elaboraç*o do *ascunho ou *a revi*ão crí*ica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na *prov*ção ** versão *inal do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, Te*esina, v. 19, n.11, art. *9, p. 3*7-406, nov. 2022 </line>
<line> ww**.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
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