<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 7, p. 129-148, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.1.7
</line>
</par><par>
<line>
Cl*ma Organizacional e Satisfação *o *rabalho: U*a R*visão **tegrativa da L**eratura
</line>
<line>
Org*nizational *lima*e *nd Job Sat*sfaction: An I**egra*ive Revie* of t*e Lite*a*ure
</line>
</par><par>
<line>
Liz*na Ilha da Silva
</line>
<line>
Mest*ad* em andamento em ***tabilida*e pela Universi*ade Feder*l de Santa Ca*arina
</line>
<line>
Professor* su*stituta do Colé*io Polité*ni*o da UFSM
</line>
<line>
*-*ail: liz*na*lha@hotmail.*o*
</line>
<line>
*enize De*arche Minatti Fe*r*ira
</line>
<line>
Douto*a em Engenha*ia e Gestão do Conh*cim*nto pela Univ*rsi*ad* Fede*al de Sant* Ca*a*ina
</line>
<line>
Profe*sor* do Departamen*o de Ciências Contábeis UFSC
</line>
<line>
E-m*il: denize.minat*i@*f*c.*r
</line>
</par><par>
<line>
E*dere*o: Li**na Ilha da Silva
</line>
<line>
E*i*or-Ch*fe: Dr. Tonny *erley de **e*car
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Liberdade, 2*4, Pass* D\*reia, 97.01*-*7*,
</line>
<line>
Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
Sa*ta Maria/RS, **asil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: De*ize Demar*he Mi*atti Ferr*ira
</line>
<line>
Arti*o rece*ido em 04/1*/*022. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua Eng. *gro*ô*ico Andrei Cristian *e*reira, s/*,
</line>
<line>
recebi** em 15/1*/2022. Aprovado em 16/12/*022.
</line>
</par><par>
<line>
Tr**dade, 88.040-900, Florianóp*lis/SC, Br*sil
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo sistem* Tripl* R*view: Desk *eview a)
</line>
<line>
pe*o Ed*t*r-Ch*fe; e b) Double B*ind Review
</line>
<line>
(avaliação *ega por do*s av*l*adore* da área).
</line>
<line>
Revisão: Gram*tical, Norm*ti** e de For*ataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. I. Sil*a, *. D. M. Fe*reira
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*ta r*visão integrat*va de literatura *p**se*ta a produ*ão científi*a qu* evidencia o *mpacto
</line>
</par><par>
<line>
do c*ima organizacional na satis*aç*o n* trabalho dos
</line>
<line>
profissionais, *a área *as C*ências
</line>
</par><par>
<line>
Sociais Aplicadas. *ara tanto, r*ali*ou-se a bus*a na base de dados Web of Scienc* e Scopus,
</line>
</par><par>
<line>
n* *eríodo de 2012 a 2021. Ao total f*r** an*lisados ** art*go* d* *cesso abe*to da
</line>
<line>
á*ea,
</line>
</par><par>
<line>
local*zados
</line>
<line>
por me*o *os desc*itores "Organizational C*i*a*e" AND "Job Sat*sfaction
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"Orga*i**t*o**l Climate" AND "*atisfaction". As
</line>
<line>
an*li*es fo*am quali/*uantitat*vas,
</line>
</par><par>
<line>
mom*nto em que se verificou que a partir de 2**9 as publicaçõe* sobre clima organizacio*a*
</line>
</par><par>
<line>
e satisf*ção no tra*a*h* são mais recorrentes, o que evi*encia o c*e*cente
</line>
<line>
interesse pel*
</line>
</par><par>
<line>
temáti*a * que, apesar do número de pu*lic*ções, as cit*çõ*s não acomp*nham mesmo *
</line>
<line>
padrão. *o *ue **z re*p*i** ao aspe*to r*g**nal, *pro*i*adam*nte 5*% dos artigo*
</line>
</par><par>
<line>
c**centra*-se nos *aíses a**á*icos, que de*ota o interesse dos pesqu*sadores desta região o
</line>
<line>
sobre o estu*o de aspectos organizacion*is. Destacou-se também a preferênc*a pela
</line>
<line>
*bordagem metodológi*a quantit*tiv*, visto *u* 16 es*udos aplicaram esta fo**a. Os *studos
</line>
</par><par>
<line>
evi*enciaram que, *o geral, há influência positiva do clim* *rganizacional na *atisfação
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o além *isto, se constatou *ue estas variáveis podem tamb*m impac*ar n* desempenho
</line>
<line>
dos profis*ionais * na motivaç*o deles.
</line>
</par><par>
<line>
Pal*vras-*have: *lima O*ganizacional. Satisfa*ão no Trabalho. Revi*ão *ntegrativa
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Literatura.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
This integr*tive review of *iterature pre*ents scientific pr**uction that e*idences the i*pact of
</line>
</par><par>
<line>
the organizat*o*al
</line>
<line>
cli*a*e on the satisfaction *f the work *f two professiona*s,
</line>
<line>
in *p**ied
</line>
</par><par>
<line>
Social Scie*ces. Fo* this, a sea*ch was c*rried out in the Web of S*ie*c* and *copus
</line>
</par><par>
<line>
dat*bases, from 2012 2*21. *n tot*l, 19 papers t*
</line>
<line>
of *pen a*cess to t*e
</line>
<line>
a*ea were analyze*,
</line>
</par><par>
<line>
*ocated b*
</line>
<line>
*eans of two des*r*ptors
</line>
<line>
"Orga*iza*io**l Climate" AND "Job *a*isfaction and
</line>
</par><par>
<line>
"Organizat*onal Climat*" AND "Satisfac*ion". The a*alyzes are *ua*i/qu*litat*ve, at which
</line>
<line>
ti*e it wa* verified that as of *019 t*e p*per* on organiza*ional c*imat* a*d job satisf*c*io*
</line>
<line>
a*e mor* frequent *r that evi*ence or *rowing in*erest in the subject ma*ter and tha* despite *n
</line>
<line>
terms of the number of **blications, *he citat*ons do not follow the same pattern, no* that it
</line>
<line>
giv*s resp**t t* the regional a*pect, ap***ximat*ly 58% are *oncentrated in As*an co*n*ries or
</line>
<line>
*h*t d*not* or in*e*est two researchers from this re*ion on the stud* *f organizationa* aspects.
</line>
</par><par>
<line>
The*e is *lso a p**f*rence for t*e quantit*tive methodolo*ic*l
</line>
<line>
approach, since 16 studie*
</line>
</par><par>
<line>
app*ied thi* method. The s*udies show** that, no* general*y, ther* is a positive influence from
</line>
<line>
th* organ**ational cli*ate to *o* **t*s*acti*n, *t was f*und that the*e va*ia**es can also *mpact
</line>
<line>
the performance of two pr*fe*si*nals and their motivation.
</line>
<line>
Ke*words: Organ*zational Climate. Job *a*is*act*on. Integra*iv* Lit*r**ure Review.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina, v. 20, n. 1, art. 7, *. 129-148, jan. 2023
</line>
<line>
www4.*sa*e*.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Clima Or**ni*a*ional e Sat*s*ação no Trabalho: U*a Re***** Integr*tiva da Literatura
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A relação do homem com o tra**lho é impor**n*e e é por *eio dela *ue * hom*m
</line>
<line>
**nsegu* s*u suste**o, sua reali*ação e seu cresciment* (RODRIGUES, **08). *e*te m*do,
</line>
</par><par>
<line>
nota-se que os pe*quisador*s est*o mais preoc**ados em comp*eender as
</line>
<line>
re*ações entr*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
i*di*í*uo* e seu trabalho (M**T*NEZ; PARAGUAY, 2*0*). *s mudan*as ad*ind*s da
</line>
<line>
glo*aliz**ã*, especialm**te os p**cessos de internaci*naliza*ão *as organi*ações, que traze*
</line>
<line>
alteraçõe* nas relaçõe* i*te*nas, *trai a at*nção *os pesquisad**e* *ara o fe*ômeno do clima
</line>
</par><par>
<line>
org*nizac*ona*, incentiva*do ass*m *eu **tudo (*ELLER;
</line>
<line>
AGUIAR, 2020). Ozk*lp e *irel
</line>
</par><par>
<line>
(2010) dest*c*m qu* a sat**fação no tr*balho * *m con**ito "comu*" e *os *a*s investigados
</line>
<line>
por s*as conexões com o**r*s fen*me*os r*le*antes.
