<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 8, p. 150-164, m*i. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.5.8 </line>
</par>
<par>
<line> Me*horia na Gestão de Equipamentos *e *edição em *ma *mpres* *o Setor de Ener**a </line>
<line> Elétrica </line>
<line> I*provement i* the M*n*gement of *easuring Equ**ment *n a Compan* in t*e Elec*r*cal </line>
<line> Ene*gy Sector </line>
</par>
<par>
<line> Aurea Caro*in* Gonçalves Emíl** </line>
<line> *raduada e* Engenharia de P*odução pe*a Universid*de Federal de Goi*s (U*G) </line>
<line> E-mail: aureaca*oline@egr*ss*.ufg.br </line>
<line> Ca**la Fabr*ci* Poltronier* </line>
<line> D**tora em E*genharia de Prod*ç*o pela Uni*ersidade de *ão Paulo (USP) </line>
<line> Docen*e do *urso de gradu*ção * pó*-grad*ação em En*en*a*ia de Prod*ção *a Universidad* Federal de Goiás (UFG) </line>
<line> E-mail: cami*afabricio@ufg.b* </line>
</par>
<par>
<line> E*d*r*ço: *urea *aro**na Gonçalves Emí*i* </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. T*nny Kerl** d* Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Universidade F*deral *e *oiás, Av. Es**r*nça, */n - </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Chácara* *e Recrei* Samamb*ia, Goiâni* - GO, 74*90- </line>
</par>
<par>
<line> 900, Bra*il. </line>
<line> Artig* receb*do em 16/02/**24. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Cam*l* Fabrício Poltronie*i </line>
<line> *ecebid* em 04/03/**24. Apr*vado em 05/03/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsida** Federal de Goiás, Av. Esper*nça, s/n - </line>
</par>
<par>
<line> Ch*caras de Recreio Samamba*a, Goiâ*i* - GO, 74690- </line>
<line> A*aliado pe*o si*t*ma T*iple Review: D*sk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 900, Brasil. </line>
<line> *elo Edito*-Che*e; * b) Doub*e Blind Review </line>
<line> (avali*ção cega po* do** avalia*ores d* área). </line>
<line> R*v*são: G*amatical, Normati*a e d* Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mel*oria na Gestão de *q**pa*entos de M*dição em uma *mpr*sa do Setor d* Energia El*trica </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A gestão da q*al*da*e vem assumindo cada vez mais *m viés *str*tégico nas empresas, onde </line>
<line> é *apaz de for*ece* a vantage* tão buscada num mercado cada v*z mais com**titivo. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> contexto, o prese*t* *st*do foi de**nvo*vi*o </line>
<line> ** uma empre*a que </line>
<line> p*esta ser*iços no </line>
<line> seto* </line>
</par>
<par>
<line> e*étrico *rasileiro. A </line>
<line> realização d* p*s*uisa foi mot*vada </line>
<line> pela obser*a**o *e **danças </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mer*ado de energia e a c*es*ente *emanda p*r </line>
<line> um maior *ível de </line>
<line> *ualidade nos serviços </line>
</par>
<par>
<line> prestados pela* *mpresas. O foco s* deu no processo </line>
<line> de gestão *o* equipam*ntos de </line>
</par>
<par>
<line> me*i*ã*, responsáveis por atestar bom *unciona*e*to dos equipamentos *m subes*a*ões o </line>
</par>
<par>
<line> elétricas. E da mesma *orm* validar os *er*iços desen*olvidos </line>
<line> pe*a empre*a. * pe**uis* </line>
</par>
<par>
<line> t*v* *or obje*ivo *e**iza* um d*a*nóst*co so*re o atual p*o**sso de g*stão d*s equip**e*tos </line>
</par>
<par>
<line> de medi*ão, assim como levantar pr*blemas, </line>
<line> elaborar </line>
<line> um plano </line>
<line> de ação co* intuito de </line>
</par>
<par>
<line> extinguir os pro*lemas apontados e implantar o pla*o de aç*o. Foi executada uma pe*quisa- </line>
<line> açã* na e*presa, *a *etod*logia foi utilizado o m**odo *DCA em conj*nto com </line>
</par>
<par>
<line> ferra*entas </line>
<line> da qualidade como brainstormin*, *atriz GUT e </line>
<line> 5W1H pa*a definição </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> probl*ma e el*boração da propos*a de melhoria. Como resultado, f*i </line>
<line> propo*to u* novo </line>
</par>
<par>
<line> sistema em format* digita* que passou *or um perío*o de t*ste. A*ós um m*,s foi possível </line>
<line> observa* a melhoria de algun* as*ectos, assim c*mo foi possível iden*ificar opor*unidades </line>
<line> para *elhorias futu*as. </line>
<line> Palavras-chave: E**rgia elétric*. Goiás. Gestão *a Qualidade. Equipame*t*s de me*i*ão. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Quality m*nagement *as been increasin*ly a*s**ing a strategic *ias in *ompanies, *here it *s </line>
<line> capable of providing *he *o*ght-*fter adva*tage in an ever mo*e c*mpet*tive market. *n t*is </line>
<line> co*text, the *re*ent study was de**loped in * *ompany that pr*v*des servic*s in *he **azilian </line>
<line> electri*a* sector. The observation o* changes in t*e energy mark*t and the *rowing dem*nd </line>
</par>
<par>
<line> *or a *igher *evel of quali*y in th* services provided </line>
<line> *y com*an*es m*tivated its *xecuti*n. </line>
</par>
<par>
<line> The *o*us was on the *a*ag*m*nt pr*cess of me*surement </line>
<line> *quipme*t, respons*ble for </line>
</par>
<par>
<line> certifying the *roper func*ioning o* equipment in electric** substation* and vali*ating the </line>
<line> services developed by the *ompany. The *esear** ai*ed to diagnose *he curr*** manag*ment </line>
<line> pro*ess of measuremen* equi*m*nt, as we*l *s t* ide*tify *r*blems, develop an action plan to </line>
</par>
<par>
<line> a*dress the iden**fied issues, and i*plement </line>
<line> the *cti*n plan. ** a*tion resea*ch was </line>
</par>
<par>
<line> con*ucted in the com*an*, employing the PDCA method *lon* with qu*lity tools s*ch as </line>
</par>
<par>
<line> brain**orming, *he GUT ma*rix, an* 5W1H to define the problem and </line>
<line> d*velop </line>
<line> * *e </line>
</par>
<par>
<line> improveme*t prop*s**. *s * r*sult, * n*w digi*al system wa* pro*os** and underw*nt </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> testing period. After </line>
<line> one mo*th, *mp*ovements in some </line>
<line> aspects wer* observed, as *ell as </line>
</par>
<par>
<line> opportunities *o* fu*ure *nhancemen*s w*re i*e**ified. </line>
<line> Keyword*: E*ectric power. Goiás, Q*ality Management. Me*su*e*ent equ*pme*t. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**es*n* PI, v. 21, n. 5, ar*. 8, *. 150-164, mai. 2024 </line>
