<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 7, art. 6, p. 114-126, j*l. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.7.6 </line>
</par>
<par>
<line> Di*eito Natural, Contratualismo e a *f*tividade *os *ecani**os de Acesso à J**tiça </line>
<line> Natura* Law, Contrac*uali*m *nd the Eff*ctiveness of **cess *o Justice *ech*nisms </line>
</par>
<par>
<line> *e*ro Henr*que Rodrigues de Sou*a </line>
<line> D*utor em Adminis***ção pela U*iversidade de B*asília (Un*) </line>
<line> Professor M*strado Profissi*na* em Administraç*o pela Cen*ro *niversi**rio Alv*s F*ria </line>
<line> E-mail: ph*o**a.phd@gma*l.com </line>
<line> Thiago Olím*i* Ferreira </line>
<line> *raduado em C*ências Contábeis * Gra*uando em Dire*to p*lo *entr* Universi*ár*o *lves Fari* </line>
<line> E-ma*l: thiagoolimp*o.f@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Pedro Hen*ique Rodrigues *e *o*s* </line>
</par>
<par>
<line> Ce*tro U*ive**itário </line>
<line> Alves </line>
<line> Far*a. *v. </line>
<line> Per*metral </line>
<line> Nor*e </line>
<line> Editor-**e*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Vil* J*ão Vaz, Goi**i* GO 7*.445-19., Br*sil. </line>
<line> Rodrig**s </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Thiag* Olímpio F*rrei*a </line>
</par>
<par>
<line> Centro U*iversit*rio </line>
<line> Al*es </line>
<line> Faria. A*. </line>
<line> *erimetra* </line>
<line> Norte </line>
<line> Artigo r*ceb*d* em 03/04/2024. Última </line>
<line> v*r*ão </line>
</par>
<par>
<line> Vila *oão Vaz, **iânia *O 74.445-19., Brasil. </line>
<line> rece*ida em **/04/2024. Aprovado em 23/04/2*24. </line>
</par>
<par>
<line> Avali*do pelo sistema Triple Re*iew: De*k *eview a) </line>
<line> pe*o Editor-C*efe; * b) *oub*e Blind Revie* </line>
<line> (avaliação cega por do*s avaliad*res *a *rea). </line>
<line> Re*isão: Gramatical, Nor*ativa e de F*rm**ação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Di*eito N*tural, *o*trat*alismo e a Efetivi*ade *os Mecanismos d* Acesso à Justiça </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> *ES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> conce*to de justiç*, </line>
<line> dis*utido desde *s primórdi*s das chamadas cidades-estad*s </line>
<line> g*eg*s, </line>
</par>
<par>
<line> tem </line>
<line> gerado debates sobre o </line>
<line> q*e pode *er c*nsiderado justo ou injust* bem </line>
<line> como se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con*epção de j*stiça é passível de ser apropr*ada pela t**alidade da sociedade ou apena* p** </line>
</par>
<par>
<line> de*erminad** gru*os *o**ais </line>
<line> privi*egiad*s, portan*o, se o "animal *o*ítico" d*fendido por </line>
</par>
<par>
<line> Aristóteles *u *s *ropostas co*tratualistas s*o **s*í**is de serem pl*namente exercido* pe*a </line>
</par>
<par>
<line> soc*edade. En*ontra-se, a*sim, </line>
<line> a di*cussão de </line>
<line> normas e estruturas institu**onais que se </line>
</par>
<par>
<line> pro*õem a viabilizar mecanis*o* de acess* à justiça. *s *e*ricos naturalistas e contrat*alistas </line>
<line> *e*onhecem que a iguald*de é um d*s *bjetivos fundamentais d* soc*edade. Tal i*ua*dade, no </line>
</par>
<par>
<line> ent*nto, é discu*ível be* c*mo ** pos*ç*o ** cidadã* e de *o** sob*ran* t*m sid* a </line>
</par>
<par>
<line> apo*erada </line>
<line> pela *m**itude d* socie*ade, de m**o *ue a condiç*o </line>
<line> natural de se viver em </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade ou o ato de se renunciar part* do próprio direito para o be* comum tem </line>
<line> s i do </line>
</par>
<par>
<line> viabilizado pelo a*esso à *ustiça. Realizou-se </line>
<line> um* discussã* teó*ica de *o*cepç*es </line>
</par>
<par>
<line> naturalistas e cont**tua*istas e uma *nálise de mec*nismos de acesso à justiça. Ainda </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> ve**am sendo implemen*ados importantes me*anism*s, </line>
<line> como a defensori* pública, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gratuidade process*al, a jus*iça *tinerante, os meios de c*lerida*e processu*l, as </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> c*leti*as, as *utela* autocompositivas os r*médios constituci*na*s, observou-se *ue e </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> existe um com*leto acesso * jurisdição, </line>
<line> de *odo favorecer * igualdade a </line>
<line> defend**a pelos </line>
</par>
<par>
<line> teóri*os naturalis*as e contratualistas. </line>
</par>
<par>
<line> *a*avras-*h*ve: Jusnaturalismo. Na*uralismo. *ontratualismo. Ac*sso * J**tiça. </line>
<line> Mecanismo*. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> The </line>
<line> con*ept of j*stice, discussed since *he *e*inn*ng of the s*-called Greek cit*-st*tes, </line>
<line> h*s </line>
</par>
<par>
<line> generated </line>
<line> *eb*tes a*out what *an *e considered fa** or unfai*, *s well as wheth*r *he </line>
</par>
<par>
<line> concept*on o* ju**ice is capable of *e*ng appropriated by the en*ire society *r only to cert*in </line>
<line> group*. privilege* so*ial *roups, *herefore, if t*e "poli*ical animal" defend*d by A*is*otl* or </line>
</par>
<par>
<line> the contr*ctuali*t pro*o*als </line>
<line> are capa*l* of *e*ng fu*ly exerci*ed by soci*ty. Thus, *here is </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*scussion of norms and i*stitution*l struct*res that aim to enable m**hanisms for *ccess to </line>
