<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 1, p. 3-23, fev. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.*.1
</line>
</par><par>
<line>
Estre*se Ocupacional nas Forças de Seg*r*nça Públi*a: U*a Revi**o Sistemática
</line>
<line>
**cupational *tress in Pub*ic Se*u*ity Force* in Brazil: A Sy**emat*c Review
</line>
<line>
V*níc*us Sal*s *raga
</line>
<line>
Me*trando em Administr*çã* Pública / PROFIA* **la Univer*idade Federal d* Viçosa
</line>
<line>
Gr*duação em Ad*inistração/ Univ*rs*dade Federal do *spírito S*nt*
</line>
<line>
E-mail: fr**avinic*us.*988@yahoo.co*.b*
</line>
<line>
*odrigo d* Paula Ferreira
</line>
<line>
M*s*rando em A*ministraçã* Pública / PROFIAP p*la U*iversidade F*der*l d* Viço*a
</line>
<line>
Graduaç*o e* D*reito pel* Fac*ldade de Direi*o Padre Arnaldo Janssen
</line>
<line>
E-mail: r*drigo.paula.fer*e*r*@u*v.b*
</line>
<line>
Heli* Bru**delli Pereira da *i*va
</line>
<line>
Me*trando em A*ministr**ã* Pública / PROFIAP pela Un*versi*a*e Federal ** V*ços*
</line>
<line>
Graduaç*o em Gestão **presari*l/ Centr* Universi*ário *NA
</line>
<line>
E-mail: h*lil.silv*@ufv.br
</line>
<line>
*elipe Luc** Soares
</line>
<line>
Me*trando em Admi*ist*a*ão Pública / PROFIAP p*l* Univer*idade F**eral d* Viçosa
</line>
<line>
Bacharel em Ad*inist**ção Pública - UFOP
</line>
<line>
E-mail: fe*ipesoar*s.pmmg@gmail.com
</line>
<line>
Adriana V*ntola *a*ra
</line>
<line>
Doutor* em Admini*tra*ã* pel* UFMG
</line>
<line>
Profess*ra titular da Univers*dade Fede*al d* V*çosa
</line>
<line>
D*cente do Mestrado Pr*fissional *m A**inistr*ção Pú*lica/P*O*IAP d* Universidade Fed*ral *e Viçosa
</line>
<line>
E-mail: a*entola@ufv.br
</line>
</par><par>
<line>
End*r**o: V*nícius Sa*es Fraga
</line>
</par><par>
<line>
Ars*e-MG - *odovia Papa *oão
</line>
<line>
Paulo I*, 4.001,
</line>
<line>
Prédio
</line>
</par><par>
<line>
Gerais, 2º andar, B*ir*o S*rra Verde - Belo
</line>
</par><par>
<line>
Horizonte/MG, B*asil.
</line>
<line>
E*ito*-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: R*drigo de P*ula Ferreira
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
PC-MG U*idade Flo**stal - Rua Cabo Verde, 7, centro -
</line>
</par><par>
<line>
Fl*r**ta*/MG, Brasi*.
</line>
<line>
*rti*o r*c**ido em 22/0*/2023. Ú*tima
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *e*il Brus*delli Pereira da Silva
</line>
<line>
re*e*i*a em 12/10/202*. Aprovado em 13/1*/2**3.
</line>
</par><par>
<line>
*e**sp-MG - Rodovia *apa João Paulo II,
</line>
<line>
4.*01,
</line>
<line>
*rédi*
</line>
</par><par>
<line>
Minas, 10* andar, Bai*ro Serr* Verde - Belo
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema Trip** Review: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Horizonte/MG, Brasil.
</line>
<line>
p*l* Editor-C*efe; e b) Dou*l* B*ind Review
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Felipe Lu*as Soare*
</line>
<line>
(a*aliação cega por doi* avalia*o*es da área).
</line>
</par><par>
<line>
BPTRAN, Batalhã* de P*lícia de Tr*ns*to. Av.
</line>
</par><par>
<line>
Amazo*as, 6227, Gam*leira - B*l* Ho**zon*e/*G,
</line>
<line>
**visão: G*ama*i**l, No*mat*v*
</line>
<line>
e de F*rmat*ção
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*n**reço: Ad*iana V*ntola M**r*
</line>
</par><par>
<line>
Rodovia LM* 818, km 06, s/n, Campus Univer*itário,
</line>
</par><par>
</page><line>
Florestal - MG, 35690-000
</line>
</par><page>
</page>
<page>
<par>
<line>
Estr*sse Ocupacional nas Forças *e Segurança Pública: Uma Revisão S*stemá*ica
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este arti*o teve com* obj*tivo m*p*ar os *studos publicados em p**iód*cos sobre o *stresse
</line>
<line>
ocup*cional nas forças de segurança públic* *rasileira no perí*do entre 2018 - 2023,
</line>
<line>
de*tacan*o os fatores estre*sores, as consequências do est*esse e a* açõ*s realizadas para
</line>
</par><par>
<line>
prev*ni-lo. Pa*a esta
</line>
<line>
fina*idade, foi r*aliz*da um* bibli*metria e revisão siste*ática, pelo
</line>
</par><par>
<line>
método P*oK*ow-C, consider*ndo os artigos publi*ados, na base *e dados da Spel* e Scielo,
</line>
</par><par>
<line>
do per*odo estudado. Os res**tados demons*raram a
</line>
<line>
conce*tração de estudos pub*i*ados n*s
</line>
</par><par>
<line>
*egiões sul, sudeste e c*ntro-oest*. Os principais fat*res *s**essores aponta*os for*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pressã*, a alta c*rga de trabalho, o acúmu*o d* f*nçõ*s, baixa re*uneração, a falta *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*uton*mia, discrim*na*ão e o *avoriti*mo *o ambiente de tr**alho. Das
</line>
<line>
**nsequências d*
</line>
</par><par>
<line>
e*tresse des*aca*-se **mprometimento f*s*co e psicológico, redução *a
</line>
<line>
qualidade *e vida
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
burno*t. Alguma* das ações p*ev*nti*as são * aumento do te*po de d*scanso entre os tur*os
</line>
<line>
e o *co*pan*amento e tra*amento *sico*ó*ico. Apesar d*s *es*l*ados, *onclui-se *ue o
</line>
<line>
estre*se nas f*rças de se*urança pública ainda é *ouco inves*igado no *rasil, tanto pela
</line>
<line>
acade**a quanto pel*s própri*s instituições policiais.
</line>
<line>
Palavras-*haves: Estr*sse Oc**ac*onal. Institui*ões Pol***ais. Fa*ores Est*essores. Burnout.
</line>
<line>
S*gura*ç* Públic*.
</line>
<line>
A*ST*ACT
</line>
<line>
*his p*p*r aimed to map the studies publis*ed in journals ** occupational st*ess in the
</line>
<line>
Br*zil*an pub**c *ecurity fo*ces in the *eriod between 2*18 - *023, highlighting the stre*sor*,
</line>
<line>
the con*equences of *tress and t** action* taken to *reven* it. For this purpose, a bibliomet*ic
</line>
<line>
and **stematic re*iew wa* c***i*d *ut, us*n* the Pr*Know-C metho*, con*id**ing the art*cles
</line>
<line>
published in the Spell and *ci*lo *atabases of the studied peri*d. The result* demonstrated the
</line>
</par><par>
<line>
con*e*tr*tio*
</line>
<line>
of studies *ub*ish*d ** the South, Sout*e*st and Midwest regio*s.
</line>
<line>
The main
</line>
</par><par>
<line>
stressors *de*t*fied we*e pr*ssure, hig* *or*l*ad, accumul*t*on of functions, lo* pay, **** *f
</line>
<line>
auton*my, discrimination and *avoritism in the workplace. The conseq**nces of str**s
</line>
<line>
*nclude *hysical *nd *syc*o**gical *m*airmen*, *educed qua*ity of life and burnou*. Some of
</line>
</par><par>
<line>
the **ev*n*ive *ctions are increa*ing rest t*me be*ween shifts **d
</line>
<line>
psycholog*cal monitor*ng
</line>
</par><par>
<line>
and
</line>
<line>
trea*men*. De*p*te *he results, it is
</line>
<line>
**n*luded that str*s* *n publi* secu*ity *orces s*ill i*
</line>
</par><par>
<line>
*i*tle invest**ated i* *razil, both by academ*a and by *he *olice ins*itutions thems*lves.
