<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 1, p. 3-23, fev. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.*.1 </line>
</par>
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<line> Estre*se Ocupacional nas Forças de Seg*r*nça Públi*a: U*a Revi**o Sistemática </line>
<line> **cupational *tress in Pub*ic Se*u*ity Force* in Brazil: A Sy**emat*c Review </line>
<line> V*níc*us Sal*s *raga </line>
<line> Me*trando em Administr*çã* Pública / PROFIA* **la Univer*idade Federal d* Viçosa </line>
<line> Gr*duação em Ad*inistração/ Univ*rs*dade Federal do *spírito S*nt* </line>
<line> E-mail: fr**avinic*us.*988@yahoo.co*.b* </line>
<line> *odrigo d* Paula Ferreira </line>
<line> M*s*rando em A*ministraçã* Pública / PROFIAP p*la U*iversidade F*der*l d* Viço*a </line>
<line> Graduaç*o e* D*reito pel* Fac*ldade de Direi*o Padre Arnaldo Janssen </line>
<line> E-mail: r*drigo.paula.fer*e*r*@u*v.b* </line>
<line> Heli* Bru**delli Pereira da *i*va </line>
<line> Me*trando em A*ministr**ã* Pública / PROFIAP pela Un*versi*a*e Federal ** V*ços* </line>
<line> Graduaç*o em Gestão **presari*l/ Centr* Universi*ário *NA </line>
<line> E-mail: h*lil.silv*@ufv.br </line>
<line> *elipe Luc** Soares </line>
<line> Me*trando em Admi*ist*a*ão Pública / PROFIAP p*l* Univer*idade F**eral d* Viçosa </line>
<line> Bacharel em Ad*inist**ção Pública - UFOP </line>
<line> E-mail: fe*ipesoar*s.pmmg@gmail.com </line>
<line> Adriana V*ntola *a*ra </line>
<line> Doutor* em Admini*tra*ã* pel* UFMG </line>
<line> Profess*ra titular da Univers*dade Fede*al d* V*çosa </line>
<line> D*cente do Mestrado Pr*fissional *m A**inistr*ção Pú*lica/P*O*IAP d* Universidade Fed*ral *e Viçosa </line>
<line> E-mail: a*entola@ufv.br </line>
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<line> End*r**o: V*nícius Sa*es Fraga </line>
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<line> Ars*e-MG - *odovia Papa *oão </line>
<line> Paulo I*, 4.001, </line>
<line> Prédio </line>
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<line> Gerais, 2º andar, B*ir*o S*rra Verde - Belo </line>
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<line> Horizonte/MG, B*asil. </line>
<line> E*ito*-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar </line>
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<line> Ender*ço: R*drigo de P*ula Ferreira </line>
<line> Rodrigues </line>
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<line> PC-MG U*idade Flo**stal - Rua Cabo Verde, 7, centro - </line>
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<line> Fl*r**ta*/MG, Brasi*. </line>
<line> *rti*o r*c**ido em 22/0*/2023. Ú*tima </line>
<line> ver*ão </line>
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<line> Endereço: *e*il Brus*delli Pereira da Silva </line>
<line> re*e*i*a em 12/10/202*. Aprovado em 13/1*/2**3. </line>
</par>
<par>
<line> *e**sp-MG - Rodovia *apa João Paulo II, </line>
<line> 4.*01, </line>
<line> *rédi* </line>
</par>
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<line> Minas, 10* andar, Bai*ro Serr* Verde - Belo </line>
<line> Avaliado pelo sistema Trip** Review: Desk Rev*ew a) </line>
</par>
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<line> Horizonte/MG, Brasil. </line>
<line> p*l* Editor-C*efe; e b) Dou*l* B*ind Review </line>
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<line> Endereço: Felipe Lu*as Soare* </line>
<line> (a*aliação cega por doi* avalia*o*es da área). </line>
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<line> BPTRAN, Batalhã* de P*lícia de Tr*ns*to. Av. </line>
</par>
<par>
<line> Amazo*as, 6227, Gam*leira - B*l* Ho**zon*e/*G, </line>
<line> **visão: G*ama*i**l, No*mat*v* </line>
<line> e de F*rmat*ção </line>
</par>
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<line> Brasil. </line>
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<line> *n**reço: Ad*iana V*ntola M**r* </line>
</par>
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<line> Rodovia LM* 818, km 06, s/n, Campus Univer*itário, </line>
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<line> Florestal - MG, 35690-000 </line>
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<line> Estr*sse Ocupacional nas Forças *e Segurança Pública: Uma Revisão S*stemá*ica </line>
<line> 3 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Este arti*o teve com* obj*tivo m*p*ar os *studos publicados em p**iód*cos sobre o *stresse </line>
<line> ocup*cional nas forças de segurança públic* *rasileira no perí*do entre 2018 - 2023, </line>
<line> de*tacan*o os fatores estre*sores, as consequências do est*esse e a* açõ*s realizadas para </line>
</par>
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<line> prev*ni-lo. Pa*a esta </line>
<line> fina*idade, foi r*aliz*da um* bibli*metria e revisão siste*ática, pelo </line>
</par>
<par>
<line> método P*oK*ow-C, consider*ndo os artigos publi*ados, na base *e dados da Spel* e Scielo, </line>
</par>
<par>
<line> do per*odo estudado. Os res**tados demons*raram a </line>
<line> conce*tração de estudos pub*i*ados n*s </line>
</par>
<par>
<line> *egiões sul, sudeste e c*ntro-oest*. Os principais fat*res *s**essores aponta*os for*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pressã*, a alta c*rga de trabalho, o acúmu*o d* f*nçõ*s, baixa re*uneração, a falta * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *uton*mia, discrim*na*ão e o *avoriti*mo *o ambiente de tr**alho. Das </line>
<line> **nsequências d* </line>
</par>
<par>
<line> e*tresse des*aca*-se **mprometimento f*s*co e psicológico, redução *a </line>
<line> qualidade *e vida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> burno*t. Alguma* das ações p*ev*nti*as são * aumento do te*po de d*scanso entre os tur*os </line>
<line> e o *co*pan*amento e tra*amento *sico*ó*ico. Apesar d*s *es*l*ados, *onclui-se *ue o </line>
<line> estre*se nas f*rças de se*urança pública ainda é *ouco inves*igado no *rasil, tanto pela </line>
<line> acade**a quanto pel*s própri*s instituições policiais. </line>
<line> Palavras-*haves: Estr*sse Oc**ac*onal. Institui*ões Pol***ais. Fa*ores Est*essores. Burnout. </line>
<line> S*gura*ç* Públic*. </line>
<line> A*ST*ACT </line>
<line> *his p*p*r aimed to map the studies publis*ed in journals ** occupational st*ess in the </line>
<line> Br*zil*an pub**c *ecurity fo*ces in the *eriod between 2*18 - *023, highlighting the stre*sor*, </line>
<line> the con*equences of *tress and t** action* taken to *reven* it. For this purpose, a bibliomet*ic </line>
<line> and **stematic re*iew wa* c***i*d *ut, us*n* the Pr*Know-C metho*, con*id**ing the art*cles </line>
<line> published in the Spell and *ci*lo *atabases of the studied peri*d. The result* demonstrated the </line>
</par>
<par>
<line> con*e*tr*tio* </line>
<line> of studies *ub*ish*d ** the South, Sout*e*st and Midwest regio*s. </line>
<line> The main </line>
</par>
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<line> stressors *de*t*fied we*e pr*ssure, hig* *or*l*ad, accumul*t*on of functions, lo* pay, **** *f </line>
<line> auton*my, discrimination and *avoritism in the workplace. The conseq**nces of str**s </line>
<line> *nclude *hysical *nd *syc*o**gical *m*airmen*, *educed qua*ity of life and burnou*. Some of </line>
</par>
<par>
<line> the **ev*n*ive *ctions are increa*ing rest t*me be*ween shifts **d </line>
<line> psycholog*cal monitor*ng </line>
</par>
<par>
<line> and </line>
<line> trea*men*. De*p*te *he results, it is </line>
