<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.6.2
</line>
</par><par>
<line>
Inov*ção, Desenvolvimento Regional e * C*ntribuiç*o d*s Univ**sidades: Um Est**o
</line>
<line>
Bibliomét*ico do Perío*o de 2*1* A 2022
</line>
<line>
Inn*vation, Regio**l Dev*lopment a*d th* Contr*b*tion of *niversities: A Bibli*me*ric Study
</line>
<line>
from 2*** To 2022
</line>
</par><par>
<line>
An* Camila da Silva
</line>
<line>
*estrado n* Programa de *ós-Graduação em G*st*o Pública - PPGP-U*PI
</line>
<line>
Gradua*ão *m Ciênci** Contáb*is *ela Univers*d**e Federa* do Piauí
</line>
<line>
anacami*a.*ilva@ufpi.*du.br
</line>
<line>
Simonn* Saraiva Nunes San*ana
</line>
<line>
*estrado no Pr*gra*a d* Pós-G*aduação e* Ge*t*o Pública - *PGP-*FPI
</line>
<line>
Graduação *m Ciências Contábeis pela Univ*rsidade Federa* d* P*a*í
</line>
<line>
s*monn*sar**va@ufpi.edu.br
</line>
<line>
Mau*i*io Me*des Boavis*a de Cast**
</line>
<line>
D*utor em Administração p*la Uni*e*sidade Fe**r*l da *araíba
</line>
<line>
P*ofessor ef**ivo da Un*versid*de Federa* do Pi*uí
</line>
<line>
mauric*oboavis*a@ufpi.*du.br
</line>
<line>
Alex**dre Rodri*ues Santos
</line>
<line>
Dou*or e* A*ministração pela Un*v*rsidad* Federa* *a Para*ba
</line>
<line>
Administrador da U*ivers**ade Federal do Piauí
</line>
<line>
arsa*tospi@ho*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ana Cam*la da S*l*a
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dade
</line>
<line>
Fede*al d*
</line>
<line>
P*auí,
</line>
<line>
*iretoria
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*ntabilidade e
</line>
<line>
Finanç*s. Avenida
</line>
<line>
*niv*r*itári* - lado
</line>
</par><par>
<line>
ímpar, Ininga64*49550 - Tere*in*, *I - Brasi*.
</line>
<line>
Edito*-Chefe: *r. *onny *erley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ço: Simonne Sara*va Nunes Santana
</line>
<line>
*o**ig*es
</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade
</line>
<line>
Feder*l do
</line>
<line>
*iauí,
</line>
<line>
Direto*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Conta*ilidade e
</line>
<line>
Finanças. Avenida
</line>
<line>
U*iv*rs*tária - lado
</line>
<line>
Artigo recebido e* 08/03/2*23. Ú*tima versão
</line>
</par><par>
<line>
ímpar, Ininga6*049550 - Ter*sin*, PI - Brasil.
</line>
<line>
*ecebida em 23/03/2023. Aprovado *m 24/03/202*.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Mauricio Mendes Boav*s** de *astro
</line>
</par><par>
<line>
Un**ers*da*e
</line>
<line>
**deral
</line>
<line>
do P*auí,
</line>
<line>
Ca*pus
</line>
<line>
Univ*rsitário
</line>
<line>
Av*l*ado pel* sistema Triple Review: a) D*s* R*view
</line>
</par><par>
<line>
Minist*o
</line>
<line>
Petrônio
</line>
<line>
Port*l**.
</line>
<line>
A*e**da
</line>
<line>
Nossa
</line>
<line>
Senh*ra
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pelo Editor-C*ef*; e b) Do*ble Blin* Review
</line>
</par><par>
<line>
Fá*ima, Ini*ga, 64800000 - Teresina, PI - Brasil
</line>
<line>
(avalia**o cega por dois a*aliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: *lexandr* Rodrigue* S*n*os
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do Pi*uí,
</line>
<line>
Campu*
</line>
<line>
U*iversitário
</line>
<line>
Revisã*: Gramat*c*l, Normativa
</line>
<line>
e de Formataç*o
</line>
</par><par>
<line>
Mi*istro
</line>
<line>
Petr*ni*
</line>
<line>
Portella.
</line>
<line>
A*enida
</line>
<line>
Noss*
</line>
<line>
Senhor*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Fá**ma, I*i*g*, *480000* - Ter*s**a, PI - *ras*l
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Sil*a, S, S, N, *antana, M. M. B. *a**ro, A. R. Sa*tos
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O **e*ente estud* tem como objetivo explor*r a pesquisa sobre Inovação, Desenv*lvimento
</line>
</par><par>
<line>
Regional e a
</line>
<line>
contr*buição das Universidades a parti* de um e*tudo bibliométrico c*m dados
</line>
</par><par>
<line>
or*und*s da We*
</line>
<line>
o* Scie*ce. Utilizou-se o softwa** VOS*iewer, com d*dos
</line>
<line>
extraído* em
</line>
</par><par>
<line>
setembro de 2022, buscando-se os term** "university", "innov*tion", "regional devel*pment",
</line>
<line>
*resentes no tópic*. A fim de refinar a busca pelos a*tigos, f*i ut*lizado o operador bool*ano:
</line>
</par><par>
<line>
AND. * busca reto*nou 260 art*gos. P*r con*eguin*e,
</line>
<line>
após a leitura
</line>
<line>
do
</line>
<line>
títu*o e resumo
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
artig*s c*entíficos, id*ntificaram-se 93 art*gos que se
</line>
<line>
en*aixavam no esc*po do estudo de
</line>
</par><par>
<line>
*cordo com o seu cont**do. Considera*do
</line>
<line>
Zupic & Cate* (2014), analisaram-se
</line>
<line>
ci*a*ão,
</line>
</par><par>
<line>
coc*t*ção,
</line>
<line>
acoplamento bibl*ográfico, *oocorrência de pa*avr*s-**ave, além dos 10 a*tigos
</line>
</par><par>
<line>
*ais citad*s no lap*o temporal
</line>
<line>
de 2018 a 202*. Ca* e *tzk*witz (2020), *INI et al. (2018),
</line>
</par><par>
<line>
Zha*g, C*en e F* (2019) e WAKKE* et *l. (201*) estão en*re *s autores mais r**erencia**s
</line>
</par><par>
<line>
dos artigos s*l*cionados. O* res*lt**os evidenciam o c*r*ter interdisciplinar
</line>
<line>
do *ampo
</line>
</par><par>
<line>
estuda*o, representa*o por est*dos nas tem*ti*as G*stão, E*tudos Ambien*ais, Ec*nomia,
</line>
<line>
Geografia, Pl*neja*en*o Ur*ano Regiona*, Tecnol*gia d* C*ência Suste*t*ve* V*rde, C*ência
</line>
<line>
Amb*ental, Neg*cio, Eng*nharia In*ustrial e Ciências Soc*ais Interd*sciplin*res. Como
</line>
</par><par>
<line>
contribuição, **te artigo
</line>
<line>
ap*esenta a* contribuições que a universidade o*erece para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inova**o e * desenvolvime*to regi***l e sua *nfluênc*a no desempenho ci*ntíf*c*.
</line>
<line>
Palavr*s-*ha*e: In*vaçã*. D*senvolvimento Regional. Univer*idade.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
*he present study
</line>
<line>
*ims to
</line>
<line>
explo*e re*earch ** I*novation, R*gional De*elopment
</line>
<line>
and th*
</line>
</par><par>
<line>
co*tribution of Universitie* bas*d on a bi*liometric s*udy with da** from th* Web of Sc*ence.