</line>
<line>
Olive*ra *t a*. (2012) a*irm** *ue um cli*a organiza*ion*l positivo/favorável auxilia
</line>
</par><par>
<line>
a empresa a
</line>
<line>
conci*iar s*us interesses com necessida*es dos empregados, tor*a
</line>
<line>
viável o
</line>
</par><par>
<line>
relacionam*nto entr* pessoas e melhora * pr**utivid*d*. Silva *t al. (201*) dizem qu* o c*i*a
</line>
</par><par>
<line>
*rgan*zaciona* é o c*n*unto
</line>
<line>
*e percepções dos *rabalhadores *m rel**ão
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
**b*ent*
</line>
</par><par>
<line>
*rganiz*c*onal. Si*ueira (2008)
</line>
<line>
corro*or* afi*ma*do qu*, o c*ima organizacional é uma
</line>
</par><par>
<line>
variáv*l co**i*iva por ser resu*t*do das per**pções compartil*adas que os t*abalhadores tê*
</line>
<line>
*obre os *sp*c*os pr*sentes *o a*b*ente de *rabalho. Freitas (2*14) ress**ta que o **ima
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizacio*a* influen*ia o modo de *gir
</line>
<line>
das pe*so*s dentro d* organiz*ção. O *l*m*
</line>
</par><par>
<line>
organiz*cional pod* se re*acionar ao diagnóstico dos em*regados com *s p*áti*as d* empresa.
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, ma*or de*afio é compreendê-lo e apontar as ne*e*sidades dos i*divíduos e poder *
</line>
<line>
satis**zê-lo* (CURVO; HEINZMAN*, 201*).
</line>
<line>
Folch**i (2017) alerta para * fat* de que o **ima organiz*cional est* relacionado a*s
</line>
</par><par>
<line>
*olaborador*s e s*a **rcepção *rente ao ambiente *nterno da e*pres* se *one*tando
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
satis*açã* *o tr*balhador no loc*l de tra*alho. *ascim*n** e Araújo Brito (2020) ressaltam
</line>
<line>
que o clima or*anizacio*al ideal * aque*e que faz c*m *ue o *uncionár*o renda * pr*duza **m
</line>
<line>
qu*lidade máxi*a, ate*de**o às ex*g*ncias org*ni*acionais e necessidades estabelecidas em
</line>
</par><par>
<line>
me**s *
</line>
<line>
objetivo* d*
</line>
<line>
empr*sa, em
</line>
<line>
conjunto a pos*ibilidade de * func*o*ári* *l*ançar
</line>
</par><par>
<line>
necessid**es *ndividua**, s*ti*f*ção e mot*vaç*o
</line>
<line>
*o am*ient* de traba*ho. Sou*a e Garcia
</line>
</par><par>
<line>
(2011) afirma* que um clima or*anizaci*nal favoráve* faz com qu* os traba*hadore*
</line>
</par><par>
<line>
*xpressem
</line>
<line>
compo*tam*ntos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
int*gração,
</line>
<line>
satisfaç*o,
</line>
<line>
receptivi*ade
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
**vo,
</line>
</par><par>
<line>
comprometimento e destaque no desempenho das suas
</line>
<line>
a**vida*es. L*go, p*ra os mesmos
</line>
</par><par>
<line>
autores, o
</line>
<line>
clima
</line>
<line>
o*ganiz*cional
</line>
<line>
produz efeitos no
</line>
<line>
desempenh* e su*s r*laç*es f*ncionam
</line>
</par><par>
<line>
*omo reguladores ** prod***vidade * satisfação.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FS*, Teresina PI, *. 20, n. 1, art. 7, p. 1*9-148, jan. 2023
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. I. Si*va, D. D. *. Ferreira
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
A *atisfaçã*, rel*cionada ao c*ima organi*acional positi*o, caract*riz*-se pelo bem-
</line>
<line>
estar do f*ncioná*io, **o s* com o am*ie*te de trabalh*, mas *ambém por um conten**mento
</line>
<line>
pessoal (PAULI *t a*., 2017). A satisfação, porta*to, é re*ultado d* av*liação que o in*iv*duo
</line>
<line>
tem sobre seu trabalho, ou a re*lizaç*o de *e*s val**es por *e*o d* atividade q** exerce
</line>
<line>
(PAULI et al., 201*). Li*a et al. (2015) reforçam q*e * satisfação no trabal** é * p*rcepção
</line>
<line>
q** o func*onário tem do t*ab*lho que e*ecuta, em qu* este *epresenta valores individuais em
</line>
<line>
relação à atividade. *em*eanu * Dabij* (2*21) pontu*m q*e a satisfação no t*abalho
</line>
</par><par>
<line>
**presenta uma ati*u*e posi*iva ou emoção *avorável d* colab*rador em *elação à
</line>
<line>
atividad*
</line>
</par><par>
<line>
des*n*ol*ida, valoriz*n*o o ambie*te de trabalho e contr*buindo
</line>
<line>
para um clima fav*rá*el.
</line>
</par><par>
<line>
N*st* sentido, Vi*ira et al. (2*07) af*rmam que a satisfação *o tr*balho é um dos fator*s
</line>
<line>
d*terminan*es *a construção de um ambient* organ*zacional melhor e de uma sociedade *ais
</line>
<line>
feliz, gera*d* re*ultados positiv*s.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
*nvolvime*to *om o trabalho
</line>
<line>
d*senv**v* *entimentos que
</line>
<line>
podem
</line>
<line>
gerar *razer,
</line>
</par><par>
<line>
tornando *olaboradores satisfeitos com *s a*ividade* do trabalho ou insatisfeitos (KU*KEL;
</line>
<line>
VIE*RA, 2*12). Mart**ez e* al. (2004) d*s*acam qu* a s*tis*ação no tra*alho é u* f*nô*eno
</line>
<line>
*omplexo e de difí*il definição, po* ser um estado subjetivo, va*i*ndo *e pesso* par* pess*a,
</line>
<line>
de circ*nstânci* p*ra circunstância e ao longo do te*po. *i*nte *as evidências d* influência
</line>
</par><par>
<line>
d* cl*m* or*ani*aci**al *a satisfa*ão d*s trabalhares e cre*cimento das
</line>
<line>
pesquisas q**
</line>
</par><par>
<line>
abordam e*sas temáticas, *
</line>
<line>
pre***te
</line>
<line>
pesqu*sa *usca por meio de uma *evisão *ntegrativ* da
</line>
</par><par>
<line>
l*ter*tu*a verif*car a* produções que evi*enciam o impacto do c*ima org*nizac*onal
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
satisfação no *rabalho dos profissionais. A *resente p*squisa está suste*tada nos dize*es d*
</line>
</par><par>
<line>
Oli*eir* e Martins (2**0)
</line>
<line>
que afirmam
</line>
<line>
q*e apesar
</line>
<line>
da
</line>
<line>
grande
</line>
<line>
quant*dade de est**os q*e
</line>
</par><par>
<line>
aborda* o clima org*ni*aciona*,
</line>
<line>
não há d*finição
</line>
<line>
unânime dev*do a sua abrangê*cia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*m**ex*dad*, logo **vestigações com* est*, *qui proposta, se fazem necessárias.
