<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 8, p. 165-188, s*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.9.8
</line>
</par><par>
<line>
Pl*nejando Rotas de Fuga em Caso de D*s*izamento* - Es*udo em **mpos do Jordão-**asil
</line>
<line>
Planni*g Escape Rou*es in *a*e of Lands*ide - Study in C**pos d* Jordão - Br*zil
</line>
</par><par>
<line>
*ichae* A*emilso* Santos da Silva
</line>
<line>
Grad*ad* pela Fatec Jess** *idal - São J*sé dos Campos
</line>
<line>
Te*nólogo em *ogística
</line>
<line>
E-m*il: michael2545@h*tm*il.com
</line>
<line>
Irineu de *rito Juni*r
</line>
<line>
D*utor em E**enhari* de *rodução pel* U**versida*e de São Paulo
</line>
<line>
Pro*e*sor da Uni*ersidade Es*adual Paulista "Jú*io, d* Mesquita Fil*o" - Un*sp
</line>
<line>
*-mail: *rineu.bri*o@u*e*p.br
</line>
<line>
Débor* Oli*ato
</line>
<line>
Doutora em *eografia pela Universidade de *ão Paulo
</line>
<line>
Pesqui*a*o*a *ol*ista *ET A ** Centro Nacional *e *onit*ramento e A*ertas de **s*stres
</line>
<line>
Email: debora.oliv*to@cem*d*n.gov.br
</line>
<line>
.
</line>
<line>
Vi**o* Mar*hezini
</line>
<line>
D*utor em Soc**logia pe*a Unive*sidade Fe*eral *e São Carl*s
</line>
<line>
Pesqui*ador n* Centro Na**onal de Mo*itoramento e A*ert*s *e Desastres
</line>
<line>
E-mail: vi*t*r.march*zini@ce**den.go*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Michael A*emils** Santos da Silva
</line>
</par><par>
<line>
Rua 15 de J*lho, 480, J*rdim das Cerejeiras, São J*sé dos
</line>
</par><par>
<line>
*a*pos/SP - CEP *2225-530, B*asi*
</line>
<line>
E*ito*-Chefe: Dr. Tonn* Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
Irin*u de *r*to Jun*or
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Unesp - R*dovia Pres*de**e Dutra, *m 137,8 - *ugêni*
</line>
</par><par>
<line>
d* Melo - *ão José dos Campos/*P - CE* 12247-004,
</line>
<line>
Artig* recebido em 12/06/*0**. Úl*ima
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
rece*ida *m 20/07/2023. A*rovado em 2*/07/2023.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Débora Oliv*to
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. A. S. *il*a, I. Br*to Junio*, D. Olivato, *. Marche*ini
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Em desastres relaciona**s a deslizament*s, a população nem sempre e*t* prepara*a para
</line>
<line>
uma *v*c*ação emergencial, tampouco os *rgãos go*e*namentais para enga*á-la a fi* d*
</line>
<line>
reduzir essa vulnerabil*dad*. Diante des*e c*ntexto, tor*a-se indisp*nsável * c*ns**uçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
c**acidad*s lo*a** dos *rgã*s *úbli*os e c*munidades *e**dentes *m
</line>
<line>
área* de risc*. *s*e
</line>
</par><par>
<line>
trabalho *ompartilha os resultado* de uma metodologia, desenvolvida p*r profissionais de
</line>
<line>
Ciência* Humanas e de Engenharia, para a def*nição *articipativa e de dim*nsioname*to d*
</line>
<line>
rotas *e *uga, f*vorecendo o processo d* *rep*ração e res*osta a um risc* de deslizamento.
</line>
<line>
A metodologia foi apl**ada no Bairro Brit*dor, no município de C*mpos d* Jordão-SP, que
</line>
<line>
poss*i um histórico de eventos de es*orrega*ent* de terra com destruiçã* de resi*ências e
</line>
<line>
co* vítimas fa*ais. O* resu*tados *ostraram que a partici*ação da comunidade *ro*orciona
</line>
<line>
melh*rias qualitativas n*s planos da D*fesa Civil.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: Log*stica Humanitária. **ta de Fuga. Car*ografia Soci*l. Deslizamento de
</line>
<line>
Ter*a. *vacua*ã*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
In landslid*-related d*sasters, the popul*tio* i* *ot always prepa*ed for *n emergen*y
</line>
<line>
evacu*tion, nor are governmen* ag*n*ies *o assist h*meless and displ*ce* pers*ns. Because
</line>
<line>
o* th*s con*ext, it is *ss*ntial to build l**al capac**ies for public *g*ncies and c*mmu*it**s
</line>
<line>
living in areas *t *isk. This work applies a me*hodology th*t uses concep*s from hu*an
</line>
<line>
science* an* eng*neeri*g for the part*cipat*ry definition and d*mens*on*ng o* escape rout*s,
</line>
</par><par>
<line>
in cas* of ma*s *ovements, su*p*rt*n* the p*ocess of p*eparing a*d respo*ding to
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*saster. The methodolog* was applie* in Bairr* Britador, in the city of **mpos do Jord*o -
</line>
<line>
Brazil, *hich has a history of landslide even*s with the d*struc**on *f a large numbe* of
</line>
<line>
hous** *nd fat*l victim*. The results showe* that *o*munity *a*ti*ipa*ion p*o*ides
</line>
<line>
qualitative improvements *n civil defens* *lans.
</line>
<line>
Keywords: Hu*anitarian L*gis*ics. Es**p* Route. Soci*l Cartogr*phy. Landslide. B*it*dor
</line>
<line>
Hill. Evacuation.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 2*, n. 9, art. 8, p. 165-*88, set. 2023
</line>
<line>
**w4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lanejando Rotas de Fuga em Caso *e Desl**amentos - Est*do em C*m*** d* J*rdão-*r*sil
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Dur*nt* * temporada *e chuva no sudeste do Brasil, fre*ue*te*ente são observadas
</line>
</par><par>
<line>
ocorrên*ias de desas*res associados a desl*z*me*tos *e encostas, *nu*daç*e*, *nxurradas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
al*g*mentos. Desastre é de*inido como uma grave
</line>
<line>
*er*u*bação d* fun*ionament* *e u*a
</line>
</par><par>
<line>
*omunidade *u *e uma sociedade de*ido * ****tos per*gosos que interagem co* condições
</line>
</par><par>
<line>
de vulnerabilidade e expos**ão, levando *
</line>
<line>
*e*das e im*actos
</line>
<line>
hu*an*s, ma*e**ais,
</line>
</par><par>
<line>
ec*n*micos e
</line>
<line>
**bientais
</line>
<line>
g*neralizados (UNISDR, 2*15). A produç** so*i*l do *isco de
</line>
</par><par>
<line>
desastre s* deve, prin*ipal*ente, ao aume**o da populaç*o, à ocupação *esordenad* e ao
</line>
<line>
*nt*n*o p*ocesso de urban**a*ão e industria*i**ção (KOB*YAMA *t al., *006; REN*ERIA
</line>
</par><par>
<line>
** a*.,
</line>
<line>
2021) sobre **eas su**etíveis a inundaçõe* e movim*nt*s de massa. *m outras
</line>
</par><par>
<line>
palavr*s, as ameaça* (chuvas, seca*) p*de* ser
</line>
<line>
*enômeno* natu*ais, desastre* *ã* (*HE
</line>
</par><par>
<line>
WORL* BANK; UNITED NATIO*S, 2010; *ARC*EZINI, 2014, *ONTEI*O; *RI**
</line>
<line>
JR, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
O Brasil apresenta m*is d* 800 município* c*m ri*co
</line>
<line>
de **sastres as*ociad**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
des**zamento* (B*AS*L, *018). Deslizamento (ou *scorregamento) é * *o*imen*o c*let*vo
</line>
</par><par>
<line>
*e massa e/ou m*te*ia* sólid*
</line>
<line>
enc***a abaixo, *omo solos, r*cha*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
vegetação, sob
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
influência direta da gravida*e (SEL*Y 1993), que pode ser facilment* deflagrado sob ação
</line>
<line>
d* chuvas intensas.
</line>
</par><par>
<line>
O mun*cípio de *ampos do Jordão - SP *os**i um
</line>
<line>
his*ó*ico de *scorre*amentos.
