<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 13, p. 253-264, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.13 </line>
<line> *elato de Experiência: As Ativida*e* Lúdicas c*mo *erspe**ivas para a Edu**ção Ambient*l na </line>
<line> Escola M*nici*a* Complexo *adre João Pen** Filh* - Macau/RN </line>
<line> E*per*ence R*p*rt: Play*ng Activities as Per*pe*tives for Envir***ental Edu*ation at the </line>
<line> Mun*cipal Sch*ol Complexo *adre João Penha F*lh* - Macau/RN </line>
</par>
<par>
<line> Andrez*a Maria Ba*is*a do Nasc**ento Ta*ar*s </line>
<line> Doutora e M*s**e em Ciên*ias da Educação p*l* Universi*ade Federal *o Rio Grande do Nor*e </line>
<line> Pr*fessora do Pr*gra*a d* pós-g*aduação e* Ed*c*ção Profi*sio*al do IFRN (PPGE*) </line>
<line> Email: andrezza.tavares@ifrn.ed*.br </line>
<line> Rayane Loure*ç* d* O*iv*ira </line>
<line> M*str**o do Programa de p*s-*radu*ção em Educ*ção Prof**s*onal do IFRN </line>
<line> Email: rayan*.loure*c*@escolar.i**n.*du.b* </line>
<line> Paula Iv*ni Medeiro* *os Santo* </line>
<line> Doutor* em Bioquí*ica p*la Univer*idade Fe*eral d* Rio Grand* *o Norte </line>
<line> Pr*fessora do (EBT*) do I*s*ituto Federal de Edu*a*ão, Ciên*ia e Tec**logia *o Rio Grande do Norte </line>
<line> E*ail: pa**a.santos@ifrn.edu.br </line>
<line> Carlo* Eduardo *opes da Silva </line>
<line> Mestre em Ed*cação *í*ica pela U*iversida*e Fe*e*al d* Rio Grande do *orte </line>
<line> Professor (EBTT) d* Institut* Fed*r*l de Ed*cação, Ciência e Tecn*logia do Ri* Gr**de do No*te </line>
<line> Ema*l: lope*.c*rlos@*frn.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: And*ezza Maria Bati*ta do N. Tavares </line>
</par>
<par>
<line> In*t**ut* </line>
<line> Federal </line>
<line> d* Educação, </line>
<line> Ci*nci* </line>
<line> e </line>
<line> Tecnologi* </line>
<line> do </line>
<line> Editor-C*efe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Ri* </line>
<line> Gr*nde do </line>
<line> Norte, Campus </line>
<line> Natal Cen*ral. Av. </line>
<line> *odr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Salgado Filho, Tirol. C*P: 59000000 - *ata*, RN - Brasil </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Rayane Lourenço de Ol*veira </line>
<line> Art**o recebido em 22/10/2022. </line>
<line> Última </line>
<line> *e**ão </line>
</par>
<par>
<line> *nstitut* </line>
<line> *ede*al </line>
<line> *e **ucação, </line>
<line> Ci*ncia </line>
<line> e </line>
<line> *ecnolog*a </line>
<line> do </line>
<line> recebid* e* 16/12/20*2. Aprovado em 17/12/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Ri* </line>
<line> G*a*de do </line>
<line> Norte, C*mpus </line>
<line> Natal Cent*a*. *v. </line>
</par>
<par>
<line> *a**ado Filho, Tir*l. CEP: 59000000 -Nat*l, R* - Bras*l. </line>
<line> Avalia*o pelo sis*ema Tri*le Review: a) Desk Review </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Paula **ani Medeiros do* Santos </line>
<line> pelo Editor-Chefe; * b) *ouble Bl*nd Review </line>
</par>
<par>
<line> *n*t*tuto </line>
<line> Federal </line>
<line> de Educação, </line>
<line> Ciên*ia </line>
<line> e </line>
<line> Tecn*l*gia </line>
<line> do </line>
<line> (avaliação ceg* por doi* a*aliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Rio Gra*de d* Norte, Camp*s M*cau. RN-221 </line>
</par>
<par>
<line> (C*HAB) 59500-0*0 - Macau, *N - *ra**l </line>
<line> Re*i*ã*: *ramati*al, N*r**tiv* e de *o*mata*ão </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> Carl*s **uardo L*pes da *ilva </line>
</par>
<par>
<line> In**i*uto Federa* de Educação, Ciência e Tec*ologia do Rio </line>
<line> Grande do Norte, Campu* Macau. RN-221 (COHAB) </line>
<line> 59500-000 - *acau, RN - Brasil </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. Tavares, R. L. Oli*eira, P. *. M. Santos, C. E. L. Santos </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O m*io a*bient*, </line>
<line> e*paço *atural </line>
<line> no qual vivemos, </line>
<line> **s s u* </line>
<line> uma grande *mportância n* </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivência de todas as espécies. A p**tir do processo de *ndustrialização, no *éculo *VII, a </line>
<line> população mu*dial tem gerado danos para o me*o, como o *ons*mo exacerbado de recur*os </line>
</par>
<par>
<line> biol*gicos. Com a *ercepção </line>
<line> d* que a*go pr*cisav* ser revisto, </line>
<line> várias açõ*s </line>
<line> de cunho </line>
</par>
<par>
<line> ambienta* fo*am propagada* </line>
<line> e, </line>
<line> com elas, a difusão d* Educação Am*iental (EA). A EA n* </line>
</par>
<par>
<line> contexto esco*ar pode gerar diver**s discussões. *o Brasil, está *trelada </line>