</line>
<line>
Keywo*ds: Occupati*n*l S*res*. Police I*stit*tions. Stress**l **ctors. B*rnout. Public
</line>
<line>
Secu*ity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, *. 21, n. 2, a*t. *, p. 3-**, fev. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. S. Fraga, R. P. Fe*r*ira, *. B. P. Si**a, F. L. Soares, *. V. Marr*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
1 INT**DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Tr*b*lh*r *a segurança pública *stá entre as ativ**a*es pr*fi*sio*ai* mais estres*an*es
</line>
<line>
(*URBA; D*RMO*, **19). Tais p*ofissiona*s de*em estar constantemente alertas, qualquer
</line>
<line>
fal*a pod* ocasionar graves consequên*ias para si ou para as d*mais pessoas, além de e*tarem
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
*onstante contato *om **entos t*a*mátic*s (CHEN; W*, 2022; LUC*NO-*O*E*O et
</line>
</par><par>
<line>
a*., 2021; NIS*R; RA*H*ED, 20*0). Diante de tal si*uação, eles têm *aior **sco d* *n*orr**
</line>
<line>
em prob*e*as de sa*de mental do que a *op*laç*o e* gera* (CH*N; WU, 2022). Porém, os
</line>
<line>
altos níveis de *str**s* destes profiss*o*ais não af**am apenas sua saú*e física e me*tal, têm
</line>
<line>
impacto* *egativ*s n* p*ofis*ionali*mo, *a *ficáci* organizacional e *a segur**ça públ**a
</line>
<line>
com* um todo (PUR*A; *ERMOU, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Futino e D*lduque (20*0), a*
</line>
<line>
sistemat*zarem
</line>
<line>
es*udos *a*i*nais sob*e
</line>
<line>
s a úde
</line>
<line>
men*al
</line>
</par><par>
<line>
do* profissionais de segurança p*blica, refor*am *s qu*stõ*s apresen*adas n*s est*dos
</line>
</par><par>
<line>
internacionais que agravam ai*d* mais o estres*e
</line>
<line>
ocupacional da *atego**a. Os a*tores
</line>
</par><par>
<line>
acrescen*am o*tros f**ores como a reduçã* de i*vestim**tos em polít*cas públic*s no ramo, o
</line>
</par><par>
<line>
conv*v*o constante *om a*i**dades de *isco no trabalho e *a região on*e res*de*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*babilidade d* ser **rto *esmo quando não *stá pre*tand* servi*o, * *onvivência com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estigma de ser truculento * de abusar *o poder n* exer*ício prof*s*ion*l. O estres*e, uma ve*
</line>
<line>
ex*sten**, é ca*az de causar *rave* ef**tos no *n*ivíduo, in*lu*ndo, como uma das
</line>
<line>
consequências do estresse gr**e, * potencia*i*ade d* ocorrência do auto*xtermínio, o s*icíd*o.
</line>
<line>
*onf**m* afirmado por Vi**ra *t al. (2023), o **t*es*e *cupacio*al p*s*ui i*trín*eca rela*ão
</line>
</par><par>
<line>
aos *asos de suicídio
</line>
<line>
cons*mados
</line>
<line>
ou tenta*os. De aco*do com o Anuár*o Brasile*ro de
</line>
</par><par>
<line>
Seg*rança P**lica (BRASIL, 202*), hou*e um aument* de 55% no número de *uicídios en*re
</line>
<line>
pol**iais da ativa, entre os anos de 2021 e 2020.
</line>
</par><par>
<line>
O estresse ocup**iona* em
</line>
<line>
p*ofi*sionais
</line>
<line>
da segurança públic*
</line>
<line>
també*
</line>
<line>
está
</line>
</par><par>
<line>
negativamente relacionado à s*tis*aç*o co* a ca*reira e a* desempenho no tr**alho. ***ar e
</line>
<line>
Ras*eed (2020) suge**m q*e a redução d* estresse oc*pacional em fun*ionários da pol*cia
</line>
</par><par>
<line>
pode
</line>
<line>
au*enta* sua satisfaçã* com a carr*ira, *em como o des*mpenho no t*abalho. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
se*tido, os a*tor*s complementam que d*vem ser
</line>
<line>
*la**ra*as prát*ca* e políticas p*bli*as de
</line>
</par><par>
<line>
gestão de pess**s para esta categori* pr*fissional, que deem a dev*da imp*rtância * sa*isfação
</line>
</par><par>
<line>
com a c*rr*ira e
</line>
<line>
ao estresse ocupacional. Fu*ino e D*ldu*u* (2020) **mbém r*f*rç*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
necessid**e da implementação de *ol*ticas públicas que pr*t*jam e promovam a saúde **n*a*
</line>
<line>
no trabal** em seg*rança pública.
</line>
<line>
*ev. *SA, Teres*na, v. 21, n. 2, ar*. 1, p. 3-2*, fev. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estresse Ocupacion*l n*s For*as de S*g*rança Pú*li*a: Uma Revisão Sist*mática
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*iante do exposto, *s*e arti*o teve como ob*etivo mape*r os es*udos pub*icados em
</line>
<line>
periódi*os s*b*e o *stresse ocu*a*ional na* forças de segurança p*blica brasileira no per*od*
</line>
<line>
ent*e 2*18 - 2023, des*acando os *ator*s estressores, as cons*quê*cias do estresse e a* aç*es
</line>
<line>
realiz*da* para preveni-lo. Com este pr*pósit*, espera-se neste artigo evidenciar *s eventos
</line>
</par><par>
<line>
dos e*t*es*es ocupacionais *o â*bito das
</line>
<line>
o*ga*izações polic*ais, a**m **
</line>
<line>
contribuir
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*imento de estra*égias que promovam melhor qual*da*e de vida * condições
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho a esses pr*fissio*ais.
</line>
</par><par>
<line>
*s profi**ion*is consi*e*ados in*eg*ant*s das força* de segu*a*ça *úbl*ca brasileira
</line>
<line>
sã* os membros dos ó*gãos elencados no art. 144 d* C*nst*tuição *ede*al Br*sileira (*988): I
</line>
<line>
- pol*c*a federal; II - polícia rodoviária *ed*r*l; II* - polícia ferrov*ária federal; *V - p*l*ci*s
</line>
</par><par>
<line>
ci*is; V - **lí*ias milit*res *orpos de bombeiros *ilitares. VI - Polícias pe**is e
</line>
<line>
feder*l,
</line>
</par><par>
<line>
estaduais e d*str***l.
</line>
</par><par>
<line>
Depois *es*a concisa introduç*o, este a*tigo foi or*ani*ado * pa*tir do r*fere*cial
</line>
<line>
teórico, a met*dologia do estudo em*reendi*o, a apr*sentação dos dados le*antados na
</line>
<line>
bibliometria rea*izada, bem *omo a discussão de*ses dados, e as *ons*der*çõe* finais,
</line>
<line>
inc**indo limitaçõ*s da pesquisa e indicaçõ*s para pesq**sas *uturas.
</line>
<line>
2 *EFERENCIA* TE*RICO
</line>
</par><par>
<line>
No *no de 19*9, Hans Selye classif*cou o estresse e* um
</line>
<line>
vié* b**ló*ico,
</line>
<line>
*omo u*
</line>
</par><par>
<line>
*ator intrínseco * tod* *nfermidade que é originada por modif*cações na composiç*o química
</line>
<line>
e e*trutural d* corpo e que po*e *er observ*da (LI**; GUEVA*A, *995).
</line>
<line>
Se*undo Paiva (2015), é possív*l *u* * **tres*e seja caracteriza*o como i*di*ador de
</line>
<line>
alterações *spec*f*cas no organismo humano. P*r d*ferente* ra**es q*e implicam na reação da
</line>
</par><par>
<line>
c*ndiç*o *ísica e mental pelas q*ais o i*diví*uo está expo*t*. Ne**e sen*ido, * estresse
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
caracterizado por um estad*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
te*são que causa *ma rup*ura no equilíb**o i*terno
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
organ*smo (LIPP, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
No *ontexto organizacional do *raba**o, a atividade profissional p*d* apr*senta*
</line>
<line>
correlação direta entr* as causas *e saúde e doença men**l do trabal*ador. Esta característica
</line>
</par><par>
<line>
de estress* remete-se às consequência*
</line>
<line>
associadas
</line>
<line>
às condiçõe* de
</line>
<line>
trabalho na organiz*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se aspecto, o e*t*e*** ocu*aci*nal é
</line>
<line>
def*nido
</line>
<line>
por acarretar efeitos no bem-estar
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
trabal*ad*r, estremecendo a relaç*o d*ste com a organização na qual **tá inse****. A*
</line>
<line>
conju*t*ras *nternas e ext**nas ao tra*alho, be* como os *er*is específico* do trabalhador de
</line>
<line>
acord* com as *ua* habilidades de e*frentar *s *xigên*ias inerentes a* labor, podendo, assim,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, *. 2, art. *, p. 3-23, f*v. 20*4 www4.fsane*.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. S. Fraga, R. P. Ferreir*, H. B. P. Silva, F. L. Soares, A. V. Mar*a
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
p**vocar ou amp*iar *s est*do* d* e*tre*s* ocupacional (*OMES; PAIVA; BA**OSA, 20*2;
</line>
<line>
ST**CIARINI et a*., 2002).
