<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 9, art. 8, p. 165-188, s*t. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.9.8 </line>
</par>
<par>
<line> Pl*nejando Rotas de Fuga em Caso de D*s*izamento* - Es*udo em **mpos do Jordão-**asil </line>
<line> Planni*g Escape Rou*es in *a*e of Lands*ide - Study in C**pos d* Jordão - Br*zil </line>
</par>
<par>
<line> *ichae* A*emilso* Santos da Silva </line>
<line> Grad*ad* pela Fatec Jess** *idal - São J*sé dos Campos </line>
<line> Te*nólogo em *ogística </line>
<line> E-m*il: michael2545@h*tm*il.com </line>
<line> Irineu de *rito Juni*r </line>
<line> D*utor em E**enhari* de *rodução pel* U**versida*e de São Paulo </line>
<line> Pro*e*sor da Uni*ersidade Es*adual Paulista "Jú*io, d* Mesquita Fil*o" - Un*sp </line>
<line> *-mail: *rineu.bri*o@u*e*p.br </line>
<line> Débor* Oli*ato </line>
<line> Doutora em *eografia pela Universidade de *ão Paulo </line>
<line> Pesqui*a*o*a *ol*ista *ET A ** Centro Nacional *e *onit*ramento e A*ertas de **s*stres </line>
<line> Email: debora.oliv*to@cem*d*n.gov.br </line>
<line> . </line>
<line> Vi**o* Mar*hezini </line>
<line> D*utor em Soc**logia pe*a Unive*sidade Fe*eral *e São Carl*s </line>
<line> Pesqui*ador n* Centro Na**onal de Mo*itoramento e A*ert*s *e Desastres </line>
<line> E-mail: vi*t*r.march*zini@ce**den.go*.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Michael A*emils** Santos da Silva </line>
</par>
<par>
<line> Rua 15 de J*lho, 480, J*rdim das Cerejeiras, São J*sé dos </line>
</par>
<par>
<line> *a*pos/SP - CEP *2225-530, B*asi* </line>
<line> E*ito*-Chefe: Dr. Tonn* Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: </line>
<line> Irin*u de *r*to Jun*or </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Unesp - R*dovia Pres*de**e Dutra, *m 137,8 - *ugêni* </line>
</par>
<par>
<line> d* Melo - *ão José dos Campos/*P - CE* 12247-004, </line>
<line> Artig* recebido em 12/06/*0**. Úl*ima </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> rece*ida *m 20/07/2023. A*rovado em 2*/07/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Débora Oliv*to </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ua *outor Altino Bondesan 500, Sã* José d*s Ca*pos- </row>
<row> SP, CEP: 12247-016, Brasil. </row>
<row> *ndereço: Vi*tor *archezin* </row>
<row> Rua Doutor Altino Bondesan 50*, São José d** Campos- </row>
<row> SP, CEP: 12247-016, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *v**ia*o pelo si**ema *ri*l* *eview: a) De*k Revi*w </row>
<row> pelo Ed*tor-Chefe; e b) *o*ble Bli*d Review </row>
<row> (avaliação cega p*r *o*s avaliador*s da área). </row>
<row> Revisã*: G**m*t**al, Normativa * de Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. S. *il*a, I. Br*to Junio*, D. Olivato, *. Marche*ini </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Em desastres relaciona**s a deslizament*s, a população nem sempre e*t* prepara*a para </line>
<line> uma *v*c*ação emergencial, tampouco os *rgãos go*e*namentais para enga*á-la a fi* d* </line>
<line> reduzir essa vulnerabil*dad*. Diante des*e c*ntexto, tor*a-se indisp*nsável * c*ns**uçã* d* </line>
</par>
<par>
<line> c**acidad*s lo*a** dos *rgã*s *úbli*os e c*munidades *e**dentes *m </line>
<line> área* de risc*. *s*e </line>
</par>
<par>
<line> trabalho *ompartilha os resultado* de uma metodologia, desenvolvida p*r profissionais de </line>
<line> Ciência* Humanas e de Engenharia, para a def*nição *articipativa e de dim*nsioname*to d* </line>
<line> rotas *e *uga, f*vorecendo o processo d* *rep*ração e res*osta a um risc* de deslizamento. </line>
<line> A metodologia foi apl**ada no Bairro Brit*dor, no município de C*mpos d* Jordão-SP, que </line>
<line> poss*i um histórico de eventos de es*orrega*ent* de terra com destruiçã* de resi*ências e </line>
<line> co* vítimas fa*ais. O* resu*tados *ostraram que a partici*ação da comunidade *ro*orciona </line>
<line> melh*rias qualitativas n*s planos da D*fesa Civil. </line>
<line> Pal*vras-chave: Log*stica Humanitária. **ta de Fuga. Car*ografia Soci*l. Deslizamento de </line>
<line> Ter*a. *vacua*ã*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> In landslid*-related d*sasters, the popul*tio* i* *ot always prepa*ed for *n emergen*y </line>
<line> evacu*tion, nor are governmen* ag*n*ies *o assist h*meless and displ*ce* pers*ns. Because </line>
<line> o* th*s con*ext, it is *ss*ntial to build l**al capac**ies for public *g*ncies and c*mmu*it**s </line>
<line> living in areas *t *isk. This work applies a me*hodology th*t uses concep*s from hu*an </line>
<line> science* an* eng*neeri*g for the part*cipat*ry definition and d*mens*on*ng o* escape rout*s, </line>
</par>
<par>
<line> in cas* of ma*s *ovements, su*p*rt*n* the p*ocess of p*eparing a*d respo*ding to </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*saster. The methodolog* was applie* in Bairr* Britador, in the city of **mpos do Jord*o - </line>
<line> Brazil, *hich has a history of landslide even*s with the d*struc**on *f a large numbe* of </line>
<line> hous** *nd fat*l victim*. The results showe* that *o*munity *a*ti*ipa*ion p*o*ides </line>
<line> qualitative improvements *n civil defens* *lans. </line>
<line> Keywords: Hu*anitarian L*gis*ics. Es**p* Route. Soci*l Cartogr*phy. Landslide. B*it*dor </line>
<line> Hill. Evacuation. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 2*, n. 9, art. 8, p. 165-*88, set. 2023 </line>
<line> **w4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lanejando Rotas de Fuga em Caso *e Desl**amentos - Est*do em C*m*** d* J*rdão-*r*sil </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Dur*nt* * temporada *e chuva no sudeste do Brasil, fre*ue*te*ente são observadas </line>
</par>
<par>
<line> ocorrên*ias de desas*res associados a desl*z*me*tos *e encostas, *nu*daç*e*, *nxurradas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> al*g*mentos. Desastre é de*inido como uma grave </line>
<line> *er*u*bação d* fun*ionament* *e u*a </line>
</par>
<par>
<line> *omunidade *u *e uma sociedade de*ido * ****tos per*gosos que interagem co* condições </line>
</par>
<par>
<line> de vulnerabilidade e expos**ão, levando * </line>
<line> *e*das e im*actos </line>
<line> hu*an*s, ma*e**ais, </line>
</par>
<par>
<line> ec*n*micos e </line>
<line> **bientais </line>
<line> g*neralizados (UNISDR, 2*15). A produç** so*i*l do *isco de </line>
</par>
<par>
<line> desastre s* deve, prin*ipal*ente, ao aume**o da populaç*o, à ocupação *esordenad* e ao </line>
<line> *nt*n*o p*ocesso de urban**a*ão e industria*i**ção (KOB*YAMA *t al., *006; REN*ERIA </line>
</par>
<par>
<line> ** a*., </line>
<line> 2021) sobre **eas su**etíveis a inundaçõe* e movim*nt*s de massa. *m outras </line>
</par>
<par>
<line> palavr*s, as ameaça* (chuvas, seca*) p*de* ser </line>
<line> *enômeno* natu*ais, desastre* *ã* (*HE </line>
</par>
<par>
<line> WORL* BANK; UNITED NATIO*S, 2010; *ARC*EZINI, 2014, *ONTEI*O; *RI** </line>
<line> JR, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> O Brasil apresenta m*is d* 800 município* c*m ri*co </line>
<line> de **sastres as*ociad** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> des**zamento* (B*AS*L, *018). Deslizamento (ou *scorregamento) é * *o*imen*o c*let*vo </line>
</par>
<par>
<line> *e massa e/ou m*te*ia* sólid* </line>
<line> enc***a abaixo, *omo solos, r*cha* </line>
<line> e </line>
<line> vegetação, sob </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> influência direta da gravida*e (SEL*Y 1993), que pode ser facilment* deflagrado sob ação </line>
<line> d* chuvas intensas. </line>
</par>
<par>
<line> O mun*cípio de *ampos do Jordão - SP *os**i um </line>
<line> his*ó*ico de *scorre*amentos. </line>
</par>
<par>
<line> *om *a*e* em da*os da Def*sa C*v*l Est*dual (SÃO PAULO, </line>
