<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 9, p. 193-207, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.3.9
</line>
</par><par>
<line>
Se*etividade e Comportamento Alim*n*ar em Cria*ça* com Tr**storno de Espe**ro Austista:
</line>
<line>
*ma Revisão I*tegr*t*va da Lite*atura
</line>
<line>
Select**ity a*d Eating B*hav*or in C*i*dren wi*h Austin Spectrum Di*or*er: An Integrati**
</line>
<line>
*eview of t*e Literature
</line>
</par><par>
<line>
Ar*ane Franc*lly Pereira *elo
</line>
<line>
Graduada em N*tr*ção pela Christ*s Faculda*e d* Piauí
</line>
<line>
E-m**l: nutri*ri*nemelo@gmai*.c**
</line>
<line>
Bruna Ca*oline de Sousa Me*q*ita
</line>
<line>
Gradu*da em Nutriç*o pela Christus Fa*uld*de do Piauí
</line>
<line>
E-m*il: b*un*caro*ine.mesqu*ta@*m*il.com
</line>
<line>
Ága*ha A*la Amábili de M*neses Gomes
</line>
<line>
Doutora em Psicolo*ia pela Univers*d*d* d* Fo*tale*a
</line>
<line>
Pr**essora da Christ*s *acul*ade do Piau*
</line>
<line>
E-mail: ag**h*aila@gmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*n*ere*o: Ágatha Aila *mábili de Meneses Gom*s
</line>
<line>
Avaliad* pel* s*stema *riple Review: Desk Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Rua Ac*li** Rezend* 191, Ce*tro, Pi*i*iri-P*, CEP:
</line>
<line>
pelo Editor-Ch*fe; e *) Double Blind Re*iew
</line>
</par><par>
</page><line>
64260-000. Bra*i*.
</line>
<line>
(*va*iação ceg* por dois ava*iad*res da área).
</line>
<line>
R*visão: Gram*tical, Normativa e de Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. P. *elo, B. C. S. Mesquita, A. A. A. M. Gomes
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
O T*anstorno do Espectro Auti*ta é caract*riz*do por um d*stúrbio neural que é influenc*ado
</line>
<line>
por mú**iplos fatores genéticos, imun*l**ic*s e ambie**ais, *s q*a** desempen*am um p*pel
</line>
<line>
em su* patogenia, d* m*do que p*ssoas com esse transtorn* a*r*sentam um co*portamento
</line>
<line>
dif*r**t* p**ante outros. A *elevância desta p*sq*isa s*rge atra*és da rela*ão do di*gnóstico
</line>
</par><par>
<line>
em questão com um
</line>
<line>
comportame**o alimentar car*cterizado por uma seleti*i*ade, a fim *e
</line>
</par><par>
<line>
dar visi*i*i*ade a essa temática, uma vez que * má alime*t*ção pode ocasionar p*oblema* d*
</line>
</par><par>
<line>
saúde e o surgimento de sé*ias *eficiênci*s
</line>
<line>
n*tricionai*, afetando e *odendo *g*av** tod*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*r**esso de *ese*v**vim*nto *u*rici*nal. A *artir diss*, o **esente *studo
</line>
<line>
*ealizo* *m*
</line>
</par><par>
<line>
revisão in*egrativa da literatura
</line>
<line>
a*erca do comportamento alimentar d* crianças com esse
</line>
</par><par>
<line>
diagnóst*co, abordando as contribuições
</line>
<line>
da *ssist*ncia nutricional dia*te da sele*ivi*ade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*t*os co*portamentos alimenta**s de*ses indiví*uos. A partir d*s artigos incluídos, de modo
</line>
</par><par>
<line>
geral, obse**ou-se
</line>
<line>
o alto índice *e crianças com compo*tamen*os alimentares at*picos,
</line>
</par><par>
<line>
incluindo
</line>
<line>
seletividad* alimen*ar, m*tricidade da mastigaç*o, aspec*os comport*mentais,
</line>
</par><par>
<line>
se*sibi*idad* senso*ial e sintomas gastroi*testinais. Desse mo*o, a *ssistência n*tricional se
</line>
<line>
mostra *rucial para *rianças e adol*scentes com es*e diagnóstico, prom**endo não apen*s o
</line>
<line>
desenvolv*mento físico, mas tamb*m *ontri*u*ndo para a melhoria do *omportam*nto
</line>
<line>
alimentar e qu*lid*d* *e vida.
</line>
<line>
Palavras-*haves: *ranstorn* do Espe*tro Autista. Comportam*nt* A*ime*tar. Selet*vidade
</line>
<line>
Alimenta*.
</line>
<line>
AB*TRAC*
</line>
<line>
Autistic Sp*ct*um Di*order is *ha*acterized by a n**ral diso**er that is infl*e*ced by mult*ple
</line>
</par><par>
<line>
*en**ic, immunologica* a*d environmental factors, *hich play a r*le in its
</line>
<line>
path*genesis, *o
</line>
</par><par>
<line>
that peop*e w*th t*is dis*rder behave
</line>
<line>
d*ffere*tly towards others. *he re*ev*nce *f this
</line>
</par><par>
<line>
resea*ch aris*s thr*u*h the relati*n*hi* o* the d*agnosis i* question *ith eat*ng behavi*r
</line>
<line>
characterized by sel*ctivity, in *rder to g*ve visibility to this i**ue, since poo* diet can *ause
</line>
</par><par>
<line>
health problems and the emerge*ce of
</line>
<line>
serio*s nutr**io*al deficienci*s, affec***g
</line>
<line>
and m*y
</line>
</par><par>
<line>
worsen *he entire process *f nut*i*ional d*v*lo*men*. Base* o* this, the present study carried
</line>
<line>
o*t an integrati** review of the lit*rature on th* eat*ng beh**i*r of childr*n with thi*
</line>
<line>
diagnosis, addr*ss*ng the contributions of nu*rit*onal as*istance in t*e face of se**ctivit* and
</line>
<line>
othe* eatin* behaviors of these individual*. From t** articles in*luded, *n ***e*a*, a hig* r*te
</line>
<line>
of c*ildren with *typ*ca* *ating beha*iors was observed, including fo*d s*le*tivity, chewing
</line>
<line>
motor skills, *ehavioral a*pects, sensory sensit*v*ty *nd g*strointes*in*l sy*p**ms. Therefore,
</line>
<line>
n*t*itional assistance *s crucial for childr*n a*d *dolesc*nts *ith this d**gn*s*s, promotin* n*t
</line>
<line>
only physical de*elo*****, but als* contributing to impro*ing eating behavior and quality of
</line>
<line>
lif*.