</line>
<line>
O est*esse ocupacion*l també* pode s*r entendido a partir da pers*e**iva do
</line>
<line>
Des*quilí*rio Esfo*ço-Re*o*pensa, ou seja, a relação entre *s e***rços que o trabalhad*r faz
</line>
<line>
(custos) e as reco*p*nsas que *le rece*e (ganh*) n** es*á equili*rada (LU*ENO-MORENO
</line>
<line>
et *l, 202*). ** autore* destacam que, nesta *erspect*va, o esforço pod* ser ta*t* *xtrínseco
</line>
</par><par>
<line>
(deman*as
</line>
<line>
do t*a*alho em si) quant* intrín*eco (motiv*ção dos trabalhad*res em
</line>
<line>
relação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tais demand*s). Por sua vez, as recompensas *ão percebidas e* função *o esfor*o,
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, dinhe*ro, es*i*a e segur*nça no emprego. Quanto *a*or o esf*rço i*tr*nseco de um
</line>
<line>
indiv*duo no trabalho, mai* ele te* sua expe*ta*iva de recompensas aum*ntada e, d*sta
</line>
</par><par>
<line>
f*r*a, fica ma*s susc*tív*l ao estresse (LUCENO-MO*E*O e* al, 2021). Re*orça*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
en*endimento a partir do esf*rç* extrínseco, *a*osa e *ordeir* (20*8) vi*culam o
</line>
<line>
estresse
</line>
</par><par>
<line>
oc*pacional às exigê*cias no contex*o da organização *o demandar con*u*as específicas *ue
</line>
<line>
podem ext*apo*ar a compet*ncia * *abilidade do trabalhado*.
</line>
<line>
Dessa form*, o estr**se ca*sado no âmbito *a organização *rovoca um
</line>
</par><par>
<line>
estremecimento na rela*ão entre trabal*o e o o
</line>
<line>
psicológico do indivíduo trabalhador. E**e
</line>
</par><par>
<line>
es**emecimento pode ser de*er**nado *or diversos fatores estressores, como medo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fracasso, cansaço, falt* de *p*io, a*biente de trab*l*o altamen*e co*petitivo e jornada longa
</line>
</par><par>
<line>
de traba*ho (SILVA; SALLES,
</line>
<line>
2016). Nesse sen*ido, o e*t*e*se
</line>
<line>
ocupaci*na* desencadeia
</line>
</par><par>
<line>
seque*as sob forma ** problem*s *a
</line>
<line>
saúde fís*ca e m**tal e no bem-estar no t*a*alho,
</line>
</par><par>
<line>
comprometendo o ind*víd*o e as organizações (STACCI*RINI *t al., 200*).
</line>
<line>
Zille (2*05) categoriza 4 níveis de estresse distintos: ausente, leve a moderado, *ntenso
</line>
</par><par>
<line>
e m ui t o
</line>
<line>
inte*so. Para * ní*el
</line>
<line>
de "a*s**ci* de e*tresse" adotou-se como definição o
</line>
<line>
*om
</line>
</par><par>
<line>
eq*ilíbrio en*re a *st*u*ura psíquica do indivíduo e a* pre*s*es *síqu**as *dvindas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
si*uaçõ** tais co*o
</line>
<line>
trabal*o, f*mília, *elações sociais e indi*i**alidades. Já
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
*ara*terização *o "estresse leve a moderad*", pe*ce*e-se ocorrência de mani*estações *e a
</line>
</par><par>
<line>
estress*, em grau compensado, podendo ger*r ou
</line>
<line>
n*o impa*tos *uito importa**es
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
ind*víd*o, tanto na sua e*trutura psíqui*a, quanto aspe*tos com*ortamen**is/emocio*ais e nas
</line>
</par><par>
<line>
suas ativid*des p*of*s*iona*s. P*r sua vez, no
</line>
<line>
nível d* "estres** inte*so", o ind**íduo
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
convive *om *lgu*s d*s pri*cip*is s*ntomas
</line>
<line>
de *str*sse
</line>
<line>
de forma im*ort*nte,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
nervo*is*o acentuado, ans*edade, ang*stia, dificul*a*e de concentra*ão no trabalho, insô*ia,
</line>
<line>
aut*estima baixa, en*re outros. Neste níve*, * indiví*uo ap**senta prob*emas *e co*centr*ção,
</line>
<line>
tendo d*fic*lda*es de realizar as sua* a*ivi*ade* *e man*ir* ger*l, impactan*o o t*abalh* *e
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. *1, n. 2, ar*. 1, p. 3-2*, f**. 2024 www4.fsanet.***.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estr**se Ocupaci*nal nas Forças de Se*uranç* Pú*l*ca: Uma R*v**ão Sistem*tica
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
for*a importan*e, gerando queda na produtivi*ade ou *té mesmo i**ossib*li*ade de
</line>
<line>
exercício da* ativ*dade* profissiona*s (Z*LLIE, 2005).
</line>
<line>
Os fator*s estressores pos**em pertinências e i*tensida*es dis*intas con*orme os
</line>
<line>
ambient*s laborais e as a**vidades profi*sion*i*. *lgu*s *o* *ato*es e***essores associa*os às
</line>
<line>
atividades dos pol**iais são: altas d*mandas de tra*alho, pouc*s recur*os, baixa aut*nomia na
</line>
</par><par>
<line>
tomada de
</line>
<line>
decisõ*s e relaciona**ntos ruins com superio*es (LUCENO-MORENO et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
202*). Em u** revisã* sistemática de estu*os internacionais sobr* estresse bem-es*ar n* e
</line>
<line>
traba*ho de policiais, *u**a e Dermou (20*9) acrescentam que o fa*o de os policiais estarem
</line>
<line>
frequentemente expost*s *o sofrimento e d*r das pessoas, **f*er*m ame**as constantes à sua
</line>
</par><par>
<line>
se*ur*nça e bem-estar, terem que co*trol*r as emoções *uando p*o*ocados, realizarem
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* de *atureza inco*cl*s*va, terem a *esponsabili**de de e**a* em posse de um* arma de
</line>
</par><par>
<line>
fogo e a responsab*l*dad* de pro**ger as vidas dos cidadãos são,
</line>
<line>
po* si s*, consi*erad*s
</line>
</par><par>
<line>
fato**s *stressores. Purba e Dermou (2019) afirma* q*e
</line>
<line>
altos
</line>
<line>
ní*eis de *p*io socia*
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho
</line>
<line>
*or parte de c*legas sup*rvisores *rotegem a saúde menta* des*** *ndivídu*s, e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conseque*tem*nt*, a falta de apoio resul*a em ní**is aumentados de estresse oc*pacional.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
D**nte
</line>
<line>
do o*jetivo **o*o*to
</line>
<line>
para estud*, a o
</line>
<line>
pesqu*sa con*e*tr*u-*e em anal**ar
</line>
</par><par>
<line>
estudos publ*ca*os em per*ódicos nacionais
</line>
<line>
sobre o tem* est*esse o*u*ac*onal e forças
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*g*rança públ*ca entre o per**do de 20*8 a maio d* **23. Conforme C*r**lho ** al. (2*20,
</line>
</par><par>
<line>
p.2), "a
</line>
<line>
revisão
</line>
<line>
si*te*ática de um
</line>
<line>
t*pico exige que *s pesquisadores
</line>
<line>
definam, i**ntifiq*e*,
</line>
</par><par>
<line>
sel*ci*nem e analisem a literatura r*levante".
</line>
<line>
A importância dos traba*h*s de revis*o está na co*strução de con*ecimento ci**tífico
</line>
</par><par>
<line>
e, a
</line>
<line>
parti* dessa base, permi*ir *o pes*uisador construir uma visão c*í*ica sobre o tema
</line>
</par><par>
<line>
(AFONSO et al., 2011). Com es*e obje*ivo, foi realiz*d* *ma revisão sis*em*tica d* *i*eratura
</line>
</par><par>
<line>
r*strita a* período me*cionad*,
</line>
<line>
*til*z*ndo-se a
</line>
<line>
metod*log*a P*oKnow-C, caracteriz**a por
</line>
</par><par>
<line>
Afonso et
</line>
<line>
al. (2*11, p. 59) como "uma fe*ramenta efet*va na se*eç*o de informa*ão,
</line>
</par><par>
<line>
co*duzindo o pesqui*ad*r a seguir uma metodologia cl*ra, obje*iva e com rigor científico".
</line>
<line>
O processo de seleç*o p*la *etodologia ProKnow-C consiste na realizaç*o de quatro
</line>
</par><par>
<line>
*tapas e**ruturadas: 1) Realizar a sel*çã* do
</line>
<line>
portfólio b*b*iogr*fi*o; 2) Realiz*r a anál*se do
</line>
</par><par>
</page><line>
portfól*o *ibliográ**co; 3) A*alisar sis*ematicame*t* o port*óli* bibliográfico; 4) *laborar os
</line>
<line>
*bjetivos da *esq*isa (AFONSO et al., 2011). No estudo foram real*zad*s as duas primeiras
</line>
<line>
etapas do método selecio*ado.
