<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 2, p. 35-58, fev. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.2.2
</line>
</par><par>
<line>
A Tem*tica Competências nos Estudos O*g*nizacion*is: *ma Rev**ão Integrativ*
</line>
<line>
*he Competen*ies\ Theme in *rgan*z*tional St*dies: An Integ**tive *eview
</line>
</par><par>
<line>
Leo*ard* Alexa*d*ino de A*meida
</line>
<line>
Doutorando do *ro*rama de Pós-Grad***ão em Admi*istração da Uni*ersidade *ederal do Es*írito Santo
</line>
<line>
Mest*ad* Profissional e* Gestão e A*al*ação da E**cação P*bl*ca pela Univ*r**dade Fed*ral de Juiz de For*
</line>
<line>
A*ministra*or na Univer*idade Federal de J*iz d* Fora
</line>
<line>
E-mail: ad*leo*ar*oufj*@gmail.com
</line>
<line>
*ôn*c* de Fatima *ian*o
</line>
<line>
Doutora em En*enharia (Engenharia de Produçã*) pela Universid*d* d* S*o P*ulo
</line>
<line>
P*ofe**ora do Programa d* P*s-Gra*uação em Ad*inistra**o *a Universidade Federal *o Espí*i*o Santo
</line>
<line>
E-m**l: *ofb*anco@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o: Leonar*o Alexa*drino de A*meid*
</line>
<line>
Editor-Ch*fe: Dr. Ton*y Kerl*y de Alenc**
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade
</line>
<line>
Federal de *uiz *e *ora - Campus
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
G*vernad*r Valad**es - R. Sã* Paulo, 745 - Centro,
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 3*010-18* *overnador Valadares/MG, B*asil.
</line>
<line>
Art*go recebido em 01/12/2022. Ú*tima v*r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Mônica d* Fat*m* Bia*co
</line>
<line>
recebida e* 15/12/2022. Aprovado em *6/12/2022.
</line>
</par><par>
<line>
U*ive*s*dade F*deral do Espírito Sa*to - Av. Ferna*do
</line>
</par><par>
<line>
**rrari, 5*4 - Goia*eiras, *E*: 2907*-910. Vitória - ES,
</line>
<line>
Ava*iad* pelo sistema Tr*ple Review: Desk R*v**w a)
</line>
</par><par>
<line>
*rasil
</line>
<line>
pel* Editor-Chef*; e b) D*uble Blind R*view
</line>
<line>
(avali*ção cega por dois avaliadore* da *re*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisão: Gramatical, Normati*a
</line>
<line>
e de
</line>
<line>
F*rma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Almeida, M. F. Bianco
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
C om
</line>
<line>
* obj*tivo de an*lisar como a temática das comp*tências é **ordada nos estudos
</line>
</par><par>
<line>
organizac*o**is, *ealizou-** uma *ev*s** integrat*va de l*teratur*, utilizando *s *ases de *ados
</line>
<line>
Web of Science e Scop*s. *o*am analisad*s 126 artigos, cl*s**f*c**os em três eix*s de análise,
</line>
<line>
são el*s: a *ógic* das comp*tências p*ra o des*nvolvimento de pessoas, competências
</line>
</par><par>
<line>
**sociadas às
</line>
<line>
cat*gorias profissionais, e t*m*s recorr*ntes e
</line>
<line>
eme*g*n*es envolvendo
</line>
</par><par>
<line>
competências. O*servou-s* a *revalência de estud*s quant*t*tivos
</line>
<line>
em organizações pr*vad*s
</line>
</par><par>
<line>
sob influ*nc*a
</line>
<line>
das
</line>
<line>
corre*tes teóric*s ameri*a*a, i**les*,
</line>
<line>
f*a**esa e in*egr*d**a. A p*ofi*s*o
</line>
</par><par>
<line>
doc*nte t*ve maior at*n**o das pe*quisa* relaci**a*as à educaç*o e a de médico no contexto
</line>
</par><par>
<line>
*a saúde. As competências empreende*oras e
</line>
<line>
as competências de ge*tão estão entre as
</line>
</par><par>
<line>
temáticas reco*rente*, enquanto a interdisc*plinarid*de e *ompet*n*ias s*cioambientais entre
</line>
</par><par>
<line>
o* *ema* emergente*. O estudo apre*enta um panorama das publicações sobr* * temática
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aponta *aminhos para futura* pesqu*sas.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chav*: Competências. Desenvolvimen*o de Com*etê*cias. Revisão Integrat*va.
</line>
<line>
Revi*ão Sistemá*ica.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
Aim*ng to *nalyz* how the topic of compet*ncies is addressed *n o*ganizationa* studies, an
</line>
<line>
integrat*ve literatu*e review was ca*ried out using *he Web of Science an* *copus databa*es.
</line>
<line>
126 articl*s were analyzed, class*f*ed in t*r*e axes of analysis: the *ogic of co*petencies for
</line>
<line>
the *eve*o**ent of people, co*peten*ies assoc*ated to *rofessional categori*s, a*d *ecu*rent
</line>
<line>
and e*erging themes in*ol*ing c*mpetencies. *t w*s obs*rved the *re*alence of quant**ative
</line>
</par><par>
<line>
st**ies in private *r*anization* und*r t** influence of Ame*i*an, English, French
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
int*grating the*retical curr*nts. The t*aching pro*es*ion *eceiv*d more attent*on fro*
</line>
<line>
research related t* educ*ti*n an* that of a doc*or in th* cont*x* of health. En*r*pr*n*uria*
</line>
<line>
skills an* manageme*t skill* are among *he recurrent themes, wh*le interdi*ciplina*ity and
</line>
<line>
socio-environm**tal skills a*e among t*e emerging themes. The study present* an overvie*
</line>
<line>
of the **bl*cations on the *heme an* **ints t* avenues *or future researc*.
</line>
<line>
Keyw*r*s: Compe*e*ci*s. De*elop*e*t of Competencies. Integrative R*view. Systemat**
</line>
<line>
Review.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 2, *rt. 2, *. 35-58, f**. 2*23
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Temátic* Co*petências nos Estudos Org*niz*cionai*: Uma Revisão *ntegrativ*
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A n*ção de *ompetência tem sido discutida *m
</line>
<line>
dife**ntes áreas d* pesqu*s** *o*o
</line>
</par><par>
<line>
*duca*ã*, Psico*ogia e Admin*str*çã* (*ALMAN; GANI*; SALEEM, 2020). Desde os
</line>
<line>
estudos se*in*is *e McClelland (1973) e Boyatzis (*982) até publ*cações mais recentes
</line>
<line>
(*C*AR*NEY; *URPHY; MCCA*TH*, 202*; P**ZYTEK, 2021) pes*u*sadores do
</line>
<line>
campo dos *studos organizacio*ai* b*scam fo*mas *e definir, **en*i*icar e dese*v*lver
</line>
<line>
competência*. A ne*****dade de *primorar a compreensã* sobre competências e seu
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim**to nos dife**n*es
</line>
<line>
cont*xtos aco*pa*ha u* c**junto *e *ransfo**ações
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
v*m se concretizando na*
</line>
<line>
organizaç**s e *a *oci*dade (LESTER; KONIO*AKI; RELIG*,
</line>
</par><par>
<line>
2018; *ARIFIAN, 201*). *lgumas dess*s transform*ções são: a s*par*çã* e*tr*
</line>
<line>
planejamento e **e*ução do trabal*o, * *assifi*ação *a pr*dução e *o con**m*, a migração
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
produ**o para regiões menos *esenvo*vi*as durant* o pós-Guerra e a i*trodução
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*isseminaçã* d* no*as
</line>
<line>
f*rmas de g*stão *o trabalho co** o **stema j*st-in-time
</line>
</par><par>
<line>
(NASCIME*TO;
</line>
<line>
BIA*CO, 2*17). Mais rec*nteme*t* a v**ocid*de da evolução das
</line>
</par><par>
<line>
Tec*olo*ias de Informa*ã* e Co*unic**ão (TIC) tem f*menta** o sur**mento de *o*os
</line>
<line>
*o*elos de negócios, pri*cipalmente por m**o *e pla*af*rma* di*itais, acele*an*o o *roces*o
</line>
<line>
de ***xibiliz*ção das rel*çõe* de trabalho e consequentemente o processo de p*ecar*zação que
</line>
<line>
vem sendo discutid* como "uberização" ou "gi* economy" (FRANCO; FERRA*, 2019;
</line>
<line>
VAC*AVIK; OLTRAMARI; RO*HA-**-OLIVEI*A, *021; VA*LAS; SCH*R, 2020;
</line>
<line>
WO*DC*C*; G*AHAM, *020). Dest*cam-*e, *inda, * agregação das po*síveis
</line>
<line>
transf*rmaç**s no m**d* do t**balho d*c*rrente* da pandemia de Co*id-*9 (ST*KE*;
</line>
</par><par>
<line>
GARR*TS*N; LAMMERS, 2022; VYAS, 2022). O ambien*e de **a*alho,
</line>
<line>
mais integ*a*o,
</line>
</par><par>
<line>