<line> ww*4.fs****.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. G. Emílio, C. F. Polt*onieri </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Marti**lli (2009), é i**o*tante a* empresa* es*are* c**ntes q*e * qualid**e </line>
<line> é uma das f*rramentas mais impor*antes disp**ív*i* par* serem usadas no me*cado </line>
<line> comp*titi*o, percepção **e pode, muita* vezes, ser a c*ave para su* sob*ev*v*nc*a. O setor </line>
<line> de ener**a *létrica não se *i**re dos d*mais *o qu*sito co*peti**v*dade, uma ve* *ue o se**r é </line>
</par>
<par>
<line> um dos pilares par* o </line>
<line> desen*ol*imento, at*aindo assim, o in*eresse </line>
<line> de e*preendedor*s. *s </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*as do seg*ento *êm o propósit* *e **tregar *ssa energia de for*a segu*a e e*iciente a </line>
</par>
<par>
<line> t*dos os *o*su**dore* (ABRADEE, 2021). Ainda se*und* Abradee, o seto* p*de s*r a </line>
</par>
<par>
<line> di**dido em trê* parte*: *eraç**, transmi*s*o e </line>
<line> *i*tribuição de </line>
<line> energi*, que juntas têm </line>
<line> po* </line>
</par>
<par>
<line> *b*etiv* le*ar e*er*ia para que s* de*en*olva a *aio*** das ativ*dades econ*mic*s rurais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> urbanas, e para a manutenção do bem-est*r da s*ciedade. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, a Enel é uma *as empresas que compõ*m o quadro de concessi*nárias d* </line>
<line> setor de energia, s*nd* *ma empr*s* multi*aciona* que atua *m 3* p*í*es. A E*el Brasi* é a </line>
</par>
<par>
<line> m*i*r </line>
<line> emp*esa privada do se*or elétrico, re*liza**o ati**d*des </line>
<line> **s áreas *e *eração, </line>
</par>
<par>
<line> *istribuição, tra*sm*ssã* co*erci*li*ação de energia, sendo atuante em *uat** e </line>
<line> *stados </line>
</par>
<par>
<line> diferen*e* e atenden** cerca de 17 milhõ*s de </line>
<line> cliente*. No estado de Goi**, </line>
<line> a Enel </line>
</par>
<par>
<line> D*st*i*uiçã* Goiás é * em*r*sa resp*nsável por gerenc*ar as at**idades ** ramo *esde 2017, </line>
</par>
<par>
<line> a*e*dendo ce*ca de </line>
<line> 3,1 mil*ões de cli*nt*s e distri*uindo en*rgia *a*a *37 munic*pios, </line>
</par>
<par>
<line> compo*ta po* uma rede de mais de 200.800 quil*metros (ENEL, *02*). Par* des*nvolver s*as </line>
</par>
<par>
<line> ati*idad*s, a Enel Goiás </line>
<line> conta com empresas pa*c*iras. Tais emp*esas do setor de e*ergia, </line>
</par>
<par>
<line> **mo a d* presente estud*, des*nvolv** atividades de man*ten*ão, oper**ão e ampliaç*o da </line>
<line> rede el*trica. No caso d* e*presa em est*do, o *n**que está *as operações real*zadas dent*o </line>
</par>
<par>
<line> de s*be*taç*es. No estado d* Goi**, ela * </line>
<line> integrante do q*adro de *erce*rizad*s </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> concessionária </line>
<line> de energia, desenvolvendo *tividade* nas área* de ma*utenção, o*e*açã*, </line>
</par>
<par>
<line> moderniz*ção e am*li*ção d* *ist*ma elétrico *igen*e. </line>
</par>
<par>
<line> T**do em v*s*a as coloc*çõ*s </line>
<line> anteriores, o presente trabalho se justific* *e*o fato de </line>
</par>
<par>
<line> q*e *s </line>
<line> tes*es realizados com o </line>
<line> *so dos equipa*ento* d* med**ã* pelos técnicos ** </line>
<line> ca*po </line>
</par>
<par>
<line> serem r**p*ns*v*is por at*sta*e* as b*as co*dições d* funci*namento dos equipame*tos das </line>
<line> subest*ções e ga*antirem, assi*, a qualida*e do trab*lho pre**ado pela empres* nas *tividades </line>
</par>
<par>
<line> *e manutenção e ob*as junto aos *lient**. Tais atividades visam prevenir a ocorrência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> falhas **s equ*pam*nto* quando os mesmos se encontra*em em f*ncionamento. Essas falhas </line>
<line> podem lev*r à s*sp*nsã* do f*rnecime*to de energia elé**ica e, ** *asos ma*s graves, pode* </line>
</par>
<par>
<line> *ca*retar multa* para a conce*sionária de ene*gia pelos órgão* regulamen*ador*s de </line>
<line> energia </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. *1, n. 5, art. 8, p. 15*-164, mai. 202* www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mel*oria na Gestão de Equ*pament*s d* *ed*ção em u*a E*presa do Seto* de E*ergia Elétrica </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> **étrica e consequent*me*te na possibilidade de q*ebra d* contrat* ex*stente entre a *mp*esa </line>
</par>
<par>
<line> do estudo e a concessionária *e ener*ia </line>
<line> d* e*tado ** Goiás. *l*m d*sso, um equip**ento </line>
</par>
<par>
<line> funcionando ina*eq*adamente pode levar o* p*ofissionais que trab**h*m *om ele até **smo à </line>
</par>
<par>
<line> m*rte. Portanto, o *bj*tivo do p*esente tra*alho *onsiste em realizar um diagnóstico </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> processo existe*te *e ges*ão dos *q*ipament*s d* medição, identifi*ar os pr**lemas e </line>
<line> elaborar *m *lano d* ação para imp*ementar me*horia* na práti*a, através do uso de </line>
<line> *eto*o*og*as e ferrame*t*s da qual*dade, e por fim realiza* uma pesquisa-ação. </line>
<line> 2 REVI*ÃO *A LI*ER*TURA </line>
</par>
<par>
<line> Estud*s identif*cam a *tilização </line>
<line> de ferrame*tas *e qualidade no seto* </line>
<line> de *nergia </line>
</par>
<par>
<line> el*tr*ca. Entre </line>
<line> eles está o estudo *e Mato* et al. (2014), que realizaram uma análi*e sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manut*n*ão *m equipamentos d* si*tema elét*ic* de potência, em *ma em**e** do Rio </line>
<line> Grande do Sul, através *o uso de ferrame*tas da qualidade como brainsto*mi*g, diagra*a de </line>
</par>
<par>
<line> Ishikawa, FMEA e do método PDC*. Os equi*ame*tos ana**sad*s no estu*o *oram </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ra*sfo*madores. Na *tapa pl*n *o c*clo, *oi realizado o le*antamento de re*lamações de falta </line>
</par>
<par>
<line> de energ*a *o an* de </line>
<line> 2012, * esc*lhid*s os que </line>
<line> a*resenta*a* mais de um atendimento por </line>
</par>
<par>
<line> falta *e e*e*gia *o período de trê* meses, sendo q*e a*ó* a a*lic*ção ** fe*ramenta F*EA f*i </line>
