<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 8, p. 150-164, m*i. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.5.8
</line>
</par><par>
<line>
Me*horia na Gestão de Equipamentos *e *edição em *ma *mpres* *o Setor de Ener**a
</line>
<line>
Elétrica
</line>
<line>
I*provement i* the M*n*gement of *easuring Equ**ment *n a Compan* in t*e Elec*r*cal
</line>
<line>
Ene*gy Sector
</line>
</par><par>
<line>
Aurea Caro*in* Gonçalves Emíl**
</line>
<line>
*raduada e* Engenharia de P*odução pe*a Universid*de Federal de Goi*s (U*G)
</line>
<line>
E-mail: aureaca*oline@egr*ss*.ufg.br
</line>
<line>
Ca**la Fabr*ci* Poltronier*
</line>
<line>
D**tora em E*genharia de Prod*ç*o pela Uni*ersidade de *ão Paulo (USP)
</line>
<line>
Docen*e do *urso de gradu*ção * pó*-grad*ação em En*en*a*ia de Prod*ção *a Universidad* Federal de Goiás (UFG)
</line>
<line>
E-mail: cami*afabricio@ufg.b*
</line>
</par><par>
<line>
E*d*r*ço: *urea *aro**na Gonçalves Emí*i*
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: Dr. T*nny Kerl** d* Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Universidade F*deral *e *oiás, Av. Es**r*nça, */n -
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Chácara* *e Recrei* Samamb*ia, Goiâni* - GO, 74*90-
</line>
</par><par>
<line>
900, Bra*il.
</line>
<line>
Artig* receb*do em 16/02/**24. Última
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Cam*l* Fabrício Poltronie*i
</line>
<line>
*ecebid* em 04/03/**24. Apr*vado em 05/03/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsida** Federal de Goiás, Av. Esper*nça, s/n -
</line>
</par><par>
<line>
Ch*caras de Recreio Samamba*a, Goiâ*i* - GO, 74690-
</line>
<line>
A*aliado pe*o si*t*ma T*iple Review: D*sk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
900, Brasil.
</line>
<line>
*elo Edito*-Che*e; * b) Doub*e Blind Review
</line>
<line>
(avali*ção cega po* do** avalia*ores d* área).
</line>
<line>
R*v*são: G*amatical, Normati*a e d* Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mel*oria na Gestão de *q**pa*entos de M*dição em uma *mpr*sa do Setor d* Energia El*trica
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A gestão da q*al*da*e vem assumindo cada vez mais *m viés *str*tégico nas empresas, onde
</line>
<line>
é *apaz de for*ece* a vantage* tão buscada num mercado cada v*z mais com**titivo. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
contexto, o prese*t* *st*do foi de**nvo*vi*o
</line>
<line>
** uma empre*a que
</line>
<line>
p*esta ser*iços no
</line>
<line>
seto*
</line>
</par><par>
<line>
e*étrico *rasileiro. A
</line>
<line>
realização d* p*s*uisa foi mot*vada
</line>
<line>
pela obser*a**o *e **danças
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mer*ado de energia e a c*es*ente *emanda p*r
</line>
<line>
um maior *ível de
</line>
<line>
*ualidade nos serviços
</line>
</par><par>
<line>
prestados pela* *mpresas. O foco s* deu no processo
</line>
<line>
de gestão *o* equipam*ntos de
</line>
</par><par>
<line>
me*i*ã*, responsáveis por atestar bom *unciona*e*to dos equipamentos *m subes*a*ões o
</line>
</par><par>
<line>
elétricas. E da mesma *orm* validar os *er*iços desen*olvidos
</line>
<line>
pe*a empre*a. * pe**uis*
</line>
</par><par>
<line>
t*v* *or obje*ivo *e**iza* um d*a*nóst*co so*re o atual p*o**sso de g*stão d*s equip**e*tos
</line>
</par><par>
<line>
de medi*ão, assim como levantar pr*blemas,
</line>
<line>
elaborar
</line>
<line>
um plano
</line>
<line>
de ação co* intuito de
</line>
</par><par>
<line>
extinguir os pro*lemas apontados e implantar o pla*o de aç*o. Foi executada uma pe*quisa-
</line>
<line>
açã* na e*presa, *a *etod*logia foi utilizado o m**odo *DCA em conj*nto com
</line>
</par><par>
<line>
ferra*entas
</line>
<line>
da qualidade como brainstormin*, *atriz GUT e
</line>
<line>
5W1H pa*a definição
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
probl*ma e el*boração da propos*a de melhoria. Como resultado, f*i
</line>
<line>
propo*to u* novo
</line>
</par><par>
<line>
sistema em format* digita* que passou *or um perío*o de t*ste. A*ós um m*,s foi possível
</line>
<line>
observa* a melhoria de algun* as*ectos, assim c*mo foi possível iden*ificar opor*unidades
</line>
<line>
para *elhorias futu*as.
</line>
<line>
Palavras-chave: E**rgia elétric*. Goiás. Gestão *a Qualidade. Equipame*t*s de me*i*ão.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Quality m*nagement *as been increasin*ly a*s**ing a strategic *ias in *ompanies, *here it *s
</line>
<line>
capable of providing *he *o*ght-*fter adva*tage in an ever mo*e c*mpet*tive market. *n t*is
</line>
<line>
co*text, the *re*ent study was de**loped in * *ompany that pr*v*des servic*s in *he **azilian
</line>
<line>
electri*a* sector. The observation o* changes in t*e energy mark*t and the *rowing dem*nd
</line>
</par><par>
<line>
*or a *igher *evel of quali*y in th* services provided
</line>
<line>
*y com*an*es m*tivated its *xecuti*n.
</line>
</par><par>
<line>
The *o*us was on the *a*ag*m*nt pr*cess of me*surement
</line>
<line>
*quipme*t, respons*ble for
</line>
</par><par>
<line>
certifying the *roper func*ioning o* equipment in electric** substation* and vali*ating the
</line>
<line>
services developed by the *ompany. The *esear** ai*ed to diagnose *he curr*** manag*ment
</line>
<line>
pro*ess of measuremen* equi*m*nt, as we*l *s t* ide*tify *r*blems, develop an action plan to
</line>
</par><par>
<line>
a*dress the iden**fied issues, and i*plement
</line>
<line>
the *cti*n plan. ** a*tion resea*ch was
</line>
</par><par>
<line>
con*ucted in the com*an*, employing the PDCA method *lon* with qu*lity tools s*ch as
</line>
</par><par>
<line>
brain**orming, *he GUT ma*rix, an* 5W1H to define the problem and
</line>
<line>
d*velop
</line>
<line>
* *e
</line>
</par><par>
<line>
improveme*t prop*s**. *s * r*sult, * n*w digi*al system wa* pro*os** and underw*nt
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
testing period. After
</line>
<line>
one mo*th, *mp*ovements in some
</line>
<line>
aspects wer* observed, as *ell as
</line>
</par><par>
<line>
opportunities *o* fu*ure *nhancemen*s w*re i*e**ified.