<line> 20*0), entre 1999 e 2*19, </line>
</par>
<par>
<line> fo**m 41 </line>
<line> o**r*ênc**s com ac*o*amento *esse órgão, em sua *ai*ria *ss*ciad*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eslizamentos. Desastres de gran*e ma**i*ude ocorreram e* j*neiro de 2**0, quando foram </line>
<line> re*istrados 8 ó*itos e 1840 desa**igados *ev*d* a des*izamen*os *m *iverso* locais, dentre </line>
<line> os q*ais o ba**ro do Br**ador. *á em dezemb*o *e 2019, um *eslizamen*o de terra *it*mou 4 </line>
<line> pess*as, sendo * cria*ç*s * 1 adulto. </line>
</par>
<par>
<line> *evido ao ad*nsam*nto populacional a existênci* de diversos *et*res *e ri*co, e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> bair*o do Br*tado* foi selecionado para a organizaçã* d* um simulado d* evacuação de áre* </line>
</par>
<par>
<line> em cas* *e mov*mento </line>
<line> de massa. O </line>
<line> *imu*ado, or**nizado </line>
<line> em dezembr* de 2*15 pela* </line>
</par>
<par>
<line> *efesas Civi* - Estadual e *unicipal -, cont*u *om particip*ção *e **gãos púb*icos e mais </line>
<line> 400 mor*dores. Ness* ativ*da*e de *reparação vo*tad* * res*osta a desastre* foi ela*orad*, </line>
<line> pelos *r**os de defesa civil, uma rota de fuga para ajud*r os morad*res a eva*uare* a área, </line>
<line> de f*r*a se*ura, o mais *apidam*nt* poss**el. N* entanto, ess* mape*me**o foi b*s*ado no </line>
<line> con*ec*mento do corpo técnico da Defesa Civil, sem dia**g*r e consid*r*r os p*ntos de vista </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *0, n. 9, a*t. *, p. 16*-*8*, set. 2023 www4.fs**et.*om.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. S. *i*va, I. Brit* Jun*o*, D. Ol*vato, *. Marchez*ni </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> *os moradores, que são o* principais in*eressad*s em definir, c*nhecer e p*anejar s*as rota* </line>
</par>
<par>
<line> *e fuga. Em desast*es, o* moradores *ão os primeiros a *e socorrere* a se pr**egerem, e </line>
</par>
<par>
<line> como ocorrido durante as inundações de janeir* *e </line>
<line> 201* em S*o Lu*z do Paraitinga/SP, </line>
</par>
<par>
<line> quando os m*rador*s praticantes de rafting realizara* mai* de *00 s*lva*entos </line>
<line> (MA*CHEZINI, 2015). </line>
<line> O pr**ente ***igo tem *omo objetivo **en*ificar e ver*ficar a capa*idade de rotas d* </line>
</par>
<par>
<line> fuga utilizada* pela popul*ção l*cal em um </line>
<line> event*al movime*to d* massa atrav*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> defini*ão participati*a dessas *ota*, a fim de subsidiar a D*fesa Ci*il **ca* na prep*ra*ão da </line>
<line> comunid*de. A *ultimetodologia e**olveu conceitos de G*og*afia, de Engenharia e de </line>
</par>
<par>
<line> C*rtogr*fia Soci*l p*ra obter da pop*la*ão informações sobre </line>
<line> os caminho* efeti*ame*t* </line>
</par>
<par>
<line> util**ados e* c*so *e evacuação. **ravés de conheciment*s d* Engenharia, avaliou-s* </line>
<line> t*cnicamente as condiç**s *e*sas rotas, ** espec*al, uma escadar*a, v*rifican*o sua </line>
<line> capac*dade *m atender a população em caso de emergência. </line>
<line> Por meio des*e t*abal*o inte*d*sciplin*r, p*de-se aprimorar o p*ocesso ** preparação </line>
<line> para *e*posta * um eventual d*sastre. Ao f*nal do *rtigo sã* propostas ações p*ra o* ó*gã*s </line>
<line> municipai* d* planeja*ento e Defesa Civil. É i*portante ressaltar que *la*os d* pr*paração </line>
</par>
<par>
<line> e r*sposta a e*ergê*cias bem concebidos c*ntr*buem para a </line>
<line> capacid*de </line>
<line> *ocal de ge*ir </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> riscos de desastres (VALD*S, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> * REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Metodologia * um conjunto </line>
<line> es*r*tu*ado de diretrize* ou *tividade* pa*a auxiliar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> p*squi**d**es na realização de pesquis*s ou intervençõ*s. A essência da multimetodolog*a é </line>
<line> *uando em *ma intervenção mais de uma metod*logia é *til*zada, to**lme*te ou em p*r*e, </line>
</par>
<par>
<line> de for*a c*mbi*ada a fim </line>
<line> de </line>
<line> *quacio*a*, da *elh*r maneira, o probl*ma </line>
<line> (MINGERS; </line>
</par>
<par>
<line> BROC*LESBY, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> O uso de multime*o*olo*ia é con*ide*ado </line>
<line> u*a valios* estraté*i* de pesquisa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> proporciona ganho* em *o*par*ção ao uso de </line>
<line> um ú*ico método, ta*s c*m*: au*ent*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p**ci*ão e o níve* de c*nfiança dos result*dos da pesquisa; geração ** novos con*ecimentos </line>
</par>
<par>
<line> atr*vés ** *ma sínte*e d*s resultados de dif*rentes *bordagens; </line>
<line> *pin*ões *is*intas p*ra um </line>
</par>
<par>
<line> *esmo fenômeno; ref*exão diferenciada s*bre a co*plexi*ade de um fenômeno; ou a*nda </line>
<line> facilitar a implementaç*o lógica d* uma estrutura teó*ica (BRITO JR e* al., 2*20; M*RAN- </line>
<line> *LLIS et al., 2**6). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 20, n. 9, art. 8, p. 165-188, se*. 2023 www4.f**net.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planej*nd* Rotas d* Fuga em *aso de Deslizamento* - Estudo em Campo* do Jor*ã*-*ra*il </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Cad* *rojeto ou interv*nçã* * visto como uma situação única, embora, * claro, </line>
</par>
<par>
<line> possua carac*erísticas e* comum com o*tras, para as q*a*s uma comb*naçã* *specí*i*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mé*odos, ou partes de método*, p*e**** ser c*nstruída. (MINGERS; R*SENHEA*, 20*4). </line>
<line> O uso de métodos em *ue ci*n*ias quantitativas e huma*as *nterage* de **nei*a </line>
<line> conjunta e que explore* os pr*b*emas sob diferentes p*ntos d* vist* proporcion* r*su**ados </line>
<line> *ife*enciados e são de extrema importância *ara a *omunidade ac*dêmic* (GRAFF, 2017). </line>
<line> A se**ir *iscutimos con*eitos que ajuda*am na construção da multime*odol**ia </line>
<line> relacionados a Geografia * a *nge*haria. </line>
<line> *.1 Cartografia Social </line>
<line> A p*rticipaç*o social na gestão d* *isco é uma p*errogativa nas diretrizes de reduçã* </line>
<line> de risco de desastres (RRD), d* Marco de Sendai para RRD (*NISDR, 2015) e da Polític* </line>
</par>
<par>
<line> Nacio*al de Proteçã* e *e***a Ci*il (L*i No. 1260*/2012). No </line>
<line> entanto, no Brasil, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participação popular *a g*stão e planejamento um* pr*tica recente, existindo muit** é </line>
<line> obstá****s * serem *u*era*os para garan**r a efetiv* partic*pação d*s c*dadãos nos pro*essos </line>
<line> decisórios (VALAS*I, 2013). </line>
<line> *ar*icipar é tomar de*isões de *o*senso *obre aquilo que * do uso ou do direito de </line>
</par>
<par>
<line> todos, na presen*a </line>
<line> de t*dos, a*ém de t*mar </line>
<line> *arte, integr*r-se, e rec*nh*cer diferentes </line>
</par>
<par>
<line> inte*esses e promover ajustes (*ANT**, 2004). A parti*ipa*ão é e*et*v* q*and* s* têm </line>
<line> condiçõe* prévias, isto *, *ão se t*ata **mente de um r*passe de i*formações, mas, s*m, de </line>
<line> opo*tunid*des de consulta e participa*ã* *os cidadã*s dura*te todas *s eta*a* </line>
<line> (VALASKI,2013). </line>
<line> Os métodos part*ci***ivos são desenvolvi*os por meio de proces*o* interat*vos de </line>
<line> d*verso* t**os (*LARK-GIN*BERG,20*7). Na atualida*e, tem-** *mpliad* a utilização de </line>
<line> map*amentos *ociais partici*ativo*, d* *odo que as inform*ções, p*r*epções, </line>
</par>
<par>
<line> represe*tações *xperiênc*as e </line>
