<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.6.2 </line>
</par>
<par>
<line> Inov*ção, Desenvolvimento Regional e * C*ntribuiç*o d*s Univ**sidades: Um Est**o </line>
<line> Bibliomét*ico do Perío*o de 2*1* A 2022 </line>
<line> Inn*vation, Regio**l Dev*lopment a*d th* Contr*b*tion of *niversities: A Bibli*me*ric Study </line>
<line> from 2*** To 2022 </line>
</par>
<par>
<line> An* Camila da Silva </line>
<line> *estrado n* Programa de *ós-Graduação em G*st*o Pública - PPGP-U*PI </line>
<line> Gradua*ão *m Ciênci** Contáb*is *ela Univers*d**e Federa* do Piauí </line>
<line> anacami*a.*ilva@ufpi.*du.br </line>
<line> Simonn* Saraiva Nunes San*ana </line>
<line> *estrado no Pr*gra*a d* Pós-G*aduação e* Ge*t*o Pública - *PGP-*FPI </line>
<line> Graduação *m Ciências Contábeis pela Univ*rsidade Federa* d* P*a*í </line>
<line> s*monn*sar**va@ufpi.edu.br </line>
<line> Mau*i*io Me*des Boavis*a de Cast** </line>
<line> D*utor em Administração p*la Uni*e*sidade Fe**r*l da *araíba </line>
<line> P*ofessor ef**ivo da Un*versid*de Federa* do Pi*uí </line>
<line> mauric*oboavis*a@ufpi.*du.br </line>
<line> Alex**dre Rodri*ues Santos </line>
<line> Dou*or e* A*ministração pela Un*v*rsidad* Federa* *a Para*ba </line>
<line> Administrador da U*ivers**ade Federal do Piauí </line>
<line> arsa*tospi@ho*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ana Cam*la da S*l*a </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade </line>
<line> Fede*al d* </line>
<line> P*auí, </line>
<line> *iretoria </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*ntabilidade e </line>
<line> Finanç*s. Avenida </line>
<line> *niv*r*itári* - lado </line>
</par>
<par>
<line> ímpar, Ininga64*49550 - Tere*in*, *I - Brasi*. </line>
<line> Edito*-Chefe: *r. *onny *erley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: Simonne Sara*va Nunes Santana </line>
<line> *o**ig*es </line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade </line>
<line> Feder*l do </line>
<line> *iauí, </line>
<line> Direto*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Conta*ilidade e </line>
<line> Finanças. Avenida </line>
<line> U*iv*rs*tária - lado </line>
<line> Artigo recebido e* 08/03/2*23. Ú*tima versão </line>
</par>
<par>
<line> ímpar, Ininga6*049550 - Ter*sin*, PI - Brasil. </line>
<line> *ecebida em 23/03/2023. Aprovado *m 24/03/202*. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Mauricio Mendes Boav*s** de *astro </line>
</par>
<par>
<line> Un**ers*da*e </line>
<line> **deral </line>
<line> do P*auí, </line>
<line> Ca*pus </line>
<line> Univ*rsitário </line>
<line> Av*l*ado pel* sistema Triple Review: a) D*s* R*view </line>
</par>
<par>
<line> Minist*o </line>
<line> Petrônio </line>
<line> Port*l**. </line>
<line> A*e**da </line>
<line> Nossa </line>
<line> Senh*ra </line>
<line> de </line>
<line> pelo Editor-C*ef*; e b) Do*ble Blin* Review </line>
</par>
<par>
<line> Fá*ima, Ini*ga, 64800000 - Teresina, PI - Brasil </line>
<line> (avalia**o cega por dois a*aliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: *lexandr* Rodrigue* S*n*os </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Federal </line>
<line> do Pi*uí, </line>
<line> Campu* </line>
<line> U*iversitário </line>
<line> Revisã*: Gramat*c*l, Normativa </line>
<line> e de Formataç*o </line>
</par>
<par>
<line> Mi*istro </line>
<line> Petr*ni* </line>
<line> Portella. </line>
<line> A*enida </line>
<line> Noss* </line>
<line> Senhor* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Fá**ma, I*i*g*, *480000* - Ter*s**a, PI - *ras*l </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. Sil*a, S, S, N, *antana, M. M. B. *a**ro, A. R. Sa*tos </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O **e*ente estud* tem como objetivo explor*r a pesquisa sobre Inovação, Desenv*lvimento </line>
</par>
<par>
<line> Regional e a </line>
<line> contr*buição das Universidades a parti* de um e*tudo bibliométrico c*m dados </line>
</par>
<par>
<line> or*und*s da We* </line>
<line> o* Scie*ce. Utilizou-se o softwa** VOS*iewer, com d*dos </line>
<line> extraído* em </line>
</par>
<par>
<line> setembro de 2022, buscando-se os term** "university", "innov*tion", "regional devel*pment", </line>
<line> *resentes no tópic*. A fim de refinar a busca pelos a*tigos, f*i ut*lizado o operador bool*ano: </line>
</par>
<par>
<line> AND. * busca reto*nou 260 art*gos. P*r con*eguin*e, </line>
<line> após a leitura </line>
<line> do </line>
<line> títu*o e resumo </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> artig*s c*entíficos, id*ntificaram-se 93 art*gos que se </line>
<line> en*aixavam no esc*po do estudo de </line>
</par>
<par>
<line> *cordo com o seu cont**do. Considera*do </line>
<line> Zupic & Cate* (2014), analisaram-se </line>
<line> ci*a*ão, </line>
</par>
<par>
<line> coc*t*ção, </line>
<line> acoplamento bibl*ográfico, *oocorrência de pa*avr*s-**ave, além dos 10 a*tigos </line>
</par>
<par>
<line> *ais citad*s no lap*o temporal </line>
<line> de 2018 a 202*. Ca* e *tzk*witz (2020), *INI et al. (2018), </line>
</par>
<par>
<line> Zha*g, C*en e F* (2019) e WAKKE* et *l. (201*) estão en*re *s autores mais r**erencia**s </line>
</par>
<par>
<line> dos artigos s*l*cionados. O* res*lt**os evidenciam o c*r*ter interdisciplinar </line>
<line> do *ampo </line>
</par>
<par>
<line> estuda*o, representa*o por est*dos nas tem*ti*as G*stão, E*tudos Ambien*ais, Ec*nomia, </line>
<line> Geografia, Pl*neja*en*o Ur*ano Regiona*, Tecnol*gia d* C*ência Suste*t*ve* V*rde, C*ência </line>
<line> Amb*ental, Neg*cio, Eng*nharia In*ustrial e Ciências Soc*ais Interd*sciplin*res. Como </line>
</par>
<par>
<line> contribuição, **te artigo </line>
<line> ap*esenta a* contribuições que a universidade o*erece para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inova**o e * desenvolvime*to regi***l e sua *nfluênc*a no desempenho ci*ntíf*c*. </line>
<line> Palavr*s-*ha*e: In*vaçã*. D*senvolvimento Regional. Univer*idade. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> *he present study </line>
<line> *ims to </line>
<line> explo*e re*earch ** I*novation, R*gional De*elopment </line>
<line> and th* </line>
</par>
<par>
<line> co*tribution of Universitie* bas*d on a bi*liometric s*udy with da** from th* Web of Sc*ence. </line>
<line> T*e VOSviewer software was used, w*th dat* *xtracted in *eptem*e* **2*, s*arch*n* for th* </line>
</par>
<par>
<line> terms "unive*sit*", "in**vation", </line>
<line> "reg*onal development", </line>
<line> present in th* to*ic. *n order to </line>
</par>
<par>
<line> refine the search f*r articles, t*e Boolean operator: AN* w*s u*ed. T*e search re*ur*ed 2*0 </line>
<line> **ticles. Theref*r*, after reading the ti*le and abstract of th* sc*e*tific a*tic*es, 93 arti**es *e*e </line>
<line> identifi*d *hat fit the scope o* the ***** accord*ng to their content. Con*idering Zupic & Cater </line>
<line> (2014), citation, co-c**ation, bibl**g*aphic c*upling, c*-oc*urr*n** of key*o*ds were </line>
