<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 11, art. 9, p. 180-195, *o*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.11.9
</line>
</par><par>
<line>
*nsino Híbrido: Conceitos, Fundam*n*os e Desaf*os
</line>
<line>
*undam**tals of Blende* *earning: Con*epts and Cha*leng*s
</line>
</par><par>
<line>
*arcelo Lo*go Freitas Ma**arin*
</line>
<line>
Doutor em *dmi*istra*ã* pela UN*GRANRIO
</line>
<line>
E-mail: marce*o7*@hotmail.com
</line>
<line>
Ema***la Mardul*
</line>
<line>
Mestrado em Des*gn de Vest*ário e Moda p*la UDESC
</line>
<line>
E-mail: em*no*la.mardula@gmai*.com
</line>
<line>
Naira *in*eiro de J**us Sant*na
</line>
<line>
*raduação em *o**nicação *ocial - Publicida*e * Propagan*a. Pela Facul*ade da Cidade do Sa*vad*r
</line>
<line>
MBA em Gestã* Est*at*gica *e Pessoas - *NI*A*S
</line>
<line>
E-mail: na*rap*.santana@gmail.*om
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
E*s**o H*brido: Con*eitos, Funda*ent*s e Desafios
</line>
<line>
*81
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A* demandas do mundo contempor*ne* nã* são mais atendidas
</line>
<line>
pelos mét*dos de *nsi*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem tradicio*ais, surgin*o a d*scussão d* ensino híbrido que combina
</line>
</par><par>
<line>
ca*acteríst**as do ensino presencial, consi*e**do *radicio**l, co* o
</line>
<line>
e*s**o on-line,
</line>
</par><par>
<line>
c*nverg*ndo para * ensino virt*a* com o pr*sencial. Este estudo tem p*r *b*etivo apres*ntar e
</line>
</par><par>
<line>
discutir *s **i*c**ais conceito* e definições do
</line>
<line>
en*in* híbr*do, seus
</line>
<line>
p*incipais *odelos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desafios. Para tanto, foi realizada uma **squisa bibliog*áfica com abordagem qual*t*tiva em
</line>
<line>
q*e foram co*s*l*adas as bases de dados Emerald * google s*h*lar. Diversos são os m*delos
</line>
</par><par>
<line>
d* e*sino híbrido e não há um ún*co m*delo perfe*to * aplicável * todas as in*tituiç*e*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**sin*. A* l**go do te*po, a *x**ess*o En*i*o Híb*ido r*cebeu
</line>
<line>
di s t * n* *s
</line>
<line>
conce*tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*terpre**ç*es, a ponto d* dificultar a distinção e*tre uma aula com vasto uso de tecnol*gias
</line>
<line>
digitais de uma com ens*no híbrido. As Tecnologias Digita*s da In*ormação e Comunicaçã*
</line>
</par><par>
<line>
possibil*tar*m que o* a*unos *ivessem maior liberda**
</line>
<line>
no p*anejament* e ritmo de est*do
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem,
</line>
<line>
podendo escolher os **mentos e locais de *aior conveniência p*ra seu*
</line>
</par><par>
<line>
estudos. Horn e Sta*er (2015) classificou ensino o
</line>
<line>
h*brido e*: Rot*ção, Flex, À Carte la
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Vir*ual Enr*quecido, de*tacando o d* rota*ão in*ividu*l, Flex, À la carte e virtu*l enriquecido
</line>
<line>
como *is*uptivo por nã* depender da sala de a*la tradicio*al. Um dos desaf*os na adoção do
</line>
</par><par>
<line>
*nsino híbrido é a mu**nça do papel d* professor, qu* sai do
</line>
<line>
papel de transm*s*or
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ecimento para desemp*nhar funç*es como mediador, t*tor, *a**litador, proble*atiza*or,
</line>
<line>
dentre *utras.
</line>
<line>
P*lavras-Chave: Ensino Hí*ri*o. *duc*ção. Desaf*os do Ensino Híbr*do.
</line>
<line>
*BSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
The deman*s o* the c*ntempor*ry *orld are no long** met by tr**itional teach*n*
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
learni*g me*ho**, giving rise to th* d*scussion of hybrid
</line>
<line>
teach*ng that comb*nes
</line>
</par><par>
<line>
characte*istics o* face-to-fac* te*chi*g,
</line>
<line>
cons*dered tradit*onal, w*th online teaching,
</line>
</par><par>
<line>
*onve*gi*g to*ards virtua* and fac*-to-fa*e *eaching. Thi* s*ud* a*ms to *resent an* discuss
</line>
<line>
t*e main c*ncepts an* definitions of blende* learning, i*s main mo*els and challenges. For
</line>
<line>
**at, a bibliog*aphic re*earch was carried out with a qualita*ive approa*h wher* *he *merald
</line>
</par><par>
<line>
and Goo*le Scho*** datab*ses were *onsulted. There ar* seve*a* models
</line>
<line>
*f *le*ded *earn*n*
</line>
</par><par>
<line>
and there is no single model that *s perfect and a**licable to all ed*cational in*tit*tions. **e*
</line>
<line>
time, the ex*ression H*brid Teaching r*ce*ved different concepts an* int*rpreta*ions over
</line>
<line>
ti*e, to the poi** of maki*g it diff*cult t* distinguish between a class wi*h exte**ive use of
</line>
</par><par>
<line>
di*ital t*c***l*g*es an* o*e with *ybrid teach*ng. T*e D**ital
</line>
<line>
Techn*logies
</line>
<line>
of Information
</line>
</par><par>
<line>
and Comm*ni*at*on allowed students
</line>
<line>
to
</line>
<line>
have
</line>
<line>
g*eater freed*m in the planning and p*c* of
</line>
</par><par>
<line>
*tud* and
</line>
<line>
learni*g,
</line>
<line>
b*ing
</line>
<line>
*b** to choose the m*s* convenient times an* places for
</line>
<line>
their
</line>
</par><par>
<line>
stu*ie*. H*rn and S*ake* (2015) clas**fi*d *ybrid teac*i*g into: Rotation, Fl*x, À l* ****e and
</line>
</par><par>
<line>
En*iched Virtual, highlig*ting individual rotation, Flex, À la car** and
</line>
<line>
enrich**
</line>
<line>
v*rtual a*
</line>
</par><par>
<line>
disrupt*ve *eca*s* *t does *o* depend ** the tradit*onal classroom. One of *he
</line>
<line>
challen**s i*
</line>
</par><par>
<line>
a*opt*ng blended learni*g is chang*ng th* role of the t**cher, who lea*es the role o*
</line>
</par><par>
<line>
transmitt*r
</line>
<line>
of
</line>
<line>
*no*l*dg* to perform func**o*s as mediator, t*t**, facili*ator,
</line>
<line>
*rob*ematiz*r,
</line>
</par><par>
<line>
amo** o*hers.