</line>
<line>
*eywords: Au**s*ic Spec*rum Diso*de*. Eat*n* *ehavi*r. *ood Sel**tivity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 21, n. 3, art. *, p. 193-207, ma*. *02*
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Seletivi*ade e *omportamen** Alimentar e* Crianças co* Transtorn* de E*pe*t*o A*stista:
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
1 INT**D*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O Transtor*o ** Espect*o Aut*sta (*EA) é car*cter**a*o por um dis**rbio n**ral que é
</line>
</par><par>
<line>
influencia*o por mú*ti*los fator*s genéticos, imu*ológicos
</line>
<line>
e *mbientais, o* q*ai*
</line>
</par><par>
<line>
des*mpenham *m pap*l em sua patog**i*, *e modo q*e pessoas com esse *ranst*rno
</line>
<line>
*presentam *m comp*r*am**to di*erente perante outro*. O TE* é um transtorn* q*e nã* tem
</line>
<line>
c**a e caracte*iza-se **r apr**entar dé*i*it *o *onvívio, no diálogo s*cial e em alguns o**r*s
</line>
<line>
pad*õe* de c*mp*rtamento (CO*TÊ*; AL*UQUER*UE, 2***).
</line>
</par><par>
<line>
O TEA é o m*is conheci*o de*tre a
</line>
<line>
categoria de Transtornos Invasivos de
</line>
</par><par>
<line>
De*envo*vimento e tem
</line>
<line>
como principai* características par* o seu diagnóstico o dé*icit do
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimento em *ab**idades *o*iais, c*munica*ivas e co*ni*i*a*, além *e distúr*ios
</line>
<line>
*l*ment*res que surgem do *onsumo de dete*mina**s ali**n*os, a**avés de *n*luênci* da sua
</line>
</par><par>
<line>
cor, textur* ou *dor (*AR*ALHO, *01*). Em relação aos distúrbios
</line>
<line>
alime*tar**, c*ianças
</line>
</par><par>
<line>
com TEA p*d*m sofrer c** uma alimentação *nadequada, t*azendo consequ**cias fu*ur*s *
</line>
<line>
sua s*úde, dev*do * s*a selet*vidade em relação *os alim**tos.
</line>
<line>
A se**tivi*ade alimen*a* em crian*as com TEA s* identifi*a c*mo um tran*torno em
</line>
</par><par>
<line>
*ue se *p*e*enta pou*o apetite, r*ceio
</line>
<line>
*or alimentos novos e recusa al*mentar. Segu*do
</line>
</par><par>
<line>
*omi*gue* (2011), a esc*ssez d* alim*ntos variados e
</line>
<line>
certa limitação do *n*ivíduo podem
</line>
</par><par>
<line>
*esencadear
</line>
<line>
defi*iênci**
</line>
<line>
nutr*cionais que atr*pal*am o se* *rocesso em desenv*lve*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
repe**ório
</line>
<line>
alimen*ar saudáve* que favoreça u* b*m funcionam*nto *o **ganismo. *om
</line>
</par><par>
<line>
efeito, isso mos*ra a import*ncia *e q*e os *ais ou respon*áve** obs*rvem e estimule* uma
</line>
<line>
ali*enta*ão apr*p**ada com suas necessidades nutricionais.
</line>
</par><par>
<line>
No *ia a
</line>
<line>
dia de *riança c*m TEA, *eletivid*d* ali*entar é um *ator qu* es*á a
</line>
</par><par>
<line>
in**rli*ado ao seu co*port*me**o, faze*d* com
</line>
<line>
que el* te*ha uma restrição
</line>
<line>
na ingestão de
</line>
</par><par>
<line>
diversos alim**t*s, provoca*d* difi*uldades de ingerir *limentos dif*rent*s * sel**i*nando o
</line>
<line>
consumo **en*s de alime**o* ig*a*s. De acor*o co* C*rva*ho (20*2), pode se* obser*ado
</line>
<line>
que a seletividad* afeta em torno *e 40% a 80% d*s crianças co* esse tran*torno.
</line>
<line>
Ca*tano e G**gel (2018) aponta* que *rianças co* TEA apresentam u*a resistênc*a
</line>
</par><par>
<line>
maio*
</line>
<line>
*uando relacionada a novas experiências alimentares. E**as po*sív*is b*rreiras
</line>
</par><par>
<line>
dificultam
</line>
<line>
o proces*o de al*mentação adequada, gerando uma carê*cia *e m*cro
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mac*onutrie*tes decorrentes **ssa s***tivida*e alimentar. D**se *odo, a má alim*ntação
</line>
<line>
pode *esencadear um d*sequilíbrio en*rgético e c*usar *érias alteraç*es nutric*ona*s.
</line>
</par><par>
<line>
Diante do e*posto, a rel*vância
</line>
<line>
desta pe*quisa su*ge p*la relação do diagnó*tico
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*EA **m u* compor*am*nto alimenta*
</line>
<line>
car*cterizado por uma s**etividade, a fim de da*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 3, ar*. 9, p. 193-*07, mar. 20*4
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. P. Melo, B. C. S. Mesquita, A. A. A. M. G*mes
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
vis*b*lida** a essa *e*át*ca, uma vez qu* * má alimentação pode o*as*onar problemas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saú*e * o surgimento de séria* *e*i*iências n**ricio*ais, afetando e *od*ndo agra*ar todo o
</line>
<line>
pr*cess* de desenvolvimento nutricional.
</line>
<line>
Assim sendo, compreen*e-s* que a *mport*n*ia de um d*ag*óstico precoce de *EA
</line>
<line>
em cr**nças com menos de *u*tro an*s de idade e o a*ompanhame*to com *ma equip*
</line>
<line>
multiprofission*l ne*s* pr*cesso é de ex*r*ma relev*ncia, pois garante um g*nho significativo
</line>
</par><par>
<line>
no se* de*env*lv*mento rela*ionado li*guag*m, comportamentos e al*men*ação. É com à
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
intuit* de *ar visibi*id*de a essa problemática que *e cons*rói a presente pesquisa. Diante do
</line>
<line>
c*ntexto aprese*t*do, *s problemas alim*nt*res são um *at*r presente em c*ianç** c** TEA,
</line>
<line>
o que pode acarretar imp*ctos negativos *a sua qualidade de vida. Desse mo*o, s*frem com
</line>
<line>
*limentações inadequadas e a res*rita di*ers*dade de **ime*tos, acar*e*ando ne*at*vam*nte a
</line>
<line>
sinto*atolog*a *o a*tis*o (CAETANO; GURGEL, *018).
</line>
<line>
A partir des*e contexto, observa-se que c*i*nça* com TEA *ode* sofr*r divers*s
</line>
<line>
distúr*i*s no trato gastrointestinal com* me*o* pro*ução de enzimas, *lteração no i*te*t*no,
</line>
<line>
*ssi* com* *nf*amações i*tes*inais. Esses distúr*ios podem explicar o sur**mento de a*ergias
</line>
<line>
e intol*rân***s alimen*ar*s, além de diarreia e *or abdo*inal (GOULA*TE, 2*20). C*m i*so,
</line>
</par><par>
<line>
é de s*ma im*ortância que cria*ças com TEA tenham um
</line>
<line>
*compan*ament* com
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
profissional e* nutrição precocemente para *dquirir m*lhores hábitos al*mentares.
