<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.8.4
</line>
</par><par>
<line>
Amer*canas, um Caso de Comunicação Cor*o*ativa
</line>
<line>
Ame*ic*nas, a C**e of Corporati** Communicat*on
</line>
</par><par>
<line>
Raphael M*ses R*q*ete
</line>
<line>
Douto* em Administr**ão pe*a Univers*dad* Feder*l *o Rio de *aneiro
</line>
<line>
Professor da *AC* pela Universid*** Federal d* Rio de Janeiro
</line>
<line>
E-*ail: rapha*l@facc.ufrj.b*
</line>
<line>
Cláudio Oliveir* de *oraes
</line>
<line>
Doutor em *conomia p*la *niversi**de Fede*al *luminense
</line>
<line>
P*o**ssor da C*PPEAD/ UFRJ
</line>
<line>
E-mail: *l*udio.mora*s@coppead.uf*j.br
</line>
<line>
Renan Ferreir* do N*scimento
</line>
<line>
Dou*ora*o e* Econ*mia pela U*iv*r*idade Est*dua* do Rio de Janei*o
</line>
<line>
Mestre Em Economia Empresari*l pela Universi*a*e *a*di*o Men*es
</line>
<line>
E-**il: ferreira.rena*0*@gmai*.com
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Raphae* *o*es Roquete
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. Tonn* K*rley de Al**c*r
</line>
</par><par>
<line>
Av. *asteur, 2*0 - Urca, Rio d* *aneiro - R*, 22290-2*0,
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
Cláudi* Olive*ra de Mora**
</line>
<line>
Artigo re*ebido em 01/05/2*23. Ú*t*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Rua Pascoa* L*mme, 355 - *idade U**versi*ária da
</line>
<line>
recebida em 17/*5/2023. **rovado em 18/05/2023.
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade F*deral do Rio de Janeiro, 21*41-918
</line>
</par><par>
<line>
*r*sil.
</line>
<line>
Avali*do pelo si*tem* T*ipl* Review: Desk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Renan *erreira d* Nas*i*ento
</line>
<line>
p*lo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind R*vi**
</line>
</par><par>
<line>
R. São Fr*ncisc* Xavie*, 5*4 - Mar*canã, Rio de Janeir*
</line>
<line>
(ava*iação cega por d*is avaliadores d* á**a).
</line>
</par><par>
</page><line>
- R*, 20550-013
</line>
<line>
*evisão: Gram*tic*l, Normativa * de Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Americanas, um Caso de Comu*ic*çã* Corporativa
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O obje*ivo de*te e*tudo é identificar de que f*rma um comu*ica*o corpora*ivo pode afetar o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente de n*gócios de **a empresa, levando-a a uma posiç*o
</line>
<line>
** ex*rema fra**lid*de.
</line>
</par><par>
<line>
*a** alcançar *sse ob*etivo, fo*am utilizad*s *rês met*dologias distintas: pesq*i*a
</line>
<line>
*ibliográfi*a, levantamento *o**m*n**l e análise de *ados. Os resultado* ob*idos *ugerem
</line>
<line>
q*e a falta d* padron*zação no tratamento das operações men**onadas no comun*cado das
</line>
</par><par>
<line>
Americanas caus*u *uído inf*rmaciona*. A*é* disso, o fato de o
</line>
<line>
próprio comun*cado ter
</line>
</par><par>
<line>
*i*o pouco preciso ampl*ou o ruí*o, *om severo impacto no merc*do. E* particula*, ap*s o
</line>
<line>
fato rel*vante, foi o*servad* u*a f**te r*a*ã* *o merca*o ba*c**io e *are*i*ta, pr*duzi*do
</line>
<line>
perdas p*r* *cionis*as min*ritári** e *redores, nã* apenas para a Americanas, *as também
</line>
</par><par>
<line>
para outras empresas
</line>
<line>
do s*tor. Assim, ficou
</line>
<line>
evidente qu* a forma como os problemas
</line>
</par><par>
<line>
corpora*ivos s*o comunicados em seto*es suscet*vei* a cris*s, *orri*as e contágio pode faze*
</line>
<line>
*ma d*ferença si*nificativa.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Crédito Bancário. Comuni**ção Corporativa. O*erações Comerciais.
</line>
<line>
*ácuo R*gulatório.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
The objective of this study i* to iden*ify *ow a corporate
</line>
<line>
communi*ation c*n affect
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*mpany's bus*ness *nvir*nment, *eading it to a position *f extreme fragilit*. To *chieve
</line>
<line>
this g*al, three different m*thodologie* were used: bibl*ographic rese*rch, documentary
</line>
<line>
re**arch, and data *nalysis. The r*sults obtained sugge*t *hat th* l*ck of standardizatio* in
</line>
</par><par>
<line>
the tre*tment of the opera*ion* m**tioned in the Am*rican*s
</line>
<line>
communi*ation c*used
</line>
</par><par>
<line>
informational no*se. *n *ddi*ion, the fa*t that the commun*ca*ion i*self was imp*ec*se
</line>
<line>
am*lified t*e n*ise, with severe **pact on t** market. In part*c*lar, after t*e re*ev**t fact, a
</line>
<line>
strong re*c*ion was observed in the ba*king and ret*il market, pro*ucing lo*ses for min*ri*y
</line>
</par><par>
<line>
sh*rehol*ers and credi*ors, no* only for Americana*,
</line>
<line>
but a*so *or
</line>
<line>
o*her compani*s in the
</line>
</par><par>
<line>
*ecto*. T*us, it
</line>
<line>
became *v*de*t
</line>
<line>
*hat t*e way corp*rate prob*ems are *ommunica*ed in
</line>
</par><par>
<line>
sectors suscepti*le to crise*, runs, and *ontagion can make a sig**ficant diff*rence.
</line>
<line>
Ke*words: Bank Credit. Corporate Commun*cation. Com*ercia* *pe*ations. Regula*ory
</line>
<line>
Vac***.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* PI, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-8*, ago. 2*2*
</line>
<line>
www4.fs*n*t.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Roquete, C. O. Moraes, R. F. Nasciment*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
* grupo Americana* passou por i*úme*as reo**a*izações so*ietárias *té chegar
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
conf*gu*ação atual. A última culmin*u na *usão en*re as Lojas A*ericanas a **W e e
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*ova deno*inaçã* de Americanas SA. O objetivo da e*presa * * comerciali*ação v*r***s*a *e
</line>
</par><par>
<line>
mer*a*orias *m geral e
</line>
<line>
oco*re a*ra**s de meio di*ital e lojas físicas (mais de 3.60*
</line>
</par><par>
<line>
es*ab*lecimentos no país). A holding *onta hoje co* as seguintes operaçõ*s: *ub*ari*o,
</line>
<line>
Shoptime, *ME *igi*a*, *mericanas Ent*e*a e a Mais Aqui. Estima-*e que a base de client*s
</line>
</par><par>
<line>
a*i*ja por v*lta *e 50 milhõ** de *l*entes e cer*a *e 45 mil funcionár*os, a***
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
comerc*alizar mais de 60.000 pr*dutos de 2.000 fornecedores.
</line>
</par><par>
<line>
No dia 11 de **neiro de 20**, a *merica*as divul*ou *ato *e**vante *o*re
</line>
<line>
inco**istências *ontábeis no valor de R$ *0 bilhões. T**s i*c*nsi*tências estavam b*seadas na
</line>
</par><par>
<line>
*ipót*se de que as
</line>
<line>
o**rações nas q*ais os banco* intermedi*m a t*an*a*ão *omercial entre
</line>
</par><par>
<line>
**r*ecedores a Ame*i**nas dev*riam *er r*classi*icad** c*mo dívida b**cária * *ão na e
</line>
<line>
conta fornece*ores, to*as *ontas de p*ssivo. Nessa mes*a data, o CEO * o Diretor de
</line>
<line>
*e*aç*es c*m Invest*dore* empossados n* *i* *2 de jan*iro pediram demis*ão.