</line>
<line>
Keywo**s: Hybr** Teaching. Education. *lended *ea*ning Chal*enges.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, n. 11, art. 9, p. 18*-1*5, n*v. 20*3
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. *. M**darino, *. Mardula, N. P. J. Santa*a
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As de*andas *o *un** cont*mporâneo não são mais *ten*idas pelos mét*d*s de
</line>
<line>
*nsin* * aprendiza*em tra**cion**s e, menos *i*da, *u*ndo se considera o pe*fil do aluno do
</line>
</par><par>
<line>
sé**l* XXI c*m i*so, c*me*a a se discut*r o *ur*iment* do e***no híbri*o que combi*a e,
</line>
</par><par>
<line>
c*racterísticas do ensino presencial, consider*do tr*dicional,
</line>
<line>
com o ensino on-line,
</line>
</par><par>
<line>
*onvergindo para o ens*no virtual com o prese*cial (SOU*A; ANDRADE, 2016).
</line>
<line>
O su*gi**nto do e*s*no híb*ido nos *stados U*id*s *a *méri*a e na Eur*pa f*i
</line>
</par><par>
<line>
*nici*do como uma forma *e evitar a evas*o esc**ar do* *l*nos **tricul*d*s em cur*os
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
modalidade * di*tân*ia,
</line>
<line>
*nde t*l e*asão
</line>
<line>
era gerada
</line>
<line>
pelo sentimento *e
</line>
<line>
ab**d*no. Com isso,
</line>
</par><par>
<line>
prop*r*ionou-se m**or acolhimento e, *onsequente*ente, motivação **s aluno* a
</line>
<line>
p*r*ir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*aiores *nt*r*ções pr*senciais (MACDONA*D, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
O **sino hí**ido e*iste quand* n*o é mais p*ssível dis*ociar as
</line>
<line>
e*pe*iências
</line>
</par><par>
<line>
v*venciad*s no a*b*e*te
</line>
<line>
virtu*l e presenc*al, ex*gindo com isso
</line>
<line>
ações pedagógi*as que
</line>
</par><par>
<line>
viabi*iz*m o e*tre*açamento
</line>
<line>
*ntre e*tes
</line>
<line>
a*bientes e subsidiados pelas tecno*o*ias (BRITO,
</line>
</par><par>
<line>
202*).
</line>
</par><par>
<line>
Elementos como o *empo, o **paço, *s métodos, as ati*ida*es e co**equentemente as
</line>
<line>
p*sso*s podem **tar combina*as e mistur*das (MORAN, 2015), *o*endo ocorre* em d*v**sos
</line>
</par><par>
<line>
ambi*ntes sem a
</line>
<line>
necessi*ade
</line>
<line>
de obri*ator*am*nte *er dentro de u*a sa** de a*la, graças
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
pres*nça ost*nsiv* da tec*o**gia disponível, desde que adaptada aos mais *ariados a*bientes,
</line>
<line>
* das d*versas fo*m*s e n*cessidad*s (SCHIE*L; G*SPAR**I, 20*6).
</line>
<line>
Com a combi*ação *o u** dos mo*e*os presen*ia* e a distância, a tecnologia tornou-se
</line>
</par><par>
<line>
uma ferra**n*a indispe*s*vel n*ste processo de
</line>
<line>
apr*ndizagem (OLI*EIRA *t *l., 20**),
</line>
</par><par>
</page><line>
t*davia, Bacich (20**) de*taca que, e**o*a a* t*cnologi*s di*i*ais *olab*rem para * proce*so
</line>
<line>
de ensino e aprendi*agem, apenas o s*u uso é in*uficiente, se*do necess*ria a com*inação **
</line>
<line>
tecnologia com *s in*erações pr*senciais.
</line>
<line>
A integ*ação de todo* os esp**os e tempos é proporcionada pela tecnologia, quando há
</line>
<line>
u** simb*ose *ntr* o ensinar e aprender dentro d* que ch*mamos de mundo físico e mundo
</line>
<line>
digita*. A me*cl* ent*e es*es ambie*tes é fundamenta* *ara a***r a esco*a para o mundo * *ic*-
</line>
<line>
versa (MORAN, *015).
</line>
<line>
Conside*ando que nos últ*mos anos a combi*ação dos am*ient*s virtual e pre*encial
</line>
<line>
no *pre*dizado vem s* destacand* na prática de en*ino, disp*nib*lizando ambientes r*cos de
</line>
<line>
a*re**iz*gem (HOF*MA*N, 2016), o prese*te e*tudo tem por objeti** apresentar e discut*r
</line>
<line>
o* principais conceitos e *efini*ões do en*in* híbrido, desta*an*o seus modelos e desafios.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a, v. 2*, n. *1, art. *, *. 180-19*, n*v. 2*23 www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino *íb*ido: Conceitos, Fundam*n*os e Desafios
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
Trat*-*e *e *ma pesqui** bibli*gráfica com ab*rd*gem qual*tativa par* a qua* foram
</line>
<line>
consultadas as bases de dados Emerald e google sc*ol*r com * objet*v* de contr*bu*r nas
</line>
<line>
análises e di*cussõe* *obre o tema de ens*n* híbri*o.
</line>
<line>
2 REFERENCI*L TEÓRICO
</line>
<line>
A*tes de *dentrar *os tópicos do refe*enc*a* te*rico, trazem*s *ara refl*xão o estudo
</line>
</par><par>
<line>
de Silva (2*17) que aponta como equív*co * pen*am*nto de que h* uma dicot*mia e*tre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
modelo de ensino *íbr*do e o modelo de ensi*o t*adiciona*. Nã* há dicotomia, tampouco um
</line>
</par><par>
<line>
p*radox* entre estes modelos de ensino. A pro*osta do
</line>
<line>
ensino *í*ri*o é de ampliação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
mo*elo de ens*no *radicional, qu*ndo s* *n**rpora o ensino on-line com vi*tas a atender às
</line>
</par><par>
<line>
*emandas educacionais da atual*da*e, permit*ndo que o aprendizado dos estuda*tes oco*ra
</line>
<line>
t*nto em s**a de *ula físi*a *uanto e* am*ien*e on-line, se*do cons*d*ra*o um *omplemento
</line>
<line>
do en*ino tradiciona*.