dinâmic* *
</line>
<line>
global exige do t*abalhador c*pacidade de lid** com dif*re*t*s sit*ações,
</line>
</par><par>
<line>
e*vo*v*ndo ref*exão, planejament*, execuç**, avalia**o e pr*ncipalmen*e *nteraçã*,
</line>
<line>
presencia* ou não. Por*an*o, é requer*do do tra*alha*o* o *esenvol*imento de c*mpet*ncias
</line>
</par><par>
<line>
profissionais para lid*r com os acon*ec*men*os o*
</line>
<line>
eventos s*ngula*es
</line>
<line>
(DU*RIVE, 2016,
</line>
</par><par>
<line>
2019; LE BOTERF, 2003; ZARIF*A*, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Na admin*stração, diferen*es cor**ntes *eóricas vêm con*rib*indo p**a se compreender
</line>
<line>
o* asp*ctos re**cionados à c*mpetência, *roporcionand* u* instigante *eba*e **mo mostr*m
</line>
<line>
diversas public*ções (AMARO, *020; M*CA*TNE*; MURPHY; MCCAR*HY, 2**0;
</line>
</par><par>
<line>
PO*ZYTEK, 2021; SALM*N; GANIE; *ALEE*,
</line>
<line>
2020; S*N**ERG, 2000). Embora
</line>
</par><par>
<line>
muitos pesquisadores tenh*m se debru*ado sobr* essa *emática, o*s*rva-*e a necess*dade de
</line>
</par><par>
<line>
*on*inui**de
</line>
<line>
d* pesquisa (MO*AIS; M*RT**S-SILV*, 2*18; SALMAN; *AN*E;
</line>
</par><par>
<line>
SALEEM, 2020). Assim, este artigo tem como objet**o *nalisar c*m* a
</line>
<line>
tem*tica das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 2, *rt. 2, p. *5-*8, fe*. *0*3 www4.fsanet.co*.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. A**e*da, *. F. *ianco
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
*omp*t*nci*s é ab*rdada no* estud*s organizacionais, po* meio de uma rev*são inte*rativa de
</line>
<line>
lit*ratura. A e*aboraçã* dessa r**isão foi motiva*a pe*a necessid*de de aprofundar *s
</line>
</par><par>
<line>
conhecime*tos so**e a temática e identificar lacunas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pesquisa a serem e**lora*as.
</line>
</par><par>
<line>
C*nsi*erando o objetivo proposto, d*finiu-*e a seguinte questão de pesquisa: Com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
te*át*ca d*s co*petênci*s tem sido aborda** em pu***cações *ecentes no ca**o d*s estudos
</line>
<line>
or*anizaciona*s? A partir dessa *uestão, buscou-s* identific*r cor*entes teórica* que
</line>
</par><par>
<line>
influ*nci*m os estudos; *s conceito* de competência *tilizad*s; e
</line>
<line>
c*minhos para futuras
</line>
</par><par>
<line>
*esquis*s.
</line>
</par><par>
<line>
N* *am*o dos es*ud*s organizaci*nai*, os tipos
</line>
<line>
de revisão **is comuns são
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
narra*iv* e a sistemática, sendo qu* a publ*cação de *rt*gos de revisão *is*emática apresenta
</line>
<line>
franco cresc*mento. *oré*, a *eces**dade d* a*ua*ização dos e**udos, a variedade de te*as *
</line>
<line>
serem explorados e a u*i*idade para pesquisad**e* e *raticant** deman*am produção de *ov*s
</line>
<line>
revisõ*s desse tip* (BRIN*R; DENYER; ROUSSEAU, 2009; MENDES-DA-SILVA, 2019;
</line>
</par><par>
<line>
WILLIAMS et *l., 2*21). Re*isões *e*entes
</line>
<line>
ab*rd*m competências es*ecífic**
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
gerenciais * d* suste*tabilidade (F*EITAS; ODEL*US,
</line>
<line>
201*; KUZMA; DO*IVEIRA;
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, 2017), *imi*a*do * análise de t*a*alhos pu*licados até 2015 ou a e*olução história do
</line>
<line>
tema (*AL*AN; G*NI*; SALEEM, 202*). Esta pesq*isa c*ntribui para o avanço *o ca*po
</line>
</par><par>
<line>
teórico apresen*an*o uma clas*if*cação
</line>
<line>
da
</line>
<line>
produção recente *obre a *emática
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
competências nos estu*os organizaci*n*is *dentificando di*er*ntes form*s d* abordagem,
</line>
<line>
cor*ente* *e**icas e a relação com temas em*rgentes.
</line>
<line>
2 REFER*NCIALTEÓRICO
</line>
<line>
2.1 A noção de comp*tê*cias em d*ferentes perspectivas teórica*
</line>
</par><par>
<line>
De acor*o co* Sandbe** (200*), o proble*a *e ident*fi*ar o *ue constit*i
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comp*t*nc*a no *rabalho é uma que*tão colocada de*de
</line>
<line>
os primórdios da
</line>
<line>
admini*t*açã*
</line>
</par><par>
<line>
cientí*ica. *esmo *ão utili*ando o te*m* que seria disseminado posterio*me*t*, Tay*or
</line>
</par><par>
<line>
propôs aprim*rar as compet*nc*a* do*
</line>
<line>
tra*alh**or*s a partir
</line>
<line>
*o es*udo dos tempos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mov*mentos (SANDBERG, 2000). A d**seminaçã* do termo a part*r de ***balhos c*mo *s de
</line>
<line>
McClelland (197*) e Boyat*is (1982) e as *ont*ibu*çõ*s de dif*rent*s áreas do conheci*ento
</line>
</par><par>
<line>
para a discussã* sobre c*mpetê*cias
</line>
<line>
propiciaram o
</line>
<line>
su*gimento de
</line>
<line>
diferentes abord*gens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nív*is
</line>
<line>
de análise sobr* a temática, in*lui*do
</line>
<line>
d*scu*sões no
</line>
<line>
nív** individual, co*etivo,
</line>
</par><par>
<line>
organizacional e *nterorgan**aci*nal (GRAS*ER; LOUFRAN*-FE*IDA; OIR*,
</line>
<line>
2021). No
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, art. 2, p. 35-58, fev. 2*23 www*.f**ne*.com.*r/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Temática Com*etê**ias nos Estudos Organizacionais: Uma *evisão Integrativ*
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
campo dos *studos org*nizacionais, *i*eratura a*onta **ntrib*i*ões de *ma abordagem a
</line>
<line>
racional*s*a ** **ntra*osição à abordagem *nterpr*ta*iva (SANDBERG, 2000; S*NDBE*G;
</line>
</par><par>
<line>
*INNINGTON, 2009), a abordag*m
</line>
<line>
a*ericana *m c**tra*osição às abordagens eu*opei*s
</line>
</par><par>
<line>
(*RASSER; LOUFRANI-FEDI*A; OIRY, *021), o* ainda a exis*ê*ci* *e cor*ent*s teóricas
</line>
<line>
americana, inglesa, frances* e int*gradora na ár*a da Ad*inistração (BR**DÃ*; BORGES-
</line>
</par><par>
<line>
ANDRAD*, 2007; FLEURY; FLE*RY, 2001; MORAIS; MELO; BIANCO,
</line>
<line>
2*15;
</line>
</par><par>
<line>
SA**ES; VILLARDI, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
A partir de u*a *ers*ectiv* racionalista,
</line>
<line>
autores a*inhados à *hamada
</line>
<line>
corrente
</line>
</par><par>
<line>
am**icana, sint*tizam competências
</line>
<line>
como um conjunto *e conhecimentos,
</line>
<line>
habilida*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
atitudes (C.H.A.) ineren*es ao indivíduo e que pr*picia *
</line>
<line>
desempenho s*p*r*** na e*ecu*ão
</line>
</par><par>
<line>
de tar*fas (DE VOS; DE HAUW; WILLEMSE, 2015; LIANG et al., 2018; LI*NG;
</line>
<line>
*OWARD; LEGGAT, 2017; NUMM*NE* et al., 2016; SALLES; VILLARDI, 20**; WU et
</line>
</par><par>
<line>
al., ****). N* abord*g*m am*ricana, conce**o de o
</line>
<line>
comp*tência
</line>
<line>
*stá rel*ci*nado à ideia de
</line>
</par><par>
<line>
*argo ou posto de trabalh* (GRASS*R; L*UFRANI-FEDIDA; OI*Y, 2021). Al*n*ados c*m
</line>
<line>
os precursore* desta corrente (BOYATZIS, 1982; MCCLEL*AND, 1*73; SP*NCER;
</line>
</par><par>
<line>
S*ENC*R, 1993), algum*s public*çõ*s enfatizam a
</line>
<line>
compet*ncia como uma caracterís*ica
</line>
</par><par>
<line>
**bjacente do* ind*vídu*s (C*U*G; *HEN, *0*9; ESSER et al., 2*18; PELTONEN, 2**5)
</line>
<line>
que p*ssi**lita desemp*nho super*or no trabalho (K*MUSOKO; *INGUR*, 2019; SUVEDI;
</line>
</par><par>
<line>
GHIMIRE; CHANNA, *0**). Assim, pod*-se afi*mar que, n*
</line>
<line>
pers*e*tiva da
</line>
<line>
corrente
</line>
</par><par>
<line>
americana, a *om***ência é um conjunto d* conhecimentos, habi*i*ades e at*tudes i*erent*s
</line>
<line>
**s i*divíduo* que pos*ibilita o des*mpen** *uperio* nas atividades de d*termina*o cargo ou
</line>
<line>
traba*ho.