</line>
</par><par>
<line>
Dad* o ex*ost*, o pr*sente
</line>
<line>
trab**ho realizou um*
</line>
<line>
revisão integrativa da
</line>
<line>
*iteratura
</line>
</par><par>
<line>
**erc* do
</line>
<line>
compo*tamento al*me*tar de
</line>
<line>
c*ianças * adolescentes com TE*, abordando as
</line>
</par><par>
<line>
co*tribu*ç**s d* ass*stên**a nutricional di*nte ** seletividade e outros comportament*s
</line>
<line>
alimentares dess*s indivíduo*.
</line>
<line>
2 METODOLO*IA
</line>
</par><par>
<line>
O presente *s*udo trato*-se
</line>
<line>
de **a revi*ã* integ*ativa, que se apresenta c*m*
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
***odo d*
</line>
<line>
estudo mais amplo, p*is perm*te *ncluir literatura *eóri*a *
</line>
<line>
empírica,
</line>
<line>
bem como
</line>
</par><par>
<line>
estudo* co* diferen*es **ord*gens metodológicas (qua*tita*i*a e qualitativa). Os est*dos qu*
</line>
<line>
são i*cluídos nes*a *ev**ão sã* ana*isados de forma sistemática em relaçã* aos s*us objetivos,
</line>
</par><par>
<line>
*ateri*is e métodos, pe**it*ndo que o leito* analise o conhe*imento pré-existente sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tema **vestigado (POMPEO; ROSSI; GALV*O, *009).
</line>
</par><par>
</page><line>
*demai*, esse método tem como a pr*ncipal fi*alidade reunir e si**ematizar o* estudos
</line>
<line>
realizados sobre um determi*ado assunto, construindo u*a conclusão a partir dos *esultados
</line>
<line>
evidenciad*s em ca*a estudo, mas q*e *n***tig*m pr*blemas i*ênticos ou similares. No geral,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 3, *rt. 9, p. 193-207, mar. 2024 ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Seletivi**de e Com****a*ento A*i*ent*r em Crianças **m Transto*no de Es*ectro A*st*sta:
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
para a c*nstrução de uma revisão *ntegr*ti*a, é preciso perco*rer seis *t*pas di*tintas:
</line>
</par><par>
<line>
identif*cação
</line>
<line>
do tema e seleção da questão de p*squi*a; est*belec*men*o dos critér*os de
</line>
</par><par>
<line>
inc*us*o e exclusão; identif*cação dos estudos pré-sel*cio**dos e seleci*nad*s; cat*go*i*a*ão
</line>
<line>
d*s *studos selec*onados; análi** e inte*pre**ção dos resu*tados e a a*resentação da
</line>
<line>
r*visão/s*ntese *o conhecimento (BOTELHO; CUN*A; **CEDO, 2011).
</line>
<line>
* prese*te estud* tem c*m* fundamental questão: Quais a* pr***ipais característi*as
</line>
</par><par>
<line>
do comportamento *l*mentar
</line>
<line>
d* crianç*s
</line>
<line>
com T*A *
</line>
<line>
*ua*s as
</line>
<line>
cont*ibuiçõ*s da assistên*ia
</line>
</par><par>
<line>
nu***cional *esse processo? A bus*a foi rea*izada nos meses *e sete*b** e outubro de 2023,
</line>
<line>
*edian*e * pesquisa nas se*uintes *ases de da*os: Sistema Online *e Busca e Análise de
</line>
<line>
Literat*ra Médica (Medical Literatu*e Analysis and R*trieva* System *nli*e) (MEDLINE),
</line>
<line>
Scie*tifi* E*ectroni* Library Online (SciEL*) e *iterat*ra La*in*-Americana e do Ca*ibe em
</line>
</par><par>
<line>
ciências da s*úde (LI*ACS). As pa*av*as-chave utilizadas se*uiram a
</line>
<line>
d*scri*ã* dos term*s
</line>
</par><par>
<line>
Desc*ito*es em Ciência em Saúde (D*C*) ("Tr*nstorno d* Espe*tro Au*ista" OR Autismo)
</line>
<line>
AND ("Selet*vi*ade aliment*r" *R "ali*entaçã*" OR "*utr*ção" OR "nutricionis*a").
</line>
<line>
Os critérios de i*clusão utiliz*dos foram artigo* científicos, n*s *diomas portugu*s e
</line>
<line>
inglês, te*to c*mpleto dis*onív** eletronicamente e de for*a gratuita * publi**do no* últimos
</line>
<line>
dez an*s (2013 a 2023). Fo*am excluídos os trabalhos que não *tendiam à quest*o norteadora
</line>
<line>
da pesquisa e as duplicadas em ma** de u** base de dados.
</line>
<line>
Inicialm*nt*, *oi re*lizada uma busca de acordo com as bases de dados e as
</line>
</par><par>
<line>
combinações dos d*sc*i*ore* selecionados. * p*rtir da le*tur* dos resumos, elencaram-se
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
estud*s
</line>
<line>
que
</line>
<line>
atendiam aos critérios d* inclu*ã*/e*clusão. A se*eç*o final dos artigos
</line>
</par><par>
<line>
*elecionado*
</line>
<line>
*ontou co* a *valiação c*ga de **is juízes, por meio
</line>
<line>
da *e*tura na íntegra dos
</line>
</par><par>
<line>
artig*s re*rutados após a triagem
</line>
<line>
ini*ial. Q*ando ho*ve disc*rdância na inclusão/exclusão,
</line>
</par><par>
<line>
um terceiro juiz independente foi cons*ltado. Por fim,
</line>
<line>
foi cr*ada uma *la*ilha
</line>
<line>
c*n**nd*
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
s*guintes informações sobre os est*dos i*clusos: a) tí*ulo; *) au*o*es; c) ano de publicação; d)
</line>
<line>
país d* rea*i*aç*o.
</line>
<line>
A sí**es* e interpreta*ão do* *chados *correra* a p*rtir d* análise de conteúdo de
</line>
</par><par>
<line>
*a**in
</line>
<line>
(2016), levando e* con*ideração a* seguintes etapas: a) leitu*a e*au*tiva dos artigos
</line>
</par><par>
<line>
selec*onados; b) d*talhament* das características dos estud*s; e c) a*álise *os j*ízes.