</line>
<line>
Com o avanço da tecnologia, *s *ula* podem s*r re*stru*uradas e * forma de *n*inar
</line>
</par><par>
<line>
pode ser realizada de diver*as *o*mas *
</line>
<line>
novas maneiras. * combinação d* ap*e*di*ado
</line>
</par><par>
<line>
*nst**ci*nal em sal* de a*la e a tecnologia on-*ine, conhecida como apre**izado mis*o,
</line>
</par><par>
<line>
permite apre*diz*** centrad* no *luno. Entretanto, ex*stem in*meros mode*os o
</line>
<line>
*e en*in*
</line>
</par><par>
<line>
híbrid*, não h*vendo nenhum mode*o único que possa ser *onside*ado pe*feito para todas as
</line>
<line>
in*tituições (CHOWDHURY, 2019).
</line>
<line>
2.1 *nsino híb*ido: Conceitos, Def*nições e Refl*xõe*
</line>
<line>
Ape*ar d* nome Ensin* *íbrido soar co*o algo recentemente con*truído e
</line>
</par><par>
<line>
co**eit*ado, veri*icou-se na b*se *copus a*tigo pu*licado no início dos
</line>
<line>
*nos 2000 já com a
</line>
</par><par>
<line>
*iscus*ã* * re*pei*o
</line>
<line>
do t**a, sendo incorpor*dos **vos aspectos ao conceito de forma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
am*liar ou reduzir seu* limites (BAR*ELOS; BATIS*A, 2019), havend* d*stintas d*fini**es
</line>
<line>
e pr*t*camen*e não se encontrando um c*n*e*** *ntre *las (KRAVISKI, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
O*iundo d* lí*gua inglesa, Blende* Lear*i*g é
</line>
<line>
um termo que está relac*on*do
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
educ*çã* * dis*ância, compreendendo
</line>
<line>
o e*sino *í*rido ou semipresenci*l com o*erta
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo p*e*en**al e v*rtu*l (DULTRA, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A expressão Ensino Híbri*o tem *ecebido ao lo*go do t*mpo distintos **nc*itos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interpr*tações, a ponto d* dificultar a distinção ent*e uma **la com vasto uso de tecnologi*s
</line>
</par><par>
<line>
*igi*ais de *utra
</line>
<line>
com ensino híbrido. *ace à dive*sidade de definiçõ**, o pesquisa*or deve
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. *, p. 180-195, nov. 2023
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. L. F. Mand*rino, E. Mardula, N. P. J. Sant*na
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
*eixar claro q*a* d***niç*o es*á sendo a*otada em seu trabalho (BARCELOS; BATISTA,
</line>
<line>
2019).
</line>
<line>
Para *ar *onta das necessidades *o a*uno contemporâneo, Moran (201*) *estaca *** *
</line>
<line>
e*sino h*b*ido *ode ser consi**rado como *m progr*ma de en*in* que utiliza a c*mbinação
</line>
<line>
do ensino trad*ciona* co* o on-line e cercad* das TDIC* - T*cnolo*ias Digitais da
</line>
<line>
*nformação e Comunicação.
</line>
<line>
O uso das TDI*s pos*ibil*ta que * alu*o tenha libe*dade no p*an*jamento do seu ritmo
</line>
<line>
*e estudo e aprendizagem, e*con**ando os mome*tos *ais a*eq*a*o* e co*v*nientes para
</line>
<line>
*ealização da* *tivid*des ** sua residên*ia e de for*a complementar *o estud*do em s*la de
</line>
<line>
aula presencial (SUNAG*; C**VALHO, 201*).
</line>
<line>
Embor* o uso da t*cnol*g*a em sala de aula não seja uma o*ri***oriedade, à medida
</line>
</par><par>
<line>
qu*
</line>
<line>
ela vai
</line>
<line>
sendo utiliz*d* de forma *omplem*ntar à *p**nd*zagem, o a*cance
</line>
<line>
d*sta
</line>
</par><par>
<line>
colabora*ão de** *er cons*derado, podendo ofe*ecer apo*o a
</line>
<line>
um novo parad*gma de *n**no,
</line>
</par><par>
<line>
proporcionan*o aula* e*clusivamente e*positi*as de form* a permitir que o es*udante, no seu
</line>
<line>
processo de ap*endizagem, assuma mais cont*ole (PRENSKY, 201*).
</line>
<line>
Uma das *rincip*is c*racterística* do am*i*nte digi*al é a mobilidade. A nec*s*idade
</line>
<line>
d* uma p*es*nça constante na *ala de aula é muitas *ezes p*rcebida *el* aluno
</line>
<line>
contemporâneo c*mo uma li*itaç*o *naceitá*el. Por*ant*, mesmo a utilização da t*c*ol*gia
</line>
<line>
em sal* de au*a pode *ão levar a mudanças tão po*it*vas na motiv*ç*o e no *ucesso *os
</line>
<line>
*lun*s quanto ao ensino h*brido (SAJID, 2016; M*THEOS; CLEVELA*D-INNES, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
A tec*ologia utiliz*d* como uma ferram*nta
</line>
<line>
do ensin* híb*ido
</line>
<line>
permit* que o **uno
</line>
</par><par>
<line>
tenha autonomia para *ontrolar s*u temp* * defi*ir o melhor mom*nto para se ded*car ao
</line>
<line>
processo de aprendizagem d*s temáticas pro*ostas, liberando o professor do papel exclusi**
</line>
<line>
de t**nsmissor de conteúdo, p*rm**indo *om que ele tenha condições para ocupar a posição de
</line>
<line>
mediador, identif*ca*d* mel*or as necessid*d*s dos seus *lun*s, reflexão e análise de novos
</line>
<line>
tema* (RODRIGUES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A forma como as *scola* e *n*versidade* of*recem seus cursos e*tá
</line>
<line>
passando **r
</line>
</par><par>
<line>
proces*o *e mudança e *ever* *ermanecer neste pro*e*so por pelo menos alguns m*ses *u até
</line>
<line>
anos (GREENBERG; HIBBE*T, 202*) e, por ca*sa da pa*demia de COVID-19, todas as
</line>
<line>
empresas, incluindo as escolas, da noite para * dia foram forçadas * migrar *e u* ambie*t*
</line>
<line>
*aj*rit*riamente presencial para um ambi*nte t*talmente v*rtu*l (P*C*IARELLI; KAPLAN,
</line>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*n*, v. 2*, n. 11, a**. 9, p. *80-195, nov. 202*
</line>
<line>
www4.**anet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*sino H*brido: Conceitos, Funda*e**os e Desafios