<line> **alyzed, in a*dition to the 10 most c*ted articl** in *h* tim* period from 2018 t* 2022. Cai </line>
</par>
<par>
<line> a*d Etz*owitz (2020), F**I et al. (2018), Z*ang, Chen and *u (2019) and W*KKE* al. *t </line>
</par>
<par>
<line> (*01*) are among the </line>
<line> mo** r*ferenced auth*r* *f </line>
<line> the se*ecte* </line>
<line> art*cles. Th* resu**s *how </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> int**disci**inary character of t*e </line>
<line> studi*d f*eld, repre*ented by studie* in the them*s </line>
</par>
<par>
<line> Managemen*, E*vi*onm*ntal Stu*ies, E*onomics, Geog**p**, Region*l Urban Planning, </line>
</par>
<par>
<line> G*een Su*tai*able Scien*e Tech*o*og*, </line>
<line> *nvir*nmental Science, Busi*ess, *ndustrial </line>
</par>
<par>
<line> Eng*n*eri*g and **terdiscip*inary **cial **iences. A* a *on*r*bution, this article *resents the </line>
</par>
<par>
<line> cont**b*tion* th*t th* un*versity off*rs *o i*novat*on </line>
<line> a** *egional *evelopmen* and *ts </line>
</par>
<par>
<line> influence on scientific performance. </line>
</par>
<par>
<line> Keywo*ds: In*ovation. Regional Developme*t. University. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-*7, jun. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inov*ç*o, Dese*volvim*nto Regi*na* e * C*ntri*uição da* Uni*e*sida*es: Um Estudo Bibl*ométrico </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TROD**ÃO </line>
</par>
<par>
<line> A c**s*ent* *lobali*a*ão e reg*onalização das e*on*mia* e s*cied*de* impulsionaram </line>
<line> o crescimento do* est**o* e pesquisas sob*e * contribu**ão das universid*des para a in*vação </line>
<line> e o desenv**viment* re*i*nal. A* instit*iç*e* de ensi*o superior passar*m a ser e**minada* </line>
</par>
<par>
<line> *ela s*a potencia* c*pacidad* em </line>
<line> atenuar *s desigua*da*es region*is, enqua*to ag*n*e* </line>
</par>
<par>
<line> relevan*es de trans*orma*ões econômicas e sociais (VIEI*A, 2017; AGUIA* et *l, 20*0) </line>
<line> Se*undo Benn*worth * Fitj*r (2019), as universidades podem cont*i*uir com a ofer*a </line>
<line> de trabalhador*s espe**aliz*dos, com o fluxo d* con*ecime**o na colaboração u*ive*sidade- </line>
<line> **dústria, enq*anto atore* estratégicos *a *ormulação d* pol*t**as públi*as e no sistema </line>
<line> reg*onal de ino*ação. </line>
<line> *s p*squ*sas de caráte* teó**co, e*pírico e teóric*-empíri*o apo*tam pa*a * *elação </line>
</par>
<par>
<line> existente entre as </line>
<line> universidades, o *esenvolv*mento re*iona* e a inovaç*o (*ÂND*DO, </line>
</par>
<par>
<line> MACIEL, *019); tal *en*meno </line>
<line> **vel* o interesse *a com*ni**de cie*t*fica, nas ú*ti*as </line>
</par>
<par>
<line> décadas, spelas contribuições universitá**a* para o des*n*olvi*ento regional (BREK*E, </line>
<line> 2021). </line>
<line> Nesse s*ntid*, v*rif**a*-se, na literatur*, *ár*as teoria* *u *od*l*s que ten*am </line>
<line> e*p*ica* essa *elação. A *eoria *ais conhecida é da Tri*la Hélice, prop*sta nos a*os 2000 por </line>
<line> Et*kowitz e L*ydesdor*f, na qua* *s autores busca* des*rever um mo*elo para a inovaç*o a </line>
<line> partir da *ntera**o entre a academia, indústria e o Estado, cabendo à univer**dade * lid*ran*a </line>
<line> do processo (CÂNDIDO, MACIEL, *019; TH*MAS, PUGH, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Ao passo que o modelo da *rip*a H*lic* se e*pande, no*as </line>
<line> dimensões são </line>
</par>
<par>
<line> **corp***das, </line>
<line> com* a sociedade c**il * o meio </line>
<line> ambie*te, passando * ser denominada *omo </line>
</par>
<par>
<line> hélice quád*upla ou hél*ce qu*ntupla (MORAWS*A-JANCELE*ICZ, *022; MILLER, </line>
<line> M*ADAM, MCADA*, 2016). </line>
<line> Ainda sobr* o papel d*s un*versidades, muitas p*squisa* ap**ta* para o m*do *omo </line>
<line> elas se en*olv*m no contexto regio**l enquanto agentes e*pr*endedores do desenvolv*mento </line>
<line> (*UGH, 2021). *es*a forma, muitos *ut*res trabalham com o conceito de u*ivers*dad* </line>
<line> e*pree**edora (*U*H e* al, 2022; KIND*; *EISSLER; BUHLING, 2022; *EF*GO; </line>
<line> TRIERWEILLER; PAUL*, 2*20; KLEIN et al, 2021; SÁN**E*-B*RRIOLUEN**; </line>
<line> BENNE*ORTH, 2019). </line>
<line> O deb*te *eórico e* questão pe*pass* ainda pela concepção de Ecossistemas </line>
<line> Regionais de Ino*aç*o (ART*UR; MOI*E*; LEAN, 202*; TH*MAS; FACCIN, ASHEIM, </line>
<line> *020; TOL**TYKH; GAMIDULLAE*A; *HMELE*A, 2021; SCHAEF*ER; FISCHER; </line>
<line> *ev. FSA, *eresina *I, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, *un. 2*2* ww*4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Silva, S, S, N, Santana, M. M. B. *astro, A. R. Santos </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> QUEIR*Z, 2*18), e *is*emas Regio*ais de Ino*ação-*IS (BREZNITZ et al. 2022; *IND*; </line>
<line> GEISSLER; BUHLING, 2*22; *ERNANDES *t a*, 2020; STOIMENOVA, 2019). </line>
<line> Por o*tro la*o, Aguiar et al. (2020) destaca que, a des*eito do cresci*e*to *as </line>
<line> publicações a*er*a da refer*da *emática, para m*lhor **t**der o campo de estudo é preci*o </line>
<line> aprofundar as *nvestigações concernentes à r*la*ão entre *s instituições de ensino superi*r </line>
<line> com o d*sen*olvime**o re*ional e a *n*vação. </line>
<line> A*si*, com * intuito de *ontrib*i* co* o ca*po de pesquisa qu* investiga o pap*l das </line>
</par>
<par>
<line> universidades para a *n*vaç*o e o </line>
<line> des*nvo*vime*to regio*al, propõ*-s* um levantamento </line>
</par>
<par>
<line> bibliométrico *ob*e *s ar*igos indexados *a base de dado* We* o* Sc*enc* (WoS), ** pe*íodo </line>
<line> de 20*8 a 2*22. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> presente traba*ho, portanto, justifica-s* *or aprese*tar o panorama *obr* * *eferida </line>
</par>
<par>
<line> *em*tica, com o intuito d* entend*r a sua traj*tór*a ev*lu*iva e o e*tági* atual bem como </line>
<line> apo*tar caminhos futuro*. A relev*ncia a*erca do tema se faz pre*ente em estudos </line>
</par>
<par>
<line> internacion*is, a exemp*o de </line>
<line> pesquisas em P*rtugal (FONSE*A, 20*9), Gr*cia </line>
</par>
<par>
<line> (*ERAPETRIT**, 2019), China (LIU; *UANG, 2018), Finlândia (ROM*N; FELLNHOF**, </line>
<line> 202*; RANTALA; *KKO, 2019). Al*m d*sta int*odução, * artigo é composto pe*a descrição </line>
</par>
<par>
<line> dos *roced*m**to* met*doló**cos, </line>
<line> apresentaçã* dos **sultados, considerações finais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ref*rências. </line>
</par>
<par>
<line> 2 PROCEDIM*NTOS METODO*ÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> pr*sente estudo *o*stitui-se *e uma **squis* d* carát*r exploratório-descrit*v*. </line>
</par>
<par>
<line> O****-se </line>
<line> pe*o método bibliomét*ico de a*ál*se. A pesquisa bibli*métr*c* tem sido cada vez </line>
</par>
<par>
<line> mais uti*iz*da </line>
<line> para m*pe** a es*rutura e o desenvolvime*to de *a*pos e disciplinas </line>
</par>
<par>
<line> cie*tífic*s. (BIZ*RRIA, MOREIR*, N*SC**ENTO, *022). </line>