</line>
<line>
Keyword*: E*ectric power. Goiás, Q*ality Management. Me*su*e*ent equ*pme*t.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**es*n* PI, v. 21, n. 5, ar*. 8, *. 150-164, mai. 2024
</line>
<line>
ww*4.fs****.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. G. Emílio, C. F. Polt*onieri
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Marti**lli (2009), é i**o*tante a* empresa* es*are* c**ntes q*e * qualid**e
</line>
<line>
é uma das f*rramentas mais impor*antes disp**ív*i* par* serem usadas no me*cado
</line>
<line>
comp*titi*o, percepção **e pode, muita* vezes, ser a c*ave para su* sob*ev*v*nc*a. O setor
</line>
<line>
de ener**a *létrica não se *i**re dos d*mais *o qu*sito co*peti**v*dade, uma ve* *ue o se**r é
</line>
</par><par>
<line>
um dos pilares par* o
</line>
<line>
desen*ol*imento, at*aindo assim, o in*eresse
</line>
<line>
de e*preendedor*s. *s
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*as do seg*ento *êm o propósit* *e **tregar *ssa energia de for*a segu*a e e*iciente a
</line>
</par><par>
<line>
t*dos os *o*su**dore* (ABRADEE, 2021). Ainda se*und* Abradee, o seto* p*de s*r a
</line>
</par><par>
<line>
di**dido em trê* parte*: *eraç**, transmi*s*o e
</line>
<line>
*i*tribuição de
</line>
<line>
energi*, que juntas têm
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
<line>
*b*etiv* le*ar e*er*ia para que s* de*en*olva a *aio*** das ativ*dades econ*mic*s rurais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
urbanas, e para a manutenção do bem-est*r da s*ciedade.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, a Enel é uma *as empresas que compõ*m o quadro de concessi*nárias d*
</line>
<line>
setor de energia, s*nd* *ma empr*s* multi*aciona* que atua *m 3* p*í*es. A E*el Brasi* é a
</line>
</par><par>
<line>
m*i*r
</line>
<line>
emp*esa privada do se*or elétrico, re*liza**o ati**d*des
</line>
<line>
**s áreas *e *eração,
</line>
</par><par>
<line>
*istribuição, tra*sm*ssã* co*erci*li*ação de energia, sendo atuante em *uat** e
</line>
<line>
*stados
</line>
</par><par>
<line>
diferen*e* e atenden** cerca de 17 milhõ*s de
</line>
<line>
cliente*. No estado de Goi**,
</line>
<line>
a Enel
</line>
</par><par>
<line>
D*st*i*uiçã* Goiás é * em*r*sa resp*nsável por gerenc*ar as at**idades ** ramo *esde 2017,
</line>
</par><par>
<line>
a*e*dendo ce*ca de
</line>
<line>
3,1 mil*ões de cli*nt*s e distri*uindo en*rgia *a*a *37 munic*pios,
</line>
</par><par>
<line>
compo*ta po* uma rede de mais de 200.800 quil*metros (ENEL, *02*). Par* des*nvolver s*as
</line>
</par><par>
<line>
ati*idad*s, a Enel Goiás
</line>
<line>
conta com empresas pa*c*iras. Tais emp*esas do setor de e*ergia,
</line>
</par><par>
<line>
**mo a d* presente estud*, des*nvolv** atividades de man*ten*ão, oper**ão e ampliaç*o da
</line>
<line>
rede el*trica. No caso d* e*presa em est*do, o *n**que está *as operações real*zadas dent*o
</line>
</par><par>
<line>
de s*be*taç*es. No estado d* Goi**, ela *
</line>
<line>
integrante do q*adro de *erce*rizad*s
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
concessionária
</line>
<line>
de energia, desenvolvendo *tividade* nas área* de ma*utenção, o*e*açã*,
</line>
</par><par>
<line>
moderniz*ção e am*li*ção d* *ist*ma elétrico *igen*e.
</line>
</par><par>
<line>
T**do em v*s*a as coloc*çõ*s
</line>
<line>
anteriores, o presente trabalho se justific* *e*o fato de
</line>
</par><par>
<line>
q*e *s
</line>
<line>
tes*es realizados com o
</line>
<line>
*so dos equipa*ento* d* med**ã* pelos técnicos **
</line>
<line>
ca*po
</line>
</par><par>
<line>
serem r**p*ns*v*is por at*sta*e* as b*as co*dições d* funci*namento dos equipame*tos das
</line>
<line>
subest*ções e ga*antirem, assi*, a qualida*e do trab*lho pre**ado pela empres* nas *tividades
</line>
</par><par>
<line>
*e manutenção e ob*as junto aos *lient**. Tais atividades visam prevenir a ocorrência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
falhas **s equ*pam*nto* quando os mesmos se encontra*em em f*ncionamento. Essas falhas
</line>
<line>
podem lev*r à s*sp*nsã* do f*rnecime*to de energia elé**ica e, ** *asos ma*s graves, pode*
</line>
</par><par>
<line>
*ca*retar multa* para a conce*sionária de ene*gia pelos órgão* regulamen*ador*s de
</line>
<line>
energia
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. *1, n. 5, art. 8, p. 15*-164, mai. 202* www4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mel*oria na Gestão de Equ*pament*s d* *ed*ção em u*a E*presa do Seto* de E*ergia Elétrica
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
**étrica e consequent*me*te na possibilidade de q*ebra d* contrat* ex*stente entre a *mp*esa
</line>
</par><par>
<line>
do estudo e a concessionária *e ener*ia
</line>
<line>
d* e*tado ** Goiás. *l*m d*sso, um equip**ento
</line>
</par><par>
<line>
funcionando ina*eq*adamente pode levar o* p*ofissionais que trab**h*m *om ele até **smo à
</line>
</par><par>
<line>
m*rte. Portanto, o *bj*tivo do p*esente tra*alho *onsiste em realizar um diagnóstico
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
processo existe*te *e ges*ão dos *q*ipament*s d* medição, identifi*ar os pr**lemas e
</line>
<line>
elaborar *m *lano d* ação para imp*ementar me*horia* na práti*a, através do uso de
</line>
<line>
*eto*o*og*as e ferrame*t*s da qual*dade, e por fim realiza* uma pesquisa-ação.
</line>
<line>
2 REVI*ÃO *A LI*ER*TURA
</line>
</par><par>
<line>
Estud*s identif*cam a *tilização
</line>
<line>
de ferrame*tas *e qualidade no seto*
</line>
<line>
de *nergia
</line>
</par><par>
<line>
el*tr*ca. Entre
</line>
<line>
eles está o estudo *e Mato* et al. (2014), que realizaram uma análi*e sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manut*n*ão *m equipamentos d* si*tema elét*ic* de potência, em *ma em**e** do Rio
</line>
<line>
Grande do Sul, através *o uso de ferrame*tas da qualidade como brainsto*mi*g, diagra*a de
</line>
</par><par>
<line>
Ishikawa, FMEA e do método PDC*. Os equi*ame*tos ana**sad*s no estu*o *oram
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ra*sfo*madores. Na *tapa pl*n *o c*clo, *oi realizado o le*antamento de re*lamações de falta
</line>
</par><par>
<line>
de energ*a *o an* de
</line>
<line>
2012, * esc*lhid*s os que
</line>
<line>
a*resenta*a* mais de um atendimento por
</line>
</par><par>
<line>
falta *e e*e*gia *o período de trê* meses, sendo q*e a*ó* a a*lic*ção ** fe*ramenta F*EA f*i
</line>
<line>
possível realiza* um planejamento para ma**tenção de*ses transform*dor**. *o final, f*i
</line>
<line>
p*ssível observar um* reduçã* no número d* rec*ama*õe* de falt* de en*rgia nesses
</line>
<line>
equip*mentos, o que, consequ*ntemen*e, se tr*duziu em um resultado *inanceiro positivo
</line>
<line>
dado que * fornecim*nto de energia não *ofreu interr*pçõ*s.