</line>
<line>
T*e VOSviewer software was used, w*th dat* *xtracted in *eptem*e* **2*, s*arch*n* for th*
</line>
</par><par>
<line>
terms "unive*sit*", "in**vation",
</line>
<line>
"reg*onal development",
</line>
<line>
present in th* to*ic. *n order to
</line>
</par><par>
<line>
refine the search f*r articles, t*e Boolean operator: AN* w*s u*ed. T*e search re*ur*ed 2*0
</line>
<line>
**ticles. Theref*r*, after reading the ti*le and abstract of th* sc*e*tific a*tic*es, 93 arti**es *e*e
</line>
<line>
identifi*d *hat fit the scope o* the ***** accord*ng to their content. Con*idering Zupic & Cater
</line>
<line>
(2014), citation, co-c**ation, bibl**g*aphic c*upling, c*-oc*urr*n** of key*o*ds were
</line>
<line>
**alyzed, in a*dition to the 10 most c*ted articl** in *h* tim* period from 2018 t* 2022. Cai
</line>
</par><par>
<line>
a*d Etz*owitz (2020), F**I et al. (2018), Z*ang, Chen and *u (2019) and W*KKE* al. *t
</line>
</par><par>
<line>
(*01*) are among the
</line>
<line>
mo** r*ferenced auth*r* *f
</line>
<line>
the se*ecte*
</line>
<line>
art*cles. Th* resu**s *how
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
int**disci**inary character of t*e
</line>
<line>
studi*d f*eld, repre*ented by studie* in the them*s
</line>
</par><par>
<line>
Managemen*, E*vi*onm*ntal Stu*ies, E*onomics, Geog**p**, Region*l Urban Planning,
</line>
</par><par>
<line>
G*een Su*tai*able Scien*e Tech*o*og*,
</line>
<line>
*nvir*nmental Science, Busi*ess, *ndustrial
</line>
</par><par>
<line>
Eng*n*eri*g and **terdiscip*inary **cial **iences. A* a *on*r*bution, this article *resents the
</line>
</par><par>
<line>
cont**b*tion* th*t th* un*versity off*rs *o i*novat*on
</line>
<line>
a** *egional *evelopmen* and *ts
</line>
</par><par>
<line>
influence on scientific performance.
</line>
</par><par>
<line>
Keywo*ds: In*ovation. Regional Developme*t. University.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-*7, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inov*ç*o, Dese*volvim*nto Regi*na* e * C*ntri*uição da* Uni*e*sida*es: Um Estudo Bibl*ométrico
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TROD**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A c**s*ent* *lobali*a*ão e reg*onalização das e*on*mia* e s*cied*de* impulsionaram
</line>
<line>
o crescimento do* est**o* e pesquisas sob*e * contribu**ão das universid*des para a in*vação
</line>
<line>
e o desenv**viment* re*i*nal. A* instit*iç*e* de ensi*o superior passar*m a ser e**minada*
</line>
</par><par>
<line>
*ela s*a potencia* c*pacidad* em
</line>
<line>
atenuar *s desigua*da*es region*is, enqua*to ag*n*e*
</line>
</par><par>
<line>
relevan*es de trans*orma*ões econômicas e sociais (VIEI*A, 2017; AGUIA* et *l, 20*0)
</line>
<line>
Se*undo Benn*worth * Fitj*r (2019), as universidades podem cont*i*uir com a ofer*a
</line>
<line>
de trabalhador*s espe**aliz*dos, com o fluxo d* con*ecime**o na colaboração u*ive*sidade-
</line>
<line>
**dústria, enq*anto atore* estratégicos *a *ormulação d* pol*t**as públi*as e no sistema
</line>
<line>
reg*onal de ino*ação.
</line>
<line>
*s p*squ*sas de caráte* teó**co, e*pírico e teóric*-empíri*o apo*tam pa*a * *elação
</line>
</par><par>
<line>
existente entre as
</line>
<line>
universidades, o *esenvolv*mento re*iona* e a inovaç*o (*ÂND*DO,
</line>
</par><par>
<line>
MACIEL, *019); tal *en*meno
</line>
<line>
**vel* o interesse *a com*ni**de cie*t*fica, nas ú*ti*as
</line>
</par><par>
<line>
décadas, spelas contribuições universitá**a* para o des*n*olvi*ento regional (BREK*E,
</line>
<line>
2021).
</line>
<line>
Nesse s*ntid*, v*rif**a*-se, na literatur*, *ár*as teoria* *u *od*l*s que ten*am
</line>
<line>
e*p*ica* essa *elação. A *eoria *ais conhecida é da Tri*la Hélice, prop*sta nos a*os 2000 por
</line>
<line>
Et*kowitz e L*ydesdor*f, na qua* *s autores busca* des*rever um mo*elo para a inovaç*o a
</line>
<line>
partir da *ntera**o entre a academia, indústria e o Estado, cabendo à univer**dade * lid*ran*a
</line>
<line>
do processo (CÂNDIDO, MACIEL, *019; TH*MAS, PUGH, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Ao passo que o modelo da *rip*a H*lic* se e*pande, no*as
</line>
<line>
dimensões são
</line>
</par><par>
<line>
**corp***das,
</line>
<line>
com* a sociedade c**il * o meio
</line>
<line>
ambie*te, passando * ser denominada *omo
</line>
</par><par>
</page><line>
hélice quád*upla ou hél*ce qu*ntupla (MORAWS*A-JANCELE*ICZ, *022; MILLER,
</line>
<line>
M*ADAM, MCADA*, 2016).
</line>
<line>
Ainda sobr* o papel d*s un*versidades, muitas p*squisa* ap**ta* para o m*do *omo
</line>
<line>
elas se en*olv*m no contexto regio**l enquanto agentes e*pr*endedores do desenvolv*mento
</line>
<line>
(*UGH, 2021). *es*a forma, muitos *ut*res trabalham com o conceito de u*ivers*dad*
</line>
<line>
e*pree**edora (*U*H e* al, 2022; KIND*; *EISSLER; BUHLING, 2022; *EF*GO;
</line>
<line>
TRIERWEILLER; PAUL*, 2*20; KLEIN et al, 2021; SÁN**E*-B*RRIOLUEN**;
</line>
<line>
BENNE*ORTH, 2019).
</line>
<line>
O deb*te *eórico e* questão pe*pass* ainda pela concepção de Ecossistemas
</line>
<line>
Regionais de Ino*aç*o (ART*UR; MOI*E*; LEAN, 202*; TH*MAS; FACCIN, ASHEIM,
</line>
<line>
*020; TOL**TYKH; GAMIDULLAE*A; *HMELE*A, 2021; SCHAEF*ER; FISCHER;
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina *I, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, *un. 2*2* ww*4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Silva, S, S, N, Santana, M. M. B. *astro, A. R. Santos
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
QUEIR*Z, 2*18), e *is*emas Regio*ais de Ino*ação-*IS (BREZNITZ et al. 2022; *IND*;
</line>
<line>
GEISSLER; BUHLING, 2*22; *ERNANDES *t a*, 2020; STOIMENOVA, 2019).
</line>
<line>
Por o*tro la*o, Aguiar et al. (2020) destaca que, a des*eito do cresci*e*to *as
</line>
<line>
publicações a*er*a da refer*da *emática, para m*lhor **t**der o campo de estudo é preci*o
</line>
<line>
aprofundar as *nvestigações concernentes à r*la*ão entre *s instituições de ensino superi*r
</line>
<line>
com o d*sen*olvime**o re*ional e a *n*vação.
</line>
<line>
A*si*, com * intuito de *ontrib*i* co* o ca*po de pesquisa qu* investiga o pap*l das
</line>
</par><par>
<line>
universidades para a *n*vaç*o e o
</line>
<line>
des*nvo*vime*to regio*al, propõ*-s* um levantamento
</line>
</par><par>
<line>
bibliométrico *ob*e *s ar*igos indexados *a base de dado* We* o* Sc*enc* (WoS), ** pe*íodo
</line>
<line>
de 20*8 a 2*22.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
presente traba*ho, portanto, justifica-s* *or aprese*tar o panorama *obr* * *eferida
</line>
</par><par>
<line>
*em*tica, com o intuito d* entend*r a sua traj*tór*a ev*lu*iva e o e*tági* atual bem como
</line>
<line>
apo*tar caminhos futuro*. A relev*ncia a*erca do tema se faz pre*ente em estudos
</line>
</par><par>
<line>
internacion*is, a exemp*o de
</line>
<line>
pesquisas em P*rtugal (FONSE*A, 20*9), Gr*cia
</line>
</par><par>
<line>
(*ERAPETRIT**, 2019), China (LIU; *UANG, 2018), Finlândia (ROM*N; FELLNHOF**,
</line>
<line>
202*; RANTALA; *KKO, 2019). Al*m d*sta int*odução, * artigo é composto pe*a descrição
</line>
</par><par>
<line>
dos *roced*m**to* met*doló**cos,
</line>
<line>
apresentaçã* dos **sultados, considerações finais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ref*rências.