<line> *ara Amatucci e Chueke </line>
</par>
<par>
<line> (2015), os estudos b*blio*étricos busc*m cont*ibuir na taref* *e s*stematização *e pesquisas </line>
<line> rea*izadas num campo de saber es*ecíf**o, ao mesmo tempo, em que identi*i*am p*oblem*s a </line>
</par>
<par>
<line> serem investigados e* pesquisa* futuras. O termo </line>
<line> bib**ometria fo* idealizado por Pritchard, </line>
</par>
<par>
<line> no final da *écada de 1960, </line>
<line> como sendo a a*oção de métodos quantit*tivos na </line>
<line> análise </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> ob*as lit*rárias (PRITC*A*D, ***9). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> b*bli*metria f*i baseada no protocolo proposto por Zupic e Carte* (20*5), no qual </line>
</par>
<par>
<line> foram </line>
<line> definid*s c*nco etapas para o desenvolvi**nto da p****i*a: (1) </line>
<line> Des*g* da p*squisa: </line>
</par>
<par>
<line> defin**ão da perg*nta de p*squisa * es*olha do método *ais adequado para soluc*oná-la; (*) </line>
<line> Co*pilação dos dado* bibliom*t*icos: e*colha da base de *ados, elaboração e compilação de </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina, *. 20, n. 6, a*t. 2, p. *7-47, jun. 2023 *ww4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovaçã*, Desenvolvimento Region*l e a **ntribuição *as U*iver*id*d*s: *m Es*u*o Bibliométr*co </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> arquivo* * filtr*gem * *xportação d*s dados bi*liográficos; (3) A*álise: s*leção *o software </line>
</par>
<par>
<line> de análises bibl*o**tricas e l*mpeza </line>
<line> *os dados *ara a*á*ise; (4) Visualização: geração </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ta***as </line>
<line> e gráficos por mei* de software mais ade*u*do para a *isuali*ação d* m**as </line>
</par>
<par>
<line> *ibliomé*ricos; e (*) Interpretaç*o: int***retaçã* dos resultados enc*ntrados. *ara a análise </line>
<line> bi*liomé*r**a dos dados, foi co*sider*d* a classificaçã* de Zupi* e Cater (20*5), sendo elas: </line>
<line> citaç*o, cocitação, acoplamento bi*liográfico e coocorrência *e palavras-chav*. </line>
</par>
<par>
<line> O objet*vo da pe*qui*a que norteou e*te es*u*o, corres*ondendo </line>
<line> ao primeiro p*s*o, </line>
</par>
<par>
<line> foi: ex*lora* a </line>
<line> p*squisa </line>
<line> sobre Ino*ação, Desenvolvime*to Reg*onal e a c*nt*ibuição das </line>
</par>
<par>
<line> Universid*des, a par*ir de *s*udo bibl*ométr*co c*m dados oriundos da Web *f *ci*nce. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> *orma, * parti* </line>
<line> da delimitação do objeti*o, f*ram definid*s </line>
<line> *s seg*intes p*la*ras-*have: </line>
</par>
<par>
<line> "university", "in*ovation", "regional *evelopment", pr*sentes no tópico. * fim de refinar * </line>
<line> b*sca pelos artig*s, foi utiliz*do o *perador bo*lean*: *ND. No segundo passo, que se *efere </line>
<line> à com*ilaçã* *os da*os bibliométr*cos, utilizou-s* para a busca de artigos a base de da*os </line>
</par>
<par>
<line> Web of Scienc*, </line>
<line> em razão de ser a mais utilizada para estudos b**lio**tricos em </line>
<line> gestão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> orga*iz**ão, co*forme Zupic e Cater (2015). O lapso temporal foi de 2018 até 2022. A coleta </line>
</par>
<par>
<line> *e d*d*s oc*rreu no dia </line>
<line> 29 d* s*tembro de *022. *ara controlar a qualidade, foram </line>
</par>
<par>
<line> s*lecionados apenas artigos re*isado* p*r *ares. Os cri*ér*os de exclusão util*zados foram: *) </line>
<line> *eriódic*s *ão revisad*s por **rtes; b) artigos indis*o*íveis on-line; c) artigos du*lic*dos e d) </line>
<line> artigos cujo conteú*o não *rata so*re o tem* abordado. </line>
<line> A busca retornou 260 artigos. Por conseguinte, após a leitura *o título e do resumo *os </line>
<line> arti*os *ientí*i**s, o* sel*cionados foram exportados com ex*ensã* "BibTex". Ide*tif*ca*a*- </line>
<line> se 93 artigos que se encaixav*m no *s*op* do es**do *e acordo com o *eu co**eúdo. So*re </line>
<line> esses *3 a*tigos, *oram aplicadas as anál*s** bibliométricas, *ons*derando os *eguintes </line>
<line> elementos obti*os * pa*tir da WoS: (a) as áreas de c*ncentraç*o dos estud*s: (b) o volume de </line>
<line> publicações por a*o, (c) a q*antid*de d* citações por **o, (d) o rank*ng d*s 10 artigos ma*s </line>
<line> citados. </line>
</par>
<par>
<line> Na ter*eira etapa, fo* escolh*do softw**e VOSview*r, versão 1.6.18. O VOSvi*wer o </line>
<line> *oi *e*envo*vi*o por Van Eck e Walt*an em 20**, com a *inalid**e de construir e *er*iti* a </line>
<line> v*sual*zaç*o de *apas bibl*omé*ricos, e está di*pon*vel gratuitam*nt* para a comunida*e de </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa bibliomét*i*a. De acordo com *HEN, Dan al. (2022), anál*se do V*Sviewer </line>
</par>
<par>
<line> et </line>
<line> a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ma*s adequada para o ban** de dado* Web o* *cience </line>
<line> (WOS), * o pro*ram* pode r*alizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> an*lis* de c*ocorrência visual d* f*tor*s, co** auto*es, *ala*ras-chave, c*taç*es, pub**caçõe* </line>
<line> e outros fat*res. </line>
<line> Re*. FSA, T*r**ina PI, v. 20, n. 6, art. 2, *. **-47, ju*. 2023 www4.**anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Silva, S, S, N, *antan*, M. M. *. C*stro, A. R. *a**os </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> Por c*nseguint*, foi inicia*a a quarta etapa, com a geração *e tabe*as e gráfi**s por </line>
<line> m*io *o VOSviewer. Os dado* gera*os pe*o software fo*am *rmazenados e segm*ntados em </line>
</par>
<par>
<line> categor**s, como: (a) a coocorrên*ia de pal*vras-c*ave, (b) acop*amento bibliog*áfico o </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> arti**, (c) o acoplament* bibl*o**áfi*o *o* *uto*, (d) a c***tação por referê*cia e (e) a </line>
<line> cocitação por au**r. </line>
<line> Finalizando a *ltima etapa, n* próxima s*ção, são *presentada* as interpretações dos </line>
<line> re*ultados da an**ise deste estudo bibli*métrico. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DI*CUS**ES </line>
<line> A fig*ra 1 apresenta as dez *rincipais áreas com mai*r número de publ*caç*es. Obse*va- </line>
<line> se uma maior c*n**ntração de p*blicações na área de G*stão, com 19,01%, seguida de Estudos </line>
<line> Ambientais com 1*,7*% e Economia com 1*,97%. As demais á**a* de *esta**e no quadro foram </line>
<line> Geog*af*a, Planejamento Urbano Reg*onal, *ecnologia d* Ciênci* S*stentável Verde, Ciência </line>
<line> Ambi*nt*l, Negócio, Eng*nh*r*a Industr*al e Ciências **ciais **t*rdisciplina*es. A variedade nas </line>
<line> áreas a*r*sen*adas c**figura o caráter interdiscipl*nar *o camp* estu*ado. </line>
<line> Fi**r* 1 - Áreas de Concentração dos Estudos Se*e*ionados p*ra a Bi*l*ometria </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Web of S*ience (2022) </line>