</line>
<line>
Na p*r**ectiva da corren*e ingl*s*, a competência é *efinid* como um co*portamento
</line>
</par><par>
<line>
indiv*dual
</line>
<line>
abrangente que inclui *onhecimento, valores, habil*dades
</line>
<line>
e resulta*os de um
</line>
</par><par>
<line>
*ndivíd*o vi*culados às nec*ssid*d*s de merc*do (CHA; MAYTORENA-SANC*E*, 2019;
</line>
</par><par>
<line>
FO*STEN-*ST*KAINEN; HEILMANN, *018;
</line>
<line>
UBEDA; SANTOS; NA*ANO, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Assim c*mo * corrente americana, a c*rrente i*gles* c*nsidera *
</line>
<line>
compe*ênc*a como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
característ*c* su*jacente d*s ind*víduo*, vinculada aos cargos
</line>
<line>
ou p*st*s de trabalh*. A*guns
</line>
</par><par>
<line>
*studos *po*tam
</line>
<line>
*ara uma flexibiliz*ção da
</line>
<line>
noção de com*etência disse*inada na
</line>
<line>
corrent*
</line>
</par><par>
<line>
inglesa, busca*d* ampliar a possi*ilidade de a*lic*ção
</line>
<line>
dos mod*los d**envolvidos nos
</line>
</par><par>
<line>
contexto* de trabalh* (LESTE*; *ONIO*AKI; RELIGA, 201*; LESTER; RELIGA, *017).
</line>
</par><par>
<line>
A corrente francesa desenvol*eu-se a partir
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ma concepção diferente, definindo
</line>
</par><par>
<line>
competênc** com* * combinação de conheci*en**s, de s*ber fazer, de experiências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos
</line>
<line>
exercidos em determina*o c*n*ext* e que podem ser *e*ificados *as
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 2, art. 2, p. 35-58, *ev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. A*m*i*a, M. F. Bianco
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
s*tuações singulare* de trabalho (**RRÊA et a*., 2*19). Sua mate*iali**ção somente ocorre
</line>
<line>
c*m * ação inteligente e conte*tua*izada por meio da qual o tra*alha*or reso*ve os im*asses,
</line>
<line>
alcança os objetivos e agrega valor ao negócio a partir da inter*ção entre recursos *essoai* e
</line>
<line>
a*bient*i* *ob*liz*dos. Alinhado à corrente francesa, *urri*e (2016) argu*ent* qu* a *oção
</line>
</par><par>
<line>
da competência, em subst*tui*ã* à d* qual**ic*ção, permitiu *ma
</line>
<line>
re**ientaç*o
</line>
<line>
de t odo* os
</line>
</par><par>
<line>
*nvolv*dos nas situações de tr*b**ho, de forma que o d*scu*so gerenci*l se afasta
</line>
</par><par>
<line>
progressivam*nt*
</line>
<line>
do *aradigma taylorista, p*ra o qual o *rabalho de*e ser separado entre
</line>
</par><par>
<line>
pessoas qu* pens*m e pes*oas *ue executam t**efas (DUR*IVE, *016, 2019; ZARIF*AN,
</line>
</par><par>
<line>
2012). É possív*l identifica* três ca*acterís**cas espec*ficas que diferem o
</line>
<line>
e*tend*me*t* de
</line>
</par><par>
<line>
co*pe*ência da corrente *rances* *m rel*ção ao q** é predominante *a a*eri*an* e ing*esa:
</line>
<line>
*omp*tência en*olv* mobilização; d*pen*e de um context* es*ecífico e; é inde*endente d*
</line>
</par><par>
<line>
uma lógica de *a*go
</line>
<line>
ou posto de t*abalho (AGUILAR; DE S*UZA, 20*9; ALCIVAR DE
</line>
</par><par>
<line>
GIL*ERT; LEÓN RODRÍGUEZ; N** SILVER*O, 201*; *ATISTA; CAN*ADO, 2*17;
</line>
</par><par>
<line>
L*MA; ARA*ÃO; GUIMARÃ*S, 20*6; SA*LES; VILLARDI, 2017;
</line>
<line>
YA*A*AKI;
</line>
</par><par>
<line>
*OYA**; PUTR*NT*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
A corrente *nte*rador* *grega *omponentes *os con*eito* j* *presentados. Os a***res
</line>
</par><par>
<line>
a*inhados a **ta corrent* argumentam que a co*petên*ia *s*á relac*o**da ao
</line>
<line>
conh*cimento
</line>
</par><par>
<line>
a*quirido, à a*ticulação a partir das
</line>
<line>
habil*dades *esenvolv**as no d*a d*a e à entrega de a
</line>
</par><par>
<line>
res*ltad*s (ALM*IDA; BORINI; SO*ZA, *018; DEMSSIE et al., 2*19; KATUUK;
</line>
<line>
PASANDA**N; SENDOUW, 2019; MEDI*A; MEDINA, *015; MO*TEZANO;
</line>
</par><par>
<line>
AM*RAL JUNIOR; ISID*O-FILHO, 2017; NEV** et al., 2017). Algu*s
</line>
<line>
est*d** apo*t*m
</line>
</par><par>
<line>
**ra u*a fl***bilização do mod*lo de
</line>
<line>
competência
</line>
<line>
disse**nado na corrent* inglesa
</line>
</par><par>
<line>
(LEST*R; KONIOTA*I; RELIG*, 2018; LESTER; *ELIGA, 2017).
</line>
<line>
Estas diferen*es abordagen* *presentadas influenc*am o debate sobre competê*cia*.
