<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 7, art. 6, p. 114-126, j*l. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.7.6
</line>
</par><par>
<line>
Di*eito Natural, Contratualismo e a *f*tividade *os *ecani**os de Acesso à J**tiça
</line>
<line>
Natura* Law, Contrac*uali*m *nd the Eff*ctiveness of **cess *o Justice *ech*nisms
</line>
</par><par>
<line>
*e*ro Henr*que Rodrigues de Sou*a
</line>
<line>
D*utor em Adminis***ção pela U*iversidade de B*asília (Un*)
</line>
<line>
Professor M*strado Profissi*na* em Administraç*o pela Cen*ro *niversi**rio Alv*s F*ria
</line>
<line>
E-mail: ph*o**a.phd@gma*l.com
</line>
<line>
Thiago Olím*i* Ferreira
</line>
<line>
*raduado em C*ências Contábeis * Gra*uando em Dire*to p*lo *entr* Universi*ár*o *lves Fari*
</line>
<line>
E-ma*l: thiagoolimp*o.f@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Pedro Hen*ique Rodrigues *e *o*s*
</line>
</par><par>
<line>
Ce*tro U*ive**itário
</line>
<line>
Alves
</line>
<line>
Far*a. *v.
</line>
<line>
Per*metral
</line>
<line>
Nor*e
</line>
<line>
Editor-**e*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Vil* J*ão Vaz, Goi**i* GO 7*.445-19., Br*sil.
</line>
<line>
Rodrig**s
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Thiag* Olímpio F*rrei*a
</line>
</par><par>
<line>
Centro U*iversit*rio
</line>
<line>
Al*es
</line>
<line>
Faria. A*.
</line>
<line>
*erimetra*
</line>
<line>
Norte
</line>
<line>
Artigo r*ceb*d* em 03/04/2024. Última
</line>
<line>
v*r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Vila *oão Vaz, **iânia *O 74.445-19., Brasil.
</line>
<line>
rece*ida em **/04/2024. Aprovado em 23/04/2*24.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avali*do pelo sistema Triple Re*iew: De*k *eview a)
</line>
<line>
pe*o Editor-C*efe; * b) *oub*e Blind Revie*
</line>
<line>
(avaliação cega por do*s avaliad*res *a *rea).
</line>
<line>
Re*isão: Gramatical, Nor*ativa e de F*rm**ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Di*eito N*tural, *o*trat*alismo e a Efetivi*ade *os Mecanismos d* Acesso à Justiça
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
*ES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
conce*to de justiç*,
</line>
<line>
dis*utido desde *s primórdi*s das chamadas cidades-estad*s
</line>
<line>
g*eg*s,
</line>
</par><par>
<line>
tem
</line>
<line>
gerado debates sobre o
</line>
<line>
q*e pode *er c*nsiderado justo ou injust* bem
</line>
<line>
como se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
con*epção de j*stiça é passível de ser apropr*ada pela t**alidade da sociedade ou apena* p**
</line>
</par><par>
<line>
de*erminad** gru*os *o**ais
</line>
<line>
privi*egiad*s, portan*o, se o "animal *o*ítico" d*fendido por
</line>
</par><par>
<line>
Aristóteles *u *s *ropostas co*tratualistas s*o **s*í**is de serem pl*namente exercido* pe*a
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade. En*ontra-se, a*sim,
</line>
<line>
a di*cussão de
</line>
<line>
normas e estruturas institu**onais que se
</line>
</par><par>
<line>
pro*õem a viabilizar mecanis*o* de acess* à justiça. *s *e*ricos naturalistas e contrat*alistas
</line>
<line>
*e*onhecem que a iguald*de é um d*s *bjetivos fundamentais d* soc*edade. Tal i*ua*dade, no
</line>
</par><par>
<line>
ent*nto, é discu*ível be* c*mo ** pos*ç*o ** cidadã* e de *o** sob*ran* t*m sid* a
</line>
</par><par>
<line>
apo*erada
</line>
<line>
pela *m**itude d* socie*ade, de m**o *ue a condiç*o
</line>
<line>
natural de se viver em
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade ou o ato de se renunciar part* do próprio direito para o be* comum tem
</line>
<line>
s i do
</line>
</par><par>
<line>
viabilizado pelo a*esso à *ustiça. Realizou-se
</line>
<line>
um* discussã* teó*ica de *o*cepç*es
</line>
</par><par>
<line>
naturalistas e cont**tua*istas e uma *nálise de mec*nismos de acesso à justiça. Ainda
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
ve**am sendo implemen*ados importantes me*anism*s,
</line>
<line>
como a defensori* pública,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gratuidade process*al, a jus*iça *tinerante, os meios de c*lerida*e processu*l, as
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
<line>
c*leti*as, as *utela* autocompositivas os r*médios constituci*na*s, observou-se *ue e
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
existe um com*leto acesso * jurisdição,
</line>
<line>
de *odo favorecer * igualdade a
</line>
<line>
defend**a pelos
</line>
</par><par>
<line>
teóri*os naturalis*as e contratualistas.
</line>
</par><par>
<line>
*a*avras-*h*ve: Jusnaturalismo. Na*uralismo. *ontratualismo. Ac*sso * J**tiça.
</line>
<line>
Mecanismo*.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
The
</line>
<line>
con*ept of j*stice, discussed since *he *e*inn*ng of the s*-called Greek cit*-st*tes,
</line>
<line>
h*s
</line>
</par><par>
<line>
generated
</line>
<line>
*eb*tes a*out what *an *e considered fa** or unfai*, *s well as wheth*r *he
</line>
</par><par>
<line>
concept*on o* ju**ice is capable of *e*ng appropriated by the en*ire society *r only to cert*in
</line>
<line>
group*. privilege* so*ial *roups, *herefore, if t*e "poli*ical animal" defend*d by A*is*otl* or
</line>
</par><par>
<line>
the contr*ctuali*t pro*o*als
</line>
<line>
are capa*l* of *e*ng fu*ly exerci*ed by soci*ty. Thus, *here is
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*scussion of norms and i*stitution*l struct*res that aim to enable m**hanisms for *ccess to
</line>
</par><par>
<line>
*ustice. Naturalist and contractual*st theoris*s reco**iz* that equality *s one of *** funda*ental
</line>
</par><par>
<line>
go*ls of society. Such *qual*t*, howeve*, i* de*ata*le, as *e*l
</line>
<line>
as whether the position of
</line>
</par><par>
<line>
citi*en and soverei** people has been t*ken over by t*e br*adth o* *o*iety, so tha* the natur*l
</line>
</par><par>
<line>
condition of l*vi*g in society or the act of re*oun*ing par* of one's own r*ght for
</line>
<line>
the **od
</line>
</par><par>
<line>
comm*n has bee* made
</line>
<line>
p*ssible by access to justice. The*e was a **eoretical
</line>
<line>
d*scuss*o* **
</line>
</par><par>
<line>
n*t*rali*t *nd con*ractualist *onc*pt**ns and an an*lysis of mechanisms for access *o j*st*ce.