<line> A*nda dentr* da anális* dos mapas resultante* da b*** *e dados W*S, os gráficos * e 2 </line>
<line> f*ra* extraídos dessa plat*forma * *epresentam o volume de publi*ações em função do ano </line>
<line> (Grá**co 1) e da *uantid**e *e *itações tamb*m por ano (*ráfic* 2). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *S*, Teresin*, *. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, *un. *023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovaçã*, Des*nvolv*m*nt* Regional e a Cont*i*uição das U*iversidades: ** Estudo *ibliomé***co </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico *-I**ns P**lic*dos por Ano </line>
<line> Gráfi*o 2-*itações em C*da Ano </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: We* of Science (2022) </line>
<line> Fonte: Web o* *cience (*0*2) </line>
</par>
<par>
<line> É n*tó*io o volume de publicações no* anos de 2019 e 2021. Cabe ressalta* q*e em </line>
<line> 2020 o *undo passo* por um caos em d*corrência d* *pidemia do Covi*-19, doença causad* </line>
</par>
<par>
<line> pe*o vír*s classificado como SARS-COV-2, * q*e </line>
<line> pode ter contribuído para a queda nas </line>
</par>
<par>
<line> *ublic*ções. No gráfic* 2, **serva-se que o a*o d* 2021 a**n*iu o maior *olume de *itações, </line>
<line> mo*ento em **e ho*v* também o maio* núm*ro *e publicações. </line>
<line> Na Ta**la 1, foram elencad*s os 10 artigos ma*s citados, den*re os 93 *st*dos </line>
<line> selecio*ados *a base de dados Wo*, em *rdem decrescente do total de *itaçõe*. </line>
<line> Tabela 1 - Artigos mais Citados dos 93 </line>
</par>
<par>
<line> Título </line>
<line> Au*or*s </line>
<line> T*tulo da Fonte </line>
<line> Ano </line>
<line> Cit* </line>
</par>
<par>
<line> Theorizing the Triple *elix model: *ast, pre**nt, and future </line>
<line> Cai, YZ; Etzkow*tz, * </line>
<line> Triple Helix </line>
<line> 2*2* </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> R*th*nking The *ommerc*alization Of *u*lic Scien**: From *ntreprene*rial Outco*e* To Soc*eta* Impacts </line>
<line> Fini, R; Ra*mussen, E; Si*gel, D; Wiklun*, J </line>
<line> A c * d e my Of Management Perspectives </line>
<line> 2018 </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> Sci*ntific effects of Triple Helix interaction* among res*a*ch insti*u*es, indus*ries and univ*rsities </line>
<line> Zh**g, Y; Chen, K*; F*, XL </line>
<line> Te*hnovation </line>
<line> 20*9 </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> The univ*rsity's r*le in sustainable developm*nt: Activating ent*epr*ne*rial scholars as age*ts of ch*ng* </line>
<line> Wa*ke*, I; van der Sijde, P; Vaupell, C; Ghu*a*, K </line>
<line> T*chnolog*cal Forecasting And So*ial *han*e </line>
<line> *019 </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> Multi-*ct*r networ*s and in**vation n*c*es: universi*y training for local A**oecologica* Dynamization </line>
<line> *opez-G*rci*, D; Calvet-Mir, L; Di Masso, M; Esp*u*a, J </line>
<line> Agr*cul*ure And Human V*lue* </line>
<line> 2019 </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sity-l**ked *r***amme* for *u*tain*ble entrepreneur*hip an* regional development: how and with what impa*t? </line>
<line> Wag*er, *; Schaltegger, S; H*nsen, EG; *ichter, * </line>
<line> Sma*l B*siness Economics </line>
<line> 20*1 </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> Un*versity capability as a micro- foundati*n for the Triple Helix model: </line>
<line> Liu, *P; Hua**, QH </line>
<line> Technovation </line>
<line> 2018 </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Si*va, S, S, N, *ant*na, M. M. *. *as*ro, A. *. *antos </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> *he case of *hina </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> The entrepreneurial university and the region: what *ole for entre**eneu*ship departme*ts? </line>
<line> Pugh, R; Lamine, W; Jack, S; Hamilton, E </line>
<line> *urope** Planning S*udie* </line>
<line> 2018 </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> *lign*ng Strategy with Su*tainable Dev*lopment Goals (SDGs): Process Sc***ng Diagram f** Entrepreneurial Higher E*u*ation *nstitut*on* (HEIs) </line>
<line> Fleaca, E; Fleaca, B; Ma*duc, S </line>
<line> Sustainability </line>
<line> 2018 </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsities a* the e**ine of transfor*ational sustainability toward *elivering *he sustainable dev*lopment goals L*vi** labs for susta*nability </line>
<line> Purcell, WM; H*nriks*n, H; Sp*ngler, *D </line>
<line> International Journa* O* Sustainability In Hi*her Education </line>
<line> 2019 </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: We* of *cience (2022) </line>
</par>
<par>
<line> *ota: *Tot*l de citações </line>
</par>
<par>
<line> Por con*eg**nte, foram *ea*izadas as a*álise* dos 10 artigos </line>
<line> com </line>
<line> maior vo*u*e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> citaç*es, *onsiderand* suas principais c**tri*u*ções e cara*ter*sticas. </line>
</par>
<par>
<line> No es*udo de Cai e Etzkowitz (*020), *iderando o ra*king c*m *56 citações dentre os </line>
</par>
<par>
<line> *0 ar*igos mais citados, os autores </line>
<line> d*stac*m a *elevânc*a do papel da *niversidade </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsi*ão para uma *oc*e*ade b*seada no conhecimento e a sua *on*rib*ição *o* meio do </line>
<line> *odelo Trípl*ce Hélice *ara os es*u*os de inova**o. Destacam, ain*a, a sua contribuiçã* no </line>
<line> que diz r*spe**o à transferência de tecn*logia, fo**ação de em*r*sa*, promoç*o *a in*vação e </line>
</par>
<par>
<line> renovaç*o regional. Um dos objetivos do modelo T*ípl*ce Hélice fomentar o cr***ime*to é </line>
<line> e*onômico region*l *or *eio do envolvimento entre: universidade, indú*t*ia e governo. </line>
<line> Segundo os auto*es, as univer*idad*s ma*têm seus papéis tradicio*ais de *nsin* e pesqui*a, </line>
<line> mas t*mbém dedic*m es**rços * capita*i*aç*o *o conh*cime*to, pa*entes e empresas start-**. </line>
<line> O estu*o *evela que hou*e um cres*imento no nú*ero de univ*rsidades que </line>
</par>
<par>
<line> desenvolver*m um sis*ema *e inovaç*o mais *om*lexo, cont*mplando escrit*rios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> transferênci* de te*nologi*, incubadoras e p*rques científicos, esten*endo-se * </line>
<line> *esqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> t*anslacional e ex**nsão da educação empreendedor*. </line>
</par>
<par>
<line> FINI e* a*. (2018) demonstram a impor**ncia da unive*sidade, por meio da </line>
<line> pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> científica, par* a inovação * * desempenho ec*nô**co nos níveis emp*esariais e reg*o*ai*. Os </line>
<line> **to*es co*pre*nde* que a co*erci**ização da *i*nc*a contribui pa*a m*dan*as e geração d* </line>
<line> impactos sociais. Nesse c*ntexto, os es*udos r*velam como o* i*vestim*ntos em </line>
</par>
<par>