</line>
<line>
No d*a se*uinte ao Fa*o Rele*a*te, * *x CEO *ez um vídeo para expli*ar o *vento das
</line>
<line>
Amer*c*nas. *le di**e que o endi*idame**o bru** estaria *a *as* d*s R$ 18-19 bi contra um
</line>
<line>
c*ixa R$ 8-9 bilhões. E** a*irmo* qu* gra*de *arte da cont* fo*ne*edor s*ria ***ida banc*ria.
</line>
</par><par>
<line>
Como de*orr*ncia do fato relevante, ainda no mês de janeiro, a *meri*anas entrou
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
pedido de rec*peração judicial, apr*sentando uma dívida s*perior a *$ 40 bilhões.
</line>
</par><par>
<line>
Como a e*pr**a líder *o *etor v*rejist* do Brasi*, qu* p*s*uía u*a caixa d*
</line>
<line>
apr*x*mada*ente 9 bilhões de *eais, observa i*defe** uma r**u*ão e**rema de *u* liquid*z a
</line>
<line>
ponto de ser ob*ig*da a *ed*r rec*pe*ação judicial para não quebrar? E*sa l**g* pergunta não
</line>
<line>
é f*c*l de ser re**ondida, mas sem dú*ida há uma re*ação causal ent** o comun*ca*o *o CEO
</line>
<line>
*a Ameri*an*s *o dia 12 *e janeiro de 2023 e * pedido ** recupe**ção j*dicial uma *e*ana
</line>
<line>
depo*s. Tal relaç*o causal p*rm*te identi*icar de q*e man*i*a *m comuni*ado corpor*tivo
</line>
<line>
*ode afetar o ambiente de negóc*os de uma com*an*ia, l*van*o-a a uma po*ição d* extr*ma
</line>
<line>
fragilidade.
</line>
</par><par>
<line>
O caso da comunicaç*o
</line>
<line>
*a Americanas *em diversos elem*ntos
</line>
<line>
q** prec*sam ser
</line>
</par><par>
<line>
analisa*os. E*ement** que
</line>
<line>
produziram o p*did* de recu**ração judic*al de uma em*resa
</line>
</par><par>
<line>
s ól i da
</line>
<line>
do *o*to de vista
</line>
<line>
p*tri*o**al. Além d*sso, cabe
</line>
<line>
compreen*er os aspec*os qu*
</line>
</par><par>
<line>
pe*mit*ram que o
</line>
<line>
efei*o de **l co*unicado se expa*disse p*ra um* crise *o **tor varejista e
</line>
</par><par>
<line>
uma forte retração do crédi*o bancári*. Este est*do vi*a contrib*i* com * literatu*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eres**a, v. 2*, n. 8, art. 4, p. 64-8*, ago. 2*23 **w4.fsa*e*.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Americanas, um Caso de Comunicação Corporati**
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
comunica*ã* corp*rativa, pois, como fi*ou evidente n* caso *a *mer**a*as, a forma como s*
</line>
<line>
*om*nica prob**m*s e* s*tores su*cet*v*is a *rise*, corrida* e cont*gio, faz diferença.
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente trabalh* está
</line>
<line>
div*dido, além
</line>
<line>
des*a introdu*ão, em mai* quatro **ções:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
metodolo*ia u*ilizada, se*uida do referenc*al teórico s*bre o i**acto da comunicação no
</line>
</par><par>
<line>
setor financeiro e
</line>
<line>
varejista. Na **rcei*a se*ão, s*o apresentados os resultado* oriun*os da
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa documental realizad* sob*e o *ont*xto *o setor v*rejista e da Amer**anas ** *elação
</line>
<line>
*s operações c** fo*necedores. A*nda nessa se*ão, é apresentad* a análise do com*nicado e
</line>
<line>
se*s efe*tos e, por fim, a c*nclusão.
</line>
<line>
2 *ETO*OLOGIA
</line>
<line>
Nest* artigo, for*m empregadas tr*s metodo*ogi*s distintas, a saber: p*squisa
</line>
</par><par>
<line>
*ib**og*áfica, l*va*tamento docu*ent*l e análise
</line>
<line>
de dados. * *tilização
</line>
<line>
dessas di*er*ntes
</line>
</par><par>
<line>
metodologias
</line>
<line>
visa *ropor*ionar ma*or *obustez à anál*se * permitir a identificação de um
</line>
</par><par>
<line>
p*nto de *ist* i*comu* *o fenô*e*o o*jeto deste a**igo, a fim de ampliar o d*ba*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incentivar mecani*m*s eficazes de comunic**ã* c*rporativ*.
</line>
</par><par>
<line>
* princ*pal diferença
</line>
<line>
*nt*e as pesq*isas bibli*gráf*ca e documental reside na fonte
</line>
</par><par>
<line>
utilizada. Enquanto a pe*qu*sa bi*liogr*f*ca utili*a p*blicações, tais co*o artig** acadêmicos,
</line>
</par><par>
<line>
diss*r*ações,
</line>
<line>
*eses e livros, * pesquisa d*cumen*al carac*eriza-se pela cole*a de *o*um*ntos,
</line>
</par><par>
<line>
leis, at*s, *atos rel*vantes, entre outros (C*I et al. ,2010; BARTH et al., 20*4; D* SOU*A e*
</line>
</par><par>
<line>
al. 2021; JUN*OR et al., 20*1). Já a *nálise de dados basea*-se-á *os dados públicos
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
e*presas do *et*r varejista, como a cotação *as açõ*s das empresas desse setor.
</line>
</par><par>
<line>
Neste tr*balho, a pesqui*a *ib*iográfica foi
</line>
<line>
ut*li*ada para a*or*ar o impacto da
</line>
</par><par>
<line>
*ivul**ç** de informações no setor fin*nceiro varejis*a. Esse tema foi abordado e
</line>
<line>
com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
i*tu*to de ver*ficar como a literatura trata a d*vulgaç*o de *nforma**es e* setores *u*cetíve*s
</line>
</par><par>
<line>
a *ris*s. Já a
</line>
<line>
pesqu*sa docu*e*ta* foi *mpregada para a c*leta de dados do* balanços
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
empresas, fat*s *ele*antes, d*cla*açõe* do ex-CEO, *fícios d* C*M e relatórios de mercado.
</line>
<line>
3 REFER*NC*A* TEÓ*ICO
</line>
<line>
3.1 O impacto *a comunicaçã* no *e*or *ina*cei** e v*rejista
</line>
</par><par>
<line>
U* dos *rincipais pressup*stos
</line>
<line>
dos modelos da teor** de
</line>
<line>
eficiê*cia de mercado *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
ex***ência de *er*eita informação. Co*tudo, no *undo de per*eit* inf*rm*ção não *aver*a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ag*. 2023 ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Roq*ete, C. O. Moraes, R. F. Nascimento
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
necessid*de dos intermediá*ios financei*os, c*nfo*me d*stacado po* *antos (2001), nem
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
intermediários
</line>
<line>
comer*iais. Em um m**do s*m imperf*ições à la A*ro*-Debrew, *anto os
</line>
</par><par>
<line>
*gentes demandantes *uanto os oferta*tes te*i** to*as a* cond**ões propícias, in*lus**e
</line>
</par><par>
<line>
quanto à disponibilidade de inform*ções, de negociar en*re si sem a pr*sença de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*ntermediári*.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo o cl*ssic* *rtigo *e *ugene *ama (FAMA, 1970) o mercado é *f*c****e
</line>
<line>
qua*do permite a alocaç*o de rec*rs*s da economia. Para t*nto, s*g*ndo a Hipótese do
</line>
</par><par>
<line>
Mercado *fi*iente, os *re**s
</line>
<line>
do* ativos já levam em consi*eraç*o *odas as informações
</line>
</par><par>
<line>
d*sponí*eis
</line>
<line>
a* alcance de t*d*s o* *ue at*am
</line>
<line>
n* mercado. Por outro lado, quando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inform*ção d*sponível na e*onomi* é assimétrica, ** se*a, quando algun* agentes econôm*cos
</line>
</par><par>
<line>
têm melhor informação
</line>
<line>
q*e out**s, a coordenação
</line>
<line>
entre oferta * d*man*a de pr*dutos, de
</line>
</par><par>
<line>
serviços ou de a*ivos fica *rejudicada, ou seja, **o é eficien*e (GREENWALD et al., 1984, de
</line>
<line>
Moraes et. al, 2*20).