<line> **n*luded that str*s* *n publi* secu*ity *orces s*ill i* </line>
</par>
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<line> *i*tle invest**ated i* *razil, both by academ*a and by *he *olice ins*itutions thems*lves. </line>
<line> Keywo*ds: Occupati*n*l S*res*. Police I*stit*tions. Stress**l **ctors. B*rnout. Public </line>
<line> Secu*ity. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, *. 21, n. 2, a*t. *, p. 3-**, fev. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
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<line> V. S. Fraga, R. P. Fe*r*ira, *. B. P. Si**a, F. L. Soares, *. V. Marr* </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> 1 INT**DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Tr*b*lh*r *a segurança pública *stá entre as ativ**a*es pr*fi*sio*ai* mais estres*an*es </line>
<line> (*URBA; D*RMO*, **19). Tais p*ofissiona*s de*em estar constantemente alertas, qualquer </line>
<line> fal*a pod* ocasionar graves consequên*ias para si ou para as d*mais pessoas, além de e*tarem </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> *onstante contato *om **entos t*a*mátic*s (CHEN; W*, 2022; LUC*NO-*O*E*O et </line>
</par>
<par>
<line> a*., 2021; NIS*R; RA*H*ED, 20*0). Diante de tal si*uação, eles têm *aior **sco d* *n*orr** </line>
<line> em prob*e*as de sa*de mental do que a *op*laç*o e* gera* (CH*N; WU, 2022). Porém, os </line>
<line> altos níveis de *str**s* destes profiss*o*ais não af**am apenas sua saú*e física e me*tal, têm </line>
<line> impacto* *egativ*s n* p*ofis*ionali*mo, *a *ficáci* organizacional e *a segur**ça públ**a </line>
<line> com* um todo (PUR*A; *ERMOU, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Futino e D*lduque (20*0), a* </line>
<line> sistemat*zarem </line>
<line> es*udos *a*i*nais sob*e </line>
<line> s a úde </line>
<line> men*al </line>
</par>
<par>
<line> do* profissionais de segurança p*blica, refor*am *s qu*stõ*s apresen*adas n*s est*dos </line>
</par>
<par>
<line> internacionais que agravam ai*d* mais o estres*e </line>
<line> ocupacional da *atego**a. Os a*tores </line>
</par>
<par>
<line> acrescen*am o*tros f**ores como a reduçã* de i*vestim**tos em polít*cas públic*s no ramo, o </line>
</par>
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<line> conv*v*o constante *om a*i**dades de *isco no trabalho e *a região on*e res*de*, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> pr*babilidade d* ser **rto *esmo quando não *stá pre*tand* servi*o, * *onvivência com </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> estigma de ser truculento * de abusar *o poder n* exer*ício prof*s*ion*l. O estres*e, uma ve* </line>
<line> ex*sten**, é ca*az de causar *rave* ef**tos no *n*ivíduo, in*lu*ndo, como uma das </line>
<line> consequências do estresse gr**e, * potencia*i*ade d* ocorrência do auto*xtermínio, o s*icíd*o. </line>
<line> *onf**m* afirmado por Vi**ra *t al. (2023), o **t*es*e *cupacio*al p*s*ui i*trín*eca rela*ão </line>
</par>
<par>
<line> aos *asos de suicídio </line>
<line> cons*mados </line>
<line> ou tenta*os. De aco*do com o Anuár*o Brasile*ro de </line>
</par>
<par>
<line> Seg*rança P**lica (BRASIL, 202*), hou*e um aument* de 55% no número de *uicídios en*re </line>
<line> pol**iais da ativa, entre os anos de 2021 e 2020. </line>
</par>
<par>
<line> O estresse ocup**iona* em </line>
<line> p*ofi*sionais </line>
<line> da segurança públic* </line>
<line> també* </line>
<line> está </line>
</par>
<par>
<line> negativamente relacionado à s*tis*aç*o co* a ca*reira e a* desempenho no tr**alho. ***ar e </line>
<line> Ras*eed (2020) suge**m q*e a redução d* estresse oc*pacional em fun*ionários da pol*cia </line>
</par>
<par>
<line> pode </line>
<line> au*enta* sua satisfaçã* com a carr*ira, *em como o des*mpenho no t*abalho. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> se*tido, os a*tor*s complementam que d*vem ser </line>
<line> *la**ra*as prát*ca* e políticas p*bli*as de </line>
</par>
<par>
<line> gestão de pess**s para esta categori* pr*fissional, que deem a dev*da imp*rtância * sa*isfação </line>
</par>
<par>
<line> com a c*rr*ira e </line>
<line> ao estresse ocupacional. Fu*ino e D*ldu*u* (2020) **mbém r*f*rç*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessid**e da implementação de *ol*ticas públicas que pr*t*jam e promovam a saúde **n*a* </line>
<line> no trabal** em seg*rança pública. </line>
<line> *ev. *SA, Teres*na, v. 21, n. 2, ar*. 1, p. 3-2*, fev. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estresse Ocupacion*l n*s For*as de S*g*rança Pú*li*a: Uma Revisão Sist*mática </line>
<line> * </line>
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<par>
<line> *iante do exposto, *s*e arti*o teve como ob*etivo mape*r os es*udos pub*icados em </line>
<line> periódi*os s*b*e o *stresse ocu*a*ional na* forças de segurança p*blica brasileira no per*od* </line>
<line> ent*e 2*18 - 2023, des*acando os *ator*s estressores, as cons*quê*cias do estresse e a* aç*es </line>
<line> realiz*da* para preveni-lo. Com este pr*pósit*, espera-se neste artigo evidenciar *s eventos </line>
</par>
<par>
<line> dos e*t*es*es ocupacionais *o â*bito das </line>
<line> o*ga*izações polic*ais, a**m ** </line>
<line> contribuir </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*imento de estra*égias que promovam melhor qual*da*e de vida * condições </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> trabalho a esses pr*fissio*ais. </line>
</par>
<par>
<line> *s profi**ion*is consi*e*ados in*eg*ant*s das força* de segu*a*ça *úbl*ca brasileira </line>
<line> sã* os membros dos ó*gãos elencados no art. 144 d* C*nst*tuição *ede*al Br*sileira (*988): I </line>
<line> - pol*c*a federal; II - polícia rodoviária *ed*r*l; II* - polícia ferrov*ária federal; *V - p*l*ci*s </line>
</par>
<par>
<line> ci*is; V - **lí*ias milit*res *orpos de bombeiros *ilitares. VI - Polícias pe**is e </line>
<line> feder*l, </line>
</par>
<par>
<line> estaduais e d*str***l. </line>
</par>
<par>
<line> Depois *es*a concisa introduç*o, este a*tigo foi or*ani*ado * pa*tir do r*fere*cial </line>
<line> teórico, a met*dologia do estudo em*reendi*o, a apr*sentação dos dados le*antados na </line>
<line> bibliometria rea*izada, bem *omo a discussão de*ses dados, e as *ons*der*çõe* finais, </line>
<line> inc**indo limitaçõ*s da pesquisa e indicaçõ*s para pesq**sas *uturas. </line>
<line> 2 *EFERENCIA* TE*RICO </line>
</par>
<par>
<line> No *no de 19*9, Hans Selye classif*cou o estresse e* um </line>
<line> vié* b**ló*ico, </line>
<line> *omo u* </line>
</par>
<par>
<line> *ator intrínseco * tod* *nfermidade que é originada por modif*cações na composiç*o química </line>
<line> e e*trutural d* corpo e que po*e *er observ*da (LI**; GUEVA*A, *995). </line>
<line> Se*undo Paiva (2015), é possív*l *u* * **tres*e seja caracteriza*o como i*di*ador de </line>
<line> alterações *spec*f*cas no organismo humano. P*r d*ferente* ra**es q*e implicam na reação da </line>
</par>
<par>
<line> c*ndiç*o *ísica e mental pelas q*ais o i*diví*uo está expo*t*. Ne**e sen*ido, * estresse </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> caracterizado por um estad* </line>
<line> de </line>
<line> te*são que causa *ma rup*ura no equilíb**o i*terno </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> organ*smo (LIPP, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> No *ontexto organizacional do *raba**o, a atividade profissional p*d* apr*senta* </line>
<line> correlação direta entr* as causas *e saúde e doença men**l do trabal*ador. Esta característica </line>