<line> humanas da loc*lidade onde se vive sejam in*egradas </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> processos e mét*dos de espacial*zação e *artogr*faç*o existentes (O*IVAT* E *RAJBER, </line>
<line> 2*17). </line>
</par>
<par>
<line> Os mapas são instru*e*tos de c*muni*aç*o visual, que </line>
<line> poss*em variadas </line>
</par>
<par>
<line> possib*lidad*s de info*ma* o conteúdo geográfico *e forma g*áfic*, p*oporcio*ado ao *eit*r </line>
<line> visualizar a organiz*ç*o d* espaço. E a *arto*rafia *ocial consiste em realiz*r o </line>
</par>
<par>
<line> *apeamento, </line>
<line> s*g*ndo a *aneira *om* o ci*adão vê e represent* o cotidiano. A cole*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produção de *ados por usuário* comuns podem s*r *tilizadas para *iversas fin*lid*des, tais </line>
<line> co*o sit**ções relacionadas com os *iscos de de*astre* (*ARCH*ZINI et al., 2017). </line>
<line> *ev. FSA, Teresin* PI, v. 20, n. 9, art. 8, p. 165-188, set. 2023 www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. S. Silva, I. Brito Junior, D. Olivato, V. March**ini </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> Ao levar em conta a per*ep**o dos *iscos pela população, a partir da vivência e do </line>
</par>
<par>
<line> olhar atento </line>
<line> da paisag*m e *e *ua m*dificação, é po*s*vel ident*fic*r </line>
<line> aspectos que podem </line>
</par>
<par>
<line> passar despe*cebidos aos profissionais (CA*PI JR,2*1*). A *articipaç*o d* indivíduos com </line>
<line> con*ecimento re** ou poten*i*l da área pe*quis**a pode colaborar na g*s*ão de risco, tanto </line>
<line> na ident*fic*ção de situações de risco e *o pla*ejamen*o de rot*s de fuga. </line>
<line> O trabalho de cartografia social sobre percepção de riscos a*bientais junto aos </line>
<line> *eprese*ta*tes da *o**ni*ade *eve apresentar de modo simplific*do os *onceitos b*sic*s - </line>
<line> r*s*o, perigo, ameaça, prevenção de *isc*s - * os *rinc**ai* elementos ca*togr**icos pa*a </line>
<line> nivela* o c*nheci*ento sobre os assuntos: </line>
</par>
<par>
<line> "* n**essário prepara* </line>
<line> uma *ase cartog*áfica que proporcione ao* pa*ti*ipantes </line>
</par>
<par>
<line> d as </line>
<line> reuniões u* material *e </line>
<line> fácil vis*alização, espaços para insumos *ráfi*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lo*ali*ação e nome </line>
<line> de **irros, av*nid*s, rodovias, rio*, instituições </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *quipamentos *úblico* de maior **rte, limit*s da área de estudo e o*tras </line>
<line> *ef*r*ncia* im*ortantes." (Carpi Jr, *012) </line>
<line> Par* * real*zação d* *ma oficina de ca*to*raf*a s*cial, *s in*egr*ntes da co*uni*ade </line>
<line> são reunid*s em *ocais de fácil *ce*so, como, por exem*lo, escola* ou centro com*n*tários, </line>
</par>
<par>
<line> com o ob*etivo de dialogar s*bre os *iscos socioamb*entais existentes e </line>
<line> **mbém so*re as </line>
</par>
<par>
<line> **tratégias *e pre*enç*o a des*stres. (OLIV*TO; T*AJB*R, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Dimensiona*e*to d* rot** de fu*a </line>
</par>
<par>
<line> A* sit*ações </line>
<line> de em*rgê*cia de**ndam q*e a populaçã* estej* prep*r**a para lidar </line>
</par>
<par>
<line> com o ***sper*do, de modo * *eduzir a po*sibilidade de sofr*r dano* e p*r*as, isto *, d* </line>
</par>
<par>
<line> *ivenciar *m desastr* (HUANG; WU, 20*1). O planejamento </line>
<line> das rotas de *uga e o </line>
</par>
<par>
<line> *onhecime**o sobr* o c*mportamento dos pe*estr*s tor*am-se </line>
<line> essenci*is *ara que os </line>
</par>
<par>
<line> integra*tes das comunidad** evacuem as áreas de *isco e ch*guem </line>
<line> c*m seguran*a </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> abrigos de *mergência (ZHAN* *t al., 2014; ZHANG *t al., 2*1*), *lém *e *r**oci*nar * </line>
<line> **ssibilidade par* que equipe de emergênci* *eja capaz de ori*ntar as pesso*s a se </line>
<line> desl*carem p*ra um local s*guro no menor tempo possí*el (ZHOU et al., 2**0). </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> princípio geral dos *odelos de evacuação é que * pro**to das r*tas </line>
<line> influencia </line>
</par>
<par>
<line> dire*amente a eficiência do p*ano de evacuaçã*. (HUA*G; WU, 201*). Devido ao peque*o </line>
<line> **mero de pesq*isas sobre o tema, não f*i identificado um modelo estabelecido como </line>
</par>
<par>
<line> padr*o *ara dimensiona*ento e verifi**ç*o </line>
<line> d* rota* *e fuga de locais com ha*it*ções </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, art. 8, *. 165-188, set. 2*23 </line>
<line> www4.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planejando *ot*s de Fuga em Ca*o d* D*slizamen*os - Estudo em C**pos do **r*ão-Brasil </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> *ubnormais, abertos e com g*a*de r*sco de **slizamento de terra. Artigos so*re e*acuaç*o </line>
<line> em e*cadas ** c*so de incêndio em edifícios foram util*z*dos para r*feren*i*r este tr*b*lho. </line>
<line> Aspec*os referent*s à geomet*ia, em espe*ial largura e inclina*ão d** **as, permi*em </line>
</par>
<par>
<line> a verifica*ão </line>
<line> d* ca*acidade de fluxo de pe*sosas **la via em um determinado temp*. A </line>
</par>
<par>
<line> largura é um fator relev**te em um* </line>
<line> evacua**o * d*termina dire*amente o *empo d* </line>
</par>
<par>
<line> e*ac*a*ão, pois q**nto mais larga a *ia *or maior *erá sua capacidade para tran*por*ar </line>
<line> ped*s*re* (OSMAN E RAM, 2013). T*m*ém foram id*ntificados n* *iterat*ra (GWYNN* </line>
<line> ** al., 2008; PEACO*K ** al., 2**2) qu* a largura da esca*a, a *eometria e a *istância tota* </line>
<line> percorrida influenciam o **uxo de p*s*oas. *au*s et al. (2005) conduziram estud*s para </line>
<line> atualização de códigos co*s*rutivos n*rte-americ*nos elaborado* pelo Nation** Institute of </line>
<line> St*ndards and Techn*lo*y (NIS*). Nesse trabalho as dimensões r*c*mendadas para escadas </line>
</par>
<par>
<line> utilizadas em e*acuaç*es variam de 13*0 * *753 mm, valores *up*riore* *o* </line>
<line> 1120 m m </line>
</par>
<par>
<line> re*omendad*s nos códig*s const**tiv*s. *utro valor es*abe*ec*do foi de 560 mm para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *argura corporal h*mana. Após a evacu*ção do World T*ade Cen*er </line>
<line> *m 2001, també* foi </line>
</par>
<par>
<line> e*tabelecido </line>
<line> um li*it* máximo de 2000 pessoas ocupa*do simu*taneamente uma </line>
<line> úni c a </line>
</par>
<par>
<line> escada, independenteme*te *e s*a dimensão. </line>
</par>
<par>
<line> O tempo entre a ordem </line>
<line> para evacua* e o início e*etivo d* *vacuação por </line>
<line> parte da </line>
</par>
<par>
<line> popu*aç*o é </line>
<line> denominado *e*po de *ea*ão. Peacoc* et al. (20*2) estabelece* q*e esses </line>
</par>
<par>
<line> va**res </line>
<line> s*o de </line>
<line> 137 seg*ndos para a *e*hor co*diç*o, 171 segundos pa*a </line>
<line> um a </line>
<line> condi*ão </line>
</par>
<par>
<line> intermed*ári* e 224 segundos na pior condição. </line>
<line> Nelson e M*wre* (2002) também destacam como fatores-chave par* uma evacu*ç*o: </line>
<line> densid*d* populac*onal (ocupant*s / m2); / veloci**de (m / s); lar*u*a da p*rta (corredor *u </line>
<line> rampa (m); e vaz*o especí*ica (ocupantes / m / s). Segundo os *utores, de maneira *imi*ar * </line>
</par>
<par>
<line> conceitos de Engenh*ria de T*áf*go, *m u*a evacuação velocidade de um *n*iv*duo a </line>
</par>
<par>
<line> dep*nde da </line>
<line> densidade popul*cio*al q*e *cupa o local. P*r s*a vez, a de*sidade ** </line>
</par>
<par>
<line> populaç*o * a velocidad* na qual a população es** caminhando *eterminam a ta*a de fl*xo. </line>