<line> aos temas </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*ersai* (P*Ns) de ensino, </line>
<line> através d* tema "meio </line>
<line> *mbiente". Diante de*sa r*a**dade, </line>
</par>
<par>
<line> surge o seg*inte q*estionam*nto: Com* trabalhar a temática a*bi*n*al c*m auxílio *os jogos </line>
</par>
<par>
<line> e brinca*ei*as, pr*orizando o a*pe*to lú*ico? O uso *e </line>
<line> a*ividades lúdic** associa**s aos </line>
</par>
<par>
<line> diversos *o*teúdos </line>
<line> dis*ipl*na**s, pode </line>
<line> tornar o pr*c*sso de aprendizagem dinâ*ico, </line>
</par>
<par>
<line> prazero*o e o mais impo*tante: si*nificativ*. O p*ese*te tra*alho foi dese*volvi*o a partir de </line>
<line> um proj*to de *xt*nsã* do IFRN, Camp*s Macau, "*aíze* E*onscientes: *d*ca*ã* Ambi*ntal </line>
</par>
<par>
<line> para * municípi* de Maca*", o qual </line>
<line> tem *omo objetivo proporci*nar, </line>
<line> atravé* de ativi*ades </line>
</par>
<par>
<line> lúdicas, uma refle**o sobre a Edu*ação Amb*ental aos estudantes da Escola Mun. P*dre João </line>
<line> Pe*ha Fil**. No *rabalho, foram *esenvo***dos jo*os e brin*adeiras com os olh*res v*l*ados </line>
<line> pa*a * EA. *erc*beu-s* q*e o uso das atividades lúdicas é f*rramenta impo**antes no process* </line>
<line> de aprendiz*gem, * com a t**á*ica ambien*al atrela*a aos jogos e bri*ca*eiras, o conteúdo foi </line>
<line> melho* tra*alhado. *om isso, cabe *os profess**es das d*ferente* disci*linas fazerem uso de </line>
<line> práticas l*dicas **e facilitem * proce*s* ** e*s*no-ap*e*dizag*m. </line>
<line> Palavras-C*ave: *ei* *mbiente. Ed*cação Ambiental. Lúdico. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> T*e e*vironment, the natural space *n which we li*e, is of great importan*e *or *he s*rvival of </line>
<line> a*l s*eci*s. **nce the indust*i*lization process, in *he 17th century, the w*rl*'s *opulat*on h*s </line>
</par>
<par>
<line> been </line>
<line> cau**ng *a*age to the e*v*ronment, such as th* exc*****e consu*ption of biological </line>
</par>
<par>
<line> re*ources. With the perception that somet**ng needed t* </line>
<line> *e *evised, *everal e*vi*onm*n**l </line>
</par>
<par>
<line> acti*n* were pr**agated, and *ith them, the dissemin*tion of Env**on*e*tal *ducation (EE). </line>
<line> Envir*nmental e*ucat*on in the sch**l context ca* generate se*eral discu*sio*s. I* B*az*l, it is </line>
</par>
<par>
<line> linked to </line>
<line> **e *ransversal th*m** (PCNs) of *duca*ion, *hrough *he th**e "*nvironmen*". *n </line>
</par>
<par>
<line> view ** this reality, the fol*owing q*es*ion arise*: How to work the e*vironment*l theme with </line>
</par>
<par>
<line> *h* he*p </line>
<line> of *ames and *lay, p*ioritizing a **a**ul aspe*t? The </line>
<line> use of playfu* activ*tie* </line>
</par>
<par>
<line> associate* with v*r*ou* *ubje*t contents can make </line>
<line> th* lea*ning process d*n*mic, </line>
<line> *njoy**le, </line>
</par>
<par>
<line> and most *mport**tly, m**ningful. *h* pr*s*nt work was develope* from an extensio* *r*ject </line>
</par>
<par>
<line> *f t*e IF*N M*cau Campus, "E*on*ci*us Roo*s: En***onmenta* Education *or </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> municipality of Macau", in which they aim to pro*ide t*rough playful activities a r*flection </line>
<line> on Environm*ntal Education to the *tudents *f the Escola Mun. Pa*re **ão Penh* F*lho. In </line>
<line> *he work, *ames and *la* w*r* deve*oped wit* an e*e *owar* environmental e*ucation. It was </line>
<line> *otic** that **e *se o* *layful *c*ivitie* are important to*ls *n th* le*rnin* pr*cess, and with </line>
<line> the environmental *hem* *i*ked to games and *o*es, the con**nt was better wor*ed. Thus, it is </line>
<line> *p to the teacher* *f the di*fe*e*t sub*ects to *ak* u*e of pla*ful practices tha* facili**te the </line>
<line> t**chin*-learning p*o*ess. </line>
<line> Keyw*rds: Enviro*ment. Envi*on*ental Edu*ation. Lu*ic. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, *eresina, *. 20, n. 1, art. 13, *. 253-2*4, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
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<line> Relato *e E*per*ênc*a: As Ativi*ades L*dica* como Perspectivas para a Educação *m*iental </line>
<line> 255 </line>
</par>
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<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O meio a*bient*, *spaç* natural no qual *ive*os, pos**i uma grande impor*ânc*a no </line>
<line> pro**sso de sobre*ivência de *odas as espéci*s, *mbora, muita* vez*s, * *eu valor *eja tratado </line>
</par>
<par>
<line> em seg*ndo plano. D* acor*o </line>
<line> c*m Le*l et al. (2008, p. 3), "*om o **ven*o da </line>