</line>
<line>
Portanto, a disponibili*ade de informação tem um *rande efeito no sistem*
</line>
</par><par>
<line>
econô*ico. De
</line>
<line>
acordo
</line>
<line>
*o* B***, Ehr*ann, * Fratzsc*er (2012) a comunicação formal
</line>
</par><par>
<line>
realizada pelos ges*or*s da política econômic*, co*o o Banco Central, por exemplo, **de
</line>
</par><par>
<line>
gera* ***u*tados *e*éfi*os
</line>
<line>
nos mercad** com probl*mas inf*rmacio*ai*,
</line>
<line>
como os
</line>
<line>
setore*
</line>
</par><par>
<line>
financeiro e varejista. *or
</line>
<line>
out*o l*do, os ruídos info*maciona*s *roduz*dos por entrevi*tas
</line>
</par><par>
<line>
impactantes, com afirmações fort*s sob*e mud*nça de *umo* das polític*s, quase s*mp*e são
</line>
<line>
desastrosos (DE *ENDONÇA; DE MORAES, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Um *spe**o pouco expl*rad* pela *it*r*t*ra é * p*der
</line>
<line>
da comuni*ação em
</line>
<line>
setor**
</line>
</par><par>
<line>
fráge*s, ou **ja, setores q*e realiza* intermediação, *inance*ra ou c*mercial. A fragilidade
</line>
<line>
dest*s **tores adv*m da su* ativida*e pri*c*pal, a intermediação. Embora a *nt***ediação
</line>
</par><par>
<line>
aumente a ef*ciência, via
</line>
<line>
encontr* e*tre dema*dantes * ofert*n**s,
</line>
<line>
e*sa ampli*ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c*nectividade *omer***l e fina*ceira amplia
</line>
<line>
o risc* sistêmi*o, e caso haja uma *uptur*
</line>
</par><par>
<line>
r**entina da ativid*de de i*t*rmediação, o res*ltado é *rise
</line>
<line>
fina*ceira (ANTUNES, et.a*,
</line>
</par><par>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
<line>
Neste sentido, a divulg*ção voluntária de informaç*es, por meio de fa*os rele*antes,
</line>
<line>
t*m gr*nde destaque n* ambi*n*e corpor*tivo. Balakrishnan et *l. (*014) exa*inam * ef*ito
</line>
</par><par>
<line>
causal da div*lgação voluntária *e info*mações s*br* a liquidez dos ativos
</line>
<line>
d* empresa. *s
</line>
</par><par>
<line>
res*l*ados ind*cam qu* a
</line>
<line>
di*ulgação voluntária de *n*or*ações tem *m efe*to pos*tivo
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
liquidez do merca*o, s*gerindo que *s *nves*idores *al*riz*m a transparência e * divulgação
</line>
<line>
de inf*rmações adici*nais.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 8, art. 4, *. 6*-83, ago. 2023 www4.*sanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
America*as, um **so de Comunicação Corpor*tiva
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
Nag*r et al. (**19) ex*minam o impact* da incerteza
</line>
<line>
n* política econômica
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
assimetri* de informações *os investidores e na divulgação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
informaçõ** pel*
</line>
</par><par>
<line>
*dministração das empr*sa*. *s aut*res descobriram que a incerteza na política econômica
</line>
</par><par>
<line>
está
</line>
<line>
positiv*me*t* rel*cionada com a a*s*metria de *nfo*mações dos investidores e
</line>
</par><par>
<line>
negati*amente relacionada
</line>
<line>
com a divu*gação *e *n*ormações p*la *dministração das
</line>
</par><par>
<line>
e*presas.
</line>
</par><par>
<line>
Em co**unto, os a*t*gos mostra* que a **vulgação de
</line>
<line>
informa*õ*s financeiras pelas
</line>
</par><par>
<line>
empr*sas * fundamental para a
</line>
<line>
transp*rênc*a e efic*ência d* mercado financeiro, e
</line>
<line>
que os
</line>
</par><par>
<line>
investidores valorizam a transparência * a divulgação de inf*rmaçõe* ad*ciona*s. **rt*nto,
</line>
</par><par>
<line>
*om base na literatura, era de esper*r que * comunicaç*o pr*du*i*ia sempre ganhos para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
merca*o e p*r* os *cion**ta* minoritário*.
</line>
</par><par>
<line>
No en**nto, o qu* se obser*ou *o caso *a comunicação do fato r*l**ante da
</line>
<line>
American*s no *ia 11/01/202* foi exatamente o contrár*o. A* aç*es da Americanas
</line>
<line>
mostr*ram uma qu*da brutal a*ós os comunicados, gerando cris* no se*or var*jis*a e uma
</line>
<line>
forma p**ticular *e co*rida bancária. *s bancos declar*ram antecipa*ão de ve*cimento **
</line>
</par><par>
<line>
crédito d* seus contratos e ret*vera* os *e*ebív*is *a Americanas, o que *ez com q**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
liq*idez ca**se de 9 bilhões d* re*is, p*ra *prox*mad*men*e 700 milh*es d* reais. Esse fat*
</line>
<line>
lev*u ao pedido de r*cu*eração judicia*, e a retira*a dos papéis d* A*ericanas do Ib*vespa,
</line>
</par><par>
<line>
gerando
</line>
<line>
perd*s obje*ivas aos acioni*tas (ROQUETE, 2023). A
</line>
<line>
co**lusão i*edia** que é
</line>
</par><par>
<line>
comun*car p*obl*mas em *etores sus*etí*eis *
</line>
<line>
crises, corridas e co*t*gio, *omo **nanc*ir*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
va*ejista, pod*
</line>
<line>
ger*r um ef**to inc*ntrolável (D* MORAE*, 2023). *a **óxima seção será
</line>
</par><par>
<line>
***mina*o o contex** do setor va*ejista e da America*as com *es*e*to as op*r**ões com
</line>
<line>
fo*necedore*, bem como a a*álise do comunicado e seus ef*itos.
</line>
<line>
4 *ESULTADO* * DISCU*SÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seção são
</line>
<line>
ap*esen*ados *rês distinto* mo*entos, tendo como r*ferência
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comuni**do do fato relevant* de janei*o de 20*3. O
</line>
<line>
ambien*e que antecedia * comunicado,
</line>
</par><par>
<line>
com * *xplicações da *elaç*o **mer*i*l * *ina*cei** *o setor varejist* com os fornecedores, a
</line>
<line>
an**ise do comunica*o e os efeitos *roduzido* pelo co*unicado no m*rcado.
