<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 7, p. 140-155, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.4.7
</line>
</par><par>
<line>
O C*ntexto 5.0 Aplicado na Sociedade, *a *ducação e *a I*dústr**: Reflexões e su**
</line>
<line>
Perspectiv*s
</line>
<line>
Context 5.0 *ppli*d *o Society, *ducation and **dust*y: Reflect*ons *nd Per*p*ctives
</line>
</par><par>
<line>
*arcos de Oliveira Mo*ai*
</line>
<line>
Doutor em Engen***ia de Prod*ção pela Univer*idade Pau*ista (UNIP)
</line>
<line>
Pr*fessor na Univer*it*rio Estácio de S*
</line>
<line>
E-mail: mar*os*ecnolog**2001@gm*il.*om
</line>
<line>
Gabriel A*v** Morais
</line>
<line>
G*aduação em Engen*a*ia de Prod*ção pela Uni*ersidade Cruzeir* do S*l
</line>
<line>
E-mail: Gabri*lte*no*ogia@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*de*e*o: Marcos d* Oli*eira Morais
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Av. do Jangad*i*o, *1* - In*erla*os, S** Paulo - SP,
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
*4815-*20, São Paul*/SP, Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: Gabriel Alves Mor*is
</line>
<line>
Art*g* recebido ** 2*/01/2*23. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Av. P**lista, 14*5 - Bela V*sta, CEP: 01*11-92*, São
</line>
<line>
receb*da em 14/0*/2024. A*rovado em **/02/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*lo/SP, Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*lia*o *elo sistema Triple R*v*ew: Desk *eview a)
</line>
<line>
**lo Edi*or-Chefe; e b) Double Bli*d Revi**
</line>
<line>
(avaliação cega por dois a*aliador*s da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramati*al, Nor*a*iva e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ont*x*o 5.0 *plicado na So*iedade, na Educação e n* Indústri*: Ref*e*ões e s*as Perspectivas
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pre*en** ensaio *em com* objet*v* apre*entar e explicar u* con*eito denominad* cultura
</line>
</par><par>
<line>
5.0, resul*a** de *ma sistem*tização par*ir d* estudos, pes*uisas e ref*exões. Com a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
evolução das rev*lu*õe* industriais, educacionais e *ociai* cad* vez mais frequentes, torna-*e
</line>
</par><par>
<line>
necessár*o fo*entar a di*cussão sobre a temática e a cri*ção
</line>
<line>
de nov** perspectivas de
</line>
</par><par>
<line>
modelos orga*i**ci*nais e in**lec*ua*s **rando
</line>
<line>
val*r e ino*ação
</line>
<line>
nes*es processo*. E*tender
</line>
</par><par>
<line>
*s elementos que circunda* e*s* temática pa*sa a ser de extre*a **l*v**cia no contex*o
</line>
<line>
atual. As metodol*gi*s uti*izadas s*o caracte*izadas *omo um estudo descritivo que busca
</line>
</par><par>
<line>
exp**rar os principa*s conceitos
</line>
<line>
de um tema. A pe*q*isa aind* possui ca*a*t*rísticas de
</line>
</par><par>
<line>
referenciais teó*icos. Com* r*sultado, cria-se uma s*gestão *e *odelo denominado contex*o
</line>
</par><par>
<line>
da *ultura 5.0, u* en*aio teóric*
</line>
<line>
para refle*ão e de i*t*rf**e en*r* e**mentos *nal*s**os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*esc*i*os no *rese*te trabalh* p** meio do *onteú*o abord**o *e forma sis*êmica.
</line>
<line>
Palavras-chave: Soc*edade 5.0. Indústria 5.0. Educação 5.0. D*semprego Tecnológico.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
This essay aims to present and *xplai*
</line>
<line>
a concept called cult*re 5.0, the r*sul* of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sy*t*mati*ation based on studies, **sea*ch and refl*ctions. With t*e evolution of industrial,
</line>
</par><par>
<line>
educationa*
</line>
<line>
*nd social revolut*ons becoming increa*ingly *requent, it is nece*sary to
</line>
</par><par>
<line>
encourage discussion *n the to*ic a*d the creation of new pe*specti*es on organ*zational a*d
</line>
<line>
int*llec*ual mo*els generating value a*d innovation in the*e p*ocesses. Unde*standing the
</line>
<line>
elemen*s surroundi*g this topic be*omes extremel* relevant in the cur**nt context. Th*
</line>
<line>
methodologi*s used are characteri*e* as a de*c*iptive study that see*s to explo*e the main
</line>
</par><par>
<line>
concept* of a *o**c and the resear*h also *as charac*eristi*s of theoretical refer*nc*s. *s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*sult, sugg*sted a
</line>
<line>
model call*d t*e con*ext
</line>
<line>
of cultu*e 5.* is cr*ated, a th*or*tical essay for
</line>
</par><par>
<line>
**flectio* *nd interface b*t*een elemen*s an*ly**d and described i* t*e present work through
</line>
<line>
th* content add*essed in a sys*emic way.
