<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 10, p. 192-211, *a*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.5.10
</line>
</par><par>
<line>
*ssembleia Legislativa do Piauí * o *étodo Int*rn*ciona*
</line>
<line>
*egislative As**mbly of Piau* and the Inte*nati*n*l Method
</line>
</par><par>
<line>
J*liana Lopes A**gão
</line>
<line>
D*utora em H*stó*ia pel* U*iversi*ade federal do Perna*bu*o
</line>
<line>
Professora da ***versidad* Federal do Piau*
</line>
<line>
Email: jul*anaaragao@u*pi.edu.br
</line>
<line>
Kayo Gab*ie* da Silva Sousa
</line>
<line>
G*aduando e* Ar*uitetur* * Urbani*mo *ela Univers*d**e federa* do Piauí
</line>
<line>
Email: ka*o*abriel@uf*i.edu.br
</line>
<line>
Elit*n Almeida Pereira
</line>
<line>
*rad*ando em Arqui*etu*a e *rban*smo pela U*iv*r*idade fed*ral *o Piauí
</line>
<line>
Email: e*itonalmeidap.2001@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Juliana L*p*s *r*gã*
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsi**de
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Pia*í,
</line>
<line>
*ampu*
</line>
<line>
Universit*rio
</line>
<line>
Edit**-C*efe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
M*n*stro Petr**i* Por*ella - Ini*ga, Teresin* - *I, 64049-
</line>
<line>
R*drigue*
</line>
</par><par>
<line>
550. Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Kayo G*briel da *ilva S*usa
</line>
<line>
Artig* *ecebido e* 08/03/2024. Últi*a ve*s*o
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Fede*a*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piau*,
</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
**ivers*tário
</line>
<line>
recebida em 21/0*/2024. A**ovado em 22/03/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Minist*o Petrôn*o Portella - Ininga, Teresi*a - PI, 64*4*-
</line>
</par><par>
<line>
550. Brasi*.
</line>
<line>
Avaliado *elo *i*tem* Triple Revie*: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Eliton Al*eid* P*reira
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) D*uble Blind *ev**w
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidad*
</line>
<line>
Feder*l
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
Pia*í,
</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
Universi*ári*
</line>
<line>
(avaliação cega *or dois avaliado*e* *a á*ea).
</line>
</par><par>
<line>
Minist*o Petrônio P*rte*la - Ininga, Te*esina - PI, 64*49-
</line>
</par><par>
</page><line>
550. Brasil.
</line>
<line>
Revisão: Gramat*ca*, No*mativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assem*leia L*gis*ativa do Piauí e o Método In*ernaciona*
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente artigo é resultado
</line>
<line>
de um* pesquisa **alizada por uma equipe de disc*n**s
</line>
</par><par>
<line>
g*aduando* *o cu*so *e **quitetur* e Urba*ismo da U*PI. O objeto d* e*tudo so*re o qual
</line>
<line>
serão desenvolv*d*s *s análises é * prédio da Assem*l**a *e**slativa do Pi*uí, localizado na
</line>
</par><par>
<line>
c*da*e
</line>
<line>
de T*resina, c*pital do e*tado do *iauí. O edifício foi inaugurado em 1986, **ós
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
então gover*ador Hugo Napoleão solic*t*r sua con*trução, te*d* c*mo arquiteto principal
</line>
</par><par>
<line>
Acáci* Gil Bors*i. *esse sentido, este es*udo se e*t*utura partir de a
</line>
<line>
uma anál*se p*s-
</line>
</par><par>
<line>
ocupacio*al *o edifício, *evando em c*nta seu* m*te**ais, *s*r**ura e re*est*m**to, t*ndo
</line>
<line>
*o*o obj*tivo *ma revisão *i**oriogr*fica a*ravés d** d*scussões e *nálises desses elemento*.
</line>
<line>
Cabe ressaltar que o foco principa* no objeto de estudo será sua *arte externa, tendo em vista
</line>
</par><par>
<line>
como o* eleme*tos de análise citado* anterior*ent* se enc*i*am na* reflexões
</line>
<line>
do Método
</line>
</par><par>
<line>
In**rna*ional. Para *sso, foi reali*ado um
</line>
<line>
levantamento e fichamento bibl**gráfico de
</line>
<line>
fontes
</line>
</par><par>
<line>
*ecundárias visando * uma mu*ança de panorama e*tre
</line>
<line>
a historiografia tradici*nal e
</line>
</par><par>
<line>
co*tem*orânea que pressupõem *ma nova *nterpreta*ão dos part*dos a*otad*s no ed*fício,
</line>
<line>
mostrando uma no*a perspectiva do Mé*od* Internacion*l aplicado no Brasil * todas as sua*
</line>
<line>
especificida*es.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: Revisão Histori**ráfica. Arqui*etura Brasil*ira. Método Internaci*n*l.
</line>
<line>
Asse*b*eia Legislativa. Mode*nismo.
</line>
<line>
ABS*RAT
</line>
<line>
This article i* the *e**lt of a survey ca*ried o*t by a team *f under*raduate students from *he
</line>
</par><par>
<line>
*F*I Ar*hitectur* and Urbanism cou*se. *he ob*ect of study *o w*ich t*e
</line>
<line>
analyz*s w*ll
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
developed ** the buil**ng of the Legis*a*ive Assemb*y of *ia**, located in the ci*y *f Teresina,
</line>
<line>
capital of the *tate of Piau*. The building *as inaug*rated in 19*6 a*ter *he the* governor
</line>
<line>
Hug* Napol*ão requested its co*stru*ti*n, wi*h Acácio Gil *orsoi a* the m*i* architect. I*
</line>
</par><par>
<line>
t*is *e*se,
</line>
<line>
th*s study is *tructure* from a p*st-occupa*ional analysis of the b*ilding, tak*ng
</line>
</par><par>
<line>
into a*count its materials, st**cture and co*ting, wit* the objective of a
</line>
<line>
historiographic*l
</line>
</par><par>
<line>
review th*ough d**cu*sions and anal*zes of t***e elem*nts. It sh*uld be noted that t*e mai*
</line>
</par><par>
<line>
f*cus on t*e *bj*ct o* stud* w*ll
</line>
<line>
be its external part, consider*ng how the afor**entioned
</line>
</par><par>
<line>
analys*s
</line>
<line>
elements f*t in*o the r**l*ctions of t*e Interna*ional Method. Fo* th*s, a survey and
</line>
</par><par>
<line>
bibliograph*c re*ord of s*condary sou*ces was
</line>
<line>
car**ed out a*ming at a *hange *f scenery
</line>
</par><par>
<line>
between traditional *nd con**mporary his*oriog*a*** t*a* pres*p*ose a n*w interpret*tio* of
</line>
</par><par>
<line>
**e parties
</line>
<line>
a*opted in
</line>
<line>
the building, showing a *ew *er*pective of the Internationa* Method
</line>
</par><par>
<line>
appl*ed in Brazil and all it* s*ec*fic*ties.