</line>
<line>
4.1 Relação comerci*l e financeir* *o setor varejista com f*rnecedores
</line>
<line>
Nos últimos a*os, o **tor de v*rejo sofreu com a pre*são inflacionária e a re*ução do
</line>
</par><par>
<line>
poder de *omp*a das fa*ílias. Além diss*, a**a da Selic, e s*u impacto no mercado a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 2023 www*.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Roquete, *. *. M*ra*s, R. F. N**cimento
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
crédito, af*to* negativamente o acesso ao *rédi*o, tornando-o *ais dif*c*l e caro. Como
</line>
<line>
consequência, a in*ús*ria do varejo *iu *m* queda no v*lume de venda* * marge** m*is
</line>
<line>
apertadas. *ara fazer frente a este ce*á*io, e* 2022, a **ericanas fez emissões de debên*ure*
</line>
<line>
e aume*tou o *ndivi**m*nto, sem uma ampliação significativa. A *í*ida da Ame*icana*
</line>
<line>
e*tava apa*e*temente s*b controle, a*nda mais c*m o caixa r*busto de cerca de R$ 9 bi*hõe*.
</line>
<line>
** *cordo co* uma matéria p*bli*ad* pelo Valor Econômico, *m març* *e 2023, o
</line>
<line>
volume de operações n* qual os bancos intermedi**am a rel*ção ent** a *m*ricanas e seu*
</line>
</par><par>
<line>
fornece*ores, c*a*ad*
</line>
<line>
n* comunic**o do fato releva*te *e
</line>
<line>
11/01/20*3 de risco sacado,
</line>
</par><par>
<line>
praticamen*e qu*ntupl*c*u d* 2015 a 2022 (de R$ 3,4 *i*hões para R$ *6 bilhões
</line>
</par><par>
<line>
apr**imadam*nte). Vale ***ientar que no*
</line>
<line>
ú**imo* *nos *sse tipo de opera*ão *assou a ser
</line>
</par><par>
<line>
b*stante utiliz*do pelo setor varejista, co** pode se* o*ser*ad* na tabela 1.
</line>
<line>
Embora as operaçõ*s financeiras com fornecedores *e*ham se tor*ado comuns *o
</line>
</par><par>
<line>
setor vareji*ta,
</line>
<line>
apenas tr** empresas dentr* as analisadas do *et*r exp*icitaram essas
</line>
</par><par>
<line>
operações fin*n*eiras
</line>
<line>
em
</line>
<line>
2021. No ano seguinte (2022) foi n*tada u*a mudança, e dua*
</line>
</par><par>
<line>
e**resas (Marisa e *&A) n*o apre**n*aram info*mação so*re essas op*rações ** bal*n*o,
</line>
</par><par>
<line>
descrevend* as m*sm*s
</line>
<line>
apenas em notas ex**icativas. O que cha*a atenção também * que,
</line>
</par><par>
<line>
embora ta*s opera*õe* possuam per*entu*l relevante na
</line>
<line>
co*ta *ornecedores, não possuem
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
m*smas no*enclaturas,
</line>
<line>
podendo ser
</line>
<line>
nominada como convên*o, c*nf*rming ou risco sacado.
</line>
</par><par>
<line>
Essa falta de uma nome*clatura es*ecífic* *ausa incerteza sobre a nat*re*a da operação e *o*
</line>
<line>
esta *az*o produz r*ído par* o investidor. *p*sar de não **arec*r na tabela, * termo forf*i* é
</line>
<line>
util*zad* em ofícios da CVM *uando se re*ere à mesma o*era*ão, reforçando a percepção de
</line>
<line>
falta de pad*ão.
</line>
<line>
T*bela 1 - Volume de operações comerciais com in*ermediaç*o *ancária
</line>
</par><par>
<line>
*0*1
</line>
<line>
2022
</line>
</par><par>
<line>
Pe*centual de ar*anjos fina**eiros Ap*r*ce no *ome p ar a Bala*ço? atribuído *mpres fo*necedores a *
</line>
<line>
Percentual de a*ranjos financeir*s Ap*re*e no Nome p ar a Balanç*? atribu*do *or*ec*dores *
</line>
</par><par>
<line>
Via 1 9 ,7 2 % Sim Convênio V* r * j o *ã o Magal* 4 4 ,1 7 % (apenas nas Convên*o no*as) N* o *isco C&A 2 0 ,5 0 % (a*en*s nas Sac*do nota*)
</line>
<line>
*isco 2 3 ,7 * % S*m Sacado 3 9 ,8 * % Sim Convênio Nã o Risc* * 0 ,5 8 % (apenas n*s Sacado notas)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *ere*ina, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 20*3
</line>
<line>
*ww4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Renner
</line>
<line>
3 ,7 7 %
</line>
<line>
(apena* nas
</line>
<line>
Co*firming
</line>
<line>
4 ,6 3 %
</line>
<line>
Sim
</line>
<line>
Sacado
</line>
<line>
notas)
</line>
</par><par>
<line>
Riachue
</line>
<line>
Confir*in
</line>
<line>
3 7 ,* 8 %
</line>
<line>
S*m
</line>
<line>
Confirming
</line>
<line>
2 2 ,* 2 %
</line>
<line>
Sim
</line>
</par><par>
<line>
lo
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Nã o
</line>
</par><par>
<line>
Mar*sa
</line>
<line>
2 * ,5 0 %
</line>
<line>
*im
</line>
<line>
Convênio
</line>
<line>
1 2 ,6 5 %
</line>
<line>
(ape*as nas
</line>
<line>
*onvênio
</line>
<line>
notas)
</line>
</par><par>
<line>
Notas: 1) Elaboração própr*a
</line>
<line>
2) * termo traduzido de Supplier *inan** Arrangements - Publicação de no*embro de 2021. Link:
</line>
<line>
https://www.ifrs.org/content/dam/ifr*/project/suppl*er-fin*nce-*rran**me*ts/e*-*021-10-sf*.pdf
</line>
<line>
Em rel*ção à classificação das operações sugerida pelos órgãos *eguladores, d**s
</line>
<line>
ofí*ios da CVM (2016 * 2021) tratam do assunto. No ofício d* 2016, a **M diz que o b*nco
</line>
</par><par>
<line>
d*ve con**dera* a varejista (a qual c*ama de empres* âncora) como tomadora final
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
***réstimo. A CV* *ntende que há um financiam*n*o ness* caso par* a v*rejista e, portanto,
</line>
<line>
isso *everia ser reconhecido como pass*vo oneros* e não ** passivo de fina*ciamento, mais
</line>
<line>
especificamente *a conta for*ecedores. Em relaçã* aos fornecedor*s, a **M afirma que el*s
</line>
<line>
emitem faturas que c*ntemp*am o p*azo a s*r financiado pelo banco, *o*ém não reconhecem
</line>
<line>
as v*ndas pelo valor presente de fo*ma * inflar o EBI*DA.
</line>
<line>
Já no *fício de 2021, a CVM nã* ab**da a quest*o d*s forneced*res. Al*m disso, não
</line>
<line>
chega a afirmar *e *or*a cont*nd*nte se trata* de uma operação de **édi*o *ntre os ban*os e
</line>
<line>
*s empresas â*cora. Para tanto, desta*a a v*ntagem tribu*ária (n*o *ecolhimento do IOF) da
</line>
<line>
*per*ção. Esse, aliás, é o principal at*ativ* da *peração *m comparaçã* com a antecipa*ão *e
</line>
<line>
du*licatas, po* ex*m*lo. Na *peração de desconto de dupli*at*s (co*o apr*s*ntado n* figura
</line>
</par><par>
<line>
2), por *er uma ope*ação de c*é*ito, há a
</line>
<line>
cob**nça de IOF. Já no *aso do forfait, como
</line>
</par><par>
<line>
*efinido pe*a CV*, *ão há IOF, o que denota uma i*congruê**ia para qu* s*ja *ratada *o*o
</line>
<line>
op*ração de crédit*.
