Anticonsumo e Veganismo: Motivações para se Tornar Vegano e o Impacto em suas Vidas / Anti-Consumption and Veganism: Motivations to Become Vegan and the Impact on their Lives

Karoline Nery da Silva, Renata Céli Moreira da Silva Paula

Resumen


O anticonsumo é um tema que vem sendo estudado na área de marketing, principalmente no comportamento do consumidor. O veganismo é um comportamento de anticonsumo que apresenta um potencial de crescimento no Brasil e no mundo. O presente artigo buscou analisar as motivações para se tornar vegano e como o veganismo impacta a vida dos seus adotantes. Foram feitas entrevistas em profundidade com pessoas que se consideram veganas, que foram selecionadas em grupos que reúnem veganos nas redes sociais. Foi possível, por meio das entrevistas, identificar as principais motivações para se manter o modo de vida vegano, as dificuldades, os principais hábitos de consumo e as perspectivas futuras. Foi possível observar que a maior motivação para se tornar vegano, segundo os entrevistados, é a preocupação com o bem-estar dos animais. Ao se tornar vegana, uma pessoa muda muitos dos seus antigos hábitos, deixando de consumir diversos alimentos e produtos. Foi observado também que as mudanças de hábitos refletem de forma negativa nos relacionamentos. Porém, os veganos entrevistados estão otimistas quanto ao crescimento do veganismo no Brasil e quanto aos impactos positivos que podem ser gerados à sociedade e ao meio ambiente. Muitos se veem como agentes de mudança do mundo.

 

Palavras-chave: Anticonsumo. Veganismo. Motivações.

 

ABSTRACT

 

Anti-consumption has been studied in marketing and in consumer behavior. Veganism is an anti-consumption behavior that has growth potential in Brazil and worldwide. This study investigated the motivations for becoming vegan and how veganism impacts the lives of its adopters. In-depth interviews were conducted with people who consider themselves vegans. Respondents were selected from veganism groups on social networks. The results showed the main motivations to have a vegan way of life, the difficulties, the main consumption habits and future perspectives. The biggest motivation to be vegan is the concern with the animals’ welfare. In addition, a person changes many of their old habits because of veganism. They stop consuming a lot of food and products. It was observed that changes in habits reflect negatively on relationships. However, respondentes are optimistic about veganism growth in Brazil and the positive impacts that can be generated to society and the environment. Many see themselves as agents of change in the world.

 

Keywords: Anti-Consumption. Veganism. Motivations.

 


Referencias


ABONIZIO, J. Consumo alimentar e anticonsumismo: veganos e freeganos. Ciências Sociais Unisinos, v. 49, n. 2, p. 191-196, 2013.

AHUVIA, A. If money doesn’t make us happy, why do we act as if does? Journal of Economic Psychology, v. 29, n. 4, p. 491-507, 2008.

ALEXANDER, S.; USSHER, S. The voluntary simplicity movement: A multi-national survey analysis in theoretical context. Journal of Consumer Culture, v. 12, n. 1, 2012.

BALLANTINE, P. W.; CREERY, S. The consumption and disposition behaviour of voluntary simplifiers. Journal of Consumer Behaviour, v. 9, n. 1, p. 45-56, 2010.

BETTANY, S.; KERRANE, B. The (post-human) consumer, the (post-avian) chicken and the (post-object) Eglu: Towards a material-semiotics of anti-consumption. European Journal of Marketing, v. 45, n. 11/12, p. 1746-1756, 2011.

BLACK, I. R.; CHERRIER, H. Anti-consumption as part of living a sustainable lifestyle: Daily practices, contextual motivations and subjective values. Journal of Consumer Behaviour, v. 9, p. 437-453, 2010.

CAVALHEIRO, C. A.; VERDU, F. C.; AMARANTE, J. M. Difusão do vegetarianismo e veganismo no Brasil a partir de uma perspectiva de transnacionalização. Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo, v. 6, n. 1, p. 51-67, 2018.

CHATZIDAKIS, A.; LEE, M. S. W. Anti-Consumption as the Study of Reasons against. Journal of Macromarketing, v. 33, n. 3, p. 190–203, 2013.

CHERRIER, H. Anti-consumption discourses and consumer-resistant identities. Journal of Business Research, v. 62, 2009.

CHERRIER, H.; BLACK, I. R.; LEE, M. Intentional non-consumption for sustainability: Consumer resistance and/or anti-consumption? European Journal of Marketing, v. 45, n. 11/12, p. 1757-1767, 2011.

CHERRY, E. Veganism as a Cultural Movement: A Relational Approach. Social Movement Studies, v. 5, n. 2, p. 155–170, 2006.

FERRIGNO, M. V. Veganismo e libertação animal: Um estudo etnográfico. Dissertação (Mestrado) - Curso de Antropologia Social, Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

FREIRIA, C.A.; SOUZA, J.S. de; COUTO, L.R.R.; SILVA, M.A.C.; VIEIRA, M.O.S. Campanha de Comunicação Ahimsa-Vegan Life. Revista Eletrônica de Comunicação, v.12, 2017.