</par>
<par>
<line> industrial*zação, o*orri*o </line>
<line> na In*l**erra, no século XVIII, novos processos produ*ivos fora* </line>
</par>
<par>
<line> descobe*tos, o*jetivand* m*ior*s quantid*des e me*ho* qual**ade *os produtos, *empr* </line>
<line> vi**ndo ma*o*es lucros". *om * chegada dos aparatos tecnológicos, dos meios ** l*comoção </line>
</par>
<par>
<line> e *e *iver*as indústrias (dos m*is variados s*tore*), q*em m**s *em sofrido </line>
<line> com a **lu*ção </line>
</par>
<par>
<line> gerad* *o* to*o* esses fa*ore* s*o as *elaç*es socia*s e o me*o ambiente. </line>
</par>
<par>
<line> A ação huma*a também tem ge*ado dano* para a manute*ção do mei*, o proces*o de </line>
<line> ind**trialização tr*uxe *onsigo o av*nço tecnológico, * milhares de *essoa*, *e diferentes </line>
</par>
<par>
<line> localidades, possuem hábitos </line>
<line> voltados pa** a com*ra e*ces*iva de </line>
<line> produtos, não dando </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtânc*a ao seu tempo de </line>
<line> uso e descartando es*es o*je*os, m*ita* vezes, de </line>
<line> *orma </line>
</par>
<par>
<line> inadequada. </line>
</par>
<par>
<line> **m o pa***r dos an*s, houve a perc**çã* de que estra*égias preci*avam </line>
<line> ser criada* </line>
</par>
<par>
<line> para que o desca*te inadequ*do de *rodutos e a pol*ição do me*o am*iente fosse* reduzidos. </line>
</par>
<par>
<line> *lgumas ações de </line>
<line> *unho </line>
<line> amb*ent*l foram </line>
<line> protagoniza*as, por e*em**o, t*mos eve*to* </line>
</par>
<par>
<line> internacion*is, c*mo a Conferência </line>
<line> de **tocolmo (1972), Rio+20 (2*12) *lgumas leis e </line>
</par>
<par>
<line> específic*s que s*o regida* em *ários países. N* Br*sil, tem-se a PNRS (Política Nacion*l de </line>
<line> Re*ídu*s *ólid**, 2010) q*e *eg* as especifi**ções dos resíduos sól*do* produzidos. A partir </line>
</par>
<par>
<line> d*s*o, os impactos ambient**s *a*sados não **mente *ela ação human*, </line>
<line> co*o também </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> fatores *atur*is, têm fornecido estudos na tentativa </line>
<line> de sensibilizaç*o d* comu*idade, </line>
</par>
<par>
<line> *u*cando a m*nu*enção e </line>
<line> o equilíbr*o do mei* </line>
<line> *m que vivemos, opo*t*nizan*o, </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> manei*a, a continu*dade d*s espéci*s, inclusive a huma*a (GU*M*RÃ*S, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda *s*im, com o a*anço dos estudos e açõ*s voltados para as </line>
<line> relaç*es *uma*as </line>
</par>
<par>
<line> *om o meio am*iente, per*ebe-s* que a sensibilização *mbi*ntal ainda aparece *e </line>
<line> f*rma </line>
</par>
<par>
<line> tímid* em *iferentes setores da soci*dade, c*mo nas comunidades, empresas públi*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> privadas e *t* me*mo no ambiente es*ol*r, devido a* fa*o de que o ser hu*ano m**t** vezes </line>
<line> não se considera um co*ponente da natu*eza, e sim um ser à parte, como um ex*lo*ador del* </line>
<line> (REIGOTA, 1994). Na relação homem-na*ureza, e*tá p*esente **mbé* a satisf*ç*o de </line>
<line> des*jo*, sen*o a mesma af*tada ta*t* pe*a pe*cepção do homem s*bre a natureza q*anto pela </line>
<line> capacidade exer*i*a pe*a espéc*e hu*ana p*ra trans*ormar o m*i* natural. Essa relação deve </line>
</par>
<par>
<line> ser en*en*i*a co*o algo além do es*aço do qual fa*em </line>
<line> *a*te, * ent*nde* *ue *s </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 1, ar*. 13, p. 253-264, jan. 2023 </line>
<line> www4.**anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. T*var**, *. L. Olivei*a, P. *. M. Santos, C. E. L. Santos </line>
<line> *56 </line>
</par>
<par>
<line> real*zadas pode* pre*udi*ar *ão </line>
<line> apen*s o me*o (espaço físico), co*o também as diversas </line>
</par>
<par>
<line> *elaçõe* exist*ntes nele (GONÇALVES, 2*05). </line>
<line> 2 REFERESNCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> *entativa *e ampliar as discu*sões relacio*ada* à ed*caç*o </line>
<line> política **e norteia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tem*tica ambiental, surge a E*ucação Amb**nta*, que ao lo*go dos anos *oi *efinid* com </line>
<line> vár*os conceitos. Para es*e trabalho, o con*eito a*o**do * o em*rega** por Reigota (2002, *. </line>
<line> 42), d* *ue "a educação ambiental não deve esta* relacionada apena* aos aspecto* biológico* </line>
<line> da vida, ou sej*, n*o se trata *pena* *e gara*t*r a pre*ervação de determinada* e*p****s </line>
</par>
<par>
<line> veg*tais, animais e </line>
<line> dos </line>
<line> r*cursos *at*rais, embora </line>
<line> essas </line>
