<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 10, p. 192-211, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.5.10 </line>
</par>
<par>
<line> *ssembleia Legislativa do Piauí * o *étodo Int*rn*ciona* </line>
<line> *egislative As**mbly of Piau* and the Inte*nati*n*l Method </line>
</par>
<par>
<line> J*liana Lopes A**gão </line>
<line> D*utora em H*stó*ia pel* U*iversi*ade federal do Perna*bu*o </line>
<line> Professora da ***versidad* Federal do Piau* </line>
<line> Email: jul*anaaragao@u*pi.edu.br </line>
<line> Kayo Gab*ie* da Silva Sousa </line>
<line> G*aduando e* Ar*uitetur* * Urbani*mo *ela Univers*d**e federa* do Piauí </line>
<line> Email: ka*o*abriel@uf*i.edu.br </line>
<line> Elit*n Almeida Pereira </line>
<line> *rad*ando em Arqui*etu*a e *rban*smo pela U*iv*r*idade fed*ral *o Piauí </line>
<line> Email: e*itonalmeidap.2001@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Juliana L*p*s *r*gã* </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsi**de </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Pia*í, </line>
<line> *ampu* </line>
<line> Universit*rio </line>
<line> Edit**-C*efe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> M*n*stro Petr**i* Por*ella - Ini*ga, Teresin* - *I, 64049- </line>
<line> R*drigue* </line>
</par>
<par>
<line> 550. Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Kayo G*briel da *ilva S*usa </line>
<line> Artig* *ecebido e* 08/03/2024. Últi*a ve*s*o </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Fede*a* </line>
<line> do </line>
<line> Piau*, </line>
<line> Campus </line>
<line> **ivers*tário </line>
<line> recebida em 21/0*/2024. A**ovado em 22/03/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Minist*o Petrôn*o Portella - Ininga, Teresi*a - PI, 64*4*- </line>
</par>
<par>
<line> 550. Brasi*. </line>
<line> Avaliado *elo *i*tem* Triple Revie*: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Eliton Al*eid* P*reira </line>
<line> *elo Editor-Chefe; e b) D*uble Blind *ev**w </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidad* </line>
<line> Feder*l </line>
<line> *o </line>
<line> Pia*í, </line>
<line> Campus </line>
<line> Universi*ári* </line>
<line> (avaliação cega *or dois avaliado*e* *a á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Minist*o Petrônio P*rte*la - Ininga, Te*esina - PI, 64*49- </line>
</par>
<par>
<line> 550. Brasil. </line>
<line> Revisão: Gramat*ca*, No*mativa e de Formatação </line>
</par>
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<line> Assem*leia L*gis*ativa do Piauí e o Método In*ernaciona* </line>
<line> 193 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<par>
<line> O pr*sente artigo é resultado </line>
<line> de um* pesquisa **alizada por uma equipe de disc*n**s </line>
</par>
<par>
<line> g*aduando* *o cu*so *e **quitetur* e Urba*ismo da U*PI. O objeto d* e*tudo so*re o qual </line>
<line> serão desenvolv*d*s *s análises é * prédio da Assem*l**a *e**slativa do Pi*uí, localizado na </line>
</par>
<par>
<line> c*da*e </line>
<line> de T*resina, c*pital do e*tado do *iauí. O edifício foi inaugurado em 1986, **ós </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> então gover*ador Hugo Napoleão solic*t*r sua con*trução, te*d* c*mo arquiteto principal </line>
</par>
<par>
<line> Acáci* Gil Bors*i. *esse sentido, este es*udo se e*t*utura partir de a </line>
<line> uma anál*se p*s- </line>
</par>
<par>
<line> ocupacio*al *o edifício, *evando em c*nta seu* m*te**ais, *s*r**ura e re*est*m**to, t*ndo </line>
<line> *o*o obj*tivo *ma revisão *i**oriogr*fica a*ravés d** d*scussões e *nálises desses elemento*. </line>
<line> Cabe ressaltar que o foco principa* no objeto de estudo será sua *arte externa, tendo em vista </line>
</par>
<par>
<line> como o* eleme*tos de análise citado* anterior*ent* se enc*i*am na* reflexões </line>
<line> do Método </line>
</par>
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<line> In**rna*ional. Para *sso, foi reali*ado um </line>
<line> levantamento e fichamento bibl**gráfico de </line>
<line> fontes </line>
</par>
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<line> *ecundárias visando * uma mu*ança de panorama e*tre </line>
<line> a historiografia tradici*nal e </line>
</par>
<par>
<line> co*tem*orânea que pressupõem *ma nova *nterpreta*ão dos part*dos a*otad*s no ed*fício, </line>
<line> mostrando uma no*a perspectiva do Mé*od* Internacion*l aplicado no Brasil * todas as sua* </line>
<line> especificida*es. </line>
<line> Palavras-ch*ve: Revisão Histori**ráfica. Arqui*etura Brasil*ira. Método Internaci*n*l. </line>
<line> Asse*b*eia Legislativa. Mode*nismo. </line>
<line> ABS*RAT </line>
<line> This article i* the *e**lt of a survey ca*ried o*t by a team *f under*raduate students from *he </line>
</par>
<par>
<line> *F*I Ar*hitectur* and Urbanism cou*se. *he ob*ect of study *o w*ich t*e </line>
<line> analyz*s w*ll </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> developed ** the buil**ng of the Legis*a*ive Assemb*y of *ia**, located in the ci*y *f Teresina, </line>
<line> capital of the *tate of Piau*. The building *as inaug*rated in 19*6 a*ter *he the* governor </line>
<line> Hug* Napol*ão requested its co*stru*ti*n, wi*h Acácio Gil *orsoi a* the m*i* architect. I* </line>
</par>
<par>
<line> t*is *e*se, </line>
<line> th*s study is *tructure* from a p*st-occupa*ional analysis of the b*ilding, tak*ng </line>
</par>
<par>
<line> into a*count its materials, st**cture and co*ting, wit* the objective of a </line>
<line> historiographic*l </line>
</par>
<par>
<line> review th*ough d**cu*sions and anal*zes of t***e elem*nts. It sh*uld be noted that t*e mai* </line>
</par>
<par>
<line> f*cus on t*e *bj*ct o* stud* w*ll </line>
<line> be its external part, consider*ng how the afor**entioned </line>
</par>
<par>
<line> analys*s </line>
<line> elements f*t in*o the r**l*ctions of t*e Interna*ional Method. Fo* th*s, a survey and </line>
</par>
<par>
<line> bibliograph*c re*ord of s*condary sou*ces was </line>