</line>
<line>
No *rab*lho de Mati** (2018), são apres*ntados os impactos fina*ceiros que * *est*o
</line>
</par><par>
<line>
da frot* causa em um* em*resa
</line>
<line>
do *istema *létrico, situada na r*gião sudeste. At*avés
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
u**li*açã* de fe**amentas da quali*ade, **mo análise de Pareto e matriz GUT, foi d*finido o
</line>
<line>
problema q*e represent*va os maior*s gastos no se*o* de frotas *a ref**ida em*r*sa. A pa*tir
</line>
<line>
desse ponto, foi util*z*d* * **rram*nta 5W2H para elabo*ar o pla*o d* ação a ser seguido. F*i
</line>
<line>
dec*d*do, então, a utilização de u* so*tware pa*a c**tro*e dos pneus da frota. Após *eali*a*as
</line>
<line>
análises matemáti*as, foi *ossí*el calcular *u* o p**back *o in*estimento seria de 7 meses e
</line>
<line>
10 dias. Ass*m, foi *ito que a util*zação *e um software e**ec*fico na gestão *e frotas de uma
</line>
<line>
e*presa é capaz de auxiliar a o*imiz**ão do setor bem como na reduçã* d* seu* custo*.
</line>
<line>
Carvalho et al. (2016) traz*m em seu tr*balho a adoção do ge**nciamento *a rotina em
</line>
<line>
uma concessionária de ene*gia elétrica, que apresent*va problemas para a exec*ção de ordens
</line>
</par><par>
<line>
de serviç* diári*s. Para defini*ã* d** *ass*s a
</line>
<line>
s*rem exec*tados com objetivo de sanar o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, *. 5, art. 8, p. 150-164, mai. 2024
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. G. Emí**o, C. F. Pol****i*ri
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
*r*ble*ática do indi**dor que mo*trava q*e as ord*ns *e serviço não e*am cumpridas no
</line>
<line>
tempo es*abele*id*, foi utilizado o m*todo PDC* e* conju*to com outras fe*ramentas. O uso
</line>
</par><par>
<line>
do diagrama de Pareto r*velo* como
</line>
<line>
*rinci*al p*oblema enco*trado os *rr*s
</line>
<line>
do sistema e,
</line>
</par><par>
<line>
atravé* do diagrama de Ishikawa, c*mo p**ncipal caus*, os e*ros d* lo*r*d*uro, *s *uais
</line>
</par><par>
<line>
ocorria* no processo d* *adast*ar o* *lientes. Par* a criação *o plano de ação, f*i
</line>
<line>
usado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
brain*torming juntamente a ferra*e**a 5W1H. Apó* impla*tado o pl*no de *ç*o, foram
</line>
<line>
comparados os result*do* ** primeiro mês, no qual *ão havia nenhuma med*d* adotada, *om
</line>
<line>
os ci*co mes*s **bs*quentes. *o final, *oi obtido o re*ulta** *sperad* e elaborado um POP
</line>
<line>
(P*ocedime*to Padrão Opera*ional) *a** padronizar as et*pas do *r*cesso que apres*ntavam
</line>
<line>
*roblemas.
</line>
<line>
* PROCEDIMENTOS ME*ODOLÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pesquisa-ação
</line>
<line>
*egue uma abordagem diferen*e das pesquisas *radici*nais;
</line>
<line>
al*uma*
</line>
</par><par>
<line>
de suas difere*ças r*s*dem no al*o nível de envolvimen*o *o pesqu*sado* e n* flexibilidade n*
</line>
<line>
planejamento, uma v*z que d*vido à ap*ox*mação do pesquisador p*de haver *efor*u*ação de
</line>
</par><par>
<line>
f*ses pl*nej*das anteriormente (GIL, *0*2). T*ndo em vis*a
</line>
<line>
a re*ação e*istente
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pesquisador c*m o *mbiente de e*t*do, fo* determ*na*o qu* seria realizada um* pesquisa-
</line>
</par><par>
<line>
ação na e*presa. Assim,
</line>
<line>
pa*a a realização da *esquisa, foram *e*nidas informaç*es sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*ort*ncia do fat*r qua**dade nas empresas, assim c*mo a relevâ*cia
</line>
<line>
do **ncei*o para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
setor o*de a empresa es*á inserida, falando também sobre o *apel que a gestã* da qualidade -
</line>
<line>
mais especificamente sobre as f**ram**tas da qualidade - pode a*su**r nes*as organizações.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
processo se deu com a aplicação do ciclo PDCA em con*un*o *om f*rramentas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
q*a*idade, com* bra*nstorming, matriz GUT, 5W1H, para qu* fosse e
</line>
<line>
possível definir o
</line>
</par><par>
<line>
pro*lema, e*a*o*ar uma
</line>
<line>
prop*st* de melhoria para o s*stema e, post**iorment*, e*truturar o*
</line>
</par><par>
<line>
pass** para aplicação da me*m*.
</line>
</par><par>
<line>
O método PDCA
</line>
<line>
consiste em *uat*o
</line>
<line>
etapas: Plan (Planejar), Do (F*zer), C*eck
</line>
</par><par>
<line>
(Che*ar) e Act (*gir). Na etapa Planejar, foi realizada
</line>
<line>
uma reunião em início
</line>
<line>
de Janeiro
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
2022, junto a sete co*aborad*re*, quand* f** de*erm*nado o problema existente no proc*sso
</line>
</par><par>
<line>
a*ravés da
</line>
<line>
el*bor*çã* d* brainstorming e com o
</line>
<line>
uso da m*tri* G*T. E* uma r**ni*o
</line>
</par><par>
<line>
posterior c*m os q**tro fun*ionário* di*etame*te
</line>
<line>
envolvidos no proce*s* *e gestão, foi
</line>
</par><par>
<line>
elab*rad* o plano de a*ão com o auxílio de ferram*nt*s d* qualidade, tais como 5W*H. Na
</line>
<line>
últim* etapa da pr*meira fase, durante 15 dias, se de* o des*nvolv*men*o do novo sist**a para
</line>
</par><par>
<line>
ge*tão
</line>
<line>
*os equipament*s de medição. Na e*apa Fazer, for*m reali*ados
</line>
<line>
doi* *reinamen*os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 5, a*t. 8, *. 1*0-164, *ai. *024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mel*oria na **stão de Equipam*nt*s de *ed*ção e* uma *mpr*sa do Seto* de E*ergia Elétric*
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
*om seis funcio*ár*os durante dois *ias. Prime*ramente, foi r*a*izada a capaci*ação dos três
</line>
<line>
funci*nário* responsáveis p*la gestão e, posterio**ente, fo* real**ado o trein*ment* de u*o
</line>
</par><par>
<line>
com o* três técni*os
</line>
<line>
d* cam*o que se tornaram usu*r*os b*ta. L**o apó* fo* dad* início ao
</line>
</par><par>
<line>
p*río*o de um **s
</line>
<line>
para *este da vers*o beta *o sis*e**. Na
</line>
<line>
etapa Checar, f** *eali*ada
</line>
</par><par>
<line>
reuni** com partic*pação dos quatro fu*cioná*io* d* gestão
</line>
<line>
*a **al foram l*vantados *s
</line>
</par><par>
<line>
pontos po*itivos que vieram com a adoçã* do nov* sistema e **posto* os *roblemas ocorrido*
</line>
<line>
no pe*íodo *e teste, torna*do *ossível a identif*cação de oportuni**des de melhoria. Na e*apa
</line>
</par><par>
<line>
Agir, *oram e*contrado* problemas com a *ersão
</line>
<line>
beta rela**onados
</line>
<line>
à
</line>
<line>
hospe*agem
</line>
<line>
*o * * t e
</line>
</par><par>
<line>
o*d* s* *nco*tra** * sistema; assim as *tapas futuras
</line>
<line>
foram def**idas consistin*o em uma
</line>
</par><par>
<line>
nova r*dada de te*tes e ch*cagem que,
</line>
<line>
ap*s aprovação, levou ao iníc*o da realizaç**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
último passo, que foi *omposto do treinamento c*m a d**etoria * setor de SESMT (Servi*os
</line>
<line>
Especializados em Se*urança e Medici*a do *rabalh*), direcionado a c*n**guir aprova*ão
</line>
</par><par>
<line>
para atualizar PO (P*ocedimento Operacional) para padronização o
</line>
<line>
do n*v* processo de
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão dos equipa**n*os, *em co** uma série de oito trei*am*ntos para capacitar os dem*is
</line>
<line>
us*ários do sis*ema.
