<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 7, art. 3, p. 51-70, jul. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.7.3
</line>
</par><par>
<line>
Bene*ícios Distintivos de uma Instit*i*ão de Ensi*o S*perio* - *ma Análise do C**tro
</line>
<line>
Univers*tário Serra *os Ór*ã*s
</line>
<line>
Distinc*ive Benefits ** a Hig*er Educat*on I*stitu*i*n - An Ana*ysis of the Centro
</line>
<line>
Un*ve*sitário Serra d** *rgãos
</line>
</par><par>
<line>
Luc*ana Leitão Bass*
</line>
<line>
Mestra em *estão e Estr*tégia pela Unive*si*ade Federal Rur*l do Rio de *an*iro
</line>
<line>
Gere**e de Mar*et*ng do Centro *n**ersitár*o Serra dos Órgão*
</line>
<line>
E-*ail: lucia*a_basso@hotm*il.com
</line>
<line>
Flavia Luzi* Oli*eira da Cunha *ali*do
</line>
<line>
*outo*a em Ciênc*as *o*iais pelo *PDA *a Universidad* Federal Rural do Rio de Janeiro
</line>
<line>
*oordenadora do *P*E *a *ni*ersi*ade **deral Rural do Ri* d* Jane*ro
</line>
<line>
E-mail: fl*viagali**o@*ol.com.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Lucia*a Leit*o *asso
</line>
<line>
Edit**-C*efe:
</line>
<line>
*r.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
K*rley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ale**ar
</line>
</par><par>
<line>
Centr* Univer*itário Se*ra do* Órgãos - Av. *lberto
</line>
<line>
R*drigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Torres, 1**, Alto, CEP: 2*.964-004, Teresó*oli*/R*,
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Artigo receb*d* em 02/02/*024. Últ**a vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Flavia Luz*a Oliv**ra da Cunha Galindo
</line>
<line>
receb*da em 22/0*/2024. Aprovado em 23/02/202*.
</line>
</par><par>
<line>
Unive*s*dade Fede*al Rural d* Rio *e *ane*ro - BR-465,
</line>
</par><par>
</page><line>
Km 7, C*P: 23.897-000, Seropédic*/RJ, Brasil.
</line>
<line>
*val*a*o pelo *istema Triple Revie*: Desk Revie* a)
</line>
<line>
p**o Edito*-Chefe; * b) Doub*e *lind *eview
</line>
<line>
(avaliação c*ga p*r dois avaliado*es da área).
</line>
<line>
Revisã*: G**ma*ical, Norm*tiva e de For*ata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. L. Basso, F. *. O. C. Galindo
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O ensino superior te* se *nc*ntrado em constante evoluçã* e, apes*r do *umento da oferta, o
</line>
</par><par>
<line>
preench*mento das
</line>
<line>
v*gas * a sustent*bilidade financeira das inst*tuições d* *nsino superior
</line>
</par><par>
<line>
(IES) privadas r*p**se*tam um co**tan*e
</line>
<line>
d*s**io. A reali*ade nã* é difere*te no Centro
</line>
</par><par>
<line>
*n*versit*rio Serra dos Órgãos - Unif*s*, u*a instituiç*o de ensino priv*d* * f*l**trópica,
</line>
<line>
loca*izada na cidade de *er*sópo*is, inter*or do esta*o do Rio *e Janeiro. Por isso, a presente
</line>
<line>
pesquisa **resentou como o*jetivo o entendimento so*r* os benef*cios dist*n*i*os do Unifeso,
</line>
<line>
de forma a melhor*r a ofert* d* valor da instituiçã*, visand* à *ustentabilidade instit*cio*al.
</line>
<line>
O estudo *er*a sobre uma *esquisa de *aturez* a*li**da, d* a*o**agem qu*lit*t**a, co*
</line>
</par><par>
<line>
pro*e*imen*os
</line>
<line>
de *ntrevista *m **ofundi*ade co* alunos * *g*essos dos
</line>
<line>
c*rsos standard
</line>
</par><par>
<line>
desse mesm* Centro Universitário. A análise fo* realizada por meio da técni*a de análise de
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo. A
</line>
<line>
partir d*s resu*tados, verificaram-se
</line>
<line>
*s seguint*s fa*ores q*e *ever*eram como
</line>
</par><par>
<line>
benefícios d**tin*ivos que le*aram à escolh* do Unifeso: infraestrutura, localizaç**, reputação
</line>
<line>
e ensin*-aprendizagem.
</line>
<line>
Palav*as-cha*e: Ensino Superior. *enefícios Distintivos. Estra*égias d* Cap*ação
</line>
<line>
Educacional.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
Hig*er educati*n has been i* cons*ant e*oluti*n, and despite the incre*se in offerings, fil*in*
</line>
<line>
vacancies an* ensuring the financ*al sustaina*ility of priva*e higher educa*ion institutions
</line>
</par><par>
<line>
r**resent a
</line>
<line>
cons*ant
</line>
<line>
challeng*. This reality is no dif*e*ent at *h* Centro Universitári* Serra
</line>
</par><par>
<line>
dos *rgãos - Unifeso, a pr*vat* a** philanthropic *ducat*onal inst*tution *ocated in the city of
</line>
<line>
Te*es*p*lis, *n the inte*ior of the state o* Ri* de Ja*eiro. Thus, th*s s*udy a*med to un*er*tand
</line>
</par><par>
<line>
t he
</line>
<line>
distin**ive bene**ts of Unifeso t*
</line>
<line>
e*hance the i*sti*ut**n\s value proposi*i*n, aiming for
</line>
</par><par>
<line>
institution*l sustainab*lity. The stud* is an app*ied resear*h w*th a *ualit*tive approac*, using
</line>
<line>
*n-depth interview p*oced*re* wit* students an* gradua*es of *h* standard co*r*es *t *he sa*e
</line>
<line>
Univers*ty Center. *he anal*sis was co*ducted using content a*alysis tec*nique. Ba*ed on the
</line>
<line>
results, the fo**owing facto*s emerge* as distinctive benefits that led to *he choice o* Unife**:
</line>
<line>
in*rastructure, l*cation, ***utati*n, and tea*hing-learning.
</line>
<line>
Key*ords: *i*her Edu*a*io*. Dis*inct*v* Benefits. Educational Recruitm*nt Strategies.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. 2*, n.7, art. 3, p. 51-7*, jul. *024
</line>
<line>
ww**.f*anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Be*efícios Distin*iv*s de uma Instituição de Ens*no S*perior - *ma Análise d* Centro Uni**rsitár*o
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
O ensino superior brasileiro
</line>
<line>
r*vela
</line>
<line>
u* *rescimento *onsid*r***l *o *ongo *o* anos.
</line>
</par><par>
<line>
R*gistros his*óri*os **dicam que, e* 1931, existiam cerca de 20 mil es*ud*nt*s matriculados
</line>
<line>
em alguns pou*os cursos de *raduação no Brasil e, e* 2*02, *á ul*rapassava* a m*rca *e *,*
</line>
</par><par>
<line>
milhões de est*d*ntes (CUNHA, 2004). No an*
</line>
<line>
de 2021, as matrícula* no *n*ino sup*rio*
</line>
</par><par>
<line>
chegaram * *ar*a *e 8.987.120 (B*A*IL, 2022), o que torna * mer**** *e educa*ão
</line>
<line>
superior important* no que tange a debates científicos.
</line>
<line>
Nes** contexto, o **r*ado atu*l das ins*it*içõ*s **ivada* é *espons**el por prom*ver
</line>
<line>
o equilíbrio entr* a oferta e p**cu*a, *o se*tido de que o númer* de vagas o*erta*as seja
</line>
</par><par>
<line>
pree**hido (matríc*las realiza*as), sendo es*e um *os *a*in*os
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
susten**b*lidade
</line>
</par><par>
<line>
financ*i**.
</line>
</par><par>
</par>
<column>
<row>
incide exclusi*amente sobr* os cursos stand**d de gra*ua*ã* do Un*feso.
</row>
</column><par>
<line>
Co*o s*p*rte teó*ico da pesquisa de *ampo, pa** a compr**nsão *as premiss*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
escolh* do Centro U*iversitá*io *erra dos Ó*gãos, abo*da-se *o*s*mo disti*tivo, que se *
</line>
</par><par>
<line>
apre*enta como um consumo de serviç*
</line>
<line>
restrito a c*rt*s
</line>
<line>
gr*pos *ociais e
</line>
<line>
c*ltura*s, e qu*
</line>
</par><par>
<line>
objetiva uma forma de diferenciaç*o *a sociedade (V*BLEN, 1980). Esse en*endim**to cr*a
</line>
</par><par>
<line>
a base para
</line>
<line>
o es*udo *os ben**ícios distintivo* que *s aluno* * egressos pe*cebem
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
es*olherem o Unif*s*.