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina P*, v. *1, n. 2, art. 1, *. 3-23, fev. 2024 w*w4.fsanet.c**.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Fra*a, R. P. Ferreira, *. B. P. Silva, F. L. So*res, A. V. Ma*ra
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Foram selecionadas, com* base de dados para * apl*ca*ão da primeira etapa
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
ProKn*w-C, *s r*po*itórios Scielo e Spell. A esco*h* do *epositó*io Scielo se deu pela
</line>
<line>
di*pon*bil*d*de de trabalh*s p*blicado* em mais ** 1.000 per*ó*icos de 12 pa*ses, entre eles o
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*, *om publicaç*es em
</line>
<line>
diversas *reas d* con*ecimento. Já o Spell é um rep*s*tório
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*dução científ*ca a*ualmente foc*do nas **eas *e ***inis*raç*o *úbli*a e de Empresas,
</line>
</par><par>
<line>
Con*abili*ade e Turismo, e possibilitou pesquisa por tr*balh*s m*is focados em ge*tão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e*tresse *cup*ci*nal.
</line>
</par><par>
<line>
Foram feitas bus*as por *ópicos, em ambos os repositórios, sendo a *esquisa na base
</line>
</par><par>
<line>
de dados Scielo *eali**da em todos os índices, a busca
</line>
<line>
de*-se pela combinação dos termos:
</line>
</par><par>
<line>
"((Police) OR (Public
</line>
<line>
Secu*ity) OR (Police O*ficer*) OR (M*lita** Fi*efi**ters)) AND
</line>
</par><par>
<line>
((*ccupatio*al Stress) OR (Mental Illness) OR (Work-Related Disorders) OR (S*ress) OR
</line>
</par><par>
<line>
(Retal**tion) *R (Occupationa* Health))".
</line>
<line>
A pesquisa realizada em 25/*5/2023
</line>
</par><par>
<line>
**imeiramen*e for*m reto**ados *47 resultados. Já na
</line>
<line>
*ase de dados S*ell,
</line>
<line>
foi realizada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
busca comb***ndo os termo* "*olícia", "Policiais" e "Bombei*o*" e "Segu*ança Púb*ic*",
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conectivo "e" e
</line>
<line>
os termos "*stresse", "Saúde Mental" inseridos
</line>
<line>
e* todos os c*mpos
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, já del*mitando o período de busca de 201* 2023. A busc* foi realizada a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
2*/05/2023 e obteve * re**ltados
</line>
</par><par>
<line>
O próxi*o passo consistiu na a*licaç*o do
</line>
<line>
f*ltro d*vido ao interesse em env*l*er
</line>
</par><par>
<line>
somente organizaç*es policiais brasileiras, apl*co*-se o filtro
</line>
<line>
"P*íses/Re*iões", sendo
</line>
</par><par>
<line>
selecion*da * *pção "Bras*l", t*ndo como re*orno 9* resultados. Posteriormen*e, *pl*cou-se *
</line>
</par><par>
<line>
fi*tro "Anos
</line>
<line>
da p*blicação" contemp**ndo * p*ríodo de en*re 2*18 e 2023, em q*e foram
</line>
</par><par>
<line>
retornados 39 *esu*tados. Por fim, *erifi*o*-se a duplicidade dos a*tig*s encontrados nas suas
</line>
</par><par>
<line>
bases, e*cont*an*o-se 2
</line>
<line>
tra*alhos dupli*ados. Dessa for*a, a *art*r da aplica*ão
</line>
<line>
*o *étod*
</line>
</par><par>
<line>
ProKnow-C, nas bases dos repos*tó*ios *elec*o*ados re*ultou na sel*ção de 37 t*abalhos.
</line>
<line>
*i*nte dos res**tados iniciai* da pesquisa, passou-*e à análise *o co**eúdo dos
</line>
<line>
trabalhos. A anál*se estru**rou-se em t*ê* et*pas, con*o*me p*oposto por Bard*n (2011): 1)
</line>
</par><par>
<line>
pré-análise,
</line>
<line>
2) exploração do mat*ria* e 3) tratamento dos resu***dos, *nfer*ncia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interpre*a*ão.
</line>
<line>
*m análise dos títulos e resumos dos trabalhos *e*ecionados, averiguou-se os e*tudos
</line>
</par><par>
<line>
quant* à ade*ênc*a inicial dos artigos ao e*copo d* pesq*isa. Assi*, foram *escartado*
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
e**udos, *pós a le*t*ra *o *ítulo * resu*o, ten*o em vista que não estav** relac*o*ados ao
</line>
</par><par>
<line>
tema d* interes*e do artigo, e*tresse ocu*acional nas
</line>
<line>
organizações
</line>
<line>
*e segur*nça *ública,
</line>
</par><par>
<line>
r*stand* en*ão 19 trab*lhos. Por fim, apó* a leitura completa do* arti*os, fora* excluídas
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisas que não se encontra*am dent** do
</line>
<line>
es*opo *o trabalho, assim, **staram 15 artigos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 21, *. 2, *rt. 1, p. 3-23, fev. 2024
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estresse Ocupacional nas Forças de Segu*ança Públi**: Uma Revisão Si*te**tica
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
(13 proveni*ntes da base Sc*e*o e * da **se *pell) *ue f*rma*am o con*unto ** análise d*
</line>
<line>
p*sq*isa. A Figura 1 e*pl*cit* as etapas rea*izadas na pesquisa bibli*métrica nos *eposi*órios
</line>
<line>
Sciel* e *peel.
</line>
<line>
Fi*ura 1 - Etapas da pes*u*sa bibliométrica
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Elabor*do pelos a*tores, 202*.
</line>
<line>
Fina**ent*, fo* rea*i**da uma revisão sis*emática dos estud*s selecionad*s a part*r das
</line>
</par><par>
<line>
categ**ias identificadas
</line>
<line>
após a l*itur* e pon*eraçã* das i*formações e dados a*r*sentados.
</line>
</par><par>
<line>
Ini**almente fo*am *tilizadas ca*ego*i*s de **álise: *ublicações
</line>
<line>
por ano, publicações
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
</page><line>
classe da s*guran*a *ú*lica, autores, pr*nci**is *eferências, metodologias aplic*das, objetivos,
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, *. *1, n. 2, ar*. 1, p. 3-23, fev. 20*4 w*w4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. S. Fr*ga, R. P. Ferreira, H. B. *. Si*va, F. L. Soares, A. V. *arra
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipais
</line>
<line>
r*sultados
</line>
<line>
* aspe**os
</line>
<line>
r*lacionados
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
e*tresse organi**cional:
</line>
<line>
fon*es,
</line>
</par><par>
<line>
consequências, atenuantes. *s anál*se* e a pl*tagem dos g*áfi*os foram rea*izadas atra*és do
</line>
<line>
software "Exc*l 365".
</line>
<line>
4. RE*ULTAD*S E **SCUSSÃO
</line>
<line>
4.1 Bibli*me**ia
</line>
<line>
Di*nte do propost* *elo estudo e d*s dados coletados, qua*to à an*lise tem*oral,
</line>
<line>
confor*e figura 2, *erificou-*e que houve p*blic*çõ*s tod*s os ano* do c**pus, *e*do *m
</line>
</par><par>
<line>
2019 o ma*or n*mero de
</line>
<line>
publi*ações, e o mínimo, duas publicações para os *nos d* 2018 e
</line>
</par><par>
<line>
2021, desconsiderando 2*23 q** *inda não se en*errou.
</line>
<line>
Figura 2 - Número de publicações por
</line>
<line>
an o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborad* pelos autor*s, 202*.
</line>
<line>
Quan*o * cl*ssificação ge*gráfica do* estud** selec*onado*, fora* identificadas as
</line>
</par><par>
<line>
unidade* fede*ativas e* *ue foram aplicados os *stud*s, conforme *ig*ra 3, sendo que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
estad*s em que foram *den*ific*das publicações v*n*uladas estão destaca*os em *aranja. Já a
</line>
<line>
f*gura 4 demons**a a quantidade de publicaç**s po* estado da f*der*ção, Mina* Gerais e Ri*
</line>
<line>
Grande do Sul l*d*ram com * pu*licações cada, *egu*do* p*r S*nta Catari*a com 2 est*do*
</line>
<line>
pub*icado* e o* d*mais com 1 publicação por estados, por *im, ** 3 es*u*os não foi possív*l
</line>
<line>
realiza* tal cla*sificação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, art. 1, p. 3-23, f*v. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estre*se Ocupaci*n*l na* F*rças de Seguran** Púb*ic*: Uma *evisão Siste*áti*a
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
Fig**a 4 - Núme** d* publicações por Estado
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autor**, 2023.
</line>
<line>
Por fi*, é apr*sentad* a categorizaç*o dos estu*os *ele**onados p*r unidad* *olicial.