</line>
<line>
3 RESULT**OS E DISC*SSÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Com base na pes*uisa inicial, fo*am encontrad*s
</line>
<line>
21
</line>
<line>
art*gos. A par**r da seleç*o
</line>
</par><par>
<line>
dos artigos indent*cado*, 11
</line>
<line>
*o*am ex*lu*dos,
</line>
<line>
pois não estav*m de aco**o com * tema
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. *1, n. *, art. *, p. 1*3-207, *ar. 2*24
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. P. Me*o, B. C. *. Mesquita, A. A. A. M. *om*s
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
abordado. 1 *rtigo era *uplicado e nã* s*riam necessár*os os dois. Dessa for*a, fora*
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
artigos lido* na íntegra. Depois de **alizad* a lei**ra, 4 artigo* fora* exc*uídos *m consenso,
</line>
<line>
*ois *ão c*ndiziam com o objeti*o *a pe*qui**. Com i*so, *ode-*e observar *ue a *mostr*
</line>
<line>
*inal t*talizou 7 es*udos, c*nfor*e **de ser visto no fl***gram* demonstr**o na figura *.
</line>
<line>
Figura 1 - Fluxogram* das fa*es *e *dentif*c**ão, seleçã*, elegibil*dade e incl*são.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*rtigos exclu*do*:
</line>
<line>
- Foge do tema,
</line>
<line>
-Não fo* publicado nos últ**os 10
</line>
<line>
anos,
</line>
<line>
-Não se enc*ntra nos *dioma*
</line>
<line>
Inglês/po*tuguês.
</line>
<line>
(n =10)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Arti*os excludos por duplica**o:
</line>
<line>
(n = 1 )
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Fonte: Autoria pró*ria, 2023.
</line>
<line>
Inicialmente f*i construído um *uad*o para e*por os estudos c*n**ndo
</line>
<line>
informa*ões como ano, título, au*ores e tipo de estudo. Após as pesquisas nas bases d* d*dos
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 3, art. *, *. 1*3-2*7, mar. **24 www4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Seletividade e Comport*ment* Alimentar e* Crianç*s *om Transtorno de Espectro Aus*is*a:
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a P*, v. 21, n. 3, art. 9, p. 19*-2*7, mar. *02*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. F. P. Me*o, *. C. S. Mesqui**, A. A. A. M. *omes
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
3.1 *lterações *o*porta*ent*is Influenciada* pela Selet*vidade Alim*nta* em Criança
</line>
<line>
com TEA
</line>
<line>
A seletividade alimen*ar é *m fator que influencia a alimentação em cria*ças com
</line>
<line>
Tr*n*tono do E*p*ctro Aut*sta. Lemes et a*. (2023) e Láza** et al. (201*) a*onta* que grande
</line>
<line>
pa*te das altera*ões comp*rtamentais em pessoas com T*A que ocorrem dura*te a* re*eições,
</line>
<line>
acontecem de*ido às d*sf*nç*es *ensoriais desencadeadas pe*a *el*tividad* alimentar. A
</line>
</par><par>
<line>
maior part* da
</line>
<line>
l*ter*t*ra estudada a*on*ou que es*e fator ** desorde* m*is comum ent*e é
</line>
</par><par>
<line>
crianças com o TEA. C** isso, a intro*ução de um alim*nto no*o, se*a ele com cor, textura e
</line>
<line>
emba*a*em con*ist* em um desafio n*s as*ectos compor*ament**s.
</line>
</par><par>
<line>
De*t***-se o e*tud* d* Leme* et al. (2023),
</line>
<line>
desenvo*vido e* uma associação
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
autistas em SP
</line>
<line>
com crian*as e a*ol*scentes, que tev* o intui*o de ana*isa* o c*mportamento
</line>
</par><par>
<line>
alimen*ar de c*ianças com TEA. Os autores
</line>
<line>
criaram um que*tionário de 53 questões
</line>
<line>
cujo
</line>
</par><par>
<line>
cr*téri* *e
</line>
<line>
inclusão
</line>
<line>
era ser
</line>
<line>
diagnostica*o com autismo.
</line>
<line>
No entanto, os participantes teriam
</line>
</par><par>
<line>
qu* ter pelo menos *2 mese* do s*u dia**ós*ico. * *esquisa *oi realiz*da com participantes
</line>
<line>
de faixa etária entre 2 e 14 anos, send* 17 do sexo mas**lino * 4 do sexo femin*no. O estudo
</line>
</par><par>
<line>
constatou que
</line>
<line>
as maior*s alte**ções compo*tame*tais e**m de c*tegoria da seletiv*dade
</line>
</par><par>
<line>
aliment*r.
</line>
</par><par>
<line>
Os autores apontaram ainda a ***iculdade ap**sentada de recusa aliment*r *o
</line>
</par><par>
<line>
intr*duzir no*os *limentos na
</line>
<line>
criação des*es indivíduos, podendo ocasionar
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
comport*ment** como
</line>
<line>
arremesso* de objetos, agressão, cuspirem e e*purrarem a *omida.
</line>
</par><par>
<line>
Além dessas a*ordagens, o estu*o d* *ampo ressalto* que o envolvimento da *amíli* ness*s
</line>
<line>
mome*tos é de fundamental imp*r*ância, para que a crian*a consiga um melhor desempenh*
</line>
<line>
em *ua dieta. A pr*ncípio, * forma como os pais re*ge* *esde o des*ob*imento do
</line>
</par><par>
<line>
d*agnós*ico
</line>
<line>
do seu filho
</line>
<line>
pode influ*n*ia* diret*me*te no seu des*nvolvimento ao lo**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
Acerca do *upr*citado, o est*do de Lázaro et al. (2019) *etr*ta problemas *elaci*n*dos
</line>
</par><par>
<line>
às atitudes dos pa*s du*ante as refeições, a exemplo de *s
</line>
<line>
res*on*áveis ap*esentarem p*uca
</line>
</par><par>
<line>
insistênc*a n* ali*ento duran*e a* r*feiç*es ou produzirem comidas esp*ci*is d*fere*t*s
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
de*ais membros *a família. *ssa
</line>
<line>
atit*d* pode induz** perfil alimen*ar de crianças o
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*EA. Outro fa*or p**tinente abordado
</line>
<line>
diz res*eito aos **is não ter*m * pr*tica de *m*
</line>
</par><par>
<line>
ali*entação saudáv*l, expondo seus filhos a hábitos alimen*are* desordenados ao ponto
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
*pre*enta*em sobrepeso. Co* b*se *isso, os maus hábitos dos cuidadores podem inf*u*nciar
</line>
<line>
negativamente no háb*to alimenta* de se*s fi*hos. Percebe-se com esses e*tudos * impo*tância
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resina, v. 21, *. 3, ar*. *, p. 193-*07, mar. 2*2* ww*4.*sanet.*om.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Seletividade e Compo**ament* A*imentar em Cr*anças co* Transtorno *e Espectro *ustista:
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
da dinâmica fa*iliar d* pai* e filhos * a impo*tâ*cia de uma *limentação sau*ável para que
</line>
<line>
não se de*envo*vam pro*lemas alimenta*es futuros.