</par>
<par>
<line> de estress* remete-se às consequência* </line>
<line> associadas </line>
<line> às condiçõe* de </line>
<line> trabalho na organiz*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se aspecto, o e*t*e*** ocu*aci*nal é </line>
<line> def*nido </line>
<line> por acarretar efeitos no bem-estar </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabal*ad*r, estremecendo a relaç*o d*ste com a organização na qual **tá inse****. A* </line>
<line> conju*t*ras *nternas e ext**nas ao tra*alho, be* como os *er*is específico* do trabalhador de </line>
<line> acord* com as *ua* habilidades de e*frentar *s *xigên*ias inerentes a* labor, podendo, assim, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, *. 2, art. *, p. 3-23, f*v. 20*4 www4.fsane*.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. S. Fraga, R. P. Ferreir*, H. B. P. Silva, F. L. Soares, A. V. Mar*a </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> p**vocar ou amp*iar *s est*do* d* e*tre*s* ocupacional (*OMES; PAIVA; BA**OSA, 20*2; </line>
<line> ST**CIARINI et a*., 2002). </line>
<line> O est*esse ocupacion*l també* pode s*r entendido a partir da pers*e**iva do </line>
<line> Des*quilí*rio Esfo*ço-Re*o*pensa, ou seja, a relação entre *s e***rços que o trabalhad*r faz </line>
<line> (custos) e as reco*p*nsas que *le rece*e (ganh*) n** es*á equili*rada (LU*ENO-MORENO </line>
<line> et *l, 202*). ** autore* destacam que, nesta *erspect*va, o esforço pod* ser ta*t* *xtrínseco </line>
</par>
<par>
<line> (deman*as </line>
<line> do t*a*alho em si) quant* intrín*eco (motiv*ção dos trabalhad*res em </line>
<line> relação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tais demand*s). Por sua vez, as recompensas *ão percebidas e* função *o esfor*o, </line>
<line> po* </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, dinhe*ro, es*i*a e segur*nça no emprego. Quanto *a*or o esf*rço i*tr*nseco de um </line>
<line> indiv*duo no trabalho, mai* ele te* sua expe*ta*iva de recompensas aum*ntada e, d*sta </line>
</par>
<par>
<line> f*r*a, fica ma*s susc*tív*l ao estresse (LUCENO-MO*E*O e* al, 2021). Re*orça*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> en*endimento a partir do esf*rç* extrínseco, *a*osa e *ordeir* (20*8) vi*culam o </line>
<line> estresse </line>
</par>
<par>
<line> oc*pacional às exigê*cias no contex*o da organização *o demandar con*u*as específicas *ue </line>
<line> podem ext*apo*ar a compet*ncia * *abilidade do trabalhado*. </line>
<line> Dessa form*, o estr**se ca*sado no âmbito *a organização *rovoca um </line>
</par>
<par>
<line> estremecimento na rela*ão entre trabal*o e o o </line>
<line> psicológico do indivíduo trabalhador. E**e </line>
</par>
<par>
<line> es**emecimento pode ser de*er**nado *or diversos fatores estressores, como medo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fracasso, cansaço, falt* de *p*io, a*biente de trab*l*o altamen*e co*petitivo e jornada longa </line>
</par>
<par>
<line> de traba*ho (SILVA; SALLES, </line>
<line> 2016). Nesse sen*ido, o e*t*e*se </line>
<line> ocupaci*na* desencadeia </line>
</par>
<par>
<line> seque*as sob forma ** problem*s *a </line>
<line> saúde fís*ca e m**tal e no bem-estar no t*a*alho, </line>
</par>
<par>
<line> comprometendo o ind*víd*o e as organizações (STACCI*RINI *t al., 200*). </line>
<line> Zille (2*05) categoriza 4 níveis de estresse distintos: ausente, leve a moderado, *ntenso </line>
</par>
<par>
<line> e m ui t o </line>
<line> inte*so. Para * ní*el </line>
<line> de "a*s**ci* de e*tresse" adotou-se como definição o </line>
<line> *om </line>
</par>
<par>
<line> eq*ilíbrio en*re a *st*u*ura psíquica do indivíduo e a* pre*s*es *síqu**as *dvindas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> si*uaçõ** tais co*o </line>
<line> trabal*o, f*mília, *elações sociais e indi*i**alidades. Já </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *ara*terização *o "estresse leve a moderad*", pe*ce*e-se ocorrência de mani*estações *e a </line>
</par>
<par>
<line> estress*, em grau compensado, podendo ger*r ou </line>
<line> n*o impa*tos *uito importa**es </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ind*víd*o, tanto na sua e*trutura psíqui*a, quanto aspe*tos com*ortamen**is/emocio*ais e nas </line>
</par>
<par>
<line> suas ativid*des p*of*s*iona*s. P*r sua vez, no </line>
<line> nível d* "estres** inte*so", o ind**íduo </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> convive *om *lgu*s d*s pri*cip*is s*ntomas </line>
<line> de *str*sse </line>
<line> de forma im*ort*nte, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> nervo*is*o acentuado, ans*edade, ang*stia, dificul*a*e de concentra*ão no trabalho, insô*ia, </line>
<line> aut*estima baixa, en*re outros. Neste níve*, * indiví*uo ap**senta prob*emas *e co*centr*ção, </line>
<line> tendo d*fic*lda*es de realizar as sua* a*ivi*ade* *e man*ir* ger*l, impactan*o o t*abalh* *e </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. *1, n. 2, ar*. 1, p. 3-2*, f**. 2024 www4.fsanet.***.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estr**se Ocupaci*nal nas Forças de Se*uranç* Pú*l*ca: Uma R*v**ão Sistem*tica </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> for*a importan*e, gerando queda na produtivi*ade ou *té mesmo i**ossib*li*ade de </line>
<line> exercício da* ativ*dade* profissiona*s (Z*LLIE, 2005). </line>
<line> Os fator*s estressores pos**em pertinências e i*tensida*es dis*intas con*orme os </line>
<line> ambient*s laborais e as a**vidades profi*sion*i*. *lgu*s *o* *ato*es e***essores associa*os às </line>
<line> atividades dos pol**iais são: altas d*mandas de tra*alho, pouc*s recur*os, baixa aut*nomia na </line>
</par>
<par>
<line> tomada de </line>
<line> decisõ*s e relaciona**ntos ruins com superio*es (LUCENO-MORENO et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 202*). Em u** revisã* sistemática de estu*os internacionais sobr* estresse bem-es*ar n* e </line>
<line> traba*ho de policiais, *u**a e Dermou (20*9) acrescentam que o fa*o de os policiais estarem </line>
<line> frequentemente expost*s *o sofrimento e d*r das pessoas, **f*er*m ame**as constantes à sua </line>
</par>
<par>
<line> se*ur*nça e bem-estar, terem que co*trol*r as emoções *uando p*o*ocados, realizarem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* de *atureza inco*cl*s*va, terem a *esponsabili**de de e**a* em posse de um* arma de </line>
</par>
<par>
<line> fogo e a responsab*l*dad* de pro**ger as vidas dos cidadãos são, </line>
<line> po* si s*, consi*erad*s </line>
</par>
<par>
<line> fato**s *stressores. Purba e Dermou (2019) afirma* q*e </line>
<line> altos </line>
<line> ní*eis de *p*io socia* </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> trabalho </line>
<line> *or parte de c*legas sup*rvisores *rotegem a saúde menta* des*** *ndivídu*s, e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conseque*tem*nt*, a falta de apoio resul*a em ní**is aumentados de estresse oc*pacional. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> D**nte </line>
<line> do o*jetivo **o*o*to </line>
<line> para estud*, a o </line>
<line> pesqu*sa con*e*tr*u-*e em anal**ar </line>
</par>
<par>
<line> estudos publ*ca*os em per*ódicos nacionais </line>
<line> sobre o tem* est*esse o*u*ac*onal e forças </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*g*rança públ*ca entre o per**do de 20*8 a maio d* **23. Conforme C*r**lho ** al. (2*20, </line>
</par>
<par>