</line>
<line>
Os dados apresentad*s na figura 5 mostr*m que há concentraçã* dos *s*udos pub*icados nas
</line>
<line>
Polícias Militare*, *o* 7 arti*os pu**icados, se*uido *ela Policial Pe***, co* 3 estud*s
</line>
<line>
p*blica*os, Corpo de Bom*eiro* *ilitare* com 2 estudos p*bli**dos, * e*tud* relacionado à
</line>
</par><par>
<line>
Polícia Civil a Pol*cia *od*vi*ria Fed**a* * 2 *studos sem e
</line>
<line>
iden*ificação da unid*d* **
</line>
</par><par>
<line>
u*i*ades es*udadas, *endo que um estudo f*i
</line>
<line>
realizado e*tr* policiais civis
</line>
<line>
e policiais
</line>
</par><par>
<line>
mil*tares, assim, ele foi c*assificado em a*b*s a* unidades pol*ciais.
</line>
<line>
Figura 5 - Órg*os de segura*ça púb*ica estud**os.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elabo*a*o pel*s au*ores, 2023. U* *o* estudos foi *ealizado e*tre *o*ic*ais civis * *olicia*s milita*es,
</line>
<line>
*ssim, ele foi c*assific*do e* amb*s as unid*des policiais.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, *. 2, art. 1, p. 3-23, fe*. 20*4 www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. S. *raga, R. *. Fe*re*ra, H. B. P. *ilva, F. L. S**res, A. V. Ma*ra
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
O quadr* 2 apresenta a relação do* 15 *studos a*alisa*os nes*e tr*balho, em o*dem
</line>
<line>
*ecrescent* pel* quan*i*ade *e **ta*ões. F*i **ili*ada a clas**fi*ação Qualis CAPES 20*7-
</line>
<line>
*020 da ár** de "Adm*nistr**ão pública e de empre*as, Ciência* Contábeis * Turismo" para
</line>
</par><par>
<line>
to*os o* *eriódicos. O quadro
</line>
<line>
2 também apresen*a o **mero total de ci*ações *a base
</line>
</par><par>
<line>
"Go*gle Scholar", *ara cada um dos artigos.
</line>
</par><par>
<line>
Qu**r* 2 - Lista de *rtigos anali*ados
</line>
</par><par>
<line>
Referênc*a
</line>
<line>
Font*
</line>
<line>
Qualis
</line>
<line>
Citações
</line>
</par><par>
<line>
Pel*grini, C*r*oso, *laumann, Pinto e Felden
</line>
<line>
C*der*os Br*sileiro* de Te*api*
</line>
<line>
B1
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
(*018)
</line>
<line>
Ocupacional
</line>
</par><par>
<line>
*orrea, Lopes, Al*eida * Camargo (2019)
</line>
<line>
*e*ist* de Administr*çã* Mackenzie
</line>
<line>
B1
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
*lmeid*, *o**s, Costa e Santos (201*)
</line>
<line>
Administração Pú*lica * Gest*o
</line>
<line>
B2
</line>
<line>
16
</line>
<line>
Social
</line>
</par><par>
<line>
Urbani, Je*us e S*lva (2019)
</line>
<line>
Ciência & Saúde *oletiva
</line>
<line>
A1
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Aze*e*o, Lima e Ass*nçã* (2019)
</line>
<line>
R*vis*a Brasil*ira de Epi*emiologia
</line>
<line>
A3
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
Gu*marães, Laudelino Neto e *assu*a Júnior
</line>
<line>
Revista *rasileira de Saúde
</line>
<line>
B*
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
(2020)
</line>
<line>
Ocupa*i*nal
</line>
</par><par>
<line>
Jes*s, Fel*ppe e Sil*a (2021)
</line>
<line>
*evista Psico*ogia: Ci*ncia e
</line>
<line>
A2
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Profissão
</line>
</par><par>
<line>
Tavare* et al. (*019)
</line>
<line>
Ci*ncia & Saúde Colet*va
</line>
<line>
A1
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Pereira, **druga e Kawahala (2*20)
</line>
<line>
Cadernos Saúde Cole*iva
</line>
<line>
B*
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Sa*tos et al. (2021)
</line>
<line>
Ciência & Saúde Coletiva
</line>
<line>
A1
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Dias, Siqueira e Ferreira (*023)
</line>
<line>
Cad*rnos EBA*E.*R
</line>
<line>
A2
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Batista (2022)
</line>
<line>
Revis*a I*terfac*
</line>
<line>
B2
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Cam*os, Abr*u * Silva (2**2)
</line>
<line>
Revista de A*ministra*ã* da UFSM
</line>
<line>
B*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Serra et al. (20*0)
</line>
<line>
Revista Fisioterapi* * Pe*qu*sa
</line>
<line>
B1
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Souza, Ba**oso e Ribeiro (2*22)
</line>
<line>
Revi*ta S*úde e So*iedade
</line>
<line>
A3
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o pe*os au*o*es,
</line>
<line>
20*3. *es*uisa realizada *m 08/06/2023, base escolhid* *ar* a pesquis* de
</line>
</par><par>
<line>
cit*çõe* por proporcio*ar mai*r visão *a ab*angê*cia de artig*s e*tudados.
</line>
<line>
D*an*e do apre*entado n* quadr* 2, cu*pre destaca* que *pena* u* periódico possui 3
</line>
<line>
estudos pub*icados (Ciência & Saúde *ole*iva), os demais s*o periódicos distintos. Em
</line>
<line>
*el*ção aos autores/coaut*res, verificou-se um *otal de 51. Desse to*a*, apenas Almei*a, L*pes
</line>
<line>
e Costa, (20*8; 2*19) publicara* m*is *e um *r**go *o longo *o per*odo analisado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 2*, n. 2, art. 1, p. 3-*3, f*v. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.*r/**vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*tresse *cu*acion*l nas *orças de Segu**nç* Pú**ic*: Uma Revisão S*stem*ti*a
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Bu*cou-se analisar o tot*l de refer*ncias utiliza*as pelos estudos, a*ém de qua*s os
</line>
<line>
*uto*es e as obras com maior incidência, com a *inalidade de proporcionar um in*icat*v* de
</line>
<line>
importân*ia cien*ífica *e est*dos pretér**os, bem como autoral no *aradigma dest* estudo. A*
</line>
<line>
publicações apres*ntam um total de 655 referênc*as, consi*e*a*as as repet*çõe* em ca*a uma
</line>
<line>
de suas *ncidênci*s. * partir dessas ref*rências, extr*i-se as *bras com maior i*cidên*ia * o*
</line>
<line>
au*ore* *u**s variados text*s mais se repete*, sendo q*e, para fi*s ** concisão, limitou-se ao
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero de (cinco) maiores inc*dênci*s, p*orrogadas em caso de 5
</line>
<line>
resultados equivalentes,
</line>
</par><par>
<line>
conforme *s *uadros 3 e *.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*ro 3 - *ista d* a*to*es mais *itados
</line>
<line>
Autores mais cit*dos *úmer* *e citações
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Quadro 4 - Lista de *e*erências mais citadas
</line>
<line>
Re*erências mais c*tada*
</line>
<line>
Núm*ro de
</line>
<line>
ci*ações
</line>
</par><par>
<line>
SOUZA,
</line>
<line>
E. R., M*NAYO, M. C. S., SILVA, J. G., PIRES, T. O. F**o*e* a*sociados ao
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sofr***nto p*íquico d* polici*is mil*tare* da ci*a*e do *io d* Janeiro, Brasil. Cadernos de
</line>
<line>
Saúde P**lica, v. 28, n. 7, p. 1297-1311, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
*ASCHOAL, T., TAMAYO, Á. Validação da
</line>
<line>
escala de estresse no traba*h*. Est*dos de
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia, Natal, v. 9, n. 1, *. 45-52, 2004.
</line>
</par><par>
<line>
BE*ERRA, *. M., MINA*O, M. *. *., CONSTA*TINO, P. Es*res*e oc*pacional
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
m*lheres polici**s. Ciência & Saúde *oletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 65*-666,
</line>
</par><par>
<line>
2013.
</line>
</par><par>
<line>
M*NAYO, M. C. S., ASSIS, S. G., OLIVE*RA, R. V. *. I***cto das atividades
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
profiss*onais na *aúde físi*a e *ental do* poli*iais civis e mil*tares do Rio de Janeiro.
</line>
</par><par>
<line>
C*ência & *aúde Co*et*va, *io de J*neir*, v. 16, n. 4, *. 2199-2209, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
MI*AYO, M. C. S., SOU*A,
</line>
<line>
*. R., CONSTANTINO, P. Mis**o prevenir e proteger:
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
condições de v**a, tr*balho e saú*e d** policiais mi*itares ** Rio de Janeiro. Rio de
</line>
</par><par>
<line>
Janei*o: **itora Fio*ruz, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
S*ODE, C. B., MERL*, A. *. C. Trabalho policial e saúde mental: uma *esquisa junto aos
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 2*, *. *, art. 1, *. 3-23, fev. 2024 www4.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. S. Fraga, R. P. Ferreira, H. B. P. Silva, F. L. So*res, A. V. Marra
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
capitã*s da Polí**a Militar.