</line>
</par><par>
<line>
*usca-se, *or meio desta revisã*, identificar como esse d*bate tem se
</line>
<line>
dese*vol*ido nos
</line>
</par><par>
<line>
*studos organiz*c**nais a fim de *ontribuir com os prat*cantes e pesquisadores, apresentando
</line>
<line>
uma síntes* d*s achados recen*es e indicand* *o*sí*eis c**inhos para futuras pe*qu*sas.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Realizo*-se um* revisão int*grativ* d* literatura. A revisão integra*iv* é
</line>
<line>
um t i po de
</line>
</par><par>
</page><line>
re*is*o *istemáti*a (SOUZA; SILVA; **RVALH*, *0*0) que melhora * qualidade geral do
</line>
<line>
estud* p*r me*o de um **ocedimento transparente e de f*cil *eprod*ção (T*ANFIE**;
</line>
<line>
D*NYER; SMART, 2003), possibilita retratar * e*tado da ar*e de ma*e*ra ampla *e*tro do
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, *. 20, n. 2, art. 2, *. 35-58, fev. 2*23 www4.fsanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *emática *ompetências *os E*tu*os Organizacionais: U*a Revi**o Integrativa
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
período del*mitado, oferecer um panor**a integ*ado do t**a * i*entificar la*unas ser*m a
</line>
<line>
exp*o*ad*s *m pesqui**s futuras (SOUZA; *IL*A; CARVAL*O, 2010; WHITTEMORE;
</line>
</par><par>
<line>
KNAFL, 2005; *ILL*AMS et *l., *02*). Considerou-se pa*a *scolha da e*tratégia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p**quisa a *econhec*** aplicabilid*d* *ess* *ipo *e revisão
</line>
<line>
nos est*do* organizaci*nais
</line>
</par><par>
<line>
(BOTELHO; C*NHA; MACEDO, 2011; MENDES-DA-S**VA, 2019; *I*LIA*S e* al.,
</line>
</par><par>
<line>
2021) e sua contribuição ta*to para o desenvolvimento teóri*o *omo para p*ática
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistração (BR*NER; DENYER; R**SSEAU, 2009). Bote*ho, Cunha e Macedo (*01*)
</line>
<line>
apre*entam uma proposta em seis eta*a* para elaboração de revisão integrati*a nos e*tudos
</line>
<line>
organiz*c**nais, esta foi u*il*zada p**a * desenvol*imento d*ste trabal*o. A Figu** 1 si*t*tiza
</line>
<line>
os proce*ime*to* realizados confor** etapas propostas.
</line>
<line>
*igura 1 - Etapas da *evisão integ*ativa
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: Adaptado de *otel*o, Cunha e Macedo (2*11).
</line>
<line>
* opção pelas bases Web of Scie*ce e Sco*us considerou o fato de abarcarem
</line>
<line>
periódicos *nt*rn*cionais da área de Administração com alto f*tor de impa*to. Como **itérios
</line>
</par><par>
<line>
de inclusão foram *on*iderados:
</line>
<line>
1. art*g*s cie*tí*icos teór*cos ou e*píricos do ca*p*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
Estud** Orga*izacionai*;
</line>
<line>
2. disponív*i* em por*ugu*s, inglês ou espan*ol; 3. public*dos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir *o an* de 2015 até a dada de realização das busca* nas *ases
</line>
<line>
de dados, em maio de
</line>
</par><par>
<line>
2020; 4. disponíveis em *cesso abe*t*
</line>
<line>
ou por me*o *a plataf*rma Periódic*s CAPES que
</line>
</par><par>
<line>
**sponibi*i*a aos *esquisadore* algumas publ*cações d* acesso
</line>
<line>
pago; abordar 5.
</line>
<line>
pelo m*nos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 20, *. 2, art. 2, p. 35-58, fev. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.*om.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Almeida, M. F. Bianco
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
*os *eguinte* temas de interesse da p*squ*sa: g*s*ão de/por comp*tê*cias; com*etênci**
</line>
</par><par>
<line>
individ*a*s; competênc*as coletivas; competê**ias profiss*onais;
</line>
<line>
desenvo*vimen*o de
</line>
</par><par>
<line>
*ompetências. Como critéri*s *e excl*são *oram definido*: 1. ou*ros tipos
</line>
<line>
de p*blica**es
</line>
</par><par>
<line>
d*s***ívei* em p*r*ódic*s como editoriais * resen*as que não se configurem como artigo
</line>
</par><par>
<line>
teórico
</line>
<line>
*u
</line>
<line>
emp*ri*o; 2. não ter versã* dispon*vel em p*rtu*uê*, inglês ou espanhol;
</line>
<line>
3.
</line>
</par><par>
<line>
*ublic*ção anterior a 2015;
</line>
<line>
4. impossibilidade d* acesso publicação completa; 5. n*o à
</line>
</par><par>
<line>
ab**dar nenhum dos temas de interes*e da pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Foram realizadas buscas nas bases de d*dos, observand* os cri*éri*s de i**lu*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**clusão. A *tring de b*sca foi aplicada na base Web of Science nos tópicos, que inc*uem o
</line>
<line>
resumo, a* *alav*as-chave do aut*r e Keywords Plus. Na base Scopus, a b*sca fo* *ealizada n*
</line>
</par><par>
<line>
títu*o, resu** e pal*vras-chave. Em ambas *s
</line>
<line>
bases, a
</line>
<line>
stri*g utilizada foi: "professional
</line>
</par><par>
<line>
***lls" OR "profe**ional competenc*"
</line>
<line>
OR "collec*i*e skil*s" OR "coll*ct*ve competenc*" OR
</line>
</par><par>
<line>
"individ*al skills" OR "individual competen**" OR "skills *anag**ent" OR "competen**
</line>
<line>
development". O operador boolean* "OR" foi util*zado para incluir t*abalhos que con*iv**sem
</line>
<line>
pelo menos *m dos termos nos campo* pesqu*sado*. O símb*lo "*" foi utilizado para in*l*ir o
</line>
</par><par>
<line>
descritor com dif*rentes sufixos, como "competen*y" e "*ompetencie*".
</line>
<line>
Foram a*licados
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
filtros d* id**ma, ano
</line>
<line>
de p*bl*cação, tipo *e docu*ento e área de pesquisa. Na W*b *f
</line>
</par><par>
<line>
S*ience, * ár*a de
</line>
<line>
pesquis* foi business
</line>
<line>
econ**ics, *a *copus, Busi*ess, *anagement a*d
</line>
</par><par>
<line>
Accounting. Em ambas *s
</line>
<line>
ba*es, o filtro
</line>
<line>
de *dioma *n*luiu português, inglê* e es*anhol e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
filtro de ano incluiu *015, 2*16, *017, 2018, *019, 2020. Os r*sultados das b*sc*s re*ornaram
</line>
<line>
99* do*u*ento*, 370 da base Web of Science e 62* da *ase *copu*. O* dados d*sponíveis d*s
</line>
</par><par>
<line>
artigos *ré-selec*o*ados nessa*
</line>
<line>
*ases foram bai*ados
</line>
<line>
em formato CSV * organizad*s em
</line>
</par><par>
<line>
**anilhas do Microsoft Exc*l 2016. Fo**m identif*c*da* duplic*d*des (*93) e dois artigo*
</line>
<line>
disponíveis apenas em russo, restando *98 a*tigos.
</line>
<line>
Os artigos que pa***ram *elo f*ltro inicial fo*a* su*metidos à leitura atenta do título,
</line>
</par><par>
<line>
resumo e
</line>
<line>
pa*a*ras-chave,
</line>
<line>
observando-se os c*itérios de i*clus*o
</line>
<line>
e d* exclusão. Desse
</line>
</par><par>
<line>
processo,
</line>
<line>
*oram s*leci*nados 13* artig*s. Três
</line>
<line>
arti*os n** esta*am disp*n*ve*s *ara le*tura
</line>
</par><par>
<line>
*nteg*al e foram excluídos da **visão. *s*im, foram sele*ionados
</line>
<line>
*28 artigos p*ra leitura
</line>
</par><par>
<line>
*ompleta. Após a leitura dos *extos c*mpl*tos, 2 tra*alhos *or*m excluíd*s da revisão por *ão
</line>
</par><par>
<line>
se adequarem aos cr*téri*s de
</line>
<line>
inc*usão (CAMERAN; CA*PA, 2016; VUKOMANOVI;
</line>
</par><par>
<line>
YOUNG; *UYNINK, **16). A F*gur* 2 apresenta uma s**tese do processo de seleção dos
</line>
<line>
*rabal*o* e o resultado em cada eta**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 2, art. 2, p. 35-58, fev. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A **mática Compet*nc**s nos Estudos Org*nizacionais: U*a *ev*sã* *nt*grat*va
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 2 - Res*mo do **sultado d* p*sq*isa após aplic*çã* dos *iltros
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado pelos autores.