<line> possível realiza* um planejamento para ma**tenção de*ses transform*dor**. *o final, f*i </line>
<line> p*ssível observar um* reduçã* no número d* rec*ama*õe* de falt* de en*rgia nesses </line>
<line> equip*mentos, o que, consequ*ntemen*e, se tr*duziu em um resultado *inanceiro positivo </line>
<line> dado que * fornecim*nto de energia não *ofreu interr*pçõ*s. </line>
<line> No *rab*lho de Mati** (2018), são apres*ntados os impactos fina*ceiros que * *est*o </line>
</par>
<par>
<line> da frot* causa em um* em*resa </line>
<line> do *istema *létrico, situada na r*gião sudeste. At*avés </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> u**li*açã* de fe**amentas da quali*ade, **mo análise de Pareto e matriz GUT, foi d*finido o </line>
<line> problema q*e represent*va os maior*s gastos no se*o* de frotas *a ref**ida em*r*sa. A pa*tir </line>
<line> desse ponto, foi util*z*d* * **rram*nta 5W2H para elabo*ar o pla*o d* ação a ser seguido. F*i </line>
<line> dec*d*do, então, a utilização de u* so*tware pa*a c**tro*e dos pneus da frota. Após *eali*a*as </line>
<line> análises matemáti*as, foi *ossí*el calcular *u* o p**back *o in*estimento seria de 7 meses e </line>
<line> 10 dias. Ass*m, foi *ito que a util*zação *e um software e**ec*fico na gestão *e frotas de uma </line>
<line> e*presa é capaz de auxiliar a o*imiz**ão do setor bem como na reduçã* d* seu* custo*. </line>
<line> Carvalho et al. (2016) traz*m em seu tr*balho a adoção do ge**nciamento *a rotina em </line>
<line> uma concessionária de ene*gia elétrica, que apresent*va problemas para a exec*ção de ordens </line>
</par>
<par>
<line> de serviç* diári*s. Para defini*ã* d** *ass*s a </line>
<line> s*rem exec*tados com objetivo de sanar o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, *. 5, art. 8, p. 150-164, mai. 2024 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. G. Emí**o, C. F. Pol****i*ri </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> *r*ble*ática do indi**dor que mo*trava q*e as ord*ns *e serviço não e*am cumpridas no </line>
<line> tempo es*abele*id*, foi utilizado o m*todo PDC* e* conju*to com outras fe*ramentas. O uso </line>
</par>
<par>
<line> do diagrama de Pareto r*velo* como </line>
<line> *rinci*al p*oblema enco*trado os *rr*s </line>
<line> do sistema e, </line>
</par>
<par>
<line> atravé* do diagrama de Ishikawa, c*mo p**ncipal caus*, os e*ros d* lo*r*d*uro, *s *uais </line>
</par>
<par>
<line> ocorria* no processo d* *adast*ar o* *lientes. Par* a criação *o plano de ação, f*i </line>
<line> usado </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> brain*torming juntamente a ferra*e**a 5W1H. Apó* impla*tado o pl*no de *ç*o, foram </line>
<line> comparados os result*do* ** primeiro mês, no qual *ão havia nenhuma med*d* adotada, *om </line>
<line> os ci*co mes*s **bs*quentes. *o final, *oi obtido o re*ulta** *sperad* e elaborado um POP </line>
<line> (P*ocedime*to Padrão Opera*ional) *a** padronizar as et*pas do *r*cesso que apres*ntavam </line>
<line> *roblemas. </line>
<line> * PROCEDIMENTOS ME*ODOLÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pesquisa-ação </line>
<line> *egue uma abordagem diferen*e das pesquisas *radici*nais; </line>
<line> al*uma* </line>
</par>
<par>
<line> de suas difere*ças r*s*dem no al*o nível de envolvimen*o *o pesqu*sado* e n* flexibilidade n* </line>
<line> planejamento, uma v*z que d*vido à ap*ox*mação do pesquisador p*de haver *efor*u*ação de </line>
</par>
<par>
<line> f*ses pl*nej*das anteriormente (GIL, *0*2). T*ndo em vis*a </line>
<line> a re*ação e*istente </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador c*m o *mbiente de e*t*do, fo* determ*na*o qu* seria realizada um* pesquisa- </line>
</par>
<par>
<line> ação na e*presa. Assim, </line>
<line> pa*a a realização da *esquisa, foram *e*nidas informaç*es sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*ort*ncia do fat*r qua**dade nas empresas, assim c*mo a relevâ*cia </line>
<line> do **ncei*o para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> setor o*de a empresa es*á inserida, falando também sobre o *apel que a gestã* da qualidade - </line>
<line> mais especificamente sobre as f**ram**tas da qualidade - pode a*su**r nes*as organizações. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> processo se deu com a aplicação do ciclo PDCA em con*un*o *om f*rramentas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> q*a*idade, com* bra*nstorming, matriz GUT, 5W1H, para qu* fosse e </line>
<line> possível definir o </line>
</par>
<par>
<line> pro*lema, e*a*o*ar uma </line>
<line> prop*st* de melhoria para o s*stema e, post**iorment*, e*truturar o* </line>
</par>
<par>
<line> pass** para aplicação da me*m*. </line>
</par>
<par>
<line> O método PDCA </line>
<line> consiste em *uat*o </line>
<line> etapas: Plan (Planejar), Do (F*zer), C*eck </line>
</par>
<par>
<line> (Che*ar) e Act (*gir). Na etapa Planejar, foi realizada </line>
<line> uma reunião em início </line>
<line> de Janeiro </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> 2022, junto a sete co*aborad*re*, quand* f** de*erm*nado o problema existente no proc*sso </line>
</par>
<par>
<line> a*ravés da </line>
<line> el*bor*çã* d* brainstorming e com o </line>
<line> uso da m*tri* G*T. E* uma r**ni*o </line>
</par>
<par>
<line> posterior c*m os q**tro fun*ionário* di*etame*te </line>
<line> envolvidos no proce*s* *e gestão, foi </line>
</par>
<par>
<line> elab*rad* o plano de a*ão com o auxílio de ferram*nt*s d* qualidade, tais como 5W*H. Na </line>
<line> últim* etapa da pr*meira fase, durante 15 dias, se de* o des*nvolv*men*o do novo sist**a para </line>
</par>
<par>
<line> ge*tão </line>
<line> *os equipament*s de medição. Na e*apa Fazer, for*m reali*ados </line>
<line> doi* *reinamen*os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 5, a*t. 8, *. 1*0-164, *ai. *024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mel*oria na **stão de Equipam*nt*s de *ed*ção e* uma *mpr*sa do Seto* de E*ergia Elétric* </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> *om seis funcio*ár*os durante dois *ias. Prime*ramente, foi r*a*izada a capaci*ação dos três </line>
<line> funci*nário* responsáveis p*la gestão e, posterio**ente, fo* real**ado o trein*ment* de u*o </line>
</par>
<par>
<line> com o* três técni*os </line>