<line> p.2), "a </line>
<line> revisão </line>
<line> si*te*ática de um </line>
<line> t*pico exige que *s pesquisadores </line>
<line> definam, i**ntifiq*e*, </line>
</par>
<par>
<line> sel*ci*nem e analisem a literatura r*levante". </line>
<line> A importância dos traba*h*s de revis*o está na co*strução de con*ecimento ci**tífico </line>
</par>
<par>
<line> e, a </line>
<line> parti* dessa base, permi*ir *o pes*uisador construir uma visão c*í*ica sobre o tema </line>
</par>
<par>
<line> (AFONSO et al., 2011). Com es*e obje*ivo, foi realiz*d* *ma revisão sis*em*tica d* *i*eratura </line>
</par>
<par>
<line> r*strita a* período me*cionad*, </line>
<line> *til*z*ndo-se a </line>
<line> metod*log*a P*oKnow-C, caracteriz**a por </line>
</par>
<par>
<line> Afonso et </line>
<line> al. (2*11, p. 59) como "uma fe*ramenta efet*va na se*eç*o de informa*ão, </line>
</par>
<par>
<line> co*duzindo o pesqui*ad*r a seguir uma metodologia cl*ra, obje*iva e com rigor científico". </line>
<line> O processo de seleç*o p*la *etodologia ProKnow-C consiste na realizaç*o de quatro </line>
</par>
<par>
<line> *tapas e**ruturadas: 1) Realizar a sel*çã* do </line>
<line> portfólio b*b*iogr*fi*o; 2) Realiz*r a anál*se do </line>
</par>
<par>
<line> portfól*o *ibliográ**co; 3) A*alisar sis*ematicame*t* o port*óli* bibliográfico; 4) *laborar os </line>
<line> *bjetivos da *esq*isa (AFONSO et al., 2011). No estudo foram real*zad*s as duas primeiras </line>
<line> etapas do método selecio*ado. </line>
<line> Rev. FS*, T*resina P*, v. *1, n. 2, art. 1, *. 3-23, fev. 2024 w*w4.fsanet.c**.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Fra*a, R. P. Ferreira, *. B. P. Silva, F. L. So*res, A. V. Ma*ra </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Foram selecionadas, com* base de dados para * apl*ca*ão da primeira etapa </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> ProKn*w-C, *s r*po*itórios Scielo e Spell. A esco*h* do *epositó*io Scielo se deu pela </line>
<line> di*pon*bil*d*de de trabalh*s p*blicado* em mais ** 1.000 per*ó*icos de 12 pa*ses, entre eles o </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*, *om publicaç*es em </line>
<line> diversas *reas d* con*ecimento. Já o Spell é um rep*s*tório </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pr*dução científ*ca a*ualmente foc*do nas **eas *e ***inis*raç*o *úbli*a e de Empresas, </line>
</par>
<par>
<line> Con*abili*ade e Turismo, e possibilitou pesquisa por tr*balh*s m*is focados em ge*tão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*tresse *cup*ci*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Foram feitas bus*as por *ópicos, em ambos os repositórios, sendo a *esquisa na base </line>
</par>
<par>
<line> de dados Scielo *eali**da em todos os índices, a busca </line>
<line> de*-se pela combinação dos termos: </line>
</par>
<par>
<line> "((Police) OR (Public </line>
<line> Secu*ity) OR (Police O*ficer*) OR (M*lita** Fi*efi**ters)) AND </line>
</par>
<par>
<line> ((*ccupatio*al Stress) OR (Mental Illness) OR (Work-Related Disorders) OR (S*ress) OR </line>
</par>
<par>
<line> (Retal**tion) *R (Occupationa* Health))". </line>
<line> A pesquisa realizada em 25/*5/2023 </line>
</par>
<par>
<line> **imeiramen*e for*m reto**ados *47 resultados. Já na </line>
<line> *ase de dados S*ell, </line>
<line> foi realizada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> busca comb***ndo os termo* "*olícia", "Policiais" e "Bombei*o*" e "Segu*ança Púb*ic*", </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conectivo "e" e </line>
<line> os termos "*stresse", "Saúde Mental" inseridos </line>
<line> e* todos os c*mpos </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, já del*mitando o período de busca de 201* 2023. A busc* foi realizada a </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> 2*/05/2023 e obteve * re**ltados </line>
</par>
<par>
<line> O próxi*o passo consistiu na a*licaç*o do </line>
<line> f*ltro d*vido ao interesse em env*l*er </line>
</par>
<par>
<line> somente organizaç*es policiais brasileiras, apl*co*-se o filtro </line>
<line> "P*íses/Re*iões", sendo </line>
</par>
<par>
<line> selecion*da * *pção "Bras*l", t*ndo como re*orno 9* resultados. Posteriormen*e, *pl*cou-se * </line>
</par>
<par>
<line> fi*tro "Anos </line>
<line> da p*blicação" contemp**ndo * p*ríodo de en*re 2*18 e 2023, em q*e foram </line>
</par>
<par>
<line> retornados 39 *esu*tados. Por fim, *erifi*o*-se a duplicidade dos a*tig*s encontrados nas suas </line>
</par>
<par>
<line> bases, e*cont*an*o-se 2 </line>
<line> tra*alhos dupli*ados. Dessa for*a, a *art*r da aplica*ão </line>
<line> *o *étod* </line>
</par>
<par>
<line> ProKnow-C, nas bases dos repos*tó*ios *elec*o*ados re*ultou na sel*ção de 37 t*abalhos. </line>
<line> *i*nte dos res**tados iniciai* da pesquisa, passou-*e à análise *o co**eúdo dos </line>
<line> trabalhos. A anál*se estru**rou-se em t*ê* et*pas, con*o*me p*oposto por Bard*n (2011): 1) </line>
</par>
<par>
<line> pré-análise, </line>
<line> 2) exploração do mat*ria* e 3) tratamento dos resu***dos, *nfer*ncia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interpre*a*ão. </line>
<line> *m análise dos títulos e resumos dos trabalhos *e*ecionados, averiguou-se os e*tudos </line>
</par>
<par>
<line> quant* à ade*ênc*a inicial dos artigos ao e*copo d* pesq*isa. Assi*, foram *escartado* </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> e**udos, *pós a le*t*ra *o *ítulo * resu*o, ten*o em vista que não estav** relac*o*ados ao </line>
</par>
<par>
<line> tema d* interes*e do artigo, e*tresse ocu*acional nas </line>
<line> organizações </line>
<line> *e segur*nça *ública, </line>
</par>
<par>
<line> r*stand* en*ão 19 trab*lhos. Por fim, apó* a leitura completa do* arti*os, fora* excluídas </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisas que não se encontra*am dent** do </line>
<line> es*opo *o trabalho, assim, **staram 15 artigos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 21, *. 2, *rt. 1, p. 3-23, fev. 2024 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estresse Ocupacional nas Forças de Segu*ança Públi**: Uma Revisão Si*te**tica </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> (13 proveni*ntes da base Sc*e*o e * da **se *pell) *ue f*rma*am o con*unto ** análise d* </line>
<line> p*sq*isa. A Figura 1 e*pl*cit* as etapas rea*izadas na pesquisa bibli*métrica nos *eposi*órios </line>
<line> Sciel* e *peel. </line>
<line> Fi*ura 1 - Etapas da pes*u*sa bibliométrica </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Elabor*do pelos a*tores, 202*. </line>
<line> Fina**ent*, fo* rea*i**da uma revisão sis*emática dos estud*s selecionad*s a part*r das </line>
</par>
<par>
<line> categ**ias identificadas </line>
<line> após a l*itur* e pon*eraçã* das i*formações e dados a*r*sentados. </line>
</par>
<par>
<line> Ini**almente fo*am *tilizadas ca*ego*i*s de **álise: *ublicações </line>
<line> por ano, publicações </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> classe da s*guran*a *ú*lica, autores, pr*nci**is *eferências, metodologias aplic*das, objetivos, </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. *1, n. 2, ar*. 1, p. 3-23, fev. 20*4 w*w4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. S. Fr*ga, R. P. Ferreira, H. B. *. Si*va, F. L. Soares, A. V. *arra </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais </line>
<line> r*sultados </line>
<line> * aspe**os </line>
<line> r*lacionados </line>
<line> ao </line>
<line> e*tresse organi**cional: </line>