</line>
<line>
Psicologi*: Reflexão e *rí*ica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p.
</line>
</par><par>
<line>
362-370, 2006.
</line>
</par><par>
<line>
LI*P, *.(*rg.), Stres* está de*t** de v*cê. São Paul*: Cont*xto, 1999.
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
SADIR, M. A., BIGNOTTO, M. *., LIPP, M. E. N. *tr**s e *ualid*de de vida: influência
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
de alg*mas variáv**s p*ssoais. R*beirão Preto: P*idéia, *. 20, *. 73-81, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Elabor*d* p*los autore*, 2023
</line>
</par><par>
<line>
No que tange ao tip* *e pe*quisa, 11 (onze) estudos fo*am *uantitati**s. *s
</line>
<line>
in**r*ment*s de *oleta *e *ados foram: Escala de Es*resse no Tr*bal*o (*ET) (ALMEID* et
</line>
<line>
al., *018; SANTOS e* al., 2021), Es*ala de Estre*se *ercebido (EEP) (SERRA et al., 202*),
</line>
<line>
Modelo T**rico de Explic*ç*o do Estresse Ocupacio*al (MTEG) (C**POS; ABREU;
</line>
<line>
SILVA, *022), Escala de Satisfação no Trabal*o (EST) (ALME*DA et a*., *018), Esca*a de
</line>
<line>
Bem-*star *o **abalho (EBET) (CORR*A et a*., 201*), Per*il de Ambien*e * C*ndições de
</line>
</par><par>
<line>
Trabalh* e Esca**
</line>
<line>
d* Estresse Laboral (PELEGRINI et al., 2018), Modelo Deseq*ilíbrio
</line>
</par><par>
<line>
Es*orç* Recompensa (DER) (*A*ARE* *t a*., 2*19), Inv*ntário de Sintomas de Estr*sse
</line>
<line>
(ISSL) (BATISTA, 2022), question*rios d* elaboraç*o **s *ut*r*s (*ZEVEDO, LIMA;
</line>
</par><par>
<line>
ASSUNÇÃO, 20**) e do*ument*l
</line>
<line>
atravé* de relatór*os admi*istra*ivos
</line>
<line>
(PEREIRA,
</line>
</par><par>
<line>
M*DRUGA; KAWAHALA, 2020). Quat*o estudo* foram *ualitativos, send* uma etnograf*a
</line>
</par><par>
<line>
com o* d*dos an*lis***s por Análise d* Discurso Cr*tica (DIAS e* al.,
</line>
<line>
2023), um relato de
</line>
</par><par>
<line>
e*periênc*a de inte*venções individu*is, grupais e organizaci*nal *m uma corpora*ão po*icial
</line>
<line>
(GUI*AR*ES; *AU*ELINO NETO; MASSUDA JÚNIOR, 2*20) e dua* revisões
</line>
<line>
i*tegrati*as (SOUZA et a*., 2022; URBANI; *ESUS; COZENDEY-SILVA, 20*9).
</line>
<line>
4.2 Fatores est*esso*es
</line>
</par><par>
<line>
Já na bus*a de quais são *s prin*ipai* fatores es**essor*s
</line>
<line>
no labor p*licial, f*ra*
</line>
</par><par>
<line>
*pontad*s ambien*e de eleva*a pressão sobre ** trabalhadores (DIAS ** al., 2023; JESUS et
</line>
<line>
al. 2021), carga de t*abal*o carac*erizada *omo exc*ss* *e trab*lho, acúmulo d* f*nç*es **
</line>
</par><par>
<line>
longas jornadas de tr*ba*ho, baixa *emunera*ão, falta d* autonomi*, discriminação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
favoritismo no ambiente *e trabal** (SANTOS et
</line>
<line>
al., 2021; D*AS *t al., 2023), re*ime
</line>
</par><par>
<line>
disc*plinar *ondi*ionando a atuaç*o do **ente *e se*ur*nça à **ediência, trazendo um*
</line>
<line>
*ensação de impotência *os agente* (DIAS ** al., 20*3), condi**es d* trabalho ligadas à falta
</line>
<line>
d* *nfraestrutura (P*LEG*INI *t al., *018; TAVARES et al., 2019; JESUS et al., 202*) e a
</line>
</par><par>
<line>
percepç** de poucas
</line>
<line>
pe*spect**as *e c***cimento e
</line>
<line>
v*lor*zação nas carreira* p*liciais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na, v. *1, n. 2, a**. 1, p. 3-23, *ev. 2024
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estr**se O*upacional nas Forças de Segurança **bl*ca: *ma Rev*são S*s*em**ica
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
(SAN*OS *t al., *021; TA*AR*S et al., 201*), s*ndo qu* todo* os fatores ide**ificados *as
</line>
<line>
pesquis*s de campo s*o corroborad*s pelas *evisões reali*ad*s po* Souza, Barroso e Ribeir*
</line>
<line>
(2022) e Urban*, *esus e Cozende*-**lva (2019).
</line>
<line>
A fim de se v*rificar *s fatores que p**porciona* e*s* d*sgaste, *r*ani, Jes*s *
</line>
</par><par>
<line>
Cozen*ey-Si*va (2019), após a real*zaç** de rev*são integrat*va, os autores estimaram
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipais fontes geradora* de *stresse, relacionad*s a membr** de fo**as policiais: *ressão,
</line>
</par><par>
<line>
re*pon*abilid*de, sobrecarg* de t*abal**, i*fraestr*tur* de tr*balho inefici*nte, risco
</line>
<line>
de vi d a
</line>
</par><par>
<line>
pessoal e pa*a te*ceir*s, ambie*te autoritário, *entraliz*ção de *ecisões, al*m de insati**aç*o
</line>
<line>
*om a p*ofissão d*v*do à *aixa *emunera*ã* salar*al e *ão reconhecimento do t*abalho.
</line>
<line>
N* caso de policiais p*nais, Camp*s, *breu e Silva (2022) **res*ent*m que os
</line>
<line>
pri*cip*is fat*res estressores *ão: o número de efetivo insufici*nte, o risco biológ*co de
</line>
</par><par>
<line>
doenças infectocontagiosas, a superlotaçã*, a alt* pericu*osidade dos d*te*tos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
relacionamen*o com o* próprios colegas e a di**ção i*stitucional.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m dos fatores a*o*tados p*ra os agentes em ge*al, U*bani, Jesus e Cozen*ey-Silv*
</line>
<line>
(2019) apontam que alta percepção de *stresse entr* ** mulheres *oli*iais, provoc*da
</line>
<line>
principalmente p*r **scrimi*ação, p**a sobrec*rga de tra*alho, **m co*o pelas
</line>
<line>
ca*ac**rísticas fisiológic*s e ps*cológicas das mulher*s que, seg*ndo os a*tor*s, as deixam
</line>
<line>
mais susc**ív*is ao estresse.