</line>
<line>
Costa et al. (202*), em estu** expl*rat*rio, quantitativ*, *e corte seccional de base
</line>
</par><par>
<line>
primá*ia, rea*i*ado por meio da
</line>
<line>
aplicaçã* *e um question*rio
</line>
<line>
virtual
</line>
<line>
com crianças entre 9
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
11 anos, id*ntificou
</line>
<line>
q** TEA é um transt*rn* *om maior frequên*ia em indivídu*s *o s*xo
</line>
</par><par>
<line>
**sc*lino. *lém *iss*,
</line>
<line>
os resu*tado* *videncia*a* qu* a
</line>
<line>
anemia é uma d*en*a re*evante
</line>
</par><par>
<line>
nesse* indivíduos, pois
</line>
<line>
eles
</line>
<line>
sof*em de
</line>
<line>
uma ali*entaç*o
</line>
<line>
carente nu*r*cional*ente, com
</line>
</par><par>
<line>
deficiên*i* de ferro.
</line>
</par><par>
<line>
Em vista dis*o, *ercebe-*e que esse *ator é pre*alen** por *au*a da *e**r ingestão de
</line>
</par><par>
<line>
alim*ntos saudáveis,
</line>
<line>
qu* são influenc*ados
</line>
<line>
pe*a seletivi**de alimentar. Faz-se necess*rio
</line>
</par><par>
<line>
s*lien*ar a pa*tir d* exposto a
</line>
<line>
importân*i*
</line>
<line>
d e um
</line>
<line>
plano al**entar e o ac*mp*nhamento
</line>
</par><par>
<line>
pro*iss*o*al j**tamen*e com uma equipe multidisciplin*r para tratar *s carê*c*a* desses
</line>
<line>
indivíd*os p**a q*e não desenvolva patologia ao lo*go da sua formaçã*.
</line>
<line>
Peterson et al. (2**9), em es*udo randomi*ad* com crianças e*tre 3 * 10 anos,
</line>
<line>
*etratam uma inte*ve*ção analítica, * qual **ali* a limpez* bucal dos *arti**pan*es e aceitação
</line>
<line>
d* 16 novos alime**os em crian*as com TEA, em que foi possível p*rcebe* qu* não h*uve
</line>
<line>
uma mud*nça *sperada de t*dos que part*ciparam da interv*nção. Os m*smos f*ca**m
</line>
<line>
definidos em tr*s g**pos d* três, porém no f**al permanece*am apenas seis partic*pante*. Eles
</line>
<line>
con*umiam em tor*o de 90% de s*as necess*dades calór*cas.
</line>
</par><par>
<line>
E* ef*ito, o* autore*
</line>
<line>
apo**ara*
</line>
<line>
q*e o*
</line>
<line>
particip*nte* apresentava* dietas
</line>
<line>
carentes
</line>
</par><par>
<line>
nutricionalmente e con*tata*am que não obtiveram êxito em e*tud** * seletividad* alimentar.
</line>
<line>
Do mesmo modo, esse estudo contou com o auxílio de p*ofissionai* como *édic*s
</line>
</par><par>
<line>
*ui*adores
</line>
<line>
e nutri*ionistas,
</line>
<line>
e* que er** reali*adas c*nsul*as semanalmente
</line>
<line>
com os
</line>
</par><par>
<line>
env*lvid*s, com dur**ão de 1h30min. Vale res*alta* que dois pa*ti*ipantes tiveram suas
</line>
<line>
*onsultas aum*nta*as pa*a 3 vezes na semana, *n*uanto outros faltava* devi*o a doenças o*
</line>
<line>
imprevistos.
</line>
<line>
**nda em relação ao estudo an**rio*, essas cons*lta* tratava*-se de uma te*apia
</line>
</par><par>
<line>
alimenta*, n*
</line>
<line>
qual
</line>
<line>
os *ui*adores utiliz*vam *li*e*to*
</line>
<line>
diferente* do convív*o
</line>
<line>
a*ime*tar do*
</line>
</par><par>
<line>
pa*t*cipantes. Percebeu-se
</line>
<line>
a
</line>
<line>
aceitação zer* do* *ndi*í*uos no início da p*squisa so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
int*rvenção alimentar, bem como um comportament* inadequado perant* as refeições.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*do, é import*n*e fr*s*r que a pesquisa
</line>
<line>
**i ef*ca* na
</line>
<line>
i*tervenção an*lít*ca alim**tar
</line>
</par><par>
<line>
des**s *acientes, em que se percebeu a aceitação de 16 aliment** saudáveis *lvo d* pesqui*a.
</line>
</par><par>
<line>
Os autores de*se estudo *en*ion**am que a s*letivid**e alimentar
</line>
<line>
é um fator pertin*nte em
</line>
</par><par>
</page><line>
crianças e b*bês, em que muitas vez*s co* o *empo, sem *ntervenção o paciente é curad*. *o
</line>
<line>
*ev. FSA, *eres**a PI, v. 21, n. 3, *rt. 9, p. *93-207, mar. 2024 w***.fs*net.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. P. Melo, B. C. S. Mes*uita, *. *. A. M. Gomes
</line>
<line>
*02
</line>
</par><par>
<line>
se comparar *om o* *stu*o* vis*os anteriomente, esse aborda a ine*icá*ia *bt*da com o*
</line>
<line>
*n**v*duos com TEA que e*frentam seletiv*d*** a*i*entar. O* autore* indicam que não
</line>
<line>
pod*m afirmar se h*ve*ia êxito na intervenção, caso hou*esse um prolongamen*o do tempo.
</line>
<line>
Peter*o* et *l. (2019) ressal*aram ainda que fut*ros investi*adore* poderão p**longar
</line>
<line>
o perío*o *e esp*ra p*ra determi**r *e as dificul*ades alime*tar*s *e r*solvem co* *ais
</line>
</par><par>
<line>
tem*o na ausê*ci* de intervenç*o. Assim, p*rce*e-se * importâ*cia do
</line>
<line>
estudo em longo
</line>
</par><par>
<line>
pra*o, pois a sel*tividade é
</line>
<line>
um *om*ortame*to que necessi*a ser t*atado *on*or*e a
</line>
</par><par>
<line>
ind*viduali**de de cad* pessoa com T*A, sendo
</line>
<line>
importante o aco*pa*hamento *e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
pr*fissi*nal *speciali*ado * auxílio do* pai* o
</line>
<line>
com* s*por*e **nd*ment*l ** saú*e de seus
</line>
</par><par>
<line>
f**ho*.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, com base *o* artigos **ncion*dos, po**-se dizer que são notó*ias
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
alte*ações infl*enciadas pela
</line>
<line>
s*let**idade alimentar. Essas mudanças pod*m s**
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvidas *esde a *ntroduç*o alimentar * se arrastar ao longo da vi**. T*davia, os a*tigos
</line>
<line>
mostra* a dificuldade *ue os p*is e cuidadores têm n* hora de *n*rod*zir um novo alimento
</line>
<line>
qua*to à *extu*a, odor ou *or ao *ort*dor d* TEA, além da dific*ldade que ele t*m em f*zer
</line>
<line>
refeiçõe* e* loc*is de lazer, de*id* à agressividad* que de**n**ram ter com pessoas *o seu
</line>
<line>
convívio.