<line> car**ed out a*ming at a *hange *f scenery </line>
</par>
<par>
<line> between traditional *nd con**mporary his*oriog*a*** t*a* pres*p*ose a n*w interpret*tio* of </line>
</par>
<par>
<line> **e parties </line>
<line> a*opted in </line>
<line> the building, showing a *ew *er*pective of the Internationa* Method </line>
</par>
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<line> appl*ed in Brazil and all it* s*ec*fic*ties. </line>
<line> Keywo*ds: *ist*r**graphic Revie*. B*azilian Architectu*e. International Met*od. *e*islati*e </line>
<line> As*embly. Mod**ni*m. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*i*a PI, v. 21, n. 5, art. 10, p. 1*2-21*, ***. *024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> J. *. Aragão, K. G. S. Sousa, E. A. Pereira </line>
<line> 194 </line>
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<line> 1 INTRO**ÇÃO </line>
</par>
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<line> Uma car**t*rístic* singula* da *rqu*t**ura mo*e*na bras**eira é a sua *riginalidade de </line>
<line> solu*ões constr**iv*s *em q*e se perca a essênc*a da nova a*quit*tura. Essa ma**a, sem </line>
</par>
<par>
<line> dúvida*, é fruto de gr*ndes nomes *a ar*ui*e*ur* brasileira inf**e*ciados por Lúc*o **sta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> su*s asp*raç*es por L* Corb**i*r e grande m**urida** ao se fazer uma sínte*e da nov* </line>
</par>
<par>
<line> ar*uitetura *untamente com e*ementos </line>
<line> da *radição loc*l. *es*a fo*ma, a prod*ção </line>
</par>
<par>
<line> a*quitetônica **d**na naci*nal terá </line>
<line> uma flexi*iliza*ão q*anto aos se*s prin*í*io* *e Est*lo </line>
</par>
<par>
<line> Internacional. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e ce*ário brasilei*o, *ara *s pes**isas e estu*os atu**s, não * *ertinen*e *nq*a*rar </line>
</par>
<par>
<line> tais projetos co*o fruto </line>
<line> de um esti** o*todo*o p*opa*ad* e incorpora*o p*r v*rios p*íse* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *poca, </line>
<line> mas *im criar um* per*pectiva que, ainda dentro </line>
<line> do movimento moderno, *udes*e </line>
</par>
<par>
<line> melhor descrever essa aute*ticidade. Assim, é pert*nente </line>
<line> concluir que a p*odução </line>
</par>
<par>
<line> a*quitetônica naci*na*, *esse re*o*te </line>
<line> tem*oral, já *e enquad*a </line>
<line> n*s *o*tula*os do Mét*do </line>
</par>
<par>
<line> I*t*rnac*onal. Esse Método *ncontra nas so*uçõe* *orma** e *sté**cas </line>
<line> uma *e*nterpr*tação </line>
</par>
<par>
<line> adequada a* te*rit*ri* bras*le*ro em função da geografia, aspect*s cl**á*icos, culturais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*cioeconô**cos que diferem </line>
<line> m*ito dos dema*s locais onde a a**uitetu*a m*d*rna </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> consol*da *a *ntegra. </line>
</par>
<par>
<line> * projeto foi desen*olvido **incipa**ente </line>
<line> *or Borsoi, c*n*ando </line>
<line> ain*a com </line>
</par>
<par>
<line> parti*ipações d* Ja*ete Costa, *arco A. Gi* Bors*i, *o*a Arouch*, S. Lacerda e *etân*a </line>
</par>
<par>
<line> Sampaio, tendo sido construí*o em 1985. Em s*ma, * arq*ite*o procura *azer c*m que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> paisagem tenha um prolongamento n* e*ificação, tra*amento caracter*stico ** sua p*odução. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, es*e es*udo te* *omo objetivo uma r*vis*o histo**ográfica, co* base em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> n*vo panorama, en*e*dendo como s*us e*e**ntos con*trutivos, em </line>
<line> espec*al os </line>
<line> de ord*m </line>
</par>
<par>
<line> ext*rn*, se c*nfiguram nos *rec**tos *o Método Intern*cional. * eixo *e anál*s* *erá a forma </line>
<line> como o arquiteto enfrentou o pro*rama, tal c*mo suas e*colh*s de mater*a*ida*e, tendo em </line>
</par>
<par>
<line> *i s t a </line>
<line> as *on*içõe* *ré-a*bientais, qu*, como *oi **tado a*t*riorment*, sã* enquadradas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> produção das primeiras geraç**s *o moderni*m* bras*leiro. </line>
<line> 2 REFERENCIA* TEÓRICO </line>
<line> Como *efer*n*ial **ó*ico, foi utiliza** a p*odução de **n*an*r (*epois do *ovi*e*to </line>
<line> m*dern*: arquite*ura da *egunda metade do sécu*o XX, 2001) na qua* o autor a*irma que uma </line>
</par>
<par>
<line> d*s marcas </line>
<line> d* terceir* geraçã* *e arquitetos do *ovi*ento moder*o, entre 1945-1950, * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Ass**blei* Leg*sla*iva do Piauí e o Método Intern*ciona* </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> mudança de um paradigma na esfer* for*al *as p*odu*ões arqu*tetônicas a part** de en***. A </line>
</par>
<par>
<line> estét*ca da máquina **m s*u exclusivi*mo </line>
<line> de formas *redominantes n*sse estilo entr* em </line>
</par>
<par>
<line> crise e d* aber*ura ao context* da nature*a e d* vernáculo. A *rquitetur* mais popular </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*adicion*l re*oma como fonte de ins*iração *ss* *er*ção. </line>
</par>
<par>
<line> A or*od*xia do Estilo *ode*no em âmbito intern**ional </line>
<line> não era mais vi*ta *omo </line>
</par>
<par>
<line> unanimidade. Isso po*que ne* sempre a*ue*e modelo único *on*eguiria ser replicado com </line>
</par>
<par>
<line> toda s*a qual*dad* e *fici**cia em *u*lq*er </line>
<line> contexto. **nto a essa compreensã*, o </line>
<line> p*ríodo </line>
</par>
<par>
<line> pós-guerra é mar*a*o pelo predomínio da t**n*l*gia e reno**ção ar*uitetônica am*ar*da por </line>
<line> as*irações ca*a vez *ais sociológicas, ainda de acordo com Montaner. Neste mo*en*o, urg* </line>
<line> a nece*s*dade de u* ma*or aprofundament* das nua**es culturais e hi*t*ricas, *m um estudo </line>
</par>
<par>
<line> ma*s reflexiv* </line>
<line> das co*dições p*é-ambientais dos d*fer*n*es *ugares e mom*n*os de uma </line>
</par>
<par>