</line>
</par><par>
<line>
2 PROCEDIM*NTOS METODO*ÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
pr*sente estudo *o*stitui-se *e uma **squis* d* carát*r exploratório-descrit*v*.
</line>
</par><par>
<line>
O****-se
</line>
<line>
pe*o método bibliomét*ico de a*ál*se. A pesquisa bibli*métr*c* tem sido cada vez
</line>
</par><par>
<line>
mais uti*iz*da
</line>
<line>
para m*pe** a es*rutura e o desenvolvime*to de *a*pos e disciplinas
</line>
</par><par>
<line>
cie*tífic*s. (BIZ*RRIA, MOREIR*, N*SC**ENTO, *022).
</line>
<line>
*ara Amatucci e Chueke
</line>
</par><par>
<line>
(2015), os estudos b*blio*étricos busc*m cont*ibuir na taref* *e s*stematização *e pesquisas
</line>
<line>
rea*izadas num campo de saber es*ecíf**o, ao mesmo tempo, em que identi*i*am p*oblem*s a
</line>
</par><par>
<line>
serem investigados e* pesquisa* futuras. O termo
</line>
<line>
bib**ometria fo* idealizado por Pritchard,
</line>
</par><par>
<line>
no final da *écada de 1960,
</line>
<line>
como sendo a a*oção de métodos quantit*tivos na
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
ob*as lit*rárias (PRITC*A*D, ***9).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
b*bli*metria f*i baseada no protocolo proposto por Zupic e Carte* (20*5), no qual
</line>
</par><par>
<line>
foram
</line>
<line>
definid*s c*nco etapas para o desenvolvi**nto da p****i*a: (1)
</line>
<line>
Des*g* da p*squisa:
</line>
</par><par>
</page><line>
defin**ão da perg*nta de p*squisa * es*olha do método *ais adequado para soluc*oná-la; (*)
</line>
<line>
Co*pilação dos dado* bibliom*t*icos: e*colha da base de *ados, elaboração e compilação de
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*sina, *. 20, n. 6, a*t. 2, p. *7-47, jun. 2023 *ww4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovaçã*, Desenvolvimento Region*l e a **ntribuição *as U*iver*id*d*s: *m Es*u*o Bibliométr*co
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
arquivo* * filtr*gem * *xportação d*s dados bi*liográficos; (3) A*álise: s*leção *o software
</line>
</par><par>
<line>
de análises bibl*o**tricas e l*mpeza
</line>
<line>
*os dados *ara a*á*ise; (4) Visualização: geração
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ta***as
</line>
<line>
e gráficos por mei* de software mais ade*u*do para a *isuali*ação d* m**as
</line>
</par><par>
<line>
*ibliomé*ricos; e (*) Interpretaç*o: int***retaçã* dos resultados enc*ntrados. *ara a análise
</line>
<line>
bi*liomé*r**a dos dados, foi co*sider*d* a classificaçã* de Zupi* e Cater (20*5), sendo elas:
</line>
<line>
citaç*o, cocitação, acoplamento bi*liográfico e coocorrência *e palavras-chav*.
</line>
</par><par>
<line>
O objet*vo da pe*qui*a que norteou e*te es*u*o, corres*ondendo
</line>
<line>
ao primeiro p*s*o,
</line>
</par><par>
<line>
foi: ex*lora* a
</line>
<line>
p*squisa
</line>
<line>
sobre Ino*ação, Desenvolvime*to Reg*onal e a c*nt*ibuição das
</line>
</par><par>
<line>
Universid*des, a par*ir de *s*udo bibl*ométr*co c*m dados oriundos da Web *f *ci*nce. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
*orma, * parti*
</line>
<line>
da delimitação do objeti*o, f*ram definid*s
</line>
<line>
*s seg*intes p*la*ras-*have:
</line>
</par><par>
<line>
"university", "in*ovation", "regional *evelopment", pr*sentes no tópico. * fim de refinar *
</line>
<line>
b*sca pelos artig*s, foi utiliz*do o *perador bo*lean*: *ND. No segundo passo, que se *efere
</line>
<line>
à com*ilaçã* *os da*os bibliométr*cos, utilizou-s* para a busca de artigos a base de da*os
</line>
</par><par>
<line>
Web of Scienc*,
</line>
<line>
em razão de ser a mais utilizada para estudos b**lio**tricos em
</line>
<line>
gestão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
orga*iz**ão, co*forme Zupic e Cater (2015). O lapso temporal foi de 2018 até 2022. A coleta
</line>
</par><par>
<line>
*e d*d*s oc*rreu no dia
</line>
<line>
29 d* s*tembro de *022. *ara controlar a qualidade, foram
</line>
</par><par>
<line>
s*lecionados apenas artigos re*isado* p*r *ares. Os cri*ér*os de exclusão util*zados foram: *)
</line>
<line>
*eriódic*s *ão revisad*s por **rtes; b) artigos indis*o*íveis on-line; c) artigos du*lic*dos e d)
</line>
<line>
artigos cujo conteú*o não *rata so*re o tem* abordado.
</line>
<line>
A busca retornou 260 artigos. Por conseguinte, após a leitura *o título e do resumo *os
</line>
<line>
arti*os *ientí*i**s, o* sel*cionados foram exportados com ex*ensã* "BibTex". Ide*tif*ca*a*-
</line>
<line>
se 93 artigos que se encaixav*m no *s*op* do es**do *e acordo com o *eu co**eúdo. So*re
</line>
<line>
esses *3 a*tigos, *oram aplicadas as anál*s** bibliométricas, *ons*derando os *eguintes
</line>
<line>
elementos obti*os * pa*tir da WoS: (a) as áreas de c*ncentraç*o dos estud*s: (b) o volume de
</line>
<line>
publicações por a*o, (c) a q*antid*de d* citações por **o, (d) o rank*ng d*s 10 artigos ma*s
</line>
<line>
citados.
</line>
</par><par>
<line>
Na ter*eira etapa, fo* escolh*do softw**e VOSview*r, versão 1.6.18. O VOSvi*wer o
</line>
<line>
*oi *e*envo*vi*o por Van Eck e Walt*an em 20**, com a *inalid**e de construir e *er*iti* a
</line>
<line>
v*sual*zaç*o de *apas bibl*omé*ricos, e está di*pon*vel gratuitam*nt* para a comunida*e de
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sa bibliomét*i*a. De acordo com *HEN, Dan al. (2022), anál*se do V*Sviewer
</line>
</par><par>
<line>
et
</line>
<line>
a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ma*s adequada para o ban** de dado* Web o* *cience
</line>
<line>
(WOS), * o pro*ram* pode r*alizar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
an*lis* de c*ocorrência visual d* f*tor*s, co** auto*es, *ala*ras-chave, c*taç*es, pub**caçõe*
</line>
<line>
e outros fat*res.
</line>
<line>
Re*. FSA, T*r**ina PI, v. 20, n. 6, art. 2, *. **-47, ju*. 2023 www4.**anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Silva, S, S, N, *antan*, M. M. *. C*stro, A. R. *a**os
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Por c*nseguint*, foi inicia*a a quarta etapa, com a geração *e tabe*as e gráfi**s por
</line>
<line>
m*io *o VOSviewer. Os dado* gera*os pe*o software fo*am *rmazenados e segm*ntados em
</line>
</par><par>
<line>
categor**s, como: (a) a coocorrên*ia de pal*vras-c*ave, (b) acop*amento bibliog*áfico o
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
arti**, (c) o acoplament* bibl*o**áfi*o *o* *uto*, (d) a c***tação por referê*cia e (e) a
</line>
<line>
cocitação por au**r.
</line>
<line>
Finalizando a *ltima etapa, n* próxima s*ção, são *presentada* as interpretações dos
</line>
<line>
re*ultados da an**ise deste estudo bibli*métrico.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DI*CUS**ES
</line>
<line>
A fig*ra 1 apresenta as dez *rincipais áreas com mai*r número de publ*caç*es. Obse*va-
</line>
<line>
se uma maior c*n**ntração de p*blicações na área de G*stão, com 19,01%, seguida de Estudos
</line>
<line>
Ambientais com 1*,7*% e Economia com 1*,97%. As demais á**a* de *esta**e no quadro foram
</line>
<line>
Geog*af*a, Planejamento Urbano Reg*onal, *ecnologia d* Ciênci* S*stentável Verde, Ciência
</line>
<line>
Ambi*nt*l, Negócio, Eng*nh*r*a Industr*al e Ciências **ciais **t*rdisciplina*es. A variedade nas
</line>
<line>
áreas a*r*sen*adas c**figura o caráter interdiscipl*nar *o camp* estu*ado.