</line>
<line>
Keywo*ds: *ist*r**graphic Revie*. B*azilian Architectu*e. International Met*od. *e*islati*e
</line>
<line>
As*embly. Mod**ni*m.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*i*a PI, v. 21, n. 5, art. 10, p. 1*2-21*, ***. *024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Aragão, K. G. S. Sousa, E. A. Pereira
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO**ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Uma car**t*rístic* singula* da *rqu*t**ura mo*e*na bras**eira é a sua *riginalidade de
</line>
<line>
solu*ões constr**iv*s *em q*e se perca a essênc*a da nova a*quit*tura. Essa ma**a, sem
</line>
</par><par>
<line>
dúvida*, é fruto de gr*ndes nomes *a ar*ui*e*ur* brasileira inf**e*ciados por Lúc*o **sta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
su*s asp*raç*es por L* Corb**i*r e grande m**urida** ao se fazer uma sínte*e da nov*
</line>
</par><par>
<line>
ar*uitetura *untamente com e*ementos
</line>
<line>
da *radição loc*l. *es*a fo*ma, a prod*ção
</line>
</par><par>
<line>
a*quitetônica **d**na naci*nal terá
</line>
<line>
uma flexi*iliza*ão q*anto aos se*s prin*í*io* *e Est*lo
</line>
</par><par>
<line>
Internacional.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e ce*ário brasilei*o, *ara *s pes**isas e estu*os atu**s, não * *ertinen*e *nq*a*rar
</line>
</par><par>
<line>
tais projetos co*o fruto
</line>
<line>
de um esti** o*todo*o p*opa*ad* e incorpora*o p*r v*rios p*íse*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*poca,
</line>
<line>
mas *im criar um* per*pectiva que, ainda dentro
</line>
<line>
do movimento moderno, *udes*e
</line>
</par><par>
<line>
melhor descrever essa aute*ticidade. Assim, é pert*nente
</line>
<line>
concluir que a p*odução
</line>
</par><par>
<line>
a*quitetônica naci*na*, *esse re*o*te
</line>
<line>
tem*oral, já *e enquad*a
</line>
<line>
n*s *o*tula*os do Mét*do
</line>
</par><par>
<line>
I*t*rnac*onal. Esse Método *ncontra nas so*uçõe* *orma** e *sté**cas
</line>
<line>
uma *e*nterpr*tação
</line>
</par><par>
<line>
adequada a* te*rit*ri* bras*le*ro em função da geografia, aspect*s cl**á*icos, culturais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*cioeconô**cos que diferem
</line>
<line>
m*ito dos dema*s locais onde a a**uitetu*a m*d*rna
</line>
<line>
s*
</line>
</par><par>
<line>
consol*da *a *ntegra.
</line>
</par><par>
<line>
* projeto foi desen*olvido **incipa**ente
</line>
<line>
*or Borsoi, c*n*ando
</line>
<line>
ain*a com
</line>
</par><par>
<line>
parti*ipações d* Ja*ete Costa, *arco A. Gi* Bors*i, *o*a Arouch*, S. Lacerda e *etân*a
</line>
</par><par>
<line>
Sampaio, tendo sido construí*o em 1985. Em s*ma, * arq*ite*o procura *azer c*m que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
paisagem tenha um prolongamento n* e*ificação, tra*amento caracter*stico ** sua p*odução.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, es*e es*udo te* *omo objetivo uma r*vis*o histo**ográfica, co* base em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
n*vo panorama, en*e*dendo como s*us e*e**ntos con*trutivos, em
</line>
<line>
espec*al os
</line>
<line>
de ord*m
</line>
</par><par>
<line>
ext*rn*, se c*nfiguram nos *rec**tos *o Método Intern*cional. * eixo *e anál*s* *erá a forma
</line>
<line>
como o arquiteto enfrentou o pro*rama, tal c*mo suas e*colh*s de mater*a*ida*e, tendo em
</line>
</par><par>
<line>
*i s t a
</line>
<line>
as *on*içõe* *ré-a*bientais, qu*, como *oi **tado a*t*riorment*, sã* enquadradas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
produção das primeiras geraç**s *o moderni*m* bras*leiro.
</line>
<line>
2 REFERENCIA* TEÓRICO
</line>
<line>
Como *efer*n*ial **ó*ico, foi utiliza** a p*odução de **n*an*r (*epois do *ovi*e*to
</line>
<line>
m*dern*: arquite*ura da *egunda metade do sécu*o XX, 2001) na qua* o autor a*irma que uma
</line>
</par><par>
<line>
d*s marcas
</line>
<line>
d* terceir* geraçã* *e arquitetos do *ovi*ento moder*o, entre 1945-1950, *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ass**blei* Leg*sla*iva do Piauí e o Método Intern*ciona*
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
mudança de um paradigma na esfer* for*al *as p*odu*ões arqu*tetônicas a part** de en***. A
</line>
</par><par>
<line>
estét*ca da máquina **m s*u exclusivi*mo
</line>
<line>
de formas *redominantes n*sse estilo entr* em
</line>
</par><par>
<line>
crise e d* aber*ura ao context* da nature*a e d* vernáculo. A *rquitetur* mais popular
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*adicion*l re*oma como fonte de ins*iração *ss* *er*ção.
</line>
</par><par>
<line>
A or*od*xia do Estilo *ode*no em âmbito intern**ional
</line>
<line>
não era mais vi*ta *omo
</line>
</par><par>
<line>
unanimidade. Isso po*que ne* sempre a*ue*e modelo único *on*eguiria ser replicado com
</line>
</par><par>
<line>
toda s*a qual*dad* e *fici**cia em *u*lq*er
</line>
<line>
contexto. **nto a essa compreensã*, o
</line>
<line>
p*ríodo
</line>
</par><par>
<line>
pós-guerra é mar*a*o pelo predomínio da t**n*l*gia e reno**ção ar*uitetônica am*ar*da por
</line>
<line>
as*irações ca*a vez *ais sociológicas, ainda de acordo com Montaner. Neste mo*en*o, urg*
</line>
<line>
a nece*s*dade de u* ma*or aprofundament* das nua**es culturais e hi*t*ricas, *m um estudo
</line>
</par><par>
<line>
ma*s reflexiv*
</line>
<line>
das co*dições p*é-ambientais dos d*fer*n*es *ugares e mom*n*os de uma
</line>
</par><par>
<line>
*ação. Assim, as constru*ões modernas
</line>
<line>
não mais re*li*ara*
</line>
<line>
um *odelo únic*
</line>
<line>
ortodoxo
</line>
</par><par>
<line>
*acio*al e lógico e
</line>
<line>
se voltar*m pa*a as característic*s v*rnacular*s
</line>
<line>
e *radicionais da
</line>
</par><par>
<line>
arquitetu*a loca* que até então eram colocadas em prá*ica.