</line>
<line>
É importante ressaltar que o Ofício Ci*cul*r da CVM fornece orient***es à*
</line>
</par><par>
<line>
comp*nhias sobre com* r*al*zar determinadas práticas, mas não impõe obri*a*oriedade,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, não gera qu*lquer tipo d* vinc*laç*o regulatória. Além disso, *e acor*o com
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
matér*a publ*cada pelo V*lor **onôm*co em ma*ç* de *0*3, o Con*elho *e Nor*as
</line>
<line>
Internacionais de C**tabil*d*de (IASB, na sig*a em ingl*s) decidiu ac*lerar a imp*ementação
</line>
<line>
de normas para a *ivulga*ão d* operaçõ*s com f*rn*cedores, c*nhecido como "ri*co sacado",
</line>
</par><par>
<line>
conforme co*unic*do da co*sultoria
</line>
<line>
PwC. Ou *eja, o cenário regulatóri* a respe**o das
</line>
</par><par>
</page><line>
*per*ções objeto do co**nicado apresenta característ*cas do *u* na literatura de regula**o é
</line>
<line>
chamado de *ácuo regulatório.
</line>
<line>
Short (2013) explica a situ*ção em que h* "*ácuo regulató*io" ** mercado, em funçã*
</line>
<line>
dessa situaçã*, b*sc* um* *ut*rreg*laç*o, ou *eja, o me*cado **sca soluç*e* pr*prias para o
</line>
<line>
Re*. FS*, Ter*sina PI, v. 20, n. 8, *rt. 4, p. 64-83, ago. 2023 www4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Roquete, C. O. M*r*es, R. F. Na*cimento
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
proble*a. * esse parece ter sido * c*so das d*versas fo*mas de tra*amen** das *pe*açõ*s
</line>
</par><par>
<line>
**minadas no fato re*evante como
</line>
<line>
risco *acado. Short (2*13) tamb*m destaca q** o vácuo
</line>
</par><par>
<line>
relatório é a situa*ão em
</line>
<line>
*ue nã* exist* regu*amentação governa*e*tal específi** para lidar
</line>
</par><par>
<line>
*om *m determinad* pro*l*ma o* *etor d* economia. Essa falta de regulame*tação pode
</line>
<line>
ge*ar inc*r*e*a jurídica e dif*cul**de *ara as empresas e indivíduos que *tuam naquele set*r,
</line>
</par><par>
<line>
pois não há reg**s clar*s sobre o que * pe*mitido ou proi*ido, o* sobre q*ais são
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
penali*ad*s em caso de des*umpr**ent*.
</line>
</par><par>
<line>
Devido à *usência d* uma n**ma v*nculante por pa*te dos regulad**es brasile*ros, bem
</line>
</par><par>
<line>
como à falta de
</line>
<line>
orienta*ões in*er*acio*ais, como as *mit*das pelo IAS*, há uma grand*
</line>
</par><par>
<line>
incerteza em rela*ão ao tra*ament* de **erações. Nesse se*ti**,
</line>
<line>
era e*perado que
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
**uvesse conse*so se tais operações d*veria* ser clas*ificadas co*o operaçõ*s de crédi*o ou
</line>
<line>
operaçõ*s com*rc*ais.
</line>
<line>
O *ratame*to t**but*r*o a*ribuído à* ope*ações objeto *o fato relevante - no qual não há
</line>
</par><par>
<line>
incidênci* de Im*osto sobre Operações Finance*ras (***) -
</line>
<line>
permite inte*pretar as mesmas
</line>
</par><par>
<line>
como algo
</line>
<line>
diferente de uma operação de créd*to tradicio*al. Po* outr* l*do, *
</line>
<line>
presença
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ba*cos interm*diand* * opera*ão,
</line>
<line>
com* ilus*rado na figura 1, pode levar * inte*pretaçã* *e
</line>
</par><par>
<line>
que se trata de uma op*raçã* de crédito. *m c*njunto, esses argumen*os indicam qu*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tr*tame*to apresentado no *a*o relevante das Ameri*anas *o mínimo, que*tionável, uma *,
</line>
</par><par>
<line>
*ez que
</line>
<line>
não há convicção qua**o na*ureza da op*raç*o - se é com*rcial ou um* simples à
</line>
</par><par>
<line>
oper*ç*o de cré*it*.
</line>
<line>
De forma a lanç*r lu*es *o*re * questão, é i*portante *en*tar *ue con*or*e * figura 1
</line>
<line>
indica, a presença dos bancos *ão **sca*a*teriza ou insere *enhum ris*o adici*nal à transação
</line>
<line>
comercial entre fornecedor*s e varejistas. Razã* pela qual, no prese*te estudo, n*m*nar*m*s a
</line>
<line>
operação com* *per*çã* com*rcial com int*rme*iação f**anceir* (*C*F). Vale salientar que
</line>
<line>
se houver um descasamento que fu** à operação *egoc*ada ini*ialmente, a fig*ra 1 deixa*ia *e
</line>
<line>
re**esentar * operaçã*, *xigindo avaliar caso a caso s* de fato a operação *iraria crédito. E,
</line>
<line>
par* tal, *e*eria per*er a isenção de IOF.
</line>
<line>
Para efeito* *e *ompar*ção, f** inserida *ambé* a estrutura de a***ci*ação de
</line>
</par><par>
<line>
*up*icata* a receber. Obse*va-se
</line>
<line>
**e a princ*pal diferença *ntr* *s du*s *per*ções
</line>
<line>
está
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
empresa garantidora. *nqu*nt* na *ntecip**ã* *e *uplicatas (figur* 2), o fornecedor as*u** *
</line>
<line>
o*r*gatori*dade de *agamento ao banco, n* operação com*rc*al com intermediação financeir*
</line>
<line>
(figura 1), é a empresa a*quirente (chama*a *om*mente de empr*sa-âncora) que cump*e com
</line>
<line>
sua obr*gação *omercial ** prazo acordad* c*m os f*rne*edores, ou s**a, * fluxo da ope*ação
</line>
<line>
não so*re m*d*fi*ação.