</line>
<line>
Fi**r* 1 - Áreas de Concentração dos Estudos Se*e*ionados p*ra a Bi*l*ometria
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Web of S*ience (2022)
</line>
<line>
A*nda dentr* da anális* dos mapas resultante* da b*** *e dados W*S, os gráficos * e 2
</line>
<line>
f*ra* extraídos dessa plat*forma * *epresentam o volume de publi*ações em função do ano
</line>
<line>
(Grá**co 1) e da *uantid**e *e *itações tamb*m por ano (*ráfic* 2).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *S*, Teresin*, *. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, *un. *023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovaçã*, Des*nvolv*m*nt* Regional e a Cont*i*uição das U*iversidades: ** Estudo *ibliomé***co
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico *-I**ns P**lic*dos por Ano
</line>
<line>
Gráfi*o 2-*itações em C*da Ano
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: We* of Science (2022)
</line>
<line>
Fonte: Web o* *cience (*0*2)
</line>
</par><par>
<line>
É n*tó*io o volume de publicações no* anos de 2019 e 2021. Cabe ressalta* q*e em
</line>
<line>
2020 o *undo passo* por um caos em d*corrência d* *pidemia do Covi*-19, doença causad*
</line>
</par><par>
<line>
pe*o vír*s classificado como SARS-COV-2, * q*e
</line>
<line>
pode ter contribuído para a queda nas
</line>
</par><par>
<line>
*ublic*ções. No gráfic* 2, **serva-se que o a*o d* 2021 a**n*iu o maior *olume de *itações,
</line>
<line>
mo*ento em **e ho*v* também o maio* núm*ro *e publicações.
</line>
<line>
Na Ta**la 1, foram elencad*s os 10 artigos ma*s citados, den*re os 93 *st*dos
</line>
<line>
selecio*ados *a base de dados Wo*, em *rdem decrescente do total de *itaçõe*.
</line>
<line>
Tabela 1 - Artigos mais Citados dos 93
</line>
</par><par>
<line>
Título
</line>
<line>
Au*or*s
</line>
<line>
T*tulo da Fonte
</line>
<line>
Ano
</line>
<line>
Cit*
</line>
</par><par>
<line>
Theorizing the Triple *elix model: *ast, pre**nt, and future
</line>
<line>
Cai, YZ; Etzkow*tz, *
</line>
<line>
Triple Helix
</line>
<line>
2*2*
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
R*th*nking The *ommerc*alization Of *u*lic Scien**: From *ntreprene*rial Outco*e* To Soc*eta* Impacts
</line>
<line>
Fini, R; Ra*mussen, E; Si*gel, D; Wiklun*, J
</line>
<line>
A c * d e my Of Management Perspectives
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
Sci*ntific effects of Triple Helix interaction* among res*a*ch insti*u*es, indus*ries and univ*rsities
</line>
<line>
Zh**g, Y; Chen, K*; F*, XL
</line>
<line>
Te*hnovation
</line>
<line>
20*9
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
The univ*rsity's r*le in sustainable developm*nt: Activating ent*epr*ne*rial scholars as age*ts of ch*ng*
</line>
<line>
Wa*ke*, I; van der Sijde, P; Vaupell, C; Ghu*a*, K
</line>
<line>
T*chnolog*cal Forecasting And So*ial *han*e
</line>
<line>
*019
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
Multi-*ct*r networ*s and in**vation n*c*es: universi*y training for local A**oecologica* Dynamization
</line>
<line>
*opez-G*rci*, D; Calvet-Mir, L; Di Masso, M; Esp*u*a, J
</line>
<line>
Agr*cul*ure And Human V*lue*
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sity-l**ked *r***amme* for *u*tain*ble entrepreneur*hip an* regional development: how and with what impa*t?
</line>
<line>
Wag*er, *; Schaltegger, S; H*nsen, EG; *ichter, *
</line>
<line>
Sma*l B*siness Economics
</line>
<line>
20*1
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
Un*versity capability as a micro- foundati*n for the Triple Helix model:
</line>
<line>
Liu, *P; Hua**, QH
</line>
<line>
Technovation
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Si*va, S, S, N, *ant*na, M. M. *. *as*ro, A. *. *antos
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
*he case of *hina
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
The entrepreneurial university and the region: what *ole for entre**eneu*ship departme*ts?
</line>
<line>
Pugh, R; Lamine, W; Jack, S; Hamilton, E
</line>
<line>
*urope** Planning S*udie*
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
*lign*ng Strategy with Su*tainable Dev*lopment Goals (SDGs): Process Sc***ng Diagram f** Entrepreneurial Higher E*u*ation *nstitut*on* (HEIs)
</line>
<line>
Fleaca, E; Fleaca, B; Ma*duc, S
</line>
<line>
Sustainability
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsities a* the e**ine of transfor*ational sustainability toward *elivering *he sustainable dev*lopment goals L*vi** labs for susta*nability
</line>
<line>
Purcell, WM; H*nriks*n, H; Sp*ngler, *D
</line>
<line>
International Journa* O* Sustainability In Hi*her Education
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: We* of *cience (2022)
</line>
</par><par>
<line>
*ota: *Tot*l de citações
</line>
</par><par>
<line>
Por con*eg**nte, foram *ea*izadas as a*álise* dos 10 artigos
</line>
<line>
com
</line>
<line>
maior vo*u*e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
citaç*es, *onsiderand* suas principais c**tri*u*ções e cara*ter*sticas.
</line>
</par><par>
<line>
No es*udo de Cai e Etzkowitz (*020), *iderando o ra*king c*m *56 citações dentre os
</line>
</par><par>
<line>
*0 ar*igos mais citados, os autores
</line>
<line>
d*stac*m a *elevânc*a do papel da *niversidade
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsi*ão para uma *oc*e*ade b*seada no conhecimento e a sua *on*rib*ição *o* meio do
</line>
<line>
*odelo Trípl*ce Hélice *ara os es*u*os de inova**o. Destacam, ain*a, a sua contribuiçã* no
</line>
<line>
que diz r*spe**o à transferência de tecn*logia, fo**ação de em*r*sa*, promoç*o *a in*vação e
</line>
</par><par>
<line>
renovaç*o regional. Um dos objetivos do modelo T*ípl*ce Hélice fomentar o cr***ime*to é
</line>
<line>
e*onômico region*l *or *eio do envolvimento entre: universidade, indú*t*ia e governo.
</line>
<line>
Segundo os auto*es, as univer*idad*s ma*têm seus papéis tradicio*ais de *nsin* e pesqui*a,
</line>
<line>
mas t*mbém dedic*m es**rços * capita*i*aç*o *o conh*cime*to, pa*entes e empresas start-**.
</line>
<line>
O estu*o *evela que hou*e um cres*imento no nú*ero de univ*rsidades que
</line>
</par><par>
<line>
desenvolver*m um sis*ema *e inovaç*o mais *om*lexo, cont*mplando escrit*rios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
transferênci* de te*nologi*, incubadoras e p*rques científicos, esten*endo-se *
</line>
<line>
*esqu*sa
</line>
</par><par>
<line>
t*anslacional e ex**nsão da educação empreendedor*.