</line>
</par><par>
<line>
A partir da p*obl*m**ica apre*entada, este artig* pretende d*scre*er *uai* são
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
benefí*ios
</line>
<line>
**sti*tivos que os
</line>
<line>
alu*os e egr*ssos
</line>
<line>
*erceb*m ** escolherem o Unifeso para,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 7, ar*. 3, p. 51-70, j*l. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Basso, F. *. O. C. *alin**
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, ampliar * conh*ci**nto so*r* sua ofert* de *alor,
</line>
<line>
objetivando
</line>
<line>
uma melhora em sua
</line>
</par><par>
<line>
taxa de re**i*ação de ma*r*cula*.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
Discorre-s* sobr* o *ons**o *istintivo e pos**ve*s razões d* *s*ol*a *as
</line>
<line>
unive*sid*d*s at*avés *os benef*cios d*stintivos, apresenta*do o consumo di*tintivo *omo um
</line>
<line>
consum* de serviç* restrit* com o ob**tivo de diferen*iaç*o na socied*de (VEBLEN, 1980),
</line>
<line>
co* o intuito de *ntend** as premissas de escolha do Centro Universitário Serra **s Órg*os.
</line>
<line>
2.* Con*umo distintivo
</line>
</par><par>
<line>
Antes de apre*entar *s conceitos de consumo
</line>
<line>
distintivo, t*rna-*e n*ces*ári*
</line>
</par><par>
<line>
abordar*os uma introduçã* *cerc* ** consum* discutido na* *iê*cias Sociai*. Sendo assim,
</line>
<line>
* consumo mostra-*e como um dos ato* caracteri*ados *elos hábitos d* sociedad* que *ende a
</line>
<line>
utili*ar sua rend* em troca de bens *u serviç*s qu* levem o indivíduo a a*quirir *er** st*tus
</line>
<line>
na s*ci*dade e, ainda, p*ovo*ar uma disputa entr* *s classes sociais (VE*LE*, 1980).
</line>
</par><par>
<line>
Em paralelo, coloca-*e o con*umo como *ma *orma de
</line>
<line>
distin*ão, *iferenciação. De
</line>
</par><par>
<line>
fato, o consumo a*resen*a-se *o*o pro**lsor d* s*gm*ntação de hi**arquias, bem como de
</line>
</par><par>
<line>
fu*çõ*s sociais (BAUDRILLAR*,
</line>
<line>
1*96). Apresenta-se, então, * *o*s*mo distin**vo, que
</line>
</par><par>
<line>
*em a ser uma for*a
</line>
<line>
d* consumo *e serviço o* prod*to restrito a
</line>
<line>
certos grupos sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
culturais, e que ob*et*va um* forma *e *iferenc*aç*o na sociedade (VEB*EN, 1980).
</line>
</par><par>
<line>
**ndo assim, sugere-*e *m apro*undamento no *ue diz resp*ito ao
</line>
<line>
*ntendim*nto do
</line>
</par><par>
<line>
consumo dis*int*v* co*o símbolo de
</line>
<line>
*i*tinção
</line>
<line>
d* classe e diferenciaç*o social, bem
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
suas té*ni*as e *or*as de ident*ficação, a*alis*ndo, por exemplo, os ben* con*umidos, locais
</line>
</par><par>
<line>
freq*en*ados e até * mú*ica ouvida. Esse
</line>
<line>
t i po
</line>
<line>
de seg*entaç*o
</line>
<line>
de hierarquias na sociedade
</line>
</par><par>
<line>
divi*e os indivíduo* e* gr*pos distintos at*av*s do seu go*to (*OURDIEU, 1983).
</line>
<line>
E* se tr**a**o de consumo, o fator distint*vo vem se aprese*tar não apenas através da
</line>
<line>
satis*aç*o de nece*sidades básicas, mas através das *ovas de*and*s que se **res*ntam com*
</line>
<line>
f*tores d*fe*enc*ados no pro*esso de *s*en*ão n* escala social. A p*rtir desse pont* de vista,
</line>
<line>
consideram-se não *p*nas *s objet*s qu* cada *lasse so*ial poss*i, *as também a quantidade,
</line>
<line>
a qualida*e e * u*abi*idade, para fins *e análises (GA*BA*O, *01*).
</line>
<line>
Ent*nde-** o e*sino como *m se*viço de consumo dis*into simbólico, que faci**ta a
</line>
</par><par>
<line>
comun*cação de valor*s e
</line>
<line>
d***inções n*
</line>
<line>
hi*rarquia social. A ed*cação a*orda signi*ica*os
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teres*na, v. 2*, n.7, art. 3, p. 51-70, jul. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*enefí*ios Distintivos de um* Instituição de Ensino Super*or - Uma Aná*ise do Centro Univ*rsitário
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
a*qui*ido* atr*vés do cont**to cultural da *ociedade, podendo-se enc*ntrar
</line>
<line>
atra**s de*a
</line>
</par><par>
<line>
possib*lidades de *ob*lidade *e vida e *udanças, no que diz re*peito a históri*s de fa*í**a,
</line>
<line>
e*til*s de v**a e personalidad* do i**ivíduo (MCCRACKEN, 2012).
</line>
<line>
Para dar luz ao *im dessa discussão, *ncontram-se *aralelame*te as relaçõe* d* poder
</line>
</par><par>
<line>
dom*nand*
</line>
<line>
*s prin*í*ios de *apital cultural e a repr*d*ç** **cial
</line>
<line>
*,
</line>
<line>
de outro lado, as
</line>
</par><par>
<line>
dif*rentes *or*as que propiciam o s*jeit* a *lanejar estratégias par* ul*rapassa* os **mit*s da
</line>
<line>
desigualdade socia* e pos*i*ilitar a mobilidade (B*URDIE*, 2013).
</line>
<line>
*.1.1 Benefíci*s *is**ntiv*s da *niversidade
</line>
<line>
No ecossistema educacio*al, es*udantes e uni*ersid*des compartil**m u*a linguagem
</line>
<line>
de *alorização do e*sino de excelência, que se to*na ca** vez mais competitivo e merca*t*l.
</line>
</par><par>
<line>
Un*versi*ades e
</line>
<line>
estudantes passa* a fazer pa*te
</line>
<line>
da mesma narrati** de mercant*lização,
</line>
</par><par>
<line>
comoditização e globalizaç*o, onde cada um desempenha s*u papel como provedor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*nsumidor (HEMSLEY-BROW*, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
E*iste a expect*t*v* **bre *s un*versida*es proverem conhecimento e valores
</line>
<line>
comercializ*ve*s. Essa tendência de mer*an*ilização pode ser observada ** movime*** *o
</line>
</par><par>
<line>
*ual as *m*res*s e o mercado p**vado
</line>
<line>
no ge*al se to*nam cad* di* mais referênc*as para
</line>
</par><par>
<line>
transformar as I*S em in*ti*uições em que o co*hecimen*o *a prát*ca, a concorrênc*a e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidade com a sociedad* são e*erci*os con*tan*emente. Com i*so, as uni*er*idades
</line>
</par><par>
<line>
estão sendo d*finidas pelas suas
</line>
<line>
polít*cas **rmuladas co*o pr*duto*as *e *o*teú*o * de
</line>
</par><par>
<line>
recursos ú*eis e valioso* *ara a c*mun**ade externa * como empr*sas e indústria*, seguin*o
</line>
<line>
de fo*ma menos representativa pa*a * *omunidad* inter*a (MARGIN*ON, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
*ara além da identidade da uni*er***ade,
</line>
<line>
diversos sentim*ntos, ideias, convicç*e*,
</line>
</par><par>
<line>
questõe* precon*ebida*, m**os * preconc*itos re*resentam alg*ns do* **tores q*e
</line>
</par><par>
<line>
influenciam o can*idato na
</line>
<line>
*scolha da IES qu* irá
</line>
<line>
es*u**r (THURSTONE, 1976). *esse
</line>
</par><par>
<line>
c*n*exto, são aprese*tadas q*estões cu*turais e de classe *ocial; fatores sociais, como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
família e grupos de relacio*amentos; alguns *atores *essoai*, com* a
</line>
<line>
idade, estilo *e vid*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ersonal*dade; e ainda as premis*a* psicol*gica*, co*o motivação e ati*udes
</line>
<line>
também como
</line>
</par><par>
<line>
in*luenc*adores n* co*portamento do consumi*or (KOTLE*; KELL*R, *012).