<line> q*estõ*s (*iológicas) sejam </line>
</par>
<par>
<line> extrema*en*e import*nt** e de*em receber atenção". Aind* </line>
<line> segu*n*o o pensamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Reig*ta (200*, p. 46), "o *ue deve ser c*n*id**ado p*ior*tariamente na educação ambiental é a </line>
<line> a*ális* das relações *olíti*as, econômicas, **ci*is e culturais *ntre a humanida*e e a natureza </line>
<line> e as relações e*tre o* *eres humanos". </line>
<line> A Educação Ambi*n*al p*rmeia * sociedade em diferente* áreas do c*nhecimento, </line>
</par>
<par>
<line> tendo ê**ase em dois </line>
<line> *spectos: formal e não formal. Nesse sen*ido, </line>
<line> frequentemente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Educ*ção Ambiental - EA é notad* como um dos principais *eios </line>
<line> p*ra a formação *e </line>
</par>
<par>
<line> *u***tos *apa*es de lid*r com os problemas e conflitos socioambientais, f*rn*cendo-lhes senso </line>
</par>
<par>
<line> críti*o p*ra </line>
<line> participação em </line>
<line> debates q** envolv** **s* temát*c* (POR*ELA; FARIAS, </line>
</par>
<par>
<line> 20**). A EA, atrav*s de sua* ações, p*ss*bilita ao indi*íduo em coletividade co*strui* va*ores </line>
</par>
<par>
<line> sociais e co*hecimen*o* assim *omo habilidade*, atitudes e competências necessária* </line>
<line> para * </line>
</par>
<par>
<line> cons*rvaçã* </line>
<line> do m*io ambiente. *or isso, é *ss*ncial e </line>
<line> de direito a s*a presença, em caráter </line>
</par>
<par>
<line> for*al o* </line>
<line> *ão formal, em *odo* os ní*ei* e *o*ali*a*es do process* educativo. (BR**IL, </line>
</par>
<par>
<line> 199*). </line>
</par>
<par>
<line> De a**rdo com a Lei *ederal nº *.795 (BRASIL, 1999), *ue inst*tui a P*lítica </line>
</par>
<par>
<line> Nacional de Educaçã* A**iental, "a e*ucaçã* ambient*l dev* e*tar </line>
<line> presente e ser </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*da ** *mbito dos currículo* das instituições de *n*ino públ*co e pri*ada. El* d**e </line>
<line> c*nstar em *odos os *egmentos e ní*eis d* **ucação *ormal, de maneira qu* seja des*nvolvida </line>
</par>
<par>
<line> como u*a prát*c* *ducativa integr*da, con*í*ua e permanente". *esmo sa*endo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> im*ortância em se tra*alhar com a Educação Ambien*al nas escolas, alguns docen*es acabam </line>
</par>
<par>
<line> abord*ndo ess* temáti*a de *orma </line>
<line> bastante *eóri*a, *u muitas *ezes </line>
<line> não incluem esse* </line>
</par>
<par>
<line> a*suntos *a dis*ip*ina que ministra*, dificultando, assi*, o ente*dimento * en*olvimento o </line>
<line> do alunado *essa áre*. Os co*t*údos teó*icos n*o sã* menos importantes, poi* e*se* servem </line>
<line> Re*. FSA, T*resin*, v. 20, n. 1, art. 13, p. 253-264, jan. 2*23 *ww4.fsanet.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rel*to *e Ex*eriência: As Ativid*des Lúdicas como P*rspectivas pa*a a Educação Ambi*ntal </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> para n*s *ar uma base e nos *ornecem con*eci*entos cien*ífic**. Porém, é com a prática que </line>
</par>
<par>
<line> e*taremos de *ato </line>
<line> co**cand* a "mão na massa" e *entando com se*sibilizar outros agentes </line>
</par>
<par>
<line> sociai*, para que mais id*ias sejam difundidas na sociedade. </line>
<line> A temática **bie**al atrelada aos níveis *sc**ares *stá associada aos temas </line>
<line> transversais de ensino (PCNs - Parâmetros Cur*ic*l*res *acionais), de ac*r*o com </line>
<line> Wenc*sla* e Silva (2017, p. 205), </line>
<line> Os Temas Transve*sais foram tomados na polític* curri*u*a*, desencade*da *m </line>
<line> finais dos anos 19*0, como mecan**mos inte*r*dores, inst*umen**s para superação </line>
<line> da f*a*mentação do conheciment* esc*lar, uma vez que, na sociedad* </line>
<line> cont*mporân*a globa*izada, esse conhecimento deveria ter nova configuração, </line>
<line> passando a ar*icular/combinar di*erente* ca*pos do *a**r. </line>
<line> O *eio *mbiente é um tema proposto pelos P*Ns, e, a *artir dess* doc*me*t*, </line>
<line> professores deveriam assoc*ar a *e*át*ca am**en*al com os dife*ente* *rogram*s </line>
</par>
<par>
<line> discip*in*res. Po*ém, é notório que muitos *r**essores sentem d*fic*ldades em e*plorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temática ambien*al *m s*as aulas, associando-a a *onteúdos *iológicos, *atemáticos, físicos, </line>
<line> histórico*, entr* outro*. Ten*o a natureza u* *spaço ba*tan*e propício par* se aplicar nova* </line>
</par>
<par>
<line> metodologia* de </line>
<line> ensi*o, cabe ao* *ocentes t*ntarem explorá-la da *elho* ma*e*ra, </line>