<line> d* cam*o que se tornaram usu*r*os b*ta. L**o apó* fo* dad* início ao </line>
</par>
<par>
<line> p*río*o de um **s </line>
<line> para *este da vers*o beta *o sis*e**. Na </line>
<line> etapa Checar, f** *eali*ada </line>
</par>
<par>
<line> reuni** com partic*pação dos quatro fu*cioná*io* d* gestão </line>
<line> *a **al foram l*vantados *s </line>
</par>
<par>
<line> pontos po*itivos que vieram com a adoçã* do nov* sistema e **posto* os *roblemas ocorrido* </line>
<line> no pe*íodo *e teste, torna*do *ossível a identif*cação de oportuni**des de melhoria. Na e*apa </line>
</par>
<par>
<line> Agir, *oram e*contrado* problemas com a *ersão </line>
<line> beta rela**onados </line>
<line> à </line>
<line> hospe*agem </line>
<line> *o * * t e </line>
</par>
<par>
<line> o*d* s* *nco*tra** * sistema; assim as *tapas futuras </line>
<line> foram def**idas consistin*o em uma </line>
</par>
<par>
<line> nova r*dada de te*tes e ch*cagem que, </line>
<line> ap*s aprovação, levou ao iníc*o da realizaç** </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> último passo, que foi *omposto do treinamento c*m a d**etoria * setor de SESMT (Servi*os </line>
<line> Especializados em Se*urança e Medici*a do *rabalh*), direcionado a c*n**guir aprova*ão </line>
</par>
<par>
<line> para atualizar PO (P*ocedimento Operacional) para padronização o </line>
<line> do n*v* processo de </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão dos equipa**n*os, *em co** uma série de oito trei*am*ntos para capacitar os dem*is </line>
<line> us*ários do sis*ema. </line>
<line> 4 RE*U*TADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> O setor de e*er*ia elétrica o*de * e*presa se e*contra inser**a vem s**d* alvo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudan*as nos últimos anos, uma de*a* </line>
<line> car*cteri**da pela crescente demanda por u* mai*r </line>
</par>
<par>
<line> níve* de qu*lidad* *o* serviços prestados pelas empresas. A a*u*ção da emp*esa ca*a*teriza- </line>
<line> s* p*la presta*ão de serviç*s de manut*nção e obr*s para empresas tanto *ndu****ais como </line>
<line> *ara outras in*egr*nt*s do setor, como conces*ionár**s de energia elétrica. </line>
<line> Dentro *as atividades desenvolv**as pela *mpresa, **i*t* uma etapa fun*amental *e </line>
<line> comi*s*on*m*nto que é **sponsável por a*es*ar o func*onamento correto dos equipa*ent*s de </line>
</par>
<par>
<line> pá*i* em </line>
<line> *ma subestação, pr*v*nindo para*as no forneci**nto de e*ergia e g***ntindo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> func*o**men** seg*ro dos mesmos. Sem *ea*ização corr*ta dos testes, n*o é possível garantir </line>
</par>
<par>
<line> a seg**ança pa*a * rea*iz*ção das demais </line>
<line> atividades de*tro </line>
<line> das subestações. Para que sej* </line>
</par>
<par>
<line> p*ssível a r*alização d*s testes de com*ssionament*, *s responsáveis *écnicos </line>
<line> fazem </line>
</par>
<par>
<line> ut*li*ação *os equipamentos de medição. As*i* é possível inferir a importância do pr*cesso </line>
<line> *e gestão desse* e**ipamentos em u*a e*presa ** s*tor elétr*co; desse *odo, foi nec*ssária </line>
</par>
<par>
<line> * *ria*ã* de um sistema </line>
<line> *ue p*rm*tisse </line>
<line> a gestão dos m**cionados equipam*ntos pela </line>
</par>
<par>
<line> admini*tração da emp*esa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. *1, n. 5, a*t. 8, p. 150-164, mai. 20*4 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. G. E*ílio, C. F. *oltronieri </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> O sistema que vinha sendo util*za*o f*i desenvolvido e atendia às necessidades d* </line>
<line> empresa qu*ndo a me**a se tratava de empresa loc*l, c*m pequeno quad*o *e fun*io*ários, </line>
</par>
<par>
<line> sen*o capaz *e atender ser*i*os pontua** dent*o da região </line>
<line> *etropolit*n* de Goi*nia. *os </line>
</par>
<par>
<line> últimos anos, a *mpresa obj*to de estudo *ass*u por um grande crescimento decorrente d* um </line>
<line> c*ntrato de obras e manutenção com a concessio*ária de en*r*ia de Goi*s, *brangen*o toda a </line>
<line> regiã* metropoli**na e nort* d* esta*o, assim como e*tornos de Bra*ília. Ess* crescimento </line>
</par>
<par>
<line> representou o *tendimento de mai* de 1*0 </line>
<line> s*bestações, acarreta*do aume*to *o q*ad*o de </line>
</par>
<par>
<line> funcionários, assim como *a *ua*tidade </line>
<line> d* equipamentos necessá*ios *ara *e*envolver </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> a*iv*dades do *ontrat*. *om o adve*t* do contrato, *oi necessária a expan**o da empresa; </line>
</par>
<par>
<line> *nde antes havi* somen*e um* sede na cidade de Goiânia, f*r*m impl*nta*as mais </line>
<line> duas </line>
</par>
<par>
<line> su*sed*s em cidades d* </line>
<line> inter**r de *o***. As ci*ade* c*ntam *om suas respectiv*s equi*es, </line>
</par>
<par>
<line> que são responsáveis por desenvolver as a*ivid*de* de manutenção p*eventi*a e corr*tiv* no* </line>
</par>
<par>
<line> equipamentos bem co*o </line>
<line> even*uais substituições desses. Outras atri*uições da </line>
<line> empresa </line>
</par>
<par>
<line> concentram-s* no se**r de obras que desenvolve ativi*ades de atualizações e </line>
<line> expansões </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> subestações d*s regiões do co*trato. </line>
</par>
<par>
<line> * cen*rio a**al *a em**esa é car*cterizad* por uma equipe que conta com mais de 300 </line>
<line> colaboradores e ma*s de 80 equipa**ntos *e medição, para *ue seja possível a realização das </line>
<line> *tivid**es operaci*nais *unto a** clie*tes. As atividades d* testes e comi*sionamento são </line>
</par>
<par>
<line> diárias; somad* * </line>
<line> *sso existe a **orrência de emergências n* q*al são </line>
<line> *tilizad*s o* </line>
</par>
<par>
<line> equipamentos. Sendo ass*m, foi possível observar que havia *eficiênc*as no **stema vigente </line>
</par>
<par>
<line> a*é então que poderia prejudicar o *ível </line>
<line> de qua*idade dos serviços *restados por </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> co**emplar cenári*s cotidianos, </line>
<line> como a </line>
<line> ex*stênc*a de </line>
<line> e*ergên*ias que se </line>
<line> traduzem no </line>
</par>
<par>
<line> em*r*stimo de equipamento* em momentos em </line>