FUNCHES, V.; MARKLEY, M.; DAVIS, L. Reprisal, retribution and requital: Investigating customer retaliation. Journal of Business Research, v. 62, 2009.

GALVAGNO, M. The intellectual structure of the anti-consumption and consumer resistance field: An author co-citation analysis. European Journal of Marketing, v. 45, n. 11/12, p. 1688-1701, 2011.

GARCÍA-DE-FRUTOS, N.; ORTEGA-EGEA, J. M.; MARTÍNEZ-DEL-RÍO, J. Anti-consumption for Environmental Sustainability: Conceptualization, Review, and Multilevel Research Directions. Journal of Business Ethics, v. 148, n. 2, p. 1-25, 2018.

HUNEKE, M. E. The Face of the Un-Consumer: An Empirical Examination of the Practice of Voluntary Simplicity in the United States. Psychology & Marketing, v. 22, n. 7, p. 527-550, 2005.

IBOPE INTELIGENCIA (Brasil). Pesquisa de opinião pública sobre vegetarianismo. 2018. Disponível em: https://www.svb.org.br/images/Documentos/JOB_0416_ VEGETARIANISMO.pdf. Acesso em: 29 de junho de 2021.

IYER, R.; MUNCY, J. A. Purpose and object of anti-consumption. Journal of Business Research, v. 62, p. 160 – 168, 2009.

JOY, M. Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas: Uma Introdução Ao Carnismo. São Paulo: Cultrix, 2014.

KOZINETS, R. V. On Netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture. Advances in Consumer Research, v. 25, 1998.

LEE, M. S. W.; FERNANDEZ, K. V.; HYMAN, M. R. Anti-consumption: An overview and research agenda. Journal of Business Research, v. 62, 2009.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

NACONECY, Carlos. Ética e animais: Um guia de argumentação filosófica. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2014. p. 228.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria; ROMÃO-DIAS, Daniela; DI LUCCIO, Flávia. Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 1, 2009.

OLIVEIRA, J. F. F.; PAULA, R. C. M. S. Motivações para uma vida minimalista e os impactos no consumo. Consumer Behavior Review, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2021.

ORTEGA-EGEA, J. N.; GARCÍA-DE-FRUTOS, N. Toward consumption reduction: An environmentally motivated perspective. Psychology and Marketing, v. 30, n. 8, p. 660–675, 2013.

PENTINA, I.; AMOS, C. The Freegan phenomenon: anti-consumption or consumer resistance? European Journal of Marketing, v. 45, n. 11/12, p. 1768-1778, 2011.

RÉVILLION, J. P.; KAPP, C.; BADEJO, M. S.; DIAS, V. V. O mercado de alimentos vegetarianos e veganos: características e perspectivas. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 37, n. 1, 2020.

RIBEIRO, U. L. A ascensão do consumo ético de produtos vegetarianos e veganos no mercado brasileiro. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2019.

ROESE, M.; OLIVEIRA, I. P. L. Consumo moral: Vegans como agentes de uma nova ética de consumo. Anais do VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo, Rio de Janeiro. 2014.

ROJAS, A. A.; MOCARZEL, M. M. V. Da cultura visual à cultura material: o minimalismo como forma de expressão na sociedade de consumo. ALCEU, v. 16, n. 31, 2015.

SANTOS, R. S.; SILVA, R. M. C.; CHAUVEL, M. A. Anticonsumismo no Brasil: investigando a percepção dos anticonsumidores de carne vermelha. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, n. 3, p. 23-44, jul./set. ,2013.

SEN, GÜRHAN-CANLI e MORWITZ, Withholding Consumption: A Social Dilemma Perspective on Consumer Boycotts. Journal of Consumer Research, v. 28, n. 3, p. 399-417, 2001.

SILVA, R. C. M.; HOR-MEYLL, L. F. Simplicidade Voluntária: escolhendo uma nova forma de viver. Revista Pretexto, v. 17, n. 2, p. 98-116, 2016.

SILVA, R. C. M.; SILVA, T. M. B. As Motivações do Vegano: O Discurso em Redes Sociais. Anais do VI Encontro Nacional da ANPPAS, Belém, 2012.

SOBREIRA, E. M. C; SILVA, A. L. L.; COELHO, P. F. C. Simplicidade Voluntária e Armário-Cápsula: Valores e Motivações no Consumo de Vestuário. Revista de Administração FACES Journal, v. 17, n. 2, p. 134-151, 2018.

SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRO – SVB. Disponível em: https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e. Acesso em 29 de junho de 2021.

SOUZA, A. C. A. A; MOURA, A. A. F.; REBOUÇAS, S. M. D.; REGINALDO, H. O. A. Fatores Relevantes para o Comportamento de Consumidores Vegetarianos. Anais do XVI SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO SEMEAD. Ceará, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.9.3

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)