</line>
<line>
S*guindo a rec*menda*ão de Botelh*, C*nha e Ma*edo (2011), foi elabo*a*a uma
</line>
</par><par>
<line>
matriz de sínte*e *ue busc*va identi*icar em ca*a tra**lho: *bj*tiv*, a **ordagem (se o
</line>
<line>
quali*ativo, quantitati*o ou métodos m*stos); a p*incipal té**ica de análise de dados uti*izad*;
</line>
</par><par>
<line>
o lóc*s da pe*quis*; a abordagem teóric* d* suporte; os pr**cipais con*ei*os relaciona*os
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*o*pet**cias u*ilizados; os resultados e as suge*tões de pesqu*sa. A le*t*r* atenta dos arti*os
</line>
<line>
c**pl*tos permitiu que as informações *xtraídas fossem *rganizadas na m**riz de *íntese.
</line>
</par><par>
<line>
Após * pr*meira organiz*ção n* matriz *e síntese, o conte*do *a matriz foi re*rgan**ado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reanali*ado, busca*do in**rpr*tar o conjunto d*s trabalhos in**uídos na re*isão e observando a
</line>
<line>
questão no*teado*a d* pesq*isa, o que re*ult*u na categor*zação desen*olvida neste arti*o.
</line>
<line>
4 RESUL*ADOS E *IS**SSÃO
</line>
<line>
Dentre os 12* ar**gos q*e compõem a rev**ão realizada, *bserva-se a prevalênc*a de
</line>
</par><par>
<line>
es*udos qua*titativos (5*), os que ado*aram abor*agem qualit*tiva *or*m 50 t*abalho*,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
o**ros *7 *ti*izaram mé*odo* mistos. Quant*
</line>
<line>
ao lócus de pesquisa, prevalecem os estud*s
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvidos com foco em organiz*çõe* **ivadas, sendo *ue 24 trabalhos se dedicaram,
</line>
</par><par>
<line>
exclusivamente, à análise da te*ática em ins*itui*ões p*b*ic*s, outros 7 incl*íram
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa* *anto i*stitu*ções *úblicas quanto privadas. A *aior*a dos est**os se alinham
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
corren*e ame*icana, util*za*do principalmente
</line>
<line>
os *rabalhos de B*yat*is (19*2), McClelland
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina PI, v. 20, n. 2, art. 2, *. 35-58, *ev. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Almeida, M. F. Bianco
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
(*973) * L. M. Spencer * S. M. S*encer (19*3). A corrent* inglesa apare*e *rincip*lm*nte
</line>
<line>
por meio do *rab*lh* d* Le *eist Winte*ton (2005) e * co*ren*e fran*es* p*r meio dos
</line>
<line>
trabalhos de Le Boterf (2003), *ar**ian (*0*2, 2002).
</line>
<line>
A partir da *nálise do* artigo* selecionados pela revisão integrativa, for*m
</line>
</par><par>
<line>
identificadas tr*s categorias util*zadas
</line>
<line>
para *x*osi*ã* dos resultados, **o el*s: A *ógi*a da
</line>
</par><par>
<line>
competên*ia p*ra dese**olvime**o *e pessoas; Competências associadas a categorias
</line>
<line>
pro**ssionais e; *emas *ecorre*tes e emergent*s envolve*do *omp**ências. C*mo
</line>
</par><par>
<line>
contr**uições do artigo apresentam-*e apontamentos pa*a pesquisas futuras *ela*i*nadas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*mpetências nos estudos organ**a*ionai*.
</line>
</par><par>
<line>
4.1 A l**ica da com*etên*ia para desenvo***me*to de pe*so*s
</line>
</par><par>
<line>
Os es*udos classifi*ados **sta cate*oria discutir*m mo**los *e *est*o por
</line>
</par><par>
<line>
competências em diferentes *ers*ec*iv*s. No set** p**l*co, os trabalhos
</line>
<line>
d*monstram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
neces*i***e *e *esenvo*viment* de competência pro*issional ger*l, r*gulamentar-legal e de
</line>
</par><par>
<line>
avaliação *e desempenho e a exis*ência
</line>
<line>
de desafi*s *ar* implantação *a lógica de
</line>
</par><par>
<line>
compet*ncias no set*r em di*erentes p**ses (ALTUKHOVA; *A*ILEV*; MIR*OYAN,
</line>
<line>
2018; C**U*NO, 2015; MONT*ZANO; AMARA* JUN*O*; IS*DRO-FILHO, **17; VON
</line>
<line>
K*IIGER et *l., 2*18).
</line>
<line>
Analisand* a adoção *e mo*elo* de gestã* de competência na Admini*tração púb*ica
</line>
</par><par>
<line>
em países *a O*DE, Capu*no (2015) conclu* que os *odelo* sã* de*envol*idos a pa**ir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pro*essos exper*mentais que inclui tent*ti*a erro. No *rasil, *on Kri*ger *t al. (2018) e
</line>
</par><par>
<line>
*pon*am como des*fio* para *m*lem*n**çã* de um *o**lo d* competên**as
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
descontinuidade na *e*tão dos ó**ãos pú*licos, *
</line>
<line>
*ecessidade de apoio *a administ*ação
</line>
</par><par>
<line>
super*or, além da neces*ida** de sensibilizar todo o quadro de pes*oa* * de tornar o proc*sso
</line>
<line>
de *estão po* competênci*s uma construção coletiv*. *s *utores de*tacam que a ge*tão
</line>
</par><par>
<line>
pública en*atiza *s estratégias, os pro*essos e
</line>
<line>
* e*tru*ura em detrimento de pol*tic*s e
</line>
<line>
aç*es
</line>
</par><par>
<line>
que fo*tale*am a *ráxi* e contribuam par* o incremento d* capa*idade de mobi*i*açã* das
</line>
<line>
pessoas e *on*luem que a impla*tação ** g**tão por competênci*s no setor público *onti*ua
</line>
<line>
se*do um desafio.
</line>
<line>
Dudin et a*. (2017) *rgumentam que o modelo *e desenvolvimen*o *a equipe de*e se*
</line>
</par><par>
<line>
basea*o na
</line>
<line>
*bordage* individu*l,
</line>
<line>
na determinação *o escopo e na natureza da *tivi*ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cada funci*nário
</line>
<line>
e
</line>
<line>
que os sistem*s mais avanç*d*s de
</line>
<line>
des*nvol*imento d* pesso*l nem
</line>
</par><par>
</page><line>
sempre t*m estru*ura comp*exa, são adaptativ*s e pr*ativo*. De Vos, De Hauw e Wi*lemse
</line>
<line>
Rev. FSA, T**esina, v. 20, n. 2, art. 2, p. *5-58, fev. 2023 www4.fsane*.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Temática Competências nos Estudos Organizacionais: Uma Rev*são Int*grativa
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
(*015) concluíram que o
</line>
<line>
des*nv*lvimen*o de com*etênc*a* é uma en**dade complex*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inter-r*l*ções ent*e diversas prá*icas de
</line>
<line>
desenvolvimen**, qu* po*em se reforçar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*otencializar * efeito *e um* única p*ática por si só; é um proces*o co*tínu*, f*rtem*n*e
</line>
</par><par>
<line>
i*tegrado à estra*égia e à cultura da organi**çã*, bem como
</line>
<line>
a* conte*to o*ganizacional *
</line>
</par><par>
<line>
socio*conômi*o ma*s amp*o.
</line>
</par><par>
<line>
No subconj*nt* de trabal*os *ue se ded*caram a c*iar es*ala* e analisar c*rre*açõe*, a*
</line>
</par><par>
<line>
competências individuais pod*m
</line>
<line>
ser identificadas c*mo
</line>
<line>
a*tecedentes do *esempenho
</line>
</par><par>
<line>
(SUPARJO, 2017; SU*AR*; RAIDY, 2015), da satisfa*ão no trabalho (PARK; *ARK, 2019)
</line>
</par><par>
<line>
e da quali*a*e da implemen*aç*o
</line>
<line>
da estratég*a o*ganizaciona* (W*HY*NO, 2*1*). *or
</line>
</par><par>
<line>
*utro la*o, as p*áticas reflexivas (NANSUBUGA; *UN*NE; NTAYI, 2*15), *s intervenções
</line>
<line>
de R***r**s Hum*n*s (POTNU*U; S*HOO, 20*6) e o a*oio e a aprend**ag*m (T**XE*RA
</line>
<line>
et al., 2017) s*o abo*da*os com* antecedentes das co*petência*. Também foi apo*tada
</line>
</par><par>
<line>
associação p*sitiva e*tre
</line>
<line>
*s co*petências interpessoais e competênc*as profissionais
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
funcionár*os da *i*ha de frente * dimens*es da q*alid*de do servi** (WU et al., 2015).