</par>
<par>
<line> pr*pi*iando com isso um p*ocesso ** ensi*o apren**zagem mais praz*ro*o e d*nâ*ico, </line>
</par>
<par>
<line> f*vor*cen*o a mediaç*o do *onhecimento, t*rna*do o discente u* se* mais participa*ivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cons*iente do seu p*p*l na sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> *o perceber que exis*em dif*culdades em ass*ciar a temática ambi**tal com *s </line>
</par>
<par>
<line> dis**plinas cur*icul*res, *s ativ*dades lúdi*as, e* esp*cial os jogos brinca*e*ras, *ode* * </line>
</par>
<par>
<line> faze* co* que *s </line>
<line> professo*es c*mecem * *dentr*r </line>
<line> os conteúd*s </line>
<line> ambi*ntai* d* *orma </line>
</par>
<par>
<line> prazerosa e ***âmic* em sua </line>
<line> dis**plina. Em su* </line>
<line> etimologia, lúdico *rigin*-se *e *udus, qu* </line>
</par>
<par>
<line> t** </line>
<line> como sign*ficado br*ncar assoc*ado à ideia </line>
<line> de jogo (ALMEIDA, 20*8). Ness* sentido, </line>
</par>
<par>
<line> M**hado (1*86, *. 28), nos diz que, "brinc*r aju*a a cr*ança a ajusta*-se *ão só no ambiente </line>
<line> f*sico, mas também ao **io social [...]". Friedman (*996, p. 64), e* relaç*o ao jogo, a*onta </line>
</par>
<par>
<line> que "o jogo o*erece uma impor**nte contribui*ão pa*a * *ese*v*l**men*o co***tivo, </line>
<line> dando </line>
</par>
<par>
<line> acess* a mais informações e tor**ndo mais rico o c*nteúdo do pen*amento in*antil; </line>
<line> p*ralelament*, o jogo consolida habilid*des já domina**s pelas crianças e a prá*ica desses em </line>
<line> novas situa*ões". </line>
<line> **mo um co*plemento dessas açõ*s lúdicas, os PCNs, com seu* temas transver*ais, </line>
</par>
<par>
<line> *ntre </line>
<line> el*s o meio ambient* e **úde, oferece* </line>
<line> assuntos de relevânc*a social e nacional, </line>
</par>
<par>
<line> podendo auxiliar as institui*õ*s </line>
<line> de ensino na co*strução de um* *d*ca*ão de **alidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> igualitári* pa*a todos (GUIMARÃES et al., 200*). A con*trução de um *ink ent*e * temática </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. *, art. 13, p. 253-26*, ja*. 2*23 www4.fs*net.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. *. *a*ares, R. L. Olive*ra, P. I. M. Santos, C. E. L. Santos </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> *mbi*ntal e ** atividades lúdicas, especific*men*e os jo*os e b*incad**r*s que favoreçam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reflexão da cultura c*r*oral, pode* fazer *o* que novo* c*nceitos s*jam constru*dos. </line>
</par>
<par>
<line> É prec*so envolv*r os alunos nas aulas d*s di****ntes dis*iplinas, prio*iza*do </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ludicidade que cada g*ade cu**icular pode oferecer, realiz*ndo atividades que forne**m uma </line>
<line> ma*or auto**m*a *o discente, pa*a que ess* consi*a *id*r *om difer**tes situações e* se* </line>
</par>
<par>
<line> cotidia*o. A junção das temáticas, meio *mbi*nte e j*g*s/b*incadeiras, pode*á *ropiciar </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> melhor apren**zado, al*m </line>
<line> de tudo, ***construir a </line>
<line> g*a**e di**cul*ade que o ser huma*o t*m </line>
</par>
<par>
<line> em se perce*er como parte i*tegrante da natureza, prio**zando u*a *ela*ão *armoniosa com </line>
<line> todas as espéc*es que compõem o espaço, construi*d*, assim, mel*ores relaç*es interpesso*is </line>
<line> pautadas ** respeito, solid*riedade, igualda*e e *enso *rítico aguçado. </line>
<line> As atividades *r*ticas, como jogos e brincadeiras, traba*hadas *e forma lúdica, *ã* </line>
</par>
<par>
<line> *erramentas im*or*antes </line>
<line> **r* a tomada d* sensibi*ização </line>
<line> amb*ental, j**tam*n*e por </line>
</par>
<par>
<line> propici*rem *m a*biente divertido, o**e a mediação do pro*esso de ensino ap*endizagem se </line>
</par>
<par>
<line> *orna ma*s </line>
<line> d*nâmica, favo*ecen*o, assim, uma boa re*aç*o </line>
<line> entre </line>
<line> professor e aluno (LIR*, </line>
</par>
<par>
<line> 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte dessa realidade, surge o seguinte questio*am*nt*: Como trabalhar a </line>
<line> temática </line>
</par>
<par>
<line> ambiental com au*ílio dos jo*os e bri**adeiras, priorizando um as*ec*o </line>
<line> lúdico? O pres*n*e </line>
</par>
<par>
<line> tra*al*o foi dese*volvid* a </line>
<line> partir de um *r*jeto de ex**nsão *o IFRN, Camp*s Macau, </line>
</par>
<par>
<line> den*m*nado "R*íze* Econscientes: Ed*cação Ambi*ntal para o m*nic*pio de Macau", o qual </line>
</par>
<par>