</line>
<line>
*eywords: So*ie*y 5.0. *ndust*y 5.0. Educatio* 5.0. Tec*nological Unemplo*ment.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*resina PI, v. 2*, n. 4, art. 7, *. 140-1*5, *br. 2024
</line>
<line>
www4.*s*ne*.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. M*rais, G. A. Mo*ais
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Uma série de revoluçõ*s do passad*, incluin*o as revoluções agríco**s e industri*is,
</line>
</par><par>
<line>
troux*ram não apenas avanços tecnológico*, mas também *udanç** es*ruturais para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
socied***. socie*ade tem e*oluído desde a Soc*edad*1.* (Caça e C*l*ta), *
</line>
<line>
pas*ando *e*a
</line>
</par><par>
<line>
Sociedade Agrária (2.0), pela Soci*dade Industri** (3.0) até a Sociedad* da Informaç*o (4.0);
</line>
<line>
* parti* *e *016, o Japão *nunciou o *urgimento da So*ie*ade 5.0 (KEIDANREN, 2018).
</line>
<line>
No de*orr*r dos úl*imos dois sé*ulos, ocorr**am quat*o revolu*ões in*ustriais, cada
</line>
</par><par>
<line>
uma produzindo u* nível
</line>
<line>
**is alto de te*nolog*a, ***i* c*mo de *o*plexi*ade para as
</line>
</par><par>
<line>
a*ivi*ad** a serem rea*izadas. Assim, a tecnologia e o kn*w-h*w t*cnico adquirido
</line>
<line>
continuara* evoluindo c*m a mudança dos tempos. * m*di*a qu* a humanida*e p*ogr*d**
</line>
<line>
ao longo da his*ó*ia, cada estudo no ava*ço da ciência levou à* re*o*uções i*dus*riais em
</line>
<line>
d**er*n*es período* e * novos patamares, a*reg**** *alor ao* processos (SINDHWANI e* al.,
</line>
<line>
2022).
</line>
<line>
Com o advento da era digital, o de**ocamento d* *r*balho h*mano exp*ri*ent*u **a
</line>
<line>
esca*a*a signi**cativa, o qu* permite potencializ*r os result**os *s*abe*ecidos. Os indivíd*os
</line>
</par><par>
<line>
não ape*as te*temunharam * *erda de empr*gos
</line>
<line>
para as m*quinas do s*tor *ec*n*ár*o da
</line>
</par><par>
<line>
economia, ma* *a*bém sucumbira* à **vasão d* sist*mas *ada vez *ais i**o*matizados
</line>
<line>
(**MEIDA, **IANA GOMES, 2021).
</line>
<line>
Ofer*cer pro*ut*s acessív*is e personaliz*dos tem uma *osição cres*e*te *a sa*isfação
</line>
</par><par>
<line>
*o cli*nte que cada
</line>
<line>
v** e**á mais
</line>
<line>
e*igente na
</line>
<line>
aquisiç*o do pr*dut* e/ou serviç*
</line>
</par><par>
<line>
(AHELE*O*F; Z**NG; XU,
</line>
<line>
*020). A personalização *orn*-se um processo *e*eva*te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p**mite que as
</line>
<line>
*mpres**
</line>
<line>
adap**m uma est*a*ég*a *e diferenciação
</line>
<line>
par* competir em valo*
</line>
</par><par>
<line>
*g*egad*, em *ez d* co*petir em pre*o.
</line>
</par><par>
<line>
E*bo*a a per*ona***ação em s* não seja um *onc*ito novo, nos últimos anos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manufatura aditiva * os ro*ôs colaborativos (cobots) hab*litam esse processo a *m
</line>
<line>
público
</line>
</par><par>
<line>
amplo, ofere*endo um m*ior nível de
</line>
<line>
perso*al**ação a u* p*eço ac*ssível *ue não
</line>
<line>
er*
</line>
</par><par>
<line>
po*s*v*l no p*ssado (TO*N; VA*E*ER, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
À
</line>
<line>
medida
</line>
<line>
que
</line>
<line>
cam*nhamos
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
<line>
I*dúst**a
</line>
<line>
5 .0 ,
</line>
<line>
a**u*s pa**digmas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*ntegra*, como a conectivi*ad*, int*li*ênci* ar*ificial e automação nos process*s pr**u*ivos,