</line>
<line>
Frampton, e* H*st*ria Crítica da Ar*ui*etura Mod*rn* (1997), traz essa *iscu**ã* *o
</line>
<line>
propor um questionamento *ue pode ter ocor*ido aos arquitetos da época. Pro*õe *ue o anti*o
</line>
</par><par>
<line>
passado cultural não
</line>
<line>
deva ser d*scarta*o pa*a confi**rar *novação. *a*a ele, ho*ve
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
pa*adoxo que e*frenta*a *s s*gui*tes antíteses: se
</line>
<line>
*propriar
</line>
<line>
das in*vações científicas,
</line>
</par><par>
<line>
técni*a* e po*íticas *ode*nist*s e prese*var baga*e* e influência cultural de a
</line>
<line>
um pov*,
</line>
</par><par>
<line>
co*c*lia*do assim os dois
</line>
<line>
*aminhos,
</line>
<line>
até
</line>
<line>
e*tã*, a*ta*ôni*os.
</line>
<line>
C**cl*i então, o a*tor, *
</line>
</par><par>
<line>
importância de
</line>
<line>
est*dos mais aprofundados d* *egionali*mo Crítico, no i*tui** *e
</line>
</par><par>
<line>
compre*nd*r melhor as "escolas" *egiona*s, a
</line>
<line>
forma co*o ab*orv*ra* a chega*a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
m*dernismo e o modo c*mo adaptaram suas té*nicas c*nstru*ivas e elementos esté*icos para
</line>
<line>
sua devida realida*e, configu*ando um método com*letamente no*o, qu* mai* tar*e floresce*
</line>
<line>
*o que Montaner *hamou de Método Interna*ional.
</line>
<line>
3 MET**OLO*IA
</line>
<line>
Como m*todologia, *st*o análi*e de cam*o com levantamento f*tográfico do ed*fício,
</line>
</par><par>
<line>
* f** de *jud*r a co**reender o partid* arq**tetônico,
</line>
<line>
juntamente a uma pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
b*bliográfica, visan*o compreend*r o context* social, cultu*a*, político * arqu**etôni*o *a
</line>
<line>
époc*, questões técnicas expl*n*d** **lo pr*prio Borsoi, entend*ndo a re*aç*o do projeto com
</line>
</par><par>
<line>
seu *ntor*o. *udo isso sob a perspectiv*
</line>
<line>
da* caracte*ís**cas *ré- ambientais que resul*aram
</line>
</par><par>
<line>
*e*se marco da arquitetu*a do Pi*uí.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* P*, v. 2*, *. 5, art. *0, p. 1*2-211, mai. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. L. Ar*gão, K. G. S. Sousa, *. A. Pere*ra
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULT**OS * DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
4.1 C*ntextualizaçã* do objeto
</line>
</par><par>
<line>
A Assembleia Legi*lati**, objeto de estudo, localiza-se *a *ida*e de Te*esina, capital
</line>
<line>
do Piauí. D* acordo co* uma prévia do Censo **mográfico *e 2022 (IBGE), em dezembro
</line>
</par><par>
<line>
de 2022, Teresi*a havia
</line>
<line>
atingido a marca de *68.523
</line>
<line>
habitantes. No mom*nto de sua
</line>
</par><par>
<line>
construção, e*istia* apenas o préd*o *o ***bun*l de *ustiça e * Centro de Convenções, tendo
</line>
<line>
a vegetação nativa pr*do*inante ao seu entorno. A*ua*mente a região em que está loc**izada a
</line>
<line>
****m*leia L*g*sla*iva é um dos po**os âncora *a capit*l piaui*ns*.
</line>
<line>
Com relação ao *erreno em que está local*zado, a *op*grafia é bastant* íngreme, *o*
</line>
<line>
cerca *e 10m de desníve*s. Sua área construída é de 18.152,80 m 2, a*roxi*adam*nte 50% *a
</line>
<line>
ár*a total do te*reno. Bas*ca*ente é composto por t*ês espaços, sendo uma praç* (Edg**
</line>
<line>
Nogueira) e d*is b*ocos.
</line>
<line>
*oi *e*i*ida, *e*odologicame*te, a construç** de um q*adr* * partir da ob*ervação i*
</line>
<line>
loco dos elemen*os que c*nstit*em o edifício e sua experiên*i* *orporal, a*inal, c*mo afirm*
</line>
<line>
Carl*s (*007), o espaço só é passível de s*r v***do, ocupado e compree*dido através do
</line>
<line>
corp*. O *uadro es*ruturo*-se da s*g**nt* forma:
</line>
</par><par>
<line>
El*mentos
</line>
<line>
*strutura
</line>
<line>
Mat*rial***de
</line>
</par><par>
<line>
Fach*das Brises vertica*s,
</line>
<line>
Pilare* de concreto
</line>
<line>
Con*reto a*a**nte,
</line>
</par><par>
<line>
Abóbadas, Cor*a-sol,
</line>
<line>
a*m*do em chapa,
</line>
<line>
tijo*o cerâm*co.
</line>
</par><par>
<line>
Varand*s, repetição
</line>
<line>
cober*ura
</line>
</par><par>
<line>
e ritmo.
</line>
<line>
abobadada.
</line>
</par><par>
<line>
Passa*elas Brises Verticais,
</line>
<line>
Pila*es de concreto
</line>
<line>
C*ncreto *parent*,
</line>
</par><par>
<line>
Gua*da corpo de
</line>
<line>
arm*do em *h*pa,
</line>
<line>
metal, *ijolo
</line>
</par><par>
<line>
metal, corta-sol,
</line>
<line>
*a*e de con*reto.
</line>
<line>
*er*mico
</line>
</par><par>
<line>
horizontal*dade,
</line>
</par><par>
<line>
repetição e ri*mo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, *. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. *024
</line>
<line>
www4.*sane*.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ass*mbl*ia Legislativa do Piau* e * Mé*odo Inter*acio*al
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
*cessos Brises verticais,
</line>
<line>
*on*reto armado,
</line>
<line>
*o*cret* aparen*e,
</line>
</par><par>
<line>
e*qua*rias de vidro,
</line>
<line>
Alven*ria de tijolo
</line>
<line>
tijo*o cerâmico,
</line>
</par><par>
<line>
pra*a cívica, passeio
</line>
<line>
*erâmico.
</line>
<line>
vidro, *r*ma, pedra
</line>
</par><par>
<line>
aberto * em grande
</line>
<line>
po*tug*esa.
</line>
</par><par>
<line>
escala * espe**o
</line>
</par><par>
<line>
d\água.