<line> tem como objetivo prop*rci*nar, através de atividades lúdicas, uma refle*ão sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *d*cação Am*i*ntal aos </line>
<line> *studantes da *scola Muni**pal Padr* J*ão Pe*ha Filho. Como </line>
</par>
<par>
<line> *bjetivos esp*cíficos, *emos: observar se no 8º ano "b" d* Ensino Fundament*l II * tr*balhada </line>
<line> a Educação A*bienta*; ob*er*ar *e eram empregadas práticas l*d*ca* no proce*so de </line>
<line> aprendizagem sob*e Ed*caç*o *mbiental; des*nv*lver e ap*icar as **ividade* l*dicas em uma </line>
<line> *erspectiva da Educaç** Ambiental; a*aliar, através *a perc*pçã* do professor, se o emprego </line>
<line> d* p*ática* lúd*cas no process* de a*rendizagem s*bre Ed**açã* A***enta* é si*n*fica*ivo. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> *nicia*mente foi realizada uma pesquisa bibliográ*ica s*br* a temática ambi*ntal e </line>
</par>
<par>
<line> a*ividad*s lú*ic*s. Para Fonseca (2002, </line>
<line> p. *2), "a pes*uisa bibliográfica é feita a partir </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> l*vantamento de referências teó*icas ** analisadas, e publicadas por me*os escritos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> eletrônicos, como livros, artigos cien*íficos". Os proc*dimen*os m*todo**gi*os a**tados pa*a </line>
</par>
<par>
<line> este tra*alho constituem-se de descrição e análise </line>
<line> de uma atividad* desenvolvid* * part*r de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 1, art. 13, p. 253-264, jan. 2023 </line>
<line> *ww4.fs**et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *elato ** Expe*iência: As Atividad*s Lúdicas com* Perspectivas para a Educação ***iental </line>
<line> 259 </line>
</par>
<par>
<line> u* *rojeto de extensão do IFRN, *a*pus Ma*au, "Raíze* Ec*nscientes: Educação Amb*ental </line>
<line> para o município de Macau" qu* tem por ob*etiv* *ropagar ações a*bientais pelas escolas da </line>
<line> cidad*. </line>
<line> Em uma das a*ões do projeto, real*zamos uma "Ginca*a A**iental" na Esco*a </line>
</par>
<par>
<line> Municipal Complexo *ducac*onal *e. João *enha Filho - Macau/RN. A </line>
<line> ati*i*ade lúdica foi </line>
</par>
<par>
<line> realiz*da com a turma do 8° ano do Ensino *un*amental, tur*o matut*no, composta por um </line>
<line> to*al ** 22 alunos. * pr*posta de tr*balha* com ferramentas lúdicas n* c*nt*xto ed*ca*ional </line>
</par>
<par>
<line> se ins*re </line>
<line> na dupla perspe**iva *e *laborar pr*pos*as para a mel*oria do processo de en*ino- </line>
</par>
<par>
<line> *prendizagem. </line>
<line> *ara a r*a*ização da prática pro*ost*, a turma foi orientada a se divi*ir em *ua*ro </line>
<line> grupo*, sendo cada g*upo identific*do *or u*a cor da col*ta *e*etiv* (azul, vermelho, verde e </line>
<line> amarel*), co*for*e pod*m*s visua*izar na Figu*a 1: </line>
<line> Figura * - Divisão *a *urma por eq**pes. </line>
</par>
<par>
<line> As ativida*es foram organizad*s pelos vol*ntá**os e coordenador do proje*o em </line>
<line> ques**o, na qual f*i *nf*tizada * i*por*ância dos jogos * brincadeiras para se trabalhar com os </line>
<line> *ema* relacionados ao meio a***ent* e cul*ura corporal. </line>
<line> An*e* de *dentrarmos à prática, elaboramos uma aula exp*s*tiva-dialogada para </line>
<line> explic*rmos alguns *once*tos *ue seriam necessários pa*a a com*reen*ão ao dec*rrer d*s </line>
<line> provas. Na *abe** 1 ind*camos a*g*ma* d*s ativ*dade* real*zadas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina **, v. 20, n. 1, *r*. 13, p. 253-264, ja*. 2023 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. *. N. Tavares, R. L. Oliveira, P. I. M. S*ntos, C. E. *. San*os </line>
<line> 260 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 1 - D*sc*ição das p*ovas da gincana. </line>
</par>
<par>
<line> *ome da atividade </line>
<line> Desc*ição </line>
</par>
<par>
<line> *ogo da m*mória </line>
<line> A ativida*e acontecia da seguinte m*neira: o **uno s*lec*onava a imagem de ** material, com isso, ele teria que *eleci*n*r o tempo estimado para a **composição d*sse resíduo. </line>
</par>
<par>
<line> Jogo da forca </line>
<line> Na tentativa de de*cobrir os c**hecimentos pr*vi** dos alunos, reali*amos um jogo da *o*ca, *om * *em*tica *ela*ion*da à Edu*ação **biental. </line>
</par>
<par>
<line> H*I* Am*iental </line>
<line> Tendo c*mo *ase *s princípios *a ginástica e do Treiname*to Interval*do de A*ta Intensid*d* (HIIT), as *quipes tiveram qu* r*vezar-se e recolher r*s*duos só*idos espa*hados em u* loca* *ete*mi*ado. * g**hadora da prova se*ia aquela equipe q*e coletou os r*síduos *om o menor t**po de degradação. </line>
</par>
<par>
<line> O process* de av*liaç*o foi c*nduz*do de forma pontual, *t*avés de obser**ções e </line>