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Compet*ncias associa*as a cate*orias profissiona*s
</line>
</par><par>
<line>
O segundo grupo de artigos a*alisado* a*r*ga aqueles *ue a*orda* a temática
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
competê*c*as a partir de dete*minadas prof*ssões *u grupos de trab*lhado*es. *s*es *rab**h**
</line>
</par><par>
<line>
buscam identif*car as competên*ias
</line>
<line>
nec*ssárias *a** o exercício de determina*as atividades
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
compõ*m uma p*of*ssão (AFANASJEVA et al.,
</line>
<line>
2019; SAFITRI; SYAHRIAL;
</line>
</par><par>
<line>
MUSNIR, 2019), o* t*ntam iden*ifi*ar a* compe*ê*ci*s reque*idas pelo mercado para
</line>
</par><par>
<line>
c*ntr*taçã* *e
</line>
<line>
determin*dos p*ofi*sio*ais (JENSEN, 201*; TAN; LASWAD, 2018), bem
</line>
</par><par>
<line>
*o*o as percepções dos profiss*onais sobre *ompetên*i**.
</line>
<line>
Foi po*síve* observar prevalên*ia de **squisas * **rtir da prof*ssã* docente
</line>
</par><par>
<line>
(AFA*ASJEVA et
</line>
<line>
al., 2019; AL*IVAR DE GILBERT; LEÓN RODR*GUEZ; NOA
</line>
</par><par>
<line>
SILVERIO, 2*1*; GADUOVÁ et al., 2019; GRACIO*A
</line>
<line>
et al., 2015; KATU*K;
</line>
</par><par>
<line>
PAS*NDA*AN; SEND*UW, 2019; SAFITRI; *YAHRIAL; MUSNIR, 2019), que po** s*r
</line>
<line>
*x*licada pela *mpor***cia d*sses pro*ission*is par* a qua*idad* d* edu*açã* como
</line>
<line>
argumentam Gaduová et al. (201*). *s autores apontam que, par* *lcançar um nível elevado
</line>
</par><par>
<line>
de qualidade na educação
</line>
<line>
de forma *u*ten*ável, é necessário atenção ao
</line>
<line>
d*senvolvime*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
a*aliaç*o d* *ompetê*cias de p*ofe*sor*s. A avaliaç*o d*s competência* *os professores
</line>
<line>
*ambém foi o foco do trabalho de Sa*itri, Syah*ial e Musnir (2019). Os aut*res i*e***ficaram
</line>
<line>
que o fato d* os profe*sores po*suírem co*pe*ências d* prát*cas pedagógica*, competências
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. 20, n. 2, *rt. *, p. 3*-58, fev. *023 w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Almeida, M. *. B*anco
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
pessoal, soc**l e profissional em nível adequado co**rib*i
</line>
<line>
para o alc*nc* *os objetivos *o
</line>
</par><par>
<line>
progr**a educacional para crianç*s **m deficiê*cia.
</line>
</par><par>
<line>
Enqua*to na educa*ã* o protagonismo é dos professores, na sa*de é de médicos, como
</line>
</par><par>
<line>
pode s*r
</line>
<line>
per*ebido
</line>
<line>
no ***balh* de Barros, Paiva e Melo (2017), Re*es Lis*e e Holladay
</line>
</par><par>
<line>
(2016), Gracía-Pérez e Gil-L*cruz (2018). Barros, Paiv* e Melo (20**) identificaram que a*
</line>
</par><par>
<line>
competênc*as *os médicos de um
</line>
<line>
hospital privado de Be*o **rizonte - *G se apo*a*
</line>
</par><par>
<line>
*rin*ipalmente *a ate*ção à saúde e educação perman*nte, conf*rm* *re*crito *elo Ministério
</line>
<line>
da Educação; c*mpetência* *e l*derança * de tomada de de*isões *ão *ão consid*r*das pelos
</line>
<line>
*r*f*ssionais, a *ormação de competênci** se d* de modo formal e informa*, pr*ncipalmen**, a
</line>
<line>
*art** d* inic*ati*a do pr*p*io profissional, entre*anto o proc*sso *n*olve ator*s soc*ais como
</line>
<line>
o ho*pital e en*idades de in*er*sse coletivo. Os autores tam*ém ident**icaram a falta *e *empo,
</line>
<line>
acúmulo de funçõe*, altos cu**os de atualizaç*o e falta de atenção dos órgãos resp*nsáveis
</line>
</par><par>
<line>
c*mo fat**es que di*iculta* a ges*ã* *as competências
</line>
<line>
*or pa*te d*sse* profission*i*, a*ém
</line>
</par><par>
<line>
das situações vi*encia**s *o cotidiano como estresse, frustração, desespero, co*flito
</line>
<line>
psic*lóg*co e inseguranç*.
</line>
<line>
T*mbé* *om *o*o em pr*fissionais médicos, Reyes *iske e Holladay (2016)
</line>
<line>
identific*ram a e*icácia de *m **o*ra*a *e *oaching no comportamen** e re*enção *e lídere*.
</line>
</par><par>
<line>
Os pesquis*dores
</line>
<line>
a*ontar*m que particip*ção em programa de coachi*g a
</line>
<line>
de lid*rança
</line>
</par><par>
<line>
*nfluenciou posit*vamente como *s aval*a*ores d* líd** *bservaram sua*
</line>
<line>
competênci*s
</line>
</par><par>
<line>
relacion*das ao
</line>
<line>
pensamento, co*portame*tos
</line>
<line>
inte*pessoais, comunic*ção, conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
técni*o, au*ogestão e lid*ranç*.
</line>
<line>
A partir d* op*ni*o d* médicos e enfermeiros, Grac*a-Pérez * Gil-Lacruz (*018)
</line>
<line>
iden*ificaram a e*etividade d* um programa de treinam*nto do tipo "apre*der f*zendo" sobr*
</line>
<line>
a satisfação, * compe*ênci* profissio**l, a oti*ização dos *ecursos *m s**de e a qu*lidade d*
</line>
<line>
cuidado. O* autores destac** que a modalidade de t**inamento é uma variável determi*ante
</line>
<line>
*ara o re*ultado e *ue a est*at**ia de a*rendizado na *r*ti*a é **teressante para prof*ss*onais
</line>
<line>
de *aúde, dev*do à ênfas* na aplica*ão e transferência do conhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
Majim* et al. (201*) *pontam
</line>
<line>
que o forta*ec*mento da co*petênci* de cola*oraç*o
</line>
</par><par>
<line>
interprofiss*ona* * o aum*nto *as *port**idades de troca
</line>
<line>
de inf**mações com profission*is
</line>
</par><par>
<line>
fora do *ospi**l mel*ora a sa**sfa*ão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
trabalho
</line>
<line>
dos enferme**os. Numminen et al. (*016)
</line>
</par><par>
<line>
*den*ifi*aram que uma percepção positiva em r*lação ao am**ente de prát*ca pro**ss*on** *or
</line>
</par><par>
<line>
parte do* enf*rmeiros está assoc*a*a maior competência **ofi*sion**, maior *ercepç*o *e à
</line>
<line>
qualidade do cuidado e me**r in*enção de deixar o cargo ou profissã*. *an *ec*e et al.
</line>
</par><par>
<line>
(*019) a*o*ta*
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
a maior*a d*s en*ermei*os *esquisad*s *ão exe*utav* tarefas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. *0, n. 2, art. 2, p. 3*-58, fev. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Temática C*mp*tên*ias nos Estudos Organi*acionais: Um* *evisão Integr***va
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
relacionadas *o domíni* da liderança, p**a as quais *s *r*f*ssiona*s *e senti*m *ompet*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
*orsten-Astikaine* e He**mann (2*18) analisara* a
</line>
<line>
perspectiva dos agentes de s*rviço
</line>
</par><par>
<line>
finlandeses sobr* se* próprio trabalho, in*luindo o **senv**vimento de co*petência* des*es
</line>
<line>
prof*ssionais e su*s op*niõe* *o*re as com*etê*cias *ecessárias pa*a atuação futura. Os
</line>
<line>
autores o*ser*aram *ue os ag*ntes de serviço *esenvolv*m suas *ompetênci*s principa**en*e
</line>
<line>
*or me*o da refle*ã* sob*e o pr*prio tra*a*ho.