</line>
<line>
Rev. F**, Teresi*a, v. 20, n. 8, a*t. 4, *. 64-83, ago. 2023 *ww4.fsan*t.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Am*ricanas, um Caso de Comuni*ação Corpo*ativa
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a1 - *peraçã* comercial com *nterm*diaçã* fi*an*eira
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 2 - An**cipação *e Duplicata* a Receber
</line>
</par><par>
<line>
Cabe salienta* qu* a estrut*ra da f*gura 1 *erm*te identi*ica* incentivo* par* que a
</line>
<line>
*p*raç*o **o s*ja co*s**era*a uma oper**ão *e crédito, dado à pres*n*a do vácu*
</line>
<line>
*egula*ório. P**meiro, incentivos pa*a os fornec*dores por a*essar taxas mai* atr**ivas no
</line>
</par><par>
<line>
desconto
</line>
<line>
do valor a receber. E* re**ção aos bancos, n*o clas*ificar c*mo crédito t*m o
</line>
</par><par>
</page><line>
benefício de consumir **n*s capital *egulatório e *ara o mercado c*ia fac*lidade e agilidade,
</line>
<line>
p*is a ope*a*ão é *oda automatizada, inclu*ive *ispo*ibiliza*a na p*ata*orma *os bancos. Vale
</line>
<line>
sa*ientar que em n*ssa a*álise sobre o* f*rne*edores não id*nt*ficamos, confor*e cita**o **
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ag*. 2023 *ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. R*quet*, C. O. Moraes, R. F. Nasciment*
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
Ofício de 2016 *a *VM, que os fo*nec*dores
</line>
<line>
*nvo*vidos na* operaçõe*
</line>
<line>
de OCIF
</line>
</par><par>
<line>
reconhece*am os recebíveis a valor *rese*te, o que ampliari* o seu EBITDA. Ou seja,
</line>
<line>
e*sa
</line>
</par><par>
<line>
informaç*o *ão foi e*cont*ada nos r*sulta*os de relevan*es forn*cedores *as Americanas.1
</line>
<line>
4.2. *náli*e do Co*unicado do fato r*levante e suas **nsequências
</line>
<line>
Como * possível que uma empre*a líd*r do *etor varejista brasileiro, com uma reserva
</line>
<line>
financeira de cerca de * bilhõe* de reais, *i*ue tão vulnerável a pont* de *recisa* entrar *om
</line>
<line>
um p*d*do de re**peração judi*ial para e*i*ar a falê*cia? Essa quest*o complexa não tem uma
</line>
</par><par>
<line>
r**po*ta *ácil, mas certa**nte
</line>
<line>
há
</line>
<line>
uma rela*ão caus*l en*re o anú*cio feito pelo ex-CEO da
</line>
</par><par>
<line>
Am*ric*nas e* 1*
</line>
<line>
de ja*e*ro *e
</line>
<line>
2023 e o pedido *e recuperação judicial f**to *penas uma
</line>
</par><par>
<line>
*emana *epo*s. Essa relação *ausal *videnc*a a f*rma c*mo um comuni*ad* corporat*vo *ode
</line>
</par><par>
<line>
afet*r o ambie*te de n*góc*os de uma emp*esa,
</line>
<line>
*evan*o-* a uma posição de extrema
</line>
</par><par>
<line>
fragil*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Analisar um comu*ica*o não é uma tare*a simples, pois o próprio an*nc*o de um fato
</line>
</par><par>
<line>
relevante *m si já traria apree*são ao mercado. Alé* d*sso, o conteúd*
</line>
<line>
do *omunicado e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*la*eza
</line>
<line>
podem ind*z*r a *erc*p**es *istint*s do m*rcado. Uma possível forma de an*li*e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
por mei* da *uvem de palavras. A
</line>
<line>
n***m ** pala*r*s é uma f*rm* de aná*ise t*xtual
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
con**st* em **al*sar um texto o* uma d*cl*ração *través de uma imagem. * construí*a uma
</line>
</par><par>
<line>
relação d* palavras que apar*cem repe*ida*ent* no texto as quais
</line>
<line>
são colocadas dentro
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
nuvem de forma que seu tamanho d*ntro *a *uvem varia d* acordo *om sua *elev*ncia dentr*
</line>
<line>
*a declaração (Ramlo, S., 2*11; Kalmukov, 20*1).
</line>
</par><par>
<line>
Todavi*, o pesquisador deve *omar certos
</line>
<line>
cuidados na cons*rução da *u*e* de
</line>
</par><par>
<line>
palavra*, de f*rma a *ealizar a an*lise da fo*m* mais eficiente e c*ara possível. *o caso *este
</line>
<line>
estudo, por *xempl*, se*ã* co*sid**a**s somente as pal*vras-chaves, ou s*ja, quas* todas as
</line>
</par><par>
<line>
*a**vras são substantivos, se*do as palavras de outras *lasse* gr*maticais excluídas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
análise.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, *. 20, n. *, art. 4, p. *4-*3, a*o. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*mer*cana*, *m Caso de Co*unic*ção *orp*rativa
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 3 - Nuvem com alguns *e*mos utilizados.
</line>
</par><par>
<line>
Observando * nuvem, é poss*vel que a*g**s term*s uti*izados (dívida, bilh*es,
</line>
<line>
ba**nço, entr* **tras) trouxe*am n*rvosismo ao *ercado. Além disso, a *alta de transparência
</line>
<line>
na *omunicação, enfati*a*do aspectos negativos, re*erentes a uma op*raçã* que *ão poss*ía
</line>
<line>
uma definiçã* consensual de seu tratame**o, *a*i*itou uma res*osta ***gera*a do merc*do,
</line>
</par><par>
<line>
resu*tando *m um i*pact* p*eju*ici*l
</line>
<line>
não
</line>
<line>
apenas para os stakeholders d* *mpresa em
</line>
</par><par>
<line>
questão, mas tam**m para aqueles de outras empresas do setor afetado.
</line>
<line>
O que se p*r*ebe* após o comunicado foi o equiva*ente a uma co*rida *ancár*a.
</line>
</par><par>
<line>
O**iament*, quando
</line>
<line>
i *s o
</line>
<line>
a*ont*ceu, o caixa
</line>
<line>
*a A*ericanas não f** o suficiente pa*a arcar
</line>
</par><par>
<line>
com todas as obrigações. F*zendo
</line>
<line>
um p*ralelo com o setor banc*rio, n*n*** banco
</line>
</par><par>
<line>
conseguiria *rcar com * resgate *otal de to*os *s seus cl*ente*.
</line>
<line>
4.3 Reação do Mer*ado Financeiro - Bancos
</line>
<line>
T*ndo em *ista a r*le*ân*ia do s*tor v*rejis*a para o mercado f*nanceiro, é *a*ural
</line>
</par><par>
<line>
questionar po* *ue os agentes de mercado, representad** pri*cipalment* pe**s analistas
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
cobre* * setor de varejo, nunca ques*i**aram as em*resas do s*tor vareji*t* quanto à falta de
</line>
<line>
padronização das ope*ações objeto do comunica*o? E de *osse dos ***cios *a CVM, por que
</line>
<line>
nunca indagaram * class*ficação dessas operações nos balan*os das empresas?
</line>
</par><par>
<line>
Prova*elmente, **ata-se muito mais de u*a "miopia" co*et*va dos
</line>
<line>
agentes financeiros. Em
</line>
</par><par>
<line>
outras
</line>
<line>
p*l**ras, enqu*nto est* t**o da*do certo, su*ge um *erto comodismo ou
</line>
</par><par>
<line>
irraciona*idade do *er**do (*E MORA*S, 2023; JUNQUEIRA; NAKAGAWA, 20*3).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**si*a PI, v. 20, n. *, art. 4, p. 64-83, ago. *023
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. R*q*e*e, C. O. Moraes, *. F. Nascimento
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
Este co**ort*mento pode ser explicad* pe*a heurísti** d* com**r*amen*o ma*ada,
</line>
<line>
qu* d*z que os agentes de merc*do tendem a *gno*a* suas próp*ias p*rcepções e s*guir com o
</line>
<line>
*ercado em ge*al. * como se o indivíduo conside*asse err** em grupo melho* d* que errar
</line>
</par><par>
<line>
s oz i nho. A
</line>
<line>
lit*ratura s**re crises finan*eiras mostra exatamente a "miopia" d*s agentes *o
</line>
</par><par>
<line>
merc**o em toda* essas c*ises (*I**LEBERGER; ALIBER, *005; D* MOR*ES, 2*23).
</line>
</par><par>
<line>
Exemplos *o*o *stes foram verific*dos na **i*e de
</line>
<line>
2008, também chamada de
</line>
<line>
crise
</line>
</par><par>
<line>
do subprime. No iníc*o dos anos 2*00, o *ercado imobili*r*o am**ic*n* estav* com muita
</line>
</par><par>
<line>
liquidez e taxas *em baixas, e com
</line>
<line>
isso o crédito es*ava ab*ndante. Er* e**r*ma*e*t* fácil
</line>
</par><par>
<line>
conseguir dinhei** par* imóve*s. Até mes*o pessoas s*m compr*vação *e renda conseg*iam
</line>
<line>
tomar crédito, o que de* origem i*clusi*e ao termo NINJAS (n* income, no job *nd no
</line>
<line>
a*s*ts). Com * pas*** dos anos, a taxa *e juros come*ou a subir e *s empréstimos a fica*em
</line>
<line>
mais c*ros. Como *onsequência, algo *uito fácil de enxergar n* teo*ia acabou aco*tece*do: o
</line>
</par><par>
<line>
aumen*o d*se*fr*ado da inadimplência. Uma an*lise um
</line>
<line>
*ouco mais p*ofunda
</line>
<line>
d*veria ser
</line>
</par><par>
<line>
su*iciente par* o mercado enxergar que *e tratava de tít*los h*potecário* "podres". Porém, *
</line>
</par><par>
<line>
imens* maio*ia
</line>
<line>
dos anal**tas en*enderam
</line>
<line>
qu* o mercad* im**iliári* america*o era sóli*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
jamais quebr**ia. Os ratings desses
</line>
<line>
**tulos (fornecidos pelas princip*is ag*ncias - S&*,
</line>
</par><par>
<line>
Moodys e *itch), po* ex**plo, mo*travam isso a*
</line>
<line>
a*ri*uí**m classificações exc*le*tes com
</line>
</par><par>
<line>
r*ríssima *robabili*ade de def*ult.