<line> conhecime*t* e pesquisa universi*á*ia leva*am ao agru*amento ge*gráf**o de *ti*ida*e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> inovação e confir*am ligações entre *nvestimento* em pesq*isa cientí**ca e a criação de start- </line>
<line> ups i*ovad*ras e* uma re*ião. O* pesquisadores enf*t*zam ainda que * *romessa de *mp*cto </line>
</par>
<par>
<line> da comerc*ali*a*ão d* </line>
<line> *iênci* contribuiu com várias iniciati*as políticas *mport*n*e*, </line>
</par>
<par>
<line> destinadas a ac*ler** a t*ansferência de tecnologia e emp*eendedorismo ac*dêmico de forma </line>
<line> **is amp*a. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 20, n. 6, art. 2, p. 2*-47, ju*. 2023 ww*4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovação, Des*nvol**men*o Region*l e a Contr*buiç** das *niversidades: U* Estudo Biblio**trico </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Zh*ng, Chen e Fu (2019) investigam os *feito* ci*ntíf*cos das </line>
<line> int*raç*es de Trípli*e </line>
</par>
<par>
<line> Hélice - TH e*tre indústrias e u*iversid*des na *hi**, a partir da persp*ct**a de i*stitutos </line>
</par>
<par>
<line> acad**icos. Os autor*s consideram o modelo *e inov*ção TH fu*damental </line>
<line> pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cresci*ento da ca*acidade de i*ovaç*o n*cion*l bem co*o pa** o al*a*ce *o </line>
<line> desenvo*vim*nto econômic* endógeno. Segundo esse estudo, países des*nvol*idos e em </line>
<line> desenvolvimento est*o ca** *ez mais intro*uzindo uma série de incentivos para promover as </line>
<line> ligações de *esquisa ent*e os v*rios *t*re* dentro do sist*ma de inova*ão TH. O **sulta*o da </line>
</par>
<par>
<line> pe*quis* revela que </line>
<line> as interações d* TH nã* só melho**ram </line>
<line> direta e signific*tiva*ente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*pe*ho científico da Acad*mia Chinesa d* Ciê*cias, *as também aumenta*a* </line>
</par>
<par>
<line> moderadamente os efe*tos d* investimen*os </line>
<line> em pesquis* *obre esse </line>
<line> desempenho. Como </line>
</par>
<par>
<line> **ntr*buição par* a li*eratura, *s autores d*stacam como as *n*eraçõe* </line>
<line> bi*aterais e tril*ter*is </line>
</par>
<par>
<line> *o* in*titutos de *esquisa c*m i*dús*ria e/o* un*v*rsidade influenciam suas atuações, e *om* </line>
</par>
<par>
<line> *ssa* i*terações com o se*or indust*ial afe*am o desempenho </line>
<line> científico </line>
<line> dos institutos </line>
</par>
<par>
<line> a*adêmicos. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquis* de WAKKEE et al. (201*) avalia a co*t*ibu*ç*o das universid**es </line>
<line> p*r m*io d* um estudo de c*so d* uma uni**rsidad* *s*abelecida na zona rural do norte da </line>
</par>
<par>
<line> Índia. Nesse </line>
<line> estud*, *s autores i*vest*gam com* </line>
<line> uma universid*de empree*de*ora, ** um </line>
</par>
<par>
<line> país e* desenvo**imento, torna-se uma impulsio*adora do desenvol*imento sustentável. *ara </line>
</par>
<par>
<line> *s *utores, o *apel das universidades como a**n*es </line>
<line> de m*danç* </line>
<line> *o </line>
<line> desenvo*vime*to </line>
</par>
<par>
<line> econômico re***na* já foi a*pl*mente *iscutido. De fa*o, a pe**uisa dem*nstra que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sur*ime**o de *o*as u*iversidades e institutos de pesq*isa *mp*ls*onam a e**n**i* de uma </line>
<line> região em v*rios lugares ao r*d** *o *u*do, cons*quente*ente, as universida*es estão </line>
<line> deix*nd* de servir como ilhas isoladas de *onhecimento e estão *e associando em "*t*vi*ades </line>
<line> de negóc*os". </line>
<line> No entanto, os au*ores destac*m que o *esenvolv**ento regional *ã* envo*ve a*enas </line>
</par>
<par>
<line> cresc**e*to econômic*, mas desenv*lvi*e*to *ustentáv**, razão </line>
<line> p*la </line>
<line> qual r*so*veram focar </line>
</par>
<par>
<line> n*sse cons*ruc*o. O r*sultado *a pesquisa mostra como o </line>
<line> c*nfronto co* pobreza e pol*iç*o </line>
</par>
<par>
<line> adver*as em contexto* locai* pode l*va* um* unive*sidade e**reended*ra a desenvo*ver uma </line>
<line> visão de sustent*bi*idade qu*, conse*uente*ent*, torne-se o *oto* da mudança *nst*tuci*n*l. </line>
<line> A u*i**rs*dade *o **rte *a Índia, po* *xe*plo, promoveu e imple*e*tou o des**volvi*ento </line>
<line> s**tentável daquela re*ião. </line>
<line> LOPEZ-G*RCIA et al. (2*19) realizaram u* est**o considerando a perspectiva </line>
</par>
<par>
<line> multi*ív** para entender e *romov*r a ampli*ção de </line>
<line> nicho* </line>
<line> de </line>
<line> inovação locais, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **r*ecologia, *ara escalas m*is amplas. O foc* do art*go foi examinar um pr*grama </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. 20, n. 6, art. 2, p. *7-47, *un. 20*3 www4.fs*net.c*m.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Silva, S, S, N, San*ana, M. M. B. Castro, *. R. San*os </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* u*ive*sitária (Dipl*ma *e Pós-Graduação *m Dina**z**ão Agroecológica L*cal da </line>
<line> Universida*e Aut*noma *e Barcelona), para enten*er me*hor seu papel como um 'fó*um </line>
<line> híbrido'. Além d*s*o, os autore* tam*ém ava*iar*m em que m*dida o pro*rama contribuiu </line>
<line> p*ra a transição das insti*uiçõ*s de desenvolvim*nto local para a agro*cologia. Os r*s*ltados </line>
</par>
<par>
<line> *ostr*m que a ma*oria d*s alunos cons*dera te* adquiri*o novos referenci*is te*ricos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> métodos úteis pa*a reenquadrar **us projetos de </line>
<line> des*nvolvimento local, que </line>
<line> *ovas *lia*ças </line>
</par>
<par>
<line> com redes multiatores foram percebidas, e que algumas mudança* intern*s das </line>
<line> prá*i*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento </line>
<line> l*ca* aconte*eram. Os *utore* c*ncluír** </line>
<line> que o program* de treina*e*to, </line>
</par>
<par>
<line> como f*rum </line>
<line> híbrido, co*segue escalar inovaçõ** de *ic*o por meio de ví**ulos com </line>
</par>
<par>
<line> difer*ntes ti*os d* atores *anto do nicho quanto do re*ime. </line>
</par>
<par>
<line> *agne* e* al. (20*1) *is*utem sobre </line>
<line> o </line>
<line> pap*l social das universidad** </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolv*mento *egi*nal e econômic* suste*tável. P*ra i*so, el*s realizara* um *studo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*so *omparat*vo na Ale*anha, t*man*o como base u*a in*ubad*r*, um módulo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação para empr*endedorismo e um prog*ama *e educação em s*stentabilidade. O o </line>
</par>
<par>
<line> intuit* fo* esclarecer os </line>
<line> víncul*s universitários d* cada iniciativa, a *e*ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trans*or*amentos de co*he*imento e os at*r*s p*bli*o* *nv*lvidos *ssim *omo o tipo de bem </line>