<line> *ação. Assim, as constru*ões modernas </line>
<line> não mais re*li*ara* </line>
<line> um *odelo únic* </line>
<line> ortodoxo </line>
</par>
<par>
<line> *acio*al e lógico e </line>
<line> se voltar*m pa*a as característic*s v*rnacular*s </line>
<line> e *radicionais da </line>
</par>
<par>
<line> arquitetu*a loca* que até então eram colocadas em prá*ica. </line>
<line> Frampton, e* H*st*ria Crítica da Ar*ui*etura Mod*rn* (1997), traz essa *iscu**ã* *o </line>
<line> propor um questionamento *ue pode ter ocor*ido aos arquitetos da época. Pro*õe *ue o anti*o </line>
</par>
<par>
<line> passado cultural não </line>
<line> deva ser d*scarta*o pa*a confi**rar *novação. *a*a ele, ho*ve </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> pa*adoxo que e*frenta*a *s s*gui*tes antíteses: se </line>
<line> *propriar </line>
<line> das in*vações científicas, </line>
</par>
<par>
<line> técni*a* e po*íticas *ode*nist*s e prese*var baga*e* e influência cultural de a </line>
<line> um pov*, </line>
</par>
<par>
<line> co*c*lia*do assim os dois </line>
<line> *aminhos, </line>
<line> até </line>
<line> e*tã*, a*ta*ôni*os. </line>
<line> C**cl*i então, o a*tor, * </line>
</par>
<par>
<line> importância de </line>
<line> est*dos mais aprofundados d* *egionali*mo Crítico, no i*tui** *e </line>
</par>
<par>
<line> compre*nd*r melhor as "escolas" *egiona*s, a </line>
<line> forma co*o ab*orv*ra* a chega*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> m*dernismo e o modo c*mo adaptaram suas té*nicas c*nstru*ivas e elementos esté*icos para </line>
<line> sua devida realida*e, configu*ando um método com*letamente no*o, qu* mai* tar*e floresce* </line>
<line> *o que Montaner *hamou de Método Interna*ional. </line>
<line> 3 MET**OLO*IA </line>
<line> Como m*todologia, *st*o análi*e de cam*o com levantamento f*tográfico do ed*fício, </line>
</par>
<par>
<line> * f** de *jud*r a co**reender o partid* arq**tetônico, </line>
<line> juntamente a uma pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> b*bliográfica, visan*o compreend*r o context* social, cultu*a*, político * arqu**etôni*o *a </line>
<line> époc*, questões técnicas expl*n*d** **lo pr*prio Borsoi, entend*ndo a re*aç*o do projeto com </line>
</par>
<par>
<line> seu *ntor*o. *udo isso sob a perspectiv* </line>
<line> da* caracte*ís**cas *ré- ambientais que resul*aram </line>
</par>
<par>
<line> *e*se marco da arquitetu*a do Pi*uí. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* P*, v. 2*, *. 5, art. *0, p. 1*2-211, mai. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. L. Ar*gão, K. G. S. Sousa, *. A. Pere*ra </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULT**OS * DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 C*ntextualizaçã* do objeto </line>
</par>
<par>
<line> A Assembleia Legi*lati**, objeto de estudo, localiza-se *a *ida*e de Te*esina, capital </line>
<line> do Piauí. D* acordo co* uma prévia do Censo **mográfico *e 2022 (IBGE), em dezembro </line>
</par>
<par>
<line> de 2022, Teresi*a havia </line>
<line> atingido a marca de *68.523 </line>
<line> habitantes. No mom*nto de sua </line>
</par>
<par>
<line> construção, e*istia* apenas o préd*o *o ***bun*l de *ustiça e * Centro de Convenções, tendo </line>
<line> a vegetação nativa pr*do*inante ao seu entorno. A*ua*mente a região em que está loc**izada a </line>
<line> ****m*leia L*g*sla*iva é um dos po**os âncora *a capit*l piaui*ns*. </line>
<line> Com relação ao *erreno em que está local*zado, a *op*grafia é bastant* íngreme, *o* </line>
<line> cerca *e 10m de desníve*s. Sua área construída é de 18.152,80 m 2, a*roxi*adam*nte 50% *a </line>
<line> ár*a total do te*reno. Bas*ca*ente é composto por t*ês espaços, sendo uma praç* (Edg** </line>
<line> Nogueira) e d*is b*ocos. </line>
<line> *oi *e*i*ida, *e*odologicame*te, a construç** de um q*adr* * partir da ob*ervação i* </line>
<line> loco dos elemen*os que c*nstit*em o edifício e sua experiên*i* *orporal, a*inal, c*mo afirm* </line>
<line> Carl*s (*007), o espaço só é passível de s*r v***do, ocupado e compree*dido através do </line>
<line> corp*. O *uadro es*ruturo*-se da s*g**nt* forma: </line>
</par>
<par>
<line> El*mentos </line>
<line> *strutura </line>
<line> Mat*rial***de </line>
</par>
<par>
<line> Fach*das Brises vertica*s, </line>
<line> Pilare* de concreto </line>
<line> Con*reto a*a**nte, </line>
</par>
<par>
<line> Abóbadas, Cor*a-sol, </line>
<line> a*m*do em chapa, </line>
<line> tijo*o cerâm*co. </line>
</par>
<par>
<line> Varand*s, repetição </line>
<line> cober*ura </line>
</par>
<par>
<line> e ritmo. </line>
<line> abobadada. </line>
</par>
<par>
<line> Passa*elas Brises Verticais, </line>
<line> Pila*es de concreto </line>
<line> C*ncreto *parent*, </line>
</par>
<par>
<line> Gua*da corpo de </line>
<line> arm*do em *h*pa, </line>
<line> metal, *ijolo </line>
</par>
<par>
<line> metal, corta-sol, </line>
<line> *a*e de con*reto. </line>
<line> *er*mico </line>
</par>
<par>
<line> horizontal*dade, </line>
</par>
<par>
<line> repetição e ri*mo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, *. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. *024 </line>
<line> www4.*sane*.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ass*mbl*ia Legislativa do Piau* e * Mé*odo Inter*acio*al </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> *cessos Brises verticais, </line>
<line> *on*reto armado, </line>
<line> *o*cret* aparen*e, </line>
</par>
<par>
<line> e*qua*rias de vidro, </line>
<line> Alven*ria de tijolo </line>
<line> tijo*o cerâmico, </line>
</par>
<par>
<line> pra*a cívica, passeio </line>
<line> *erâmico. </line>
<line> vidro, *r*ma, pedra </line>
</par>
<par>
<line> aberto * em grande </line>
<line> po*tug*esa. </line>
</par>
<par>
<line> escala * espe**o </line>
</par>
<par>
<line> d\água. </line>
</par>
<par>
<line> Cobertura Abóbad* com </line>
<line> Abóbad* </line>
<line> Tijol* *erâm*co. </line>
</par>
<par>
<line> grandes bei*ais, </line>
<line> autoporta*te em </line>
</par>
<par>