</line>
</par><par>
<line>
Even though important mec*anisms have *een
</line>
<line>
implemented, such *s *ub*ic d*fender's
</line>
</par><par>
<line>
of*ic*s, fr*e **ocedural assi*t*nce, itinerant justi*e, means of procedura* sp*e*, collec*ive
</line>
</par><par>
<line>
*ctions, se**-co*p*sed guardi*n*hips
</line>
<line>
and constitu*ion** ***edies, h*s been observed that it
</line>
</par><par>
<line>
*here is not complete access to jurisdi**ion, in orde* *o *avor
</line>
<line>
th* equalit* de*end*d
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
natur*l*st and c**tractuali*t theorists.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: *usnatural**m. N*t*ral*sm. Contractualis*, Access to *usti*e. Mechanism*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 21, n. 7, a*t. 6, p. 114-126, *ul. 2*24
</line>
<line>
*w*4.f*anet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. R. Sousa, T. O. Fer*e**a
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Jusna*ural**m*, Direito Na**ral e C**tratuaslimo
</line>
</par><par>
<line>
O conce*to de so*ie*ade pode, i*icialmente, ser *ragmentad* em duas impo*t*nt*s
</line>
<line>
co*rentes f*losó*icas: natural**t* * contra*ualista. A primeir* tem co*o pr*cursoras a* obras *e
</line>
<line>
*ri**ótel*s e Tomás de Aquino, as q*ais *artem do press*p*sto *e que ** vínculos e *elaçõ**
</line>
<line>
soci**s fazem p*r*e d* e*sência do ser humano, *ortanto, integra * *o*diçã* do *ome* co*o
</line>
<line>
um ser soci*l.
</line>
</par><par>
<line>
A* co*cepçõ*s te***cas favo*áveis à pro*ost* da sociedade
</line>
<line>
natural têm como base
</line>
</par><par>
<line>
mais remota *ncon*rada
</line>
<line>
no século IV a.C., com os esc*itos de Aristóteles, o *ual cunhou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
termo "ani*al polít*co", enfatizando qu* o h**em natu*a*mente *e envol*e
</line>
<line>
em vínc*lo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*e*açõe* sociais *, ass*m, * soci*dade se formaria * partir da cond*ção n**ural ** h*mem ** se
</line>
<line>
rela*i*nar.
</line>
<line>
Em c*mplemento, Tomás *e A*uin*, ta*bém c*am*do de Santo Tomás de Aquino,
</line>
<line>
um dos *ais **p*rtantes defens*r*s das idei** de Aristóteles, e*fatizou que * homem é, por
</line>
</par><par>
<line>
natu**za, um an*ma*
</line>
<line>
s*cial * políti*o, v*v*ndo
</line>
<line>
col*tivamente, o que se *videnc** pela
</line>
</par><par>
<line>
ne**ssid*de de se vin*u*ar de for*a conjunta, *avendo fa*or*s naturai* que dete*mina* q*e *
</line>
<line>
homem pr*cure a cont*nua a*sociação entre si.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, co*forme defen*e R*nel*tti (*889), nessa
</line>
<line>
*oncep*ão na*uralista, apenas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir da conviv*n*ia e
</line>
<line>
da cooper*ção, o homem pode b*nefic**r-se d* experiência e d*
</line>
</par><par>
<line>
con*ecime**o dos semelhantes, *cum*ladas a**avés de gera*ões, obtend* dessa forma
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*e*os necessár*os p*r* *ue possa *tingir os propósi*os de sua ex*stên*ia *omo *er humano.
</line>
</par><par>
<line>
Dit* iss*, *ma
</line>
<line>
s*gunda corrente *ilosóf*ca, de*omina*a ** contratualista, a qual tem
</line>
</par><par>
<line>
como base os estu*os de Thom*s Hobbes, *ohn L*cke e Jean *a*que* Rousseau, *ressup*e
</line>
</par><par>
<line>
q*e a so**eda*e
</line>
<line>
não é forma*a por *ma **ndiçã* n*ta do ser h*ma*o, mas sim pelo que
</line>
</par><par>
<line>
Rousseau denominou de "contr**o *ocial". Tal *e*tent* filosófica fundam*nta-se
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
conc*pção *e *ue o* *o*ens se relacion** e m*ntêm vínc**o* so*i*is, ao con*ebe*e* que *
</line>
<line>
vida *ndividu*lizad* seria expressivamen*e complexa e, as*im, são cr*ados implici*amente os
</line>
</par><par>
<line>
*hamados *ontrat** sociais, em que c*da i*divíduo re*uncia parte de se*s direitos p*ra a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
b**efício de se viver coletivamente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Opondo-se à proposta d* *unda*ent* nat*ral da sociedade, a concepção *ontra*ualista
</line>
<line>
sustenta que a sociedade é r*sul*ad* de u* aco*do de von*ades, portanto, de ** cont***o
</line>
<line>
hipot*tico firmado **tr* os homens.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 21, n.7, art. 6, p. 114-*26, jul. 2024 www4.*sanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Direito Nat*ral, Contr*tua*ismo e a Efet*vidade dos *ecanismos de Ac*sso à Jus*iça
</line>
<line>
*17
</line>
</par><par>
<line>
Ainda que haja vis*es cont*ár**s e*tre aut*re* contratuali*tas, * ponto pacífico a
</line>
<line>
ne**ção dos vínculos ass*ci*tivos naturais, compree*dendo, *ortanto, *ue *omente a vonta*e
</line>
<line>
h*mana justifica a existência de u*a soci*dad*.