</line>
<line>
Alé* dos *rofissionais de educa*ão e saúd*, observou-se direci*namento d*s *studos
</line>
</par><par>
<line>
para prof**sio*ais
</line>
<line>
*e recursos
</line>
<line>
*uma*os, con*abilidade e secr*tariado executivo (AGUILAR;
</line>
</par><par>
<line>
DE S*UZA, 2019; ALLEN; WIL*IAMS; ALLEN, 2018; ALMEIDA; BORINI; SOUZA,
</line>
<line>
2018; CHAFFE*; WEBB, *017; CHU*G; CHEN, 2019; LA*SD*LL; MARX;
</line>
<line>
MOHAMMADAL*-HAJI, 2*20; MURPHY, 2017; PAES et a*., *019; P*IKSHAT et al.,
</line>
</par><par>
<line>
201*; SCHUTTE; BARKH*I*EN; VAN D*R SLUIS,
</line>
<line>
2015; TAN; LA*WAD, *018;
</line>
</par><par>
<line>
YONG; MOHD-YUSO*F, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
4.* Temas recorrentes e emergentes en*olvendo comp***ncias
</line>
<line>
Mui*os t*abalhos ana*isados abordaram as *o**etênci*s rela**onadas à *emáticas
</line>
<line>
*ecor**nte* como empr*en**dorismo (LANS; BLOK; GUL*KERS, *015; NIEUWOUDT;
</line>
</par><par>
<line>
HENNIN*; JORDAAN, *017; SEN*OSA; *RIUSNI; SATRIANTO,
</line>
<line>
20**) e g*stão
</line>
</par><par>
<line>
(BODNARCHUK et al., 2019;
</line>
<line>
KOH; AVVARI; TAN, 2016; KOH; MOHAN; TAN, 2015;
</line>
</par><par>
<line>
N*KITINA; LAPIA, *019). Outros envolveram *ssuntos
</line>
<line>
qu* podem ser consi*era*os
</line>
</par><par>
<line>
*mergentes n* abordagem das competências como a sustentabi*idade (DEMSSIE et al., 2019)
</line>
<line>
e interdis**plinaridade (C**US; W**SE, *019).
</line>
</par><par>
<line>
No c*ntexto
</line>
<line>
da admini*tr*ção p**li*a, os estudo* apontam **e as c*mpe*ê*c*as
</line>
</par><par>
<line>
p*of*ssion*is * g*renci*is influenciam positivamente na *estão orçam*ntária (*IRA et al.,
</line>
<line>
201*), que as com*etências gerenciais são des*nv*lvidas no exer*íci* da a*i*id**e gerenc*al *
</line>
<line>
que as com*etênci*s mais im*ortantes na e*trega de *rojetos *ã*: comunicação, *restação de
</line>
</par><par>
<line>
con*as, ali**amento
</line>
<line>
de n*gócios, *scopo, mudança e orientaçã* d* p*ojetos * programa*
</line>
</par><par>
<line>
(BLIXT; KIRYTOPOULO*, *01*).
</line>
<line>
No set*r s*ú*e, Pihlainen, Kivi*en * Lammi**akan*n (2*19) anal*saram as per*epç**s
</line>
</par><par>
<line>
dos especialist*s sobre as com*etên*ias
</line>
<line>
** gestão e lid*rança ne*e*sá*ias aos c*nt*x*os
</line>
</par><par>
<line>
hosp*talares *té 2030 * ide*tifica*am uma mudança contínua para a
</line>
<line>
ges*ão
</line>
<line>
c*laborativ* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ne*es*i*ade de
</line>
<line>
a*o*ar *bord*gens m*is ampliadas de gestão. Parte dos
</line>
<line>
estudos foi dedicado
</line>
</par><par>
<line>
ao des*n*olvim*nto de co*petências d*
</line>
<line>
lideran*a para médicos, indicando efet**idade d* a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina P*, *. *0, *. 2, art. 2, p. *5-58, fev. 2023
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Alme*da, M. F. Bianco
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
treina*entos int*n*ivos (FERNANDEZ et al., 2016) * programas *e des*nvolvimento de
</line>
<line>
lideranç* (HOPK*NS e* al., *018).
</line>
</par><par>
<line>
A interdisciplinaridade foi abordad* por Clau* *ie*e (2019) e
</line>
<line>
que desen*olver*m
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
testara* um mod*l*
</line>
<line>
de competências in*erdi*ciplina*es. Os *uto*es apontaram q** ess*s
</line>
</par><par>
<line>
c*mpe*ência*
</line>
<line>
pode*
</line>
<line>
se*
</line>
<line>
des*rita*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
quatro
</line>
<line>
dimensões: i**ciativa
</line>
<line>
de
</line>
<line>
troca,
</line>
</par><par>
<line>
comu*icaçã* espe*ífica do gr**o-alvo, in*egr*ç** do co*heciment* e *e**exão;
</line>
<line>
q*e as
</line>
</par><par>
<line>
c**pet*nci*s interdiscipli*ares são p*editor*s *ara os r*sul*ados da e*u*pe interdis**plinar
</line>
<line>
se*d* ma*s re*evantes que as competências *e*ai* do *rabal*o em equi*e e; q*e a experiência
</line>
<line>
n* trabalh* interdi*ciplinar e a i*port*nc*a da interdiscip*inaridade para o t**bal*o atual são
</line>
</par><par>
<line>
preditores rele*an**s
</line>
<line>
par* as
</line>
<line>
competências interdi*cip**nares autorrefer*das. Derwik,
</line>
</par><par>
<line>
Hells*röm e Karlsson (*016) identi*icara*
</line>
<line>
que os **ofission*is usam combina*ões *e
</line>
</par><par>
<line>
competê*cia* *ue c**am efeitos sinérg*cos est*nde*do o níve* de com*e*ência n* ***tica além
</line>
<line>
da so*a das com*etên*i*s indiv**uais.