</line>
</par><par>
<line>
tornando c*u*ial
</line>
<line>
que se **mpreenda as impl*cações
</line>
<line>
dess*
</line>
<line>
transformação
</line>
<line>
** mercad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*r*balh* (KOLADE; *WO*E*I, 2022).
</line>
<line>
A *ntegração da auto*ação em **rios se**res a*nda está em *e*s estági*s iniciais *ara
</line>
<line>
muita* em*resas, pri*cipalme*te de *i*r* e pequen* porte. Nota-*e tam*ém que tanto essas
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 4, ar*. 7, p. *40-1*5, ab*. 2024 www4.*sanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Contexto 5.0 Aplicado na So*i*dade, na Educa*ão e na Indústria: *eflex**s e su*s Perspectivas
</line>
<line>
*43
</line>
</par><par>
<line>
e*presa* *omo as pessoas
</line>
<line>
exp*ess*m uma pr**cupação sig*ificativa
</line>
<line>
*m relação ao av*n*o
</line>
</par><par>
<line>
contínuo d* tec*o**gia e da i*teligência artif*cial. Exist*
</line>
<line>
o med* de *ue a *nteligência
</line>
</par><par>
<line>
*rti**cia* acabe superand* a compr*ensã* e o con*r**e humano nas organizações e mesmo na
</line>
<line>
socied*de como um *odo (DE SA*TANA, *023).
</line>
<line>
Diant* d*sse *enário, o o*jetivo *o p*esen** art*go é fomenta* e apr*se**ar alg*n*
</line>
<line>
elemento* ex*stentes da denominada cultura 5.0, aplicados e* *i*ersos seg*e*tos e *ue já se
</line>
<line>
tornaram re*lidade em div*rsos *a*ses **e *stão na vanguar** do *so dessas **c*ol*g*as, não
</line>
<line>
so*ent* p*ra o*tenç*o de gran*es pro*uções de produtos, pro*essos e serviç*s, mas tam*ém
</line>
</par><par>
<line>
no que se re*ere às que*tões hum*nas e
</line>
<line>
in**lectuais aplic*das *esses segm*ntos, podendo
</line>
</par><par>
<line>
ass*m contribui*
</line>
<line>
para q** estratégias inovadoras possam ser aplicadas, e que pos**m ser
</line>
</par><par>
<line>
*isl*mbr*das em um futuro próximo, prin*ipalm*nte nos países em desenvolvimento.
</line>
<line>
2 *EFE*EN*IAL *EÓR*CO
</line>
<line>
2.1 Soc*edade 5.0
</line>
<line>
O termo S**ieda** *.0 foi cu*hado pelo Jap** no *no de 2016, fr*to de uma pol*tica
</line>
</par><par>
<line>
estratégi*a de Ciência, Tec*ologia e In*vaçã* (CT&I), o
</line>
<line>
5º Plano B*sico de Ci*nci*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologi*, o qual foi c*ncebido como um* importa*te p*lítica pública em pr*l da ino*aç**,
</line>
</par><par>
<line>
da *conomi*,
</line>
<line>
do *stado e da soc*eda*e. Com
</line>
<line>
o
</line>
<line>
envelhecime**o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
população
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dec*ín*o da
</line>
<line>
natalidade, fez-se ne*essár*a a abord*ge* de questões qu* in*luem a criação de
</line>
</par><par>
<line>
uma estrutura s*cial
</line>
<line>
q*e ga*a*ta ao* *idadã*s
</line>
<line>
*
</line>
<line>
po*sibilidade ** uma vida próspera.
</line>
</par><par>
<line>
Des*ac*m-se como questões pre*e*tes:
</line>
<line>
energia; limitaçõ** a*i*entares; t**a de na*alidade
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
dec*ín*o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
envel*ecimento
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
popu*ação; economia e comunidades rurais
</line>
</par><par>
<line>
empobrecidas (FUKU*AM*, 2018).
</line>
<line>
* socie*a*e 5.0 pret*nd* ser uma sociedade *a qual e**ão mesclados o es*a*o físi*o e
</line>
<line>
o virtual e, *ortanto, um* socie*ade supe*inteligente que t*aga *i*ue*a para as pes*o*s
</line>
<line>
(HITACH*-UTOKYO, 2020). A Socieda*e Superinteligente, tam*ém *onh*ci*a como
</line>
</par><par>
<line>
soci*dade 5.0, bu*ca re*lizar uma profunda in*egr*ção de múltiplos av*nç*s tecnoló*ic*s
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
abrangendo Internet das *oisas (*oT), inteligência artificial (IA), rob*tica, big data e *e*li*ade
</line>
<line>
virtual - na vi*a c*tidiana d* in*ivíduos (MORON* et al., **2*).
</line>
<line>
*ereira et al (2020) esclarece* que o foco é a hum*nidade e a criação de condições
</line>
</par><par>
<line>
*ar*
</line>
<line>
promove* uma sociedade feliz, motivada e s*tisfei*a, co* mais te**o pa*a o lazer
</line>
<line>
*,
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, aum*nt*r a p*odutivida*e e riqu*z*. Se*und* a
</line>
<line>
os autores, o env*lhecimento da
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 4, art. *, p. *40-1*5, abr. 20*4
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. M*rais, G. A. Morais
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
população jap*ne*a * mot*vo de preocupaç*o e uso de tecn*lo*i*s t*rá q*e se* *nt*grado o
</line>
<line>
pa*a li*ar com o novo paradi*ma.