</line>
<line>
Entre as consequências do elevado estresse labor*l percebido pe*os agentes de
</line>
</par><par>
<line>
seguranç*, o estresse *oi
</line>
<line>
vinculado in*ati*fa*ão recorren*e com o trabalho (ALMEIDA et à
</line>
</par><par>
<line>
al., 2018) e ao
</line>
<line>
surgime*to de ocorrências
</line>
<line>
de sintomas físi**s e psicológic** ou
</line>
</par><par>
<line>
p**co*somáti*os. Dentre
</line>
<line>
os sint*ma* físi**s, s*o
</line>
<line>
apontado* sudores* *xces*iva,
</line>
<line>
*e*s*o
</line>
</par><par>
<line>
mu*cu*ar, ins*ni*,
</line>
<line>
p*oblem*s
</line>
<line>
dermatológicos, gastrite emoci*nal, dor de ca*eça, dor
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
estômago, b*ixa de imu*idade, agitação e taquicardi*, ca*saço excessiv*. Já n* asp*c*o
</line>
</par><par>
<line>
p**cológic*, os *studos ap*ntaram *ara nerv*sismo, irrita*ilidade
</line>
<line>
*xcessiv*, r*iva
</line>
</par><par>
<line>
prolonga*a, cansaço exces*ivo, pe**amento rum*nante, p*rda do senso de humor, probl*m*s
</line>
</par><par>
<line>
*e conce*tração, fa*ta de memória e impa**ên*ia (SOU*A; B*R*OSO; RIBEIRO,
</line>
<line>
2022;
</line>
</par><par>
<line>
*RB*NI; JES**; SILV*, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Por ou*ro lado, quan*o pe**uisados os fatore* associados
</line>
<line>
à *tili*açã* *e
</line>
</par><par>
<line>
medicamen*os ansio*í*ic*s entre b*mb*i*os mili*ares por *zevedo, *ima * Assunç*o (2019) e
</line>
<line>
sobre a existência de corr*laç*o entre est*esse *ab*r*l e ocor*ê*ci* de su*cídio* entre policiais
</line>
</par><par>
<line>
militares por Pereira, Madruga e Kawahala (2*2*),
</line>
<line>
ambos *studos n*o associara* tais
</line>
</par><par>
<line>
sit*ações ao enfrentamento do est**sse ocu*aciona*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter***n* PI, v. 21, n. *, art. 1, p. 3-23, fe*. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. Fraga, R. P. Ferreira, H. B. P. *ilva, F. L. So*r*s, A. V. Marra
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Ações prev*ntivas ao e*tres*e ocupacional para os pro*issi*nai* de *egurança pública
</line>
<line>
Identificaram-se pesqu*sas dire**on*das à busca de med*das ou *ráticas qu* atenu*m
</line>
<line>
*u eliminem a percep*ão el*vada de e*tres*e la*oral na ativid**e po*ic*al. S*rra et *l. (202*)
</line>
<line>
ap*ese*tam a*ões multidisciplina**s relacionadas à prom*ção e e*cora*amento de a**vidades
</line>
</par><par>
<line>
*ísi*a* *ão re*omendada*
</line>
<line>
n* r**ução d* perc**ção *e es*resse e na ocorrê*cia de
</line>
<line>
sua*
</line>
</par><par>
<line>
conseq*ê*cias ao* age*tes de se*u*ança. Por sua **z, Batista (*0*2) c*nst*tou a diminuição
</line>
</par><par>
<line>
na percepçã* d*s n*ve*s de es*resse
</line>
<line>
en*re o* bombeiros milit*res
</line>
<line>
de um* unidade
</line>
<line>
*o Mato
</line>
</par><par>
<line>
Grosso *o
</line>
<line>
Sul, *pó* a elevação do per*odo de descanso en**e os *urnos decorrente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mudanç*s n* *egis*ação estadual.
</line>
<line>
Já Guimarã*s, La**elino Neto e Massu*a Júnior (2020) apu*aram os result*dos da
</line>
</par><par>
<line>
inte*vençã* integ**da no acom*anhamento e tra*ame*to psicol*gic* *ntr* *s policiais
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
uni*ade de C*mpo *rande (MS) *a Polí*i* Rodovi**** Federal, tendo *otado a r*duçã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ocorrê**ia de a*astamen*os no trabalho em decorrência de altos nív*is de es*res*e l**o*al,
</line>
<line>
bem como de suas c*n*equências, tais como ansiedade, alcoolismo, entre outros. A existência
</line>
</par><par>
<line>
e *prim*r*m*nto dos **r*iços de a*om*an*a*e*to médico
</line>
<line>
d* saúde mental são salientados
</line>
</par><par>
<line>
como importante fe*rament* n* combate à alta percepçã* do estresse n* ati**d*de policia* por
</line>
<line>
*avares et al. (2**9), Aze*e*o, Lima e Assunção (**1*) e *ouza, *arroso e Ribeiro (2*22).
</line>
</par><par>
<line>
Par* Campos, Abreu * Sil*a (2022), um* boa
</line>
<line>
ges*ão realiza*a por tr*s catego*ias
</line>
</par><par>
<line>
específicas (Poder Públic*, Dire*ão e Servidor*s), ** conju*to, pode ser apont*da como uma
</line>
<line>
aç*o preventiva para a ocorr*nci* do estresse ocup*cio*al. *lém diss*, os autores tamb*m
</line>
</par><par>
<line>
sugerem
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
a*men*o do númer* de *fe*ivos, a valorização do
</line>
<line>
t*aba*ho, o d*álogo e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*pacitação como medidas di*etas a se*em *eali*a*as como ações pr*ventivas.
</line>
<line>
*esse sentido, a "*alor*zação do trabalho", as *ondições de tr*balho e o amb*ente de
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho foram ap*ntados *omo f*tores
</line>
<line>
in*er*amen*e proporcion*** à percepção *e estr*sse
</line>
</par><par>
<line>
ocu*acional
</line>
<line>
pa*a policiais civis e m*lita*es de **uipes esp*cial*zadas (PELEGRINI;
</line>
</par><par>
<line>
CARDOS*; CLA*MANN, 2018). *a*a os re*eri*o* au*ores, e*se ambiente se re*l*za como:
</line>
<line>
físico, em r*lação * ergonomia; e social, nas b*as r*lações en*re os p*rticip*ntes. Os aut*res
</line>
</par><par>
<line>
apont*m também
</line>
<line>
u*a redução do e*tresse pela valorização pr*fission*l c*m maior apoio
</line>
</par><par>
<line>
*ocial, reconhe*imento
</line>
<line>
por melhores salários e projeção
</line>
<line>
na carr*ira, com continuidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tr*inamentos.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, Azeved*, Lima e Assunção (2019) argu*entam que o for*e *entimento d*
</line>
</par><par>
<line>
e**abilidade laboral e o *econhec*mento social con*e*ido **s bombei*os m*litares *bjetos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sua pesqu*sa são fatore* de*erm**ant*s *a*a * **istência de m**anism*s *e resiliência
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 21, n. 2, ar*. 1, *. 3-2*, *e*. 2024 www4.*sanet.com.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*stre*se *cupac*onal na* Forç** de S*gurança Pública: U** R*vi**o Sistemáti*a
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
aut**st**a. Tais mecanism*s são apontad*s *om* cara*te*íst*cas psicológic*s que *odem
</line>
<line>
e*e*c*r m*dulações so*re sintomas e adversidades, p*opi*iando enfrent*ment*s adaptativos,
</line>
<line>
favorecendo o enf*entam*nto no co*id*ano ocupacional.
</line>
<line>
4.4. Imp*ct*s do estresse ocupac*onal nas forç*s de segurança pública
</line>
</par><par>
<line>
*inda qu* e*istam ações prevent*vas e estraté*i*s div*rsas para o
</line>
<line>
enf*entame**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pr*ve*ção ao est*es*e ocu*a*ion*l c*mo proposto por *e*eg**ni, Cardo** e Cl**man (2018),
</line>
</par><par>
<line>
nem to*os os suj*it**
</line>
<line>
sob os e*eitos *o estr*sse possuem habilidades adaptativas eficazes
</line>
</par><par>
<line>
(THEORELL, 19*6), e
</line>
<line>
*ssi* **o impe*iriam os efeitos de *l**ns fa*o*e*
</line>
<line>
estres*ore*
</line>
</par><par>
<line>
identif*cados (URBANI, JESUS; COZEN*E*-S*LV*, 2019). Tais f*tores reforçariam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d**equ*l*brio *ntre *s deman*as amb*entais e o poder de respost* d* sujeit*, pode*do
</line>
</par><par>
<line>
provoca* a in*tal*ção *e
</line>
<line>
um estresse *cu*aci*nal, o qual *eraria *mp*ctos não desej*sos
</line>
</par><par>
<line>
(JESUS; FELIP*; SILVA, 2021).
</line>
<line>
Um* *ez sob a ação c*ntínua de um conjunto estressor, que cria alteraçõe* *isiológicas
</line>
<line>
e psicológica* inic*al*ente no se* humano (CAMPOS; A*REU; SILVA, 20*2); um estresse
</line>
</par><par>
<line>
*cupacional
</line>
<line>
pode ser interna*izado pe*o ind*víduo recebedor desse *onjunto (BATIS**,
</line>
</par><par>
<line>
2022). Para *amp**, Abreu e Sil** (2022), essa ação perm*nente també* pode *ompr*mete*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
qualidade d* v*d* em s*cie*ade do ser rece*edor
</line>
<line>
d*ssa. Uma per*a dessa
</line>
<line>
quali*ade
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
pe*ceptível com o s*rgime**o e manutenção de algumas c**se*uência* co*o: ansi*dade,
</line>
<line>
depressão, alcoo*ismo, insônia, aumento da *gre*sivi*ade, ten*ativas de suicídio ou ide*çã*,
</line>
</par><par>
<line>
o*e*idade, doenças gastrointestinais,
</line>
<line>
h*pert*n*ão, doenç* card*aca coronária, bem co*o
</line>
</par><par>
<line>
outro* comprometimentos fí*i*os * *sicológ*cos (SERRA et a*., 2020).