</line>
</par><par>
<line>
FINI e* a*. (2018) demonstram a impor**ncia da unive*sidade, por meio da
</line>
<line>
pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
científica, par* a inovação * * desempenho ec*nô**co nos níveis emp*esariais e reg*o*ai*. Os
</line>
<line>
**to*es co*pre*nde* que a co*erci**ização da *i*nc*a contribui pa*a m*dan*as e geração d*
</line>
<line>
impactos sociais. Nesse c*ntexto, os es*udos r*velam como o* i*vestim*ntos em
</line>
</par><par>
<line>
conhecime*t* e pesquisa universi*á*ia leva*am ao agru*amento ge*gráf**o de *ti*ida*e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
inovação e confir*am ligações entre *nvestimento* em pesq*isa cientí**ca e a criação de start-
</line>
<line>
ups i*ovad*ras e* uma re*ião. O* pesquisadores enf*t*zam ainda que * *romessa de *mp*cto
</line>
</par><par>
<line>
da comerc*ali*a*ão d*
</line>
<line>
*iênci* contribuiu com várias iniciati*as políticas *mport*n*e*,
</line>
</par><par>
</page><line>
destinadas a ac*ler** a t*ansferência de tecnologia e emp*eendedorismo ac*dêmico de forma
</line>
<line>
**is amp*a.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 20, n. 6, art. 2, p. 2*-47, ju*. 2023 ww*4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovação, Des*nvol**men*o Region*l e a Contr*buiç** das *niversidades: U* Estudo Biblio**trico
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
Zh*ng, Chen e Fu (2019) investigam os *feito* ci*ntíf*cos das
</line>
<line>
int*raç*es de Trípli*e
</line>
</par><par>
<line>
Hélice - TH e*tre indústrias e u*iversid*des na *hi**, a partir da persp*ct**a de i*stitutos
</line>
</par><par>
<line>
acad**icos. Os autor*s consideram o modelo *e inov*ção TH fu*damental
</line>
<line>
pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cresci*ento da ca*acidade de i*ovaç*o n*cion*l bem co*o pa** o al*a*ce *o
</line>
<line>
desenvo*vim*nto econômic* endógeno. Segundo esse estudo, países des*nvol*idos e em
</line>
<line>
desenvolvimento est*o ca** *ez mais intro*uzindo uma série de incentivos para promover as
</line>
<line>
ligações de *esquisa ent*e os v*rios *t*re* dentro do sist*ma de inova*ão TH. O **sulta*o da
</line>
</par><par>
<line>
pe*quis* revela que
</line>
<line>
as interações d* TH nã* só melho**ram
</line>
<line>
direta e signific*tiva*ente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*pe*ho científico da Acad*mia Chinesa d* Ciê*cias, *as também aumenta*a*
</line>
</par><par>
<line>
moderadamente os efe*tos d* investimen*os
</line>
<line>
em pesquis* *obre esse
</line>
<line>
desempenho. Como
</line>
</par><par>
<line>
**ntr*buição par* a li*eratura, *s autores d*stacam como as *n*eraçõe*
</line>
<line>
bi*aterais e tril*ter*is
</line>
</par><par>
<line>
*o* in*titutos de *esquisa c*m i*dús*ria e/o* un*v*rsidade influenciam suas atuações, e *om*
</line>
</par><par>
<line>
*ssa* i*terações com o se*or indust*ial afe*am o desempenho
</line>
<line>
científico
</line>
<line>
dos institutos
</line>
</par><par>
<line>
a*adêmicos.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquis* de WAKKEE et al. (201*) avalia a co*t*ibu*ç*o das universid**es
</line>
<line>
p*r m*io d* um estudo de c*so d* uma uni**rsidad* *s*abelecida na zona rural do norte da
</line>
</par><par>
<line>
Índia. Nesse
</line>
<line>
estud*, *s autores i*vest*gam com*
</line>
<line>
uma universid*de empree*de*ora, ** um
</line>
</par><par>
<line>
país e* desenvo**imento, torna-se uma impulsio*adora do desenvol*imento sustentável. *ara
</line>
</par><par>
<line>
*s *utores, o *apel das universidades como a**n*es
</line>
<line>
de m*danç*
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
desenvo*vime*to
</line>
</par><par>
<line>
econômico re***na* já foi a*pl*mente *iscutido. De fa*o, a pe**uisa dem*nstra que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sur*ime**o de *o*as u*iversidades e institutos de pesq*isa *mp*ls*onam a e**n**i* de uma
</line>
<line>
região em v*rios lugares ao r*d** *o *u*do, cons*quente*ente, as universida*es estão
</line>
<line>
deix*nd* de servir como ilhas isoladas de *onhecimento e estão *e associando em "*t*vi*ades
</line>
<line>
de negóc*os".
</line>
<line>
No entanto, os au*ores destac*m que o *esenvolv**ento regional *ã* envo*ve a*enas
</line>
</par><par>
<line>
cresc**e*to econômic*, mas desenv*lvi*e*to *ustentáv**, razão
</line>
<line>
p*la
</line>
<line>
qual r*so*veram focar
</line>
</par><par>
<line>
n*sse cons*ruc*o. O r*sultado *a pesquisa mostra como o
</line>
<line>
c*nfronto co* pobreza e pol*iç*o
</line>
</par><par>
<line>
adver*as em contexto* locai* pode l*va* um* unive*sidade e**reended*ra a desenvo*ver uma
</line>
<line>
visão de sustent*bi*idade qu*, conse*uente*ent*, torne-se o *oto* da mudança *nst*tuci*n*l.
</line>
<line>
A u*i**rs*dade *o **rte *a Índia, po* *xe*plo, promoveu e imple*e*tou o des**volvi*ento
</line>
<line>
s**tentável daquela re*ião.
</line>
<line>
LOPEZ-G*RCIA et al. (2*19) realizaram u* est**o considerando a perspectiva
</line>
</par><par>
<line>
multi*ív** para entender e *romov*r a ampli*ção de
</line>
<line>
nicho*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
inovação locais, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**r*ecologia, *ara escalas m*is amplas. O foc* do art*go foi examinar um pr*grama
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. 20, n. 6, art. 2, p. *7-47, *un. 20*3 www4.fs*net.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Silva, S, S, N, San*ana, M. M. B. Castro, *. R. San*os
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
formaçã* u*ive*sitária (Dipl*ma *e Pós-Graduação *m Dina**z**ão Agroecológica L*cal da
</line>
<line>
Universida*e Aut*noma *e Barcelona), para enten*er me*hor seu papel como um 'fó*um
</line>
<line>
híbrido'. Além d*s*o, os autore* tam*ém ava*iar*m em que m*dida o pro*rama contribuiu
</line>
<line>
p*ra a transição das insti*uiçõ*s de desenvolvim*nto local para a agro*cologia. Os r*s*ltados
</line>
</par><par>
<line>
*ostr*m que a ma*oria d*s alunos cons*dera te* adquiri*o novos referenci*is te*ricos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
métodos úteis pa*a reenquadrar **us projetos de
</line>
<line>
des*nvolvimento local, que
</line>
<line>
*ovas *lia*ças
</line>
</par><par>
<line>
com redes multiatores foram percebidas, e que algumas mudança* intern*s das
</line>
<line>
prá*i*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento
</line>
<line>
l*ca* aconte*eram. Os *utore* c*ncluír**
</line>
<line>
que o program* de treina*e*to,
</line>
</par><par>
<line>
como f*rum
</line>
<line>
híbrido, co*segue escalar inovaçõ** de *ic*o por meio de ví**ulos com
</line>
</par><par>
<line>
difer*ntes ti*os d* atores *anto do nicho quanto do re*ime.
</line>
</par><par>
<line>
*agne* e* al. (20*1) *is*utem sobre
</line>
<line>
o
</line>
<line>
pap*l social das universidad**
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolv*mento *egi*nal e econômic* suste*tável. P*ra i*so, el*s realizara* um *studo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*so *omparat*vo na Ale*anha, t*man*o como base u*a in*ubad*r*, um módulo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação para empr*endedorismo e um prog*ama *e educação em s*stentabilidade. O o
</line>
</par><par>
<line>
intuit* fo* esclarecer os
</line>
<line>
víncul*s universitários d* cada iniciativa, a *e*ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trans*or*amentos de co*he*imento e os at*r*s p*bli*o* *nv*lvidos *ssim *omo o tipo de bem
</line>
<line>
público que fo* en*regue. A an*li*e comparativa base**-*e ** Teor*a *o Trans*or*ament* do
</line>
</par><par>
<line>
Em*reendedoris**
</line>
<line>
pe*o T**ns*ordamento de *onhe*im*nto, Ec*ssistemas Empresar*ais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Sist*mas de Inovaçã*.