</line>
<line>
A rápida adoção da aut**ação tem a *apacidade de l*var ** *nxugame*to *a força de
</line>
<line>
trabalho *m deter*inados set*res, *rom*ve*do, cons*quen*emente, um ambient* de incerteza
</line>
<line>
e mudan*a no mer*ado de *rabalho (DE SANTANA, 20*3).
</line>
<line>
Existem ao menos três desaf*os a serem *nfrentados pelo g*verno japonê* em r*laç*o
</line>
<line>
à i*plantação ** Sociedade 5.0 (F*KUDA, 2019):
</line>
</par><par>
<line>
(1) Mão de obra: a p*pulação em **ade *tiva de 1* 64 anos tem *im*nuído a
</line>
<line>
*esde
</line>
</par><par>
<line>
20*0 e com previsão de te* apenas dois ter*os da f*r** de *rab*lho a**al;
</line>
</par><par>
<line>
(2) Capital: redu*ão d* *rédito a empreendedores por aversão *o risco;
</line>
</par><par>
<line>
(3) Riscos esp*ciais: em alg*mas regiõe* do Japão, em 20*0, *averá 70% d* forç* *e
</line>
<line>
trab*l*o com m*is de 64 anos.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
Sociedade *.0 *e** **erec*r soluções
</line>
<line>
para
</line>
<line>
os p*oblema*
</line>
<line>
do *éculo XXI, que
</line>
</par><par>
<line>
inclu*m a cu*a *e doenças, em busca de uma m*io* longevi*ad* * env*lhecimento saudável,
</line>
</par><par>
<line>
ga*anti*d*, assim, direitos
</line>
<line>
funda*entai*
</line>
<line>
dos c*dadãos, o que *e*on**ra se* um g*ande
</line>
</par><par>
<line>
desafio e, ao mesmo tempo, uma oport*nida*e para o desen*olvim*nto de polític** pú*licas
</line>
<line>
que gara*tam os direitos *undamentais para os cidadã*s (FON**NELA, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Deve-se estar atent*, p*is
</line>
<line>
a* tecno*ogias de informação
</line>
<line>
e de *omunicaç*o
</line>
</par><par>
<line>
revolucionam o mu**o, e o ensino *ão pode se constituir exceção à regra. (*EIRELLES
</line>
<line>
JUNIOR, et al, 2020). *ssim, pode-se entender a s*ciedade 5.0 como a evolu*ão da 4.*, com
</line>
<line>
os comput*d*r** * a hi*erc*nexão, re*ultando em um modo de vida mais inteligente, efici*nt*
</line>
</par><par>
<line>
e sustentável (DOS SANT*S S*MÃO, 2021). A Figura apresenta a **terfac* ***r* algun* 1
</line>
<line>
*lem*ntos da denom**ada socie*ade 5.0.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*es*na, v. 21, n. 4, art. 7, p. *40-155, abr. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Contexto 5.* Aplicad* n* Socie*ade, na Educação * na Indústria: Reflexões e suas Perspe*tiva*
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 1 - *oci*dade 5.0
</line>
</par><par>
</page><line>
Font*: Socieda*e 5.*. Fonte: os autores bas*ados em DOS SANTOS SIMÃO (2*21).
</line>
<line>
E**a nova etapa *a so*ieda*e a*o*t* man*i*as de traduzi* os privilégi** da rev*luç**
</line>
<line>
da tecnolog*a digital *a melhoria da co*dição h*mana. E* síntese, propõe aproveitar *u** o
</line>
<line>
que a man*fatur* 4.0 tem a o*erec*r, *om o desígnio de melhorar a co*di*** de vida das
</line>
<line>
pessoas (R*CHA, 2022).
</line>
<line>
Sendo assim, * f*co princ*pal é en*ender *, p**te*iorment*, atende* às necessida*es
</line>
<line>
de*** socied*de, aumentando assi* a qualid*de e a competênc*a na re*o**ção de desafios,
</line>
<line>
s*stent*d* por três pilare*: qualid*de de vida, *nclusão e sustent*bilidade (GUIMARÃES et
</line>
<line>
al.,20*9; CARDOZO, 2021).
</line>
<line>
2.2 Educação 5.*
</line>
<line>
Felcher e Folme* (2021) re*orçam q*e o s*culo XXI reque* uma e*c*la, també*, do
</line>
<line>
século XXI, que priv*l*gie o al*no at*vo, *rotagonista, que *usca aprender e que *sa a
</line>
<line>
te*nologia *ar* o bem da humanidade. Ou s*ja, Educa*ão 5.0 * f*ndament*l na co*cep*ão de
</line>
<line>
escola do século X*I.
</line>
<line>
* de*envolvim*nto d* soft s*ills faz parte das compet*nc*as mais exig*d*s aos
</line>
<line>
*rofiss*on*is d* século XXI, sendo at* mais valorizado q*e hard skills (M*RAES, 2020).