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
* RES*LTADOS E DI*CUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Modelos híbri*os *e E*sino
</line>
</par><par>
<line>
No universo da edu*ação, os in*eressados
</line>
<line>
*m levar o ensino on-line
</line>
<line>
para as e*cola*
</line>
</par><par>
<line>
suste*tam * opção de leva* *ma soluç*o hí*rida que ofere*a ao educador va*tagens de amb*s
</line>
</par><par>
<line>
os lad*s: As vant**ens do ens*no on-line combinada* a tod*s o* b*nefí*io*
</line>
<line>
da sala de aula
</line>
</par><par>
<line>
tra*iciona*, *endo * opção d**ruptiva o empre*o d* ens*no *n-lin* em m*del*s que se
</line>
</par><par>
<line>
di*tan*iem da sala de a*la t*adicional e va*or*zem a tecnologi* mais adap*ável, acessív*l
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conveniente (C*RISTENSEN; HORN; STA*ER, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Embora exijam m*is preparação e aten**o por pa*te do **rpo docent*, as
</line>
<line>
me*odo*ogias *íbridas se *eve*am m*is motivadoras no pr*c*sso *e en**no-ap*en*iza*em
</line>
<line>
tanto pa*a o c*rpo di**ente c*mo docente (S*ARES e* al., 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
**rtins (2016) obser*** que d*s diferen**s fontes de *esquisa que trazem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
abord*ge* d* ensino *í**ido
</line>
<line>
na edu*ação bási*a, proposta *esenvolvida por Staker e Hor*
</line>
</par><par>
<line>
(2012) e *orn e Stak** (2015) a*re*entam algumas estr*tégi*s met*dológicas co* vi*tas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
condução de a*las neste modelo d* *nsino.
</line>
</par><par>
<line>
Nos Estados U*idos da A*érica * no Canadá, * modalidade do e*sino híbrido te*
</line>
</par><par>
<line>
* i do
</line>
<line>
aplicada c*m mai*r **fas* n* e**caç*o bá***a. No Brasil, obser*a-se que o foco da
</line>
</par><par>
<line>
aplicaç** desta modalida*e é no ensino s*perior (KR*VISKI, 2*19).
</line>
</par><par>
<line>
Pioneiro* na utilização do ensino
</line>
<line>
h*brido, Horn e S**ker (2015) classificam o *nsino
</line>
</par><par>
<line>
híbrido dentro de q*atr* *odelos: *otação, Flex, À la Cart* e Virtual Enriquecido, c*nforme
</line>
<line>
apresen*ado *a figur* 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a **, v. 20, n. 11, art. 9, *. 180-195, nov. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. L. F. Mandarino, E. Mardula, N. P. J. Sa*t*na
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - M*delos de ensi** h*br*do
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Horn e Staker (2015).
</line>
<line>
O e*pr*go desses termos tem por ob*etiv* viabilizar * classi*i*ação das várias
</line>
<line>
combinações d*s m*delos, podend*-se *s*im criar c*rsos híbrido* *om pro**a*as
</line>
<line>
personali*ados de acordo com as nece*s*dad*s (KRAV**KI, 2019).
</line>
<line>
Os modelos de rotação po* est*ções, l*bora*ório r**a*ional e sala de aula invertida, que
</line>
<line>
serã* a*ordados n* próxi*a *ubseção, *o*binam a as*ociação da s*la de aula *radicion*l com
</line>
<line>
o ensino on-line, t*aze*** *esta for*a uma solução *ons*de*ada híbrida (CHRISTEN*EN;
</line>
<line>
HOR*; *TAKER, 2013).
</line>
<line>
3.2 Modelo de Rotaç*o
</line>
<line>
Este modelo se caracter**a pelo r*vezame**o *o* estudantes n* realiza*ão das
</line>
</par><par>
<line>
*t*vi*a*es, poden** ser em horário f*xo *u de
</line>
<line>
acor*o as orientações
</line>
<line>
do
</line>
<line>
docente, p*den*o
</line>
</par><par>
<line>
ocor*e* di*cussões em grupo *a*a realizaç*o
</line>
<line>
das tarefas, **ituras, *scritas, *** ou sem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Ensi*o H*brido: **n*eitos, Fun*amentos * Desafios
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
di*i*ido em *sta*ões, são dividido*
</line>
<line>
dois grupo* os quais rot*cio*am entre a sala de
</line>
<line>
aula
</line>
</par><par>
<line>
tradicional e o com*uta*or ou laboratório. Com a determinação do temp* para real*z*ção das
</line>
</par><par>
<line>
a*i*idades, a
</line>
<line>
*tividade
</line>
<line>
on-l*ne ocorre n* *aborató*i* a ati*idade prátic* em sala de e
</line>
<line>
au*a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
instalações físicas ou no corpo de profissiona*s. Combinando * *ala d*
</line>
<line>
aula tradicio*al com
</line>
</par><par>
<line>
uma nova tecnologia - o ensin* on-lin* - *ada um dest*s mod*los po** cria* algo melhor,
</line>
</par><par>
<line>
consid*rando o que se
</line>
<line>
*eve ter e fazer em uma
</line>
<line>
boa sala d* **la (CHRISTEN**N; HORN;
</line>
</par><par>
<line>
STAKER, 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina P*, v. 20, n. 11, a*t. 9, *. 180-195, nov. 2023
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. L. F. Mandarino, E. M*rdula, N. P. J. *anta**
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
3.3 Ensino hí*rido - Modelos disruptivos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*or*a a abr*ng*r os temas a s*rem estudados. O es**dan*e *otaciona p*r mo*alidades e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
acordo com suas neces*ida*es individua*s. Dife*e*cia-se dos outros mode*os d*vido a não ter
</line>
</par><par>
<line>
a necessidade de *e pas*ar *ecessar*amente
</line>
<line>
por t*das as modalid*de* ou e*tações pro*os*a*.
</line>
</par><par>
<line>
Sua a*enda é organizada de forma in*iv*dua*, diár*a *e acord* com suas nec*ssidades *
</line>
<line>
(MARTINS, *0*6; KRAVISKI, **19).