<line> público que fo* en*regue. A an*li*e comparativa base**-*e ** Teor*a *o Trans*or*ament* do </line>
</par>
<par>
<line> Em*reendedoris** </line>
<line> pe*o T**ns*ordamento de *onhe*im*nto, Ec*ssistemas Empresar*ais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Sist*mas de Inovaçã*. </line>
<line> Os resultados dem*nstram q*e, de*end*ndo do contexto regional, diferentes </line>
</par>
<par>
<line> c*nfigurações, percursos e </line>
<line> pont os *e </line>
<line> int*r*enção das un*versid*des po*em ig*almente </line>
</par>
<par>
<line> me**orar os ecossistemas *mpresariais s*stentáv*is. Os efeitos </line>
<line> diret*s tangíveis incluem </line>
</par>
<par>
<line> exemplo* específ*c*s *e empreend*men*os be*-sucedidos e *ontribui*õ*s mais gerais para * </line>
<line> desenvolvim*nto su*tentável da reg*ão. </line>
<line> Liu, *ua*g (*01*) bus**m **pliar a compree*são sobre a Teor*a da Trí*lice Hél*c* * </line>
</par>
<par>
<line> partir da perspectiva mi*rofundacional. Para tan*o, os </line>
<line> au*or*s partem do seguinte </line>
</par>
<par>
<line> questionamento: </line>
<line> O que é a capacidade u*i*ersitári*? O es*udo *eve co*o *as* dados </line>
</par>
<par>
<line> p*imários e secundários c*let*dos e* *uas cidade* </line>
<line> chin*sas *íde*es </line>
<line> em inovação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento </line>
<line> r*g*onal. Do ponto de vista exter*o, os autores *ugerem </line>
<line> q*e * *apaci*ade </line>
</par>
<par>
<line> u*iversitária consi*te em </line>
<line> **atro ele***tos-chave </line>
<line> qu* </line>
<line> con*ctam recurs*s e capacidades: 1- </line>
</par>
<par>
<line> um* base </line>
<line> de recursos, 2-motiva*ão e objetivos, 3- alo*a*ão de recursos mecanismo* e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> coordenaçã*, e 4-re*ult*dos reg*onais. </line>
<line> Em relaçã* à Teoria da Universidade E**r*e*d*dora, Pugh et *l. (202*) **aliz*ram </line>
<line> um es*udo de c*so com*arat*vo en*r* doi* dep*rtamentos de empreendedorismo co* </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. *, *. 27-47, jun. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovação, Desenvol*i*ent* Regional e a Contribuição das *niversidad*s: Um E*tudo B*bl**métric* </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> carac*erí*tic*s comparáv*is, * Departamento ** Empreendedori*mo da Emlyon Business </line>
</par>
<par>
<line> Schoool e o *nstitute *or Entrepreneurship </line>
<line> a*d Ent*r***se Development. Os r*sultado* </line>
</par>
<par>
<line> apontam * importân*ia *os depar*amen*os de empreende*orismo acadêmico, enqua*to ato*es </line>
<line> loca*s q*e s* conec*am co* o cont*xto regional e pr*movem gran*e *arte da pesquisa, en**no </line>
<line> e troca de conhecimento sobre empr**nde*orismo. </line>
</par>
<par>
<line> Por *im, ** pesquisador*s propõ** um modelo dual de engajame*t*, *m que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dep*rtamento *e empreend*d*rismo, além de </line>
<line> operar no âmbito da unive*sidade </line>
</par>
<par>
<line> empreendedora, at*a tam*ém como u* **gíti*o agente do desenvolvimento *egion*l. </line>
<line> Seguindo com a perspectiva da Univ*rsidade Empreendedo*a Fleaca * *aiduc (2018) </line>
</par>
<par>
<line> abordam a *alta de cap*ci*ade das instituições </line>
<line> de ensino superi*r (**S) para in*egrar o* </line>
</par>
<par>
<line> p**ncí*ios e práti*as do *esenvolvimento sustentáve* em todos *s a**ec*os da e*ucação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem, o que d*ficulta a c**ac*dade de a*uar como uma un*versi*ad* empreend*d*ra. </line>
<line> O escop* d* p*squisa eng*oba a responsabilidad* *oci*l, ambiental e econômica *as *ES, </line>
<line> dentro d* *a*eia ** v*lor, p*r me*o de um *e*anismo prático e efica* necessári* par* a*inhar </line>
<line> a es*raté*ia com os obj*tivos de d*senvolvime*to *ustentável (ODS). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, os aut*res prop**m a utilização *o </line>
<line> *iagrama de escopo </line>
<line> do pr*cesso pa** </line>
</par>
<par>
<line> projetar, imple*entar, monitorar, controlar e relat*r o esforç* de sus**ntabili*ade nec*ssár*o </line>
<line> **ra as IES atingir*m o cu*pri*ent* dos ODS. O mod*l* p*rmite a identifica*ão de f**t*s </line>
</par>
<par>
<line> internas de variações relacionadas às métricas a*ribuídas </line>
<line> p*ra g*rar oportunida*e* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m**ho*i*s e pro*etos prospectivos aborda*do as barreiras sistêmicas ao d*senvo*vimento </line>
<line> s*s**n*áv*l. </line>
</par>
<par>
<line> *o *esmo sentido, Purcell; </line>
<line> He**iks*n; Spen*ler (2019) *valiam trê* </line>
<line> casos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> suste*tabilidade lo*alizados no Reino Unido, B*lgária e *stado* Unidos, </line>
<line> para a </line>
<line> entr*ga </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ODS em um *mbien*e *niver*itá***. O estudo enfat*za o potenci*l das insti*uições de ensino </line>
<line> sup*rior no c*mprimen*o da agenda dos ODS *030, uma vez que quanto ma*s co*ectadas elas </line>
<line> *stiv*rem com a s*ci*da*e, m*iores serão as chances de cu*prir as *etas estab*lecidas. *lém </line>
<line> disso, as *arcerias co* as universidades pode* ajudar o ensino *uper*or a colabo*ar mais para </line>
<line> o *em-est*r eco*ômico, ambi**tal, cu*tural e int*lectual *e n**sas com*nidades *lobais. </line>
<line> Pr*sseguindo às an**ises bibliométrica* *om base nos 93 artigos objetos de*ta </line>
<line> pe*quisa, a *igura 2 a*resent* a r**e temá*ica - Coocorrê*c*a d* pa**vras-chave. Desse modo, </line>
<line> *ef*niu-se o n*mero mín*mo de coor*ências em *, o que resultou em 34 palavras-chave, de um </line>
<line> vo*ume de 25* *alavras do total d* ar*igos selec*onados. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esin* PI, v. 20, n. 6, art. 2, p. 2*-47, j**. 2023 </line>
<line> *ww4.*sa*et.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Silva, S, S, N, **ntana, M. M. B. Castro, A. R. San*os </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 2-Re** Temá*ica - Coo**rrê*cia de Palavras-Chave </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *lustração extra*da c*mo o*tpu* do software VOSviewer (2022) </line>
<line> Conform* apresenta** na Figura 2, o*serva-** a o*ga***ação de 4 cl*ste*s com as </line>
<line> palavras-ch*v*. Esses grupos repres**tam * forç* *e liga*ão da co*c*rrência que, no cluster 1 </line>
<line> (ver**lho), * formado pelas palavras-chave Chin*, *nt*ep*eneur*hip, g*o*th, **lix, indus*ry, </line>
</par>
<par>
<line> *nno*ation *ys*ems, knowl*d*e, netw*rks, p*licy e univers**ies. O clus*er 2 (verde) </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *omposto pe*as palavras- c*ave col*aboration, det*rm*nan*s, entrepreneurial </line>
<line> uni*ersities, </line>
</par>
<par>
<line> fi**s, proximity, re***rch-and-developmen*, science, *pillovers, tec**ology e te*h*o*o*y- </line>
</par>
<par>