</line>
</par><par>
<line>
Cobertura Abóbad* com
</line>
<line>
Abóbad*
</line>
<line>
Tijol* *erâm*co.
</line>
</par><par>
<line>
grandes bei*ais,
</line>
<line>
autoporta*te em
</line>
</par><par>
<line>
aberturas
</line>
<line>
Tijolo armado.
</line>
</par><par>
<line>
hor*zontais, curvas
</line>
</par><par>
<line>
*inuosas e
</line>
</par><par>
<line>
expressivas.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Análise dos element** for**is e materiais
</line>
<line>
Para aux*li** na re*eitura da obra, será utilizado como comparação o prédio da
</line>
<line>
Assemblei* Na*i*nal *o Kuwait, de Jør* U*zon. Esse a*qui*eto compunha o grupo de
</line>
<line>
profissio*ais representantes da tercei*a gera*ã* m*dernista, f*rm*da por arquitetos n*scidos
</line>
</par><par>
<line>
entr* *907 e 192*, c*m obras des*acad** entre
</line>
<line>
1945-1950. As ob*a* de Utzon se destacam
</line>
</par><par>
<line>
porq*e, se*undo Montaner (1988), consid*ram a *uestão *a preex*stência ambiental, ou seja,
</line>
<line>
construções que se integram no contexto es*acial e topográfic* urbano. *ss*m, dent*o **
</line>
</par><par>
<line>
co*tex*o do modernismo,
</line>
<line>
houve um abandono *os pa*rões no par*dig*a d* m*quina,
</line>
</par><par>
<line>
voltando atenções par* a ar*u*te*ura v**na*ular reinter*reta**o seus v*lores, o q*e s* faz
</line>
<line>
im*ortante conhecer na te*t**iva de estabelec*r um* nova leitu*a do objeto de estudo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*re*ina PI, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-*11, mai. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. L. Aragão, K. G. S. Sou*a, E. A. P*reira
</line>
<line>
*98
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 1 - Assemb**ia Nacio*al d* Kuwait
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*chdaily¹.
</line>
<line>
Figur* 2 - Assembleia *egisla*iva do Pi**í
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Au*oral
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Brise-Pilar
</line>
</par><par>
</page><line>
O *rime*ro *o*to de *ná*ise será o brise-pi*ar de co**reto *tiliza** por Borsoi, que
</line>
<line>
i*co*por* gr*nde e*pre*siv*dade nas f*cha*as. O arquiteto *oma *artido de uma f*nd*ção
</line>
<line>
estrutural *ue já exis*ia nessa área *a*a uma outra obr*, mas que não chegou a *er fin*lizada.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. 5, art. 10, p. **2-211, ma*. 2024 **w4.fsanet.c*m.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Asse*bleia Legi*lat*va d* Piauí e o Método Inte*n*cio*al
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
A mon*me*tal*dade alcan*ada *elo ar**iteto *m suas obras *úblic*s, seg*n**
</line>
<line>
Monteiro e Morei** (*011), b*seia-se no* *rincípios *lássicos expostos *or Vit*úv*o, *entre
</line>
<line>
e*e* *stão: orde*, harmonia, *uritmia, de*oro e economia. Borsoi enfati*ava qu* "o ritual e *
</line>
<line>
*espei*o n*cessários a um edif*cio p*blic* somente os ar*ui*etos do passado sa*iam fazer"
</line>
<line>
(Monteir*, *013). A ordem obtida é *epresen*ada pe*o emprego *os brises solei* nas fachadas,
</line>
</par><par>
<line>
co** nos mostra a fi*ura 2. *r**ess* s*m**han*e ta***m observado é
</line>
<line>
na o*ra de Utzon
</line>
</par><par>
<line>
(Figura 1), com s**s pilares finos * altos config*rando um a* de gran*eza à estrut*ra que mais
</line>
<line>
tarde também s*rviria de com**sição e discurso polít*co. Além disso, uma das cara*ter**ticas
</line>
<line>
i*erentes ao arquitet* era a utilização da mate*ialidade local * sua* técnic*s. Borsoi dispõe *s
</line>
<line>
**andes brise* de concreto pelo edif*cio, explorando sua materialidade através da ver*a*e
</line>
<line>
material com i*tenções de im**n*nc*a à ob**. Isso transcende o asp*ct* formal, uma vez que
</line>
<line>
se enten*e que *xistem mais *uestõe* t*cnicas e ambientais que irão n*rt*ar o partido q*e,
</line>
</par><par>
<line>
d*n*ro de um ró*ulo limítrof* *e uma
</line>
<line>
a**u*tetura exclu*ivista do Estilo Interna*i*nal, *ão
</line>
</par><par>
<line>
ser** possível.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Mindlin (200*), doi* ponto* infl*encia**m * desenvolvimento da
</line>
<line>
arquitetura mode*n*sta brasi*eira: a* p*squisas *o*re a insol*ção das fach*das e os pr*blemas
</line>
<line>
té*micos e de ofuscação c*usa*** *ela radi*ção excessiv* nas *ac*adas e as técnicas
</line>
<line>
ava*çadas ** uso do concreto armado nas ed*ficações.
</line>
<line>
Figura 3 - Destaq** dos bri*es da As**m*l*ia Legislati*a do Piau*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *u*or*l.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te**sina PI, v. 21, n. 5, ar*. 10, *. 192-211, m*i. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Aragã*, K. *. S. S*usa, E. A. Pereira
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 4 - Dest*que dos pilar** da Asse*bleia Na***nal do Kuwait.
</line>
</par><par>
<line>
*o**e: Ar**dai*y¹.
</line>
<line>
Além do uso do c*nc*eto armado n*ssa estrutura, *orsoi não trabalha com nen**ma
</line>
<line>
técn*c* de a*ab*mento a fim de "camuflar" a text*ra do material. Essa característ*c* dá à obra
</line>
</par><par>
<line>
e*tética Bru*alista, como mu*tos a
</line>
<line>
consid**am. Sobre o termo "*rutalismo",
</line>
<line>
cabem *ui*os
</line>
</par><par>
<line>
qu*stionamentos complexos, prin*i*almente em se tratando da aplicação no *enári* nacional
</line>
<line>
bras*l**ro. Mas, para ess* re*eitur* *e*á usado o t*rmo, com b*se na bibli*grafia ** Mon*a*er,
</line>
<line>
para enqua*rar * ob*eto de estudo. Assim **ndo, para Afonso (20*2), o Estilo Intern*cional
</line>
<line>
irá se *daptar *s c*ndições cli*átic*s do Nordeste. Nes*a a*aptação, Andrade (2018), nos
</line>
</par><par>
<line>
mos*ra que o *rutalismo piauiense terá seu
</line>
<line>
estudo de grand* im*or*ância para reafirmar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diferença que há na a*quitetura *oderna **asileira em comparação co* a p*odução europe*a,
</line>
<line>
*or ex*mp*o.