<line> fon*es, </line>
</par>
<par>
<line> consequências, atenuantes. *s anál*se* e a pl*tagem dos g*áfi*os foram rea*izadas atra*és do </line>
<line> software "Exc*l 365". </line>
<line> 4. RE*ULTAD*S E **SCUSSÃO </line>
<line> 4.1 Bibli*me**ia </line>
<line> Di*nte do propost* *elo estudo e d*s dados coletados, qua*to à an*lise tem*oral, </line>
<line> confor*e figura 2, *erificou-*e que houve p*blic*çõ*s tod*s os ano* do c**pus, *e*do *m </line>
</par>
<par>
<line> 2019 o ma*or n*mero de </line>
<line> publi*ações, e o mínimo, duas publicações para os *nos d* 2018 e </line>
</par>
<par>
<line> 2021, desconsiderando 2*23 q** *inda não se en*errou. </line>
<line> Figura 2 - Número de publicações por </line>
<line> an o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborad* pelos autor*s, 202*. </line>
<line> Quan*o * cl*ssificação ge*gráfica do* estud** selec*onado*, fora* identificadas as </line>
</par>
<par>
<line> unidade* fede*ativas e* *ue foram aplicados os *stud*s, conforme *ig*ra 3, sendo que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> estad*s em que foram *den*ific*das publicações v*n*uladas estão destaca*os em *aranja. Já a </line>
<line> f*gura 4 demons**a a quantidade de publicaç**s po* estado da f*der*ção, Mina* Gerais e Ri* </line>
<line> Grande do Sul l*d*ram com * pu*licações cada, *egu*do* p*r S*nta Catari*a com 2 est*do* </line>
<line> pub*icado* e o* d*mais com 1 publicação por estados, por *im, ** 3 es*u*os não foi possív*l </line>
<line> realiza* tal cla*sificação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, art. 1, p. 3-23, f*v. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estre*se Ocupaci*n*l na* F*rças de Seguran** Púb*ic*: Uma *evisão Siste*áti*a </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> Fig**a 4 - Núme** d* publicações por Estado </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autor**, 2023. </line>
<line> Por fi*, é apr*sentad* a categorizaç*o dos estu*os *ele**onados p*r unidad* *olicial. </line>
<line> Os dados apresentad*s na figura 5 mostr*m que há concentraçã* dos *s*udos pub*icados nas </line>
<line> Polícias Militare*, *o* 7 arti*os pu**icados, se*uido *ela Policial Pe***, co* 3 estud*s </line>
<line> p*blica*os, Corpo de Bom*eiro* *ilitare* com 2 estudos p*bli**dos, * e*tud* relacionado à </line>
</par>
<par>
<line> Polícia Civil a Pol*cia *od*vi*ria Fed**a* * 2 *studos sem e </line>
<line> iden*ificação da unid*d* ** </line>
</par>
<par>
<line> u*i*ades es*udadas, *endo que um estudo f*i </line>
<line> realizado e*tr* policiais civis </line>
<line> e policiais </line>
</par>
<par>
<line> mil*tares, assim, ele foi c*assificado em a*b*s a* unidades pol*ciais. </line>
<line> Figura 5 - Órg*os de segura*ça púb*ica estud**os. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*a*o pel*s au*ores, 2023. U* *o* estudos foi *ealizado e*tre *o*ic*ais civis * *olicia*s milita*es, </line>
<line> *ssim, ele foi c*assific*do e* amb*s as unid*des policiais. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, *. 2, art. 1, p. 3-23, fe*. 20*4 www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. S. *raga, R. *. Fe*re*ra, H. B. P. *ilva, F. L. S**res, A. V. Ma*ra </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> O quadr* 2 apresenta a relação do* 15 *studos a*alisa*os nes*e tr*balho, em o*dem </line>
<line> *ecrescent* pel* quan*i*ade *e **ta*ões. F*i **ili*ada a clas**fi*ação Qualis CAPES 20*7- </line>
<line> *020 da ár** de "Adm*nistr**ão pública e de empre*as, Ciência* Contábeis * Turismo" para </line>
</par>
<par>
<line> to*os o* *eriódicos. O quadro </line>
<line> 2 também apresen*a o **mero total de ci*ações *a base </line>
</par>
<par>
<line> "Go*gle Scholar", *ara cada um dos artigos. </line>
</par>
<par>
<line> Qu**r* 2 - Lista de *rtigos anali*ados </line>
</par>
<par>
<line> Referênc*a </line>
<line> Font* </line>
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<line> 20*3. *es*uisa realizada *m 08/06/2023, base escolhid* *ar* a pesquis* de </line>
</par>
<par>
<line> cit*çõe* por proporcio*ar mai*r visão *a ab*angê*cia de artig*s e*tudados. </line>
<line> D*an*e do apre*entado n* quadr* 2, cu*pre destaca* que *pena* u* periódico possui 3 </line>
<line> estudos pub*icados (Ciência & Saúde *ole*iva), os demais s*o periódicos distintos. Em </line>
<line> *el*ção aos autores/coaut*res, verificou-se um *otal de 51. Desse to*a*, apenas Almei*a, L*pes </line>
<line> e Costa, (20*8; 2*19) publicara* m*is *e um *r**go *o longo *o per*odo analisado. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 2*, n. 2, art. 1, p. 3-*3, f*v. 2024 </line>
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<page>
<par>
<line> E*tresse *cu*acion*l nas *orças de Segu**nç* Pú**ic*: Uma Revisão S*stem*ti*a </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Bu*cou-se analisar o tot*l de refer*ncias utiliza*as pelos estudos, a*ém de qua*s os </line>
<line> *uto*es e as obras com maior incidência, com a *inalidade de proporcionar um in*icat*v* de </line>
<line> importân*ia cien*ífica *e est*dos pretér**os, bem como autoral no *aradigma dest* estudo. A* </line>
<line> publicações apres*ntam um total de 655 referênc*as, consi*e*a*as as repet*çõe* em ca*a uma </line>
<line> de suas *ncidênci*s. * partir dessas ref*rências, extr*i-se as *bras com maior i*cidên*ia * o* </line>
<line> au*ore* *u**s variados text*s mais se repete*, sendo q*e, para fi*s ** concisão, limitou-se ao </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero de (cinco) maiores inc*dênci*s, p*orrogadas em caso de 5 </line>
<line> resultados equivalentes, </line>
</par>
<par>
<line> conforme *s *uadros 3 e *. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*ro 3 - *ista d* a*to*es mais *itados </line>
<line> Autores mais cit*dos *úmer* *e citações </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *INAY*, M. C. S. - *ari* Cecília de Sou*a Minayo </row>
<row> LIPP, M. E. N. - Ma*i*da Emmanuel Novaes Lipp </row>
<row> LOU*ENÇÃO, L. G. - Luc*ano Garc*a **urenç*o </row>
<row> VIO*ANTI, J. M. - John M. Viola*ti </row>
<row> PA**HOAL, T. - Ta***ne Paschoal </row>
<row> *AMA*O, Á - Álvaro Ta*ayo </row>
<row> Fonte: Elaborad* pelos autores, 2023 </row>
</column>
<column>
<row> 25 </row>
<row> 15 </row>
<row> 9 </row>
<row> * </row>
<row> 8 </row>
<row> 8 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Quadro 4 - Lista de *e*erências mais citadas </line>
<line> Re*erências mais c*tada* </line>
<line> Núm*ro de </line>
<line> ci*ações </line>
</par>
<par>
<line> SOUZA, </line>
<line> E. R., M*NAYO, M. C. S., SILVA, J. G., PIRES, T. O. F**o*e* a*sociados ao </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sofr***nto p*íquico d* polici*is mil*tare* da ci*a*e do *io d* Janeiro, Brasil. Cadernos de </line>
<line> Saúde P**lica, v. 28, n. 7, p. 1297-1311, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> *ASCHOAL, T., TAMAYO, Á. Validação da </line>
<line> escala de estresse no traba*h*. Est*dos de </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia, Natal, v. 9, n. 1, *. 45-52, 2004. </line>
</par>
<par>
<line> BE*ERRA, *. M., MINA*O, M. *. *., CONSTA*TINO, P. Es*res*e oc*pacional </line>
<line> e* </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres polici**s. Ciência & Saúde *oletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 65*-666, </line>
</par>
<par>
<line> 2013. </line>
</par>
<par>