<line> trans*e*. O clust*r * (azul) é *ompo*to por economic-de*elo**ent, </line>
<line> ed*cation, engag*ment, </line>
</par>
<par>
<line> governance, higher-educa*ion, impact, innovation, i*st*tutions e o cluster 4 (*marelo) c**tém </line>
<line> a* *eguintes pal*vras-chav*: bus*ness, dy*amics, manage*ent, *erfo**a*ce, syste*s e t*iple- </line>
<line> *elix. </line>
<line> A ordem de*rescente da coocorrência da* pal*vras-*have é a*resentada da se*uinte </line>
</par>
<par>
<line> for*a: know*edge (27 oco*rências, </line>
<line> 97 **nk *t*engt*), innovati*n (*4 </line>
<line> oc*rrên*ias, </line>
<line> 76 l i *k </line>
</par>
<par>
<line> *treng*h), po*icy (12 ocorrências, 49 l*nk stren*th), industry (11 ocor*ências, 41 *i*k strength), </line>
<line> resea**h-an*-dev*lopment (11 *cor*ência*, 40 link strength), *ollaboration (8 ocorrências, 37 </line>
<line> *ink strength), firm* (7 ocorrências, 37 link strength), economic-develop*ent (1* ocorrê*cias, </line>
<line> 36 link s*re*gth), entrepreneurs*ip (9 oc*rrências, 36 link stren**h), gro*th (9 ocorrência*, 36 </line>
</par>
<par>
<line> link streng*h), </line>
<line> *nivers*ties (11 </line>
<line> ocorrênci*s, 35 *ink strength), gove*nance (9 *corrências, </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> link strength), impac* (10 ocorrênci**, *0 link str*ngt*), dynamics (8 o*orrências, 29 link </line>
</par>
<par>
<line> st*e**th), </line>
<line> trip*e-heli* (*0 ocorrê*cias, 29 li*k str**gth), *etworks (9 </line>
<line> *co**ências, </line>
<line> 28 l i nk </line>
</par>
<par>
<line> streng*h), per*ormance (8 ocorrência*, 28 </line>
<line> link s*rength), *yst*ms (10 ocorrências, 27 **nk </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovação, Des*nvolvimento Regional * a Contribu*ção das Univers*dad*s: U* Estudo Bibl*ométrico </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> strength), technology (8 ocorrência*, 27 link strength), proximity (5 ocorr**cias, 26 link </line>
<line> st**ngt*), *ci*nce (6 oc*rrências, 24 link *tr*ngth), **il*overs (6 oco*rências, ** link *tre*g*h), </line>
<line> *ntr*pr*neuri*l u*i*ersit*es (5 ocorrências, 22 link strength), *eterminant* (5 ocorr*ncias, 21 </line>
</par>
<par>
<line> lin* strength), *echnology-transfer (5 ocorrê*ci*s, 21 link stren*th), i*sti*u*io** </line>
<line> (5 </line>
</par>
<par>
<line> ocorrê*ci*s, 20 link s*rength), *ducatio* (5 ocorrência*, 18 link s*rength), e*g*gement (5 </line>
</par>
<par>
<line> ocor*ências, 17 link s*rengt*), </line>
<line> *igher-educ*tion (5 o*orrências, 17 link </line>
<line> strengt*), </line>
</par>
<par>
<line> m*n*gement (* ocorrênc*as, 16 link strength), **in* (5 ocor*ên*i*s, 10 link strengt*), he*ix (5 </line>
<line> oc**rênc*as, * link st*ength) e busi*ess (* *corrências, 7 link *trength). </line>
</par>
<par>
<line> A Fig*ra 3 a*res**ta </line>
<line> o acoplam*nto bibl*o*rá*ico por a*ti*o. *os 93 es*udos </line>
</par>
<par>
<line> sel*cionad*s, 38 *tendem *o critério de no mínimo cinco cita*ões, *ue estão re*rese*ta*o* em </line>
<line> 4 clu*t*rs. </line>
<line> *igur* 3-Rede *e Acoplamento Bibliográfico por Artigo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ilustração e*t*aída c*mo outpu* do software *OSviewe* (2022) </line>
<line> Com base na figura 3, os 4 cl**ters es*ão repr*sentados n* **q*ência: e* vermelho, </line>
<line> sã* evide*ciadas conexõ*s por uso d*s mesmas referências *ntre os ar*i*os de Benneworth </line>
</par>
<par>
<line> (2009) (16 c*tações), Bre*ke </line>
<line> (20*1) (17 citações), Fonseca (201*) (9 cit*çõe*), Fo*seca </line>
</par>
<par>
<line> (2021) (5 citações), Ierapetritis (2019) (10 *itações), **rq*es(2019) (12 citaçõ*s), Meye* </line>
<line> (2018) (7 cita*ões) , Ni*t* (2019) (9 citações), Pug* (2018)(*4 citaçõ*s), Tho*as (2*20) (10 </line>
<line> citações), **oma* (20*1) (12 *itaçõ*s); em v*rd*, con*xões *ntre Arcienaga Moral** (2018) </line>
</par>
<par>
<line> (8 citações), Bukha*i </line>
<line> (2021) </line>
<line> (* cita*ões), Fini (20**) (80 citaç*es), H*i**ak (20*9) (6 </line>
</par>
<par>
<line> citaçõ*s), *i* (*018) (45 *itaç**s), Qi*n (20*8) </line>
<line> (8 </line>
<line> citações), Rant*la (2019) (6 c*tações), </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Ter*sin* PI, v. 20, n. 6, *r*. 2, p. 27-47, jun. 2**3 </line>
<line> www4.fsa*e*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. Silva, S, S, N, Santana, M. M. *. C*st*o, A. *. Santo* </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> Tolst*kh (2*21) (5 citações), Vek*c (2020) (9 c*tações), W*gner (2021) (28 c*taçõ*s); e* </line>
<line> azul, conexões en*re Barra (2018) (9 cit**ões), *uan (2019) (9 citações), Li (2018) (9 </line>
</par>
<par>
<line> *it**ões), P*rrilli (2021) (9 citações), Pi*ker**ll (2019) (9 citações), *chaeffer (2018) (9 </line>
</par>
<par>
<line> c*tações), Theera*attapong ( 2*21) (9 ci*ações), **iguero (20*8) (9 citações), Wan* (201*) (9 </line>
<line> citaçõe*); em a**rel*, *onexões entre Cai (*021) (42 c*taç*es), Fleac* (2018) (3*c*tações), </line>
<line> ****ia-Teran (2019) (7*itações), *opez-*r*cia (201*) (*2cita*ões), Mora*ska-Jancelewicz </line>
<line> (2022) (7 citações), Purcell (2*19) (62 ci*açõ*s), W**k*e (2019) (36 citações), Z*a*g (2019) </line>
<line> (30 citações). </line>
<line> Figura 4-Rede de Acoplamento Bibliográfico por Auto* </line>
</par>
<par>
<line> Font*: I*u*tração **t*aída com* ou*pu* d* s*ftware VOS*iewer (2022) </line>
<line> A figura 4 apresenta acoplamento bibl*ográfi*o *or autor. Dos 257 autores </line>
<line> *dentificado* nos ** a*tigos anal*sad*s, 11 atendem a* *rité*i* de no mínimo 2 doc**e*t*s </line>
<line> por *utor, que estão rep*esent*dos em 3 clust*rs. E*ses estã* repres*ntados na s*quênci*: em </line>
<line> verme*ho, consta a relação entre hami*ton, e*eanor; jack, sa*a*; *ugh, rh*annon; thomas, eli*a. </line>
<line> No cluster v*rde, percebe-se a relação e*tre *arra, cristian; fo*sec*, li*iana; nie*h, lisa; </line>
<line> radinger-*eer, veren*. Já *o cl*ster azul, *bs*rv*-se a relação entre garc*a-al*arez-*oque, </line>
<line> jo*e-*aria; mas-verdu, francisco; r*ig-tiern*, no*at. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. 20, n. *, art. 2, p. 27-4*, jun. 2023 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inovaç*o, Desenvolvim*nto Regiona* e a Cont*ibuição das Univ*rsidad*s: Um E*tudo Bib*io*étri*o </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5 - R*** de Cocitaçã* por Re*erênci* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ilus*ração extraída como *utpu* do so**ware VOSv*ewer (*022) </line>
<line> Em relação à figura 5, *bse*vam-se ref*r*ncias *onf*g*ra*as em 4 *lusters. O </line>
<line> texto d* E*zkowitz H. (2000) é o q*e poss*i maior representativi*ade (*0 citaçõe*, 138 to*al </line>
</par>
<par>
<line> de li*k strength), *luster ve*melho; seg*ido de Boschm* Ra. (2005) sendo (14 citações, </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> *otal de l*nk *trength), clus*er verde; Uyarr* E. (2010), sendo (12 citações, 105 total de link </line>