<line> aberturas </line>
<line> Tijolo armado. </line>
</par>
<par>
<line> hor*zontais, curvas </line>
</par>
<par>
<line> *inuosas e </line>
</par>
<par>
<line> expressivas. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Análise dos element** for**is e materiais </line>
<line> Para aux*li** na re*eitura da obra, será utilizado como comparação o prédio da </line>
<line> Assemblei* Na*i*nal *o Kuwait, de Jør* U*zon. Esse a*qui*eto compunha o grupo de </line>
<line> profissio*ais representantes da tercei*a gera*ã* m*dernista, f*rm*da por arquitetos n*scidos </line>
</par>
<par>
<line> entr* *907 e 192*, c*m obras des*acad** entre </line>
<line> 1945-1950. As ob*a* de Utzon se destacam </line>
</par>
<par>
<line> porq*e, se*undo Montaner (1988), consid*ram a *uestão *a preex*stência ambiental, ou seja, </line>
<line> construções que se integram no contexto es*acial e topográfic* urbano. *ss*m, dent*o ** </line>
</par>
<par>
<line> co*tex*o do modernismo, </line>
<line> houve um abandono *os pa*rões no par*dig*a d* m*quina, </line>
</par>
<par>
<line> voltando atenções par* a ar*u*te*ura v**na*ular reinter*reta**o seus v*lores, o q*e s* faz </line>
<line> im*ortante conhecer na te*t**iva de estabelec*r um* nova leitu*a do objeto de estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*re*ina PI, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-*11, mai. 202* </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. L. Aragão, K. G. S. Sou*a, E. A. P*reira </line>
<line> *98 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - Assemb**ia Nacio*al d* Kuwait </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*chdaily¹. </line>
<line> Figur* 2 - Assembleia *egisla*iva do Pi**í </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Au*oral </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Brise-Pilar </line>
</par>
<par>
<line> O *rime*ro *o*to de *ná*ise será o brise-pi*ar de co**reto *tiliza** por Borsoi, que </line>
<line> i*co*por* gr*nde e*pre*siv*dade nas f*cha*as. O arquiteto *oma *artido de uma f*nd*ção </line>
<line> estrutural *ue já exis*ia nessa área *a*a uma outra obr*, mas que não chegou a *er fin*lizada. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. 5, art. 10, p. **2-211, ma*. 2024 **w4.fsanet.c*m.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Asse*bleia Legi*lat*va d* Piauí e o Método Inte*n*cio*al </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> A mon*me*tal*dade alcan*ada *elo ar**iteto *m suas obras *úblic*s, seg*n** </line>
<line> Monteiro e Morei** (*011), b*seia-se no* *rincípios *lássicos expostos *or Vit*úv*o, *entre </line>
<line> e*e* *stão: orde*, harmonia, *uritmia, de*oro e economia. Borsoi enfati*ava qu* "o ritual e * </line>
<line> *espei*o n*cessários a um edif*cio p*blic* somente os ar*ui*etos do passado sa*iam fazer" </line>
<line> (Monteir*, *013). A ordem obtida é *epresen*ada pe*o emprego *os brises solei* nas fachadas, </line>
</par>
<par>
<line> co** nos mostra a fi*ura 2. *r**ess* s*m**han*e ta***m observado é </line>
<line> na o*ra de Utzon </line>
</par>
<par>
<line> (Figura 1), com s**s pilares finos * altos config*rando um a* de gran*eza à estrut*ra que mais </line>
<line> tarde também s*rviria de com**sição e discurso polít*co. Além disso, uma das cara*ter**ticas </line>
<line> i*erentes ao arquitet* era a utilização da mate*ialidade local * sua* técnic*s. Borsoi dispõe *s </line>
<line> **andes brise* de concreto pelo edif*cio, explorando sua materialidade através da ver*a*e </line>
<line> material com i*tenções de im**n*nc*a à ob**. Isso transcende o asp*ct* formal, uma vez que </line>
<line> se enten*e que *xistem mais *uestõe* t*cnicas e ambientais que irão n*rt*ar o partido q*e, </line>
</par>
<par>
<line> d*n*ro de um ró*ulo limítrof* *e uma </line>
<line> a**u*tetura exclu*ivista do Estilo Interna*i*nal, *ão </line>
</par>
<par>
<line> ser** possível. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Mindlin (200*), doi* ponto* infl*encia**m * desenvolvimento da </line>
<line> arquitetura mode*n*sta brasi*eira: a* p*squisas *o*re a insol*ção das fach*das e os pr*blemas </line>
<line> té*micos e de ofuscação c*usa*** *ela radi*ção excessiv* nas *ac*adas e as técnicas </line>
<line> ava*çadas ** uso do concreto armado nas ed*ficações. </line>
<line> Figura 3 - Destaq** dos bri*es da As**m*l*ia Legislati*a do Piau*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *u*or*l. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te**sina PI, v. 21, n. 5, ar*. 10, *. 192-211, m*i. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Aragã*, K. *. S. S*usa, E. A. Pereira </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 4 - Dest*que dos pilar** da Asse*bleia Na***nal do Kuwait. </line>
</par>
<par>
<line> *o**e: Ar**dai*y¹. </line>
<line> Além do uso do c*nc*eto armado n*ssa estrutura, *orsoi não trabalha com nen**ma </line>
<line> técn*c* de a*ab*mento a fim de "camuflar" a text*ra do material. Essa característ*c* dá à obra </line>
</par>
<par>
<line> e*tética Bru*alista, como mu*tos a </line>
<line> consid**am. Sobre o termo "*rutalismo", </line>
<line> cabem *ui*os </line>
</par>
<par>
<line> qu*stionamentos complexos, prin*i*almente em se tratando da aplicação no *enári* nacional </line>
<line> bras*l**ro. Mas, para ess* re*eitur* *e*á usado o t*rmo, com b*se na bibli*grafia ** Mon*a*er, </line>
<line> para enqua*rar * ob*eto de estudo. Assim **ndo, para Afonso (20*2), o Estilo Intern*cional </line>
<line> irá se *daptar *s c*ndições cli*átic*s do Nordeste. Nes*a a*aptação, Andrade (2018), nos </line>
</par>
<par>
<line> mos*ra que o *rutalismo piauiense terá seu </line>
<line> estudo de grand* im*or*ância para reafirmar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diferença que há na a*quitetura *oderna **asileira em comparação co* a p*odução europe*a, </line>
<line> *or ex*mp*o. </line>
<line> Dessa fo*ma, obse*va-se na obra a *p*icação de **cnic*s e estraté*ias que inc*r*oram </line>