</line>
<line>
Dessa fo*ma, obse*va-se na obra a *p*icação de **cnic*s e estraté*ias que inc*r*oram
</line>
<line>
o *éto*o Internacional, *iferindo-s* fortemente *o po*tulado ortodoxo imposto nos conceitos
</line>
</par><par>
<line>
d* "Est*lo Internacional" pregados na
</line>
<line>
época. Borsoi
</line>
<line>
t*az um ótim* e*emplo de*s*
</line>
<line>
nova
</line>
</par><par>
<line>
per*pectiva, util*zando-se do* *ilares n*o *ó com* elementos es*ruturais, mas *ambém co*o
</line>
<line>
importante no aspecto fun*ional e estético d* sua *br*, através de um materi*l já con*ec*do
</line>
<line>
*ac*onalmente, princípio simila* a* de *tzon em s*a proposta:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 21, n. *, a*t. 10, p. 192-211, m*i. 2*24
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*sembleia Le*islativa do Piauí e o M**odo Interna*ional
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
Os br*ses so*eil *tuam como um filtro, criand* u*a pelí*ula *ermeável ao re*or d*
</line>
<line>
edifício que *ermit* * pen*t***ão no *spa*o *nter*o e suaviza o impac*o da fo*ma,
</line>
<line>
tendo um efeito muito semelhante ao do per*stil* de *m templo grego, o *ual
</line>
<line>
sua*iza a re*açã* en*re a massa e o espaço c*rcund*nte. (BAKER, 1998, p. 344).
</line>
</par><par>
<line>
4.4 Alvenaria
</line>
</par><par>
<line>
De iníc*o, vale ressaltar que Borsoi con*egui* *mprimir
</line>
<line>
em sua produção sua
</line>
</par><par>
<line>
com*reensão de uma boa arquitetura. Como afirma Feitosa (*012), o arquitet*, indep*nde*te
</line>
<line>
da **me*são ** projeto, *empre dav* bastante ênfase no cuidado e atenção com os detalhes e
</line>
</par><par>
<line>
exe*ução da
</line>
<line>
obra, d**do pr*oridade a uma m*terialidade que trouxesse confo*to sen**rial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
valo* simb*lico. A**m dis*o, também é importan*e compreende* que toda obra foi realizada
</line>
<line>
co* **o de obra loc**, que não possuía uma qualif*c*ção pr*via para *éc*icas construtivas
</line>
<line>
mais *omplexas, o que acabou por orienta* o process* de ex**ução por meios m*is lógicos,
</line>
<line>
racionais e padroniz*dos com fre*uente uso de elemen*os pré-moldados, *ma **z que, como
</line>
<line>
docu*entou Feitosa (2012) po* meio d* docu*entos *edidos por Lourival Par*n*e, o prazo
</line>
</par><par>
<line>
apertado e to*os os
</line>
<line>
outros condicionantes p*é
</line>
<line>
a*bientais le*aram a e*uipe a
</line>
<line>
buscar
</line>
</par><par>
<line>
estrat*gi** criativa* pa*a a execuçã* de uma *bra que conciliasse rapid*z * qu*lidad*.
</line>
<line>
Ao *hegar em Ter*sina, Borsoi encon**a um* c*dade com po*cos *raços de
</line>
</par><par>
<line>
ind*strialização, mas com *ma c*na consolida*a
</line>
<line>
de tr*d*cionais olarias, como * pol*
</line>
</par><par>
<line>
cerâmico do Poty Velho, que, alé* de um* pr*dução de *lta qualida*e, carrega cons*go
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
his*ória e cult*ra *i*uien*e desde a transferência da ca*it*l, em *852. N*s*e conte*to,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
arquite*o, de forma *uito eng*n*osa, decide **nstruir todas *s paredes internas * externas d*
</line>
<line>
Ass**bleia com tijolos cerâmi*os de alt**sima qual*d*de, * que red*z*u ga*tos, possibilit*u
</line>
<line>
uma estrutura sólida e duradoura, deu * aut*nticidade e a própria i***tid*de do *rojeto, além
</line>
<line>
de h*m*na*ear a cultura e tradição local.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* P*, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. L. Aragão, K. G. S. Sousa, E. A. P*reira
</line>
<line>
*02
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 5 - Des*aque d* varanda da *ach**a
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dos au*o*es.
</line>
<line>
*s*a mate*iali*ade d* alvenaria aparente ta**ém foi *t*lizada em out*as obras *e
</line>
</par><par>
<line>
Borsoi, com* no Tribuna* da Justiça, também em Teres*na, demo*str*ndo essa *usca
</line>
<line>
b*m
</line>
</par><par>
<line>
s*cedida po* consistência. M*nteiro (2013) afirma
</line>
<line>
qu* a
</line>
<line>
gra*de qual*dade
</line>
<line>
material d* obra
</line>
</par><par>
<line>
não está inteiramen*e na esc**ha de*ses *ateriais em si, ma* *a forma como o arquiteto
</line>
<line>
enfren*ou o pr*g*ama, com ótimo acabament* * rigor em uma c*mposição intencionalmente
</line>
<line>
sólida e rígid*, referenci**do a própria "mo*al **ealista das leis", *omo afirma no m*m*ri*l
</line>
</par><par>
<line>
d* *ss*mble*a. O a*tor *ambém a*re
</line>
<line>
um* *eflexão b*m *ub*etiva sobre es*a a*soc*ação
</line>
</par><par>
<line>
tempora* em que a alvenaria marrom/*vermelhada *epres*ntaria o con*o*idado, t*adicional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
antig*, e *oncreto armado, com t*d* sua aus*eridade r*presenta*ia o n**o, a g*an*e o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*n**adora técnica con*trutiva vigente.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse sentido, o *so dess* alvenaria **arente transcende intenç*es té*nica*, com um*
</line>
<line>
busc* por realismo estru*u*al e regional**mo crítico, *ic* em referênci*s lo*a*s qu* *ortea*am
</line>
<line>
a materialidade da obra como u* todo. Tais int*nções, *e *o*ma associativa, *amb** sã*
</line>
</par><par>
<line>
encontradas na Assembleia Naci*nal do Kuwait, por *orn Utzon,
</line>
<line>
apesa* *e bast*nte
</line>
</par><par>
</page><line>
controv*rs*s e questionáv*is. Aq*i, o arqu*teto dinamarquê* in*pirou-se em uma *ipol**ia
</line>
<line>
l*cal do or*ente médi*, espe**fic*mente referenc*ando os bazare* *rabes e per*as. Apesar
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, *. 5, art. 1*, p. 1*2-211, *ai. 2024 www*.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assembl*ia Legislativa do *iauí e o M*todo I*te**acional
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
diss*, co* *xceç*o de alguns ele**ntos
</line>
<line>
ornamen*ais,
</line>
<line>
as propostas conc*ituai* acabara*
</line>
</par><par>
<line>
sendo sobre*ostas por *écnicas m*dernistas q*e, com*
</line>
<line>
af*rma L*wrence *ale (**92), s*o
</line>
</par><par>
<line>
*mp*rtadas e s*ste*tadas por um d*scurso ocidental democrático e que não n*cess*riamente se
</line>
<line>
enquadram adequa*ame*** ao contexto d* obra.