<line> streng*h), cluster vermelho; Trippl *. (2015), sendo (11 citações, 10* total de link strength), </line>
<line> cl*ster vermelho. </line>
<line> *i*ura 6 -Rede de *o**tação por Autor </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *lustraç*o extraída como o*t*ut d* *oftware *OSv*ewer (202*) </line>
<line> O cluster verde é co*posto pelos a*to*es e**kow*t*, h (*2* **tações, 952 to**l de li*k </line>
<line> *trength); leyde*dorff, l (*3 cit*ções, 594 to*a* de **n* strength); *arayanni*, e* (2* cita*ões, </line>
<line> 2*9 t*tal de *ink str*ngth); **rop*an, commission (22 c**a*õe*, *59 total de l*nk *tre**th); * </line>
<line> *luster em verme*ho reúne coke, * (4* ci*açõe*, 36* tot*l de link streng*h); ben*ewort*, p (*1 </line>
<line> *ev. *SA, Teresina *I, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. 2023 ww*4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. *ilva, S, S, N, Santana, M. M. B. Castro, A. R. Sa*tos </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> *itações, *54 *otal de link strength); a*he*m, bt (28 citações, 253 t*tal de link st*ength); </line>
<line> guerrero, m (29 cit*ções, 21* t*tal de link strength); *erkmann, m (26 c*t*ções, *95 total de </line>
<line> lin* streng**); audr*ts*h, db (31 cit*çõ*s, 166 *o*al d* li*k strength); frit*c*, m (2* *itações, </line>
</par>
<par>
<line> **1 to**l de link stren*th); godda*d, j (** citaçõ*s, </line>
<line> 144 </line>
<line> t*tal de *ink strength); foray, d (21 </line>
</par>
<par>
<line> citações, 133 total de link strength); a*s, z* (20 c***ções, 1*1 total de link stre*g**); oecd (*3 </line>
<line> *i*ações, 1*5 to*al de lin* strength); huggins, r (21 cit*ç*e*, 12* total de li*k strength). </line>
<line> 4 CONSIDER**ÕES *I*AIS </line>
<line> O *rese*te estu*o tem p*r objetivo contribuir com * c*mpo de p*squi*a que inves*iga </line>
<line> * pap*l da* universidad*s p*ra a *novação e * desenv*lv*mento regiona*. Para tanto, real*zou- </line>
</par>
<par>
<line> se um leva**amento </line>
<line> bibli*métrico sobre </line>
<line> os artigos indexados na base de dados **b of </line>
</par>
<par>
<line> Science (WoS), </line>
<line> no período d* 2018 * 20*2. Os métod*s híbridos util*zados na aná*ise </line>
</par>
<par>
<line> bibliomé*rica dos dados </line>
<line> consistiu nos *eguinte* elem*ntos: coocorrência de </line>
<line> p*lavras-chave, </line>
</par>
<par>
<line> a**plamento *ibl**gráfico po* </line>
<line> *rtigo, acoplamento *ibliográfi*o por *utor, *ocit*ção por </line>
</par>
<par>
<line> refer*n*i* e co*ita*ão por autor. </line>
</par>
<par>
<line> A a*álise *evelou cre*cimento das p*blicaç*es nos anos de 20*9 e ret**ada </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> volume de publica**es *m 2021, c*ja* princ*pais áreas de concent*ação dos estudos são: </line>
<line> Ges*ão, E*tudo* Ambien*ais e Economia. </line>
<line> Observa-se, *nt*o, *u* a Teoria da Hélice Tríplice apresen*a a ma*o* contrib*ição *ara </line>
</par>
<par>
<line> os estudos do cam*o, consi*erando que o trabalho *e *ai* </line>
<line> * Etzkowi*z (2020) aparec* com </line>
</par>
<par>
<line> 151 citações. ** mesmo sentido, a an**i*e de coocorrência das </line>
<line> principais pala*ras-chave </line>
</par>
<par>
<line> a*resenta conex*o com a referida *eo*ia, como: con*eciment*, inova*ão, indús*r**, pes*uisa e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*ent*. Destaca-se, aind*, *ue os autores acima são ref*ren***dos na* </line>
<line> a*álises </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acoplame*to coc*tação, * que aponta influência que eles exercem sobre a estrutura </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intelectu** do campo. </line>
</par>
<par>
<line> Em relaçã* a*s temas que *undamentaram e *or*ara* o c*mpo de </line>
<line> estud*s teórico* </line>
</par>
<par>
<line> sobre a In*vação, Dese*volv*mento Regional * Universidades, observa-se </line>
<line> que </line>
<line> as áreas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pe*qu*sa t*m apresentado tem*s di**rso*, com destaque p*ra as *eguintes temát*cas: Ge*tão, </line>
<line> Estudos Ambientais, **onom*a, Geog*afia, Plan*jame*to Urba*o Regional, Tecnologia d* </line>
<line> *iênci* Sustentável Verde, C*ência A*bien*al, Negó*io, Engenharia Industrial e Ciênc*as </line>
<line> Sociais Interdisci*lin*res. E*sa varieda*e nas á*eas apresentadas con*igura o caráter </line>
<line> i**erd***iplinar do campo estudado. </line>
</par>
<par>
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<line> 4* </line>
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<line> Ne*sa per*pectiva, o prese*t* estud* tem como *rinci*al contribuiç*o para a l**era*ura </line>
<line> apresentar as con*ribuições que a u*iversida** ofer*ce para * *nov*ção * o desenvol**mento </line>
<line> r*gional e **a infl*ência ** desempen*o científico. *lém disso, *pres**ta como impl*c*ç*es </line>
</par>
<par>
<line> pr*tic*s o acesso, aos atore* interessados (ges*ores, empreende*ores, indústria, etc), a </line>
<line> novos </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos, té*n*cas, metodologias para *l*nejarem ações, testarem e comerciali*arem </line>
<line> *e**uis*s *i*nt*fi*as *ue potencializem o de*e*vo*vime*to econômico regional. </line>
<line> Como limitaçõe* do *studo, destaca-se o fato de a fonte de *ados des** pesquisa ter ** </line>
</par>
<par>
<line> restringi*o *o banco </line>
<line> *e dados da W*b of *cience, o </line>
<line> que *mpacta n* núme** de artigos </line>
</par>
<par>
<line> *nalis*dos; a lim*taçã* te*pora* por a*ranger ape*as os últ**os cin*o </line>
<line> anos; e a red*ção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ú*ero de artigos resul*an*es na bu*ca, em r*zão do critér*o *e Open Access usa** no *i*tro. </line>
<line> Nes*e s*n*ido, suge*e-se que pesquisas fut*ras possam dar c**t*nui**d* ao p*esent* </line>
</par>
<par>
<line> estudo, * *artir do cruzamento de i*formações co* ou*ras bases </line>
<line> de d a dos , no i nt ui * o de </line>
</par>
<par>
<line> aumen*ar *otalidade e *iv*rsi*ade de p*blica*ões permitir a realiz*ção *e </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
<line> *nálise* mais </line>
</par>
<par>
<line> *brangente*. Além **sso, su*ere-se a *mplia*ão de*t* pesquisa *e m*do a con*emplar </line>
<line> *ontextos diversos, como, por exemplo, * a*li**ç*o nos I*stitut*s Federai*. </line>
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<line> S, *, N, Sant*na </line>
<line> M. M. B. Castro </line>
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<line> 1) concepção e *lane*ame**o. </line>
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<line> 2) *nálise e inter*retação d*s dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do *ascunho ou na re**são crítica *o conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na aprovação d* *ersão final do man*scrito. </line>
<line> X </line>
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