</line>
<line>
4 RE*U*TADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
O setor de e*er*ia elétrica o*de * e*presa se e*contra inser**a vem s**d* alvo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mudan*as nos últimos anos, uma de*a*
</line>
<line>
car*cteri**da pela crescente demanda por u* mai*r
</line>
</par><par>
<line>
níve* de qu*lidad* *o* serviços prestados pelas empresas. A a*u*ção da emp*esa ca*a*teriza-
</line>
<line>
s* p*la presta*ão de serviç*s de manut*nção e obr*s para empresas tanto *ndu****ais como
</line>
<line>
*ara outras in*egr*nt*s do setor, como conces*ionár**s de energia elétrica.
</line>
<line>
Dentro *as atividades desenvolv**as pela *mpresa, **i*t* uma etapa fun*amental *e
</line>
<line>
comi*s*on*m*nto que é **sponsável por a*es*ar o func*onamento correto dos equipa*ent*s de
</line>
</par><par>
<line>
pá*i* em
</line>
<line>
*ma subestação, pr*v*nindo para*as no forneci**nto de e*ergia e g***ntindo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
func*o**men** seg*ro dos mesmos. Sem *ea*ização corr*ta dos testes, n*o é possível garantir
</line>
</par><par>
<line>
a seg**ança pa*a * rea*iz*ção das demais
</line>
<line>
atividades de*tro
</line>
<line>
das subestações. Para que sej*
</line>
</par><par>
<line>
p*ssível a r*alização d*s testes de com*ssionament*, *s responsáveis *écnicos
</line>
<line>
fazem
</line>
</par><par>
<line>
ut*li*ação *os equipamentos de medição. As*i* é possível inferir a importância do pr*cesso
</line>
<line>
*e gestão desse* e**ipamentos em u*a e*presa ** s*tor elétr*co; desse *odo, foi nec*ssária
</line>
</par><par>
<line>
* *ria*ã* de um sistema
</line>
<line>
*ue p*rm*tisse
</line>
<line>
a gestão dos m**cionados equipam*ntos pela
</line>
</par><par>
<line>
admini*tração da emp*esa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina PI, v. *1, n. 5, a*t. 8, p. 150-164, mai. 20*4
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. G. E*ílio, C. F. *oltronieri
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
O sistema que vinha sendo util*za*o f*i desenvolvido e atendia às necessidades d*
</line>
<line>
empresa qu*ndo a me**a se tratava de empresa loc*l, c*m pequeno quad*o *e fun*io*ários,
</line>
</par><par>
<line>
sen*o capaz *e atender ser*i*os pontua** dent*o da região
</line>
<line>
*etropolit*n* de Goi*nia. *os
</line>
</par><par>
<line>
últimos anos, a *mpresa obj*to de estudo *ass*u por um grande crescimento decorrente d* um
</line>
<line>
c*ntrato de obras e manutenção com a concessio*ária de en*r*ia de Goi*s, *brangen*o toda a
</line>
<line>
regiã* metropoli**na e nort* d* esta*o, assim como e*tornos de Bra*ília. Ess* crescimento
</line>
</par><par>
<line>
representou o *tendimento de mai* de 1*0
</line>
<line>
s*bestações, acarreta*do aume*to *o q*ad*o de
</line>
</par><par>
<line>
funcionários, assim como *a *ua*tidade
</line>
<line>
d* equipamentos necessá*ios *ara *e*envolver
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
a*iv*dades do *ontrat*. *om o adve*t* do contrato, *oi necessária a expan**o da empresa;
</line>
</par><par>
<line>
*nde antes havi* somen*e um* sede na cidade de Goiânia, f*r*m impl*nta*as mais
</line>
<line>
duas
</line>
</par><par>
<line>
su*sed*s em cidades d*
</line>
<line>
inter**r de *o***. As ci*ade* c*ntam *om suas respectiv*s equi*es,
</line>
</par><par>
<line>
que são responsáveis por desenvolver as a*ivid*de* de manutenção p*eventi*a e corr*tiv* no*
</line>
</par><par>
<line>
equipamentos bem co*o
</line>
<line>
even*uais substituições desses. Outras atri*uições da
</line>
<line>
empresa
</line>
</par><par>
<line>
concentram-s* no se**r de obras que desenvolve ativi*ades de atualizações e
</line>
<line>
expansões
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
subestações d*s regiões do co*trato.
</line>
</par><par>
<line>
* cen*rio a**al *a em**esa é car*cterizad* por uma equipe que conta com mais de 300
</line>
<line>
colaboradores e ma*s de 80 equipa**ntos *e medição, para *ue seja possível a realização das
</line>
<line>
*tivid**es operaci*nais *unto a** clie*tes. As atividades d* testes e comi*sionamento são
</line>
</par><par>
<line>
diárias; somad* *
</line>
<line>
*sso existe a **orrência de emergências n* q*al são
</line>
<line>
*tilizad*s o*
</line>
</par><par>
<line>
equipamentos. Sendo ass*m, foi possível observar que havia *eficiênc*as no **stema vigente
</line>
</par><par>
<line>
a*é então que poderia prejudicar o *ível
</line>
<line>
de qua*idade dos serviços *restados por
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
co**emplar cenári*s cotidianos,
</line>
<line>
como a
</line>
<line>
ex*stênc*a de
</line>
<line>
e*ergên*ias que se
</line>
<line>
traduzem no
</line>
</par><par>
<line>
em*r*stimo de equipamento* em momentos em
</line>
<line>
que não existe e*pe*iente admin*strati*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
troca de equipame*to* *ntre as eq*ip*s em campo, u*a vez q*e o número desses é finito, e *
</line>
<line>
n*ce*sidad* de *tenção para * validade dos laud** de c*l*bração de c*da e*uipamento.