</line>
</par><par>
<line>
Des*e mod*, é de s*ma importância a parti*ipaç*o dos pais na alimentaç*o
</line>
<line>
de seus
</line>
</par><par>
<line>
filhos, a*é*
</line>
<line>
de promove* int*rvenç*es a*imentar*s e saber i*sistirem em alime*tos que eles
</line>
</par><par>
<line>
persistem e* recu*ar. Nesse sentido, * possível observar a *elevância d* u* acompa*hame*to
</line>
<line>
profi*ional *ara cuidar da *eletiv*dade ali*entar nas criança* e ado*escen*es, visto que é uma
</line>
<line>
*stratégia que **de ser tratada des*e o seu diagnóstico e qu* pode *raz*r melhorias
</line>
<line>
significativas na trajetória de desenvolvimento do *utista.
</line>
<line>
*.2 Outros *s*ectos no Comportamento *li*entar e* Crianç*s com T*A
</line>
<line>
*lém da s**etividade al*mentar, pe*s*as com TE* apresentam ou*ros comportamentos
</line>
</par><par>
<line>
al**en*ar*s atípicos, inc**indo motricid*de
</line>
<line>
da ma*tig*ção, asp*ctos
</line>
<line>
comportamentais,
</line>
</par><par>
<line>
se*sib*lida*e *enso*i*l e *intomas gastro*ntestinais. Segundo Laza** et *l. (2019),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mo*ricid*de
</line>
<line>
n* mastigação
</line>
<line>
es*á rela*ionada *rob*emas *igados à a
</line>
<line>
ma*ti*ação, sucç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*eglutiç*o alimen*ar.
</line>
</par><par>
<line>
Sob*e is*o, Lemes et al. (*023), *m est*d* tranversal, descritivo
</line>
<line>
e analí*ico,
</line>
</par><par>
<line>
abordaram que a mo*ric*dade
</line>
<line>
na mastig*ção teve uma alta prevalên*ia
</line>
<line>
*m seus resultados.
</line>
</par><par>
<line>
Cer*a de 21,9%
</line>
<line>
das criança* e adolescentes ap*e*entaram mast*ga*ão inferior q*e o *rupo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*si*a, v. 2*, n. *, *rt. *, p. 193-20*, mar. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S*le*ividade e *om*ortamento Aliment** *m **ianç*s *om Tran*to*no de E*pect*o Austista:
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
*on*ro**, se* TEA. Além diss*, os au*or*s rela*aram que o nível do de*empenho m*stigatório
</line>
<line>
de *riança com TEA tem *m maior t*mpo *e tr*nsição para ingerir alimentos sólido* e que
</line>
<line>
apresenta maior interferê*cia c*m * língua, isso *contec* devid* aos m*smos senti**m
</line>
<line>
dificuldades em mas*igar ou engoli* o alimen*o. Ademais, é importa*te frisar que esse estudo
</line>
</par><par>
<line>
abo*dou que
</line>
<line>
c*i*n*as com TEA t*m fu*ção m*stigatória *nferior à* c*ianças
</line>
<line>
que não
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentam o tran*torno.
</line>
</par><par>
<line>
* estudo de Adams *t al. (20*0) s* t*at* de u* *r**alho de
</line>
<line>
campo, no *ual foi
</line>
</par><par>
<line>
realiza*o um que*ionário *i**onibilizado tanto em fom*lário
</line>
<line>
on-line quanto em
</line>
<line>
c*pias
</line>
</par><par>
<line>
i*pr*ssas. Os critérios desse estudo eram ter filho entre 3 e 10 a*o* de idade c*m di*gnó*tico
</line>
<line>
p*i*ár*o de TEA * relatar algum tipo de di*icu*dade **imentar. O p*esen*e es*udo *dentificou
</line>
<line>
qu* os participantes t*n*am dificuldades com refeiç*es familiar*s no que d*z **speit* a
</line>
</par><par>
<line>
ali*entos ingeridos e a*s hor**ios da re***ção. Os cuida*ore* também rela*aram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
problemátic* sentida ao alimentar as c*ianças devido à ali*e*tação exigente e restrit*va, além
</line>
<line>
de relat*rem d*saf*os alim*ntares aos horá*ios das refeições.
</line>
</par><par>
<line>
Diante
</line>
<line>
d* *x*o*t*, percebeu-se *ue os ***s
</line>
<line>
con*ideram o* horári*s de re*eiçõ*s um
</line>
</par><par>
<line>
m*t*vo d* pre*cupação. Dessa forma, o estudo
</line>
<line>
enfat**a a importância das refei**es
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
família, não apenas pela forma de comer, mas também porq*e * soc*alização influencia, pela
</line>
<line>
for*a de interaç*o uns *om os o*tr**. O mesmo *studo ap*nto* a di*iculdade s*fr*da pelos
</line>
<line>
pais n** horários de ali*entação, pois alguns participan*es relata*am que seus filhos comi*m
</line>
<line>
rap*d***nte, a exemplo de uma *ãe que co*entou qu* a aliment*çã* rápida d* filh* criava
</line>
<line>
muita ba*unça e a descreveu como u* "liqui*ificad*r s*m t*mpa".