</line>
<line>
Nesse s*ntido, destaca-*e * inclusão de ati*idades de ex*ens*o no curríc*lo do* *ursos de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 4, art. *, p. 140-1**, abr. 2*24 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Morais, G. A. Morais
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
ensino super*or,
</line>
<line>
que consider* a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. **tre **us
</line>
</par><par>
<line>
objetivos está form*çã* *nteg*al dos estudantes para sua atuação profissional bem como a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promoçã* da *r*nsf*rmação
</line>
<line>
social (*O*RIGUES MA*TIN* et al, 2023). No cenário
</line>
</par><par>
<line>
educacional, *s características e as propos*as de a*r*n*izagem gan*am *nfoques distintos *e
</line>
<line>
acordo com **is denom*n*ções, confo*me as **oluções e revoluçõe* i*dustriais foram
</line>
<line>
surgind*, sen*o apresentado no Quadro 1.
</line>
<line>
Q*adro * - Caract*rístic*s dos processos de aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado de MELO, NETO E PETRILL* (2021).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Loiol* (2020), a E*uc*ção 5.0 *a**ém *usc* entender
</line>
<line>
o impacto da
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia *o cér*bro humano *, con*eq*e*temente, a forma como se apren*e. De*s* mo*o,
</line>
</par><par>
<line>
ess* *bo*dagem educac*onal **z
</line>
<line>
uma po*te entre * ne*rociê*cia e as habilidades
</line>
</par><par>
<line>
so*i**mocionais
</line>
<line>
do edu*and*, ocasionan*o diversas transformaçõ*s n* fo*ma de enxergar,
</line>
</par><par>
<line>
tanto as *uestões c*mportamen*ais do indivíduo, como também na *elho*ia da q*ali*ade de
</line>
<line>
ensino (**NTOS; OLI*EIR*; CARVALHO, 2019).
</line>
<line>
*esse sentido, a E*ucação 5.0 pri*ilegia * concepç** de que os c*nhecimentos digita*s
</line>
<line>
e te*no*ó*icos *ão *mportantes, mas é p*eciso c**side*ar tamb** as competência*
</line>
<line>
so*ioe*oc*onai*. São *ssa* competên*ias *ue capacitam o *ndi*íduo para usar * te*nologia de
</line>
<line>
form* saudável * produtiva, cr*a*do soluções re*evantes para si e pa*a a soc*edade em geral. A
</line>
</par><par>
<line>
*ducação 5.0 consider* *ue se é f*ito c** sabedoria, *
</line>
<line>
nece*sar*ament* humanista,
</line>
</par><par>
<line>
*ont*ibu*ndo, desse modo,
</line>
<line>
para u*a *ida *ais **ena e *es*eit*sa (VILELA J*NIO* et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2**0).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. *1, n. 4, ar*. 7, p. 14*-1**, abr. 2024
</line>
<line>
www4.fsa***.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O **ntexto 5.0 A*licado na Sociedad*, na Edu*aç*o * na Indú*t**a: Reflexõ*s e suas Pe*spectivas
</line>
<line>
*47
</line>
</par><par>
<line>
A educação no modelo 5.0, na v*são do* autores F**cher e* al (*021),
</line>
<line>
baseia-se em
</line>
</par><par>
<line>
cin*o ele*ento* extremament* re*evantes que compr*endem: aluno e prof**sor protagonista,
</line>
<line>
f*rmação i*tegra*, tecnolog*as digitais, met*dologias ativa* * neurociência. *s ele*e**os
</line>
<line>
v*s*v**s e o* não ***íveis são fundam*ntais para uma efetiva e**cação 5.0, aprese*tados na
</line>
<line>
Figu*a 2.
</line>
<line>
Figura * - Educaç*o 5.0 e seus el*mentos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: FELCHER et a* (2021).
</line>
<line>
Este nov* *odelo de educação não c*mbina com um currículo li*ear * *nflexí*el, com
</line>
<line>
conteúdo trab*lhado que tenha uma próp*ia finalização * sej* arquiv*do nas gavetinh*s, **
</line>
<line>
contrário, o* conteúdos são essenc*ais na Educação, mas devem ser trabalhados sabend*-s* o
</line>
<line>
porquê de cada *m (FELCHER et a*, *0*1).
</line>
<line>
2.* Indú**ria 5.0
</line>
<line>
O termo "Indústr*a 5.*", também conhecido como a qu*nta r*volução ind*strial, *o*
</line>
<line>
introduzido pela primeira ve* em *015, contempl* a p*r*onalizaç*o dos produto* * confi**a
</line>
<line>
* interação en*re o homem e os sistemas in*e*ige*tes (HA**EM; JAVAID, 2019; MAJID
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 21, *. 4, art. *, p. 140-1**, a*r. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mor*i*, G. A. Morais
</line>
<line>
*48
</line>
</par><par>
<line>
et a*., 2*19; NAHAV*N*I, 2019), com*inando a cri*tividade *umana com * rapidez e a
</line>
<line>
precisão d* rob**, **ém da pos*ibilidade de*ses *pe*arem em situações as m*is adv**sas, que
</line>
<line>
poderiam colocar em r*sco a saúde humana (PASCHE* *t al.,201*).