</line>
<line>
Figura 6 - Destaque de corredor na Assembleia Legislati*a do Kuwait.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: A*chda*l*¹
</line>
</par><par>
<line>
4.* Abóbadas
</line>
<line>
A cob*rtura da As*emble** Legis*ativa *o Pia*í é o elemento destaque da o*ra,
</line>
<line>
ca*regando ** si grande parte da ide*tida*e visual do *on*unto. As abóbadas auto*ortantes,
</line>
<line>
fei*as d* tijo*os armados aparen*e* e protendidos, uma téc*ica a*rimorada po* Eladio Diest*,
</line>
<line>
*encem um vão considerável ** 40m. *alculadas *elo *ngenhei*o Ariel Val*aggia, sua
</line>
<line>
exec*ç*o foi re*li*ada com ajuda d* cam*ot*s *ue *erviram de *ôrmas reu*il*zad*s no
</line>
<line>
pr*ce*s*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-2*1, m**. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. L. A*agão, K. G. *. Sousa, E. A. Pereira
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
Figura 7 - Destaque da cob*rtura da Assemblei* Legislativa do Pi*uí
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Au*o*al.
</line>
<line>
S*s*entadas pelos p**are*-br*se q*e tocam de for*a de*icada a* *xtremi**d*s dos
</line>
</par><par>
<line>
arcos, em um discreto ponto pintado de
</line>
<line>
preto, recu**os dos 3m de *eira*, que ava*çam em
</line>
</par><par>
<line>
balanço. *ssa confi*ur*ção **pressa u*a cobert**a leve, e surge como um element*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ligação entre o* pilares, dando efeit* de c*n*inuidad*, até atingir o pilar vizinho. Ar**s *sses,
</line>
</par><par>
<line>
n*vame**e de tijol* apar*nte marrom/aver***ha*o, ricos *m q*alida*e sensorial, te*tura
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*cabamen*o, que abrem, em s*us v**s, ab*r*ura* que permitem circulação de ar e lu* nat*ra*
</line>
<line>
qu*, no inte**o* *e*taca os tijolos e *nriquecem ainda *a** *s*a *eferên*ia vern*cular.
</line>
<line>
Essa configu*ação clássic* pe*istílica encontra de forma cont*astante uma cobertu*a
</line>
<line>
com um express*o*is*o estrutural *aracterístico da* obras da 3° ge*ação m*dernista, * *inda
</line>
<line>
assim não *e*dem c*nsi*tência, mui** p*lo contrári*, relaciona*-se d* f*rm* compleme**ar e
</line>
</par><par>
<line>
int*grada, co*oa*do
</line>
<line>
respeitos*mente um *spa*o
</line>
<line>
de*tinado a* povo e à democracia,
</line>
</par><par>
<line>
refer*nciando a c*ltura e a trad*çã*
</line>
<line>
local p*lo uso do tijol* apare*te e fu*da*en*almen*e
</line>
</par><par>
<line>
soluci**ando pro*lemas técni*os, uma vez que os
</line>
<line>
element*s p*eexiste*tes da *bra ex*gia*
</line>
</par><par>
<line>
uma cober*ura *eve.
</line>
</par><par>
<line>
Esse fe*to t*ve re*u*tad*s **pl*ndor*s** que *erviram d* *nf*uência para grandes *b*as
</line>
</par><par>
<line>
poste**ores, c*mo o Tr**a-Troca, de Goreth Men*es e o Centr* de Tecnolo*ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Universid*de F**eral do Piauí,
</line>
<line>
de Ana Lúcia Ribeiro, to*as **m a participaçã* diret* do
</line>
</par><par>
<line>
engen*eiro
</line>
<line>
urugua*o Eladio Dieste. Essas obr** m*rcantes p*ssaram a faze* parte
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ident*dade d* Teresina, demonstra*do não s* s*a
</line>
<line>
qu*lidade técnica, mas sua b*a le*tura *os
</line>
</par><par>
</page><line>
condi*iona*tes *ré-am*ientais e da cult*ra e tradição l*cal, i*terpretando * a*equ*ndo,
</line>
<line>
mesmo que *e f*rma bem posteri*r, o Mét**o **ternacional, descr*to por Montaner.
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, m*i. 202* www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assembleia Le*i*lativa do P*auí * o Méto*o In*ernacio*al
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 8 -y Troca-Troca 1*86
</line>
<line>
Figura 9 - Centro de Tec*olog*a 1998
</line>
</par><par>
<line>
Fontes: Via*ora³ / ufpi.br
</line>
<line>
https://ww*.viagora.com.*r/*aleria*/troc*-troca-em-*eresi*a-295.html
</line>
</par><par>
<line>
4.6 A*óbadas
</line>
</par><par>
<line>
*utro imp*emento que foi tra*alha*o a fim *e sanar as preocu*ações climáti**s
</line>
<line>
exigidas foi o us* de elementos metálico* vaza*os n* cor verde (cor complementar ao marrom
</line>
<line>
avermelhado dos tijolos) sit*ados no* vãos ent*e *s abóbadas, que são os cor*a-s*is ou qu*bra-
</line>
<line>
sói* de gre*h*s metál**as, conforme a *igura 10.
</line>
<line>
F*g*ra 10 - Cor*a-sol.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Aut*ral.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. *1, n. *, ar*. 10, p. 192-211, mai. **24
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. L. Arag*o, K. G. S. Sousa, E. A. Pereira
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
*ara * arqu*t*tura *r*si*eira, em especia* na região Nordeste, a util**aç*o de eleme*tos
</line>
</par><par>
<line>
va*ado* como
</line>
<line>
esses é ba*tante *omum. Ge*alm*nte, f*z-se o uso de c*bo*ós, seja
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*lv*naria ou *oncreto. *esse c*so, B*rsoi se util*za d* meta* c*mo material para essa
</line>
<line>
estratég*a, visto que sabia muit* bem *rabalhar com v*rias materialidades em um* me*ma
</line>
<line>
obra.