</line>
<line>
Acre*ita-se *ue o *onsumidor do ensino su*e*io* possui du*s ver*entes *e consumo,
</line>
<line>
sendo a primeir* o s*rviço princ*p*l ofe*tado, o e*si*o. Ne*se sentido, o consum*dor espera
</line>
<line>
ter qua*idade em sua ap*endizagem. Em seg*ndo plano, enco*t*am-se os produto* que esse
</line>
</par><par>
<line>
con*umi*or precisa *onsu**r
</line>
<line>
em uma instituição
</line>
<line>
de en*ino, como
</line>
<line>
a i*fraes**utur* da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. 7, ar*. 3, p. 51-70, jul. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. L. Basso, *. L. O. C. Galindo
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
instituição, sendo esse um comp**men** ao serviço principal, q*e f** dife*ença para o
</line>
<line>
consumidor (PAIVA, 2012).
</line>
<line>
Existem três categorias de consum*do* q*e se*vem para orien*a* as IES a tr*çar*m
</line>
<line>
suas estratégias e definirem se* serviço oferecido, sendo elas:
</line>
</par><par>
<line>
*. Tradi*i*n*is: estudan*es *ecém-formados
</line>
<line>
no en*ino médio,
</line>
<line>
co* *dade ent*e *8 e
</line>
</par><par>
<line>
24 anos e *ue nã* *rabalham;
</line>
</par><par>
<line>
ii. Não-trad*c*onais:
</line>
<line>
estudantes formad*s no *nsino médio há algum tempo, *om
</line>
</par><par>
<line>
ma*s de 25 a*os e que *á trabalham;
</line>
<line>
iii. Primeira-Geração: nenhum membro da família possui ens*no superior, eles sã* os
</line>
<line>
prim*ir*s (ALFI*I**; TO*RES, *008).
</line>
<line>
Assim visto, não apenas pelo ca*ital *ultural, co*o ta*bé* o *onsumo distintivo e as
</line>
<line>
razõe* de e*c*lh* de um* *ni*ersidade atr*vés d* *eus ben*fícios, a*re*entam-*e como capital
</line>
<line>
simbóli*o * *uas formas de luc*o e p*der as prop*iedades distintivas com* li*gu*gem
</line>
</par><par>
<line>
corporal, vestimen*a, móveis e *móveis, sen*o cada uma delas possuidora
</line>
<line>
de
</line>
<line>
u* valo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
posi*ão
</line>
<line>
n* sistema soci**, na qual g*upo* ou indivíduos *presentam prop*iedades e est*los
</line>
</par><par>
<line>
pró*rios cap**es de tran*formarem suas posiç*es e r*la*õ*s de f*rç* (BOURDIEU, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Ape*ar de o
</line>
<line>
e**ino s*perior ** Brasil encontr*r-s* em u* ce*ário *e co*sta*te
</line>
</par><par>
<line>
cresci*ent* e com um número *e ab*rtura de curso* au*entando a cada a*o, a conseq*ência
</line>
<line>
é uma ma*o* dificuldade d*s IES de manterem se*s negó*ios sustentáve*s (CRICCA et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2014). De**a forma, * conh**imento do
</line>
<line>
s*u
</line>
<line>
púb*ico-*lvo e d* seu capita* cul*ura* torna-se
</line>
</par><par>
<line>
cada vez mai* n*ces*ári* *esse *er*ado. *rova també* da i*portâ**ia des*e entendime*to
</line>
</par><par>
<line>
vem * ser, p*r **emplo,
</line>
<line>
como os ser***os e p*odutos ed**acionais
</line>
<line>
s* colocam de forma
</line>
</par><par>
<line>
re*evant* ao* c*nsumid*r**, que, por su* vez, apres*ntam difer*ntes motivos para a escolha
</line>
</par><par>
<line>
d* ensin* superior.
</line>
<line>
*, *evido * gr*nde competitivida*e no m*rcad* de trabalho, e*se
</line>
</par><par>
<line>
*onsumidor vem aum*ntando cada vez ma** a sua necessidade d* qualida*e no en*ino
</line>
<line>
prest*do (SCHINAIDER; F*GUNDES; SCHINAI**R, 2016), podendo *ssa q*a**dad* s*r
</line>
<line>
**rce*ida ***avés dos benefíc*os distintivos da insti**ição.
</line>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
</par><par>
<line>
Foi adotad* o método d* aborda*em qualitat*va, que reúne um conjunto
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
metodologia* *ara interpretar o mund* em sua forma natural (DENZ*N; LI**OLN, 201*). A
</line>
<line>
coleta de dados foi *ealizada através de ent*evista em profu*did*de (CRES*ELL, 2012). Foi
</line>
<line>
uti*i**do um roteir* predefinido como ins*rumento de pesquisa para a realização da coleta d*
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. *1, n.7, art. 3, p. 51-7*, *u*. 20*4 www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B*ne*ícios Distintivos de uma I*stit*ição de Ensi*o Super*o* - Uma Análise do Centro Univers*tá*io
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
dados (KV*LE; *R*NKMANN, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Como sujeit* *e pesq**s*, dois perfis d* público da instituição f*r*m es*olhid** pela
</line>
<line>
relação já estabelecida c*m o U*ifeso:
</line>
<line>
*) Públ*co 1 - al**o (*atriculado, os trancados não se inclue*);
</line>
<line>
i*) Público 2 - * egres*o (*luno já f*r*ado pela i*stituição).
</line>
</par><par>
<line>
O *oteiro fo* aplicado *ntre os dias 28 de
</line>
<line>
julh* de 2*** * 15 de ago*to
</line>
<line>
de 2023,
</line>
</par><par>
<line>
rea*iza*o e* formato de questioná*io sem**berto, garantindo possibili*ade de se realizar a
</line>
<line>
algum** adapta*ões nec**s*r*as no momento *a entrev*sta (VE*G*RA, *0*2). As entr**istas
</line>
</par><par>
<line>
foram rea*iz*das indi*idualmente, em dias e horário* mar*ados d* f*rm*
</line>
<line>
antecipada, com
</line>
</par><par>
<line>
a*u*os e
</line>
<line>
egress*s do Unifeso, p**te pres*ncial na ***ência de Comu*i**ção * *ark*ting da
</line>
</par><par>
<line>
institui*ão, *iblioteca, s*las de aula, de
</line>
<line>
t*toria ou por
</line>
<line>
videoconferê**ia, com g*a*açã*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*udio, através de aplicativo d* gravação de áudio para disposit*v* móvel cha*ado Gravad*r
</line>
<line>
de Voz, e trans*rição para o **rd. Cada entrevi*ta teve um tempo m*di* entr* 40 minutos e 1
</line>
<line>
hora e 30 minutos * g*rantia de anonimato. Ressalta-se que to*os os p*rticipantes a*s**aram o
</line>
<line>
Termo de *on*entim**t* Livre e Es*larecid* aprovado p*la Plat**orm* B*asil, sob pare*er d*
</line>
<line>
nú*ero 5.662.915, em 25 de **tembro de 2022.
</line>
</par><par>
<line>
O es*udo utilizou a an*lise de conte*do, pass*nd* pelas etapa*
</line>
<line>
de or*anização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
anál*se, *odificação e categorização (*ARDIN, 1*77). Para auxílio da categorização, foi
</line>
<line>
utiliza*o o *it* ATLAS.ti.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
</line>
<line>
Após a col*ta de dados, *ez-se ne**ssário analisar e categor*za* o conteúdo tot*l, * fim
</line>
</par><par>
<line>
d* bu*car respo*tas par* as questões n*r*eadoras. A
</line>
<line>
**rtir
</line>
<line>
*as análise* dos
</line>
<line>
dados, f*r*m
</line>
</par><par>
<line>
enco*tra*as quatro subcat*gorias, que *ão apresent*das * seguir.
</line>
<line>
4.1 Subcategoria ensino-aprendiz*gem
</line>
<line>
*ma das subcategorias encontradas como bene*ício dist*n*ivo na es*o*ha do Cen*ro
</line>
</par><par>
<line>
Universit*rio Serra d** Órgãos f*i *nsin*-aprendizage*, explicitand* diferen*iais,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
metodologia e cor*o docente, conform* apr*se*tado inicialmente n*s falas * se*ui*:
</line>
</par><par>
</page><line>
A1*: [...] eles estão buscando mais ver*e*te* para a ge*te poder buscar
</line>
<line>
conhec*men*o. Po*q*e só em livros, *oj* em dia, sã* poucos **tudante* q*e leem
</line>
<line>
livro*. Eles não vão buscar o c**hecimento n*queles livros. *u por p*sso*s, por
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. 3, p. *1-70, *ul. 2024 www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. Bass*, *. L. O. C. *a***do
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
*ale*t*as, po* vídeos que têm uma *essoa *specializada falando. Ou então mesmo
</line>
<line>
em arti*os ac*dê*icos, artigos ci*ntífic*s, que ac*bam *en*o até obrigatórios d*pois
</line>
</par><par>
<line>
d* um curso da faculdade. Ao meu ver, eles exp*oram muito isso e têm
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
acompan*amen** um pouco mais
</line>
<line>
rígido. As aulas de*es são mais rígidas, sempre
</line>
</par><par>
<line>
tem alguma atividade, sem*re tem alguma a*aliaç*o. Ma* tamb** en*end* *ue cada
</line>
<line>
p*ofessor, c*da agente educador, cada educador, eles têm uma dinâmica e u*a
</line>
<line>
metodologi*.