</line>
<line>
Al*eida et al. (2016) refo*çam que a sat*sfação no t*abalho está d*r*tamente
</line>
</par><par>
<line>
r*laci**ada e
</line>
<line>
d*p*ndent* das políticas e
</line>
<line>
prática* g*r****ais d* organização. A pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
div*lg*da pelo portal de no*ícia* G* em 2013 que apresentou os *es*ltados d* pe**uis*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvida pela 4hun*er Co*s*ltoria que
</line>
<line>
realizou u*
</line>
<line>
levan*amen*o com 508 pro*i*si**ais
</line>
</par><par>
<line>
d* vár*as áreas em todo o país e verificou que 5*% dos e*trevistados *ão est*o satisfeitos **m
</line>
<line>
s*u trabalho atu*l. De modo comple*entar, a pesquisa verificou *ue, de**re as razões que
</line>
</par><par>
<line>
levam à desmo*i*açã*, a remu*eração (salários e
</line>
<line>
benef*cios) fico* em primeiro lugar,
</line>
<line>
c**
</line>
</par><par>
<line>
29,6% e o clim* organizacional vem em segundo lugar (*5,6%) e, em terceiro lugar, a fal*a de
</line>
</par><par>
<line>
reconhecimento
</line>
<line>
pro*issional (20,6%) (G1, 2013). Ta* resul*ado reforça d* f*r** *rát*ca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-148, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Clima Organizac*on*l e Satisfação no Trabalho: Um* *evisão ****g*ativa *a *ite*atura
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
imp**tância de*ta pesq*isa em v*ri*icar as produç*es acadêmicas que escla*eçam e*ta *elação
</line>
<line>
entre cli*a organi*a*ional * satisfação no t*abalho.
</line>
<line>
2 METODOLOGIA
</line>
<line>
A presente pesq*isa s* util*za da r*vis*o integrati*a de lite*at*ra que é um método das
</line>
</par><par>
<line>
*evisões bibliográficas *ist**áticas e reú*e es*udos *mp*r*c*s ou *e*ricos, a fim de
</line>
<line>
*ornecer
</line>
</par><par>
<line>
uma c**preen*ão m**s abrangent* de um fenô*eno particular (*OSSATT* et al., 2*19).
</line>
</par><par>
<line>
Botelho et al. (2011) classi*i**m este tip* de rev*são como *quel* q*e permite a
</line>
<line>
inclusão
</line>
</par><par>
<line>
simultâ*ea ** *esquisas experimen*ais e não experiment*i*, bem como
</line>
<line>
*studos *eóric*s **
</line>
</par><par>
<line>
em*íricos, p*oporci*nando compre*nsão ***pleta d* tema de interesse. S*ares et a*. (2014)
</line>
</par><par>
<line>
destacam a*nda qu* a **visão integrati*a é uma *o*ma de pesquisa q*e
</line>
<line>
revis*, critica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*intetiza a litera*ura representativa sobre u* tópico e/ou assunto de forma *ntegrada, capaz *e
</line>
<line>
gerar *ovas ab*rda*ens e perspect*vas s*b*e o assun*o revisado.
</line>
<line>
Paré et al. (2*1*) afirma* que u*a d*s característic*s mais importante d*s revi*ões
</line>
</par><par>
<line>
sist*má*icas é seu rigor metodo*ógico. De*se mo*o, *ara real*zar um* rev*são integrativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lit*r*tu*a, que resp*ite t*l rigo*, é imprescindível que o pe*qu*sador siga
</line>
<line>
e*a*as de*inidas.
</line>
</par><par>
<line>
*ot*lho *t al. (2011) pontuam ba*icamente seis fas*s e/ou etapas qu* devem ser seguid*s: (i)
</line>
<line>
identifica*ã* do tema e seleçã* das questõe* de p*squisa; (ii) e*tabe**cimento de critérios de
</line>
</par><par>
<line>
i*clusão e ex*lusão ** pesq*isa; (iii) identi*icação de estu*os pré-selecionados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
selecionad*s; (iv) categoriza*ão dos estudos selecionados; (v) análise e inter**eta**o dos
</line>
<line>
resultados e (vi) ap*es**taçã* da revisão e síntese do conhecimento. Desta forma, na Tabela 1,
</line>
<line>
inspira*o n*s *tap*s sugeridas po* B*telho et a*. (201*), apresenta-se o percurso
</line>
<line>
metodoló*ico utilizado na presente pes*uisa.
</line>
<line>
T*b*l* 1 - Percurso *et*dológico para o des*nvolviment* *a revisã* i*tegrativa
</line>
</par><par>
<line>
*tapa*
</line>
<line>
*escrição
</line>
</par><par>
<line>
Identific*ç*o do tema
</line>
<line>
Clima organizac*ona* na satisfação no trabalho
</line>
</par><par>
<line>
*uest*o de pes*uisa
</line>
<line>
Qu*l a produção cientifica que evidencia o impacto do clima organizacio*al na satisfação no *rabalh* do* profi*s**na*s?
</line>
</par><par>
<line>
Ba*es de dados para as buscas
</line>
<line>
Web of Sc*ence * Scopus
</line>
</par><par>
<line>
Per*odo *e b*s*a
</line>
<line>
De 2012 a 2021
</line>
</par><par>
<line>
Buscas e descr*tor*s
</line>
<line>
*us*a 1: "Or**ni*ational Clim*te" AN* "*ob Sati*faction" *us*a 2: "Org*nizational Climate" AN* "S**isfaction"
</line>
</par><par>
<line>
Crité*ios *e inclusão
</line>
<line>
*rtigos de acesso aberto d* ár*a d* Ciências Sociais Apli*adas que a*ordem o imp*cto do clima organizacional na *atis*ação n* tra*alho dos prof**sionais
</line>
</par><par>
<line>
*rit*rios de exclus*o
</line>
<line>
Teses, livros e *rtigos de ace*so rest*ito que n** contempl*m as e temáticas de cl*ma or*an*z*cion*l e *atisfação no trab*lho
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Ter*sina PI, *. *0, n. 1, art. 7, p. 129-14*, ja*. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. I. *ilv*, D. D. M. Ferreira
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborado c*m b*se em Botelho et *l. (2011).
</line>
</par><par>
<line>
A pr*meira etapa i*e*tificou tema e *uestão de pesquisa *ue, con*orme Botelho et *l.
</line>
<line>
(2011), o tema diz resp**to aos c*nstr**tos de clim* orga*iza*ional * satisfaçã* no t*aba*ho,
</line>
</par><par>
<line>
verificando a pro*u*ão c*ent**ica q*e e*ide*cia o impac*o do *lima o**aniza*ional
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sat*sfaçã* no tr*b**ho profissional.
</line>
</par><par>
<line>
* **vant*mento bib**ográfico f*i nas bases de dados *eb of S*ie*c* e Scopu*, t**s
</line>
</par><par>
<line>
bases ab*angem os p*incipais p*riódicos internacionais co*
</line>
<line>
alto f*tor de imp**to, num
</line>
</par><par>
<line>
*er*odo de dez anos (de 01/*1/201* a 31/1*/2021). Tal reco*te *emporal justific*-se pelo fato
</line>
<line>
de que * *resente estudo inv*stiga pe*quisa* recentes *ue evidenciam q*e o clima
</line>
<line>
organi**cional pode im*acta* o* *mpa*t* a **tis*açã* ** trabalho dos pro*issionais.
</line>
<line>
A pesquisa fo* *ealizada na pri*eira semana d* novembro *e 2022 c*m base em doi*
</line>
<line>
conjuntos de descritore* (palavras-cha**s) com os seguintes term*s de busca "Organizationa*
</line>
<line>
Cli**te" AND "J*b Satisfaction" e "Org*nizational Climate" AND "*atisfaction". Na
</line>
</par><par>
<line>
*equ*ncia, fo*am
</line>
<line>
definidos os
</line>
<line>
*r**érios de inc*usão exclusão dos est*dos: (i) artigos e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acesso aberto da área de Ciência* S*ciais Aplicada* que abordem
</line>
<line>
o **p*ct* do cl**a
</line>
</par><par>
<line>
organizacional na s*ti*fação no trabalho dos prof*ssio*ais perfaze* os crit*r*os de inclusão na
</line>
<line>
pesquisa e (ii) *xc*usão de teses, *iv*o* e artigos *e acesso rest**to e qu* *ã* contemplem a*
</line>
<line>
temáticas de clima organ*z*cio*al e sa**sfação no trabalho. O resultado *as b*scas e * form*
</line>
<line>
como s**á *peracionalizado o estudo está aprese*t*do na Tabe*a 2.