</line>
</par><par>
<line>
O *rocesso de
</line>
<line>
gestão dos *qui*amentos de me*ição d*
</line>
<line>
e*presa
</line>
<line>
que vinha sendo
</line>
</par><par>
<line>
*sad* estava descrito nos procedim*ntos *pe*acionai* internos, se*do que o docume*to *e
</line>
</par><par>
<line>
re*eria
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
con*ro*e *e equ*pamentos, ferramentas veícu*os. * sis*ema p*r* contro*e dos e
</line>
</par><par>
<line>
equip*mentos po*suía com* b*se para fun**onamento um fo*mulário padrão imp*esso,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
ti*ha p** objetivo possibilitar o *onitora**nto
</line>
<line>
de tod*s *s e*uipame*t*s em*restados aos
</line>
</par><par>
<line>
co*aboradores, assim como uma planilha el*trô*ica que permanecia
</line>
<line>
no s***ido* da em*resa,
</line>
</par><par>
<line>
ao qual tod*s *s c*laboradores autorizados que integravam o de*a*tamento responsável pelo
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrole poss*íam a*ess*. Na sede os
</line>
<line>
equipamentos e*am arm*zena*os
</line>
<line>
de
</line>
<line>
aco*do com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
categoria *m pr**elei*as nome*d*s d*n*ro de u*a sal*, que
</line>
<line>
p*rmanecia trancada dev**o ao
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina, v. 2*, n. 5, art. 8, p. *50-164, mai. 20*4
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Melhoria n* Gestão *e Eq*ipament*s de Me*iç*o em uma Em*resa do Setor de *nergia Elétrica
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
a*to va*or dos e*uipamentos. No c*tidiano, os funcionários *aziam a **lici*açã* do
</line>
</par><par>
<line>
equipamento a* *estor; posteriormente, um integ*ante d* d*partamento verificava
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*isponibilid*de do equipamento solicitado, preenchia o f*rmulário d* *mpréstimo e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*qu**ava.
</line>
</par><par>
<line>
Outros aspec*os a serem cons*d*ra*os **e i*ustr*vam * ine*icácia
</line>
<line>
*o sis**ma e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
torn*v*m u*trapassado er* a f*cil*dade com que e*a possível realizar muda*ças no siste*a,
</line>
</par><par>
<line>
uma v*z que
</line>
<line>
os docu*e*tos pod*am ser facilmente *u*stituídos ou apagad*s, *ornand*
</line>
</par><par>
<line>
impossív*l um histó*ico c**fiá*el * res*e**o dos empréstimos *e equipamentos já *ealizados.
</line>
</par><par>
<line>
O s*stema t*mbém não er* *apaz
</line>
<line>
de fornecer informaç*es a r*spei*o dos e*uipa*entos que
</line>
</par><par>
<line>
estavam d*s*oníveis na se**. Não fornec*a i*formação a re*pei*o *o qu** próxi*o estava
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
vencimento dos laudos *e calibração *os equ*p*m*ntos; não conseg*ia i**or*ar
</line>
<line>
por qual
</line>
</par><par>
<line>
período o funcionári* pretendia fazer *so desse equipa**nto; nã* permitia qu* o f*ncionário
</line>
</par><par>
<line>
ace*sass* o laudo *e
</line>
<line>
calibração em c*mp*;
</line>
<line>
e era preciso p*ocur** em m*io a
</line>
<line>
vári*s
</line>
</par><par>
<line>
formulá*ios c** que* se encontrava c*da equipament*.
</line>
<line>
*endo em vis*a os pontos referidos acima, fo* decid*da * real*zação da im*lem*ntação
</line>
<line>
de mé*odos e ferra*entas da qualidad* que foss*m capa*es ** fornecer uma vis*o s**têmi*a
</line>
<line>
do processo e **s principais *ontos a serem trabalh*dos. As*im se deu *nício ao cic*o PDCA e
</line>
</par><par>
<line>
su*s respect*vas etapas. P*ra da* in*cio à *tapa Pl*n (pl**eja*)
</line>
<line>
d* ci*lo PDCA,
</line>
<line>
fo*
</line>
</par><par>
<line>
det*rminado que o *bjetivo consistia em encontrar uma prop*sta d* melhoria para o processo
</line>
</par><par>
<line>
de ge*tão *** equipamento* de medição. Inicialmente, para a coleta
</line>
<line>
dos dados,
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
determi*ado que seri* util*zada * f*rr*menta brainst*rming. Para *elhor** resul*ados,
</line>
</par><par>
<line>
d*cidi*-se
</line>
<line>
que a ferramenta seria a*lica*a juntam**te a um grupo
</line>
<line>
formado p*lo ge*tor do
</line>
</par><par>
<line>
depa*ta*ento responsável pel* gestão dos eq*ipa*ento* de medição, bem com* p*los demais
</line>
</par><par>
<line>
membros do *epar*amento que a*xiliam diret**ente no processo de gestão *
</line>
<line>
*écn*cos que
</line>
</par><par>
<line>
uti*iza*
</line>
<line>
os equip*mentos no d*senvolviment* d*s ativi*ad*s
</line>
<line>
diárias em ca*po, t*ta*i*an*o
</line>
</par><par>
<line>
sete
</line>
<line>
func*onários. O* co*abo*adore* fo*a* instruídos a se apresentarem em uma
</line>
<line>
s*la
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
reu*i*es para que fosse *ossível r*alizar * levantamento inicial de hipóteses a respei*o dos
</line>
<line>
problemas exi*tentes no modelo d* gestão ado*a*o at* o *omento pela emp**sa. N* ap*ica*ão
</line>
</par><par>
<line>
da ferrame*ta, f*i utili**da
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
c**e*a quadro e
</line>
<line>
branco
</line>
<line>
e
</line>
<line>
os demais participantes foram
</line>
</par><par>
<line>
fal**do quais se*iam o* maiore* problemas do s*stema atu*l, s*gun**
</line>
<line>
a visão i*dividua*. *s
</line>
</par><par>
<line>
hipóteses levantadas fora*: empréstimo de equ*pamentos aos fins de *ema*a; *ão exist*ncia
</line>
<line>
de um responsável direto **l*s equi*amen**s; alguns e*uipa*entos só possue* **a u*idade;
</line>
<line>
q*al*uer fu*cionário pode *olic**ar o empr*stimo de um equ*pam**to; f*n*ion*rios saem de
</line>
</par><par>
<line>
férias não devolvem e
</line>
<line>
*s eq*ip*me*tos; não * *o**í*el transferir a r*sponsabilidade
</line>
<line>
*o***
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Ter*sina PI, *. 21, n. 5, art. 8, p. 150-164, m*i. 2024
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. G. Emílio, C. F. Polt*onieri
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
equipame*to; equipamento* v*nc*dos em campo; s*la não comporta os *quipamento*;
</line>
<line>
formu*ários des**ualizados; e nã* h* info*maç*es sobre es**q*e.