</par>
<par>
<line> *ustice. Naturalist and contractual*st theoris*s reco**iz* that equality *s one of *** funda*ental </line>
</par>
<par>
<line> go*ls of society. Such *qual*t*, howeve*, i* de*ata*le, as *e*l </line>
<line> as whether the position of </line>
</par>
<par>
<line> citi*en and soverei** people has been t*ken over by t*e br*adth o* *o*iety, so tha* the natur*l </line>
</par>
<par>
<line> condition of l*vi*g in society or the act of re*oun*ing par* of one's own r*ght for </line>
<line> the **od </line>
</par>
<par>
<line> comm*n has bee* made </line>
<line> p*ssible by access to justice. The*e was a **eoretical </line>
<line> d*scuss*o* ** </line>
</par>
<par>
<line> n*t*rali*t *nd con*ractualist *onc*pt**ns and an an*lysis of mechanisms for access *o j*st*ce. </line>
</par>
<par>
<line> Even though important mec*anisms have *een </line>
<line> implemented, such *s *ub*ic d*fender's </line>
</par>
<par>
<line> of*ic*s, fr*e **ocedural assi*t*nce, itinerant justi*e, means of procedura* sp*e*, collec*ive </line>
</par>
<par>
<line> *ctions, se**-co*p*sed guardi*n*hips </line>
<line> and constitu*ion** ***edies, h*s been observed that it </line>
</par>
<par>
<line> *here is not complete access to jurisdi**ion, in orde* *o *avor </line>
<line> th* equalit* de*end*d </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> natur*l*st and c**tractuali*t theorists. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: *usnatural**m. N*t*ral*sm. Contractualis*, Access to *usti*e. Mechanism*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 21, n. 7, a*t. 6, p. 114-126, *ul. 2*24 </line>
<line> *w*4.f*anet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. R. Sousa, T. O. Fer*e**a </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Jusna*ural**m*, Direito Na**ral e C**tratuaslimo </line>
</par>
<par>
<line> O conce*to de so*ie*ade pode, i*icialmente, ser *ragmentad* em duas impo*t*nt*s </line>
<line> co*rentes f*losó*icas: natural**t* * contra*ualista. A primeir* tem co*o pr*cursoras a* obras *e </line>
<line> *ri**ótel*s e Tomás de Aquino, as q*ais *artem do press*p*sto *e que ** vínculos e *elaçõ** </line>
<line> soci**s fazem p*r*e d* e*sência do ser humano, *ortanto, integra * *o*diçã* do *ome* co*o </line>
<line> um ser soci*l. </line>
</par>
<par>
<line> A* co*cepçõ*s te***cas favo*áveis à pro*ost* da sociedade </line>
<line> natural têm como base </line>
</par>
<par>
<line> mais remota *ncon*rada </line>
<line> no século IV a.C., com os esc*itos de Aristóteles, o *ual cunhou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> termo "ani*al polít*co", enfatizando qu* o h**em natu*a*mente *e envol*e </line>
<line> em vínc*lo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *e*açõe* sociais *, ass*m, * soci*dade se formaria * partir da cond*ção n**ural ** h*mem ** se </line>
<line> rela*i*nar. </line>
<line> Em c*mplemento, Tomás *e A*uin*, ta*bém c*am*do de Santo Tomás de Aquino, </line>
<line> um dos *ais **p*rtantes defens*r*s das idei** de Aristóteles, e*fatizou que * homem é, por </line>
</par>
<par>
<line> natu**za, um an*ma* </line>
<line> s*cial * políti*o, v*v*ndo </line>
<line> col*tivamente, o que se *videnc** pela </line>
</par>
<par>
<line> ne**ssid*de de se vin*u*ar de for*a conjunta, *avendo fa*or*s naturai* que dete*mina* q*e * </line>
<line> homem pr*cure a cont*nua a*sociação entre si. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, co*forme defen*e R*nel*tti (*889), nessa </line>
<line> *oncep*ão na*uralista, apenas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir da conviv*n*ia e </line>
<line> da cooper*ção, o homem pode b*nefic**r-se d* experiência e d* </line>
</par>
<par>
<line> con*ecime**o dos semelhantes, *cum*ladas a**avés de gera*ões, obtend* dessa forma </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *e*os necessár*os p*r* *ue possa *tingir os propósi*os de sua ex*stên*ia *omo *er humano. </line>
</par>
<par>
<line> Dit* iss*, *ma </line>
<line> s*gunda corrente *ilosóf*ca, de*omina*a ** contratualista, a qual tem </line>
</par>
<par>
<line> como base os estu*os de Thom*s Hobbes, *ohn L*cke e Jean *a*que* Rousseau, *ressup*e </line>
</par>
<par>
<line> q*e a so**eda*e </line>
<line> não é forma*a por *ma **ndiçã* n*ta do ser h*ma*o, mas sim pelo que </line>
</par>
<par>
<line> Rousseau denominou de "contr**o *ocial". Tal *e*tent* filosófica fundam*nta-se </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> conc*pção *e *ue o* *o*ens se relacion** e m*ntêm vínc**o* so*i*is, ao con*ebe*e* que * </line>
<line> vida *ndividu*lizad* seria expressivamen*e complexa e, as*im, são cr*ados implici*amente os </line>
</par>
<par>
<line> *hamados *ontrat** sociais, em que c*da i*divíduo re*uncia parte de se*s direitos p*ra a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> b**efício de se viver coletivamente. </line>
</par>
<par>
<line> Opondo-se à proposta d* *unda*ent* nat*ral da sociedade, a concepção *ontra*ualista </line>
<line> sustenta que a sociedade é r*sul*ad* de u* aco*do de von*ades, portanto, de ** cont***o </line>
<line> hipot*tico firmado **tr* os homens. </line>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 21, n.7, art. 6, p. 114-*26, jul. 2024 www4.*sanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Direito Nat*ral, Contr*tua*ismo e a Efet*vidade dos *ecanismos de Ac*sso à Jus*iça </line>