</line>
<line>
A ideia de "vaza*" as envoltórias ou m*ros é abordada por *r*ando de Holan*a, e*
</line>
<line>
seu roteiro d* co*o construir n* N*rd*ste (*0**). Se*undo el*, o uso *e elementos vazados
</line>
<line>
filtra a l*z e *ermite a p*ss*gem de luz. Esse é um d***o**tivo *s*do para *ol*ção do *ontr*le
</line>
<line>
bioclimát**o. A *er**no*ogia do que ve* a ser *ma *rquit*tura bioclimática e*tá relaci*nada à
</line>
</par><par>
<line>
conside*ação do clima, regi*o,
</line>
<line>
insola*ão, v*nto*, além da topografia e vegetação. Ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
*ira-se proveito de condições nat*rais, *s*abelecendo *ondiçõ*s apro*riad*s de confor**, seja
</line>
<line>
físico e mental, d*ntro do meio em *ue se des*nvolve (CORREA, 2002).
</line>
<line>
*o se utilizar dessas estraté*ias, o arq*i*e*o mostrava *m en*endi*ento do clim* local,
</line>
</par><par>
<line>
car*c*erística present* em suas obras *om con*ecimento da pre*xistê*ci* a*bi*nta*. *s**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
uma caracterí*tica que começa * ser exp*orada na *e**eira geração modernista. *sso também
</line>
<line>
evidencia qu* o Esti*o I*ternacional encontrou no Brasil algumas situações que f*z*ram com
</line>
<line>
qu* não *ouv*sse um* a*es*o por co*pleto dos seus princípi*s de *orma **flexível.
</line>
<line>
4.* Espe*ho D\*gua
</line>
<line>
*utra estratég*a usada por Borsoi p*r* a adequação de um edifício m*derno a seu
</line>
<line>
c*ima loca* é * *spelh* d\águ* que circunda parte *a Ass**bleia, co** *ostra a Figu*a 11.
</line>
<line>
*e acordo com *ndrade (2018), ele faz *lusão ao rio Poti, que se lo*aliza logo mais à fr*n*e
</line>
</par><par>
<line>
do terreno, visto pela fi*ura 12. Além diss*, é tam*ém u* elemen*o usado para enf*tizar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
monumentalidade d*
</line>
<line>
*s*r*t*ra, uma vez qu* acab* **flet*ndo a ima*em dos e*ormes *ilar*s
</line>
</par><par>
<line>
de c*n*ret* bem *omo de sua cobertura.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. 2**4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assembleia Legislativa do Pia*í * o Mé*odo Internacional
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
Figura *1 - Espelho d\á*ua na *ssemb*ei*.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Au*oral.
</line>
<line>
Fig*ra 1* - Pro*imidade da *ss*mbleia com o ri* *oti.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Googl* Maps (adaptado pelos autores).
</line>
<line>
Ess* relação c*m o rio é tomada como um p*rtid* d* **quiteto na concepç*o de sua
</line>
<line>
o*ra. Novam*nte aqui é *ei*erada a i*port*ncia do entorno *o ambiente em que o proje*o
</line>
<line>
arqu*tetôni*o s*rá *mplan*ado. N*o sign*fica que os princ*pios funda*e*tais do modernismo
</line>
<line>
**ternacional foram descartados, mas q** ago*a se integr*m d* *orma muito ma*s profu**a
</line>
</par><par>
<line>
com o contexto. Esse conví*i* *a relação *om
</line>
<line>
a natur*za é também *m *os pontos
</line>
</par><par>
</page><line>
empregados por Holanda (1976), *ue seriam adequados às ed*fica*ões que q***ram c*rregar
</line>
<line>
uma preocupação com o *icroc*ima em que o projeto se insere. Borsoi *rocurou que sua obra
</line>
<line>
f*sse um pr**ongamento da paisag*m rica em fa*na, *lora e beleza das margens do Poti, vista
</line>
<line>
*e*. *SA, Teres*na PI, v. 2*, n. *, *rt. 1*, p. 192-211, ma*. 2024 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. L. A*agão, K. G. S. *ou**, E. A. *ereir*
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
cotidiana na mesopotâmi*a cidade de **re*ina. Esse *rolongamento *a pais*ge* também
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
p*r*eptível n* u*o *e seixo rol*do no piso, um material q** já e*a usado em vários espaço* da
</line>
<line>
*idade, dand* *i*da m**s * idei* de p*blico *o *difício.
</line>
<line>
Ademais, compa*ando-se à ob*a de *t*on, no Kuwa*t, há u*a semelhanç* na boa
</line>
<line>
rel*ção do edifí*io *om o mar. Nessa situação, o arq*iteto di**marquês procu*a *rientar seu
</line>
<line>
edifício v*ltando u* *lhar altivo par* o oceano, como é visto na figura 13.
</line>
<line>
Fi*ura 13 - Rel*ção do **r com a As*emblei* Naci*n** do Kuwait.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*quit*ctu*a Vi*a².
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDE*A*Õ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O prédio da *ssemb**i* Legislativa do Piauí analisado neste artigo é
</line>
<line>
um ex*elente
</line>
</par><par>
<line>
exe*plo *o que significa * p*odu**o m*d*rnist* no Brasil no que diz respei*o à tectônica. Ele
</line>
<line>
foi objeto de e*tudo d* forma com*l**e*ta* n* d*sciplina de arquitetur* *ras*leira *I, do curs*
</line>
<line>
de Arquite*ura e Ur*anism* da Universida*e Federal do Piauí. A obra d* Acácio G*l Bors*i
</line>
<line>
data de 1986, faze*do parte de um *entro *í*ico qu* con*** mais obras do m*smo arquite*o.
</line>
</par><par>
<line>
Sua obra é *e uma monumentalida*e e ident*dade esp*cial muito relaci*nada à região
</line>
<line>
onde
</line>
</par><par>
<line>
está i*ser*da. Além do mai*, poss*i algumas *st*at*gi*s que
</line>
<line>
visavam não só agregar *o
</line>
</par><par>
<line>
aspec*o formal, ma* também s*lucionar qu*stões funci*nais especialmente re*acionadas ao
</line>
<line>
cl*ma lo*al.
</line>
<line>
Segundo *s análises e r*flexõ*s aqu* apresenta**s, o Est*lo Interna*ional se *ro**gava
</line>
</par><par>
<line>
de *orma exc*usiva e ún*ca para vários l**ares, sem
</line>
<line>
levar
</line>
<line>
em con** suas próprias
</line>
</par><par>
<line>
características * cond*cionan*es parti*ulares *eg**nais. S*us princípio* f*nd*me**ais,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 2*, n. 5, art. 10, *. 192-211, m*i. 2024 www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assembleia Legislativa do Pia*í e o Méto** Internacional
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
ma*oria das ap*icações, *ram ado*ados *elos arquiteto*, faz**do co* que *ua* obra* *ivessem
</line>
<line>
um ar de moder**dade muito almejado na *poca, seja *or qu**tões *ociais ** de a*irmações
</line>
</par><par>
<line>
políticas, princ**almente as obras *e
</line>
<line>
ca*áte* ins*itucional. Porém, mesmo que a estétic*
</line>
</par><par>
<line>
modernist*
</line>
<line>
*osse incorp*rada n** ed*fí***s, no Brasil, *ouv* algumas novas inte*p*etações
</line>
</par><par>
<line>
desses prin**pio*, visa**o just*mente s* a*equar à realidade de um clim* *rop*cal e com
</line>
</par><par>
<line>
grande diversidade técni**,
</line>
<line>
co*o m*teria*idad* e *éc**cas const*ut*vas * cultu*al, *endo
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
vi*t* o vast* terr*tório e repert**io nacion*l.
