A Evasão na Universidade Federal de Alfenas Comparada a Pesquisas em outras Instituições de Ensino Superior / Evasion at the Universidade Federal de Alfenas Compared to Research at other Higher Education Institutions

Rafael Luiz Santos Pereira, Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, Carla Leila Oliveira Campos

Resumen


De acordo com o Censo da Educação Superior - 2021, a taxa de desistência acumulada de estudantes no curso de ingresso, entre os anos de 2012-2021, saltou de 13% para 59%, com um aumento progressivo. O tema evasão no ensino superior é complexo, pois reflete na vida do aluno, na instituição e na economia do país, por isso é fonte de discussão tanto em âmbito nacional quanto internacional. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo consiste em verificar se há correlação de algumas variáveis previamente selecionadas sobre evasão discente nos cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG Sede e Unidade Educacional Santa Clara. Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa com a correlação de Person e aplicação de regressão logística binária, realizada no Software GRETL (Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library). Os resultados apontam que não se pode adotar determinada variável como padrão para justificar a evasão, pois uma mesma variável pode estar associada e explicar a evasão do aluno, assim como possuir uma correlação totalmente oposta, insignificante, a depender da instituição em análise. Além disso, não há uma solução geral para o problema, ainda que algumas variáveis possam ser mais evidenciadas do que outras.

 

Palavras-chave: Evasão. Regressão. Logística Binária. Universidade.

 

ABSTRACT

 

According to the latest Higher Education Census - 2021, the accumulated dropout rate of students in the entry course between the years 2012 – 2021 jumped from 13% to 59%, with a progressive increase. The issue of dropout in higher education is complex, as it affects the student's life, the institution and the economy of a country, which is why it is a source of discussion both nationally and internationally. Therefore, the general objective of this study is to verify whether there is a correlation between some previously selected variables on evasion, based on previous studies, with the withdrawal of students from undergraduate courses at the Federal University of Alfenas – UNIFAL-MG. For this purpose, quantitative research methodology was used with the application of binary logistic regression carried out in the GRETL Software (Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library). The results indicate that a certain variable cannot be adopted as a standard to justify evasion, as the same variable can be associated, influence and explain student evasion, as well as having a completely opposite, insignificant correlation, depending on the institution under analysis. Furthermore, there is no general solution to the problem, although some variables may be more evident than others.

 

Keywords: Evasion; Binary. Logistic. Regression. University.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.5.1

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