<line> *17 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda que haja vis*es cont*ár**s e*tre aut*re* contratuali*tas, * ponto pacífico a </line>
<line> ne**ção dos vínculos ass*ci*tivos naturais, compree*dendo, *ortanto, *ue *omente a vonta*e </line>
<line> h*mana justifica a existência de u*a soci*dad*. </line>
<line> O* escr**os de T*o*as *obbes, em esp**ial a obra Leviatã, pub*ic*da em 1651, são </line>
<line> um marco *o*trinário para a corre**e *o*tratuali**a. Para * autor, o homem, i*ic*almente, *ive </line>
<line> em esta*o de n*tureza, não se referindo meramente ao contexto primiti*o d* hist*ria, ma*, </line>
<line> p*incipal*en*e, de acordo com o au*or, à con**ção de desordem e*i*tente *empre que não *ão </line>
</par>
<par>
<line> reprimi*as as c*ndutas </line>
<line> h*manas naturais; ne*sa c*n*ep*ão natural, o* h*mens ser*am </line>
</par>
<par>
<line> egoístas, céticos, i*clinados à agressivida*e e *nsa*iá*eis, </line>
<line> conden*ndo-se, por *sso, a *ma </line>
</par>
<par>
<line> vi da </line>
<line> breve solitár*a. É n*ssa circunstância, * a p*rtir da ra*ão *umana, que é celebrado e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*omina*o contrato social. </line>
<line> Segundo Hobbes, a*esar de sua nat*r*za *á, o homem, como um s*r r*cional, ob*er*a </line>
<line> determinado* prin**p**s que deve seguir para sobre*ujar o estado da *atureza e estabelecer o </line>
</par>
<par>
<line> estado *oc*al; assim, *ada um renuncia </line>
<line> parcialmente ao *eu dire*to. D*sse mod*, *s ho*ens </line>
</par>
<par>
<line> cele*r*m volun*ar*ame*te o contra*o e, a par*i* de*se </line>
<line> a*o racional, se con*titui a vida em </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade, cuja perpetuação, *n*ret*nto, dep*nde *a exi*tência d* um poder *i*ível - Estado - </line>
<line> que sustente os home*s d*n*ro d*s limites conse*tidos. </line>
<line> Jean Ja*qu*s *ou*sea* com**em*ntou a ide*a de *obbes, principalme*te em sua obra </line>
<line> "O Contrato **cial". O aut*r baseia-se na a*ão c***ciente d* qu* existem interesse* coleti*os </line>
<line> distint*s do* int*re*ses ind*vidu*is, sendo a vontade, * não a natureza human*, o funda*ento </line>
<line> d* sociedade. Portanto, o *ndivíduo, conscientemente, a*iena part* de seus direitos e* favor </line>
</par>
<par>
<line> de t oda * </line>
<line> com*nid*de </line>
<line> e, *esse momen**, o ato de </line>
<line> associ*ção promove um </line>
<line> corpo mor*l e </line>
</par>
<par>
<line> coletiv*. *ess* perspec*iva, a posiç*o d* sobera*ia está *o conjunto de pessoa* associadas, as </line>
<line> q*ais co*s**tu*m um *stad* *omo executor das *eci**es. Desse modo, segundo Rousseau, o </line>
<line> reco*hecimento da igual*ade é um dos o*jetivos fu*damentais da *o*iedade. </line>
</par>
<par>
<line> Ta* igua**ade, no *n*anto, é *iscutível, bem como se a </line>
<line> p*s*ç** ** cida*ão povo e </line>
</par>
<par>
<line> soberano t*m sido a*od*rada pela amplitud* da so*i*dade, de modo que a condiçã* na*ural de </line>
</par>
<par>
<line> s* vi**r em *ociedade (naturalismo) o* o ato *e *e renunciar parte do </line>
<line> p*óprio *irei*o para o </line>
</par>
<par>
<line> bem c*m*m (c**trat*ali*mo) tem sido viabilizado pelo acesso à j*stiç*. </line>
</par>
<par>
<line> O próprio con*eito d* justiça, discu**do *esde os primór*ios das chamada* cidades- </line>
</par>
<par>
<line> estados gregas, tem *erad* *ebates sobre o que </line>
<line> pode ser </line>
<line> co*s*der*do jus*o ou injusto bem </line>
</par>
<par>
<line> como se a *oncepção *e justiça é passíve* *e ser aprop*iada pela totalidade da sociedade </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *penas a determinados grup*s sociais privilegiado*, portanto, se o animal po*ítico *efendido </line>
<line> Rev. *S*, T***sin* PI, v. *1, n. 7, art. 6, *. 114-126, jul. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. R. Sou*a, T. *. Ferreira </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> por Arist*te*es ou as propostas contratua**stas sã* ***s*veis d* s*rem *lenamente ex**cidos </line>
<line> pel* socied*de. </line>
<line> Enco*tr*-se, assim, a disc*ssão de normas e estrutu*as ins*it*cionais que se pr*põem a </line>
</par>
<par>
<line> vi*b*lizar *ecanismos de ac*sso à justiça. A concepção de tais meca*ismo* prop*e-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*vor*cer o acesso * justiça *or *arte da sociedade, pr*ncipalmente àqueles que * ace**o seria </line>
<line> mini*ame*te po*sí*e*. </line>
<line> 2 *EFE*E*CIAL TEÓRICO </line>
<line> *.1 Efetividad* *os Mec*nis**s de Acesso à *ustiça </line>
</par>
<par>
<line> Ca*pelletti, em 198*, enfati*ava qu* o acesso à justiça é direito *o**al básico </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> ind*víduos, q*e não *e*e se restringir aos limites d* ac***o aos órgãos judicia*s e ao aparelho </line>
<line> judic*á*io estat*l, mas si* ser co*p**en*ido como *m efeti*o acesso à ord*m jur***ca just*. </line>
</par>
<par>
<line> O referido process*alista a*onta ao menos tr*s </line>
<line> garg*l** na jurisdição, en*olven*o: *) os </line>
</par>
<par>
<line> custos finan*eiros, </line>
<line> q*e podem in*iabilizar o acess* pela </line>
<line> população hipossufic*ente; ii) </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existência de açõe* coletivas, pelo *ongo te*po de tr*mit*ção; e; iii) as dif*culd*d*s típica* do </line>