<line> que não existe e*pe*iente admin*strati*o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> troca de equipame*to* *ntre as eq*ip*s em campo, u*a vez q*e o número desses é finito, e * </line>
<line> n*ce*sidad* de *tenção para * validade dos laud** de c*l*bração de c*da e*uipamento. </line>
</par>
<par>
<line> O *rocesso de </line>
<line> gestão dos *qui*amentos de me*ição d* </line>
<line> e*presa </line>
<line> que vinha sendo </line>
</par>
<par>
<line> *sad* estava descrito nos procedim*ntos *pe*acionai* internos, se*do que o docume*to *e </line>
</par>
<par>
<line> re*eria </line>
<line> ao </line>
<line> con*ro*e *e equ*pamentos, ferramentas veícu*os. * sis*ema p*r* contro*e dos e </line>
</par>
<par>
<line> equip*mentos po*suía com* b*se para fun**onamento um fo*mulário padrão imp*esso, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> ti*ha p** objetivo possibilitar o *onitora**nto </line>
<line> de tod*s *s e*uipame*t*s em*restados aos </line>
</par>
<par>
<line> co*aboradores, assim como uma planilha el*trô*ica que permanecia </line>
<line> no s***ido* da em*resa, </line>
</par>
<par>
<line> ao qual tod*s *s c*laboradores autorizados que integravam o de*a*tamento responsável pelo </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrole poss*íam a*ess*. Na sede os </line>
<line> equipamentos e*am arm*zena*os </line>
<line> de </line>
<line> aco*do com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> categoria *m pr**elei*as nome*d*s d*n*ro de u*a sal*, que </line>
<line> p*rmanecia trancada dev**o ao </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. 2*, n. 5, art. 8, p. *50-164, mai. 20*4 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Melhoria n* Gestão *e Eq*ipament*s de Me*iç*o em uma Em*resa do Setor de *nergia Elétrica </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> a*to va*or dos e*uipamentos. No c*tidiano, os funcionários *aziam a **lici*açã* do </line>
</par>
<par>
<line> equipamento a* *estor; posteriormente, um integ*ante d* d*partamento verificava </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *isponibilid*de do equipamento solicitado, preenchia o f*rmulário d* *mpréstimo e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*qu**ava. </line>
</par>
<par>
<line> Outros aspec*os a serem cons*d*ra*os **e i*ustr*vam * ine*icácia </line>
<line> *o sis**ma e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> torn*v*m u*trapassado er* a f*cil*dade com que e*a possível realizar muda*ças no siste*a, </line>
</par>
<par>
<line> uma v*z que </line>
<line> os docu*e*tos pod*am ser facilmente *u*stituídos ou apagad*s, *ornand* </line>
</par>
<par>
<line> impossív*l um histó*ico c**fiá*el * res*e**o dos empréstimos *e equipamentos já *ealizados. </line>
</par>
<par>
<line> O s*stema t*mbém não er* *apaz </line>
<line> de fornecer informaç*es a r*spei*o dos e*uipa*entos que </line>
</par>
<par>
<line> estavam d*s*oníveis na se**. Não fornec*a i*formação a re*pei*o *o qu** próxi*o estava </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> vencimento dos laudos *e calibração *os equ*p*m*ntos; não conseg*ia i**or*ar </line>
<line> por qual </line>
</par>
<par>
<line> período o funcionári* pretendia fazer *so desse equipa**nto; nã* permitia qu* o f*ncionário </line>
</par>
<par>
<line> ace*sass* o laudo *e </line>
<line> calibração em c*mp*; </line>
<line> e era preciso p*ocur** em m*io a </line>
<line> vári*s </line>
</par>
<par>
<line> formulá*ios c** que* se encontrava c*da equipament*. </line>
<line> *endo em vis*a os pontos referidos acima, fo* decid*da * real*zação da im*lem*ntação </line>
<line> de mé*odos e ferra*entas da qualidad* que foss*m capa*es ** fornecer uma vis*o s**têmi*a </line>
<line> do processo e **s principais *ontos a serem trabalh*dos. As*im se deu *nício ao cic*o PDCA e </line>
</par>
<par>
<line> su*s respect*vas etapas. P*ra da* in*cio à *tapa Pl*n (pl**eja*) </line>
<line> d* ci*lo PDCA, </line>
<line> fo* </line>
</par>
<par>
<line> det*rminado que o *bjetivo consistia em encontrar uma prop*sta d* melhoria para o processo </line>
</par>
<par>
<line> de ge*tão *** equipamento* de medição. Inicialmente, para a coleta </line>
<line> dos dados, </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> determi*ado que seri* util*zada * f*rr*menta brainst*rming. Para *elhor** resul*ados, </line>
</par>
<par>
<line> d*cidi*-se </line>
<line> que a ferramenta seria a*lica*a juntam**te a um grupo </line>
<line> formado p*lo ge*tor do </line>
</par>
<par>
<line> depa*ta*ento responsável pel* gestão dos eq*ipa*ento* de medição, bem com* p*los demais </line>
</par>
<par>
<line> membros do *epar*amento que a*xiliam diret**ente no processo de gestão * </line>
<line> *écn*cos que </line>
</par>
<par>
<line> uti*iza* </line>
<line> os equip*mentos no d*senvolviment* d*s ativi*ad*s </line>
<line> diárias em ca*po, t*ta*i*an*o </line>
</par>
<par>
<line> sete </line>
<line> func*onários. O* co*abo*adore* fo*a* instruídos a se apresentarem em uma </line>
<line> s*la </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> reu*i*es para que fosse *ossível r*alizar * levantamento inicial de hipóteses a respei*o dos </line>
<line> problemas exi*tentes no modelo d* gestão ado*a*o at* o *omento pela emp**sa. N* ap*ica*ão </line>
</par>
<par>
<line> da ferrame*ta, f*i utili**da </line>
<line> um a </line>
<line> c**e*a quadro e </line>
<line> branco </line>
<line> e </line>
<line> os demais participantes foram </line>
</par>
<par>
<line> fal**do quais se*iam o* maiore* problemas do s*stema atu*l, s*gun** </line>
<line> a visão i*dividua*. *s </line>
</par>
<par>
<line> hipóteses levantadas fora*: empréstimo de equ*pamentos aos fins de *ema*a; *ão exist*ncia </line>
<line> de um responsável direto **l*s equi*amen**s; alguns e*uipa*entos só possue* **a u*idade; </line>
<line> q*al*uer fu*cionário pode *olic**ar o empr*stimo de um equ*pam**to; f*n*ion*rios saem de </line>
</par>
<par>
<line> férias não devolvem e </line>
<line> *s eq*ip*me*tos; não * *o**í*el transferir a r*sponsabilidade </line>
<line> *o*** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Ter*sina PI, *. 21, n. 5, art. 8, p. 150-164, m*i. 2024 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. G. Emílio, C. F. Polt*onieri </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> equipame*to; equipamento* v*nc*dos em campo; s*la não comporta os *quipamento*; </line>