<line> 3 *ETODOLOGIA </line>
<line> O estudo foi re*l*zado n* bai*ro do Britador, *amp*s do Jordão - SP, *ue pos**i </line>
</par>
<par>
<line> ex*e*** </line>
<line> porç*o de *n*osta *e morro, cuja verte*te, ocu*ada predominantemente por </line>
</par>
<par>
<line> população de bai*a ren*a, e*tá voltada para * Rio Cap*vari, na *art* ce*tral da cidade. O </line>
</par>
<par>
<line> bair*o </line>
<line> sofr*u grande </line>
<line> interferência antrópica na </line>
<line> dé*ada de 1920, com a instalação da </line>
</par>
<par>
<line> "P*drei** do Britador", que funcionou entr* 1928 e 1976 (CARVALHO, 2003), e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. *, art. 8, p. 165-188, s*t. 2023 *ww4.*sane*.*om.*r/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. S. S*lva, I. Brit* Junior, D. Olivato, V. Marchezini </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> ocupação por residênci*s. A partir de 1**0, a ár*a foi ocupada p*r processos de invasão, </line>
</par>
<par>
<line> sofrendo a*ensam**to populac*onal, *evido * *ua pr*ximidade com o cent*o comercial </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Campos do Jordão. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo rela***io do Instit**o Geológico, o Morro do Brit*d*r cont*m habita*õe* </line>
<line> subnormais e 7 setores d* risco de escorregamentos, com um q*antitati*o de 3** moradias e </line>
<line> 1.372 *essoas (2,8% da população do municí*io). Desses s*tores, 3 apresentam *isco muito </line>
</par>
<par>
<line> alto * 4 </line>
<line> a**esentam risco *lto (SANTORO et al., 2015). *evido * essa *ituaç*o, as </line>
</par>
<par>
<line> instituições públi*a* desenvolveram um pla*o de contingência com rota de f*ga. </line>
</par>
<par>
<line> *ste trabalh* buscou *romover o diálogo co* li**ranças e </line>
<line> m*ra*ores do Bri*ador </line>
</par>
<par>
<line> s*bre a rota </line>
<line> de fuga técnica p*r* ev*cuaçã* em *aso </line>
<line> de desas*re, e incluir infor**çõe* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *aberes loc*is, a </line>
<line> *artir de um t*abalho de Cartografi* Soc*al (OLIVATO, 20*3). Após </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*aboração do mapa, de fo*ma p*rticipativa, foram definidos *lgun* po*tos estr*tégicos, </line>
<line> lev*ndo em conside*aç*o o e*tudo feito *or *h*ng et *l (2015), que destacaram alguns *ós </line>
<line> *egu*os pa*a * popula*ão - nesse cas*, os pontos *eguros s*o *queles em q** não há risco de </line>
<line> *eslizamento e/ou in*ndações. De*tre ** opções de fuga, foi escolh*da uma es**daria, </line>
<line> est*a*ég*ca para * c*mun*dade, para a real*zação de um estudo de engenharia para c*lab*rar </line>
<line> na mobilidade e na e***uaç*o eme*gencial em caso *e *es*izamento de terra. </line>
<line> 3.1 Cartografia Social no de*e*ho de rota de fuga </line>
</par>
<par>
<line> A cartogra*ia social fo* a pri*eir* etapa da pesquisa que </line>
<line> col*borou *ara a*oiar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho *e dimensio*ame**o da r*ta de fu*a *un*o * um gru*o de m*rado*es do Morro do </line>
<line> Britador. </line>
</par>
<par>
<line> ** princ*p*o básico dess* metodol*gia é regist*ar, </line>
<line> em uma ba*e cartográfica, as </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões dos *ora*ores de </line>
<line> u*a dete*mi*ada local*dade, pois eles v*venciam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolve* </line>
<line> um co*hecime*to empírico da d*nâmica espacial (social, e*onômic*, </line>
<line> *atur*l) </line>
</par>
<par>
<line> do *ocal (OLIVATO, 201*; *LIVATO E TRAJBER, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> O método i*icia-s* a *artir da reunião/oficin* *om integrant*s da comunidade, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> diálogo sobre os riscos lo*ais e com o r**istro em base c*rt**ráfica. Neste cas* utilizou-se </line>
</par>
<par>
<line> um* i*ag*m d* *at*lite *a es*ala *: </line>
<line> 1673, ob*ida a**avés do </line>
<line> "Ma*e*me*to de riscos </line>
</par>
<par>
<line> as*oc*ado* a escorregam*ntos, inundações, erosão e *olapamento *e marg*ns de drenag*m" </line>
</par>
<par>
<line> (*ANTORO *t al., </line>
<line> 2015); e uma impr*s*a em tamanho A2, acomp*n*ada de c*netas </line>
</par>
<par>
<line> col*ridas par* regi**ro d*s i*for*a**es no mapa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 20, n. 9, art. 8, *. 165-188, set. 20*3 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planejando Rotas de *uga e* Caso *e Desl*zame*tos - Estudo em Campo* d* Jordão-Brasi* </line>
<line> *73 </line>
</par>
<par>
<line> Como est* es*udo visou tra*ar d* r*ta d* *uga, fo* necessário identificar os dife*entes </line>
</par>
<par>
<line> públic*s que p*s*a* a </line>
<line> vi r </line>
<line> utilizá-la, *omo, **r e*emplo, pessoas que apresentam ma*or </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilid*de em uma situaç** de eme*gência, como *es*oas portadora* de ne*essida*es </line>
<line> e/ou idosos. Tam*ém *oram consulta*os lo**is c*nsidera*os seguro* fren** a de*lizamentos, </line>
<line> e di*cutido o porqu* *a escolha d*sse local. Também foi delimita*a a rot* de *uga d*sde a </line>
</par>
<par>
<line> resid*nci* do morador a*é local segu*o, e, também, a rota do* grupos v*lnerá*ei* *té o o </line>
</par>
<par>
<line> local segur*. Al** diss*, foram destaca**s </line>
<line> no mapa poss*veis </line>
<line> rotas (escadas, vi*las </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*ilhas) al*ernativas. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra empode*amento e v*lidação das *nfor*aç*es e p*ssívei* com**eme*t*çõ*s, foi </line>
<line> real*zad* também a aval*ação do documento oficial da rota de fuga *plic*do a deslizamento </line>
<line> de terra na á*ea d* **rro do Britad*r, elaborado pela Defesa Civil Municipal (Figura 1). </line>
<line> Figura 1: Co*strução e va*idaç*o do m*p* da* rotas de fuga p*los integr*ntes d* </line>
<line> *omuni*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: au*ores. </line>
</par>
<par>
<line> Aproximadamente, 12 m*rado*es </line>
<line> parti**param da oficina, com </line>
<line> o *erfi* </line>
</par>
<par>
<line> predomina*te*ente de mulheres entr* 14 e 50 anos, al*m de * líde* comunitário e 1 </line>
</par>
<par>
<line> ve*e*dor, que apenas acompa*hou r*alização do *vento. A equip* *e pesquisadores era a </line>
</par>
<par>
<line> form**a </line>
<line> po* 2 profissi*nai* de opera*ões humani*árias, 2 geógra*o* 1 cient*st* social. e </line>
</par>
<par>
<line> També* est*va* p*es*ntes o coor*enador mu*ic*pal * 1 agen*e d* D*fesa Civil. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 9, a*t. 8, *. *65-1*8, *et. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. *. Silva, I. Brito Junior, D. Olivato, V. Marchezini </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Capacidade da r*ta de fuga escadar*a </line>
</par>
<par>
<line> Nesta eta*a *ora* u*ilizadas metod**ogi*s d* áre* de engenhari* par* estuda* *s </line>
<line> rotas ** f*ga sugeridas pelos residentes, com destaque para a es**daria. Foi r*aliz*do um </line>
</par>
<par>
<line> es*udo do fluxo de *essoas em *sc*das, **to é, </line>
<line> quan*o uma esc**a suporta em relação </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> quanti*ade de pessoas, ass*m como a questão temp*ral *e *vacuaçã*. </line>
<line> O principal referencial util**a*o ness* etap* *a pesquis* foi o *rabalho desenv***id* </line>
</par>
<par>
<line> por Nel*on * Mowre* (2002), que detal*ou o f**xo atrav*s </line>
<line> da largura do* cor**dor*s, </line>
</par>
<par>
<line> *ens*dade populacional e velocidade d*s pe*so*s, a*ém da co**r**u*ção teórica de Pa*ls et </line>