</line>
<line>
Com as info*mações sep*rad*s, *oi *ecidido f**er a uti*ização d* ma*riz GUT
</line>
<line>
(Gravi*ade, Urgê*cia * Ten*ência) pa*a que fosse possível real*zar a prior*zação dos
</line>
<line>
pro*le*as de fo*ma a identific*r dent*e eles *ua* ne*essit*va de ate**ão imedi*ta, conforme
</line>
<line>
*xpostos na Tabela 1 abai*o:
</line>
<line>
T*bela 1 - Ma*riz GU*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *uto*as
</line>
<line>
Poster*orm*nte, foi dec*did* que o *r*ces*o **ce*sita*a ** atu*lizações **e u*
</line>
</par><par>
<line>
sistema baseado em f*r*ulários **sicos *ão
</line>
<line>
pod**ia abranger, sendo de*inido que o *elhor
</line>
</par><par>
<line>
cami*ho para a melhor*a se**a o desenvolvimento e implementaçã* de ** sistema digita* que
</line>
<line>
fo*se capaz *e resolver o* problemas mais graves re**c*onados à g*stão dos equi*amentos. A
</line>
</par><par>
<line>
part*r dess* ponto, fez-se necessá*ia a est*u*ura*ão dos passos para formu*açã*
</line>
<line>
do pl*no de
</line>
</par><par>
<line>
açã* que p*ssi*ilit*ria a implantaçã* da melhoria no *epar*amento. Sendo *s*im, f*i definido
</line>
<line>
qu* as *rincipais etap*s do pl**o ** resumiam no desenv*lvimento do progr*ma ju*tame*te
</line>
<line>
com a coleta de infor*açõe* sobre os equipamentos *ue nele estariam *o*tidas, na li*era*ão
</line>
</par><par>
<line>
de u* a
</line>
<line>
ve*são beta *ara a real*zação de testes e p*sterior validação do si*tema, *
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
realização de *reinamentos para os *esponsávei* p*la gest*o e us*ários da *ersão *eta.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. *1, n. 5, art. 8, *. 150-164, mai. 2024 ww*4.fsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Melhor*a na Gestão de E**ipamentos de Medi*ão em uma Empresa do Set*r de E*erg*a Elétrica
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
Após a formulação do plano de
</line>
<line>
ação, foi necessária a i*dicaçã* de aspec*o*
</line>
</par><par>
<line>
necessários para o anda*en*o do pro*eto, com* a defi*i*ão dos r**ponsáveis e d*ração
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*t*pas prev*amente defini*as no planejamento. Des** mo*o, n* Quadro 1 é poss**el ver a
</line>
<line>
defini*ão das e*apa* que for*m realizadas por intermé*io d* ferr*m*nta 5*1*. Co* intuito
</line>
</par><par>
<line>
de pres*rvar a identidade dos fun**on*rios
</line>
<line>
que
</line>
<line>
i*tegra* a em*resa, foi decid*do pel* não
</line>
</par><par>
<line>
exp*siç*o dos *omes, caract*ri*ando-os co*o c*laborad*res 1, 2, 3 e *.
</line>
<line>
Quadr* 1 - 5W*H
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Auto*as
</line>
</par><par>
<line>
A*ós re*l*zado o 5W1H, as ações
</line>
<line>
nele descri*as foram
</line>
<line>
colocadas em *rát*ca,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tem*o em que se deu o desenvolvi*en*o do programa pelo col*borador
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
departa*ento responsável *e*a gestão; outr*s c*laboradores *eu*iram as infor*a*õe*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*p**to *e todos *s equ*pamentos
</line>
<line>
que se encontravam e* ca*po e na sed* e
</line>
<line>
e*sas
</line>
</par><par>
<line>
informações fo*** u**das p*r* consti*ui* o banc* de da*os que alimen**u o *ro**am*. Com a
</line>
</par><par>
<line>
fase de d*senv*lv*mento *o sistema e coleta
</line>
<line>
de *ados comp*eta,
</line>
<line>
chegou ao f*m a primeira
</line>
</par><par>
<line>
etapa *o ciclo P*CA.
</line>
</par><par>
<line>
A*tes *esmo de se dar início à segunda etapa do *iclo PDCA, foram
</line>
<line>
encontrados
</line>
</par><par>
<line>
alg*ns im*e*imentos que *ificul*aram o *eu in*cio. Primei**mente, houve resistên*ia
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina P*, v. 21, n. 5, art. 8, p. 150-164, *ai. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. C. G. E*í*i*, C. F. Poltron*eri
</line>
<line>
*60
</line>
</par><par>
<line>
pa*te da empres* de TI cont*a*ada, que não queria *ornecer ao de*artam*nto o acesso ao
</line>
</par><par>
<line>
s*rvido*
</line>
<line>
da *m*re*a, qu* *r* *e vital importâ*cia visto que ta* acesso *ra neces*á**o para
</line>
</par><par>
<line>
realizar a hospeda*em do sistema. Assim, foi p*eciso * in*ervenção da diretoria da
</line>
<line>
empresa
</line>
</par><par>
<line>
para que o problema foss* r*solvido e *e pa*sas*e para * p*óx*ma etap*.
</line>
</par><par>
<line>
A segunda etapa do ciclo *DCA *onsi**iu em reali*ar a l*ber*ção *e uma versão be*a
</line>
</par><par>
<line>
do sistema para um* r*dada de testes. Com base na fr*quência
</line>
<line>
de u*o dos equ*p**entos,
</line>
</par><par>
<line>
*oram *scolhidos três col*bora**res
</line>
<line>
para ***em os usuári*s, es*ipulando-se *ue o teste teria
</line>
</par><par>
<line>
dur*ção de um mês. Esse período *isou reunir inform*ç*es sobre
</line>
<line>
eventuais probl*mas de
</line>
</par><par>
<line>
usabilid*de do *ist*ma, assi* como receber fe*dback sobre a necessidade ** c*s*o*izações.
</line>
<line>
O co*abor***r 1, re*ponsáve* por des*nvolv*r o si*tema, *o*nec*u tr*inamento para os
</line>
<line>
demais integrant** do departamento para que **ses fossem capazes de inserir informações
</line>
<line>
sobre os equipa*e*tos *u corrigir eventuais erros de *nformação. O *rein*mento *ev* *ambém
</line>
<line>
a *ntenção *e fo*nec*r capacita*ão *ara que eles fo**em capazes de fo*necer treinamento aos
</line>
<line>
demais us*ários do s*stema com relação ao us*. Post*r***mente, foi realizad* o treina*ento
</line>
<line>
dos *suários b*ta*, assim co*o pla*ejado anterior*ente.