</line>
<line>
O* escr**os de T*o*as *obbes, em esp**ial a obra Leviatã, pub*ic*da em 1651, são
</line>
<line>
um marco *o*trinário para a corre**e *o*tratuali**a. Para * autor, o homem, i*ic*almente, *ive
</line>
<line>
em esta*o de n*tureza, não se referindo meramente ao contexto primiti*o d* hist*ria, ma*,
</line>
<line>
p*incipal*en*e, de acordo com o au*or, à con**ção de desordem e*i*tente *empre que não *ão
</line>
</par><par>
<line>
reprimi*as as c*ndutas
</line>
<line>
h*manas naturais; ne*sa c*n*ep*ão natural, o* h*mens ser*am
</line>
</par><par>
<line>
egoístas, céticos, i*clinados à agressivida*e e *nsa*iá*eis,
</line>
<line>
conden*ndo-se, por *sso, a *ma
</line>
</par><par>
<line>
vi da
</line>
<line>
breve solitár*a. É n*ssa circunstância, * a p*rtir da ra*ão *umana, que é celebrado e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*omina*o contrato social.
</line>
<line>
Segundo Hobbes, a*esar de sua nat*r*za *á, o homem, como um s*r r*cional, ob*er*a
</line>
<line>
determinado* prin**p**s que deve seguir para sobre*ujar o estado da *atureza e estabelecer o
</line>
</par><par>
<line>
estado *oc*al; assim, *ada um renuncia
</line>
<line>
parcialmente ao *eu dire*to. D*sse mod*, *s ho*ens
</line>
</par><par>
<line>
cele*r*m volun*ar*ame*te o contra*o e, a par*i* de*se
</line>
<line>
a*o racional, se con*titui a vida em
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade, cuja perpetuação, *n*ret*nto, dep*nde *a exi*tência d* um poder *i*ível - Estado -
</line>
<line>
que sustente os home*s d*n*ro d*s limites conse*tidos.
</line>
<line>
Jean Ja*qu*s *ou*sea* com**em*ntou a ide*a de *obbes, principalme*te em sua obra
</line>
<line>
"O Contrato **cial". O aut*r baseia-se na a*ão c***ciente d* qu* existem interesse* coleti*os
</line>
<line>
distint*s do* int*re*ses ind*vidu*is, sendo a vontade, * não a natureza human*, o funda*ento
</line>
<line>
d* sociedade. Portanto, o *ndivíduo, conscientemente, a*iena part* de seus direitos e* favor
</line>
</par><par>
<line>
de t oda *
</line>
<line>
com*nid*de
</line>
<line>
e, *esse momen**, o ato de
</line>
<line>
associ*ção promove um
</line>
<line>
corpo mor*l e
</line>
</par><par>
<line>
coletiv*. *ess* perspec*iva, a posiç*o d* sobera*ia está *o conjunto de pessoa* associadas, as
</line>
<line>
q*ais co*s**tu*m um *stad* *omo executor das *eci**es. Desse modo, segundo Rousseau, o
</line>
<line>
reco*hecimento da igual*ade é um dos o*jetivos fu*damentais da *o*iedade.
</line>
</par><par>
<line>
Ta* igua**ade, no *n*anto, é *iscutível, bem como se a
</line>
<line>
p*s*ç** ** cida*ão povo e
</line>
</par><par>
<line>
soberano t*m sido a*od*rada pela amplitud* da so*i*dade, de modo que a condiçã* na*ural de
</line>
</par><par>
<line>
s* vi**r em *ociedade (naturalismo) o* o ato *e *e renunciar parte do
</line>
<line>
p*óprio *irei*o para o
</line>
</par><par>
<line>
bem c*m*m (c**trat*ali*mo) tem sido viabilizado pelo acesso à j*stiç*.
</line>
</par><par>
<line>
O próprio con*eito d* justiça, discu**do *esde os primór*ios das chamada* cidades-
</line>
</par><par>
<line>
estados gregas, tem *erad* *ebates sobre o que
</line>
<line>
pode ser
</line>
<line>
co*s*der*do jus*o ou injusto bem
</line>
</par><par>
<line>
como se a *oncepção *e justiça é passíve* *e ser aprop*iada pela totalidade da sociedade
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
</page><line>
*penas a determinados grup*s sociais privilegiado*, portanto, se o animal po*ítico *efendido
</line>
<line>
Rev. *S*, T***sin* PI, v. *1, n. 7, art. 6, *. 114-126, jul. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. R. Sou*a, T. *. Ferreira
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
por Arist*te*es ou as propostas contratua**stas sã* ***s*veis d* s*rem *lenamente ex**cidos
</line>
<line>
pel* socied*de.
</line>
<line>
Enco*tr*-se, assim, a disc*ssão de normas e estrutu*as ins*it*cionais que se pr*põem a
</line>
</par><par>
<line>
vi*b*lizar *ecanismos de ac*sso à justiça. A concepção de tais meca*ismo* prop*e-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f*vor*cer o acesso * justiça *or *arte da sociedade, pr*ncipalmente àqueles que * ace**o seria
</line>
<line>
mini*ame*te po*sí*e*.
</line>
<line>
2 *EFE*E*CIAL TEÓRICO
</line>
<line>
*.1 Efetividad* *os Mec*nis**s de Acesso à *ustiça
</line>
</par><par>
<line>
Ca*pelletti, em 198*, enfati*ava qu* o acesso à justiça é direito *o**al básico
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
ind*víduos, q*e não *e*e se restringir aos limites d* ac***o aos órgãos judicia*s e ao aparelho
</line>
<line>
judic*á*io estat*l, mas si* ser co*p**en*ido como *m efeti*o acesso à ord*m jur***ca just*.
</line>
</par><par>
<line>
O referido process*alista a*onta ao menos tr*s
</line>
<line>
garg*l** na jurisdição, en*olven*o: *) os
</line>
</par><par>
<line>
custos finan*eiros,
</line>
<line>
q*e podem in*iabilizar o acess* pela
</line>
<line>
população hipossufic*ente; ii)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existência de açõe* coletivas, pelo *ongo te*po de tr*mit*ção; e; iii) as dif*culd*d*s típica* do
</line>
<line>
processo, cujo enfr*n*amento *eman*a o *stabelecimento *e procedimentos es*ecífi*os para
</line>
<line>
c*da *ituação, como para as ca*sas de me*or va*o*, que pode* ser pr*pos*as junto aos
</line>
<line>
Juizados E*p*ci*is Cíveis.