<line> o *éto*o Internacional, *iferindo-s* fortemente *o po*tulado ortodoxo imposto nos conceitos </line>
</par>
<par>
<line> d* "Est*lo Internacional" pregados na </line>
<line> época. Borsoi </line>
<line> t*az um ótim* e*emplo de*s* </line>
<line> nova </line>
</par>
<par>
<line> per*pectiva, util*zando-se do* *ilares n*o *ó com* elementos es*ruturais, mas *ambém co*o </line>
<line> importante no aspecto fun*ional e estético d* sua *br*, através de um materi*l já con*ec*do </line>
<line> *ac*onalmente, princípio simila* a* de *tzon em s*a proposta: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 21, n. *, a*t. 10, p. 192-211, m*i. 2*24 </line>
<line> www4.f*anet.co*.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*sembleia Le*islativa do Piauí e o M**odo Interna*ional </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> Os br*ses so*eil *tuam como um filtro, criand* u*a pelí*ula *ermeável ao re*or d* </line>
<line> edifício que *ermit* * pen*t***ão no *spa*o *nter*o e suaviza o impac*o da fo*ma, </line>
<line> tendo um efeito muito semelhante ao do per*stil* de *m templo grego, o *ual </line>
<line> sua*iza a re*açã* en*re a massa e o espaço c*rcund*nte. (BAKER, 1998, p. 344). </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 Alvenaria </line>
</par>
<par>
<line> De iníc*o, vale ressaltar que Borsoi con*egui* *mprimir </line>
<line> em sua produção sua </line>
</par>
<par>
<line> com*reensão de uma boa arquitetura. Como afirma Feitosa (*012), o arquitet*, indep*nde*te </line>
<line> da **me*são ** projeto, *empre dav* bastante ênfase no cuidado e atenção com os detalhes e </line>
</par>
<par>
<line> exe*ução da </line>
<line> obra, d**do pr*oridade a uma m*terialidade que trouxesse confo*to sen**rial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> valo* simb*lico. A**m dis*o, também é importan*e compreende* que toda obra foi realizada </line>
<line> co* **o de obra loc**, que não possuía uma qualif*c*ção pr*via para *éc*icas construtivas </line>
<line> mais *omplexas, o que acabou por orienta* o process* de ex**ução por meios m*is lógicos, </line>
<line> racionais e padroniz*dos com fre*uente uso de elemen*os pré-moldados, *ma **z que, como </line>
<line> docu*entou Feitosa (2012) po* meio d* docu*entos *edidos por Lourival Par*n*e, o prazo </line>
</par>
<par>
<line> apertado e to*os os </line>
<line> outros condicionantes p*é </line>
<line> a*bientais le*aram a e*uipe a </line>
<line> buscar </line>
</par>
<par>
<line> estrat*gi** criativa* pa*a a execuçã* de uma *bra que conciliasse rapid*z * qu*lidad*. </line>
<line> Ao *hegar em Ter*sina, Borsoi encon**a um* c*dade com po*cos *raços de </line>
</par>
<par>
<line> ind*strialização, mas com *ma c*na consolida*a </line>
<line> de tr*d*cionais olarias, como * pol* </line>
</par>
<par>
<line> cerâmico do Poty Velho, que, alé* de um* pr*dução de *lta qualida*e, carrega cons*go </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> his*ória e cult*ra *i*uien*e desde a transferência da ca*it*l, em *852. N*s*e conte*to, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> arquite*o, de forma *uito eng*n*osa, decide **nstruir todas *s paredes internas * externas d* </line>
<line> Ass**bleia com tijolos cerâmi*os de alt**sima qual*d*de, * que red*z*u ga*tos, possibilit*u </line>
<line> uma estrutura sólida e duradoura, deu * aut*nticidade e a própria i***tid*de do *rojeto, além </line>
<line> de h*m*na*ear a cultura e tradição local. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. L. Aragão, K. G. S. Sousa, E. A. P*reira </line>
<line> *02 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 5 - Des*aque d* varanda da *ach**a </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Dos au*o*es. </line>
<line> *s*a mate*iali*ade d* alvenaria aparente ta**ém foi *t*lizada em out*as obras *e </line>
</par>
<par>
<line> Borsoi, com* no Tribuna* da Justiça, também em Teres*na, demo*str*ndo essa *usca </line>
<line> b*m </line>
</par>
<par>
<line> s*cedida po* consistência. M*nteiro (2013) afirma </line>
<line> qu* a </line>
<line> gra*de qual*dade </line>
<line> material d* obra </line>
</par>
<par>
<line> não está inteiramen*e na esc**ha de*ses *ateriais em si, ma* *a forma como o arquiteto </line>
<line> enfren*ou o pr*g*ama, com ótimo acabament* * rigor em uma c*mposição intencionalmente </line>
<line> sólida e rígid*, referenci**do a própria "mo*al **ealista das leis", *omo afirma no m*m*ri*l </line>
</par>
<par>
<line> d* *ss*mble*a. O a*tor *ambém a*re </line>
<line> um* *eflexão b*m *ub*etiva sobre es*a a*soc*ação </line>
</par>
<par>
<line> tempora* em que a alvenaria marrom/*vermelhada *epres*ntaria o con*o*idado, t*adicional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> antig*, e *oncreto armado, com t*d* sua aus*eridade r*presenta*ia o n**o, a g*an*e o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *n**adora técnica con*trutiva vigente. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse sentido, o *so dess* alvenaria **arente transcende intenç*es té*nica*, com um* </line>
<line> busc* por realismo estru*u*al e regional**mo crítico, *ic* em referênci*s lo*a*s qu* *ortea*am </line>
<line> a materialidade da obra como u* todo. Tais int*nções, *e *o*ma associativa, *amb** sã* </line>
</par>
<par>
<line> encontradas na Assembleia Naci*nal do Kuwait, por *orn Utzon, </line>
<line> apesa* *e bast*nte </line>
</par>
<par>
<line> controv*rs*s e questionáv*is. Aq*i, o arqu*teto dinamarquê* in*pirou-se em uma *ipol**ia </line>
<line> l*cal do or*ente médi*, espe**fic*mente referenc*ando os bazare* *rabes e per*as. Apesar </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, *. 5, art. 1*, p. 1*2-211, *ai. 2024 www*.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assembl*ia Legislativa do *iauí e o M*todo I*te**acional </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> diss*, co* *xceç*o de alguns ele**ntos </line>
<line> ornamen*ais, </line>
<line> as propostas conc*ituai* acabara* </line>
</par>
<par>