<line> M*NAYO, M. C. S., ASSIS, S. G., OLIVE*RA, R. V. *. I***cto das atividades </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> profiss*onais na *aúde físi*a e *ental do* poli*iais civis e mil*tares do Rio de Janeiro. </line>
</par>
<par>
<line> C*ência & *aúde Co*et*va, *io de J*neir*, v. 16, n. 4, *. 2199-2209, 2011. </line>
</par>
<par>
<line> MI*AYO, M. C. S., SOU*A, </line>
<line> *. R., CONSTANTINO, P. Mis**o prevenir e proteger: </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> condições de v**a, tr*balho e saú*e d** policiais mi*itares ** Rio de Janeiro. Rio de </line>
</par>
<par>
<line> Janei*o: **itora Fio*ruz, 2008. </line>
</par>
<par>
<line> S*ODE, C. B., MERL*, A. *. C. Trabalho policial e saúde mental: uma *esquisa junto aos </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 2*, *. *, art. 1, *. 3-23, fev. 2024 www4.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. S. Fraga, R. P. Ferreira, H. B. P. Silva, F. L. So*res, A. V. Marra </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> capitã*s da Polí**a Militar. </line>
<line> Psicologi*: Reflexão e *rí*ica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. </line>
</par>
<par>
<line> 362-370, 2006. </line>
</par>
<par>
<line> LI*P, *.(*rg.), Stres* está de*t** de v*cê. São Paul*: Cont*xto, 1999. </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> SADIR, M. A., BIGNOTTO, M. *., LIPP, M. E. N. *tr**s e *ualid*de de vida: influência </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> de alg*mas variáv**s p*ssoais. R*beirão Preto: P*idéia, *. 20, *. 73-81, 2010. </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Elabor*d* p*los autore*, 2023 </line>
</par>
<par>
<line> No que tange ao tip* *e pe*quisa, 11 (onze) estudos fo*am *uantitati**s. *s </line>
<line> in**r*ment*s de *oleta *e *ados foram: Escala de Es*resse no Tr*bal*o (*ET) (ALMEID* et </line>
<line> al., *018; SANTOS e* al., 2021), Es*ala de Estre*se *ercebido (EEP) (SERRA et al., 202*), </line>
<line> Modelo T**rico de Explic*ç*o do Estresse Ocupacio*al (MTEG) (C**POS; ABREU; </line>
<line> SILVA, *022), Escala de Satisfação no Trabal*o (EST) (ALME*DA et a*., *018), Esca*a de </line>
<line> Bem-*star *o **abalho (EBET) (CORR*A et a*., 201*), Per*il de Ambien*e * C*ndições de </line>
</par>
<par>
<line> Trabalh* e Esca** </line>
<line> d* Estresse Laboral (PELEGRINI et al., 2018), Modelo Deseq*ilíbrio </line>
</par>
<par>
<line> Es*orç* Recompensa (DER) (*A*ARE* *t a*., 2*19), Inv*ntário de Sintomas de Estr*sse </line>
<line> (ISSL) (BATISTA, 2022), question*rios d* elaboraç*o **s *ut*r*s (*ZEVEDO, LIMA; </line>
</par>
<par>
<line> ASSUNÇÃO, 20**) e do*ument*l </line>
<line> atravé* de relatór*os admi*istra*ivos </line>
<line> (PEREIRA, </line>
</par>
<par>
<line> M*DRUGA; KAWAHALA, 2020). Quat*o estudo* foram *ualitativos, send* uma etnograf*a </line>
</par>
<par>
<line> com o* d*dos an*lis***s por Análise d* Discurso Cr*tica (DIAS e* al., </line>
<line> 2023), um relato de </line>
</par>
<par>
<line> e*periênc*a de inte*venções individu*is, grupais e organizaci*nal *m uma corpora*ão po*icial </line>
<line> (GUI*AR*ES; *AU*ELINO NETO; MASSUDA JÚNIOR, 2*20) e dua* revisões </line>
<line> i*tegrati*as (SOUZA et a*., 2022; URBANI; *ESUS; COZENDEY-SILVA, 20*9). </line>
<line> 4.2 Fatores est*esso*es </line>
</par>
<par>
<line> Já na bus*a de quais são *s prin*ipai* fatores es**essor*s </line>
<line> no labor p*licial, f*ra* </line>
</par>
<par>
<line> *pontad*s ambien*e de eleva*a pressão sobre ** trabalhadores (DIAS ** al., 2023; JESUS et </line>
<line> al. 2021), carga de t*abal*o carac*erizada *omo exc*ss* *e trab*lho, acúmulo d* f*nç*es ** </line>
</par>
<par>
<line> longas jornadas de tr*ba*ho, baixa *emunera*ão, falta d* autonomi*, discriminação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> favoritismo no ambiente *e trabal** (SANTOS et </line>
<line> al., 2021; D*AS *t al., 2023), re*ime </line>
</par>
<par>
<line> disc*plinar *ondi*ionando a atuaç*o do **ente *e se*ur*nça à **ediência, trazendo um* </line>
<line> *ensação de impotência *os agente* (DIAS ** al., 20*3), condi**es d* trabalho ligadas à falta </line>
<line> d* *nfraestrutura (P*LEG*INI *t al., *018; TAVARES et al., 2019; JESUS et al., 202*) e a </line>
</par>
<par>
<line> percepç** de poucas </line>
<line> pe*spect**as *e c***cimento e </line>
<line> v*lor*zação nas carreira* p*liciais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. *1, n. 2, a**. 1, p. 3-23, *ev. 2024 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estr**se O*upacional nas Forças de Segurança **bl*ca: *ma Rev*são S*s*em**ica </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> (SAN*OS *t al., *021; TA*AR*S et al., 201*), s*ndo qu* todo* os fatores ide**ificados *as </line>
<line> pesquis*s de campo s*o corroborad*s pelas *evisões reali*ad*s po* Souza, Barroso e Ribeir* </line>
<line> (2022) e Urban*, *esus e Cozende*-**lva (2019). </line>
<line> A fim de se v*rificar *s fatores que p**porciona* e*s* d*sgaste, *r*ani, Jes*s * </line>
</par>
<par>
<line> Cozen*ey-Si*va (2019), após a real*zaç** de rev*são integrat*va, os autores estimaram </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais fontes geradora* de *stresse, relacionad*s a membr** de fo**as policiais: *ressão, </line>
</par>
<par>
<line> re*pon*abilid*de, sobrecarg* de t*abal**, i*fraestr*tur* de tr*balho inefici*nte, risco </line>
<line> de vi d a </line>
</par>
<par>
<line> pessoal e pa*a te*ceir*s, ambie*te autoritário, *entraliz*ção de *ecisões, al*m de insati**aç*o </line>
<line> *om a p*ofissão d*v*do à *aixa *emunera*ã* salar*al e *ão reconhecimento do t*abalho. </line>
<line> N* caso de policiais p*nais, Camp*s, *breu e Silva (2022) **res*ent*m que os </line>
<line> pri*cip*is fat*res estressores *ão: o número de efetivo insufici*nte, o risco biológ*co de </line>
</par>
<par>
<line> doenças infectocontagiosas, a superlotaçã*, a alt* pericu*osidade dos d*te*tos, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> relacionamen*o com o* próprios colegas e a di**ção i*stitucional. </line>
</par>
<par>
<line> Al*m dos fatores a*o*tados p*ra os agentes em ge*al, U*bani, Jesus e Cozen*ey-Silv* </line>
<line> (2019) apontam que alta percepção de *stresse entr* ** mulheres *oli*iais, provoc*da </line>
<line> principalmente p*r **scrimi*ação, p**a sobrec*rga de tra*alho, **m co*o pelas </line>
<line> ca*ac**rísticas fisiológic*s e ps*cológicas das mulher*s que, seg*ndo os a*tor*s, as deixam </line>
<line> mais susc**ív*is ao estresse. </line>
<line> Entre as consequências do elevado estresse labor*l percebido pe*os agentes de </line>
</par>
<par>
<line> seguranç*, o estresse *oi </line>
<line> vinculado in*ati*fa*ão recorren*e com o trabalho (ALMEIDA et à </line>
</par>
<par>
<line> al., 2018) e ao </line>
<line> surgime*to de ocorrências </line>
<line> de sintomas físi**s e psicológic** ou </line>
</par>
<par>
<line> p**co*somáti*os. Dentre </line>
<line> os sint*ma* físi**s, s*o </line>
<line> apontado* sudores* *xces*iva, </line>
<line> *e*s*o </line>
</par>
<par>
<line> mu*cu*ar, ins*ni*, </line>
<line> p*oblem*s </line>
<line> dermatológicos, gastrite emoci*nal, dor de ca*eça, dor </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> estômago, b*ixa de imu*idade, agitação e taquicardi*, ca*saço excessiv*. Já n* asp*c*o </line>
</par>
<par>
<line> p**cológic*, os *studos ap*ntaram *ara nerv*sismo, irrita*ilidade </line>
<line> *xcessiv*, r*iva </line>
</par>
<par>
<line> prolonga*a, cansaço exces*ivo, pe**amento rum*nante, p*rda do senso de humor, probl*m*s </line>