</line>
<line>
Apesar de se* considerado como u*a possibil*dad* *etodológica no modelo de *nsino
</line>
<line>
hí**ido, Marti*s (*01*) destac* q*e a i*plementação de*te modelo requer uma modificação
</line>
<line>
da es*rut*ra de organização dos e***dan*es no *mbiente escola*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
M*de*o Flex
</line>
<line>
Privilegia a aprendizagem no ensino on-*i*e onde
</line>
<line>
o estudante recebe o s*porte
</line>
</par><par>
<line>
neces*ário
</line>
<line>
*e ac*rdo
</line>
<line>
com suas necessidade* indiv*duai*. Conside*a que c*da um tem
</line>
<line>
se*
</line>
</par><par>
<line>
rit**,
</line>
<line>
send* person*l*za*o * o prof*ssor *ica à *isposição para os escl**ecime*t*s
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
dúvidas (*ACICH; NE*O; TREVISANI, *015; MARTIN*, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A parte considerada f*exível * ada*tável se *efere *o m*mento
</line>
<line>
pre*encial
</line>
<line>
em que o
</line>
</par><par>
<line>
e*tudante
</line>
<line>
pode receber *o pro*essor u* apoio mais subs*ancial ou apenas uma supe*visão,
</line>
</par><par>
<line>
a**ende*do a*ravés de
</line>
<line>
um crono**ama elaborado de forma individ*al e pe*s*nalizada
</line>
</par><par>
<line>
(ROLINDO et al., 2**9).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A la carte
</line>
<line>
Ne*te modelo, o
</line>
<line>
estudante realiza seu próprio r*teiro
</line>
<line>
de es**dos, sendo inte*ra**nte
</line>
</par><par>
</page><line>
responsável *or cumprir os o*j*ti*os ** ap*endi*age* pro*ostos p*lo pr**essor. Seu *r*ce*so
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. 20, *. 11, art. 9, p. 180-1*5, nov. 2023 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
En*ino Hí*rido: Concei*o*, Fundam*ntos e Desafios
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ativ*dades são re*li*adas pelos alu*os de *orma vi*tual através
</line>
<line>
das *la*aformas
</line>
<line>
on-lin*,
</line>
</par><par>
<line>
toda**a re*lizam en*ontros pr*senc**is c*m os professore* de acordo com a **a necessid*de
</line>
<line>
de aprendizagem, devendo os *studa*te*, de fo*ma presenc*al, s* apresentar *elo menos um*
</line>
</par><par>
<line>
vez na semana, divi*indo des*a form* se* *empo com aprendi*ag** pres*ncial e
</line>
<line>
on-line.
</line>
</par><par>
<line>
(**RTINS, 2016; KR*VISKI, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
3.4 Desafio* do ens*no híbri*o
</line>
</par><par>
<line>
O ensino hí*rido exig* maior cap*citação, atu*liza*ão * empe*ho dos p*ofi**ion*i* e,
</line>
<line>
p*incipalm*nte, *arceria entr* os educadores e a escola, de forma a viabil*zar a *ormação
</line>
</par><par>
<line>
necessária para que s*
</line>
<line>
ext***am os melhore* resultados com maior
</line>
<line>
eficiência
</line>
<line>
e em
</line>
</par><par>
<line>
consonância com a real*dade de apre*diza*em, ap*n*an*o para a necess*dade da qua*ifica**o
</line>
<line>
doce*te est*r ass*ciada à formação continua*a, jun*amente c** a troca de suas experi*ncia*
</line>
<line>
práticas (E*PE*ANÇA; LOPES, 2019; SOUZA *t al., 2021).
</line>
</par><par>
<line>
O con*tan*e ino*ar juntamente com *s
</line>
<line>
*ransformações das te*nolo*ias digitai* têm
</line>
</par><par>
<line>
acarreta** em mudanças nas formas com* *ens*mos, sentim*s, ap*endemos
</line>
<line>
*
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
relaci*namos enquant* s*jeitos *a s*ciedade. Nesse *ent*do, *s *or*as de pensa* em
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o e *a fo*mação *o p*o*essor também necessitam ser transfo*ma**s (VO*T* al., et
</line>
<line>
2019).
</line>
<line>
Embora *s metodol*gias ad*tadas no ensino híbrido possam ser consider*das
</line>
<line>
inovadoras, faz-*e necessário o rec*nheciment*, e*qua*t* educadores, da n**ess*da*e de *star
</line>
<line>
engajad* na b*sca de u* *rocess* *e *ormação que os auxilie no uso das tecnologias de
</line>
<line>
Info**ação e Comu*icaç*o (TICs) e* sala de aula (MA*TOS, 2019).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Te**sina PI, v. *0, n. 11, art. *, *. 180-195, nov. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. L. F. Ma*darino, E. Mardula, N. P. J. *ant*n*
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
Muit*s vezes os professores se sent** i*segur*s em r**ação ao pl*neja*ento das aulas
</line>
<line>
n** *ol*es do en*in* híbri*o, destacando t*mbém * *alta de t*mpo para reali*ar p**qui*a* nas
</line>
<line>
*lataformas digitais como dificu*dad*s e*fr*ntadas (**P**A*ÇA; LOPES, 2019).
</line>
<line>
Sil*a (2016) adiciona a *s** *i*c*ssão o a*ego dos *lunos ao método tra*icional de
</line>
<line>
en*in* que se baseia na centralização d* professor no proces*o de aprendizag*m, *es*acando
</line>
<line>
os lim*tes do acesso às te*nologias na* escol*s conjunt**ente à capacit*ç*o ine*ici*nte
</line>
<line>
promov**a *os professo*es para o us* dos *e*ur*os digita**.
</line>
</par><par>
<line>
Para im*lantaçã* do *nsino híbrid*, um fator *e gr*nde *elevânc*a é o acesso
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia*, pois profe*sores e estud*nt*s neces*itam se famili*rizar *om as t*cn*lo*ias
</line>
<line>
ex*stentes ** forma a d*senvolver s*as capacidades de inter*çã* e produç*o de co*teúdo *os
</line>
</par><par>
<line>
a*bientes v*rtu*is visando *o su*esso
</line>
<line>
*a* ati*i**de* inte*a**vas, *endo nece**ár*o também
</line>
</par><par>
<line>
quebra de ba*r*iras int**nas do *nsino **adicional, tomando a *autela par* que sua
</line>
<line>
imp*ementação não s* tor** um modismo sem sustância (CASTRO et a*., 20**).