</line>
<line>
*dici*nalme*te, cumpre mencionar o gar*al* caracteriz*d* pelo* custos *in*nce*ros,
</line>
</par><par>
<line>
que não é
</line>
<line>
elimin*do por completo me*iante mecanis*os, como o da gratu*dade de justiç*,
</line>
</par><par>
<line>
a*ordado adiante. * enfrentame*to d*sse gargal* depe**e,
</line>
<line>
ainda, de que sejam viabi*izados
</line>
</par><par>
<line>
mei*s para **e o ci*adão possa ser *epresentado p*ocessualmente, sem custos, nos cas*s em
</line>
<line>
que tal repr*sentação seja indispensável e em que o cidadã* *ão d**ponha de recursos para
</line>
<line>
*an**. É em r*zão disso que a Constituição da República prevê a existência das Def*ns*r*as
</line>
<line>
P*blicas e dos ad*o*ados dati*os, i*stitutos que também serão tratad*s nesta análise.
</line>
<line>
Todas essas co*sider*ç*e* teóricas p*de* ser mais bem compre*ndidas ao se **alisar
</line>
</par><par>
<line>
a *e*ria das Ond*s
</line>
<line>
Ren**atórias e suas três p*i*cipais acepções, envolve*do a *restação da
</line>
</par><par>
<line>
assistência j*rídi*a aos ne*essita*os, a tutela individual
</line>
<line>
dos interesses e resolução a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conflitos de ma*eira não contencio*a.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *on*exto, c*m**e a*ont*r a existência de
</line>
<line>
princípios
</line>
<line>
que o*jeti*am garanti*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
li*re
</line>
<line>
*c*sso à justiça, quais sejam, o da *ces*i*il*dade, ** op*rosidade,
</line>
<line>
da u*ilid**e e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcion*li*ade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 21, n.7, art. *, p. **4-126, jul. 2024
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Direito Natural, Con*ra*ua*ismo e a Efetividade do* Mecanism*s de Acesso * Justiça
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
Pelo princípio da a*essi*ilida*e, re*ta pressupos**, segundo *arn*iro (2007), a
</line>
</par><par>
<line>
capa*idade do indiví*uo de estar em *uízo, se* impedim**tos de
</line>
<line>
nat*reza financeira,
</line>
</par><par>
<line>
apr*pria*do-*e
</line>
<line>
*os in*tr*mentos judiciais * extraj**icia*s dispo**veis à sua
</line>
<line>
defes*. Ta*
</line>
</par><par>
<line>
pri*cí*io é c*mpo*to p*lo direit* à in*ormação, garan*ia d* escolha adequ*da *os legitimados
</line>
<line>
*ara a prop*situra das de*a*das e pela redu*ão dos custos finan*eiros *o processo. Segu*do
</line>
<line>
o princípio da ope**sidade, *á um d**er das part*s env*lvi*as, obj*tivando um *fet*vo a*esso
</line>
</par><par>
<line>
à justiça, de atu*r*m
</line>
<line>
de *odo **is ét*co *rod*tivo possí*el. O *rincí**o da ut*lidade, por e
</line>
</par><par>
<line>
*ua vez, *ndic*
</line>
<line>
q** o processo deve a***gura*
</line>
<line>
ao venced** aquilo que *le tem direito
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rec*ber, da *or*a *ais ráp*d* * proveito*a possíve*. Parece dec*rrer
</line>
<line>
de s s e o
</line>
<line>
princípio da
</line>
</par><par>
<line>
pro*orcio*alidade, h**a vist* qu* se espera que a cond*naçã* seja *a medida nece*sá*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
suficiente pa*a reparar o direit* *fendido.
</line>
</par><par>
<line>
A propósit* dos já
</line>
<line>
re*erido* Juizados *speciais Cívei* - JEC, vale regist**r sua
</line>
</par><par>
<line>
contribu*ção p*r* * ace*s* à **sti*a qu* * *ssegurada ao fac*litar a propositura de a**es por
</line>
</par><par>
<line>
parte
</line>
<line>
de c*dadãos
</line>
<line>
que po*suam caus*s de men*r complexid*de. A estrutura em
</line>
<line>
comento *oi
</line>
</par><par>
<line>
prevista n* *onstituição Federal d* 1988 e posteriormente de*alh**a pela L*i nº 9.099/1995,
</line>
<line>
em que p*se sua concepção inicia* constar da Lei n* 7.24*/1984, qu* criara os Juiza*o* *e
</line>
<line>
Pequenas C*usas.
</line>
<line>
A contribuição d*sses juizados para o acesso à Justiça decorre, por *x*mplo, da maior
</line>
</par><par>
<line>
ce*eridade conf**i*a à *rami**ção processual, o que é
</line>
<line>
*os*ibilitado não apenas pela
</line>
</par><par>
<line>
*bser*ância às dir*trizes *e*ais quanto à eficiência na pre*ta*ão jurisdici*na*, p*r intermé*io
</line>
</par><par>
<line>
de prazos m**s curt**, m*s também
</line>
<line>
pela *tuação
</line>
<line>
orientada para o i*c*nti*o à con**liação,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que termina por contri*uir *ara a e*onom*cidad* * a *fetividade da Justiça.
</line>
</par><par>
<line>
Outro aspecto q*e *epõe em pr*l da am*l*ação do a*e*so ao Pode* Judiciário,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
context* dos Juiza*os Especiais Cíveis, a*res**** relação *om a isenção d* cus*as *rocessuais
</line>
</par><par>
<line>
nos proce*sos qu* *ramitam em primeira instânc*a, fato
</line>
<line>
que, em conjunto
</line>
<line>
com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*rescin*ibilid**e
</line>
<line>
*e *m advogado, co*tribui p*ra que *
</line>
<line>
c*ma*a *ais hipo**uficiente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
so*ie*ade tamb*m possa ver seus direitos sal*agu*rdado*.
</line>
</par><par>
<line>
E*se* e outros benefíc*o* podem ser e*traídos dos p**ncípio* que rege* *
</line>
<line>
*tuação
</line>
</par><par>
<line>
desse* j**zad**, a sa*er, Princípio da O*al*dade, Princí*io da Simplici*ade, Princípio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Informal**ade, Pri*c*pio *a E*onomia Processual e Princíp*o da Celeridade; alguns dos quais
</line>
<line>
*á *oram mini*amente abo*dados alhures.