</line>
<line>
*6: Olh*, eu sempre gost*i muito das aulas. Cada um com a sua m*todol**ia, eu uso
</line>
<line>
um* meto*ologi* *m pou*o mais... Cada profess*r tem o seu est*lo, né? Mas todos,
</line>
</par><par>
<line>
para mim, aprese***ram de forma **e
</line>
<line>
eu gostei, que eu me senti s*t*sfeit*. Só
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
ap*ov*itei mais porque eu não t*nha mais tempo. Mas eu aproveitei d* todas as
</line>
<line>
f*rmas **e eu pude e estou *atisfeita, sabe? Só não farei de no*o por causa *o TCC.
</line>
<line>
Acredita-se qu* o consumidor do *ns**o superior tem *uas principais preoc*paçõe* ao
</line>
<line>
re*lizar *ua escolha, sendo a prime*r* o serviço principal o*erecido, que é o ensino. Assim, é
</line>
<line>
e*pe*ado pelo con*umidor *o ensino superior qu* ha** qualidad* em *ua aprendi*agem, c*mo
</line>
<line>
reconhecido pelos alun*s * eg*essos *m s*as falas:
</line>
</par><par>
<line>
A10: *ntão, um diferenci** do U*i*eso,
</line>
<line>
que é
</line>
<line>
at* uma *oisa que eu
</line>
<line>
n*o falei
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
início, mas m* rem*teu agora, é qu* é muit* f*cado na parte prática. *ntã*,
</line>
<line>
isso
</line>
</par><par>
<line>
ajuda muito
</line>
<line>
na formação, p*rque *es*e o
</line>
<line>
iníci* você já vai a* campo, você já t*m
</line>
</par><par>
<line>
c*nta*o com as pes*oa*, v*cê já *abe mais ou menos como que são
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
c*nár*os,
</line>
</par><par>
<line>
po*q*e a gent* passa por to*os. E esse é *m difere*c*al do Unife**, porque as outr*s
</line>
<line>
universidades nã* fazem assi*. Nor**lmente, você só tem acesso *o campo p**tico
</line>
<line>
quan*o *oc* vai faz*r * clí*ica lá no final d* graduação".
</line>
<line>
A17: O ensino superior, assim, *u \tô\ *em satisfeito com a qua***ade *e ens*no aqui
</line>
<line>
do Unife*o, *u n*o tenho que reclamar. Até quando a gente conver*a *om pessoas de
</line>
<line>
outras faculd*des, a gente v* que r*alm*nte a gente tá acima da méd*a, assi*, tipo,
</line>
<line>
*elos ass*ntos d*s pessoas, p*las **rgun*as que e*e* fa*e*, as dúv*das q*e ele* têm,
</line>
</par><par>
<line>
eu fico, gente, não é p**sível
</line>
<line>
*u* a pessoa que t* nesse
</line>
<line>
pe*íodo não sai*a
</line>
<line>
disso.
</line>
</par><par>
<line>
Ent*o, assim, aqui no Unifeso
</line>
<line>
eu n*o tenho * que *eclamar, *ão ten*o m*do.
</line>
<line>
M as
</line>
</par><par>
<line>
ven*o a galera de out*as faculdades que vem *ra cá *u que
</line>
<line>
a g*nte conversa, tr*ca
</line>
</par><par>
<line>
ideia, a gente vê que rea*mente d**xa mu*to a *esejar.
</line>
</par><par>
<line>
A relação **tre o docente e o aluno também é u* ponto *e *iferenciação no fator d*
</line>
<line>
*nsino-aprend*zagem da educação superior. Um professor co*prometido, **e apresenta um*
</line>
<line>
ab**dagem que visa tr*nsformar e est*m*la* o q**st*onam*nto *o al*no, valo*izan** inclusiv*
</line>
</par><par>
<line>
a* li*guagens e cult*ra* de c*da aluno, poss*bilita oportunidades de *udança no am*iente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
até de produ*ã* de cult*ra (MIZUKAMI, 1986). E*s* diferencial no corp* d*cente
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ortement* reconhec*do at**vés *os *lun*s * *gressos do Unifes*, como pode-se ver a s*guir:
</line>
</par><par>
<line>
A9: Acho q*e inter*ção aluno-p**fessor é muito boa, porque a
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
pro*esso*es
</line>
<line>
d ão
</line>
</par><par>
<line>
*uita *iberdade para a gen*e *alar sobre es**gio, dúvida *as *ulas, dúvida d* vid* d*
</line>
</par><par>
<line>
bio**dico p*las vivências
</line>
<line>
deles. Acho isso mu*to bom. A integ*ação a*u*o-*luno
</line>
</par><par>
<line>
porque a ge*te
</line>
<line>
p**e t*ocar ideias com muitas pessoas a*ui dentro, difere*tes
</line>
</par><par>
<line>
realidades. **so é ót*mo para a gen*e p*rceber a vida c*mo é, n*? É... Eles p*opõem
</line>
</par><par>
<line>
também mui*os *asseios assim *omo d**iam *a escola *ue
</line>
<line>
a
</line>
<line>
gente *oi pa** ess*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n.7, art. 3, p. 51-**, jul. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Benefí*ios Di*ti*tivo* de uma Inst*tui*ão de Ensino *uperior - Uma *nálise do Centro U*iversit*rio
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
*on**esso, pelo Unifes* qu* *u te f*lei antes. É... O Al**edinho (coord*nador do
</line>
<line>
curso) até man*ou ess*s dias, se*ana passada, *u acho, uma *portunid*de de estági*
</line>
<line>
na Fi*cr*z par* a gente, *ntã*.. *er e*s*s i*fluência* é be* bom para a gen*e.
</line>
<line>
E8: Toda essa estrutura que tem os profes*ores, *ão professores ótimos. A quest*o
</line>
</par><par>
<line>
qu* ** vi também em a*guns professores,
</line>
<line>
acredito que 80% são aqueles
</line>
</par><par>
<line>
acolhimentos *e você dar au*a. Não * só da* a*la, * aquela humani*ação de voc* se
</line>
<line>
col**ar na f*gura d* alun*. Não é só porque eu estou ali *omo p*ofessor. **nha
</line>
</par><par>
<line>
alguns professor*s que *té se igual*va*. Então, assim, porque el* já foi
</line>
<line>
aluno
</line>
</par><par>
<line>
t*mbé*.
</line>
</par><par>
<line>
Ente*de-se que o papel do *o*ente no processo de en*ino-a*rendizagem *ompreende
</line>
<line>
aj**ar o discente a aprender, op**tun*zando ao al*no a*cançar o *onhecimen*o necessário s*m
</line>
<line>
*ue lhe s*ja *mposto (MASETT*; ABR*U, 1*9*).
</line>
<line>
Os *onteúdos t*mbém são a*on*ado* como f*to*e* relevantes no processo de ensino-
</line>
<line>
apr*nd**age*. O *aterial didátic* utilizad* deve se* constantemente avaliado, bem como os
</line>
<line>
conhec*mentos científico* examinados, de for*a a possibi*i*ar u*a *eflexão atual e **ere*te
</line>
<line>
*os c*ntextos apre*ent*dos (MIZ**AMI, 198*). *p*nta-se nas colocações abaixo a
</line>
<line>
importância desse con**údo coeso n* proc*sso de e*sino-aprendiz*gem:
</line>
</par><par>
<line>
A5: [...] eu p*oc*rei **ber se er*
</line>
<line>
um curso **e eu conseguiria uma boa form*ção
</line>
</par><par>
<line>
realmente, por*ue a administração n*o te* n*cessida*e, assim, de uma
</line>
<line>
infraestrutura **o *rande *uant* *a saúde ou *ngen*aria ou computa***, né, *ue tem
</line>
<line>
q*e t*r o mat*rial, então eu q*eria **ber mais *obre a questão *idá**ca, n*, s* eu t*ria
</line>
<line>
uma boa formação, uma boa base p*ra q*an*o e* quises** m* *s*ecializar, então *u
</line>
<line>
fiz essa pesqui*a. ***r* a *idátic* e o cont*údo mesmo.
</line>
</par><par>
<line>
E12: Quand* eu fiz a minha *ac*ldade, era um método um pouco dife*ente
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
método tradi*ional. Então, era *m *ét*do que exigia *uito do aluno. A gen*e tinha
</line>
<line>
que b*scar, e*a como se f**se uma pesquis* s*mpre. *les *avam os tem** e * gente
</line>
</par><par>
<line>
fazia * nossa pesq*isa. *n*ão, *u aprendi **ito mai* do que se *os*e
</line>
<line>
só um dado,
</line>
</par><par>
<line>
um* aula, um c*nte*do t*adicion*l.