</line>
<line>
Os resultados dem*nstram q*e, de*end*ndo do contexto regional, diferentes
</line>
</par><par>
<line>
c*nfigurações, percursos e
</line>
<line>
pont os *e
</line>
<line>
int*r*enção das un*versid*des po*em ig*almente
</line>
</par><par>
<line>
me**orar os ecossistemas *mpresariais s*stentáv*is. Os efeitos
</line>
<line>
diret*s tangíveis incluem
</line>
</par><par>
<line>
exemplo* específ*c*s *e empreend*men*os be*-sucedidos e *ontribui*õ*s mais gerais para *
</line>
<line>
desenvolvim*nto su*tentável da reg*ão.
</line>
<line>
Liu, *ua*g (*01*) bus**m **pliar a compree*são sobre a Teor*a da Trí*lice Hél*c* *
</line>
</par><par>
<line>
partir da perspectiva mi*rofundacional. Para tan*o, os
</line>
<line>
au*or*s partem do seguinte
</line>
</par><par>
<line>
questionamento:
</line>
<line>
O que é a capacidade u*i*ersitári*? O es*udo *eve co*o *as* dados
</line>
</par><par>
<line>
p*imários e secundários c*let*dos e* *uas cidade*
</line>
<line>
chin*sas *íde*es
</line>
<line>
em inovação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento
</line>
<line>
r*g*onal. Do ponto de vista exter*o, os autores *ugerem
</line>
<line>
q*e * *apaci*ade
</line>
</par><par>
<line>
u*iversitária consi*te em
</line>
<line>
**atro ele***tos-chave
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
con*ctam recurs*s e capacidades: 1-
</line>
</par><par>
<line>
um* base
</line>
<line>
de recursos, 2-motiva*ão e objetivos, 3- alo*a*ão de recursos mecanismo* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
coordenaçã*, e 4-re*ult*dos reg*onais.
</line>
<line>
Em relaçã* à Teoria da Universidade E**r*e*d*dora, Pugh et *l. (202*) **aliz*ram
</line>
<line>
um es*udo de c*so com*arat*vo en*r* doi* dep*rtamentos de empreendedorismo co*
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. *, *. 27-47, jun. 2023 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovação, Desenvol*i*ent* Regional e a Contribuição das *niversidad*s: Um E*tudo B*bl**métric*
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
carac*erí*tic*s comparáv*is, * Departamento ** Empreendedori*mo da Emlyon Business
</line>
</par><par>
<line>
Schoool e o *nstitute *or Entrepreneurship
</line>
<line>
a*d Ent*r***se Development. Os r*sultado*
</line>
</par><par>
<line>
apontam * importân*ia *os depar*amen*os de empreende*orismo acadêmico, enqua*to ato*es
</line>
<line>
loca*s q*e s* conec*am co* o cont*xto regional e pr*movem gran*e *arte da pesquisa, en**no
</line>
<line>
e troca de conhecimento sobre empr**nde*orismo.
</line>
</par><par>
<line>
Por *im, ** pesquisador*s propõ** um modelo dual de engajame*t*, *m que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dep*rtamento *e empreend*d*rismo, além de
</line>
<line>
operar no âmbito da unive*sidade
</line>
</par><par>
<line>
empreendedora, at*a tam*ém como u* **gíti*o agente do desenvolvimento *egion*l.
</line>
<line>
Seguindo com a perspectiva da Univ*rsidade Empreendedo*a Fleaca * *aiduc (2018)
</line>
</par><par>
<line>
abordam a *alta de cap*ci*ade das instituições
</line>
<line>
de ensino superi*r (**S) para in*egrar o*
</line>
</par><par>
<line>
p**ncí*ios e práti*as do *esenvolvimento sustentáve* em todos *s a**ec*os da e*ucação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem, o que d*ficulta a c**ac*dade de a*uar como uma un*versi*ad* empreend*d*ra.
</line>
<line>
O escop* d* p*squisa eng*oba a responsabilidad* *oci*l, ambiental e econômica *as *ES,
</line>
<line>
dentro d* *a*eia ** v*lor, p*r me*o de um *e*anismo prático e efica* necessári* par* a*inhar
</line>
<line>
a es*raté*ia com os obj*tivos de d*senvolvime*to *ustentável (ODS).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, os aut*res prop**m a utilização *o
</line>
<line>
*iagrama de escopo
</line>
<line>
do pr*cesso pa**
</line>
</par><par>
<line>
projetar, imple*entar, monitorar, controlar e relat*r o esforç* de sus**ntabili*ade nec*ssár*o
</line>
<line>
**ra as IES atingir*m o cu*pri*ent* dos ODS. O mod*l* p*rmite a identifica*ão de f**t*s
</line>
</par><par>
<line>
internas de variações relacionadas às métricas a*ribuídas
</line>
<line>
p*ra g*rar oportunida*e*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m**ho*i*s e pro*etos prospectivos aborda*do as barreiras sistêmicas ao d*senvo*vimento
</line>
<line>
s*s**n*áv*l.
</line>
</par><par>
<line>
*o *esmo sentido, Purcell;
</line>
<line>
He**iks*n; Spen*ler (2019) *valiam trê*
</line>
<line>
casos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
suste*tabilidade lo*alizados no Reino Unido, B*lgária e *stado* Unidos,
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
entr*ga
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ODS em um *mbien*e *niver*itá***. O estudo enfat*za o potenci*l das insti*uições de ensino
</line>
<line>
sup*rior no c*mprimen*o da agenda dos ODS *030, uma vez que quanto ma*s co*ectadas elas
</line>
<line>
*stiv*rem com a s*ci*da*e, m*iores serão as chances de cu*prir as *etas estab*lecidas. *lém
</line>
<line>
disso, as *arcerias co* as universidades pode* ajudar o ensino *uper*or a colabo*ar mais para
</line>
<line>
o *em-est*r eco*ômico, ambi**tal, cu*tural e int*lectual *e n**sas com*nidades *lobais.
</line>
<line>
Pr*sseguindo às an**ises bibliométrica* *om base nos 93 artigos objetos de*ta
</line>
<line>
pe*quisa, a *igura 2 a*resent* a r**e temá*ica - Coocorrê*c*a d* pa**vras-chave. Desse modo,
</line>
<line>
*ef*niu-se o n*mero mín*mo de coor*ências em *, o que resultou em 34 palavras-chave, de um
</line>
<line>
vo*ume de 25* *alavras do total d* ar*igos selec*onados.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esin* PI, v. 20, n. 6, art. 2, p. 2*-47, j**. 2023
</line>
<line>
*ww4.*sa*et.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Silva, S, S, N, **ntana, M. M. B. Castro, A. R. San*os
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 2-Re** Temá*ica - Coo**rrê*cia de Palavras-Chave
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *lustração extra*da c*mo o*tpu* do software VOSviewer (2022)
</line>
<line>
Conform* apresenta** na Figura 2, o*serva-** a o*ga***ação de 4 cl*ste*s com as
</line>
<line>
palavras-ch*v*. Esses grupos repres**tam * forç* *e liga*ão da co*c*rrência que, no cluster 1
</line>
<line>
(ver**lho), * formado pelas palavras-chave Chin*, *nt*ep*eneur*hip, g*o*th, **lix, indus*ry,
</line>
</par><par>
<line>
*nno*ation *ys*ems, knowl*d*e, netw*rks, p*licy e univers**ies. O clus*er 2 (verde)
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*omposto pe*as palavras- c*ave col*aboration, det*rm*nan*s, entrepreneurial
</line>
<line>
uni*ersities,
</line>
</par><par>
<line>
fi**s, proximity, re***rch-and-developmen*, science, *pillovers, tec**ology e te*h*o*o*y-
</line>
</par><par>
<line>
trans*e*. O clust*r * (azul) é *ompo*to por economic-de*elo**ent,
</line>
<line>
ed*cation, engag*ment,
</line>
</par><par>
<line>
governance, higher-educa*ion, impact, innovation, i*st*tutions e o cluster 4 (*marelo) c**tém
</line>
<line>
a* *eguintes pal*vras-chav*: bus*ness, dy*amics, manage*ent, *erfo**a*ce, syste*s e t*iple-
</line>
<line>
*elix.
