Educação para a Sustentabilidade na Administração: Uma Revisão Sistemática / Education for Sustainability in Management: A Systematic Review

João Clécio de Sousa Holanda, Dário Policarpo dos Santos Moreira, Lílian Caporlíngua Giesta Cabral, Agostinha Mafalda Barra de Oliveira

Resumen


Mediante os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da degradação do meio ambiente e a escassez de recursos naturais ocasionados pelo aumento de padrões de produção e consumo, isso tem despertado na sociedade o pensamento consciente diante da emergência planetária. Com isso, envolver a sociedade em prol da consciência ambiental torna-se um desafio para avançar na compreensão dos problemas ambientais, sendo necessária a disseminação de conhecimentos e informações, o incentivo a práticas ambientalmente corretas e estudos que oportunizem a sustentabilidade. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar o panorama dos estudos qualitativos sobre a Educação para sustentabilidade na Administração por meio de uma revisão sistemática da literatura. A metodologia é qualitativa, de natureza exploratória e do tipo descritiva. A busca pelos artigos foi realizada na base Web of Science, da qual foram obtidas 36 produções, sendo considerados para a revisão dez artigos. Para este estudo, a revisão sistemática seguiu os protocolos delineados por Sampaio e Mancini (2007) e Tranfield et al., (2003) e, posteriormente, realizou-se uma análise de conteúdo categorial. Como resultado, constatou-se que a EpS na Administração tem sido pesquisada na literatura e que, apesar do quantitativo baixo de produções, foi possível visualizar vários temas atrelados à temática e que se apresenta como uma tendência interessante. É importante ressaltar que a implementação de ações de sustentabilidade reflete uma tarefa complexa e desafiadora, que apenas parece viável com disciplina, cuidado e engajamento de todas as partes interessadas.

Palavras-chave: Educação e Sustentabilidade. Ensino superior. Escolas de negócios.

 

ABSTRACT

Given the countless problems that society faces due to the degradation of the environment and the scarcity of natural resources caused by the increase in production and consumption patterns, this has awakened in society a conscious thought about the planetary emergency. Thus, involving society in favor of environmental awareness becomes a challenge to advance the understanding of environmental problems, being necessary the dissemination of knowledge and information, the encouragement of environmentally correct practices and studies that provide opportunities for sustainability. In this context, the present article aimed to present the panorama of qualitative studies on Education for Sustainability in Administration by means of a systematic literature review. The methodology is qualitative, exploratory, and descriptive in nature. The search for the articles was carried out in the Web of Science database, which obtained 36 productions, ten articles being considered for the review. For this study, the systematic review followed the protocols outlined by Sampaio and Mancini (2007) and Tranfield et al., (2003) and later, a categorical content analysis was performed. As a result, it was found that the HPS in Administration has been researched in the literature and that despite the low quantity of productions, it was possible to visualize several themes related to the theme and that it presents itself as an interesting trend. It is important to emphasize that the implementation of sustainability actions reflects a complex and challenging task, which only seems feasible with discipline, care, and engagement of all stakeholders.

Keywords: Education and Sustainability. Higher Education. Business Schools.


Referencias


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARTH, M; RIECKMANN, M. Developing teaching staff as a catalyst for change curriculum for education for sustainable development: a perspective of output. Journal off Cleaner Production. Vol. 26. p.28-36, Mai, 2012.

CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 6 ed. New York: Pearson, 2018.

LACERDA; et al. Temática ambiental nos currículos de ensino dos cursos de administração das instituições de ensino superior do estado da Paraíba. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS, vol. 3, n. 1. Jan/Abr 2014.

LEAL FILHO, W; MANOLAS, E; PACE, P. The future we want: key issues on sustainable development in higher education after Rio and the UN decade of education for sustainable development. International Journal of Sustanability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 112-129, 2015.

NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2021.

PRODANOV, C. C.; FERITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Nova Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v.11, n. 1, p. 83-89, 2007.

SILVA, A. C. R. de. Metodologia da pesquisa aplicada a contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 2. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

STERLING, S. Transformative Learning and Sustainability: Sketching the conceptual ground. Learning and Teaching in Higter education, v.5, p. 17-33, 2011.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, p. 207–222, 2003.

UNESCO, BRASIL. ODS. Educação para os objetivos do desenvolvimento sustentável: objetivo de aprendizagem. Publicado em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 7, place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, França, e Representação da UNESCO no Brasil. Disponível em: https://bit.ly/2S97SRq.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.5.5

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)