</line>
<line>
*ssim, nota-se * *xistência do ob*etivo de estimul*r a *usca *ela proteção de todos os
</line>
</par><par>
<line>
direi*o*, ainda que
</line>
<line>
pertencentes a
</line>
<line>
cidadãos de m*nor po*er aquisitivo *
</line>
<line>
q** envolvam
</line>
</par><par>
<line>
cont*ov*rsia d* *e*uzido val*r econôm*co.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina **, v. 21, *. 7, *rt. 6, p. 114-126, j*l. 20*4
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. R. Sousa, T. O. Fer*eira
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
Nesse se*tido, o legisl*dor cui*ou *e instituir * prin*ípio da oralidad* qu* dispensa o
</line>
</par><par>
<line>
cumprimento de fo*malida*es inacessíveis
</line>
<line>
a determinados públicos, sen*o p*ss*vel, por
</line>
</par><par>
<line>
exemplo,
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
demanda seja levada ao *onhecimen*o do Pod** Judiciário
</line>
<line>
através de rel*to
</line>
</par><par>
<line>
*ral
</line>
<line>
direciona*o * serv*do* do Juizad*. Com iss*, apenas
</line>
<line>
para a *e*tença é ex**ida
</line>
</par><par>
<line>
o*rigatoria*ente a form* e*crita, *end* as demais peças, c*mo as citaç*es, as defesa* e os
</line>
<line>
*epoimentos, passíveis de formulação ora*.
</line>
</par><par>
<line>
Com* princípios correlacionados, pode-se citar o*
</line>
<line>
princípi*s *a simpli*i*ade e da
</line>
</par><par>
<line>
i*formalidade, *s quais,
</line>
<line>
emb**a não dis*e*sem
</line>
<line>
p*r completo os *rocedimento*
</line>
<line>
próprio* do
</line>
</par><par>
<line>
Poder Judiciário, indisp*nsáveis para o bom *nda*en*o processual, deixam *lara a p*et*ns*o
</line>
<line>
d* ver simplificado o acesso à j*s*iç*, não apen*s de maneira formal, mas *e mo*o ef*t*vo e
</line>
<line>
amplo.
</line>
<line>
Na f*rm* já refer*da, a ine**stência *e *ustas proce*suais para processos ** primeira
</line>
</par><par>
<line>
in*tância busca d*r efet*vid*de ao princípio da economi*
</line>
<line>
p*ocess*al. C*ntudo, tal prin*ípi*
</line>
</par><par>
<line>
vai além da
</line>
<line>
gr*tuida**
</line>
<line>
de j*s***a,
</line>
<line>
con*ist*n*o, igu*lmente, em
</line>
<line>
diretri* para q*e sejam
</line>
</par><par>
<line>
praticados apenas os atos processua*s ess*nc*ais para o desli*de proc*ssual.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse
</line>
<line>
*en*rio,
</line>
<line>
nota-se que o coro*ário d*ssa economia não pode ser outro senão
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*etivação do princípio da celer*dade **ocessual, possibilitando entr*ga do "bem da vida" a
</line>
<line>
em tempo oportuno para o detentor d* direito.
</line>
<line>
A prop*sito d* efi*iênc**, am*lam**te prest*giada com * implementação dos Juizados
</line>
<line>
Especiais Cíveis, nota-se que * efetividade **teri*l do acesso à Ju*tiça vem sendo
</line>
<line>
aprimorada. Esse ap*imora**nto, quando *nali*ada a t**alid*de das estruturas d* Poder
</line>
<line>
Judici*rio, ainda que de maneira mais t***da, vem sendo **opiciado por meio, por exem*l*,
</line>
<line>
da con*iliação * da *ediação, importantes in*trumentos que contribuem para a c*leridade *a
</line>
</par><par>
<line>
ent**ga da prestação *urisdicional. Como
</line>
<line>
já dito, esse a*pecto depõ* a favor
</line>
<line>
de um a
</line>
</par><par>
<line>
efeti*idade para além *o a**ecto formal no *ocante ao acesso à jus*iça.
</line>
</par><par>
<line>
3 R*SULT*DOS E D*SCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Em outra verte*t*, segundo Cappelletti (*988), a exigência de que
</line>
<line>
determi*ad*s
</line>
</par><par>
</page><line>
pretensõe* sejam l*vadas ao conhecimen*o d* *oder Judi*iá*io por inte*médio *as ações
</line>
<line>
coletivas consti*u*ri* obstá*ul* para o acess* à Justiça de manei** efe*i*a, na medida *m qu* a
</line>
<line>
celeridad* no trâmite de tais açõ*s se*ia por demais *rejud*c*da com a multiplicida*e de
</line>
<line>
*nteresses e partes.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 21, *.7, art. 6, p. 1*4-126, jul. 202* www4.fsanet.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Direito *at*r*l, Con*ratualismo e a Efetividade d*s M*can*smos *e *cesso à *ustiça
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
P*ssando-se * Defenso*i* Pública, no **ntexto dos cas*s que demandam a con*tituição
</line>
</par><par>
<line>
d* rep**sentante
</line>
<line>
com capacidade *ostulat**ia, implem*n*aç*o de tal *s*rut*ra, ainda que a
</line>
</par><par>
<line>
pi*neiramente instituída no estado do Ri* de J*neiro no ano de 1954 e em ***as G*rais *m
</line>
<line>
1981, tem seu ma*c* ma*s importante na Constituição Federal de 1988, *u* a instituiu em seu
</line>
</par><par>
<line>
artigo
</line>
<line>
13*, atribuindo-*he fu*ção *ssencial permanente à ju*tiça, a*ém de *ncumbir-*he, e
</line>
</par><par>
<line>
co*o
</line>
<line>
expressã* e in**rume*to do re*i*e d*m*cráti*o, fun*amen*almente,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
orientação
</line>
</par><par>
<line>
j**ídica, * p*omoção dos
</line>
<line>
di*eitos hu*anos e a defe*a, em todos o* graus, judicial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
extrajud*cial, do* dir*itos ind*vidua*s e
</line>
<line>
*oletivos, *e forma integra* e gratuita, aos
</line>
</par><par>
<line>
necess*tado*.