<line> processo, cujo enfr*n*amento *eman*a o *stabelecimento *e procedimentos es*ecífi*os para </line>
<line> c*da *ituação, como para as ca*sas de me*or va*o*, que pode* ser pr*pos*as junto aos </line>
<line> Juizados E*p*ci*is Cíveis. </line>
<line> *dici*nalme*te, cumpre mencionar o gar*al* caracteriz*d* pelo* custos *in*nce*ros, </line>
</par>
<par>
<line> que não é </line>
<line> elimin*do por completo me*iante mecanis*os, como o da gratu*dade de justiç*, </line>
</par>
<par>
<line> a*ordado adiante. * enfrentame*to d*sse gargal* depe**e, </line>
<line> ainda, de que sejam viabi*izados </line>
</par>
<par>
<line> mei*s para **e o ci*adão possa ser *epresentado p*ocessualmente, sem custos, nos cas*s em </line>
<line> que tal repr*sentação seja indispensável e em que o cidadã* *ão d**ponha de recursos para </line>
<line> *an**. É em r*zão disso que a Constituição da República prevê a existência das Def*ns*r*as </line>
<line> P*blicas e dos ad*o*ados dati*os, i*stitutos que também serão tratad*s nesta análise. </line>
<line> Todas essas co*sider*ç*e* teóricas p*de* ser mais bem compre*ndidas ao se **alisar </line>
</par>
<par>
<line> a *e*ria das Ond*s </line>
<line> Ren**atórias e suas três p*i*cipais acepções, envolve*do a *restação da </line>
</par>
<par>
<line> assistência j*rídi*a aos ne*essita*os, a tutela individual </line>
<line> dos interesses e resolução a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conflitos de ma*eira não contencio*a. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *on*exto, c*m**e a*ont*r a existência de </line>
<line> princípios </line>
<line> que o*jeti*am garanti* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> li*re </line>
<line> *c*sso à justiça, quais sejam, o da *ces*i*il*dade, ** op*rosidade, </line>
<line> da u*ilid**e e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pr*porcion*li*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n.7, art. *, p. **4-126, jul. 2024 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Direito Natural, Con*ra*ua*ismo e a Efetividade do* Mecanism*s de Acesso * Justiça </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> Pelo princípio da a*essi*ilida*e, re*ta pressupos**, segundo *arn*iro (2007), a </line>
</par>
<par>
<line> capa*idade do indiví*uo de estar em *uízo, se* impedim**tos de </line>
<line> nat*reza financeira, </line>
</par>
<par>
<line> apr*pria*do-*e </line>
<line> *os in*tr*mentos judiciais * extraj**icia*s dispo**veis à sua </line>
<line> defes*. Ta* </line>
</par>
<par>
<line> pri*cí*io é c*mpo*to p*lo direit* à in*ormação, garan*ia d* escolha adequ*da *os legitimados </line>
<line> *ara a prop*situra das de*a*das e pela redu*ão dos custos finan*eiros *o processo. Segu*do </line>
<line> o princípio da ope**sidade, *á um d**er das part*s env*lvi*as, obj*tivando um *fet*vo a*esso </line>
</par>
<par>
<line> à justiça, de atu*r*m </line>
<line> de *odo **is ét*co *rod*tivo possí*el. O *rincí**o da ut*lidade, por e </line>
</par>
<par>
<line> *ua vez, *ndic* </line>
<line> q** o processo deve a***gura* </line>
<line> ao venced** aquilo que *le tem direito </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rec*ber, da *or*a *ais ráp*d* * proveito*a possíve*. Parece dec*rrer </line>
<line> de s s e o </line>
<line> princípio da </line>
</par>
<par>
<line> pro*orcio*alidade, h**a vist* qu* se espera que a cond*naçã* seja *a medida nece*sá*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> suficiente pa*a reparar o direit* *fendido. </line>
</par>
<par>
<line> A propósit* dos já </line>
<line> re*erido* Juizados *speciais Cívei* - JEC, vale regist**r sua </line>
</par>
<par>
<line> contribu*ção p*r* * ace*s* à **sti*a qu* * *ssegurada ao fac*litar a propositura de a**es por </line>
</par>
<par>
<line> parte </line>
<line> de c*dadãos </line>
<line> que po*suam caus*s de men*r complexid*de. A estrutura em </line>
<line> comento *oi </line>
</par>
<par>
<line> prevista n* *onstituição Federal d* 1988 e posteriormente de*alh**a pela L*i nº 9.099/1995, </line>
<line> em que p*se sua concepção inicia* constar da Lei n* 7.24*/1984, qu* criara os Juiza*o* *e </line>
<line> Pequenas C*usas. </line>
<line> A contribuição d*sses juizados para o acesso à Justiça decorre, por *x*mplo, da maior </line>
</par>
<par>
<line> ce*eridade conf**i*a à *rami**ção processual, o que é </line>
<line> *os*ibilitado não apenas pela </line>
</par>
<par>
<line> *bser*ância às dir*trizes *e*ais quanto à eficiência na pre*ta*ão jurisdici*na*, p*r intermé*io </line>
</par>
<par>
<line> de prazos m**s curt**, m*s também </line>
<line> pela *tuação </line>
<line> orientada para o i*c*nti*o à con**liação, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que termina por contri*uir *ara a e*onom*cidad* * a *fetividade da Justiça. </line>
</par>
<par>
<line> Outro aspecto q*e *epõe em pr*l da am*l*ação do a*e*so ao Pode* Judiciário, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> context* dos Juiza*os Especiais Cíveis, a*res**** relação *om a isenção d* cus*as *rocessuais </line>
</par>
<par>
<line> nos proce*sos qu* *ramitam em primeira instânc*a, fato </line>
<line> que, em conjunto </line>
<line> com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *rescin*ibilid**e </line>
<line> *e *m advogado, co*tribui p*ra que * </line>