</line>
</par><par>
</page><line>
O principal fator repre*entativo d* uma IES é uma f*rm*ção pro*issional de qu*lidad*,
</line>
<line>
que se *pr*se*ta atr*vés de at**idades d* ensino e na d*sseminação do conhecim*nt* (LOPES,
</line>
<line>
19*9) por m*io do s*u pr*cesso de e*sin*-aprendiza*em. A*ém de*s* ben*f**io *ncon*r**o,
</line>
<line>
se*ue-se o ent**di*ento dos diferencia*s *econhec**os no U*ifeso, **resentando a discus*ão
</line>
<line>
sobre a r*putação de *ma instituição *ara **a boa formação.
</line>
<line>
4.2 Subcategoria repu*aç**
</line>
<line>
Os fatores psic*lógic*s, sociai*, pessoais e c*lturais desempenham um p**e*
</line>
<line>
fundamen*al na decisão *e escolher uma *nstit*ição para fazer um en*ino sup*r*or
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 7, a*t. 3, p. *1-70, j*l. 2024 ww*4.fsa*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. L. Basso, F. L. *. C. Galindo
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
(SC*INAI*ER; FAGUNDES; S*H*NAI*ER, 2016). Assim *en*o, os entrevista*os
</line>
<line>
apo**a* *omo um dos principa*s fatores de escol*a de u*a IES * sua reputação, seja atr*vés
</line>
<line>
d* cultura familiar ou de *ndicações pesso*i*, afirmaçõe* ess*s apre*ent*das abai*o:
</line>
<line>
A17: Desd* pequenininho, né? E* tenho um sítio em Água Qu*nte, e*tão eu passava
</line>
<line>
pe*a Quinta do Paraíso (c*mpus Unifes*) s*mpre de*de pe*ueninin*o e fal*va - vou
</line>
<line>
estuda* aqui -, de*de peque*o.
</line>
</par><par>
<line>
E1: [...] relevância at* por c*ntato*
</line>
<line>
co m
</line>
<line>
outras pesso*s que estudara* *omigo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outras pes*oas conhecidas que for*m mui*o al*m. Então a gente vê que tem
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
diferencial, tem o seu
</line>
<line>
porquê. Às vezes
</line>
<line>
re*lmente *ambém fo* u* pouco,
</line>
<line>
pode ter
</line>
</par><par>
<line>
sido para
</line>
<line>
*ss*s pesso*s, e eu as
</line>
<line>
*so tam*é* como re**rência, porqu* é uma
</line>
</par><par>
<line>
admi*a*ão você v*r uma
</line>
<line>
pessoa co*hecida que estudou com **cê *u q*e não
</line>
</par><par>
<line>
estudou c** você, mas
</line>
<line>
que es*udou aq*i e c*nquist*ndo o mundo aí de alguma
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma. A *ente *c*ba te*d* es*a referência, en*ão a gente vê assim, eu fico, * *em,
</line>
<line>
*em acho qu* é bem r*lev*nte assim, até q*estão *a regiã*.
</line>
<line>
Des*e mod*, a subcatego*ia *eputação *ep*esenta u* dos dife*encia*s en*ontrados
</line>
</par><par>
<line>
ne*ta p*squi*a *apazes de
</line>
<line>
auxiliar na escolha d* uma IES. Assim, apresen*a-se * reputação
</line>
</par><par>
<line>
com* uma gama de elementos que c*ns*roem a imagem da insti*uição, sendo eles: va*ores,
</line>
<line>
marca, trajet*r*a institucio*al, *onquistas no *ec*rrer dos anos * d*fe*ent*s **ri*utos
</line>
<line>
(VA*CE; ÂN*ELO, 2007). Esses fatores também *ão *econheci*os *elos entrevistado*,
</line>
<line>
**m* *osto *m *eguida:
</line>
<line>
*11: * uma in*titu*ção acolhedo**. Qu* pr**ur* sempre dar o s*u mel*or *ara
</line>
<line>
en*regar a todos os públ*cos. A toda* as formas de pe*sonalidades, de pe*soas e de
</line>
<line>
*ens*men*os. O mesmo para todos. Entregar conheci*ento e qualidade. Eu sempre
</line>
<line>
tive a *renç* d* que o Unifes* era uma *terna *scol*. Era como se **sse a Harvard
</line>
<line>
do Brasi*. Porque eu semp*e gostei *o Unifeso. Sempre fo* uma referência para
</line>
<line>
mim. Mas e* já tenho *e*s *nos aqui. Eu *á so* basi*amente móve* e utensíl*o*, por
</line>
<line>
certa parte. Eu *i muita mudan*a. Vi mu*ta mudança.
</line>
</par><par>
<line>
E3 :
</line>
<line>
[...] qu* eu rep*re* f*i q*e a F**o ** o
</line>
<line>
específico me *hamou muita ate*ção,
</line>
</par><par>
<line>
mas *or causa *a **fraestrutura também. Eu v*a muita gente falando mu*to bem *a
</line>
</par><par>
<line>
C*ência da Computação aqui mesmo, e eu achei interessante, e a*s*m eu
</line>
<line>
acab e*
</line>
</par><par>
<line>
esc*lhe*do a Un*f*so.
</line>
</par><par>
<line>
*eputaç*o não é algo criado de for*a is*lada ** um acontec*ment* esp*cíf*co, mas
</line>
<line>
sim cons*ruído ao longo da tr*j*tória da instituição (ANDRA*E, 2005), sendo *ma
</line>
</par><par>
<line>
const*u**o freq*ente *través das benfeit*rias ** IES (DEEP***SE, 2000). Alun*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*ressos acre*itam nessa constru*ão do Unifeso, como repres*ntado adiante:
</line>
</par><par>
<line>
A16: Q*a*do a gente cita o Unifeso, a
</line>
<line>
*ente está falan*o de u*a in*tituiç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
referência na *ossa região serrana e até m**s *o *u* isso. Cada ve* mais ***ra co*
</line>
<line>
os polos *ovos. Vo*ê come*a a se* refe*ê*cia.
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina, v. 21, n.7, art. 3, p. 51-70, jul. 202* *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**nefícios Distintivos de uma Instituição de Ensino Superi*r - *ma A*álise do Centro Universitári*
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
E3: Tanto e* Tere*ópoli*, po* *er uma d*s faculd*des *ais *onhecidas *e
</line>
</par><par>
<line>
T*resópolis, uma **culdade própri* da região, quanto no estado do Rio *e Janeiro *
</line>
<line>
até mesmo fora. Ainda ma*s ago*a *** o Unifeso levando p*los pra o*tros lug*res
</line>
<line>
do Rio, *ai *icar uma *nsti*uição mais conh*cida, caso alguém ainda n*o conh*ça.
</line>
<line>
De fo*ma *om*lemen*ar, co*robor*-se que o fato de a i*stituição *p*esentar um ensino
</line>
</par><par>
<line>
d* *ualidade reverbera em
</line>
<line>
uma reputação **sit*va, de credi*il**ade
</line>
<line>
no mercad* de trab**ho
</line>
</par><par>
<line>
na qual os alunos e egres*o* *oderão at*ar, o que to*na um indic*d*r relevante de escolha de
</line>
<line>
uma IES (FRANC*, 2000). Tal critério é recon*ecid* pelos en***vist*dos, como pode ser
</line>
<line>
visto a segu*r:
</line>
<line>
A17: M*itas pessoas, já conheci pessoas que *alaram, até do Rio lá, pa*te da Bar**
</line>
</par><par>
<line>
da Tijuca,
</line>
<line>
centro do R*o, que falar*m, t*po,
</line>
<line>
aluno do Unifeso até pra estágio,
</line>
<line>
p ra
</line>
</par><par>
<line>
*m**ego, eles *em pens*m **as v*zes, já tipo *ssim, *á passa direto. Porque ele sab*
</line>
<line>
da quali*ad* *aq*i, e já c*nheço profissionais também *á formados **e f*lam isso.
</line>
<line>
*ue só de ter o Un*feso a*i n* vida dele, *á * um difere*c*a*, sabe, pra el*s.
</line>
</par><par>
<line>
E7: [...] no meu dia a dia, na mi**a ro*ina que é
</line>
<line>
no entorno, vamo*
</line>
<line>
di*er assim de
</line>
</par><par>
<line>
**r*sóp**i*, as ci*ade* do ent*r*o, todo mundo conhece, se *ocê usar a r*fer*n*ia
</line>
<line>
da inst*tuiç*o, as pessoas *abem do qu* você está fa*an*o, elas têm o conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
da *nstitui**o que é, então... Ac*o *ue sim, é
</line>
<line>
uma vantagem (pr* mercado **
</line>
</par><par>
<line>
trabalho)".