</line>
</par><par>
<line>
A Indús**i* 5.* é um conceito *isionár*o que c*n*id*r* a susten**bilidade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cent*al*dade no s*r humano, a resiliência organ*zac*onal e * c*la*oração ser human*/m*quina
</line>
</par><par>
<line>
como *ma tendência **ra o fut*ro
</line>
<line>
da ind***ria (EUROPEAN *O**SSI**, 202*; DI
</line>
</par><par>
<line>
NARDO; YU, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
O *ri*cipal motiv* pelo qual pesq*isadores apontam a necess**ade da I*d*str*a 5.* é
</line>
<line>
caracterizado pela exigên*ia por produtos cada vez mais per*o*alizado; p*rtanto, o me*cado
</line>
<line>
deve esta* preparado p**a atender e acom*anhar essa deman*a (A*LAM e* al., 2020;
</line>
<line>
PASCHEK et al., 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Para
</line>
<line>
*s *deptos dessa corrente, a maior caracte*ístic* da Indústria 5.* é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
"*ersonalizaçã*"; ou *eja, "o p**j*to e a prod*ção por m*io de vário* dados d* *ens*r*s que
</line>
</par><par>
<line>
estarão *ire*am*nte vinculados, for**cendo
</line>
<line>
produtos pe*sonalizados aos
</line>
<line>
*suários em te*po
</line>
</par><par>
<line>
real" (*I N*RDO; YU, 2021). P*ra es*es autores, o alto *ra* de automação que a
</line>
<line>
Indústria
</line>
</par><par>
<line>
*.0 trará *ão reduziria o valor humano, pelo contrário, o a*me*ta*ia por meio da colaboração
</line>
<line>
homem e máquina.
</line>
<line>
O *onceito de *ndústr** 5.0 destaca a importância d* pe*quisa e inovaç*o *ara a*oi*r a
</line>
</par><par>
<line>
indúst*ia no lo*go prazo e,
</line>
<line>
de c*r*a forma, se **rnar *rovedora
</line>
<line>
r*siliente d* p*osper*dad*,
</line>
</par><par>
<line>
fazendo com que a *rodução re*peite os lim*tes *o planeta, colocando o trabalhador da
</line>
</par><par>
<line>
ind*str*a no centro do processo de produção. Sendo ass*m, podendo *e* conside*a*a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
vis*o da
</line>
<line>
indústri* que vai alé* *a eficiê*c*a e pr*dutividade c*mo os únicos o*jetivos,
</line>
</par><par>
<line>
*eforçando papel a contribu*ção da indústria p*ra a *oc*edade, movendo seu fo*o para
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*an*iç*o para uma indústria sustent*v*l, c*ntrada
</line>
<line>
n* ser humano e resilient* (PER*IRA;
</line>
</par><par>
<line>
*A*TOS, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
As te*no*ogias qu* compõe*
</line>
<line>
* Indústr*a *.0 são: manufa*ura
</line>
<line>
aditiva, robôs
</line>
</par><par>
<line>
col**orativos, in*ernet de tudo, o* seja, m*is d* metade de todos os objetos *o*ectad*s a u*a
</line>
<line>
rede de inter*et, p*odução intel*gente, **oss*s***a dig*tal, *n*elig*ncia artificial e*ergen*e,
</line>
</par><par>
<line>
sistemas adaptativos complexos e tecnolo*ias e *is*emas
</line>
<line>
multiagen*es (ASLA*
</line>
<line>
et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
20*0; HA*EE*; JAVAID, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A Indúst*ia 5.0 a*resenta potencial para
</line>
<line>
afetar grandes *reas como a economia,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ecologia * as re**ções interpessoais (DEMIR et al., *019; MAJID et al., 2019). Isso porque se
</line>
</par><par>
<line>
prevê uma
</line>
<line>
perspec*iva de redução *e desp*rdí*ios u**an*s, ou **ja,
</line>
<line>
evita* a redução
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
espaços vazios; alteração do processo industrial e logí*tico, devido à **minu*ção da produçã*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. 7, p. 140-1*5, abr. 2**4 www4.fsan*t.com.*r/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Co*texto 5.0 Aplicado n* Sociedade, na *ducação e na Indústria: Reflex*** e suas Persp**tivas
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
e de elevados est*q*es; e so*ial (aume*to *a valorização de técnic*s
</line>
<line>
artesanais devido
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
personaliz*ção dos pr*duto* (*ZKESER, 2018; PAS*HEK et al., 2019). A Figura 3
</line>
<line>
apresent* as revoluç*es industriais ass*m como as suas pr*nc**ais caracterí*ticas a serem
</line>
<line>
abordad*s.
</line>
<line>
Figu*a 3 - Re*oluçõ*s industriais.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ada*t*do DE FURNITURK MAGAZ*NE ONLINE; INTELLIAS WHITEPAP*R (2*22).