<line> sendo sobre*ostas por *écnicas m*dernistas q*e, com* </line>
<line> af*rma L*wrence *ale (**92), s*o </line>
</par>
<par>
<line> *mp*rtadas e s*ste*tadas por um d*scurso ocidental democrático e que não n*cess*riamente se </line>
<line> enquadram adequa*ame*** ao contexto d* obra. </line>
<line> Figura 6 - Destaque de corredor na Assembleia Legislati*a do Kuwait. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: A*chda*l*¹ </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Abóbadas </line>
<line> A cob*rtura da As*emble** Legis*ativa *o Pia*í é o elemento destaque da o*ra, </line>
<line> ca*regando ** si grande parte da ide*tida*e visual do *on*unto. As abóbadas auto*ortantes, </line>
<line> fei*as d* tijo*os armados aparen*e* e protendidos, uma téc*ica a*rimorada po* Eladio Diest*, </line>
<line> *encem um vão considerável ** 40m. *alculadas *elo *ngenhei*o Ariel Val*aggia, sua </line>
<line> exec*ç*o foi re*li*ada com ajuda d* cam*ot*s *ue *erviram de *ôrmas reu*il*zad*s no </line>
<line> pr*ce*s*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-2*1, m**. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. L. A*agão, K. G. *. Sousa, E. A. Pereira </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 7 - Destaque da cob*rtura da Assemblei* Legislativa do Pi*uí </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Au*o*al. </line>
<line> S*s*entadas pelos p**are*-br*se q*e tocam de for*a de*icada a* *xtremi**d*s dos </line>
</par>
<par>
<line> arcos, em um discreto ponto pintado de </line>
<line> preto, recu**os dos 3m de *eira*, que ava*çam em </line>
</par>
<par>
<line> balanço. *ssa confi*ur*ção **pressa u*a cobert**a leve, e surge como um element* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ligação entre o* pilares, dando efeit* de c*n*inuidad*, até atingir o pilar vizinho. Ar**s *sses, </line>
</par>
<par>
<line> n*vame**e de tijol* apar*nte marrom/aver***ha*o, ricos *m q*alida*e sensorial, te*tura </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *cabamen*o, que abrem, em s*us v**s, ab*r*ura* que permitem circulação de ar e lu* nat*ra* </line>
<line> qu*, no inte**o* *e*taca os tijolos e *nriquecem ainda *a** *s*a *eferên*ia vern*cular. </line>
<line> Essa configu*ação clássic* pe*istílica encontra de forma cont*astante uma cobertu*a </line>
<line> com um express*o*is*o estrutural *aracterístico da* obras da 3° ge*ação m*dernista, * *inda </line>
<line> assim não *e*dem c*nsi*tência, mui** p*lo contrári*, relaciona*-se d* f*rm* compleme**ar e </line>
</par>
<par>
<line> int*grada, co*oa*do </line>
<line> respeitos*mente um *spa*o </line>
<line> de*tinado a* povo e à democracia, </line>
</par>
<par>
<line> refer*nciando a c*ltura e a trad*çã* </line>
<line> local p*lo uso do tijol* apare*te e fu*da*en*almen*e </line>
</par>
<par>
<line> soluci**ando pro*lemas técni*os, uma vez que os </line>
<line> element*s p*eexiste*tes da *bra ex*gia* </line>
</par>
<par>
<line> uma cober*ura *eve. </line>
</par>
<par>
<line> Esse fe*to t*ve re*u*tad*s **pl*ndor*s** que *erviram d* *nf*uência para grandes *b*as </line>
</par>
<par>
<line> poste**ores, c*mo o Tr**a-Troca, de Goreth Men*es e o Centr* de Tecnolo*ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universid*de F**eral do Piauí, </line>
<line> de Ana Lúcia Ribeiro, to*as **m a participaçã* diret* do </line>
</par>
<par>
<line> engen*eiro </line>
<line> urugua*o Eladio Dieste. Essas obr** m*rcantes p*ssaram a faze* parte </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ident*dade d* Teresina, demonstra*do não s* s*a </line>
<line> qu*lidade técnica, mas sua b*a le*tura *os </line>
</par>
<par>
<line> condi*iona*tes *ré-am*ientais e da cult*ra e tradição l*cal, i*terpretando * a*equ*ndo, </line>
<line> mesmo que *e f*rma bem posteri*r, o Mét**o **ternacional, descr*to por Montaner. </line>
<line> Re*. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, m*i. 202* www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assembleia Le*i*lativa do P*auí * o Méto*o In*ernacio*al </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 8 -y Troca-Troca 1*86 </line>
<line> Figura 9 - Centro de Tec*olog*a 1998 </line>
</par>
<par>
<line> Fontes: Via*ora³ / ufpi.br </line>
<line> https://ww*.viagora.com.*r/*aleria*/troc*-troca-em-*eresi*a-295.html </line>
</par>
<par>
<line> 4.6 A*óbadas </line>
</par>
<par>
<line> *utro imp*emento que foi tra*alha*o a fim *e sanar as preocu*ações climáti**s </line>
<line> exigidas foi o us* de elementos metálico* vaza*os n* cor verde (cor complementar ao marrom </line>
<line> avermelhado dos tijolos) sit*ados no* vãos ent*e *s abóbadas, que são os cor*a-s*is ou qu*bra- </line>
<line> sói* de gre*h*s metál**as, conforme a *igura 10. </line>
<line> F*g*ra 10 - Cor*a-sol. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Aut*ral. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. *1, n. *, ar*. 10, p. 192-211, mai. **24 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. L. Arag*o, K. G. S. Sousa, E. A. Pereira </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> *ara * arqu*t*tura *r*si*eira, em especia* na região Nordeste, a util**aç*o de eleme*tos </line>
</par>
<par>
<line> va*ado* como </line>
<line> esses é ba*tante *omum. Ge*alm*nte, f*z-se o uso de c*bo*ós, seja </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *lv*naria ou *oncreto. *esse c*so, B*rsoi se util*za d* meta* c*mo material para essa </line>
<line> estratég*a, visto que sabia muit* bem *rabalhar com v*rias materialidades em um* me*ma </line>
<line> obra. </line>
<line> A ideia de "vaza*" as envoltórias ou m*ros é abordada por *r*ando de Holan*a, e* </line>
<line> seu roteiro d* co*o construir n* N*rd*ste (*0**). Se*undo el*, o uso *e elementos vazados </line>
<line> filtra a l*z e *ermite a p*ss*gem de luz. Esse é um d***o**tivo *s*do para *ol*ção do *ontr*le </line>
<line> bioclimát**o. A *er**no*ogia do que ve* a ser *ma *rquit*tura bioclimática e*tá relaci*nada à </line>
</par>
<par>