</line>
<line>
A ordem de*rescente da coocorrência da* pal*vras-*have é a*resentada da se*uinte
</line>
</par><par>
<line>
for*a: know*edge (27 oco*rências,
</line>
<line>
97 **nk *t*engt*), innovati*n (*4
</line>
<line>
oc*rrên*ias,
</line>
<line>
76 l i *k
</line>
</par><par>
<line>
*treng*h), po*icy (12 ocorrências, 49 l*nk stren*th), industry (11 ocor*ências, 41 *i*k strength),
</line>
<line>
resea**h-an*-dev*lopment (11 *cor*ência*, 40 link strength), *ollaboration (8 ocorrências, 37
</line>
<line>
*ink strength), firm* (7 ocorrências, 37 link strength), economic-develop*ent (1* ocorrê*cias,
</line>
<line>
36 link s*re*gth), entrepreneurs*ip (9 oc*rrências, 36 link stren**h), gro*th (9 ocorrência*, 36
</line>
</par><par>
<line>
link streng*h),
</line>
<line>
*nivers*ties (11
</line>
<line>
ocorrênci*s, 35 *ink strength), gove*nance (9 *corrências,
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
link strength), impac* (10 ocorrênci**, *0 link str*ngt*), dynamics (8 o*orrências, 29 link
</line>
</par><par>
<line>
st*e**th),
</line>
<line>
trip*e-heli* (*0 ocorrê*cias, 29 li*k str**gth), *etworks (9
</line>
<line>
*co**ências,
</line>
<line>
28 l i nk
</line>
</par><par>
<line>
streng*h), per*ormance (8 ocorrência*, 28
</line>
<line>
link s*rength), *yst*ms (10 ocorrências, 27 **nk
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovação, Des*nvolvimento Regional * a Contribu*ção das Univers*dad*s: U* Estudo Bibl*ométrico
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
strength), technology (8 ocorrência*, 27 link strength), proximity (5 ocorr**cias, 26 link
</line>
<line>
st**ngt*), *ci*nce (6 oc*rrências, 24 link *tr*ngth), **il*overs (6 oco*rências, ** link *tre*g*h),
</line>
<line>
*ntr*pr*neuri*l u*i*ersit*es (5 ocorrências, 22 link strength), *eterminant* (5 ocorr*ncias, 21
</line>
</par><par>
<line>
lin* strength), *echnology-transfer (5 ocorrê*ci*s, 21 link stren*th), i*sti*u*io**
</line>
<line>
(5
</line>
</par><par>
<line>
ocorrê*ci*s, 20 link s*rength), *ducatio* (5 ocorrência*, 18 link s*rength), e*g*gement (5
</line>
</par><par>
<line>
ocor*ências, 17 link s*rengt*),
</line>
<line>
*igher-educ*tion (5 o*orrências, 17 link
</line>
<line>
strengt*),
</line>
</par><par>
<line>
m*n*gement (* ocorrênc*as, 16 link strength), **in* (5 ocor*ên*i*s, 10 link strengt*), he*ix (5
</line>
<line>
oc**rênc*as, * link st*ength) e busi*ess (* *corrências, 7 link *trength).
</line>
</par><par>
<line>
A Fig*ra 3 a*res**ta
</line>
<line>
o acoplam*nto bibl*o*rá*ico por a*ti*o. *os 93 es*udos
</line>
</par><par>
<line>
sel*cionad*s, 38 *tendem *o critério de no mínimo cinco cita*ões, *ue estão re*rese*ta*o* em
</line>
<line>
4 clu*t*rs.
</line>
<line>
*igur* 3-Rede *e Acoplamento Bibliográfico por Artigo
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ilustração e*t*aída c*mo outpu* do software *OSviewe* (2022)
</line>
<line>
Com base na figura 3, os 4 cl**ters es*ão repr*sentados n* **q*ência: e* vermelho,
</line>
<line>
sã* evide*ciadas conexõ*s por uso d*s mesmas referências *ntre os ar*i*os de Benneworth
</line>
</par><par>
<line>
(2009) (16 c*tações), Bre*ke
</line>
<line>
(20*1) (17 citações), Fonseca (201*) (9 cit*çõe*), Fo*seca
</line>
</par><par>
<line>
(2021) (5 citações), Ierapetritis (2019) (10 *itações), **rq*es(2019) (12 citaçõ*s), Meye*
</line>
<line>
(2018) (7 cita*ões) , Ni*t* (2019) (9 citações), Pug* (2018)(*4 citaçõ*s), Tho*as (2*20) (10
</line>
<line>
citações), **oma* (20*1) (12 *itaçõ*s); em v*rd*, con*xões *ntre Arcienaga Moral** (2018)
</line>
</par><par>
<line>
(8 citações), Bukha*i
</line>
<line>
(2021)
</line>
<line>
(* cita*ões), Fini (20**) (80 citaç*es), H*i**ak (20*9) (6
</line>
</par><par>
<line>
citaçõ*s), *i* (*018) (45 *itaç**s), Qi*n (20*8)
</line>
<line>
(8
</line>
<line>
citações), Rant*la (2019) (6 c*tações),
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Ter*sin* PI, v. 20, n. 6, *r*. 2, p. 27-47, jun. 2**3
</line>
<line>
www4.fsa*e*.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. Silva, S, S, N, Santana, M. M. *. C*st*o, A. *. Santo*
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
Tolst*kh (2*21) (5 citações), Vek*c (2020) (9 c*tações), W*gner (2021) (28 c*taçõ*s); e*
</line>
<line>
azul, conexões en*re Barra (2018) (9 cit**ões), *uan (2019) (9 citações), Li (2018) (9
</line>
</par><par>
<line>
*it**ões), P*rrilli (2021) (9 citações), Pi*ker**ll (2019) (9 citações), *chaeffer (2018) (9
</line>
</par><par>
<line>
c*tações), Theera*attapong ( 2*21) (9 ci*ações), **iguero (20*8) (9 citações), Wan* (201*) (9
</line>
<line>
citaçõe*); em a**rel*, *onexões entre Cai (*021) (42 c*taç*es), Fleac* (2018) (3*c*tações),
</line>
<line>
****ia-Teran (2019) (7*itações), *opez-*r*cia (201*) (*2cita*ões), Mora*ska-Jancelewicz
</line>
<line>
(2022) (7 citações), Purcell (2*19) (62 ci*açõ*s), W**k*e (2019) (36 citações), Z*a*g (2019)
</line>
<line>
(30 citações).
</line>
<line>
Figura 4-Rede de Acoplamento Bibliográfico por Auto*
</line>
</par><par>
<line>
Font*: I*u*tração **t*aída com* ou*pu* d* s*ftware VOS*iewer (2022)
</line>
<line>
A figura 4 apresenta acoplamento bibl*ográfi*o *or autor. Dos 257 autores
</line>
<line>
*dentificado* nos ** a*tigos anal*sad*s, 11 atendem a* *rité*i* de no mínimo 2 doc**e*t*s
</line>
<line>
por *utor, que estão rep*esent*dos em 3 clust*rs. E*ses estã* repres*ntados na s*quênci*: em
</line>
<line>
verme*ho, consta a relação entre hami*ton, e*eanor; jack, sa*a*; *ugh, rh*annon; thomas, eli*a.
</line>
<line>
No cluster v*rde, percebe-se a relação e*tre *arra, cristian; fo*sec*, li*iana; nie*h, lisa;
</line>
<line>
radinger-*eer, veren*. Já *o cl*ster azul, *bs*rv*-se a relação entre garc*a-al*arez-*oque,
</line>
<line>
jo*e-*aria; mas-verdu, francisco; r*ig-tiern*, no*at.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina, v. 20, n. *, art. 2, p. 27-4*, jun. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inovaç*o, Desenvolvim*nto Regiona* e a Cont*ibuição das Univ*rsidad*s: Um E*tudo Bib*io*étri*o
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - R*** de Cocitaçã* por Re*erênci*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ilus*ração extraída como *utpu* do so**ware VOSv*ewer (*022)
</line>
<line>
Em relação à figura 5, *bse*vam-se ref*r*ncias *onf*g*ra*as em 4 *lusters. O
</line>
<line>
texto d* E*zkowitz H. (2000) é o q*e poss*i maior representativi*ade (*0 citaçõe*, 138 to*al
</line>
</par><par>
<line>
de li*k strength), *luster ve*melho; seg*ido de Boschm* Ra. (2005) sendo (14 citações,
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
*otal de l*nk *trength), clus*er verde; Uyarr* E. (2010), sendo (12 citações, 105 total de link
</line>
<line>
streng*h), cluster vermelho; Trippl *. (2015), sendo (11 citações, 10* total de link strength),
</line>
<line>
cl*ster vermelho.