</line>
<line>
Nessa per*pectiv*, a Indústria 5.0 é base*da ** observaç*o o* suposição *e que a
</line>
<line>
*ndústria 4.0 se concentra m*n*s n*s prin*íp*os originai* de justiça social * *ust*n*abilidade *
</line>
</par><par>
<line>
mai* na digitali*ação e tecnologias or*ent*das por Intel*gênci* A*tificial para aument*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*iciência e a flexibilidade da *rodu*ão. *om isso, d*staca-se pri*cipalmente a i*po*tân*ia da
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sa * i*ovaç*o para apoiar a indústria no l*ng* pra*o, vis*n*o apoia* as
</line>
<line>
necessid*des
</line>
</par><par>
<line>
human*s dentro *o* limites pl**etários (XU; LU; V*GELHEUSER, WANG, 202*).
</line>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
<line>
E**e estudo é caracterizado *omo um es**do descri*i*o, q*e tem co*o *bje*ivo
</line>
</par><par>
<line>
investigar *s opiniões e crenças das populações em *ues*ão (GIL, 2018). Além disso,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
***sen*e tra*alho busca expl*r*r o* principais conceitos de um tema, averiguar a d*m*nsão, o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 4, art. 7, p. 140-*55, ab*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mor*is, G. A. *orais
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
alcan*e e a nature*a do **tudo, *ondens*n*o e *u*lican*o os d*dos, a*ontando as lacunas de
</line>
<line>
p**quisa* e*istentes (ARK*EY, O\MALL*Y, 2005).
</line>
<line>
O ensa*o teórico e*ige maturidade do ensaíst* para at*nde* a quesit*s espe*íf*cos que
</line>
<line>
o q*alificam, em esp*cial as reflexões pro*unda* e minuc*osas, que exigem *nvolvimento,
</line>
<line>
reflexão, ca*acidad* *nalí*ica * crítica no pensa* * repensar em relação ao propost*
</line>
<line>
(MENEG*E*TI, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Neste estudo, no q** se refere aos *bjetivos, a pesquisa possui
</line>
<line>
característic*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
refere**iais teóricos. * re**são sistemática *a literatura é *a*ac*er**ad* pela *usc* rig*rosa de
</line>
</par><par>
<line>
*esqu**as relaci*n*da* com seus termo* de
</line>
<line>
*usc* que seguem
</line>
<line>
um *rotocolo e análise dos
</line>
</par><par>
<line>
es*udos locali*ados (F*RENHOF; FERN*N*ES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
*egundo Marconi e L*k*tos (2009),
</line>
<line>
essa aborda*e*
</line>
<line>
tem
</line>
<line>
com* preceito *nvestiga*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
des**nda* as*ect*s **is intrínsecos, "pe*mitindo descreve* detalhadame*te inve*tigações,
</line>
<line>
a**tudes e tendências de comp*rtam*nto, b*scand* inte*pretar e compreend*r *s relações
</line>
<line>
ac**ca da compl*xi*ade do proble*a se* o *so d* *ecurs*s estatísticos".
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DI*CUSSÕES
</line>
<line>
A dis*ussão *o*r* o conceito 5.0 pa*sa a **r d* extrema relevância, visto que ca*a vez
</line>
</par><par>
<line>
mais os proc*ssos produtivo* * admin*strativos t*cn*lógicos estão *e inc*rporan*o ao
</line>
<line>
dia-a-
</line>
</par><par>
<line>
dia dos p*oc*ssos organiza*iona** e in*electua*s, em que se *dequ**
</line>
<line>
a es*as novas evoluç*es
</line>
</par><par>
<line>
passa ser ca**cterístic* irreversível, e os paradigmas *evem s*r d*sven*ados, permi*ind* a
</line>
</par><par>
<line>
que os proc*ssos inovad*res tenham, além de *ua imple*entaç*o,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
**der de criar
</line>
<line>
nova*
</line>
</par><par>
<line>
po**ibil*dades.
</line>
</par><par>
<line>
Outro fa**r que deve ser *evado
</line>
<line>
em consideraçã* está r*laciona*o ao fato de
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
revoluçõ*s e evoluç*es sejam
</line>
<line>
ela* indu*tr*ais, e*ucacio*ais * *oci*i* es*ão sendo e*eti*adas
</line>
</par><par>
<line>
em perío*os cada vez mais curtos, o que acelera a cri*ção e *nterface entre todos os proce*sos
</line>
</par><par>
<line>
***stentes e que *fetam as organizações. A
</line>
<line>
dinâmica da globalização e
</line>
<line>
as inova*ões
</line>
</par><par>
<line>
tecnoló*icas *êm pr*v*ca*o transformaç*es substan*iais n* *conom*a, nas e*pres*s, nos
</line>
</par><par>
<line>
setores
</line>
<line>
industriais,
</line>
<line>
*as ad*inistra**es governamentais, na *ocie*ade em gera* e,
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
conseguinte, nas est*atégias polí*ica* e nos *adrões de desenvo*v*mento regional (ARACA*Y
</line>
<line>
et a*. 2021).