</line>
<line>
A continuid**e e/ou agravamento **s*as consequências pode ocasionar a sín*rome do
</line>
<line>
Bur*out. Para Corrê* et al (2019), essa s*nd*ome levari* a um dete*ioram*nto agud* d* *em-
</line>
</par><par>
<line>
e*tar físico e psico*ógi*o do indivíduo, p**endo levar este a um esgota*ent* **sico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*m*cional. E esse agrav*mento *ode le*ar a consequências irreversíveis, como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
autoextermínio que pode ser d**encadeado a parti* d* uma concen*ração de fatore* mú*tip*os
</line>
<line>
*gravados (PE*EIRA; MADR*GA; KAWAHA*A, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Além *essa *erda de qualida*e de vida, para Guimarães, Laudelino Neto Mas*ud* e
</line>
<line>
Jú*ior (2020) o estress* ocu**cio*al, observado c*mo um *ranstorno ment*l, pode *erar não
</line>
</par><par>
<line>
só uma incapaci**ção a* indiv*duo, mas ta*bém p*de impa*tar empresas,
</line>
<line>
produzind*
</line>
</par><par>
<line>
*bsent*ísmo; bem como na perd* de prod*tivi*ade
</line>
<line>
das *mpresas (CAMPOS; ABREU;
</line>
</par><par>
</page><line>
SILVA, 2022). E, *m análise ampliada, cau*ar p*ejuí*os a famíli*s e com*nidades decorrentes
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina P*, *. 21, n. *, **t. 1, p. 3-23, fev. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. S. Fraga, R. P. *erreira, H. B. *. Silv*, F. L. Soares, A. V. Marra
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
dos prej*ízos indiv*d*ais * nas e*presas (GUIMARÃES; *AU*ENILO *ETO; MASSUDA
</line>
<line>
JUNIOR, 20*0).
</line>
<line>
Por fi*, mesmo *ia*te des*es impactos neg*t*vos, é p*ssível c*ndiçõ*s de prevenção,
</line>
</par><par>
<line>
*inoraçã* * rev*rsão desses. Tavares e*
</line>
<line>
al. (2019) orientam * síntese
</line>
<line>
d** segu*ntes fa**res
</line>
</par><par>
<line>
*ara * prevenção * *inoraç*o: o domín** geral, * físic* * o psicoló*ico. E
</line>
<line>
conclue* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resi*iênc** como um fato* c*n*ral p*ra a *ecuperação do indi*íduo (TAVARES et al, *019).
</line>
<line>
5 CONSIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
O estresse ocupacional presente *a* organizações policia*s *o Brasil ainda é pouco
</line>
<line>
discutido e ana*isad* n* *mbi*o *i*nt*fi*o e *nstitucional. Pela di*e*sã* dest*s forças em
</line>
<line>
território nacional e as co*di*ões de trabalho às quais estão subm*tidas, es** tema destaca-**
</line>
<line>
pela neces*i*ade con*tante de ob*erv*ção e de pesq*isa. Nest* estu** possibili*ou-se u*a
</line>
</par><par>
<line>
observ*ção d* pa*adig*a
</line>
<line>
cie*tífico de o*igem
</line>
<line>
nac**nal em *orno do estr*sse e s*a*
</line>
</par><par>
<line>
implicações nas car*ei*as de se*uranç* pública, no co*t*xto dos acervos r**en*e* catalo*ad*s
</line>
<line>
*os repos*tórios virtuais Scie*o e Spell, para o p**í*do d**i*ita*o.
</line>
<line>
Quan*o à bibl**metria, conclui-se que há *oncentração *os *studos publicados sobre
</line>
</par><par>
<line>
P*liciais M*li*ares, o estud* ma*s ci*ado o de *elegr*ni et al. (2018), a revista *iên*ia & é
</line>
<line>
*aúde Co*etiv* é a que poss*i mai** quant*dade de *studo* rece*t*s sobre o t*ma *ublica*os,
</line>
<line>
a aut*ra mais citada nos estudos é a Maria C*c*li* *e *ouza M*nayo, e a *aioria do* estudos
</line>
<line>
foi empírico com abordagem qua*titativa.
</line>
<line>
Os *r*n*ipa*s fatores *stresso**s dos profissionais da seguran*a pública *po*tados nos
</line>
<line>
*studos foram a pre*sã*, a *lt* carga de tra*al**, o *cúmulo de funçõ*s, a baixa r*muneraçã*,
</line>
</par><par>
<line>
a falta
</line>
<line>
de autonomi*, d*scrimin**ão e * favori*ismo n*
</line>
<line>
am*i**te de *rabalho. Das
</line>
</par><par>
<line>
consequênci** do e*tresse, destacam-se o *o*pr*metiment* físico e ps*c*lógico, a redução da
</line>
</par><par>
<line>
quali*ade de
</line>
<line>
v*da e o burnout. Algumas das ações pre*entiv*s são o
</line>
<line>
aumento do tempo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
d*sca*so
</line>
<line>
entre os turn*s, o
</line>
<line>
acompanhament* e tratame*to psic**ógico, bem co*o as a*õe*
</line>
</par><par>
<line>
multidiscipli*ares relacionadas * p*omoçã* e encorajamento de ativ*dades físic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Como limitaçõe* a* e*tudo, têm-** restrições *uantitativas decorr*ntes de sua
</line>
<line>
co*eta
</line>
</par><par>
<line>
*mostra*, que se li*itou à cat*log*ção *a* produç*es *isponíve*s nos reposit*rio* Scielo e/ou
</line>
<line>
S*el*, produçõ*s *e o*igem nacio*al e com pro*i*idade temática. A incorpo*ação d* est*dos
</line>
</par><par>
<line>
c*m
</line>
<line>
maior
</line>
<line>
amplitude
</line>
<line>
temp**a*,
</line>
<line>
catalogal,
</line>
<line>
inclusiv*
</line>
<line>
p*od*çõ*s
</line>
<line>
internacionais,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
r*com*ndável. Contudo, o estudo é *a*az
</line>
<line>
de se apresen*a* como i*trodução temática às
</line>
</par><par>
<line>
futuras produç*es, indi*and* possíveis
</line>
<line>
padrões de n**u**za *ientífica e até mesmo o**ssões
</line>
</par><par>
<line>
*os ca*álogos *acio*ais.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *eresina, v. *1, n. 2, art. 1, p. 3-23, f*v. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estresse Ocupac*onal nas Forças de Se*urança *úblic*: Uma R*vi*ão Siste*át*c*
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
Indo alé*, pe*c*be-se pelo* r*s*ltados da pesquisa, a concentr*ção de **tudos so*re
</line>
<line>
estresse ocupa**o*al das for**s *e s*gurança nas regiões ce*tr*-oes*e, sul e sudest*,
</line>
</par><par>
<line>
e**l*citando a au**ncia de *s*udos sobre o tema nas f*rças de segurança nas *eg*õe* norte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*rd*ste *o país. *u*ro ponto *mpor*ante é a ausência p*rcebida
</line>
<line>
*e e*tudos de cará*er
</line>
</par><par>
<line>
*aciona*, com repre*entaçã* de agen*es d* todos os estados da fede*ação. Por f*m, sugere-se
</line>
<line>
a*alisar como o est*esse oc*p**ional n*s instituiçõ** *ol*ci*is está sendo e*tud*do *o âmbito
</line>
<line>
internacion*l, trazendo as caract*rísticas e as e*pe*ificidade* de países.
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
<line>
AFON*O, M. *. F et al. Como con*tr*ir conh**i*ento sobre o tema de pe*quisa? Ap*ica*ã*
</line>
</par><par>
<line>
*o processo proknow-c na busca
</line>
<line>
d* lit*ra*ura sobre a*aliação do desenvo*vimento
</line>
</par><par>
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sustentáv*l. Revista de Gestão Soc*al e Ambiental, São Paul* (SP), *.5, n.2, *.47-62, 2011.
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</line>
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</line>
<line>
us o de
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v.22, n.1, p.1-14,2019.
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BARD*N *. Anál*se *e co*teúdo. SP: E*ições 70, 201*.
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<line>
BRASIL. Anu*rio Brasileiro de S*gur*nça Públic*. Fórum B*asileiro de S*gura*ç*
</line>
<line>
Pública, 2022.
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BR*SIL. C*nstituição da República Fe*e*ativa do Brasil. Br*sília, DF: Senado Fe*eral,
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BATIST*, *. *. *er*epção **s nív*is de es*resse dos bo*beiros militar*s a*ó* o aume*to do
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CAMPOS, R. G.; A**E*, A. A; SI*VA, S. L. Occupati*na* s*ress *n crim**al police: s*udy
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in a p*is*n unit in Mina* G*ra*s. *evista *e Adm*ni*tração da *FSM, v.15, n. spe, p. **4-
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***, 2022.
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F. L. Soares
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A. V. Marra
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*) con*epç*o * planejamento.
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X
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<line>
X
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<line>
X
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<line>
*
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<line>
X
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<line>
2) análise e *nterpre*ação dos dados.
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<line>
*
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X
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<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
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<line>
3) el*bor*ç*o *o rascunho ou na revisã* críti** d* c*nteúd*.
</line>
<line>
*
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<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
X
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<line>
X
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<line>
4) pa*ticipação na ap**vação da ve**ão **n*l do manuscrito.
</line>
<line>
X
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<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
X
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X
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Rev. F**, Teresina P*, *. 21, n. 2, art. 1, p. 10*-131, fev. 2*24
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www4.fsanet.com.br/revist*
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