</line>
</par><par>
<line>
Em sum*, infere-se que as características e *rajetóri* da ins**tuição f*rmam a s*a
</line>
<line>
rep*t**ão, o que pode ou nã* atra*r es*uda*tes. Esse fat*r *e*ende de como essa re*utaçã* *
</line>
<line>
p*rcebida pelos vestibulandos, pois, em caso de uma per*epção de im*gem *egativa, danos d*
</line>
<line>
p*rda ** co*f*ança e *redibilidade podem ser ac*rretados para a instituição (RE*S, 2011). *á
</line>
<line>
uma repu*a**o *os*t*v* pode resultar em maior i**nti*icaçã* dos vest*bulandos,
</line>
</par><par>
<line>
p*oporci*nando *ma
</line>
<line>
atração mai*r de alunos (CRUZ, 2017). Além *esse fat*r reco*hecido
</line>
</par><par>
<line>
como primo*dial pelos al*nos e e*r*ssos d* Uni***o na escolha de *ma institui*ão de ensin*
</line>
<line>
superior (IES), este es*udo apre*enta out*o diferencial igu*lmente importante cons*der*do na
</line>
<line>
decisão: * infr*estrutur* da *ns*it*ição.
</line>
<line>
4.3 Subcategoria infra*strutu*a
</line>
<line>
Outro ben*fício di*tintivo enc*ntrado como *m dos diferenciais do U*ifeso foi a
</line>
</par><par>
<line>
infr*estr*tura da ins*ituição de en*ino. A i*frae*trutura ca**cteri*a-se como
</line>
<line>
a t*rceira
</line>
</par><par>
<line>
s*bc**egoria *ue repre*enta os mo*ivos de escolha ** uma IES. Inicia-se, ent**, a análise
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir das colocaçõe* abai*o, repre*entando * import*nc** desse *iferencial:
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, *er**ina PI, v. 21, n. 7, art. 3, p. 51-7*, ju*. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. L. Basso, *. L. O. C. Galindo
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
A7: Os laboratórios também, a *ente, ach*
</line>
<line>
*ngraçado, porque a
</line>
<line>
*en*e, às
</line>
<line>
vezes,
</line>
</par><par>
<line>
t*nha aula
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
labo*atór*os, mesmo que ant*s da **iver*ida*e, e* semp** achei
</line>
</par><par>
<line>
muito rico, eu le**ro até hoje de uma aula
</line>
<line>
q*e a gente t*ve no **atôm*co, que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**nte *ôde ver as peças, deixaram a **nte entrar naque*as s*las *trá*, que tinha até
</line>
<line>
um, acho que os TCCs, dos a*unos da med**ina, e eu semp*e fiqu** mu*to ***antado
</line>
</par><par>
<line>
com *sso. *s computadores tam*é*, lá o campus do Vale ta**ém,
</line>
<line>
q*ando
</line>
</par><par>
<line>
**augur*ram o pr*d*o, levaram a
</line>
<line>
gente lá para vis**ar, m*straram todos os
</line>
</par><par>
<line>
laboratórios, tod**
</line>
<line>
os *om*utado*es to*s *e l**ha. E també*, ou*ra
</line>
<line>
c*isa, ag*ra *á
</line>
</par><par>
<line>
na minha *n*versi*ade, a *eso está sempr* *scutando *s alunos, co*o por exemp*o
</line>
</par><par>
<line>
o caso
</line>
<line>
da pas*arela, s*mpre está
</line>
<line>
escu*an*o, es*á querendo melhorar
</line>
<line>
as *bras que
</line>
</par><par>
<line>
tiv**am aqui
</line>
<line>
também. ***ão, para mim, o ponto
</line>
<line>
a*to, o dife*encial
</line>
<line>
da Feso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ustament* a *s*r*tura e o *a*o de ele* e*tarem *empr* querendo melhora* iss*, *ara
</line>
<line>
de*xar o aluno ma*s à vontade, melhorar o espaço d* ensino.
</line>
<line>
E12: A estrutura d* Un*feso toda é muito boa. *anto a pa**e de v**erinária, que *em
</line>
<line>
campos *nor*es com v*riedade de bi*hos, *e que**ã* de mata p*ra o* estu*antes. O
</line>
</par><par>
<line>
labora*ório, a
</line>
<line>
clínica escola de
</line>
<line>
odon*o é m*ito b*a. A part* da fisioterapi*, eu sei
</line>
</par><par>
<line>
mai* ou
</line>
<line>
men*s que é muit* boa também, **m a*é *isci*a para faz*r
</line>
<line>
*que*as au*as
</line>
</par><par>
<line>
para o* i*osos. O *nat*mico também, para a gent* poder es*udar a parte de
</line>
<line>
co r p *
</line>
</par><par>
<line>
humano ta*b*m, era
</line>
<line>
sempre bem c**ple*inh*. Então, eu ac*o qu* os lab*ratórios
</line>
</par><par>
<line>
de info*mática, a biblioteca da Feso é ma*avilhosa. Então, a e*trutura eu acho muito
</line>
<line>
b o a".
</line>
<line>
Apesar de ser considera*a um c*mpleme*to ao serviço *ri*cipal de uma IES, tem-*e a
</line>
<line>
inf*aestrutura física do U**feso *omo um fator rel*vante para o co*s*midor d* ensino
</line>
<line>
superior (P*IVA, *012), como represen*ado aba*xo:
</line>
<line>
A17: Aqui, cara, é surreal. A gente põ* mesmo mão na m***a. Desde o p*ime*ro
</line>
</par><par>
<line>
período, s* a gente quiser, a gent* e**á
</line>
<line>
ali já *compa**ando tud*, na
</line>
<line>
clínic* de
</line>
</par><par>
<line>
es**la, n* centro ci*úr**co. A gente já pode assi*tir. A
</line>
<line>
*ente já pode estar
</line>
</par><par>
<line>
per*untando * tempo t*do o *ue a gente quiser. Ago**, a g*nte tem o nosso curral lá.
</line>
<line>
O nosso aprisco, que todos são cenários de *rática pra gen*e. Então, assim, surreal.
</line>
<line>
I*so aí não te* igual.
</line>
<line>
E1: [...] mas tem *m po*en*ial muito gr*nde, porque a estrutura favorece muito e eu
</line>
<line>
acho *ue a estrutura daqui do Unifeso, ela * *uito boa, ela dá **se c**fo*to da ge*te
</line>
</par><par>
<line>
ter essa liber*ad* de es**r e*tudando nu* ambient*
</line>
<line>
*onfo*táv*l, *u* est*mu*a
</line>
</par><par>
<line>
real*en*e * pesso* estar ali buscando mais conhecim*nto e tal.
</line>
<line>
Ass*m sendo, *s IES estão c*da vez mai* concentradas em investir no* es*orços para
</line>
</par><par>
<line>
val*riz*ção *o* at**butos
</line>
<line>
de *eu* serviços, *uscand* sempre a *xcelência do *nsino e d*
</line>
</par><par>
<line>
infraes*r*tura ofertad*, de forma a se tor*arem m**s competit*vas par* seus alunos e para o
</line>
<line>
mercad* (F*E*TAS; ROD*IGUES, 200*). Esses esforços são **co*hecid*s p*l*s
</line>
<line>
entrevistados * pa*tir da* *egui*te* coloca*ões:
</line>
<line>
A5: Os lab*rat**ios, né, eu sempre ti*e contato tam*ém, eu *emp** gostei muit* dos
</line>
</par><par>
<line>
labo*a*ór*os e a inf*ae*t*utura g*ral mesm*, acho o c*mpu* de lá ma*avilhoso,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
daqui também, eu
</line>
<line>
adoro a*ui t*mbém, a bibl*otec*, ac*o *ssa bib*i*te*a
</line>
</par><par>
<line>
mar*vilho*a, mas sim, os laboratórios no sentido da área da saúde me atraí*m *uito,
</line>
</par><par>
<line>
n*sse
</line>
<line>
sent*do,
</line>
<line>
os labora*órios, eu *abia que tinha aquele campus, a**da mais
</line>
<line>
* ra
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, *. **, n.*, art. 3, p. 5*-70, jul. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Benefíc*os Distintivos de uma *nstituiç*o *e Ensino Superior - Uma Aná*ise do Cent*o Uni*ersitário
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
veterinári*, aqui*o tu*o a*erto, os animais e tudo, então assim, me inter*ssou
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
**nt* disso, sabia que e*a um lu*ar.
</line>
</par><par>
<line>
E3: Então, *ustam*n*e por essa questão d*
</line>
<line>
prát*ca. Em rel*ção à *stá*io,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, ** ele* tê* o cu*so de f*siot*ra*ia, q*e era * que eu queria, mas não p**sui
</line>
<line>
a prática muito at*va. Aqu*, não. A*ui, quando e* *ngresse*, a ge*t* *inha *
</line>
<line>
oportuni*a*e ** ingre*sar e* *lín*ca, e* posto de saúde, no *ospital. T*m a clín*c*
</line>
<line>
própri* pra *ocê faze* o* atendiment** com os pac*e*te*. Ent*o, é uma infraestrutura
</line>
<line>
muito *r*nd* e p*ópria *a instit*içã*.