</par>
<par>
<line> perc*pç*es (acerca dos *ome*t*s) e r**as de c*nversa com os alunos ao final de </line>
<line> c*da </line>
</par>
<par>
<line> atividade. *lém da* p*o*as da gincana am*ien**l, a *odo momento tentamos frisar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*ortância dos ass*ntos relaciona**s ao me*o ambiente, f*ze*do a relação co* as at*vidade* </line>
<line> propostas volta*as *ara as ativida*es lú**cas, *ando ênf*se também * impo**ânc*a de realizar </line>
<line> at*vidades físic** no dia a dia, *ue ajudam a nos reconhecermos *omo pa*te *nteg*ante do </line>
<line> mei* em q*e vivemos. O i*tuito dessa *incana não era ape*as de tra*alhar*os * *emática </line>
<line> ambient*l, m** tamb*m de fazermos c** que os alunos *ntendessem as relaçõ*s exis*entes </line>
<line> en*re o seu corp* e o espaço *o qual ele *stá inserid*. </line>
<line> 4 RES*LT*DOS E *ISCUSS*ES </line>
<line> E* *odo* p*ss*s em que a g*nca*a estava send* explicada, notávamos algumas </line>
<line> expressõe* corp*rais dos alunos, alguns eufóri*os, o***os bastante e*tusiasmados, talvez tudo </line>
<line> isso pelo fato de poderem particip*r de uma aula *om um *spec*o *in*mico e lúdico, a *ual </line>
<line> ultrap*ssou o* *uros d*s sala* de au*a, sendo esse, um ambiente ro*inei*o em seu p**cesso de </line>
<line> ensino e apre*diza*em. Sabemos *ue * realidade das escola* públicas é ba*tan*e com*licada </line>
</par>
<par>
<line> no sentido *e </line>
<line> *s professores estare* inov*ndo em suas m*todologias, t**to pela falta de </line>
</par>
<par>
<line> recursos q** pro*iciem isso, *omo *ambém pe*o discente *er </line>
<line> uma vasta ca*g* horári*, qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. *0, n. *, a*t. 1*, p. 253-264, ja*. 2023 </line>
<line> www4.*sa*et.c*m.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *elato de Experiência: As Atividades L*di**s co*o *erspectivas par* a Educaçã* Ambien*al </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> impossibilita, muitas vezes, de obter n*vos conhecimentos *cerca de determin*das </line>
<line> ferram*n*as q*e *ossam auxiliá-l*. </line>
</par>
<par>
<line> * pap*l p*inc*pal do espaço *sco*ar cons**tui-se e* *r*parar o </line>
<line> discente para as </line>
</par>
<par>
<line> diferentes ocasiões da vida. **ra isso, faz-*e nec*ssária * utilização de *iferente* </line>
<line> me*odo**gias e es*ratégia* *ara a efetivação do processo *e ensino e aprendi*agem, fazendo </line>
<line> uma lig*ção *o* conteúd*s abordados em sala de aula com ** v*vênci*s dos **unos (SILV* et </line>
<line> al., *009). Além disso, a ***or*ância d* se *rabal*ar com ajuda do* PCNs, **gando os *emas </line>
<line> transver*ais ** dif*r*nte* disciplinas é um fator que ajuda d* for*a s*ti*fatóri* * m**i*ção do </line>
<line> conhecime*to. </line>
</par>
<par>
<line> Percebemos </line>
<line> qu* d***r*n*es </line>
<line> disc*plinas, *omo Ciências, Geogr*fia, História </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Ma*emática podem adentrar o mundo d*s jogos e brincadeir*s, favorecendo u*a </line>
<line> *pr*ndizagem din*mica e significat*va. Quando le*amos a* proposta* *as atividades *a*a os </line>
</par>
<par>
<line> a*uno*, muitos fic**a* surpresos, d*vido estar*os a*s*ci*ndo conte**os volt*dos para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> di*ertimento, co*o os jogo* e br*nca*eiras, à t*mática ambiental. Porém, t*dos ficara* </line>
<line> bastante env*lv*dos com * realização da* prova*, enfat*za*do *ssim a *mportân**a de se </line>
<line> tr*balhar os co*teúdos relacionados ao *ei* ambient* com a a*uda da* dif*rentes di*cip*inas </line>
<line> da gra*e cu*ricu*a*. </line>
</par>
<par>
<line> Uti*i**mo* jogo*, </line>
<line> p**tic*s esporti**s e *lgumas brincadeira* q*e demons**aram s*r </line>
</par>
<par>
<line> bast**te favoráveis à medi*ção do proc*sso de ensi*o e aprendizage*. </line>
<line> C om * * s o, </line>
</par>
<par>
<line> observamos que as atividades lúd*ca* *xercem grande i*portâ*cia na fo*mação do ind*víduo, </line>
<line> conforme podemos p**c*ber na Fig*ra 2. </line>
<line> Figura 2 - C*rcuito ambien*al. </line>
</par>
<par>
<line> A lu*icidade é um acontec*mento q*e *ert*nce a todos os tempos, com*one*te da * </line>
</par>
<par>
<line> vida de t*do in*iví*uo, po*ém, também é um pro*lema que surge * deve *er observado </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. *0, n. *, art. 13, p. 253-264, j*n. 2023 **w*.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. Tavares, R. L. Ol*veir*, P. I. M. S*ntos, C. E. L. Santos </line>
<line> 262 </line>
</par>
<par>
<line> est*dado *omo um dos </line>