<line> c*ma*a *ais hipo**uficiente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> so*ie*ade tamb*m possa ver seus direitos sal*agu*rdado*. </line>
</par>
<par>
<line> E*se* e outros benefíc*o* podem ser e*traídos dos p**ncípio* que rege* * </line>
<line> *tuação </line>
</par>
<par>
<line> desse* j**zad**, a sa*er, Princípio da O*al*dade, Princí*io da Simplici*ade, Princípio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Informal**ade, Pri*c*pio *a E*onomia Processual e Princíp*o da Celeridade; alguns dos quais </line>
<line> *á *oram mini*amente abo*dados alhures. </line>
<line> *ssim, nota-se * *xistência do ob*etivo de estimul*r a *usca *ela proteção de todos os </line>
</par>
<par>
<line> direi*o*, ainda que </line>
<line> pertencentes a </line>
<line> cidadãos de m*nor po*er aquisitivo * </line>
<line> q** envolvam </line>
</par>
<par>
<line> cont*ov*rsia d* *e*uzido val*r econôm*co. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina **, v. 21, *. 7, *rt. 6, p. 114-126, j*l. 20*4 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. R. Sousa, T. O. Fer*eira </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse se*tido, o legisl*dor cui*ou *e instituir * prin*ípio da oralidad* qu* dispensa o </line>
</par>
<par>
<line> cumprimento de fo*malida*es inacessíveis </line>
<line> a determinados públicos, sen*o p*ss*vel, por </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, </line>
<line> que a </line>
<line> demanda seja levada ao *onhecimen*o do Pod** Judiciário </line>
<line> através de rel*to </line>
</par>
<par>
<line> *ral </line>
<line> direciona*o * serv*do* do Juizad*. Com iss*, apenas </line>
<line> para a *e*tença é ex**ida </line>
</par>
<par>
<line> o*rigatoria*ente a form* e*crita, *end* as demais peças, c*mo as citaç*es, as defesa* e os </line>
<line> *epoimentos, passíveis de formulação ora*. </line>
</par>
<par>
<line> Com* princípios correlacionados, pode-se citar o* </line>
<line> princípi*s *a simpli*i*ade e da </line>
</par>
<par>
<line> i*formalidade, *s quais, </line>
<line> emb**a não dis*e*sem </line>
<line> p*r completo os *rocedimento* </line>
<line> próprio* do </line>
</par>
<par>
<line> Poder Judiciário, indisp*nsáveis para o bom *nda*en*o processual, deixam *lara a p*et*ns*o </line>
<line> d* ver simplificado o acesso à j*s*iç*, não apen*s de maneira formal, mas *e mo*o ef*t*vo e </line>
<line> amplo. </line>
<line> Na f*rm* já refer*da, a ine**stência *e *ustas proce*suais para processos ** primeira </line>
</par>
<par>
<line> in*tância busca d*r efet*vid*de ao princípio da economi* </line>
<line> p*ocess*al. C*ntudo, tal prin*ípi* </line>
</par>
<par>
<line> vai além da </line>
<line> gr*tuida** </line>
<line> de j*s***a, </line>
<line> con*ist*n*o, igu*lmente, em </line>
<line> diretri* para q*e sejam </line>
</par>
<par>
<line> praticados apenas os atos processua*s ess*nc*ais para o desli*de proc*ssual. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse </line>
<line> *en*rio, </line>
<line> nota-se que o coro*ário d*ssa economia não pode ser outro senão </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*etivação do princípio da celer*dade **ocessual, possibilitando entr*ga do "bem da vida" a </line>
<line> em tempo oportuno para o detentor d* direito. </line>
<line> A prop*sito d* efi*iênc**, am*lam**te prest*giada com * implementação dos Juizados </line>
<line> Especiais Cíveis, nota-se que * efetividade **teri*l do acesso à Ju*tiça vem sendo </line>
<line> aprimorada. Esse ap*imora**nto, quando *nali*ada a t**alid*de das estruturas d* Poder </line>
<line> Judici*rio, ainda que de maneira mais t***da, vem sendo **opiciado por meio, por exem*l*, </line>
<line> da con*iliação * da *ediação, importantes in*trumentos que contribuem para a c*leridade *a </line>
</par>
<par>
<line> ent**ga da prestação *urisdicional. Como </line>
<line> já dito, esse a*pecto depõ* a favor </line>
<line> de um a </line>
</par>
<par>
<line> efeti*idade para além *o a**ecto formal no *ocante ao acesso à jus*iça. </line>
</par>
<par>
<line> 3 R*SULT*DOS E D*SCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Em outra verte*t*, segundo Cappelletti (*988), a exigência de que </line>
<line> determi*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> pretensõe* sejam l*vadas ao conhecimen*o d* *oder Judi*iá*io por inte*médio *as ações </line>
<line> coletivas consti*u*ri* obstá*ul* para o acess* à Justiça de manei** efe*i*a, na medida *m qu* a </line>
<line> celeridad* no trâmite de tais açõ*s se*ia por demais *rejud*c*da com a multiplicida*e de </line>
<line> *nteresses e partes. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 21, *.7, art. 6, p. 1*4-126, jul. 202* www4.fsanet.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Direito *at*r*l, Con*ratualismo e a Efetividade d*s M*can*smos *e *cesso à *ustiça </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> P*ssando-se * Defenso*i* Pública, no **ntexto dos cas*s que demandam a con*tituição </line>
</par>
<par>
<line> d* rep**sentante </line>
<line> com capacidade *ostulat**ia, implem*n*aç*o de tal *s*rut*ra, ainda que a </line>
</par>
<par>
<line> pi*neiramente instituída no estado do Ri* de J*neiro no ano de 1954 e em ***as G*rais *m </line>
<line> 1981, tem seu ma*c* ma*s importante na Constituição Federal de 1988, *u* a instituiu em seu </line>
</par>
<par>
<line> artigo </line>