</line>
</par><par>
<line>
Na terceira etapa d* ciclo *DCA, que *on*is*ia
</line>
<line>
em c*ecar * andam*nto da
</line>
</par><par>
<line>
implement*ção do sist*m*,
</line>
<line>
foi observado
</line>
<line>
que a**s treinamento dos usuários beta, um do* *
</line>
</par><par>
<line>
col*boradores *on**derou desnec*ssária * *udança do sistema, conside*a**o-o um cont*ole
</line>
<line>
exces*ivo. Para es*e *olaborador, o sistema anterior seria s*ficiente. A partir dessa s*tuaç*o,
</line>
<line>
foi pos***el no*ar que, para se conseguir dado* tangí*eis no período de teste, seria necess*rio
</line>
</par><par>
<line>
esclarecer para
</line>
<line>
o* colabor**ores o porquê da muda*ça
</line>
<line>
de siste*a, e*pondo situações
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sistema anterio* n** previa. A*sim foi *e**nvo*vido e real*zado *m novo treinamento no qual
</line>
</par><par>
<line>
fo*am reuni*as *
</line>
<line>
*xp*stas a* dificuldades encontradas t*nto pelos r**po*sáveis p*la gestão
</line>
</par><par>
<line>
quan*o por o*tr*s colabor*d*res, de for*a * c*nseguir o a*oio dos usuários betas.
</line>
<line>
**ran*e o período da rodada de t*st*s, foram ide**i*ica**s *lgun* pon*os de m*l*oria
</line>
<line>
do sistema. Inicia*mente, por s* tra*a* de um sist*ma gr*tuito, esses *istema só * capaz de ser
</line>
</par><par>
<line>
*ce*sado quando
</line>
<line>
existe a conexã* de
</line>
<line>
inter**t, o que se mostr*u *m problema, uma vez que
</line>
</par><par>
<line>
d*versas s**estações não po*suem cobertura. Também foi observa*a uma maio* neces**dade
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
a*enção
</line>
<line>
a*s usu*r**s beta
</line>
<line>
durante os *rime*ros *ez d*as, tempo nec*s*á*io para ocorrer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ad*ptaçã* *o *so do novo sistema. Da ótica administrativa os funci*nários enc*rre*ados pela
</line>
</par><par>
<line>
gestã* d*s
</line>
<line>
eq**pa*e*tos en*ontraram
</line>
<line>
dificuldade em g*rir dois sistemas ao mesmo temp*,
</line>
</par><par>
<line>
dado q*e essa ati*i**d* co*f*g*ra em somente uma verten** de s*as atr*buições.
</line>
</par><par>
<line>
*m contrapa*tida, ho*ve gan*os advindos da
</line>
<line>
*doção do
</line>
<line>
novo sistema. Os
</line>
<line>
f*edbacks
</line>
</par><par>
<line>
*om rel*ção à interface si*plificada ad*tada f*r*m posi*ivo*, **m os usuários
</line>
<line>
b*tas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 21, *. 5, art. 8, p. 150-164, mai. 20*4 www4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Melhoria *a Gestão de Equipamento* de M*dição em uma E*pres* do Setor d* En*rg*a E*étrica
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
considerando o s*stema d* fácil uso. T*mbém foi *bservado qu* não houve vi*gens
</line>
<line>
desnecessárias à *ede por parte do* usuá*ios beta pa*a verificaçã* de est*que d* equipamen**s
</line>
</par><par>
<line>
disp*níveis. Dur*nte o per*od* *o teste, *ão houve *otificaç*es relacionada* *o uso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
equipamento* *encidos em campo, dado que o siste*a
</line>
<line>
emi*ia um co*unicado *uando d*
</line>
</par><par>
<line>
ap**ximaç*o do vencimen*o. * us* do **stema tornou possíve* pa*a a gerên*ia reali*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
progr*mação dos *estes que seriam desenvolvidos por esses *rofissi**ais junto ao clien*e,
</line>
<line>
d*do que era p*ssível s*ber qua*do os *quipamentos ne*ess**ios e*tar*am *ispo**veis. No
</line>
<line>
Quadro 2 é poss**el visualizar essas mu*anças.
</line>
<line>
Qua*ro 2 - A**aliz*ções do **ste*a
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoras
</line>
<line>
O sistema e**á passando por um *erí*do d* rep*ogramação para corrigir erros
</line>
<line>
ocor*idos quand* *stava termi*ando o **rí*do ** *estes. Houv* um p*oblema com a empres*
</line>
</par><par>
<line>
c*ntratada
</line>
<line>
para
</line>
<line>
forne**r a h*sped**em do s*rvidor *e*al da empresa, instabilidad* *ue
</line>
</par><par>
<line>
c*rrompeu alguns arquivos e sites, de**re *le* se enc*ntra*a * no** sistema d* ge*tão
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
equi*am*ntos. A emp*e*a de TI *ão ha*ia realizado o **ckup das ú*timas atua*izações fe*tas
</line>
<line>
no sistem*, o que ac*rretou perda d* cu*tom*zações de uso adiciona*a ao sistema, **sim como
</line>
<line>
de dad** *e empréstimo dos eq*ipament*s no período de **ste.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*r*s*na PI, v. 2*, n. *, art. 8, p. 1*0-*64, mai. *024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. G. Emí*io, C. F. Poltron*eri
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
Em face dos acontecime*tos, foi determinado que, *pó* o sistema voltar às
</line>
<line>
f*ncional**ades **rmais, será da*o início a *m no*o perío*o de testes, co* um g*upo m**o*
</line>
</par><par>
<line>
de usuár*os b*tas, p*ra validar as a*terações
</line>
<line>
feitas com base nos *eed*acks *ecebid*s. Em
</line>
</par><par>
<line>
seguida, ser* implemen*ada a
</line>
<line>
ú*tima etapa *o ciclo PDC*, *nd* o*orre*á o treina*e*to d*s
</line>
</par><par>
<line>
dem*is colab*r*dores *ue f*zem uso dos equipament*s nas ati*idades, para que sej* possível
</line>
<line>
*e*lizar a substitu**ão p*r co*pleto do an*igo *istem* de gestão para o n*vo sistema proposto.
</line>
</par><par>
<line>
Também ser* realizado um trei*amento para esclarecer o funcionamento do siste*a par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diret*ria e departa*en*o de SESMT da empres*, dado q*e é necessário o apoio d* *mbas *s
</line>
</par><par>
<line>
partes para re*lizar padroni*a*ão a
</line>
<line>
das *tapas
</line>
<line>
que consist*m o n*vo sistema de gest*o em
</line>
</par><par>
<line>
uma *tualização do PO (Procedimento Ope*acional) que
</line>
<line>
d***reve os pr*ced*mentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*trole dos equipamen*o* *e mediç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A emp**sa prete*de adquir*r uma **ual*zação do s*rv**or, dado que o atual não *ossu*
</line>
</par><par>
<line>
a capacidade necessá*ia para h*spedar
</line>
<line>
*s at*vidades da empresa; c** es*a atualização
</line>
<line>
seria
</line>
</par><par>
<line>
possível ser feita a hospedagem do sistema d* forma que o ace*so
</line>
<line>
em modo off-line se
</line>
</par><par>
<line>
to*naria uma o*ção e os dados al*era*os *elo usuário *eriam
</line>
<line>
sincronizados com o sistema
</line>
</par><par>
<line>
assim que o c*lular entrasse em contato com a red* *ovamente.
</line>
</par><par>
<line>
5 CON**USÕ**
</line>
</par><par>
<line>
O s*tor elé*rico brasileiro *nt*rior**nt* constituí*o de empr**as qu* exe*c*a*
</line>
<line>
mon*pó*io deu *ug*r * um nov* mercado caracterizado pelos alt*s níveis de c*mpetit*vidade.