</line>
</par><par>
<line>
Souza et al. (2021) *estac*m como ma*or desafio d* modelo do ensino híbrido
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*o*sibilida*e
</line>
<line>
da realizaç*o do
</line>
<line>
trabalho e* disti*tos
</line>
<line>
ambientes, consi*erando *u* dev*rá
</line>
</par><par>
<line>
haver comprometimen*o e a*tono*ia do est*dant* no p*oces*o de aprendizage*, assim como
</line>
<line>
res*onsa*ilidade e div*r*ida*e de estratég*as *a produção de co*teúdo **r **rte do docente,
</line>
<line>
exig*ndo, conforme Ange*uci e *acav*llo (2017) apontam, maior *ompr*metimento do
</line>
<line>
sistema e*ucacional com o a*b*ente de apr*ndi*agem d* séc*lo XXI, qu* se caract*riza pela
</line>
<line>
ideia de *ultiplicidade de lugar*s, sej*m estes físicos o* virtuais, ideias, int*rdisciplin*r*dade
</line>
<line>
de *rofi*sionais * adapt*ção às tecnol*gias.
</line>
<line>
De*tre os di*ersos desafios ex*sten*es par* a implementação *o ensino híbri**, Silva
</line>
</par><par>
<line>
(2017a)
</line>
<line>
apont* a resistência dos prof*ssor*s e e*tudantes, devido à aversão à inovação,
</line>
</par><par>
<line>
justificada
</line>
<line>
pelo comodismo *u por di*iculdad*s *elacionadas à falta de e*tr*tura da* escola*
</line>
</par><par>
<line>
para i*p*ementa**o da metodolo*ia, sendo t*l*ez este o *ais difícil de *uperar.
</line>
<line>
No contexto de p**de*ia, *onsiderando a* *edidas impost*s pelo i*ola*ento so*ial,
</line>
<line>
somam-se aos desafios *per*cion*i* e tec*o*óg*cos impostos pe*o ensino remoto, as angúst**s
</line>
<line>
d* chamado n*vo nor*al, q*e podem afetar *onsid*ravelm*nte * saúd* mental dos d*ce*tes,
</line>
</par><par>
<line>
desta*an*o ser
</line>
<line>
de f*ndament*l impo*tân*ia a promoçã* de d*álog*s *ntre docentes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
instituições d* ensino SILUS; FONSECA; *ESU*, 2020).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 11, art. 9, p. 180-195, *ov. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino Híbr*do: Conceitos, Fund*m*ntos e Desafi*s
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERA*ÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Este t*a*al*o bu*c** co*tribui* teor*camente, através de uma revisã* de *iteratur*, as
</line>
<line>
*rincipais caracte***t**as e d*f*nições * re*peito *o ens*no híbrido e s**s r*sp**ti*os modelos.
</line>
</par><par>
<line>
No *ecor*er *o arti*o foram apresentado* os princi*ais conceitos * definições
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ens*no híbri*o, se*s mo*elos e desafios através de um breve pan*rama do que vem sendo
</line>
<line>
discutido a *espe*t* da temática.
</line>
<line>
*imos qu* o ensi*o híb*ido está al** da simples junção do p*esencial com o *n-line.
</line>
<line>
Há *iversos modelos os *uais, para serem aplicados, de*em sempr* t*r *omo foco o p*oce*so
</line>
<line>
de *prendizage* do estuda*t*, considerando que *lguns terão m*is ou m*nos dificuldad*, a
</line>
<line>
depe*de* d* mo*elo **c**hido.
</line>
</par><par>
<line>
Um dos desa*ios na adoção do *nsino h*brido
</line>
<line>
é m*d**ça do papel do professor, a
</line>
</par><par>
<line>
*onsiderando que no méto*o trad*ci*nal de ensino seu papel é majoritariamente um
</line>
<line>
transmisso* d* conhecim*nto *u or*dor em *u*as *xposit*vas, enquanto no método d* ens*no
</line>
<line>
hí**ido desemp*nha o*tra* fun*ões como media*or, tutor, facilitad*r, *roblematizador, dentre
</line>
<line>
out*os.
</line>
<line>
Por outro *ado, temo* o **tudan*e que *uitas vezes não tem *cess* * platafo*** on-
</line>
</par><par>
<line>
l i ne
</line>
<line>
por p*obl*mas tecnoló*icos, seja de
</line>
<line>
hardwa*e, seja de software, além do
</line>
<line>
*cesso
</line>
</par><par>
<line>
necessário r*d* à
</line>
<line>
de computadores - Intern*t. Em alguns
</line>
<line>
caso*, esse* fat*res pod*m ser
</line>
</par><par>
<line>
limitador*s e desmotivadores para o c**t*n*o *rocesso de a*rend***gem.
</line>
<line>
O *nsino hí*rido, se* sombr* de dú*idas, *r*z co*sig* diversas facilidades e acesso a
</line>
</par><par>
<line>
pe**oas que antigamente não t**ham acesso educação. Com o avanço à
</line>
<line>
deste modelo de
</line>
</par><par>
<line>
ensino, e c*m * fle*ibilidade inerente, o acesso à *ducação ten*e a se* mais u*iv**sal. Hoj* o
</line>
<line>
conhec*men*o ul*rapassa fr*nt*iras e não há po**ibilidade para * retrocesso.
</line>
<line>
A questão que trazem*s para dis*ussão situa-se além da d*scus*ã* **s modelos
</line>
<line>
existent*s, sejam e*tes cons*derados d*sr*ptivos o* não. T*ata-se de um cres*ente aprendizado
</line>
</par><par>
<line>
tanto *o corp* docent* em *id*r com a*
</line>
<line>
nova* tecno*ogias, fazendo o m*lhor do
</line>
<line>
que * á
</line>
</par><par>
<line>
*isponível, assim co** do corpo discente em lidar com a disci**ina * a liberdad* qu* * ensino
</line>
<line>
híbri*o propo**iona.
</line>
</par><par>
<line>
Sabemos que não é fáci*
</line>
<line>
l**ar com a li*erdade, e o *nsino híbr*d* traz consigo parte
</line>
</par><par>
<line>
deste conceito,
</line>
<line>
uma *ez que
</line>
<line>
não há, em sua grande *arte, * obrigat***edad* de dia e hora
</line>
</par><par>
<line>
marcados para a e*posiç*o da aula do professor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. 11, art. 9, p. 180-1*5, nov. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. L. F. Man*ar*no, E. Mardula, N. P. J. Santana
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
Com isso, o a*u** tem que p*ssuir a *a**rid*de suficie*te pa*a realizar as leituras de
</line>
<line>
tex*os, parti*ip**ão *m fóru*s, visualização de vídeos par* posterior **sc*ssão nos *omentos
</line>
<line>
síncr*nos, se*am *stes em sa*a *e aula pre*e*c*al ou atrav*s de aulas virtuais.