<line> conside*ação do clima, regi*o, </line>
<line> insola*ão, v*nto*, além da topografia e vegetação. Ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> *ira-se proveito de condições nat*rais, *s*abelecendo *ondiçõ*s apro*riad*s de confor**, seja </line>
<line> físico e mental, d*ntro do meio em *ue se des*nvolve (CORREA, 2002). </line>
<line> *o se utilizar dessas estraté*ias, o arq*i*e*o mostrava *m en*endi*ento do clim* local, </line>
</par>
<par>
<line> car*c*erística present* em suas obras *om con*ecimento da pre*xistê*ci* a*bi*nta*. *s** </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> uma caracterí*tica que começa * ser exp*orada na *e**eira geração modernista. *sso também </line>
<line> evidencia qu* o Esti*o I*ternacional encontrou no Brasil algumas situações que f*z*ram com </line>
<line> qu* não *ouv*sse um* a*es*o por co*pleto dos seus princípi*s de *orma **flexível. </line>
<line> 4.* Espe*ho D\*gua </line>
<line> *utra estratég*a usada por Borsoi p*r* a adequação de um edifício m*derno a seu </line>
<line> c*ima loca* é * *spelh* d\águ* que circunda parte *a Ass**bleia, co** *ostra a Figu*a 11. </line>
<line> *e acordo com *ndrade (2018), ele faz *lusão ao rio Poti, que se lo*aliza logo mais à fr*n*e </line>
</par>
<par>
<line> do terreno, visto pela fi*ura 12. Além diss*, é tam*ém u* elemen*o usado para enf*tizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> monumentalidade d* </line>
<line> *s*r*t*ra, uma vez qu* acab* **flet*ndo a ima*em dos e*ormes *ilar*s </line>
</par>
<par>
<line> de c*n*ret* bem *omo de sua cobertura. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 21, n. 5, art. 10, p. 192-211, mai. 2**4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assembleia Legislativa do Pia*í * o Mé*odo Internacional </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> Figura *1 - Espelho d\á*ua na *ssemb*ei*. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Au*oral. </line>
<line> Fig*ra 1* - Pro*imidade da *ss*mbleia com o ri* *oti. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Googl* Maps (adaptado pelos autores). </line>
<line> Ess* relação c*m o rio é tomada como um p*rtid* d* **quiteto na concepç*o de sua </line>
<line> o*ra. Novam*nte aqui é *ei*erada a i*port*ncia do entorno *o ambiente em que o proje*o </line>
<line> arqu*tetôni*o s*rá *mplan*ado. N*o sign*fica que os princ*pios funda*e*tais do modernismo </line>
<line> **ternacional foram descartados, mas q** ago*a se integr*m d* *orma muito ma*s profu**a </line>
</par>
<par>
<line> com o contexto. Esse conví*i* *a relação *om </line>
<line> a natur*za é também *m *os pontos </line>
</par>
<par>
<line> empregados por Holanda (1976), *ue seriam adequados às ed*fica*ões que q***ram c*rregar </line>
<line> uma preocupação com o *icroc*ima em que o projeto se insere. Borsoi *rocurou que sua obra </line>
<line> f*sse um pr**ongamento da paisag*m rica em fa*na, *lora e beleza das margens do Poti, vista </line>
<line> *e*. *SA, Teres*na PI, v. 2*, n. *, *rt. 1*, p. 192-211, ma*. 2024 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. L. A*agão, K. G. S. *ou**, E. A. *ereir* </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> cotidiana na mesopotâmi*a cidade de **re*ina. Esse *rolongamento *a pais*ge* também </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*r*eptível n* u*o *e seixo rol*do no piso, um material q** já e*a usado em vários espaço* da </line>
<line> *idade, dand* *i*da m**s * idei* de p*blico *o *difício. </line>
<line> Ademais, compa*ando-se à ob*a de *t*on, no Kuwa*t, há u*a semelhanç* na boa </line>
<line> rel*ção do edifí*io *om o mar. Nessa situação, o arq*iteto di**marquês procu*a *rientar seu </line>
<line> edifício v*ltando u* *lhar altivo par* o oceano, como é visto na figura 13. </line>
<line> Fi*ura 13 - Rel*ção do **r com a As*emblei* Naci*n** do Kuwait. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*quit*ctu*a Vi*a². </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDE*A*Õ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O prédio da *ssemb**i* Legislativa do Piauí analisado neste artigo é </line>
<line> um ex*elente </line>
</par>
<par>
<line> exe*plo *o que significa * p*odu**o m*d*rnist* no Brasil no que diz respei*o à tectônica. Ele </line>
<line> foi objeto de e*tudo d* forma com*l**e*ta* n* d*sciplina de arquitetur* *ras*leira *I, do curs* </line>
<line> de Arquite*ura e Ur*anism* da Universida*e Federal do Piauí. A obra d* Acácio G*l Bors*i </line>
<line> data de 1986, faze*do parte de um *entro *í*ico qu* con*** mais obras do m*smo arquite*o. </line>
</par>
<par>
<line> Sua obra é *e uma monumentalida*e e ident*dade esp*cial muito relaci*nada à região </line>
<line> onde </line>
</par>
<par>
<line> está i*ser*da. Além do mai*, poss*i algumas *st*at*gi*s que </line>
<line> visavam não só agregar *o </line>
</par>
<par>
<line> aspec*o formal, ma* também s*lucionar qu*stões funci*nais especialmente re*acionadas ao </line>
<line> cl*ma lo*al. </line>
<line> Segundo *s análises e r*flexõ*s aqu* apresenta**s, o Est*lo Interna*ional se *ro**gava </line>
</par>
<par>
<line> de *orma exc*usiva e ún*ca para vários l**ares, sem </line>
<line> levar </line>
<line> em con** suas próprias </line>
</par>
<par>
<line> características * cond*cionan*es parti*ulares *eg**nais. S*us princípio* f*nd*me**ais, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 2*, n. 5, art. 10, *. 192-211, m*i. 2024 www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assembleia Legislativa do Pia*í e o Méto** Internacional </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> ma*oria das ap*icações, *ram ado*ados *elos arquiteto*, faz**do co* que *ua* obra* *ivessem </line>
<line> um ar de moder**dade muito almejado na *poca, seja *or qu**tões *ociais ** de a*irmações </line>
</par>
<par>
<line> políticas, princ**almente as obras *e </line>
<line> ca*áte* ins*itucional. Porém, mesmo que a estétic* </line>
</par>
<par>
<line> modernist* </line>
