Pode o Sujeito Subalterno Falar nas Pesquisas em Administração? / Can the Subaltern Speak in Administration Research?
Resumen
Os estudos subalternos, em especial os desenvolvidos por pensadores sul asiáticos, aludem às consequências do imperialismo sobre os povos colonizados, propondo uma reescrita da história. Neste ensaio teórico, no qual adota-se a ótica pós-colonial, busca-se, como objetivo específico, compreender se há, e como se configura, a violência epistêmica nas relações entre os pesquisadores da seara organizacional no Brasil e os sujeitos de pesquisa subalternos; e como objetivo geral a proposição de pistas epistêmicas, a fim de mitigar a possível violência epistêmica sofrida por tais indivíduos nas pesquisas realizadas na área. Para tanto, recorre-se aos pensamentos de intelectuais relacionados à ótica pós-colonial: Gayatri Chakravorty Spivak, Mary Louise Pratt e Boaventura de Sousa Santos. Aponta-se que há uma estrutura que promove o silenciamento dos sujeitos subalternos no âmbito da pesquisa em Administração. A partir daí, foram propostas três pistas a fim de mitigar tal contexto.
Palavras-chave: Subalternidade. Violência Epistêmica. Administração.
ABSTRACT
The subaltern studies, especially those developed by South Asian thinkers, allude to the consequences of imperialism on colonized peoples, proposing a rewriting of history. In this theoretical essay, adopting a post-colonial perspective, the specific objective is to understand whether there is, and how it is configured, epistemic violence in the relations between organizational researchers in Brazil and subaltern research subjects. The general aim is to propose epistemic pathways to mitigate possible epistemic violence experienced by these individuals in research conducted in the field. To achieve this, the thoughts of intellectuals associated with the post-colonial perspective are drawn upon, including Gayatri Chakravorty Spivak, Mary Louise Pratt, and Boaventura de Sousa Santos. It is pointed out that there is a structure that promotes the silencing of subaltern subjects in the field of Administration research, and thus, three pathways are proposed to mitigate this context.
Keywords: Subalternity. Epistemic Violence. Administration.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.6.3
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