Ensino Jurídico: A Incorporação do Direito Constitucional / Legal Education: The Incorporation of Constitutional Law in High School

Wirna Maria Alves da Silva, Ellen Cristina Alves de Sousa

Resumen


O presente trabalho possui como objetivo principal apresentar as possíveis consequências causadas pela incorporação do Direito Constitucional como matéria curricular obrigatória, dentre elas a geração de justiça e igualdade, a capacitação desse aluno na vida futura, fora da escola, e o exercício integral da cidadania, pontuando leis voltadas ao direito à educação, projetos de leis baseados na contemplação do Direito Constitucional como matéria e projetos sociais que aplicaram a matéria na realidade atual. Com a pesquisa foram vistos alguns avanços, entretanto esses se encontram inconclusivos devido a inércia de sujeitos importantes da sociedade, mostrando assim que ainda possui um percurso extenso para efetivar tal objetivo.

 

Palavras-Chave: Direito Constitucional. Educação. Matéria Obrigatória. Ensino Médio.

 

ABSTRACT

 

The main objective of this work is to present the possible consequences caused by the incorporation of Constitutional Law as a mandatory curricular subject, among them the generation of justice and equality, the training of this student in future life, outside of school, and the full exercise of citizenship, highlighting laws focused on the right to education, bills based on the contemplation of Constitutional Law as a subject and social projects that applied the subject to the current reality. With the research, some advances were seen, however these are inconclusive due to the inertia of important subjects in society, thus showing that there is still a long way to go to achieve this objective.

 

Keywords: Constitutional Law. Education. Mandatory Subject. High School.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.3.12

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