<line> *osse incorp*rada n** ed*fí***s, no Brasil, *ouv* algumas novas inte*p*etações </line>
</par>
<par>
<line> desses prin**pio*, visa**o just*mente s* a*equar à realidade de um clim* *rop*cal e com </line>
</par>
<par>
<line> grande diversidade técni**, </line>
<line> co*o m*teria*idad* e *éc**cas const*ut*vas * cultu*al, *endo </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> vi*t* o vast* terr*tório e repert**io nacion*l. </line>
</par>
<par>
<line> A essa pro*ução arqui*etônica inco*porada *os condiciona*te* reg*onais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sociológicos f*i dada a term**ologia de Méto** *nternacional. Na As*embleia *egislativa, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m**erialida*e, *e*a*ão com o *n*orno, es*a *usca p*r ref*rências locais e o *nfr**tamen*o das </line>
</par>
<par>
<line> premiss*s preexistentes foram elemen*os base </line>
<line> deste estudo par* pr*vocar essa releitur* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> obra, a**ra co** parte desse </line>
<line> n*vo termo. D*sde * forma c*mo o concreto </line>
<line> *rma*o foi </line>
</par>
<par>
<line> **l*cado até *o pi*o de </line>
<line> s*ixo rolado, há u*a particularidade que o arqu*tet* soub* se </line>
</par>
<par>
<line> apro*riar e relacion*r com a cid*de </line>
<line> de T*resina. Iss* também fic* *vi*e*te </line>
<line> na* soluções </line>
</par>
<par>
<line> *u*cio*ais </line>
<line> p*ra ameni*a* a inci*ênc*a solar preocupação co* e </line>
<line> ventil*ção microclima e </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ma zona de *l*as temperaturas ** Nor*est*. </line>
</par>
<par>
<line> Com isso, co*clu*-se a im*ortância de uma </line>
<line> p*oposta de revisão historiográ*ica no </line>
</par>
<par>
<line> intuito de e*plorar </line>
<line> novas compreensões da produção moderna n* Piau*, tal com* essa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> muitas *ut*as contemporâneas * ela qu* carregam a marca de uma **laçã* com o meio onde </line>
</par>
<par>
<line> e*tão inseridas. *s*as prod*ções, contudo, </line>
<line> perm*nec*m no que se entende *omo arq*itetura </line>
</par>
<par>
<line> Moderna e não deve ser comp*eendida em </line>
<line> um* **ica </line>
<line> defin*ção *eral e única *e estilo </line>
</par>
<par>
<line> arquitetôn*c*, * sim em u* métod*. * fundame*tal enten*er es** nov* perspect*va </line>
<line> **o só </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> caráter local, ma* tamb*m em nível nacional, </line>
<line> um* vez que o *rasil n*o te*e um </line>
<line> rigor na </line>
</par>
<par>
<line> aplicaç** </line>
<line> do* ideais modernistas na íntegra. Tal constatação reforça ainda ma*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> particular*dade e riqueza de produ*ão naciona* vasta que, além d* se e*co*trar ciente *e seu </line>
</par>
<par>
<line> contexto, não excluía as várias contribui*ões de seu passado e </line>
<line> conhecimentos **adicionais, </line>
</par>
<par>
<line> af**al, c**o a*irma MA*IEL (2003), o ato de p*oj*tar é ** pr*cesso refl*xivo, de m**o que </line>
</par>
<par>
<line> *ons*r*i*, hab*ta* e </line>
<line> pens*r e*t*jam em *erfeito equilíbrio </line>
<line> na criação de *lgo novo que *eja </line>
</par>
<par>
<line> con*ebido não só *ara reali*ação de atividades, mas que at*nd* a razão de ser d* arq*ite*u*a: </line>
<line> m**iar as re*aç*es humana* em suas *idas cot*dianas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. 21, n. 5, *r*. 10, p. 192-211, ma*. 2024 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. L. Ar*gão, K. G. S. *ousa, E. A. Pereira </line>
<line> 210 </line>
<line> REFERÊ*C*A* </line>
</par>
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<line> Teresin*: ad*quaçã* *mbie*ta* das obr*s instituci*nai* *e Acácio Gil Borso* (1970-80). </line>
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<line> CORREA, C. B. (200*). Arq*itetura bi*clim*ti*a: </line>
<line> *dequaç*o *o p*ojet* de arq*itetura ao </line>
</par>
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<line> meio </line>
<line> ambiente </line>
<line> natural. </line>
<line> São </line>
<line> Paulo. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
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<line> ht*p://*ww.vit*uvius.co*.br/revistas/*ead/drop*/02.004/1590 </line>
<line> Acesso em: 14/08/2023. </line>
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<line> 04*.*0, Vitruvi*s. </line>
<line> * NO*AS </line>
<line> ¹*isponível em https://www.archd*i*y.c*m.b*/br/797*68/class*cos-*a-arquitetura-as*embleia- </line>
<line> *acional-*o-kuwait-jorn-*tzon, *ce*so 29 de agosto de *023. </line>
<line> ²Disponível e* *ttp*://arquitecturaviva.com/work*/as**blea-*acional-de-kuwait-6, acess* 26 </line>
<line> d* *gosto de 2023. </line>
</par>
<par>
<line> Como *eferenciar este *rtigo, conform* ABNT: </line>
<line> ARAGÃ*, J. L; SOU*A, K. G. S; P**EIRA, E. A. As*embleia Legisl*tiv* do Piauí e * Mét**o </line>
<line> In**rnacional. Rev. FSA, *eresin*, v. 21, *. 5, art. 10, p. *92-211, *a*. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. ***, Teresina, v. 21, n. *, art. 10, p. 1*2-211, *a*. 2024 </line>
<line> ww**.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assembleia Legislativa do Piauí e o M*todo In*ern*ci**a* </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s *utores </line>
<line> J. L. Aragão </line>
<line> K. G. S. Sousa </line>
<line> E. A. Pereira </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ális* e *n*erpret**ã* dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*a*o*ação do ras*unho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação *a *provação da versão fina* do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> **v. *SA, Teresin* PI, v. *1, n. 5, art. 10, p. 19*-*11, ma*. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.co*.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
</document>

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