</line>
</par><par>
<line>
*om *a*e* em da*os da Def*sa C*v*l Est*dual (SÃO PAULO,
</line>
<line>
20*0), entre 1999 e 2*19,
</line>
</par><par>
<line>
fo**m 41
</line>
<line>
o**r*ênc**s com ac*o*amento *esse órgão, em sua *ai*ria *ss*ciad*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eslizamentos. Desastres de gran*e ma**i*ude ocorreram e* j*neiro de 2**0, quando foram
</line>
<line>
re*istrados 8 ó*itos e 1840 desa**igados *ev*d* a des*izamen*os *m *iverso* locais, dentre
</line>
<line>
os q*ais o ba**ro do Br**ador. *á em dezemb*o *e 2019, um *eslizamen*o de terra *it*mou 4
</line>
<line>
pess*as, sendo * cria*ç*s * 1 adulto.
</line>
</par><par>
<line>
*evido ao ad*nsam*nto populacional a existênci* de diversos *et*res *e ri*co, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
bair*o do Br*tado* foi selecionado para a organizaçã* d* um simulado d* evacuação de áre*
</line>
</par><par>
<line>
em cas* *e mov*mento
</line>
<line>
de massa. O
</line>
<line>
*imu*ado, or**nizado
</line>
<line>
em dezembr* de 2*15 pela*
</line>
</par><par>
</page><line>
*efesas Civi* - Estadual e *unicipal -, cont*u *om particip*ção *e **gãos púb*icos e mais
</line>
<line>
400 mor*dores. Ness* ativ*da*e de *reparação vo*tad* * res*osta a desastre* foi ela*orad*,
</line>
<line>
pelos *r**os de defesa civil, uma rota de fuga para ajud*r os morad*res a eva*uare* a área,
</line>
<line>
de f*r*a se*ura, o mais *apidam*nt* poss**el. N* entanto, ess* mape*me**o foi b*s*ado no
</line>
<line>
con*ec*mento do corpo técnico da Defesa Civil, sem dia**g*r e consid*r*r os p*ntos de vista
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *0, n. 9, a*t. *, p. 16*-*8*, set. 2023 www4.fs**et.*om.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. S. *i*va, I. Brit* Jun*o*, D. Ol*vato, *. Marchez*ni
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
*os moradores, que são o* principais in*eressad*s em definir, c*nhecer e p*anejar s*as rota*
</line>
</par><par>
<line>
*e fuga. Em desast*es, o* moradores *ão os primeiros a *e socorrere* a se pr**egerem, e
</line>
</par><par>
<line>
como ocorrido durante as inundações de janeir* *e
</line>
<line>
201* em S*o Lu*z do Paraitinga/SP,
</line>
</par><par>
<line>
quando os m*rador*s praticantes de rafting realizara* mai* de *00 s*lva*entos
</line>
<line>
(MA*CHEZINI, 2015).
</line>
<line>
O pr**ente ***igo tem *omo objetivo **en*ificar e ver*ficar a capa*idade de rotas d*
</line>
</par><par>
<line>
fuga utilizada* pela popul*ção l*cal em um
</line>
<line>
event*al movime*to d* massa atrav*s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
defini*ão participati*a dessas *ota*, a fim de subsidiar a D*fesa Ci*il **ca* na prep*ra*ão da
</line>
<line>
comunid*de. A *ultimetodologia e**olveu conceitos de G*og*afia, de Engenharia e de
</line>
</par><par>
<line>
C*rtogr*fia Soci*l p*ra obter da pop*la*ão informações sobre
</line>
<line>
os caminho* efeti*ame*t*
</line>
</par><par>
<line>
util**ados e* c*so *e evacuação. **ravés de conheciment*s d* Engenharia, avaliou-s*
</line>
<line>
t*cnicamente as condiç**s *e*sas rotas, ** espec*al, uma escadar*a, v*rifican*o sua
</line>
<line>
capac*dade *m atender a população em caso de emergência.
</line>
<line>
Por meio des*e t*abal*o inte*d*sciplin*r, p*de-se aprimorar o p*ocesso ** preparação
</line>
<line>
para *e*posta * um eventual d*sastre. Ao f*nal do *rtigo sã* propostas ações p*ra o* ó*gã*s
</line>
<line>
municipai* d* planeja*ento e Defesa Civil. É i*portante ressaltar que *la*os d* pr*paração
</line>
</par><par>
<line>
e r*sposta a e*ergê*cias bem concebidos c*ntr*buem para a
</line>
<line>
capacid*de
</line>
<line>
*ocal de ge*ir
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
riscos de desastres (VALD*S, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Metodologia * um conjunto
</line>
<line>
es*r*tu*ado de diretrize* ou *tividade* pa*a auxiliar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
p*squi**d**es na realização de pesquis*s ou intervençõ*s. A essência da multimetodolog*a é
</line>
<line>
*uando em *ma intervenção mais de uma metod*logia é *til*zada, to**lme*te ou em p*r*e,
</line>
</par><par>
<line>
de for*a c*mbi*ada a fim
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*quacio*a*, da *elh*r maneira, o probl*ma
</line>
<line>
(MINGERS;
</line>
</par><par>
<line>
BROC*LESBY, 1997).
</line>
</par><par>
<line>
O uso de multime*o*olo*ia é con*ide*ado
</line>
<line>
u*a valios* estraté*i* de pesquisa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
proporciona ganho* em *o*par*ção ao uso de
</line>
<line>
um ú*ico método, ta*s c*m*: au*ent*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p**ci*ão e o níve* de c*nfiança dos result*dos da pesquisa; geração ** novos con*ecimentos
</line>
</par><par>
<line>
atr*vés ** *ma sínte*e d*s resultados de dif*rentes *bordagens;
</line>
<line>
*pin*ões *is*intas p*ra um
</line>
</par><par>
</page><line>
*esmo fenômeno; ref*exão diferenciada s*bre a co*plexi*ade de um fenômeno; ou a*nda
</line>
<line>
facilitar a implementaç*o lógica d* uma estrutura teó*ica (BRITO JR e* al., 2*20; M*RAN-
</line>
<line>
*LLIS et al., 2**6).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 9, art. 8, p. 165-188, se*. 2023 www4.f**net.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planej*nd* Rotas d* Fuga em *aso de Deslizamento* - Estudo em Campo* do Jor*ã*-*ra*il
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Cad* *rojeto ou interv*nçã* * visto como uma situação única, embora, * claro,
</line>
</par><par>
<line>
possua carac*erísticas e* comum com o*tras, para as q*a*s uma comb*naçã* *specí*i*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mé*odos, ou partes de método*, p*e**** ser c*nstruída. (MINGERS; R*SENHEA*, 20*4).
</line>
<line>
O uso de métodos em *ue ci*n*ias quantitativas e huma*as *nterage* de **nei*a
</line>
<line>
conjunta e que explore* os pr*b*emas sob diferentes p*ntos d* vist* proporcion* r*su**ados
</line>
<line>
*ife*enciados e são de extrema importância *ara a *omunidade ac*dêmic* (GRAFF, 2017).
</line>
<line>
A se**ir *iscutimos con*eitos que ajuda*am na construção da multime*odol**ia
</line>
<line>
relacionados a Geografia * a *nge*haria.
</line>
<line>
*.1 Cartografia Social
</line>
<line>
A p*rticipaç*o social na gestão d* *isco é uma p*errogativa nas diretrizes de reduçã*
</line>
<line>
de risco de desastres (RRD), d* Marco de Sendai para RRD (*NISDR, 2015) e da Polític*
</line>
</par><par>
<line>
Nacio*al de Proteçã* e *e***a Ci*il (L*i No. 1260*/2012). No
</line>
<line>
entanto, no Brasil,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participação popular *a g*stão e planejamento um* pr*tica recente, existindo muit** é
</line>
<line>
obstá****s * serem *u*era*os para garan**r a efetiv* partic*pação d*s c*dadãos nos pro*essos
</line>
<line>
decisórios (VALAS*I, 2013).
</line>
<line>
*ar*icipar é tomar de*isões de *o*senso *obre aquilo que * do uso ou do direito de
</line>
</par><par>
<line>
todos, na presen*a
</line>
<line>
de t*dos, a*ém de t*mar
</line>
<line>
*arte, integr*r-se, e rec*nh*cer diferentes
</line>
</par><par>
<line>
inte*esses e promover ajustes (*ANT**, 2004). A parti*ipa*ão é e*et*v* q*and* s* têm
</line>
<line>
condiçõe* prévias, isto *, *ão se t*ata **mente de um r*passe de i*formações, mas, s*m, de
</line>
<line>
opo*tunid*des de consulta e participa*ã* *os cidadã*s dura*te todas *s eta*a*
</line>
<line>
(VALASKI,2013).