</line>
<line>
A ins*rção de em*resas do setor privado acarr*to* em um aumento d* mer*ado, *m* ve* *ue
</line>
</par><par>
<line>
estas
</line>
<line>
*ua*do conseg*em a con*essão nã* possuem inte*esse em d*senvolv*r *odas as
</line>
</par><par>
<line>
ativi*ades operacion*is, for**cendo, dess* forma, o*ortunidades de crescimen*o *a*a
</line>
<line>
empre*as presta*oras de serviços, co** a d* prese*te *s*udo.
</line>
<line>
Durante a pes*ui*a foi p**síve* id*ntific*r a importân*ia q** o fator qualidade *ossui
</line>
<line>
para qu* a emp*esa **ja de fato co*petitiv* f*en*e ao merc*do; *o *esmo mo*o, é plaus*vel
</line>
</par><par>
<line>
i nt *i r q*e os
</line>
<line>
equ*pamentos de medição são
</line>
<line>
fundamen*ais *ara a manut*nção *o n*v*l de
</line>
</par><par>
<line>
qua*i*ad* do se*viço o*ertado pela organização.
</line>
<line>
Assim, o estudo conseguiu realizar *m *iagnó*tico do p*ocesso de ge*tão dos
</line>
<line>
e*uipamentos de medição e, a part** desse p*nto, ide*tificar as ***b*emátic*s existente* bem
</line>
</par><par>
<line>
co*o as causas par* a
</line>
<line>
existên*ia delas e realizar a e*aboração *e *m plano de ação
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
visass* melhorias *ara o *eferido processo. Dentro *o tem*o di*po*ível para sua realização,
</line>
</par><par>
<line>
foi possível que *e
</line>
<line>
aprese**as*e
</line>
<line>
uma atualizaçã* do sis*ema para um* versã* d*gital,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 21, n. 5, ar*. 8, p. 15*-164, *ai. 2024
</line>
<line>
www4.fs**et.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Me*hori* na *est*o de E*uipamentos de Mediçã* *m uma Empresa do Setor *e Ener*ia El*trica
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
t**uxe ganh*s no* a**ecto* relacion*d*s * *rogra*ação ** ati*ida*es dos técnicos, e *oi
</line>
</par><par>
<line>
viável * realiz*ç*o
</line>
<line>
de pro*ram*ção para * s*bstituição **s equipam*n*os *ue a*resentavam
</line>
</par><par>
<line>
laudo de calibra*ã* pr*xi*os do v*nciment*, dim*nuição de trajet*s entre s*bestaçã* e a sede
</line>
<line>
e poss*bili*ad* de rastreio dos e*uipamentos. Esses **nho*, quando o sistema se encontr*r
</line>
<line>
i**leme*tado por completo, são pas*ive** de serem traduzid*s em ganhos finan*eiros, uma
</line>
<line>
vez q*e ajudam na *reven*ão de c**tos.
</line>
<line>
Os dad*s obtidos valid*m a a*oção do si*tem* *igi**l para a empresa em *uestão, *ez
</line>
</par><par>
<line>
q*e dispon*biliz* a*s técni*** *cesso a aparel*os eletr*nico*, p*ssibil**ando o *
</line>
<line>
acesso
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
sistema, fazendo com que a aplicação possa *ão ser
</line>
<line>
v*áve* em **t*as organizações qu* n*o
</line>
</par><par>
<line>
dispõem dos mesmos recursos.
</line>
</par><par>
<line>
Como recomendações futuras, é proposta a *náli*e *e *iabili**d* para que *s d*ma*s
</line>
<line>
*i*temas inte*nos baseados em formulários físicos sejam migra*os para *l*taformas digitais.
</line>
</par><par>
<line>
Reom*nda-se também * cri**ã* de
</line>
<line>
uma cult*ra o*ganizaciona* *ue te*h* em mente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhor** c*n*ínua *e seus processos, p*r meio *e treinament*s pa*a a gestã* voltad*s para a
</line>
<line>
imp*rtânci* da gestã* da qualidade e das vantagens e*trat*gicas que ela *o**ece.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
<line>
ABRADE*. Energia noss* de cada dia. Brasília. Disp*nív*l em <https://www.ene*.com.*r/p*-
</line>
<line>
goias/qu*msomos/a201611-*ossos-neg*ci*s.ht*l> Acesso e*: 25 *e S*t. de 2021.
</line>
<line>
CARVALHO, L. M et *l. Im*lant*ção do m*d*lo de gerenciamento da rot*na no set*r d* uma
</line>
<line>
c*n*essionária de d*stribuiç*o de energia el*tric*. São Paulo: XXIII SIMP*P, 2016.
</line>
<line>
ENEL, Dis*onível em <ht*ps://www.e*el.com.br/pt-goias/*uemsom*s/a20*611-noss*s-
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<line>
GIL, A. *. Como el*borar proj*tos de pesquisa. São P*ulo: E* Atla*, *002.
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<line>
MARTI*ELLI, *. B. Gestão da qualidade to*al. C*ritiba: IE*D*, 2009.
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<line>
M*TIA*, G. *. An*lise d* variação entre o *a*or orçado e realiz*do par* elaboração de um
</line>
</par><par>
<line>
plano d*
</line>
<line>
açã* visando r*duzir *usto op*racional d* frota de u*a empresa *e energia o
</line>
</par><par>
<line>
el*trica.
</line>
<line>
Minas
</line>
<line>
Gerais,
</line>
<line>
FEPESMI*,
</line>
<line>
2018.
</line>
<line>
Dis*on*vel
</line>
<line>
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</line>
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</page><line>
<http://re*ositorio.unis.*du.br/handle/prefix/346> Acesso em: 15 de Março de 20*2.
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<line>
MATOS, D. G et al. Manutenção *plicada a equipamentos d* sistema elétrico por int*rmédio
</line>
<line>
de ferr*m*ntas da qual*d**e. Venezuela, Revista E*pacios. V*l. 35 (Nº 2) Ano 2014. P*g. *5.
</line>
<line>
Di**onível e*: < htt*://www.revi*taespacios.com/a14*35n02/143502*6.h*ml> A**sso *m:
</line>
<line>
*5 *e ***ço de 2022.
</line>
<line>
Rev. **A, Tere*i*a PI, v. 21, n. 5, art. 8, *. 150-164, *ai. 20*4 www4.fsan*t.*om.**/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A. C. G. *mílio, C. F. P*l*r*nier*
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
C*mo *efere*ciar es*e Art**o, co*forme ABNT:
</line>
<line>
EMÍLIO, *. *. G; *OL**ONIERI. C. F. Me*ho*ia n* *es**o de Equipament*s de Medição e* u*a
</line>
<line>
E*pres* do *eto* de Energia Elét*ica. R*v. FSA, T*r*s*na, *. 21, n. 5, art. 8, p. 1*0-164, mai. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d*s Au*ores
</line>
<line>
A. C. G. Emíli*
</line>
<line>
C. F. Po*tronieri
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise * in*erpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração do rascunh* ou na revisão *rítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *artici*a*ão na aprovação da ve*são final do m*n*scri*o.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, *. *, art. 8, *. 15*-164, mai. 20*4
</line>
<line>
w*w4.fs*n*t.co*.br/*evista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)