</line>
</par><par>
<line>
Em analogia à crise de 2008, a reação dos *ancos no **so Americanas mer*ce
</line>
<line>
*estaque. Os *ancos qu* por ano* mant*veram uma relaç*o co* *s emp*esa* do *arej*,
</line>
</par><par>
<line>
*udaram repentinamen** seu comportamento por
</line>
<line>
*onta do co*unic**o. Ess* mudanç* *e
</line>
</par><par>
<line>
at*tude refletida na restriç** ao crédito e na mu*anç* de c*ass*ficação de risco é difícil de ser
</line>
<line>
com*reendida, u** vez que os ba*cos se**re *or** *nstados a c*nhe*er profundamente s*u*
</line>
<line>
clientes pela regul**ão b*ncár** de ris*o de cré*i*o do Brasil.2
</line>
<line>
Na tabela 2 estã* *pre*entadas as principais medidas dos **nc*s n*ticia*as ap*s *
</line>
<line>
co**nicado de *1 d* jan*iro. Ta* at*tude reve*a *ma eno*me av*rsão ao risco e* *elação ao
</line>
<line>
*etor varej*sta. Dois po*tos merecem d*staque *a análise da re*çã* dos *ancos esquematizada
</line>
<line>
n* tabela 2. Pri**iro, o aumento d* **ersão ao risco a uma *peração *ue os próprios **ncos
</line>
</par><par>
<line>
estr*t*r*m
</line>
<line>
*ara o se*o* vareji*t*, ofere*endo * mesma engenharia *ina**eira p*ra todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
merc*do. Ressalta-se que os bancos al*rtavam os ganhos da oper*çã*, com destaque
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
2 * Resoluç** 2682/** do Banco Cent*al do Bras*l e d* Consel*o Monetário N*cio*al di**õ* sobre cr*tér*os de
</line>
<line>
*lassificação *as operações de crédito e reg*as p*ra co*stitui*ão de provisão p*ra crédit*s de li*uidação
</line>
<line>
du*idosa.
</line>
<line>
Rev. F**, Te*e*ina, v. *0, n. 8, art. 4, p. *4-*3, ag*. 2023 *ww4.fsan*t.*om.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Americanas, um Caso de *omunica*ão Corporativa
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
v*ntagem tr*b*tária (isenção de **F), qu*ndo *ropunham a *per*ção.3 S*gundo ponto
</line>
<line>
impo*tante, assim como no caso da cont*bilização dos var*jistas, os bancos não apresentaram
</line>
<line>
consenso nos n*veis *e provi*ões para deve*or*s duvidosos aplica*os a Am*ricanas. As
</line>
<line>
provisões d**ulga*as variaram de 3*% até 100%, em uma r*p*tição d* falta de consenso
</line>
<line>
*obr* o risco da operaçã* e do set*r.
</line>
<line>
Tabela 2 - Análise documental das m*didas adotad** *elo merca*o fi*anceiro apó*
</line>
<line>
evento da Americana*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
3 Ver: *ttps://w*w.itau.com.br/em*resas/emp*estimos-financiamen*os/risco-s*c*do e
</line>
<line>
https://banco.bradesco/*tml/pessoa*urid*ca/solucoes-integradas/e*pres*imo-*-fi*anciamento/antecipacao-a-
</line>
<line>
fornecedores.s*tm.
</line>
<line>
Rev. FS*, *er*sina PI, v. 20, n. 8, art. *, p. 64-83, *go. 2023 www*.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Roqu*te, C. O. *oraes, R. F. *asci*ent*
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Por fim, é important* ana**sar o comportamen*o das ações do set*r varejista. A t*bela
</line>
<line>
3 apre*enta a *orrel**ão entre o* retornos das aç*es v*rejistas *ura**e um **o, porém em dois
</line>
<line>
mom*ntos di*tin*os, sendo *ntes e *e*ois do e****o da Americana*. É notóri* que n* p*ríodo
</line>
</par><par>
<line>
a**erior, *s ações d* setor possuem alta correlação positiva c*m
</line>
<line>
a Amer*can*s,
</line>
</par><par>
<line>
p**n*ipalmente a Via Var*j* e a Magalu. Após o evento, percebe-se uma perda da correlação
</line>
<line>
entre a Ameri*anas * a* d*mais, o q** d*nota uma *ri*e n* s*t*r.
</line>
<line>
A mudança *a estrutura de correlação entre as empresas do se*or vare*i*ta é um forte
</line>
<line>
indício de q*e houve um efe*to d* *o*tágio do co*uni*ado das Ameri**nas. E*s* contágio,
</line>
</par><par>
<line>
que não **i *m*diat*, foi resultado da p*rcepç*o
</line>
<line>
de uma simil*rid*de entre
</line>
<line>
*s empre*as
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
trato *a opera*ão objet* do comunicado.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Correl*ção e*tre a America*a* * as emp*esas do setor var*jista
</line>
<line>
23/3/22 a *1/01/23 12/3/23 a 22/3/23
</line>
<line>
Via
</line>
</par><par>
<line>
Va*ejo
</line>
<line>
* ,7 3
</line>
<line>
0 ,0 6
</line>
</par><par>
<line>
Magalu
</line>
<line>
0 ,7 0
</line>
<line>
-*,25
</line>
</par><par>
<line>
M*ri*a
</line>
<line>
0 ,6 7
</line>
<line>
0 ,0 5
</line>
</par><par>
<line>
*iachuelo
</line>
<line>
0 ,5 7
</line>
<line>
0 ,0 *
</line>
</par><par>
<line>
C&A
</line>
<line>
0 ,5 7
</line>
<line>
-0,10
</line>
</par><par>
<line>
*en*er
</line>
<line>
0 ,* 4
</line>
<line>
-0,01
</line>
<line>
Font*: El*bo*ação Própria
</line>
</par><par>
</page><line>
Na Tabela * são *pres*ntados *s *etornos acumulados dos me*es de jan*ir* (após *
</line>
<line>
e*ento) e fevereir*. Como é pos*ível verifica*, em ja*eiro, as varejistas d*stoaram da
</line>
<line>
Ame*icanas, incl*sive co* retornos expres*ivos co*o a Ma*alu e a C&A. *ma *ossí*el
</line>
<line>
explicaçã* * * crença inic*al dos *nvesti*ores de que * evento da Americana* não c*lmin**ia
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 20, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 2*23 w*w4.fsanet.*o*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*m*ri*anas, u* Caso de Comunica*ã* Corporativa
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
em *ma ext*nsão para o setor vareji*ta e *ue
</line>
<line>
as dema*s empr*sas ter*am
</line>
<line>
um aumen*o de
</line>
</par><par>
<line>
marke* share, hav*ndo possivel*ente uma migração dos inves*idores p*ra *utras empres*s do
</line>
<line>
setor vare*ista.