</line>
<line>
A Figur* 4 é uma ilustr**ão dos componentes que, na ó**ca d*s autores, p*ssi*ilitam
</line>
</par><par>
<line>
u*a reflexão *obre a temátic* e * elabor*çã* de novas visõe*,
</line>
<line>
até *es*o *m c*ntextos nã*
</line>
</par><par>
<line>
explorad*s n* pre*ente t*ab*l*o, mas que, com certeza, podem e
</line>
<line>
devem con*ri**ir p*r*
</line>
</par><par>
<line>
desmistificar e *opulariz*r o assu*to.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. 7, p. 140-155, abr. 20*4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Contexto *.0 Aplicado *a *oci*d*de, na Educação e ** Ind*st*ia: R*flexões e sua* Per*pectiv**
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
Fig**a * - Contexto da Cultura 5.0.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores.
</line>
<line>
A aplicação d* *ulta 5.0, na v*são d*s autor*s, permite uma c*mpreensã* si*têm**a de
</line>
<line>
vári*s elemen**s que possibilitam uma inter*ace operacional e *ntelectual em diver*as á*e*s,
</line>
<line>
podend* ser um mecanismo para o desenv**v*mento *ócio-**ganizaci*nal, e*evando o
</line>
<line>
patama* ** to*os que s* en*olvem *essa cultura, c*iand* *ma geraç*o de valor que a*nda **m
</line>
<line>
m u* t * a
</line>
<line>
se* explorado.
</line>
<line>
Esses macroelementos, *ndú*tr*a 5.*, Socied**e *.* e *ducação 5.0, quand*
</line>
</par><par>
<line>
compartilhados
</line>
<line>
*n***
</line>
<line>
s* ,
</line>
<line>
p*tencia*izam
</line>
<line>
ex*ectativas,
</line>
<line>
resulta*os,
</line>
<line>
geram
</line>
<line>
valo*
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
</page><line>
p*incipalmente, fornecem possibi*idades de aprendiza*o coletivo, esti*u*an*o novas
</line>
<line>
oport*nidades nas quais *nsino, apren*izage* e aplicaç** prática geram *m* sine*gia
</line>
<line>
*strutural.
</line>
<line>
**v. *SA, Teresina *I, v. 21, n. 4, art. *, p. 14*-1*5, a*r. 2024 www*.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Morais, G. A. Mo*ais
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
5 *ONS*DER*ÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
A cultura 5.0 deve ser en*arada como *m processo de *nt*ração e*tre máquinas e *eres
</line>
</par><par>
<line>
h*manos *ar* qu* se obt*nha uma m**or harmo*ia,
</line>
<line>
visto que *ada vez mais estamos
</line>
</par><par>
<line>
uti*iz*ndo e fic*ndo de*enden*es d*ssas tecn*log*as e, conseq*ent*ment*, h*ver* a **ia*ão de
</line>
<line>
*o**s em*regos bas**do* em novos modelos de n*g*cios, tor**ndo-se *m proc**so natural e
</line>
<line>
contínu*.
</line>
<line>
Mais do que * velocidad* das mudanças qu* oco**erão nos próximos anos, o que
</line>
<line>
impacta*á n** processos, nas i*ovaçõ*s e no dia * dia das pess*as estará relacionado ao **d*r
</line>
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de absor*ão dessas mud*nças e como os a*bient*s irão reagir essas a*teraçõ*s, *m qu* a
</line>
<line>
a
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velocidade do proces*ame*to da* informa*ões p*ssi*ilit*rá o desenvolvim*nto social, cul*ural
</line>
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* organizacio*a*.
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Ess*s interações *ev*m levar em consi*eraçã* *u**tões ambientais e d* qualidade de
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vida *as pe*soas
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*ara
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que se possa obter m*ior
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e*etividade com a conect*vidade entre os
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Como Ref*re*ciar este Artigo, con*orme ABN*:
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*ORAI*, *. O; MORAIS, G. A. O C*ntexto 5.0 *pli*ado na S*ciedade, na Ed*caç*o e na **d*stria:
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<line>
Re*lex*es e s*as Perspectiv*s. Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. 7, *. 140-*55, ab*. 2024.
</line>
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<line>
Co*tribuição dos A*tores
</line>
<line>
M. O. M*rais
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<line>
G. *. Morais
</line>
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1) co*cepção e pl**ej*m*nto.
</line>
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X
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<line>
*
</line>
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<line>
2) análise * i*ter*reta*ão dos da*o*.
</line>
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X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
3) el*bor*ção do rascunho ou na re*isão crí*ica do conteúdo.
</line>
<line>
X
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<line>
X
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<line>
4) *articipa*ã* na aprovação da v**são *ina* do manuscr*to.
</line>
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X
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