</line>
<line>
O m*smo e*tudo a*ordou a preocupa*ão de outro* p*is quando os filhos **mem
</line>
</par><par>
<line>
devagar. Eles
</line>
<line>
relataram que se aju**sse* seus filho* a c**er diminuiri*m a velo**dade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
independência do f*l**. Além diss*, uma mãe de*creveu que *e *ente bem
</line>
<line>
ao ver seu filho
</line>
</par><par>
<line>
comendo e sabo*eando
</line>
<line>
os alimentos
</line>
<line>
no caf* da ma*hã,
</line>
<line>
porém ***a
</line>
<line>
irr*tada ao vê-lo
</line>
</par><par>
<line>
mastigando deva*ar no h*rário de ir
</line>
<line>
à
</line>
<line>
escola. Isso mostra que i*portante que os é
</line>
<line>
pais *e
</line>
</par><par>
<line>
preocu**m com os desafios ali*entares e a* es*ratégias alimentares para tratar com * f**ho
</line>
<line>
para q*e essa c*i**ça n*o sofra imp*ctos *ssociados a uma alimentação *nadequa*a a* *on*o
</line>
<line>
da vi*a.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
estudo de Lemes et
</line>
<line>
al, (2023)
</line>
<line>
a*ontou que o* *sp*ctos com*ortamentais s*
</line>
</par><par>
<line>
corre*ac*onam com a *e*etividad* a*i*entar de cr*anças e
</line>
<line>
adolescentes c** TEA. *s
</line>
</par><par>
<line>
resultados desse estu*o d*screvem qu* *4,*% das **i*nças * ado*escen*e* foram
</line>
</par><par>
<line>
indentificadas
</line>
<line>
*om transto*nos *o*portamen*ais. E*ses
</line>
<line>
aspecto* associad*s à alimenta*ão
</line>
</par><par>
<line>
*assaram a ser um
</line>
<line>
impacto neg*tivo aos **miliares e aos *ô*juges, visto que
</line>
<line>
os horá*ios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. *1, n. 3, art. 9, p. 193-207, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. *. Melo, B. C. S. *esquit*, A. A. A. M. *o**s
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
refeições e *e laz*r sã* car*cterizados
</line>
<line>
*o*o *ontes de estresse e *reocu**ç*o para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
responsáveis. No mesmo
</line>
<line>
contexto, os autores *elatam que * cau*a de alterações
</line>
</par><par>
<line>
*o*por**me*t*is dur*nte as refeições pode
</line>
<line>
aind* ser decorrente das
</line>
<line>
possíveis d*sfunç*es no
</line>
</par><par>
<line>
proc*s**m*nt* s*n*orial de
</line>
<line>
autistas, as
</line>
<line>
qua** des*ncade*riam a se*etividade *liment*r e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*atisfação por *quele momento.
</line>
<line>
No estudo c*nduzido *or Oli*eira e Frutuoso (20*1), foi realiza*o um tr*b*lho
</line>
<line>
et*ogr***co abordando a *emática da a*imentação *ulinária entre grup*s de alim*ntos, com *
</line>
</par><par>
<line>
participação de
</line>
<line>
c*ianças e adolescentes c*m id*des entre 3 e 1*
</line>
<line>
anos. *
</line>
<line>
pesquisa *oi
</line>
</par><par>
<line>
*on*uz*da na Associação Amigos dos *utista* de Sorocab* (AMAS). O es*udo observo*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interação *esses jovens na prepar*ção de receitas, *xplo*ando o conh*cimento sobr* o modo
</line>
<line>
*e pre*aro de prat** como p*zza, cupcak*, salada d* fr**as e pão *e queijo. *o entanto,
</line>
<line>
*estacou-se que a**umas crianças demon**raram resistência ao ambiente, m*nife*tando c*oro
</line>
<line>
e per*anecen*o p**ximas * porta no iníc*o * du*an** a oficina.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, p*rc*be-se a im*ortânci* desse est*do, uma vez
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
as crianças
</line>
</par><par>
<line>
estabeleceram conexões si*nificat**as com os profissi*na*s e estagiá*ios pres*ntes, se*do
</line>
<line>
es*imuladas emoci*nal**nte e *ens*ri*lmen** através do olfato, do t**o e da degustação dos
</line>
</par><par>
<line>
al*mentos. No*avel**nte, o
</line>
<line>
*studo r**sal*ou o papel dos
</line>
<line>
alimentos co** mediadores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
in*era*ões *ara *rianças autistas, contribuindo par* a melhoria ** seus compor*ament**
</line>
<line>
du*an** *s refeiçõe*.
</line>
<line>
Em u*a revisão de litera*u*a de Ruthes (2020) que v**a co*abor** para a *onstru*ã* de
</line>
<line>
conhecimento científic* *obr* a dinâmica familiar na alimentaçã* *e c*ia*ças au*ista*,
</line>
<line>
a*or**u-se a impo*tâ*cia *e um nu*ri*ionista n* a*ompan*amen*o alimentar de **ssoas com
</line>
</par><par>
<line>
*EA. Nesse es*udo, a autor* explanou rel*to de um* o
</line>
<line>
mãe que elabo*ou *ate*iais com
</line>
</par><par>
<line>
receitas após *erceber a im**rtância da die** *estrita em glúten e *aseína p*ra seu filho co*
</line>
<line>
*EA. Essa di*t* a*o*teceu a*ó* serem d*s*obert*s os s*ntomas gastroint*sti**is no g*úten e
</line>
<line>
na case*na.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, verificou-se que es*es indivíduos
</line>
<line>
apresent*m p*rmeabilidade intes*inal
</line>
</par><par>
<line>
aum**tada **la quebra inc*mpleta do *lút*n e da ca*eína, levando * gên*se de **a *érie de
</line>
</par><par>
<line>
p*ptí*eos,
</line>
<line>
q*e entram na cor*ente sanguínea, atravessam a *arr*ira h*matoen*efálica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inter*gem com os *pioid*s receptor*s, alterand*, *ss*m, *s pad*ões
</line>
<line>
de neu*o*ran*miss*o. O
</line>
</par><par>
<line>
mesmo *s*udo
</line>
<line>
in*orm*u que pessoas com TEA tê* uma micr*biota intestinal a*ormal,
</line>
</par><par>
<line>
pod*n*o acarrretar em u** sim*ios*.
</line>
<line>
É importan*e fr*sar qu* o mesmo estudo me*cionou que, dependendo do grau d* TEA,
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
plano terapê*tico específico e individualizado pode auxilia* na re*ução de *intomas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, art. *, p. 193-2*7, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Seletivid*de e Comportam*n*o Alime*tar em Crianças co* Tra*storno de Espectr* Austis*a:
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
autismo. Ademais, a pesquisa su*racitada rel***u ainda qu* os p*is e cuidado*es explanaram a
</line>
<line>
melh*r** da apre*dizag** e do comp*rtamento, *lem d* *elh*ra de sint*ma*
</line>
<line>
*astrointestinais qu* o pac*ente apresentava ter. *ercebe-s*, então, q*e di*tas restritas para
</line>
</par><par>
<line>
p**so*s com TEA apresentam
</line>
<line>
uma boa resposta tanto imunológica como nut*icionalmente,
</line>
</par><par>
<line>
*romovendo melhorias a *sse indiví*uo em seu compor*amn*to *eurotransm*ssor, evitando o
</line>
<line>
aparecimento de patologias de*encandeadas por uma má alimentaçã*.