</line>
</par><par>
<line>
Portan*o, a Defensoria P*blica foi estabelecida c*m o obje**vo de *fer*cer assistência
</line>
</par><par>
<line>
**rídica aos cidadãos
</line>
<line>
de baixa re*da, car*c*erizando-se,
</line>
<line>
portanto, co** um important*
</line>
</par><par>
<line>
mecanismo de acesso à Justiça, ao viabiliza* o suporte j**ídico aos meno* fa**recidos.
</line>
<line>
Sobre a e*etividade das *e*en*or**s P*blic*s na *iab*lizaçã* de ac**so à Justi*a, *ab*
</line>
<line>
destacar que, s*gu*do d*dos da Pesqui*a Nacional da Defensoria *ública (2023), * país c*nta
</line>
<line>
atualme*t* com 7.20* defensores públi*o*, com atuação em todas *s *nidade* federati*as; o
</line>
<line>
que re*rese**a um *re*cim*n** de 125,7% em relação *o número indicado *o ano de 2003.
</line>
</par><par>
<line>
A*sim sen*o, o Brasil c**ta com aproximadamente um *efen*or pú*lico p*ra
</line>
<line>
ca*a
</line>
</par><par>
<line>
trinta e três mil h*b*tantes. Consi**rando prec*sa*ente a popula*ão a*v*, ou s**a, aque*a
</line>
</par><par>
<line>
economicamente vulnerável, o p*ís conta com a*roxim*d*m*nte um defensor *úbl**o
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
cada vinte e nove mil habitant*s com renda de até *rês salários-mí**mos.
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte de tais i*fo*mações, é impor*ante *estaca* que, segundo dado* da *esquisa
</line>
<line>
Nacio*al da **fen*oria Púb*ica (2023), e* para**lo c*m o Censo Demogr*fico do IBGE
</line>
</par><par>
<line>
(20**), cerca de qu*renta e oito milhões de habita*tes nã* di*põem
</line>
<line>
*e acesso a
</line>
<line>
s*rvi*os
</line>
</par><par>
<line>
jurídico* ofertados p*la Defensoria Púb*ica. Dest*s, cerc* de **arenta e quatro m*lh**s
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
*conomicament* *ulneráveis (c*m renda de até 3 salári*s-míni*os), os qua*s não dispor*am,
</line>
<line>
potenc*almente, d* condições f*nanc*ir*s par* contra*ar a**ist*n*ia *urídica d* adv*gados
</line>
<line>
partic*lares. Portanto, observa-se que cerca de 24% *a pop*lação brasileira encontram-s* sem
</line>
<line>
***dições de ple*tear seus direitos a partir do suporte da Defensoria Públic*.
</line>
</par><par>
<line>
Observa-se, p*rtan*o, que *i*da *ue a
</line>
<line>
atuação
</line>
<line>
da *efensoria *úblic*
</line>
<line>
*enha s*
</line>
</par><par>
<line>
mostr*ndo
</line>
<line>
c*mo um importante essencia* meca*ismo de a**sso à Justiça, uma expr*ssiv* e
</line>
</par><par>
<line>
proporçã* da *opulação que, potenci*lmente, deman*ari* a ass*stência jurídica
</line>
<line>
*e *al
</line>
</par><par>
<line>
instituição,
</line>
<line>
conti*uam à *argem da jus*iça e, assim, pr**ados de condições
</line>
<line>
de pleit**r as
</line>
</par><par>
<line>
*oluções le*ais *ara seus *onflitos.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina *I, *. 21, n. 7, ar*. 6, p. *14-126, jul. 2024
</line>
<line>
*ww4.*sa*e*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. R. Sousa, T. *. Fe*rei*a
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
C*be *e*tacar, no entanto, que a gratuidade de a*si**ênc*a *urídica por part* da
</line>
<line>
Defens*ria Púb*ica difere-se tanto da gratuidade processua* da Justiça quanto d* famigerado
</line>
<line>
advog*do dativo (n*m*ado *e*o juiz e remuner**o pe*o E*tad*), os quais tamb*m sã*
</line>
<line>
caract**izados **m* mecanismos judiciais que buscam viabilizar o acess* * Justiça.
</line>
<line>
No *eu ar*. 5º, LXXI*, a Constituiçã* Federal b*as*lei** expõe qu* "o Estado **estará
</line>
<line>
assistência jurídic* integral e gratui*a aos que comprovare* ins*f*ciência *e recursos".
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, o Código de **o*esso C*vil (C**), em seu art. *8, cit* que "a pessoa nat***l
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
jurídi*a,
</line>
<line>
b*asile*ra ou
</line>
<line>
estrange*ra, co* *nsufici*ncia de
</line>
<line>
recurs*s pa** pag*r *s cu*tas,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
despesas processuais e os h*nor*ri*s a*vocatí**o*, *e* direito à gratui*ade da justiça, na
</line>
<line>
*o*** d* l*i".
</line>
<line>
Ainda *e acord* com o CPC, quanto à gr*tuidade da ju*ti*a, compreende-se: taxas ou
</line>
</par><par>
<line>
as custa* judiciais; selos pos*ais; despesas co*
</line>
<line>
p*bl*cação na impr*nsa oficial; inden*zação
</line>
</par><par>
<line>
devid* teste*unha; desp**as à
</line>
<line>
com a reali*a*ão
</line>
<line>
de *xam* de DNA e de
</line>
<line>
o**r*s exames
</line>
</par><par>
<line>
ess*nciais; hon*rár*o* do *dvogado e ** perito; *emunera*ão *e intérprete
</line>
<line>
*u de trad*tor
</line>
</par><par>
<line>
*ome*do para a*resentação de versão em p*rtuguês de *ocumento red*gi*o em lín*ua
</line>
<line>
estrangeir*; custo *om a el*bo*aç*o de cá*culos; de**sitos pr*vistos em le* para interposição
</line>
</par><par>
<line>
de re*ur*o; emolum*ntos d*vidos
</line>
<line>
*ara *tos
</line>
<line>
notar*ais *ecessário* à ef*tiva*ã* de d*c**ão
</line>
</par><par>
<line>
*udic*a*.