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lado,
</line>
<line>
no mês de fevereiro,
</line>
<line>
todas as v*rejistas analisadas tive*am quedas
</line>
</par><par>
<line>
acentuadas. Est* queda tem relação com a fo*te restrição d* c*édito adota*a **los bancos ao
</line>
<line>
mercado *arejist* e a desconfiança * r*spe**o da oper*ção *CIF. Isso *ica patente na maté*ia
</line>
<line>
publicada *o j*rna* * Glo*o *o*r* * "*isco Sacado" e**ar sum*n*o das pratelei*as (ver t*bela
</line>
</par><par>
<line>
*). Ou seja, o
</line>
<line>
ef*i*o d* *a*o relevan*e se esten*e* m*ito a*ém da* fr*nteir*s da Ame*ican**,
</line>
</par><par>
<line>
afe*ando o mercado fin**c*ir*, *ue permitiu * pr*pag**ão ** crise para o set*r varejista.
</line>
<line>
T*b*la * - Reto*no *ens*l do setor varej*sta
</line>
<line>
J*neiro (*p*s * ev*nto) Feverei*o
</line>
</par><par>
<line>
Magalu
</line>
<line>
4 6 ,2 0 %
</line>
<line>
-18,96%
</line>
</par><par>
<line>
C&A
</line>
<line>
1 3 ,3 1 %
</line>
<line>
-32,2*%
</line>
</par><par>
<line>
Ren*er
</line>
<line>
3 ,8 9 %
</line>
<line>
-13,78%
</line>
</par><par>
<line>
Mar*sa
</line>
<line>
-0,7*%
</line>
<line>
-54,35%
</line>
</par><par>
<line>
Via Varejo
</line>
<line>
-7,69%
</line>
<line>
-19,58%
</line>
</par><par>
<line>
Riachue*o
</line>
<line>
-9,89%
</line>
<line>
-1*,33%
</line>
</par><par>
<line>
Ameri*an*s
</line>
<line>
-85,42%
</line>
<line>
-42,86%
</line>
<line>
Fonte: Elabo*aç*o Própria
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o I*stituto Bras*leiro de Governança Co*porati*a (*BGC) (2017), comunicar
</line>
<line>
d* forma apress*d* e imp*ecisa em situa*ões de c**se po*e t*r consequ*nc*as de*a*tro*as, *ois
</line>
<line>
pode aument*r * ri**o de uma c**se m** planejada e in*ormaçõe* eq**vocada* sendo
</line>
</par><par>
<line>
*ivulg*das. Portanto, o IBGC destaca a importância da transparência *
</line>
<line>
da *omu***ação
</line>
</par><par>
<line>
a*equada em situaçõe* d* *rise *a*a *inimiz*r o i*pacto ne*ativo na reputação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
org*n*z*çã*. O que se obs*rvou após o fato relev**te d* A*eric*nas n* dia 11/0*/2023 v*i ao
</line>
<line>
encontro do esperado p*l* IBGC, co* um co*unicado ca*ent* de m*ior*s detalhes, o q*e
</line>
</par><par>
<line>
t*oux* mais apre*nsão ao *er*ado para situa*ão da Americana* posteriorme**e, para
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
set*r varejista.
</line>
</par><par>
<line>
Provavelmente, a criação de uma regulaç** para as operações de OCIF, re*uzir*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ossibili*ade de falta de t*ansparênci* dessas opera*ões nos fatos relevantes div*lgados p*las
</line>
<line>
e*presas. Portanto, o fim d* incerteza reg**atória so*re o **atamento d** operações de OCIF
</line>
</par><par>
<line>
e* conjunto a u*a
</line>
<line>
pad*oniz*ção n* contabiliza*ã* d*ssa* ope*ações facilit*ria a a*álise
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
me*cado finance*ro sobr* o
</line>
<line>
passivo das va*ejist**. Dessa forma, acredita-se
</line>
<line>
qu* *ão *averia
</line>
</par><par>
</page><line>
*m i*pacto *ão severo nos mercado* bancário e varejista.
</line>
<line>
Re*. FSA, *eres*na PI, v. 2*, n. 8, art. 4, p. 64-83, ago. 2023 www*.fs*n*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Roquete, C. O. Moraes, R. F. *asci*e*to
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
5 CO*SIDE*AÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Na Idad* Média, a *redibilidade de uma m*n*ag** dependi* do mensageir* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transmitia, **vido à falta de um s**t*ma de comunicação confiável. Esse conc*ito foi
</line>
<line>
des*nvolvido pelo *istoriador fra*cê* Lucien Feb*re, chama*o de "ef*ito mens*g**ro". I*so
</line>
<line>
significa que a *red*bilidade do men**geiro era crucial para gar*nti* * *ransm*s*ão precisa da
</line>
</par><par>
<line>
mensa*em que *s e
</line>
<line>
inf*rmações fossem recebidas de forma confiável. Hoje
</line>
<line>
em dia, esse
</line>
</par><par>
<line>
efeito
</line>
<line>
ai**a é
</line>
<line>
presente, a cred*b*lidade do m*nsageiro pode i*fl*enc*ar *omo as e
</line>
<line>
pess*as
</line>
</par><par>
<line>
recebe* e interpr*tam a mensa*em, me*mo que o conteúd*
</line>
<line>
da mensagem em si seja
</line>
</par><par>
<line>
importante. É por isso *ue *
</line>
<line>
com*nicação corporat*va d**e se* tratada com pr*dênc*a,
</line>
</par><par>
<line>
especialment* em ass*ntos complexos, conside**ndo o* efeit*s multipl*cado*es dos
</line>
<line>
a*goritmos nas redes soci**s.
</line>
<line>
O cas* das Americanas é um e*emplo c*aro d* que set*res tão interconectados como o
</line>
<line>
va*ejista e financeiro de*and*m reg*lação espe*ífica, *as ainda, prudência na *omunicação
</line>
</par><par>
<line>
de fa**s
</line>
<line>
re***antes. O fato relevante das Americana* produziu um ve*dadeiro av*lanc*e
</line>
</par><par>
<line>
(Cisne Vermelho) no *ercado v*rejista e b*n*ári*, pois *oi observada uma f*rt* reaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
produzindo perdas pa*a acion*stas m*no*itári*s e credores, não *p*nas
</line>
<line>
pa*a as Amer*canas,
</line>
</par><par>
<line>
*as também para *utras em**esa* do setor.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, ficou e*idente que a form* como os pr**lema* corpor**ivo* são *omunicado*
</line>
<line>
*m setor*s suscet**eis a c*ises, c**ridas e co*tágio pode fa*er uma dif*renç* *ignificati*a. *o
</line>
<line>
*aso e* par*icular, a falta de co*senso a respeito d* tratamento das *perações comerciais com
</line>
</par><par>
<line>
intermediação fin*n*eira (vulgo risco sacad*) e*plicam muito
</line>
<line>
do
</line>
<line>
ruído produzido pelo
</line>
<line>
*ato
</line>
</par><par>
<line>
r*l**ant* d*s *me*ic*na*. Logo, permanecem dúvi*a* so*re os *anhos econômicos do
</line>
<line>
fato
</line>
</par><par>
<line>
relevante. Ra*ão *ela qual este tema abre uma nova fre*te de pes**isa, que permi** associar
</line>
</par><par>
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o* g*nhos e r*scos da rel*ção *ntre os seto*es varej*stas * *etor bancá*io no B*asil e no *
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Corporativ*. Rev. FSA, Teresina, *. 20, *. 8, art. 4, *. 6*-83, ago. 2023.
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Rev. FS*, Teresina, v. 20, *. 8, a**. 4, p. 64-83, ago. 2023
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ww*4.fsanet.com.b*/revista
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R. M. Ro*uete
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C. O. Moraes
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R. F. N*scimento
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1) con**pç*o e pl*nejamento.
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X
</line>
<line>
X
</line>
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</line>
<line>
</line>
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<line>
2) an*lise e interpretação d** dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) elabor*ção do r*scunho ou na revisão críti*a do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação *a apr*vação da versão final do ma*u*cr***.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 20, n. 8, art. 4, *. 64-*3, ago. 2023
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ww*4.*sanet.com.br/revista
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