<line> 13*, atribuindo-*he fu*ção *ssencial permanente à ju*tiça, a*ém de *ncumbir-*he, e </line>
</par>
<par>
<line> co*o </line>
<line> expressã* e in**rume*to do re*i*e d*m*cráti*o, fun*amen*almente, </line>
<line> a </line>
<line> orientação </line>
</par>
<par>
<line> j**ídica, * p*omoção dos </line>
<line> di*eitos hu*anos e a defe*a, em todos o* graus, judicial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> extrajud*cial, do* dir*itos ind*vidua*s e </line>
<line> *oletivos, *e forma integra* e gratuita, aos </line>
</par>
<par>
<line> necess*tado*. </line>
</par>
<par>
<line> Portan*o, a Defensoria P*blica foi estabelecida c*m o obje**vo de *fer*cer assistência </line>
</par>
<par>
<line> **rídica aos cidadãos </line>
<line> de baixa re*da, car*c*erizando-se, </line>
<line> portanto, co** um important* </line>
</par>
<par>
<line> mecanismo de acesso à Justiça, ao viabiliza* o suporte j**ídico aos meno* fa**recidos. </line>
<line> Sobre a e*etividade das *e*en*or**s P*blic*s na *iab*lizaçã* de ac**so à Justi*a, *ab* </line>
<line> destacar que, s*gu*do d*dos da Pesqui*a Nacional da Defensoria *ública (2023), * país c*nta </line>
<line> atualme*t* com 7.20* defensores públi*o*, com atuação em todas *s *nidade* federati*as; o </line>
<line> que re*rese**a um *re*cim*n** de 125,7% em relação *o número indicado *o ano de 2003. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim sen*o, o Brasil c**ta com aproximadamente um *efen*or pú*lico p*ra </line>
<line> ca*a </line>
</par>
<par>
<line> trinta e três mil h*b*tantes. Consi**rando prec*sa*ente a popula*ão a*v*, ou s**a, aque*a </line>
</par>
<par>
<line> economicamente vulnerável, o p*ís conta com a*roxim*d*m*nte um defensor *úbl**o </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> cada vinte e nove mil habitant*s com renda de até *rês salários-mí**mos. </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte de tais i*fo*mações, é impor*ante *estaca* que, segundo dado* da *esquisa </line>
<line> Nacio*al da **fen*oria Púb*ica (2023), e* para**lo c*m o Censo Demogr*fico do IBGE </line>
</par>
<par>
<line> (20**), cerca de qu*renta e oito milhões de habita*tes nã* di*põem </line>
<line> *e acesso a </line>
<line> s*rvi*os </line>
</par>
<par>
<line> jurídico* ofertados p*la Defensoria Púb*ica. Dest*s, cerc* de **arenta e quatro m*lh**s </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> *conomicament* *ulneráveis (c*m renda de até 3 salári*s-míni*os), os qua*s não dispor*am, </line>
<line> potenc*almente, d* condições f*nanc*ir*s par* contra*ar a**ist*n*ia *urídica d* adv*gados </line>
<line> partic*lares. Portanto, observa-se que cerca de 24% *a pop*lação brasileira encontram-s* sem </line>
<line> ***dições de ple*tear seus direitos a partir do suporte da Defensoria Públic*. </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se, p*rtan*o, que *i*da *ue a </line>
<line> atuação </line>
<line> da *efensoria *úblic* </line>
<line> *enha s* </line>
</par>
<par>
<line> mostr*ndo </line>
<line> c*mo um importante essencia* meca*ismo de a**sso à Justiça, uma expr*ssiv* e </line>
</par>
<par>
<line> proporçã* da *opulação que, potenci*lmente, deman*ari* a ass*stência jurídica </line>
<line> *e *al </line>
</par>
<par>
<line> instituição, </line>
<line> conti*uam à *argem da jus*iça e, assim, pr**ados de condições </line>
<line> de pleit**r as </line>
</par>
<par>
<line> *oluções le*ais *ara seus *onflitos. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina *I, *. 21, n. 7, ar*. 6, p. *14-126, jul. 2024 </line>
<line> *ww4.*sa*e*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. R. Sousa, T. *. Fe*rei*a </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> C*be *e*tacar, no entanto, que a gratuidade de a*si**ênc*a *urídica por part* da </line>
<line> Defens*ria Púb*ica difere-se tanto da gratuidade processua* da Justiça quanto d* famigerado </line>
<line> advog*do dativo (n*m*ado *e*o juiz e remuner**o pe*o E*tad*), os quais tamb*m sã* </line>
<line> caract**izados **m* mecanismos judiciais que buscam viabilizar o acess* * Justiça. </line>
<line> No *eu ar*. 5º, LXXI*, a Constituiçã* Federal b*as*lei** expõe qu* "o Estado **estará </line>
<line> assistência jurídic* integral e gratui*a aos que comprovare* ins*f*ciência *e recursos". </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, o Código de **o*esso C*vil (C**), em seu art. *8, cit* que "a pessoa nat***l </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> jurídi*a, </line>
<line> b*asile*ra ou </line>
<line> estrange*ra, co* *nsufici*ncia de </line>
<line> recurs*s pa** pag*r *s cu*tas, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> despesas processuais e os h*nor*ri*s a*vocatí**o*, *e* direito à gratui*ade da justiça, na </line>
<line> *o*** d* l*i". </line>
<line> Ainda *e acord* com o CPC, quanto à gr*tuidade da ju*ti*a, compreende-se: taxas ou </line>
</par>
<par>
<line> as custa* judiciais; selos pos*ais; despesas co* </line>
<line> p*bl*cação na impr*nsa oficial; inden*zação </line>
</par>
<par>
<line> devid* teste*unha; desp**as à </line>
<line> com a reali*a*ão </line>
<line> de *xam* de DNA e de </line>
<line> o**r*s exames </line>
</par>
<par>
<line> ess*nciais; hon*rár*o* do *dvogado e ** perito; *emunera*ão *e intérprete </line>
<line> *u de trad*tor </line>
</par>
<par>
<line> *ome*do para a*resentação de versão em p*rtuguês de *ocumento red*gi*o em lín*ua </line>