<line> formu*ários des**ualizados; e nã* h* info*maç*es sobre es**q*e. </line>
<line> Com as info*mações sep*rad*s, *oi *ecidido f**er a uti*ização d* ma*riz GUT </line>
<line> (Gravi*ade, Urgê*cia * Ten*ência) pa*a que fosse possível real*zar a prior*zação dos </line>
<line> pro*le*as de fo*ma a identific*r dent*e eles *ua* ne*essit*va de ate**ão imedi*ta, conforme </line>
<line> *xpostos na Tabela 1 abai*o: </line>
<line> T*bela 1 - Ma*riz GU* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *uto*as </line>
<line> Poster*orm*nte, foi dec*did* que o *r*ces*o **ce*sita*a ** atu*lizações **e u* </line>
</par>
<par>
<line> sistema baseado em f*r*ulários **sicos *ão </line>
<line> pod**ia abranger, sendo de*inido que o *elhor </line>
</par>
<par>
<line> cami*ho para a melhor*a se**a o desenvolvimento e implementaçã* de ** sistema digita* que </line>
<line> fo*se capaz *e resolver o* problemas mais graves re**c*onados à g*stão dos equi*amentos. A </line>
</par>
<par>
<line> part*r dess* ponto, fez-se necessá*ia a est*u*ura*ão dos passos para formu*açã* </line>
<line> do pl*no de </line>
</par>
<par>
<line> açã* que p*ssi*ilit*ria a implantaçã* da melhoria no *epar*amento. Sendo *s*im, f*i definido </line>
<line> qu* as *rincipais etap*s do pl**o ** resumiam no desenv*lvimento do progr*ma ju*tame*te </line>
<line> com a coleta de infor*açõe* sobre os equipamentos *ue nele estariam *o*tidas, na li*era*ão </line>
</par>
<par>
<line> de u* a </line>
<line> ve*são beta *ara a real*zação de testes e p*sterior validação do si*tema, * </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> realização de *reinamentos para os *esponsávei* p*la gest*o e us*ários da *ersão *eta. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. *1, n. 5, art. 8, *. 150-164, mai. 2024 ww*4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Melhor*a na Gestão de E**ipamentos de Medi*ão em uma Empresa do Set*r de E*erg*a Elétrica </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> Após a formulação do plano de </line>
<line> ação, foi necessária a i*dicaçã* de aspec*o* </line>
</par>
<par>
<line> necessários para o anda*en*o do pro*eto, com* a defi*i*ão dos r**ponsáveis e d*ração </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *t*pas prev*amente defini*as no planejamento. Des** mo*o, n* Quadro 1 é poss**el ver a </line>
<line> defini*ão das e*apa* que for*m realizadas por intermé*io d* ferr*m*nta 5*1*. Co* intuito </line>
</par>
<par>
<line> de pres*rvar a identidade dos fun**on*rios </line>
<line> que </line>
<line> i*tegra* a em*resa, foi decid*do pel* não </line>
</par>
<par>
<line> exp*siç*o dos *omes, caract*ri*ando-os co*o c*laborad*res 1, 2, 3 e *. </line>
<line> Quadr* 1 - 5W*H </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Auto*as </line>
</par>
<par>
<line> A*ós re*l*zado o 5W1H, as ações </line>
<line> nele descri*as foram </line>
<line> colocadas em *rát*ca, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tem*o em que se deu o desenvolvi*en*o do programa pelo col*borador </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> departa*ento responsável *e*a gestão; outr*s c*laboradores *eu*iram as infor*a*õe* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*p**to *e todos *s equ*pamentos </line>
<line> que se encontravam e* ca*po e na sed* e </line>
<line> e*sas </line>
</par>
<par>
<line> informações fo*** u**das p*r* consti*ui* o banc* de da*os que alimen**u o *ro**am*. Com a </line>
</par>
<par>
<line> fase de d*senv*lv*mento *o sistema e coleta </line>
<line> de *ados comp*eta, </line>
<line> chegou ao f*m a primeira </line>
</par>
<par>
<line> etapa *o ciclo P*CA. </line>
</par>
<par>
<line> A*tes *esmo de se dar início à segunda etapa do *iclo PDCA, foram </line>
<line> encontrados </line>
</par>
<par>
<line> alg*ns im*e*imentos que *ificul*aram o *eu in*cio. Primei**mente, houve resistên*ia </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, v. 21, n. 5, art. 8, p. 150-164, *ai. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. G. E*í*i*, C. F. Poltron*eri </line>
<line> *60 </line>
</par>
<par>
<line> pa*te da empres* de TI cont*a*ada, que não queria *ornecer ao de*artam*nto o acesso ao </line>
</par>
<par>
<line> s*rvido* </line>
<line> da *m*re*a, qu* *r* *e vital importâ*cia visto que ta* acesso *ra neces*á**o para </line>
</par>
<par>
<line> realizar a hospeda*em do sistema. Assim, foi p*eciso * in*ervenção da diretoria da </line>
<line> empresa </line>
</par>
<par>
<line> para que o problema foss* r*solvido e *e pa*sas*e para * p*óx*ma etap*. </line>
</par>
<par>
<line> A segunda etapa do ciclo *DCA *onsi**iu em reali*ar a l*ber*ção *e uma versão be*a </line>
</par>
<par>
<line> do sistema para um* r*dada de testes. Com base na fr*quência </line>
<line> de u*o dos equ*p**entos, </line>
</par>
<par>
<line> *oram *scolhidos três col*bora**res </line>
<line> para ***em os usuári*s, es*ipulando-se *ue o teste teria </line>
</par>
<par>
<line> dur*ção de um mês. Esse período *isou reunir inform*ç*es sobre </line>
<line> eventuais probl*mas de </line>
</par>
<par>
<line> usabilid*de do *ist*ma, assi* como receber fe*dback sobre a necessidade ** c*s*o*izações. </line>
<line> O co*abor***r 1, re*ponsáve* por des*nvolv*r o si*tema, *o*nec*u tr*inamento para os </line>
<line> demais integrant** do departamento para que **ses fossem capazes de inserir informações </line>
<line> sobre os equipa*e*tos *u corrigir eventuais erros de *nformação. O *rein*mento *ev* *ambém </line>
<line> a *ntenção *e fo*nec*r capacita*ão *ara que eles fo**em capazes de fo*necer treinamento aos </line>
<line> demais us*ários do s*stema com relação ao us*. Post*r***mente, foi realizad* o treina*ento </line>
<line> dos *suários b*ta*, assim co*o pla*ejado anterior*ente. </line>
</par>
<par>
<line> Na terceira etapa d* ciclo *DCA, que *on*is*ia </line>
<line> em c*ecar * andam*nto da </line>
</par>
<par>
<line> implement*ção do sist*m*, </line>
<line> foi observado </line>
<line> que a**s treinamento dos usuários beta, um do* * </line>
</par>
<par>
<line> col*boradores *on**derou desnec*ssária * *udança do sistema, conside*a**o-o um cont*ole </line>