<line> al. (2005) para *e***h*r *sse flu*o em esc*das. </line>
<line> Em estudos de ev*cuação em est*di*s, estações de trem e outros locai* são utilizados </line>
<line> estu*os de simulação *s*oc*stica. Entret*nto, para estudos d* evacuação e* regiõ*s com </line>
<line> habi**ções subnorma*s, *s par*met*os para tai* *i*ulações ain*a são escas*os. O*t*u-s* por </line>
<line> uma ab**dagem d*terminí*ti*a para uma aná*ise inic*al q*e pu*esse ser*ir de subsídio para </line>
<line> futur*s estudos e*tocásticos. </line>
</par>
<par>
<line> A*ra*és dos </line>
<line> d*dos de Pauls (19*3), Nels*n e Mow*er (*00*) </line>
<line> foram *stabele**das </line>
</par>
<par>
<line> corr*lações, base*das na ideia de que a velo*id*de do flu*o de ev*cuaçã* de u* grupo em </line>
</par>
<par>
<line> e*cad*s é resulta*o di*eto </line>
<line> d* </line>
<line> d*nsi*a** de *cupa*ã* *ess* escada. Ne**es *asos, quando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> densid*d* populac**nal é m*nor </line>
<line> do **e 0,54 pessoas/m2, as pe*soas podem *e mover com </line>
</par>
<par>
<line> *ua própria velo*ida**, sem </line>
<line> serem afetadas pela </line>
<line> velocidade *os **tros (fluxo livr*). No </line>
</par>
<par>
<line> ent*nto, em um* densidade m*ior do que 3,8 pessoas/m2 oc**r* congesti*namento, </line>
</par>
<par>
<line> impe*indo o desloca*ento d*s indivíduos e a velo*idade s* a*rox*ma de zero. (Nelson </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Mowre*, 200*). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Atra*és dessa *náli*e Ne*son e *owrer, (2002) defin*ram um modelo p*ra se *er uma </row>
<row> relaçã* l*nea* dada por: </row>
</column>
<par>
<column>
<row> S= k - ak* </row>
<row> On*e: S: velocidade (m / *) ao lon** d* *inha de deslocamen*o; </row>
<row> D: densidade (pess*as / m2); </row>
<row> *: igua* a 0,266 quando a velocid*de e d*nsidade são em unidade* métricas; </row>
<row> k: const*n*e com base n*s di*ensõe* esp*lho do de*rau e do pi*o (vide tabela 1). </row>
</column>
<column>
<row> (1) </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Co* base na equação da veloc*dade, * correlação para * fluxo específico de *essoas </row>
<row> pass*n*o na rot* de sa*da (escad*) por un*dade de tempo, *or unid*de de lar*ura efetiva em </row>
<row> fun*ão da *eloci*ade e da densidad* é dada por: </row>
</column>
<par>
<line> Fs = S x * </line>
<line> (*) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 9, art. 8, p. 165-188, set. 20*3 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Planejando Rotas de Fuga em Caso de Deslizamento* - Estudo *m Campos *o *ordão-Brasil </row>
<row> Onde: Fs: Flu*o e*pecífi*o de pes*oas / s / m *e *argura **icaz; </row>
<row> S: veloci*ade de mov*m*nto (m / s); ob*ido através da *quação (1); </row>
<row> D: densidade (pe**oa* / m2). </row>
<row> * taxa de fluxo é, **tão, calculada *m funçã* do f*uxo esp*cífico e da largura da esc*da: </row>
</column>
<column>
<row> 1*5 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Fc = F*W* </row>
<row> Onde: *c: *ax* de fluxo (pessoa* / s); </row>
<row> Fs: Fluxo específico de p**so*s / s / m de lar*ura ef*caz; </row>
<row> *e: Largura efet*va (m) </row>
<row> O v*lor de k *ari* de ac*rdo com a geo*et*ia dos deg*au* da escad*. A tabela *, </row>
</column>
<column>
<row> (3) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> most*a os *alores de k d* aco*do co* a* características de espelho e p*so da escada, segundo </line>
<line> N*lso* e Mowrer (2002): </line>
<line> T*bela 1 - valores de K de acord* co* a geometria da escada </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Espelho (cm) Piso (cm) </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> * 9 .0 5 2 5 .4 </line>
</par>
<par>
<line> 1 .0 8 </line>
<line> 1 7 .7 8 2 7 .* 4 </line>
</par>
<par>
<line> * .1 6 </line>
<line> 1 6 .5 1 3 0 .4 8 </line>
</par>
<par>
<line> 1 .* 3 </line>
<line> 1 * .5 1 3 3 .0 2 </line>
</par>
<par>
<line> 1 .4 </line>
<line> Cor*ed*res e rampas </line>
</par>
<par>
<line> F*n*e: A*apt*d* *e N*lson e M*wrer (*002) </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> *.1 R*sultados *a o*icina de Cartograf** *o**al </line>
<line> A o*i*ina de C*rt*grafi* Soci*l promoveu di**og* en**e m*radores do Ba*rro </line>
<line> B*it*dor, re*resentantes do Sist*ma de Prot*ção e Defesa Ci*il (COMDEC; CEMADEN) * </line>
<line> pesquis*dor*s. Co*o resultado, foi gerado um mapa temátic* de percepção de riscos </line>
</par>
<par>
<line> socioamb*enta*s, *om locais se*uros e r*tas/ca*inho* </line>
<line> que a comun**ade utiliza </line>
</par>
<par>
<line> cotidian*mente, além de u* conjunt* de sugestões para a *ota de fuga oficial. </line>
</par>
<par>
<line> Durante a *ficina, o* p*r*icipantes *ela*aram *obre o uso e o*upação do *a*rro, </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> problema* e potenciali*ades. T*mbém recordara* do des*iz*m*nt* de t**r* *m janeiro de </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *0, n. 9, art. *, p. 165-188, *e*. *023 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. S. Silva, I. Brito Jun*or, D. Ol*va*o, V. Marchezini </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> 2000, e que, depois desse desastre, 41 famí*i*s não saír*m da *ona *e alto *i*co </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> desli*amento e, até hoje, conviv*m co* muit** restriçõe*, liga*as à *rec*riedade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> inf*aestrutura básica *o*al (água, esgoto, mobilidade, s*gurança). </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 2: Mapa *l**orado *a ofi*ina de cartografia *ocia* *om perce***es de riscos, *ota* de </line>
<line> fuga, pess*as vulneráveis, abr*gos. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Google Earth (mo*ificado pelos auto*e*). </line>
<line> Durante a produção do map* (Figura 2), o grupo *ocal*zou *ontos d* referências </line>
</par>
<par>
<line> (po*tos brancos no mapa), sendo e**s * </line>
<line> a*e*ida princip*l, os m***ados, * escola/a*rigo </line>
</par>
<par>
<line> (su*erido *ela D*fesa *i*il), b*res, *greja, e as casas dos integrantes do **upo (que não </line>
<line> foram plotada* * fim de manter o anonimato das fontes). </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormente, foram *o*ali*adas no mapa as áreas de riscos *e deslizame*tos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> terra * de **undaçõ*s/alagam*nto* per*ebidas pel* gr*po (linhas verm**has no mapa). Essa </line>
</par>
<par>
<line> *ocalização permitiu identific*r </line>
<line> duas áre*s de deslizamento </line>
<line> de te*ra, se*d* **a delas com </line>
</par>
<par>
<line> contenç*o de pneu* e, também, *rês áreas *e a*agament*s pró*imas ao Rio Capi*ari. Na área </line>
<line> de alagament* no int*rior do *ai*ro, *oi rel*tado *roble*as com acúmulo de *ixo no leit* d* </line>
<line> rio (ponto vermelho ** mapa) e, também, ações da prefeitura par* *ini*izar esse p*ob**ma </line>
<line> (ponto verd* no mapa). </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *rupo foi orientado a local*z** no mapa os *oradores *ais vulner*v*is. Dois </line>
</par>
<par>
<line> idosos com dificuldades de loc*moção, um cadeirante e uma *esso* com defi***ncia *oram </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 9, a*t. 8, p. 16*-188, set. 2023 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planejando Rotas de *uga em Ca** de Deslizamentos - Es*udo em Camp*s d* Jordão-Brasil </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> identificados como *q**les com m*ior dif*c**dad* de mobilid*de no *aso de deslizamento </line>
<line> de terra (*ontos ro*os ** ma*a). Devi*o à localização das residênc*as, esses mo**do*es </line>
<line> preci*ariam de apoio *m uma d*so*upação em*r*encial. </line>