</line>
<line>
Os métodos part*ci***ivos são desenvolvi*os por meio de proces*o* interat*vos de
</line>
<line>
d*verso* t**os (*LARK-GIN*BERG,20*7). Na atualida*e, tem-** *mpliad* a utilização de
</line>
<line>
map*amentos *ociais partici*ativo*, d* *odo que as inform*ções, p*r*epções,
</line>
</par><par>
<line>
represe*tações *xperiênc*as e
</line>
<line>
humanas da loc*lidade onde se vive sejam in*egradas
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
processos e mét*dos de espacial*zação e *artogr*faç*o existentes (O*IVAT* E *RAJBER,
</line>
<line>
2*17).
</line>
</par><par>
<line>
Os mapas são instru*e*tos de c*muni*aç*o visual, que
</line>
<line>
poss*em variadas
</line>
</par><par>
<line>
possib*lidad*s de info*ma* o conteúdo geográfico *e forma g*áfic*, p*oporcio*ado ao *eit*r
</line>
<line>
visualizar a organiz*ç*o d* espaço. E a *arto*rafia *ocial consiste em realiz*r o
</line>
</par><par>
<line>
*apeamento,
</line>
<line>
s*g*ndo a *aneira *om* o ci*adão vê e represent* o cotidiano. A cole*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
produção de *ados por usuário* comuns podem s*r *tilizadas para *iversas fin*lid*des, tais
</line>
<line>
co*o sit**ções relacionadas com os *iscos de de*astre* (*ARCH*ZINI et al., 2017).
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. 9, art. 8, p. 165-188, set. 2023 www*.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. S. Silva, I. Brito Junior, D. Olivato, V. March**ini
</line>
<line>
**0
</line>
</par><par>
<line>
Ao levar em conta a per*ep**o dos *iscos pela população, a partir da vivência e do
</line>
</par><par>
<line>
olhar atento
</line>
<line>
da paisag*m e *e *ua m*dificação, é po*s*vel ident*fic*r
</line>
<line>
aspectos que podem
</line>
</par><par>
<line>
passar despe*cebidos aos profissionais (CA*PI JR,2*1*). A *articipaç*o d* indivíduos com
</line>
<line>
con*ecimento re** ou poten*i*l da área pe*quis**a pode colaborar na g*s*ão de risco, tanto
</line>
<line>
na ident*fic*ção de situações de risco e *o pla*ejamen*o de rot*s de fuga.
</line>
<line>
O trabalho de cartografia social sobre percepção de riscos a*bientais junto aos
</line>
<line>
*eprese*ta*tes da *o**ni*ade *eve apresentar de modo simplific*do os *onceitos b*sic*s -
</line>
<line>
r*s*o, perigo, ameaça, prevenção de *isc*s - * os *rinc**ai* elementos ca*togr**icos pa*a
</line>
<line>
nivela* o c*nheci*ento sobre os assuntos:
</line>
</par><par>
<line>
"* n**essário prepara*
</line>
<line>
uma *ase cartog*áfica que proporcione ao* pa*ti*ipantes
</line>
</par><par>
<line>
d as
</line>
<line>
reuniões u* material *e
</line>
<line>
fácil vis*alização, espaços para insumos *ráfi*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
lo*ali*ação e nome
</line>
<line>
de **irros, av*nid*s, rodovias, rio*, instituições
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*quipamentos *úblico* de maior **rte, limit*s da área de estudo e o*tras
</line>
<line>
*ef*r*ncia* im*ortantes." (Carpi Jr, *012)
</line>
<line>
Par* * real*zação d* *ma oficina de ca*to*raf*a s*cial, *s in*egr*ntes da co*uni*ade
</line>
<line>
são reunid*s em *ocais de fácil *ce*so, como, por exem*lo, escola* ou centro com*n*tários,
</line>
</par><par>
<line>
com o ob*etivo de dialogar s*bre os *iscos socioamb*entais existentes e
</line>
<line>
**mbém so*re as
</line>
</par><par>
<line>
**tratégias *e pre*enç*o a des*stres. (OLIV*TO; T*AJB*R, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Dimensiona*e*to d* rot** de fu*a
</line>
</par><par>
<line>
A* sit*ações
</line>
<line>
de em*rgê*cia de**ndam q*e a populaçã* estej* prep*r**a para lidar
</line>
</par><par>
<line>
com o ***sper*do, de modo * *eduzir a po*sibilidade de sofr*r dano* e p*r*as, isto *, d*
</line>
</par><par>
<line>
*ivenciar *m desastr* (HUANG; WU, 20*1). O planejamento
</line>
<line>
das rotas de *uga e o
</line>
</par><par>
<line>
*onhecime**o sobr* o c*mportamento dos pe*estr*s tor*am-se
</line>
<line>
essenci*is *ara que os
</line>
</par><par>
<line>
integra*tes das comunidad** evacuem as áreas de *isco e ch*guem
</line>
<line>
c*m seguran*a
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
abrigos de *mergência (ZHAN* *t al., 2014; ZHANG *t al., 2*1*), *lém *e *r**oci*nar *
</line>
<line>
**ssibilidade par* que equipe de emergênci* *eja capaz de ori*ntar as pesso*s a se
</line>
<line>
desl*carem p*ra um local s*guro no menor tempo possí*el (ZHOU et al., 2**0).
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
princípio geral dos *odelos de evacuação é que * pro**to das r*tas
</line>
<line>
influencia
</line>
</par><par>
<line>
dire*amente a eficiência do p*ano de evacuaçã*. (HUA*G; WU, 201*). Devido ao peque*o
</line>
<line>
**mero de pesq*isas sobre o tema, não f*i identificado um modelo estabelecido como
</line>
</par><par>
<line>
padr*o *ara dimensiona*ento e verifi**ç*o
</line>
<line>
d* rota* *e fuga de locais com ha*it*ções
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, art. 8, *. 165-188, set. 2*23
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planejando *ot*s de Fuga em Ca*o d* D*slizamen*os - Estudo em C**pos do **r*ão-Brasil
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
*ubnormais, abertos e com g*a*de r*sco de **slizamento de terra. Artigos so*re e*acuaç*o
</line>
<line>
em e*cadas ** c*so de incêndio em edifícios foram util*z*dos para r*feren*i*r este tr*b*lho.
</line>
<line>
Aspec*os referent*s à geomet*ia, em espe*ial largura e inclina*ão d** **as, permi*em
</line>
</par><par>
<line>
a verifica*ão
</line>
<line>
d* ca*acidade de fluxo de pe*sosas **la via em um determinado temp*. A
</line>
</par><par>
<line>
largura é um fator relev**te em um*
</line>
<line>
evacua**o * d*termina dire*amente o *empo d*
</line>
</par><par>
<line>
e*ac*a*ão, pois q**nto mais larga a *ia *or maior *erá sua capacidade para tran*por*ar
</line>
<line>
ped*s*re* (OSMAN E RAM, 2013). T*m*ém foram id*ntificados n* *iterat*ra (GWYNN*
</line>
<line>
** al., 2008; PEACO*K ** al., 2**2) qu* a largura da esca*a, a *eometria e a *istância tota*
</line>
<line>
percorrida influenciam o **uxo de p*s*oas. *au*s et al. (2005) conduziram estud*s para
</line>
<line>
atualização de códigos co*s*rutivos n*rte-americ*nos elaborado* pelo Nation** Institute of
</line>
<line>
St*ndards and Techn*lo*y (NIS*). Nesse trabalho as dimensões r*c*mendadas para escadas
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas em e*acuaç*es variam de 13*0 * *753 mm, valores *up*riore* *o*
</line>
<line>
1120 m m
</line>
</par><par>
<line>
re*omendad*s nos códig*s const**tiv*s. *utro valor es*abe*ec*do foi de 560 mm para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*argura corporal h*mana. Após a evacu*ção do World T*ade Cen*er
</line>
<line>
*m 2001, també* foi
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelecido
</line>
<line>
um li*it* máximo de 2000 pessoas ocupa*do simu*taneamente uma
</line>
<line>
úni c a
</line>
</par><par>
<line>
escada, independenteme*te *e s*a dimensão.
</line>
</par><par>
<line>
O tempo entre a ordem
</line>
<line>
para evacua* e o início e*etivo d* *vacuação por
</line>
<line>
parte da
</line>
</par><par>
<line>
popu*aç*o é
</line>
<line>
denominado *e*po de *ea*ão. Peacoc* et al. (20*2) estabelece* q*e esses
</line>
</par><par>
<line>
va**res
</line>
<line>
s*o de
</line>
<line>
137 seg*ndos para a *e*hor co*diç*o, 171 segundos pa*a
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
condi*ão
</line>
</par><par>
<line>
intermed*ári* e 224 segundos na pior condição.