</line>
<line>
Ain** há m*ito o que amadurecer de a*bo* os lados, se** n* cap**i*ação *o co*po
</line>
</par><par>
<line>
doc*n*e para lidar com as nova* tecnologi*s e m*d*los de ens*no, se*a na adaptab*lidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*orpo discen*e e* lidar com os novos formatos *o modelo ** ensino e apren*i*agem.
</line>
</par><par>
<line>
Entendemos que es*e é de fat* *m caminho sem vo*ta, assim deve-se lapidar o que já
</line>
<line>
exi*te e adapt*r às ne**ssidade* de cada *ndiv*d**, proporcionando *essa *orm* a
</line>
<line>
un*versalidad* d* e*ucação prevista em *ossa C**s*ituição Federal.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
ANGELUCI, A. C. B; CACAVAL*O, M. Ensino h*bri*o, tecnologias e * n*va e**lo*i*
</line>
<line>
cogni*iva: uma revisão de literat*ra. Comunicações, v. 24, n. 2, p. 229-246, *017.
</line>
<line>
BA*ICH, L. Ensi*o **b*id*: P*o*osta de formação de prof**sor*s para *so integ*ado das
</line>
<line>
tec*ologia* digit*is nas ações de *nsino e aprendizagem. In: A*ais do XX*I Work*hop de
</line>
<line>
Informátic* na Escola. SBC, *016. p. 6*9-*87.
</line>
</par><par>
<line>
BAC*CH, L; ***ZI NETO, A; TREVI*ANI, F. M. Ensin* híbrido: pe*sonalização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ogia na e*ucação. P*nso Editora, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
B*RCELOS, G. T; BATISTA, S. C. F. En*ino *íbrido: aspec*os te*ricos e
</line>
<line>
an*li*e d*
</line>
<line>
du*s
</line>
</par><par>
</page><line>
experiências pedagógica* com Sal* de Aula Inv*rtida. RE*OTE, v. 17, n. 2, p. 6*-75, 2019.
</line>
<line>
BRIT*, J. M. S. A singularidade pe*agógica do ensi*o híb*ido. EAD em f*co, v. 10, n. 1,
</line>
<line>
2020.
</line>
<line>
*ASTRO, *. A et a*. Ensino híb**do: des*fio da cont*mporane*da**? Projeç*o e docên*ia, v.
</line>
<line>
6, n. 2, p. 4*-58, 2015.
</line>
<line>
CHOWDHU**, F. Blended learning: h** to flip the classroom at HEIs in
</line>
<line>
B*ngla*esh? Jou*nal of Re*earch i* In**vativ* Teaching & Lea*n*ng, *01*.
</line>
<line>
*RISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; S*AK*R, H. Is K-12 *lended L*arning Di*ruptive?
</line>
<line>
A* Introduction to the Theory of Hybrids. Cla*ton Chri**ensen Institute f*r D*sruptive
</line>
<line>
I*novatio*, 2013.
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina, v. 20, n. 11, a*t. 9, p. **0-195, *ov. 2*23 *ww4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ens**o Híbrido: Conceitos, Fu*damentos * Desa**os
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
DULTRA, *. *. O en*ino híbrido: alternativa p**a a educação incl*siv* de s*rdo. *esearch,
</line>
<line>
Society and Development, v. 8, *. 6, p. e478610**, 2019.
</line>
<line>
ESPERA*ÇA, A; LO**S, J. *. B. M***lo de Ensin* Híb*ido Laboratorio Ro*a*ional:
</line>
<line>
desafios da fo**açã* doce**e. Redi*-Revist* E*ucacional Interdisciplin**, v. 8, n. *, 2019.
</line>
<line>
GREENBERG, D; HIBBERT, P. From the **it*rs*ovid-1*: Lear*i*g t* *ope and ho*in*
</line>
<line>
to l*arn. Ac*de*y of Manag*m*nt Lea*ning & *ducation, v. 19, n. *, *. 123-130, 20*0.
</line>
<line>
HOFFMANN, *. H. O ensino h*brido no ensi*o funda*ental: possibi*id*des * desafios.
</line>
<line>
2016. Trabalh* de Conclusã* *e Curso (Curso d* **pecialização em Ed*cação na *ultura
</line>
<line>
Digita*) - *niversid*d* F*d*ral de S*n*a Catar*n*.
</line>
<line>
KRAVI*KI, M. R. *ormar-se para form*r: fo**ação c*ntinuada de p*ofessores da educação
</line>
<line>
superi*r - em serviço - em metodolo*ia* ativas e ensino híbr*do. 2019. D**sert**ão (Mestrado
</line>
<line>
e* Educação) - *ent*o Unive*sitário Inte*nac*onal **i*ter.
</line>
<line>
MACD*NAL*, J. Ble*ded learning a*d online tutoring: Planning l*arn*r sup*ort and
</line>
<line>
*ctivity design. *outledge, *017.
</line>
<line>
MA*TINS, L. C. B. Im*licações d* *rg*n*zaçã* da ativid*d* did*tica *om uso de
</line>
<line>
*e*nolog*as d*gitais na formação de c*nceitos *m uma proposta de En*ino Híbri*o. *016.
</line>
<line>
Tese de Douto**do. U*ive*sidade de S*o Pa*lo.
</line>
<line>
MAT*EOS, K; CLEVELAND-I*NES, M. Blended learning: Enablin* higher education
</line>
<line>
*eform. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 238-*44, 20*8.
</line>
<line>
MATTO*, M. B. G. S. O uso do e*si*o híbrido em escola* parti*ulares de ensino
</line>
<line>
funda**ntal *: estratégia de d*senvolviment* d* habili*ades em sala de aul* com* autonomia
</line>
<line>
do estu*ante. Re*ista Científica do UBM, p. 100-117, 201*.
</line>
<line>
MORAN, J. Educa*** híbrida: u* con*eito-chave p*ra a educação, hoje. En*i** híbrid*:
</line>
<line>
perso**lização * tecnolog*a na e**caç*o. Porto Al*gr*: *enso, p. 27-45, 2015.