</par>
<par>
<line> *e conce*tração, fa*ta de memória e impa**ên*ia (SOU*A; B*R*OSO; RIBEIRO, </line>
<line> 2022; </line>
</par>
<par>
<line> *RB*NI; JES**; SILV*, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Por ou*ro lado, quan*o pe**uisados os fatore* associados </line>
<line> à *tili*açã* *e </line>
</par>
<par>
<line> medicamen*os ansio*í*ic*s entre b*mb*i*os mili*ares por *zevedo, *ima * Assunç*o (2019) e </line>
<line> sobre a existência de corr*laç*o entre est*esse *ab*r*l e ocor*ê*ci* de su*cídio* entre policiais </line>
</par>
<par>
<line> militares por Pereira, Madruga e Kawahala (2*2*), </line>
<line> ambos *studos n*o associara* tais </line>
</par>
<par>
<line> sit*ações ao enfrentamento do est**sse ocu*aciona*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter***n* PI, v. 21, n. *, art. 1, p. 3-23, fe*. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. Fraga, R. P. Ferreira, H. B. P. *ilva, F. L. So*r*s, A. V. Marra </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Ações prev*ntivas ao e*tres*e ocupacional para os pro*issi*nai* de *egurança pública </line>
<line> Identificaram-se pesqu*sas dire**on*das à busca de med*das ou *ráticas qu* atenu*m </line>
<line> *u eliminem a percep*ão el*vada de e*tres*e la*oral na ativid**e po*ic*al. S*rra et *l. (202*) </line>
<line> ap*ese*tam a*ões multidisciplina**s relacionadas à prom*ção e e*cora*amento de a**vidades </line>
</par>
<par>
<line> *ísi*a* *ão re*omendada* </line>
<line> n* r**ução d* perc**ção *e es*resse e na ocorrê*cia de </line>
<line> sua* </line>
</par>
<par>
<line> conseq*ê*cias ao* age*tes de se*u*ança. Por sua **z, Batista (*0*2) c*nst*tou a diminuição </line>
</par>
<par>
<line> na percepçã* d*s n*ve*s de es*resse </line>
<line> en*re o* bombeiros milit*res </line>
<line> de um* unidade </line>
<line> *o Mato </line>
</par>
<par>
<line> Grosso *o </line>
<line> Sul, *pó* a elevação do per*odo de descanso en**e os *urnos decorrente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudanç*s n* *egis*ação estadual. </line>
<line> Já Guimarã*s, La**elino Neto e Massu*a Júnior (2020) apu*aram os result*dos da </line>
</par>
<par>
<line> inte*vençã* integ**da no acom*anhamento e tra*ame*to psicol*gic* *ntr* *s policiais </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> uni*ade de C*mpo *rande (MS) *a Polí*i* Rodovi**** Federal, tendo *otado a r*duçã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ocorrê**ia de a*astamen*os no trabalho em decorrência de altos nív*is de es*res*e l**o*al, </line>
<line> bem como de suas c*n*equências, tais como ansiedade, alcoolismo, entre outros. A existência </line>
</par>
<par>
<line> e *prim*r*m*nto dos **r*iços de a*om*an*a*e*to médico </line>
<line> d* saúde mental são salientados </line>
</par>
<par>
<line> como importante fe*rament* n* combate à alta percepçã* do estresse n* ati**d*de policia* por </line>
<line> *avares et al. (2**9), Aze*e*o, Lima e Assunção (**1*) e *ouza, *arroso e Ribeiro (2*22). </line>
</par>
<par>
<line> Par* Campos, Abreu * Sil*a (2022), um* boa </line>
<line> ges*ão realiza*a por tr*s catego*ias </line>
</par>
<par>
<line> específicas (Poder Públic*, Dire*ão e Servidor*s), ** conju*to, pode ser apont*da como uma </line>
<line> aç*o preventiva para a ocorr*nci* do estresse ocup*cio*al. *lém diss*, os autores tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> sugerem </line>
<line> *m </line>
<line> a*men*o do númer* de *fe*ivos, a valorização do </line>
<line> t*aba*ho, o d*álogo e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*pacitação como medidas di*etas a se*em *eali*a*as como ações pr*ventivas. </line>
<line> *esse sentido, a "*alor*zação do trabalho", as *ondições de tr*balho e o amb*ente de </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho foram ap*ntados *omo f*tores </line>
<line> in*er*amen*e proporcion*** à percepção *e estr*sse </line>
</par>
<par>
<line> ocu*acional </line>
<line> pa*a policiais civis e m*lita*es de **uipes esp*cial*zadas (PELEGRINI; </line>
</par>
<par>
<line> CARDOS*; CLA*MANN, 2018). *a*a os re*eri*o* au*ores, e*se ambiente se re*l*za como: </line>
<line> físico, em r*lação * ergonomia; e social, nas b*as r*lações en*re os p*rticip*ntes. Os aut*res </line>
</par>
<par>
<line> apont*m também </line>
<line> u*a redução do e*tresse pela valorização pr*fission*l c*m maior apoio </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, reconhe*imento </line>
<line> por melhores salários e projeção </line>
<line> na carr*ira, com continuidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*inamentos. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, Azeved*, Lima e Assunção (2019) argu*entam que o for*e *entimento d* </line>
</par>
<par>
<line> e**abilidade laboral e o *econhec*mento social con*e*ido **s bombei*os m*litares *bjetos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sua pesqu*sa são fatore* de*erm**ant*s *a*a * **istência de m**anism*s *e resiliência </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 21, n. 2, ar*. 1, *. 3-2*, *e*. 2024 www4.*sanet.com.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *stre*se *cupac*onal na* Forç** de S*gurança Pública: U** R*vi**o Sistemáti*a </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> aut**st**a. Tais mecanism*s são apontad*s *om* cara*te*íst*cas psicológic*s que *odem </line>
<line> e*e*c*r m*dulações so*re sintomas e adversidades, p*opi*iando enfrent*ment*s adaptativos, </line>
<line> favorecendo o enf*entam*nto no co*id*ano ocupacional. </line>
<line> 4.4. Imp*ct*s do estresse ocupac*onal nas forç*s de segurança pública </line>
</par>
<par>
<line> *inda qu* e*istam ações prevent*vas e estraté*i*s div*rsas para o </line>
<line> enf*entame**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*ve*ção ao est*es*e ocu*a*ion*l c*mo proposto por *e*eg**ni, Cardo** e Cl**man (2018), </line>
</par>
<par>
<line> nem to*os os suj*it** </line>
<line> sob os e*eitos *o estr*sse possuem habilidades adaptativas eficazes </line>
</par>
<par>
<line> (THEORELL, 19*6), e </line>
<line> *ssi* **o impe*iriam os efeitos de *l**ns fa*o*e* </line>
<line> estres*ore* </line>
</par>
<par>
<line> identif*cados (URBANI, JESUS; COZEN*E*-S*LV*, 2019). Tais f*tores reforçariam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d**equ*l*brio *ntre *s deman*as amb*entais e o poder de respost* d* sujeit*, pode*do </line>
</par>
<par>
<line> provoca* a in*tal*ção *e </line>
<line> um estresse *cu*aci*nal, o qual *eraria *mp*ctos não desej*sos </line>
</par>
<par>
<line> (JESUS; FELIP*; SILVA, 2021). </line>
<line> Um* *ez sob a ação c*ntínua de um conjunto estressor, que cria alteraçõe* *isiológicas </line>
<line> e psicológica* inic*al*ente no se* humano (CAMPOS; A*REU; SILVA, 20*2); um estresse </line>
</par>
<par>
<line> *cupacional </line>
<line> pode ser interna*izado pe*o ind*víduo recebedor desse *onjunto (BATIS**, </line>
</par>
<par>
<line> 2022). Para *amp**, Abreu e Sil** (2022), essa ação perm*nente també* pode *ompr*mete* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> qualidade d* v*d* em s*cie*ade do ser rece*edor </line>
<line> d*ssa. Uma per*a dessa </line>
<line> quali*ade </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pe*ceptível com o s*rgime**o e manutenção de algumas c**se*uência* co*o: ansi*dade, </line>
<line> depressão, alcoo*ismo, insônia, aumento da *gre*sivi*ade, ten*ativas de suicídio ou ide*çã*, </line>
</par>
<par>
<line> o*e*idade, doenças gastrointestinais, </line>