<line> estrangeir*; custo *om a el*bo*aç*o de cá*culos; de**sitos pr*vistos em le* para interposição </line>
</par>
<par>
<line> de re*ur*o; emolum*ntos d*vidos </line>
<line> *ara *tos </line>
<line> notar*ais *ecessário* à ef*tiva*ã* de d*c**ão </line>
</par>
<par>
<line> *udic*a*. </line>
</par>
<par>
<line> * gra*uidade pr**es*ual, portanto, tem sid* u* importa**e meca*ismo d* *cesso à </line>
</par>
<par>
<line> Justiça, cons*derando </line>
<line> qu* tanto o </line>
<line> pap*l da Defensoria *úbl**a </line>
<line> como de advogados dativos, </line>
</par>
<par>
<line> assim co*o d* *tuação até mesm* de def*sa parti*ular, pode se* inviabilizado devido ao </line>
</par>
<par>
<line> **l*me de cust*s processuai* e outros desem*olsos *ue, inevitavelmente, *odem su*g*r </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *esenrolar do </line>
<line> processo. P*rta*to, ta* mecanis*o </line>
<line> con*rib*i par* o acesso da popul*ção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Justiça, p*inci*almente a par*e*a em *ituação de vu*ne*abilidade. </line>
<line> Em co*tinui**d*, * Emenda Constituci*nal nº 45 de 2004 tr*uxe e* seus *rtigos 105, </line>
</par>
<par>
<line> 115 125 um im*orta*te mecanismo de acesso * Justiça; respect*v*mente, e </line>
<line> apr*sen*a-se no* </line>
</par>
<par>
<line> §§ 2º, 1* e 7º que o* Tribunai* Regionais Federa*s, Tribunais Regionais d* Trab*lho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tribunal de *ustiça instalarão a *ustiça itin*r*nte, com * </line>
<line> real*zação de *udiên*ias e demais </line>
</par>
<par>
<line> f*nções d* ativida*e jurisdicional, s*rvin*o-se de *quipamentos púb*icos e comunit**ios. </line>
<line> Nesse context*, há uma maior inserção d* just*ça e* regiões e comunidades em que </line>
</par>
<par>
<line> exista uma maior privação ou complex*dade do </line>
<line> *idadão e* c*mparecer às comarcas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*tr*turas j*diciai* típic*s. *ortant*, * Justiça itin*rante con*t*tui form* de ampliar a at*ação </line>
</par>
<par>
<line> do Estado na defes* *os *ir*itos individu**s e coletivos, p*incipa*men*e </line>
<line> junto *queles que, </line>
</par>
<par>
<line> comumente, não *eri*m ace*s* à Jus*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *1, n.7, art. 6, p. 114-126, jul. 2024 </line>
<line> **w4.*sanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D*reito Natural, *ontra*ualism* e a E*etiv*dade dos Mec*ni*mos de Ace*so * Justiça </line>
<line> *23 </line>
</par>
<par>
<line> Cabe d*staca* que * Conselho Na*ion*l de J*s*iça (CNJ) publicou recentemente * </line>
<line> Resolução nº 460, com v*sta * aperfeiçoar e *mpliar a efetividade da Ju*ti*a itinerante. A </line>
</par>
<par>
<line> partir *a implementação do </line>
<line> *enominado SEJI (Se*v*ços da Justiç* It*nerante), é pos*ív*l </line>
</par>
<par>
<line> propor melh*r*as *ara *m**ia* o acess* à Jus*iça e a prestação jurisdicion*l a*s cidadão* em </line>
<line> *ituação de vulnera***i**de. </line>
<line> A J*s*iça iti*er*nte te*, efet*vamente, alca**ad* im**rt*ntes resulta*os qu*nt* ao </line>
<line> ace*so à Justiça, por meio *e program*s como a Justiç* Itinerante Coope*ativa na *maz*nia </line>
<line> *egal, que tem ampliado o alcance do judi*iário na região amazônica, que se *arac*e*iza pela </line>
<line> com*lexida*e de lo*omoç*o entre det**minados municípios. T*mbém, por meio d* unidade* </line>
</par>
<par>
<line> móveis </line>
<line> de justiça, o* tribunais de </line>
<line> justiça (estadu*is, </line>
<line> feder*l * d* trabalho) t*m pr*stad* </line>
</par>
<par>
<line> serviços </line>
<line> gr*tuitos à p*p*lação de regiões l*ngínquas ou c*m maio* dificuldade de *cesso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Ju*t*ça, *omo **v* *lvorada e Três L*goas (MS), Magé e Co*ta Verd* (RJ), além d* </line>
<line> C**alcante e Divinópolis (GO), *ntre outros. Observa-se, p*rtant*, qu* a Justiça itinerante </line>
<line> tem sido um importante e efetivo mec*n*smo de ace*so à *ust*ça. </line>
<line> Ao d*s*or*er acer*a dos mecanismos de aces*o à j*stiç*, *mporta enf*tiza* o pa*el d*s </line>
</par>
<par>
<line> remédios con*titucionais. Isso p*r*ue são instrumentos basila*es no Estado *emocrát*c* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Dire*to </line>
<line> qu* objetivam evitar i*egal**ades ou a***o de poder. Ne*se c*ntexto, mere*em </line>
</par>
<par>
<line> destaque </line>
<line> as açõe* denominadas \Habeas Corp*s\, \Mandado de Segura*ç*\ e o \Habeas </line>
</par>
<par>
<line> Data\. Passa-se a t*atar mais detid*ment* a pr*meira d*ssas ações, pela *ua grande relevância, </line>
<line> em ra**o *a *u*ela ao direi*o à li***dade, *m dos pri*cipais *ens a s*rem p*eser*a*os, </line>
</par>
<par>
<line> j*nta*ente </line>
<line> com o direito à vida e propried**e, conforme à </line>
<line> brilhanteme**e defendido por </line>
</par>
<par>
<line> Locke, que os classifica como direitos natu*a*s do *omem. </line>
<line> Ao tratar de tal instrume*to, é possíve* nota* que a C*rt* *a Repúb*ica conf*re </line>
<line> e*pec*al relevân*ia * garantia da ef**ividade do aces*o à Justiça para a busca pela libe*dade, </line>
<line> even*ualmente tolhida com p*ssív*l ***galidade ou abuso d* poder. </line>
<line> Is*o porque * proposit*ra *e tal rem*dio c*nstitucional i*depende de advogado ou d* </line>