</line>
<line>
Tab*l* 2 - Result*d* das busca*
</line>
</par><par>
<line>
Busca Descr*tores
</line>
<line>
Res*ltados We* of Science Sc opus
</line>
</par><par>
<line>
1 "Or*ani****onal Cli*ate" AND "Job Sa*isf*ct*on"
</line>
<line>
20 28
</line>
</par><par>
<line>
2 "Organizatio*al Cli**te" AND "Satisfaction"
</line>
<line>
30 39
</line>
</par><par>
<line>
Tot*l de artigos de acesso abe**o da áre* de Ciên**a* S*ciais Aplica*as
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
Ar*igos e*c*uí*o* da amost** por duplicidad*
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
*otal de a*tigos a serem lidos (resumo, in*rod*ção e c*n*lu*ão) para verifica* s* atendem ao *bjetivo da pe**uisa
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
*rtigos e***uídos após a l*i**ra p** não *tenderem ao obje*iv* da pesquisa
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
Total de arti*os selecionados
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
</page><line>
Sistem**ização *o* Est*do* Selecionados
</line>
<line>
Criação de pas*a com os artigos completos em \pdf\ *a*a análise * tabulação *os artigos no M*crosoft
</line>
<line>
Exc** (título; autores; *eriódico; ano; obj*ti*o; mét*do e resultados).
</line>
<line>
Análise e Inte*p*etação dos Resultados
</line>
<line>
Lista de artigo*; publi*ações por ano; a*t**es principais; *us*a por c**e*orias de a*álise; an*lise dos
</line>
<line>
im*actos d* *lim* o*ganizaciona* na s*ti*fação no trabalho d** profissionais; id*ntificação de la*unas
</line>
<line>
de pesqu*sa.
</line>
<line>
Apre*en*ação da Revi*ão e S*ntese do Conheci*en*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 1, art. 7, *. 129-148, *an. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Clima Organ*za*io*al e Satisfação no Trabalho: Uma Revisão Int*grativa da *iterat**a
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
Exposição e discussã* do* resultados, ap*e*enta*do *ossibili*ades de *esquisas fut*r*s.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El**orad* com base em *garbossa e *o*zato (2*21).
</line>
</par><par>
<line>
A* buscas resultar*m em 117 art*gos acessív*is d* área de Ciências Sociais Aplicadas
</line>
</par><par>
<line>
e for*m ex*luídos
</line>
<line>
51 trabalhos por estarem em duplicid*de. Os 66 ar*i*os resul*a*tes fora*
</line>
</par><par>
<line>
lidos (resumo, *ntrodução * *onclusã*) p*ra ve*ificar se ate*dem ao propos*o e, com ba*e
</line>
</par><par>
<line>
nesta leitura,
</line>
<line>
identifica*am-se 47
</line>
<line>
pesquisas *ue n*o a*endiam ao objetivo e, *or fim, 1*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*re* av*liadas.
</line>
</par><par>
<line>
A operacionalização *a *ná*ise cont*u com formulário
</line>
<line>
de ide*tif*caç*o, *onforme
</line>
</par><par>
<line>
Sgar*os*a e Mozza*o (2021), o **al foi pr*e*chido para c*da artigo da amostra, p**mitindo a
</line>
</par><par>
<line>
or*anização de in*ormaç*es r*lativas
</line>
<line>
à identificação e *u*ores, a*o da *ublicação,
</line>
</par><par>
<line>
ins*rum*ntos utiliza*os par* * lev*n***ento *os d*d*s, obj*tivos das pesquis*s, resu*tados.
</line>
<line>
4 RESULTADOS
</line>
<line>
4.1 Análise quantitativa *os ar*ig*s selecionados
</line>
<line>
* impact* do clim* org*ni*acional na satisfaç*o no tr*balho de profissionais está
</line>
<line>
evidencia*o em 19 artigos ordenados por an*. O tít**o, os autores, o periódico onde es*ão
</line>
</par><par>
<line>
publicados, as citações e tipo o
</line>
<line>
de abordagem meto*ológica aplic*do - qua*i/qu*ntit**iv*
</line>
</par><par>
<line>
tam**m estão d*scritos (T*bela 3).
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Apresentação dos artigos selecionados pa*a revisão int**rati*a
</line>
</par><par>
<line>
Autor(es)/ Ano
</line>
<line>
T*tulo
</line>
<line>
Periódico
</line>
<line>
Nº de citações
</line>
<line>
Abo*dagem **todológic*
</line>
</par><par>
<line>
Bhut*o et al. (**12)
</line>
<line>
A C*mparative Study of *rganization*l Climate and Job Satisfactio* ** Public, Priv**e and Foreign Banks
</line>
<line>
Asian S*c*al Sci*nce
</line>
<line>
11
</line>
<line>
Qu*nt*tativa
</line>
</par><par>
<line>
Mehta et al. (2013)
</line>
<line>
T*e Organizational Health of Urban *lementar* Scho**s: School Health *nd Teacher Functioning
</line>
<line>
School M*ntal Healt*
</line>
<line>
12
</line>
<line>
Quantitativa
</line>
</par><par>
<line>
Gu*n et al. (2014)
</line>
<line>
Know*ed** and Perceptio*s of Family Leave Poli*ies Am*ng Fe*ale Fa*ulty in Academic Medici*e
</line>
<line>
*omen's Health Issues
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
Qualitativa
</line>
</par><par>
<line>
Tsai (2014)
</line>
<line>
The Org*ni*ational Cli*ate and *mployees\ Job Satisf*ct**n in the Te*mi*al Operati*n Cont*xt of Kaohsiung P o rt
</line>
<line>
The As*a* Jo*rnal o* Sh*pping and Lo*istics
</line>
<line>
16
</line>
<line>
Quantit**iva
</line>
</par><par>
<line>
*u*tafa et al. (2*15)
</line>
<line>
T*e Influence *f Organizational Cul*ure, *rganization*l Clim*t*, and the Promotion of t*e Po*ition of Employee Job Satisfa*tion *n P*. Surabay* Graphics Me*ia Temprina
</line>
<line>
As*an *oci*l Science
</line>
<line>
0*
</line>
<line>
Qu*n*itat*va
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, a*t. 7, *. 129-*48, ja*. 2*23
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. I. *ilva, D. D. M. *e*reira
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
F**emi & Jita (2019)
</line>
<line>
A*sessment of Scienc* Teachers\ C*ree* *atisfaction and School O*ganisat**nal Clima*e *n E*hancin* J*b Pe*formance in Rur*l Learning Ecologies
</line>
<line>
Problems of Educ*tio*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
Quantitativa
</line>
</par><par>
<line>
Mosleh***r et *l. (201*)
</line>
<line>
Organizationa* C*im*te and Work Style: The Missing Links for Sustai*a*ility of Leadership and Sat*sfied Emplo*ees
</line>
<line>
S*sta*nability
</line>
<line>
27
</line>
<line>
Quantitativ*
</line>
</par><par>
<line>
Luqma* et al. (*020)
</line>
<line>
Effe*t of Or*anization*l Cl**ate U*on the J*b *er*o*mance *f Ins*ruct*rs\ Physical Education
</line>
<line>
**dagog* o* Physical Cul*ure and S*orts
</line>
<line>
01
</line>
<line>
Quan*itativa
</line>
</par><par>
<line>
Ha* e McLean (2020)
</line>
<line>
Effects of fa*ily-sup*ort*ve super*isor b*ha*iors and o*ganizational c*imate on employees
</line>
<line>
Eu*opea* Journa* of Training and *evelopment
</line>
<line>
04
</line>
<line>
Quantitat*va
</line>
</par><par>
<line>
Reza** (2020)
</line>
<line>
*ngl*sh teachers\ job s**isfaction: Assessing contribu*ions o* t*e iranian school organi**tional clima*e in a mixed methods study
</line>
<line>
Cogent Education
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
Quali/ qua**itativa
</line>
</par><par>
<line>
Angél*ca **elo (2020)
</line>
<line>
El clima * la satisfacci*n *ab*ra* *el *apit*l hu*ano: *actore* dife**nciados e* o*ga*izaciones púb*ic*s y p*ivadas