</line>
<line>
*i*ura 6 -Rede de *o**tação por Autor
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: *lustraç*o extraída como o*t*ut d* *oftware *OSv*ewer (202*)
</line>
<line>
O cluster verde é co*posto pelos a*to*es e**kow*t*, h (*2* **tações, 952 to**l de li*k
</line>
<line>
*trength); leyde*dorff, l (*3 cit*ções, 594 to*a* de **n* strength); *arayanni*, e* (2* cita*ões,
</line>
<line>
2*9 t*tal de *ink str*ngth); **rop*an, commission (22 c**a*õe*, *59 total de l*nk *tre**th); *
</line>
<line>
*luster em verme*ho reúne coke, * (4* ci*açõe*, 36* tot*l de link streng*h); ben*ewort*, p (*1
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresina *I, v. 20, n. 6, art. 2, p. 27-47, jun. 2023 ww*4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
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A. C. *ilva, S, S, N, Santana, M. M. B. Castro, A. R. Sa*tos
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
*itações, *54 *otal de link strength); a*he*m, bt (28 citações, 253 t*tal de link st*ength);
</line>
<line>
guerrero, m (29 cit*ções, 21* t*tal de link strength); *erkmann, m (26 c*t*ções, *95 total de
</line>
<line>
lin* streng**); audr*ts*h, db (31 cit*çõ*s, 166 *o*al d* li*k strength); frit*c*, m (2* *itações,
</line>
</par><par>
<line>
**1 to**l de link stren*th); godda*d, j (** citaçõ*s,
</line>
<line>
144
</line>
<line>
t*tal de *ink strength); foray, d (21
</line>
</par><par>
<line>
citações, 133 total de link strength); a*s, z* (20 c***ções, 1*1 total de link stre*g**); oecd (*3
</line>
<line>
*i*ações, 1*5 to*al de lin* strength); huggins, r (21 cit*ç*e*, 12* total de li*k strength).
</line>
<line>
4 CONSIDER**ÕES *I*AIS
</line>
<line>
O *rese*te estu*o tem p*r objetivo contribuir com * c*mpo de p*squi*a que inves*iga
</line>
<line>
* pap*l da* universidad*s p*ra a *novação e * desenv*lv*mento regiona*. Para tanto, real*zou-
</line>
</par><par>
<line>
se um leva**amento
</line>
<line>
bibli*métrico sobre
</line>
<line>
os artigos indexados na base de dados **b of
</line>
</par><par>
<line>
Science (WoS),
</line>
<line>
no período d* 2018 * 20*2. Os métod*s híbridos util*zados na aná*ise
</line>
</par><par>
<line>
bibliomé*rica dos dados
</line>
<line>
consistiu nos *eguinte* elem*ntos: coocorrência de
</line>
<line>
p*lavras-chave,
</line>
</par><par>
<line>
a**plamento *ibl**gráfico po*
</line>
<line>
*rtigo, acoplamento *ibliográfi*o por *utor, *ocit*ção por
</line>
</par><par>
<line>
refer*n*i* e co*ita*ão por autor.
</line>
</par><par>
<line>
A a*álise *evelou cre*cimento das p*blicaç*es nos anos de 20*9 e ret**ada
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
volume de publica**es *m 2021, c*ja* princ*pais áreas de concent*ação dos estudos são:
</line>
<line>
Ges*ão, E*tudo* Ambien*ais e Economia.
</line>
<line>
Observa-se, *nt*o, *u* a Teoria da Hélice Tríplice apresen*a a ma*o* contrib*ição *ara
</line>
</par><par>
<line>
os estudos do cam*o, consi*erando que o trabalho *e *ai*
</line>
<line>
* Etzkowi*z (2020) aparec* com
</line>
</par><par>
<line>
151 citações. ** mesmo sentido, a an**i*e de coocorrência das
</line>
<line>
principais pala*ras-chave
</line>
</par><par>
<line>
a*resenta conex*o com a referida *eo*ia, como: con*eciment*, inova*ão, indús*r**, pes*uisa e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*ent*. Destaca-se, aind*, *ue os autores acima são ref*ren***dos na*
</line>
<line>
a*álises
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acoplame*to coc*tação, * que aponta influência que eles exercem sobre a estrutura
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intelectu** do campo.
</line>
</par><par>
<line>
Em relaçã* a*s temas que *undamentaram e *or*ara* o c*mpo de
</line>
<line>
estud*s teórico*
</line>
</par><par>
<line>
sobre a In*vação, Dese*volv*mento Regional * Universidades, observa-se
</line>
<line>
que
</line>
<line>
as áreas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pe*qu*sa t*m apresentado tem*s di**rso*, com destaque p*ra as *eguintes temát*cas: Ge*tão,
</line>
<line>
Estudos Ambientais, **onom*a, Geog*afia, Plan*jame*to Urba*o Regional, Tecnologia d*
</line>
<line>
*iênci* Sustentável Verde, C*ência A*bien*al, Negó*io, Engenharia Industrial e Ciênc*as
</line>
<line>
Sociais Interdisci*lin*res. E*sa varieda*e nas á*eas apresentadas con*igura o caráter
</line>
<line>
i**erd***iplinar do campo estudado.
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 6, art. *, p. 27-47, jun. 2*23
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inova*ão, Desenvo*v*men*o Reg*onal e a Contribui*ão *as Uni*ersidades: Um Estudo B*bliomé*rico
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
Ne*sa per*pectiva, o prese*t* estud* tem como *rinci*al contribuiç*o para a l**era*ura
</line>
<line>
apresentar as con*ribuições que a u*iversida** ofer*ce para * *nov*ção * o desenvol**mento
</line>
<line>
r*gional e **a infl*ência ** desempen*o científico. *lém disso, *pres**ta como impl*c*ç*es
</line>
</par><par>
<line>
pr*tic*s o acesso, aos atore* interessados (ges*ores, empreende*ores, indústria, etc), a
</line>
<line>
novos
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos, té*n*cas, metodologias para *l*nejarem ações, testarem e comerciali*arem
</line>
<line>
*e**uis*s *i*nt*fi*as *ue potencializem o de*e*vo*vime*to econômico regional.
</line>
<line>
Como limitaçõe* do *studo, destaca-se o fato de a fonte de *ados des** pesquisa ter **
</line>
</par><par>
<line>
restringi*o *o banco
</line>
<line>
*e dados da W*b of *cience, o
</line>
<line>
que *mpacta n* núme** de artigos
</line>
</par><par>
<line>
*nalis*dos; a lim*taçã* te*pora* por a*ranger ape*as os últ**os cin*o
</line>
<line>
anos; e a red*ção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*ú*ero de artigos resul*an*es na bu*ca, em r*zão do critér*o *e Open Access usa** no *i*tro.
</line>
<line>
Nes*e s*n*ido, suge*e-se que pesquisas fut*ras possam dar c**t*nui**d* ao p*esent*
</line>
</par><par>
<line>
estudo, * *artir do cruzamento de i*formações co* ou*ras bases
</line>
<line>
de d a dos , no i nt ui * o de
</line>
</par><par>
<line>
aumen*ar *otalidade e *iv*rsi*ade de p*blica*ões permitir a realiz*ção *e
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*nálise* mais
</line>
</par><par>
<line>
*brangente*. Além **sso, su*ere-se a *mplia*ão de*t* pesquisa *e m*do a con*emplar
</line>
<line>
*ontextos diversos, como, por exemplo, * a*li**ç*o nos I*stitut*s Federai*.
</line>
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Contribuiç*o do* Autores
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A. C. *ilva
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S, *, N, Sant*na
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M. M. B. Castro
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A. R. Santos
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1) concepção e *lane*ame**o.
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e inter*retação d*s dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç*o do *ascunho ou na re**são crítica *o conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovação d* *ersão final do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
s
</line>
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</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, *. 6, art. 2, p. 27-*7, jun. 20*3
</line>
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www*.*sanet.com.br/*evist*
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)