</line>
<line>
Nelson e M*wre* (2002) também destacam como fatores-chave par* uma evacu*ç*o:
</line>
<line>
densid*d* populac*onal (ocupant*s / m2); / veloci**de (m / s); lar*u*a da p*rta (corredor *u
</line>
<line>
rampa (m); e vaz*o especí*ica (ocupantes / m / s). Segundo os *utores, de maneira *imi*ar *
</line>
</par><par>
<line>
conceitos de Engenh*ria de T*áf*go, *m u*a evacuação velocidade de um *n*iv*duo a
</line>
</par><par>
<line>
dep*nde da
</line>
<line>
densidade popul*cio*al q*e *cupa o local. P*r s*a vez, a de*sidade **
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o * a velocidad* na qual a população es** caminhando *eterminam a ta*a de fl*xo.
</line>
<line>
3 *ETODOLOGIA
</line>
<line>
O estudo foi re*l*zado n* bai*ro do Britador, *amp*s do Jordão - SP, *ue pos**i
</line>
</par><par>
<line>
ex*e***
</line>
<line>
porç*o de *n*osta *e morro, cuja verte*te, ocu*ada predominantemente por
</line>
</par><par>
<line>
população de bai*a ren*a, e*tá voltada para * Rio Cap*vari, na *art* ce*tral da cidade. O
</line>
</par><par>
<line>
bair*o
</line>
<line>
sofr*u grande
</line>
<line>
interferência antrópica na
</line>
<line>
dé*ada de 1920, com a instalação da
</line>
</par><par>
<line>
"P*drei** do Britador", que funcionou entr* 1928 e 1976 (CARVALHO, 2003), e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *, art. 8, p. 165-188, s*t. 2023 *ww4.*sane*.*om.*r/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. S. S*lva, I. Brit* Junior, D. Olivato, V. Marchezini
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
ocupação por residênci*s. A partir de 1**0, a ár*a foi ocupada p*r processos de invasão,
</line>
</par><par>
<line>
sofrendo a*ensam**to populac*onal, *evido * *ua pr*ximidade com o cent*o comercial
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Campos do Jordão.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo rela***io do Instit**o Geológico, o Morro do Brit*d*r cont*m habita*õe*
</line>
<line>
subnormais e 7 setores d* risco de escorregamentos, com um q*antitati*o de 3** moradias e
</line>
<line>
1.372 *essoas (2,8% da população do municí*io). Desses s*tores, 3 apresentam *isco muito
</line>
</par><par>
<line>
alto * 4
</line>
<line>
a**esentam risco *lto (SANTORO et al., 2015). *evido * essa *ituaç*o, as
</line>
</par><par>
<line>
instituições públi*a* desenvolveram um pla*o de contingência com rota de f*ga.
</line>
</par><par>
<line>
*ste trabalh* buscou *romover o diálogo co* li**ranças e
</line>
<line>
m*ra*ores do Bri*ador
</line>
</par><par>
<line>
s*bre a rota
</line>
<line>
de fuga técnica p*r* ev*cuaçã* em *aso
</line>
<line>
de desas*re, e incluir infor**çõe*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*aberes loc*is, a
</line>
<line>
*artir de um t*abalho de Cartografi* Soc*al (OLIVATO, 20*3). Após
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*aboração do mapa, de fo*ma p*rticipativa, foram definidos *lgun* po*tos estr*tégicos,
</line>
<line>
lev*ndo em conside*aç*o o e*tudo feito *or *h*ng et *l (2015), que destacaram alguns *ós
</line>
<line>
*egu*os pa*a * popula*ão - nesse cas*, os pontos *eguros s*o *queles em q** não há risco de
</line>
<line>
*eslizamento e/ou in*ndações. De*tre ** opções de fuga, foi escolh*da uma es**daria,
</line>
<line>
est*a*ég*ca para * c*mun*dade, para a real*zação de um estudo de engenharia para c*lab*rar
</line>
<line>
na mobilidade e na e***uaç*o eme*gencial em caso *e *es*izamento de terra.
</line>
<line>
3.1 Cartografia Social no de*e*ho de rota de fuga
</line>
</par><par>
<line>
A cartogra*ia social fo* a pri*eir* etapa da pesquisa que
</line>
<line>
col*borou *ara a*oiar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho *e dimensio*ame**o da r*ta de fu*a *un*o * um gru*o de m*rado*es do Morro do
</line>
<line>
Britador.
</line>
</par><par>
<line>
** princ*p*o básico dess* metodol*gia é regist*ar,
</line>
<line>
em uma ba*e cartográfica, as
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões dos *ora*ores de
</line>
<line>
u*a dete*mi*ada local*dade, pois eles v*venciam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve*
</line>
<line>
um co*hecime*to empírico da d*nâmica espacial (social, e*onômic*,
</line>
<line>
*atur*l)
</line>
</par><par>
<line>
do *ocal (OLIVATO, 201*; *LIVATO E TRAJBER, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
O método i*icia-s* a *artir da reunião/oficin* *om integrant*s da comunidade,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
diálogo sobre os riscos lo*ais e com o r**istro em base c*rt**ráfica. Neste cas* utilizou-se
</line>
</par><par>
<line>
um* i*ag*m d* *at*lite *a es*ala *:
</line>
<line>
1673, ob*ida a**avés do
</line>
<line>
"Ma*e*me*to de riscos
</line>
</par><par>
<line>
as*oc*ado* a escorregam*ntos, inundações, erosão e *olapamento *e marg*ns de drenag*m"
</line>
</par><par>
<line>
(*ANTORO *t al.,
</line>
<line>
2015); e uma impr*s*a em tamanho A2, acomp*n*ada de c*netas
</line>
</par><par>
<line>
col*ridas par* regi**ro d*s i*for*a**es no mapa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 9, art. 8, *. 165-188, set. 20*3
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planejando Rotas de *uga e* Caso *e Desl*zame*tos - Estudo em Campo* d* Jordão-Brasi*
</line>
<line>
*73
</line>
</par><par>
<line>
Como est* es*udo visou tra*ar d* r*ta d* *uga, fo* necessário identificar os dife*entes
</line>
</par><par>
<line>
públic*s que p*s*a* a
</line>
<line>
vi r
</line>
<line>
utilizá-la, *omo, **r e*emplo, pessoas que apresentam ma*or
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabilid*de em uma situaç** de eme*gência, como *es*oas portadora* de ne*essida*es
</line>
<line>
e/ou idosos. Tam*ém *oram consulta*os lo**is c*nsidera*os seguro* fren** a de*lizamentos,
</line>
<line>
e di*cutido o porqu* *a escolha d*sse local. Também foi delimita*a a rot* de *uga d*sde a
</line>
</par><par>
<line>
resid*nci* do morador a*é local segu*o, e, também, a rota do* grupos v*lnerá*ei* *té o o
</line>
</par><par>
<line>
local segur*. Al** diss*, foram destaca**s
</line>
<line>
no mapa poss*veis
</line>
<line>
rotas (escadas, vi*las
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*ilhas) al*ernativas.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra empode*amento e v*lidação das *nfor*aç*es e p*ssívei* com**eme*t*çõ*s, foi
</line>
<line>
real*zad* também a aval*ação do documento oficial da rota de fuga *plic*do a deslizamento
</line>
<line>
de terra na á*ea d* **rro do Britad*r, elaborado pela Defesa Civil Municipal (Figura 1).
</line>
<line>
Figura 1: Co*strução e va*idaç*o do m*p* da* rotas de fuga p*los integr*ntes d*
</line>
<line>
*omuni*ade.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: au*ores.