</line>
<line>
Innov*r
</line>
<line>
08
</line>
<line>
Quantitativa
</line>
</par><par>
<line>
Li et al. (*020)
</line>
<line>
Organiz*tiona* climate, job *a*isfact*on, and turnover in *o*untary child welfar* w*rkers
</line>
<line>
C*ildren an* Youth Ser*ices **vie*
</line>
<line>
07
</line>
<line>
*uan*i**tiva
</line>
</par><par>
<line>
Ruit et al. (202*)
</line>
<line>
Causal factors in*luencing org*nizati*nal commit**nt of employee in the autom*tive *nd au*o part* indu*tries: A case study o* A*ata City Indu**rial Estat* Th*iland
</line>
<line>
Kasets*rt J*u*nal ** Socia* Sciences
</line>
<line>
01
</line>
<line>
Quantitativa
</line>
</par><par>
<line>
Don et *l. (2021)
</line>
<line>
Challe*ges fo* u*i*g organization*l cl**at* tools for measuring teacher job *atisfaction
</line>
<line>
Int*rnational Jour**l of Ev*luation and *es*arch in Educat*on
</line>
<line>
03
</line>
<line>
*uali/ qu*ntitativa
</line>
</par><par>
<line>
Chian*-Ve*a et al. (2021)
</line>
<line>
Eff*ct of **b sa*isfacti*n and conf*denc* *n th* organizationa* climate, throu** structura* equations
</line>
<line>
Revista de Ciencia* de la A*mi*istr*ción y Econ*mía
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Quantitati*a
</line>
</par><par>
<line>
Jung et al. (2*21)
</line>
<line>
Generational E*fects of *orkpl*ce **exibility on Wor* En**geme*t, Satisfactio*, *nd Commitmen* in South Korean Delux* Hotel*
</line>
<line>
Sustain*bility
</line>
<line>
03
</line>
<line>
Qu*ntitativ*
</line>
</par><par>
<line>
Pectu et a*. (2021)
</line>
<line>
Multid*mens*on*l Ass*ssment *f Jo* *ati*f*ct*on in Tele*ork *onditions. Ca*e Study: Romania in the COVID-19 Pandemic
</line>
<line>
S*stai*ability
</line>
<line>
07
</line>
<line>
Quantitativa
</line>
</par><par>
<line>
Móra* et a*. (**21)
</line>
<line>
Clima orga*izacional y satisfacción laboral en una empresa industria* peruana
</line>
<line>
Rev*sta V*nezo*a*a D* Gerencia
</line>
<line>
01
</line>
<line>
Qu*ntitativa
</line>
</par><par>
<line>
*opari**h et al. (*021)
</line>
<line>
Pr*duct*ve teacher job satisfacti*n: Dis*ntangli** organizational clim*te, fa*ility mana*em*nt, and organizationa* citizenship *eha*ior
</line>
<line>
I*ternational Jour*a* of Evaluation and Res*arch *n Education
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Quantitativ*
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaboração própria (2**2).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 1, art. 7, p. *29-148, jan. 2*23
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lima Organiza*ion*l e *a*is*ação no Tra*alho: Uma R*vi*ão I*tegra*iv* d* Literatura
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
O aspecto regional do* ar**gos *p*nta maioria conc*ntrada no* países *siáticos,
</line>
<line>
58%
</line>
</par><par>
<line>
dos trabalhos analisados, segui*o pelos países da am*rica do norte, amér*ca do sul, eu*o*eus *
</line>
<line>
a*ricanos e, por fi*, *ma p*bl*caç*o sem referên*ia d* locali**de,
</line>
<line>
Em re**ç*o à abordagem metodológica, 16 publicações utilizar** abordagem
</line>
<line>
*uant*tativa. *m deles, aborda*em qualit*ti*a e d**s estudo* utiliza**m abordagem mista,
</line>
<line>
quali/quan*itativa, o que deno*a predominância das *esq*i*as com ab*rdagem quantitativa.
</line>
</par><par>
<line>
Em relaç** à* publi*açõe* *or ano no
</line>
<line>
p*ríod* (entre
</line>
<line>
2012 e 202*), **ns*ata-se u*a
</line>
</par><par>
<line>
c*rênci* de estudos de 2*12 a 2**5, seguid* por um período *e tr** ano* (2*16 a *018) sem
</line>
</par><par>
<line>
publicações sobre a
</line>
<line>
temát*ca. A *ar*ir
</line>
<line>
*e 2019, v**i**c*-se maior número
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
publicações,
</line>
</par><par>
<line>
des*a***d*-s* o ano de *021 com *ete estudos public*dos, o que evid*nc*a maior atenção por
</line>
<line>
parte dos pes*uisadores a estes co*structos. Em rel*ç*o à* citações, o ar*igo de Moslehpour *t
</line>
</par><par>
<line>
al. (2019) é o q*e apre*enta maio* *úmero de citaç*e* (27) e, a*ós 2*19, os
</line>
<line>
traba**o*
</line>
</par><par>
<line>
apresentar*m uma queda *o nú*e*o d* citações (**gura 1).
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 1 - Nú*er* de citações d*s artigo*
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: El*boração *rópria (2022).
</line>
</par><par>
<line>
Dentre os
</line>
<line>
per*ódicos em
</line>
<line>
q*e os artigos f*ra* public*dos, destacou- s* o jorn*l
</line>
</par><par>
<line>
Sust*in*bi*ity co* três pub**cações, o *eriódico As*an Social Science e Inte*na*ional Jo*rnal
</line>
</par><par>
<line>
o* Evalu*tio* and Resea*ch i* Education *om d*is tr*b*lho*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
**
</line>
<line>
de*ais r*c**era* apenas
</line>
</par><par>
<line>
um* *ub*icação. De modo espec*f*co, verif**ou-se o *ator d* *mpacto do periódico
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. *, art. 7, p. 129-148, ja*. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. I. Silva, D. D. *. Fe**eira
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
Sustai*abili*y que é de *,889, conform* o Journal Citation Repor**, o *ue denota *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
periódic* é de alto impac*o.
</line>
</par><par>
<line>
De mo*o geral, pode-se verif*car que, * p*rti* de 2019, as publicações s*bre *lima
</line>
<line>
*rganiza*iona* e sa*isfa*ão no trabalho sã* mais recorren*es, o q*e evidencia o *r*sce*te
</line>
<line>
interesse *el* temática, em rel*ção às **t**ões observou-se que * estudo de Moslehp*ur et *l.
</line>
<line>
(201*) é o que apresenta maior *úmer* de citações (27) e, apesar *o número crescen*e *e
</line>
</par><par>
<line>
publicaç*es, a* citaç*es n*o acompa*ham o mesm*
</line>
<line>
padrão. No que diz r*speito ao aspecto
</line>
</par><par>
<line>
regio*al, 58% *as pesquisas con*entram-se nos países *siáticos, o q*e *enota o *nter*sse dos
</line>
<line>
p*squis*dores desta r*gião so*re o estu*o de aspectos orga*izac*onais. *estacou-se també* a
</line>
<line>
preferência **s pesquisadores p*las pesquisas de abord*gem m*tod*lógica quantitativa, visto
</line>
<line>
que 16 estudos lançaram mão desta abor*agem.
</line>
<line>
4.2 *nálise q*a*itativa dos artigos: pri*ci*ais ach*dos dos *studo*
</line>
<line>
A *nálise **alitativa do* estudos é *p*esentad* na Tabela 4 ond* se destaca o público
</line>
<line>
qu* *oi *es*uisado, o objet**o e os principa*s achad*s os *esquis*dores.
</line>
<line>
Tabela 4 - Análise qu*lit*tiva *o* estu*o*
</line>
</par><par>
<line>
Au*or(es)/ ano
</line>
<line>
Públic* estudado
</line>
<line>
Objetivo
</line>
<line>
Princ**ai* resultad*s
</line>
</par><par>
<line>
Bhut*o et *l. (2012)
</line>
<line>
Executi*os
</line>
<line>
Inv*stigar * rel*ção e*tre medidas *e c*ima organ*za*ional e s*tisfaçã* no tra*alh* aplicadas a *xec*tivo* d* bancos públicos e privados est*angeiros.