</line>
</par><par>
<line>
A essa pro*ução arqui*etônica inco*porada *os condiciona*te* reg*onais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sociológicos f*i dada a term**ologia de Méto** *nternacional. Na As*embleia *egislativa,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m**erialida*e, *e*a*ão com o *n*orno, es*a *usca p*r ref*rências locais e o *nfr**tamen*o das
</line>
</par><par>
<line>
premiss*s preexistentes foram elemen*os base
</line>
<line>
deste estudo par* pr*vocar essa releitur*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
obra, a**ra co** parte desse
</line>
<line>
n*vo termo. D*sde * forma c*mo o concreto
</line>
<line>
*rma*o foi
</line>
</par><par>
<line>
**l*cado até *o pi*o de
</line>
<line>
s*ixo rolado, há u*a particularidade que o arqu*tet* soub* se
</line>
</par><par>
<line>
apro*riar e relacion*r com a cid*de
</line>
<line>
de T*resina. Iss* também fic* *vi*e*te
</line>
<line>
na* soluções
</line>
</par><par>
<line>
*u*cio*ais
</line>
<line>
p*ra ameni*a* a inci*ênc*a solar preocupação co* e
</line>
<line>
ventil*ção microclima e
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*ma zona de *l*as temperaturas ** Nor*est*.
</line>
</par><par>
<line>
Com isso, co*clu*-se a im*ortância de uma
</line>
<line>
p*oposta de revisão historiográ*ica no
</line>
</par><par>
<line>
intuito de e*plorar
</line>
<line>
novas compreensões da produção moderna n* Piau*, tal com* essa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
muitas *ut*as contemporâneas * ela qu* carregam a marca de uma **laçã* com o meio onde
</line>
</par><par>
<line>
e*tão inseridas. *s*as prod*ções, contudo,
</line>
<line>
perm*nec*m no que se entende *omo arq*itetura
</line>
</par><par>
<line>
Moderna e não deve ser comp*eendida em
</line>
<line>
um* **ica
</line>
<line>
defin*ção *eral e única *e estilo
</line>
</par><par>
<line>
arquitetôn*c*, * sim em u* métod*. * fundame*tal enten*er es** nov* perspect*va
</line>
<line>
**o só
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
caráter local, ma* tamb*m em nível nacional,
</line>
<line>
um* vez que o *rasil n*o te*e um
</line>
<line>
rigor na
</line>
</par><par>
<line>
aplicaç**
</line>
<line>
do* ideais modernistas na íntegra. Tal constatação reforça ainda ma*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
particular*dade e riqueza de produ*ão naciona* vasta que, além d* se e*co*trar ciente *e seu
</line>
</par><par>
<line>
contexto, não excluía as várias contribui*ões de seu passado e
</line>
<line>
conhecimentos **adicionais,
</line>
</par><par>
<line>
af**al, c**o a*irma MA*IEL (2003), o ato de p*oj*tar é ** pr*cesso refl*xivo, de m**o que
</line>
</par><par>
<line>
*ons*r*i*, hab*ta* e
</line>
<line>
pens*r e*t*jam em *erfeito equilíbrio
</line>
<line>
na criação de *lgo novo que *eja
</line>
</par><par>
<line>
con*ebido não só *ara reali*ação de atividades, mas que at*nd* a razão de ser d* arq*ite*u*a:
</line>
<line>
m**iar as re*aç*es humana* em suas *idas cot*dianas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* PI, v. 21, n. 5, *r*. 10, p. 192-211, ma*. 2024
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. L. Ar*gão, K. G. S. *ousa, E. A. Pereira
</line>
<line>
210
</line>
<line>
REFERÊ*C*A*
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Teresin*: ad*quaçã* *mbie*ta* das obr*s instituci*nai* *e Acácio Gil Borso* (1970-80).
</line>
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BRUAN*, Y. (198*). Arq**tetura cont*mporâne* n* Br*sil. São P*ul*: P*rspect*va.
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CARLO*, A. F. A. (200*). O lu*ar no/do *undo. São Paulo: FFLCH.
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</par><par>
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CORREA, C. B. (200*). Arq*itetura bi*clim*ti*a:
</line>
<line>
*dequaç*o *o p*ojet* de arq*itetura ao
</line>
</par><par>
<line>
meio
</line>
<line>
ambiente
</line>
<line>
natural.
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Paulo.
</line>
<line>
Disponível
</line>
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em:
</line>
</par><par>
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ht*p://*ww.vit*uvius.co*.br/revistas/*ead/drop*/02.004/1590
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Acesso em: 14/08/2023.
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**ITOSA, A. *. N. (2012). A *rodução ar***t*tônica *e Acácio Gil *orsoi *m Teresina.
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Por*o Alegre: D*ssertação da UFRGS.
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</line>
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* NO*AS
</line>
<line>
¹*isponível em https://www.archd*i*y.c*m.b*/br/797*68/class*cos-*a-arquitetura-as*embleia-
</line>
<line>
*acional-*o-kuwait-jorn-*tzon, *ce*so 29 de agosto de *023.
</line>
<line>
²Disponível e* *ttp*://arquitecturaviva.com/work*/as**blea-*acional-de-kuwait-6, acess* 26
</line>
<line>
d* *gosto de 2023.
</line>
</par><par>
<line>
Como *eferenciar este *rtigo, conform* ABNT:
</line>
<line>
ARAGÃ*, J. L; SOU*A, K. G. S; P**EIRA, E. A. As*embleia Legisl*tiv* do Piauí e * Mét**o
</line>
<line>
In**rnacional. Rev. FSA, *eresin*, v. 21, *. 5, art. 10, p. *92-211, *a*. 2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. ***, Teresina, v. 21, n. *, art. 10, p. 1*2-211, *a*. 2024
</line>
<line>
ww**.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Assembleia Legislativa do Piauí e o M*todo In*ern*ci**a*
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d*s *utores
</line>
<line>
J. L. Aragão
</line>
<line>
K. G. S. Sousa
</line>
<line>
E. A. Pereira
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*ális* e *n*erpret**ã* dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) e*a*o*ação do ras*unho ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação *a *provação da versão fina* do manuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. *SA, Teresin* PI, v. *1, n. 5, art. 10, p. 19*-*11, ma*. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/*e*ista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)