<line> h*pert*n*ão, doenç* card*aca coronária, bem co*o </line>
</par>
<par>
<line> outro* comprometimentos fí*i*os * *sicológ*cos (SERRA et a*., 2020). </line>
<line> A continuid**e e/ou agravamento **s*as consequências pode ocasionar a sín*rome do </line>
<line> Bur*out. Para Corrê* et al (2019), essa s*nd*ome levari* a um dete*ioram*nto agud* d* *em- </line>
</par>
<par>
<line> e*tar físico e psico*ógi*o do indivíduo, p**endo levar este a um esgota*ent* **sico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *m*cional. E esse agrav*mento *ode le*ar a consequências irreversíveis, como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> autoextermínio que pode ser d**encadeado a parti* d* uma concen*ração de fatore* mú*tip*os </line>
<line> *gravados (PE*EIRA; MADR*GA; KAWAHA*A, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Além *essa *erda de qualida*e de vida, para Guimarães, Laudelino Neto Mas*ud* e </line>
<line> Jú*ior (2020) o estress* ocu**cio*al, observado c*mo um *ranstorno ment*l, pode *erar não </line>
</par>
<par>
<line> só uma incapaci**ção a* indiv*duo, mas ta*bém p*de impa*tar empresas, </line>
<line> produzind* </line>
</par>
<par>
<line> *bsent*ísmo; bem como na perd* de prod*tivi*ade </line>
<line> das *mpresas (CAMPOS; ABREU; </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, 2022). E, *m análise ampliada, cau*ar p*ejuí*os a famíli*s e com*nidades decorrentes </line>
<line> *ev. FSA, Teresina P*, *. 21, n. *, **t. 1, p. 3-23, fev. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
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<line> V. S. Fraga, R. P. *erreira, H. B. *. Silv*, F. L. Soares, A. V. Marra </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> dos prej*ízos indiv*d*ais * nas e*presas (GUIMARÃES; *AU*ENILO *ETO; MASSUDA </line>
<line> JUNIOR, 20*0). </line>
<line> Por fi*, mesmo *ia*te des*es impactos neg*t*vos, é p*ssível c*ndiçõ*s de prevenção, </line>
</par>
<par>
<line> *inoraçã* * rev*rsão desses. Tavares e* </line>
<line> al. (2019) orientam * síntese </line>
<line> d** segu*ntes fa**res </line>
</par>
<par>
<line> *ara * prevenção * *inoraç*o: o domín** geral, * físic* * o psicoló*ico. E </line>
<line> conclue* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resi*iênc** como um fato* c*n*ral p*ra a *ecuperação do indi*íduo (TAVARES et al, *019). </line>
<line> 5 CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> O estresse ocupacional presente *a* organizações policia*s *o Brasil ainda é pouco </line>
<line> discutido e ana*isad* n* *mbi*o *i*nt*fi*o e *nstitucional. Pela di*e*sã* dest*s forças em </line>
<line> território nacional e as co*di*ões de trabalho às quais estão subm*tidas, es** tema destaca-** </line>
<line> pela neces*i*ade con*tante de ob*erv*ção e de pesq*isa. Nest* estu** possibili*ou-se u*a </line>
</par>
<par>
<line> observ*ção d* pa*adig*a </line>
<line> cie*tífico de o*igem </line>
<line> nac**nal em *orno do estr*sse e s*a* </line>
</par>
<par>
<line> implicações nas car*ei*as de se*uranç* pública, no co*t*xto dos acervos r**en*e* catalo*ad*s </line>
<line> *os repos*tórios virtuais Scie*o e Spell, para o p**í*do d**i*ita*o. </line>
<line> Quan*o à bibl**metria, conclui-se que há *oncentração *os *studos publicados sobre </line>
</par>
<par>
<line> P*liciais M*li*ares, o estud* ma*s ci*ado o de *elegr*ni et al. (2018), a revista *iên*ia & é </line>
<line> *aúde Co*etiv* é a que poss*i mai** quant*dade de *studo* rece*t*s sobre o t*ma *ublica*os, </line>
<line> a aut*ra mais citada nos estudos é a Maria C*c*li* *e *ouza M*nayo, e a *aioria do* estudos </line>
<line> foi empírico com abordagem qua*titativa. </line>
<line> Os *r*n*ipa*s fatores *stresso**s dos profissionais da seguran*a pública *po*tados nos </line>
<line> *studos foram a pre*sã*, a *lt* carga de tra*al**, o *cúmulo de funçõ*s, a baixa r*muneraçã*, </line>
</par>
<par>
<line> a falta </line>
<line> de autonomi*, d*scrimin**ão e * favori*ismo n* </line>
<line> am*i**te de *rabalho. Das </line>
</par>
<par>
<line> consequênci** do e*tresse, destacam-se o *o*pr*metiment* físico e ps*c*lógico, a redução da </line>
</par>
<par>
<line> quali*ade de </line>
<line> v*da e o burnout. Algumas das ações pre*entiv*s são o </line>
<line> aumento do tempo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> d*sca*so </line>
<line> entre os turn*s, o </line>
<line> acompanhament* e tratame*to psic**ógico, bem co*o as a*õe* </line>
</par>
<par>
<line> multidiscipli*ares relacionadas * p*omoçã* e encorajamento de ativ*dades físic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Como limitaçõe* a* e*tudo, têm-** restrições *uantitativas decorr*ntes de sua </line>
<line> co*eta </line>
</par>
<par>
<line> *mostra*, que se li*itou à cat*log*ção *a* produç*es *isponíve*s nos reposit*rio* Scielo e/ou </line>
<line> S*el*, produçõ*s *e o*igem nacio*al e com pro*i*idade temática. A incorpo*ação d* est*dos </line>
</par>
<par>
<line> c*m </line>
<line> maior </line>
<line> amplitude </line>
<line> temp**a*, </line>
<line> catalogal, </line>
<line> inclusiv* </line>
<line> p*od*çõ*s </line>
<line> internacionais, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> r*com*ndável. Contudo, o estudo é *a*az </line>
<line> de se apresen*a* como i*trodução temática às </line>
</par>
<par>
<line> futuras produç*es, indi*and* possíveis </line>
<line> padrões de n**u**za *ientífica e até mesmo o**ssões </line>
</par>
<par>
<line> *os ca*álogos *acio*ais. </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, *eresina, v. *1, n. 2, art. 1, p. 3-23, f*v. 2024 </line>
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<par>
<line> Estresse Ocupac*onal nas Forças de Se*urança *úblic*: Uma R*vi*ão Siste*át*c* </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> Indo alé*, pe*c*be-se pelo* r*s*ltados da pesquisa, a concentr*ção de **tudos so*re </line>
<line> estresse ocupa**o*al das for**s *e s*gurança nas regiões ce*tr*-oes*e, sul e sudest*, </line>
</par>
<par>
<line> e**l*citando a au**ncia de *s*udos sobre o tema nas f*rças de segurança nas *eg*õe* norte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*rd*ste *o país. *u*ro ponto *mpor*ante é a ausência p*rcebida </line>
<line> *e e*tudos de cará*er </line>
</par>
<par>
<line> *aciona*, com repre*entaçã* de agen*es d* todos os estados da fede*ação. Por f*m, sugere-se </line>
<line> a*alisar como o est*esse oc*p**ional n*s instituiçõ** *ol*ci*is está sendo e*tud*do *o âmbito </line>
<line> internacion*l, trazendo as caract*rísticas e as e*pe*ificidade* de países. </line>
<line> REF*RÊNCIAS </line>
<line> AFON*O, M. *. F et al. Como con*tr*ir conh**i*ento sobre o tema de pe*quisa? Ap*ica*ã* </line>
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<line> d* lit*ra*ura sobre a*aliação do desenvo*vimento </line>
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<line> R. P. *e*r*ira </line>
<line> H. B. P. Silva </line>
<line> F. L. Soares </line>
<line> A. V. Marra </line>
</par>
<par>
<line> *) con*epç*o * planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nterpre*ação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*bor*ç*o *o rascunho ou na revisã* críti** d* c*nteúd*. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na ap**vação da ve**ão **n*l do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina P*, *. 21, n. 2, art. 1, p. 10*-131, fev. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
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