</line>
<line>
*om base nisso, p**e-se **rc*ber os p*incipais fatore* ab*rdad** pe*os artigos
</line>
<line>
*elacion**os a o*tro* c*m*ort*me*tos qu* os *o*tador*s de TEA podem apresentar durante *
</line>
</par><par>
<line>
seu process* de
</line>
<line>
alim*ntação e des*nvolvime*to alimentar. A motricidade d* ma*tigação, os
</line>
</par><par>
<line>
asp*cto* com*o*ta**ntais, a s*ns*bilidade *ensori*l e sinto*as
</line>
<line>
gastroint*stinais *ão
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
asp*c*os mais visív*is correlacion*dos às **ficuldade* que ess*s crianças e adolescentes
</line>
<line>
*o*e* sofrer *o decorre* da vida. Isso eviden**a a *mport*nc*a *e um suporte nutr*ci*nal co*
</line>
<line>
*esso*s c*m TEA, at*avés de prof*ssi**ais capacitados q*e possam trat*r, jun*ame**e com a
</line>
<line>
famíl*a, os comp*r*am*ntos ali*en*a*es dess*s indiví*uos.
</line>
<line>
4 CO*CLU*ÃO
</line>
<line>
Este *studo de revisão teve como objeti*o re*lizar uma r*visã* in*e*rativa *a *it*ratu*a
</line>
</par><par>
<line>
acer*a do comportamento alimentar de crianças e
</line>
<line>
adolescentes co* T*A, abor*ando as
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribuiçõe* da assis*ência nutricional diante da s**etivid*de e out*os comport***n*os
</line>
<line>
alim*ntares dess*s indi*íduos. A partir *a temátic* abordada, observaram-*e diverso* f*tores
</line>
</par><par>
<line>
que influenciam as *lterações *ompo*tamentais, como: família, c*idad*res, *li*entos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambientes novos e recusa alimenta*. É import**te *alientar a relev*ncia d* seletivid*de
</line>
<line>
ali*e*tar durante a vida d*s cri*nças e ad*lesc*nte*, sendo este o fa**r qu* ma*s se
</line>
<line>
*orrel*cion* co* out*os as*ectos comportamenta** desenvolvidos desde * diagn*stic* do
</line>
<line>
TEA.
</line>
</par><par>
<line>
Além **sso, a aus*nci* d** cuid*dos dos pa*s * c**dador*s em t**tar
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
co*portamentos ali*entares c*m o supo*t* profis*ion*l especi*l*zado pode le**r esse púb*i*o
</line>
<line>
à *oss*bilidade de desenvolver pat*l*gi*s d*senca*eadas de *arê*cias nutriciona*s, uma vez
</line>
<line>
*ue há uma *endência a co*sumi* se*pre o mesmo alime*to. Observou-se ain** o al*o índice
</line>
</par><par>
<line>
de crianças e adole*ce**es co* comportamentos
</line>
<line>
aliment*res **ípicos, incluindo *eletividade
</line>
</par><par>
<line>
ali*entar, motrici*ade da mast*gação,
</line>
<line>
*spect**
</line>
<line>
comporta*entais, sensibi*ida*e sensori*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s**tom** gastrointestina*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, v. *1, n. 3, ar*. 9, *. 193-207, ***. *024
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. *. Melo, B. C. *. *esqui*a, A. A. A. M. Go*es
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
A partir dos achados, pode-se dizer qu* a temát*ca p*op**t* ainda é escassa por *ã* ter
</line>
<line>
tantas pesquisas que englobam esse tema. Assim, é importante mais es*udos *e*t*o dessa **e*,
</line>
</par><par>
<line>
e que abo*de* te*a*i* alimentar *omo um a
</line>
<line>
método de acompanhamento preciso com os
</line>
</par><par>
<line>
a*tistas
</line>
<line>
*u* fazem acompanhamento n*tricional, al*m de **s*rvar impor*ânc*a a
</line>
<line>
de dietas
</line>
</par><par>
<line>
r**trit*s *omo meio de contr**e *a*a aux*liar na redução de *intom*s do autismo.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse *entido, c*be aos p*is e
</line>
<line>
cuidad*res pro*urar des*e o diagnóstico uma equipe
</line>
</par><par>
<line>
mul*ipro*issional que *c**panhe * indíviduo no iní*io da introdu*ão alimentar, com auxílio
</line>
</par><par>
<line>
*e um *utricionista, ob*erv*nd* os cuida*os necessários *a oferta d* al*men*os
</line>
<line>
que não *ão
</line>
</par><par>
<line>
*on*iderados saudáveis, vi*to q*e as c*ianças *r*ferem alimentos doces e go*durosos *ur*ntes
</line>
</par><par>
<line>
*s *efeições. Desse *odo, a assi*tência nutric*onal *e mostra crucial
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ado*escentes co* TEA, pro*ovendo não apena* o desen*olvi*ento fís*co, *as ta*bém
</line>
<line>
contribu***o para a melh*ria do *omport*mento alim*ntar e qualidade de v*da. Um*
</line>
</par><par>
<line>
abor**gem nutri*iona* adequada pode desempen*ar u* papel sig*i*icati*o no
</line>
<line>
*u*or*e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
be*-estar global des*e *úblico.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
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BOTELH*, L. L. R; CUNHA, C. *; MACEDO, M. O *étodo da r*visão integr*tiva nos
</line>
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</line>
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CAETANO, M. V; GURGEL, D. C. Perfil nutricional de cri*nças portadoras do transt*rno do
</line>
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espectro autista. R*vista brasileira em prom*ção da saúde, v. 3*, n. *, p. 1-11, 2018.
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CA*V**HO, J. A. et al. Nutrição e a*tismo: co*siderações sobr* a *lim**tação
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do
</line>
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*uti*ta. Revis*a Científica do ITP*C, Araguaína, v. *, n. 1, *012.
</line>
</par><par>
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**RTE*,
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Tran*torno do Es*e*tr* *u*ista:
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COSTA, A. C. S et a*. *s*ec**s sociais e c*ín*cos ** cr**nças com transt*rno do espect*o
</line>
</par><par>
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*ut*sta d* um *ovi*ento social
</line>
<line>
de
</line>
<line>
u* muni*ípio
</line>
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</line>
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</line>
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</line>
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</line>
<line>
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</par><page>
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<line>
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</line>
<line>
207
</line>
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</line>
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RU*HES, V. B. T. N. M. Concepções, *r*ti**s e compo*tamentos ali*entares de famíl**s
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com crianças aut**t*s. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - *uritiba; s.n, *. 20200217,
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e uma Tarja Preta: O Intenso *so d* **icotr*p*cos Como Método de I*terve*ção na *tenção Primária
</line>
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à Saúde. Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 9, p. 193-207, mar. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Co**ribuição dos Auto*e*
</line>
<line>
A. F. P. Melo
</line>
<line>
B. C. *. Mesquita
</line>
<line>
A. A. A. M. G*me*
</line>
</par><par>
<line>
1) co*ce*ção e planej*mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e *nterpreta*ão do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*ação do rascunho ou na revisão crítica do co*te*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na *pro**ção *a versão final *o man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina PI, v. 21, n. 3, art. 9, p. 193-20*, *ar. 20*4
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/rev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)