</par>
<par>
<line> pagam*nto de t*xa*, di*pensa*do, ai*da, for*alidades para a s*a redação. A *a*antia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> proteção a* *idadão está tão presente neste reméd** </line>
<line> que * formulaçã* de **dido de habea* </line>
</par>
<par>
<line> corpus **de </line>
<line> se dar até mesmo </line>
<line> de manei*a **eventiva, *uando há j*sto </line>
<line> receio *e *utura </line>
</par>
<par>
<line> constrição à liberdade de manei*a ilegal ou mesmo diante d* cons*rição re***zaçã* à </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> depoimentos que possam i*crimi*ar aquele que venha a prestá-lo. </line>
</par>
<par>
<line> Pelo e*posto, destaca-se a exi*tência d* *ovimento no sentido *e dar efeti*id*de aos </line>
</par>
<par>
<line> mecanismos de acesso ao Poder Ju*i**ário, emb*ra aind* </line>
<line> p**sív*l de aprimo*amen*os </line>
</par>
<par>
<line> diversos. Esse movimento t*m permit*do </line>
<line> **an*os no s*ntido de possibilitar a prot*ção </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, T*resina P*, v. 21, n. 7, art. 6, p. 11*-126, ju*. 20*4 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. R. Sousa, T. O. *erreira </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> direitos d** cid*dãos menos favorecidos *, at* mesmo, daqu**e* que, **b*ra di*pon*o de </line>
<line> re*u*sos, se deparavam com ai*da maior mo*osi*a*e ao busca*em a t*tela do seu d*reito </line>
<line> ind*vidual. </line>
<line> 4 CON*ID*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> Dallari (2009) *onclui q** o fim do Estado * o *em comum. Nessa concepç*o, o papel </line>
<line> ** Estado fundame*ta-se em viabilizar o bem de fato com*m, portant*, da abr**gência, </line>
<line> d*mensão * ampl*t**e da sociedade, da*uele *ue é * det*ntor da sobe*a*i*: o povo. </line>
<line> Portanto, ain*a que v**h*m sendo implementados importantes mecanismos de a*esso </line>
<line> à just*ça, c*mo a defensoria *ú*lic*, * gr*t*idade *rocessual, a justiça itine*ante, os meios de </line>
</par>
<par>
<line> celeridade pro*essua*, as ações c*l**i*as, *s *u*elas autocompositivas * </line>
<line> *s re*édios </line>
</par>
<par>
<line> *onstitu*ionais, obs*rvou-se </line>
<line> *ue não *xiste um compl*to acesso à </line>
<line> jurisdição, de *odo a </line>
</par>
<par>
<line> fav*recer * igualdade defend*da pelos teór*cos na*u*alist*s e c***ratualistas. </line>
<line> A*sim, conside*a-se que a co*dição natural de se v*ver em so*iedade o* o contrato </line>
<line> social *erivado dos benefícios *e se *enunciar de p*rte d*s direito* in*iv*du*is para se viver </line>
<line> em comunida*e encon*ra-se em con*ição dís*ar para gran*e parte da so*iedade; portanto, </line>
<line> deman*a-se que haja uma *aior *xpressivi*ade de políti*as púb*icas *ue busquem * *quida*e </line>
<line> dos direi*os, princ*pa**ente ao* indivíd*os em situ*ções de vulnera**lidade. Em especial q** </line>
<line> o Estado amplie os mecanismos de *cess* à justi*a às comu*idades *on**nquas. </line>
<line> *EFERÊNCIAS </line>
<line> A*U*NO, *. Su** Teológica: 1ª parte da *ª p*rte. v. 4. 2 e*. Traduçã*: Alexandr* Corrêa. </line>
<line> Po*to Alegre: Livraria Sulina Editora, 1980. </line>
<line> AR*STÓTLES. **lítica. Trad. e nota* de *ntônio C. Am*ral e Car*os C. Gom*s. Lis*oa: </line>
<line> Vega, 1998. </line>
<line> BRA*IL. C**igo d* Pro*es*o Civ**. Lei nº 13.105, de 16 de ma**o de 2015. Diário Oficia* </line>
<line> da União: B*asíl**, DF, 20*5. </line>
<line> BRASI*. *ons*ituição. Constituição da R**ública Federati*a do *ras*l. Br*sília, DF: Senado </line>
<line> Federal: Centro Gráf*co, 1988. </line>
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<line> BRA**L. Emenda Con*tituc**na* n. 4*, ** 30 </line>
<line> de dezem*ro d* 2004. Diário Oficia* d* </line>
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<line> acoes/direit*s-humanos/*ust*ca-itin*rante/ </line>
<line> CNJ - Con*elh* Naci**a* de Justi*a. Re*atór*o justiça itin*rante cooperativa na Amazôn*a </line>
<line> Le*al: Sã* Félix d* Xingu. Coordena*ão Livia C*istin* Marques Pe*es, Carmen I**be* </line>
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<line> Como Referenciar este Art**o, conforme ABN*: </line>
<line> *OUS*, *. H. R; *ERREIR*, T. O. Direito Natur*l, C*ntra**al*smo e a Efet*vidade d** Meca*ism*s </line>
<line> *e *ces*o à *ustiç*. Re*. F*A, Tere*ina, v. 21, n. 7, art. 6, p. 114-126, jul. 2024. </line>
</par>
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<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. *, art. 6, p. 114-12*, jul. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> P. H. R. S*us*, T. O. Ferreira </line>
<line> 12* </line>
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<line> Con*rib*i*ão **s Autore* </line>
<line> P. H. *. Sousa </line>
<line> T. O. F*rreira </line>
</par>
<par>
<line> *) concepç*o e planejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise e in*e*pretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do **scunho ou n* revisã* crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*t*c*pação n* aprovaçã* da versão final do m**us*rito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> Re*. F*A, Teresina, v. 21, n.7, *rt. *, p. 114-1**, jul. 2*24 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
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