</line>
</par><par>
<line>
Aproximadamente, 12 m*rado*es
</line>
<line>
parti**param da oficina, com
</line>
<line>
o *erfi*
</line>
</par><par>
<line>
predomina*te*ente de mulheres entr* 14 e 50 anos, al*m de * líde* comunitário e 1
</line>
</par><par>
<line>
ve*e*dor, que apenas acompa*hou r*alização do *vento. A equip* *e pesquisadores era a
</line>
</par><par>
<line>
form**a
</line>
<line>
po* 2 profissi*nai* de opera*ões humani*árias, 2 geógra*o* 1 cient*st* social. e
</line>
</par><par>
<line>
També* est*va* p*es*ntes o coor*enador mu*ic*pal * 1 agen*e d* D*fesa Civil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 9, a*t. 8, *. *65-1*8, *et. 2023
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. *. Silva, I. Brito Junior, D. Olivato, V. Marchezini
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Capacidade da r*ta de fuga escadar*a
</line>
</par><par>
<line>
Nesta eta*a *ora* u*ilizadas metod**ogi*s d* áre* de engenhari* par* estuda* *s
</line>
<line>
rotas ** f*ga sugeridas pelos residentes, com destaque para a es**daria. Foi r*aliz*do um
</line>
</par><par>
<line>
es*udo do fluxo de *essoas em *sc*das, **to é,
</line>
<line>
quan*o uma esc**a suporta em relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
quanti*ade de pessoas, ass*m como a questão temp*ral *e *vacuaçã*.
</line>
<line>
O principal referencial util**a*o ness* etap* *a pesquis* foi o *rabalho desenv***id*
</line>
</par><par>
<line>
por Nel*on * Mowre* (2002), que detal*ou o f**xo atrav*s
</line>
<line>
da largura do* cor**dor*s,
</line>
</par><par>
<line>
*ens*dade populacional e velocidade d*s pe*so*s, a*ém da co**r**u*ção teórica de Pa*ls et
</line>
<line>
al. (2005) para *e***h*r *sse flu*o em esc*das.
</line>
<line>
Em estudos de ev*cuação em est*di*s, estações de trem e outros locai* são utilizados
</line>
<line>
estu*os de simulação *s*oc*stica. Entret*nto, para estudos d* evacuação e* regiõ*s com
</line>
<line>
habi**ções subnorma*s, *s par*met*os para tai* *i*ulações ain*a são escas*os. O*t*u-s* por
</line>
<line>
uma ab**dagem d*terminí*ti*a para uma aná*ise inic*al q*e pu*esse ser*ir de subsídio para
</line>
<line>
futur*s estudos e*tocásticos.
</line>
</par><par>
<line>
A*ra*és dos
</line>
<line>
d*dos de Pauls (19*3), Nels*n e Mow*er (*00*)
</line>
<line>
foram *stabele**das
</line>
</par><par>
<line>
corr*lações, base*das na ideia de que a velo*id*de do flu*o de ev*cuaçã* de u* grupo em
</line>
</par><par>
<line>
e*cad*s é resulta*o di*eto
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
d*nsi*a** de *cupa*ã* *ess* escada. Ne**es *asos, quando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
densid*d* populac**nal é m*nor
</line>
<line>
do **e 0,54 pessoas/m2, as pe*soas podem *e mover com
</line>
</par><par>
<line>
*ua própria velo*ida**, sem
</line>
<line>
serem afetadas pela
</line>
<line>
velocidade *os **tros (fluxo livr*). No
</line>
</par><par>
<line>
ent*nto, em um* densidade m*ior do que 3,8 pessoas/m2 oc**r* congesti*namento,
</line>
</par><par>
<line>
impe*indo o desloca*ento d*s indivíduos e a velo*idade s* a*rox*ma de zero. (Nelson
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Mowre*, 200*).
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
Co* base na equação da veloc*dade, * correlação para * fluxo específico de *essoas
</row>
<row>
pass*n*o na rot* de sa*da (escad*) por un*dade de tempo, *or unid*de de lar*ura efetiva em
</row>
<row>
fun*ão da *eloci*ade e da densidad* é dada por:
</row>
</column><par>
<line>
Fs = S x *
</line>
<line>
(*)
</line>
</par><par>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 9, art. 8, p. 165-188, set. 20*3
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
most*a os *alores de k d* aco*do co* a* características de espelho e p*so da escada, segundo
</line>
<line>
N*lso* e Mowrer (2002):
</line>
<line>
T*bela 1 - valores de K de acord* co* a geometria da escada
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Espelho (cm) Piso (cm)
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
* 9 .0 5 2 5 .4
</line>
</par><par>
<line>
1 .0 8
</line>
<line>
1 7 .7 8 2 7 .* 4
</line>
</par><par>
<line>
* .1 6
</line>
<line>
1 6 .5 1 3 0 .4 8
</line>
</par><par>
<line>
1 .* 3
</line>
<line>
1 * .5 1 3 3 .0 2
</line>
</par><par>
<line>
1 .4
</line>
<line>
Cor*ed*res e rampas
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: A*apt*d* *e N*lson e M*wrer (*002)
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
*.1 R*sultados *a o*icina de Cartograf** *o**al
</line>
<line>
A o*i*ina de C*rt*grafi* Soci*l promoveu di**og* en**e m*radores do Ba*rro
</line>
<line>
B*it*dor, re*resentantes do Sist*ma de Prot*ção e Defesa Ci*il (COMDEC; CEMADEN) *
</line>
<line>
pesquis*dor*s. Co*o resultado, foi gerado um mapa temátic* de percepção de riscos
</line>
</par><par>
<line>
socioamb*enta*s, *om locais se*uros e r*tas/ca*inho*
</line>
<line>
que a comun**ade utiliza
</line>
</par><par>
<line>
cotidian*mente, além de u* conjunt* de sugestões para a *ota de fuga oficial.
</line>
</par><par>
<line>
Durante a *ficina, o* p*r*icipantes *ela*aram *obre o uso e o*upação do *a*rro,
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
</page><line>
problema* e potenciali*ades. T*mbém recordara* do des*iz*m*nt* de t**r* *m janeiro de
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. *0, n. 9, art. *, p. 165-188, *e*. *023 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. S. Silva, I. Brito Jun*or, D. Ol*va*o, V. Marchezini
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
2000, e que, depois desse desastre, 41 famí*i*s não saír*m da *ona *e alto *i*co
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
desli*amento e, até hoje, conviv*m co* muit** restriçõe*, liga*as à *rec*riedade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
inf*aestrutura básica *o*al (água, esgoto, mobilidade, s*gurança).
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 2: Mapa *l**orado *a ofi*ina de cartografia *ocia* *om perce***es de riscos, *ota* de
</line>
<line>
fuga, pess*as vulneráveis, abr*gos.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Google Earth (mo*ificado pelos auto*e*).
</line>
<line>
Durante a produção do map* (Figura 2), o grupo *ocal*zou *ontos d* referências
</line>
</par><par>
<line>
(po*tos brancos no mapa), sendo e**s *
</line>
<line>
a*e*ida princip*l, os m***ados, * escola/a*rigo
</line>
</par><par>
<line>
(su*erido *ela D*fesa *i*il), b*res, *greja, e as casas dos integrantes do **upo (que não
</line>
<line>
foram plotada* * fim de manter o anonimato das fontes).
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormente, foram *o*ali*adas no mapa as áreas de riscos *e deslizame*tos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
terra * de **undaçõ*s/alagam*nto* per*ebidas pel* gr*po (linhas verm**has no mapa). Essa
</line>
</par><par>
<line>
*ocalização permitiu identific*r
</line>
<line>
duas áre*s de deslizamento
</line>
<line>
de te*ra, se*d* **a delas com
</line>
</par><par>
<line>
contenç*o de pneu* e, também, *rês áreas *e a*agament*s pró*imas ao Rio Capi*ari. Na área
</line>
<line>
de alagament* no int*rior do *ai*ro, *oi rel*tado *roble*as com acúmulo de *ixo no leit* d*
</line>
<line>
rio (ponto vermelho ** mapa) e, também, ações da prefeitura par* *ini*izar esse p*ob**ma
</line>
<line>
(ponto verd* no mapa).
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*rupo foi orientado a local*z** no mapa os *oradores *ais vulner*v*is. Dois
</line>
</par><par>
</page><line>
idosos com dificuldades de loc*moção, um cadeirante e uma *esso* com defi***ncia *oram
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, a*t. 8, p. 16*-188, set. 2023 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planejando Rotas de *uga em Ca** de Deslizamentos - Es*udo em Camp*s d* Jordão-Brasil
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
identificados como *q**les com m*ior dif*c**dad* de mobilid*de no *aso de deslizamento
</line>
<line>
de terra (*ontos ro*os ** ma*a). Devi*o à localização das residênc*as, esses mo**do*es
</line>
<line>
preci*ariam de apoio *m uma d*so*upação em*r*encial.