</line>
<line>
Além disso, desta*a-se a imp*rtância *e uma IES cons*dera* se*s aspectos tangí*eis e
</line>
</par><par>
<line>
intangíveis **mo m*nsalidade, a
</line>
<line>
sua infraestru*ur* *ísic* reputação, por serem e
</line>
<line>
ele*ent**
</line>
</par><par>
<line>
importantes na es*olha de uma insti*uição de ensin* e relevant*s na in*luênc** dos aluno*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
potenciais al*nos *a hora de r*ali**rem * *atrícula (RAMEZAN*LI; SOUZ*; SIL*EIRA,
</line>
<line>
201*). Esses *o*ivos fo*** *pontados nas c*locaçõe* de al*n*s e egre**os na i*stituiç*o,
</line>
<line>
como mostrado abaixo:
</line>
<line>
A12: As salas, elas sã* equipa*as, n*o t**, p*r exemplo, tem facul*a*es que falam
</line>
<line>
que não tem interruptor, não tem janela. Aqui é tudo direitin*o, não *e* u*a
</line>
</par><par>
<line>
insal**r*dade. Tem
</line>
<line>
*at* sh*w, *j*da com comp*tação, tem biblioteca, tem muitos
</line>
</par><par>
<line>
equipamentos. Eu *osto da *a*uldade.
</line>
<line>
E14: [...] o meu curso dá *ra gente ter p*áti** d* início ao f*m, a p*ópria inserç** do
</line>
</par><par>
<line>
Un*f*so
</line>
<line>
na cidade onde ** m*r* que t*az o
</line>
<line>
ambulatório, o *CT, a pr*pria
</line>
</par><par>
<line>
institu*ção, *or ser um* das mai*res empreg*doras d* cidade. E*tão assim eu acho
</line>
<line>
que o Unifeso *qui t*az uma import*n**a absu*da, então acho que * isso que eu ve*o
</line>
<line>
de diferencial aqui.
</line>
</par><par>
<line>
Atr*vés *e outros estudos, *ode-*e e*contrar *
</line>
<line>
infraestrutur* também co*o f*tor
</line>
</par><par>
<line>
*elevante * di*er*nciado para uma instit*içã* de en*ino. Thi*s * Bianchi (2005), por exemplo,
</line>
<line>
e*contrar*m a *ibli*t*ca, bem como as in*talações *ísicas e o ambi*nte, c*mo diferenciais em
</line>
</par><par>
<line>
u*a IES. Piñol (200*) também apon*ou as in*talações
</line>
<line>
física* como fa*or im*ortante *e
</line>
</par><par>
</page><line>
e*colh*. O estudo de Br***mann e Silve*ra (200*) destac* a infraest*utura física e uma
</line>
<line>
bi*liot*ca di**rsificad* como *undamentais para a esco*ha d* uma IES.
</line>
<line>
Se*u*ndo co* a an*l*se *os ben*fícios distinti*o* levados em consid*ração *a escolha
</line>
<line>
de uma IES, apre*ent*-se a segui* a loca*ização *omo última *ubcatego*ia encont*ada neste
</line>
<line>
est*do, mas apontada apenas pelo *úblico e*re*so.
</line>
<line>
4.4 Subcate*oria localiza*ão
</line>
<line>
Por fim, tem-se a localização como uma das categ*rias com maior incidência *e
</line>
<line>
escolha, porém apenas pa*a o público egresso, como p*de ser observa*o *a fala a segu*r:
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 3, p. 51-*0, jul. 2024 www4.fs*n*t.co*.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. L. B*sso, F. L. O. C. *alindo
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
E2: Então, s* eu talvez, de f*to, *ude**e es*o*h*r *** outra instit**ção,
</line>
<line>
ou *e *u
</line>
</par><par>
<line>
pudesse opta* novame*te po* escolher o *n*fe**, e* acho que e* optaria o *n*f*so,
</line>
<line>
pe*o fat* de *star p*óximo d* casa. ** tiv* uma criação, acho q** m*it* *pegada à
</line>
<line>
min*a f*míl**, eu **ho que seria dif*cil eu viver f*r* da *inha *as* e tu*o mais.
</line>
<line>
Aponta-se * prox*midad* d* c*sa *u do trabalh* do aluno como um fator import*nte *
</line>
<line>
ser considera*o na e*colha da IES (MIRANDA; DOMINGUES, 2*06), sen*o a local*za*ão
</line>
<line>
outro benefício apo*ta*o a seguir:
</line>
<line>
E5: [...] optei po* dar preferên*ia a Feso até pela proxi*idade d* c*sa.
</line>
<line>
Tal fato mostra qu* existe um int*r*sse m*ior na certifi*ação do **e na i*ag*m da
</line>
<line>
insti*ui*ão es*o*hid*, te*dendo a decisão *a *sc**ha por um* *ES s** pela comodida*e e
</line>
<line>
conve*iê**ia da lo*aliza*ão, com* pode-se ver a seguir (SCARDUA, 2008):
</line>
<line>
E2: Então, qual era a opção? Sai* de *ere***olis e *uscar, talvez, uma in*t**uiçã*
</line>
<line>
f*d*ral, que *alv*z eu teri* até nota para passar, ou fi*a* e* Te*esópolis, p*rto da
</line>
<line>
família, talvez **can*o *m cri*r uma *arreir*, vamos *izer assim, mais perto de ca*a,
</line>
<line>
*om os co*tato* que a gente *á te*, já c*nhe*e e tudo mais.
</line>
<line>
E*te*de-s* que candi*atos re*li*am sua busca po* IES em coerênci* com seus
</line>
</par><par>
<line>
prin**pais
</line>
<line>
valores. *onsequentemente, se um dos
</line>
<line>
valores
</line>
<line>
for a realização
</line>
<line>
** seus objetivos
</line>
</par><par>
<line>
com um menor *sfor*o, s*a escolha *or uma institui*ão de ensino *oderá se dar p*la
</line>
</par><par>
<line>
conveniência da localiza*ão (SCARD*A,
</line>
<line>
200*), fato que ocorreu també* com egressos d*
</line>
</par><par>
<line>
*nifeso, co*o re**esentado a**ixo:
</line>
</par><par>
<line>
E7: Eu já era nasc*da e criada n* cida*e de T*resó*olis, e sair da *i*a*e nã* era *ma
</line>
<line>
o p ção .
</line>
<line>
Ressa*ta-se a*nda que, ao c*mparar outro* atribu*os de represent*tivid**e semelhante,
</line>
</par><par>
<line>
o candidato e**ol*erá pel* IE* com ma*or conveniência em su*
</line>
<line>
localização (SCARDUA,
</line>
</par><par>
<line>
20*8), co*o apr*sentad* a seguir:
</line>
</par><par>
<line>
E9: [...] eu comecei a ve*
</line>
<line>
na *C* (I*S em outra cidade), e acabei fazendo
</line>
<line>
co*ta
</line>
</par><par>
<line>
me*m*, né, estar *a Fes* seria mais perto de c*sa, a UCP, *mbora não seja muito
</line>
<line>
l*n*e, é **a univer*idade bem con*eituada também.
</line>
<line>
T**-se, então, a importâ**i* na escolha do local mais adequado para * campus, sen*o
</line>
</par><par>
<line>
crucial
</line>
<line>
esta* próximo dos pos*ív*is alunos, e* áreas de *oradi* ou centr*s **mer*iais
</line>
</par><par>
</page><line>
(SOUSA, 2006). Es*a im*ortância també* * revelada a seguir:
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res***, v. 21, n.7, *r*. 3, p. 51-70, jul. 2024 www*.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Benefícios Distintivos de uma Instituição de Ensino Superior - **a Análise do Centr* U*iversitár*o
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
E12: E aí pela *ro*imi*ad* com a minha c*sa, que eu m*rava em Sã* José,
</line>
<line>
Teres*poli* era bem mais per*o e eu já conhecia a cidade, aí eu resolvi faze* na
</line>
<line>
*nif*so.
</line>
<line>
Além disso, pelo *ato ** o en*ino superior r*pres*ntar uma comple*idade *atural em
</line>
<line>
relação à sua e**olha, * local*zação gan*a ain*a mais f*rça como caráter tangív**, não
</line>
<line>
ba*tando às universida*es ofer*arem *ualida*e de ensino e preços acessíveis (KO*LER;
</line>
<line>
FOX, 1994).