<line> exces*ivo. Para es*e *olaborador, o sistema anterior seria s*ficiente. A partir dessa s*tuaç*o, </line>
<line> foi pos***el no*ar que, para se conseguir dado* tangí*eis no período de teste, seria necess*rio </line>
</par>
<par>
<line> esclarecer para </line>
<line> o* colabor**ores o porquê da muda*ça </line>
<line> de siste*a, e*pondo situações </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sistema anterio* n** previa. A*sim foi *e**nvo*vido e real*zado *m novo treinamento no qual </line>
</par>
<par>
<line> fo*am reuni*as * </line>
<line> *xp*stas a* dificuldades encontradas t*nto pelos r**po*sáveis p*la gestão </line>
</par>
<par>
<line> quan*o por o*tr*s colabor*d*res, de for*a * c*nseguir o a*oio dos usuários betas. </line>
<line> **ran*e o período da rodada de t*st*s, foram ide**i*ica**s *lgun* pon*os de m*l*oria </line>
<line> do sistema. Inicia*mente, por s* tra*a* de um sist*ma gr*tuito, esses *istema só * capaz de ser </line>
</par>
<par>
<line> *ce*sado quando </line>
<line> existe a conexã* de </line>
<line> inter**t, o que se mostr*u *m problema, uma vez que </line>
</par>
<par>
<line> d*versas s**estações não po*suem cobertura. Também foi observa*a uma maio* neces**dade </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> a*enção </line>
<line> a*s usu*r**s beta </line>
<line> durante os *rime*ros *ez d*as, tempo nec*s*á*io para ocorrer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ad*ptaçã* *o *so do novo sistema. Da ótica administrativa os funci*nários enc*rre*ados pela </line>
</par>
<par>
<line> gestã* d*s </line>
<line> eq**pa*e*tos en*ontraram </line>
<line> dificuldade em g*rir dois sistemas ao mesmo temp*, </line>
</par>
<par>
<line> dado q*e essa ati*i**d* co*f*g*ra em somente uma verten** de s*as atr*buições. </line>
</par>
<par>
<line> *m contrapa*tida, ho*ve gan*os advindos da </line>
<line> *doção do </line>
<line> novo sistema. Os </line>
<line> f*edbacks </line>
</par>
<par>
<line> *om rel*ção à interface si*plificada ad*tada f*r*m posi*ivo*, **m os usuários </line>
<line> b*tas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 21, *. 5, art. 8, p. 150-164, mai. 20*4 www4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Melhoria *a Gestão de Equipamento* de M*dição em uma E*pres* do Setor d* En*rg*a E*étrica </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> considerando o s*stema d* fácil uso. T*mbém foi *bservado qu* não houve vi*gens </line>
<line> desnecessárias à *ede por parte do* usuá*ios beta pa*a verificaçã* de est*que d* equipamen**s </line>
</par>
<par>
<line> disp*níveis. Dur*nte o per*od* *o teste, *ão houve *otificaç*es relacionada* *o uso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> equipamento* *encidos em campo, dado que o siste*a </line>
<line> emi*ia um co*unicado *uando d* </line>
</par>
<par>
<line> ap**ximaç*o do vencimen*o. * us* do **stema tornou possíve* pa*a a gerên*ia reali*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> progr*mação dos *estes que seriam desenvolvidos por esses *rofissi**ais junto ao clien*e, </line>
<line> d*do que era p*ssível s*ber qua*do os *quipamentos ne*ess**ios e*tar*am *ispo**veis. No </line>
<line> Quadro 2 é poss**el visualizar essas mu*anças. </line>
<line> Qua*ro 2 - A**aliz*ções do **ste*a </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoras </line>
<line> O sistema e**á passando por um *erí*do d* rep*ogramação para corrigir erros </line>
<line> ocor*idos quand* *stava termi*ando o **rí*do ** *estes. Houv* um p*oblema com a empres* </line>
</par>
<par>
<line> c*ntratada </line>
<line> para </line>
<line> forne**r a h*sped**em do s*rvidor *e*al da empresa, instabilidad* *ue </line>
</par>
<par>
<line> c*rrompeu alguns arquivos e sites, de**re *le* se enc*ntra*a * no** sistema d* ge*tão </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> equi*am*ntos. A emp*e*a de TI *ão ha*ia realizado o **ckup das ú*timas atua*izações fe*tas </line>
<line> no sistem*, o que ac*rretou perda d* cu*tom*zações de uso adiciona*a ao sistema, **sim como </line>
<line> de dad** *e empréstimo dos eq*ipament*s no período de **ste. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*r*s*na PI, v. 2*, n. *, art. 8, p. 1*0-*64, mai. *024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. G. Emí*io, C. F. Poltron*eri </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> Em face dos acontecime*tos, foi determinado que, *pó* o sistema voltar às </line>
<line> f*ncional**ades **rmais, será da*o início a *m no*o perío*o de testes, co* um g*upo m**o* </line>
</par>
<par>
<line> de usuár*os b*tas, p*ra validar as a*terações </line>
<line> feitas com base nos *eed*acks *ecebid*s. Em </line>
</par>
<par>
<line> seguida, ser* implemen*ada a </line>
<line> ú*tima etapa *o ciclo PDC*, *nd* o*orre*á o treina*e*to d*s </line>
</par>
<par>
<line> dem*is colab*r*dores *ue f*zem uso dos equipament*s nas ati*idades, para que sej* possível </line>
<line> *e*lizar a substitu**ão p*r co*pleto do an*igo *istem* de gestão para o n*vo sistema proposto. </line>
</par>
<par>
<line> Também ser* realizado um trei*amento para esclarecer o funcionamento do siste*a par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diret*ria e departa*en*o de SESMT da empres*, dado q*e é necessário o apoio d* *mbas *s </line>
</par>
<par>
<line> partes para re*lizar padroni*a*ão a </line>
<line> das *tapas </line>
<line> que consist*m o n*vo sistema de gest*o em </line>
</par>
<par>
<line> uma *tualização do PO (Procedimento Ope*acional) que </line>
<line> d***reve os pr*ced*mentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*trole dos equipamen*o* *e mediç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A emp**sa prete*de adquir*r uma **ual*zação do s*rv**or, dado que o atual não *ossu* </line>
</par>
<par>
<line> a capacidade necessá*ia para h*spedar </line>
<line> *s at*vidades da empresa; c** es*a atualização </line>
<line> seria </line>
</par>
<par>
<line> possível ser feita a hospedagem do sistema d* forma que o ace*so </line>
<line> em modo off-line se </line>
</par>
<par>
<line> to*naria uma o*ção e os dados al*era*os *elo usuário *eriam </line>
<line> sincronizados com o sistema </line>
</par>
<par>
<line> assim que o c*lular entrasse em contato com a red* *ovamente. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CON**USÕ** </line>
</par>