</line>
<line>
Em *e*a*ão à rota de *uga, cada integrante do **upo *efiniu como seria seu ca*in*o
</line>
<line>
na desocu**ç*o ur**n*e da s*a re*idênc*a. *o mapa, as rotas descrit*s são as lin*as e* c*r
</line>
</par><par>
<line>
branca. A *tili*ação de ruas *ais larga* recebeu des*aq*e pelo grupo, assim como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uti*ização
</line>
<line>
d** escadarias, ca*a *ma denominada de "escad*o". Normal**nte, tais escada*
</line>
</par><par>
<line>
ligam ruas em locais mais altos até *s mais bai*as, pod**do encur*ar o cam*nho o* m**mo
</line>
<line>
ser a única alt*rnat*va d* mob*lidade na ev*c*a*ão.
</line>
<line>
O grupo descreve* a situ**ã* precária que se encontravam as escadarias, em relaç*o
</line>
<line>
à estrutu*a - de*raus pequenos e *o*tos * * fa*t* de tre*hos com corrimão - e que, em ca*o de
</line>
</par><par>
<line>
chuvas intensas, são passag*ns de
</line>
<line>
g*ande volu*e ** á*ua. *s *o*adoras de habitações
</line>
</par><par>
<line>
lo**liz*das em *ontos ac*ma da escad*ria rel*taram *ue, em uma event*al emergência,
</line>
</par><par>
<line>
optariam p*r se desl*car pe*o "escadão". Diante d*sso, Escadão f*i sele*i*nado p*ra u* *
</line>
<line>
*studo de engen*aria sobre d*mensionam*nto da rota de fuga.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a sair do *orro do B*itador, é necessár*o cruzar o Rio Capivari e, *egu*do
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
morador*s, nem *odos os po*to* de *ra*essia são seguros em caso de *nundaç*o. "A rota que
</line>
</par><par>
<line>
*assa pró*imo ao merca*o pode ter di*iculdades caso tenha p*ntos de
</line>
<line>
"alagame*tos" n*m
</line>
</par><par>
<line>
período d* grande acumu*ado de *huva*", comentou u** das pa*ticipante*.
</line>
<line>
Também f*i a**ntada u*a rota al*ernativa *ue leva ao bairr* *izinho, caso alguns
</line>
<line>
m**adores não consigam evacuar pel*s via* do loca*. Existe u*a trilh* es**eita, q*e só pode
</line>
<line>
ser e*e*ua*a a **. Foi comentado que est* é o "*lano B", ca*o as rota* estejam o*struídas.
</line>
<line>
*.2 Resultados do dimensionamento da rota d* fuga
</line>
<line>
4.2.1 **cal de análise
</line>
</par><par>
<line>
No B*ir*o do Britad*r, onde fo* feito o *stud*,
</line>
<line>
as vias conside*ada*
</line>
<line>
*ara o *aso *e
</line>
</par><par>
<line>
u*a eva**ação não são restrita* *omente às ruas oficial*ente esta*elec**as, ma* também
</line>
</par><par>
<line>
**clu*m algumas vielas, trilhas e **cadas
</line>
<line>
relatadas *ura*te a *fic*na de cartografia social.
</line>
</par><par>
<line>
Muitas des*as vias não **o visualiza*as em d**um*nt** * mapas ofic*ais
</line>
<line>
*tilizados pela
</line>
</par><par>
<line>
Def*s* Civil para elaboraç** dos *lano* *reven*ivos. Es*e *studo aborda o fluxo de pess**s
</line>
</par><par>
<line>
em *ma eventual evacuação, no caso de um **te*ci*l desl*zame*t* de **rra, utili*an*o
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *er*sina PI, v. 2*, n. *, art. 8, p. *65-18*, set. 2023
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. S. *ilva, I. Brit* Junior, D. Oliv*to, V. Mar*hezini
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
via* ef*tiv*mente identificadas p*la populaçã*, *pós um eventua* **erta emitido pela D*fesa
</line>
<line>
Civ*l do município, **ravés de S*S *n*i*dos aos *í*eres da *o*unida*e ou a*ertas sonoros.
</line>
<line>
Na o*ici** de car*ografia soci*l foi detectado que o "escadão" f*z ligação entre as
</line>
<line>
diver*as *reas do bairro, da par*e alta à b**xa e q** 172 moradore* utilizar*am e*sa pass*gem
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
uma e*ent*al ev**u*ção. Ness* loc*l
</line>
<line>
res*dem pelo menos *uatro pessoas com
</line>
</par><par>
<line>
dificulda*e
</line>
<line>
de *ocom*ção, o qu* demandaria
</line>
<line>
uma *peração e*pecia* para reali*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
evacua**o.
</line>
</par><par>
<line>
C*m *sso, f*i preciso *e*ifi*ar as *ondiçõe* d*ssa pa*sag*m cuja largura é de 1m,
</line>
<line>
co*tendo al*uns trechos um pouc* mais larg*s (*ide Figura 3). A inc**naç*o de*sa escada é
</line>
<line>
*e 32°, *ator q*e se agrega à sua e*treiteza e à irregularidade do* degraus (alguns qu*brados
</line>
<line>
e ainda mais lisos diante de chuvas intens*s), com*romete*do a mobilida*e e * segurança
</line>
<line>
diante d* um ris*o de deslizamento. Fora* *eali*ados testes em a*biente sob luz *o *ia que
</line>
<line>
r*velaram que o temp* de d*scida desde o topo *té a bas* é de aproximadamente 1 minuto e
</line>
<line>
40 s*gundos. No ent***o, algumas *ari*veis podem f*zer com que esse temp* a**ente ai*da
</line>
</par><par>
<line>
mai*, *omo, por e*emplo: a de*cida **r re*lizada no
</line>
<line>
*er**do noturno, diante da p*uca
</line>
</par><par>
<line>
i*uminação existente n* área, sob * ação de *huv*s que geram enxurrad** na *scadaria; um
</line>
<line>
grande fluxo de pessoas seguindo uma rota sem corrim*o e que só permi*e uma "fila
</line>
<line>
indiana"; pess*as acompan*adas de filhos p*que*os, *essoas com d*ficiência, enfermas ou
</line>
</par><par>
<line>
com dificuldades de loc*moção, além de idosos. São
</line>
<line>
diversos o* *lementos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vu**era**li*ade que *odem ser adicion*do* a uma **tu*ção de risc* de desli**ment*. Par*
</line>
<line>
d*f*nir * me*hor me*o d* r*aliza* a evacuação, primeiramente, é nece*sário, avali*r o flux*
</line>
<line>
pelo local.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 9, art. 8, p. 165-188, set. 20*3
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*l*ne**ndo Rota* de *uga em Cas* de Desl*zamento* - Estudo em Cam*os do Jor*ão-Brasi*
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3: Ima*ens da escadari* princ**al do bairr* por doi* ângulos diferentes
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *u*o*es
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Re*ultados d* dimensionamento
</line>
</par><par>
<line>
P**a o *studo *o f*u*o de pessoas em es*ad*s, quan** supo*ta *m relaç*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
quantida*e de **ssoas, assim como a *uestão tempo*al de *vac**ção, foram ut*lizados *s
</line>
<line>
*ál*ulos de N*ls*n * Mowrer (*002), além *e um fat*r de *orreçã*, pois as condições na
</line>
<line>
escadaria do *air*o do Britad*r dur*nt* u*a event*a* ev*cuaç*o são d*ferentes da evacuação
</line>
<line>
de edifício em caso de incêndio. O fato* d* corre*ão foi es*abelecido c*m base em *edições
</line>
<line>
de campo: um dos pesqui**dores, e* plena c*ndição fís*** r*alizou * deslocamen*o em
</line>
<line>
fl*xo livre, com te*po seco e à *uz do dia. Através do te*po médio o*t*do foi calculada a
</line>
<line>
veloci*ade e compa*ada c*m os resultados teóricos *btid*s at*av*s do método de Nelson e
</line>
</par><par>
<line>
Mowrer (2002) sob as me*mas cond**õe*. Esse tempo
</line>
<line>
obtid* foi de *01 segundo* para
</line>
</par><par>
<line>
d*s*ocamento, o que prop*rcio*ou uma ve*ocid*de d* 0,46 m/s e um fato* *e co*re*ão i*ual
</line>
<line>
a 0 ,* 3 .