</line>
<line>
Corrobora*do c*m a ca*egoria enc*ntrad*, outros importantes e*tudos também
</line>
<line>
rev**am a ***alização como fator de escolha do ens*no superior. Al*inito e Gra*eman* (2003)
</line>
<line>
trouxeram a im*ortânci* de a IES est*r *róx*ma à c*sa ou trabalho com* cr*tério *e escolha
</line>
<line>
dos candida*os vest*bulan*os. * pesqu*sa realizada po* M*nd, Dur*eux e Ton*ini (20*1)
</line>
</par><par>
<line>
também funda*entou di**rso* fatores para a
</line>
<line>
escolh* de uma IES, dentre *les, a loca**zaçã*
</line>
</par><par>
<line>
da IES. A**es (2*03), K*tler e Fox (1**4) e Mart*ns (2006) t**bém en*ontra**m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
locali*ação como mot*vo consid*rado ** momento de e*c*l*a de u*a IE*, tornando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
subcate*oria fortemente r*levante, e sendo *m benefício distintivo reconhecido pelos e*r*ssos
</line>
<line>
do Unifeso.
</line>
<line>
Em suma, *a *ategorização dos motivos de escolha *o Uni*e**, enc*n*r*-se *ma
</line>
</par><par>
<line>
*im*laridade na alta reco*r*nc*a das *ategorias que
</line>
<line>
tangem sobre infraestr*tu*a,
</line>
<line>
ensino-
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem e reputação. * localiz**ão também foi **ontada,
</line>
<line>
por * m
</line>
<line>
*penas e*tre os
</line>
</par><par>
<line>
egre*sos. * possível pe*ceber, po*tant*, *iferentes *otivo* para a es*olha *o e*sino *uper*or,
</line>
</par><par>
<line>
e pela gr*nde comp**itivi*ade no merca*o
</line>
<line>
de tr*b*lho,
</line>
<line>
este consumidor *em *umenta*do
</line>
</par><par>
<line>
cad* vez mais a sua *e*essidade de qual**ad* n* ensino *re*t*do (SCHIN*IDER;
</line>
<line>
FAGUNDES; SCHINA*DER, 2016).
</line>
<line>
A parti* *o* dad**, e*ide*ciara*-se como **nefícios distintivos d* Unifeso o ens*no-
</line>
</par><par>
<line>
*prendizagem, reverberand* as questõ*s d* corpo docen*e q*ali*icado e *etodo*ogia
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
como reputaç*o, ap*nta*do como * inst*tuição é re*erên**a na re*ião e po*sui gr*nde f*t*r de
</line>
</par><par>
<line>
indic*çã*. Além di*so, infr*estrutura do Centro Universitário *a*bé* * a*ontad* como a
</line>
<line>
m*tivo de es*olha da instituição, por meio dos seus ce*ários de prá*i*a, *abo*atórios,
</line>
</par><par>
<line>
b*bliotec**, salas
</line>
<line>
de aula amplas e bem equip*das. Adema*s, o*
</line>
<line>
egressos *ontuaram
</line>
</par><par>
<line>
especif*ca*e*te * localizaçã*, ar**m*ntando que ela t*mbém pode *ontribui* para a escolha
</line>
<line>
do ce*t*o univer**tár*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na *I, *. *1, n. 7, a*t. 3, p. 51-70, jul. 2024
</line>
<line>
www4.fsa**t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. L. Basso, F. *. O. *. Ga*indo
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
5 C*NSIDERAÇÕ*S *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
Em relação aos bene*ícios d*stintivos que os alunos e egressos *erceb*m ao
</line>
</par><par>
<line>
escolherem o Unifes* p*ra c*rsarem
</line>
<line>
os curso* de graduação ofer*ados, elen*aram-se **atro
</line>
</par><par>
<line>
motivo* de es*ol*a
</line>
<line>
da instituiçã*. Tanto no que tange a*s *lunos *omo no que tange aos
</line>
</par><par>
<line>
egre*sos, foi iden*ificada a reputa*ã* d* institu**ão advinda d* sua tradição e histór*a na
</line>
</par><par>
<line>
região, se*do u*a insti*uição co*hecida e i*dic*da p*l*s seus c*nh*cidos e
</line>
<line>
fa*iliares,
</line>
</par><par>
<line>
traz*ndo * tona a impor*ân*ia da ins*i*ui*ão na regiã*, o nome e a tr*d*ção construídos
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
seus *ais de *0 an*s. Out*o fator encontrado
</line>
<line>
com* *e*evante na escolha da *e*er*da
</line>
</par><par>
<line>
*nstituição de ensin* foi *rocesso de ensino-aprend*z*gem, sendo exalt*d* princ*palmente o
</line>
</par><par>
<line>
por um corpo docente quali*icado e *tua*te no mercado corporat**o, **m
</line>
<line>
c*mo acolhedor,
</line>
</par><par>
<line>
mas també* *or
</line>
<line>
sua *etod*logia d* ensi*o ati*a. Com* ponto de d*staque, os alun*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
egressos do Unifeso rec*n*ecem sua infraestr*tura como um dos prin*ipais b*nefíc*os a
</line>
<line>
d*st*ntivos, a*re*e*tando dife*en*i*is como ce*á*i*s de práticas reais, salas de au*a ampl**,
</line>
</par><par>
<line>
todos os *aboratórios
</line>
<line>
nece**á*ios para o **s*no, *pontando a
</line>
<line>
biblioteca *om* a me*hor da
</line>
</par><par>
<line>
região * d**t*cando que a i**tituiç*o *presenta em toda sua a
</line>
<line>
*strutura física mode*ni*ad*,
</line>
</par><par>
<line>
confort* e a*olh*mento.
</line>
</par><par>
<line>
*o* fim, a loc*liza*ão também foi
</line>
<line>
apon*ada como *en*fício
</line>
<line>
distin*iv*, mas som*nte
</line>
</par><par>
<line>
pelo p*blico e*resso. O *ato *e alguns egressos não te*em intere*se em sair da *idade de
</line>
</par><par>
<line>
Teresóp*lis ou m*r**em nas
</line>
<line>
c*dades da redo***za, *lé* do
</line>
<line>
conforto de *sta* em
</line>
<line>
*asa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
próximo à famíli* foram fatores relev*ntes na escolh* do *nsino supe*ior.
</line>
<line>
Os result*dos revelara* qu*, para o Unifeso, *on*ecer se** b*nefícios distintivo*
</line>
</par><par>
<line>
represe*ta a *o**ibilidade de atuar de forma ma*s as*er*iva em suas *ampanhas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ação,
</line>
<line>
investimento* e planejamentos estra*égicos, fortalecendo s*us *alo*es
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
reconhecidos pela soc*edade. Além disso, permite à in*tituição promov** um acesso ao ens***
</line>
<line>
superior de maneira mais igualitári*.
</line>
</par><par>
<line>
No que tange à área investigada de educ*ção superior, out*as institui*õe* de
</line>
<line>
e*sino
</line>
</par><par>
<line>
podem se *propriar dos signif*cados e expect**ivas d* e**ino superior **m *om* *os motivos
</line>
<line>
que são *evados em conside*a*ão n* ato *e *scol*a de uma IES, de forma a *p*imor*re* seu
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso d*
</line>
<line>
planejamen*o e estraté*ias e
</line>
<line>
até possibili*are* uma facili*ação
</line>
<line>
no *cesso ao
</line>
</par><par>
<line>
ensi*o sup*r*or.
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n.7, art. 3, p. 51-70, jul. 2024
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www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B*nefícios Distint*vos de u*a Instit****o d* Ensin* *uper*or - Uma A*álise do Cen*ro Universitár*o
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
5.* Suges*ões p*r* estudo* futuro*
</line>
</par><par>
<line>
i.
</line>
<line>
*nalisa* a propos*a d* valo* do *roduto p*emium e *omo fazer co* que outros c**s*s
</line>
<line>
pos*am ter a mesma p*rf*r*ance;
</line>
</par><par>
<line>
*i.
</line>
<line>
Cont**star os dad*s da pesq*is* com as dificu*d*de* e*frenta*as pe*a m*dalidade
</line>
<line>
*AD.
</line>
</par><par>
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L. L. Basso
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F. L. O. C. Galindo
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1) c*ncepç*o e planejamento.
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*
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*
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2) análise e *nterpret*ção d*s dados.
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*
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X
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<line>
3) elaboração do *ascunho ou na revisão crítica do conte**o.
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X
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X
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<line>
4) p*rticipação na *provação da ver**o *inal do manuscrito.
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<line>
X
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X
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*ww*.fs*net.com.br/re*ista
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