<line> parâmetros f*ndamentais da vi*a *ocial. Ela é </line>
<line> *udo *uanto *ive*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entr*tém o ser e </line>
<line> *nvolve </line>
<line> um a </line>
<line> ativa p*rticipação. Aplica-se ta*to a u* grupo como ao </line>
</par>
<par>
<line> ind*víduo (GROSS, 2007). As p*opostas lúd*c*s relac*onad*s Educaç*o Ambi*ntal vêm se à </line>
<line> m*strand* uma ótim* ferramenta de tra*alho *a form*ção docente, cons*derando-se o pr**er e </line>
<line> o divertiment* na atividade, além do fa*o de p*opi*iar o conhecimento por meio da diversão </line>
<line> (EVANGELISTA, 2008). O ponto c*ucial d* toda ess* p*oposta envolvendo ativ*da*es, como </line>
</par>
<par>
<line> *ogo/bri*cadei*a* e meio a**iente, foi uma *oda de con*e*sa entre *s voluntários, *lunos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coordenador, em **e, a*en*amos para impo**ância do indiv*duo se r*con*ecer co*o parte a </line>
<line> integrante do me*o em *ue vi*e, *epen*a*do *ssim algumas at*tudes que não sejam favor**ei* </line>
</par>
<par>
<line> ao desenv*lvime*to d* sua espécie, co*o tamb*m das </line>
<line> de*ais *ue </line>
<line> ha*itam o plane*a. A </line>
</par>
<par>
<line> *igura 3 no* mo*tra a cul*inância *a ginc*na. </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 3 - Roda d* con*ersa </line>
</par>
<par>
<line> *i*nte dos estudos que foram reali*ados para podermos el*bor*r todas as prop*stas </line>
</par>
<par>
<line> envolvendo a Educaçã* Am*iental e atividades l*dicas, percebemos o </line>
<line> *uão é prazeroso </line>
</par>
<par>
<line> tr*t*rmos desses t*ma* com os nossos *lu*os. </line>
<line> De acordo c*m *s p*opo*t**, ou*ros </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso*es puderam observar </line>
<line> a importâ*ci* de planej*rm*s atividades que fu*** d* </line>
</par>
<par>
<line> *etod*l*gias tr*di*ionai* que a*enas reprodu**m a *al* *o d*cente. É preci*o dar*os *ez e </line>
<line> vo* aos nossos alunos, pa*a que esse* consigam apre*der de forma satis*atória e *e to*nem </line>
<line> *ujeitos atuantes, críticos e particip*tivos na sociedade, reavaliando *titu*e* e práticas q*e </line>
<line> envol*em não *ó a su* espécie, ma* *odas que o circundam. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 20, n. 1, art. *3, p. 253-264, jan. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rela*o de Expe*i*n*ia: As Ativi*ade* Lúdi*as como Pers*ectivas p*r* a Educação Ambien*al </line>
<line> 263 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSI*ERAÇÕ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A pesqu*sa rea*iz*d* ev*den**o* * importância de *e trabalhar a Ed*cação A*biental </line>
<line> *o **paço escolar, em conjunto *om as atividades lúdica*, como j*go* e brincadeiras, e que </line>
</par>
<par>
<line> essa temática pode estar </line>
<line> relacionad* a *utras dis*ipl*nas, *omo Ci*n*ia*, Matemá*ica, </line>
</par>
<par>
<line> Geografia, História, *duc*ção F**ica. Foi bas*ante *ert*nen*e tratarmos so*re esses </line>
<line> assuntos </line>
</par>
<par>
<line> c*m *s alunos, visto que ainda pod*mos constru*r melhor*s **nceit*s em r*lações às práticas </line>
</par>
<par>
<line> *ue fa**m parte d* **ssa vida. A </line>
<line> qu*stã* não é deixar *e consumir determi*ados </line>
<line> recursos </line>
</par>
<par>
<line> naturais, m*s sim </line>
<line> poder utilizá-*o* pensando não somente no f*turo da nossa es*écie, *as </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém na* demais que habi*am o meio. </line>
<line> Trabalhar a Educa**o *m*i*ntal em conj*nto c** *s ati*idades l*dicas f*i uma </line>
</par>
<par>
<line> m*todo*ogia *u* ger*u um* grande participação por parte dos **unos. Alguns </line>
<line> assuntos </line>
</par>
<par>
<line> rel**ionados à </line>
<line> temática ambiental são bastante teóricos </line>
<line> e cabe *o *rof*ssor utilizar </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas qu* possam auxi*iá-lo </line>
<line> *e form* ma** dinâmi*a, priori*and* um p*ocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*si*o- aprendizage* *ais prazeroso. </line>
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<line> D* acordo com os resultados expost*s, percebe*os que </line>
<line> alcançamos o obj*tivo *e*** </line>
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<line> pesquisa, a qual tin*a como in*uito ass*ciar a tem*ti*a ambien*al co* as práticas lúd*cas, </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do **scunho ou na revi*ão c*íti*a do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na apro*ação da ver**o final do ma*uscri**. </line>
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