<line> Em *e*a*ão à rota de *uga, cada integrante do **upo *efiniu como seria seu ca*in*o </line>
<line> na desocu**ç*o ur**n*e da s*a re*idênc*a. *o mapa, as rotas descrit*s são as lin*as e* c*r </line>
</par>
<par>
<line> branca. A *tili*ação de ruas *ais larga* recebeu des*aq*e pelo grupo, assim como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uti*ização </line>
<line> d** escadarias, ca*a *ma denominada de "escad*o". Normal**nte, tais escada* </line>
</par>
<par>
<line> ligam ruas em locais mais altos até *s mais bai*as, pod**do encur*ar o cam*nho o* m**mo </line>
<line> ser a única alt*rnat*va d* mob*lidade na ev*c*a*ão. </line>
<line> O grupo descreve* a situ**ã* precária que se encontravam as escadarias, em relaç*o </line>
<line> à estrutu*a - de*raus pequenos e *o*tos * * fa*t* de tre*hos com corrimão - e que, em ca*o de </line>
</par>
<par>
<line> chuvas intensas, são passag*ns de </line>
<line> g*ande volu*e ** á*ua. *s *o*adoras de habitações </line>
</par>
<par>
<line> lo**liz*das em *ontos ac*ma da escad*ria rel*taram *ue, em uma event*al emergência, </line>
</par>
<par>
<line> optariam p*r se desl*car pe*o "escadão". Diante d*sso, Escadão f*i sele*i*nado p*ra u* * </line>
<line> *studo de engen*aria sobre d*mensionam*nto da rota de fuga. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a sair do *orro do B*itador, é necessár*o cruzar o Rio Capivari e, *egu*do </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> morador*s, nem *odos os po*to* de *ra*essia são seguros em caso de *nundaç*o. "A rota que </line>
</par>
<par>
<line> *assa pró*imo ao merca*o pode ter di*iculdades caso tenha p*ntos de </line>
<line> "alagame*tos" n*m </line>
</par>
<par>
<line> período d* grande acumu*ado de *huva*", comentou u** das pa*ticipante*. </line>
<line> Também f*i a**ntada u*a rota al*ernativa *ue leva ao bairr* *izinho, caso alguns </line>
<line> m**adores não consigam evacuar pel*s via* do loca*. Existe u*a trilh* es**eita, q*e só pode </line>
<line> ser e*e*ua*a a **. Foi comentado que est* é o "*lano B", ca*o as rota* estejam o*struídas. </line>
<line> *.2 Resultados do dimensionamento da rota d* fuga </line>
<line> 4.2.1 **cal de análise </line>
</par>
<par>
<line> No B*ir*o do Britad*r, onde fo* feito o *stud*, </line>
<line> as vias conside*ada* </line>
<line> *ara o *aso *e </line>
</par>
<par>
<line> u*a eva**ação não são restrita* *omente às ruas oficial*ente esta*elec**as, ma* também </line>
</par>
<par>
<line> **clu*m algumas vielas, trilhas e **cadas </line>
<line> relatadas *ura*te a *fic*na de cartografia social. </line>
</par>
<par>
<line> Muitas des*as vias não **o visualiza*as em d**um*nt** * mapas ofic*ais </line>
<line> *tilizados pela </line>
</par>
<par>
<line> Def*s* Civil para elaboraç** dos *lano* *reven*ivos. Es*e *studo aborda o fluxo de pess**s </line>
</par>
<par>
<line> em *ma eventual evacuação, no caso de um **te*ci*l desl*zame*t* de **rra, utili*an*o </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *er*sina PI, v. 2*, n. *, art. 8, p. *65-18*, set. 2023 </line>
<line> www4.f**net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. S. *ilva, I. Brit* Junior, D. Oliv*to, V. Mar*hezini </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> via* ef*tiv*mente identificadas p*la populaçã*, *pós um eventua* **erta emitido pela D*fesa </line>
<line> Civ*l do município, **ravés de S*S *n*i*dos aos *í*eres da *o*unida*e ou a*ertas sonoros. </line>
<line> Na o*ici** de car*ografia soci*l foi detectado que o "escadão" f*z ligação entre as </line>
<line> diver*as *reas do bairro, da par*e alta à b**xa e q** 172 moradore* utilizar*am e*sa pass*gem </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> uma e*ent*al ev**u*ção. Ness* loc*l </line>
<line> res*dem pelo menos *uatro pessoas com </line>
</par>
<par>
<line> dificulda*e </line>
<line> de *ocom*ção, o qu* demandaria </line>
<line> uma *peração e*pecia* para reali*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evacua**o. </line>
</par>
<par>
<line> C*m *sso, f*i preciso *e*ifi*ar as *ondiçõe* d*ssa pa*sag*m cuja largura é de 1m, </line>
<line> co*tendo al*uns trechos um pouc* mais larg*s (*ide Figura 3). A inc**naç*o de*sa escada é </line>
<line> *e 32°, *ator q*e se agrega à sua e*treiteza e à irregularidade do* degraus (alguns qu*brados </line>
<line> e ainda mais lisos diante de chuvas intens*s), com*romete*do a mobilida*e e * segurança </line>
<line> diante d* um ris*o de deslizamento. Fora* *eali*ados testes em a*biente sob luz *o *ia que </line>
<line> r*velaram que o temp* de d*scida desde o topo *té a bas* é de aproximadamente 1 minuto e </line>
<line> 40 s*gundos. No ent***o, algumas *ari*veis podem f*zer com que esse temp* a**ente ai*da </line>
</par>
<par>
<line> mai*, *omo, por e*emplo: a de*cida **r re*lizada no </line>
<line> *er**do noturno, diante da p*uca </line>
</par>
<par>
<line> i*uminação existente n* área, sob * ação de *huv*s que geram enxurrad** na *scadaria; um </line>
<line> grande fluxo de pessoas seguindo uma rota sem corrim*o e que só permi*e uma "fila </line>
<line> indiana"; pess*as acompan*adas de filhos p*que*os, *essoas com d*ficiência, enfermas ou </line>
</par>
<par>
<line> com dificuldades de loc*moção, além de idosos. São </line>
<line> diversos o* *lementos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vu**era**li*ade que *odem ser adicion*do* a uma **tu*ção de risc* de desli**ment*. Par* </line>
<line> d*f*nir * me*hor me*o d* r*aliza* a evacuação, primeiramente, é nece*sário, avali*r o flux* </line>
<line> pelo local. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 9, art. 8, p. 165-188, set. 20*3 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *l*ne**ndo Rota* de *uga em Cas* de Desl*zamento* - Estudo em Cam*os do Jor*ão-Brasi* </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3: Ima*ens da escadari* princ**al do bairr* por doi* ângulos diferentes </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *u*o*es </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Re*ultados d* dimensionamento </line>
</par>
<par>
<line> P**a o *studo *o f*u*o de pessoas em es*ad*s, quan** supo*ta *m relaç*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> quantida*e de **ssoas, assim como a *uestão tempo*al de *vac**ção, foram ut*lizados *s </line>
<line> *ál*ulos de N*ls*n * Mowrer (*002), além *e um fat*r de *orreçã*, pois as condições na </line>
<line> escadaria do *air*o do Britad*r dur*nt* u*a event*a* ev*cuaç*o são d*ferentes da evacuação </line>
<line> de edifício em caso de incêndio. O fato* d* corre*ão foi es*abelecido c*m base em *edições </line>
<line> de campo: um dos pesqui**dores, e* plena c*ndição fís*** r*alizou * deslocamen*o em </line>
<line> fl*xo livre, com te*po seco e à *uz do dia. Através do te*po médio o*t*do foi calculada a </line>
<line> veloci*ade e compa*ada c*m os resultados teóricos *btid*s at*av*s do método de Nelson e </line>
</par>
<par>
<line> Mowrer (2002) sob as me*mas cond**õe*. Esse tempo </line>
<line> obtid* foi de *01 segundo* para </line>
</par>
<par>
<line> d*s*ocamento, o que prop*rcio*ou uma ve*ocid*de d* 0,46 m/s e um fato* *e co*re*ão i*ual </line>
<line> a 0 ,* 3 . </line>
<line> Os r*su*tad*s for*m obtidos de acordo co* * densidade, a partir da *plica*ão da* </line>
<line> equações (2) * (*), e mostra* uma *u**ão de*sa densid*d* d* *cupaç*o da e**ada *m </line>
<line> re*ação à quantidad* de pessoa* evacua*a* por seg*ndo. * Figura 4 *p*esenta essa **lação, </line>
<line> ide*t*fi*and* que a ocupação de aproximada*e*te * pe*soas/m* proporc*ona *ma maior </line>