<par>
<line> O s*tor elé*rico brasileiro *nt*rior**nt* constituí*o de empr**as qu* exe*c*a* </line>
<line> mon*pó*io deu *ug*r * um nov* mercado caracterizado pelos alt*s níveis de c*mpetit*vidade. </line>
<line> A ins*rção de em*resas do setor privado acarr*to* em um aumento d* mer*ado, *m* ve* *ue </line>
</par>
<par>
<line> estas </line>
<line> *ua*do conseg*em a con*essão nã* possuem inte*esse em d*senvolv*r *odas as </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ades operacion*is, for**cendo, dess* forma, o*ortunidades de crescimen*o *a*a </line>
<line> empre*as presta*oras de serviços, co** a d* prese*te *s*udo. </line>
<line> Durante a pes*ui*a foi p**síve* id*ntific*r a importân*ia q** o fator qualidade *ossui </line>
<line> para qu* a emp*esa **ja de fato co*petitiv* f*en*e ao merc*do; *o *esmo mo*o, é plaus*vel </line>
</par>
<par>
<line> i nt *i r q*e os </line>
<line> equ*pamentos de medição são </line>
<line> fundamen*ais *ara a manut*nção *o n*v*l de </line>
</par>
<par>
<line> qua*i*ad* do se*viço o*ertado pela organização. </line>
<line> Assim, o estudo conseguiu realizar *m *iagnó*tico do p*ocesso de ge*tão dos </line>
<line> e*uipamentos de medição e, a part** desse p*nto, ide*tificar as ***b*emátic*s existente* bem </line>
</par>
<par>
<line> co*o as causas par* a </line>
<line> existên*ia delas e realizar a e*aboração *e *m plano de ação </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> visass* melhorias *ara o *eferido processo. Dentro *o tem*o di*po*ível para sua realização, </line>
</par>
<par>
<line> foi possível que *e </line>
<line> aprese**as*e </line>
<line> uma atualizaçã* do sis*ema para um* versã* d*gital, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 21, n. 5, ar*. 8, p. 15*-164, *ai. 2024 </line>
<line> www4.fs**et.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Me*hori* na *est*o de E*uipamentos de Mediçã* *m uma Empresa do Setor *e Ener*ia El*trica </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> t**uxe ganh*s no* a**ecto* relacion*d*s * *rogra*ação ** ati*ida*es dos técnicos, e *oi </line>
</par>
<par>
<line> viável * realiz*ç*o </line>
<line> de pro*ram*ção para * s*bstituição **s equipam*n*os *ue a*resentavam </line>
</par>
<par>
<line> laudo de calibra*ã* pr*xi*os do v*nciment*, dim*nuição de trajet*s entre s*bestaçã* e a sede </line>
<line> e poss*bili*ad* de rastreio dos e*uipamentos. Esses **nho*, quando o sistema se encontr*r </line>
<line> i**leme*tado por completo, são pas*ive** de serem traduzid*s em ganhos finan*eiros, uma </line>
<line> vez q*e ajudam na *reven*ão de c**tos. </line>
<line> Os dad*s obtidos valid*m a a*oção do si*tem* *igi**l para a empresa em *uestão, *ez </line>
</par>
<par>
<line> q*e dispon*biliz* a*s técni*** *cesso a aparel*os eletr*nico*, p*ssibil**ando o * </line>
<line> acesso </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> sistema, fazendo com que a aplicação possa *ão ser </line>
<line> v*áve* em **t*as organizações qu* n*o </line>
</par>
<par>
<line> dispõem dos mesmos recursos. </line>
</par>
<par>
<line> Como recomendações futuras, é proposta a *náli*e *e *iabili**d* para que *s d*ma*s </line>
<line> *i*temas inte*nos baseados em formulários físicos sejam migra*os para *l*taformas digitais. </line>
</par>
<par>
<line> Reom*nda-se também * cri**ã* de </line>
<line> uma cult*ra o*ganizaciona* *ue te*h* em mente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhor** c*n*ínua *e seus processos, p*r meio *e treinament*s pa*a a gestã* voltad*s para a </line>
<line> imp*rtânci* da gestã* da qualidade e das vantagens e*trat*gicas que ela *o**ece. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
<line> ABRADE*. Energia noss* de cada dia. Brasília. Disp*nív*l em <https://www.ene*.com.*r/p*- </line>
<line> goias/qu*msomos/a201611-*ossos-neg*ci*s.ht*l> Acesso e*: 25 *e S*t. de 2021. </line>
<line> CARVALHO, L. M et *l. Im*lant*ção do m*d*lo de gerenciamento da rot*na no set*r d* uma </line>
<line> c*n*essionária de d*stribuiç*o de energia el*tric*. São Paulo: XXIII SIMP*P, 2016. </line>
<line> ENEL, Dis*onível em <ht*ps://www.e*el.com.br/pt-goias/*uemsom*s/a20*611-noss*s- </line>
<line> n*goci*s.html> Acesso **: *5 de Set. de 20*1. </line>
<line> GIL, A. *. Como el*borar proj*tos de pesquisa. São P*ulo: E* Atla*, *002. </line>
<line> MARTI*ELLI, *. B. Gestão da qualidade to*al. C*ritiba: IE*D*, 2009. </line>
<line> M*TIA*, G. *. An*lise d* variação entre o *a*or orçado e realiz*do par* elaboração de um </line>
</par>
<par>
<line> plano d* </line>
<line> açã* visando r*duzir *usto op*racional d* frota de u*a empresa *e energia o </line>
</par>
<par>
<line> el*trica. </line>
<line> Minas </line>
<line> Gerais, </line>
<line> FEPESMI*, </line>
<line> 2018. </line>
<line> Dis*on*vel </line>
<line> e m: </line>
</par>
<par>
<line> <http://re*ositorio.unis.*du.br/handle/prefix/346> Acesso em: 15 de Março de 20*2. </line>
<line> MATOS, D. G et al. Manutenção *plicada a equipamentos d* sistema elétrico por int*rmédio </line>
<line> de ferr*m*ntas da qual*d**e. Venezuela, Revista E*pacios. V*l. 35 (Nº 2) Ano 2014. P*g. *5. </line>
<line> Di**onível e*: < htt*://www.revi*taespacios.com/a14*35n02/143502*6.h*ml> A**sso *m: </line>
<line> *5 *e ***ço de 2022. </line>
<line> Rev. **A, Tere*i*a PI, v. 21, n. 5, art. 8, *. 150-164, *ai. 20*4 www4.fsan*t.*om.**/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. G. *mílio, C. F. P*l*r*nier* </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> C*mo *efere*ciar es*e Art**o, co*forme ABNT: </line>
<line> EMÍLIO, *. *. G; *OL**ONIERI. C. F. Me*ho*ia n* *es**o de Equipament*s de Medição e* u*a </line>
<line> E*pres* do *eto* de Energia Elét*ica. R*v. FSA, T*r*s*na, *. 21, n. 5, art. 8, p. 1*0-164, mai. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s Au*ores </line>
<line> A. C. G. Emíli* </line>
<line> C. F. Po*tronieri </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análise * in*erpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do rascunh* ou na revisão *rítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *artici*a*ão na aprovação da ve*são final do m*n*scri*o. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, *. *, art. 8, *. 15*-164, mai. 20*4 </line>
<line> w*w4.fs*n*t.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)