</line>
<line>
Do s 14 subfa*ore* do clima organ*zacional, 3 estão positiva*en*e relacionados à sati*fação no trabalho: e*trutura organiza*i*nal, identida*e e *elações huma*as. *quidade e emp*d*ra*ent* e**ão *egativ*ment* relacionados à satisfação e à* di*erentes p*rc*pções sobre clima o***n**acio*a*, o que po*si*ilito* clas*ificar cada b**co, *a m**ma *orma que acon*eceu *om * clima *rganizacional.
</line>
</par><par>
<line>
Meht* et al. (2013)
</line>
<line>
*rofessores
</line>
<line>
Ex*minar nas escolas *rbanas d* ele*ada *obreza a estrutura dos fatores de saúd* escolar.
</line>
<line>
A eficácia dos professo*es es*a*a unicament* relaci*nada c*m um a*biente de a**endizagem positivo, o *ue reflete ati*udes pos*tivas dos estudant*s em relação à aprendizagem e * entusia*m* d*s professo*es. O *tres* dos profess*res e a sat*s*ação no trabalho e*tavam cada um *elaci*nado com a organ*zação - *aú*e *sc*lar.
</line>
</par><par>
<line>
**n* *t al. (2014)
</line>
<line>
Profes*ores
</line>
<line>
Examinar c*nhecim*ntos e pe*c**ções das políticas e prát*cas de licenças familia*es ent*e l*deres seniores (membros da American Association of Medic*l *ollege do
</line>
<line>
*s po*íti*as de l*c*nç*s famil*ares são importantes da *ati*façã* *o corpo doc*nte e *o su*ess* acadêmico, mas *alta a consciência *o*ítica entre líderes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 20, *. 1, art. 7, p. 1*9-**8, jan. 2*23
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cl**a Organi***ional e Sati*faç*o no Trabalh*: Uma Revisão Integr*tiva da Literatura
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Gr*up on Women in Medic*n* and Science) para identif*car as barreira* para * suc*sso e sa*isfação na carr*ira nas faculdades femini**s.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*s*i (*014)
</line>
<line>
Portuár*os
</line>
<line>
Av***ar os *feitos d* estilo *e lide*ança * do cl*m* org*niz*cional na satisfação profissiona* *os empregados de um porto ** Taiwan.
</line>
<line>
O clima organizacional apresentou efeito signifi*a*ivo *a satisfação profissional, os *mpregados c*m inc*ntivo*/re**mpensa* mais efi*aze* par* o desempen*o p*ofissional tê* *elhor satisfaç*o profissional e sentem maior se*urança. Sa*ário e remuneração for*m as v*r***eis de controle mai* importa*tes que i*centivam *s e*pregado* a sen*irem-se compatí*eis com o trabalho e a seg*rança *o empre*o.
</line>
</par><par>
<line>
E*qa*ri e Pr*yono (*015)
</line>
<line>
Pr*fissionais da ár*a gráfica
</line>
<line>
T*s*ar a influência da c**tura organizacional, do clima organi**cio*al, e da prom*çã* *a posição de s*tisfaç** no trabalho na Indonésia.
</line>
<line>
C*l**ra, clima o*ganizaci*nal e gabin*t* de promoção têm influência significa*iva sobre as variáveis a v*riáv*l de clim* * *rgan*zacional se destaca apresen*ando f*rte influência na satisfação no tra*alho.
</line>
</par><par>
<line>
Faremi e Jita (201*)
</line>
<line>
Profess**es
</line>
<line>
Examinar até que p*nto a satis*aç*o com a carreira e o clima organizacion*l **s profes*ores de *i**cia* de aprendi*agem *ural estão relacionados ao d*sempenh*.
</line>
<line>
65,*% *os *rofes*ores estavam satisfeitos co*, enquanto 3*,*% nã* e uma com*inação de sati*fação *a c*rreira e c*i*a organiz*c*o*al influen*iou os desempenhos pro**ssi*nais e que a satisfação p*of*ssional te** e*eit* *o*itiv* no d*sempe*h*, enquanto o clima organ*zacional, e*eit* n*gativo.
</line>
</par><par>
<line>
Mo*lehp*ur et al. (2019)
</line>
<line>
*ervidore* públicos
</line>
<line>
In*es*igar o elo entre o estilo de l*derança * * satisfação no *r*balho entre os funcion*rios do s**or público da Mo*gólia.
</line>
<line>
O clima organizacional e est*lo de trab*lho co**lementa* e media* plen*m**te a relação entr* esti*o de *ide*ança e satis*a*ã* no trabalho. Um esti*o de li**r*nça adequado é mais eficaz quando combina clima org*nizaciona* e es*ilo de trabalho *o* fun**on*r*os.
</line>
</par><par>
<line>
Luq*an et al. (2020)
</line>
<line>
Professores
</line>
<line>
V*rificar o efeito do clima organ*zacio*al no dese*p**h* de *n*t*utores de educação físi**.
</line>
<line>
Os i*strut*res se se*tem confor*áveis n*m clim* organizacion*l saudável e aumentam o de*empenho. *strut*ra de comunicação *ficaz, sistem* de rec*m*ensa, t*aba*** em equipe, dese*volvimento *e carreira * estratégias de plan*jamento * tomada d* decisões são impl*mentadas nas escolas qu* mel*oram o desemp*nho d*s profess*re*.
</line>
</par><par>
<line>
Re*ae* et al. (2020)
</line>
<line>
Professores
</line>
<line>
Expl*rar as c*ntribuiçõ*s do clim* organizaci*nal da escol* iraniana para a satisf*ção profission*l dos *rofessore* de inglês.
</line>
<line>
Cor*elaçã* posi*iva entre o **ima or*anizacion*l e que a s*ti**ação pr*fission*l e satisf*ção no trabalho * *fetada pela carga de **sino, liderança, autonomia e toma*a de d*cisões. *lém diss*, o clima *rg**izaci*nal da escola *ã* é f*vo**vel nem positivo de ta* fo*ma que af*te negat*vamente a *atisfaçã* profissional dos professores.
</line>
</par><par>
<line>
Melo (2020)
</line>
<line>
P*estador** de serviços
</line>
<line>
Relac*on*r os constr*tos de cl*ma orga*izac*onal e satisfaç*o pr**issi*nal.
</line>
<line>
*fe*o, pad**es e identidade mostr**am - associações com a sa*isfação i*trín**ca e e*trínse**.
</line>
</par><par>
<line>
Ha n * McLean (2020)
</line>
<line>
Supervisores ** apoio a família
</line>
<line>
E*ami*ar o *mpa*to dos comportamentos dos supervis*res de apoi* * família no c*nflit*
</line>
<line>
*s c*mp***amentos do* sup*rvisores têm impac*o *ínimo no conflito tr**alh*- famí**a e no c*ima de t*a*alho. O conflito
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na P*, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-148, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fs**et.*om.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. I. *i*va, *. *. M. Ferreir*
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
tra*alho-f*mí*ia dos emp*e*ados, n* clim* organizacion** trabalho- *amília, na s*tisfação p*ofissional e *as inte*ções de rotati*id*de a* longo do tempo.
</line>
<line>
entre tr*balho/famíl** mediou a relaç** *ntre os comportame*tos do su*ervisor famil**r e de apoi* e *s *n*enções *e *otativ*d*de dos *mpre*ados. O clima organ*zac**nal en*re trabalho/f*mília foi significativo.
</line>
</par><par>
<line>
Li et *l. (2020)
</line>
<line>
Trabalhadores vo*un*ários
</line>
<line>
Investigar os *feitos i**iret** do clima orga*izaciona* na r*tativi*ade por meio d* sat*sfaç** p*ofissio*al d*s tra*alhadores vol*ntários das agências de bem-e*tar *as cr*anças.
</line>
<line>
O *feito do clima o*ganizaci*nal na *ntenção de *eixar a agê**ia *o* tota*mente med*a*o pe*a sat*sfação n* t*abalh*, enq*anto seu efeito na inte*ção de pe*manecer no bem-esta* das crian*a* foi parcialment* *edi*do. A* agências c*nsi*erara* que a reorientaç*o dos seus recursos e concentra*ão de esforços em m*danças organizacionais impactam na satisfação *os tr*balhad*res na remune*aç*o, nos benefícios, e n* promo*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Don et al. (2021)
</line>
<line>
Profes**res
</line>
<line>
E*aminar a compre*nsão dos profe*s*res da e*cola primária qua*to à *atisfação ao ambi*nte org*nizacional.