<line> taxa de f*uxo (pess*as / s) no pr*cesso de evac*ação. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 9, art. 8, p. 165-188, se*. *023 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. *. Si**a, I. Br*to Junior, D. Olivato, V. Marc*ezi** </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - Relaç*o Densidade x Pes*oas evacuadas *or segundo *travé* da esc**a. </line>
<line> Pessoas *vacuadas por se*und* (Fc) </line>
<line> 1 </line>
<line> 0,9 </line>
<line> 0,8 </line>
<line> 0,* </line>
<line> 0,6 </line>
<line> 0,* </line>
<line> *,4 </line>
<line> 0,3 </line>
<line> *,* </line>
<line> 0,1 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> 0 </line>
<line> 0,5 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1,5 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2,5 </line>
<line> 3 </line>
<line> 3,5 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Densid*de (p*ssoas / m2) </line>
<line> *onte: a*t*res </line>
<line> Par* * **álise da capac*dade da e*cada*i* em aten**r às ne*essidad*s da comunidade </line>
<line> em uma eventual evacuação, *oram me*sur*do* *a*gura e comprimento *a *scada, bem </line>
<line> como a altura do espelho e diâmetro do piso dos degraus. Foi uti*izad* a *q*ação do **u*o </line>
<line> Especí*ic* (2) c*m *a*e no estudo *e Nelson e Mowrer (2002). </line>
<line> Para a escada em estudo, a lar*ura efe*i*a considerada foi de 1m, o *iso dos degra*s </line>
<line> er* *e *5 cm e o espe*ho d* 19 cm </line>
<line> O tempo t**al pa*a * evacuação das 17* *e*s*as fo* calculado consid*rando *s seguintes </line>
<line> p*râm*tros: </line>
<line> Te*po de in*cio de evac*ação (co*forme Pe*cock et al., 2012). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Velocidade de *ovim*nto (calculad* c**forme *quação 1) e fator d* correção. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> De*sidade e a taxa de evacuaç*o (ob*idas a partir dos *ado* da *igura 4). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *empo de evacuaç*o (razão do *ot*l de *essoas e t*xa *e e*acuação = 172 / Fc). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Tempo p*ra q*e a úl*ima pes*o* adentrar na escada realiz* o desloc*me*to (54 / </line>
<line> *e*ocidade). </line>
</par>
<par>
<line> Os resu*tados for*m avaliados em * situ*ções e estão descrit*s na Tabela 2: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> C*ndição ótim* de evac*ação. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Condição e* que as p*ssoa* possam s* de*loca* sem interfer***ia de outras (*luxo l*vre). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Na *ensidade e* que o valor de Fc é sem*lhan*e a co**ição de fl*xo li*re. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Na condição de densi*ade *róxima ao *i*ite de *ong*s*io*ament*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 2*, n. 9, art. 8, p. 165-188, se*. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lan*jando Rot*s de Fu*a em Cas* de Desliza*entos - Est*do em Camp*s do Jordão-Br*sil </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 2 - Tempo total *e evacua*ão *onforme cond*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Parâmetro </line>
<line> *tima </line>
<line> Cond Fluxo livre </line>
<line> i ç ão Fc semelhante ao flux* livre </line>
<line> Próxima ao congesti*nam e nt o </line>
</par>
<par>
<line> Início de evacua*ão ( s) </line>
<line> 137 </line>
<line> 171 </line>
<line> 171 </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> Densid*de (pessoas / m 2) </line>
<line> 1 ,* </line>
<line> 0 ,* 4 </line>
<line> 3 ,2 </line>
<line> 3 ,6 </line>
</par>
<par>
<line> Veloc*d**e (m/s) </line>
<line> 0 ,9 4 </line>
<line> 0 ,4 6 </line>
<line> 0 ,4 8 </line>
<line> 0 ,1 5 </line>
</par>
<par>
<line> Tax* de evacu*ção (pessoas/s) </line>
<line> 0 ,2 6 </line>
<line> * ,4 * </line>
<line> 0 ,0 8 </line>
<line> * ,* 2 </line>
</par>
<par>
<line> Tempo d* eva*uação ( s) </line>
<line> 1*3 </line>
<line> 372 </line>
<line> 361 </line>
<line> 1127 </line>
</par>
<par>
<line> Últim* pessoa reali*e o *esl**ame*t* (s) </line>
<line> *0* </line>
<line> **8 </line>
<line> 679 </line>
<line> 2382 </line>
</par>
<par>
<line> Tem** para e*a*uação complet* ( s) </line>
<line> 524 </line>
<line> 66* </line>
<line> 1211 </line>
<line> *733 </line>
</par>
<par>
<line> Consid*r*nd*-*e *ue em uma s*tuação hi*o*é*ica, c*m </line>
<line> con*iç*es óti*as, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eva*uaçã* *ela *scadaria levaria **u*o m**os de 9 minut*s. E* uma **nd**ão extrema, em </line>
<line> qu* muitas pesso*s *e d*rige* a e*cad* simultaneamen*e e a d*nsida*e *i*a p*óxima ao </line>
<line> con*estionamento, esse tempo ser*a ce*ca de 62 minuto*. </line>
<line> No Br*sil, tomando-se como referência o *anual *écnico p*ra *laboração, </line>
<line> transmissã* e u*o de alertas de risco *e movimentos *e massa elaborado pelo *emaden, *m* </line>
<line> ordem de evacuação d*ve ser emitid*, p*lo me*os, uma hora ant*s do eve**o. Ent*et*nto, a </line>
<line> freq*ên*ia de *n*io d*s s*nais dos sensor*s *e d**ecção em **mpo **de ser de 15 min*tos </line>
</par>
<par>
<line> ou 1 h*ra (**NSONI, 2*18), </line>
<line> ou s*ja, qua*do uma situação </line>
<line> crítica é detectada, é possível </line>
</par>
<par>
<line> que exista um *tr*so d* **é 1 hor* em relação à situaç*o **al. Is*o *e*orça a i*por*ância de </line>
<line> *e aumentar as capacidade* l*c*is *m GRD. </line>
<line> Os res*ltados mostram que a e**cua*ã* some*te pe*a escad*ria é d*masiadamente </line>
</par>
<par>
<line> arriscada p*r* </line>
<line> a popul*ção l*cal. Melhor*as n*s co*diç*es da escada p*ss*bil*tariam </line>
</par>
<par>
<line> ap*imorar *ss* evacuação. Ess*s melhorias con*istem em prim**ramente atua* sobre o fator </line>
<line> segurança, pois a falta de um corrimão r**ulta num fluxo mais lento e c*m ris*o d* quedas; </line>
<line> ap*imoramento das *ondições de *luminação; me*horias nos degraus, pois são i*regular*s. A </line>
<line> ma*utenção e a limpeza pro*ovem o aumento ** largura d* esc**aria e resu**a no aumento </line>
</par>
<par>
<line> da capa*idade de eva*uaçã* da ár*a. Uti*ização de out*a* v*as p*ra a *vacuação tamb*m </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> rec*mendado, es*ecialmente p*ra pess*as com dificuld*des de **comoção e mobilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Te*esina P*, v. 2*, n. 9, art. *, p. 165-188, set. 2023 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. S. *ilv*, I. Bri*o Junio*, D. Olivato, V. Marchezini </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 *i*c*ssão e proposta de melhorias </line>
</par>
<par>
<line> Para a m*lhor*a *e capaci*ade, a*gumas medidas técni*as pode* ser adotadas, como </line>
<line> a in*t*la**o de um co*rimão, a ilumi*ação e a alteraçã* *e característica* *i*ensionais da </line>
<line> escada. </line>
<line> A instalação de il*minação po*e prevenir que*as e acidentes d*ra*te a descid*. Além </line>
</par>
<par>
<line> dis*o, a dif*rença de *e**cid*de de deslocament* ent*e um ambiente il**inado um sem e </line>
<line> iluminação u* pod* **egar a *5*% (ZENG, 2017). </line>
<line> Corrimão* são in*talaç*es comuns que podem aumentar a capacidade de uma pessoa </line>
<line> de se recuperar ** perda de equilíbr*o * evitar uma *ueda, especialm*nt* em l*ca*s menos </line>
<line> conf*áveis, com* em escada* ou em encos*as es*orregadias (KOM*SAR, 2019). A instalação </line>
</par>
<par>
<line> desse elemento propo*ci*na g*nhos de tempo, pois *vit* * red*ção de velocid*de ou </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> interrupção de *luxo d*vido a quedas. </line>
</par>
<par>
<line> Outra alte**ativ* é a mel*oria dos a*pect*s const*utivos da escada, altera**o o fat*r </line>
</par>
<par>
<line> k através da padron*zação d* geom*tria, re*uzindo o espelho (altura do degrau) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aumentando o piso (comp*ime*to </line>