</line>
<line>
CARVA*HIDO, *. L. L et al O ensino híbri*o no Bras*l após p*nde*ia do covid-
</line>
<line>
19. Brazil**n J*urnal of Development, v. 7, n. 1, p. 918-932, 2021.
</line>
<line>
PRENSKY, M. O papel da tecno*ogia no ensino * na sala de aula. Conject*ra, Caxias d* Sul,
</line>
<line>
v. 15, n. 2, maio/a*o. 20*0, p. *01-204.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 20, n. 11, art. 9, p. 180-195, nov. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. L. F. Mandarino, E. **rdula, N. P. J. Sant**a
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
*UC*IARELL*, F.; KAPLAN, A. Transi*io* to a h**ri* teaching m*del as a s**p for*ard
</line>
<line>
*o*a*d re*po*sible *an*g*ment e*ucation? Journal of Global Respon*ibility, 202*.
</line>
<line>
RODRIG*ES, E. F. Tecnol*gia, inova*ão e ensino de história: o ensi*o h*brido e suas
</line>
<line>
po*sib*lid*d*s. 2**6. Disser*aç*o (Mestrad* em Ensi*o de Hist*ria) - Universi*ade Fede*al
</line>
<line>
Flumi*e*se.
</line>
<line>
ROLINDO, J. M. * et al. Modelo híb*ido: po**ibilidade *e ensin* no século XXI. Brazilian
</line>
<line>
Jo*r*a* of Deve*opment, v. 5, *. 9, p. 14262-14279, 2019.
</line>
<line>
**JI*, M. R. et a*. Ca* b*ended learning a*d t*e flip**d cla*sr*om impr*ve student l*arn**g
</line>
<line>
and satisfactio* in Saudi Arab*a? Int*rna**onal journa* of medic*l *du*ation, v. 7, *. 28*,
</line>
<line>
2*16.
</line>
<line>
SCHI*HL, E. P; GAS*ARINI, I. *ont*ibuiçõ*s do Google Sala de Aula para o ensi*o
</line>
<line>
hí*rido. Renot*, v. 14, n. *, 20*6.
</line>
<line>
*ILUS, A; F*N*EC*, A. L. C; J*SUS NE*O, D. L. Desafios do ensino superior brasileiro
</line>
</par><par>
<line>
em tempos de pan*e*ia da C*VID-19: re*ensando a pr*tica doc*nte. Liinc em Revista,
</line>
<line>
v.
</line>
</par><par>
<line>
16, n. 2, p. e5**6-e5336, *020.
</line>
</par><par>
<line>
SIL*A, E. R. O Ensin* **b*ido no C*ntexto das E*colas *úblicas Brasi*eiras: Con*ribuições
</line>
<line>
e Desafios. *orto das L*t*as, v. 3, n. 1, p. 151-164, 2017a.
</line>
</par><par>
<line>
SIL*A, J. B. O contr*buto *as tecnologias
</line>
<line>
digitais *ara o *nsi*o h*brido: o rompimento das
</line>
</par><par>
<line>
fronteiras espaço-*emporai* *is*oricamente esta*eleci*as e suas im*licaç*e* no
</line>
</par><par>
<line>
ensino. ARTEFACT*M-Rev*sta de es*udos *m Li*guagens e Tecn**ogi*, v. 1*, n.
</line>
<line>
2,
</line>
</par><par>
<line>
2*17.
</line>
</par><par>
<line>
SIL*A, J. E. P. *is*ert*ção (M*strado). Ensino híbrid*: *ossíveis contribuiç*es par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qua*ificação d* *nsino de *ist*r** no En*ino Médio. *0*6. **ivers*dade **der*l
</line>
<line>
de *anta
</line>
</par><par>
<line>
Maria.
</line>
</par><par>
<line>
SOARE*, L; PACHECO, *; GOMES, A; *E*XEIRA, J. *ode*os híbri*o*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ensino-
</line>
</par><par>
<line>
ap**ndizagem: *x*er*ênc*as a partir do
</line>
<line>
PROM@ TT. In: Educa*ã* ge*gr*fica n*
</line>
</par><par>
<line>
moderni*ade *íquida: atas do VI*I Congre*so Ibéri*o de Didática *a Geo*ra*ia. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
SOUZA, M. E. L *t al. Ensino
</line>
<line>
Híbrid* * Con*ctivismo: Desafios da educa*ão **
</line>
</par><par>
<line>
atua*idade. Revista Ibero-Amer*can* *e Humanidades, Ciê*cias e Educação, v. *, n. 3, p.
</line>
<line>
80-87, 2021.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 20, *. 11, art. *, *. 180-195, no*. 2023
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*nsi** Híb**do: Conceitos, Fund*mentos * Des*fios
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
*OUZA, P. *; A*DRADE, M. *. *. **delos de rotaç*o do ensi*o híb*i*o: estaç**s de
</line>
<line>
tr*balho e s*la de aula invertida. Revista E-Tech: Tecnol*gias pa*a Co*pe**t*vidade
</line>
<line>
Industrial-*S*N-1983-1838, v. 9, n. 1, p. 03-16, 2016.
</line>
<line>
SUNAGA, A; CARVALHO, C. S. As tecnologias Digitai* no En*i*o *íbrido. **. B*CICH,
</line>
<line>
Lil*an; *AN*I *E*O, Adolfo; TR*VISANI, Fernando de Mello (Org). Ensino Híbrido:
</line>
<line>
pers*naliza*ã* e tecnologia na educaçã*. Porto Alegre: *ens*, *0*5.
</line>
<line>
VOLTZ, C. E. P *t al. * papel do prof**sor r*f*exivo no ensino h**r*d*. Redi*-Revista
</line>
<line>
Educacio*al Int*rdisciplina*, v. 8, n. *, 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Com* Refere*ciar este A*tigo, co*forme AB*T:
</line>
<line>
MANDARINO, M. L. F; MARDULA, E; SANT*NA, N. P. *. Ensino Híbri*o: **nceit*s,
</line>
<line>
Fundamentos e D*safios. Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 11, art. 9, p. 18*-195, *ov. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*ção *os *utores
</line>
<line>
M. *. F. Mandarino
</line>
<line>
E. Ma*dula
</line>
<line>
N. P. J. S*nt*na
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepção * pl*ne*amento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e i*ter*reta*ão dos d*d*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascun*o ou na re*is*o crí*i*a do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) particip*ção na aprovaç*o da v*rsão final do manusc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. *0, n. 11, ar*. 9, p. 180-195, nov. 202*
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revi*ta
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)