</line>
<line>
A análise do conteúdo i*entificou os ***as que eme*gir*m da entrevi*ta; relações estudan*i*, *omada d* decis**, infraes*rutura es*olar, **aba*ho em equi*e e **iatividade educativ* e os p*ofessores estão moti*ados par* alcanç*r os *bjetivos da escola, q**nd* estão de acordo com a administração, o que torna o ambiente positi*o e aumenta a sa*isfação deles.
</line>
</par><par>
<line>
Soparid*h e Hanafi (2*21)
</line>
<line>
Professores
</line>
<line>
*nal*sa* o efeito dir*to do clima organizacional, gestão de instalaç*es e infraestruturas, comportamen** de cidadania o**ani**ci*nal na s*tisfação profis*io*al do* *ro*essores qu* ministr** disc*pli*a* p*ofi*si*nais e *ue *o*suem c*racterísticas complexas e requi*itos profis*ionais *iferenciad*s.
</line>
<line>
Não há in*luência direta do clima orga*iz*cional na sati*faç*o do *r*fi**ional, o q*e p*de ser pel* lidera*ça inefi*az aplicada n*s escola*, o que faz *o* que o clima or*anizacional nã* seja f**orável. Não *á efeit* direto da gestão de instal*ç*e* e infra*strutura* na satisfação dos p**fe*sores * ac*e*ita-se que seja co*se*uênci* *a pou*a i*fluênc*a direta da g*stã* *as instalações e i*fraestrutur*s na s*tis**ção profiss*onal pel* d*sp*nibilid*de *e *nfraes*rutura q*e preci*am s*r melho*adas.
</line>
</par><par>
<line>
Dávila Morán et al. (2021)
</line>
<line>
Profi*sio*ais d a ár ea *ndus*ri*l
</line>
<line>
*etermi*a* a r*laçã* entre * clima organizacional e a satisfação profissional numa ind*s*ria pe*uana dur*nte 2020.
</line>
<line>
7 1 ,2 * % dos trab*lhadores percebem o clima org**izacio*al como *egular, enq***t* 80,70%, re*ular e há rel*ção si*nificativa en*re as vari*veis clima organizac*onal e sat*s*ação profissional nas or*anizações, *ndep*ndentemente da sua natur*za.
</line>
</par><par>
<line>
Ru*it e *ie*suwan (2021)
</line>
<line>
Profissionais d a ár ea industr*al
</line>
<line>
Estud** os *íveis de percepç*o do cl*ma organiz*ciona*, s*tisfação profissi*nal, q*alidade *e vid* lab*ral e compromi**o or*an*zac*onal d*s emp*eg*dos * exam*naram modelos de fato**s causais que influen*iam o c*mpro*isso deles ** indústr*as d* a**omóv*l e autope*a* n* *ailân*ia.
</line>
<line>
Os **pre*ado* têm elevado níve* de clima o*ganiza*i*nal, sat*sfa*ão no tra*a*ho, compromi**o organiz*c*on*l e q*alidade de vida. A qualidade d* v*da *o t*abalh* apresen*ou e*eito direto no co*promiss* organiz*cional e a sat*sfaç*o p*ofissional efei*o indireto no comp**mis*o organizacional por meio d* qu**idad* de vida no trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Chian*-Vej* *t al. (2021)
</line>
<line>
Profissi*nais d a ár ea d a
</line>
<line>
Ve*ificar as rela*ões entre t*ês var*áveis ** comporta*ento
</line>
<line>
O fator de s*tis*ação no tr*bal** tem **lação positiva e e*tatist*cam*nte
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*i*a, v. 20, n. 1, ***. *, p. 129-148, jan. 20*3
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Clima *rganiza*ional e Satisfação no Trabalho: Uma Revisã* Integr*tiv* da **t*ratura
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
saúde
</line>
<line>
or*a*izacional: clima organizacional, satisfação no trabalho, e confiança i*terp*s*o*l em um h**p*tal de al*a c*mp*e*i*ade.
</line>
<line>
signif*cativa com o clima organizacional e este elevado *e deve a* f*to de os empregados apre*entam níveis *ais **e*ados de sat*sfa*ão no trabalh*.
</line>
</par><par>
<line>
*ung e *o*n (2021)
</line>
<line>
Profissio**i* d* ramo *oteleiro
</line>
<line>
Examina* os efe*tos da flexib*lid*de do loc*l de tra*alho em hot*is sobr* o compro*isso de trabalho, satisfação e *mpen*o, para determ*n** o efei*o moderador das c*racterístic*s geracionais.
</line>
<line>
Efeitos po*iti*os da flexibilid*de d* lo*al de tra*alho no comprom*sso e sati*fa*ão d*s emprega*os; * co*promisso de trabalho p*odu*iu ef*ito pos*t*vo na sua satisfação; a sati*fação do* em*rega*o* teve impacto po*itivo no c*mpromisso dos *mpre*ados e a influência d* flexibilidad* do local de t*abalho *o compromisso nã* difere*.
</line>
</par><par>
<line>
Petc* et al. (202*)
</line>
<line>
Di*eren*es campos de a***idade
</line>
<line>
Propo* um mod*lo mult*dimension*l para avaliar a sati*façã* no tr**alho pela *nves*igação sob as condições *e ex*ansão do t*l*traba*ho d*v*do * crise *erada pela pande*i* de covid-19.
</line>
<line>
A satis*ação n* trabalho em teletrabal*o es*á associa*a a mai*res com*etências, a*tonomia, e *m clima or*anizacional *avorável, mas também a um mai*r nível d* es*otamento emo*ional gerado p*lo acesso constante ao trabalho, bem como à falta *e relações e mentoria. No ca*o das mulheres, a correlaç*o mais forte das competên*ias com a satis*a*ão no trabal*o **vela sua vontade de tr*balhar e *e ultrapassar os *i*ite* *as ativi*ade* tradici*nais.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*ão própria (20*2).
</line>
<line>
U*a nu**m de *a*a*r** *ontendo as pr**cipai* p*lavras-chave d*s estud*s é pr*posta
</line>
<line>
na Fi*u*a 2. **s*rva-se que *s palavra* q*e *pare*eram *om *aior f*equênc*a for** cli*a
</line>
</par><par>
<line>
organizacional * *a*is**ção
</line>
<line>
no traba*ho, *lém ** cl**a organizacion*l escolar, edu*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
*ient*fi*a, al*m de outras pala*ras q*e apar*c*r*m c*m menor freq*ência, mas que denotam
</line>
<line>
as temá*ica* estudadas nos *rtig*s.
</line>
<line>
Figura 2 - Nuvem de palavras-chav*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laboraç*o p*ópria (2022)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-14*, jan. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. I. *ilva, D. D. *. F*rreira
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
No geral, o*servou-se uma *u*ntid*de significat*va (6 art**os) qu* pe*quisaram
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
te*átic* e*tre
</line>
<line>
*s p*ofissionais do
</line>
<line>
*a*o d* *ducação. **nfo**e
</line>
<line>
apresentado *os resul*ad**
</line>
</par><par>
<line>
das 19 p*squis*s, o cli*a organizacional influencia na satisfação no trabalho dos *ro*iss***ais
</line>
</par><par>
<line>
da* mais
</line>
<line>
diversas área* d* *tuaç*o, *l*m disso *ode-*e verifi*ar que essas variáveis po*e*
</line>
</par><par>
<line>
t*mb*m impactar *o desempenho dos prof**sio*a*s e na *otiv*ção del*s.