</line>
</par><par>
<line>
* gra*uidade pr**es*ual, portanto, tem sid* u* importa**e meca*ismo d* *cesso à
</line>
</par><par>
<line>
Justiça, cons*derando
</line>
<line>
qu* tanto o
</line>
<line>
pap*l da Defensoria *úbl**a
</line>
<line>
como de advogados dativos,
</line>
</par><par>
<line>
assim co*o d* *tuação até mesm* de def*sa parti*ular, pode se* inviabilizado devido ao
</line>
</par><par>
<line>
**l*me de cust*s processuai* e outros desem*olsos *ue, inevitavelmente, *odem su*g*r
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*esenrolar do
</line>
<line>
processo. P*rta*to, ta* mecanis*o
</line>
<line>
con*rib*i par* o acesso da popul*ção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Justiça, p*inci*almente a par*e*a em *ituação de vu*ne*abilidade.
</line>
<line>
Em co*tinui**d*, * Emenda Constituci*nal nº 45 de 2004 tr*uxe e* seus *rtigos 105,
</line>
</par><par>
<line>
115 125 um im*orta*te mecanismo de acesso * Justiça; respect*v*mente, e
</line>
<line>
apr*sen*a-se no*
</line>
</par><par>
<line>
§§ 2º, 1* e 7º que o* Tribunai* Regionais Federa*s, Tribunais Regionais d* Trab*lho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tribunal de *ustiça instalarão a *ustiça itin*r*nte, com *
</line>
<line>
real*zação de *udiên*ias e demais
</line>
</par><par>
<line>
f*nções d* ativida*e jurisdicional, s*rvin*o-se de *quipamentos púb*icos e comunit**ios.
</line>
<line>
Nesse context*, há uma maior inserção d* just*ça e* regiões e comunidades em que
</line>
</par><par>
<line>
exista uma maior privação ou complex*dade do
</line>
<line>
*idadão e* c*mparecer às comarcas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*tr*turas j*diciai* típic*s. *ortant*, * Justiça itin*rante con*t*tui form* de ampliar a at*ação
</line>
</par><par>
<line>
do Estado na defes* *os *ir*itos individu**s e coletivos, p*incipa*men*e
</line>
<line>
junto *queles que,
</line>
</par><par>
<line>
comumente, não *eri*m ace*s* à Jus*i*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. *1, n.7, art. 6, p. 114-126, jul. 2024
</line>
<line>
**w4.*sanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*reito Natural, *ontra*ualism* e a E*etiv*dade dos Mec*ni*mos de Ace*so * Justiça
</line>
<line>
*23
</line>
</par><par>
<line>
Cabe d*staca* que * Conselho Na*ion*l de J*s*iça (CNJ) publicou recentemente *
</line>
<line>
Resolução nº 460, com v*sta * aperfeiçoar e *mpliar a efetividade da Ju*ti*a itinerante. A
</line>
</par><par>
<line>
partir *a implementação do
</line>
<line>
*enominado SEJI (Se*v*ços da Justiç* It*nerante), é pos*ív*l
</line>
</par><par>
<line>
propor melh*r*as *ara *m**ia* o acess* à Jus*iça e a prestação jurisdicion*l a*s cidadão* em
</line>
<line>
*ituação de vulnera***i**de.
</line>
<line>
A J*s*iça iti*er*nte te*, efet*vamente, alca**ad* im**rt*ntes resulta*os qu*nt* ao
</line>
<line>
ace*so à Justiça, por meio *e program*s como a Justiç* Itinerante Coope*ativa na *maz*nia
</line>
<line>
*egal, que tem ampliado o alcance do judi*iário na região amazônica, que se *arac*e*iza pela
</line>
<line>
com*lexida*e de lo*omoç*o entre det**minados municípios. T*mbém, por meio d* unidade*
</line>
</par><par>
<line>
móveis
</line>
<line>
de justiça, o* tribunais de
</line>
<line>
justiça (estadu*is,
</line>
<line>
feder*l * d* trabalho) t*m pr*stad*
</line>
</par><par>
<line>
serviços
</line>
<line>
gr*tuitos à p*p*lação de regiões l*ngínquas ou c*m maio* dificuldade de *cesso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Ju*t*ça, *omo **v* *lvorada e Três L*goas (MS), Magé e Co*ta Verd* (RJ), além d*
</line>
<line>
C**alcante e Divinópolis (GO), *ntre outros. Observa-se, p*rtant*, qu* a Justiça itinerante
</line>
<line>
tem sido um importante e efetivo mec*n*smo de ace*so à *ust*ça.
</line>
<line>
Ao d*s*or*er acer*a dos mecanismos de aces*o à j*stiç*, *mporta enf*tiza* o pa*el d*s
</line>
</par><par>
<line>
remédios con*titucionais. Isso p*r*ue são instrumentos basila*es no Estado *emocrát*c*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Dire*to
</line>
<line>
qu* objetivam evitar i*egal**ades ou a***o de poder. Ne*se c*ntexto, mere*em
</line>
</par><par>
<line>
destaque
</line>
<line>
as açõe* denominadas \Habeas Corp*s\, \Mandado de Segura*ç*\ e o \Habeas
</line>
</par><par>
<line>
Data\. Passa-se a t*atar mais detid*ment* a pr*meira d*ssas ações, pela *ua grande relevância,
</line>
<line>
em ra**o *a *u*ela ao direi*o à li***dade, *m dos pri*cipais *ens a s*rem p*eser*a*os,
</line>
</par><par>
<line>
j*nta*ente
</line>
<line>
com o direito à vida e propried**e, conforme à
</line>
<line>
brilhanteme**e defendido por
</line>
</par><par>
<line>
Locke, que os classifica como direitos natu*a*s do *omem.
</line>
<line>
Ao tratar de tal instrume*to, é possíve* nota* que a C*rt* *a Repúb*ica conf*re
</line>
<line>
e*pec*al relevân*ia * garantia da ef**ividade do aces*o à Justiça para a busca pela libe*dade,
</line>
<line>
even*ualmente tolhida com p*ssív*l ***galidade ou abuso d* poder.
</line>
<line>
Is*o porque * proposit*ra *e tal rem*dio c*nstitucional i*depende de advogado ou d*
</line>
</par><par>
<line>
pagam*nto de t*xa*, di*pensa*do, ai*da, for*alidades para a s*a redação. A *a*antia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
proteção a* *idadão está tão presente neste reméd**
</line>
<line>
que * formulaçã* de **dido de habea*
</line>
</par><par>
<line>
corpus **de
</line>
<line>
se dar até mesmo
</line>
<line>
de manei*a **eventiva, *uando há j*sto
</line>
<line>
receio *e *utura
</line>
</par><par>
<line>
constrição à liberdade de manei*a ilegal ou mesmo diante d* cons*rição re***zaçã* à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
depoimentos que possam i*crimi*ar aquele que venha a prestá-lo.