</line>
<line>
Os r*su*tad*s for*m obtidos de acordo co* * densidade, a partir da *plica*ão da*
</line>
<line>
equações (2) * (*), e mostra* uma *u**ão de*sa densid*d* d* *cupaç*o da e**ada *m
</line>
<line>
re*ação à quantidad* de pessoa* evacua*a* por seg*ndo. * Figura 4 *p*esenta essa **lação,
</line>
<line>
ide*t*fi*and* que a ocupação de aproximada*e*te * pe*soas/m* proporc*ona *ma maior
</line>
<line>
taxa de f*uxo (pess*as / s) no pr*cesso de evac*ação.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 9, art. 8, p. 165-188, se*. *023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. *. Si**a, I. Br*to Junior, D. Olivato, V. Marc*ezi**
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - Relaç*o Densidade x Pes*oas evacuadas *or segundo *travé* da esc**a.
</line>
<line>
Pessoas *vacuadas por se*und* (Fc)
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0,9
</line>
<line>
0,8
</line>
<line>
0,*
</line>
<line>
0,6
</line>
<line>
0,*
</line>
<line>
*,4
</line>
<line>
0,3
</line>
<line>
*,*
</line>
<line>
0,1
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
0
</line>
<line>
0,5
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1,5
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2,5
</line>
<line>
3
</line>
<line>
3,5
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Densid*de (p*ssoas / m2)
</line>
<line>
*onte: a*t*res
</line>
<line>
Par* * **álise da capac*dade da e*cada*i* em aten**r às ne*essidad*s da comunidade
</line>
<line>
em uma eventual evacuação, *oram me*sur*do* *a*gura e comprimento *a *scada, bem
</line>
<line>
como a altura do espelho e diâmetro do piso dos degraus. Foi uti*izad* a *q*ação do **u*o
</line>
<line>
Especí*ic* (2) c*m *a*e no estudo *e Nelson e Mowrer (2002).
</line>
<line>
Para a escada em estudo, a lar*ura efe*i*a considerada foi de 1m, o *iso dos degra*s
</line>
<line>
er* *e *5 cm e o espe*ho d* 19 cm
</line>
<line>
O tempo t**al pa*a * evacuação das 17* *e*s*as fo* calculado consid*rando *s seguintes
</line>
<line>
p*râm*tros:
</line>
<line>
Te*po de in*cio de evac*ação (co*forme Pe*cock et al., 2012).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Velocidade de *ovim*nto (calculad* c**forme *quação 1) e fator d* correção.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
De*sidade e a taxa de evacuaç*o (ob*idas a partir dos *ado* da *igura 4).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*empo de evacuaç*o (razão do *ot*l de *essoas e t*xa *e e*acuação = 172 / Fc).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Tempo p*ra q*e a úl*ima pes*o* adentrar na escada realiz* o desloc*me*to (54 /
</line>
<line>
*e*ocidade).
</line>
</par><par>
<line>
Os resu*tados for*m avaliados em * situ*ções e estão descrit*s na Tabela 2:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
C*ndição ótim* de evac*ação.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Condição e* que as p*ssoa* possam s* de*loca* sem interfer***ia de outras (*luxo l*vre).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Na *ensidade e* que o valor de Fc é sem*lhan*e a co**ição de fl*xo li*re.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Na condição de densi*ade *róxima ao *i*ite de *ong*s*io*ament*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 2*, n. 9, art. 8, p. 165-188, se*. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lan*jando Rot*s de Fu*a em Cas* de Desliza*entos - Est*do em Camp*s do Jordão-Br*sil
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 2 - Tempo total *e evacua*ão *onforme cond*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Parâmetro
</line>
<line>
*tima
</line>
<line>
Cond Fluxo livre
</line>
<line>
i ç ão Fc semelhante ao flux* livre
</line>
<line>
Próxima ao congesti*nam e nt o
</line>
</par><par>
<line>
Início de evacua*ão ( s)
</line>
<line>
137
</line>
<line>
171
</line>
<line>
171
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
Densid*de (pessoas / m 2)
</line>
<line>
1 ,*
</line>
<line>
0 ,* 4
</line>
<line>
3 ,2
</line>
<line>
3 ,6
</line>
</par><par>
<line>
Veloc*d**e (m/s)
</line>
<line>
0 ,9 4
</line>
<line>
0 ,4 6
</line>
<line>
0 ,4 8
</line>
<line>
0 ,1 5
</line>
</par><par>
<line>
Tax* de evacu*ção (pessoas/s)
</line>
<line>
0 ,2 6
</line>
<line>
* ,4 *
</line>
<line>
0 ,0 8
</line>
<line>
* ,* 2
</line>
</par><par>
<line>
Tempo d* eva*uação ( s)
</line>
<line>
1*3
</line>
<line>
372
</line>
<line>
361
</line>
<line>
1127
</line>
</par><par>
<line>
Últim* pessoa reali*e o *esl**ame*t* (s)
</line>
<line>
*0*
</line>
<line>
**8
</line>
<line>
679
</line>
<line>
2382
</line>
</par><par>
<line>
Tem** para e*a*uação complet* ( s)
</line>
<line>
524
</line>
<line>
66*
</line>
<line>
1211
</line>
<line>
*733
</line>
</par><par>
<line>
Consid*r*nd*-*e *ue em uma s*tuação hi*o*é*ica, c*m
</line>
<line>
con*iç*es óti*as,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eva*uaçã* *ela *scadaria levaria **u*o m**os de 9 minut*s. E* uma **nd**ão extrema, em
</line>
<line>
qu* muitas pesso*s *e d*rige* a e*cad* simultaneamen*e e a d*nsida*e *i*a p*óxima ao
</line>
<line>
con*estionamento, esse tempo ser*a ce*ca de 62 minuto*.
</line>
<line>
No Br*sil, tomando-se como referência o *anual *écnico p*ra *laboração,
</line>
<line>
transmissã* e u*o de alertas de risco *e movimentos *e massa elaborado pelo *emaden, *m*
</line>
<line>
ordem de evacuação d*ve ser emitid*, p*lo me*os, uma hora ant*s do eve**o. Ent*et*nto, a
</line>
<line>
freq*ên*ia de *n*io d*s s*nais dos sensor*s *e d**ecção em **mpo **de ser de 15 min*tos
</line>
</par><par>
<line>
ou 1 h*ra (**NSONI, 2*18),
</line>
<line>
ou s*ja, qua*do uma situação
</line>
<line>
crítica é detectada, é possível
</line>
</par><par>
<line>
que exista um *tr*so d* **é 1 hor* em relação à situaç*o **al. Is*o *e*orça a i*por*ância de
</line>
<line>
*e aumentar as capacidade* l*c*is *m GRD.
</line>
<line>
Os res*ltados mostram que a e**cua*ã* some*te pe*a escad*ria é d*masiadamente
</line>
</par><par>
<line>
arriscada p*r*
</line>
<line>
a popul*ção l*cal. Melhor*as n*s co*diç*es da escada p*ss*bil*tariam
</line>
</par><par>
<line>
ap*imorar *ss* evacuação. Ess*s melhorias con*istem em prim**ramente atua* sobre o fator
</line>
<line>
segurança, pois a falta de um corrimão r**ulta num fluxo mais lento e c*m ris*o d* quedas;
</line>
<line>
ap*imoramento das *ondições de *luminação; me*horias nos degraus, pois são i*regular*s. A
</line>
<line>
ma*utenção e a limpeza pro*ovem o aumento ** largura d* esc**aria e resu**a no aumento
</line>
</par><par>
<line>
da capa*idade de eva*uaçã* da ár*a. Uti*ização de out*a* v*as p*ra a *vacuação tamb*m
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
rec*mendado, es*ecialmente p*ra pess*as com dificuld*des de **comoção e mobilidade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Te*esina P*, v. 2*, n. 9, art. *, p. 165-188, set. 2023 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. S. *ilv*, I. Bri*o Junio*, D. Olivato, V. Marchezini
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
4.4 *i*c*ssão e proposta de melhorias
</line>
</par><par>
<line>
Para a m*lhor*a *e capaci*ade, a*gumas medidas técni*as pode* ser adotadas, como
</line>
<line>
a in*t*la**o de um co*rimão, a ilumi*ação e a alteraçã* *e característica* *i*ensionais da
</line>
<line>
escada.
</line>
<line>
A instalação de il*minação po*e prevenir que*as e acidentes d*ra*te a descid*. Além
</line>
</par><par>
<line>
dis*o, a dif*rença de *e**cid*de de deslocament* ent*e um ambiente il**inado um sem e
</line>
<line>
iluminação u* pod* **egar a *5*% (ZENG, 2017).