</line>
</par><par>
<line>
5 CON*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A pesqui*a *erific*u por *eio da revi*ão i*teg*ati*a da literatu*a a* pro*uções
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*videnc*am * impacto do cli*a organizacion*l na satisfaç** no trabalho. R*ssalta-se,
</line>
</par><par>
<line>
entretanto, que escopo deste estudo foi ob**do o
</line>
<line>
em duas bases de dados (We* of Sc*en*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Scopus), *ue, apesar de alc*nçar os prin*ipais periód*cos, foi considerada uma limi*ação des*e
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho. Para minimizá-lá, s*gere-se que nov** estudos a*pli** o número de **ses para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
procura d* outras pesq*isas,
</line>
<line>
*oden*o, com *sso, aumentar * e*c*po d* aná*ise, além de
</line>
</par><par>
<line>
rea*izar b*scas em bas*s nacionais p*ra veri*icar como estas *emáti**s vêm sendo estudadas
</line>
<line>
no pa**. Al*m disto *es*aca-se *ue, para o presente est*do, foi selecionado um re*ort*
</line>
</par><par>
<line>
temp*ral de 1* anos, período compreendi*o e*t*e *s anos de 2012 e 2021 que
</line>
<line>
evidencia as
</line>
</par><par>
<line>
*ubli*a*ões mais *ecen*es, o que também pode s* tornar *m limitador.
</line>
</par><par>
<line>
A partir d*
</line>
<line>
2*19, ** publica*ões sobre cli*a organizaciona* * satisfação no tra**l*o
</line>
</par><par>
<line>
são mais recorrentes, o que evidencia * crescente *nteresse pela *emática. Em rela*ão *s
</line>
</par><par>
<line>
citações, *bservou-*e que o *studo
</line>
<line>
de *o**ehp*ur et al. (2019) é o
</line>
<line>
que *pre*enta maior
</line>
</par><par>
<line>
núme** de citações (27)
</line>
<line>
e, apesar do n*mer* **escen*e *e publicações, as ci*ações
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
aco*panham o mesmo padrão. No que diz respeito ao aspecto regional, 57,89% das p**quisas
</line>
<line>
concentra*-s* nos países *siáticos, o que d*no*a o i*te*esse dos pes*uisadore* desta reg*ão
</line>
</par><par>
<line>
sobre
</line>
<line>
o e*tudo *e aspectos orga*izacionais. Destacou-se também a preferênc*a d*s
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisadores pelas *esq**sas *e abordagem me*odol*gica quantitat*va, vis*o que 16 estudos
</line>
<line>
lançara* *ão de*ta abo*dagem.
</line>
<line>
O cl*ma or*anizac*onal e a satisfação prof**siona* são fontes de difere*tes est*dos n*
</line>
</par><par>
<line>
área es*olar, apesar dos
</line>
<line>
diferentes objet*vos das pesquisas, a mai*ria *vide*cia
</line>
<line>
que há
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão positiva entre o cl*ma organizacion** e a s***sfação no trabalho dos professores. A*ém
</line>
</par><par>
<line>
di s t o, os
</line>
<line>
est*dos eviden*iam q*e um ambiente de apr*ndizage* positivo r*f*ete *titu*es
</line>
</par><par>
<line>
favoráveis dos *st*dante* em relação à aprendiz*gem, o qu* impac*a n* entus*asmo
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
profes*o*es pel* seu trab*lho (ME*TA et al., 2013). Fa*emi e Jit* (*019) *uqman et al. e
</line>
</par><par>
<line>
(2020) veri*icaram a relação *o
</line>
<line>
clima
</line>
<line>
or**niza*ional n* *ati*faç*o
</line>
<line>
dos profe**ores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter**ina, v. 2*, n. 1, art. *, *. 129-148, ja*. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lima Organi*a*i*nal e *ati*fação no Trabalho: U*a Revisão Integra*iva da Literatu*a
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
consequente impacto positivo e negati*o *estes aspectos no dese*p*nho deles. A motivação
</line>
<line>
também foi veri*icad* c**o as*e*t* re*ac*on*do ao clima organizac*o*al * a sat*sfação dos
</line>
<line>
professores que de acordo c*m D*n et al. (2021) torna o ambiente escola* mais pos**ivo e, em
</line>
<line>
últim* *nálise, aum*n*a a sati*fação dos p*ofe*sores no tra*alho.
</line>
<line>
Na c*ntra**o aos resul*ados e*idencia*os, So*ar*dah e *anaf* (2021) verif*caram no
</line>
<line>
**u estu*o que não há i*fluên*i* direta do clima orga*iz*cional *a sati*fação profis*i*nal dos
</line>
</par><par>
<line>
professo**s
</line>
<line>
p*o*utivos, *as
</line>
<line>
*s *utores a*reditam que este resu*tado pode ser pe**
</line>
<line>
l*der**ç*
</line>
</par><par>
<line>
ine*icaz, o *ue faz c** que o clima organizacio*al não seja fa*or*vel.
</line>
</par><par>
<line>
As indústrias também f*ram anali*ad*s por Dávila *or*n et *l. (2021 e *ujit
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*iemsuwan (2021) que ver*fic*ram *ue o cli*a org*nizaciona* infl**ncia a *atisfa*ão dos
</line>
<line>
*raba*h*dores, alé* de *roduzi* efeito *o compromisso organizacional. Bhut*o *t a*. (*0*2),
</line>
</par><par>
<line>
além *e evide*ciarem a r*lação
</line>
<line>
entre os constructos, verificara* também a
</line>
<line>
dif*r*n*a de
</line>
</par><par>
<line>
*ercepção *obre o cl**a organizacional e a satisfaçã* dentre os *es*uisados. T*ai (2014)
</line>
</par><par>
<line>
identific*u q*e * cl*ma organiza*io**l *presentou efei*o signifi*ativo
</line>
<line>
na s*tisfação
</line>
</par><par>
<line>
profissi*n*l destac** e
</line>
<line>
qu* os empr*gados *om *n**ntiv*s e recompensas mais
</line>
<line>
clar**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ef*cazes para o desempe*h* pr*fissiona* tendem à me*h*r satisfação profission*l e sent*m
</line>
</par><par>
<line>
maior segurança no trabalho. A var*ável d* clima organizacional
</line>
<line>
s* d*sta*a com
</line>
<line>
influênci*
</line>
</par><par>
<line>
dominante na sati*fação no t*abalho, **nforme Elqa*ri e P*iy*no (2015).
</line>
</par><par>
<line>
De manei*a geral, os resultad*s
</line>
<line>
*as 19 p*squisas confirmam que o *lima
</line>
</par><par>
<line>
organi*acional influen*i* n* satisfa**o no trabalh* dos profissionais da* mais
</line>
<line>
diversa* áre*s
</line>
</par><par>
<line>
de atu*ção,
</line>
<line>
além *isto
</line>
<line>
pode-*e ve*ifi*a* que est*s v*riáveis p*dem também im*act*r no
</line>
</par><par>
<line>
desempe*ho
</line>
<line>
*os profi*s*on*is e na moti*ação deles. * p*esente estudo avança na l*terat*ra
</line>
</par><par>
<line>
p*r com*ilar diversos artigos **b*e os constructos de c*i*a
</line>
<line>
o*ga*izacional e satisfa*ão
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho que demostra qu* p*r mais que o inte*e*se sob*e temática seja crescente, não há a
</line>
<line>
uma *uantid*de s*gnificativa de trabal**s **m i*pacto e relevância no n**ero de *itaç*es.
</line>
<line>
Suge*e-se p*ra es*udos *uturos re*lizar a anális* em bases de dados nacionai* p*ra verificar a
</line>
<line>
repr*sentatividade das t*mática*.
</line>
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Como Referenciar este Art*go, con*or*e ABNT:
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SILVA, L. I; FERRE*RA, D. D. M. Clima Organizacio*al e *atisfaç*o no Trabalho: **a Revisão
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Integrativa ** Literat*ra. Rev. *SA, Teres*na, *. 20, n. 1, art. 7, *. *29-148, jan. 2023.
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Co*trib**ção dos Autores
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L. I. Si*va
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D. D. M. Ferreira
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1) co*cepção e pla***amento.
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X
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X
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2) análise * i*terpretaç*o dos dados.
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X
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X
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3) e*abora*ão do rascunh* ou na revisão crít*ca *o co*teúdo.
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X
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X
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4) par*icipaç** na aprovação da versão final do manuscrit*.
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X
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X
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Rev. FSA, *er**ina, v. 20, n. 1, art. 7, p. 129-1*8, jan. 2023
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w*w4.fsa*et.co*.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)