</line>
</par><par>
<line>
Pelo e*posto, destaca-se a exi*tência d* *ovimento no sentido *e dar efeti*id*de aos
</line>
</par><par>
<line>
mecanismos de acesso ao Poder Ju*i**ário, emb*ra aind*
</line>
<line>
p**sív*l de aprimo*amen*os
</line>
</par><par>
<line>
diversos. Esse movimento t*m permit*do
</line>
<line>
**an*os no s*ntido de possibilitar a prot*ção
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, T*resina P*, v. 21, n. 7, art. 6, p. 11*-126, ju*. 20*4
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. R. Sousa, T. O. *erreira
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
direitos d** cid*dãos menos favorecidos *, at* mesmo, daqu**e* que, **b*ra di*pon*o de
</line>
<line>
re*u*sos, se deparavam com ai*da maior mo*osi*a*e ao busca*em a t*tela do seu d*reito
</line>
<line>
ind*vidual.
</line>
<line>
4 CON*ID*RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Dallari (2009) *onclui q** o fim do Estado * o *em comum. Nessa concepç*o, o papel
</line>
<line>
** Estado fundame*ta-se em viabilizar o bem de fato com*m, portant*, da abr**gência,
</line>
<line>
d*mensão * ampl*t**e da sociedade, da*uele *ue é * det*ntor da sobe*a*i*: o povo.
</line>
<line>
Portanto, ain*a que v**h*m sendo implementados importantes mecanismos de a*esso
</line>
<line>
à just*ça, c*mo a defensoria *ú*lic*, * gr*t*idade *rocessual, a justiça itine*ante, os meios de
</line>
</par><par>
<line>
celeridade pro*essua*, as ações c*l**i*as, *s *u*elas autocompositivas *
</line>
<line>
*s re*édios
</line>
</par><par>
<line>
*onstitu*ionais, obs*rvou-se
</line>
<line>
*ue não *xiste um compl*to acesso à
</line>
<line>
jurisdição, de *odo a
</line>
</par><par>
<line>
fav*recer * igualdade defend*da pelos teór*cos na*u*alist*s e c***ratualistas.
</line>
<line>
A*sim, conside*a-se que a co*dição natural de se v*ver em so*iedade o* o contrato
</line>
<line>
social *erivado dos benefícios *e se *enunciar de p*rte d*s direito* in*iv*du*is para se viver
</line>
<line>
em comunida*e encon*ra-se em con*ição dís*ar para gran*e parte da so*iedade; portanto,
</line>
<line>
deman*a-se que haja uma *aior *xpressivi*ade de políti*as púb*icas *ue busquem * *quida*e
</line>
<line>
dos direi*os, princ*pa**ente ao* indivíd*os em situ*ções de vulnera**lidade. Em especial q**
</line>
<line>
o Estado amplie os mecanismos de *cess* à justi*a às comu*idades *on**nquas.
</line>
<line>
*EFERÊNCIAS
</line>
<line>
A*U*NO, *. Su** Teológica: 1ª parte da *ª p*rte. v. 4. 2 e*. Traduçã*: Alexandr* Corrêa.
</line>
<line>
Po*to Alegre: Livraria Sulina Editora, 1980.
</line>
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AR*STÓTLES. **lítica. Trad. e nota* de *ntônio C. Am*ral e Car*os C. Gom*s. Lis*oa:
</line>
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Vega, 1998.
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BRA*IL. C**igo d* Pro*es*o Civ**. Lei nº 13.105, de 16 de ma**o de 2015. Diário Oficia*
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da União: B*asíl**, DF, 20*5.
</line>
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BRASI*. *ons*ituição. Constituição da R**ública Federati*a do *ras*l. Br*sília, DF: Senado
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Federal: Centro Gráf*co, 1988.
</line>
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<line>
BRA**L. Emenda Con*tituc**na* n. 4*, ** 30
</line>
<line>
de dezem*ro d* 2004. Diário Oficia* d*
</line>
</par><par>
<line>
União: Brasília, DF, 20**.
</line>
</par><par>
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Rev. *SA, Te**sina, v. *1, n.7, art. *, p. *14-126, jul. 2024
</line>
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www4.fsanet.c**.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Direito Natural, Contratual**mo * a E*etivi*ade d*s *ec**ismos de A*es*o à J*stiça
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acoes/direit*s-humanos/*ust*ca-itin*rante/
</line>
<line>
CNJ - Con*elh* Naci**a* de Justi*a. Re*atór*o justiça itin*rante cooperativa na Amazôn*a
</line>
<line>
Le*al: Sã* Félix d* Xingu. Coordena*ão Livia C*istin* Marques Pe*es, Carmen I**be*
</line>
<line>
C*nten* Gonzalez. - *r*síl*a: CNJ, *023.
</line>
<line>
CNJ - C*n*elho N*cio*al de Justiça. Resoluçã* n. 460, de 6 *e maio de 2022. Diári* da
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</line>
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</line>
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</line>
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ROUSSEAU, J-J. O Contrato So*ial: princípio* do direito político. (Tr*dução de An*ônio de
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<line>
Paula Da*esi; *ev*são da tradu*ão de Edson Darci Heldt). 4. ed. São Paulo: Martins Fo*tes,
</line>
<line>
2006.
</line>
<line>
Como Referenciar este Art**o, conforme ABN*:
</line>
<line>
*OUS*, *. H. R; *ERREIR*, T. O. Direito Natur*l, C*ntra**al*smo e a Efet*vidade d** Meca*ism*s
</line>
<line>
*e *ces*o à *ustiç*. Re*. F*A, Tere*ina, v. 21, n. 7, art. 6, p. 114-126, jul. 2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. *, art. 6, p. 114-12*, jul. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
P. H. R. S*us*, T. O. Ferreira
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Con*rib*i*ão **s Autore*
</line>
<line>
P. H. *. Sousa
</line>
<line>
T. O. F*rreira
</line>
</par><par>
<line>
*) concepç*o e planejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e in*e*pretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção do **scunho ou n* revisã* crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*t*c*pação n* aprovaçã* da versão final do m**us*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina, v. 21, n.7, *rt. *, p. 114-1**, jul. 2*24
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)