</line>
<line>
Corrimão* são in*talaç*es comuns que podem aumentar a capacidade de uma pessoa
</line>
<line>
de se recuperar ** perda de equilíbr*o * evitar uma *ueda, especialm*nt* em l*ca*s menos
</line>
<line>
conf*áveis, com* em escada* ou em encos*as es*orregadias (KOM*SAR, 2019). A instalação
</line>
</par><par>
<line>
desse elemento propo*ci*na g*nhos de tempo, pois *vit* * red*ção de velocid*de ou
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
interrupção de *luxo d*vido a quedas.
</line>
</par><par>
<line>
Outra alte**ativ* é a mel*oria dos a*pect*s const*utivos da escada, altera**o o fat*r
</line>
</par><par>
<line>
k através da padron*zação d* geom*tria, re*uzindo o espelho (altura do degrau)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aumentando o piso (comp*ime*to
</line>
<line>
do *egrau). Essa
</line>
<line>
*ariaç*o do fator k (vide Tabel* 1)
</line>
</par><par>
<line>
proporciona o a**ent* ** fluxo efetivo, conforme visualizado *a Figura 5:
</line>
<line>
Figu*a 5 - Efeito d* vari*ção do valor k no flu*o de pess*as.
</line>
<line>
Fluxo ef*t*vo d* pess*as de acordo com ge*me*ria
</line>
<line>
1,4
</line>
<line>
*,2
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0,8
</line>
<line>
0,6
</line>
<line>
0,4
</line>
<line>
0,2
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
0
</line>
<line>
50
</line>
<line>
100
</line>
<line>
1*0
</line>
<line>
200
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
Quant*da*e de pe*soas na escada
</line>
</par><par>
<line>
V*l*r de k:
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*,08
</line>
<line>
1,16
</line>
<line>
1,2*
</line>
<line>
1,4
</line>
</par><par>
<line>
Out*a forma encont*ada de me**ora* o fluxo efetivo da eva*uação é através d*
</line>
</par><par>
<line>
aumento n* *argu*a
</line>
<line>
da esc**a. Co* a
</line>
<line>
am*liação de s** largur*, é possív** reduz*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
den**dade popu*acional
</line>
<line>
dura*te a evacu*ção, i**o fará com qu* o *l*xo
</line>
<line>
ef*tiv* aumente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 9, art. 8, p. *65-188, set. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
*
</line>
<line>
50
</line>
<line>
100
</line>
<line>
150
</line>
<line>
2*0
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
Q*antidad* de pe*so*s na e*cada
</line>
</par><par>
<line>
*argura da e*cada:
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1,2
</line>
<line>
*,*
</line>
</par><par>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
Es*e *rtigo apresentou os *es*ltados *e uma m*todologia in*e*disciplinar, ent**
</line>
</par><par>
<line>
Ci*n*ias Hum*na* E*genhari*, para a definição part*cipativa e o dim**s*ona**n*o de *
</line>
</par><par>
<line>
rotas *e fuga, e* *aso
</line>
<line>
de movimentos de mas*a. O método rev*lo* que os moradores
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
local p*ssuem inf*rm*ções releva*te* sob*e o luga* em que *ivem e que podem colab*rar
</line>
<line>
*ara * planej*ment* dos sistem*s de a**rta e d* rotas d* fuga. A *ssoc*a*ão das inf*rm*ções
</line>
</par><par>
<line>
em*íricas *a comunidade, em conjunto com conhec*m*nt* *é*nico
</line>
<line>
d* Defesa *ivil e das
</line>
</par><par>
<line>
*nstituições científicas, pode ser um ca*inho para o
</line>
<line>
p*a*e*ame*to e o aume*to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cap**idade local de gestão de risco d* desastre*.
</line>
</par><par>
<line>
At*avés da me*odologia da carto*ra*i* so*ial foi poss*ve* *o*hecer e analisa* rotas de
</line>
<line>
f*ga pensad*s por pessoas da com*n*dade. A ge**etr*a dessa* rotas *oi, *n**o, ava*iada no
</line>
<line>
tocante à capacid**e em *uportar o tráfego do* m*ra*ores em um* eventual e*a*uação. No
</line>
<line>
bairro do Britad*r foi de*ectado que o maior gargalo da rota d* fuga é *ustamente a escadaria
</line>
</par><par>
<line>
p*i*cip*l, pois é a opção d* passagem mais vis*da pelos m*radore* *m uma situaç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*ac*ação.
</line>
</par><par>
<line>
O tempo ent*e a emissão de um ale*t*
</line>
<line>
de des*izamento de terra e o rea*
</line>
</par><par>
<line>
acontecime*to
</line>
<line>
do evento é mui*o *u*to, por is** é
</line>
<line>
necessári* construir um plano
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 2*, n. 9, art. 8, *. 165-188, s*t. 2023
</line>
<line>
www*.fsa*et.c*m.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. S. Silva, I. B*ito Junior, D. O*iva*o, V. Marchezi*i
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
partic*p*ti*o de evacua*ão do possí*e* local afetado, incluindo *s rota* de f*ga de*inidas em
</line>
<line>
conjunto com * *o*ulação. Convém ressa*t*r q*e a *ondição ótima repre*ent* uma condição
</line>
<line>
ideal de den*i*ade populacion*l *cupan*o a escada e que, muitas vezes, em uma sit*ação de
</line>
</par><par>
<line>
*vac*ação, passa a ser irreal. **p**ia*mente em deslizamento* *e terr*, a
</line>
<line>
pos*ibilid*de de
</line>
</par><par>
<line>
*vacu*ção d*rante a oc*rrência de chu*a é muito grande. Outras sit*a*ões como ocorrênci*s
</line>
<line>
em período noturno, *dade, gê*ero, co*diçõ*s s*ciais, fí*ic*s * mentais da* pe*s*as também
</line>
<line>
*o*e* influenciar o dimensionamen*o de um* *vacuaçã* (CUTTER; MITCHELL; S**T*,
</line>
</par><par>
<line>
2000). A for** d* di*seminação do alerta ta*bé* com*romete evacu*ç** t*nto em a
</line>
</par><par>
<line>
ques**es de ag*l*dade e
</line>
<line>
prontidão
</line>
<line>
para *vacuar, assim
</line>
<line>
como o co*po*ta*ento das *es*oas
</line>
</par><par>
<line>
(*HANG e* a*., 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Rec*mend*ções podem ser est*belecid*s e* dois aspecto*,
</line>
<line>
um *écnico * outro
</line>
</par><par>
<line>
ori*ntativ*/compor*ame*tal. No tocante a recomen*ações téc*icas seria n*cessária a
</line>
</par><par>
<line>
melho*ia das c*n**ções da* rotas que a po***aç*o a*resentou, como * esc*da*ia,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhoria da il*minação, a instalaçã* de corrimão e a *or*eção da geo*etria
</line>
<line>
da esca*a,
</line>
</par><par>
<line>
proporcion*nd* facilidades p*ra *tiliza**o *essa via durante a eva*uação e c*nse*u**te a
</line>
<line>
melhorias na velocidade. N* asp*ct* comportam*ntal, a orientação d* população sobre
</line>
<line>
co*o utilizar a escada, pro*urando evitar excesso *e p*sso*s e utilizar também outras v*as
</line>
</par><par>
<line>
relacionadas nas rotas de *uga
</line>
<line>
do planejame**o da Defesa Civi*. **mulados poderiam ser
</line>
</par><par>
<line>
uma boa estraté*ia para melhorar essa preparação para *mergências.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* sentido, o ar*ig* con*ribui
</line>
<line>
com o pl*no de evacuação
</line>
<line>
do Ba*rro do Britado*,
</line>
</par><par>
<line>
*lerta*d* *s órgãos resp**s*ve** sobre melhorias n* execução da evacu*ç*o ou *té m*s*o
</line>
<line>
na e*trutura física da es*a*aria *ue *oi t*da como o m*ior gargalo *urante a pe*quisa.
</line>
<line>
Recomenda-se *ue a *efesa Civi* do muni*ípio de Campo* do Jo*d*o - SP continue
</line>
<line>
a f*zer o* simulados de evacuação da á*e* e que interaja com * população para an*lisar
</line>
<line>
p*ssíveis ****or*as em s**s pla*ejamen*os e na melho*ia da infraestr*tu*a *ocal c*m vis*a*
</line>
<line>
a reduz*r as vul*e*abilid*des.
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊN*IAS
</line>
</par><par>
<line>
B*AS*L. Cemade* lança m*nuais
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de pre*enção de des**t*es
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na*urais no Brasi*.
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3) e*aboração do *as**nh* ou na **vi*ão crí*ica do conteú*o.
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