<line> do *egrau). Essa </line>
<line> *ariaç*o do fator k (vide Tabel* 1) </line>
</par>
<par>
<line> proporciona o a**ent* ** fluxo efetivo, conforme visualizado *a Figura 5: </line>
<line> Figu*a 5 - Efeito d* vari*ção do valor k no flu*o de pess*as. </line>
<line> Fluxo ef*t*vo d* pess*as de acordo com ge*me*ria </line>
<line> 1,4 </line>
<line> *,2 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0,8 </line>
<line> 0,6 </line>
<line> 0,4 </line>
<line> 0,2 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> 0 </line>
<line> 50 </line>
<line> 100 </line>
<line> 1*0 </line>
<line> 200 </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> Quant*da*e de pe*soas na escada </line>
</par>
<par>
<line> V*l*r de k: </line>
<line> 1 </line>
<line> *,08 </line>
<line> 1,16 </line>
<line> 1,2* </line>
<line> 1,4 </line>
</par>
<par>
<line> Out*a forma encont*ada de me**ora* o fluxo efetivo da eva*uação é através d* </line>
</par>
<par>
<line> aumento n* *argu*a </line>
<line> da esc**a. Co* a </line>
<line> am*liação de s** largur*, é possív** reduz*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> den**dade popu*acional </line>
<line> dura*te a evacu*ção, i**o fará com qu* o *l*xo </line>
<line> ef*tiv* aumente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 9, art. 8, p. *65-188, set. 2023 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Planejando Rotas de *u*a em Caso de Deslizamen*o* - Estudo em Campos do Jordão-Brasil </row>
<row> mai* pess*a* *oss*m *v*cu*r a* me*mo tempo, reduzindo as*i* o t*mpo d* </row>
<row> conforme observado na Figura 6: </row>
<row> Figura *: Ef*ito da variação da largura da escad* no fluxo ** pessoas. </row>
<row> Flux* *e pessoas c*n*orme la*gura da esc*da </row>
<row> 1,* </row>
<row> 1,2 </row>
<row> 1 </row>
<row> 0,8 </row>
<row> 0,6 </row>
<row> 0,4 </row>
<row> 0,* </row>
<row> 0 </row>
</column>
<column>
<row> 183 </row>
<row> eva*uaçã*, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 50 </line>
<line> 100 </line>
<line> 150 </line>
<line> 2*0 </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> Q*antidad* de pe*so*s na e*cada </line>
</par>
<par>
<line> *argura da e*cada: </line>
<line> 1 </line>
<line> 1,2 </line>
<line> *,* </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONS*DERAÇÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> Es*e *rtigo apresentou os *es*ltados *e uma m*todologia in*e*disciplinar, ent** </line>
</par>
<par>
<line> Ci*n*ias Hum*na* E*genhari*, para a definição part*cipativa e o dim**s*ona**n*o de * </line>
</par>
<par>
<line> rotas *e fuga, e* *aso </line>
<line> de movimentos de mas*a. O método rev*lo* que os moradores </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> local p*ssuem inf*rm*ções releva*te* sob*e o luga* em que *ivem e que podem colab*rar </line>
<line> *ara * planej*ment* dos sistem*s de a**rta e d* rotas d* fuga. A *ssoc*a*ão das inf*rm*ções </line>
</par>
<par>
<line> em*íricas *a comunidade, em conjunto com conhec*m*nt* *é*nico </line>
<line> d* Defesa *ivil e das </line>
</par>
<par>
<line> *nstituições científicas, pode ser um ca*inho para o </line>
<line> p*a*e*ame*to e o aume*to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cap**idade local de gestão de risco d* desastre*. </line>
</par>
<par>
<line> At*avés da me*odologia da carto*ra*i* so*ial foi poss*ve* *o*hecer e analisa* rotas de </line>
<line> f*ga pensad*s por pessoas da com*n*dade. A ge**etr*a dessa* rotas *oi, *n**o, ava*iada no </line>
<line> tocante à capacid**e em *uportar o tráfego do* m*ra*ores em um* eventual e*a*uação. No </line>
<line> bairro do Britad*r foi de*ectado que o maior gargalo da rota d* fuga é *ustamente a escadaria </line>
</par>
<par>
<line> p*i*cip*l, pois é a opção d* passagem mais vis*da pelos m*radore* *m uma situaç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*ac*ação. </line>
</par>
<par>
<line> O tempo ent*e a emissão de um ale*t* </line>
<line> de des*izamento de terra e o rea* </line>
</par>
<par>
<line> acontecime*to </line>
<line> do evento é mui*o *u*to, por is** é </line>
<line> necessári* construir um plano </line>
</par>
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<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 2*, n. 9, art. 8, *. 165-188, s*t. 2023 </line>
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<line> M. *. S. Silva, I. B*ito Junior, D. O*iva*o, V. Marchezi*i </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> partic*p*ti*o de evacua*ão do possí*e* local afetado, incluindo *s rota* de f*ga de*inidas em </line>
<line> conjunto com * *o*ulação. Convém ressa*t*r q*e a *ondição ótima repre*ent* uma condição </line>
<line> ideal de den*i*ade populacion*l *cupan*o a escada e que, muitas vezes, em uma sit*ação de </line>
</par>
<par>
<line> *vac*ação, passa a ser irreal. **p**ia*mente em deslizamento* *e terr*, a </line>
<line> pos*ibilid*de de </line>
</par>
<par>
<line> *vacu*ção d*rante a oc*rrência de chu*a é muito grande. Outras sit*a*ões como ocorrênci*s </line>
<line> em período noturno, *dade, gê*ero, co*diçõ*s s*ciais, fí*ic*s * mentais da* pe*s*as também </line>
<line> *o*e* influenciar o dimensionamen*o de um* *vacuaçã* (CUTTER; MITCHELL; S**T*, </line>
</par>
<par>
<line> 2000). A for** d* di*seminação do alerta ta*bé* com*romete evacu*ç** t*nto em a </line>
</par>
<par>
<line> ques**es de ag*l*dade e </line>
<line> prontidão </line>
<line> para *vacuar, assim </line>
<line> como o co*po*ta*ento das *es*oas </line>
</par>
<par>
<line> (*HANG e* a*., 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Rec*mend*ções podem ser est*belecid*s e* dois aspecto*, </line>
<line> um *écnico * outro </line>
</par>
<par>
<line> ori*ntativ*/compor*ame*tal. No tocante a recomen*ações téc*icas seria n*cessária a </line>
</par>
<par>
<line> melho*ia das c*n**ções da* rotas que a po***aç*o a*resentou, como * esc*da*ia, </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhoria da il*minação, a instalaçã* de corrimão e a *or*eção da geo*etria </line>
<line> da esca*a, </line>
</par>
<par>
<line> proporcion*nd* facilidades p*ra *tiliza**o *essa via durante a eva*uação e c*nse*u**te a </line>
<line> melhorias na velocidade. N* asp*ct* comportam*ntal, a orientação d* população sobre </line>
<line> co*o utilizar a escada, pro*urando evitar excesso *e p*sso*s e utilizar também outras v*as </line>
</par>
<par>
<line> relacionadas nas rotas de *uga </line>
<line> do planejame**o da Defesa Civi*. **mulados poderiam ser </line>
</par>
<par>
<line> uma boa estraté*ia para melhorar essa preparação para *mergências. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* sentido, o ar*ig* con*ribui </line>
<line> com o pl*no de evacuação </line>
<line> do Ba*rro do Britado*, </line>
</par>
<par>
<line> *lerta*d* *s órgãos resp**s*ve** sobre melhorias n* execução da evacu*ç*o ou *té m*s*o </line>
<line> na e*trutura física da es*a*aria *ue *oi t*da como o m*ior gargalo *urante a pe*quisa. </line>
<line> Recomenda-se *ue a *efesa Civi* do muni*ípio de Campo* do Jo*d*o - SP continue </line>
<line> a f*zer o* simulados de evacuação da á*e* e que interaja com * população para an*lisar </line>
<line> p*ssíveis ****or*as em s**s pla*ejamen*os e na melho*ia da infraestr*tu*a *ocal c*m vis*a* </line>
<line> a reduz*r as vul*e*abilid*des. </line>
</par>
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<line> 2) an*l**e e interpretação do* dados. </line>
<line> X </line>
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<line> 3) e*aboração do *as**nh* ou na **vi*ão crí*ica do conteú*o. </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*rticipaç*o na apr*vação da versão fina* do manus*r*to. </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
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