</line>
<line>
4.* Apontam*ntos para pesquisas futuras
</line>
</par><par>
<line>
Como parte da *nálise *eal*za**, p*dem-se apontar
</line>
<line>
algu*a* lacunas para futuras
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas que envolvam a temática competências. *omo r*s*l*ado da l**i*a da comp*tê*ci*
</line>
</par><par>
<line>
p*r*
</line>
<line>
desenvolv*mento de pessoas,
</line>
<line>
apontam-se a necessidade de inve*tigar e*t*atégias de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim*nto
</line>
<line>
de compet*nci** a*otadas em d*fer*ntes context** orga*i*acionais,
</line>
</par><par>
<line>
inclui**o * p*rspe*tiva dos colabora*ores a *espeito dos m*del*s de gest*o por co*petências
</line>
<line>
* mapear *iferent*s práticas de gestão por compe*ênci*s (CERIBELI; ÁU*E*; *LMEID*,
</line>
</par><par>
<line>
2015; DUDIN et al., 2*17); aplicação *
</line>
<line>
avaliação de indicadore* par* priorização de
</line>
</par><par>
<line>
c*mpe*ên*ias a ser*m desenvolvida* (MONTEZAN*; AM*RAL *UNIOR; ISI*RO-*IL*O,
</line>
<line>
2017); aprofundar as di*cus*ões s*bre mod*l*s de gestão por competênci*s na admi*is*raçã*
</line>
<line>
p*blica (VON KRIIG*R et al., 201*); confirmar o ef*ito d*s práticas reflexiv*s nas
</line>
</par><par>
<line>
competên*ias
</line>
<line>
dos trab*lhador*s por meio
</line>
<line>
de estu*os quan*itat*vos (NANS*BU*A;
</line>
</par><par>
<line>
MUN*NE; NTAYI, 2015), ***estigar o ap*io dad* pela
</line>
<line>
ge*ência, grau *e alinhamento de
</line>
</par><par>
<line>
com*etên*ias c** indivídu*s e gr*pos metas de desempenho *
</line>
<line>
o gr*u de auton*m*a
</line>
</par><par>
<line>
perc*bid* p*ra * ação (T*IXEIRA et al., 2017), *n*estigar
</line>
<line>
o impacto
</line>
<line>
*ue as p*áticas
</line>
</par><par>
<line>
cotidianas fora *o am*iente de t*abalh* podem t*r sobre o de*envolvim*nto de com*etências
</line>
<line>
(WAT*NUKI; LAURINDO; MORAES, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
D*s estudo* qu* abordam a tem*tica
</line>
<line>
das compe*ências associadas a categorias ou
</line>
</par><par>
<line>
grupos profi*sionais, sugere-se ampliar * pesquisa para hospitais *rivados, públicos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. *, a*t. 2, p. 35-58, fev. *0** www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Tem*tica Competênci*s *os E**udos Org*niz*cionais: *ma Revisão Integra*iva
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
filant*óp*cos * *ara *u*r*s ***egorias prof**siona*s *ue compõem as e*uipes i*terd*sciplinar*s;
</line>
</par><par>
<line>
*es**i*as que cor*elacione* a *e*átic* das c*mp*tênci*s com te*as es**cíf*cos como as
</line>
</par><par>
<line>
relaçõ** d* po**r, o assédio m*ra*, o es**es** ocupacional, a
</line>
<line>
s*ndrome de \bur*o*t\,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*uali*ad* de v*da no trabalho, o *ompr*metim*n*o, * en*rincheiram*nto e
</line>
<line>
os vínculos
</line>
</par><par>
<line>
organizaci*nai*, dentre outras (*ARRO*; DE PAIVA; MELO,
</line>
<line>
2017); analisar conc*itos
</line>
</par><par>
<line>
m*ltidime*si*nais, triangulação de r*su*tados entre os grupo* analisados: p*cientes,
</line>
</par><par>
<line>
profissionai* e
</line>
<line>
admin*s*radores,
</line>
<line>
usar desenh* quase experi*e*tal (G*ACÍA-PÉREZ; GIL-
</line>
</par><par>
<line>
*ACRUZ, 2**8); rea*iz*r pesquis* lo*gitu*i*al; i*cl*ir fatores orga*i*ac**nais e in**vid**is,
</line>
</par><par>
<line>
como clima é*ico, comp*om**imento *cupac*onal
</line>
<line>
o* motivação
</line>
<line>
e seus vínculos com
</line>
</par><par>
<line>
ambientes
</line>
<line>
de prática (NUMMINE* et
</line>
<line>
*l., 20**); *borda* o desempenho, as com*e**ncia*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*a*ores as*oci*dos à não *xecução de tarefas em rel*ç*o * pr*fissionai* que trabalham em
</line>
<line>
cuid**os p*i*ário* e de s*úde men*al (VAN *ECKE et al., 2019).
</line>
<line>
Das temátic*s *ecorre*tes e *mergentes *obr* com*etê*cias, destaca-*e o *ami*ho
</line>
</par><par>
<line>
propos*o por Cl*us * Wiese (2019), que *ugerem continu*dade a
</line>
<line>
da pesq**sa em relação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
interdisciplinaridade, abordando os mecanismos e **ndições para o desenvolvim*nto d*
</line>
</par><par>
<line>
co*petência* no trabalho, exa*inar
</line>
<line>
as rela*ões
</line>
<line>
entre des*mpenho e as competências
</line>
</par><par>
<line>
int*rdiscip*inar*s autorreferidas, util*zando medidas
</line>
<line>
**m foco no d*sem**nho, como da**s
</line>
</par><par>
<line>
comportamentais *o campo ou la*orat*rio.
</line>
</par><par>
<line>
5 *ONSI*ERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
*s*e ar*igo *nalisou como a *emáti*a das compe*ências tem si*o abord*da nos Estudos
</line>
</par><par>
<line>
o*ganiz**ionais. A revisão integrat**a d* litera*ur* empre*ndida
</line>
<line>
possibilitou i*entificar três
</line>
</par><par>
<line>
eixos de *nál*se: a l*gica
</line>
<line>
da* competências para o dese*vo*v*m*nto de pessoas, as
</line>
</par><par>
<line>
competências asso*iada* a *ategori*s pro*issionais
</line>
<line>
e temas re*orrent*s e emergentes
</line>
</par><par>
<line>
envolv*n*o c**petênci*s.
</line>
</par><par>
<line>
Observou-se
</line>
<line>
* prevalência de e**udos quantitativ** e *linhados à corrente americana.
</line>
</par><par>
<line>
Além di*so, como eix*s importantes *a discussão rea*iz*da apontam-*e: a impla*tação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
gestão *o* *omp*tências no setor p*bli*o continua send* *m desafio; há prevalência
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pes***sas a
</line>
<line>
p*r*ir da profissão
</line>
<line>
doc*nte na *ducaç*o; a
</line>
<line>
falta de
</line>
<line>
tempo, acúmulo de funções,
</line>
</par><par>
<line>
altos custos de atualização e falt* *e atenção dos órgã*s *esponsáve*s da saúde são fa*or*s qu*
</line>
</par><par>
<line>
di*icultam a ge*tão das co*petência* por
</line>
<line>
parte
</line>
<line>
d*s pro*issionais médi*os; e, por fim, as
</line>
</par><par>
<line>
competências
</line>
<line>
interdiscipli*ar*s
</line>
<line>
ab*angem
</line>
<line>
quatro
</line>
<line>
dime*sõe*: *nic*ativa
</line>
<line>
de
</line>
<line>
troca,
</line>
</par><par>
<line>
*omun*cação específi*a do gr*po-alvo, integração do
</line>
<line>
co**ecim*nto e r*flexão. As*im, as
</line>
</par><par>
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*ev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 2, art. 2, p. 35-**, fev. 20*3
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
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<par>
<line>
L. *. Alme*da, M. F. Bi*nco
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
competências interdiscip*inares são preditoras *ara *s res*ltados da e*uipe i*terdisciplinar
</line>
<line>
send* mais relevantes **e as ***petências do trabalho em equipe.
</line>
</par><par>
<line>
Ente*de-se que o estu*o realizad* cont*ibui teoricamente *ara a
</line>
<line>
dis*ussão
</line>
<line>
e
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*esq*isa n* área dos Estudos O*ga*izaci*nais, uma vez
</line>
<line>
que ofere*e aos pe*quisa*or*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pra*icantes da admi*i*traçã* uma sínt*se dos *rincipais
</line>
<line>
ach*dos rece**es n*ste
</line>
<line>
campo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
investig*ção e uma agenda p*ra futura* *esqu*sas que **vol*am a *emática da* *ompetê*cias,
</line>
<line>
apo**ando a* lacun** importan*es a serem exp*oradas pe*a áre*.
</line>
<line>
*ma limitaçã* d*s*e est*do f*i não incluir traba*hos publicados em *rancês, o que
</line>
</par><par>
<line>
pod*ria ampliar o escopo da pesquisa subsidiand* a *iscussão no que se refe*e *orrente à
</line>
<line>
francesa. Entretanto, consi*era-s* q** o co*j*n*o d* 12* ar*igos analisados, de du*s
</line>
<line>
*mp*rtan*es bases de dados Web of Science e Scopu*, é a*rangente e que permitiu analisar-s*
</line>
</par><par>
<line>
como a te**tica vem send* *xplorada e*t* se dese*volvendo n* per*odo mais rec*nte, e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2*15 a 2**0. Destaca-s* que o s*tor educ*ção e * se*or sa*de tê* despertad* o intere**e dos
</line>
</par><par>
<line>
p*squisadore*, porém *u*tas frentes de pesqu*sa
</line>
<line>
*odem se* explo*adas nesses s*t*res,
</line>
</par><par>
<line>
abrangendo t**to * e*copo
</line>
<line>
da* pr*f*ssões an*lisadas, para além de
</line>
<line>
p*ofessores, médi**s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
enf**m*iro*, quant* às temá**cas emergentes como a in*erdisciplin*ri*ade.
</line>
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L. A. A*m**da
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M . F. Bianco
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<line>
*) concep*ão e *la*ej*m*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) a*álise e interpreta*ão dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do ra*cunho ou na revisão crític* do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção na aprovaç*o da versão *in*l do *anu*crito.
</line>
<line>
X
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<line>
*
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Rev. FS*, Teresina, *. 20, n. 2, art. 2, p. 35-58, f*v. 2023
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